guia setembro 2013

32
SETEMBRO PROGRAMAÇÃO • RIO PRETO 2013

Upload: sesc-rio-preto

Post on 23-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Guia de programação do Sesc Rio Preto no mês de setembro de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Setembro 2013

SETEMBRO

PROGRAMAÇÃO • RIO PRETO2013

Page 2: Guia Setembro 2013
Page 3: Guia Setembro 2013

FuncIOnAMEnTOTerça a sexta • 13h às 22h Sábados, domingos e feriados • 9h30 às 19hFeRIadOs: Aberto das 9h30 às 19h

IMPORTanTe: para cada ingresso adquirido com desconto, será exigida a apresentação, na entrada do evento, do respectivo documento de comprovação.

LegendAS:l Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes.nUsuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência.uInteira.

MO

TU

TRO

LITERATuRa

TEA

CRI JOanÇA VEM

MÚSICAVER

ESPORTe

CInE

mEsaBRAsILE SAúdE

ARTESpLásTICAe VISUaIs

Ma

RISMO

4 7

19

CULTuRaRE TRA

Tada

26

seRVIÇOS

30

23 27

1610

20 22

ceIRAIDADeTER

25

28

22

SETEMBRO

Page 4: Guia Setembro 2013

4

MOVER

O MOVeR - encontro de atividades Físico esportivas é realizado anualmente pelo SESC SP em parceria com as Faculdades de Educação Física de São José do Rio Preto e Mirassol. A cada edição do MOVER, é escolhido um assunto com o intuito de contribuir com a formação e o aprimoramento de profissionais e estudantes da área físico esportiva.

Gestão: Reflexões e ações Em 2013, o tema é “Gestão: Reflexões e Ações”. Além dos vários aspectos que podem ser discutidos e apreendidos, o evento busca suscitar o debate acerca da importância da formação profissional e as diversas possibilidades de atuação na área, considerando “atuação” como efetivação de projetos, propostas e programas. A partir de tais proposições, O MOVER 2013 pretende estabelecer relações com a comunidade e gerar elementos para se pensar a intervenção em espaços a partir da elaboração e realização de projetos que contribuam com o crescimento dos elementos participantes desse processo: o profissional e a cidade.

3ª Edição26 a 28Setembro

26/09 QUINTA

27/09 SEXTA

19h Credenciamento19h30 Abertura19h45 PalestraGestão: desafios e proposiçõesCom José Rubens D’EliaPor meio de analogias entre os desafios do mundo esportivo e empresarial, propomos reflexões que apontem caminhos e auxiliem no aprimoramento de carreiras, além de apresentar abordagens e experiências inovadoras sobre o tema Gestão.

19h30 Painel de debatesPúblico, Privado e Terceiro setor: experiências e PossibilidadesRepresentantes dos setores público, privado e terceiro setor, irão apresentar experiências em gestão que contribuam para ampliar a visão acerca do cenário profissional.

Participantes:

Ministério do esporte Hélder Ferreira Isayama Representando o setor público, Hélder destacará a ação do Ministério do Esporte, através do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) que tem como objetivo democratizar o acesso a políticas públicas de esporte e lazer, bem como reconhecer e tratar esses temas como direito social. Além disso, abordará também o debate sobre o profissional de Esporte e Lazer e as possibilidades de atuação profissional no setor público.

Instituto social esporte educaçãoCibele Venâncio dos SantosO instituto apresentará sua experiência em Gestão no terceiro setor (associação ou fundação sem fins lucrativos), utilizando-se do Esporte Educacional para formar cidadãos críticos e participativos, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

clube BM&F BovespaRicardo Alessandro Diegues A BM&F Bovespa, através de seu projeto com o Atletismo, utiliza o esporte como ferramenta de projeção social sob a ótica do desenvolvimento do Brasil pelo esporte. Utilizando-se desse exemplo, serão abordados aspectos de organização e Gestão de entidades de prática desportiva.

Mediação: Vladir Lemos, apresentador do Programa Cartão Verde, TV Cultura.

