geração uniceub 03

44
Navegar é preciso UniCEUB # 03 Grazyelle Oliveira e Camila Xavier, alunas de Direito, vão estudar em Portugal, graças à Agência UniCEUB de Mobilidade Internacional

Upload: uniceub

Post on 02-Apr-2016

301 views

Category:

Documents


65 download

DESCRIPTION

A revista Geração UniCEUB é produzida pelos alunos do curso de Comunicação Social e apresenta notícias, eventos, entrevistas e novidades sobre a instituição.

TRANSCRIPT

Page 1: Geração UniCEUB 03

navegarnavegaré preciso

UniCEUB # 03

Grazyelle Oliveira e Camila Xavier, alunas de Direito, vão estudar em Portugal, graças

à Agência UniCEUB de Mobilidade Internacional

Page 2: Geração UniCEUB 03

e d i t o r i a l

UniCEUB

Secretário-geral

Pró-reitor administrativo e � nanceiro

Diretor acadêmico

Diretor administrativo-� nanceiro

Diretor do Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento

Pró-reitora acadêmica

Vice-reitor

Dra. Elizabeth Regina Lopes Manzur

Prof. Dr. Edevaldo Alves da Silva

Dr. Getúlio Américo Moreira Lopes

Dr. Maurício de Sousa Neves Filho

Dr. Edson Elias Alves da Silva

Prof. Carlos Alberto da Cruz

Dr. Geraldo Jorge Batista Rabelo

Dr. João Herculino de Souza Lopes Filho

Em 11 de gosto de 1827, o Brasil institucionalizou seu primeiro curso jurídico. Foi na então província de Pernam-buco que o Império decidiu criar a Faculdade de Direito, instalada no Mosteiro de São Bento, na cidade de Olin-da. Por isso, este é o mês dos advogados e dos cursos de Direito em todo o país. Com esse espírito, Geração UniCEUB entrevistou o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, e apresenta personagens e conteúdos relaciona-dos à área jurídica. Parabéns aos profi ssionais do ramo e aos alunos calouros que chegam aos campi do UniCEUB para construir promissores caminhos!

Reitor

Geração UniCEUB é uma publicação institucional do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Comunicação e Marketing: Rodrigo Costa

Editor: Paulo Brant

Projeto Gráfi co: André Ramos

Redação: Jade Goulart Meireles e Paulo Brant

Coordenação do curso de Jornalismo: Manoel Henrique Tavares Moreira

Programacão visual: André Ramos, Frederico Flor, Marcelo Ribeiro, Nelson Dantas e Thimóteo Soares

Colaboração: Núcleo de Marketing Digital

Revisão: Juliana Andrade

Fotografi a: Brito Junior, Jonas Pereira, Sergio Alberto e Tereza Sá

Impressão: Gráfi ca Qualitá

Tiragem: 6.000 exemplares

ex p e d i e n t eUniCEUB

portal do UniceUBwww.uniceub.br

@UniCEUB_Ofi cialinstagram

facebook.com/UniCEUBFacebook

@UniCEUB_Ofi cialtwitter

vimeo.com/UniCEUBvimeo

Conheça as formas de conexão com o UniCEUB. Entre um cli-que e outro, deixe seu comentário, sua sugestão ou tire suas dúvidas. Estamos conectados. Faça parte da nossa rede.

Page 3: Geração UniCEUB 03

3

e n t r e v is t a

Um selo de legitimidade

Para o senhor, o que é ser advogado?Esta é uma pergunta interessante, porque achamos que conhecemos a

resposta, ao escolher a profissão. Mas, só depois que vivemos certas expe-riências fundamentais na prática da advocacia é que entendemos o peso de nossa opção. Esse entendimento vem quando percebemos o quão frágil é o equilíbrio entre os poderes constituídos, o quão complexa é a manu-tenção do Estado de Direito. Isso você aprende na pele, no dia-a-dia, ao representar seus clientes.

Formado no UniCEUB, nascido

em Brasília, com 43 anos de

idade, o presidente da OAB/DF,

Ibaneis Rocha, militou na Justi-

ça do Trabalho e é considerado

um defensor dos direitos dos

advogados. Segundo ele, o Exa-

me da Ordem após os estudos

é fundamental, e a segurança

institucional e democrática no

Brasil ainda está em fase de

consolidação. Leia a entrevista

para a Geração UniCEUB.

“A advocacia é a única profissão citada em nossa Constituição.

Isso não é gratuito.”

Div

ulga

ção

Page 4: Geração UniCEUB 03

4UniCEUB

“Lembro-me de ter sido um período intenso da minha vida, em que eu vivia

cada minuto, em que alimentava a ambição de tornar-me um profissional à

altura de tantas expectativas.”

A advocacia é a única profi ssão citada em nossa Constituição. Isso não é gratuito. O constituinte enten-deu que as regras organizadoras do Estado precisavam de um selo de legitimidade que depende de uma série de agentes, e um deles é o advogado, que, justamente, por, via de regra, não integrar os qua-dros do Estado, pode representar o cidadão, o interesse particular, que é, muitas vezes, a parte mais frágil diante do aparelho estatal. O advo-gado é a medida de que o Estado precisa fora do próprio círculo de poder. Por isso, o respeito às prer-rogativas do advogado é, no fundo, o reconhecimento aos direitos indi-viduais do cidadão.

Div

ulga

ção

Fale sobre a sua trajetória du-rante os tempos de estudos no UniCEUB.

Foi um período marcado por mui-tas expectativas e descobertas, por conciliar o aprendizado com os sucessivos choques de realidade e amadurecimento que enfrentamos durante nossos anos de formação. Lembro-me de ter sido um período intenso da minha vida, em que eu vivia cada minuto, em que alimen-tava a ambição de tornar-me um profi ssional à altura de tantas ex-pectativas. O Direito exige o estu-do e a dedicação. Lembro-me do

esforço, de estar debruçado sobre livros.

O que acha do ensino do curso de Direito de modo geral?

Os problemas do ensino do Di-reito no Brasil inserem-se em um quadro mais complexo e abran-gente, que é a falência da educa-ção em todos os níveis no país, do ensino básico à universidade. Esta é, no fundo, a principal chaga da sociedade brasileira, que perpas-sa todos os nossos problemas. No caso do Direito, temos muita oferta de cursos e pouca qualidade. Saí-mos malformados da escola, com uma educação medíocre nas áre-as humanas. Quando chegamos à universidade, não conseguimos preencher essa defasagem. O es-tudante que deseja ser bom ad-vogado deve saber suprir isso e investir em sua educação, aprofun-dando, em primeiro plano, sua for-mação técnica e seu espectro de profi ciência em diversas áreas do conhecimento. Não podemos fi car restritos, porque lidamos com vá-rios aspectos da vida do indivíduo e da sociedade.

Por que o Exame da Ordem gera tanta polêmica?

Por desconhecimento, por igno-rância e por um discurso fácil que prega facilidades e indulgência

Page 5: Geração UniCEUB 03

5da carga tributária e foi resultado direto do trabalho de conscienti-zação feito pelas seccionais da OAB. Em nível local, o governo sancionou três importantes leis que vão ao encontro de anseios da OAB/DF e de entidades liga-das à defensoria pública e às em-presas públicas e de economia mista locais. Uma delas assegura novo piso salarial ao advogado que atua no setor privado do DF, com reajuste anual de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de 1%, em janeiro. É um passo decisivo para que escritó-rios possam cumprir o piso esta-belecido e dar mais dignidade ao advogado que está começando. O mercado tem mudado. Mais ad-vogados atuam sob vínculo em-pregatício, de modo que a Ordem realizou intenso trabalho para arti-cular essas mudanças que visam assegurar garantias a fim de que o advogado possa atuar melhor.

lação tem-se manifestado frustrada com a corrupção, com as mazelas do país, dando vazão a discursos alinhados à ideia de punição e a so-luções fáceis. Isso é compreensível e faz parte do amadurecimento de uma democracia. Porém, por outro lado, o papel do advogado pode ser mal compreendido nesse con-texto, e nossas garantias para atuar podem ser atropeladas. Não existe justiça sem defesa; nem mesmo, punição sem defesa.

Quais são os avanços?Vivemos um momento muito es-

pecial. Iniciamos julho com uma série de conquistas que foram ra-zão de luta durante muito tempo e que, finalmente, concretizaram-se. O Congresso aprovou o acesso do setor de serviços ao Simples Na-cional (Supersimples), o regime de tributação das pequenas e mi-croempresas. Isso vai atrair à for-malidade muitos colegas que se sentiam desestimulados em razão

frente a uma dificuldade. Exames de Ordem são realidade em todo o mundo. Praticamente em todos os países, o bacharel em Direito deve prestar exames à Ordem local. É uma comprovação de proficiência necessária já que o advogado lida com os direitos e as circunstân-cias fundamentais da vida civil do cidadão. O exame de Ordem tem um papel fundamental frente a um sistema de educação deficiente e cursos de Direito de qualidade ir-regular que formam tantos bacha-réis e têm a função de produzir um diagnóstico da qualidade do ensino do Direito no país. No fundo, é um farol, um ponto de referência para o estudante.

Qual é o papel do Poder Judici-ário no Brasil?

O Poder Judiciário assumiu a linha de frente da vida pública no Brasil. Nenhum outro país do ocidente tem tantos processos na Justiça. São mais de 90 milhões. Isso mostra que ainda lutamos para fortalecer nossas instituições. Ainda somos, de certo modo, da Constituição de 1988 para cá, uma sociedade em franco processo de organização. O altíssimo grau de litigiosidade no Brasil demonstra que a segurança institucional e democrática ainda está em fase de consolidação. O palco desse processo crítico é o Poder Judiciário.

Quais são os seus planos frente

à OAB/DF?Quando iniciamos a gestão há

mais de um ano, nossa principal preocupação era emprestar efici-ência às contas da Ordem, arrumar a casa mesmo, o que consegui-mos fazer. Literalmente, enviamos a todos os advogados do DF nossa prestação de contas. Outro ponto forte é a defesa das prerrogativas profissionais do advogado. A popu-

“O Poder Judiciário assumiu a linha de frente da vida pública no Brasil. Nenhum

outro país do ocidente tem tantos processos na Justiça. São mais de 90 milhões.”

Div

ulga

ção

Page 6: Geração UniCEUB 03

6UniCEUBUniCEUB

conheça os diretores e os coordenadores do UniceUB6

BIOM

EDIC

INA

CIÊN

CIAS

BIOL

ÓGIC

AS

EDUC

AÇÃO

FÍSI

CA

GAST

RONO

MIA

HIST

ÓRIA

MED

ICIN

A

Profª. Fernanda VinhaesCOORDENADORA

Prof. Claudio Henrique SilvaCOORDENADOR

Profª. Janaína BispoCOORDENADORA

Prof. Deusdedith JuniorCOORDENADOR

Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde

FACES

Profª. Dalva Guimarães dos ReisDIRETORA

ANÁL

ISE E

DES

ENVO

LVIM

ENTO

DE SI

STEM

AS

ENGE

NHAR

IA CI

VIL

GEST

ÃO PÚ

BLIC

A

ADM

INIS

TRAÇ

ÃO

ARQU

ITET

URA E

URB

ANIS

MO

DESI

GN D

E INT

ERIO

RES

Prof. Marcelo GagliardiCOORDENADOR

Prof. Fernando GuimarãesCOORDENADOR

Prof. Jocinez LimaCOORDENADOR

Prof. Leonardo de OliveiraCOORDENADOR

Faculdade de Tecnologia e de Ciências Sociais Aplicadas

FATECS

Prof. José Pereira da Luz FilhoDIRETOR

RELA

ÇÕES

INTE

RNAC

IONA

IS

DIRE

ITO

Prof. Roberto FreitasCOORDENADOR

Profª. Renata RosaCOORDENADORA

Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais

FAJS

Prof. Carlos Alberto da CruzDIRETOR (Interino)

Page 7: Geração UniCEUB 03

7

conheça os diretores e os coordenadores do UniceUB7

ENFE

RMAG

EM

FISI

OTER

APIA

NUTR

IÇÃO

PSIC

OLOG

IA

Prof. Henry Maia PeixotoCOORDENADOR

Profª. Renata RebouçasCOORDENADORA

Profª. Valéria Sovat CostaCOORDENADORA (Interina)

Prof. Marcelo BóiaCOORDENADOR

Profª. Karina AragãoCOORDENADORA

Profª. Simone RoballoCOORDENADORA

Prof. Luzitano FerreiraCOORDENADOR

PROD

UÇÃO

AUDI

OVIS

UAL

DESI

GN G

RÁFI

CO

PUBL

ICID

ADE E

PROP

AGAN

DA

ENGE

NHAR

IA EL

ÉTRI

CA

JOGO

S DIG

ITAIS

CIÊN

CIA D

A COM

PUTA

ÇÃO

CIÊN

CIAS

CONT

ÁBEI

S

JORN

ALIS

MO

ENGE

NHAR

IA D

E COM

PUTA

ÇÃO

Prof. Rogério MarquesCOORDENADOR

Prof. Paulo Rogério FoinaCOORDENADOR

Prof. José GalbinskiCOORDENADOR

Prof. Henrique MoreiraCOORDENADOR

Prof. Abiezer FernandesCOORDENADOR

Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde – FACES > Local: bloco 9 - térreoFuncionamento:De segunda a sexta: das 8h às 12h e das 14h às 22h Sábados: das 8h às 12h e das 14h às 18h Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais – FAJS > Local: bloco 3 - térreoFuncionamento:De segunda a sexta: das 8h às 12h e das 14h às 22hSábados: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – FATECS > Local: bloco 1 - térreoFuncionamento:De segunda a sexta: das 7h30 às 13h e das 14h às 22hSábados: das 7h30 às 13h

Ondeestá adireção do seucurso?

Page 8: Geração UniCEUB 03

O giganteda Asa Norte

Biblioteca Reitor João Herculino: Bloco 2Trata-se de uma das mais modernas, imponentes e bem equipadas bibliotecas universitárias do país. Possui área de 6.300 m2 e três pavimentos. Dispõe de mais de 50 mil livros, jornais, periódicos, revistas eletrônicas, biblioteca virtual e videoteca com cabines para pesquisas em CD, DVD, TV e VHS.

8UniCEUB

Page 9: Geração UniCEUB 03

9

Atendimento Médico de Urgência: Bloco 12É onde se realizam atendimentos médicos e primeiros socorros.

Laboratórios de Ciências da Saúde (LABOCIEN): Bloco 6 e Bloco 9São 40 laboratórios de produção e experimentação disponíveis aos cursos das áreas de saúde e ciências aplicadas.

W5 Norte

W4 Norte EQN 707/907

Parque Aquático Centro de ConvivênciaGinásio

Bl. 9

Bl. 6Bl. 1

Bl. 2

Bl. 7 Bl. 5 e 8Bl. 4 Bl. 3

Bl. 12

Bl. 10

Núcleo de Esportes: Bloco 10Promove competições e atividades aos alunos que valorizam a opurtunidade de praticar esportes. As Calouradas esportivas do UniCEUB são famosas em Brasília. O complexo esportivo é formado por um parque aquático, três quadras e um campo de futebol. Durante todo o ano letivo, são abertas vagas para prática de várias modalidades.

