faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

26

Upload: inacio-wanderley

Post on 09-Dec-2015

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf
Page 2: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

3

4

5

10

13

16

19

23

26

Índice Remissivo

Sobre o Livro e o Autor

Direitos Autorais

Introdução

Capítulo 1 Acreditando em você

Capítulo 2 Conheça profundamente ...

Capítulo 3 Planeje suas apresentações. ...

Capítulo 4 Utilize a postura corporal e a expressão ...

Capítulo 5 Treine muito, e de forma correta

Conclusão

2

Page 3: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Sobre o Livro e o Autor

Este e-book lhe ajudará a se tornar um palestrante mais seguro. Vocêconhecerá técnicas que farão uma grande diferença em suasapresentações, na sua vida e na vida dos seus ouvintes. O conteúdo e aspráticas sugeridas aqui foram desenvolvidas ao longo de mais de 20anos de estudo e nas vivências em sala de aula. Profissionais das maisdiversas áreas já se beneficiaram destas estratégias para obter omáximo em suas apresentações.

Sou formado em Administração de Empresas com habilitação emMarketing e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Fundação GetúlioVargas.

Algumas das empresas na qual tive e tenho o privilégio de capacitar seusprofissionais:

John Deere , Vale, Siemens, Philips, Hercules Motores, Muller Fogões,Peugeot - Concessionária Strasbourg , Rede Sapore Speciale deRestaurantes entre outras.

3

Page 4: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Direitos Autorais

Autor

Antonio Carlos Cardoso

Direitos Autorais © 2015 Antonio Carlos Cardoso

Primeira publicação usando Papyrus, 2015

4

Page 5: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Introdução

Em todos esses anos ensinando e treinando pessoas já me deparei cominúmeras situações onde executivos, profissionais liberais e pessoascom vasto conhecimento na área em que atuam dizem ter medo oupavor de falar em público. É Sempre uma pena quando estesprofissionais de talento não conseguem multiplicar seus conhecimentos,deixando de fazer diferença na vida de muitas pessoas. E você, comcerteza também tem como contribuir com sua história e seusconhecimentos.

Quem sabe você tenha um projeto para aumentar a produtividade daempresa e tem certeza do que quer falar, no entanto o medo está teimpedindo. Talvez você deseja fazer uma bela apresentação à bancaexaminadora e tirar a nota máxima, no entanto, a falta de uma técnicaestá lhe deixando preocupado(a).

Em meus cursos e visitas a clientes que fiz, e ainda faço, ouço muito areclamação que a falta de um método é um fator que gera ansiedade, equem sabe é isto que você também esteja precisando. Você talvez queirasaber como utilizar bem o Power Point e obter o máximo deste recurso,porém precisa ouvir um especialista.

Possivelmente você deseja mesmo é só poder olhar para as pessoasdurante a sua apresentação, sem sentir o nervosismo que atrapalha suafala, ou o que você mais quer é poder enfrentar seu medo e finalmentefazer sua primeira apresentação de muitas, pois até agora você só haviafugido. Até então nós elencamos uma série de desejos de melhoria, masvocê também deve estar passando por alguns problemas.

Agora na sua empresa você tem que apresentar um projeto e o dia "D" jáestá chegando, e ainda não tem nada pronto, isto está fazendo vocêperder horas de sono, deixando você cansado durante todo o dia efazendo você produzir menos do que poderia. Você olha para o projeto enão sabe por onde começar e nem como terminar. Diariamente seuchefe lhe pergunta como está a preparação e você quase nem consegue

5

Page 6: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

olhar nos olhos dele para responder. Quando chega o final de semanavocê deveria estar desfrutando da companhia da família, porém nãoconsegue, pois precisa terminar logo os slides com os conteúdos daapresentação que está se aproximando.

Quantas vezes você fez apresentações em que perdeu a calma na horade responder uma pergunta difícil, causando um mal estar entre aspessoas. Deixou o emocional tomar conta demonstrando total falta deequilíbrio. E as palavras são como flechas, depois de atiradas não é maispossível pegá-las no ar.

Quantos negócios perdidos, quantos fracassos por não ter uma boacomunicação. É de lamentar quando temos certeza que nossosprodutos, serviços ou ideias poderiam ser de valor para nosso cliente e,mesmo assim, não conseguimos persuadi-lo.

Você faz reuniões semanais ou mensais de vendas e sente que osvendedores poderiam sair mais motivados, porém isto não acontece. Adiretoria da sua empresa cobra resultados mais expressivos e você jánão sabe mais o que fazer. Seus liderados reclamam que você é prolixoe que suas reuniões são improdutivas e entediantes.