PROGRaMaÇÃO

Page 5: Guia Setembro 2013

5

28/09 SÁBADO

OFIcInas

9h30 ou 14h Oficina 1Políticas Públicas de Lazer: Possibilidades e Barreiras Profª Drª Silvia Amaral - FEF/ UnicampPolíticas Públicas para o campo do lazer e orientações sobre os procedimentos para a implementação de projetos, manutenção de ações ou a criação de novas propostas.

9h30 ou 14h Oficina 2estruturação de Projetos Para o Terceiro setorInstituto Social Esporte e EducaçãoA oficina visa orientar os participantes a respeito do cenário social e profissional atual, formas de colocação no mercado de trabalho e suas áreas de atuação através da elaboração de projetos para o Terceiro Setor.

9h30 ou 14h Oficina 3captação de recursos e elaboração de projetosJ. Leiva Cultura & EsporteA J. Leiva é uma consultoria especializada no desenvolvimento e na implementação de políticas culturais, esportivas e sociais para empresas e instituições. Na oficina serão abordados assuntos relacionados a captação de recursos, leis de incentivo ao esporte e elaboração de projetos.

9h30 ou 14h Oficina 4associação Miratus de Badmintonuma visão, muitas oportunidadesAleksander Carlos dos Santos Silva - miratus O projeto Miratus nasceu dos esforços de Sebastião Oliveira, morador da comunidade Chacrinha, no Rio de Janeiro, que identificou a ausência de projetos esportivos sociais no local. Por meio do Badminton, trabalha-se o resgate da auto estima e da civilidade dos participantes do projeto. A oficina pretende trazer reflexões a respeito da potencialidade do esporte e das oportunidades de trabalho existentes em locais ainda não explorados.

Profissionais convidados

aleksander carlos dos santos silvaGraduação em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Atualmente é auxiliar técnico da equipe Miratus (Associação Miratus de Badminton) e supervisor da categoria de base, integrante da comissão de atletas da Confederação Brasileira de Badminton, é campeão do Torneio Estadual de Badminton, etapa Rio Bonito, R.J. em 2013. Tem experiência como árbitro de Badminton pela Confederação Brasileira e auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Badminton nos Pan-Americanos de 2010 a 2013.

Ângela de carvalho BernardesGraduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), especialização em Psicodrama e Sociodrama Educação pela Animus (1996 a 1998) de São Paulo, formação continuada no Instituto Sedes Sapentiae , CENPEC, PUC, centros de pesquisa, instituições educacionais ligadas ao terceiro setor e USP. Atualmente coordena a área operacional, administrativa e financeira do Instituto Social Esporte e Educação (Organização Social do Esporte na região de Ermelino Matarazzo), em São Paulo. Tem experiência em Implementação e coordenação de projetos sociais, culturais e esportivos,

para infância e juventude, incluindo a construção de sistemas de monitoramento e avaliação de resultados.

cibele Venâncio dos santos Graduação em Gestão Educacional (Coordenação, Direção e Supervisão Educacional) pela Universidade Cidade de São Paulo (2009), especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2008), licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, UNICASTELO (2006). Atualmente é coordenadora geral e Sub coordenadora técnica do Instituto Social Esporte e Educação.

Page 6: Guia Setembro 2013

Hélder Ferreira IsayamaPossui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Associado daT Universidade Federal de Minas Gerais e realiza Estágio Pós doutoral na Facudalde de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé -

Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG.Membro do Grupo de Pesquisa em Lazer (GPL) da Unimep, coordenador Geral do Projeto de Formação PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade), Editor da Revista Licere. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, recreação, políticas públicas e Formação e atuação profissional.

José Rubens d´eliaProfessor de Educação Fìsica ,treinador olímpico e fisiologista de mais de 1000 atletas profissionais e atletas corporativos, entre eles, os velejadores Robert Scheidt e Lars Grael, os pilotos Bruno Senna e Christian Fittipaldi. Realiza palestras há 18 anos, coachings, workshops, imersões e vivência para grupos. Autor dos livros “CICLISMO – Treinamento, fisiologia e biomecânica” e “Fábrica de Campeões” em que sua metodologia desenvolvida e aprimorada através de anos de trabalho é praticada como estratégia de sucesso para atletas-profissionais e profissionais-atletas. Comentarista e consultor

especialista em atividade física, da Rede Globo, colunista da revista especializada Speedway, consultor do programa Vida Saudável com boletins diários da Rádio Globo.