Central de Relacionamento: Bloco 1É o local de prestação de informações e serviço integrado de atendimento ao aluno. Dispõe de espaço para autoatendimento.

“As catracas e a identificação dos visitantes no UniCEUB são para que os alunos se sintam mais seguros. Isso vai evitar pessoas mal-intencionadas no campus.”

Thayssa Victer – Aluna de Biomedicina

Bl. 10

Agência de Empreendedorismo: Bloco 2 Conecta os alunos ao mercado de trabalho por meio de estágios, capacitação profissional, empregos e outras oportunidades no mundo dos negócios e da gestão empresarial.

Page 10: Geração UniCEUB 03

Vem aí o novo de

Taguatinga

Rua 210, Taguatinga SulÁrea total: 14.249 m²

campus

Atual responsável pelo campus de Taguatinga, a professora Neide Fonseca de Oliveira é Graduada em Pedagogia e faz parte da história do UniCEUB, tendo ocupado o cargo de diretora da Faculdade de Educação.

Também trabalhou no Núcleo de Apoio ao Discente e liderou os programas de estágio de prática de ensino nos cursos de Licenciatura. "O

Campus de Taguatinga é para mim um significativo desafio pessoal e acadêmico. Vejo como uma oportunidade de compartilhar novos

pensares, saberes e perspectivas para a educação superior."

Localizado no Pistão Sul, entre Taguatinga e Águas Claras, a nova unidade do UniCEUB ocupará a área com cerca de 15 mil m² na primeira etapa de expansão.

O campus terá amplos espa-ços de circulação e acesso controlado por catracas eletrônicas de segurança. No hall de entrada, alunos, funcionários e professores encontrarão uma galeria de exposições artísticas e cultu-rais, lounges e áreas de convivência.

Nas modernas salas de aula, equipadas com kit multimí-dia, lousas, forro acústico, ar-condicionado, iluminação de alto desempenho e cartei-ras acolchoadas com pran-chetas para notebook, alunos e professores terão o ambiente adequado para o aprendizado mútuo.

O novo campus também terá salas de multiuso, equipadas com kit multimídia e laborató-rios de última geração, com kit de biossegurança, para atender diversas áreas e cursos. Mesas individuais, mobiliário ergonômico e lousas que se estendem ao longo de toda a parede esta-rão disponíveis nesses ambientes.

O UniCEUB em Taguatinga oferecerá a mais avançada e completa biblioteca da região, equipada com cabi-nes de estudo individuais e vasto acervo digital e um espaço preparado com o melhor tratamento acústico, térmico e lumino-técnico.

O novo campus unirá a tradi-ção e a modernidade da instituição que já formou mais de 120 mil profissionais.

campus

Como resposta à grande procura por vagas nos cursos atualmente ofere-cidos em Taguatinga, o UniCEUB amplia sua presença na região. Com modernas salas de aula, laboratóri-os, auditório e uma biblioteca de referência, o novo será inaugu-rado em 2015.

Palestras, seminários e eventos acadêmicos serão realizados no auditório, especialmente planejado com a melhor tecno-logia audiovisual, conforto acústico, sistema de reno-vação de ar e iluminação regulável.

A previsão de inauguração da nova unidade é para 2015, ainda no primeiro semestre.

10UniCEUB

Page 11: Geração UniCEUB 03

Vem aí o novo de

Taguatinga

Rua 210, Taguatinga SulÁrea total: 14.249 m²

campus

Atual responsável pelo campus de Taguatinga, a professora Neide Fonseca de Oliveira é Graduada em Pedagogia e faz parte da história do UniCEUB, tendo ocupado o cargo de diretora da Faculdade de Educação.

Também trabalhou no Núcleo de Apoio ao Discente e liderou os programas de estágio de prática de ensino nos cursos de Licenciatura. "O

Campus de Taguatinga é para mim um significativo desafio pessoal e acadêmico. Vejo como uma oportunidade de compartilhar novos

pensares, saberes e perspectivas para a educação superior."

Localizado no Pistão Sul, entre Taguatinga e Águas Claras, a nova unidade do UniCEUB ocupará a área com cerca de 15 mil m² na primeira etapa de expansão.

O campus terá amplos espa-ços de circulação e acesso controlado por catracas eletrônicas de segurança. No hall de entrada, alunos, funcionários e professores encontrarão uma galeria de exposições artísticas e cultu-rais, lounges e áreas de convivência.

Nas modernas salas de aula, equipadas com kit multimí-dia, lousas, forro acústico, ar-condicionado, iluminação de alto desempenho e cartei-ras acolchoadas com pran-chetas para notebook, alunos e professores terão o ambiente adequado para o aprendizado mútuo.

O novo campus também terá salas de multiuso, equipadas com kit multimídia e laborató-rios de última geração, com kit de biossegurança, para atender diversas áreas e cursos. Mesas individuais, mobiliário ergonômico e lousas que se estendem ao longo de toda a parede esta-rão disponíveis nesses ambientes.

O UniCEUB em Taguatinga oferecerá a mais avançada e completa biblioteca da região, equipada com cabi-nes de estudo individuais e vasto acervo digital e um espaço preparado com o melhor tratamento acústico, térmico e lumino-técnico.

O novo campus unirá a tradi-ção e a modernidade da instituição que já formou mais de 120 mil profissionais.

campus

Como resposta à grande procura por vagas nos cursos atualmente ofere-cidos em Taguatinga, o UniCEUB amplia sua presença na região. Com modernas salas de aula, laboratóri-os, auditório e uma biblioteca de referência, o novo será inaugu-rado em 2015.

Palestras, seminários e eventos acadêmicos serão realizados no auditório, especialmente planejado com a melhor tecno-logia audiovisual, conforto acústico, sistema de reno-vação de ar e iluminação regulável.

A previsão de inauguração da nova unidade é para 2015, ainda no primeiro semestre.

11

Page 12: Geração UniCEUB 03

NPJ - NÚCLEO DE PRÁTICAsJURÍDICAs

113ºANDAANDAR

112ºANDAANDAR

11ºANDAR

110ºANDAANDAR

9ºANDAANDAR

8ºANDAANDAR

DEPÓSITO E MANUTENÇÃO

INCUBADORA DE EMPRESAS – CASULO

EMPRESA JÚNIOR – PROJETOS

AMBIENTE ADMINISTRATIVO

EDUCAÇÃO FÍSICA

FISIOTERAPIA

77ºANDAANDAR

6ºANDAANDAR

5ºANDAANDAR

44ºANDAANDAR

33ºANDAANDAR

2ºANDAANDAR

AMBIENTE ADMINISTRATIVO

NPJ - NÚCLEO DE PRÁTICAsJURÍDICAs

NPJ - NÚCLEO DE PRÁTICAsJURÍDICAs

PSICOLOGIA

NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA

1ºANDAANDAR

ANÁLISES CLÍNICASBIOMEDICINA E ENFERMAGEM

1ANDA14ºANDAR

TERRAÇO

O Centro de Atendimento à Comunidade, no Edifício União, está localizado no Setor Comercial Sul e é exclusivo para desenvolvimento de atividades pelos alunos, a fim de prestar assistência à população nas áreas de saúde, direito e negócios.

Atendimento àcomunidade

12UniCEUB

Page 13: Geração UniCEUB 03

NPJ - NÚCLEO DE PRÁTICAsJURÍDICAs

113ºANDAANDAR

112ºANDAANDAR

11ºANDAR

110ºANDAANDAR

9ºANDAANDAR

8ºANDAANDAR

DEPÓSITO E MANUTENÇÃO

INCUBADORA DE EMPRESAS – CASULO

EMPRESA JÚNIOR – PROJETOS

AMBIENTE ADMINISTRATIVO

EDUCAÇÃO FÍSICA

FISIOTERAPIA

77ºANDAANDAR

6ºANDAANDAR

5ºANDAANDAR

44ºANDAANDAR

33ºANDAANDAR

2ºANDAANDAR

AMBIENTE ADMINISTRATIVO

NPJ - NÚCLEO DE PRÁTICAsJURÍDICAs

NPJ - NÚCLEO DE PRÁTICAsJURÍDICAs

PSICOLOGIA

NUTRIÇÃO E PSICOLOGIA

1ºANDAANDAR

ANÁLISES CLÍNICASBIOMEDICINA E ENFERMAGEM

1ANDA14ºANDAR

TERRAÇO

O Centro de Atendimento à Comunidade, no Edifício União, está localizado no Setor Comercial Sul e é exclusivo para desenvolvimento de atividades pelos alunos, a fim de prestar assistência à população nas áreas de saúde, direito e negócios.

Atendimento àcomunidade

Laboratório Escola de Análises Clínicas

Laboratório de Psicologia

Laboratório de Biomedicina

Laboratório de Biomedicina - Parasitologia

Academia de Educação Física

Fisioterapia

Atendimento de Nutrição

Conheça alguns serviços oferecidos pelo UniCEUB

Triagem

Núcleo de Práticas Jurídicas

Sala de Coleta para Curva glicêmica

O Centro Universitário de Brasília - UniCEUB inaugurou, recentemente, no Edifício União, o Laboratório-Escola de Análises Clínicas, onde os alunos de Biomedicina atendem à comunidade.

Outros atendimentos são realizados nas áreas da saúde e do Direito, tornando o local uma referência de qualidade na prestação de serviços gratuitos ou subsidiados à população carente do Distrito Federal e entorno.

Sala de Esterilização

13

Page 14: Geração UniCEUB 03

14UniCEUB

Linha do tempoA revista Geração UniCEUB mostra aos leitores, através da linha do tempo, os eventos acadêmicos e os acontecimentos que foram destaque na instituição

o q u e r o l o u

15.08

15.08

20.08

14.08

21.08

14.08

Ciclo de palestras com o ministro Carlos Ayres BrittoTeve início o ciclo de palestras com o mi-nistro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto (foto). O jurista compartilhou seus conhecimentos com os alunos do curso de Direito do UniCEUB por meio do tema O princípio da unidade da vida na perspectiva do Direito.

Simpósio de Direito TributárioO evento teve a presença de Vanessa Rahal Canado, doutoranda e professora de Direito Tributário, que tratou de Ques-tões atuais de Direito Tributário. O minis-tro Napoleão Nunes Maia (foto), presiden-te da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, falou sobre Garantias fundamentais do contribuinte.

Alimentação, cultura e esporteA Semana de Nutrição tratou do tema Educação transformadora – alimentação, cultura e esporte. Durante o encontro, os alunos participa-ram de palestras, mesas-redondas e ofi cinas com a presença de pro-fi ssionais renoma-dos da área.

Brasília Capital FitnessA 18ª edição do maior encontro de espor-tes e fi tness da região, o Brasília Capital Fitness, com feira de equipamentos e ex-positores de produtos do segmento, teve o apoio do Uni-CEUB, que orga-nizou um estande no Centro de Con-venções Ulysses Guimarães.

Recepção aos calourosOs criadores do site Jovem Nerd, Alexan-dre Otonni (foto, à direita) e Deive Pazos (foto, à esquerda), blog de humor, no-tícias e empreen-dedorismo digital, foram a atração do evento de recep-ção aos calouros.

Curso Pró-OAB com o ministro Luiz FuxO UniCEUB promoveu o curso preparatório Pró-OAB: Questões Processuais Civis Relevantes, proferido pelo ministro do Su-premo Tribunal Fede-ral, Luiz Fux (foto).

Page 15: Geração UniCEUB 03

15

AGO | 2013

01.08

12.08

22.08

03.08

09.08

23.08

05.08

07.08

21.08

23.08

Recepção aos calouros de MedicinaOs alunos de Medicina participaram de uma programação especial de boas-vin-das. No primeiro dia de aula, os futuros médicos visitaram as salas do LABO-CIEN, do bloco 6 e do bloco 9, onde se localiza o novo pavilhão de labo-ratórios.

Palestra com a doutora Natália MikhaylitchenkoO UniCEUB recebeu a visita do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, da embai-xatriz Fabiana Tronenko (foto, à direita) e da pro-fessora Natália Mikhaylichenko (foto, à esquerda), decana da Universidade de Moscou, que ministrou pa-lestra sobre o tema Rússia entre dois mundos: a tran-sição do regime soviético aos alunos do curso de Re-lações Internacionais.

Parceria internacionalEm parceria com a Universidade da Ca-rolina do Norte nos Estados Unidos, o UniCEUB trouxe a Brasília professores e pesquisadores do campo de medicina esportiva, fi siologia do exercício e ges-tão e marketing do esporte. O motivo foi a II Conferência Internacional de Esporte e Saú-de - II CONFINES, coordenada pelo curso de Educa-ção Física.

Direitos humanosA Conferência Internacional Sobre Direitos Hu-manos no UniCEUB reuniu alunos de Direito e de Relações Internacionais, professores de Di-reito Internacional de outros estados da federa-ção, membros da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, advogados da União, asses-sores da Presidência da República, assessores do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, conselhei-ros de embaixadas e generais do exército americano que atuaram no Afeganistão, no Ira-que, na Macedônia e na Bósnia.

Ciclo de palestras com a ministra Maria Elizabeth RochaOcorreu o primeiro ciclo de palestras com a ministra do Superior Tribunal Mili-tar Maria Elizabeth Rocha (foto), iniciado com o tema Os direitos fundamentais e as relações especiais de sujeição: uma análise sobre as restrições das garantias dos militares.

O psicanalista e a éticaO UniCEUB realizou palestra com o doutor Ronaldo Mendes de Oliveira Castro (foto), da Sociedade Psicanalista de Brasília – SPB, sobre o tema O psicanalista e a ética. O evento é uma parceria com o curso de espe-cialização em Teo-ria Psicanalítica do UniCEUB e a SPB.

Festival de Música Candango CantadorA segunda edição do maior concurso musi-cal da cidade, o Festival Candango Cantador, recebeu apoio do Centro Universitário de Brasília. A gran-de fi nal foi na área externa do Complexo Cultural da República João Herculino.

Seminário Pedagogia das VirtudesO evento tratou do tema A atitude amorosa como meio e fi m da ação educativa e apresentou palestra da doutora em educação e professora do Centro Universitá-rio de Brasília, Renata Bittencourt.

Lançamento de livroO Centro Universitário de Brasília realizou o lançamento do livro Direito Civil: parte ge-ral, publicado pela Edi-tora Gazeta Jurídica e escrito pelo professor Paulo Roberto Thomp-son Flores (foto).

Ciclo de palestras com o profes-sor doutor Inocêncio Mártires CoelhoIniciou-se o ciclo de palestras com o ex-procurador-geral da República e profes-sor do programa de Mestrado e Dou-torado do UniCEUB, Inocêncio Mártires Coelho (foto), sobre o tema A importância da Teoria Geral do Direito para a formação dos juristas.

Apoio ao automobilismoO piloto Vítor Meira (Amir Nasr Racing), apoiado pelo UniCEUB, venceu sua primeira corrida na etapa de Curitiba do Brasileiro de Marcas, uma das principais cate-gorias do automobilismo nacional.