A entrega e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC estáse aproximando, e você está cada vez mais preocupado com a banca,seu professor orientador lhe manda e-mails para saber como está suapreparação e você não sabe como vai ser e nem o que dizer a ele. Estasituação é mais comum do que possamos imaginar, e só quem estápassando por isso sabe o que está sentindo.

Eu mesmo tinha um medo enorme de pessoas e de falar em público.Desde pequeno eu era muito tímido. Aos 25 anos de idade, inscrevi-meem um curso de oratória, por sugestão de meu irmão. Quase desisti, aochegar na sala do treinamento e ver aquele ambiente lotado e a enormecâmera de filmagem(na época era o que tinha de melhor).

Os meus medos apareceram rapidamente. Medo da opinião alheia,medo de errar, vergonha, medo do ridículo, entre outros. Só de pensar,comecei a ficar branco e a passar mal. Para piorar, eu me lembro que fuium dos primeiros a ser chamado para me apresentar. Mesmo commedo, apresentei-me e foi uma grande superação para mim.

No mesmo dia, na segunda apresentação o professor me deu uma

6

Page 7: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

caneta Bic azul, pediu que eu me levantasse, em seguida apontou aquelaenorme câmera para mim e me pediu para falar durante cinco minutos arespeito daquela bendita caneta. Travei, não consegui falar, fiquei pálidoe me sentei novamente sentindo-me derrotado, fracassado.

A grande diferença da primeira para a segunda apresentação estava noconhecimento do assunto. Falar de mim, dizer como me chamo, ondetrabalho, time de futebol, Hobbies é mais fácil. Na primeira, não fazia amenor ideia do que falar sobre uma caneta. Este tema não meinteressava. Este é um dos grandes erros que alguém pode cometer,falar sobre aquilo que não entende, não conhece, ou não tem interesse.

Ao trancos e barrancos, acabei o curso. Confesso que melhorei umpouco. Contudo, ainda faltavam muitas coisas para chegar lá, e para queeu pudesse me sentir à vontade diante de grupos. Cheguei em casaprometendo a mim mesmo que jamais falaria em público novamente.Expressei minha indignação à minha esposa com respeito ao curso ecomecei a rasgar o certificado. Ela imediatamente o tomou de mim,emendou os pedaços com uma fita durex e o guardou. Foi umaincentivadora naquele momento e confesso que sua atitude muito meajudou.

Em 1990, novamente apareceu meu irmão oferecendo um curso deoratória, e de imediato eu disse não. Veio à minha mente toda aquelahistória. Ele é um bom vendedor, e de novo me convenceu. Eram 14semanas de curso, uma aula por semana e dois minutos apenas de falapor aula, mas já era o bastante para que eu sofresse por toda a semana.Era incrível, depois de falar eu não conseguia me lembrar ao certo o queeu havia falado. Todavia, estava lá novamente. E agora, com o firmepropósito de melhorar.

Para o dia do encerramento do curso de oratória, nos foi pedido quelevássemos convidados. Levei minha esposa. Quando olhei aquela salacheia, mais que o dobro do que nas aulas anteriores, o medo apareceunovamente, e com toda intensidade. Só que agora era diferente, eu tinhauma certeza, mesmo com medo eu queria falar. Fui e falei. Não mepergunte o quê, porque dois minutos depois eu já tinha esquecido.

Agora me sentindo feliz com minha coragem, com meu feito, olhei paraminha esposa e perguntei; "como me saí? Fui bem?" Então ela disse, "Detão branco que estavas, pensei que você fosse desmaiar". Mas, pela

7

Page 8: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

primeira vez, eu estava firmemente determinado a romper esta barreira.Então, eu me candidatei para ajudar o instrutor do curso onde quer queele fosse. Em todas as aulas, eu falava em público pelo menos duasvezes por dois minutos. Depois de tanto persistir, me tornei instrutor docurso de oratória, vendas e de liderança, já treinei mais de 5.000 pessoaspor este Brasil afora.

Minha experiência em todos esses anos me ensinou que, pelo menoscinco pontos são fundamentais para o sucesso de um comunicador. Sãoeles:

1. Acredite em você e preencha sua mente com pensamentos positivos.Uma enquete realizada no site da revista VOCÊ S/A, mostrou o quantoesse temor atinge os brasileiros. Dos 481 leitores que responderam àpesquisa, 64% disseram ter medo de falar em público e 66% assumiramque esse é um de seus maiores medos. Então mude sua atitude, acrediteem seu potencial! Assim você estará fora desta estatística.