Ricardo alessandro diéguesGraduado em Educação Física (Universidade de Santo Amaro). MBA – em Gestão e Marketing Esportivo (Trevisan). Fundador da Ginastica Assessoria Esportiva Ltda – Empresa de Qualidade de Vida para empresas 2002. Gestor do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

Rodrigo LinharesPós-graduado em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) trabalhou em redações de revistas, rádio e online nas editorias de esporte e cultura. na J.Leiva desde 2010, participou da construção da política esportiva da Telefônica e atualmente coordena o atendimento de empresas como Itaú, Cielo, Kimberly-Clark, Deutsche Bank, Vivo e Pepsico e das organizações esportivas Instituto Esporte & Educação e Fundação EPROCAD.

silvia cristiana Franco amaralPossui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Livre-docente pela FEF-UNICAMP (2011). Atualmente é docente MS5 da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, política pública, cultura corporal, educação física

e esporte.

Vladir LemosGraduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Atualmente é apresentador e editor-chefe do programa Cartão Verde, comentarista de esportes na ESPN Brasil e no Guia do Dia. Autor dos livros “Dois poetas frente ao espelho (Folha de poesia, 1988), “A magia da camisa 10” (Verus, 2006), em parceria com André Ribeiro, “O dia em que me tornei santista (Panda Books, 2007); colaborou ainda para a coletânea “A cabeça do futebol “ (Casa das musas, 2009). No campo dos documentários, é autor de: “Os caminhos do Tri” (TV Cultura, 2000); “A jogada da renúncia” (TV Cultura, 2001);

“Diamante Negro - O homem que venceu o tempo” (Bossa Nova Filmes, 2006); e “Gaudí - O Visionário” (GNT, 2002).

Insc

RIÇÕ

es 1a 25 SETou enquanto houver disponibilidade de vagas

central de atendimentoSesc Rio Preto

PaLesTRas Valor único para os dias 26 e 27.lGRÁTIs Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentesnR$5,00 Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência.uR$10,00 Inteira

OFIcInasValor por oficinalGRÁTIs Trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentesnR$5,00 Usuário inscrito e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência.uR$10,00 Inteira6

Page 7: Guia Setembro 2013

6 e 7 anOs: Terça e quinta • 14h30 às 17h30 Quarta e sexta • 14h30 às 17h308 a 10 anOs: Terça e quinta • 14h30 às 17h30 Quarta e sexta • 14h30 às 17h30

13 a 15 anOs VôLeI • Terças e quintas • 17h30TênIs • Terças e quintas • 17h30FuTsaL • Quartas e sextas • 18h30BasQueTe • Quartas e sextas • 17h30

11 e 12 anOsesPORTe JOVeMTerças e quintas • 16h às 18h30 Quartas e sextas • 16h às 18h30

Brincar, aprender, competir, jogar e se divertir são elementos presentes no universo dos esportes; prática humana promovedora de infinitas trocas simbólicas, favorável à formação de pessoas e à construção da formação de pessoas e construção da cidadania. Um estímulo prazeroso para a conquista da autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais.Grátis • Para a matrícula nos cursos físico-esportivos é necessário apresentação de atestado médico de aptidão à prática de atividades físicas.

a PaRTIR de 60 anOs esPORTes PaRa IdOsOsQuartas e sextas • 14h30

a PaRTIR de 16 anOs

cLuBe dO BasQueTeTerças e quintas • 19h

cLuBe dO VôLeI Terças e quintas • 20h30

cLuBe dO TênIs Terças e quintas • 20h Quartas e sextas • 20h

cLuBe dO BadMInTOnQuartas e sextas • 19h30

InIcIaÇÃO dO TênIsQuartas e sextas • 18h

cLuBe dO FuTeBOL sOcIeTyTerças e quintas • 18h

InIcIaÇÃO BadMInTOnTerças e Quintas • 18h

cLuBe da cORRIdaTerças e quintas • 19hQuartas e sextas • 19h

ESPORTe

7

Page 8: Guia Setembro 2013

cIRCUITO de TÊnIS PARA TOdOsUma parceria Sesc e CADES – Instituto Cidadania Através do Esporteatravés de um método pedagógico conhecido como Mini Tênis, o circuito visa ampliar a participação de crianças e adolescentes na modalidade e aprimorar o conhecimento de profissionais da rede pública de ensino.

