expresso 4040 - edição baixada santista - 08

12
A serviço do consumidor Nova pesquisa IPAT - A Tribuna revela preferência do eleitor PSB quer crescer mais Currículo é o passaporte Disponível na internet, o site “Consumo em Pauta” orienta e esclarece dúvidas dos consumidores, gratuitamente. Lá é possível, entre outras coisas, obter dicas para comprar com responsabilidade. Página 3 O Partido Socialista Brasileiro lidera a intenção de votos para o Governo de quatro estados brasileiros. Em outros dois, briga corpo a corpo para vencer as eleições de 3 de outubro. Página 4 Honestidade e clareza são qualidades obrigatórias na principal ferramenta para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, principalmente para quem busca o primeiro emprego. Página 11 28 a 31 de agosto de 2010 Edição 16, Ano I Jornal de campanha do deputado federal Márcio França (PSB-SP) As históricas ruínas do Engenho Os encantos naturais de Ilhabela Dilma está pronta para dar conta do recado “Nós já tivemos a coragem de votar num metalúrgico e não erramos. Agora vamos votar numa mulher para fazer o que precisa ser feito nesse País. Para mudar definitivamente a história do nosso Brasil”. A frase é de Dilma Rousseff, candidata à Presidência de República e líder das intenções de voto. Para provar que mulher sabe governar, vale lembrar que Anna Pimentel, esposa de Martim Afonso, comandou, com sucesso, por mais de uma década, a Capitania de São Vicente, onde o Brasil começou. Página 12 Levantamento realizado nos dias 23 e 24 de agosto pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) traz novos números da corrida eleitoral para a Câmara Federal. Página 7 Página 5 Página 8 Modelo de ensino do Sesi-Senai estimula talentos no esporte Página 9 Paulo Skaf visita a Região Candidato ao Governo de São Paulo pelo PSB, Skaf (à esquerda), cumprimentou eleitores e assumiu compromissos. Página 6

Upload: marcio-franca

Post on 26-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Acompanhe as notícias do deputado Márcio França

TRANSCRIPT

Page 1: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

A serviço do consumidor

Nova pesquisa IPAT - A Tribunarevela preferência do eleitor

PSB quer crescer mais Currículo é o passaporteDisponível na internet, o site “Consumo em Pauta” orienta e esclarece dúvidas dos consumidores, gratuitamente. Lá é possível, entre outras coisas, obter dicas para comprar com responsabilidade. Página 3

O Partido Socialista Brasileiro lidera a intenção de votos para o Governo de quatro estados brasileiros. Em outros dois, briga corpo a corpo para vencer as eleições de 3 de outubro. Página 4

Honestidade e clareza são qualidades obrigatórias na principal ferramenta para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, principalmente para quem busca o primeiro emprego. Página 11

28 a 31 de agosto de 2010Edição 16, Ano I

Jornal de campanha do deputado federal Márcio França (PSB-SP)

As históricas ruínas do Engenho

Os encantos naturais de Ilhabela

Dilma está pronta paradar conta do recado

“Nós já tivemos a coragem de votar num metalúrgico e não erramos. Agora vamos votar numa mulher para fazer o que precisa ser feito nesse País. Para mudar definitivamente a história do nosso Brasil”. A frase é de Dilma Rousseff, candidata à Presidência de República e líder das intenções de voto. Para provar que mulher sabe governar, vale lembrar que Anna Pimentel, esposa de

Martim Afonso, comandou, com sucesso, por mais de uma década, a Capitania de São Vicente, onde o Brasil começou. Página 12

Levantamento realizado nos dias 23 e 24 de agosto peloInstituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) traz novos números

da corrida eleitoral para a Câmara Federal. Página 7

Página 5

Página 8

Modelo de ensino do Sesi-Senai estimula talentos no esporte Página 9

Paulo Skaf visita a RegiãoCandidato ao Governo de São Paulo pelo PSB, Skaf (à esquerda),

cumprimentou eleitores e assumiu compromissos. Página 6

Page 2: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31• Agosto • 2010

2

BOM DIA!Edição de 28 a 31 de agosto de 2010

28 - Dia do Avicultor e Dia do Bancário29 - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Lei da Anistia e Vigário Geral

A HISTÓRIA REGISTRAEm 28 de agosto de 1979 o presidente militar

João Figueiredo sanciona a Lei da Anistia, que serviria para condenados e acusados por crimes políticos.

Em 30 de agosto de 1993 o Brasil registra um dos dias mais tristes de sua história com a chacina na favela

Vigário Geral, no Rio de Janeiro, que vitimou 21 pessoas.

Dilma lá!O X DA QUESTÃO

ACONTECE

CHARGE

Educação ambiental ea atuação parlamentar

Rita Maria dos Santos é faxineira. Nasceu no Piauí e quando estava prestes a com-pletar 16 anos foi “mandada”, pela mãe, a São Paulo, para vi-ver na casa de uma tia e tentar uma vida melhor. Hoje, aos 33 anos, mãe de duas meninas e abandonada pelo marido, ela se orgulha de ter sua casinha própria, na Zona Noroeste de Santos, de sustentar sozinha a família, de as filhas estarem estudando, mas, sobretudo, de ter a agenda, como diarista, simplesmente lotada.

“Não trabalho em casa de gente chique, só de gente re-mediada”, afirma, sorrindo, entre uma flanelada e outra no rack da sala. “É por isso que vou votar na Dilma. Não me falta trabalho porque cada vez tem mais gente podendo pagar para alguém, como eu, fazer faxina ou passar roupa. Até um dinheirinho na poupança eu já tenho guardado”, comemora Rita Maria.

Ela é negra, trabalhadora, mãe e sabe bem onde o calo aperta. A exemplo de tantas outras marias e ritas, engrossa as estatísticas que mostram que

o número de brasileiras, chefes de famílias, não para de crescer. Atualmente, nada menos que 35% dos lares no País já têm esse perfil.

E para comandar uma casa chamada Brasil: uma mulher está preparada? “Vixe, é cla-ro”, responde Maria Rita, com imensa empolgação, certa de que Dilma vai fazer o me-lhor pelo País. Vai superar o homem? “Acho que não”, responde a faxineira. “Lula tem a alma do povo. É algo só dele. Mas não é porque ele é homem, é porque ele é gente da gente. A mulherada hoje está muito mais preparada que os homens e o próprio presi-dente sabe disso”, argumenta.

A verdade é que Dilma tem tudo para fazer um go-verno ainda melhor que o do presidente Lula. Não se pode esquecer que, tecnicamente, foi ela quem comandou as maiores mudanças no nosso País. E por ter a alma do povo, a escolha de Dilma só podia mesmo ter partido de Lula. É mais do que hora de elegermos uma mu-lher, pelo tanto que esse gesto pode representar.

Necessário não seria re-correr à história, visto que é no batente do dia-a-dia que se revela o grande poder de transformação das brasileiras. Mas não custa lembrar os exemplos de Anna Pimentel, Madalena Caramuru, Chiqui-nha Gonzaga, Maria Quitéria, Ana Néri, Zilda Arns, Maria da Penha – e por que não Rita Maria – e tantas outras “ma-rias” que matam um leão por dia para alimentar e cuidar dos seus. Esperam de Dilma, a mesma postura em relação ao Brasil.

É Dilma lá!

A educação ambiental é fundamental para a forma-ção de cidadãos conscientes, levando-os a pensar na valori-zação da vida e preparando-os para atuarem na realidade em que vivem, de maneira com-prometida, tanto local como globalmente.

As instituições de ensino, por força de lei, devem inte-grar as questões ambientais no conteúdo programático escolar e nas suas práticas pedagógicas por meio de um programa per-manente de educação ambien-tal desenvolvido por professo-res, alunos, coordenadores e até mesmo pela comunidade.

Nós, professores, temos obrigação de mostrar aos alu-nos que o futuro da humanida-de está intimamente ligado à preservação ambiental e ao uso racional dos recursos naturais.

Educadores em todos os níveis de ensino devem em-penhar-se em sensibilizar os alunos para o desenvolvimento de atitudes e habilidades capa-zes de reforçar a ideia de que o meio ambiente é o espaço onde se vive e que se transforma pela ação humana.

