geração z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da...

27
1 O Mundo na Ponta dos Dedos Geração Z: Maio de 2019 Produzido em parceria com o

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

1

O Mundo na Ponta dos DedosGeração Z:

Maio de 2019Produzido em parceria com o

Page 2: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

2

Índice03 Introdução e Objetivos do Estudo

04 Seção 1: A Vida Conectada

09 Seção 2: Dados Pessoais

14 Seção 3: O Futuro do Consumo de Conteúdo

21 Recomendações Principais e Ações

25 Metodologia

26 Sobre a Cognizant

Page 3: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 3

Introdução e Objetivos do EstudoO futuro do conteúdo digital e das plataformas de conteúdo é o futuro da interação, da comunicação, do entretenimento e do comércio. Entender como e por que o conteúdo do futuro próximo (daqui a três ou cinco anos) será adotado pelos consumidores é fundamental para se manter à frente de um setor cada vez mais dinâmico e complexo. Para compreender melhor as atitudes e interesses de diferentes gerações em relação a esses assuntos, formamos uma parceria com The Center for Generational Kinetics para realizar pesquisas inovadoras, que explorem o tópico considerando o contexto geracional e dando ênfase ao grupo de consumidores mais jovens, a Geração Z (22 anos de idade ou menos). A metodologia completa é descrita na página 25.

Este ebook contém insights sobre a vida conectada dos nossos tempos e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para entender melhor os limites da confiança no futuro de produtos inteligentes, provedores de conteúdo digital e conteúdo gerado pelos usuários. Nossa conclusão traz uma visão das futuras mudanças no consumo de conteúdo digital, revelando os interesses e necessidades dos consumidores, incluindo sua disposição para adotar e pagar por novos tipos de serviços e conteúdos digitais no futuro próximo. Estamos muito felizes por apresentar estas descobertas a você!

– Tiran Dagan, Diretor de Comunicações Digitais e Atividades de Mídia, Cognizant

– Andrew Worzella, Diretor Digital de Atividades de Tecnologia, Cognizant

Agradecimentos especiais a Tara Whitehead Stotland e Sara Mihan, da Cognizant, que contribuíram para esta pesquisa com conhecimento especializado.

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 4: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

4

SEÇÃO 1

A Vida ConectadaA faixa mais velha da Geração Z tem 22 anos de idade e a maioria deles cresceu com celulares nas mãos desde cedo. Com Wi-Fi extremamente rápido, essa geração tem acesso imediato a eventos globais, todo o conhecimento da raça humana e selfies de seus amigos a cada segundo. A Geração Z tem o mundo na ponta dos dedos.

Dispositivos conectados: da Alexa a equipamentos de ar-condicionado, de banheiras de hidromassagem a faróis, e de lâmpadas a cadeados podem ser controladas com apenas um dedo ou um comando de voz, em qualquer lugar, aumentando ainda mais a conectividade entre todas as coisas. Esse nível inédito de acesso e imersão digital mudará completamente a maneira como viveremos nossas vidas.

Page 5: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 5

O que a Geração Z acha do futuro da vida conectada? Nós perguntamos a eles.

Sessenta e sete por cento da Geração Z afirma acreditar que a internet terá uma influência mais positiva na sociedade no futuro próximo. Esta perspectiva otimista também é compartilhada por outras gerações quanto ao impacto da internet. Entretanto, quando olhamos para a população mais nova da Geração Z (15 a 18 anos de idade), 37% dizem que a internet terá influência negativa na sociedade. Esse grupo é o mais pessimista entre todas as gerações, talvez por estar mais em sintonia com os usos negativos da internet (fake news, trolls, cyberbullying), considerando seu alto nível de vivência digital.

Na realidade, pesquisas recentes indicam que mais de 55% da Geração Z passa cinco horas por dia ou mais em seus telefones. Um terço das mulheres desse grupo passam dez ou mais horas por dia em seus telefones (*Geração Z, 2018).