caPacITaÇÃO PROFessORes da Rede PÚBLIca05 • Quinta • 14h

cLÍnIcas PaRa aLunOs Rede PÚBLIca06 • Sexta • 8h e 14h

cLÍnIca aBeRTa aO PÚBLIcO (a partir 13 anos)07 • Sábado • 10h • Participação do ex- atleta Flávio sarettaInformações na central de atendimento

InIcIaÇÃO À naTaÇÃO: Atividade destinada às pessoas interessadas em vencer o medo da água e ao desenvolver habilidades básicas de flutuação, deslize e propulsão, podendo evoluir para os estilos básicos crawl e costas.a partir de 12 anos • Terça e quinta • 19hcomerciário R$15,00 • usuário R$30,00

HIdROGInÁsTIcaa partir de 16 anos • Quarta e sexta • 16h30comerciário R$15,00 • usuário R$30,00

aULas aBERTas

HIdROanIMaÇÃO • Atividade aquática de caráterrecreativo com a utilização de acessórios.sábados • domingos e feriados • 11h e 16hPiscina semi-olímpica

RaIa LIVRe Espaço destinado à prática livre da natação,com acessórios (nadadeiras e flutuadores) fornecidos pelo SESC.Terça a sexta • 17h30 às 21h30sábado • domingos e feriados • 9h30 às 12hPiscina semi-Olímpica

PARQUEAQUÁTICO

PRÁTIcas AQUÁTICASCURSO

Fláv

io s

aret

ta

Realização Apoio institucional

RecReaÇÃO aQuÁTIca InFanTILa partir dos 6 anos • Jogos e brincadeiras aquáticas com utilização de vários acessórios e brinquedos aquáticos.sábados • domingos e feriados • 14h

InTeRVenÇÕes cIRcenses cOM O GRuPO ROsa dOs VenTOsUtilizando técnicas de malabarismo, acrobacias de solo, pernas de pau e instrumentos musicais, o grupo possibilitará o contato com a cultura circense.Dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 • Parque aquático • Grátis

VIVÊNCIASWaTeRLIne (sLacKLIne sOBRe a ÁGua)O waterline é a prática do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realiza-das diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.Dias 1, 7 e 8 • Parque aquático • Grátis

8

Page 9: Guia Setembro 2013

PR

ÁT

Ic

as

cORP

ORaI

s E R

ITMOs

CORP

O e

EX

PR

es

O GINÁSTICA MuLTIFuncIOnaL

dAnÇA de saLÃO

auLa

sA

BE

RT

AS

Para a matrícula nos cursos físico-esportivos é necessário apresentação de atestado médico de aptidão à prática de atividades físicas.

Programa de desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras aplicado a partir de um roteiro de exercícios funcionais. As atividades podem ser realizadas de maneira individual ou em grupo, por meio de métodos e técnicas corporais como Pilates de Solo, Reeducação Postural, Alongamento, dança, Ritmos, entre outros. A partir de 12 anos • em diversos espaços do sesc • Grade de horários da sala de Ginástica Multifuncional • Terça e quinta ou quarta e sexta: ManHÃ: 7h às 9h/ 9h às 12h • TaRde: 15h30 às 19h30 • nOITe: 19h30 às 21h30 • sábados, domingos e feriados: 9h30 às 15h comerciário R$25,00 • usuário R$50,00

yOGA

INSCRIÇÕES NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES NO LOCAL

Enfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento. A partir de 13 anos • Terças e quintas • 15h30 e 19h / Quartas e sextas • 18h30 e 19h30 • sala de expressão corporal 2 • comerciário R$25,00 usuário R$50,00

