guia consumo consciente e saÚde

6
GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE Sustentabilidade no dia a dia: como cuidar de você e do planeta consumindo melhor e diferente. www.sanofi.com.br

Upload: dangthien

Post on 31-Dec-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

Sustentabilidade no dia a dia: como cuidar de você e do planeta consumindo melhor e diferente.

www.sanofi.com.br

Page 2: GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

2

Para a nossa sorte e a dos nossos filhos, netos e amigos, a sustentabilidade está na moda. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ela não se restringe aos governos, às grandes empresas e às

organizações não governamentais (ONGs). Na verdade, a sustentabilidade deve ser colocada em prática dia após dia dentro de casa, no ambiente de trabalho e na vizinhança. Só assim as atuais necessidades de água, luz, alimentação, transporte, oxigênio e lazer não comprometerão a saúde e o bem-estar das futuras gerações.

E, vamos combinar, ser sustentável não é um bi-cho de sete cabeças. Basta encontrar um lugar seguro para descartar o vidro de xarope do filho, começar a separar o lixo reciclável do orgâni-co, não deixar a criançada brincar embaixo do chuveiro, planejar melhor as refeições para evitar desperdício de alimentos, não comprar roupas ou eletrodomésticos sem necessidade e procurar fa-zer mais atividades a pé ou usando o transporte público. Se, além de tudo isso, você ainda con-seguir conscientizar outras pessoas sobre a impor-tância de adotar essas medidas, poderá se consi-derar um agente sustentável de carteirinha!

Se gostou da ideia, saiba que este guia, que é uma parceria da Sanofi e do Instituto Akatu, tem como objetivo apresentar sugestões que favo-reçam a vida no planeta sem alterar a sua roti-na e a da sua família e ainda contribuir para a boa saúde de todos. Afinal, segundo a pesqui-sa Rumo à sociedade do bem-estar, divulgada recentemente pelo Instituto Akatu, 66% dos en-trevistados associam a felicidade à saúde, 60% ao convívio social e 36% à qualidade de vida. Boa leitura!

SUSTENTABILIDADE A SEU ALCANCE

Sustentabilidade não é um bicho de sete

cabeças! Ela pode - e deve! - ser colocada

na prática no dia a dia, em casa, no trabalho e

na vizinhança!

SUSTENTABILIDADE A SEU ALCANCE | CONSCIÊNCIA À MESA | SAÚDE PARA TODOS | AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR

Page 3: GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

3

O jeito mais gostoso de contribuir com as futuras gerações é adotar, o quanto antes, hábitos saudáveis à mesa. É que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma

em cada três crianças está acima do peso ideal no País e, se mantivermos esse ritmo, muitas delas estarão com diabetes, hipertensão e colesterol alto antes mesmo de completarem 25 anos.

A boa notícia é que não precisa ser nutricionista ou médico para colocar em ação a tal dieta ba-lanceada. Na prática, basta maneirar no tama-nho das porções, não comer sal, açúcar, gordura e carne vermelha em excesso, variar o máximo possível as frutas, verduras e legumes que vai consumir e ingerir bastante água ao longo do dia. Para que tudo isso aconteça, olha só o que você pode fazer:

• Procure planejar o cardápio da semana. As-sim, mesmo que esqueça o que comeu ontem, não há o risco de consumir os mesmos grãos, verduras, legumes e frutas.

• Opte pelos alimentos da época, pois, além de serem mais frescos, são mais econômicos. No site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (www.ceagesp.gov.br), você encontra a tabela completa.

• Prefira produtos frescos aos prontos ou conge-lados. Se eles forem orgânicos, melhor ainda, pois são livres de agrotóxicos e aditivos, e a sua produção agride menos o meio ambiente.

• Leia o rótulo com atenção. Se o produto for muito calórico ou contiver uma quantidade grande de açúcar, sódio, gordura, conservante e corante, tente substituí-lo.

• Sempre que possível, prepare os alimentos no vapor. Com isso, você reduz a perda de nu-trientes e pode dispensar o óleo.

• Para variar o cardápio e reduzir a produção de lixo, experimente usar os talos do espinafre e do agrião no recheio da torta e na sopa, as fo-lhas do nabo na salada, as da cenoura no bo-linho salgado e a casca do mamão na massa do bolo. Outra vantagem é que esses ‘novos’ ingredientes são bem nutritivos.