2. Conheça profundamente o tema.

Há alguns anos, trabalhei para uma empresa que representava umagigante da telefonia celular. À época, eu estava treinando seu time devendas. Foi quando uma emissora de TV local convidou o proprietáriopara dar uma entrevista e falar sobre portabilidade. Em vez de aceitar oconvite, ele tentou delegar a mim a entrevista. Logicamente, não aceitei.O risco era enorme de não saber responder muitas das perguntas queviriam.

3. Planeje suas apresentações. Faça um roteiro.

Marco Franzolin, especialista em apresentações corporativas e CEO daMonkey Business, alerta para a importância de ter um roteiro bemdefinido para apresentações. Essa prática gera mais segurança noapresentador. Alguns pontos que você precisa planejar: tempo estimado,conteúdos, exemplos a serem utilizados e muito mais. Lembre-se,“Quem planeja às vezes erra, mas quem não planeja, às vezes acerta”.

4. Treine muito, e de forma correta. Peça feedbacks.

Um repórter da revista Business Week que acompanhou Steve Jobsescreveu que ele “treinava sua apresentação por muitas horas, pormuitos dias”. Os treinos dele se intensificavam nas 48 horas antes daapresentação, era quando pedia o feedback da equipe. Se Steve Jobs

8

Page 9: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

treinava tanto, por que você acredita que não precisa?

5. Cuide da sua postura durante a apresentação.

Albert Mehrabian, pesquisador, professor e um dos maioresespecialistas do mundo em linguagem corporal estudou por mais de 30anos os efeitos da postura em uma apresentação. Acredite se quiser,55% dos fatores de sucesso em apresentações estão diretamente ligadosà postura corporal e à expressão facial. Veja o gráfico abaixo.

9

Page 10: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Capítulo 1 Acreditando em você

Baseada em estudos e em sua própria experiência, Amy Cuddy, doutoraem psicologia e professora em Harvard, diz que antes e durante umaapresentação nós nos auto-sabotamos, enviamos mensagens negativaspara o nosso cérebro afetando muito nossa autoconfiança e autoestima.Siga as orientações a seguir e faça sucesso em suas apresentações.

1. Uma das soluções que funcionam muito bem contra a insegurança éacreditar que aquele momento que você está falando é umaoportunidade e não um castigo ou martírio. Pense na projeção que vocêterá depois de falar. Elenque tudo o que é de positivo, então você seencherá de autoconfiança e dará um show na sua apresentação.

2. Eleja as pessoas certas para pedir feedback da sua apresentação. Umfeedback deve ser construtivo e que nos motive a melhorar. Peça queanotem o que eles gostaram e o que eles acreditam que você aindapode melhorar. Esta atitude sua o fará correr atrás de melhorias e tedeixará feliz por saber que há pontos positivos também.

3. Nunca decore sua apresentação. Memorize os pontos maisimportantes e fale a respeito deles. Quando você decora um texto eesquece uma palavra ou frase a tendência é entrar em pânico e esquecer

10

Page 11: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

todo o resto, e claro, sua autoestima cai. Deixe os textos decorados paradeclamações de poesias, teatro, TV, cantar e outras finalidades.

4. Chegue bem antes da sua apresentação. Desta forma, você poderátestar todo o equipamento, o que deixará você mais tranquilo e comtempo para dar uma atenção especial aos participantes que chegamprimeiro. Esta conversa com pessoas da plateia vai te deixar mais calmo.Outro ponto positivo, é você poder citar alguns fatos e alguns dos nomesdas pessoas que falaram com você naqueles momentos queantecederam a sua apresentação.

5. Minutos antes de pisar no local da sua palestra, vá para um localreservado e preencha sua mente com palavras de auto-estímulo. Digapara você mesmo que sua apresentação será um sucesso, que você estápreparado e dará o melhor de si. Crie um quadro mental, veja aspessoas aplaudindo sua apresentação e sinta a emoção doreconhecimento.

6. Durante sua apresentação, olhe para as pessoas. Ao contrário do quemuita gente pensa, isto te encherá de coragem. Daniela Lago, Professorade MBA da Fundação Getúlio Vargas , Colunista fixa do UOL Empregos, omais visitado portal de notícias do Brasil para temas de comportamentocorporativo explica que quando falamos e olhamos para as pessoas, atendência é de elas assentirem com a cabeça, fazer o movimentoafirmativo, de concordância com aquilo que você está falando. Emboraeste gesto seja inconsciente, ele acaba te entusiasmando até dez vezesmais.

7. Termine sua apresentação em alta. Deixe uma mensagem positivapara todos. Agradeça a presença e a participação da audiência. Isto tudocom muito entusiasmo! Deixe uma impressão memorável de si mesmoe da sua apresentação. Além de ser bom para seu público, também serámuito bom para você, pois ficará o gostinho de quero mais.