INSCRIÇÕES NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

Exercícios com os ritmos de salão. Nesse módulo desenvolveremos os ritmos do Forró e ZoukA partir de 12 anos • Terças ou quintas • 20h às 21h30 • sala de expressão corporal 2comerciário R$10,00 • usuário R$20,00

O método visa tonificar e alongar a musculatura por meio de um realinhamento postural, integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram corpos fortes, harmoniosos e saudáveis. A partir de 12 anos • domingos e feriados • 10h30 • sala de expressão corporal 2 Grátis • Vagas Limitadas

Aula em grupo com o objetivo de proporcionar experimentações de acessórios como prancha de equilíbrio, discos, elásticos etc. sábados, domingos e Feriados • 15h • sala de expressão corporal 2 • Grátis

AULA ABERTA de GInÁsTIca MuLTIFuncIOnaL

PILaTes de SOLO EM GRUPO

caPOEIRA

nO TaBuLeIRO

Atividades que levam os participantes ao aprendizado e à prática do xadrez de maneira simples, divertida e rápida • A partir dos 6 anos • Quintas e sextas • 17h30 • sábados15h • com acompanhamento de monitor. • espaços de jogos • Grátis • Vagas limitadas

Vivência que envolve aspectos da cultura afro-brasileira, especificamente a capoeira, e aborda outras manifestações como o maculelê, o samba de roda e oficinas de ritmos. A partir de 6 anos • domingos • 10h • Vários espaços • Grátis

9

Page 10: Guia Setembro 2013

LuZIa

A cantora apresenta seu primeiro disco feito, de timbres e sonoridades apuradas, acompanhada de grandes instrumentistas e exímios criadores. Seu repertório, construído com canções poéticas, traz compositores como Carlinhos Brown, Ivan Lins, Villa - Lobos, Ferreira Gullar, Vinicius de Moraes e Carlos Lyra: “mas que nunca é preciso cantar”.dia 07 • sábado • 20h • Teatro

JOÃO KOuyOuMdJIan

Nascido em Rio Preto, radicado em Nova York, o músico lança seu primeiro CD “Surfboard: Solo Guitar Works from Brazil”, gravado em Atenas, na Grécia, em janeiro deste ano, e lançado nos Estados Unidos em abril, pelo selo norte-americano Pomegranate Music. No repertório, estão obras de Villa-Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque, além de composições inéditas de outros brasileiros como Ricardo Calderoni e Raimundo Penaforte. dia 13 • sexta • 20h30 • Teatro

10

MÚSICA

Page 11: Guia Setembro 2013

eKundayO

Uma verdadeira viagem pelos ritmos pulsantes da diáspora negra de ontem, hoje e amanhã.África, Brasil, jazz, hip hop e inovação são palavras-chave nessa colaboração entre o mestre da percussão Naná Vasconcelos, os músicos de Chicago Jeff Parker (Tortoise) e Rob Mazurek, a cantora Juçara Marçal (Metá Metá), os instrumentistas paulistanos Maurício Takara e Guilherme Granado (ambos do Hurtmold) e os MCs Mike Ladd e Rodrigo Brandão. Todos esses talentos se reúnem sob a alcunha de Ekundayo, que também nomeia o álbum agora lançado pelo Selo Sesc. dia 18 • Quarta • 20h30 • Teatro

sHOWSlR$2,00 nR$5,00 uR$10,00

canTOs de TRaBaLHOCom a Cia Cabelo de Maria e as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (Al)

Os cantos de trabalho são entoados por mulheres de pequenas comunidades para aliviar e embalar o trabalho de diversas trabalhadoras rurais espalhadas pelo Brasil. O espetáculo surge a partir das canções registradas nas andanças de Renata Mattar por diferentes regiões do Brasil buscando comunidades que ainda trabalhassem em mutirão e que utilizassem a música na lida.As vozes femininas são os destaques e vêm acompanhadas por instrumentos tradicionais de corda e percussão e também, do som dos próprios objetos utilizados no trabalho. dia 14 • sábado • 20h • Teatro