Cabe ao professor, dentro da sua disciplina específica e

na sua área de conhecimento, tratar dos diversos aspectos da questão ambiental, estimulando nos alunos uma postura crítica e garantindo a participação efetiva dos jovens nos diversos proble-mas da comunidade. A atuação parlamentar orientada para o fortalecimento da educação ambiental, e consequentemente para a proteção do meio ambien-te, bem como para a formação de cidadãos conscientes e participa-tivos, tem sido uma das nossas metas no exercício do mandato popular.

“Será extraordinário eleger uma mulher para

presidente do Brasil”, diz o deputado federal

Márcio França (PSB-SP), destacando que não só do ponto de vista

histórico, mas, também, democrático, o País

ganha muito. “Tivemos o exemplo de Ana Pimentel, em São Vicente, e agora é chegada a hora de Dilma”

O deputado federal Márcio França (PSB-SP)

acredita que, por meio da atividade parlamentar,

é possível a formulação de trabalhos diversos,

buscando destacar a importância da educação

para a preservação do meio ambiente.

Fábio Nunes, o professor Fabião, é secretário de

Meio Ambiente de Santos

Entre os muitos registros que carrega em seu “livro” de memórias, o deputado federal

Márcio França destaca

A força da mulherChefe do lar

Chefe do escritório Chefe do

Executivo

www.youtube.com/user/assessoriasv

www.flickr.com/photos/marciofranca40 www.marciofranca.com.br

Page 3: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

3CONSCIENTIZAÇÃO

Site esclarece dúvidas do consumidorO serviço gratuito auxilia os consumidores a

exercerem seus direitos e obterem orientações

O endereço do site é www.

consumoempauta.com.br e o e-mail faleconosco@

consumoempauta.com.br

Você tem problemas com bancos, lojas e serviços? É, seus problemas não acabaram. Mas tem um site que pode ajudá-lo no relacionamento com as empresas.

O site Consumo em Pauta (www.consumoempauta.com.br) está no ar desde o último dia 4 de agosto e oferece di-cas de consumo consciente, notícias e informações sobre direitos dos consumidores.

O site tem o intuito de, por meio da informação, fazer com que consumidores se transfor-mem em cidadãos com a total consciência de seus direitos e deveres. E que também sai-bam preservar o meio em que vivem.

No portal, os usuários po-dem acessar informações cur-tas, claras e diretas, como dicas para comprar com responsa-bilidade, o risco do endivida-mento nas compras por impul-so, o que fazer se a compra ou a contratação do serviço virou um problema e o que fazer

com o lixo. No Consumo em Pauta é

possível encontrar, também, curiosidades, artigos e agenda de eventos relacionados ao consumo. E se você não en-contrar a resposta para a sua dúvida, pode encaminhar sua pergunta por e-mail.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) defende que não basta fazer leis justas e abrangentes, mas que o cidadão tenha conhecimento de seus direitos. “O Procon de São Paulo teve ano passado 533.805 atendimentos, número muito expressivo, e que deve crescer até que as empresas saibam a maneira correta de lidar com o consumidor”, afirma França.

Código de Defesa do Consumidor

A lei nº 8.078 é o Código de Defesa do Consumidor. Assi-nada em 1990, está em vigor desde 11 de março de 1991. A lei administra as relações de consumo no Brasil.

Segundo informações do Cadastro Nacional de Adoção, caíram os pedidos dos pais por crianças de pele branca na hora da adoção. Em 2008, 70% dos 13 mil pretendentes só queriam adotar filhos bran-cos. Este ano, apenas 38% dos 28 mil fazem a exigência.

O percentual de pais que só querem filhos negros é de 1,93%. Já os indiferentes à cor da criança somam 29,6%. O Conselho Nacional de Jus-tiça (CNJ), responsável pelo cadastro, registra que 65%

das crianças que estão para adoção são negras, pardas, indígenas ou asiáticas, sendo uma minoria de crianças de pele branca.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) acredita que os números são resultado da miscigenação brasileira. “O povo brasileiro é uma mis-tura de raças, portanto com o passar do tempo, só haverá famílias miscigenadas e a ten-dência é que caia ainda mais uma exigência tão descabida como essa”, afirma.

Metade dos aviões que atra-sam no Brasil tem sua origem em Congonhas (zona sul da capital) ou Cumbica (Guaru-lhos). Segundo levantamento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, Cumbica é um dos

piores aeroportos do País.O estudo revelou que no

primeiro semestre deste ano, 17,2% dos voos atrasaram mais de 30 minutos. A Aeronáutica prevê 10% de tolerância na média de atrasos, mas em 2009

Saiba onde ficam os Procons

da RegiãoBERTIOGA

Av. Anchieta 1.500, Jardim LidoTel: 3316-2551

CUBATÃOAv. Pedro José Cardoso, 271, Vila Paulista - Tel: 3362-5319

GUARUJÁRua Washington, 719, Centro

Tel: 3383-2177

ITANHAÉMAv. 31 de Março, 1.505, sala 13,

Belas Artes - Tel: 3421-1804

Adoção: crianças brancas não são mais uma exigência

Em 2008, 70% dos 13 mil pretendentes só queriam adotar filhos brancos. Este ano,

apenas 38% dos 28 mil fazem a cobrança

Aeroportos do Estado de SP enfrentam muitos problemas

o aeroporto registrou 10,7%.Já no aeroporto de Con-

gonhas, 13,1% dos aviões atrasaram mais de 30 minutos, contra 8,7% no mesmo perío-do do ano passado.

Outro problema encontra-do foi a falta de estrutura. Em 2009, Cumbica superou sua capacidade em 700 mil pessoas.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) afirma que o Estado de São Paulo precisa de mais aeroportos e a Região pode ganhar destaque. “As cidades de Itanhaém, Praia Grande e Guarujá possuem condições de abrigar um ae-roporto, que pode desafogar os terminais de Congonhas e Cumbica, além de valorizar não só essas cidades, mas tam-bém a Baixada”, afirma França.

MEU VOTONOSSA VOZ

MEU VOTONOSSA VOZ

“O deputado federal Márcio França foi o que mais mandou recursos para Juquiá e todo o Vale do Ribeira”, Ercias Muniz de Lima, vereador de Juquiá

MONGAGUÁRua Getulio Vargas, 67

Tel: 3445-3020

PERUÍBEAv. Terezinha Rodrigues Kalil, 607, Estação - Tel: 3453-6102

PRAIA GRANDERua Jaú, 880, sala 72, Boqueirão

Tel: 3473-6810

SANTOSRua João Pessoa, 246 , Centro

Tel: 3202-1899

SÃO VICENTEAv. Capitão-Mor Aguiar, 695Tel: 3467-7372 / 3467-7856

“Conheço o deputado no litoral e acompanho as ações na Câmara Federal, atendendo as minhas rei-vindicações, como líder do partido na cidade, sobretudo no Estado. É importante representante de São Paulo”, Antônio Calado de Araújo, Vice-Prefeito de Fran-cisco Morato

Page 4: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

4

Secretário nacional de Finanças do partido, deputado federal Márcio França (SP) aposta em desempenho melhor que em 2006, quando o PSB elegeu três governadores

ELEIÇÕES 2010

Pode se orgulhar. O Brasil já é o quarto país no mundo em venda de carros. Na nossa frente estão apenas a China, os Estados Unidos e o Japão. Ao chegarmos à marca de 1 milhão e 882 mil

veículos, vendidos entre janeiro a julho deste ano, passamos a Alemanha, que negociou 1 mi-lhão e 859 mil carros no mesmo período.

A Alemanha vendeu 23 mil

MEU VOTONOSSA VOZ

“O PSB é um partido sério, de cara limpa, de pessoas competentes. E Márcio França representa bem essas qualidades. O conheci-mento que ele tem de São Paulo engrandece a política. Ele é um estímulo para seguir em frente e fazer muito mais pelo nosso Estado”, Paulo Skaf , Presidente licenciado da FIESP / SESI / SENAI e candidato ao governo de São Paulo pelo PSB

PSB deve eleger de quatro a seis governadores

O Partido Socialista Brasi-leiro, o PSB, elegeu em 2006 três governadores: Cid Gomes, no Ceará; Eduardo Campos, em Pernambuco, e Wilma Faria, no Rio Grande do Norte, aliás, a primeira mulher a governar aquele Estado.

De acordo com as mais re-centes pesquisas de opinião, o PSB tem tudo para melhorar em 100% esse desempenho, já que tem chances reais de eleger seis ou sete governadores nas elei-ções gerais de outubro próximo.

O partido lidera as inten-ções de voto em quatro estados: no Ceará, com Cid Gomes; no Espírito Santo, com Renato

Casagrande; em Pernambuco, com Eduardo Campos (nesses três estados, a tendência é que a eleição seja definida já no pri-meiro turno), e no Piauí, com Wilson Martins.

Na Paraíba e no Rio Gran-de do Norte, o PSB aparece em segundo lugar na corrida ao governo do Estado, com seus candidatos – respectiva-mente Ricardo Coutinho e Carlos Iberê – crescendo nas pesquisas. Apesar de estar em terceiro lugar no Mato Grosso, o empresário Mauro Mendes (PSB) já lidera a intenção de votos em cidades importantes do Estado, como na capital

Cuiabá, de acordo com dados do Instituto Voice.

Secretário nacional de Finan-ças do PSB, o deputado federal Márcio França destaca que o bom desempenho está atrelado ao maior conhecimento que a população vem adquirindo do jeito socialista de governar. “O PSB está à frente, por exemplo, do Ministério da Ciência e Tec-nologia e, também, da Secretaria Especial dos Portos, esta última com status de ministério. Em ambas as pastas promoveu ver-

dadeiras revoluções, que são sen-tidas e reconhecidas por técnicos e intelectuais como, também, pelas camadas mais simples da população, na maioria das vezes beneficiária das ações empreen-didas”, explica.

Já nos estados, Márcio França acredita que o partido terminará mesmo as eleições com um de-sempenho superior ao da eleição de 2006. “Estou confiante que faremos cinco ou seis governa-dores. Isso é fantástico”, finaliza.

Brasil é o quarto do mundo na venda de automóveis

Jeito socialista de governar é cada vez mais conhecido pela

população, argumenta o deputado federal Márcio França

carros a menos que o Brasil. Nós viramos o jogo este ano, já que, ano passado, os alemães haviam comercializado 908 mil carros a mais que os brasileiros. Isso aconteceu por conta da melhoria do padrão de vida dos brasileiros, principalmente com a chegada de muita gente à classe média.

Os especialistas em mercados de autos estimam que, em 2011, o Brasil vai deixar a Alemanha bem para trás e ultrapassar até o Japão, conquistando o terceiro lugar no Planeta. Para se ter uma ideia, em 1999 o Brasil estava em 11º lugar.

Para chegar aos números da China (que vende 10, 2 milhões) e dos Estados Unidos (com 6,6 milhões) ainda vai demorar al-gum tempo. Mas já estamos che-gando perto dos japoneses, que venderam este ano 3,1 milhões.

Dá pra fazer maisO deputado federal Márcio

França lembrou que o Brasil tem potencial para crescer mais, a ponto de todos os brasileiros poderem sonhar com carro na garagem. “As montadoras, que sabem disso, estão investindo 11,2 bilhões de dólares nos próximos dois anos. São fábricas novas sur-gindo em Sorocaba (Toyota), em Piracicaba (Hyundai) e em Jacareí (a chinesa Chery)”.

Márcio diz mais: “O Brasil tem hoje 18 montadoras com 24 fábricas, uma capacidade instalada para fazer 4,3 mi-lhões de veículos/ano. Ou seja, temos que manter as atuais políticas sociais e criar novas. E capacitar gente para os empregos e as riquezas que virão”.Brasil já disputa um lugar no pódio na comercialização de carros

Page 5: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

5

Ruínas que contam a história do Brasil

Dada a importância histórica do local, o Engenho dos Erasmos foi transformado em base avançada de pesquisa da USP

PASSADO

No passado, foi um dos primeiros engenhos de açúcar no País. Hoje, abriga uma base avançada de pesquisa da Uni-versidade de São Paulo (USP). Símbolo do período colonial, o Engenho São Jorge dos Eras-mos, localizado em Santos, é um dos mais notáveis monu-mentos do passado econômico do Brasil, cuja data remonta a 1534.

Segundo historiadores, sua fundação veio juntamente com a formação do povoamento. O donatário da Capitania de São Vicente, Martim Afonso de Sousa, funda o então chamado Engenho do Senhor Governa-dor, com seu irmão Pedro Lopes. Em meados de 1540, o engenho acabou sendo comprado pela família de Erasmos Schetz e ganhou o nome atual.

Tombado em 1955, o en-genho é o único exemplar que restou na Baixada Santista. Suas ruínas foram testemunha dos tempos em que a indústria açu-careira era produto essencial nos negócios e no cotidiano da Capitania de São Vicente.

Em 1958, o terreno e as ruí-nas foram doados à USP, que restaurou as instalações e as reabriu em 2005.

Quem quiser conhecer este importante bem cultural, conta com visitas monitoradas por educadores e pode participar de ações educativas como jogos, di-nâmicas e atividades, dirigidas a todas as idades. As visitas, gratui-tas, são realizadas todos os dias mediante agendamento através do telefone (13) 3203-3901 ou pelo e-mail [email protected].

É possível agendar visitas monitoradas por educadores, diariamente, das 9 às 16h30, para grupos de até 45 pessoas

Para o deputado federal Márcio França (PSB-SP), a preservação da história de um povo é fundamental para sua cultura e evolução. “O Engenho dos Erasmos é testemunha de um dos períodos mais importantes da economia do País, o ciclo da cana-de-açúcar. Nossa Região foi ponto de partida para a indústria açucareira nacional, que representou um dos momentos de maior desenvolvimento econômico do Brasil Colônia”.

Guarujá tem projetos pré-selecionados para o PAC A Prefeitura Municipal de

Guarujá conseguiu a pré-seleção de quatro projetos na terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desta forma, os projetos estão credenciados para a análise técnica do Ministé-rio das Cidades, que deve dar um parecer em setembro.

As propostas visam à regu-larização de 10.684 moradias (sendo 3.582 novas residências e 7.102 que serão consolidadas), a macrodrenagem do Rio Santo Amaro (que garantirá a redução significativa de enchentes no bair-ro Santo Antônio), a construção de uma creche, uma escola e um equipamento comunitário, além da realização do projeto Serra de Santo Amaro, que fará obras de contenção e infraestrutura em alguns morros da Cidade.

Oito amplos projetos de ha-

bitação e urbanização foram cre-denciados pela Prefeitura, junto ao Governo Federal, no mês de junho.

PACModelo de desenvolvimen-

to econômico e social, o PAC combina crescimento da econo-mia com distribuição de renda e proporciona a diminuição da pobreza e a inclusão de milhões de brasileiros no mercado formal de trabalho. Segundo o deputado federal Márcio França (PSB-SP), esse projeto do Governo Federal pretende aproveitar o momento histórico favorável do País e esti-mular o crescimento do PIB e do emprego, intensificando ainda mais a inclusão social e a melhora na distribuição de renda.

Com o PAC, o Governo quer aplicar, em quatro anos, um total

de investimentos em infraes-trutura da ordem de R$ 503,9 bilhões, só na primeira etapa, nas áreas de transporte, ener-gia, saneamento, habitação e recursos hídricos. A expansão do investimento em infraestrutura é condição fundamental para a

aceleração do desenvolvimento sustentável no Brasil. “Dessa forma, o País poderá superar os gargalos da economia e estimu-lar o aumento da produtividade e a diminuição das desigualdades regionais e sociais”, afirma Már-cio França.

