gazeta do oeste - edição 1594

16
Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 16 DE JUNHO DE 2011 | ANO XIX | N.º 1.594 | R$ 2,50 Divirede Dedetizadora Rede de proteção para crianças Rua Minas Gerais, 31 - Tel: (37) 3216.3335 / 32162007 Entre os itens que entraram na pesquisa estão a cal, cimento, o metro cúbico da areia e da brita e tijolo cerâmico. Entre os produtos com maior disparidade entre os preços comparados o tijolo ficou em primeiro lugar, apresentando variação média no preço de 63,27%. Enquanto isso ocorre o inverso com o preço do cimento, que tem de- monstrado um baixo grau de variação entre o menor e o maior preço. PÁGINA 07 Emenda 29 poderá ser votada antes do recesso de julho METALÚRGICOS REIVINDICAM CONDIÇÕES DE TRABALHO E MELHORES SALÁRIOS Preço do Material de construção tem grandes variações em Divinópolis PÁGINA 03 MAIS RECURSOS PARA A SAÚDE TRABALHADORES DE UMA SIDERúRGICA PARALISARAM SUAS ATIVIDADES DESDE ONTEM AS 6H DA MANHã E PROMETEM ESTENDER PARA OUTRAS EMPRESAS SE O SINDIGUSA (SINDICATO DAS INDúSTRIAS SIDERúRGICAS DO OESTE DE MINAS) NãO FIZER UM ACORDO COM A CLASSE. O GRUPO REIVINDICA UM AUMENTO DE 20% NO SALáRIO E O PAGAMENTO DE INSALUBRIDADE PARA OS SETORES QUE NãO RECEBEM O ADICIONAL. PÁGINA 05 A vacinação contra Poliomielite e Sarampo já está disponível nos postos da saúde. Para vacinar, é preciso levar o cartão de vacina da criança. Sábado, 18, será o dia D da campanha. PÁGINA 05 Vacinação de Poliomielite e Sarampo já está disponível Município já realizou pelo menos 10 uniões homoafetivas Cidade não possui local apropriado para menores apreendidos Autoridades de Divinópolis, durante reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública – ACASP, discutem criação de delegacia especializada para Crianças e Adolescentes. PÁGINA 13 PÁGINA 04 PÁGINA 12 REDE DE SUPERMERCADOS FAZ EXPOSIÇÃO DE VINHOS E QUEIJOS Sarah Rodrigues

Upload: portal-g37

Post on 07-Mar-2016

259 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Gazeta do Oeste - Edição 1594

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta do Oeste - Edição 1594

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 16 dE jUNho dE 2011 | ANO XIX | N.º 1.594 | R$ 2,50

divirede

dedetizadora

Rede de proteção

para criançasRua Minas Gerais, 31 - Tel: (37) 3216.3335 / 32162007

Entre os itens que entraram na pesquisa estão a cal, cimento, o metro cúbico da areia e da brita e tijolo cerâmico. Entre os produtos com maior disparidade entre os preços comparados o tijolo ficou em primeiro lugar, apresentando variação média no preço de 63,27%. Enquanto isso ocorre o inverso com o preço do cimento, que tem de-monstrado um baixo grau de variação entre o menor e o maior preço.

Página 07

Emenda 29 poderá ser votada antes do recesso de julho

MEtalúrgicos rEivindicaM condiçõEs dE trabalho E MElhorEs salários

Preço do Material de construção tem grandes variações em Divinópolis

Página 03

Mais recursos para a saúde

Trabalhadores de uma siderúrgica paralisaram suas aTividades desde onTem as 6h da manhã e promeTem esTender para ouTras empresas se o sindigusa (sindicaTo das indúsTrias siderúrgicas do oesTe de minas) não fizer um acordo com a classe. o grupo

reivindica um aumenTo de 20% no salário e o pagamenTo de insalubridade para os seTores que não recebem o adicional.Página 05

A vacinação contra Poliomielite e Sarampo já está disponível nos postos da saúde. Para vacinar, é preciso levar o cartão de vacina da criança. Sábado, 18, será o dia D da campanha.

Página 05

Vacinação de Poliomielite e Sarampo já está disponível

Município já realizou

pelo menos 10 uniões

homoafetivas

Cidade não possui local apropriado para menores apreendidos

Autoridades de Divinópolis, durante reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública – ACASP, discutem criação de delegacia especializada para Crianças e Adolescentes. Página 13

Página 04Página 12

REdE dE sUpERMERcAdos FAz ExposIção dE VINhos E QUEIjos

Sarah Rodrigues

Page 2: Gazeta do Oeste - Edição 1594

Boa parte das críticas que recaem sobre greves e grevistas, invariavelmente asseguram que quem paga a conta é a população. Meia verdade somente. Quem paga a conta é a parte econômica mais vulnerável dos contribuintes e também os grevistas, cujos resíduos salariais vão dei-

xando a cada mês nos cofres públicos e também nos particulares.Exemplo de impropriedades trabalhistas na iniciativa privada é

a reforma do Mineirão, (que agora estima-se superfaturada) onde os operários estão em greve por melhores salários e condições de serviço. E greve de servidores públicos se contam às dezenas, que se alastram país afora.

Interessante dizer que a ponta da corda é puxada por Congres-so Nacional e Judiciário, até para quem não desejou, justamente quando pipocam as greves. Parlamentares veem suas contas bancárias regadas a cada tempo por mimos autoconcedidos. Os congressistas votaram a equiparação com o Judiciário, porque afinal de contas ninguém é de ferro. Na sua esteira o efeito cas-cata reservado aos parlamentos estaduais e municipais e outras oligarquias políticas.

Polícia Civil, professores, técnicos da UFJS, manifestações estaduais da PM e bombeiros, enfim, parece que o mundo ama-nheceu em greve no start do governo Dilma Rousseff.

Os vereadores de Divinópolis acabam de dar exemplo edifi-cante de zelo para com o erário estadual. Moção de Repúdio está sendo enviada ao governador Antônio Anastasia em protesto contra os baixos salários e o piso miserável dos professores. Resta esperar se esses mesmos parlamentares vão ser coerentes e rejeitar os aumentos que irão bater às suas portas daqui a pouco. Se isso acontecer estará sendo quebrado o primeiro elo da corrente mais sombria da política brasileira. Poderá partir daqui o nobre gesto.

O setor de saúde também ameaça paralisação. Os baixos salários pagos aos profissionais da medicina, a invasão dos pla-nos de saúde descumpridores contumazes dos compromissos assumidos com os associados, mostram mais que tudo a omissão do Estado. A ameaça de paralisação dos pediatras do São João de Deus acena com o caos no atendimento, assim como o SUS deixa de reunir as condições mínimas de prestar socorro médico. No caso do HSJD as verbas do Pró-Hosp poderão deixar de vir, devido à anunciada greve.

No caleidoscópio dos movimentos de insurgência, também os grevistas levam parcela de culpa. De um modo geral os serviços essenciais não são prestados na mesma medida das demandas que se avolumam e trazem o desespero à população. Prontos socorros lotados, escassa distribuição de medicamentos, interna-mentos só nos estertores da morte. Em outros serviços públicos a ausência de policiamento e das forças de segurança é visível nessas ocasiões, quando tudo pára em torno das reivindicações. A responsabilidade de manter os serviços essenciais, que também se estende pelos transportes públicos, jamais é honrada por grevistas dos diversos segmentos.

De um modo geral a população é solidária, por justos, com os movimentos de insatisfação coletiva. São também pais e mães de família lutando por dias melhores. Observar a segurança e o bem-estar mínimo de quem lhes é solidário, deveria fazer parte das preocupações dos que se jogam nas reivindicações mais sensatas a que o país já assistiu.

A televisão é objeto de estudo de Comunicólogos desde que foi inventada. Parte dos seus estudos já advém das próprias teorias de comunicação de massa, muitas delas oriundas do rádio e que deram origem aos mais modernos estudos sobre informação, publicidade e entretenimento que temos atualmente. Quando estes três conceitos estão sendo analisados sob uma mesma ótica; ou, melhor, quando todos eles aparecem em um mesmo objeto de estudo, passamos a dar uma ênfase maior na análise, pois percebemos sua influência direta em nossos hábitos cotidianos. E um fenômeno recente vem chamando a atenção de todos: a inserção excesiva de ações de merchandising nas telenovelas brasileiras.

A telenovela é o principal produto cultural/comercial do Brasil. Além de adorada por todo povo brasileiro, a teledramaturgia produzida por aqui é amplamente exportada e exibida em dezenas de países. É refe-rência mundial. Em meio as suas tramas, as novelas brasileiras mostram diversos problemas que permeiam nossa sociedade, com uma abordagem muitas vezes mais didática e esclarecedora do que um telejornal. Com temas atuais e, muitas vezes polêmicos, as telenovelas possuem força suficiente para mudar opiniões e ditar comportamentos. Representa um entretenimento gratuito para milhões de brasileiros. Bom, pelo menos era gratuito. Um fenômeno mercadológico vem mudando esta concepção: o merchandising.

Na verdade, o merchandising é uma ferramenta de persuasão publicitária que procura induzir novos consumidores à experimentação e à compra; influenciar consumidores atuais, estimulando fidelidade à marca; aumentar a participação no mercado; apresentar informações; diferenciar uma marca de seus concorrentes; eliminar estoques nos pontos-de-venda; provocar estoque do produto no lar; gerar tráfego nas lojas e dar incentivo aos canais de distribuição. Em suma, o merchandising é o conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos na loja, de maneira tal, que acelere sua rotativi-dade. Entretanto, o termo tornou-se mais popular nos últimos anos, com sua adaptação para esta estratégia nos meios de Comunicação de Massa.

Merchandising na TV, por exemplo, é colocar o produto no meio de uma cena de novela ou de um programa de auditório. É uma ferramenta de comunicação e marketing que serve de apoio às ações de propagan-da e promoção. Isso significa dizer que cabe a ele lembrar, informar e tentar persuadir o consumidor a comprar um determinado produto. Mas até que ponto esta exposição excessiva compromete a qualidade de uma telenovela? Até que ponto esta estratégia eleva a importância e a venda de um produto? O nosso consumidor está preparado para esta inversão de papéis?

Em recente capítulo da novela Insensato Coração, por exemplo, em uma mesma cena (extremamente forçada, diga-se de passagem), um personagem pega o seu Kia Soul e, do nada, começa a enaltecer suas qualidades durante 30 segundos. Seguindo a mesma cena, ela passa em frente ao Banco Itaú e, sem nada para comentar, resolve tecer inú-meros elogios ao referido banco. Chegando ao salão de beleza, a mesma faz questão de pedir produtos da Seda, pois tem a certeza de que terá excelentes resultados.

O que fica cada vez mais claro é que o público não aprova tanta in-serção comercial nas tramas. Prova disso é que, segundo levantamentos da Controle Publicitário, a atual novela das 8, em cinco meses, teve 36 inserções de Merchandising, contra 108 de sua antecesora, Passione. Ou seja, se para alguns empresarios, esta ferramenta ainda é inovadora e pode representar o fortalecimento de sua marca; para outra grande parcela de anunciantes, este formato já está ultrapasso e o mercado publicitário necesita, urgentemente, de novas formas de abordagem junto ao público.

Francisco Resende Costa NetoCoordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Faculdade Pitágoras/Divinópolis

Você obedeceria a uma ordem dada por uma autoridade mesmo sabendo que alguém poderia sair gravemente ferido? A partir de 1965 o psicólogo social Stanley Milgram, realizou alguns dos experimentos mais famosos da história da psicologia. O objetivo era descobrir até que ponto a maioria das pessoas cederiam às pressões sociais.

Imagine que você é um dos voluntários para um Experimento em Psicologia sobre o aprendizado. Por R$ 50,00, você está num laboratório onde um Pesquisador explica o procedimento, a você e a outro partici-pante. Um sorteio definiria quem seria o Professor e o Aluno. O primeiro faria uma série de perguntas pré-definidas, e a cada erro, um choque elétrico de pequena intensidade (15 volts) seria administrado através de uma máquina acionada pelo próprio Professor. A carga aumentaria até o limite de 450, extremamente perigosa e potencialmente fatal.

Você é sorteado Professor livrando-se, assim, da incômoda possi-bilidade de ser eletrocutado. Auxilia o Pesquisador a amarrar o Aluno a uma cadeira onde um eletrodo é atado ao seu braço. Você vai para outra sala e senta-se em frente a uma máquina com trinta botões enfileirados que aumentam gradativamente a carga do choque no Aluno. Quando o Aluno começa a errar você aplica-lhe os choques. Através da fina parede você ouve alguns gritos e começa a ficar apreensivo, 90 volts e o grito aumenta. Mais alguns erros, 150, 165, 180 volts. Os gritos do aluno parecem mais intensos. Ele grita que quer parar, que não quer mais par-ticipar do experimento. Você olha para o Pesquisador e ele diz apenas: “Continue.” 195, 210, 225 volts. Os gritos ficam mais altos. O Aluno chuta a parede pede para sair. A essa altura você diz ao Pesquisador que não está se sentindo confortável com a situação e gostaria de parar ao que ele responde: “Continue com o experimento. Já em 345 volts a legenda da máquina diz “Choques de Extrema Intensidade”. Mais alguns botões adiante ela estampa “Perigo: Choque Severo”. Em 405 volts o Aluno deixa de responder. Questionado, o Pesquisador diz que “A ausência de resposta deve ser interpretada como resposta errada”. Mas você teme pela integridade física do Aluno, que não está mais respondendo. “Pode ter acontecido alguma coisa com ele.”. O Pesquisador diz que “os choques não causam nenhum dano permanente”. Você aciona os três últimos botões e libera um potencialmente letal choque de 450 volts numa pessoa completamente estranha que está do outro lado da parede. (MYERS,2000)

Embora você não soubesse quase tudo não passava de uma armação. O Aluno era, na verdade, um ator contratado. Os choques não eram apli-cados de verdade ao Aluno. Seus gritos eram uma gravação. E o sorteio foi combinado. A única coisa real era o fato de você ter ido até o final no que poderia ter causado a morte de alguém que você nunca viu na vida.