*Who is Gen Z in 2018? [Quem é a Geração Z em 2018?] TheCenter for Generational Kinetics 2018

Mais positiva

Mais negativa

67%

79%

72%

33%

21%

28%

Geração ZMillennials

Geração X

Influência da internet no futuro (n= 2.069)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 6: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 6

40% da Geração Z gasta três horas ou mais por semana com a manutenção de seus dispositivos inteligentesManter dispositivos inteligentes e telefones atualizados e conectados ocupa boa parte do tempo semanalmente. Na realidade, esse número chega a 159 horas ao longo de um ano. Considerando a população da Geração Z, estamos falando de 1,37 bilhão de horas que a Geração Z gasta anualmente com a manutenção de seus dispositivos inteligentes. Imagine só esse número aplicado a toda a população dos EUA! Também descobrimos que as gerações mais jovens (Geração Z e Millennials) gastam mais tempo que as gerações mais velhas (Geração X) para manter seus dispositivos atualizados (softwares mais recentes, conexões entre dispositivos etc.).

Faz sentido que as gerações mais jovens passem mais tempo mantendo seus telefones e dispositivos conectados atualizados, uma vez que 38% dessas gerações sofrem com altos níveis de estresse quando não têm acesso à internet. Além disso, 73% das mulheres da Geração Z e 62% dos homens da Geração Z se sentem “bastante tensos ou incomodados” quando seus telefones não funcionam (*Geração Z, 2018).

<1 h 1-2 h 3-4 h 5-6 h 7+ h

32%

28%

16%

9%

15%

Horas por semana que a Geração Z gasta com a manutenção de dispositivos inteligentes (n = 905)

*Who is Gen Z in 2018? [Quem é a Geração Z em 2018?] The Center forGenerational Kinetics 2018

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 7: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 7

Apesar da dependência digital da Geração Z, eles contam mais com outras pessoas para consertar equipamentos residenciais inteligentes

Embora 52% da Geração Z conserte seus dispositivos residenciais quando eles não estão funcionando corretamente, 44% depende de outras pessoas, e geralmente alguém mais velho. As gerações mais antigas são mais autossuficientes que a Geração Z, com 72% da Millennials consertando os próprios dispositivos.

Como a Geração Z ainda é jovem, pode ser uma questão de idade e falta de experiência que a leve a pedir ajuda para lidar com problemas do mundo digital. Além disso, como a maioria dessa geração mora com os pais, muitos membros da Geração Z podem considerar o conserto de seus dispositivos conectados como uma obrigação de seus pais. Quem nunca passou nervoso com o carregamento de sites ou imagens durante um grande jogo ou evento? Com certeza é algo que queremos evitar a todo custo.

52%

72%63%

23%7%

5%

15%12%13%

6%5%

12%

Eu mesmo

Alguém mais velho

Contratamos alguém

Alguém mais jovem

Geração Z Millennials

Geração X

Quem é o principal responsável por consertar dispositivos inteligentes que não estejam funcionando bem na residência?

(4 de 5; n = 1.771)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 8: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 8

A Geração Z e os Millennials são mais propensos a pagar por serviços de residência conectada

Com cada vez mais dispositivos conectados, a necessidade de manutenção parece clara e convincente. As tecnologias vão se tornar mais complexas e interconectadas, aumentando o tempo que os consumidores gastam com manutenção.

Nós perguntamos aos clientes:

No futuro próximo (de três a cinco anos), quais são as chances de você pagar uma empresa para configurar, monitorar e consertar (de maneira semelhante a um sistema de segurança atual) seus dispositivos residenciais conectados para garantir que eles estejam sempre funcionando ou para consertá-los em caso de defeitos?

Foi apontado que 38% da Geração Z e 39% dos Millennials pagariam ou provavelmente pagariam por esse tipo de serviço. E o mais interessante é que, entre todas as gerações, 39% das pessoas que têm uma assinatura de TV a cabo pagariam ou provavelmente pagariam por um serviço de manutenção de residência conectada.