Recentemente, fez o curso de oratória conosco uma moça chamadaJaqueline. Foi inscrita pelo seu diretor, devido à sua timidez queatrapalhava seu relacionamento com os clientes da empresa.

Embora trabalhe na área interna, mesmo assim ela fala muito comclientes. No primeiro dia do curso eu pude notar seu olhar de pânico.Como a primeira apresentação é bem curta, ela conseguiu falar, mas eu

11

Page 12: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

percebia seu medo.

Quando se aproximava a sua próxima palestra, ela saiu da sala, nãodemorou muito e voltou. Olhando em seus olhos, notei que ela tinhasaído para chorar.

Havia chegado a hora da sua apresentação, e ela não queria falar, aemoção tomou conta novamente. Depois de muito incentivo, elafinalmente falou e superou mais esta barreira. Findo o primeiro dia, suaautoconfiança já havia aumentado, porém ainda faltava mais.

No dia seguinte, no intervalo do almoço, passei um vídeo inspirador daAmy Cuddy, em que ela contou ter passado por muitas adversidades atése tornar a pessoa que era. Novamente, Jaqueline saiu da sala parachorar. Quando voltou, fui conversar com ela. Foi então que me disseque a história de Amy era muito parecida com a sua e que tinha umproblema de autoestima que a impedia de falar público.

Conversamos um bom tempo antes de todos regressarem do almoço.Isto foi muito bom, porque agora ela se sentia muito mais motivada parafalar. Fez uma apresentação de 10 minutos que levou o público aaplaudir em pé. A emoção estava estampada na face de todos.

Talvez você não tenha toda esta dificuldade, que algumas pessoas têm,para falar em público. Ainda assim, acredite mais em você e no seupotencial. Aproveite todas as oportunidades para falar em público. Nafaculdade, na igreja, no Lions, Rotary, Associações de Bairro, façaapresentações em pé em sua empresa, mesmo em reuniões que poderiaficar sentado, prefira falar em pé. Lembre-se, foco no positivo, no quevocê vai ganhar por ter uma excelente comunicação.

Comprometa-se agora a aproveitar a primeira oportunidade que lheaparecer. Melhor ainda, crie esta oportunidade, ponha num papel esteseu compromisso. Escreva quando será, e faça acontecer!

12

Page 13: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Capítulo 2 Conheça profundamente o tema da sua

apresentação

Ter fé, confiança em mim mesmo não é suficiente se eu não tiver umconhecimento profundo do tema. Ao substituir um colega, professor ouapresentador, evite utilizar o material dele. Com o material dele, comcerteza sua apresentação ficará muito abaixo do que poderia ser. Suavoz ficará trêmula e você vai torcer para acabar logo. Pior, a plateia iránotar. Veja abaixo as estratégias para você dar um show deconhecimento nas suas próximas palestras.

1. Seja curioso e busque novidades. No mundo da internet, sãoinfinitas as possibilidades para você buscar informações que colaboremcom seu ponto de vista. Seja inédito, traga uma notícia em primeira mão,aplique uma dinâmica inusitada, isto impressiona.

2. Estabeleça uma meta de leitura de livros e de revistas especializadasno assunto da sua palestra. Estabeleça também metas para freqüentarcursos, seminários e participar de palestras que vão aumentar seusrecursos na hora das apresentações. É muito bom ver um professor ou

13

Page 14: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

palestrante citar nomes de livros, autores, filmes e cursos que fez. Écomum ver as pessoas tomando notas e isto valoriza muito suaapresentação.

3. Utilize ferramentas da internet para seguir profissionais da sua áreade atuação e ver as novidades. Eu utilizo mais os grupos afins noLinkedin e os alertas do Google. Os alertas do Google eu recomendofortemente. Você pode escolher receber alertas diários, semanais eoutras opções. Vale a pena.

4. John C Maxwell escritor americano que figura entre os 25 autores quemais vendem na Amazom.com, comenta em seu livro “Talento não étudo” que a falta de foco e o excesso de informações a que somossubmetidos diariamente nos faz deixar de investir os esforços emreforçar nossos talentos. Por isso a importância de escolher asinformações que reforçam nossas qualidades.

5. Utilize as redes sociais para deixar sua contribuição. Eu, por exemplo,semanalmente coloco alguma matéria sobre a minha área de atuação.Aos poucos viraliza a informação das suas competências.

6. Sempre cite as fontes do conhecimento. Isto gera credibilidade alémde tirar o peso das suas costas, a final de contas não foi você quemfalou.

7. Continue seus estudos. Termine sua faculdade, faça uma pósgraduação, um curso de idiomas. Isto é conhecimento e vai mudar suavida para melhor, e as suas apresentações também. Mantenha-se emmovimento!

Eu quero ilustrar os pontos acima com a minha própria história. Depoisde 15 anos trabalhando em uma multinacional na área de treinamento edesenvolvimento de pessoas, muito bem estabelecido, em 2003 resolviempreender e montei uma empresa em sociedade com outra pessoa.

Os negócios foram bem, por pouco tempo. Logo as coisas começaram aficar difíceis e vendi minha parte da sociedade. Estava disponível para omercado de trabalho e foi aí que percebi que sem o conhecimento daacademia, do banco de escola, as coisas não são fáceis.

Em 2005, resolvi fazer uma faculdade. Tinha apenas o ensino médio eisto estava limitando as minhas oportunidades. De repente, aos 45 anosde idade, lá estava eu entre adolescentes me graduando, não foi fácil.

14

Page 15: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Estava há 27 anos longe dos estudos. Em 2009, me formei emAdministração de Empresas com especialização em Marketing, e no anopassado finalizei uma pós-graduação na FGV (Fundação Getúlio Vargas)em Gestão de Pessoas. Agora, estou fazendo um curso de espanhol eainda neste ano farei dois novos cursos, um de PNL ProgramaçãoNeurolinguística e outro de Coaching. Estou com 53 anos e não queroparar mais. Este ano já li 5 livros em 4 meses. Sempre é hora deaprender e conhecer mais. Conhecimento te dá mais autoconfiança e tetorna um ser humano melhor, eu acredito nisto.

Por isso quero te desafiar a entrar em ação também, trace uma metapara você aprimorar seus conhecimentos. Anote para você: quantoslivros? Quais temas? Qual curso vai me ajudar nesta minha caminhada?No final deste e-book tem um arquivo com a estrutura para fazer o seuplanejamento de desenvolvimento pessoal. Não deixe as desculpastomarem conta.

15

Page 16: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Capítulo 3 Planeje suas apresentações. faça um roteiro

Um bom planejamento gera mais segurança ao apresentador. Algunspontos que você precisa planejar: tempo estimado, conteúdos, exemplosa serem utilizados e muito mais. Lembre-se, “Quem planeja às vezeserra, mas quem não planeja, às vezes acerta”. Siga as sugestões abaixo eótimas apresentações para você.

1. Saiba quem é o seu público-alvo. Pesquise sobre o grau deescolaridade da audiência, isto influencia na linguagem que você vaiutilizar e nos exemplos que você dará. É um público mais jovem ou maismaduro, ou ambos. Mais mulheres ou mais homens? Qual é aquantidade total de pessoas?

2. Faça um cheklist dos equipamentos e recursos que serão necessários.Flip chart, projetor, folhas A4 para dinâmicas, cabos de energia,adaptadores, arrumação da sala será em “U” ou em auditório, terámesas? Dica: se possível, retire as cadeiras excedentes. Isto evita que aspessoas se sentem no final da sala ou dê aquela impressão de quemuita gente faltou.

3. Faça poucos slides. Prefira imagens à textos. Quanto mais textos vocêcolocar, mais preso aos slides você ficará. Já está comprovado quequando você mostra um slide com texto o participante lê até 4 vezes

16

Page 17: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

mais rápido do que você, o que dispensa a sua leitura.

4. Utilize vídeos, eles são bons para fazer analogias, além de entreter aaudiência. Dica: os vídeos precisam ser curtos. Vídeos longos fazem aplateia dormir.

5. Divida em partes a sua apresentação. De nada adianta terautoconfiança e conhecer o tema se você não souber como vaitransmitir o seu conteúdo. Planeje o passo-a-passo. Início, meio e fim.Inclua nesta preparação o tempo para cada slide e dinâmicas que serãoaplicadas.

6. Prepare boas histórias, elas captam a atenção da audiência e servempara fazer links com o conteúdo aplicado. Contar histórias é umahabilidade dos grandes oradores. Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Buda,entre outros, foram grandes comunicadores que ensinavam contandohistórias. Procure saber mais a respeito desta habilidade pesquisandosobre “Storytelling”. Com esta habilidade desenvolvida as apresentaçõesserão muito mais interessantes.

7. Tenha um plano “B” para o caso de dar um problema de energia. Se oarquivo não abrir, ou o computador não funcionar, a sua apresentaçãoprosseguirá normalmente. Imprima sua apresentação. Eu costumocolocar dois slides por folha.

