gazeta niteroiense • edição 89

12

Upload: gazeta-niteroiense

Post on 23-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Semana de 5 a 18 de outubro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Gazeta Niteroiense • Edição 89
Page 2: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected]

www.climatempo.com.br

Local

EXPEDIENTEGazeta Niteroiense. Fundador e Diretor Responsável: Nilson RicardoEditora: Bárbara Marques. Repórter: Alexandre BrasilE-mail: [email protected]. Tel/fax: (21) 3619-1800.Para anunciar: [email protected] ou ligue (21) 3619-1800Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit.No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradoradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. Endereço: Rua da Conceição, 137, sala 415, Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085. Distribuição gratuita.

[email protected]. 21 3619-1800

COMERCIAL:[email protected]

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulaçãonos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade.Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos,estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição.

Empresários cobram do 12º BPM reforço no policiamento

Câmara aprova projeto de lei quealtera Código de Limpeza

Ex-procurador-geral domunicípio será ouvidona CPI dos Ônibus

Luiz Fabiano, coronel Gilson Chagas, Luiz Paulino, LeandroSantiago e Charbel Tauil: segurança na ordem do dia.

Reforço de mais 160PMs na cidade até o finaldo ano, maior integraçãocom a Polícia Civil, amplia-ção de patrulhamento feitocom motos e investimentonos estudos de estatísticascriminais. Estas foram asprincipais iniciativas menci-onadas pelo comandante do12º BPM, coronel GilsonChagas, durante reunião naterça-feira com liderançasdo empresariado local.

Participaram do encon-tro Charbel Tauil, vice-pre-sidente do Sindicato dosLojistas do Comercio de Ni-terói (Sindilojas Niterói; Fa-biano Gonçalves, secretáriomunicipal de Desenvolvi-mento Econômico e presi-dente da CDL Niterói; LuizPaulino Moreira Leite, pre-sidente da Associação Co-mercial do Estado, e Lean-

dro Santiago de Barros, pre-sidente do Conselho Comu-nitário de Segurança.

— Embora o comandan-te Gilson Chagas transmitainegável profissionalismo evisão acurada dos proble-mas relativos à segurançapública em nossa cidade,sabemos que ele sozinhonão pode operar milagres. Épreciso uma soma de esfor-ços em várias frentes gover-namentais, senão pouco seavançará — comentou Char-bel Tauil.

O vice-presidente do Sin-dilojas destacou a importân-cia de o policiamento passara apresentar à população re-sultados concretos :

— O fato é que Niteróinão pode mais continuar re-fém de bandidos. Em agos-to, tivemos o assassinato docolega comerciante Alex

Mariano, durante assaltoao seu estabelecimento,no Centro. E no início des-te mês de outubro o co-mércio da região da RuaTavares de Macedo, emIcaraí, foi vitima de váriosassaltos à luz do dia. Es-

tamos cobrando respos-tas mais rápidas e efica-zes, por parte das autori-dades, que afinal são pa-gas com o dinheiro dosnossos impostos — assi-nalou o vice-presidentedo Sindilojas.

Foi aprovado na Câma-ra Municipal de Niterói, oprojeto de lei do vereadorBruno Lessa (PSDB) quemodifica o Código de Lim-peza Urbana 1.212/1993.Pelo texto fica acrescido umparágrafo único ao artigo 14- que prevê multa para quemfor pego jogando lixo nasruas, que esse valor arreca-dado seja destinado a in-vestimento em mobiliáriourbano relativo à coleta delixo como caçambas, lixeirase contêiner.

“O objetivo inicial era fa-zer em Niterói uma legislaçãocomo a da cidade do Rio deJaneiro. Um projeto polêmi-co, mas digno de aplausos.Porém, uma pesquisa no acer-

vo legislativo mostrou queessa lei já existia. Um pionei-rismo no ponto de vista legis-lativo. O meu projeto quertambém fazer com que acen-da no poder público uma ne-

cessidade de maior fiscali-zação na aplicação dessasmultas”, explicou.

Para o parlamentar, agrande quantidade de lixonas ruas é acima de tudo

um problema de saúde.“Quando chove, os logra-douros abarrotados delixo ocasionam alagamen-tos decorrentes de entu-pimento dos bueiros, con-tribuindo para a propaga-ção de doenças”.

Dados da Companhiade Limpeza de Niterói afir-mam que todos os diassão coletados, aproxima-damente, 200 toneladas deresíduos públicos. Duran-te a votação, o projeto foielogiado por outros vere-adores e após a aprova-ção, em duas votaçõescom dispensa de interstí-cio, aguarda a sanção, ounão, do prefeito para queseja promulgado.

O ex-procurador-geraldo município no governopassado, Bruno Navega,será o depoente da próxi-ma reunião da ComissãoParlamentar de Inquérito(CPI) que investiga ostransportes públicos emNiterói, nesta segunda-fei-ra (14). A CPI dos Ônibustambém aprovou o enviode dois novos requerimen-tos: um ao secretário esta-dual de Transportes, JúlioLopes, e outro ao prefeitoRodrigo Neves.

Os membros da CPIquerem informações técni-cas e financeiras sobre osbilhetes únicos estadual emunicipal. Na última se-gunda-feira (7) quem pres-tou depoimento foi ÉlcioNunes Dias, que presidiua Comissão Municipal deLicitação que escolheu osdois consórcios que atuamno transporte público depassageiros da cidade.

Élcio disse aos verea-dores que a comissão pre-sidida por ele cumpria opapel de avaliar e pontuaras empresas que partici-param do processo de li-citação e que decidia emfunção das avaliações téc-nicas da Niterói Trânsitoe Transporte (NitTrans),na parte operacional; e daProcuradoria-Geral do

Município (PGM), para oscritérios jurídicos. Aindasegundo Élcio, os mem-bros da comissão não ti-nham poderes para mudaruma avaliação técnica eque os envelopes lacra-dos contendo as propos-tas eram abertos em ses-sões públicas.

“O único ato isoladodo presidente era dar pu-blicidade legal aos atos dacomissão, todos os demaiseram ações conjuntas comos demais membros. APGM e a NitTrans é queelaboraram os editais”, re-velou Élcio. A comissãoresponsável pela licitaçãoque definiu os dois con-sórcios rodoviários vence-dores era formada por cin-co membros. Um represen-tante da NitTrans, um daPGM, um da SecretariaMunicipal de Administra-ção, um da Secretaria deServiços Públicos; e outrodo Gabinete do Prefeito.

A CPI dos Ônibus é for-mada pelos vereadores Bru-no Lessa (PSDB), na presi-dência; Luiz Carlos Gallo,como relator; e HenriqueVieira (PSOL), José VicenteFilho (PPS) e Verônica Lima(PT) como membros efeti-vos. Na suplência estãoBeto da Pipa (PMDB) e Pris-cila Nocetti (PSD).

