folha desportiva março 2015

4
No sentido de aliar o desporto ao estudo de forma a dar sustentabilidade ao crescimento na educação dos alunos poveiros, realizou-se nos passados dias 18 e 19 deste mês, a 18ª edição dos Jogos Despor- tivos Municipais, que contou com a participação de mais de 2000 alunos. Durante os dois dias, disputaram 8 modalidades, com a adesão dos jovens de todas as escolas básicas e secundárias do concelho, Flávio Gonçalves, Rocha Peixoto, Eça de Queirós, Cego do Maio, Colégio de Amorim, Rates, Beiriz, Aver-o-Mar, e ainda elementos do MAPADI e da Matriz, que competiram em 4 esca- lões masculinos e 4 femininos, nas modalidades de Futebol, Andebol, Basquetebol, Voleibol, Badmínton, Ténis de Mesa, Atletismo e Boccia. Os Jogos Desportivos Municipais conheceram a sua primeira edição em 1996, no pavilhão do Clube Des- portivo da Póvoa, lembrou Jorge Castro Lopes, asses- sor do Pelouro de Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, entidade responsável pela iniciativa. O professor referiu que o crescimento desta ativi- dade desportiva, promovida pelo Município, atual- mente já ocupa mais espaços desportivos na cidade, entre os quais, o Pavilhão Municipal e o pavilhão da escola Flávio Gonçalves, além do Estádio Municipal, onde decorreram as modalidades de futebol e atle- tismo, referindo que os jogos desportivos entre os estudantes “é o ponto alto do encontro entre os jovens de todas estas instituições escolares. É um momento de convívio que dura dois dias entre os milhares de n˚ 63 - MARÇO 2015 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM JOGOS DESPORTIVOS MUNICIPAIS DA PÓVOA DE VARZIM REÚNEM MAIS DE 2 MIL ALUNOS alunos das várias escolas, nas modalidades despor- tivas que mais gostam de praticar”, sublinhou Jorge Castro Lopes, que explicou: “alguns não têm oportu- nidade de fazer esta competição entre escolas e este é o momento ideal e por isso aderem em massa e é sempre uma dinâmica boa vê-los aqui a conviver”. Quanto a instituições totalistas, Jorge Castro Lopes revelou que não existe nenhuma que vença sempre, mas que depende das modalidades que as escolas praticam no Desporto Escolar. “No Badminton, por exemplo, quer Colégio de Amorim quer Aver-o-Mar têm uma predominância porque têm grupo de des- Jorge Castro Lopes acompanhado por alunos que participaram na modalidade de Andebol

Upload: camara-municipal-da-povoa-de-varzim

Post on 08-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Folha Desportiva março 2015

No sentido de aliar o desporto ao estudo de forma a dar sustentabilidade ao crescimento na educação dos alunos poveiros, realizou-se nos passados dias 18 e 19 deste mês, a 18ª edição dos Jogos Despor-tivos Municipais, que contou com a participação de mais de 2000 alunos.

Durante os dois dias, disputaram 8 modalidades, com a adesão dos jovens de todas as escolas básicas e secundárias do concelho, Flávio Gonçalves, Rocha Peixoto, Eça de Queirós, Cego do Maio, Colégio de Amorim, Rates, Beiriz, Aver-o-Mar, e ainda elementos do MAPADI e da Matriz, que competiram em 4 esca-lões masculinos e 4 femininos, nas modalidades de Futebol, Andebol, Basquetebol, Voleibol, Badmínton, Ténis de Mesa, Atletismo e Boccia.

Os Jogos Desportivos Municipais conheceram a sua primeira edição em 1996, no pavilhão do Clube Des-portivo da Póvoa, lembrou Jorge Castro Lopes, asses-sor do Pelouro de Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, entidade responsável pela iniciativa.

O professor referiu que o crescimento desta ativi-dade desportiva, promovida pelo Município, atual-mente já ocupa mais espaços desportivos na cidade, entre os quais, o Pavilhão Municipal e o pavilhão da escola Flávio Gonçalves, além do Estádio Municipal, onde decorreram as modalidades de futebol e atle-tismo, referindo que os jogos desportivos entre os estudantes “é o ponto alto do encontro entre os jovens de todas estas instituições escolares. É um momento de convívio que dura dois dias entre os milhares de

n˚ 63 - MARÇO 2015 / EDIÇÃO: CM PÓVOA DE VARZIM

Jogos Desportivos Municipais Da póvoa De varziM reúneM Mais De 2 Mil alunos

alunos das várias escolas, nas modalidades despor-tivas que mais gostam de praticar”, sublinhou Jorge Castro Lopes, que explicou: “alguns não têm oportu-nidade de fazer esta competição entre escolas e este é o momento ideal e por isso aderem em massa e é sempre uma dinâmica boa vê-los aqui a conviver”.