25.08

Page 16: Geração UniCEUB 03

16UniCEUB

Ofi cina: Elaboração de pôster e de apresentação oral de trabalhos acadêmicosA Assessoria de Pós-Graduação e Pes-quisa do UniCEUB organizou ofi cina sobre o tema Elabora-ção de pôster e de apresentação oral de trabalhos acadêmicos, co-mandada pelo professor Marcos Longuinho.

Desafi os e perspectivasO doutor Cleber Francisco (foto) apre-sentou palestra sobre o tema Desafi os e perspectivas para a assistência jurídica gratuita: panorama inter-nacional e contex-to brasileiro.

Inauguração da Clínica de Direitos HumanosO UniCEUB inaugurou a Clínica de Direitos Humanos com o intuito de preparar profi s-sionais na intervenção em situações viola-doras dos direitos humanos. A clínica é a primeira do Distrito Federal e uma das cin-co do Brasil. O evento teve a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto (foto, ao centro), que proferiu pales-tra sobre o tema Dos direitos funda-mentais à melhor experiência.

Gincana da SISPATA segunda edição da Gincana SISPAT (Semana Interna de Saúde e Prevenção de Acidentes) foi além das tarefas e dos desafi os para as equipes participantes. Houve, entre outras atividades, ofi cinas de nutrição e palestras voltadas à cons-cientização dos colaboradores do UniCEUB sobre a importância de hábitos e posturas saudáveis no am-biente de trabalho.

Curso Pró-OAB com o ministro Luiz FuxO ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux (foto) deu continuidade ao cur-so Pró-OAB: Questões Processuais Civis Relevantes. Os temas das pales-tras foram Teoria geral da execução das obrigações e Embargos do exe-cutado.

Novas empresas da CasuloA Incubadora de Empresas do UniCEUB, CASULO, realizou o evento de recepção às empresas sele-cionadas por meio de edital para as modalidades de incubação e pré- incubação.

Ciclo de palestras com o ministro Carlos Ayres BrittoO UniCEUB realizou a segunda palestra do ciclo de palestras com o ministro do Su-premo Tribunal Fe-deral Carlos Ayres Britto (foto), sobre o tema Poder consti-tuinte versus poder constituído.

Ciclo de palestras com o ministro Francisco RezekO ministro do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek (foto) deu início ao ciclo de palestras do semestre sobre o tema A Consti-tuição do Brasil, os operadores do direito e a socie-dade.

Semana de Geografi aA XIX Semana de Geografi a apresentou o tema O papel da Geografi a para a educa-ção transformadora. Durante a Semana, alunos e professores avaliaram a impor-tância do trabalho do geógrafo no contexto contem-porâneo, com pa-lestras, debates e ofi cinas temáticas.

05.0905.0910 e 24.09

26.08

10.09

26.08

10.09

28.08

11.09

Page 17: Geração UniCEUB 03

17

Semana das EngenhariasDurante cinco dias, o UniCEUB promoveu a Semana das Engenharias sobre o tema Educação transformadora: competências e habilidades para o sucesso, nos campi da Asa Norte e de Taguatinga. O evento teve 20 palestras ministradas por profi ssionais de empresas, enti-dades e órgãos públicos.

Projeto Professor em Foco: Economia e ideologiaO professor doutor de Direito André Nunes (foto) mi-nistrou palestra sobre o tema Eco-nomia e ideologia.

Calourada EsportivaO UniCEUB promoveu a Calourada Espor-tiva com o objetivo de integrar os novos alunos. Foram realizadas atividades com-petitivas entre as equipes inscritas nas seguintes mo-dalidades: futsal, futebol society, basquete trio e voleibol.

Casapark GourmetAlunos do curso de Gastronomia tiveram aula especial com mais um renomado chef e professor de cozinha internacional e contemporânea, Juarez Campos (foto), do restaurante italiano Oriundi, em Vitória, Espírito Santo. Durante a prática na cozi-nha planejada, os alunos aprende-ram os segredos da moqueca capi-xaba e o processo de produção da panela de barro.

Sexta da governançaO Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvol-vimento – ICPD, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia, realizou a Sexta da Governança sobre o tema Projetos e empresas de tec-nologia: desafi os e oportunidades.

PDR 2013O UniCEUB apoiou a 16ª edição do Porão do Rock (PDR), o maior festival independente de rock do país. O Palco UniCEUB mostrou várias bandas de Brasília, do Rio, de São Paulo e de Goiânia. O PDR já foi visto por mais de um milhão de pessoas.

Direitos Constitucionais em home-nagem aos 25 anos da Constituição de 1988O Núcleo de Extensão e Atividades Com-plementares - NEAC realizou Jornada de Estudos sobre o tema Direitos Constitu-cionais, em homenagem aos 25 anos da Constituição de 1988 para alu-nos do curso de Direito. O evento destacou a de-mocratização da Constituição.

03.09

03.0902.09

31.0830.08 30.08

11.09

SET | 2013

Ofi cina de Submissão e Avaliação de Projetos de Pesquisa na Plataforma BrasilO UniCEUB realizou a IV Ofi cina de Submissão e Avaliação de Projetos de Pesquisa na Plata-forma Brasil a diferentes públi-cos. A atividade foi ministrada pela professora doutora Marília de Queiroz Dias Jácome (foto).

12.09

Semana de BiomedicinaO Centro Universitário de Brasília realizou a XIII Semana de Biomedicina sobre o tema Biomédicos transformadores, com debates sobre reprodu-ção assistida, imunização, diagnóstico por imagem, fi siologia e prática forense.

16.09

Ciclo de palestras com o professor doutor Inocêncio Mártires CoelhoO evento tratou do tema Consti-tuição: conceito, objeto, elementos e interpretação/aplicação.

18.09

Feira Capital EstudanteO UniCEUB foi um dos expositores da 2ª edição da Feira Capital Estudante, instala-da no Shopping Pátio Brasil. Os visitantes do estande da Ins-tituição receberam informações sobre cursos, carreiras e profi ssões de diversas áreas do conhecimento.

19.09

Aula magna com o ministro Carlos Ayres BrittoO ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto (foto) proferiu a aula magna do curso de pós--graduação Novas Tendências do Direito Público e Avaliação de Políticas Públicas sobre o tema Do melhor Estado à melhor sociedade e do melhor governo à melhor Administra-ção Pública.

19.09

Page 18: Geração UniCEUB 03

18UniCEUB

Exposição Estágio Não ObrigatórioO UniCEUB lançou a primeira expo-sição de Estágio Não Obrigatório com o objetivo de oferecer vagas de estágio.

Ciclo de palestras com o ministro Francisco RezekO UniCEUB deu continuidade ao ciclo de pa-lestras com o profes-sor doutor Francisco Rezek (foto) sobre o tema A arbitragem e o foro judiciário: uma perspectiva brasilei-ra e contemporânea.

RedBull Break TimeO programa RedBull Break Time Sessions promoveu shows musicais nos pe-ríodos matutino e noturno, com as bandas locais Sca-lene, de rock, e Faz Miséria, de samba.

Curso Pró-OAB com o ministro Luiz FuxO UniCEUB ofereceu o 5º encontro do curso preparatório Pró-OAB: Questões Processu-ais Civis Relevantes. As aulas foram profe-ridas pelo ministro do Supremo Tribunal Fe-deral Luiz Fux (foto) sobre o tema Teoria geral do processo cautelar: tutela de urgência satisfativa e cautelar.

24.0923.0923.09

08.10

Carreiras JurídicasO UniCEUB realizou o evento Carreiras Jurí-dicas com o objetivo de apresentar aos alu-nos que ingressam no curso de Direito as principais ques-tões que envolvem as diferentes atua-ções profi ssionais no contexto jurídico.

08.10

Casa Park GourmetO CasaPark Gourmet, juntamente com o UniCEUB, realizou a aula de Degustação de Blends, apresentada por Fernando Gurgel, especia-lista em uísques, e embaixador de Destilados Su-perpremium da Diageo.

Festival Sabor SuínoA capital do país sediou a 5ª edição do Festival Sabor Suíno, organizado pelo Sindicato dos Suinocultores do Distrito Federal (SINDISUÍNOS) e pela Associa-ção dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN), tendo como meta aumentar o con-sumo da carne de porco. O Festival teve o apoio do UniCEUB.

08.10

08.10

Palestra do ministro Joaquim BarbosaO UniCEUB recebeu o ministro do Supre-mo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (foto), que proferiu palestra sobre o tema Democracia e valores republi-canos: um diálogo constitucional.

16.10

V Congresso Brasileiro de Jornalismo AmbientalO V Congresso Brasileiro de Jornalismo Am-biental foi sediado no campus da Asa Norte do UniCEUB e teve a presença de profi ssionais da mídia, pesquisadores, ambientalistas, professo-res, biólogos, economistas e editores de ciência. Discutiram-se temas, como economia verde, ocupação do território ur-bano, saneamento básico, conservação do cerrado e desafi os para o setor pro-dutivo.

17.10

Page 19: Geração UniCEUB 03

Sexta da GovernançaO Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvol-vimento – ICPD, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Tecnolo-gia, promoveu mais um encontro, dessa vez, sobre o tema Projetos e gover-nança no governo.

Jornada Pontes de MirandaO evento teve a presença do advogado e doutor em Di-reito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Ehrhardt (foto), atualizador dos tomos III, IV e V do Tratado de Direito Privado, de Francisco Cavalcan-ti Pontes de Miranda, sobre o tema Existir, valer e ser efi caz: as dimensões do fato jurídico no pensamento de Pontes de Miranda. No dia 24, a Jornada promoveu palestra com Bruno Nubens Barbosa, doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), sobre o tema Contratos a partir da teoria ponteana.

Dia da Responsabilidade SocialO UniCEUB participou, mais uma vez, do Dia da Responsabilidade Social, promovido desde 2005. Houve palestras, ofi cinas, aulas, atendimen-tos à comunidade, minicursos e ex-posição de projetos de extensão.

Direito da OMCO professor doutor Fábio Costa Morosini (foto), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, rea-lizou palestra sobre o tema O status do de-senvolvimento sus-tentável no Direito da Organização Mundial do Comércio.

XI Congresso de Ensino e Pesquisa e ExtensãoCentenas de estudantes de vários cursos participaram dos três dias do Congresso de Ensino e Pesquisa e Extensão e do Encontro de Iniciação Científi ca do UniCEUB, em sua décima primeira edição. Estudos de casos e mesas-redondas nas áreas de psicologia, direito, relações inter-nacionais, meio am-biente, comunicação, fi sioterapia, saúde pública e administra-ção foram objetos de discussão e debates.

Projeto Professor em FocoO evento tratou do tema Tráfi co de crianças com a professora do Uni-CEUB Eneida Taquary. No dia 18/10, a palestra foi com a professora do Uni-CEUB Christine Peter, sobre o tema Transjusfun-damentalida-de: diálogos transnacionais sobre direitos fundamentais.

27.09

26.0925.09

01.10

04 e 24.1007 e 18.10

OUT | 2013

19

I Encontro do Mestrado em PsicologiaO evento apresentou palestras e mesas--redondas e lançou o primeiro livro or-ganizado pelo programa de mes-trado em Psicolo-gia do UniCEUB: O fi o tenso que une a psicologia à educação.

17.10

Ciclo de palestras com o ministro Francisco RezekO professor doutor e ministro do Su-premo Tribunal Federal Francisco Rezek (foto) encerrou seu ciclo de palestra com o tema O Supre-mo Tribunal Fe-deral no romper do século XXI: o en f r en t amen to de uma crise de identidade.

21.10

Semana de LetrasO tema do evento foi O ensino de lín-gua como uma ação transformadora. P ro f i s s i ona i s e professores de outras ins-tituições foram convidados a proferir pales-tras e ofi cinas.

21.10

Seminário com o doutor Antônio Carlos GomesO UniCEUB recebeu uma das maiores referências brasi-leiras em treinamento desportivo, o doutor em Teoria e Metodologia de Educação Física e dos Esportes, Antônio Carlos Gomes (foto), que falou sobre o tema Esporte como ferramenta de inclusão social: teoria e meto-dologia do treinamento na infân-cia e na adolescência.

21.10

Semana de Ciência e TecnologiaO evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, para promo-ver a utilização de práticas e conceitos de inovação em todo o país. A Semana teve apoio do UniCEUB, que sediou parte da pro-gramação.

22.10

Page 20: Geração UniCEUB 03

20UniCEUB

Ciclo de palestras com o profes-sor doutor Homero ReisHomero Reis (foto) minis-trou palestra sobre Edu-cação trans-formadora.

Súmula vinculanteO UniCEUB realizou a palestra Súmu-la vinculante, proferida pelo professor doutor Jairo Gilberto Schäfer, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria com experiência em Direito Constitu-cional, que tratou de direitos fun-damentais, Poder Judiciário e crime.

Jornadas de Estudos de Direitos Consti-tucionais em homenagem aos 25 anos da Constituição de 1988O Núcleo de Extensão e Atividades Complementa-res (NEAC) apresentou professores de diferentes gerações e correntes de pensamento do direito constitucional contempo-râneo. Uma das profes-soras convidadas foi Ana Paula Barcellos (foto), da UERJ, que ministrou a pa-lestra sobre o tema Judi-cialização da saúde.

22 e 25.10 23.10 24.10

Palestra com Wilba Maia BernardesO programa de mestrado e doutorado em Direito do UniCEUB realizou palestra sobre Constitucionalismo e democracia na vertente do federalismo, com a professora Wil-ba Lúcia Maia Bernardes (foto), doutora em Direi-to pela UFMG.

31.10

Seminário Jurídico AvançadoO evento teve como convidado o professor Nitish Monebhurrun, doutorando em Direito pela PUC-RJ e mestre em Teoria e Filosofi a do Direito pela Universidade Federal de San-ta Catarina. Entre os dias 25 e 27, ocorreu o segundo encontro do Seminário, minis-trado pelo professor doutor da Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe (Argentina), Emílio Mora (foto).

01 e 25.11

NOV | 2013

Os 25 anos da Constituição Federal e a proteção do patrimônio culturalO evento apresentou a palestra do pro-fessor doutor Francisco Humberto Cunha Filho (foto), mestre em Direito e Desen-volvimento pela Universidade Fe-deral do Ceará e doutor em Direito pela Universidade Federal de Per-nambuco.

04.11

10o Congresso de Iniciação Científi ca do DFO evento teve ampla participação de grupos de pesquisa do UniCEUB. A pró-reitora aca-dêmica Elizabeth Manzur (foto, à esquerda) e a coordenadora do curso de Biomedicina, Fernanda Vinhaes (foto, à direita), estiveram presentes à abertura, cujo tema foi Ciência, cultura e cidadania. Foram expostos 62 trabalhos do Programa de Iniciação Cientifica do UniCEUB durante os quatro dias do evento.

04.11

V Semana de Fisioterapia O evento seguiu a linha temática explorada durante todo o ano de 2013, em comemoração aos 45 anos da insti-tuição: Educação transformadora. A Semana apre-sentou palestras e minicursos, além de uma gincana entre os estudantes.