Sérgio Gomes

Page 3: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 3Local

Secretário de Estado visita obrasde duplicação da Avenida do Contorno

Projeto de recolhimento de óleo é lançado

Prazo para recadastramentobiométrico termina no dia 31

Justiça realiza leilão em NiteróiA Justiça Federal de Niterói realiza leilão nos dias

17 e 31 de outubro 2013, a partir das 13h, no Ed. Tower2000. No evento serão leiloados imóveis comerciaisurbanos em Niterói, São Gonçalo e Piraí. Além disso,veículos, 17.500 litros de gasolina, máquinas, equipa-mentos e diversos outros bens fazem parte do pre-gão, todos com 50% de desconto do valor da avalia-ção. Os interessados podem obter informações maisdetalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br ouentão pelo 0800-707-9272.

Agência Brasil

Mais de 60% dos eleito-res de Niterói, na região me-tropolitana do Rio, já fize-ram o recadastramento bio-métrico desde o último dia29 de abril, quando os pos-tos de atendimento foramabertos para o serviço. Onovo sistema de biometriavai valer para as eleições de2014 e é obrigatório paratodos os 378.528 eleitoresdo município. Quem deixarde fazer o recadastramento,que vai até o dia 31 de outu-bro, não poderá votar em2014, tirar CPF, passaportee tomar posse em concursopúblico.

Segundo o TRE, todosos eleitores do municípiodevem fazer o recadastra-mento biométrico, inclusiveaqueles cujo voto é faculta-tivo, como os menores de18 anos, os maiores de 70 eos analfabetos.

O eleitor deverá levardocumento de identidade,comprovante de residênciaatual, título de eleitor e CPF..Esses documentos são ne-cessários para o recadastra-mento. No caso de novainscrição, os eleitores dosexo masculino maiores de18 anos deverão levar tam-

bém o comprovante do ser-viço militar. Durante o aten-dimento, o eleitor será foto-grafado e terá as impressõesdigitais coletadas.

O recadastramento podeser feito de segunda a sex-ta, com ou sem agendamen-to, na Central de Atendi-mento do Eleitor (CAE), nocentro de Niterói, e no Está-dio Caio Martins, em SantaRosa. Os eleitores que qui-serem evitar filas nos pos-tos de atendimento podemagendar pelo site (www.tre-rj.jus.br).

O atendimento aos sá-bados e domingos pode serfeito no Estádio Caio Mar-tins, das 9h às 14h, com ousem agendamento. O TRE-RJ informou que no sábado(12) não haverá atendimen-to por conta do feriado. Aosdomingos, o atendimentoserá feito nos dias 20 e 27de outubro.

Informações pelo telefo-ne 2524-4777.

Conclusão estáprevista parafevereiro de 2015

julho de 2014. A conclusãoda obra, entretanto, está pre-vista para fevereiro de 2015.

“A ampliação da Aveni-da do Contorno é funda-mental para a mobilidadedos veículos das regiõesleste fluminense, baixada li-torânea e norte do Estado.Especialmente para os mu-nicípios de Niterói e SãoGonçalo que serão benefi-ciados com a duplicação daRJ 100. A estrada vai retirarparte do fluxo de dentro dacidade de Niterói para sairdiretamente na BR 101. Porisso, a Contorno deve es-tar preparada para absorvero aumento no tráfego”, ex-plicou o secretário estadu-al Felipe Peixoto.

Segundo o superinten-dente da concessionária,Odílio Ferreira, em novem-bro será concluído o des-monte de parte do morro doBuraco do Boi para a expan-são da rodovia. Os 40 milmetros cúbicos de rochas

O secretário de Estadode Desenvolvimento Regi-onal, Felipe Peixoto, visitouna quarta-feira (9) a obra deduplicação da Avenida doContorno, no Barreto. Naocasião, o superintenden-te da Autopista Fluminen-se, Odílio Ferreira, anun-ciou a instalação das pri-meiras vigas do novo via-duto para o início da próxi-ma semana.

A estrutura do elevadode 400 metros conta com12 apoios e 66 vigas desustentação que darão lu-gar a uma nova pista comtrês faixas de rolamento euma de acostamento. A in-tervenção é realizada notrecho que vai do supermer-cado Assaí até a garagemda Viação 1001 (sentidonorte) e será finalizado em

retirados estão sendo reci-clados e reutilizados na pró-pria obra em forma de brita.

Iniciada em fevereiro des-te ano, a obra de ampliaçãode capacidade da Avenida doContorno pretende aliviar os

congestionamentos de umdos 10 principais gargalos ro-doviários do Estado do Rio.Todos os dias passam pelolocal cerca de 90 mil veículos.O custo da obra é de cerca deR$ 70 milhões.

A prefeitura de Niteróilançou na terça-feira (8), oProjeto ClinÓleo, de reco-lhimento de óleo comestí-vel em residências e comér-cio de toda a cidade. A ini-ciativa da Companhia deLimpeza de Niterói, contacom o auxílio dos parcei-ros: Águas de Niterói, Am-pla, Cootranit, Econit e doINEA e seu objetivo prin-cipal é evitar o despejo doóleo vegetal em ralos, o quecompromete tubulaçõesdas casas e edifícios, assimcomo as redes de tratamen-to de esgoto e também dos

corpos hídricos.O serviço de coleta do-

miciliar também traz umanovidade sustentável: se-rão utilizados triciclos elé-tricos adaptados. Funcio-nários da Clin farão o reco-lhimento do material. Osmoradores que aderirem aoprograma terão descontosem suas contas de luz. Ogoverno de Niterói, atravésda CLIN, é pioneiro no pro-grama de recolhimento deóleo vegetal domiciliar deporta a porta, de maneiraambientalmente correta.

O projeto piloto, utili-

zando os triciclos, abrangeinicialmente as regiões doCentro, de Icaraí e de SãoFrancisco. Mas todos ospostos da Clin serão pon-tos de entrega voluntária,onde o munícipe poderáentregar seu óleo vegetal ereceber, no ato da entregaum desconto, em sua contade luz, fruto de uma parce-ria da CLIN com a Ampla.

No caso dos restaurantesa coleta será feita por uma vando INEA e os mesmos rece-berão um “selo” do programaClinÓleo que traduz um des-carte ambientalmente correto.

Presente ao lançamento,o prefeito Rodrigo Neveselogiou a iniciativa: “Atual-mente oito toneladas deóleo são descartadas demaneira irregular, entupindogalerias de águas pluviaiscontribuindo para a ocor-rência de enchentes. Porisso, além de preservar omeio ambiente, essa inicia-tiva é tão importante”.

Para mais informaçõessobre como se cadastrar noprojeto entre em contatocom a CLIN pelo telefone0800 022 2175 ou pelo sitehttp://www.clin.rj.gov.br.