Quanto a instituições totalistas, Jorge Castro Lopes revelou que não existe nenhuma que vença sempre, mas que depende das modalidades que as escolas praticam no Desporto Escolar. “No Badminton, por exemplo, quer Colégio de Amorim quer Aver-o-Mar têm uma predominância porque têm grupo de des-

Jorge Castro Lopes acompanhado por alunos que participaram na modalidade de Andebol

Page 2: Folha Desportiva março 2015

P2

Nos dias 26 e 27 deste mês, a praia da Póvoa de Varzim, junto à Esplanada do Carvalhido, recebe as primeiras atividades desportivas ao ar livre, com a iniciativa da Primavera Desportiva.

O evento terá competições dirigidas aos jovens, que irão aproveitar a paragem de aulas durante a quadra pascal para praticar desporto e conviver durante as provas de Vólei 3X3; Futevolei 3X3; Ténis de Praia 2X2 e Futebol de Praia 5X5.

A organização é da responsabilidade do Pelouro de Desporto da Câmara da Póvoa de Varzim, servindo estas atividades desportivas para juntar centenas de jovens, que aproveitam estes momentos para desfrutar do convívio e de bem-estar.

Após a realização desta iniciativa, os equipamentos continuarão a ficar disponíveis à população em geral

para no mesmo local serem aproveitados para desporto de ar livre até ao início da época balnear.

O estádio Municipal da Póvoa de Varzim acolhe nos dias 25 e 27 deste mês, os jogos entre Rússia e a Seleção do Porto, e de Portugal frente à mesma seleção, sendo que ambos os desafios estão enquadrados no Torneio Inter-nacional de Futebol Sub-16, organizado pela Associação de Futebol do Porto, com o apoio do município poveiro.

O torneio, já na sua 33ª edição, conta ainda com jogos agendados para Felgueiras, Matosinhos e Gaia, e ser-ve para preparar os jovens futebolistas para futuros compromissos internacionais.

O antigo dirigente desportivo será recordado num tor-neio de futebol Sub-17, dirigido às seleções distritais do Porto, Viana, Braga e Lisboa, que irão competir no dia 1 de abril, nos relvados do Complexo Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim.

Nesse dia, ao longo da manhã, os jogos de apuramento serão realizados nos relvados sintéticos, enquanto o encontro do 3º e 4º lugares também terá o mesmo palco.

Por sua vez, a final marcada para as 16h, será disputada no relvado natural do Estádio Municipal. As entradas são gratuitas.

porto escolar forte, enquanto no Andebol é mais a Flávio Gonçalves e a Cego do Maio. Não há vence-dores absolutos, e é bom repartir os louros pelas várias escolas”.

cÂMara Municipal Da póvoa De varziM

Xviii Jogos Desportivos Municipais 2015

classiFicaÇÕes

MoDaliDaDe

atletisMo (50 M)

atletisMo (coMpriMento)

atletisMo (peso)

BaDMinton

tÉnis De Mesa

anDeBol

BasQueteBol

FuteBol

voleiBol

Boccia

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

FEM.

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

MASC.