05.11

CasaPark GourmetO encerramento do CasaPark Gourmet 2013, apoiado pelo UniCEUB, apresentou aula- show comandada por um dos chefs mais conhecidos do Brasil, Roberto Ravioli, famoso por sua cozinha que mistura a tradição da co-mida italiana com algumas pitadas de brasi-lidade. O chef ensinou como preparar pratos da culinária toscana. Alunos e professores de Gastronomia do UniCEUB participaram como ajudantes.

05.11

Page 21: Geração UniCEUB 03

21Seminário Constituições no MundoO UniCEUB, por meio do Núcleo de Exten-são e Atividades Complementares (NEAC), realizou o Seminário Constituições no Mun-do, organizado por alunos da graduação. Foram debatidos aspectos referentes às diversas Consti-tuições do mundo e suas relações com a política de cada país.

Feira Adote um bichinhoO evento, de cunho estritamente social, é uma iniciativa da turma de Atendimento e Planejamento de Campanha do 6º semes-tre de Publicidade e Propaganda do UniCEUB. Os alu-nos fi zeram divul-gações por redes sociais, banners e panfl etagem.

Seminário Jurídico AvançadoO evento foi direcionado aos alunos de mestrado e doutorado em Direito. O professor doutor Nitish Monebhurrun (foto) apresen-tou o tema A evolução do conceito do de-senvolvimento no Direito Inter-nacional.

25.10 25.10 25.10

Seminário de Direito e Literatura do UniCEUBO evento apresentou quatro conferências sobre o estado atual da arte dos estudos sobre direito e literatura, comparando-se o que se faz na Europa e o que se tem fei-to no Brasil. Os professores José Osterno Campos de Araujo (UniCEUB) e Luís Carlos (Universi-dade de Málaga, na Espanha) foram palestrantes do evento.

28.10

Semana de Relações InternacionaisO UniCEUB promoveu a Semana de Rela-ções Internacionais sobre tema O tráfi co de pessoas e o Direito Internacional. Hou-ve palestras, debates e mesas-redondas. O evento foi organizado pelos alunos de Relações Internacionais. A ministra Ma-ria Luiza Ribeiro Lopes Silva, chefe do Departamento Consular de Bra-sileiros no Exterior, esteve presente ao evento.

28.10

16o Workshop do EmpreendedorTrata-se de uma mostra de trabalhos dos alu-nos do 1° e do 7º semestres das disciplinas de Empreendedorismo, dos cursos de Administra-ção, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Comunicação e Gastronomia. Os trabalhos são multi-disciplinares e contem-plam os conteúdos das seguintes áreas: em-preendedorismo, gestão estratégica, marketing, e fi nanças.

29.10

Semana Científi ca de AdministraçãoO evento apresentou os Tra-balhos de Conclusão de Cur-so (TCC) de alunos do último semestre. Pela primeira vez, a semana científi ca foi aberta ao público de outras áreas do conhecimento acadêmico.

05.11

Projeto Professor em Foco O campus de Taguatinga promoveu pa-lestra com a professora doutora do Uni-CEUB Christine Peter (foto) aos alunos do curso de Di-reito sobre o tema Trans jus funda-mentalidade: diá-logos transnacio-nais sobre direitos fundamentais.

06.11

Jornadas de Estudos de Direitos Constitucionais em homenagem aos 25 anos da Constituição de 1988O evento, idealizado pelo Núcleo de Extensão e Ativida-des Complementares - NEAC, têm como objetivo lembrar os 25 anos da Constituição de 1988, trazendo ao UniCEUB professores de dife-rentes gerações e correntes de pensamento do direito constitucio-nal contemporâneo.

07.11

9a Palestra Milton VargasO UniCEUB realizou a 9ª Palestra Milton Vargas sobre o tema Engenharia Geotéc-nica aplicada à infraestrutura de portos. O evento é uma parceria entre o curso de Engenharia Civil do UniCEUB e a Associa-ção Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

06.11

Direitos humanos e constitucionalismo latino-americanoO UniCEUB realizou o terceiro encontro da Jornada de Estudos Constitucionais. Dessa vez, o tema foi Direitos humanos e constitucionalismo latino-americano. A palestra foi proferida por David Rubio (foto), professor titular da Universidade de Sevilla, Espanha.

07.11

Page 22: Geração UniCEUB 03

22UniCEUB

Jornadas Pontes de Miranda A 4ª sessão da Jornada Pontes de Miranda teve a presença do professor doutor Otavio Luiz Rodrigues (foto), do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito (Largo São Francisco), da Universidade de São Paulo, sobre o tema A infl uência do Código Civil alemão no Direito brasileiro e a obra de Pontes de Miranda.

Lançamento do livro do professor João Carlos Medeiros de AragãoO Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputa-dos promoveu o lançamento do livro inti-tulado Judicialização da política no Brasil: infl uência sobre atos interna corporis do Congresso Nacional, de autoria do pro-fessor doutor do UniCEUB João Carlos Medeiros de Aragão (foto). O evento foi no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

07.11 07.11

VII Olimpíadas Universitárias O evento apresentou disputas em modali-dades esportivas, como natação, jiu-jítsu, futsal e handebol. Os jogos ocorreram aos sábados, no cam-pus da Asa Norte e envolveram pro-fessores, funcio-nários e alunos de todos os cursos do UniCEUB.

09.11

Dia do BiomédicoO evento em comemoração ao Dia do Biomé-dico, apoiado pelo UniCEUB, ocorreu nas pro-ximidades do estacionamento 10 do Parque da Cidade. Professores e alunos do curso de Biomedicina disponi-bilizaram ao público testes de glicose e glicemia capilar, auri-culoterapia e demons-trações de materiais práticos de laboratório.

17.11

Seminário de Jornalismo EsportivoO evento, promovido pela pós-graduação em Jornalismo Esportivo, tratou do tema A Copa do Mundo de 2014. Os participantes foram o professor do UniCEUB Fábio San-tos, os jornalistas José Cruz e Gusta-vo Mariani, o asses-sor do Ministério do Esporte para mega-eventos esportivos, Joel Benin.

19.11

foram o professor do UniCEUB Fábio San-tos, os jornalistas José Cruz e Gusta-vo Mariani, o asses-sor do Ministério do Esporte para mega-eventos esportivos,

Exposição Memória e Cultura Artesanal da Guiné-Bissau e do Brasil O UniCEUB realizou o evento que agregou vários artesões guineenses e brasileiros numa iniciativa inédita no Distrito Federal, sobre o tema Laço e me-mória cultural e ar-tesanal da Guiné--Bissau e do Brasil.

Prêmio Profi ssionais de Verdade Como parte das comemorações dos 45 anos, o UniCEUB promove cerimônia de entrega de prêmios em que reconhecem a dedicação especial dos professores e a atu-ação profi ssional de destaque de egressos. Na foto, a ex-aluna do curso de Rela-ções Internacionais Raíssa Ferreira rece-be o seu certifi cado das mãos do reitor Getúlio Lopes.

19.11

20.11

Dia Nacional da Consciência NegraEm comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o UniCEUB promoveu palestras e debates sobre questões rela-cionadas às políticas públicas direcionadas à população negra. Houve, também, exibição de fi lmes e discussões sobre o racismo e as condi-ções de vida dos ne-gros no Brasil atual.

20.11

X Seminário Internacional Ítalo-Ibero-BrasileiroO evento, aberto à comunidade jurídica, ocorreu no auditório do Superior Tribunal de Justiça e teve o apoio do UniCEUB. O tema foi Constituição Federal - 25 anos: novos Códigos, impactos e desafi os de novas tecnologias. Juristas de renome no país e no exterior partici-param do evento.

21.11

Page 23: Geração UniCEUB 03

23

Homero Reis lança livro no UniCEUBO professor do UniCEUB Homero Reis (foto), considerado uma das referências em coaching no Bra-sil, protagonizou noite de autógra-fos do lançamento do seu último livro Sabedoria: a com-petência perdida.

Seminário de Relações InternacionaisO tema do evento foi A criminalização das migrações e a proposta para o novo Có-digo Penal Brasileiro. Estavam presentes palestrantes de entidades governamen-tais e não gover-namentais que falaram sobre o Brasil e seu posi-cionamento quan-to às políticas de migração.

SIMBRACSO UniCEUB foi um dos apoiadores do SIMBRACS 2013, ocorrido no Centro de Eventos e Con-venções Brasil 21, que promove o debate de temas ligados ao desenvolvimento dos setores de comércio e serviços, incluindo aspectos logísticos.

Noite das LicenciaturasTrata-se de um evento em que os alunos dos cursos de História, Geografi a, Letras, Ciências Biológicas e Educação Física têm a oportunidade de mostrar os traba-lhos desenvolvidos durante o estágio obrigatório do sexto semestre de seus respectivos cursos.

Conferência com assessores da Corte Interamericana de Direitos HumanosA Faculdade de Ciências Jurídicas e So-ciais do UniCEUB realizou conferência com Mariana Clemente Fabrega e Carlos Edu-ardo Gaio (foto), assessores da Corte In-teramericana de Direitos Humanos (CIDH). Os visitantes falaram sobre as rotinas de funcionamento da CIDH, com ênfase nos procedimentos de julgamento dos casos submetidos à Corte Interna-cional, sediada em São José da Costa Rica.

11.11 11.11

12.1112.11

12.11

Esporte BrasileiroO II Encontro Multidisciplinar do Esporte Brasileiro (EMEB), promovido por pro-fessores da área de saúde do Uni-CEUB, apresentou temas relaciona-dos à Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

09.11

IV Sexta da GovernançaO Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvol-vimento (ICPD), por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia, realizou mais uma edição do projeto Sexta de Gover-nança, dessa vez, sobre o tema Ges-tão de tecnologia.

22.11

Corrida Universitária O UniCEUB apoiou a Corrida Universitá-ria, realizada no estacionamento 11 do Parque da Cida-de. O evento teve acompanhamento médico, shows, djs, brinquedote-ca, aulas de ioga e pilates.

24.11

Simulação do Conselho sobre a SomáliaDurante dois dias, a Coordenação do curso de Relações Internacionais promoveu simu-lações de debates sobre intervenções da Organização das Nações Unidas (ONU) nos confl itos que ocorreram na Somá-lia, em 1993.

26.11

Page 24: Geração UniCEUB 03

24UniCEUB

Lançamento do livro O lúdico ... e o proféticoThiago Santos Aguiar de Pádua (foto), egresso do curso de Direito no UniCEUB, lançou o livro intitulado O lúdico... e o profé-tico: trilogia e outros escritos por ocasião do 25º (des)aniversário da Constituição Federal de 1988 em 2013. O evento teve o apoio da OAB/DF e da ESA/DF. O livro é uma análise crítica do tex-to constitucional que completou 25 anos.

26.11

BicampeãoA equipe de basquete UniCEUB/BRB/Brasília é bicampeã da Liga Sul-Americana. O time foi buscar o título na cidade de Montevidéu, no Uruguai, na partida fi nal contra o Aguada e obteve o placar de 93 X 81. Com isso, a equipe brasiliense anotou mais um impor-tante capítulo na história do basquete brasileiro.

29.11

II Seminário de Jornalismo EsportivoO curso de pós-graduação em Jornalismo Esportivo do UniCEUB, pioneiro no Distri-to Federal, realizou o 2º Seminário sobre o tema Cobertura jornalística de megaeventos esportivos: Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, com pales-tras de personalida-des renomadas do mundo esportivo.

02.12

DEZ | 2013

Cantata de NatalPara encerrar as ati-vidades administra-tivas do ano 2013, o UniCEUB realizou a Cantata de Natal, regida pelo maestro Gutemberg Amaral.

20.12

Escola de Psicologia de VerãoA Escola de Psicologia de Verão, voltada a alunos de graduação, pós-graduação e pú-blico externo, teve a participação de professores aus-tralianos da Uni-versidade Monash, que fi ca em Mel-borne, na Austrália.

23.01

Semana Pedagógica do 1o semestre de 2014Todos os professores do UniCEUB par-ticiparam do tradicional evento interno que reúne a área acadêmica antes do início das aulas, para discussões e debates sobre o conhecimento e as práticas avaliativas aplicadas à educa-ção superior.

FIFA 11 pela SaúdeO UniCEUB foi o local escolhido pela FIFA, para sediar o pro-grama educativo “FIFA 11 pela Saú-de”, voltado para as escolas de ensino fundamental de vá-rias regiões do país.

04.02

10.02

Recepção aos alunosA recepção aos alunos e, especialmente, aos calouros, movimentou equipes de serviço, di-rigentes e professores do UniCEUB. No cam-pus da Asa Norte, o ilusionista Edy Rocha, formado em Engenharia Civil pela Universi-dade Federal da Paraíba e especialista em comportamento humano, encantou estudan-tes, professores e funcionários com shows de ilusionismo. No cam-pus de Taguatinga, membros da Reitoria conversaram com os recém-chegados sobre aspectos uni-versitários.

13.02

Curso de Formação de Tutores em Educação a DistânciaO Curso de Formação de Tutores em EAD capacitou profi ssionais da educação para atuar como tutores. As habilidades são: familiaridade com as ferramentas tecno-lógicas, motivação e desenvolvimento de trabalho assin-crônico por chats, acompanhamento de cursistas a dis-tância.

16.02

JAN | 2014FEV | 2014

FIFA 11FOR HEALTH

Page 25: Geração UniCEUB 03

25Seminário JurídicoA semana do evento foi apresentada pelos professores doutores Bruno Amaral Macha-do (foto), Nitish Monebhurrun, João Carlos Medeiros de Aragão, Márcia Dieguez Leu-zinger e Marcelo Dias Varella, que trataram de variados temas, como comunicação no sistema jurídico, método do raciocínio jurídico, judicialização da política no Brasil, entre outros.

02.12

Curso de Criação de Modelo de Negó-cio – CanvasA Incubadora de Empresas do UniCEUB - CASULO ofereceu o curso de Criação de Modelo de Negócio - Canvas, minis-trado com o intuito de auxiliar novos empreendedores a elaborar modelos de negócios.

07.12

Festa 45 anos do UniCEUBEncerrando as comemorações dos 45 anos do UniCEUB, membros da Reitoria, dirigentes, professores, funcionários, co-laboradores e convidados especiais reu-niram-se nos salões do Estádio Nacional Mané Guarrincha, para a grande festa de confraternização. Ao todo, cerca de duas mil pessoas estiveram no local, palco da Copa do Mundo de 2014.

07.12

Seminário: Encontro Brasil – HaitiO UniCEUB realizou o Seminário Encontro Bilateral Brasil - Haiti. O debate tratou da temática sobre Migração haitiana ao Brasil e diálogo bilateral, re-alizado pela Organi-zação Internacional para as Migrações em parceria com o Conselho Nacional de Imigração.

09.12

Fórum Mundial de Direitos HumanosOs professores mestre Tarciso Dal Maso Jardim e o professor doutor Renato Zer-bini (foto) foram palestrantes do Fórum Mundial de Direitos Humanos, ocorrido no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Durante o evento, o UniCEUB promo-veu, em parceria com a Embaixada dos Países Baixos, a exposição Brasil e Holanda - Paz e Justiça.

10.12

Transições no ensino jurídico pela Mirada do DFOcorreu o seminário local da Associação Brasileira de Ensino do Direito do Distrito Federal sobre o tema Transições no ensino jurídico pela Mirada do DF. O UniCEUB fez parte do Comitê Organizador.

11.12

Apresentação do Projeto Direito IntegralO Projeto Direito Integral (PRODI) promo-veu encontro de lançamento semestral. O curso aprimora os conhecimentos e as práticas jurídicas dos estudantes, é ministrado em horário alternativo, sob a forma de ativida-de complemen-tar e estimula a participação e a iniciativa de tomar decisões no cam-po jurídico.

17.02

Ciclo de palestras com o ministro Carlos Ayres BrittoO ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto (foto) falou sobre o tema A Constituição como centralidade originária e a lei como centralidade primá-ria, que faz parte do ciclo de palestras dos Seminários Avançados da Pós-Graduação, oferecido pelo UniCEUB.

19.02

Palestra com o professor Marcelo CoutinhoO professor do UniCEUB, doutor em Ciên-cia Política e Relações Internacionais, Marcelo Coutinho (foto), ministrou pales-tra aos alunos de graduação do curso de Relações Internacionais sobre o tema De-mocracias contemporâneas. Ele tratou das principais ondas re volucionárias em todo o mundo, refe-rindo- se às recen-tes manifestações que ganharam pro-porção internacional.

19.02

Ciclo de palestras com o professor doutor Inocêncio Mártires CoelhoO evento teve início com o tema A atividade legislativa no Esta-do contemporâneo. Acompanharam a pa-lestra alunos da gra-duação, pós-gradu-andos e professores do curso de Direito.

25.02

Lançamento de livroO professor do doutorado, do mestrado e da graduação em Direito do UniCEUB, Jefferson Carús Guedes (foto), lançou seu novo livro Igualdade e desigualdade – introdução conceitual, normativa e histórica dos princípios e proferiu palestra sobre o mesmo tema a colegas professores, alunos, amigos e convidados.

25.02

Page 26: Geração UniCEUB 03

26UniCEUB

Treinamento de estratégias educati-vas de crianças de 6 a 12 anosO Centro de Formação de Psicólogo do UniCEUB realizou atendimento especial com a temática Escola de Pais: trei-namento de estratégias educativas de crianças de 6 a 12 anos. A Escola, de formação psicoe-ducativa, é voltada à orientação de pais na educação de fi lhos.

11.03

MAR | 2014

Ciclo de palestras com o ministro Francisco RezekO UniCEUB promoveu palestra com o pro-fessor doutor Francisco Rezek (foto), sobre o tema Dupla nacionalidade no contencioso internacional do nosso tempo. O evento fez parte do ciclo de palestras que a insti-tuição realiza a cada semestre, direciona-do aos alunos de gra-duação e pós-gradu-ação em Direito.

Lançamento do livro Curso de Direito Penal Brasileiro – IVO professor doutor do UniCEUB Luiz Regis Prado (foto) proferiu a palestra Princípio da culpabilidade penal aos alunos de graduação e pós-graduação em Di-reito. Durante o evento, ocorreu o lançamento do livro Curso de Direi-to Penal Brasileiro – IV.

17.03

12.03

Projeção do fi lme Cerejeiras em fl or e lançamento do livro Fórum de Psicaná-lise e Cinema O UniCEUB e a Sociedade de Psicanálise de Brasília exibiram o fi lme Hanami: Cerejeiras em fl or, de Doris Dorrie. Em seguida, houve o lançamento do livro Fórum de Psicanáli-se e Cinema, com Ana Lúcia Siaines de Castro (UNIRIO) e Neilton Dias da Silva (Sociedade Psica-nalítica do Rio de Janeiro).

22.03

CalouradaA Calourada Esportiva do semestre levou ao parque esportivo do UniCEUB cer-ca de 1.000 participantes. O evento foi criado em 2009 e faz parte das ativida-des programadas para a recepção ofi cial aos calou-ros. As equipes são formadas pelos alunos em sala de aula.

22.03

Curso de Formulação e Análise de Cenários de Crises InternacionaisO Centro Universitário de Brasília e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Distrito Federal (ADESG/DF) pro-moveram, no cam-pus da Asa Norte, o curso de Formu-lação e Análise de Cenário de Crises Internacionais.

Curso de Formulação eAnálise de Cenários de

CrisesInternacionaisComo surgem as crises?

Como formular um cenário de crise?É possível estimar o desfecho de uma crise?

O curso pretende fornecer uma base teórica e conceitual que oriente a produção de conhecimentos destinados a

oferecer respostas a essas e outras indagações.

Inscrições pelo site

www.cursos.adesgdf.org.br

Das 19h às 22h

De 24 de março a 11 de abril

Local

Laboratório de Relações InternacionaisSala 2337 - Bloco 2

O r g a n i z a ç ã o :24.03

Projeto Professor em FocoO projeto teve a participação do professor do UniCEUB José Hablé (foto, à esquerda) so-bre o tema Os insti-tutos da decadência e a prescrição tribu-tária: as pectos rele-vantes e polêmicos.

24.03

Por dentro do DireitoO UniCEUB promoveu a palestra Por den-tro do Direito. O evento está na sua quarta edição e é direcionado aos alunos do 1º semestre com o objetivo de ambientá-los ao contexto univer-sitário. Os profes-sores esclarecem aos estudantes possíveis dúvidas sobre o funciona-mento do curso.

24.03

Seminário Jurídico Avançado O evento teve a participação do profes-sor doutor Javier Alberto Toniollo, sobre o tema La protección internacional del con-sumidor, e da professora doutora Maria Valeria Berros (foto), com a palestra, El de-safío del gobierno de riesgos ambien-tales: una contribu-ción en el debate sobre las agendas abiertas para el campo jurídico.

24.03

Habilidades CirúrgicasO Curso de Aperfeiçoamento em Habilidades Cirúrgicas foi realizado em conjunto pelo Uni-CEUB e pela Liga de Saúde Vas-cular do Distrito Federal (LSV-DF). Estiveram presentes todas as instituições com curso de Medi-cina no Distrito Federal: UniCEUB, ESCS, UnB, UCB e FACIPLAC.

01.04

Direito Civil ConstitucionalO evento denominado III Agendas de Direito Civil Constitucional reuniu pes-quisadores interessados na troca de experiências e na apresentação de projetos de pesquisa. O evento, coordenado pelos professores doutores Pablo Malheiros da Cunha Fro-ta (UniCEUB), Lucas Abreu Barroso (UFES), na foto, Marcos Catalan (UNILASALLE/UNISINOS), Marcos Ehrhardt Júnior (UFAL) e Ricardo Aronne (PUC-RS), é uma iniciativa dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Direito Civil Constitucional.

03.04

Page 27: Geração UniCEUB 03

27Colóquio de Relações Internacionais O UniCEUB realizou o Colóquio de Relações Internacionais sobre o tema A crise da Ucrânia e o equilíbrio de poder na política mundial, com o professor doutor do Uni-CEUB Frederico Seixas Dias, que tratou da análise do posicio-namento da Rússia e dos Estados Uni-dos sobre a crise na Ucrânia, com anexação da Cri-meia pela Rússia.

Lançamento do livro O jurista que calculavaO livro O jurista que calculava é assinado pelos professores de mestrado e douto-rado em Direito da instituição, Gustavo Ferreira Ribeiro e Ivo Teixeira Gico Junior. A obra trata de uma pesquisa in-terdisciplinar entre Direito e Econo-mia, com artigos desenvolvidos por alunos.

Acidente de consumoO professor doutor da FMU (SP), Roberto Senise (foto), foi convidado para proferir palestras sobre acidente de consumo. O debatedor foi o professor do UniCEUB Leonardo Bessa, promotor de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios. Roberto Senise falou a estudantes de Direito de todos os semestres.

Ofi cina de Pesquisa Científi caO UniCEUB promoveu a Primeira Ofi ci-na de Pesquisa Científi ca em forma de curso, com objetivo de auxiliar alunos de graduação e pós-graduação na elabora-ção de projetos de pesquisas científi cas, além de explorar as exigências téc-nicas, formais e de qualidade das principais agên-cias de fomento à pesquisa.

18.03 19.03 19.03

20.03

Reunião CBECO ministro do STF Carlos Ayres Britto abriu a primeira reunião do ano do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC). Os membros do CBEC apresentaram as linhas de pesquisa para o primeiro semestre de 2014, entre as quais estão: Militarismo e movimentos constitucionais; Tutela da infância e da juventude; MERCOSUL e integração regional; Ordem constitu-cional tributária; Segurança penal e política criminal; Crimes cibernéticos; Cons-titucionalismo e povos indí-genas; Literatura, cinema, afetividade e felicidade.

20.03

Precedentes e Direito JurisprudencialO UniCEUB recebeu o professor da gra-duação e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UnB, Jorge Amaury (foto, ao centro), que ministrou palestra sobre Precedentes e Direito Jurispru-dencial, uma ten-dência no mundo ocidental.

21.03

Ciclo de palestras com o ministro Carlos Ayres BrittoO evento foi direcionado aos alunos de graduação e pós- graduação em Di-reito e apresentou o tema A Consti-tuição como Carta dos Direitos Funda-mentais.

26.03

Seminário: Igualdade, dignidade e equidadeO evento teve a presença do professor e an-tropólogo Luis Roberto Cardoso de Oliveira (foto), que proferiu palestra baseada em seus estudos sobre as questões relacio-nadas à igualdade e ao Direito no Brasil e em outros países.

26.03

Cursos de Nivelamento: 1° semestre de 2014O UniCEUB lançou, gratuitamente, quatro opções de curso de nivelamento: Fundamentos do Raciocínio Lógico, Fundamentos de Ma-temática, Língua Portugue-sa e Atualização em Língua Portuguesa. Cada estudante pode participar de uma opção no Ambiente Virtual de Apren-dizagem do UniCEUB Online.

29.03

Sutura e CirurgiaO curso de Medicina do UniCEUB realizou uma ofi -cina de suturas para 100 alunos de cinco instituições de ensino superior de Me-dicina do Distrito Federal em parceria com a Socie-dade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular do DF.

31.03

Seminário Jurídico Avançado com o ministro Luiz FuxO evento foi apresentado pelo minis-tro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux (foto), que tratou do tema O pro-cesso civil: visão atual e Direito Com-parado – os institutos processuais na doutrina e na legislação comparada.

01, 15 e 28.04ABR | 2014

Page 28: Geração UniCEUB 03

28UniCEUB

A crise na VenezuelaO professor Fernando Ludwig (foto), da Universidade de Coimbra, retratou a cri-se política na Venezuela pós-Chavez e os desdobramentos para o futuro do país no Colóquio de Relações In-ternacionais, inti-tulado A crise na Venezuela.

04.04

O Direito, o Brasil e os brasileirosO professor doutor Luis Carlos Martins, acompanhado dos mestrandos em Direito, Domingos Riomar e Vanessa Maria Trevi-san, realizaram a palestra O Direito, o Brasil e os brasi-leiros: revisitando Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda.

05.04

Organização das Nações Unidas Ricardo Rodrigues Canhaci (foto), ge-rente da seção de adidos da Chefi a de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, proferiu a palestra A Organi-zação das Nações Unidas no confl ito do Sudão do Sul: lições aprendidas na África.

09.04

2º Prêmio de Mérito AcadêmicoO evento valoriza os docentes e os discen-tes que contribuem para o reconhecimen-to da Instituição por meio de trabalhos de formação continua-da, produção aca-dêmica e atividades de extensão. A pre-miação ocorreu na semana de aniver-sário do UniCEUB.

Semana da Comunicação 2014O evento discutiu a nova conformação midiática diante das manifestações de rua, infl uenciadas pelos movimentos ocorridos em junho do ano passado. O tema foi A comuni-cação em tempo de cólera.

cólera

comunicação em tem

po de

cólera

SEM

ANA

DA

de 19 a 21 de maio

06.05

19.05

05.05

SIMULRELAlunos de Relações Internacionais parti-ciparam de mais um SIMULREL, atividade que simula processos do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), se-guindo a metodologia das discussões po-líticas que precedem as resoluções. Entre as ações, está a proposição de alternativas e sa-ídas diplomáticas para a solução de controvérsias dos Estados.

05.05

Seminário Jurídico Avançado com o ministro Luiz Fux Essa edição foi com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux (foto), que falou so-bre o tema O proces-so civil: visão atual e Direito Comparado – os institutos pro-cessuais na doutrina e na legislação com-parada.

06 e 20.05

Congresso da ABEDIO UniCEUB foi escolhido para sediar o VIII Con-gresso Nacional da Associação Brasileira de En-sino do Direito (ABEDI). O tema apresentado foi Desafi os da educação jurídica brasileira no sé-culo XXI. Entre os palestrantes, esteve Joaquim Falcão, doutor em Edu-cação pela Université de Génève e pela Harvard Law School, bacharel em Direito pela PUC-RJ, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.

07.05

Educação jurídica e docênciaO UniCEUB realizou a palestra Edu-cação jurídica e docência em Direito: avanços e desafi os, ministrada pelo professor dou-tor Joaquim Falcão (foto), que participou também do Congresso da ABEDI.

07.05

Prêmio Profi ssionais de Verdade A cerimônia de entrega de prêmios reconhe-ce a dedicação especial dos professores e a atuação profi ssional de destaque de egres-sos. O jornalista Hen-rique Chaves (foto) fez o discurso de agrade-cimento pela home-nagem recebida em nome de todos os ex- alunos do UniCEUB.

Semana da ÁfricaO UniCEUB, juntamente com a UnB, promo-veu palestras, sessões de fi lmes, apresen-tações de trabalhos científi cos e mesas--redondas sobre o tema África e desafi os contemporâneos, por ocasião da Se-mana da África, com a presença de embaixadores afri-canos no Brasil e outras autoridades.

22.05

Palestra com o ministro Joaquim BarbosaIntegrando as comemorações pelos de 46 anos do UniCEUB, o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Bar-bosa (foto, primeiro à direita), discorreu, em palestra, sobre o tema Escolha da profi ssão: as carrei-ras jurídicas e os ca-minhos dos juristas.

22.05

Page 29: Geração UniCEUB 03

29Os desafi os da política externaO embaixador José Humberto de Brito Cruz (foto), diretor do Instituto de Pesquisas de Relações Internacio-nais (IPRI) do Minis-tério das Relações Exteriores, proferiu a palestra Os desa-fi os da política ex-terna brasileira.

09.04

Ciclo de palestras com o ministro Francisco RezekO ministro do Supremo Tribunal Federal apresentou, em seu ciclo de palestras, o tema Soberania na cional e autori-dade das jurisdi-ções internacio-nais: problemas emergentes.

Simpósio de Emergência Clínica, Emergência Cirúrgica e Trauma PediátricoAlunos de Medicina e de outros cursos da área de saúde acompanharam as palestras realiza-das no campus da Asa Norte. O evento foi cria-do pela União das Ligas Acadêmicas de Pediatria do DF (UNILAPED), asso-ciação formada por ligas acadêmicas de pediatria de todas as escolas de Medicina da capital.

ETCA 2014Em cinco dias de duração, o ETCA atraiu professores, alunos, empresários, ex-alu-nos, representantes de entidades nacio-nais e internacionais. Houve palestra, ofi ci-nas, tendas com ex-posição de produtos e serviços, feira de estágios e mostra de fotografi as.

Semana de PsicologiaParticiparam da edição 2014 dois dos mais renomados profi ssionais e pensadores da psicologia russa: Boris Bratus (foto) e Dmitry Leontyev. No Brasil, a teoria histórica cultural nascida na Rússia é muito estudada. EMPREENDEDORISMO+TECNOLOGIA+CIÊNCIAS+ARTE

14.0410.04

12.0508.05

Ciclo de palestras com o professor doutor Inocêncio CoelhoO professor doutor Inocêncio Mártires Coe-lho (foto), do Programa de Mestrado e Dou-torado em Direito, teve como objeto de estudos e debates, em seu ciclo de pa-lestras, o tema Evo-lução do constitucio-nalismo após 1988.

23.04

Anotadores de Futebol SocietyParalelamente à organização da VIII Copa UniCEUB de Futebol Society, abrangendo aspectos pedagógicos do curso de Educa-ção Física, foi realizado o VIII Curso de Ca-pacitação de Ano-tadores de Futebol Society, franqueado aos alunos do Uni-CEUB para atuar como anotadores nos jogos da Copa.

24.04

Negócios inovadoresA OMJ Empresas e a 99Canvas, em par-ceria com o UniCEUB, ofereceram a alu-nos, professores e colaboradores o cur-so Criação de Negócios Inovadores. Os modelos de inovação corporativa, a cria-ção de empresas de alto potencial e a renovação de negócios já es-truturados foram os temas apre-sentados.

26.04

MAI | 2014

Memória, verdade e esquecimentoA pós-graduação em Direito promoveu palestra sobre o tema Memória, verdade e esquecimento, que detalha a sentença no caso Gomes Lund x Brasil, pro-ferida pelo profes-sor mestre do Uni-CEUB Tarciso Dal Maso Jardim, con-sultor legislativo.

12.05

Distúrbios miccionaisA fi sioterapeuta Viviane Poubel (foto, à esquerda) proferiu pa-lestra sobre o tema Atuação da fi sioterapia nos distúrbios miccionais.

15.05

O perfi l do criminoso brasileiro A professora mestre em Direito e Pro-cesso Penal do UniCEUB Carolina Costa (foto) proferiu aos alunos da gradu-ação em Direito a palestra Crimi-nologia crítica: o perfi l do crimino-so brasileiro hoje.

19.05

Seminário Jurídico Avançado Dando continuidade ao Seminário Jurídico, o professor doutor de Direito do UniCEUB Pa-blo Malheiros (foto) apresentou os limites e as possibilidades de o Poder Judiciário intervir no conteúdo e na efetividade das políticas públicas direcionadas à efetiva-ção de direitos funda-mentais e nas relações interprivadas, tais como, as de consumo, de direi-tos relacionados à posse e à propriedade.

19 e 26.05

Page 30: Geração UniCEUB 03

30UniCEUB

Agronegócio e exportação O UniCEUB apoiou o 59º AGROEX - Se-minário do Agronegócio para Exportação, uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultu-ra, da Pecuária e do Abastecimento, com o objetivo de disseminar infor-mações estratégi-cas para agentes do agronegócio.

22.05

Share - Social Media na práticaO evento apresentou as tendências do marketing digital com foco em social media e teve a participação de vários palestran-tes que atuam em planejamento tá-tico e estratégico em redes sociais.

24.05

CEUB UniversitárioA equipe de basquete CEUB Universitário sagrou-se campeã da Supercopa Brasil, após vencer o time de Blumenau por 84 a 82. Com a conquista do título, o CEUB Universitário ga-rantiu o direito de participar da Liga Ouro, divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB).

07.06

Curso de Direito Eleitoral com o ministro Antonio Dias ToffoliO curso de atualização Aspectos Jurídicos do Processo Eleitoral: da Convenção Partidária à Diplomação dos Eleitos, tratou de assuntos, como condições de elegibilidade e aplicação de recursos fi nanceiros em campanhas eleitorais. A aula foi proferida por José Antonio Dias Toffoli (foto), presidente do TSE e mi-nistro do Supremo Tribunal Federal, juntamente com o professor doutor Fabrício Medeiros, do UniCEUB.

09.06

Anatomia do amorO Centro Acadêmico de Medicina do Uni-CEUB promoveu a palestra Anatomia do amor, apresenta-da pelo professor mestre Jordano Araújo (foto) so-bre o tema Abor-dagem biopsicos-social do amor.

10.06

Seminário Franco-BrasileiroO Seminário Franco-Brasileiro deste ano tratou do tema A proteção das fl orestas tro-picais: da Agenda Internacional aos Projetos REDD+ e foi apresentado pela professora doutora Sandrine Maljean Dubois. O evento é organizado pelo Programa de Mestrado e Douto-rado em Direito do UniCEUB.

SeminárioFranco-Brasileiro

Das 9h às 12he das 14h às 18h

Local: auditório do bloco 03Campus do UniCEUB, Brasília

Centro Universitáriode Brasília – UniCEUB

Aix-Marseille Université

10.06

04.06

III CONFINESEm parceria com a Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos, o UniCEUB trouxe a Brasília professores e pesquisadores do campo de medicina esportiva, fi siologia do exercício e gestão e marketing do esporte. O motivo foi a III Conferência Inter-nacional de Esporte e Saúde - III CONFINES, coordenada pelo curso de Educação Física.

Semana de GastronomiaA segunda semana de gastronomia apresentou exposição de estandes para degustação de produtos desen-volvidos pelos próprios alunos. Houve ofi cinas ex-plorando práticas gastronômicas.

26.05

Page 31: Geração UniCEUB 03

3117° Workshop do EmpreendedorO 17º Workshop do Empreendedor mostrou trabalhos de estudantes de vários cursos do UniCEUB. Uma das novidades da edição deste ano foi a presença da Associação dos Analistas e dos Profi ssionais de Investimento do Mercado de Ca-pitais (APIMEC).

WORKSHOP DOEMPREENDEDOR

MOSTRA DE PROJETOS DOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO17º

DAS 8H ÀS 12H DAS 18H30 ÀS 21H4027 MAIO2014

27.05

Palestra com Martha GabrielA conferencista da área digital Martha Gabriel (foto) proferiu palestra sobre mídias sociais e as-pectos gerais do uso da in-ternet em evento realizado em parceria com a HSM. A palestra promoveu o semi-nário The Best of Philip Ko-tler em Brasília, que ocor-rerá em agosto deste ano.

29.05

Inauguração de LaboratórioA Reitoria do UniCEUB inaugurou o Laboratório-Escola de Análises Clínicas, localizado no Edifício União, no Setor Comercial Sul, com o objetivo de propor-cionar aos alunos o desenvolvimen-to de atividades práticas mediante a prestação de serviços gratuitos à população.

30.05

8ª Semana Científi ca de AdministraçãoSobre o tema Administração campeã, o evento destinou-se à apresentação e à re-fl exão de propostas criativas aplicadas ao segmento de negócios. Assuntos, como cultura da inovação, pesquisa científi ca em Administração, planejamento estraté-gico e consultoria, foram discutidos em ofi cinas e pai-néis. A iniciativa teve a parceria do Projeto mEurek@.

SEMANA CIENTÍFICASEMANA CIENTÍFICA

8DE ADMINISTRAÇÃODE ADMINISTRAÇÃO8DE ADMINISTRAÇÃODE ADMINISTRAÇÃOª8ª8

02.06

Seminário Jurídico Avançado com o ministro Luiz Fux Essa edição do Seminário Jurídico Avançado foi apresentada pelo ministro Luiz Fux (foto) sobre o tema Processo ci-vil: visão atual e Direito Compa-rado - os insti-tutos processu-ais na doutrina e na legislação comparada.

01.07

Seminário Jurídico AvançadoOutras edições do Seminário Jurídico Avançado foram realizadas pelo professor doutor Jérôme Dubois, que tratou do tema Gobernar la ciudad sostenible: retos y opor-tunidades, e pela professora doutora Sandrine Maljean- Dubois (foto), que apresentou o tema International Envi-ronmental Law.

09 e 14.07

Seminário Jurídico AvançadoO Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB realizou os Seminários Jurídicos Avançados com quatro eventos ocorridos nos dias 28, 29 e 30 de julho, com o professor doutor Pablo Malheiros da Cunha sobre o tema Um país sem juris-prudência: como de-cidem os tribunais no Brasil?

28.07

Neste segundo semestre de 2014, outros eventos serão

realizados, para trazer informação e conhecimento à

comunidade do UniCEUB. Informe-se e participe!

JUN | 2014

JUL | 2014

XIV Semana de Relações InternacionaisCom o tema Mídias e Relações Internacio-nais, a semana promoveu palestras e dis-cussões de interesse dos estudantes, como a participação das mí-dias na cobertura de guerras, atentados e outros acontecimen-tos recentes.

XIVA MÍDIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAISA MÍDIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAISA MÍDIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

SEMANA DERELAÇÕESINTERNACIONAIS

02, 03 E 04 DE JUNHO

Mais informações no site www.uniceub.br

Auditório dos blocos 2 e 3, campus da Asa Norte - UniCEUB

02.06

12ª Semana de EnfermagemO evento teve como tema O Protago-nismo da Enfermagem no Processo de Cuidar. Houve três dias de palestras, ofi cinas e mesas--redondas. O pro-fessor doutor da UnB Elionai Dor-neles tratou das Novas fronteiras da Enfermagem.

30.05

Page 32: Geração UniCEUB 03

32UniCEUB

nO BraSil“Não é só peLos 20 centavos”A chamada “segunda-feira branca” já tinha nome antes mesmo de acontecer. O evento organizado no Facebook convocava brasileiros residentes em qualquer lugar do mundo a sair de branco às ruas e a participar de passeatas com objetivos dos mais variados. Era o momento de dar as mãos por uma só bandeira, ainda que cada um tivesse seus próprios interesses. Não havia partidos políticos nem razões específi cas, mas sobravam motivos para reunir o povo nas ruas.

Muito mais do que os 3 milhões de convidados ao evento pelo Facebook, manifestantes estamparam capas de jornais e noticiários por todo o mundo. O povo brasileiro saiu das mídias so-ciais e foi para as ruas, mas não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Iniciadas em 17 de junho de 2013, as manifestações ocorridas no Brasil, no último ano marcaram a história do país. Impulsionado pelo aumento em R$ 0,20 das passagens de ônibus, o povo brasileiro foi às ruas, para protestar por diversas situações. O que há de novo nessa história? Foi tudo combinado de forma online.

nO MUndOIndignados na Espanha (2011)“ñáo somos mercadorias nas mãos de poLíticos e banqueiros”

A crise econômica europeia re-fletiu na Espanha, em 2011. A alta taxa de desemprego e os ajustes dos banqueiros para conter a cri-se levaram às ruas pessoas de 58 cidades do país. Os espanhóis utilizaram as mídias sociais para fazer nascer o movimento dos In-dignados da Espanha. Durante to-das as manifestações, parte deles ficava responsável pela cobertura completa dos protestos no Twitter. Ainda que muito violento e repri-mido pela polícia, o movimento conseguiu toda a repercussão e mídia mundial, por ter sido prati-camente “transmitido ao vivo”.

priMavera ÁraBe (2010)Um ato de coragem chocou o

mundo. Em 2010, o vendedor de frutas Mohamed Bouazizi ateou fogo no próprio corpo, em frente a um prédio do governo da Tunísia. Tratava-se de um protesto contra as condições de vida de seu país. Em poucas horas, o vídeo de seu sui-cídio correu o mundo e fez ocorrer manifestações não só na Tunísia, como também na Líbia, na Síria e no Egito. Talvez, a visibilidade que o jovem ambulante tunisiano teve não fosse possível sem o uso da internet. Muito além de notícia, tudo isso gerou resultado. Após as ma-nifestações, o presidente tunisiano, que estava no poder há mais de 20 anos, fi cou apenas mais 18 dias e fugiu para um país vizinho.

O Egito foi o país com maior re-fl exo da Primavera Árabe. O ditador Muhammad Hosni Said Mubarak

as mídias sociais invadem as ruas

Page 33: Geração UniCEUB 03

33

tornou-se o principal canal de con-tato entre os envolvidos. Foi criada uma página para recolher e reunir sugestões, e um conselho de volun-tários apartidários fazia a mediação do processo. Ainda que somente 25 pessoas estivessem reunidas para a definição do novo documento, toda a população foi convidada a deba-ter em tempo real sobre o que era discutido no conselho. Além do Fa-cebook, sugestões foram enviadas por Twitter, e-mail e telefone. O re-sultado foi a primeira Constituição crowdsourced da história.

foi o principal alvo das violentas manifestações. A população queria menos corrupção e repressão nos movimentos e pedia melhorias nas condições básicas de vida. Assim como os demais casos, as manifes-tações no Egito foram acompanha-das pelas mídias sociais em todo o mundo. Com esperança no fim do caos, Mubarak cancelou os serviços de internet e telefonia do país. A TV Al Jazeera, a única que transmitia os acontecimentos, foi fechada. O efeito veio de forma contrária, e as manifes-tações foram intensificadas. Mubarak foi obrigado a renunciar ao cargo logo depois, e, desde 2012, a população vota por seus presidentes ainda que a situação no Egito não esteja totalmen-te resolvida.

OccUpy Wall Street (2011)”nós somos os 99%”

Quem diria que a maior potência mundial fosse aderir a esse tipo de revolta? Como uma bola de neve, cada nova manifestação puxava mais acontecimentos ao redor do mundo. Inspirados na Primavera Árabe, os norte-americanos também foram às ruas e reuniram-se em Wall Street, o maior centro financeiro do mundo. Manhattan foi invadida, e os manifestantes moraram nas ruas por semanas, em busca de melhorias nos cálculos do governo para que não houvesse mais desigualdade na distribuição de renda dos Esta-dos Unidos, entre o 1% mais rico e o restante da população. A polícia começou a reprimir manifestantes e quebrar aparelhos de celular que transmitiam as manifestações. Toda a ação violenta foi filmada e, em mi-nutos, disponibilizada no YouTube. Occupy Wall Street é um movimento que se organiza e busca por melho-rias no país, mas os ativistas não mo-ram mais nas ruas de Nova Iorque. O inverno venceu os manifestantes.

nOva cOnStitUiçãO da iSlândia (2010)

De todas as manifestações que destacamos nesta edição, a Islân-dia foi a que utilizou a internet de forma mais efetiva. O motivo é sim-ples: a nova Constituição do país foi feita de forma colaborativa. Pa-rece absurdo, mas foi muito eficien-te. A Islândia é um pequeno país europeu que, até 2008, tinha taxa de desemprego quase inexistente. 100% de sua população são alfa-betizados, e 95% têm acesso à in-ternet. Tudo parecia correr bem até que a crise econômica mundial de 2008 devastou a economia islande-sa. Os maiores bancos da região foram à falência, e a moeda local sofreu alta desvalorização. Com panelas nas mãos, os islandeses foram às ruas cobrar medidas do governo. Mesmo após a renúncia do primeiro-ministro, as manifesta-ções continuaram, e, a esse ponto, o povo já pedia por nova Constitui-ção. Nesse momento, o Facebook

Em ingLês:Crowd = muLtidão

Source = fonteCrowdsorcing é um formato

coLaborativo de obtenção de um serviço, produto ou

informação.

Page 34: Geração UniCEUB 03

34UniCEUB

aUtOatendiMentOCertas declarações podem ser obtidas diretamente do Espaço Aluno. Na aba Au-toatendimento, o estudante pode solicitar documentos e acompanhar os processos. A retirada dessas declarações é realizada presencialmente, mas o aluno só precisa comparecer quando o documento já esti-ver pronto.

FinanceirONesta aba, é possível retirar a segunda via da fatura e o recibo de Imposto de Renda, além de outras questões necessárias.

SecretariaOs estudantes têm uma secretaria online disponível a um clique. Consultas de histó-ricos, grades horárias e atividades comple-mentares são retiradas nesta aba, além de declarações de matrículas e outras informa-ções.

MUitO+O Espaço Aluno tem mais a oferecer. Na aba Informações, está disponível uma bi-blioteca digital exclusiva aos alunos. Para acessar, basta clicar em “Minha Biblioteca”. Já na aba Comunicação, é possível enviar mensagens aos professores e aos colegas de turma, além de acessar arquivos recebi-dos e planos de ensino.

Você conhece o Espaço ALuno?Serviços onlineO Espaço Aluno é um ambiente exclusivo aos estudantes do UniCEUB. Muito mais do que verifi car menções e presenças, os alunos têm acesso a uma série de serviços de forma prática. Acesse www.espacoaluno.uniceub.br.

Para conhecer melhor o Espaço Aluno, Leia o código e assista ao vídeo.

Page 35: Geração UniCEUB 03

35

No primeiro semestre de 2015, a vida das alunas de Direito do UniCEUB Grazyelle Olivei-ra e Camila Xavier vai tomar novo rumo. Elas já se preparam para longa e duradoura viagem, não de férias, em excursão de turismo ou em missão de trabalho, mas, sim, uma viagem científica, de imersão na cultura jurídica e nos hábitos de um país estrangeiro. As duas foram escolhidas como bolsistas do Pro-

grama Mobilidade Estudantil Internacional Santander

Universidades para es-tudar na Uni-

versidade do Porto,

localizada na cidade de mesmo nome, em Portugal.

As duas conheceram-se durante o processo seletivo e tornaram-se amigas com o mesmo objetivo: com-pletar os estudos no exterior, em seis meses. Elas planejam dividir um quarto no alojamento da facul-dade. Grazyelle Oliveira está no 7° semestre, e Camila Xavier, no 8°. Na Universidade do Porto, elas op-taram pelas matérias relacionadas a Direito Constitucional, Ambiental e Filosofia do Direito. Conseguiram as vagas graças ao histórico esco-lar com várias menções SS (supe-rior) e MS (médio superior), concei-tos de desempenho adotados pelos

cursos de graduação. Grazielle Oliveira conta que foram ava-

liadas também as cartas de intenções, redigidas pelas candidatas.

As estudantes imaginam que vão conciliar os dias de

estudos com pas-seios nos horários de

folga, afinal, será a es-treia delas na Europa.

“A expectativa é ótima,

desejo conhecer Londres e Paris”, confidenciou Grazyelle. Elas terão ajuda de custo no valor de 3 mil eu-ros e estarão isentas de tarifas da universidade. A viagem está marca-da para o dia 10 de fevereiro do ano que vem.

O professor mestre em Relações Internacionais João Paulo Santos, coordenador do programa, afirma que a oportunidade de estudar fora traz vários benefícios. “Além da im-portância acadêmica das aulas em universidades estrangeiras, com ca-racterísticas diferentes das nossas, os alunos passam por uma imersão total em outra cultura, lidam com ou-tros hábitos, têm o contato com estu-dantes de vários países e a oportuni-dade de aprimorar o conhecimento em outro idioma”, ressalta.

O programa de bolsas do ban-co Santander, com mais de 300 instituições parceiras, fomenta o intercâmbio entre elas. A parce-ria com o UniCEUB começou em 2014. São cinco bolsas de estudos anuais para vários cursos. Para sa-ber como ingressar no programa, basta acessar o edital no portal do UniCEUB.

pOrtUGal, aí vamos nós!

“os alunos passam por uma imersão total em outra cultura, lidam com outros hábitos e têm o contato

com estudantes de vários países.”

Page 36: Geração UniCEUB 03

36UniCEUB

O livro já havia sido lan-çado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. “A obra é fruto da minha dissertação de mestrado defendida na Universidade de Brasília, na qual eu fi z uma comparação en-tre 564 decisões julgadas nos cinco tribunais regionais federais do Brasil, como crimes contra o patrimônio, cri-mes de furto, roubo e crimes contra a administração pública. A ideia era ver como o mesmo juiz julga casos de subtração do patrimônio público e do patrimônio privado”, esclareceu a autora. Estiveram presentes ao lança-mento e à palestra alunos da gradua-ção e da pós-graduação em Direito, além de professores, amigos e con-vidados.

l e i t u r al e i t u r al e i t u r a O perfil do criminoso brasileiro

Carolina Costaprofessora e mestra

neGÓciOSPedro Gabriel Basul, aluno do

sétimo semestre de Administração, foi o vencedor do último desafi o EMPRETEC / SEBRAE no DF. O EMPRETEC é um curso de capaci-tação empresarial em que os parti-cipantes concorrem a um prêmio de reconhecimento pela melhor perfor-mance diante dos desafi os apre-sentados.

A metodologia aplicada é similar à da organização das Nações Unidas (ONU), direcionada ao desenvolvi-mento de características de compor-tamento empreendedor. O certame é promovido em 34 países e identifi ca novas oportunidades de negócios. No Brasil, o SEBRAE tem a chancela para gerenciar o EMPRETEC.

Segundo pesquisa do SEBRAE, os empreendedores que fi zeram o EM-PRETEC registraram um acréscimo

de R$ 24,6 mil por mês no faturamento de suas empresas. Mais de 90% dos entrevistados confi r-maram o aumento dos lu-cros após a conclusão do seminário e disseram ter aplicado mudanças em seus produtos e serviços com base nos conheci-mentos adquiridos.

De acordo com João Bosco Ribei-ro, da Agência de Empreendedoris-mo do UniCEUB (AGEMP), o EMPRE-TEC proporciona aos participantes melhoria no desempenho empresa-rial, maior segurança na tomada de decisões, ampliação da visão de oportunidades e chances de sucesso empresarial. São 60 horas de capa-citação em seis dias de imersão em que o participante é desafi ado em atividades práticas, cientifi camente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características

comportamentais: busca de oportuni-dade e iniciativa; persistência; riscos calculados; exigência de qualidade e efi ciência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramen-to sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autocon-fi ança.

Pedro Gabriel Basul começou a cursar Gastronomia com o intuito de abrir um restaurante. Decidiu mudar para Administração e descobriu que queria mais. “Eu desejava abrir mais de um negócio”, constatou o aluno premiado.

O livro já havia sido lan-çado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. “A obra é fruto da minha dissertação de mestrado defendida na Universidade de Brasília, na qual eu fi z uma comparação en-

O perfil do criminoso brasileiroA professora e mestra em Direito e Processo

Penal e Criminologia do UniCEUB, Caroli-na Costa, lançou, no campus da Asa Nor-te, o livro Discursos do Sistema Penal: a seletividade dos crimes de furto, rou-bo e peculato nos

Tribunais Regionais Federais do Brasil. Na ocasião, ela proferiu palestra sobre o tema Criminologia crítica: o

perfi l do criminoso bra-sileiro.

O livro apresenta resulta-dos de pesquisas que

apontam os juízes estarem mais com-prometidos com o combate à cor-rupção, ou seja, com o trato da coisa pública, entretanto, mais comumente, vão para a prisão os que subtraem patrimônio privado em relação aos crimes julgados contra o patrimônio público. Segundo a professora, exis-tem vários conceitos que a criminolo-gia insere no Direito Penal e no Pro-cesso Penal. “Muitas vezes, os alunos não questionam o porquê da opção do legislador, o porquê da manuten-ção de determinado artigo e o porquê de os juízes decidirem de determina-da forma quando a lei e o Código Pe-nal dão outras opções. A ideia do livro é mostrar a criminologia como uma forma de interpretação dos discursos penais”, resumiu.

Page 37: Geração UniCEUB 03

37

“Para mim, ser professor é mais que uma profi ssão, é uma arte”, comentou. Perguntado sobre como concilia o trabalho no TJDD com as aulas, ele responde: “A aula para mim é um lugar de descanso, que me agrada, pois eu compartilho o conhecimento, ensino o que eu

vivo e vivo o que ensino”, fi lo-sofou.

Casado, com três fi lhos, o juiz compara o UniCEUB a uma “embarcação grande

que transporta o sujeito de um porto imaginá-

rio para um porto real”. Ele diz que o ambiente no Uni-CEUB é motiva-dor pela estrutu-ra, pelo valor que se dá ao aluno. “Tem uma estru-

tura de formação adequada que

inspira a revolução da transformação individual e comu-nitária”, explicou. O professor lançará

o livro Direito empre-sarial esquematizado, pela Editora Saraiva.

a arte de ensinar direitoônibus ou a pé; chegando lá, lan-chava pipoca, que eu podia pagar. Isso ocorreu durante quatro anos”, relembrou.

Até que, em 1994, formou-se e foi aprovado em três concursos: o de ofi cial de justiça, o de defensor público e o de fi scal do trabalho. Escolheu assumir o terceiro. Passados três anos e meio, prestou concurso para juiz do Tribunal de Justiça do DF (TJDF). Foi aprovado em primeiro lugar. Nesse ponto, ele fala de “fé no lugar da racionalidade, pois nin-guém imagina passar, em primeiro lugar num concurso para juiz; é a mesma coisa que o Brasil perder de 7 a 1 na Copa do Mundo”, comparou.

Edilson Enedino das Chagas está no TJDF, até hoje, como juiz da Vara de Falências, fun-ção que exerce si-multaneamente à de professor da graduação e da pós-graduação no UniCEUB, onde fez o mestrado na área de polí-ticas públicas. Atualmen-te, dá aulas de Direito Empresarial, Constitucio-nal, Direitos Fundamentais e Instituições Jurídicas.

Filho de um tratorista que morava no acampamento da barragem do Paranoá, o menino Edilson Enedino das Chagas mudou-se com a família para a minúscula casa, no Gama, no fi nal de 1970, quando tinha um ano. Em 1972, o pai faleceu, e “a coisa desestruturou-se um bocado”, pois a família, com cinco irmãos, pas-sou a viver com menos de um sa-lário mínimo. A casa ele chama de zero quartos, porque só tinha uma sala comum, cozinha e banheiro. Ali cresceu, revezando roupas e partes do uniforme escolar. Começava e terminava o ano com um caderno e um lápis. A alimentação era pre-cária. A Legião Brasileira de Assis-tência (LBA) distribuía porções de sopa, leite e vitamina em pó, que, de acordo com ele, eram tão ruins que outras famílias doavam o que sobrava para sua mãe, Dona Mar-lene, paraibana, viúva aos 22 anos.

Quando completou oito anos, o garoto aprendeu a fazer contas e decidiu que iria trabalhar e ajudar em casa. Vendia bananas, picolé; em seguida, passou a vigiar car-ros no setor central do Gama. Aos 14, concluiu o ensino fundamental, e aos 17, o ensino médio em esco-la pública. Em 1988, entrou para a Polícia Militar como soldado, onde fi cou por dois anos. Depois, foi fa-zer serviços gerais, incluindo faxina, no TST. Nesse período, matriculou--se em Direito, tendo-se formado em 1994. “Ia para a faculdade de

Edilson Enedinoprofessor

Professor Edilson Enedino conta como era sua vida antes de seraprovado em 1º lugar no concurso do TJDF.

Page 38: Geração UniCEUB 03

38UniCEUB

mais um ponto de atendimento. A cessão de uso, a título precário e não oneroso, como estabelecem os termos do acordo, vai favorecer a continuidade dos processos que chegam à corte superior em grau de recurso, habeas corpus e man-dados de segurança que poderão ser solicitados diretamente pelos cidadãos. Segundo o site de infor-mações do STJ, além de propiciar assistência gratuita à sociedade, o acordo promove o aprendizado e o treinamento dos estudantes nos diversos temas do direito, como penal, família, tributário, defesa do consumidor e outros.

“os alunos do 7O semestre aprendem a redigir petições de casos simulados em oficinas; nos semestres posteriores, é iniciado o atendimento à comunidade.”

núcleo de prática Jurídica do UniceUB assina acordo com o StJ

problemas jurídicos reais; capa-cidade de pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do direito na elaboração de peças e documentos jurídicos; amadureci-mento ético e profissional; capa-cidades emocionais, de alterida-de e de cidadania; aptidão para lidar com situações não previstas, decorrentes da complexidade hu-mana.

A presença do UniCEUB nos fó-runs do DF ficou tão visível que, recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cedeu um espa-ço de sua sede para servir como

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) está localizado no Edifício União, no Setor Comercial Sul. O órgão tem a função de contri-buir para a formação acadêmica do estudante de Direito, princi-palmente no aperfeiçoamento da investigação. Somente alunos ma-triculados nas disciplinas do 7° ao 10º semestres podem atuar no NPJ como voluntários ou estagi-ários. Estes últimos exercem 150 horas de atividades de advocacia, supervisionados pelos advogados orientadores.

Segundo o professor coorde-nador de prática real, Renato Ra-mos, os alunos do 7° semestre aprendem a redigir petições de casos simulados em oficinas; nos semestres posteriores, é iniciado o atendimento à comunidade. Em-bora a sede seja no Setor Comer-cial Sul, o NPJ funciona também em mais 18 pontos distribuídos pelos fóruns de cidades-satélites, como Ceilândia e Taguatinga. As áreas atendidas são penal, ci-vil, família, trabalhista e recursal. O NPJ realiza, por ano, mais de 30 mil atendimentos. Atualmente, responde por mais de 50 mil pro-cessos em curso. Por semestre, mais de 2.000 alunos trabalham nas demandas.

Ao final do estágio, o aluno deve ter desenvolvido habilida-des, como: conhecimentos jurídi-cos sólidos dos principais ramos do direito material e processual; capacidade de relacionar os co-nhecimentos teóricos e técnicos a

Page 39: Geração UniCEUB 03

39

professora do UniceUB é presidente do StM

Dia 16 de junho de 2014: data que entrou para a história do Superior Tri-bunal Militar, pois, pela primeira vez, a instituição, com 206 anos, tem uma mulher na cadeira de presidente. A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, então vice-presiden-te da Côrte, tomou posse no mais importante cargo do tribunal. “Estou feliz, honrada, mas percebo a res-ponsabilidade de assumir uma posi-ção antes só ocupada por homens. Faço uma cobrança grande a mim mesma no sentido de que não posso errar, mas tenho confi ança em que vou desenvolver um trabalho sério à frente desta instituição de respeito que, ao longo de sua história, nunca teve uma denúncia de má gestão ou de corrupção na presidência”, de-clarou Maria Elizabeth, que é minis-tra do STM desde 2007.