Luiz Barros

Felipe Peixoto e Odílio Ferreira, da Autopista Fluminense

Page 4: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Geral

Obras do Arco Metropolitanoentram na reta final

Bancos e empresas de cartão deverãooferecer comprovantes em Braille

Ministério do Turismo anuncialiberação de recursos para Niterói

Antonio Pedro reabre entrada principal

Instituições financeiras eadministradoras de cartão decrédito deverão oferecer ex-tratos, faturas, comprovan-tes de transação e demaisdocumentos em linguagemBraille – que permite a leitu-ra através do tato. É o quegarante a lei 6.548/13, publi-cada no Diário Oficial do Exe-cutivo na última semana.

A nova regra é assina-da pelo deputado Wagui-

nho (PRTB), para quem amedida dá mais autonomiaaos deficientes visuais noestado. “Objetiva-se, comisso, tornar a sociedade flu-minense cada vez mais in-clusiva, oferecendo oportu-nidades para que a pessoacom deficiência seja autô-noma e autodeterminada,capaz de exercer sua cida-dania de forma independen-te”, analisou.

Aguardadas há mais de 30anos, as obras de construçãodo Arco Metropolitano, queligará os municípios de Itabo-raí e Itaguaí, entraram na retafinal. Com 78% do projeto exe-cutado, as intervenções têmfoco, agora, na pavimentação.Além disso, mais de 70% das157 chamadas obras de arte –74 viadutos e pontes, 80 pas-sagens e três passarelas – jáestão prontos.

Os serviços de terraplana-gem e drenagem estão sendofinalizados, faltando apenaspequenos trechos em proces-so de desapropriação. Até omomento, foram feitas 1.694desapropriações e emprega-dos 3.421 trabalhadores e 686máquinas e equipamentos nasintervenções.

Construído pela Secreta-ria de Obras, o Arco Metro-politano é uma parceria com ogoverno federal, incluída noPrograma de Aceleração doCrescimento (PAC).

“O Arco é fundamentalpara desafogar o tráfego naRegião Metropolitana, facili-tar o acesso das cargas ao

Porto de Itaguaí, além de re-duzir o tempo de movimenta-ção de produtos pelo estado”,disse o vice-governador e co-ordenador de Infraestrutura,Luiz Fernando Pezão.

Do total dos 145 quilôme-tros da rodovia, coube ao Es-tado construir o chamado tre-cho virgem, de 70,9 quilôme-tros, que liga Duque de Caxi-as a Itaguaí, atravessandoNova Iguaçu, Japeri e Sero-pédica. O trecho vai do en-troncamento da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), em Caxias, aoacesso ao Porto de Itaguaí, naBR-101, cortando a BR-040, aBR-465 (Rio-São Paulo), a BR-116 (Via Dutra) e a BR-101 (Rio-Santos). O empreendimentoestá orçado em R$ 1,6 bilhão.

“A obra irá estruturar todaa malha rodoviária da RegiãoMetropolitana, através da co-nexão dos cinco grandes ei-xos rodoviários do país – Rio-Santos, Rio-São Paulo, Rio-Belo Horizonte-Brasília, Rio-Bahia e Rio-Vitória – com oPorto de Itaguaí”, afirmou osecretário de Obras, HudsonBraga.

Novo acessoproporcionamaior conforto esegurança

A reabertura do aces-so original do HospitalUniversitário Antônio Pe-dro (Huap) localizada naparte térrea do prédio prin-cipal com início no hall deentrada até o hall dos ele-vadores permitirá a melhorcirculação de pessoas,sem ser necessário passarpelo corredor dos ambu-latórios. O espaço foi hu-manizado e ambientadosendo retiradas as insta-lações aparentes, receben-do pintura nas paredes,rebaixamento do teto comiluminação e principalmen-te servindo como rota defuga, sinalizadas, de formaque a retirada das pessoasseja rápida e segura, a par-tir do hall dos elevadores.

O corredor do Prédio daEmergência será um dosprincipais itinerários de per-curso que deverá ser utiliza-do prioritariamente, poisatende diversas áreas facili-tando o escoamento. Devi-do a suas dimensões pro-porcionará uma saída rápi-da de modo a atender emcaso de emergência o aban-dono dos diversos prédioscom rapidez e segurança.

Para melhor atender aosservidores e usuários e tam-bém as orientações norma-tivas da Agência Nacionalde Vigilância Sanitária (An-visa), o Hospital vem pas-sando por adequações, re-formas e modernizações.Devido ao seu tamanho ecomplexidade, existe a ne-cessidade de elaboração deum Plano de Abandono paracasos de incêndios, explo-sões, desabamentos, entreoutros eventos adversosnaturais que podem aconte-

cer a qualquer momento.O planejamento do aban-

dono deverá ser feito previa-mente, de forma que possibi-lite a qualquer pessoa visuali-zar as rotas de fuga do hospi-tal. O plano deverá ser revistoe atualizado anualmente paraverificação das alterações re-alizadas no hospital.

O HUAP possui treze alasdivididas em prédios e plan-tas térreas sendo algumascom interligações, como é ocaso do prédio da Faculdade

de Medicina. A utilização docorredor do Prédio da Emer-gência como rota de fuga é desuma importância, visto queeste corredor possui caracte-rísticas que atendem aos re-quisitos previstos pelo Códi-go de Segurança Contra In-cêndio e Pânico (Coscip) doCorpo de Bombeiros do Esta-do do Rio de Janeiro e pelaNorma Regulamentadora nº 23do Ministério do Trabalho eEmprego que trata de Prote-ção contra Incêndio.

O prefeito RodrigoNeves e o ministro doTurismo Gastão Dias Vi-eira assinaram, nestaquarta-feira (9), protoco-lo de intenções que ofici-alizou a pareceria da pre-feitura com o ministériopara o financiamento deprojetos visando o de-senvolvimento do turis-mo no município. A pre-feitura vai receber o apor-te de R$ 4 milhões do ór-gão do governo federal.

A previsão é que se-jam investidos R$ 850 milem infraestrutura no Cir-cuito dos Fortes, cerca deR$ 2 milhões para infra-estrutura e sinalização deapoio ao turismo no Ca-minho Niemeyer e maisR$ 740 mil na construçãodos Centros de Atendi-

mento ao Turista (CATs) edo Centro de Apoio ao Ca-minho Niemeyer.

A solenidade de assi-natura foi realizada no au-ditório do MAC que, aolado do Parque da Cidade,do Caminho Niemeyer edos fortes, integram o ro-

teiro turístico Orla Guanaba-ra. Antes da cerimônia, oministro do Turismo fez umpasseio por Niterói e conhe-ceu a Fortaleza de SantaCruz e o Caminho Niemeyer.No conjunto arquitetônico,Gastão Dias Vieira assistiua uma apresentação do pro-

jeto de revitalização do cen-tro de Niterói feita pela se-cretária municipal de Urba-nismo e Mobilidade Urba-na, Verena Andreatta.