38%

39%

30%

32%

29%

24%

30%

32%

46%

Provável ou bastante provável

Neutro

Improvável ou pouco

provável

Geração ZMillennials

Geração X

(n= 2,069)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 9: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

9

SEÇÃO 2

Dados PessoaisEm um mundo constantemente conectado, em que quase todo o comportamento online é monitorado por algoritmos, informações pessoalmente identificáveis (PII) são sagradas. Normas como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia e a Lei de Privacidade de Dados da Califórnia permitirão que os consumidores tenham cada vez mais controle sobre seus dados online e como eles são usados. Entretanto, gerações diferentes enxergam a privacidade de dados pessoais e dados online de maneiras bastante diferentes. Como essas questões de privacidade de dados vão moldar o futuro dos dispositivos conectados, residências conectadas e do conteúdo conectado?

Page 10: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 10

A Geração Z é a que menos se preocupa com suas informações online serem usadas contra ela

Perguntamos a consumidores de 15 a 53 anos de idade: qual é seu nível de preocupação de que as empresas usem suas informações online contra você? Descobrimos que conforme a idade dos participantes aumenta, cresce também o grau de preocupação em relação ao uso de informações online contra eles. Por exemplo, 46% da Geração X se declara preocupada ou muito preocupada com essa possibilidade, mas apenas 37% da Geração Z sente o mesmo. Na realidade, quase um terço dos membros da Geração Z (32%) não se preocupa com a possibilidade de que as empresas usem seus dados online para prejudicá-los.

Preocupados ou muito preocupados NeutrosPouco ou nada preocupados

Geração Z

Millennials

Geração X

37%

45%

46%

31%

28%

31% 23%

27%

32%

(n= 2,069)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 11: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 11

Entretanto, mais de dois terços das pessoas se preocupam com a possibilidade de que as empresas saibam demais sobre elas com base em suas atividades onlineEmbora muitos consumidores tenham preocupações quanto à forma como seus dados são usados pelas empresas, boa parte deles é neutra ou não se preocupa com a possibilidade de que as empresas usem suas informações contra eles. Porém, 68% dos consumidores acreditam que as empresas sabem demais sobre eles, graças aos dados que coletam nas atividades online desses consumidores. A Geração Z têm a mesma sensação com 67% das pessoas concordando com esse sentimento. Quanto mais velho o consumidor, maior a probabilidade de que ele concorde – 75% da Geração X acredita que as empresas coletam informações demais.

A boa notícia para provedores de conteúdo e serviços é que um terço da Geração Z e dos Millennials não vê problemas nas atividades de coleta de dados das empresas. Esses são os consumidores que estãoprontos para se beneficiar dos dispositivos residenciais conectados e de serviços de conteúdo.

Um terço da Geração Z e dos Millennials não se preocupa com o

quanto as empresas sabem sobre eles

32% 68%

SimNão

Acreditam que as empresas têminformações demais sobre eles (no total; n = 2.069)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 12: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 12

Para a Geração Z, a publicidade digital deve ser personalizada e adaptada ao contexto

Da mesma forma que outras gerações, a Geração Z sente que a publicidade é uma interrupção (66%) em sua atividade online. Porém, por crescer em um ambiente digital, essa geração entende que esse é o custo do acesso a recursos “gratuitos”, como plataformas sociais. A Geração Z é muito mais propensa a reagir a uma empresa que demonstre entender a geração ao apresentar anúncios baseados em seus interesses e atividades online. As empresas que sabem como atuar neste aspecto têm muito mais chances de obter lucros com a Geração Z.

Por exemplo, 34% dos membros da Geração Z consideram os anúncios online úteis e relevantes em navegação ou para suas preferências de entretenimento, mas 66% os enxergam como uma interrupção. Trinta e oito por cento da Geração Z acredita que esses anúncios personalizados são mais eficazes que os anúncios aleatórios. Entretanto, o contexto no ambiente digital é muito importante para essa geração. Por exemplo, se um anúncio for exibido ao lado de um conteúdo que os membros dessa geração consideram ofensivo, 46% dessas pessoas associarão o anúncio ao conteúdo indesejado.

acredita que anúncios online relacionados a

seu histórico de navegação ou

preferências de entretenimento são

mais eficazes que os anúncios aleatórios

38% DA GERAÇÃO Z

(n=1,022)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 13: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 13