Os verdadeiros objetivos do Experimento de Milgram eram (1) ver em que momento o voluntário manifestaria pela primeira vez seu desejo de encerrar sua participação na pesquisa; e (2) ao ser submetido à autoridade do Pesquisador, verificar qual o seu limite final. (MYERS,2000)

Antes da pesquisa, Milgram perguntou a diversos colegas como eles imaginavam que os voluntários se comportariam, e a média do grupo avaliou que só 1,2% dos participantes aplicariam o derradeiro choque final. Milgram, no entanto, deparou-se com a assustadora obediência de 65 %%, e ninguém desistiu antes dos 300 volts.

Apesar de parecer estranho, quando analisamos alguns fatos ocor-ridos na Segunda Guerra Mundial (assassinatos, torturas, crueldades), o experimento de Milgram não parece tão dissociado da ”vida real”. Quando deixamos que a “voz da autoridade”, fale mais alto que nossos “valores morais”, muitas atrocidades podem ser cometidas. O que aprendemos com os experimentos de Milgram?

O fato de que 35% dos voluntários não se deixaram influenciar pela figura da “autoridade”, resistindo a aplicar os supostos choques, mostra que podemos fazer escolhas sensatas mesmo em um ambiente “hostil”.

Interessante pensar que recentemente o Estudo de Milgram foi re-petido e apresentado num programa da BBC de Londres. Os resultados foram semelhantes aos da versão original, e as palavras ditas pelo apre-sentador desolado ao final do experimento, deveriam servir de reflexão para todos nós, ele disse:

“Eu pensava que violência era algo que os outros cometiam”.

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1102 opINIão

Deveres e responsabilidadesEdIToRIAl

“Polícia Civil, professores, técnicos da UFJS,

manifestações estaduais da PM e bombeiros, enfim,

parece que o mundo amanheceu em greve no

start do governo Dilma Rousseff.”

Francisco Resende

[email protected]

MERchANdIsING EM TElENoVElAs: UM FoRMATo

polêMIco

Você é “oBEdIENTE”?

ÓRGão do GRUpo GAzETA do oEsTE dE coMUNIcAção lTdA

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

AdMINIsTRAção, REdAção E GRÁFIcA: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

AssEssoREs jURídIcosDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O JORNAL NãO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

dIREToR pREsIdENTEFernando Marcos Rodrigues

dIREToR dE MARKETINGLeonardo Marcos Rodrigues

EdIToRA chEFELiziane Ricardo

Wagner Oliveira

[email protected]

Page 3: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/11 03políTIcA

Com o objetivo de debater a situação do café no estado de Minas Gerais, buscar novas alternativas para aumento da produção, novidades em tec-nologia e até mesmo estimular a exportação do produto para a China, o deputado estadual Fabiano Tolentino (PRTB), vice--presidente da Comissão de Po-lítica Agropecuária e Agroindus-trial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir de hoje (16) estará participando da maior Feira de Café do Brasil na cidade de Três Pontas, sul de Minas Gerais, e em seguida viaja rumo a China, onde irá estar presente em Pequim, Shangai e Hangzhou participando de três grandes eventos que envolvem o produto, que é o segundo na

pauta de exportação de Minas Gerais.

De acordo com o deputado Tolentino, na Feira de Café, em Três Pontas, será promovida pela Comissão de Agronegócio da ALMG uma Audiência Pública com os produtores para discu-tir os principais problemas e avanços na produção e também a questão da exportação do pro-duto em Minas e no Brasil. Após a feira, o parlamentar afirma que juntamente ao presidente da Comissão do Agronegócio, depu-tado Antônio Carlos Arantes (PSC ) e alguns produtores de café irá já embarcar rumo à China para participar em Pequim, da China International Coffe Industry Exhibition 2011, que acontece entre os dias 18 a 20 de junho. “É um convite muito importante do presidente da ALMG, Dinis Pi-nheiro, direcionado à Comissão

de Agronegócio para fazer esse elo de ligação entre China e Mi-

nas Gerais, China e Brasil, através da porta de Minas Gerais para

que a gente consiga exportar o café para a China. Lembrando que hoje Minas Gerais tem um dos maiores PIBs do café no Bra-sil, são cerca de 100 milhões de reais por ano. Se conseguirmos exportar iremos aumentar o nos-so PIB, o que é muito bom para a nossa economia. Se os chineses aprenderem a tomar café como os japoneses, não tenho dúvida que Minas Gerais passa a ser uma potência pela exportação de café para a China, porque é o pais mais populoso do mundo”, declarou o deputado.

Após a visita a Pequim, a co-mitiva segue para a Feira Shangai Expo, que acontece em Shangai entre os dias 22 e 23 de junho. Segundo Fabiano esse segundo encontro será oportuno para conhecer as novas tecnologias no que se refere a maquinários de produção. “Em Xangai, nós

iremos verificar a situação da tecnologia, para trazer alguma coisa para o Brasil fazer esse in-tercâmbio. Visitaremos também algumas empresas na China” ressaltou o parlamentar.

A visita da comitiva se en-cerra com uma reunião no Ásia Packaging Center, em Hangzhou, que visa à formatação de parce-rias entre Brasil e China no cam-po do agronegócio. “Fico muito feliz de ter recebido esse convite para poder participar dessa feira, dessa exposição internacional e temos certeza que agregaremos muito, tanto no nosso mandato e ainda mais para o lado eco-nômico, principalmente do PIB mineiro, de modo a aumentar-mos a produção do café mineiro exportando para China e sendo realmente um dos grandes forne-cedores de café para os chineses”, finalizou.

produção de café será assunto de debate em visita de Fabiano Tolentino à chinaDeputado visita grandes eventos em busca de estímulo a exportação e novas tecnologiasFlÁVIA BRANdã[email protected]

Fabiano Tolentino (PRTB) visita a China e participa de grandes eventos direcionados a produção de café

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou ontem (15) Audiência Pública para discutir a ampliação do rol de empresas que podem usufruir dos benefícios fiscais da Lei Es-tadual de Incentivo à Cultura. O deputado estadual representante

de Divinópolis na Casa, Fabiano Tolentino (PRTB) convocou a reunião atendendo a uma reivin-dicação de produtores interessa-dos em aumentar a possibilidade de captação de recursos para projetos culturais.

O parlamentar declarou que “Embora a Lei 17.615 seja um importante instrumento de in-centivo à cultura no Estado, ela restringe a dedução à cota-

-parte do ICMS, cuja tributação é normal e acaba excluindo os casos de Substituição Tributária do ICMS. Dessa forma, muitos empreendedores culturais en-frentam dificuldade para captar recursos, depois de terem seus projetos aprovados e uma alter-nativa para reverter este quadro seria a alteração da Lei, com a in-clusão da Substituição Tributária, o que iria contribuir ainda mais

para a produção e propagação da cultura em Minas Gerais”, disse Tolentino.

O secretário municipal de Cultura de Divinópolis, Bernardo Rodrigues Espíndola, também participou da Audiência Pública, afim de discutir a porcentagem de contrapartida das empresas que aderirem à lei de incentivo à cultura, além da possibilidade de aumento na participação de Pes-

soa Física e Jurídica. Além disso, foi debatida a possibilidade dos valores relativos à Substituição Tributária virem diretamente da Secretaria Estadual, facilitando a captação de patrocínios cul-turais.

desconTo nos imposTosAtualmente a Lei de Incenti-

vo à Cultura (Lei 17.615, de 2008) não permite que pequenas e

microempresas possam se be-neficiar do desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por meio do patrocínio a projetos culturais.

A mesma restrição se aplica às empresas beneficiárias do regime de substituição tributária, por meio do qual são recolhidos os impostos incidentes sobre produtos como cigarros, veícu-los, bebidas e combustíveis.

ALMG debate captação de recursos para Lei de Incentivo a CulturalIzIANE [email protected]

A regulamentação da Emenda 29, que prevê o repasse de recursos para a saúde poderá ter o último destaque ao Projeto de Lei, que a regulamenta, votado antes do recesso de julho da Câmara dos Deputados. Isso porque, no último dia 14, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS) propôs aos lideres partidá-rios a votação até o dia 15 de julho, visto que existe um pedido de todos os líderes a respeito do tema e ainda o ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, tem manifestado a importância de votar a emenda.

Conforme o deputado Domin-gos Sávio (PSDB), como vice-líder do PSDB ele teve uma participação direta nesse compromisso de votar a regulamentação da Emenda 29, antes do recesso parlamentar. Isso porque na reunião da Executiva Nacional do PSDB, ocorrida na

manhã da última terça-feira (14), o deputado colocou a questão em debate e foi decidido que o líder do partido deputado Duarte Noguei-ra (PSDB/SP) apresentaria a pro-posta na reunião do Colégio dos Líderes, que aconteceu na tarde do mesmo dia na Presidência da Câmara. “Foi proposta como con-dição para não obstruir a votação de algumas Medidas Provisórias, de interesse do Governo Federal, o compromisso do presidente da Câmara e do Governo Federal que nós pudéssemos também votar a regulamentação da emenda 29. O presidente concordou com a proposta do PSDB e os demais partidos também e temos agora um acordo feito entre a oposição e o Governo de continuarmos votando, de não obstruirmos e que ainda esse semestre provavelmen-te, no dia 28 de junho, tenhamos na pauta projeto de Lei, que regu-lamenta a emenda 29”, ressaltou Domingos.

O deputado Domingos Sávio ressaltou que atualmente os mu-nicípios ficam sacrificados, pois cumprem a obrigação de aplicar mais de15% dos recursos em Saúde Publica, mas os Governos de Estado que deveriam aplicar 12% e o Governo Federal, cuja re-gra não passa de 5%, não aplicam esses percentuais. “Jamais os mu-nicípios de arrecadação pequena comparada aos Estados e a União poderiam resolver o problema da saúde, sem a ajuda efetiva do Estado e da União. Nesse contexto, a regulamentação da Emenda 29 obrigando os estados e o Governo Federal a aplicar um valor maior em saúde publica é fundamental e irá beneficiar o cidadão direta-mente. Agora o importante é que os municípios não diminuam os investimentos”, ressaltou. Ainda de acordo com o parlamentar é importante que seja feito um bom trabalho de gestão com a fiscali-zação do Conselhos Municipais

da Saúde, combatendo o desvio do dinheiro público.

Segundo o deputado há um interesse do Governo Federal de aprovar junto com a regulamenta-ção da Emenda 29 a volta da CPMF, mas adiantou que PSDB ao lado do DEM, do PPS e apoio de vários deputados da base do Governo es-tão promovendo uma mobilização para regulamentar a Emenda 29 garantindo mais recursos para a saúde, mas com a rejeição a volta da CPMF. “É um absurdo querer criar mais imposto no Brasil. Mais dinheiro na Saúde, não depende de mais imposto, depende única e exclusivamente de vontade po-lítica de fazer a escolha certa. Os impostos já existem em grande quantidade, o que precisa fazer é a escolha certa e decidir prioridades. Se saúde é prioridade é definir que parte desses impostos, que já exis-tem sejam aplicados anualmente em saúde publica”, salientou o deputado.

Emenda 29 poderá ser votada pela Câmara Federal antes do recesso de julhoFlÁVIA BRANdã[email protected]

Hoje (16), às 19 horas, no ple-nário da Câmara Municipal será lançado o Projeto Divina História, em homenagem ao Centenário de Divinópolis. A proposta, de iniciativa do Legislativo Munici-pal, tem como objetivo promover encontros durante os meses, que antecedem os 100 anos de Divi-nópolis relembrando por meio de palestras e apresentações os fatos que marcam a história do município. Para abrir o projeto o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) e seu pai Hilário Azeve-do, ex-vice-prefeito, farão uma explanação sobre o início do município.

Os palestrantes são alguns dos protagonistas da história da cidade ou descendentes, bem como sociólogos, economistas, historiadores dentre outros. Ao final do projeto, o conteúdo produzido durante o ciclo de pa-

lestras irá compor um livro, que será fonte de pesquisa e consulta para as futuras gerações.

Na palestra que acontece hoje o prefeito e seu pai irão fazer a apresentação com base no livro “Da História de Divinópolis", de autoria do avô do prefeito, Antô-nio Gontijo de Azevedo em parce-ria com Francisco Gontijo Azeve-do (irmão de Antônio). Os irmãos Gontijo Azevedo eram filhos de João Severino Azevedo, vereador da primeira Câmara Municipal, instalada em 1912. Na apre-sentação do livro, assinada por Beatriz Ferreira Gontijo Moraes, os originais foram elaborados até 1948, ano em que Francisco Azevedo faleceu, deixando a obra inacabada e sem revisão. As in-formações mais antigas estavam na memória de Antônio Gontijo de Azevedo, que tomou para si o trabalho de revisar os escritos. O livro foi publicado somente em 1988 quando Hilário Azevedo era o vice-prefeito de Divinópolis.