MEU VOTONOSSA VOZ

“O Márcio foi um bom prefeito e está sendo um bom deputado federal, conseguindo verbas em diversas áreas para a Região”.Padre João, Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Parque das Bandeiras

Entre as propostas, estão previstas as construções de

uma creche, de uma escola e de um centro comunitário

Page 6: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

6

CUBATÃO • GUARUJÁ • PRAIA_GRANDE • SANTOS

Em crescimento nas pesquisas, Paulo Skaf visita a Região

O candidato do PSB ao Go-verno de São Paulo, Paulo Skaf, assumiu o compromisso de im-plantar escolas em tempo integral de qualidade na região; reduzir o pedágio nas rodovias, bem como reforçar a segurança pública e capacitar os moradores da Bai-xada e Litoral para que possam conquistar os empregos criados a partir da exploração do petróleo descoberto na Bacia de Santos. Skaf percorreu São Vicente e San-tos na quinta-feira (26) e cumpriu intensa agenda organizada pelo deputado federal Márcio França.

Sempre acompanhado de lideranças regionais do PSB, Skaf conheceu projetos de sucesso em São Vicente, como as creches comunitárias e os centros de aten-dimento a autistas e portadores de paralisia cerebral. Deu entrevista para jornais e TVs da região.

Foi recebido pelo diretor-pre-

sidente da TV Tribuna, Roberto Santini, e pelo diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Santini. O candidato da Coligação Presta Atenção São Paulo (PSB-PSL), sempre acompanhado da es-posa e filhos, reuniu uma carreata com mais de 200 veículos durante toda a sua visita à região.

Skaf manteve contato com lideranças e a população em geral no Centro de Santos, onde comeu pastel no tradicional Carioca e tomou café na Bolsa Oficial. Foi recebido no Porto pelo presidente do Sindicato dos Trabalhado-res na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino; pelo presidente do Sindicato dos Aposentados, Antônio Carlos Domingues da Costa, e pelo vere-ador de Santos, Benedito Furtado (PSB). Percorreu todo o Porto e a Cidade de Santos.

Em São Vicente andou pelos

bairros e pela Praça Barão do Rio Branco. Depois, inaugurou seu comitê na Avenida Capitão-Mor Aguiar, 657, que estava comple-tamente lotado. Lá, agradeceu o convite de Márcio França para disputar o Governo do Estado e deixou claro que acredita no segundo turno e numa virada embalada pala militância do PSB.

Skaf e sua candidata a vice-governadora, a médica Marian-ne Pinotti, foram prestigiados por vários candidatos a deputado estadual; por vereadores de São Vicente; pelo prefeito vicentino Tercio Garcia; pelo ex-prefeito de Peruíbe, Gilson Bargieri; pelo deputado estadual Luciano Batista; pelo vice-prefeito de Praia Grande, Arnaldo Amaral; por lideranças do comércio; por deputados do PSB de outras regiões do Estado; amigos e simpatizantes.

O valor dos repasses federais para os municípios da Baixada Santista aponta um aumento médio de 62% em 2009, no comparativo com 2006. Foram R$ 507,1 milhões em repasses de impostos da União, contra R$ 312,9 milhões em 2006, quando o deputado federal Márcio França (PSB-SP) ainda não cumpria seu mandato na Câmara Federal.

“Essa, aliás, é uma das for-mas de atuação dos parlamen-tares em Brasília, acompa-nhando de perto os repasses realizados e articulando para

que a Região seja beneficiada com mais recursos, funda-mentais para a determinação de melhor qualidade de vida para a população”, argumenta Márcio França.

Na prática, parcela das re-ceitas federais arrecadadas pela União é repassada aos municípios. O rateio da receita proveniente da arrecadação de impostos entre os entes fede-rados representa mecanismo fundamental para amenizar as desigualdades regionais, na busca incessante de promover o equilíbrio sócio-econômico

entre estados e municípios e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas.

Outra forma de assegu-rar investimentos, destaca o deputado, é a apresentação de emendas individuais ao orçamento anual que, depois, têm seu valor empenhado pelo ministério correspondente e, então, os recursos são repassa-dos. “Mas para que isso efetiva-mente aconteça, é preciso que o deputado tenha força política e articule junto aos órgãos do Governo Federal em favor das prefeituras”, explica França.

Na Baixada Santista, repasse de recursos cresce

MEU VOTONOSSA VOZ

MEU VOTONOSSA VOZ

“O meu voto ao deputado Márcio França é um compromisso com as boas práticas de sustentabilidade”.Fábio Nunes, Secretáriode Meio Ambientede Santos

“Nós, pessoas com deficiencia do Guarujá, apoiamos o Márcio França para deputado federal pelo respeito com o deficiente”.Valdinei Santos, presidente da Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro, o Ney da Adisa

Com o Márcio, Baixada Santista tem recursos federais

Sem o Márcio França na Câmara Federal

Com o Márcio França na Câmara Federal

2006 2010até maio

251,1MILHÕES

312,9MILHÕES

200720082009

483,3 MILHÕES

366,2 MILHÕES

507,1 MILHÕES

Font

e: S

iafi/

STN

Em

milh

ões

de R

$

Page 7: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

7

CUBATÃO • GUARUJÁ • PRAIA_GRANDE • SANTOS

É uma publicação da campanha eleitoral do deputado federal Márcio França (PSB-SP). Equipe de redação: Mauricio Juvenal (Mtb. 23260) e Bruno Piesco. Arte e diagramação: Renato Cássio. Impressão: Gráfica Diário do Litoral - CNPJ: 04.720.567/0001-93. Eleição 2010 - Márcio Luiz França Gomes - Deputado Federal - CNPJ: 12.169.390/0001-07 Edição 16 - Baixada Santista, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Ribeira - Tiragem 50 mil exemplares

Na liderança, Márcio França pode superar votação de 2006Levantamento divulgado

neste sábado, dia 28, pelo Ins-tituto de Pesquisas A Tribuna – IPAT, revela que o deputado federal Márcio França (PSB-SP) lidera a intenção de votos, espontânea, nos dois maiores colégios eleitorais da Região, ou seja, Santos e São Vicente, que totalizam 567.168 votos, o equivalente a 55%.

Somados, França tem a

preferência de 39,8% dos eleitores, o que possibilita estimar uma votação total, nas duas cidades, de 160.998 votos, cerca de 16 mil votos a mais que em 2006, quando registrou 145.232 votos na soma das duas cidades.

No comparativo com ou-tros candidatos, citados no levantamento espontâneo, Márcio tem a preferência do

eleitorado (ver tabela abaixo).Em Santos, a pesquisa apon-

ta que o deputado tem a prefe-rência de 13,9% dos eleitores, já igualando o desempenho registrado na última eleição para deputado federal, pouco mais de 30 dias antes da vota-ção. Vale lembrar que Márcio França ficou entre os dez mais votados do Estado, e os 20 do Brasil, na eleição passada.

Faltando, ainda, mais de 30 dias para eleição, que acontece em 3 de outubro, o deputado fe-deral Márcio França (PSB-SP) tem hoje 65,1% das intenções de votos em São Vicente, segundo pesquisa IPAT – A Tribuna, e pode crescer mais.

“O voto dos eleitores vicentinos que ainda não se decidiram tem tudo para ser direciona-do ao Márcio, que possui um histórico de bons serviços prestados à comunidade”, argumenta o presidente do PSB de São Vicente, Léo Santos.

Segundo ele, com o crescimento do desem-penho do deputado, praticamente em todas as cidades da Região, é possível que Márcio França termine a eleição na lista dos dez de-putados federais mais bem votados em todo o País, também em função da ausência de alguns dos candidatos mais votados na última eleição, como Enéas Carneiro e Clodovil, que faleceram; Celso Russomanno, candidato a governador; e Paulo Maluf e Emanuel Fernandes, ambos com

impugnação (ver quadro abaixo).Alcançar expressiva votação de fato faz

diferença na Câmara Federal, afinal de contas, quanto mais votos, mais força tem o deputado, garantindo através da representação mais re-cursos e investimentos para os municípios que compõem a sua base eleitoral.