Embora os conselhos de amigos e parentes ainda sejam mais importantes, as compras da Geração Z são cada vez mais influenciadas por personalidades de mídias sociais e conteúdos gerados por usuários

Seguindo o comportamento tradicional de consumo, 47% da Geração Z sofre mais influência de seus amigos e parentes ao tomar uma decisão de compra. Boa parte da Geração Z ainda mora com os pais e influencia a maneira como os pais gastam, da mesma forma como os pais influenciam os gastos da Geração Z. Entretanto, as mídias sociais são uma força crescente nos caminhos de compra dessa geração. Vinte e quatro porcento da Geração Z – quase uma em quatro pessoas – declara que personalidades de mídias sociais são a maior influência em suas decisões de compra.

Essas pessoas confiam mais no conteúdo e nas recomendações quando elas vem de consumidores reais ou de influenciadores digitais. Trinta e Cinco porcento da Geração Z acredita que, no futuro próximo (3 a 5 anos), o conteúdo gerado por usuários (UGC) terá mais credibilidade que o conteúdo oferecido por uma empresa ou fonte independente. Os anunciantes e provedores de conteúdo e serviços precisarão criar ou utilizar plataformas de compartilhamento social e UGC e dar ênfase ao marketing com influenciadores para atingir esse crescente público.

em um futuro próximo, o conteúdo gerado por usuários terá mais credibilidade que o conteúdo oferecido por uma

empresa ou fonte independente.

35% DA GERAÇÃO Z ACREDITA QUE

Pessoas que mais influenciam as decisões de compra da Geração Z (4 de 8; n = 1.022)

Amigos ou parentes

Influenciadores digitais

Resenhas da imprensa

Vendedores de loja

47%

24%

10%

7%

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 14: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

14

SEÇÃO 3

O Futuro do Consumo de ConteúdoEm um mundo dinâmico, com inesgotáveis fontes de informação e entretenimento, consumidores da Geração Z ou mais jovens se adaptam rapidamente a novas tendências e tecnologias. Mas o que isso significa para o futuro? Os consumidores preveem uma mudança nos dispositivos que usarão para acessar notícias, informações e entretenimento no futuro? Diferentes tipos de dispositivos serão usados para consumir diferentes tipos de conteúdo? Como a próxima geração quer interagir com os dispositivos? Essa perspectiva do consumidor para o futuro do consumo de conteúdo explora o que deverá ocorrer.

Page 15: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 15

Os norte-americanos esperam consumir ainda mais conteúdo em todos os dispositivos no futuro próximo

Perguntamos aos consumidores sobre os dispositivos que eles acreditam que usarão para consumir diferentes tipos de conteúdo online nos próximos três a cinco anos. Descobrimos que todas as gerações esperam consumir muito mais conteúdo no futuro do que agora. A demanda por conteúdo continuará crescendo em todos os dispositivos nos próximos três a cinco anos. A tendência de mobilidade será mantida, com o consumo via smartphones superando todos os outros dispositivos. Mídias sociais e vídeos do YouTube são os tipos de conteúdo preferidos. No futuro próximo (de três a cinco anos), o uso de smartphones deve crescer em média 12%, com os consumidores optando por consumir conteúdo gerado por usuários em seus telefones celulares.

Os consumidores declaram que seu consumo de televisão também aumentará em média 11% nos próximos três a cinco anos. Os consumidores preveem que os maiores ganhos serão na computação móvel (notebooks, tablets etc.), com aumento de 20% nos próximos três a cinco anos, impulsionado principalmente pelo maior consumo de vídeos no YouTube e interesse em jogos e streaming de jogos. O dispositivo preferido para cada tipo de conteúdo é o mesmo em todas as categorias. O dispositivo preferido da Geração Z para o consumo de cada tipo de conteúdo permanece o mesmo nas previsões para o futuro próximo (três a cinco anos).

Considerando o futuro próximo, os consumidores seguirão exigindo cada vez mais conteúdo. Uso no futuro

Principal dispositivo usado para consumir cada tipo de conteúdo (principal conteúdo por dispositivo; total

n = 2.069)

SMARTPHONE

TELEVISÃO

COMPUTADOR PORTÁTIL (laptops, tablets etc.)