No final de 2014, eu mesmo presenciei a eficácia de ter um bomplanejamento e um bom roteiro para uma apresentação. O Sr. HelioRoncáglio foi eleito Presidente da CDL de Blumenau e precisava dar umdiscurso de posse. Até então, o Sr. Helio jamais havia feito uma palestraou preparado um discurso.

Soube que uma empresa terceirizada tinha sido contratada para fazer odiscurso de posse, então pedi a ele que o enviasse para mim. Quando lio discurso eu percebi que não havia emoção naquelas palavras, nãohavia histórias. Um cargo tão importante como este, em uma cerimôniacom mais de 600 convidados precisava deixar lembranças positivas atodos.

O Sr. Helio havia feito o Curso de Oratória conosco e me prontifiquei aajudá-lo na preparação do seu discurso. Pedi então que utilizasse aestrutura que estava no manual do treinamento que ele acabara deconcluir conosco. Solicitei a ele que buscasse histórias e acontecimentos

17

Page 18: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

importantes que marcaram a sua vida.

A posse estava marcada para terça-feira, dia 09 de dezembro. No dia 07de dezembro, domingo pela manhã, o Sr. Helio me enviou um e-mailcom o texto do discurso, agora utilizando a estrutura do manual docurso que fizera. Depois nos falamos por telefone e demos os retoquesfinais.

Tudo isso valeu muito a pena, foi um discurso de posse que tenhocerteza ficará na mente de todos. Foi emocionante ver as lágrimas nosolhos dos amigos e familiares, eu percebia os abraços apertados, aspessoas comentando o sucesso que havia sido. Foi demais!

Faça isso agora. Comece já seu planejamento. Pegue caneta e papel ouabra seu computador e faça um cheklist. Prepare histórias, divida-as emetapas, descubra seu público alvo. Assim como um plano de negóciosinclui um planejamento detalhado, sua apresentação também precisa. Equanto mais preparado você está, mais solto você se sentirá em suaapresentação.

18

Page 19: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Capítulo 4Utilize a postura corporal e a expressão facial

a seu favor

Na revista Super Interessante do mês de fevereiro de 2015, na matériaintitulada "Como convencer qualquer pessoa a fazer qualquer coisa" aautora traz diversas pesquisas de especialistas da área da persuasão quecomprovam os efeitos da postura na comunicação. Abaixo preparei paravocê várias dicas vencedoras, sucesso!

1. Evite caminhar durante a sua apresentação. É comum você ver umorador caminhando sem parar durante toda a apresentação. Isto irrita osparticipantes que têm que seguir o palestrante e acabam não prestandoatenção no conteúdo. Caso necessite caminhar para demonstrar algo,você poderá fazê-lo. Porém, caminhar desconexamente só atrapalha.

2. Fique de frente para o seu auditório. Se você ficar de costas perderá ocontato com os participantes. Caso necessite mencionar algo que esteja

19

Page 20: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

na projeção, gire apenas o tronco (ombros e pescoço). Quando possível,uma boa estratégia é pedir para o participante ler o slide, assim vocêganha um tempo para pensar o que falará após a leitura dele e manterásua postura correta.

3. Utilize bem as mãos e braços. Não cruze os braços ou os coloque paratraz (a plateia pode pensar que você foi amputado). As mãos precisamestar livres, sem objeto algum. As atenções têm que estar voltadastotalmente para você, e não para o objeto que está na sua mão. Excetose você esteja falando a respeito dele, o objeto.Silvio Santos já descobriuisso há muito tempo. Ele sempre falou sem o microfone nas mãos. Dica:leia a pesquisa de Albert Mehrabian um dos expoentes da linguagemcorporal.

4. Utilize gestos sincronizados com a fala. Principalmente nos verbos deação. Por exemplo: se eu estou falando que subi um morro, eu elevo asmãos para demonstrar. Assista vídeos de palestrantes da atualidade edo passado, você verá que todos lançam mão muito bem destaestratégia.

5. Sorria durante sua apresentação. Um semblante sisudo, fechado,passa a impressão de mau humor. Faça expressões de espanto, alegria,tristeza conforme o momento sugira.

6. Observe a reação dos participantes. Braços cruzados, corpo inclinadopara traz, muitas pessoas manuseando seus celulares, conversasparalelas, pessoas saindo da sala durante a apresentação. Isto tudo ésinal de que você não está indo muito bem. Você pode evitar estassituações fazendo dinâmicas, promovendo uma rodada de perguntas erespostas, e dando brindes aos participantes que acertarem.