Em São Vicente pesquisa aponta 65,1% e Márcio Françapode bater recorde de votos

Para governador, Alckmin lidera.Skaf cresce e encosta em Russomanno

Pesquisa Datafolha publica-da dia 27 de agosto mostra que Geraldo Alckmin (PSDB) lide-ra com 54%, seguido de Aloízio Mercadante (PT) com 20%. A novidade na disputa pelo Governo do Estado é o empate técnico, na luta pelo terceiro lugar, entre Celso Russomanno

(PP) e Paulo Skaf (PSB) que, considerando a margem de erro, estão no patamar de 5%.

Para Márcio França, os da-dos mostram que haverá cres-cimento de Skaf, nos próximos 30 dias, embolando a disputa e indicando a realização de segundo turno.

S ã o V i c e n t e

S a n t o s e S ã o V i c e n t e

Espontânea – Deputado Federal Resposta espontânea e única, em %

Intenção de voto – Resposta espontânea e única (%)

Resultado final da votação em 2006

63,09%Márcio França

65,1%

Márcio França (PSB) ............ 39,8%Beto Mansur (PP) ..........................16,1%

Vicente Cascione (DEM) ............8,25%

Maria Lucia Prandi (PT) .............8,05%

Paulo Maluf (PP) ..............................5,0%

Tiririca (PL) ......................................4,65%

Alberto Mourão (PSDB) .............1,65%

Raul Christiano (PSDB) ..............1,25%

Gabriel Chalita (PSB) ..................0,95%

Valdemar Costa Neto (PL) ...........0,5%

Arnaldo Faria de Sá (PTB) ............0,5%

Marcelo Correa (PP) ....................0,25%

VOTAÇÃO EM 2006Paulo Maluf (impugnado) ...............................739.827

Celso Russomanno (governador) ................573.524

Clodovil Hernandez (falecido) ......................493.591

Enéas Carneiro (falecido) ................................386.905

Emanuel Fernandes (impugnado) ..............328.486

Paulo Pereira da Silva .......................................287.443

Edson Aparecido .................................................248.639

Carlos Sampaio ....................................................239.781

Márcio França .................................... 215.388Mendes Thame .....................................................205.462

NOVA PESQUISA

IPAT/A TRIBUNA

O lev

antam

ento

do In

stitut

o de P

esqu

isas A

Tribu

na (I

PAT)

, a pe

dido d

o Com

itê de

Cam

panh

a Elei

ção 2

010 –

Már

cio Lu

iz Fr

ança

Gom

es –

Depu

tado F

eder

al, fo

i reali

zado

nos d

ias 23

e 24

de ag

osto,

com

1.296

eleit

ores

, sen

do 64

8 em

Santo

s e 64

8 em

São V

icente

, com

mar

gem

de er

ro

máxim

a de 3

,5% e

inter

valo

de co

nfian

ça de

95%

. O le

vanta

mento

está

regis

trado

no Tr

ibuna

l Reg

ional

Eleit

oral/

SP, s

ob o

nº 77

.645/2

010.

Pesquisa IPAT - A Tribunahoje - AGO/2010

Page 8: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31• Agosto • 2010

8

Ilhabela comemora aniversárioUm dos mais bonitos municípios do litoral de São Paulo, Ilhabela é o paraíso para quem curte praia, natureza, aventura e gente bonita. E a cidade está em festa

EM FESTA

Os 205 anos de emancipa-ção político-administrativa de Ilhabela não vão passar em branco. Com uma programação especial e extensa, a Prefeitura de um dos mais charmosos e naturalmente bonitos municí-pios do Estado pretende marcar a data em alto estilo.

Do ponto de vista da infra-estrutura urbana serão inau-gurados os siste-mas de esgoto da Praia do Pinto-Ponta Azeda e t a q u a n d u b a -Perequê-Barra Velha, que vão emprestar me-lhor qualidade de vida à população local e elevarão de 4% para mais de 30% o índice de coleta de es-goto. Além de quilômetros de ruas pavimentadas, a cidade ganhará, também, na Vila, a primeira agência da Caixa Econômica Federal, que será inaugurada em 3 de setembro, dia do aniversário de Ilhabela, às 8h30.

Já em termos de shows, o pagode gostoso do Inimigo da HP, o sertanejo Marciano e o gospel de Mara Maravilha, entre outros. Inúmeras ativi-dades esportivas também estão programadas

Para quem não dispensa uma boa mesa, neste sábado, 28, e até o dia 7 de setembro, rola a 15ª edição do Festi-

val do Cama-rão. “Ilhabela é uma cidade q u e m e r e c e todo o nosso carinho e tam-bém recebeu uma emenda, agora em 2010,

de minha autoria, destinando R$ 500 mil em recursos do Ministério da Ciência Tecno-logia (MCT) para implantação do Programa Cidade Digital, que entre outros disponibiliza sinal de internet, banda larga, de graça para quem não tem dinheiro para pagar um pro-vedor”, fala o deputado fede-ral Márcio França (PSB-SP).

Um lamário municipal. Você deve es-tar se perguntando: mas que troço é esse?

Pois bem, a bela Peruíbe, no Litoral Sul de São Paulo, é também famosa por desenvolver o Projeto Lama Negra que, entre outros, tem por objetivo disponi-bilizar o uso da lama negra como contri-buição à saúde pública.

Conhecida por munícipes e turistas, a Lama Negra de Peruíbe é bastante pro-curada por suas propriedades terapêuticas e dermatológicas. Na década de 70, o Instituto Geológico do Estado realizou uma série de estudos que comprovaram a baixíssima radioatividade do minério e sua ação oxidante, o que faz combater o acúmulo de radicais livres, responsáveis pelas sensações de cansaço e estresse.

A lama negra formou-se a partir de uma substância argilosa de origem mari-nha depositada em depressões no fundo do mar, há mais de 120 mil anos, devido a um movimento geológico. No município há uma jazida localizada a 500 metros do mar, distribuídas em 5 hectares.

De acordo com a U.S. National Library

of Medicine(2001), a Medicina Hidroló-gica (1971) e a ABINAM(2000), as prin-cipais ações bioquímicas dermatológicas comprovadas são: ação mineralizante, principalmente pelo elevado teor de sulfetos; ação substituinte, fornecendo enxofre, queratina e cartilagens; atua

como dessensibilizante, modificando o estado reacional da pele e atenuando ou suprimindo o comportamento do organis-mo em face de agentes desencadeadores.

Além disso, possui ações biofisiológi-cas do enxofre, caracterizando-se como

dinâmico transportador do hidrogênio e do oxigênio, antialérgico para a pele, antisséptico por ser microbicida, parasi-ticida e antiescleroso agindo nos tecidos conjuntivos, fibrosos e arteriais.

Quem estiver interessado em trata-mentos medicinais e estéticos, Peruíbe tem clínicas especializadas. Já os cosméti-cos, como shampoos, sabonetes e cremes, podem ser adquiridos no comércio local.

O Lamário Municipal fica na avenida Mário Covas Júnior, 204, no Centro (pró-ximo ao Porto de Pesca). O telefone para mais informações é o 3455-2463. Atual-mente, funciona de quinta a domingo das 13h às 19h.

“Não podemos perder de vista que o Lamário Municipal é um importante equipamento turístico, inclusive com uma frequência mensal de mais de 500 visitantes, que fazem aplicação facial, ati-vidades de recreação e lazer e podem ad-quirir produtos industrializados a base de lama negra, uma matéria-prima, digamos, singular de Peruíbe”, destaca o deputado federal Márcio França (PSB-SP).

A Divisão de Lazer da Prefeitura de Regis-tro está com inscrições abertas, até o próximo dia 3 de setembro, para o 1º Campeonato de Dança de Salão “Melhor Idade”. Poderão participar pessoas com 60 anos completos. São duas as categorias: 60 a 69 anos e 70 anos em diante. Já as modalidades são quatro: bo-lero, samba, rock e forró. Mais informações podem ser obtidas pelo tefone 3822.4492.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) elogia a iniciativa da Prefeitura de Registro. “Todos nós sabemos que o País tem uma dívida histórica com seus idosos e aposentados. Inicia-tivas importantes já foram adotadas, como a pro-mulgação do Estatuto do Idoso e mesmo o apoio do Congresso à emenda, de minha autoria, que destina recursos do Fundo Social do Pré-sal para a recuperação das perdas salariais dos aposenta-dos. Penso que valorizar o idoso é uma forma de explicarmos quem somos”, destaca.