• Teste novas receitas e experimente novos ingre-dientes. Na premiada coleção de livros Comi-da que Cuida, por exemplo, lançada em 2006 pela Sanofi e distribuída gratuitamente às ins-tituições de saúde de todo o Brasil, é possível encontrar receitas saborosas e saudáveis, que foram desenvolvidas para quem tem diabe-tes, alguma limitação por causa do coração e para pacientes em tratamento de câncer. Tais dicas incentivam a alimentação saudá-vel e podem ser compartilhadas por toda a família. Confira no site da Sanofi no endereço www.comidaquecuida.com.br

Com um pouco de criatividade e mais

alguns ingredientes, dá para transformar o

que sobrou do feijão numa deliciosa sopa,

as frutas que estão azedas ou muito

maduras em geleia, compota ou recheio

de bolo e os restos de arroz, carne ou

legume refogado em bolinhos crocantes.

No supermercado, vale a pena pedir

para trocar a bandeja de

isopor e o filme-plástico

pelo papel na hora de embalar

os frios, bem como

a sacola de plástico

por uma retornável. A tecnologia para

reciclar isopor e este tipo de plástico até já

existe, mas questões como o custo e o grau

de contaminação destes produtos

dificultam o processo.

CONSCIÊNCIA À MESA

SUSTENTABILIDADE A SEU ALCANCE | CONSCIÊNCIA À MESA | SAÚDE PARA TODOS | AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR

Page 4: GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

4

L ivrar-se dos medicamentos vencidos ou não mais usados é algo delicado. Afinal, trata-se de substâncias químicas que, dependendo do local onde são jogadas, podem contaminar o solo e a água.

Algumas redes de farmácias, supermercados e postos de saúde de alguns estados aceitam e encaminham os remédios vencidos e as so-bras para um destino muito melhor do que a pia do banheiro, o vaso sanitário ou a lixeira da cozinha. Para saber se isso já acontece na sua cidade, informe-se na Secretaria Municipal de Saúde. Diversas cidades do Brasil também contam com os pontos de entrega voluntária (PEV) de medicamentos que podem ser consul-tados no site do CEMPRE – Compromisso Empre-sarial Para a Reciclagem - www.cempre.org.br/cempre_mapa.php

Questão de responsabilidade

Já que estamos falando em medicamento, é im-portante ressaltar que cerca de 10 mil pessoas são internadas por ano no Brasil, porque ingerem remédio sem prescrição médica, segundo dados do Ministério da Saúde. Além de intoxicação, o uso indiscriminado de medicamentos pode mas-carar os sintomas da doença e dificultar o diag-nóstico. Portanto, sempre procure um médico.

A FAVOR DO MOVIMENTO

Enquanto as autoridades mundiais discutem a questão do excesso de veículos e, consequente-mente, o aumento da poluição do ar e do aque-cimento global, que tal você fazer a sua parte e tentar tirar menos o carro da garagem? De que-bra, isso vai melhorar sua saúde e seu condicio-namento físico, ajudar a queimar calorias e eco-nomizar combustível e, dependendo do meio alternativo de transporte de sua escolha ou con-veniência, ainda vai poder ler um livro ou curtir a paisagem durante o trajeto até o trabalho ou a escola. Confira algumas maneiras de fazer isso:

A caminhada não só favorece o transporte

de oxigênio e nutrientes ao cérebro,

o que melhora o aprendizado e ajuda

a prevenir doenças, mas também estimula

a liberação dos hormônios que dão a

sensação de bem-estar. Daí, o alívio do

estresse e da ansiedade.

1,3 milhão de pessoas

morrem por ano no mundo por causa

da poluição, segundo a Organização

Mundial da Saúde (OMS). Em São Paulo, um estudo apontou

que em 2011 a poluição do ar matou

mais paulistanos do que os acidentes de

carro, o câncer de mama e a aids.

Referência: Instituto Saúde

e Sustentabilidade, Evangelina de Araujo

Vormittag, FMUSP, 2011

SAÚDE PARA TODOS

• Proponha um sistema de rodízio de carona entre os amigos, vizinhos ou colegas de trabalho.

• Utilize o carro para ir até uma estação de trem ou metrô e continue o restante do percurso em transporte público.

• Explore as ciclovias da sua cidade. Na internet, há sites que dão dicas de como evitar acidentes e mostram os trechos menos movimentados e mais seguros para quem quer ir pedalando.

• Sempre que possível, troque o elevador pelas escadas, vá a pé até a padaria ou o restaurante ou estacione o carro a algumas quadras do local e obrigue-se a caminhar.

Não perca tempo! Os especialistas em trânsito calculam que, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, as pessoas gastam cerca de duas horas diariamente para se deslocarem de casa para o trabalho e vice-versa. Se já não bastasse o desperdício de tempo, isso gera estresse e cansaço e prejudica a qualidade de vida e a saúde.

