fotografia cinematografica

33

Upload: gleimeson-souza

Post on 11-Jul-2015

961 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fotografia cinematografica
Page 2: Fotografia cinematografica
Page 3: Fotografia cinematografica

Origem

Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do

homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram as primeiras

formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza,

produzindo narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de

marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema.

Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os

fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.

OBS: Surge na China, por volta de 5.000 a.C. É a projeção, sobre paredes ou telas

de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O

operador narra a ação, quase sempre envolvendo príncipes, guerreiros e dragões.

Page 4: Fotografia cinematografica

Foi no final do século XIX, em

1895, na França, os irmãos

Louis e Auguste Lumière

inventaram o cinema. Na

primeira metade deste século

a fotografia já havia sido

inventada por Louis-Jacques

Daguerre e Joseph Nicéphore

Niepce.

Page 5: Fotografia cinematografica

Inventor da fotografiaNiépce começou seus

experimentos fotográficos em 1793, mas as imagens

desapareciam rapidamente.

Ele conseguiu imagens que demoraram a desaparecer

em 1824 e o primeiro exemplo de uma imagem

permanente ainda existente foi tirada em 1826

Ele chamava o processo de heliografia e demorava oito horas para

gravar uma imagem.Foto mais antiga tirada por Joseph (1826)

Page 6: Fotografia cinematografica

1830 - A câmera do inventor Niépce.

Obs.Heliografia Do grego: impressão pelo sol.

Page 7: Fotografia cinematografica

No prosseguimento dos experimentos fotográficos de Joseph Nicéphore Niépce, a descoberta decisiva coube a Louis Daguerre, que em 1835 apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário, para descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por ação do mercúrio.Em 1839, vendeu sua invenção, o daguerreótipo.

19 de agosto de 1839, que a

Academia de Ciências e

Artes de Paris, na França,

anunciou ao mundo os

resultados do invento de Louis

Jacques Daguerre, tornando

a fotografia um processo de

domínio público.

Page 8: Fotografia cinematografica

No século XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura, que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado a passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na realidade.

Page 9: Fotografia cinematografica

No século XVII, O alemão Athanasius Kirchner criou

a Lanterna Mágica, objeto composto de um

cilindro iluminado à vela, para projetar imagens

desenhadas em uma lâmina de vidro.

Page 10: Fotografia cinematografica

No século XIX, muitos aparelhos que buscavam estudar o fenômeno da persistência retiniana foram construídos, este fenômeno é o que mantém a imagem em fração de segundos na retina. Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana, concluindo que uma ilusão de movimento necessita de uma série de imagens fixas, sucedendo-se pela razão de dez imagens por segundo. Plateau, em 1832, criou o Fenacistoscópio, apresentando várias figuras de uma mesma pessoa em posições diferentes desenhadas em um disco, de forma que ao girá-lo, elas passam a formar um movimento.

Page 11: Fotografia cinematografica

Criado pelo francês Charles Émile Reynaud o

Praxinoscópio foi um invento importante para o

surgimento do cinema.

Era um tambor giratório com desenhos colados na

sua superfície interior, e no centro deste tambor

havia diversos espelhos. Na medida em que

girava-se o tambor, no centro, onde ficavam os

espelhos, via-se os desenhos se unindo em um

movimento harmonioso.

Page 12: Fotografia cinematografica

O Cinetoscópio, inventado por Thomas A. Edison , que consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só cabia uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.Em 1890, Edison projeta diversos filmes de seu estúdio, aos quais encontra-se “Black Maria”, considerado o primeiro filme da história do cinema.

Page 13: Fotografia cinematografica

É a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, que o Cinematógrafo é criado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895. O cinematógrafo era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema. Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. Em 1895 foi apresentado no Salão Grand Café em Paris o primeiro filme feito na história do cinema(o primeiro do mundo), que se chama "L'Arrivée diunTrain a La Ciotat". Foi feito pelos Irmãos Lumiére numa estação de trem em Paris. O público fugiu da sessão achando que o trem ia sair da tela. As figuras existentes no aro mudam ligeiramente, de uma para outra, de modo a que, ao girar o tambor seja possível gerar uma ilusão visual parecendo o objetos mover-se. Essas figuras criavam um movimento repetitivo ou movimento contínuo, como por exemplo, uma pessoa a andar ou a dançar.

Page 14: Fotografia cinematografica

No mesmo ano de 1895, Thomas Edison

projeta seu primeiro filme, “Vitascope”.