Confira parte da programação:

*A programação completa dos 30 dias de eventos está no site da Prefeitura de Ilhabela: www.ilhabela.sp.gov.br

28/8 a 7/915º Festival do Camarão de Ilhabela

*Participação dos principais restaurantes da cidade e estandes gastronômicos na Vila

(27 a 29 de agosto)

31/8 (terça)22h – Show Mara Maravilha na Festa Evangélica

(Campo do Galera – Água Branca)

2/9 (quinta)10h – Regata 7º Distrito de Vela Classe Star

(Yacht Club de Ilhabela - Vila)

3/9 (sexta – feriado de aniversário da cidade)22h – Show Inimigos da HP (Campo do Galera –

Água Branca)

4/9 (sábado)11h – Inauguração de Pavimentação de Ruas

(Região da Barra Velha)22h – Show sertanejo com Marciano (Campo do

Galera – Água Branca)

5/9 (domingo)9h – XXII Prova de Canoa Caiçara “Antonio Carlos

Reis” (Perequê-Vila)

6/9 (segunda)10h – Inauguração Sistema Itaquanduba –

Saneamento Básico (Itaquanduba)

8/9 (quarta)19h – Inauguração da Iluminação da Orla do Perequê,

Engenho D’Água e Saco da Capela/Vila (Local: Vila)

11/9 (sábado)10h – Inauguração Sistema Ponta Azeda –

Saneamento Básico (Praia do Pinto)

23/9 (quinta)19h - Inauguração do Centro Educacional e

Cultural (Praia Grande)

28/9 (terça)11h – Inauguração da Ampliação da Escola da

Serraria (Praia da Serraria)

Prefeitura de Registro promove campeonato de Dança “Melhor Idade”

Lama Negra de Peruíbe faz bem para a saúde

Ilhabela foi beneficiada com R$ 500 mil para implantação do Cidade Digital

Paraíso para os amantes da natureza, Ilhabela completa 205 anos de emancipação político-administrativa

Tratamento facial é uma das opções

Page 9: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

9PROPOSTA

Modelo de educação do Sesi pode ser expandido para todos os alunos da rede pública de ensino de São Paulo, que somam cinco milhões de estudantes

Escola em tempo integral estimula prática esportiva

As unidades do Sesi no Estado de São Paulo são referência e possibilitam ensino de qualidade e desenvolvimento esportivo

Santos Corinthians São Paulo Palmeiras

“Temos chance de ganhar o Brasi-leirão”. Com essa frase, Edu Dracena, zagueiro do Santos demonstra sua crença de que a sequência de vitórias dos últimos cinco jogos recoloca o time na briga pelo título.

Primeiro foi o São Paulo. Depois o Grêmio Prudente, Atlético Mineiro e, agora, Grêmio. A quarta vitória recolocou o Santos no G4. “No futebol tudo pode acontecer, sabemos que estamos distante dos líderes, mas tendo uma sequência boa de vitórias subiremos”, disse Dracena.

Com o triunfo diante do Grêmio, a equipe subiu para 24 pontos, 12 atrás do líder Fluminense, mas com uma partida a menos.

O presidente da República e torce-dor fanático do Sport Club Corinthians, Luis Inácio Lula da Silva será conde-corado na terça-feira como torcedor símbolo do centenário do clube. O evento ocorrerá às 18 horas, no Parque São Jorge. No mesmo dia, Lula será pre-miado pelo Clube dos 13, que concederá ao presidente o título de Chanceler Honorário do Futebol Brasileiro.

Outra festividade do centgenário ocorrerá no dia 27 de setembro, no Anhembi. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo da última quinta-feira, o clube deve ter o cantor Roberto Carlos para o show.

Crise. Uma palavra que há muito tempo não era usada para descrever o momento do São Paulo. Porém, hoje, ela está em to-dos os cantos do Morumbi. Somente nesta temporada, Ricardo Gomes, Milton Cruz e Sérgio Baresi comandaram o time. E, tudo indica, que outro técnico será contratado.

Se isso acontecer, o Tricolor voltará a viver um cenário que não era visto no clube desde 1998. Naquele ano, quatro treina-dores diferentes passaram pelo banco de reservas: Darío Pereyra, Nelsinho Baptista, Pita e Mário Sergio.

O ex-zagueiro uruguaio foi quem co-meçou a temporada, mas logo em fevereiro foi substituído por Nelsinho Baptista, quem também não se firmou.

A noite da última quinta-feira tinha tudo para ser uma festa no Palmeiras. Além de comemorar 96 anos, era a chan-ce do Verdão espantar a crise contra o Atlético Goaianiense, o último colocado no Campeonato Brasileiro. Pois é, mas deu tudo errado. O alviverde apanhou de 3 a 0 do time goiano.

O Palmeiras jogou apático, sem inspi-ração, uma atuação irroconhecível para um time gigantesco como é a Sociedade Esportiva Palmeiras.

O time de Goiás marcou três gols, todos de Elias, e encerrou um jejum de cinco rodadas sem vitórias no Campeo-nato Brasileiro, além de deixar a última posição para a penúltima.

A proposta das escolas em tempo integral é uma das gran-des bases do plano de governo do candidato pelo PSB ao exe-cutivo do Estado, Paulo Skaf. São unidades preparadas para formar pessoas, mas também para lapidar atletas.

A permanência dos alunos durante todo o dia na unidade de ensino possibilita diversas outras atividades, além das acadêmicas. O Serviço Social da Indústria (Sesi) possui o Programa Sesi Esportes, que visa à competição e interação entre os alunos.

O programa, que o candida-to propõe expandir para todo o Estado, tem o objetivo de incrementar a formação espor-tiva para alunos de 6 a 17 anos. Cada unidade Sesi disputa ao menos uma modalidade em Federações ou Liga Regionais.

Outra virtude do programa é a criação de equipes de cada modalidade, para cada escola, e assim a organização de tor-neios entre as unidades do Sesi. É uma competição saudável que motiva os alunos, sendo uma ferramenta pedagógica e de aprimoramento pessoal para os jovens.

Atualmente, estão envol-

Em 1928, moradores de São Vicente e torcedores do Santos Futebol Clube tiveram a ideia de montar um clube de futebol na Cidade. O nome escolhido foi Feitiço Atlético Clube. Era uma homenagem a Luiz Matoso, conhecido como Feitiço, quando jogava no futebol profissional da equipe santista, na década de 20.

No dia 28 de abril daquele ano, o clube foi fundado e colocou em campo seu pri-meiro time, estampando o brasão preto e branco, em homenagem ao clube vizi-nho. Durante muitos anos, o Feitiço Atlético Clube se fez presente no esporte da Bai-xada Santista. Porém, as difi-culdades financeiras fizeram com que o clube diminuísse suas atuações.

O empresário Mansue-to Pierotti se ofereceu para reformar o estádio e propôs uma mudança de nome, que passou a se chamar São Vi-cente Atlético Clube (SVAC). Pierotti acreditava que, assim,

os vicentinos se identificariam mais com a instituição.

Durante 52 anos, o SVAC disputou apenas competições amadoras mas, em 2002, com o apoio da Prefeitura, o clube recuperou sua equipe profis-sional e fez a primeira partida depois da reformulação em 21 de fevereiro daquele ano, quando empatou com o Serra Negra por 1 a 1. Após a refor-ma, o estádio ganhou um novo nome, Mansueto Pierotti, e na reestreia o São Vicente venceu o Roque Paulistano por 3 a 1.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) afirma que o SVAC é o xodó dos vicentinos. “Cada morador tem orgulho do São Vicente. Quando eu era prefeito conseguimos, com a ajuda de todos que gostam do clube, dar uma cara nova. Hoje todos conhecem o tradicional SVAC”, diz, orgulhoso, o par-lamentar.

O clube vicentino está no coração de todos, mas acom-panhe as notícias do quarteto de São Paulo:

vidos no programa cerca de 30.000 jovens. Esse número pode crescer para até cinco milhões de alunos, que é a quantidade de estudantes ma-triculados nas escolas estaduais de São Paulo.