Projeto Divina História será lançado hoje na CâmaraFlÁVIA BRANdã[email protected]

Page 4: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1104 cIdAdEs

pElA pRIMEIRA VEz, RIsco AMERIcANo sUpERA o do

BRAsIlPela primeira vez na história, os investidores enxergam mais risco

de calote dos Estados Unidos que do Brasil. O Credit Default Swap (CDS) de um ano – instrumento de proteção contra o risco de um devedor não cumprir suas obrigações – do Brasil tem sido negociado abaixo do norte--americano. “Ainda que circunstancial, trata-se de algo inédito na história ou mesmo um fato impensável que pudesse ocorrer em algum momento”, diz o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros.

No dia de ontem, o CDS do Brasil estava em 41,2 pontos-base, enquanto o norte-americano estava em 49,7 pontos. “As dificuldades enfrentadas pela economia americana e as tensões no Congresso ame-ricano em relação ao teto para o endividamento que será atingido em julho geram incertezas nos mercados”, completou Octavio de Barros.

Walter Gruen

[email protected]

EcoNoMIA cREscE EM ABRIl, MAs RITMo dEsAcElERA

Variação do IBC-BR no mês foi de 0,44%; índice é usado pelo mercado financeiro para antecipar resultado final do PIB. A economia brasileira desacelerou o ritmo de crescimento em abril. Isso é o que mostra o Índice de Atividade Eco-nômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta quarta-feira pela autoridade monetária.

O indicador fechou o mês com 143,67 pontos, contra 143 em março, o que indica uma expansão de 0,44%, considerando os dados dessazonalizados. Em março, o in-dicador havia registrado avanço de 0,51% na comparação com o dado de fevereiro, quando houve cres-cimento de 0,32% sobre janeiro.

Em 2011, nos primeiros quatro meses, a expansão foi de 3,94%. Já a taxa anualizada, que compreen-de os últimos 12 meses terminados em abril, mostra crescimento de 5,76%, também na série dessazo-nalizada. O IBC-Br é considerado pelo mercado financeiro como um indicador antecedente para o resultado final do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado ofi-cialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após o encerramento de cada trimestre.

INAdIMplêNcIA do coNsUMIdoR dEVE sUBIR MAIs, dIzEM EspEcIAlIsTAs

Os próximos meses devem mostrar mais aumentos nas dí-vidas dos brasileiros. Ainda deve demorar um pouco para que os consumidores percebam que de-vem suspender um pouco as com-pras para reequilibrar as finanças, segundo especialistas.

Nesta terça-feira, a Serasa mostrou que a inadimplência do consumidor registrou crescimento de 8,2% em maio, na comparação com o mês anterior. Foi o terceiro mês consecutivo de alta – em março, a taxa subiu 3,5% e, em abril, 1,5% – e a maior variação desde março de 2010. As dívidas com os bancos foram as maiores responsáveis pela alta. De acordo com os economistas da Serasa Experian, “a elevação dos juros e

as medidas de restrição ao crédito para controle da inflação intensifi-caram a evolução da inadimplência do consumidor”. As dívidas ban-cárias contribuíram com 55% de toda a variação mensal (4,5 pontos percentuais). No Banco Central, as últimas informações mostram que a taxa de inadimplência das pessoas físicas subiu de 6,0% em março para 6,1% em abril, o maior patamar desde agosto do ano passado, quando o índice era de 6,2%. O resultado de março, que inicialmente era de 5,9%, foi revisa-do pelo Banco Central para 6,0%.

“A fatia de endividados deve continuar crescendo pelo menos até agosto”, diz Otto Nogami, professor de ambiente econômico global do Insper. Segundo ele, esse é o tempo necessário para que caiam parcelas restantes de compras feitas, por exemplo, em cinco ou seus vezes no cartão de crédito. Para o especialista, essa alta no nível de endividamento era esperada, já que as pessoas compraram muito mais, sobretudo no final do ano, animadas pelo cré-dito mais fácil até 2010. “Foram momentos de euforia, quando o brasileiro ultrapassou seus limites de endividamento”, diz. Nogami também acredita que as medidas prudenciais, adotadas pelo gover-no federal para conter o crédito, demoram a ser absorvidas pelos consumidores. “Muitos continu-aram comprando, mesmo após as altas de juros promovidas pelo Banco Central.” Ele diz ainda que muitos consumidores brasileiros parcelam suas compras sem per-ceber que estão comprometendo as finanças futuras. Gilberto Bra-ga, professor do Ibmec, também espera alta no nível de dívidas. “As medidas macroprudenciais atingiram em cheio quem já estava endividado”, acredita. “Primeiro, os endividados usaram o décimo terceiro para tentar controlar a situação. Agora, não há mais dinheiro sobrando.”

Para os especialistas, esse aperto na situação financeira dos brasileiros levará, em breve, a uma queda mais forte do con-sumo, surtindo o efeito esperado pelo governo. “Parte disso já está sendo sentida, com a redução da inflação”, diz Nogami.

AcEssE o sITE WWW.WAlTERGRUEN.coM.BR

Após o Supremo Tribunal Federal (STF), julgar favorável a união estável entre casais ho-moafetivos, os casais divinopo-litanos tiveram dificuldades em registrar a união. Muitos parcei-ros compareceram aos cartórios de registros de pessoas naturais, onde se realizam os casamentos civis, mas a união estável é reali-zada nos tabelionatos de notas. Hoje, instruídos sobre o proces-so, o MGD (Movimento Gay de Divinópolis) já contabiliza pelo menos 10 uniões homoafetivas no município.

A advogada Sabriny Rodri-gues explica como os casais de-vem proceder para oficializarem a união. Segundo a especialista o governador do estado do Rio de Janeiro entrou com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que recebeu o número de 132 alegan-do que o texto da lei que especifi-ca a união estável seria inconsti-tucional, pois fere alguns direitos que a constituição traz, como o direito a igualdade, a liberdade, o princípio da dignidade da pessoa humana e a segurança jurídica. “A ADPF foi julgada no STF jun-tamente com a (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ADI 4277, que trata o mesmo tema e por

unanimidade foi reconhecido o direito do homossexual se unir por meio da união estável”.

Muitos casais tiveram difi-culdade em entender que o STF reconheceu a união estável que é diferente do casamento civil. “Infelizmente não se trata do casamento, e sim meramente da união e do reconhecimento de direitos desta união, porque a união estável é uma união com o fim de constituir família, ela tem que ser duradoura, tem que ter esta intenção, e os homossexuais já faziam isso anteriormente, antes de serem reconhecidos”, avaliou.

O reconhecimento da união estável entre pares homoafeti-

vos favoreceu os casais em pelo menos 111 direitos, que tinham a menos do que um casal hete-rossexual. “Se um parceiro mor-resse, o outro não teria os direitos sucessórios que são reconheci-dos para o casal homem/ mulher, que é reconhecido não só pela lei civil, mas pela constituição fede-ral”. De acordo com a especialis-ta, a partir do reconhecimento do STF das uniões estáveis homoa-fetivas, os casais passaram a ter direitos sucessórios iguais ao de todo casal formado por homem e mulher. “Estes direitos seriam receber por herança, participar de benefícios previdenciários, direitos trabalhistas em caso de óbitos, entre outros que são

reconhecidos através da união estável”.

Sabriny explica que para ter os direitos reconhecidos o casal precisa fazer uma escritura de-claratória de união estável, que é diferente do casamento. “Na união estável, o casal procura o cartório de notas, e lá se lavra uma escritura pública, nessa escritura será declarado que eles vivem em regime de união estável há algum tempo e o casal é passível inclusive de escolher o regime de bens”, ressalta a advogada.

reconhecimenToJosé Marcelo, presidente do

MGD explica que no início, assim que o STF julgou o reconheci-mento da união estável, muitos casais homoafetivos tiveram dificuldades em entender o pro-cesso e se dirigiam ao cartório de registro de pessoas naturais, que não realiza o procedimento. Mas, foram instruídos à com-parecerem ao cartório de notas para oficializarem a união. “Hoje, o processo está funcionando, não sei dizer quantos, mas sei que pelo menos 10 casais já oficializaram a união. Inclusive o primeiro casal que registrou a união veio aqui em casa e disse que o tabelião ficou muito feliz, com o processo”, comemorou o presidente.

divinópolis já realiza uniões homoafetivasEspecialista explica sobre os direitossARAh [email protected]

EDITAL DE CONVOCAÇÃOAssembleia Geral Ordinária

Pelo presente Edital de Convo-cação, o Sindicato dos Traba-lhadores Rurais de Divinópolis, na forma do Capítulo VIII, artigo 43º do seu Estatuto, convida aos seus associados a se fazerem presentes à Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 19 de Junho de 2011 (domingo) às 08:00 horas na sua Sede Social, à rua Oeste de Minas nº 36, Cen-tro, Divinópolis/MG, em primeira convocação, com maioria legal ou em segunda e última convocação, com qualquer número no mesmo dia e local às 10:00 horas, para tomarem conhecimento e deli-berarem a respeito da seguinte ORDEM DO DIA:1º - Leitura da Ata da Assembleia anterior;2º - Prestação de Contas ref. ao Exercício de 2010.

Divinópolis, 13 de Junho de 2011.

JOSÉ ANTÔNIO RIBEIROPresidente

A Secretaria Municipal de Saúde, Semusa, está expondo fotos na entrada da secretaria, com os trabalhos realizados nesta gestão. Além das fotos, cartazes informativos com dados de atendimentos prestados estão afixados nos painéis.

De acordo com Maria Inês da Silva, gerente de planejamento da secretaria, o objetivo da expo-sição é mostrar à comunidade os trabalhos realizados que muitas vezes a população não conhece.

Na exposição, fotos e curio-sidades de trabalhos realizados nos diversos setores da secretária como o Centro de Referência de Vigilância Sanitária, Crevisa, atu-ando em estabelecimentos como restaurantes e salões de beleza, ações de educação e saúde, ações odontológicas.

Maria Inês reforça que é importante os divinopolitanos visitarem a exposição para co-nhecer os serviços oferecidos pela secretaria como o encontro

de gestantes, aulas de ginástica para terceira idade, a nova farma-cinha e a construção do hospital

público e da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Ponte Funda.

A advogada explica que as uniões devem ser realizadas em tabelionatos de notas

Semusa faz exposição de fotos

Sarah Rodrigues

André Bernardes

ANdRé [email protected]

Page 5: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/11 05cIdAdEs

Trabalhadores de siderúrgicas paralisaram atividades em rei-vindicação a melhorias nas con-dições de trabalho e aumento de 20% no salário. Pelo menos 90% dos funcionários da siderúrgica Unisider ficaram durante todo o dia em frente à empresa forçando um acordo entre o Sindigusa (Sin-dicato das Indústrias Siderúrgicas do Oeste de Minas) e o Sindicato dos Metalúrgicos. Como nenhum acordo foi estabelecido, os traba-lhadores prometeram continuar com a paralisação e a estender para outras siderúrgicas.

Desde as 6h da manhã os funcionários começaram o mo-vimento, não entrando para o primeiro turno. Três viaturas da Polícia Militar compareceram ao local em caso de manifestações violentas, mas como a ação foi pacífica somente uma viatura permaneceu.

De acordo com Antônio Eus-táquio, membro do Sindicato dos Metalúrgicos desde o mês de janeiro os metalúrgicos vêm tentando negociar com o Sin-digusa um aumento de salário para os trabalhadores. “A partir de fevereiro voltaram quase todas as empresas a funcionar e eles

vêm adiando a negociação, nós mandamos a notificação para o Sindigusa e para as empresas e esperamos até ontem (14) às 18h e não tivemos retorno, por isso os trabalhadores revoltados com as condições de trabalho e com os salários baixos resolveram paralisar”.

Eustáquio avalia que os me-talúrgicos reclamam melhores condições de trabalho, como o pagamento de insalubridade devido aos riscos apresentados pelas siderúrgicas.“Têm setores de carregamento, pátio, de car-regamento de carvão que não

recebem insalubridade, cortaram a insalubridade, votaram pagar o piso dos metalúrgicos que é de R$ 726, 00 e muitos estão em experi-ência, trabalham três meses e as empresas sempre estão fazendo rodízios para pagar menores salários”, frisou.

Para o sindicalista o Sindi-gusa deve fazer um acordo com a classe já que as empresas têm funcionado normalmente, após a crise no setor no ano passado. “Nós estamos vendo através do Sindigusa mesmo que houve um aquecimento no setor de gusa, nos últimos três meses, e

nós tentamos negociar e chegou a essa situação, teve a reunião para saber se o setor faz alguma proposta, se não avançarmos provavelmente vamos estender à outras siderúrgicas de Divinópolis e região”.

Na manhã de ontem (15), pelo menos 90% dos funcionários da Siderúrgica aderiram a greve. Se-gundo os trabalhadores somente os funcionários do turno anterior que deveriam sair as 6h da manhã ainda trabalhavam. Eustáquio explicou que se a empresa não liberasse estes trabalhadores, o Ministério do Trabalho seria

acionado por trabalharem mais de 10 horas diretas.

Os trabalhadores estavam indignados com a situação, um funcionário relatou que são muito cobrados dentro das empresas, mas o salário é muito baixo em relação aos serviços prestados, por isso a maior parte dos em-pregados aderiu à paralisação rapidamente.