“Este protocolo de in-tenções vai garantir inves-timentos que a política deturismo de Niterói não tevenos últimos seis anos. Apresença do ministro emnossa cidade mostra queestamos no caminho certoao fazer parcerias entre asdiversas esferas de gover-no. Somente com a uniãovamos superar o isolamen-to que Niterói viveu nos úl-timos anos, recuperar a ca-pacidade de investimentodo município e integrar Ni-terói ao ciclo positivo do tu-rismo que o Rio de Janeiroestá vivendo”, afirmou oprefeito Rodrigo Neves.

Page 5: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 5Saúde

Os 25 anos daConstituição Cidadã

Artigo

No dia 5 de outubro de1988, o Brasil ganhou umanova Constituição Federalque, pela primeira vez nahistória, completou 25 anosconservando a estabilida-de democrática e o votopopular como alicercespara a escolha de nossosrepresentantes.

A “Constituição Cida-dã”, assim concebida, foiproclamada pelo, na época,presidente da AssembleiaNacional Constituinte,Ulysses Guimarães, e trou-xe a garantia de uma gamade direitos individuais, so-ciais e políticos até entãoinéditos em nosso país.

Todos são iguais peran-te a lei e todos têm direito auma vida digna e livre. OCongresso tem de votarprojetos de lei de iniciativapopular. O racismo tornou-se crime inafiançável. Crian-ças, adolescentes e idosossão protegidos por uma le-gislação específica. Assimcomo está garantido o direi-to de todo cidadão ao trata-mento gratuito no SistemaÚnico de Saúde (SUS).

Parte dessas conquis-tas, no entanto, precisa dereformas. As garantias paracidadãos de bem são distor-cidas para manter grandeparte dos políticos corrup-tos com mandato a salvo depunições. Partidos políticosainda nascem por casuísmo.Apenas este ano o primeirodeputado federal foi presopor seus crimes.

Não há como negar queeram tempos melhores napolítica e no CongressoNacional. Mas a própriaConstituição preserva em simesma os antídotos para acorreção dessas falhas. Seutexto permite aos brasileirosinsatisfeitos modificá-la. Efoi o que vimos nas inúme-ras manifestações popula-res que tomaram o país, emjunho, quando milhares fo-ram as ruas pedir mudançasna política brasileira.

Nossa Constituição,uma das mais extensas domundo, nasceu com 245 ar-tigos e 1.627 dispositivos.O texto cresceu, desde en-tão, 39%, com 74 emendas e638 novos dispositivos. Háno Congresso mais de 1.500propostas de mudança emais de 100 dispositivos queaguardam regulamentação.

Devemos festejar, sim,os 25 anos da ConstituiçãoCidadã. Seus acertos nãosão poucos. Eles fizeramsurgir uma nova socieda-de no Brasil. Mais dinâmi-ca, participativa, exigente,madura, democrática, embusca de mais igualdade.Cabe a nossos governan-tes compreender tais ques-tionamentos. Temos emmãos a “constituição co-ragem”, como escreveuUlysses Guimarães.

Por Felipe Peixoto

Felipe Peixoto é Deputado eSecretário de Estado de

Desenvolvimento Regional

Page 6: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected]

[email protected]

Gente

Ministro Crivella recebetítulo de cidadão niteroiense

O Ministro da Pesca eAquicultura, Marcelo Crive-lla recebeu na noite da últi-ma segunda-feira, dia 7 deoutubro, o título de CidadãoNiteroiense. A iniciativa foido vereador Pastor Ronal-do e reuniu no plenário Brí-gido Tinoco, da Câmara deVereadores de Niterói, cen-tenas de autoridades, lide-ranças políticas e evangéli-cas do Estado do Rio, entreelas o secretário estadual deDesenvolvimento Regional,Abastecimento e Pesca, Fe-lipe Peixoto.

Bem-humorado, Crive-lla, que também é senador ebispo da Igreja Universal doReino de Deus, lembrou-sedos seus anos como missi-onário na África e contoudetalhes de sua conversacom a presidente da Repú-blica, Dilma Roussef quan-do foi convidado a assumiro ministério. “Fui sincerocom ela e disse que a únicaligação minha com o assun-to era meu nome: MarceloCrivella começa com mar etermina com vela. Mas te-nho aprendido muito aolongo desse tempo e tenho

procurado dar o meu me-lhor”, enfatizou.

Autor do decreto legis-lativo que tornou o minis-tro cidadão da cidade, o ve-reador Pastor Ronaldo enu-merou uma série de iniciati-vas que Crivella, como mi-nistro e como líder políticodo estado vem oferecendoa Niterói. “ Além de sua par-ticipação a frente do minis-tério, o Bispo Crivella é umhomem que zela pela famíliae pelo bem comum. É umexemplo para todos nós”.

Inauguração - Foi um sucesso a inauguração da Caer Oce-ânica, em Piratininga. Sobre a batuta do experiente promoterHaroldo Enéas, o evento não poderia ser diferente. Com cercade 400 convidados presentes, a chegada da loja conceito daFORD à cidade mereceu uma grande festa. O Coquetel superaprovado foi de chef Daniel Pinho, a elegante decoração ficoupor conta da competente dupla Jorge Mendes e Jorge Guedes,da Rosa dos Ventos; e música com o DJ JotaC.

Julia Danke, Haroldo Enéas, Anik Miranda e Marcelo Espíndol

Wine Show - O evento reuniu importadores que apre-sentaram aos amantes e apreciadores de vinho de Nite-rói o lançamento de novos rótulos para as cartas dosrestaurantes do Grupo Paludo. Cerca de 500 convida-dos foram prestigiar a iniciativa do Grupo, único a pro-mover um showroom de bebidas desse porte na cidade.

Tony Pereira, Luciana Pitta e Alfredo Viegas

Claudia e sua filha, Ariane Natal

C Comunicação / Vagner Ferreira

Sérgio Gomes

Pastor Ronaldo e Crivella

Page 7: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 7Toques

Sorvete da Hello Kitty para a criançada Quality HotelNiterói investeem cultura

Apostando nasnovas oportunidadesdo turismo de lazer, oQuality Hotel Niteróiinveste em ações deapoio à cultura naregião. A primeira delasé o apoio à peça deteatro “Feliz por nada”,com texto de MarthaMedeiros e RegianaAntonini e direção deErnesto Piccolo, queestá em cartaz noteatro EduardoKraichete, em Icaraí.Até 13 de outubro, oshóspedes do hotelterão direito a ingres-sos limitados paraassistir ao espetáculo.