O candidato ainda pretende modificar o programa Bolsa Atleta, que atualmente prevê um benefício de R$ 300 a R$ 2.500. A proposta de Skaf é que os atletas, mesmo com o benefí-cio, possam receber ajuda de em-presas que queiram financiá-los.

Segundo o deputado federal Márcio França (PSB-SP), as escolas estaduais têm potencial para se tornar referência. “É ne-

cessário uma melhor gestão do sistema de ensino. O Sesi é um modelo a ser seguido e o Skaf é a melhor pessoa para essa gestão”, afirma França.

Paulo Skaf foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) durante seis anos (2004 a 2010) e aprimorou o ensino dos Sesi. As unidades de ensino contam com laboratório de informática, sala multidisciplinar, labora-tório de ciência e tecnologia, área de convivência, biblioteca com acesso à Internet, quadra poliesportiva, além de recursos didáticos para um ensino de excelência.

Você conhece a história do São Vicente A. C. ?

Atualmente o clube disputa a segunda divisão do campeonato paulista

Page 10: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

10

ÁRIESO período é excelente principalmente para a área profissional e financeira, no entanto é bom evitar especulações. Bom para rever velhos amigos e resolver anti-gas rivalidades.

TOUROO período favorece as festas e badala-ções. Poderá surgir um convite inespera-do o qual não deve ser recusado. Não vá com tanta sede ao pote e cuidado com pessoas de más intenções.

GÊMEOSO período indica que se deve dedicar mais à família e procurar o sossego. Cui-de da saúde. Ouça a opinião dos amigos e parentes. Seja sempre espontâneo para ser feliz.

CÂNCERControle sua tendência à agressividade. O período é excelente para colocar a sua criatividade a mostra. Favorecido para tratar de assuntos financeiros e profis-sionais.

LEÃOO período favorece o trato de assun-tos ou projetos que estavam penden-tes. Tenha coragem e faça valer a sua opinião. Bom para as viagens de negócios.

VIRGEMCuidado com pessoas de má fé e apro-veitadores de sua boa vontade. Tenha cautela quando emitir sua opinião para não ser mal compreendido. Saúde ins-tável.

LIBRA O período é propício para fazer novas amizades e para o trato com familiares. Procure abrir-se mais para o mundo e para as novas idéias. Harmonia com a pessoa amada.

ESCORPIÃOO período indica uma excelente fase, quando o bom humor deve estar em alta. Bom para cultivar as novas amizades e, se estiver só, poderá encontrar pessoa bastante interessante.

SAGITÁRIOPodem surgir situações de ciúmes e ri-validades com a pessoa amada. Cuidado para isso não estragar seu relacionamen-to. Use o seu bom senso e evite maiores confusões.

CAPRICÓRNIOPoderão ocorrer alguns imprevistos. No entanto, lembre-se de que é bom ter calma e prudência antes mesmo de emitir a sua opinião. Procure afastar o estresse.

AQUÁRIONão cultive o nervosismo e nem o mau humor. Total e completa harmonia com a pessoa amada que vai se revelar um grande apoio, no entanto não deixe o ciú-me atrapalhar tudo.

PEIXESO período indica que deve se dedicar mais a meditação e reflexão principal-mente no que se refere à pessoa amada. Não cultive o mau humor e tenha paciên-cia com os outros.

Aniversariante da semana

Silvio Mendonça, Secretário Especial de Assuntos Jurídicos da Executiva Estadual do PSB,

completa dia 31 de agosto mais um ano de vida.

Márcio França e o Expresso 4040

registram a data!

Educação no Trânsito oferece prêmio de até R$ 8 milO objetivo é incentivar a sociedade a refletir sobre cidadania no trânsito

CIDADANIA Júlia questiona Fred sobre a conversa dos dois na noite da festa e ele passa mal. Pedro apoia Theo a entrar no colégio e são impedi-dos por Eric, Franja e Lúcio.Os professores se reúnem para falar com Tereza, que manda chamar Pedro e Theo. Fausto chega ao Primeira Opção para falar com a diretora. Antônio apoia Tereza, e Vera acredita que pode surgir um romance entre os dois. Lúcio sugere que Eric e Franja armem para conseguir expulsar Pedro e Theo do colégio.

Yasmin vê Afonso beijando Olí-via e entregando-a para Gisela. Breno conta para Jane como foi seu encontro com o pai. Vicente diz a Ricardo que vai sair de sua casa. Mauro é solidário com Va-nessa em relação à atitude dela com Jardel. Tadeu, Clara e Laura chegam à casa de Guilherme e ele convida Mariana para sair com as crianças. Vanessa confor-ta a mãe ao saber do fim de seu romance com Ricardo. Berenice encontra Sofia desmaiada em seu quarto.

O blog de Beatrice M. afasta as clientes do ateliê de Victor Valentim. Jacques finge que está apaixonado por Gigi. Camila confessa a Luisa que desconfia que Edgar esteja apaixona-do por Marcela. Valquíria se aproxima de Luti na faculdade. Mabi avisa a Luti que Jacques contratou um detetive para fotografar Victor Valentim e

ele previne o pai. Suzana con-vence Luiza Brunet a procurar Jacques. Ariclenes e Chico se disfarçam para entrar no apar-tamento de Victor Valentim e Mário Fofoca não os reconhece.

Stela repreende Danilo por ter saído de casa sem avisar. Sin-val incentiva. Fátima confes-sa para Kelly que ainda gosta de Danilo. Clara comemora com Danilo sua suposta vitó-ria sobre Totó e Fred. Diana encontra o exame de gravidez de Melina em sua sala na me-talúrgica. Bete combina com Orlando, funcionário da fábri-ca, de fazer os falsos papéis para a transferência das ações de Totó para Fred. Diana con-fessa para Gerson que ama ou-tro homem e ele pergunta se é Mauro. Melina avisa a Mauro que vai adiantar o casamento no civil. r satisfações com ele. Brígida ofende Bete por ter dançado com Olavo.

O deputado federal Márcio França (PSB-SP) destaca que a vida real muitas vezes repete a história de Danilo, interpretada pelo ator Cauã Reymond, na novela Passione. Jovem, bonito, de classe média-alta e atleta, o personagem se pega mergulhado no consumo de drogas. “Por isso é tão importante que o poder público invista em políticas para a juventude, seja no campo profissional, através de esporte e ou da cultura. A vida político partidária é mais uma opção, como faz o PSB de São Paulo ao estimular a participação ativa e organizada dos jovens nos destinos da sociedade”.

NOVELAS

Caça-palavras

Câmara Federal - Guarujá - Iporanga - JEPOM - Litoral Norte - Márcio França - PSB

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Denatran de Educação no Trân-sito, que elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito. O con-curso, promovido pelo Depar-tamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem o objetivo de incentivar diversos setores da so-ciedade a refletir sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito.

Este ano, as categorias são divididas em Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educador, Educação no Trânsito, Obra Técnica e Cidadania. Além da premiação, que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil, o vencedor receberá

um certificado. Para participar, o interessado

deve fazer a inscrição na página eletrônica do Denatran (www.denatran.gov.br) até 31 de agos-to. O resultado será divulgado no dia 12 de novembro.

Em 2009, foram premiados 29 trabalhos produzidos por representantes de Alagoas, Espí-rito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Ge-rais, Pará, Paraíba, Paraná, São

Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Ca-tarina. A Prefeitura Municipal de Guará (SP) foi homenageada por ter enviado o maior número de trabalhos.

Já os parlamentares da Câ-mara de Guará pedem com-promisso de presidenciáveis com trânsito seguro. Através de um manifesto, enviaram aos candidatos à Presidência da República 14 sugestões de combate à violência no trânsito. O deputado federal Márcio França (PSB-SP) apoia a medida e lembra que o Brasil registra mais de 35 mil mortes por ano no trânsito. “É preciso conscientizar a população e cobrar que ações mais eficazes sejam realizadas no País”.