AMBOS

CATARINA COSTA

SARA FLORES

MARIA AZEVEDO

HELENA COSTA

BÁRBARA RIBEIRO

FILIPA MONTEIRO

RENATA OLIVEIRA

CARLA TORRES

RENATA AREIAS

BRUNA COSTA

EB 2/3 DR. FLÁVIO GONÇALVES

EB 2/3 DR. FLÁVIO GONÇALVES

EB 2/3 BEIRIZ

EB 2/3 DR. FLÁVIO GONÇALVES

EB 2/3 DR. FLÁVIO GONÇALVES

ES EÇA DE QUEIRÓS

OPHÉLIE NOUALI

MARIANA NOVO

RAFAELA MONTEIRO

ANA ALVES

ANA MIRANDA

EB 2/3 RATES

ES ROCHA PEIXOTO

VITÓRIA PINHEIRO

DIANA BATISTA

CRISTINA CARVALHO

ALBERTA BATISTA

CARLA CRUZ

EBFG

CDCN

EBRA

EBAM

EBBE

EBFG

COLA

EBRA

EBAM

EBBE

EBAM

ESRP

EBRA

EBAM

EBCM

COLA

ESRP

ESEQ

COLA

ESRP

PEDRO FERREIRA

ANTÓNIO SANTOS

EDGAR MOREIRA

GIANNI CHEN

JÚLIO MARTINS

1º - ES ROCHA PEIXOTO

JOÃO OLIVEIRA

TIAGO AZEVEDO

NÉLSON SANTOS

ANTÓNIO CHEN

JOÃO CRUZ

COLÉGIO DE AMORIM

EB 2/3 DR. FLÁVIO GONÇALVES

EB 2/3 AVER-O-MAR

EB 2/3 DR. FLÁVIO GONÇALVES

EB 2/3 CEGO DO MAIO

ES ROCHA PEIXOTO

ANDRÉ LEITE

DIOGO CORREIA

JOEL MONTE

ANDRÉ FONSECA

LEONARDO RAMOS

EB 2/3 CEGO DO MAIO

ES EÇA DE QUEIRÓS

2º - MAPADI

HUGO SANTOS

XIAOIANG HUANG

LEONARDO DIAS

FILIPE MOREIRA

CARLOS SANTOS

EBRA

EBFG

EBAM

COLA

COLA

EBFG

EBBE

MAPADI

COLA

EBBE

EBRA

EBBE

EBRA

COLA

EBCM

COLA

CDCN

ESEQ

ESEQ

ESEQ

seXo class.escalÃo

a B c D

priMavera Desportiva NAS AREIAS DA PRAIA DA PÓVOA

torneio internacional De FuteBol NO ESTÁDIO MUNICIPAL

torneio sarDoeira pinto NO COMPLEXO DESPORTIVO MUNICIPAL

Equipa de Voleibol da Eça de Queirós

Equipa de Voleibol da Flávio Gonçalves

Page 3: Folha Desportiva março 2015

P3

seteMBro 2014 a Junho 2015

FuteBol“XXXii campeonato de Futebol inter-Freguesias”Atividade constituída por 5 escalões, que tem por finalidade a promoção do Futebol.organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto/Associação de Futebol Popular da Póvoa de VarzimDestinatários: 17 coletividades/± 80 equipas – 4.000 participanteslocal: 12 Freguesias do Concelho

outuBro 2014 a Junho 2015

proJeto ativiDaDes enriQueciMento curricular“atividade Física e Desportiva”Atividade que consiste na realização de aulas de Educação Física em 28 escolas e que visa proporcionar a prática de atividades físicas.organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Alunos do 1º CEB do Concelho/250 turmas – 3600 alunoslocal: Escolas, Sedes, Coletividades e Juntas de Freguesia

outuBro 2014 a Julho 2015

proJeto “viDa ativa coM Desporto”“hidro e ginástica sénior”Composto por um conjunto de atividades sócio desportivas e direcionado para todos aqueles profissionalmente inativos, visa manter o equilíbrio psico-motor dos aderentes.organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População com mais de 65 anos/8 instituições – 48 classes – 700 “Jovens”local: Complexo Municipal de Piscinas

29 MarÇo 2015

atletisMo “10ª Jornada – laúndos – c. Mato do XXXv plano promoção atletismo”organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto/J.F. LaundosDestinatários: Associações inscritas no PPAlocal: Parque da Antiga Lixeira

19 aBril 2015

atletisMo “11ª Jornada – aver-o-Mar – pista do XXXv plano promoção atletismo”organização: C.M.P.V. – Pelouro do Desporto/U. F. Aver-o-mar – Amorim – TerrosoDestinatários: Associações inscritas no PPA local: Vias de Aver-o-mar

29 MarÇo 2015

Btt “3ª Jornada - laúndos do v plano promoção do Btt”organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Associações inscritas no PPBTT/Mario’s Teamlocal: Estradas do concelho

12 aBril 2015

Btt “4ª Jornada – navais do v plano promoção do Btt”organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Associações inscritas no PPBTT/C.D.C. Navaislocal: Estradas do concelho

12 aBril 2015

tÉnis De Mesa “encontro concelhio”organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Associações inscritas no PDTMlocal: Pavilhão Desportivo Municipal