O metalúrgico ainda esclare-ceu que a maioria das siderúrgi-cas está trabalhando na média, e a produção está normalizada. “A produção está normal, sempre aumentando, começou com 180

toneladas, passou pra 190 e agora estão fazendo 210 toneladas ao mês. Está só chegando cami-nhões de carvão e as condições de trabalho são péssimas, muita poeira na descarga de carvão e inclusive o que mais indigna é o não pagamento de insalubrida-de”, finalizou.

acordoUma reunião realizada na

manhã de ontem, na sede da ACID entre representantes do Sindigusa e do Sindicato dos Metalúrgicos tentaria um acordo. Segundo Eustáquio a reunião não gerou nenhum acordo, por isso os trabalhadores continuariam em frente à Siderúrgica. Ele explicou que o Sindigusa prometeu nego-ciar se os trabalhadores voltassem ao trabalho, mas os metalúrgicos avisaram que somente retomam as atividades se um acordo for feito. O metalúrgico afirmou que todas as siderúrgicas estão sendo avisadas e que se hoje (16), um acordo não for firmado, há a possibilidade de outras empresas paralisarem.

sindigusaA reportagem da Gazeta en-

trou em contato com o Sindicato que afirmou que se pronunciaria somente nesta quinta - feira (16).

Metalúrgicos fazem paralisação por questões salariaisTrabalhadores ainda reivindicam pagamento de insalubridadesARAh [email protected]

90% dos trabalhadores paralisaram as atividades

Sarah Rodrigues

A campanha de vacinação contra o Sarampo e a Polio-mielite já começou na última segunda ( 13). Os pais podem levar os filhos no posto de saúde mais próximo junto com o car-tão de vacinação. O dia D será no próximo sábado.

Para a vacina de Poliomie-lite, a secretária municipal de Saúde pretende vacinar 12.672 crianças de zero a quatro anos. Para a vacina contra o Sarampo,

estão sendo esperadas 15.404 crianças.

No sábado, todos os postos de saúde e mais cinco unidades do Programa de Saúde da Famí-lia, PSF’s estarão trabalhando até as 17h para atender a popu-lação. O município precisa va-cinar 95% da meta estipulada.

De acordo com Marcela Machado do setor de referência técnica, a campanha contra o sarampo começa oficialmen-te no sábado, mas durante a semana as crianças já podem ser vacinadas. “Mesmo que já

tenha tomado a vacina ou que já tenha tido a doença é preci-so vacinar. Faz anos que essas doenças não circulam no Brasil pela estratégia de vacinação” disse Marcela.

É importante que os pais lembrem-se de levar o cartão de vacinação, pois nele está o his-tórico de vacinação da criança. Caso esteja faltando alguma, ela pode ser tomada no dia.

A campanha foi antecipada este ano devido as férias de julho “Nós antecipamos a cam-panha devido as férias, para não correr o risco destas doenças voltarem ao Brasil, pois muita gente vai para outros países” alertou Marcela.

A Poliomielite é uma doen-ça viral infecciosa que vai para o sistema nervoso e causa parali-sias. A transmissão é através de alimentos de água ou alimentos contaminados pelo vírus, que se multiplica no intestino.

Os principais sintomas da Poliomielite são: febre, fadiga, náusea e vômito, dor de cabeça, rigidez no pescoço e dor nos membros.

Cerca de 1% dos casos de

pólio evolui para paralisias permanentes, em geral, dos membros inferiores (uma ou as duas pernas). A paralisia pode atingir os músculos respirató-rios e matar de 5% a 10% das pessoas que ficam paralíticas.

Já o Sarampo é uma doença infecciosa e altamente conta-giosa que causa manchas na pele e compromete vários ór-gãos. Essa doença se pega pela respiração do ar contaminado.

Os sintomas são febre mui-

to alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e pele com placas ásperas avermelhadas.

Essas doenças já estão er-radicadas no Brasil devido a eficácia no planejamento da vacinação do país.

Marcela Machado do setor de referência técnica alerta que a campanha contra o sarampo começa oficialmente no sábado

Crianças já podem ser vacinadas contra Sarampo e PoliomieliteANdRé [email protected]

André Bernardes

Page 6: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1106 cIdAdEs

Após o projeto passar por vá-rias cidades mineiras,“Encontro Marcado com Fernando Sabino” chega a Divinópolis e atinge alunos das redes estaduais e municipais de ensino. O filho do escritor Bernardo Sabino dá continuidade ao trabalho do pai em todo o país e traz a cidade do divino o projeto que desen-volve ações culturais e educativas junto às escolas.Durante a primeira reunião realizada junto aos professores da rede municipal, Bernar-do Sabino conta que a exposição roda o país há mais de seis anos e já esteve em cidades como Belo Ho-rizonte, Brasília e Rio de Janeiro.

No último mês, professores da rede pública de ensino, mem-bros da Secretaria Municipal de

Cultura, junto aos representantes da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e Bernardo Sabino, o ide-alista do projeto, se reuniram no auditório da Secretaria Munici-pal de Educação para traçar os objetivos do projeto previsto para começar no final de agosto nas escolas do município.

Na manhã de ontem (15) foi a vez dos professores da rede estadual. O idealizador do pro-jeto, assim como na primeira reunião, mostrou aos profis-sionais todo o traba-lho já desenvolvido em outras cidades e todas as exposições já realizadas.

O projeto que é realizado em duas fases já parte para o

primeiro momento, onde é feito o estudo e aprofundamento dos alunos por meio de fatos biblio-gráficos, fotos, literatura e mostra de filmes, onde os estudantes serão estimulados a desenvolver

atividades artísticas. Logo após a primeira fase, será montada a exposição, por um período de 30 dias ou mais tempo, dependendo das condições da cidade.

Todos os participantes da reunião ficaram muito empol-gados com todo o currículo e bagagem que o projeto carrega por todo país.

conheÇa o proJeToNo ano passado, 18 municí-

pios foram visitados pela expo-sição. Além de apresentar a obra do grande escritor mineiro, por onde o “Encontro Marcado com Fernando Sabino” passou tam-bém proporcionou a realização de oficinas com os alunos das escolas públicas e privadas. As

atividades difundiram o acervo do escritor por meio de apre-sentações culturais, workshops, narração de histórias, encena-ção teatral, entre outras.

Partindo da iniciativa de estimular aos alunos de forma lúdica, o projeto veio ganhando forma até atingir toda a dimen-são que tem atualmente. A partir

da inauguração da exposição, o trabalho das crianças se une à exposição que está chegando à cidade. Segundo Bernardo, o projeto vem para mostrar ao aluno que a literatura é funda-mental para se produzir formas de arte, “A produção hoje criou uma relação pedagógica com o projeto onde a gente passa para eles a experiência das outras cidades onde nós passamos orientar e direcionar a obra para facilitar o trabalho dos profes-sores em sala de aula” avaliou Bernardo.

Durante o desenvolvimento do projeto em Divinópolis, além da exposição já programada, um show de abertura com Verônica Sabino, a filha do escritor, está dentro dos planos. Todas as escolas recebem auxílio e apoio para colocar o projeto e a cria-ção da exposição em prática. A expectativa é de que a cidade possa ver de perto o trabalho de Fernando Sabino e a criação dos estudantes já no fim do próximo mês.

“Encontro Marcado com Fernando sabino” chega às escolas estaduaisO objetivo do projeto é levar cultura e informação aos estudantes da região

FlAVIANE [email protected]

“Quando eu era menino, os mais velhos

perguntavam: o que você quer ser quando

crescer? Hoje não perguntam mais. Se

perguntassem, eu diria que quero ser menino”

(Fernando Sabino)

Os professores da rede estadual participaram da reunião para definir o andamento do projeto

Flaviane Oliveira

Page 7: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/11 07cIdAdEs

Quem está pensando em reformar a casa ou mesmo em construir precisa gastar muita sola de sapato para não sentir no bolso o preço dos materiais de construção. Nessa semana o Núcleo de Pesquisas Econômicas da Faced (Nupec) pesquisou o preço de alguns itens básicos da construção em 10 estabelecimen-tos divinopolitanos e encontrou grande variação de preço depen-dendo do produto em questão.

Entre os itens que entraram na pesquisa estão a cal, cimento CPII, o preço do metro cúbico da área, o preço do metro cúbico da brita e tijolo cerâmico com oito furos. O vilão das construções acabou sendo o tijolo, que apre-sentou uma variação média no preço de 63,27%. Enquanto isso ocorre o inverso com o preço do cimento na cidade, que tem demonstrado um baixo grau de variação entre o menor e o maior preço, o que pode levar a conclu-são de que existe uma baixa con-corrência entre os comerciantes.

variaÇÕesDependendo do material,

a diferença de preço de um para outro em Divinópolis pode chegar a R$25,00. O que pode pesar e muito no orçamento do consumidor.

Em maio, o preço da cal ficou entre R$4,90 e R$5, 60, portanto a variação é de 14,29%.

Enquanto isso a areia apre-sentou preços no mercado di-vinopolitano que ficaram entre R$55,00 e R$75,00, com variação de 36,3%. A brita e a argamassa por pouco não ficaram empa-tadas com variações de 30,7% e 29%, respectivamente.

De modo geral, nesse ano o preço do material de constru-ção em Divinópolis se manteve estável. O que mais pesou foi a variação do valor pago de loja para loja. Já o tijolo apresentou a maior variação da pesquisa chegando a atingir 63,27% de um estabelecimento para outro.

faToresAlguns especialistas acredi-

tam que a variação de preço é

um fenômeno típico do mercado varejista, que acaba ganhando força no setor à medida que au-menta o contingente do chama-do consumidor “formiguinha”.

Alda Soares é uma dessas “formiguinhas” da construção civil. A aposentada conta que no ano passado precisou fazer reformas na casa onde mora, “Recebi um dinheiro extra e decidi terminar o terraço da casa e fazer alguns reparos na laje. O material foi mais caro e por isso tive que ir comprando aos pou-cos para não pesar no orçamento

da casa. Com isso levei muito tempo para terminar o serviço, mas valeu a pena” lembrou.

Outro ponto que pode ser responsável pela oscilação dos preços é o aumento da demanda pelo material de construção, o que faz parte da lei da oferta e da procura.

O consumidor final precisa pesquisar e correr atrás dos menores preços, enquanto as grandes construtoras compram em maior quantidade e podem negociar para que não haja grande variação do preço na

compra final.Em entrevista ao Jornal O

Globo, o presidente da Associa-ção Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Ana-maco), Cláudio Konz, explica que as variações de preço são difíceis de ponderar e, na maio-ria das vezes, estão agregadas ao peso que o produto tem no faturamento da loja e ao serviço que é prestado ao cliente, como a cobrança ou não de frete. A localização do estabelecimento também influencia no preço final.

O tijolo foi o item com maior variação no preço

Material de construção em divinópolis apresenta variação de até 63%O consumidor deve pesquisar bastante para não levar o produto mais caro para a obraFlAVIANE [email protected]

Divulgação

Page 8: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1108 VARIEdAdEs

MARco AURélIo [email protected]

passado. presente.

AxilA

FemininA

10X

R$40,00

10 SeSSõeS

www.drlaser.com.br

shopping pátio DivinópolisRuA moAciR JoSé leite, 100SAntA clARA . 37 3221.9200

* Oferta válida para m

aio e junho/11.

AventuraSeguindo a máxima

de que o importante é viajar, seja a bordo de um navio ou num sonho a mais, que o importante da vida é compartilhar desta louca e admirável emoção de sair do lugar comum e ganhar asas levando consigo toda a imaginação, é que Pal-mério Ameno já circulou por vários lugares deste mundão. Agora, o jovem senhor se prepara para viver uma verdadeira aventura, daquelas de tirar o fôlego. Sua pró-xima jornada será rumo a estrada Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. As curvas e a subida íngreme deste trecho, pertencente ao município de Lauro Mül-ler, provocam medo e excitação em seu zigue--zague, onde o visitante vai beirando montes e contornando um cânion. Aberta nos anos 20, “era trilha dos tropeiros”, o caminho foi escolhido por eles por ser o mais curto entre o Planalto Serrano e o litoral, para intercâmbio comercial. Pois é, é neste trajeto cheio de emoções que Palmério seguirá, so-zinho, levado por seu carro, uma experiência única.

DicaVagner Faria e Renato Sal-

danha movimentam a cena só-cio/cultural deste sábado com um super show, ás 21 horas, no Café com Creme.

MoçambiqueNa pauta das próximas ações de

José Elísio Batista, um dos nomes mais importantes nos bastidores po-líticos na busca pelo crescimento da cidade, está viabilizar a vinda do em-baixador de Moçambique no Brasil, Murade Murargy e do presidente da Câmara de Comércio Exterior Brasil--Moçambique, Shalom Confessor de Aguiar do Amaral. Moçambique é a porta de entrada para os empresários brasileiros na áfrica Subsaariana, país que possui uma sinergia muito grande com o nosso, pois o povo de Moçambique enxerga o Brasil como um grande parceiro e Divinópolis, através do olhar atento de José Elísio Batista, quer sair na frente nestas parcerias comerciais.

PreparativosA julgar pelo belo convite, e fi-

nesse das famílias envolvidas, o casamento de Rafael Botelho e Érika Martins promete ser dos mais belos e concorridos e ficar marcado no calendário de grandes festas sociais da cidade. A cerimônia religiosa será no próximo dia 25, ás 19h45, no San-tuário de Santo Antônio, seguido de recepção no Paulinelli Buffet. Após as cerimônias, o casal segue em lua-de--mel para os Estados Unidos. A noiva é filha de Ernani e Maria de Lourdes Martins e o noivo de Helder Botelho e Suelene Andrade.

TítuloNo último dia 31, uma reunião

Ordinária do Legislativo Itaunense teve como pauta a votação nominal para a concessão da outorga do título de Cidadania Honorária da cidade. O jovem jornalista Mateus Reis, que por aqui fez curso de Comunicação Social na Faculdade Pitágoras, foi um dos nomes escolhidos, uma indicação do parlamentar Vicente Paulo. O home-nageado nasceu em Belo Horizonte, mas mora em Itaúna, onde há mais de seis anos de atua no jornalismo diário da Rádio Santana. O título será entregue em setembro,durante solenidade no Grande Teatro da Uni-versidade de Itaúna.

