formacao anos finais abril 2014

19
ARTE JAPONESA GRAVURA

Upload: lismara-de-oliveira

Post on 05-Jul-2015

517 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Formacao Anos Finais Abril 2014

ARTE JAPONESAGRAVURA

Page 2: Formacao Anos Finais Abril 2014

A gravura japonesa é conhecidapelo nome de ukiyo-e ("imagensdo mundo flutuante, em japonês),um tipo de estampa semelhante àxilogravura no feitio, edesenvolvida no Japão por voltados séculos XVII e XX.

Inicialmente conhecidas tambémcomo "imagens do mundo triste",pela abordagem de temas maissérios.

Page 3: Formacao Anos Finais Abril 2014

O termo ukiyo-e se define pelaopção dos autores em fazervisões fantásticas, belas, e decerto modo, escapistas,fora da realidade.

Page 4: Formacao Anos Finais Abril 2014

As gravuras eram feitas apartir de um desenho,que era colado a um blocode madeira. Os espaçosem branco entre cadatraço eram entãoescavados, criando umaespécie de negativo dodesenho original emmadeira. Este seria entãocolorido e impresso.

Page 5: Formacao Anos Finais Abril 2014

As gravuras ganharamrápida popularidade e setornaram um elementopopular na paisagemcultural do Japão.Sua origem é geralmentecreditada às obrasmonocromáticas deHishikawa Moronobu,ativo desde a década de1670.

Page 6: Formacao Anos Finais Abril 2014

As reproduções tinham como temaa vida urbana, com atenção especialàs atividades e cenas da área doentretenimento, como belascortesãs, lutadores de sumô eatores populares retratados emseus papéis de maior destaquedentro do teatro kabuki.

Page 7: Formacao Anos Finais Abril 2014

Mais tarde as paisagens tambémse tornaram populares.

Um dos maiores artistas da arteUkiyo-e é Katsushika Hosukai(1760-1849) que pintouas trinta e seis vistas do MonteFuji. Seu segundo livro as “100vistas do Fuji” é muito famosoem todo Japão.Hokusai estudou pinturaocidental e usou várias técnicasde luz e sombra que não eramusadas no Japão. Ele usou essastécnicas para aumentar atridimensionalidade que é umadas principais características desuas obras.

Page 8: Formacao Anos Finais Abril 2014

GRAVURA

Chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra deArte, reproduzida a partir de uma matriz.Uma matriz leva um título, uma assinatura, adata e a numeração que a identificam.

Cada imagem reproduzida desta forma, é únicaem si, independentemente de suas cópias,consequentemente, cada gravura "é única", éuma Obra original assinada.

Page 9: Formacao Anos Finais Abril 2014

O artista é responsável por todo o processo da gravura, desde acriação, confecção da matriz, escolha dos papéis, escolha decores e a tiragem. Alguns artistas deixam a cargo de umgravador a impressão das matrizes.

Em geral a numeração aparece no canto inferior esquerdo dagravura - 1/ 100, ou 32/ 50 por exemplo - isto indica o númerodo exemplar (1 ou 32), e quantas cópias foram produzidasdaquela imagem (100 ou 50).

Grandes edições não chegam a 300 cópias, mas em geral onúmero é muito menor, ficando por volta de 100.

Page 10: Formacao Anos Finais Abril 2014

Tipos de gravura A gravura em Metal é uma das maisantigas.

A técnica consiste na "gravação" de umaimagem sobre uma chapa de cobre.

De um modo geral, o artista faz odesenho por meio de uma ponta seca -um instrumento de metal semelhante auma grande agulha que serve de"caneta ou lápis".

A ponta seca risca a chapa, que tem asuperfície polida, e esses traços formamsulcos, micro concavidades, de modo areterem a tinta, que será transferidaatravés de uma grande pressão,imprimindo assim, a imagem no papel.METAL

Page 11: Formacao Anos Finais Abril 2014

A matriz à partir da qual se reproduzemas cópias é uma pedra, que é igualmentepolida, como o cobre, e que tambémreceberá banhos corrosivos que criarãomicro sulcos para reter a tinta que seráimpressa no papel.

O processo de gravação na pedralitográfica se dá primeiramente através dautilização de material oleoso, com o qualse elabora a imagem. Este material podeter várias formas diferentes.

LITOGRAVURA

Page 12: Formacao Anos Finais Abril 2014

XILOGRAFIA

Consiste numa matriz em alto relevoproduzida em madeira.

A imagem é gravada através degoivas, formões e pontas cortantes.

O artista "entalha" seu desenho namadeira, ao modo de um escultor,mas tem em mente que essa matriznão é a Obra, e sim o meio paraalcançá-la.

Depois disso, a matriz recebe a tinta evai para a prensa com o papel. Hátambém a impressão com as costasde uma colher.

Page 13: Formacao Anos Finais Abril 2014

LINÓLEO

Esta técnica assemelha-se ao entalhe da Xilogravura, noentanto, ao invés de madeira, a matriz é de material sintético- placas de borracha, chamadas "linóleo".

Esta técnica é mais recente do que a Xilogravura devido aomaterial de sua matriz, e foi muito utilizada pelos artistasmodernos, como Picasso por exemplo.

Page 14: Formacao Anos Finais Abril 2014

Atividade prática da formação:

• À partir da confecção das dobraduras simples presentes na cultura japonesa, faz-se o entintamento das mesmas, organiza-se sobre o papel que vai receber a impressão, cobre-se com outro papel e finalmente usa-se a prensa ou outros materiais exercendo pressão sobre o mesmo.

Page 15: Formacao Anos Finais Abril 2014
Page 16: Formacao Anos Finais Abril 2014

Influência da Cultura Japonesa sobre novas tecnologias.

Page 17: Formacao Anos Finais Abril 2014
Page 18: Formacao Anos Finais Abril 2014
Page 19: Formacao Anos Finais Abril 2014