76%

62%

72%

58%

60%

30%

Vídeos publicados em mídias sociais

Filmes

Vídeos do YouTube

Uso atual

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 16: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 16

A digitação pode morrer, mas o que entrará em seu lugar?No futuro, os consumidores preveem que a interação com seus dispositivos será bem diferente, mas a modalidade favorita depende bastante da idade. A mensagem clara é de que nenhuma geração quer continuar digitando. Se a digitação já não é desejada, a tecnologia de conversas vencerá? Apenas para a Geração X e os Millennials.

A maior parte da Geração Z (56%) prefere interações touch em seus dispositivos. A Geração Z está acostumada a tocar e deslizar, a gravar vídeos e os publicar rapidamente. Eles interagem por meio de memes e abreviações – kkk! Os Millennials gostam de interfaces de voz e se divide quanto às preferências – 49% preferem falar com seus dispositivos, enquanto 40% preferem o touch. A maioria dos membros da Geração X declara que, no futuro, vai preferir falar com seus dispositivos.

Geração Z MillennialsGeração X

Preferência para interação com dispositivos inteligentes no futuro próximo (n = 2.069)

Touch Escrita

56%

40%34% 33%

49% 50%

11% 11%16%

Fala

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 17: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 17

A Geração Z quer ser virtual

Juntamente com as interações via touch e fala, perguntamos sobre as expectativas dos consumidores quanto às tecnologias de realidade virtual.

Quando se trata de entretenimento baseado em realidade virtual (jogar videogame, assistir pessoas jogando videogame, assistir a shows e filmes), a grande maioria (60%) dos consumidores da Geração Z declara que provavelmente ou muito provavelmente usará experiência em VR (Realidade Virtual, na sigla em inglês) no futuro próximo.

Embora todas as gerações demonstrem interesse alto no uso de VR, a Geração Z é a que tem maior probabilidade de adotar essa tecnologia de entretenimento.

60% 22% 18%

Provável ou Neutro bastante provável

Improvável

Probabilidade de a Geração Z jogar e assistir a jogos em VR, shows e filmes com amplo acesso à internet (n = 1.022)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 18: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 18

O que os entusiastas da realidade virtual esperam?

Agora que sabemos que a maioria dos consumidores (principalmente da Geração Z) tem interesse em usar VR no futuro próximo, a pergunta é: como eles esperam usá-la?

Entre todos os consumidores que esperam usar realidade virtual no futuro próximo, os da Geração Z são os que mais esperam usá-la para jogar e assistir jogos de videogame, enquanto a Geração X espera usá-la para assistir a filmes e eventos ao vivo.

Vídeos ou jogos online

(jogar ou assistir)

Filmes Eventos ao vivo (premiações,

shows etc.)

52%

43%

39%

43%41%

51%

36%38%

44%

Geração Z Millennials

Geração X

Previsão de conteúdo consumido no futuro próximo usando realidade virtual (selecionadas as duas principais respostas;

n = 742; abertos ao uso de realidade virtual para consumir conteúdo no futuro próximo)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 19: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 19

As gerações se dividem quanto à ideia de assumir o controle de seus programas

Qual nível de controle a Geração Z quer ter sobre o conteúdo? Para compreender melhor as expectativas para o futuro do entretenimento, perguntamos aos consumidores se eles desejariam ser capazes de determinar o conteúdo de um filme ou programa que estiverem assistindo, como o roteiro, personagens ou o final da história.

Descobrimos que as gerações mais jovens são mais propensas a querer controlar o conteúdo de programas de TV e filmes, enquanto a Geração X tem muito menos vontade de controlar o conteúdo nos próximos três a cinco anos. A maneira como os usuários interagem e moldam o conteúdo profissional nos próximos três a cinco anos é fundamental para as empresas em sua busca por novas formas de conteúdo atrativo para essa geração.

Sim

Não

55%

58%

45%

45%

42%

55%

Geração Z MillennialsGeração X

quer determinar o conteúdo do filme ou programa de TV que estiver assistindo

55% DA GERAÇÃO Z

Você deseja ser capaz de determinar o conteúdo de um filme ou programa de TV no futuro? (n = 2.069)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 20: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 20

Os consumidores querem personalizar pacotes digitais de entretenimento

Perguntamos aos consumidores se eles teriam interesse em criar seus próprios pacotes digitais de entretenimento com uma só fatura, reunindo serviços como Netflix, ESPN, HBO, MSNBC, Amazon Prime Video e iTunes.

Descobrimos que mais da metade (54%) dos consumidores e 51% dos consumidores da Geração Z têm interesse em usar esse tipo de serviço personalizado nos próximos três a cinco anos.

54% 23% 23%

Interessado ou Neutro muito interessado

Não interessado

Interesse em criar seu próprio pacote de entretenimento digital (por total; n = 2.069)

Cognizant/The Center for Generational Kinetics 2018

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 21: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

21

Principais Aprendizados e Ações a ConsiderarSão muitos insights valiosos para avaliar e levar em conta. Aqui, apresentamos apenas alguns que acreditamos que oferecem ações práticas a serem consideradas por provedores de serviços e conteúdo.

Page 22: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 22

A Geração Z só quer que a tecnologia “funcione”

Como indicam as pesquisas, um fator de especial importância para a Geração Z é que a tecnologia “simplesmente funcione”. E se não funcionar, que isso seja corrigido rapidamente. Todas as gerações querem que a tecnologia funcione, é claro. O que diferencia a Geração Z é que esses consumidores costumam recorrer a outras pessoas para corrigir as falhas e normalmente estão dispostos a pagar por isso. Um terço deles declara que pagaria entre US$ 50 e 100 por mês por um serviço que configure, monitore e corrija erros em seus dispositivos inteligentes. Se executados corretamente, esses serviços são capazes de aumentar a retenção dos clientes e as receitas, fornecendo insights valiosos sobre novas possibilidades de produtos e serviços.

Nossa Sugestão:

• Usar dados rasos (thin data, dados de analítica em grande escala) e profundos (thick data, observações detalhadas dos consumidores) para revelar não só as expectativas óbvias, mas também aquelas ocultas em relação ao serviço diário e a interrupções no fornecimento. Isso pode proporcionar maiores insights sobre o que a Geração Z considera “funcionar” e como esses problemas devem ser comunicados e solucionados.

• Realizar pesquisas mais detalhadas sobre as dificuldades com tecnologia observadas pela Geração Z e criar protótipos diferenciados de atendimento ao cliente. Imagine, por exemplo, uma combinação de suporte técnico terceirizado (como o Geek Squad da Best Buy) e um departamento pessoal de TI que mantenha a Geração Z conectada.

• Considerar alterar a função (e os incentivos) de pessoas com contato direto com consumidores (por exemplo, técnicos de campo, agentes e representantes de vendas) para uma função de consultor de conectividade, capaz não só de corrigir problemas, mas também de oferecer soluções eficazes, que aumentem a aderência e as vendas.

PRIMEIRO INSIGHT

Page 23: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 23

Em vez de ser consumidores passivos de conteúdo, o público mais jovem quer uma interação mais profunda e mais controle sobre o conteúdo, especialmente em colaboração (ou concorrência) com outros usuários.

Nossa Sugestão:

• Testar modelos de geração de conteúdo, consumo eengajamento para monetizar essas experiências. Isso podeenvolver, por exemplo, a criação conjunta de programas ejogos interativos com estúdios e desenvolvedores devideogames e o compartilhamento das receitas de comprasde recursos premium ou de objetos virtuais nos jogos.

• Explorar casos de uso para promover a retenção de clientes e novos fluxos de receita usando realidade virtual ou realidade aumentada. Juntamente com o atual foco em entretenimento e jogos online, considerar alianças com grupos profissionais ou do setor para ser o provedor preferencial de, por exemplo, serviços de VR para reparo de equipamentos ou assistência médica domiciliar.

• Explorar agressivamente novas opções que permitamque usuários possam criar e controlar seu próprioconteúdo e para monetizar a criação e compartilhamentodesse conteúdo com outros usuários. Isso pode incluirprotótipos de novas ferramentas e plataformas parafacilitar o controle do conteúdo.

Os usuários querem controlar o conteúdo

SEGUNDO INSIGHT

Page 24: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 24

O ponto essencial é que os usuários contam com seus ciclos sociais ao tomar decisões de compra. E se tiverem que ver um anúncio, ele precisará ser personalizado para ter alguma relevância.

Nossa Sugestão:

• Explorar agressivamente novas técnicas de posicionamento de anúncios, indo além do contextual (com base apenas na identidade do usuário e no tipo de conteúdo que ele estiver visualizando).

• Aprender a usar níveis detalhados de personalização, como a causalidade, que revela relações entre dados, para ajudar a identificar e compreender variáveis/supervariáveis que afetam o impacto de anúncios e o comportamento de compra.

• Fazer testes com plataformas sociais e tentar estabelecer relações com plataformas conhecidas, que facilitem a criação e o compartilhamento do conteúdo dos usuários e seu acesso a conteúdos gerados por amigos, parentes e influenciadores.

Acesse o site da Cognizant para saber mais sobre este estudo e sobre como a Cognizant ajuda empresas a criar novas experiências do cliente e ofertas que geram crescimento e rentabilidade. Fale com os autores Tiran Dagan e Andrew Worzella.

A personalização de conteúdo influencia as decisões

TERCEIRO INSIGHT

Page 25: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

25

MetodologiaPesquisa personalizada com 30 perguntas desenvolvida em parceria entre a Cognizant e The Center for Generational Kinetics

Estudo realizado nos EUA com 2.069 participantes com idade entre 15 e 53 anos, incluindo 1.022 participantes com idade entre 15 e 22 anos e 1.047 com idade entre 23 e 53 anos. A amostragem foi definida seguindo os dados do atual censo dos EUA quanto a idade, sexo e região

A pesquisa foi realizada online entre 17 e 24 de setembro de 2018

O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos

Page 26: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

Geração Z: O Mundo na Ponta dos Dedos 26

Sobre a Cognizant ConsultingA Cognizant Consulting combina amplo conhecimento em domínios com pensamento tecnológico avançado para ajudar empresas da Global 2000 de todo o mundo a impulsionar suas jornadas digitais. Coordenando competências em estratégia, design, TI e conhecimento funcional do setor, ajudamos nossos clientes a superar seus mais complexos desafios de tecnologia e negócios com velocidade e escala, e também a assumir posições de liderança na era digital em que vivemos – sem deixar de lado o planejamento para o futuro. Para isso, utilizamos uma excelente compreensão das aspirações, comportamentos e necessidades dos consumidores e funcionários dos nossos clientes para conceber, especificar e então implementar e ampliar soluções digitais modernas, que permitam que players importantes se destaquem em relação à concorrência. Saiba mais em https://www.cognizant.com/consulting.

Sobre a CognizantA Cognizant (Nasdaq-100: CTSH) é uma das empresas líderes mundiais em serviços profissionais que transforma os modelos de negócios, operacional e de tecnologia de seus clientes para a era digital. Nossa abordagem consultiva única, baseada em profundos conhecimentos das indústrias em que atuamos, auxilia clientes a visualizar, construir e administrar negócios cada vez mais inovadores e eficientes. Com sede nos Estados Unidos, a Cognizant ocupa a 193ª colocação no ranking da Fortune 500 e é consistentemente listada entre as empresas mais admiradas do mundo. Veja como a Cognizant ajuda clientes a serem líderes no mundo digital em www.cognizant.com.br, ou siga-nos: @Cognizant.

© Cognizant 2020. Todos os direitos reservados.

Page 27: Geração Z - cognizant.com · e revela hábitos, percepções e tendências de consumo da Geração Z para o futuro próximo. Também nos concentramos na privacidade digital para

© Copyright 2020, Cognizant. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada em um sistema de recuperação, transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, seja ele eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou outro, sem a permissão expressa e por escrito da Cognizant. As informações aqui contidas podem ser alteradas sem aviso prévio. Todas as outras marcas registradas mencionadas aqui são de propriedade de seus respectivos proprietários. TL Codex 4194