Page 15: Fotografia cinematografica

O americano Edwin S. Porter, apropriou-se dos estilos documentarista dos irmãos Lumière e os de ficção com uso de maquetes, truques ópticos, e efeitos especiais teatrais de Georges Méliès, para produzir “Great Train Robbery” (O grande roubo do trem), em 1903, um modelo de filme de ação, obtendo êxito e contribuindo para que o cinema se popularizasse e entrasse para a indústria cultural.

Page 16: Fotografia cinematografica

A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em julho de 1896, no Rio de Janeiro, poucos meses após o invento dos Irmãos Lumière. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto. Os primeiros filmes brasileiros foram rodados entre 1897-1898. Uma "Vista da baia da Guanabara" teria sido filmado pelo cinegrafista italiano Alfonso Segreto em 19 de junho de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil - mas este filme, se realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Ainda assim, 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro. Ao longo dos anos foram aparecendo inúmeros tipos de cinema começando do cinema mudo ao cinema 3D, e desde o cinema a preto e branco ao cinema a cores.

Page 17: Fotografia cinematografica

Chaplin foi uma das personalidades mais marcantes e criativas da era do cinema mudo, atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes. Filmes de Charles chaplin O idílio desfeito -1914 Os clássicos vadios - 1921 O garoto - 1921 Casamento ou luxo? - 1923 Em busca do ouro - 1925 O circo - 1928 Luzes da cidade -1931 Tempos modernos - 1936 O grande ditador -1941 Monsieur Verdoux - 1947 Luzes da ribalta - 1952 Um rei em Nova York - 1957 A condessa de Hong Kong -1967.

Page 18: Fotografia cinematografica

Em 1929 ganhou seu primeiro "Oscar" (versatilidade

e excelência na atuação, roteiro, direção e

produção - no filme The Circus), uma estatueta

que ele deu muito pouca importância. Segundo

declarações, ele usava essa estatueta ao lado da

porta de sua casa para não deixá-la bater.

Page 19: Fotografia cinematografica

Em 1940 lançou,"O Grande Ditador", seu primeiro

filme falado, onde Chaplin criticou Adolf Hitler e o

Fascismo.

Charles Chaplin, morreu no dia 25 de Dezembro de 1977, aos 88 anos, na Suíça,

vítima de um derrame cerebral.

Page 20: Fotografia cinematografica

Descoberto o primeiro filme a cores do mundoJORNAL DO COMÉRCIO 14/09/2012 08h55

Um filme feito em 1901 pode mudar a história do cinema. Encontradas num museu, as imagens produzidas pelo fotógrafo Edward Turner são consideradas por especialistas as primeiras feitas em movimento e em cores. O Kinemacolor, que era considerado até agora o primeiro experimento do tipo, só começou a ser usado oito anos depois, em 1909.O National Media Museum, em Bradford, na Inglaterra, afirmou ter encontrado os rolos datados de 1901 e 1902, informa o “The Guardian”. “Nós acreditamos que isso vai literalmente reescrever a história dos filmes”, afirmou o curador Paul Goodman. “Estas são as primeiras imagens em movimento em cores”.O jovem Edward Turner era um fotógrafo britânico e inventor, um pioneiro que poderá ganhar o "status" de “pai do filme em cor”. Ele trabalhava para o fotógrafo Frederic Eugene Ives, que o inspirou a produzir as imagens em movimento. Era um empreendimento caro na época e Turner foi financiado pelo empresário Frederick Lee.As imagens incluem um peixe num aquário e pequenas ações com as três filhas de Turner. Há ainda uma parte com a praia e o píer da praia de Brighton, soldadosmarchando no Hyde Park e o tráfego de Londres.Especialistas já sabiam das tentativas de Turner e Lee em realizar filmagens em cores, mas acreditavam que eram apenas passos que levaram ao Kinemacolor, em 1909. O filme estava na coleção de Charles Urban, um empresário norte-americano que morava em Londres. Ele doou seus arquivos ao Museu de Ciência, em 1937, e os filmes de Turner foram descobertos quando transferidos de Londres para Bradford, há três anos.

Page 21: Fotografia cinematografica
Page 22: Fotografia cinematografica

Hoje é bem diferente, as animações, dublagens,

efeitos especiais são facilmente ajustados e

alterados digitalmente em computadores. Milhares

de equipamentos de altíssima tecnologia são

utilizados para produzir filmes com a melhor

qualidade e definição possíveis.

Page 23: Fotografia cinematografica
Page 30: Fotografia cinematografica
Page 31: Fotografia cinematografica
Page 32: Fotografia cinematografica
Page 33: Fotografia cinematografica