Palmério Ameno em cenário londrino

Valéria e Alex Gontijo com as filhas Gabriela e Camila em cenário francês

Luana Pedrosa, Flávia Duarte e Alan Souza

Os amigos Débora Tavares, Laura de

Castro , Letícia Rios e André Malheiros Gaio

Page 9: Gazeta do Oeste - Edição 1594

Casamento

Casamento na pauta deste sábado unirá Márcio José Alves e Ana Carolina Martins. A cerimônia religiosa será ás 17 horas, na igreja São Vicente de Paula, no bairro Interlagos. O noiva é filha de Antônio Gabriel Martins e de Aguida Tereza de Oliveira Martins e o noivo de José Vicente Alves e de Vanda Luzia Goulart.

ShowA Associação dos Artistas e Artesãos de Divinópolis, entidade

com o objetivo de promover e incentivar as artes, divulgar os artis-tas da região e promover feiras e exposições para comercialização de produtos, promoveu ontem o espetáculo Artesanato Musical, com o objetivo de arrecadar fundos em prol da Associação. No palco do Teatro Gravatá se apresentaram Bernardo Rodrigues, Gê Lara e Diana Lara, Sérgio de Castro e Antonieta Passos, Marcelo Montenegro, Renato Saldanha e Luiza Lara, alunos de viola do pro-jeto “Fazendo Arte” e o Grupo Encontro - Contadores de Histórias.

InclusãoCom o objetivo de trabalhar a inclusão dos surdos na comuni-

dade, a Câmara Municipal de Divinópolis através da Comissão de Direitos Humanos e da Escola do Legislativo realiza o 1º Encontro “Inclusão e Cidadania”. O evento terá duas palestras sobre os te-mas: “A Inclusão do Surdo na Sociedade com Ênfase na Educação” e a “A Importância do Tradutor Intérprete na Inclusão do Surdo”. O encontro será amanhã, sexta-feira, ás 19h30min, no Plenário Vereador Zózimo Ramos e conta com o apoio da AAVIDA, SSDIV - Sociedade dos Surdos de Divinópolis, UNIFENAS. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente através do telefone 2102-8281 ou pelo e-mail:[email protected]

SiteEm parceria inovadora no Brasil, o São Paulo FC e a Ricardo

Eletro lançaram a loja virtual “Tricolor Eletro”, unidade licenciada que venderá eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, games, perfumaria, cosméticos, DVDs e muito mais. Estão à disposição dos torcedores todos os produtos que já são oferecidos pela Ricardo Eletro, exceto os licenciados e esportivos em razão do São Paulo FC já ter loja exclusiva neste segmento. Cada compra feita na “Tricolor Eletro” renderá ao São Paulo FC uma comissão, além de o clube receber mais uma receita de licenciamento. A parceria foi idealizada pela Licx, que atua no segmento de marketing esportivo digital e será responsável pelo marketing online da loja e pelas ações de ativação. A loja já está no ar no endereço www.tricoloreletro.com.br.

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/11 09VAREIdAdEs

P O R C L A U D I A R A I A

MORANA .com.br • MORANA DIVINÓPOLISRua minas Gerais, 400 • Tel.: (37) 3222-9305

As viagens de cruzeiro a bordo do MSC Musica personificam a sofisticação e a elegância italiana.

Rio de Janeiro, Ilhéus, Maceió, Salvador e Rio de Janeiro.

De 12 a 18 de Fevereiro de 2012

A partir de 711.36 dólares* Valor em reais por pessoa: R$ 1173.74

(ENTRADA + 9X SEM JUROS)

*Obs: os preços são por pessoa, no navio MSC Musica em cabine quadrupla interna, para saída de 12 a 18/02/12. Cambio de 15/06/11.

Preços e datas de saída e condições de pagamentos sujeito a reajustes sem aviso prévio e a confirmação. Vagas limitas.

VAGAS LIMITADAS. NÃO FIQUE FORA DESSA!!!

FONE: (37) 3216-0600Rua Rio de Janeiro, 332

DIVINOPOLIS - MGwww.escalaviagens.com.br

Renata Vidal e Breno Brugnara

José Vasconcelos, Renata e Aparecida

Erika, Gabriel e Carla Martins

Page 10: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1110 VARIEdAdEs

Momento para correr atrás do pre-juízo. Conte com a ajuda dos seus amigos para vencer.

Necessidade de dar um tempo ao tempo para ver como as coisas ficam ao invés de agir.

Procure por atividades menos estressantes e a companhia dos amigos para desabafar.

Segure a sua ansiedade e espere um dia melhor para resolver situa-ções desfavoráveis.

Vontade de fazer cumprir sua vontade ou mesmo o que manda a lei pode ir por água abaixo.

Esfriar a cabeça para depois ver os problemas com mais clareza pode ser muito melhor.

Insegurança pessoal pode conti-nuar pressionando você. Pratique algum tipo de meditação.

Possíveis ganhos materiais e van-tagens obtidas através da ajuda dos seus amigos.

Dia de relaxar, ver os amigos e não deixar que as dificuldades acabem perturbando.

Bons desafios e situações que lhe deixam de cabelo em pé podem surgir sem você perceber.

Diversão e roda de amigos são uma boa oportunidade de es-vaziar os problemas da cabeça.

Diante de possíveis dificuldades, a busca por algo maior na religião pode ajudar você.

MAlhAçãoGlobo - 17h30

Pedro se irrita com a paixão de Catarina por Guilherme. Maicon tenta evitar que Babi vá ao baile funk. Pedro e Guilherme se desentendem quando chegam ao baile. As pessoas contratadas por Lúcio observam Guilherme no baile. Fred tenta beijar Josiane assim que Duda sai do quarto. Kátia tem ciúmes de Theo. Cláudia deixa o hospital enquanto Roberto está atolado em traba-lho e ele não gosta. Pedro vê os colegas de Lúcio se aproximarem de Catarina e Guilherme. Duda conta para Cláudia que Fred tentou agarrar Josiane. Pedro tenta falar com Catarina, mas Guilherme não deixa.

coRdEl ENcANTAdoGlobo - 18h

Úrsula visita Herculano e os dois se beijam. Açucena revela a Timóteo que sabe que foi ele o responsável pela morte de Cícero. Jesu-íno e Açucena se reconciliam. Úrsula conta a Jesuíno quando Herculano será transferido. Penélope conta para Patácio que os cangacei-ros propuseram trocar Ternurinha por Hercu-lano e o prefeito combina a ação com Batoré. Timóteo confidencia a Fausto que usará Dora para separar Jesuíno de Açucena. Batoré tira Herculano da cela, que se tranquiliza ao ver Cesária na delegacia. Ternurinha foge do acampamento dos cangaceiros.

MoRdE E AssopRAGlobo - 19h

Salomé pressiona Zariguim a contar onde estão os diamantes, mas a bateria do robô acaba. Rafael comenta que Zariguim sumiu e Ícaro estranha. Marcos põe Zariguim para carregar. Abner acorda ao lado de Celeste e não entende o que aconteceu entre eles. Abner deixa Celeste em casa e Júlia vê. Naomi robô encontra a Naomi verdadeira tocando piano e se revolta. Dulce aconselha Júlia a procurar Abner e dizer que está apai-xonada por ele. Hortência incentiva Abner a se reconciliar com Júlia.

INsENsATo coRAçãoGlobo - 21h

Pedro fica perplexo com a confissão de Léo sobre a sabotagem do avião. Neném ouve Pedro falar com Nando que vai desmascarar Léo. Pedro, Nando e Raul chegam à Barão da Gamboa. Marina fica constrangida ao ver como é o relacionamento entre Gregório e André. Mesmo sem saber dos detalhes, Neném conta para Eunice o que Pedro pre-tende fazer contra o irmão. Eunice avisa Léo que Pedro fará algo contra ele. Léo enfrenta Nando para tentar pegar o gravador e Pedro se coloca entre os dois. Marina repreende Pedro pelo vexame na Barão da Gamboa.

AMoR E REVolUçãosBT - 22h15

Durante o treinamento de guerrilha, Diego diz a Maria que ela ainda ficará com ele. Batistelli diz a Maria que ela está gostando de Diego, mas não tem coragem de admitir. Batistelli pergunta a Maria se ela tem algu-ma garantia de que José a espera no Brasil. Maria revela a Batistelli que teme voltar ao Brasil e encontrar José com outra mulher. Manipulador, Filinto diz a Lobo que José pode criar sérios problemas. Ele aconselha o pai a mandar prender José. Ao final do ensaio, Aranha pede para os policiais revis-tarem o teatro em busca de Nina.

horóscopo Novelas

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

Após acompanhar muitas discussões e até mesmo participar de algumas delas me ocorreu publicar algumas ponderações acerca da Verdade.

Mas, porque a Verdade? É que as discussões mais acaloradas ocorrem justamente pela defesa ferrenha de alguma ideia ou posição tida como verdadeira por um irmão, ideia ou posição esta que se contrapõe a outra verdade professada ou defendida por outro (quando ambos bem intencio-nados e bem fundamentados em suas argumentações).

Bem, penso que um dos caminhos mais seguros a seguir atualmente é o científico, por mais limitado e preconceituoso que se mostre (este é assunto para outro debate).

Na ciência não existem negativas, somente afirmativas. Uma pesquisa sempre vai afirmar algo, ela é positiva. Não existe forma de se negar que algo não exista, mas somente que algo exista. Por exemplo, não há atualmente ferramental teórico ou técnico para comprar que não existe alma, espírito, pensamento, etc. O que se pode dizer é que o corpo físico é comprovável e uma certeza universal. Mas, mesmo as certezas por vezes preconizadas pela ciência algumas vezes mudam, ou seja, aquilo que parecia verdade deixa de ser para abrir espaço para um conceito mais amplo e completo que o anterior. Isso, porém sem garantias de que seja a verdade definitiva e absoluta. Foi o caso do conceito do átomo (última partícula indivisível da matéria, conceito que desmoronou com a Física Quântica). O mesmo ocorreu com a ideia de célula, menor corpo vivo ante as bactérias e vírus.

Aliás, para os positivistas praticamente só as ciências ditas “duras” são consideradas como ciência mesmo: matemática, física, engenharia, etc. As ciências ditas “humanas” são, via de regra, muito subjetivas e têm seus objetos não claros e concretos, além de comprovações duvidosas (segundo este conceito). Um absurdo interessante é o fato de que a Metodologia Cien-tífica nasceu no seio da Filosofia (que por sua vez se originou dos estudos da Mitologia, Religiões, etc.). Pela análise rígida da Metodologia a Filosofia não pode ser considerada uma Ciência. Pode? Doido, né?

Bem, mas vamos voltar ao nosso assunto, a Verdade. Reproduzo abaixo um breve resumo de parte de meu livro “Astrologia na Maçonaria”.

A Verdade é uma busca comum para todos, incluindo os filósofos, os religiosos e os cientistas.

Há quem diga que é impossível ao ser humano chegar à verdade visto que é limitado (imperfeito) e que a verdade reflete a Perfeição.

A verdade nasce do julgamento da mente a respeito das realidades e é

justamente aí que pode residir o erro, o equívoco ou a limitação.A realidade é anterior e posterior à ciência. Extrair a verdade da realidade

é obter a razão da vida.Temos alguns estados da mente em relação à verdade: ignorância,

dúvida, opinião e certeza. Mas, podemos ter certeza da verdade?Nada na Criação está fixo e definitivo. Todo o universo se encontra em

expansão, segundo a Física, tanto no macro como no microcosmo. Nada está parado, nem mesmo o interior daquela pedra do calçamento, dentro dela existe movimento e, portanto, vida.

De acordo com a ciência temos alguns graus de certeza: absoluta, hipotética, metafísica, moral, científica, religiosa e vulgar.

Dependendo da linha de raciocínio seguido pela pessoa sua certeza pode ser metafísica ou científica. Uma abordagem não invalida a outra e também não detém a verdade absoluta. Em absoluto!

As evidências constituem as “comprovações” das verdades retiradas da realidade. Mas, de que vale uma evidência filosófica para um pesquisador que busca provas físicas, materiais?

Para encerrar este resumo, quero lembrar aos leitores que na Cabala judaica temos quatro “Mundos” da Criação ou formas de manifestação de Deus:

1 - Mundo da Ação (o físico) - onde pedra, por exemplo, é pedra e ponto final;

2 - Mundo da Formação (abstrato, eu associo com as emoções) - onde esta pedra é um conjunto de partículas em movimento e um centro que pode ser energético;

3 - Mundo da Criação (abstrato, eu associo com as ideias) - onde esta pedra pode ser considerada um ser vivo, complexo;

4 - Mundo da Emanação (divino, eu associo com o espírito) - onde esta pedra é conceituada apenas como pedra e ponto final, sem especulações ou conceituações, porque ela é tida em seu sentido mais amplo e profundo; conceituar ou especular é querer limitar o ilimitado, definir o indefinível. Por isso este nível é o nível do segredo, do silêncio e da reflexão. Este é o nível do verdadeiro Mestre.

Por isso, penso que devemos respeitar as opiniões alheias, tentar en-tender de qual ângulo a pessoa está olhando a questão e a nossa própria visão. Caso contrário, muitas discussões podem não contribuir para a busca da verdade e se mostrarem perda de tempo, energia e amizade sem sentido.