Polo Orla Gastronomia organizaevento para os pequenos

O Polo Orla Gastronomia de São Franciscoorganizou um evento para comemorar o Dia dasCrianças. Neste sábado, dia 12 de outubro, apartir do meio-dia, pula-pula e recreação farão aalegria da criançada, além de distribuição debrindes Cartoon Network e balões de gás quetodos os estabelecimentos oferecerão.

Dia das Crianças na CantareiraO Dia das Crianças, neste sábado (12)

às 14h, promete ser animado na Praça daLeoni Ramos - mais conhecida como Praçada Cantareira - em São Domingos. Além dereceber brinquedos, as crianças irão parti-cipar de gincanas e brincadeiras como: Cor-rida no Saco, Corrida de Ovo na Colher,Morto-Vivo e Cabo de Guerra.

A sorveteria italianaCrema & Cioccolato prepa-rou um sorvete especialpara a criançada. Sucessoem vários países europeus,o gelato Hello Kitty será lan-çado na Crema, especial-mente para o Dia das Crian-ças, neste sábado, dia 12.

Elaborado artesanal-mente, o sorvete da famosagatinha combina leite fres-

co tipo A, iogurte natural,chocolate branco, morangoe cobertura com calda dafruta. Essa delícia geladaestá presente em apenas 4sorveterias em todo o Paíse a Crema & Cioccolato, emNiterói, é uma delas.

A Crema & Cioccolatofica na Rua Mariz e Barros,90, loja 105, em Icaraí. Tele-fone: (21) 2612-3658.

Page 8: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Variedades

Bateria da Viradouro tem novaRainha para o carnaval de 2014

Cursos paravendedores e gerentesno Sindilojas Niterói

O Sindilojas Niterói mantémuma grade de cursos rápidos,voltados para a formação e re-ciclagem profissional. Agoramesmo estão abertas as inscri-ções para as novas turmas doscursos de Vendas e de Gerên-cia, a serem ministradas no Sin-dicato dos Lojistas, na segun-da quinzena de outubro, peloconsultor Max Pires.

O curso de Vendas será mi-nistrado nos dias 22, 23 e 24/10, com uma turma das 9 às12h, e outra das 15 às 18h. Já ocurso de Gerência terá aulasnos dias 15, 16 e 17/10, das 9às 12h. Os investimentos se-rão de R$40 (Vendas) e R$60Gerência), sendo que associa-dos do Sindilojas desfrutam de50% de desconto.

Inscrições pelo telefone2717-5357 ou no próprio sin-dicato: Rua Dr. Borman, 6/301, Centro.

Abuso das instituições financeiras

Rotary Club oferecebrinquedos neste sábado

Rotarianos e Rotarianas do Rotary Club deNiterói estarão neste sábado (12) oferecendo maisde 60 brinquedos às crianças carentes do bairrode Jurujuba. Serão bonecas, carrinhos, caminhões,brinquedos que vão colaborar no combate à vio-lência, pois não são brinquedos como armas defogo e outros objetos que estimulam a violência.São brinquedos para as crianças simplesmentebrincarem, se divertirem, pensarem em dias melho-res. O RC de Niterói deseja a todas as crianças deNiterói e do Brasil mais um dia da Criança Feliz.

Jânio Carlos esclareceas dúvidas dos leitores.Envie suas perguntaspara esta coluna.

[email protected]

Lucros dos cinco maio-res bancos, somente no pri-meiro semestre deste ano,ultrapassam as cifras dostreze bilhões de reais, e ain-da assim se negam a dar11% de aumento para osbancários.

A greve dos bancários,que já vai para a terceira se-mana, é culpa única e exclu-siva dos banqueiros quecontinuam intransigentescom as negociações e atéagora ofereceram apenas6% para a categoria, que naverdade, não representaabsolutamente nada se le-vado em consideração osseus famigerados lucros. Osalário base de um bancárioiniciante não chega a R$1.500. Agora, me digam oque representa 6% em cimadesse salário? Eu te digo.Menos de R$ 90 (noventareais). O que fazer com R$90? Isso é revoltante.

Esperamos que a Justi-ça do Trabalho encontreuma alternativa justa paracontemplar esta tão explo-rada e sofrida classe, arbi-trando um percentual deaumento que não seja essesmíseros 6% que estão sen-do oferecidos pelos ban-

queiros, em flagrante des-respeito com a classe e asociedade como um todo.

Proposta de aumentoimoral que merece o repú-dio de todos. Esses agiotasoficializados só pensamnos famigerados lucros. Emmomento algum lembramque seus empregados sãoos responsáveis diretospelo funcionamento da ma-quina, executando jornadasaté mesmo desumanas quenunca teve o reconhecimen-to moral e social da classepatronal, que em reprise, sópensam neles. E tambémnão estão preocupadoscom os transtornos causa-dos à população, que la-mentavelmente, continuaescrava desse seguimento.

Apesar desses transtor-nos, em que todos nós so-fremos, devemos solidarizarcom essa classe, dando omesmo apoio incondicionalno atingimento de seus ob-jetivos. Objetivos lícitos eperfeitamente possíveis deserem realizados. Basta quehaja um mínimo de bom sen-so dessa classe empresarialque, se comparada a outrasclasses empresariais, nãoproduzem nada, ou seja, só

tem receita. A única despe-sa considerada que tem écom o seu quadro de em-pregados. Por que entãonão valorizá-los, dando aosmesmos os 11% de aumen-to que estão pleiteando, in-clusive, estão sendo bas-tante modestos nas suasreivindicações. Não dá paraentender o porque da resis-tência desses banqueiros,que já são tão beneficiadoscom a legislação, que per-mite tantos absurdos a mes-ma, principalmente, a co-brança absurda de juros etarifas sem qualquer fiscali-zação. Tarifas essas que re-presentam mais de 50% deseus lucros.

Esperamos que as auto-ridades legalmente consti-tuídas, sobretudo, a Justiçado Trabalho, continuemacompanhando essas nego-ciações e não deixem que opoderio econômico dessesempresários prevaleça emface da parte mais fraca evulnerável.

Termino esta colunaperguntando até quandovamos aguentar caladostantas injustiças sociais?

Jânio Carlos é advogado

Raíssa Machadoé coroada napresença de maisde 3000 pessoas

ro, Ana Paula Evangelis-ta, da Mocidade Indepen-dente de Padre Miguel eSolange Gomes, Rainha daEscola de Samba Porto daPedra, de São Gonçalo.

Dandara Oliveira, ex-ra-inha da Viradouro, passoua faixa para Raíssa Macha-do e Viviane Araújo colo-cou a coroa na nova rai-nha da escola de Niteróique, este ano, vai para aMarques de Sapucaí, ho-menageando a cidade. “Éum momento único na mi-nha vida e estou muito fe-liz em poder representaresta escola e estar à frentedesta bateria nota 10 domestre Pablo. Vamos estarunidos, trabalhando para

colocar a Viradouro de voltano grupo especial da Mar-quês de Sapucaí”, disse Ra-íssa, emocionada, e sendobastante aplaudida por to-dos que estavam na quadra.

