folheto smam 2015

2

Upload: silvia-marina-anaruma

Post on 22-Jan-2018

262 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Programação

5/8 (quarta-feira) - Às 8h30, no Auditório do CIESP (Av Presidente Kenedy, 900)Orientação referente a volta da mãe ao trabalho e a importância da continuação da amamentação para asempresas (participação do Grupo de RH de Rio Claro e do RH da Prefeitura Municipal de Rio Claro)

3/8 (segunda-feira) _ Entrevista às 12h30 com a Dra. Silvia Marina Anaruma (PROAMA - Projeto Amamentar UNESP) na TV Claret

4/8 (terça-feira)

-Às 14h, no Auditório 1 da Secretaria da Educação (Rua 6, 3265 - NAM NúcleoAdministrativo Municipal)Orientação referente a volta da mãe ao trabalho e a importância da continuação da amamentação para as Creches e Maternais da Rede Pública e Privada.

1º a 7 de agosto - Exposição das Fotos nas empresas do Grupo de RH de Rio Claro

- Dia do Mamaço Unidades de Saúde;Unimed Rio Claro;No Shopping dia 1º/agosto, às 10h30 (Praça de Alimentação)com o Grupo Arte de Ser Mãe.

Dicas para a Mulher que trabalha manter a Amamentação- Durante a licença maternidade ofereça exclusivamente o seio. Não dê água ou chá.- Duas semanas antes de regressar ao trabalho comece a retirar e guardar o excedente de leite.- Dê de mamar no peito antes de sair de casa para o trabalho e imediatamente ao regressar.- Nos dias de folga ofereça o seio à vontade.- Nos horários de ausência materna ofereça o leite materno ordenhado e outros alimentos (a partir do 6 mês) com colher, copo ou xícara. Evite usar mamadeiras.- Aproveita para descansar enquanto o bebê dorme e mantenha uma boa alimentação.

COMO ARMAZENAR O LEITE:No local de trabalho, após a lavagem das mãos, é bom retirar o seu leite com a mesma frequência com que o bebê estava mamando.Na geladeira ele dura 12 (doze) horas, no congelador e no freezer 15 (quinze) dias.Conservá-lo e levá-lo para casa após a jornada de trabalho.

COMO DESCONGELAR:O leite deve ser descongelado em banho-maria com fogo desligado agitando o vidro lentamente para misturar os seus componentes.

COMO OFERECER O LEITE:Deverá ser aquecido apenas o que o bebê for utilizar; caso sobre desprezar.Amornar em banho-maria desligado.Oferecer em colher, copo ou xícara.

PARA MAIS INFORMAÇÕES PROCURE O BANCO DE LEITE HUMANO DE RIO CLARO, Unidades de Saúde de referência próxima a sua casa ou Ambulatório de Amamentação da Unimed.

Fonte: IBFAN e SENAC adaptados pelo PROAMA