7. Livre-se dos cacoetes e trejeitos. Assim como os vícios de linguagematrapalham na concentração e atitude dos participantes, os vícios depostura também causam a mesma reação. Você poderá corrigi-losrevendo suas apresentações, conforme sugestão já mencionada nocapítulo anterior.

Quando oficialmente eu comecei a minha preparação para tornar-meinstrutor do curso de oratória, lembro-me muito bem da dificuldade quetinha em conseguir conciliar durante uma apresentação a postura,expressão facial e ainda não esquecer do conteúdo.

20

Page 21: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

A minha preocupação em esquecer o conteúdo era tanta, que acabavame esquecendo dos gestos, dos movimentos e, principalmente, daexpressão facial. Inclusive, em inúmeras vezes, acabava me esquecendoaté do conteúdo, tamanha era a minha tensão.

Depois dos primeiros meses de preparação, eu melhorei muito osexemplos que dava para aos participantes. Consegui soltar as mãos, queinsistiam em ficar presas umas às outras. Já me sentia mais seguro,porém ainda não conseguia lidar bem com as expressões faciais. Ficavamuito sério, não conseguia relaxar meu semblante.

Um certo dia, o instrutor que me preparava, já não sabendo mais o quefazer para que eu me soltasse, desenhou uma face sorrindo e, cada vezque eu ficava mais de 5 minutos sem relaxar os músculos da face ou darum sorriso, ele levantava aquela caricatura para mim.

Confesso que no início eu não me sentia confortável com aquela placalevantando a cada 5 minutos, mas depois eu percebi que ela começou aser levantada menos vezes, até que não foi mais necessário. Foi umagrande vitória saber que agora eu já estava sabendo sincronizarexpressão facial, palavras e os gestos adequados ao contexto.

Agora, eu também te desafio a fazer estas mudanças de postura. Nocapítulo quatro, falei bastante da importância do treinamento. Treine àexaustão, invista mais tempo do que investiria normalmente. Livre-sedas distrações, principalmente do mundo virtual, elas te impedem decrescer. Gosto desta frase do Bernardinho do vôlei; ”A vontade de treinartem que ser maior do que a vontade de vencer”. Se você não temvontade de treinar, de se preparar, então não poderá reclamar dosresultados que está obtendo.

Você está finalizando a leitura deste e-book, e agora você está motivadoa mudar, pois percebeu finalmente o que te impedia de falar em públicotão bem quanto você gostaria.

Faça o seguinte: Leia novamente os 5 capítulos, e durante a leitura váassinalando o que quer melhorar. Depois de pronta sua relação demelhorias, é hora de criar o seu plano de ação. Aqui embaixo há um linkem que você terá acesso a uma folha de planejamento, baixe-a e jácomece a fazer um upgrade nas suas próximas apresentações.

Sabemos que sozinhos podemos fazer muitas coisas, mas com a ajuda

21

Page 22: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

de experts na área, podemos acelerar nosso desenvolvimento. Por isso,eu recomendo fortemente que você participe de um curso de Técnicasde Apresentações Eficazes e Oratória. Visite nosso site e descubraquando acontecerá a próxima turma. E se inscreva o mais rápidopossível.

22

Page 23: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Capítulo 5Treine muito, e de forma correta

Gosto muito desta frase do Bernardinho do vôlei; "A vontade de treinardeve ser maior do que a vontade de vencer". Quando você treina muito ede forma correta o peso de uma eventual derrota não pesa tanto, poisvocê sabe que fez tudo o que estava ao seu alcance. Por isso, treinemuito praticando as estratégias abaixo.

1. Goste de se ver e ouvir. Ouço muitas expressões como estas; “eu nãogosto de me ouvir, tenho voz de taquara rachada”, “onde tem câmera euestou fora”. É melhor você gostar de se ver e ouvir porque isto vai teacompanhar até os seus últimos dias nesta fase terrena. Supere istorapidamente e você estará pronto para pôr em prática as próximas dicase fazer apresentações memoráveis.

2. Grave o treino das suas apresentações em vídeo e as revise muitasvezes. Quando você faz isso, pode melhorar muito a sua postura. Eucostumo dizer que em matéria de falar em público há 3 verdades(opiniões); a minha, a sua, e a verdade da câmera. Nesse caso acreditena câmera e faça as correções necessárias.

3. Treine a entonação da voz. Fale alto, fale baixo, utilize pausas longas,pausas curtas. Você precisa se perceber fazendo isto. Peça para aspessoas te avaliarem, pergunte se elas compreendem o que você fala.

23

Page 24: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

4. Utilize a tecnologia a seu favor. No Power Point, há um recurso quegrava a sua voz. Você simula sua apresentação. Este treino é muitointeressante, pois você consegue ter a noção de voz, de tempo gasto porslide e de compreensão daquilo que você mesmo está transmitindo. Váao Youtube, pergunte ao Google e veja como funciona.