A VERdAdE é sIMplEs, MAs NossA VIsão dElA é coMplExA

juarez de Fausto Prestupa

[email protected]

Jonatas Faro conferiu da pri-meira fila as novidades da Triton, no desfile que rolou na terça--feira (14), no segundo dia da São Paulo Fashion Week. Ele afirmou que gosta muito da marca – na qual já estrelou duas campa-nhas ao lado da patricinha Paris Hilton – e disse que não é muito ligado em moda, mas deu sua opinião sobre o que está em alta no guarda-roupa dos meninos.

“Acho que o que está bom-bando agora é o xadrez, de jogar uma camisa em cima de uma camiseta. É algo que eu uso direto!”, revelou.

O ator falou um pouquinho sobre seu personagem, Rafa, em Insensato Coração, da Globo, que está causando muita polê-mica entre os espectadores.

“O Rafa agora está em um conflito pessoal e está desco-brindo que tudo não era tão perfeito quanto imaginava. Acho que o Rafa é uma vítima das ambições do pai, da inveja dos amigos e está tentando achar uma saída para não ser como eles e sim um vencedor.”

Jonatas contou, ainda, que não esperava que seu persona-gem tivesse uma repercussão tão grande ao ponto das pessoas o pararem na rua para comentar.

“Tem gente que me para na rua para falar que querem a volta dele com a Cecília. O Rafa é uma pessoa simples, não liga para o dinheiro, não tem roupa que pague para o deixar feliz. Da mesma forma, eu sou feliz como ele e preciso de pouco para me

deixar feliz. Se estou na praia, com boas companhias, é o sufi-ciente para me deixar contente”, comparou.

Ao ser questionado sobre a mulher, Danielle Winits, e o filho recém-nascido Guy, o ator limi-tou-se a dizer poucas palavras.

“Dani e eu estamos juntos e muito felizes. Sobre ser pai, a palavra que definiria é feliz, o melhor termo que se encaixa agora.”

jonatas Faro: “dani [Winits] e eu estamos juntos e felizes”

Depois de tanto mistério en-volvendo o namoro de Wellington Muniz o Ceará, e Mirella Santos, a loura abriu o jogo para O Fuxico e contou que os dois já estão juntos há três meses. Contudo, ela continua morando na casa do ex-marido, Latino, até conseguir se mudar de lá.

"Estou morando lá na casa dele ainda e estou esperando o meu apê ficar pronto para eu sair."

Sobre o novo amor, Mirella não poupa elogios e conta que no Dia dos Namorados eles não ficaram juntos, devido à agenda cheia do apresentador do Pânico na RedeTV!, que passou a data trabalhando.

"Nós ficamos juntos no sá-bado, fizemos um jantarzinho romântico e ganhei várias coisas dele e também retribuí da mesma forma", completou.

Mirella Santos revela que ainda mora na casa de Latino

Page 11: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/11 11cIdAdEs

Os cuidados com o corpo em geral são preocupações constan-tes de boa parte da população. Contudo nem sempre protetores solares e cremes antienvelhe-cimentos são suficientes para deixar a pele jovem e saudável. Por isso, a nutricionista Karina Cândida dá dicas de vitaminas que fortalecem a pele, os cabelos e as unhas.

Segundo Karina a vitamina A entra na composição da pele, dando elasticidade e protegen-do dos raios ultravioletas. Ela é encontrada nos vegetais de cor verde escura, nas frutas de cor amarela e alaranjado intenso. “No mamão, na manga encon-tramos e nos vegetais como cenouras, que protegerá a pele”, explicou.

De acordo com a nutricionis-ta a vitamina C é muito impor-tante porque também participa da construção do colágeno. “Até previne o envelhecimento pre-coce, e a gente encontra esta vi-tamina nas frutas cítricas, como limão, laranja, mexerica e o açaí é uma ótima fonte”.

O Ômega 3 também é nu-triente que favorece os cuidados

com a pele, é um óleo de boa qualidade encontrado em peixes e também na semente de linha-ça. “O Ômega 3 vai prevenir o ressecamento da pele”, avaliou a nutricionista.

Além das vitaminas os mine-rais contribuem para os cuidados com a pele. Cobre, Selênio e Zinco participam da formação do colágeno. “Estes minerais contribuem para a elasticidade da pele e evitam o ressecamento da pele, isso tudo colabora na estrutura e manutenção de uma pele mais saudável e previne o envelhecimento precoce, o resse-camento da pele”. O Zinco pode ser encontrado em sementes oleaginosas, como castanha, o Cobre pode ser encontrado nos vegetais em geral.

Para que unhas e cabelos es-tejam sempre bonitos e vistosos recomenda-se o uso de vitaminas C e A.Karina ressaltou que “a vitamina A ajuda a fortalecer a Queratina das unhas e cabelos também”.

A nutricionista enfatizou que as vitaminas devem ser ingeridas diariamente, para o organismo não sentir a carência. “Se uma pessoa passa um período de tempo sem se alimentar, sem incluir na alimentação vitaminas

e sais minerais com o tempo o organismo sentirá uma carência. E a pessoa pode ter a queda nos cabelos, as unhas enfraquecidas, a pele ressecada entre outros sin-tomas, e isto é uma manifestação do organismo demonstrando a carência de alguma vitamina”, observou Karina.

Para a especialista uma dieta balanceada garante o bom fun-cionamento do organismo. “As pessoas não devem dar atenção somente aos carboidratos e pro-teínas, indicamos de três a cinco porções diárias de frutas para manter a estrutura da pele, dos cabelos das unhas, para elas exer-cerem as funções que são delas”.

para Ter uma pele boniTaAs espinhas, ou acne, for-

mam-se porque há um entupi-mento no poro que drena para a superfície da pele as gorduras produzidas pela glândula sebá-cea. Esse tampão pode inflamar o poro, deixando as lesões aver-melhadas, pustulosas e com apa-rência desagradável. A vitamina A, também chamada de retinol ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões na pele. Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das

glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados.

A vitamina B2 promove a re-novação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável combatendo rugas e marcas. O leite é a maior fonte desta vita-mina, e seus derivados também são boas fontes. As pessoas com alergia a lactose devem tomar cuidado com o consumo desses alimentos e devem procurar ou-tras fontes da vitamina B2, como fígado e folhas verdes.

A vitamina B3 é importante porque facilita a circulação san-guínea em todo o corpo, inclusive na pele, o que contribui para o metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos. Esse nutriente facilita a diminuição de cravos.

Na hora se barbear ou depilar com gilete, é comum que a pele fique irritada, e em alguns casos, até lesionada. A vitamina B6 tem ação cicatrizante e age no siste-ma imunológico do corpo, prote-gendo a pele com inflamações, e também acelerando o processo de cicatrização das feridas. Essa vitamina pode ser encontrada em batata, banana, peito de fran-go, semente de girassol, salmão, atum e abacate.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre começaram ontem (15) e vão até as 23h59 de domingo (19), segundo o Minis-tério da Educação. As inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet.

O SiSU oferece vagas em uni-versidades estaduais e federais e institutos de educação profis-sional. O sistema foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em instituições públicas.

Neste semestre, serão ofe-recidas 26.336 vagas em deze-nove universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológi-ca (Cefet) e quatro universidades estaduais. No segundo semestre de 2010, 35 instituições partici-param, com de 16 mil vagas. No primeiro semestre deste ano, o sistema teve um milhão de ins-crições e ofereceu 83 mil vagas.

De acordo com o MEC, serão oferecidas 10.552 vagas em cur-sos noturnos, 9.324 em cursos em período integral, 3.526 são para cursos matutinos e 2.934 para cursos vespertinos.

Somente poderão se ins-crever no processo seletivo do segundo SiSU de 2011 os candi-datos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2010 e que, cumu-lativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

chamadasO processo seletivo terá duas

chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 22 de junho e a segunda chamada sai em 2 de julho. De acordo com o texto, a matrícula dos selecionadas na primeira chamada ocorre em 27 e 28 de junho. A matrícula da segunda chamada será em 5 e 6 de julho.

Segundo o edital, as institui-

ções de ensino superior poderão fazer o lançamento da ocupação das vagas no SiSU referentes à primeira chamada em 27, 28 e 29 de junho e referentes à segunda chamada em 5, 6 e 7 de julho.

Para participar da lista de es-pera, o candidato deverá mani-festar seu interesse por meio do SiSU entre os dias 2 e 7 de julho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspon-dente à sua primeira opção de vaga. Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga em qual-quer das chamadas do processo seletivo.

Consta no edital que a lista de espera não observará as even-tuais reservas de vagas e bônus atribuídos à nota do candidato no SiSU pelas instituições de ensino superior.

A lista de espera será usada prioritariamente pelas institui-ções de ensino superior parti-cipantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas do sistema.

Os procedimentos de cha-mada para preenchimento das vagas deverão estar definidos em edital próprio de cada instituição de ensino superior participante.

As instituições podem rede-finir a lista de espera do sistema em decorrência da consideração dos critérios referentes às suas políticas de ações afirmativas originalmente adotadas em seu termo de participação. Nesse caso, a instituição deverá expli-citar em edital próprio a forma de redefinição da lista.

As universidades podem convocar os candidatos da lista de espera para manifestação de interesse presencial, em número superior ao número de vagas disponíveis.

Inscrições para o Sisu já estão abertasAlunos poderão se inscrever pela internet até domingo

cuidados com a pele: vitaminas são essenciaisCremes e protetores podem não ser suficientes

sARAh [email protected]

As vitaminas melhoram o funcionamento do organismo

Divulgação

[email protected]

Page 12: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1112 cIdAdEs

Os amantes de um bom vinho e de queijos poderão apreciar grandes variedades destes produtos na Terceira Mostra de Queijos e Vinhos realizado pela rede de super-mercados ABC. As exposições estão acontecendo em todas as lojas da rede desde a última segunda, 13.

A mostra está em sua ter-ceira edição e os clientes pode-rão conhecer vinhos e queijos de diversas marcas nacionais e internacionais com preços competitivos. Ao visitar a mos-tra, os visitantes receberão su-gestões de acompanhamento e como escolher o vinho.

Para o gerente de marketing do ABC, Edmar Cardoso, essa é a oportunidade para as pessoas conhecerem outras marcas de vinhos e queijos. “A mostra está no terceiro ano visando ofere-cer para os clientes um mix de produtos variados, de diversos países, entre eles da Argenti-na, Itália, Chile e além desse

mix diferenciado, oferecer aos clientes um preço competiti-

vo. Uma boa oportunidade de compra, pois temos parcerias

com empresas nacionais e in-ternacionais” explicou Edmar.

A mostra este ano veio com grandes novidades. As duas primeiras edições foram rea-lizadas apenas no Hiper ABC. Este ano a mostra acontece em todas as lojas, com pales-tras do sommelier Ricardo Sá. Sommelier é o profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos e de todos os assuntos relacionados ao produto. Além das dicas ofere-cidas por Ricardo, o Hiper ABC conta com a adega interativa, que fica na seção de vinhos. Nela, o cliente seleciona o tipo de prato que pretende consu-mir, a adega sugere os tipos de vinho, além de imprimir gratuitamente diversas recei-tas. “Nessa época aumenta o consumo de vinhos, e nós entramos com grandes ofer-tas, grandes oportunidades de compra para quem tem desejo de comprar um bom vinho” contou Edmar

A exposição continua até o fim do mês de julho. A entrada é franca.

Mais informações pelo site: www.superabc.com.br

ABc realiza Terceira Mostra de Queijos e Vinhos ANdRé [email protected]

As exposições estão acontecendo em todas as lojas da rede desde a última segunda, 13

A mostra está em sua terceira edição e os clientes poderão conhecer vinhos e queijos de diversas marcas nacionais e internacionais

Ao visitar a mostra, os visitantes receberão sugestões de acompanhamento e como escolher o vinho

palestras com Ricardo sá• 14/06 das 20 às 21:30h – no

Hiper ABC, em Divinópolis (Rua Goiás, 1515 – (37)3229-9571).

• 15/06 das 20 às 21:30h – em Formiga (Av. Paulo de Brito, 350 – (37)3321-3940).

• 16/06 das 20 às 21:30h – em Itaúna (Praça Luiz Ribeiro, 20 – (37)3241-1846).

• 21/06 das 19:45 às 22h – em Araxá (Av. Senador Montan-don, 542 – (37)3664-8003).

• 28/06 das 20 às 21:30h – em Pará de Minas* (R. Mathias Lobato, 100 – (37)3237-0070).

* Com Noite de Degustação para lançamento de mais uma etapa do Circuito Mineiro de Corrida de Rua ABC.

• 29/06 das 20 às 21:30h – em Lagoa da Prata (Av. Brasil, 861 – (37)3261-3930).

pRoGRAMAção

O Hiper ABC conta com a adega interativa, que fica na seção de vinhos

André Bernardes

Page 13: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/11 13polícIA

Um homem foi preso na madrugada da última terça-feira (14), por volta de 00h45min, na Rua Coronel Bragança, no Bairro Santa Luzia. De acordo com de-núncia anônima um indivíduo estaria de posse de uma arma e fogo também estaria traficando drogas nas imediações. A Polícia Militar se deslocou até o local informado e abordou o morador que, com a presença dos milita-res, tentou se desfazer de vários produtos entorpecentes pela descarga do banheiro e também tentou guardar em um corredor de seu vizinho, através de uma janela, 14 (quatorze) pedras de uma substância semelhante ao crack, prontas para o comercio.

A mãe do suspeito, aten-dendo pedido, abriu a porta e autorizou a entrada dos poli-ciais, o que possibilitou a prisão do autor. Ele confirmou ser traficante de drogas, disse que utiliza o serviço de telemoto para o cometimento do crime, e também confirmou que jogou no vaso sanitário do banheiro aproximadamente 30 (trinta) pedras de crack.