Prêmio incentiva a reflexão

Page 11: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31 • Agosto • 2010

11

ChefMárcio França

Carne ao molho de cerveja

• 800 g de fraldinha• 2 colheres de sopa de óleo• 1 ramo de alecrim• 4 dentes de alho• 1 cebola cortada• tomilho a gosto• 1 colher de sopa de extrato de tomate• 1 lata de cerveja• sal a gosto

Ingredientes Modo de Preparo

#O deputado federal Márcio França

(PSB) tem por hobby aculinária e utiliza esse talento

em eventos beneficentes,quando cozinha voluntariamente

O desafio do primeiro empregoA conquista de uma vaga no mercadopassa pela elaboração de um bom currículo

CARTÃO DE VISITA

Limpe a carne e tempere com sal. Numa panela aqueça o óleo com o alecrim. Coloque a carne e deixe dourar por igual. Acrescente o alho, a cebola e o tomilho e deixe fritar por 3 minutos. Junte a cerveja e deixe cozinhar por 20 minutos. Se secar, coloque água quente aos poucos para finalizar o cozimento. Retire a carne e reserve em local aquecido. Coe e reduza o molho em fogo alto, ao ponto desejado. Corte a carne em fatias, regue com o molho e sirva a seguir.

Encontrar o primeiro em-prego não é uma tarefa das mais fáceis. A falta de ex-periência talvez seja a prin-cipal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem “bagagem” o em-prego está difícil, imagine só para quem está começan-do. Só muita persistência, preparo e conhecimento de algumas regras podem dar o empurrão inicial.

Para começar, é necessário elaborar um bom currículo. Ele é a porta de entrada para uma vaga de emprego. Por isso, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores as chances de come-çar no mercado de trabalho. Honestidade, transparência e clareza são fundamentais na hora da apresentação.

Segundo especialistas de empresas de recursos huma-nos, os principais erros dos currículos analisados estão relacionados ao excesso. Não adianta entregar várias pági-nas, mas carentes de dados objetivos e, pior, com erros de português. Uma ou duas páginas é suficiente.

Nos dados pessoais, não liste todos os seus números de documentos. O que precisa ter é nome, endereço, telefo-nes (atualizados), e-mail, data de nascimento e estado civil. Foto, só se a vaga pedir.

Pela internetO envio do currículo por

e-mail facilita a vida, mas

também pode ser fonte de armadilhas. Os consultores preferem que o arquivo seja anexado. No assunto da mensagem, é preciso escrever algo como “Apre-sentação de currículo” ou especificar sua área de inte-resse ou posição.

No corpo do e-mail, ob-jetividade também vai bem: apresente-se brevemente, em apenas uma ou duas linhas. Um exemplo: “Boa tarde. Meu nome é ‘tal’ e gostaria de me candidatar à vaga ‘X’”.

Escolaridadeou experiência?

Com absoluta certeza, o futuro do trabalho ou do emprego depende de ambas: escolaridade e experiência. Mas, no dia-a-dia, nos de-paramos com grandes defen-sores desta ou daquela como requisito mais importante. Certo é que, cada vez mais, o mercado atual exige que nos qualifiquemos permanente-mente, seja através de estu-dos e de novas experiências.

Tramita na Câmara Fe-deral Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado federal Márcio França (PSB-SP) que estimula a inserção de jovens no mercado de trabalho. O PL cria o Programa de Finan-ciamento do Ensino Técnico e do Ensino Médio, o Pro-técnico, que visa a garantir novas chances profissionais para quem busca o primeiro emprego.

Um bom currículo deve ter honestidade,

transparência e clareza

O chocolate como aliado da saúdeImagina comer chocolate

e ainda emagrecer? Um sonho para muitos chocólatras e aman-tes da iguaria. Mas já existe um estudo nesse sentido desenvolvi-do pela Universidade de Chung Hsing, em Taiwan.

A instituição divulgou que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ser responsá-veis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade - que, nos obesos, é bem reduzido -, e ainda quei-mam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de

gordura nas células. Outro dado apontado na

pesquisa atribui ao cacau o poder de inibir o mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Toda essa riqueza está no chocolate amargo. As informações demonstraram que os pacientes que consumiram um tablete amargo pela manhã, ainda em jejum, ficaram mais saciados que o restante da turma: eles ingeriram 15% menos calorias ao longo do dia em comparação com o grupo que optou pelo chocolate ao leite.

Humor em altaO chocolate também é rico

em carboidratos, que ajudam na produção da serotonina, neu-rotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias que reforçam o sentimento de bem-estar. Sim, chocolate é ma-ravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Tenha em mente: os melhores são os mais amargos,

pois contêm maior concen-tração de cacau. Limite o

consumo a 30 gramas por dia, o que equivale a uma barra pequena.

Page 12: Expresso 4040 - Edição Baixada Santista - 08

Expresso 4040 28 a 31• Agosto • 2010

12

O povo está prestes a eleger a primei-ra mulher presidente do Brasil. Mas não é de hoje que as mulheres têm mostrado seu valor em cargos de comando. A his-tória de São Vicente, a Primeira Cidade do Brasil e onde também foi realizada a primeira eleição nas Américas, prova que, desde o começo da Nação, elas sabiam governar.

Os documentos revelam que Anna Pimentel, na ausência do marido, o navegador Martim Afonso de Sousa, recebeu a incumbência de administrar a então Capitania de São Vicente, no dia 3 de março de 1534. Para quem não sabe Martim Afonso, a 22 de janeiro de 1532, fundou São Vicente, a Primeira Cidade do Brasil.

Ele veio em uma expedição colo-nizadora a mando do rei de Portugal, Dom João III. A tarefa era implantar a

primeira Câmara, plantar as primeiras mudas de cana-de-açúcar, cunhar moe-da, produzir vinho, montar um exército, criar gado. Enfim, além das atividades econômicas, foi em São Vicente, tam-bém, que começou a mescla de etnias, credos e culturas que deu origem à Na-ção Brasileira.

Mas Martim Afonso era um navega-dor, um aventureiro famoso, e queria encontrar tesouros na recém-descoberta América do Sul. Teve, então, que seguir viagem até o Rio da Prata (entre o Uru-guai e a Argentina), por onde esperava encontrar a cidade dos veios de prata, que se soube depois ficava em Potosi, na atual Bolívia.

Antes de partir, Martim Afonso chamou a mulher, Anna Pimentel, e deu a ela a missão de tomar conta de São Vicente, onde o Brasil começou

oficialmente. Vejam só o tamanho e a importância da tarefa que Anna Pimen-tel assumiu de pronto.

Sem medo do desafio, Anna Pimentel teve grande importância na construção do Brasil Colonial. Em 1536, Anna fez uma carta de doação de sesmaria para Brás Cubas, que só tomou posso efetiva das terras em 1540.

Em 1544, nomeou Brás Cubas capi-tão-mor e ouvidor da capitania e auto-rizou o acesso dos colonos ao planalto paulista, onde se encontravam terras mais férteis e um clima mais ameno do que no litoral.

Anna Pimentel providenciou o cultivo de laranja na capitania com o objetivo de combater o escorbuto, uma doença provocada pela falta de vitamina C que atacava os embarcados durante a travessia do Atlântico.

É responsável também pela intro-dução do cultivo do arroz, do trigo e da criação de gado na Região. O papel administrativo de Anna Pimentel na capitania, por mais de uma década, foi reconhecido pelo sociólogo Gilberto Freire em seu discurso na Academia Pernambucana de Letras, em 11 de no-vembro de 1986.

Mulher dá certoO deputado federal Márcio França,

conhecedor da história de São Vicente, lembra que Dilma Rousseff, indicada pelo presidente Lula, tem a mesma pe-gada de Anna Pimentel, com a vantagem de já ter passado por grandes experiên-cias administrativas e políticas: “A Dilma vai dar conta do recado e surpreender muita gente. Vamos deixar a mulher trabalhar e com apoio do Lula”, disse.

História de São Vicente prova que mulher na presidência dá certo

Esposa de Martim Afonso, Anna Pimentel comandou a Capitania de São Vicente –onde o Brasil começou – e desempenhou papel administrativo por mais de uma década

Dilma tem o compromisso de dar continuidade à obra de Lula

O espírito empreendedor é uma das marcas de Anna Pimentel