5. Utilize uma planilha do Excel para te ajudar a controlar o tempo.Lembre-se, você está no capítulo que fala do treino da sua apresentação.Portanto, coloque o tempo estimado para cada slide ou etapa macro dasua apresentação e pratique.

6. Treine diante do espelho. Isto te dará uma autoconfiança enorme.Você poderá fazer ajustes em sua postura em tempo real, ao vivo e acores. Durante o seu treino, lembre-se de praticar o ponto número umdeste capítulo.

7. Treine a dicção. Há pessoas que falam muito rápido, e partes daspalavras não são pronunciadas, o que atrapalha a compreensão daaudiência. Para melhorar muito sua prolação, faça o seguinte exercício:grave você lendo um texto de até 20 linhas. Depois, sem gravar, com umlápis na boca leia o mesmo texto no mínimo três vezes. Agora acione ogravador de voz e leia o mesmo texto sem o lápis na boca e perceba agrande diferença.

8. Livre-se dos vícios de linguagem, eles são irritantes. A plateia passa acontar quantas vezes você repete a mesma palavra e esquece de prestaratenção no conteúdo. Exemplos de vícios de linguagem: né,éééé...,iiiii...,ok, tá certo, entre outros. Para você se livrar deles, utilizepausas, e procure respirar adequadamente.

9. Grave a sua apresentação oficial. No dia do evento, peça para umcolega filmar você e reveja a gravação muitas vezes. Isto irá lhe ajudarmuito em uma próxima apresentação. Os erros cometidos não serepetirão e você ainda poderá agregar novos pontos dando um upgradeem suas futuras palestras. Dica: envie esta apresentação para seuinstrutor ou tutor e peça a opinião dele.

Um fato que comprova a importância das dinâmicas acima aconteceurecentemente. O Sr. Reginaldo, um dos nossos participantes do curso deoratória, passou a fazer uma série de apresentações consecutivas naárea profissional e não tinha uma visão mais assertiva da sua postura,

24

Page 25: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

tom de voz entre outros pontos importantes da apresentação dele.

Eu costumo fazer um acompanhamento dos meus alunos e, em umadessas ocasiões, o Sr. Reginaldo comentou que se sentia muito maisautoconfiante para falar em público, porém lhe faltava uma análise maiscriteriosa de suas apresentações.

Foi quando eu sugeri que ele filmasse as suas apresentações e meencaminhasse para que eu pudesse analisar, mas primeiro pedi a eleque fizesse sua própria análise. Ele me encaminhou o vídeo da suaapresentação junto com sua análise. Em seguida, dei meu feedback. Eesta forma de análise de melhoria foi aplicada pelo menos mais trêsvezes.

Hoje as apresentações do Reginaldo mudaram da água para o vinho, elese sente mais motivado e seguro. Por isso eu peço a você que treinemuito, a exemplo de grandes desportistas, músicos, artistas entre outrasprofissões. Seja perfeccionista, não aceite apenas o bom, busquesempre o excelente. Gosto da frase de Carl Benz o fundador daMercedes Benz; “O melhor, ou nada!”

25

Page 26: faca-bonito-em-suas-apresentacoes.pdf

Conclusão

Agora que você já conhece os 5 passos mais importantes para umapresentador de sucesso é hora de arregaçar as mangas. Lembre-se, são24 anos de experiência e estudos que coloquei aqui para você.

Acredite, você se sentirá muito mais seguro e as pessoas vão gostarmuito de ver você falando, eles vão perceber que você é uma pessoapreparada.

Por isso eu elenco novamente o 5 pontos aqui para você:

1. Fé, acreditar em si

2. Conhecer bem o tema

3. Planejar e organizar o passo-a-passo

4. Dar atenção especial a postura corporal

5. Treinar, treinar muito e de forma correta

Aplique com toda a sua energia e disciplina, você se surpreenderá comos seus resultados.

Logo abaixo eu coloquei um link para você baixar o planejamento deuma apresentação. Baixe agora e comece já a planejar sua próximapalestra.

Importante: fique atento, em breve você receberá um vídeo meu. Eu voute ensinar a estruturar o inicio, meio e fim de uma apresentação. Jácoloque meu endereço de e-mail em sua lista de e-mails confiáveis,assim você ficará por dentro de muitas dicas de ouro para dar aindamais brilho às suas apresentações.

Aqui está o link para você planejar sua próxima apresentação, baixeagora: http://bit.ly/1HE3ElL

www.altivabrasil.com.br

26