O UniCEUB faz parte da história acadêmica de Maria Elizabeth, que entrou na instituição, em 1993, como professora e fundou o mestrado em Direito. Para a ministra, o UniCEUB possui o melhor curso da região e está entre os mais bem colocados do Brasil. “Tenho carinho e respei-to enormes pelos corpos docente e discente do UniCEUB. A pesquisa e a extensão do curso de Direito são fortes, de excelência, atendem a todas as expectativas, interesses e anseios dos universitários. Estudan-tes e professores têm uma relação direta, e quem está em sala de aula não é mais um número na chamada, é um aprendiz com potencial para

destacar-se no merca-do de trabalho, graças às possibilidades aca-dêmicas oferecidas na unidade de ensino”, constatou a presidente do STM.

Maria Elizabeth con-tou que, ao longo de sua jornada profi ssional como advogada, pro-curadora federal, en-tre outras funções que exerceu, muitos alunos do UniCEUB foram seus estagiários, moti-vo de orgulho para ela. A ministra destacou as parcerias que a unida-de de ensino possui com instituições fora do país, por exemplo, em Lisboa (Portugal) ou no Mississipi (EUA), que proporcio-na aos universitários oportunidades de crescimento profi ssional. “Não te-nho fi lhos, mas considero os alunos do UniCEUB meus fi lhos afetivos. É gratifi cante ver como eles evoluíram. Posso acompanhar o crescimento dos estagiários até atingirem os pa-tamares que almejam, como juízes, promotores, defensores públicos. Eles fazem questão de me agradecer por reconhecerem que fi z a diferença na formação acadêmica”, acrescen-tou.

O Superior Tribunal Militar julga crimes cometidos por militares das Forças Armadas e os praticados

contra membros do Exército, da Ma-rinha ou da Aeronáutica. Maria Eliza-beth deverá fi car na Presidência do STM por nove meses, completando o mandato do antecessor, que fez 70 anos de idade recentemente. Os próximos passos do STM estão de-fi nidos pela nova presidente: “Vou dar espaço às mulheres na minha gestão. Elas vão ocupar cargos de grande responsabilidade, mostran-do que têm inteligência emocional e sensibilidade para tomar decisões e desenvolver o trabalho com com-petência. As mulheres são mais exi-gidas profi ssionalmente do que os homens”, comentou.

Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha faz história: ela é a primeira mulhera assumir o cargo mais alto da Côrte

Page 40: Geração UniCEUB 03

40UniCEUB

novo posicionamento social e am-biental. A comunicação integrada une o jornalismo, a publicidade, as relações públicas e seus recursos, para aproximar-se do consumidor e, ao mesmo tempo, deixá-lo apro-ximar-se para que, assim, possa ser exercida a comunicação institucio-nal, mercadológica e interna em um só planejamento.

Joana Bicalho trabalhou com mídia em agências, onde adquiriu larga experiência na área de publicidade. Iniciou sua carreira como professora no ano de 2004, quando foi convida-da pelo UniCEUB. Além de docente, é consultora do SEBRAE Nacional e tem uma empresa de consultoria. A professora cita que os alunos, quando cursam a disciplina Comu-nicação Integrada, passam a enten-

A professora doutora Joana Bi-calho, natural de Brasília, estudou, casou-se, teve fi lhos na capital e for-mou-se em Comunicação Social, no UniCEUB, com habilitação em Pu-blicidade e Propaganda e especia-lização em Comunicação Integrada. Cursou o mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental, com foco na for-ça da comunicação para mudança de comportamento socioambiental. Em 2002, concluiu o doutorado em Economia do Meio Ambiente.

A partir daí, passou a trabalhar com a comunicação integrada, vol-tada à mudança de comportamento e à formação do novo consumidor, que leva em conta as questões de responsabilidade socioambiental. Em seus estudos, trata de questões de ganhos empresariais mediante

der como a comunicação é abran-gente. “Eles começam com a ideia de que jornalismo é só TV e não têm noção do que seja comunicação in-tegrada, pois pensam que vão tra-balhar na Rede Globo e substituir o Willian Bonner. Quando concluem a disciplina, veem que há um mundo de possibilidades de emprego”.

Como consultora empresarial, Jo-ana Bicalho menciona que uma das maiores difi culdades é convencer os empresários. “Investir em uma em-presa que seja responsável socio-ambientalmente não é gasto extra, pois eliminam-se os desperdícios, e canalizam-se os gastos para o que realmente vá trazer lucro”, argumen-ta. Segundo a professora, é preci-so explicar ao empresário o que a comunicação integrada pode fazer para melhorar o negócio, pois, nem sempre, panfl etar e fazer telemarke-ting é a melhor maneira de divulgar produtos. A cada empresa, público e produto, é preciso fazer um estu-do, para defi nir qual melhor método a utilizar. “As empresas, principal-mente as agências, precisam mudar a ideia de que empregar a fórmula padrão (Twitter, Facebook e site) é a melhor opção. Temos de entender se o cliente precisa do produto, es-tudar a relação entre a qualidade da ferramenta, a relevância da informa-ção e o público a quem se dirige”.

eliMinar O deSperdÍciO e canaliZar O lUcrO

a l é m d o d i p l o m a

Coordenadora dos cursos de pós-graduação do UniCEUB, como Gestão da Comunicação Integrada e Marketing e Cadeia de Valor, a professora doutora Joana Bicalho incentiva os alunos a aplicar a comunicação integrada no mercado de trabalho

“Quando concluem a disciplina, veem que

há um mundo de possibilidades de emprego”

Page 41: Geração UniCEUB 03

4141

vida tecnológica

Como o senhor enxerga a apli-cação da tecnologia em áreas do conhecimento tão diversas, como Direito, Medicina, História e Administração, além, é claro, das Engenharias e da Computa-ção, segmentos, supostamente, com maior afl uência tecnológi-ca?

Desde o seu início, em meados dos anos 1950, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) promoveu a digitalização do mun-do. Começamos com textos e, hoje, praticamente tudo está digi-talizado ou é passível de digitaliza-

ção: fotos, fi lmes, músicas, dese-nhos, objetos 3D, imagens, documentos. Isso permi-te que essas coisas pos-sam ser trata-

das por com-putadores, ser

transmitidas e a rmazenadas

com mais quali-dade e velocida-

Em pleno século 21, fazer parte do universo tecnológico

é praticamente uma necessidade básica. Apresentamos,

nesta edição, o professor Paulo Foina, coordenador do curso

de Ciência da Computação do UniCEUB. Ele fala sobre a

tecnologia em muitas áreas do dia a dia, e as maneiras de

administrar e facilitar seu uso.

“Já temos tribunais totalmente digitais onde

os advogados postam suas petições e demais

peças através da internet. Alguns juízes

já fazem audiência por videoconferência,

reduzindo, assim, os custos e os riscos no

transporte de prisioneiros.”

de. Veja, por exemplo as áreas do Direito e da Medicina. Já temos tri-bunais totalmente digitais onde os advogados postam suas petições e demais peças através da inter-net. Alguns juízes já fazem audi-ência por videoconferência, redu-zindo, assim, os custos e os riscos no transporte de prisioneiros. As modernas técnicas de diagnósti-co médico por imagem baseiam--se em computadores gráfi cos que transformam sinais de radiação, raio-X ou outras emissões, em ima-gens tridimensionais. Temos robôs que auxiliam neurocirurgiões e pró-teses inteligentes que substituem órgãos e membros com sucesso. Os músicos usam computadores na composição, na redação das partituras e na execução de suas peças musicais.

Qualquer pessoa usa, em média, mais de 20 computadores por dia, sem se aperceber, é o que cha-mamos de computação pervasiva: são controles remotos, relógios di-gitais, painéis de controle de ele-trodomésticos, equipamentos de ginástica, controles dos veículos, rastreamento de encomendas, re-

ProfessorPaulo Foina

Page 42: Geração UniCEUB 03

42UniCEUB 42

alização e divulgação de exames médicos, emissão dos cupons fi s-cais, etc. Praticamente, todas as empresas de todos os portes de-pendem da TIC, para operar nor-malmente.

Sabemos da sua participação

em grupos de estudo que têm como foco o futuro. O que pode-mos esperar de inovação no Bra-sil e, especialmente, em Brasília, nos próximos anos?

Em termos tecnológicos, assis-timos a uma inovação a cada 2 anos e a uma revolução a cada 4. Basta lembrar que, há 15 anos, não existiam celulares e que, há 4 anos, o sonho de todos era ter um notebook pois não existia tablet. Os smartphones eram promessas apenas há 4 anos. Brasília não tem vocação para indústrias pe-sadas, mas, sim, para empresas que usem, intensivamente, a inteli-gência e a inovação. Acredito que continuará o crescimento das em-presas de TIC e o surgimento de negócios inovadores nas áreas de segurança e defesa, nanotecno-logia, biotecnologia, construções inteligentes e educação, que, a propósito, precisa de grande revo-lução mediada pela tecnologia.

Quais são os dife-renciais dos cursos Ciência da Computa-ção e Jogos Digitais oferecidos pelo Uni-CEUB? Que parce-rias temos fi rmadas com o serviço públi-co e com a iniciativa privada? Convênios

de cooperação e in-tercâmbio nacionais e internacionais são explorados? Como anda o mercado de tra-balho?

Nossos cursos têm como característica principal o alto alinhamento com as necessidades do mercado, pois conseguimos, com sucesso, antecipar as de-mandas futuras e preparamos os alunos para elas. Assim ocorreu quando criamos a primeira Fábrica de Software acadêmica do Brasil e estamos transformando-a em um centro de SOA (Service Oriented Architecture), que será a grande revolução da computação corpora-tiva para os próximos anos. Nesse sentido, escolhemos professores que aliam formação acadêmica à experiência profi ssional e man-temos conversas com empresas e entidades relevantes na nossa área. Formamos parcerias com a IBM do Brasil, a Oracle, o PMI (Pro-ject Management Institute), o ISA-CA (International System Audit and Control Association) e a Microsoft, o que nos mantém atualizados em termos de tendência e tecnologia.

O senhor é um dos empreende-

dores do projeto TEIA. Poderia explicar o propósito dessa ideia?

Conforme já dito, a tecnologia permeia todas as áreas do conhe-cimento. Nesse sentido, foi criado o evento TEIA (Tecnologia, Empreen-dedorismo, Inovação e Arte) com o

objetivo de tratar das contribuições da tecnologia e das oportunidades de negócio em áreas distintas. O TEIA de 2015 abordará o tema Saú-de e bem-estar e permitirá expor o quanto a tecnologia está embutida em processos, equipamentos e so-luções que criam novas oportuni-dades de negócio para os jovens empreendedores.

No ano passado, Steve Woz-

niak, cofundador da Apple, pales-

“Em termos tecnoLógicos, assistimos a uma inovação a cada 2 anos e a uma

revoLução a cada 4. Basta Lembrar que, há 15 anos, não existia ceLuLares

e que, há 4 anos, o sonho de todos era ter um notebook pois não

existia tablet. Os smartphones eram promessas apenas há 4 anos.”

“QuaLquer pessoa usa, em média, mais de 20 computadores por

dia, sem se aperceber, é o que chamamos de computação

pervasiva”

Page 43: Geração UniCEUB 03

4343tantes personalidades da era da informação e possibilitou compro-var que as pessoas que fazem di-ferenças são simples, acessíveis e comprometidas com os resultados do seu trabalho. No Brasil, temos alguns nomes que também fi zeram a nossa história, tais como, João Antônio Zuffo (USP), Claudio Mam-mana (UNICAMP), Edson Fregni (UNICAMP), Ivan Moura Campos (UFMG) e outros.

Para um aluno ou um professor não muito afeito às novas tecno-logias, que dicas o senhor daria para vencer esta barreira?

Se a tecnologia parece difícil, a culpa é dela e não sua. A cada dia, a tecnologia fi ca mais simples, mais “huma-na” e, principalmente, mais invisível, facili-tando o uso mesmo quando você não per-cebe. Simplifi car o uso da tecnologia é a princi-pal preocupação da Ciên-cia da Computação e dos Jogos Digitais. Vejam os mo-dernos jogos digitais: eles são complexos, mas, ao mesmo tempo, simples de aprender e jogar. O mesmo acontece com os celulares e outros apare-lhos avançados. Esse é o nosso desafi o.

“Trazer o Wozniak ao UniCEUB e pela

primeira vez em Brasília, foi um ato

que muito nos orgulhou, pois permitiu a

nossos alunos um contato próximo com uma das mais

importantes personalidades da era da informação.”

tantes personalidades da era da informação e possibilitou compro-var que as pessoas que fazem di-ferenças são simples, acessíveis e comprometidas com os resultados do seu trabalho. No Brasil, temos alguns nomes que também fi zeram a nossa história, tais como, João Antônio Zuffo (USP), Claudio Mam-mana (UNICAMP), Edson Fregni (UNICAMP), Ivan Moura Campos

Para um aluno ou um professor não muito afeito às novas tecno-logias, que dicas o senhor daria para vencer esta barreira?

Se a tecnologia parece difícil, a culpa é dela e não sua. A cada dia, a tecnologia fi ca mais simples, mais “huma-na” e, principalmente, mais invisível, facili-tando o uso mesmo quando você não per-cebe. Simplifi car o uso da tecnologia é a princi-pal preocupação da Ciên-cia da Computação e dos Jogos Digitais. Vejam os mo-dernos jogos digitais: eles são complexos, mas, ao mesmo tempo, simples de aprender e jogar. O mesmo acontece com os celulares e outros apare-lhos avançados. Esse é o nosso

trou no UniCEUB? Qual é a sua avaliação de iniciativas como essa? Quem são os principais expoentes brasileiros no campo tecnológico?

O Wozniak foi o braço tecnológi-co da jovem Apple. Steve Jobs foi o homem de visão mercadológica, mas Wozniack foi o grande criador dos primeiros produtos da empre-sa. Trazê-lo ao UniCEUB e pela primeira vez em Brasília, foi um ato que muito nos orgulhou, pois per-mitiu a nossos alunos um contato próximo com uma das mais impor-

Steve Wozniak

Page 44: Geração UniCEUB 03

[email protected] | hsm.com.br

Centro de Convenções Ulysses Guimarães SDC Eixo Monumental - Lote 05

INSCREVA-SE JÁ!

APRESENTA:

Aplicação Monocromática:

Escola Oficial

VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE A INFORMAÇÃO TEM MUITAS VERSÕES.

AGORA, VAI DESCOBRIR QUE CONHECIMENTO EM MARKETING TEM

Conheça as condições especiais e aproveite a oportunidade de ouvir o maior pensador de marketing da história!

SEMINÁRIO HSM

COMO CRIAR, CONQUISTAR E DOMINAR MERCADOS

THE BEST OFPHILIP KOTLER

BRASÍLIA 29.8.2014