fortaleza do pico

12
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade Ano Letivo: 2012/2013

Upload: monica-velosa

Post on 27-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Fortaleza do pico

TRANSCRIPT

Page 1: Fortaleza do pico

Escola Básica 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade

Ano Letivo: 2012/2013

Page 2: Fortaleza do pico

Fortaleza do PicoFortaleza do Pico

Período de construção:Ainda não se sabe ao certo a data exata da construção desta

fortaleza. No entanto, pensa-se que no século XVII, entre 1602 ou 1606, a construção já tenha começado.

Fig. 1 Fortaleza do Pico

Page 3: Fortaleza do pico

Localização:

O Forte de São João Baptista, também conhecido como Fortaleza do Pico, localiza-se na freguesia de São Pedro na Rua do Castelo 9000-206 -Funchal, na ilha da Madeira e é ocupada pela Marinha do Funchal.

Fig.2 Planta da Fortaleza do Pico

Page 4: Fortaleza do pico

Objetivo da construção:

A Fortaleza do Pico foi erguida no âmbito da Dinastia Filipina no Picos dos Frias, para ajudar a proteger contra os ataques dos piratas e corsários*, frequentes na região do Oceano Atlântico naquela época. Também na altura, servia de armazém de pólvora da cidade (pólvora que era destinada a todos os fortes e torres da Ilha). No século XVII foram estabelecidas nesta fortaleza algumas oficinas de aprendizagem, que duraram até ao século XIX.

Fig.3 Fortaleza do Pico atualmente

Page 5: Fortaleza do pico

Principais caraterísticas:

Embora tenha mais de 350 anos, a Fortaleza está extremamente bem conservada;Consiste em quatro baluartes* com muralhas;Recinto da fortaleza, em forma de cidadela* a uma altitude de 111 metros acima do nível do mar;Ocupa uma área de 2.750 metros quadrados;No seu interior destaca-se um grande poço escavado na rocha e em abóbada* sobre a bateria principal, com as dimensões de 18 metros de comprimento, 6 metros de largura e 10 metros de altura até ao fim.

Fig.4 Entrada da Fortaleza

Page 6: Fortaleza do pico

História:

Na Fortaleza de São Lourenço, o pico dos Frias e a nascente de água que ali existia, havia sido adquirido às freiras de Santa Clara pela Companhia de Jesus, que ali instalara uma pequena residência de recreio, para além de terem canalizado as águas da nascente para o seu Colégio no Funchal. Desde 1590 existia um projeto de Mateus Fernandes III para uma fortaleza no Pico, mas devido à resistência dos padres da Companhia, o mesmo não havia se concretizado.

Page 7: Fortaleza do pico

Os registos mais antigos acerca da sua construção datam de meados de 1600, época em que Cristóvão Falcão de Sousa foi nomeado governador para a Madeira. Em finais de 1601, enviou a Lisboa o Sargento-mor do Funchal, Roque Borges de Sousa, com uma planta da nova fortaleza. Com o regresso do Sargento-mor ao Funchal, tiveram início as obras, então somente em madeira, estando abastecida já em inícios de 1602.

Page 8: Fortaleza do pico

Em meados do século XX o antigo forte passou para a esfera da Marinha Portuguesa para ali ser instalado o Posto Rádio Telegráfico do Funchal, que posteriormente passou a se designar Estação Rádio Telegráfica Naval do Funchal.

Declarada Imóvel de Interesse Público em 1943, atualmente encontra-se guarnecida por militares da Armada Portuguesa, apresentando uma sala-museu que pode ser visitada diariamente.

Fig.6 Armada Portuguesa

Page 9: Fortaleza do pico

Ao longo do século XVIII foi objeto de outras alterações, tendo sido nomeado em 1751 como seu comandante o Capitão-cabo Rodrigo da Costa Almeida. Neste período, as suas dependências funcionaram como armazém de pólvora e como prisão. De acordo com o "Elucidário", em 1770, aqui foram recolhidos os rapazes vadios do Porto Santo para aprenderem ofícios nas oficinas da fortaleza, nas modalidades de latoaria, ferraria, folha-de-flandres, armaria e coronharia.

Fig.7 Latoaria

Fig.9 Folha-de-flandres

Fig.8 Ferraria Fig.10 Armaria

Fig.11 Coronharia

Page 10: Fortaleza do pico

Sabias que… ?

Do alto de seus muros, os visitantes podem desfrutar de um dos melhores panoramas da cidade e porto do Funchal além disso é de livre acesso ao público em geral.

E que … ?

Em meados do século XX foi entregue à Marinha para ali instalar o Centro de Comunicações da Armada. Devido ao elevado número de antenas ali colocadas a população passou a designá-la, também, por "Pico Rádio".

Page 11: Fortaleza do pico

Baluarte - elemento de defesa situado nos ângulos de uma fortificação, avançado em relação a ela e destinado a protegê-la;

Cidadela - Fortaleza que domina a povoação dentro de muros;

Abóbada - é uma construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas;

Corsários - era um pirata que era autorizado a furtar;

Page 12: Fortaleza do pico

Fontes: http://www.madeira-web.com/pagesp/funchal-nucleus/sao-pedro/pico-fortress.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Baptista_do_Pico

http://www.love-madeira.com/pt/fortaleza-do-pico.php

http://www1.cm-funchal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=131%3Afortaleza-de-sao-joao-baptista&catid=85&Itemid=231

Trabalho elaborado por:

Edgar Pestana Nº 5 Fátima Rodrigues Nº 6

Disciplina: Cidadania e Mundo Atual

Professor: Ricardo Silva

Data: 31 de Outubro de 2012