O presidente da Viradou-ro, Gustavo Clarão, o mestreda bateria, Pablo, o rei momode Niterói, Jair Ribeiro e aprimeira princesa do carna-val da cidade, Elisangêla Vi-eira e Andrezinho do GrupoMolejo também estiveram naquadra da Viradouro, presti-giando a coroação, além dediversos políticos como opresidente da Neltur, PauloFreitas, vereadores e o pre-sidente da Câmara, PauloBagueira que é casado coma nova Rainha da escola.

Mais de três mil pes-soas estiveram na quadrada Viradouro para partici-par da coroação da mode-lo Raíssa Machado comoRainha da Bateria da ver-melha e branca de Niterói.A festa, que contou comshow do Grupo Sambaí, dabanda do Cordão do BolaPreta e dos ritmistas domestre Pablo, foi prestigi-ada por diversas rainhasde bateria de outras esco-las, entre elas Viviane Ara-újo, da Unidos do Salguei-

Carnaval 2014

Page 9: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 9Variedades

Passatempo

ÁRIES (21/03 a 20/04) Para man-ter a objetividade, crie pequenasmetas diárias e procure cumpri-las

sempre. Na profissão, boa oportunidadepode aparecer a partir de um novo contato.No romance, dedique mais tempo à pessoaamada.

TOURO (21/04 a 20/05) Nas finan-ças, procure aplicações seguras ede curto prazo para guardar seus

lucros. Pequenas reformas em casa tambémserão bem vindas. Na vida pessoal, vivacom mais intensidade cada momento do seudia a dia.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Na pro-fissão, diversificar as atividades emanter novos contatos pode au-

mentar os lucros. Deixe que as boas energi-as entrem em sua vida. Viva com intensida-de. No amor, converse com seu par e bus-que o equilíbrio.

CÂNCER (21/06 a 22/07) Busque acompanhia de amigos e familiarespara relaxar e recarregar as energias.

Ficar sozinho(a) não ajudará a resolver pro-blemas. Sensibilidade à flor da pele: será fácilmagoar você. Saiba perdoar e pedir perdão.

LEÃO (23/07 a 22/08) Vida soci-al agitada. Pessoas interessantespodem aparecer no seu caminho

e abrir novos horizontes, tanto na vidapessoal quanto na profissão. Comparti-lhe emoções e sentimentos. Boa fase emnovos projetos.

VIRGEM (23/08 a 22/09) Energiaspositivas trazem boas vibraçõespara a vida profissional e financei-

ra. Não deixe uma boa oportunidade esca-par. Procure a ajuda de pessoas próximaspara tomar decisões e resolver problemas.

Horóscopo da Semana De 11 a 18/10

LIBRA (23/09 a 22/10) Preocupe-se com seus afazeres e não tomeconta dos problemas dos outros.

Bom momento para fazer novos contatos,profissionais ou pessoais. No romance,quanto mais carinho e atenção você der,mais receberá em troca.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Agircom sinceridade será a melhor saí-da para uma questão complicada.

Converse, deixe claras as suas opiniões eacabe com antigos mal-entendidos. Lem-bre-se de que para toda ação, existe sempreuma reação.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Pare para pensar, decida o quequer e aja com determinação. Seus

projetos só serão realidade se você colo-cá-los em prática. Na profissão, contatoscom pessoas experientes e influentesserá muito bem vindo.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Invista em uma atividade física etome atitudes saudáveis. Corpo e

mente agradecem, confira. Antes de tomardecisões, avalie bem os dois lados da ques-tão. Esforce-se para manter a concentração.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02) É horade manter a concentração naquiloque é importante e deixar de lado

tudo o que atrapalha sua vida. Guarde uminstante para relaxar e meditar. Bons mo-mentos no relacionamento amoroso.

PEIXES (20/02 a 20/03) Identi-fique e afaste-se de pessoas queagem contra a sua felicidade. Não

deixe que imprevistos e surpresas desa-gradáveis entristeçam você. É melhor sa-ber a verdade do que viver em um mun-do de sonhos.

Peritos não conseguem identificarcriatura com chifres achada em praia

Especialistas da Asso-ciação em Defesa da Fau-na Marina (Promar) nãoconseguiram identificar acarcaça de uma criaturacom chifres que foi achadano dia 15 de agosto em umapraia de Almería, na Espa-

nha. A carcaça tinha entrequatro e cinco metros.

“Estava em decomposi-ção muito avançada e nãoconseguimos identificar oque é”, disse o porta-voz daPromar, Paco Toledano. “Émuito difícil saber com o

que estamos lidando”,acrescentou ele.

Toledano destacou queo órgão enviou informaçõessobre os restos para outrosespecialistas, na tentativade que eles pudessem iden-tificar o animal.

MistérioReprodução

Page 10: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Arte & Espetáculo

ONG Gente Brasile banda da PolíciaMilitar se apresentamno Centro

Em parceria com a ban-da da Polícia Militar do Es-tado do Rio de Janeiro, aONG Gente Brasil realizaráuma apresentação no Tea-tro Municipal de Niterói,no dia 17 de outubro, quin-ta-feira, às 19h. O repertó-rio inclui clássicos como“Sangrando”, de Gonza-guinha, e “Lanterna dosAfogados”, de Herbert Vi-anna, além das internacio-nais “’O Sole Mio” e “DryYour Tears, Africa”. O in-gresso custa R$ 5.

Teatro Municipalrecebe três peçasinfantis

Dando Continuidade aV Mostra de Teatro, o Mu-nicipal homenageia as crian-ças no seu final de semanacom a apresentação de trêsclássicos infantis. Nestesábado (12), a criançada vaise divertir com “A Dama e oVagabundo” e “O Gato deBotas”, no domingo, 13 deoutubro, é a vez de “A Prin-cesa e a Ervilha” encantar agarotada.

O Teatro Municipal ficana Rua Quinze de Novembro35, no Centro. Os ingressoscustam R$ 20 cada peça.

Nelson Sargento e Tantinhoda Mangueira se apresentamno Candongueiro

Cartazes de filmesé tema de exposiçãoda Sala Leila Diniz

A Sala de Cultura LeilaDiniz abre espaço para amostra “O Cartaz em Car-taz”, do artista gráfico Fer-nando Pimenta. A exposi-ção reunirá 46 cartazes doartista feitos para obras ci-nematográficas nacionais.A visitação vai até 28 de ou-tubro e a entrada é gratuita.

Entre os cartazes expos-tos, estão peças produzidaspara os seguintes longas-metragens: Bye Bye Brasil(Cacá Diegues); Tieta (CacáDiegues); Uma AvenidaChamada Brasil (OctávioBezerra); O Xangô de BakerStreet (Miguel Faria Jr.); Tai-ná, uma Aventura na Ama-zônia (Tânia Lamarca); en-tre outros. Destaca-se ain-da o material de divulgaçãoconfeccionado para o filmeLeila Diniz (Luiz Carlos La-cerda), produção que home-nageou a atriz que dá nomeao espaço cultural da Im-prensa Oficial.

Além disso, em duaslousas e no videowall, se-rão apresentados cartazes,aberturas de filmes comoBye Bye Brasil, de Cacá Di-egues, e Casa da Mãe Joa-na, dirigido por Hugo Car-vana, e entrevistas realiza-das com cineastas comoLuiz Carlos Barreto e CacáDiegues.

Espaço GLIA recebe exposiçõesO Espaço GLIA (Rua Nilo Peçanha, 142 - Ingá) recebe duas exposições com

curadoria de Paulo Roberto Cecchetti nos meses de outubro e novembro. A pri-meira é “Mandalas e outras transformações”, de Claudia Swan, que ficará emcartaz até 6 de novembro.

A segunda se chama “Nikitikitikeru”, uma comemoração pelos 440 anos defundação de Niterói. São poetas, contistas, fotógrafos, aquarelistas, artistas plás-ticos, músico e contadora de história que irão prestar esta homenagem à cidadeno dia 8 de novembro. A exposição fica todo o mês de novembro no GLIA.

Bay Marketcomemora Dia dasCrianças comexposição

O Shopping Bay Ma-rket preparou uma exposi-ção para comemorar o Diadas Crianças. Até o dia 13,os clientes que passarempelo shopping poderãover de perto diversas op-ções de presentes para ospequenos que podem seradquiridos nas lojas doShopping. A ideia é tornara escolha da garotadamais fácil e interativa. Aação acontece em parce-ria com as lojas do empre-endimento.

Museu Antonio Parreiras realizaexposição panorâmica do seu acervo

Para marcar seus mais de70 anos, o Museu AntonioParreiras, espaço da Secre-taria de Estado de Cultura,vinculado à Fundação Ani-ta Mantuano de Artes doEstado do Rio de Janeiro(FUNARJ) e subordinado àSuperintendência de Mu-seus, realiza a exposição“Antonio Parreiras e seumuseu” no vizinho Museudo Ingá, de 17 de outubro,às 18h, a 21 de janeiro.

O primeiro museu brasi-leiro dedicado à obra de umúnico artista inicia, até o fimdo ano, obras inéditas derestauração de seus prédiose jardins, construídos há maisde um século. Atualmente, oMAP está fechado à visita-

ção pública, mas continuaatendendo pesquisadores.Criado em 1941, no bairro doIngá, o Museu Antonio Par-reiras divulga e preserva aobra do artista e suas cole-ções, na casa projetada pelorenomado arquiteto Ramosde Azevedo e construída porAntonio Parreiras, reconhe-cido como o maior pintor pai-sagista brasileiro.

A exposição, com cura-doria de Pedro Vasquez, Pau-lo Knauss e Kátia de Marcoencontra-se dividida em qua-tro segmentos para apresen-tar um panorama do acervodo MAP, com 62 obras, entrepinturas e desenhos do artis-ta e seus contemporâneos,aspectos de sua biografia,

uma cronologia histórica doprédio - casa, atelier e museu,além do Programa de Requa-lificação Institucional, com aproposta de sua restauraçãocivil e renovação de conteú-dos e programação. Comple-mentando a exposição, have-rá ações educativas e de in-teração com a comunidade,entre elas, o seminário comos curadores, lançamento docatálogo da exposição e deum documentário sobre omuseu, em parceria com aUnitevê da Universidade Fe-deral Fluminense.

A exposição acontecetambém no momento de fun-dação da Associação deAmigos do Museu AntonioParreiras – AMAP.

Os sambistas Nel-son Sargento e Tanti-nho da Mangueira, doisdos maiores baluartesda Estação Primeira deMangueira, fazem umadobradinha especial ecomandam a roda desamba do Candonguei-ro, neste sábado (12), apartir das 22h30. A casaabre às 21h.

Na apresentação, adupla vai cantar suces-sos de Nelson Sargen-to como “Agoniza, masnão Morre”, “IdiomaEsquisito”, “FalsoAmor Sincero”, “NasAsas da Canção” (comDona Ivone Lara) e “AsQuatro Estações doAno”, considerado omais bonito samba-en-redo da Mangueira detodos os tempos.

Carioca, Nelson Sar-gento, de 89 anos, temuma obra que ultrapas-sa fronteiras. Integranteda ala de compositoresda Mangueira, desde1950, é autor de belíssi-

mos sambas. Contempo-râneo de Cartola (1908 -1980), Nelson Cavaqui-nho (1911 - 1986) e Car-los Cachaça (1900 -1999), o compositor temaproximadamente 400músicas em seu repertó-rio. Sargento é tambémator, escritor, pintor e oatual presidente de hon-ra da Verde e Rosa.

Já Devanir Ferreira,conhecido como Tanti-nho da Mangueira, é re-presentante da quartageração de compositoresda Mangueira, onde in-gressou a convite doMestre Cartola. Colecio-nador de prêmios da mú-sica brasileira, o compo-sitor se destaca tambémpela bela voz e notabili-zou-se como mestre dopartido-alto. Seus ver-sos de improviso sãocapazes de desconcertarqualquer desafiante.

O Candongueiro ficana Estrada Velha de Ma-ricá 1554, em Pendotiba.Telefone: 2616-1239.

Page 11: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] 11Arte & Espetáculo

Sala Carlos Coutocomemora ocentenário deVinicius de Moraes

A Sala Carlos Coutorecebe a exposição “Vi-nícius de Moraes – AmorTotal” até o dia 31 de ou-tubro, terças a sextas-fei-ras, das 10h às 18h; sá-bados e domingos, das15h às 18h.

Poeta, diplomata,compositor e grande bra-sileiro, é homenageadoem seu centenário. Cria-dor de sonetos inesque-cíveis e de canções tute-lares para o nosso canci-oneiro popular, tem suasmemórias e seu arquivobibliográfico abertosnesta exposição, que sin-tetiza sem censura a vidacelebrada do Poetinha.

Niterói tem grandeimportância na obra deVinicius, já que o poetaencontrou inspiraçãopara escrever o primeirocapítulo de Orfeu da Con-ceição embalado pela ba-tucada que vinha do mor-ro próximo à casa de umamigo, ao pé do Morrodo Cavalão, em 1942.