Foi realizada uma busca na

residência onde os militares localizaram arma de fogo de fabricação caseira tipo pistola, arma de pressão, uma réplica de arma de fogo de cor preta, onze munições calibre 22, trinta e nove munições calibre 6.35,

seis munições calibre 32, qua-tro caixas de “chumbinho”, um invólucro contendo esferas de chumbo para arma tipo cartu-cheira, quatro coldres de arma de fogo, R$600,00 (seiscentos reais) em dinheiro, dois apare-

lhos celulares, fita crepe e outros materiais para embalar drogas. Todo o material encontrado foi apreendido e levado para a De-legacia de Polícia, juntamente com o suspeito, que foi autuado em flagrante.

A Polícia Militar de Divinó-polis promove nesta quinta--feira (16) mais uma formatura do Programa Educacional de Re-sistência às Drogas – PROERD. A solenidade de formatura de mais 1.300 crianças e adolescentes será dividida em duas etapas, sendo a primeira às 9 horas da manhã e a segunda acontecerá às 3 horas da tarde.

Divinópolis foi a segunda cidade no estado de Minas a implantar o programa, sendo que, desde o ano 2000, data de seu início, já se formaram 34.485 crianças. O PROERD atende esco-las públicas e particulares, onde são repassadas por um policial fardado, dez lições para crianças

e adolescentes com faixa etária entre 9 e 12 anos de idade, com uma gama de conhecimentos e orientações para resistência contra as drogas.

“O programa também orienta os pais que tiverem interesse em receber instruções que vão auxi-liar na prevenção contra esse mal que se alastra por todos os lugares. Além de orientar nossas crianças e adolescentes na prevenção e resistência às drogas, aumenta os laços entre a população ordeira e a Polícia Militar. Os participantes aprendem a cumprir normas, obedecer a regras e as noções de cidadania, levando os conheci-mentos adquiridos para o restan-te de seus familiares e amigos”, comentou o Capitão Jocimar, da Assessoria de Comunicação do 23º Batalhão da Polícia Militar.

Durante a reunião semanal da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Públi-ca – ACASP um dos principais assuntos discutidos entre os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e os demais participantes, foi a falta de um local apropriado para se colocar os menores infratores apreendidos pela Polícia Militar e conduzidos para a Delegacia de

Polícia Civil. O Estatuto da Crian-ça e do Adolescente - ECA esti-pula que os menores só podem ficar na delegacia por 24 horas e depois devem ser encaminhados para o local determinado pela justiça.

Em entrevista concedida à Rádio Divinópolis o Promotor de Justiça da Infância e da Juventu-de Carlos José Fortes disse que já pediu ao Secretário de Defesa Social, juntamente com alguns políticos da cidade e o pessoal da ACASP, uma delegacia espe-

cializada para Crianças e Adoles-centes visando apurar crimes por elas e também contra elas.

“O problema é que não te-mos um local próprio para co-locar os menores. Já entrei com uma ação para a colocação dos menores em um local próprio no Centro Sócio-Educativo enquan-to aguardam decisão da justiça. Mas essa ação foi suspensa pelo Tribunal de Justiça por causa de decisão do estado de Minas Gerais. Agora o próprio Estado vai construir um local adequado

para a Polícia Civil colocar esses menores”, explicou o promotor.

Carlos José Fortes completou ainda que o secretário de Defesa Social sugeriu a improvisação de um local, junto à Delegacia ou Centro Sócio-Educativo, até que seja construída uma delegacia especializada para Crianças e Adolescentes. O local onde serão feitas as instalações improvisa-das vai depender da Delegada Regional Aparecida Quadros ou da diretora do Centro Sócio--Educativo.

A Dra.Aparecida Quadros, que também falou à reportagem da Rádio Divinópolis, espera que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Os menores só podem ficar aguardando, à disposição da Polícia Civil, por 24 horas. É necessária e urgente a construção de uma delegacia especializada para as autuações, audiências e todos os trabalhos referentes aos crimes envolvendo menores.

”Nós estamos procurando o local adequado para a recep-

ção dos menores infratores até a apresentação à justiça. A lei determina que o prazo não pode exceder 24 horas . O ideal e o que esperamos que seja feito o mais rápido possível é a construção de uma delegacia especializada para atender os assuntos relacio-nados com crianças e adolescen-tes. Existe um terreno no Bairro Interlagos que foi doado à Polícia Civil que poderá ser utilizado para a construção da Delegacia de Menores”, esclareceu a Dra Aparecida.

CONTRATAMOSContador ou Técnico em Contabilidade para trabalhar em Divinópolis

A ACR Soluções Contábeis e Tributárias LTDA. contratará, para início em julho de 2011, 2 (dois) profissionais, que deverão apresentar o seguinte perfil:Sólidos conhecimentos na elaboração de Balancetes e Balanços Patrimoniais.Sólidos conhecimentos em serviços fiscais, ou seja, ICMS, PIS, COFINS, IPI, IMPOSTO DE RENDA e CONTRIBUIÇÃO SOCIAL, e obrigações acessórias pertinentes.Sólidos conhecimentos em Departamento de Pessoal e suas obrigações acessórias.

Horário normal a ser cumprido: 08:00 às 12:00 hs. – 14:00 às 18:00 hs.Salário em aberto – após entrevista com a pessoa responsável.

Enviar “curriculum vitae” para Tatyane – Tel. 037-3222-2488Email: [email protected]

EXTRATO DE LICITAÇÃO

C. M. São S. Oeste. Licitação. Processo nº 01/2011. Leilão n° 01/2011. Objeto: Bens de informática e geladeira. Leilão: 08/07/2011 às 10 h. Edital Av. Brasília, 50/202, centro, CEP 35.506-000, em São Seb. Oeste, MG, fone (37) 3286-1105.

Autoridades discutem local apropriado para menores apreendidosVENIlToN FERREIRADa Redação

1.300 crianças participam de mais uma formatura do PROERD em DivinópolisVENIlToN FERREIRADa Redação

A Polícia apreendeu drogas, armas e munições na casa do suspeito

PM prende mais um traficante em DivinópolisVENIlToN FERREIRADa Redação

Page 14: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1114 EspoRTEs

A prova criada em 1987 entra na 17ª edição e com novidades. Percurso mais plano e opção para cinco ou dez quilômetros. A premiação é de 13 mil reais e isso deverá atrair corredores de mais de 40 cidades, entre eles das grandes equipes brasileiras. Quem quer ser um dos 600 atle-tas a percorrer as principais ruas da cidade deve fazer a inscrição até amanhã. A corrida será do-mingo, 19, às 9h, com largada na Avenida Primeiro de Junho esquina com Itapecerica, no centro de Divinópolis.

As inscrições se encerrarão impreterivelmente amanhã, 17, e são 350 para 10.000m e 250 para 5.000m. Estas poderão ser feitas pessoalmente na avenida Primeiro de Junho, 318 - Loja 10 – Centro. É necessário o pa-gamento de uma taxa no valor de R$25,00. Também Via fax: Após efetuar um depósito do valor da inscrição na Caixa Eco-nômica Federal, agência 0113, operação 13, conta nº 160820-3, em nome de Sandro de Souza, o atleta deverá preencher a ficha de inscrição corretamente e enviá-la devidamente assinada

juntamente com a cópia do reci-bo e xerox de identidade através do telefone (37) 3212 9045. Para fazer a inscrição pessoalmente o atleta deverá estar munido de documento original que com-prove a idade do inscrito. Para os atletas menores de 18 anos a ficha de inscrição deverá conter a assinatura do pai ou responsá-vel. As inscrições via fax deverão conter todos os dados exigidos na ficha, mais cópia do recibo de depósito bancário. Os quais serão conferidos mediante apre-sentação de documento original e do recibo de pagamento da taxa de inscrição, quando da re-tirada do kit. Contendo: número de inscrição e camiseta.

A prova é de 5.000m, sendo que a prova de 10.000m será

equivalente à duas voltas no circuito. Haverá uma camise-ta alusiva ao evento, medalha personalizada para todos que completarem as provas mais Kit contendo lanche. Troféus para os cinco primeiros atletas da cate-goria Geral Masculino e para as cinco primeiras da categoria Ge-ral Feminino. Troféus para os três primeiros e para as três primei-ras de cada faixa etária, somente na prova de 10.000m. Premiação em dinheiro (somente na prova de 10.000) para os cinco primei-ros geral masculino e feminino e para os três primeiros masculino e feminino de cada faixa etária.

O percurso este ano é mais plano. A largada na avenida Primeiro de Junho esquina com Itapecerica, sobe a Goiás até a

Guaporé na Vila Santo Antônio e volta pela Goiás até a Pará (K--Tispero), desce a Pará e entra na Pernambuco até a Getúlio Vargas onde a chegada é na esquina com Itapecerica (em frente ao Poliesportivo). Para a prova de 10 km se repete o percurso.

De acordo com João Jorge, coordenador da Acord, em todas as provas disputadas pela equipe divinopolitana em inúmeras ci-dades mineiras, diversos atletas manifestaram sua expectati-va pela disputa da Corrida de Pentecostes, que para muitos é considerada a São Silvestre do interior mineiro, porém criti-cavam e pediam atenção com relação ao percurso, que tinha subidas acentuadas e limitações com a segurança dos atletas de-vido à sua extensão. Assim, por estas colocações foi sugerido e desenvolvido um novo percurso junto a Prefeitura de Divinópolis.

Ainda segundo João Jorge, a expectativa para a 17ª Corrida de Pentecostes são as melhores possíveis, pois é esperado para esta prova um recorde de atletas e público, sem falar dos prepa-rativos para a grande Corrida de Pentecostes que será realizada no próximo ano comemorando o Centenário de Divinópolis.

chico Maia

[email protected]

Não EsToURAMMuitos americanos estão até

gostando da cláusula contratual que impede Camilo e Eliandro de jogar contra o Cruzeiro. Ainda não justificaram o investimento que o América fez neles. Marcos Rocha, precisa jogar mais e parar com as suspensões. Ausente de novo. Luciano, machucado, também fica de fora. São jogadores que estão tendo oportunidade rara de disputar uma série A e se fir-marem, porém, desperdiçando. A continuar assim são candidatos a entrar para a galeria dos “foguetes molhados”.

ApIToNessa ruindade da arbitragem

nacional, a CBF teve bom senso e escalou um bom para apitar o clássico de sábado: Paulo César de Oliveira. O soprador de apito e o levantador de bandeirinha, Mar-cos Penha e Fabiano Ramires (ES), trabalharam pela primeira vez na Série A no Bahia 1 x 1 Atlético. Ontem foram mandados de volta à escolinha de arbitragem capixaba para ver se aprendem.

Uma perguntaSaiu mais uma estatística

segunda-feira atestando que o Atlético é o time que mais cria e finaliza no Brasileiro. E daí? Finali-zação para fora, na trave e na mão dos goleiros não adianta.

De repente está na hora do Dorival Junior testar um centro-avante de verdade como titular: Jonatas Obina ou o Cambalhota.

coNVocAção AMERIcANAA torcida Avacoelhada terá

dois itinerários de ônibus especiais e as passagens já estão à venda para o clássico contra o Cruzeiro: dois ônibus da Avacoelhada. Um pela estrada velha, MG-424, via Pedro Leopoldo, Matozinhos e Prudente de Morais. Outro, via Contagem, Esmeraldas, Capim Branco, BR-040. Saída da Praça da Estação às 18 horas e o contato é o Saraiva: 31- 8857-5576

MUI AMIGoEm sua coluna no Jornal do

Vale do Aço, Fernando Rocha deu

um chega pra lá no Joel Santana, que, outra vez, mostra que não é aquela figura que tenta passar a imagem de bacana e bonachão.

Em 2009, quando o Flumi-nense dependia de seis vitórias em seis jogos, para não cair, ele disse que se fosse chamado toparia na hora, para “salvar” o tricolor, que na época era dirigido pelo Cuca. Agora, coincidentemente, outra pisada na bola dele em relação ao técnico do Cruzeiro.

Comentou o Fernando Rocha: “…a falta de ética do doutor da prancheta, Joel Natalino Santana. É brincadeira! Deu entrevistas no RJ se oferecendo ao Cruzeiro, usou o nome do Tostão, dizendo que foi colega de quarto dele na Copa de 70, e outras baboseiras mais, sendo que o seu companheiro de profissão ainda não havia sido oficialmente afastado do cargo. Bonito, correto, fez o Celso Roth: “só converso sobre o assunto depois que o Cuca sair”. E ponto final.”

REINAGAloDe Ponte Nova, terra do Rei-

naldo José de Lima, um dos maio-res centroavantes da história, escreve o Samuel Fialho, dizendo que está confirmada para o dia 11 de setembro a festa comemorativa dos 10 anos da torcida Reinagalo, em homenagem ao Rei. Uma tor-cida muito legal, cujo presidente é o Sergio Tonhela; vice, Wensceslau de Freitas; 1º secretário, Glauco Silva; 2º, Jurandi Maciel; 1º tesou-reiro, o Samuel; 2º, Julio Maciel; relações públicas, Luiz Brangione, Antonio Fonseca, Corjezus Castro, Flavio Raimundi, e diretor jurídico, Francisco Rodrigues da Cunha. O endereço virtual é: http://reinaga-lo.blogspot.com/

TÁ dANAdo!É, parece que o Fábio pode

tirar o cavalo da chuva em relação ao Mano Menezes. O técnico da seleção chamou Jefferson, do Botafogo, para terceiro goleiro na Copa América. É brincadeira!

Faz pensar que a chamada do Fábio para estes dois amistosos da seleção foi apenas para acalmar os ânimos da torcida do Cruzeiro.