25 aBril 2015

“coMeMoraÇÕes Do 25 De aBril”Comemoração de uma data histórica através da promoção de atividades desportivas diversificadas e de participação diferenciada

cicloturisMoorganização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: População em Geral/± 2000 cicloturistaslocal: Artérias da Cidade

FuteBol De 11organização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Seleção do Município x Imprensa Locallocal: Estádio Municipal

tÉnis De Mesaorganização: C.M.P.V. – Pelouro do DesportoDestinatários: Participantes no PDTM/8 Instituições – 300 participanteslocal: Pavilhão Desportivo Municipal

Page 4: Folha Desportiva março 2015

P4

Mais de 250 atletas em representação de 50 clubes nacionais e estrangeiros voltaram a demonstrar a elevada qualidade do Torneio Internacional de Ténis de Mesa, que atingiu nos dias 14 e 15 de março a sua 17ª edição, e repetiu a referência da cidade da Póvoa de Varzim, como um dos principais locais a nível da Península Ibérica onde se pratica a modalidade.

Foi uma dupla jornada de convívio e desporto, realizada no Pavilhão Municipal, onde também se destacaram as delegações de várias equipas espanholas, da Nigéria e Bénin, em uma nova realização da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim e a Federação de Ténis de Mesa do Porto, servindo também este evento desportivo para lembrar o facto de a Póvoa de Varzim “ter o melhor plano de desenvolvimento concelhio que se pratica no país”, sublinhou um dos membro da organização, que destacou “o carinho e a paixão que as associações locais dedicam à modalidade”.

Quanto aos resultados, o vencedor absoluto da prova foi o CTM Mirandela, que também foi o clube vencedor por equipas nos seniores femininos, enquanto nos se-niores masculinos, o prémio coletivo foi conquistado pelo Sporting.

A organização considerou ainda premiar os dois clubes com o maior número de participantes: o CTM Mirandela e o Ala de Gondomar.

Rita Fins, do CTM Mirandela foi a vencedora individual dos seniores femininos, enquanto nos masculinos ga-nhou Diogo Chen, do Sporting.

Em juniores masculinos, Gonçalo Amorim (do Juv. San-guedo/Donic) conquistou o 1º lugar do Pódio. Já o pré-mio coletivo foi para o Boa Hora FC. No setor feminino

do escalão, a melhor foi Rita Fins (do CTM Mirandela) e foi também o seu clube que ganhou o prémio coletivo dos juniores femininos.

No encerramento do evento, a organização fez uma distinção pública a Pedro Rufino, já considerado a nível internacional pela ITTF como Treinador do Ano.

elite Do ciclisMo nacional ANIMA ESTRADAS DO CONCELHO DA PÓVOA DE VARZIM

TORNEIO DE TÉNIS DE MESA VOLTA A COLOCAR a ciDaDe no panoraMa internacional

A 19ª Clássica da Primavera em Ciclismo realizada no dia 15 deste mês foi considerada pelos agentes que defendem a modalidade em Portugal, como uma das melhores provas de curta duração que está inserida no calendário velocipédico nacional.

Os dados foram comprovados com a participação de mais de 150 ciclistas das principais equipas portuguesas, que contaram ainda com diversos corredores internacionais, o que elevou a fasquia da competição, organizada pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais e pelo Diretor

Desportivo da Prova, Manuel Zeferino, antigo vencedor de uma Volta a Portugal em Bicicleta, e que contou ainda com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.

Ao longo dos 145,7 quilómetros que foram pedalados pelas estradas do concelho poveiro, o destaque esteve nas sete passagens pelo Monte de S. Félix, que viria a selecionar um grupo de ciclistas que viriam a disputar um sprint final na marginal da cidade, com a vitória a per-tencer a Pedro Paulinho, da equipa LA Alumínios-Antarte, com o total de 3h53m06s, numa média de 37,503 Km/h.

Nos restantes prémios, Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte), conquistou a camisola da montanha, João Matias (W52-Quinta da Lixa), a camisola das metas volantes e Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), o 1º lugar da classificação dos sub-23. A Efapel venceu por equipas.

De assinalar que ao longo da prova e essencialmente na zona de meta, os corredores foram aplaudidos por centenas de adeptos da modalidade, que voltaram a dar um outro colorido à zona balnear da Póvoa de Varzim.