Fotoclubismo e fotografia contemporânea

Peça sobre livro de MarthaMedeiros chega à cidade

‘Arte e Ação’ no Morro do EstadoA Prefeitura de Niterói,

através das Secretarias deCultura, de Assistência So-cial e Direitos Humanos, deSaúde e de Educação, Ciên-cia e Tecnologia, lança oprojeto “Arte e Ação”, nes-te domingo (13) a partir das14h, no Morro do Estado.Na ocasião, serão ofereci-dos serviços de utilidadepública e haverá ações nasáreas de saúde, assistênciasocial, educação, lazer e cul-tura, em três diferentes lo-cais da comunidade – nocampo de futebol, no postode saúde e no colégio mu-nicipal Ayrton Senna.

O programa, que prevêintervenção, integração e

transformação nas comuni-dades carentes do municí-pio, pretende estimular osjovens de baixa renda e emsituação de vulnerabilidadesocial através de atividadessocioculturais e serviços.

“Queremos proporcionaro acesso às fontes de cultu-ra, mostrando experiênciaspositivas para incentivar oprotagonismo, o empreende-dorismo e a formação deagentes culturais juvenis”,ressaltou o Secretário Muni-cipal de Cultura, Arthur Maia.

Entre as atividades ofe-recidas, serão realizadas ofi-cinas criativas (artesanato,música e produção de ins-trumentos), palestras educa-

tivas, apresentações artísti-cas e exibição de filmes. Ha-verá, ainda, uma bibliotecaitinerante, cadastro no Bol-sa Família, balcão de empre-gos, aferição de pressão ar-terial e glicemia, orientaçãosexual e sobre os direitossociais, esclarecimento so-bre higiene bucal e distribui-ção de preservativos.

O programa “Arte eAção” vai chegar tambémna Vila Ipiranga, no Fonse-ca, no dia 19 de outubro, apartir das 14h; na comuni-dade do Jacaré, na RegiãoOceânica, no dia 27, às 14h;e no Morro do Céu, em San-ta Bárbara, no dia 9 de no-vembro, com início às 10h.

“Da época do Fotoclu-bismo à fotografia contem-porânea” é a mais nova ex-posição que a SociedadeFluminense de Fotografias,na Galeria Octávio Prado, emsua sede na Rua DoutorCelestino, 115, Centro. Amostra reúne o trabalho de20 fotógrafos do séculopassado e do atual, dandouma mostra do acervo foto-gráfico da tradicional insti-tuição que em 2014 vai co-memorar 70 anos de funda-ção. A exposição fica emcartaz até o dia 30 de dezem-bro e encerra a programaçãocultural do ano, promovidapela SFF.

A exposição traz ima-gens de fotoclubistas tira-das nos anos de 40, 50, 60 e70 e de profissionais que seformaram nos anos 90 e 2000e que são responsáveis portrazer a fotografia para a suacontemporaneidade.

O presidente da Socie-dade Fluminense de Foto-grafia, Antonio Machado,que também terá um dosseus trabalhos expostos,lembra que a Sociedade erauma das mais representati-vas do Fotoclubismo nopaís e no mundo, movimen-to que atingiu o seu augenas décadas de 40 e 50.

“Mantemos um acervohistórico invejável e atra-

vés do nosso eterno pre-sidente e fundador JaymeMoreira Luna temos umasede própria e um materialiconográfico de valiosaimportância, assim comouma biblioteca com livrossobre fotografia do séculoXIX, entre outras obras”,afirma Machado.

Informações pelo telefo-ne 2620 1848 ou no sitewww.sff.com.br.

O best-seller “Feliz porNada”, da escritora Mar-tha Medeiros, ganha ospalcos e chega a Niterói.Cristiana Oliveira e LuisaThiré estrelam a comédiaromântica no TeatroEduardo Kraichete/AMF.

O espetáculo fala daamizade de Juliana e Lau-ra. Elas se conhecem aos40 anos e passam a ser in-separáveis após um episó-dio no aeroporto de Tó-quio (Japão), quando Lau-ra se perde das filhas. Ju-liana é quem a ajuda. Nas-ce, então, uma belíssima

amizade que será posta àprova por causa de umhomem, o Joca. “Feliz pornada” não trata de um tri-ângulo amoroso, e, sim, darelação humana. O textotrata da mulher, em toda asua complexidade: os me-dos, os sonhos, as insa-tisfações, as inseguran-ças, as realizações profis-sionais, o sexto sentido, aatração, a paixão e o amor.

Com texto e adaptaçãode Regiana Antonini e di-reção de Ernesto Piccolo,a peça fica em cartaz atédia 13 de outubro.

Teatro Eduardo KraicheteAv. Roberto Silveira 123, IcaraíInformações: 2710-1549Sexta-Feira a Sábado, às 21h Domingo, às 20hValor: R$60 (sessenta reais)

Page 12: Gazeta Niteroiense • Edição 89

Niterói, 5 a 18 de outubro de 2013www.gazetanit.com.br | [email protected] Outubro Rosa

Diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mamaO câncer de mama é pri-

meira causa de mortes fre-quentes por câncer em mu-lheres e a quinta causa demorte por câncer em dadosgerais, segundo Organiza-ção Mundial da Saúde.

Esse tipo de câncer éuma doença causada pelamultiplicação anormal dascélulas da mama, que formaum tumor maligno. Quandodescoberto no início, o cân-cer de mama tem cura. É ocâncer mais temido pelasmulheres, pois além da altafrequência da doença, osefeitos psicológicos em re-lação à sexualidade e à ima-gem pessoal também sãopontos que afetam.

Como detectar precoce-mente – Segundo o Institu-to Nacional do Câncer(INCA), as formas mais efi-

cazes para detecção preco-ce do câncer de mama são oexame clínico da mama e amamografia. Para o contro-le do câncer de mamãe, é re-comendado que as mulhe-res realizem exames periodi-camente, mesmo que nãotenham alterações. É neces-sário que a mulher conheçao próprio corpo e caso vejaalguma alteração, já procu-re atendimento médico, poiso exame das mamas realiza-do pela própria mulher nãosubstitui o exame físico rea-lizado por profissional desaúde em atendimento hos-pitalar qualificado para essaatividade. O diagnósticoprecoce aumenta a chancede cura do câncer de mama.

O exame clínico das ma-mas é o procedimento ondeo médico ou enfermeiro ob-

serva e apalpa as mamas dapaciente na busca de nódu-los ou outras alterações edeve ser realizado conforme

as recomendações técnicasdo Consenso para o Con-trole do Câncer de Mama.

A mamografia é a radio-

grafia da mama que é capazde mostrar lesões em faseinicial e até muito pequenas(milímetros) e assim, permi-te a detecção precoce docâncer de mama. Segundoo INCA, o exame é realizadoem um aparelho de raio X

apropriado, o mamógrafo.Nesse aparelho, a mama écomprimida de forma a for-necer melhores imagens, e,portanto, melhor capacida-de de diagnóstico. O des-conforto provocado é dis-creto e suportável.