FAlTA dE VITÓRIAs dERRUBA ATé dIREToRIA

É lei natural do futebol, especialmente no Brasil: sem vitórias, cai treinador, diretor e até presidente. Mas tem hora para tudo. Com quatro rodadas do Brasileiro seria um exagero demitir Cuca.

Mas Zezé Perrella deixou bem claro que o treinador não ganhou um “cheque em branco” e que a permanência dele no cargo está condicio-nada aos próximos resultados, de acordo com o mercado do mundo da bola. A maioria dos torcedores de quem li e ouvi manifestações, aprovou a manutenção do comandante, por entender que ele não é o maior dos culpados, além da falta de opções à altura.

Também considero que a diretoria agiu bem. Pelo trabalho que vem realizando, Cuca merece um tempo extra.

Inscrições para Corrida de Pentecostes se encerram amanhãlUcIANo [email protected]

O Vasco da Gama voltou a campo no domingo para defen-der a melhor classificação dentro do Campeonato da Liga Munici-pal de Desportos de Divinópolis (LMDD). O time venceu o Padre Eustáquio por 6x0 e entrou no grupo dos quatro primeiros colocados que assim garantem uma vantagem na próxima fase.

No momento já estão clas-sificadas Palmeiras, Flamen-go, Vasco da Gama, Bela Vista, União, Tupy e Jusa Fonseca. Associação, São Lázaro e Sport lutam por uma vaga. Minas, Fluminense, Padre Eustáquio e Corinthians entram nas duas próximas rodadas já sem chance de classificação.

O Vasco da Gama, mesmo tendo jogado no sábado pelo Ins-tituto Mineiro de Escolinhas de Futebol não se intimidou diante

do Padre Eustáquio e aplicou uma sonora goleada. O resultado começou a ser construído aos seis minutos de jogo com André.

Ele ganhou a bola pelo meio, esperou a saída do goleiro e fez o primeiro gol. Aos 17, André ganhou a bola pela direita e fez

o segundo gol dele no jogo, o segundo do Vasco da Gama.

No segundo tempo o time alvinegro não tirou o pé do acele-rador. Mateus viu a bola no meio da área e não teve duvida, encheu o pé para fazer o terceiro gol do Vasco da Gama. Aos 14, Mateus marcou o quarto gol depois que Tales ganhou a bola da zaga e cruzou deixando Mateus sozinho para de cabeça aumentar o pla-car. Aos 22, Mateus, o artilheiro da partida foi cruzar a bola, ela foi muito fechada e o goleiro do Padre Eustáquio aceitou. Para fe-char a goleada Vinícius foi efetuar a cobrança de falta da entrada da área, a barreira ficou no meio do gol, ele não teve duvida e colocou a bola no gol.

Com o resultado o Vasco da Gama fica na terceira colocação com 24 pontos em 11 jogos. Oito vitórias e três derrotas. Foram 33 gols marcados (média de três por jogo) e sete sofridos.

EquipePalmeirasFlamengoVascoBela VistaUniãoTupyA.E.Jusa FonsecaAssociaçãoSão LázaroSportMinasFluminenseP. EustáquioCorinthians

CLASSIFICAÇÃO - MIRIMPG33302421191918141098755

J1111111111111111111011111011

SG3531261520213-15-26-6-29-30-27

V1110876664332211

D01344455777878

E00001102102122

GP37373328132235221511171156

GC2671311221419303723403533

Pos.1234567891011121314

Resultados categoria MirimAssociação 0

Jusa Fonseca 1União 1

São Lázaro 3Tupy 0

Corinthians 0Vasco da Gama 6

XXXXXXX

3 Palmeiras0 Bela Vista0 Fluminense2 Minas5 Flamengo1 Sport0 Padre Eustáquio

Vasco goleia e pula para o G4 na lMddlUcIANo [email protected]

O placar elástico não tirou a motivação dos garotos do Vasco e Padre Eustáquio que se dedicaram até o fim

Luciano Eurides

Page 15: Gazeta do Oeste - Edição 1594

O elenco do Cruzeiro é unâ-nime em dizer que os resulta-dos do Cruzeiro neste início de Campeonato Brasileiro não refletem a realidade da equipe. Os jogadores e o técnico Cuca ratificam que o trabalho feito tem sido mantido em alto padrão e ressaltam a grandeza e qualidade do time cinco estrelas.

O armador Roger, que vive a expectativa de reforçar a Raposa já no próximo jogo, diante do América-MG, que será disputado na Arena do Jacaré, neste sábado, 21h, enalteceu a categoria do time celeste. O jogador ponderou que a equipe não é uma máqui-na, mas confirmou sua confiança no grupo, destacando o alto nível do Cruzeiro. O craque estrelado frisa que todos os clubes passam por momentos difíceis e isso não deve desqualificar o time. “Temos um time bom, não é uma máquina como estava sendo especulado no início do ano, por causa das grandes exibições que fizemos, mas também não é ruim da maneira que estão falando agora. Fizemos bons jogos contra o Palmeiras, contra o Santos. Não podemos levar muito em consi-deração as finalizações e posse de bola no jogo contra o Santos, era obrigação (vencer), mas o time não foi mal e poderíamos ter saído com a vitória nesses dois jogos, até com certa facilidade, mas a bola não entrou e fomos surpreendidos com um gol do adversário. Mas são situações de jogo e todos os times grandes passam por isso, é ter tranquili-dade e serenidade, sabendo que é uma maré ruim e encarar para

reverter o mais rápido possível”, afirmou.

O técnico Cuca endossou o discurso de Roger e confirmou que o trabalho realizado no Cruzeiro segue pautado pela dedicação e o empenho. O co-mandante estrelado ressalta que, apesar do jejum de vitórias, a Raposa tem feito boas partidas e os resultados é que precisam mudar. “O trabalho é bom, es-tamos fazendo tudo que vínha-mos fazendo desde o começo do ano, o momento em termos de resultado é que não é bom. Afinal, são quatro partidas com dois empates e duas derrotas. Ainda que não tenham sido mal jogadas. Nenhuma” comentou.

monTilloO meia argentino Walter

Montillo vê no clássico uma boa oportunidade do Cruzeiro vencer e reconquistar o seu respeito para a sequência do Campeonato Brasileiro.

O jogador sabe da neces-sidade que o Cruzeiro tem de conquistar os três pontos na

partida de sábado, às 21h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. “É sempre bom quando a gente vem mal pegar um clássico, é bom para nós. Precisamos ganhar, o que não acontece há sete jogos. Respeitamos, porque eles têm bons jogadores. Mas o Cruzeiro precisa ganhar, pois, caso contrário, a briga pelo título vai ser difícil”.

No entanto, Montillo sabe que a missão não será tão fácil para o Cruzeiro, e lembra justa-mente da última vez em que os dois times dois times se enfren-taram. Foi no dia 27 de março, no estádio do Melão, em Varginha, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro BMG. Naquela oportu-nidade, o time estrelado venceu, de virada, por 3 a 2, com gols de Thiago Ribeiro, Léo e Montillo. “É um time difícil. Começaram ganhando aos dois minutos, mas conseguimos virar o jogo. Agora temos que entrar ligados. Seja jogando bem ou regular, temos que conseguir os três pontos. O Cruzeiro já não pode falar mais, só entrar em campo e ganhar”.

O Atlético confirmou o em-préstimo do lateral-direito Rafael Cruz ao Atlético Goianiense, clu-be que defendia antes de acertar com o Galo. O jogador, que não conseguiu se firmar no Alvinegro, fica no time goiano até o fim desta temporada. Ele tem contrato com o Galo até o fim de 2012. Com a camisa alvinegra, Rafael Cruz fez 26 partidas e marcou um gol.

Com a contusão do titular Patric, Rafael Cruz ocupou a la-teral direita do Atlético na partida passada, contra o Bahia. Mesmo com Patric ainda entregue ao departamento médico, Rafael Cruz foi liberado pela diretoria do Galo.

A Conmebol adiou pela se-gunda vez seguida a data para a realização do sorteio da edição 2011 da Copa Sul-Americana. Anteriormente marcado para 14 de junho, depois mudado para o dia 21, o evento será realizado no dia 28, em Buenos Aires.

As alterações são decorrentes dos transtornos causados pela erupção do vulcão Puyehue--CordónCaulle, no Chile. Ao longo da semana, o continente sul-americano vem sofrendo seguidos atrasos e cancelamen-tos de voos por conta das cinzas lançadas no céu.

O local do sorteio também foi alterado. Antes, seria realizado na cidade paraguaia de Luque e agora está confirmado para a capital argentina.

O Brasil tem oito times que participarão da competição, cujo campeão assegura vaga na Copa Libertadores da América de 2012. Atlético-PR e Botafogo garanti-

ram suas vagas com o quinto e o sexto lugar na tabela do último Brasileirão.

O Internacional e o Santos, sétimo e oitavo colocados respec-tivamente, já estavam garantidos na Libertadores, abrindo espaço para São Paulo e Palmeiras se classificarem. Vasco, Ceará, Atlé-tico e Flamengo completam a lista dos brasileiros inscritos na edição 2011 da Sul-Americana, também por conta de suas po-sições na tabela do Campeonato Brasileiro.

richarlysonO volante Richarlyson vai

desfalcar o Atlético-MG por apro-ximadamente vinte dias. O exame de ressonância magnética feito pelo jogador apontou uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, sofrida na partida contra o Bahia, no último domingo. Essa é a segunda con-tusão semelhante que o jogador sofre desde que chegou ao Galo.

O médico do clube, Rodrigo Lasmar, explica a lesão de Richar-

lyson e afirma que o atleta já vem fazendo tratamento na Cidade do Galo e apresenta redução da dor no local lesionado. Segundo ele, o atleta já consegue realizar movimentos sem fazer muitos esforços, o que é considerado positivo pelo responsável pelo departamento médico do Atlé-tico. “O Richarlyson teve uma lesão semelhante à que sofreu no joelho direito. A atual parece ser mais grave, mas ele vem respon-dendo bem. Já está com melhora grande da dor, fazendo movi-mentos sem muita limitação. Mas existe o tempo biológico que o organismo leva para recuperar da lesão”, explicou.

A contusão interrompe uma sequência de cinco partidas do volante como titular no time do Galo. Ele já começou tratamen-to de fisioterapia em período integral nesta terça-feira. Em princípio a intervenção cirúrgica está descartada, mas o jogador será avaliado constantemente para acompanhar a melhora da região lesionada.

O Guarani entra na Taça BH de Futebol Júnior reascendendo a esperança de muitos jovens entrarem no mundo do futebol. Atrás do sonho de serem reco-nhecidos por grandes times os atletas chegam ao Waldemar Teixeira de Faria. Serão 30 dias de treinos e depois uma das mais difíceis competições do Brasil.

O treinador Gustavo Bran-cão iniciou ontem os trabalhos técnicos e a primeira ação foi uma conversa com a equipe de

trabalho. Além do treinador esti-veram presentes o preparador de goleiros Ronaldo Gontijo e o pre-parador físico Leandro Mesquita. Jésus Cunha será o massagista e Dantinho o roupeiro. Sargento Parreira fará a supervisão. João Renato a coordenação técnica e Renato Montack a gerência de futebol.

Os jogadores são conhecidos do futebol divinopolitano e mui-tos já vestiram a camisa do Bugre em outras categorias. Estão acos-tumados a jogos importantes. Alguns são ainda remanescentes do profissional como é o caso

do goleiro Gustavo e do volante Luis. A grande maioria trabalhou com Brancão, os nascidos em 1993 fizeram parte da Seleção de Divinópolis na disputa do Tor-neio Centenário do Galo. Tudo isso deixa o treinador bastante à vontade para dentro desses 30 dias conseguir empenho total dos atletas.

Para Gustavo Brancão o pou-co tempo de trabalho vem em uma situação diferente do ano passado, pois hoje os atletas já tem um trabalho realizado. “Mudou muita coisa em relação ao ano passado, e temos esse

tempo para trabalharmos a parte física, técnica e tática desse time. Minha postura de trabalho os jogadores já conhecem e muitos já trabalharam comigo e também os acompanhava. Tivemos uma aceitação boa e isso facilita meu trabalho e da comissão técnica e por consequência dos jogadores. O primeiro passo é ver quais as peças temos e tentar agregar para formarmos um grupo forte e o quanto mais rápido darmos uma cara para o time”, disse.

Os treinamentos iniciam-se hoje em dois períodos, na parte da manhã, físico às 8h30min no

Farião.Na primeira fase os 36 times

são divididos em seis grupos, sendo que 16 classificam-se

para a fase de "mata-mata". As partidas são disputadas nos estádios do interior e região me-tropolitana.

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/11 15EspoRTEs

Restaurante Castanheira

Rua Pernambuco, 155 - CentroDivinópolis-MG - Tel: (37) 3214-0453

Self-service sem balança

R$ 2,49Aberto de 10h às 14h

Segunda à sábado

Jogadores começam a chegar ao FariãolUcIANo [email protected]

Trabalhos se iniciaram com uma conversa com os jogadores

Luci

ano

Eurid

es

Dorival Júnior comandou os treinamentos em dois períodos realizados ontem na Cidade do Galo

Treinamentos seguem intensificados em busca da vitória

Rafael cruz troca de Atlético

Bruno Cantini

Confiança para voltar a vencer

Washington Alves/VIPCOMM

Page 16: Gazeta do Oeste - Edição 1594

:: GAzETA do oEsTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 16/06/1116 GERAl

A INFORMAÇÃO DO MELHOR EMAIS NOVO DIÁRIO DA REGIÃO,

TAMBÉM NA INTERNET

Quem acessa, sabe mais.G37.com.br