SUSTENTABILIDADE A SEU ALCANCE | CONSCIÊNCIA À MESA | SAÚDE PARA TODOS | AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR

Page 5: GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

5

O dado impressiona, mas é a mais pura verdade: ao longo da vida, um indivíduo produz lixo suficiente para encher um apartamento de 60 metros quadrados até o teto!

Agora, multiplique isso por 7 bilhões de pessoas no mundo... realmente, não dá para ficar de braços cruzados vendo o papelão ir para o lixo comum, assim como a lata de atum e a embalagem do macarrão.

Veja, a seguir, atitudes fáceis de praticar a partir de hoje:

• Antes de se desfazer de um produto, seja uma bolsa, um brinquedo, um eletrodoméstico, seja alimento, pense se ele não pode ser aproveita-do de outra forma ou doado a outra pessoa.

• Separe em um recipiente de vidro ou plástico todo o óleo usado no preparo da comida e entregue-o em um posto de coleta. Esse gesto simples evita a contaminação da água e do solo e contribui para evitar enchentes.

• Pilhas, celulares, computadores, batedeiras e outros eletroeletrônicos devem ser descarta-dos em postos de coleta específicos. A razão é simples: eles trazem vários componentes tóxicos que podem contaminar o solo, os len-çóis freáticos, a água e até os animais. Hoje já existem empresas que retiram os aparelhos na sua casa. É o caso da Cooperativa de Pro-dução, Recuperação, Reutilização, Recicla-gem e Comercialização de Resíduos Sólidos Eletroeletrônicos (Coopermiti). Saiba mais em: www.coopermiti.com.br.

• Com exceção de alguns tipos, os papéis po-dem ser reciclados , basta que estejam limpos. No caso das embalagens cartonadas do tipo longa vida, como as de leite, sucos, polpa de tomate, você encontra a relação dos postos de coleta no site www.rotadareciclagem.com.br.

Você sabia que o brasileiro produz, em

média, 1 quilo de lixo por dia e que 1/3 de toda

comida comprada para casa é

desperdiçada?

AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR

A preocupação com a reciclagem está crescendo no

País. De acordo com levantamento

da associação sem fins lucrativos

Compromisso Empresarial para

Reciclagem

(Cempre), 766 municípios já contam com o serviço de coleta

seletiva, beneficiando aproximadamente

27 milhões de pessoas.

SUSTENTABILIDADE A SEU ALCANCE | CONSCIÊNCIA À MESA | SAÚDE PARA TODOS | AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR

Page 6: GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

6

• Embalagens plásticas, como as de xampu, água sanitária, refrigerante e escova de den-tes, podem ser reaproveitadas ou recicladas. A exceção fica por conta do material usado para fazer aparelhos eletroeletrônicos, do ce-lofane e do plástico metalizado, que você en-contra nos pacotes de salgadinhos.

• Até mesmo os cacos de vidro podem ser reci-clados. Só não dá para aproveitar o espelho, a lâmpada, os vidros e ampolas de remédios e o cristal. Neste caso, entre em contato com o fabricante pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e informe-se sobre o descar-te desses materiais.

• Latas, em geral, são bem-vindas na reciclagem, exceto as de tinta e de inseticida.

• Resíduos úmidos ou orgânicos, como folhas, ta-los, raízes de verduras e legumes, cascas, hor-taliças estragadas e borra de café, podem ser compostados e se transformar num excelente adubo para a sua horta ou suas plantas.

Como você viu, dá para ser sustentável com atitu-des simples e que podem ser inseridas facilmente no seu dia a dia. E para não correr o risco de se sentir sobrecarregado, comece fazendo uma mu-dança por vez. Assim, quando menos esperar, já vai ter se transformado numa pessoa mais susten-tável, mais saudável e, acredite, muito mais feliz.

EXPEDIENTECoordenação: Gerência de Desenvolvimento Estratégico da

Sanofi e Instituto AkatuProjeto Editorial: Diretoria de Comunicação e Responsabilidade Social da Sanofi e Gerência de Comunicação do Instituto Akatu

Edição de texto: Shâmia Salem e Simone OtaDesign Gráfico e Diagramação: Prata Design

Ilustrações: Veridiana ScarpelliRevisão de texto: June Justa

GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

Sustentabilidade no dia a dia: como cuidar de você e do planeta consumindo melhor e diferente.

www.sanofi.com.br

GUIA CONSUMO CONSCIENTE E SAÚDE

Sustentabilidade no dia a dia: como cuidar de você e do planeta consumindo melhor e diferente.

www.sanofi.com.br

SUSTENTABILIDADE A SEU ALCANCE | CONSCIÊNCIA À MESA | SAÚDE PARA TODOS | AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR