guerra fria

3

Click here to load reader

Upload: raissa-braga

Post on 26-Jul-2015

133 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Guerra Fria

G E O G R A F I A

Prof. Ivan VelosoDúvidas: [email protected]

EIXO TEMÁTICO:EIXO TEMÁTICO:O Espaço MundialO Espaço Mundial

ASSUNTO:ASSUNTO:Da Velha à Nova (Des) Ordem Mundial Da Velha à Nova (Des) Ordem Mundial

1. Contextualização:

2. Origens:Precisamos retornar aos contextos das duas grandes guerras mundiais

para que possamos compreender as origens desse conflito ideológico no espaço mundial:

1º MOMENTO: Final da I Guerra Mundial (1914-1919) Tivemos casos distintos, como uma potência vitoriosa, a URSS, uma potência derrotada, a Alemanha, e uma potência emergente, os Estados Unidos.

2º MOMENTO: Período entre-guerras (1920-1938) A Alemanha viveu um período de Ditadura do Partido Nazista sob o comando de Adolf Hitler, que promoveu uma grande reconstrução alemã e aguçou novamente o imperialismo na Europa e no Mundo. Esse imperialismo alemão acabou culminando em uma nova guerra: a II Guerra Mundial.

3º MOMENTO: II Guerra Mundial (1939-1945) nesse contexto Estados Unidos e URSS lutaram lado a lado contra um inimigo comum e que ameaçara seus objetivos imperialistas na Europa e no mundo: a Alemanha nazista.

4º MOMENTO: Final da II Guerra Mundial a Alemanha mais uma vez saiu derrotada e os Estados Unidos e a URSS vitoriosas. Porém, as potências vitoriosas possuíam sistemas sócio-políticos diferentes: Estados Unidos (Capitalismo) e a URSS (Socialismo).

3. A Guerra Fria e o Período Bipolar:o Antagonismo: Capitalismo x Socialismo;o Potências envolvidas: EUA (capitalista) e URSS (socialista);o Poder: baseado pelo investimento no setor bélico;o Marco inicial: Doutrina Truman, criada pelo governo norte-americano

Herry Truman, com o objetivo de expandir o capitalismo e conter o socialismo;

o Áreas de Influências: ambas as potências buscavam ampliar suas áreas de influência e nelas implementar o seu respectivo sistema sócio-político;

o Órgãos Militares: foram criados com o objetivo de dar suporte militar e proteger as áreas influenciadas pelas superpotências: OTAN (EUA – Capitalista) e Pacto de Varsóvia (URSS – Socialista);

o Símbolo concreto: Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em uma área Capitalista (RFA) e outra área Socialista (RDA);

o Fim: cansaço do investimento no setor bélico, já que pouco dinamizou as economias, tanto americana quanto soviética. Esse cansaço pôde ser percebido nos EUA através da perda de áreas de influência e pólo

CONTEÚDOSA regionalização do espaço mundial: da bipolarização à multipolarização

COMPETÊNCIASEntender as relações existentes entre a nova regionalização em curso do espaço geográfico mundial (multipolarização) e a reordenação ocorrida na economia-mundo.

HABILIDADESExplicar como se deu a mudança da ordenação bipolar do espaço mundial para a atual ordenação multipolar

Relacionar o processo de regionalização em curso do espaço geográfico mundial à consolidação da ordem mundial multipolarizada

Utilizar linguagem cartográfica para obter informações e representar a regionalização atual do espaço mundial

Interpretar, analisar e relacionar informações sobre regionalização do espaço mundial a partir de recursos como imagens, músicas, textos e documentos, dentre outros

Page 2: Guerra Fria

“Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem mundial, na qual o mundo se encontrava bipolarizado entre as superpotências EUA e URSS, representando o antagonismo ideplógico entre o modelo capitalista e socialista. Neste contexto o governo americano cria a Doutrina Truman .”

(Ivan Veloso 2002)

“Na década de 80 o socialismo entra em declínio no contexto internacional, e vários países que antes eram socialistas tornam-se capitalistas, como os do Leste Europeu. O declínio deste sistema deu fim também ao confronto entre Capitalismo x Socialismo (Guerra Fria), surgindo a partir daí o que denomina-se de Nova (Des)Ordem Mundial.”

(Ivan Veloso 2002)

surgimento de novas potências no cenário mundial, já na URSS pode ser percebido através de reformulações como a Glasnost (reformulação política) e a Perestroika (reformulação econômica), além de seu desmembramento;

o As regionalizações: Leste (bloco socialista) x Oeste (bloco capitalista); Primeiro Mundo (Países Capitalistas Ricos), Segundo Mundo (Países Socialistas) e Terceiro Mundo (Países Capitalistas Pobres);

4. A Nova (Des) Ordem Mundial:No final do século XX, com o desagregamento da União Soviética e a queda do Muro de

Berlim, o mundo deparou-se com a eclosão de uma Nova Ordem, marcada pelo surgimento, desaparecimento ou intensificação de processos, sendo eles:o Multipolaridade: deixa de existir uma ordem bipolar e passam a existir novos pólos de poder no

cenário mundial. Os três principais são os Estados Unidos, a Europa Ocidental e o Japão, que periferizam áreas no espaço mundial.

o Poder: a lógica dessa ordem caracteriza um país como superpotência a partir da análise da disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade.

o Internacionalização do Capital: com o fim do bloco socialista houve a ampliação do comércio e da circulação de capital no espaço mundial, que passou a interligar os vários mercados existentes.

o Interdependência: com a ampliação das trocas comerciais, os mercados ficam dependentes cada vez mais uns dos outros. Assim, qualquer abalo em uma economia, os efeitos surgirão em economias no mundo todo.

o Ricos x Pobres: a diferença econômica e social entre os países ricos e os pobres intensificaram-se, já que no comércio mundial há uma dominação por parte dos países ricos, o padrão de vida é muito mais baixo nos países pobres, etc.

o Globalização: embora este processo tivera seu início com as grandes navegações, ele intensificou-se na Nova Ordem Mundial, já que nela existem fatores que contribuem para o seu avanço, como o amplo avanço tecnológico, a integração espacial, o avanço nos meios de transporte e comunicação... sendo que a formação de um mercado global está mis próxima, embora existam processos que vem por travar seu avanço.

o Regionalização: a formação de blocos aparece na Nova Ordem como uma alternativa de proteger as economias dos países mais da concorrência global e de fortalecer as economias inseridas em um bloco econômico ou de intensificar o comércio regional. Por isso caracteriza-se como um processo antagônico e complementar à Globalização.

o Neoliberalismo: como a globalização transcende os aspectos econômicos e culturais, a política também passa por transformações, como a mudança do papel do estado, que se ausenta dos setores econômicos e sociais, ou seja, tendo seu papel enfraquecido, com um caráter Neoliberal no espaço mundial.

Desordem Mundial: O terma é uma crítica que tenta enfatizar que a Ordem para muitos países não existe, já que nunca se teve uma Ordem com tanta concentração de renda e grande disparidade entre ricos e pobres.

EXERCÍCIOS

1. Ivan Veloso – 2003

Baseado nas informações contidas no texto acima e nos seus conhecimentos, responda:

a) Qual o principal objetivo da Doutrina Truman?b) Mostre a maneira foi realizado o objetivo desta

doutrina na Europa, no Oriente Asiático e na América Latina.

2. Ivan Veloso - 2003

Baseado no texto e somando aos seus conhecimentos, responda:

Page 3: Guerra Fria

a) Estabeleça diferenças entre o período da Velha Ordem Mundial e o período da Nova Ordem Mundial.

b) Por que a “Nova Ordem Mundial” é caracterizada como uma “Desordem Mundial”?