11

Não recomendado para menores de 14 anos

Page 12: Guia Setembro 2013

aeROMOÇas e TenIsTas Russas e PIG sOuLO Grupo Instrumental Propõe Explorar a Estrutura das Músicas, evitando prender suas composições a formas fixas ou estilos definidos. Ao contrário, promovem uma construção experimental de timbres e ritmos que passeiam pelo rock, samba, jazz, funk e eletrônico.dia 5 MeRcadO de PeIXeO grupo comemora 15 anos de carreira apresentan-do o show XV, que traz músicas dos álbuns Beats e Batuques, Roça Elétrica e Territórios Interioranos, trabalho em que o grupo aprofunda sua busca por novos timbres e sonoridades, com o uso da viola caipira e outros instrumentos. dia 12

cHIneLa BaIXa – saMBa de côcOO grupo aborda as diferentes derivações do samba de côco, além do repente, canto de improviso, que incorpora às cantorias o que está acontecendo no momento da dança. dia 19

cHaRMe cHuLORepresentante do rock caipira, a banda paranaense ousa em misturar influências aparentemente distantes como rock, pós-punk e música caipira brasileira, chamando a atenção pelas apresentações ao vivo, que reúnem composições autorais e versões inusitadas para clássicos do rock e música raiz.dia 26

SOnORa

Não recomendado para menores de 16 ano

saMBa de BeRÇONeste show, mãe e filha apresentam a essência do samba raiz, em músicas de Dona Ivone Lara, Alcione, Beth Carvalho e Elis Regina.dia 21

PedRÃO HITsConhecido pelo seu apuramento técnico, o músico seleciona sambas das antigas, sempre com uma pegada jazzística.dia 28

BIa MacedOVersátil e com um aprimorado trabalho de voz, a cantor passeia por muitos momentos do samba, num show eclético e empolgante.dia 07

cRIs aeReA cantora, compositora e intérprete apresenta o show Samba Pra dançar, com repertório focado em grandes sambistas, como Jackson do Pandeiro, Zé Kéti e Paulinho da Viola.dia 14

Não recomendado para menores de 16 ano

saMBadOSESCApresentações de intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero musical brasileiro e suas vertentes: o samba.sábados • 17h • comedoria • Grátis

Sam

ba d

e Be

rço

Cris

Aere

Apresentações musicais de diversos estilos, com o objetivo de aproximar o público da atual produção independente.Quintas • 21h30 • comedoria • Grátis Pi

g So

ul

Chin

ela

Baix

a

12

Page 13: Guia Setembro 2013

BaIÃO a 3O trio formado por Jaqueline Cardoso, Maurício Zacarias e Vinicius Rocha resgata um repertório de grandes sucessos da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Alceu Valença. dia 01

TRIO PIResSubdivisão do grupo vocal Seresteiros, de Araraquara, o trio recorre a um amplo repertório da música popular brasileira.dia 8

BIG BLuesA essência do blues com a pegada do rock em grandes clássicos que marcaram esses dois estilos. dia 15

GIuLIa TeRRaA cantora apresenta musicas e conexões a caminho do novo, do criativo, da natureza, da interação, com influências que passam por Zé Ramalho, Chico Science e Rita Lee.dia 22

cenTRO da TeRRaO power trio formado por Fred Pala (guitarra e vocal), Zeca Mustang (baixo e vocal) e Guilherme Pala (bateria) executa um ritual elétrico. As influências dos integrantes em blues funky, jazz fusion e música setentista surgem em interpretações primorosas de Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Celso Blues Boy, Elmore James e Howlin’ Wolf.dia 29

TaRdes MUSICAISIntervenções musicais com artistas de Rio Preto

e região que interpretam clássicos e sucessos conhecidos do grande público e mostram também

seus trabalhos autorais.domingos e feriados • 17h • comedoria • Grátis

Livre para todos os públicos

Char

me

Chul

o

Centro da Terra

Giula Terra

13

Big Blues

Page 14: Guia Setembro 2013

1• Todas as bandas de São José do Rio Preto e região podem efetuar sua inscrição, desde que todos os integrantes estejam regularmente matriculados em escolas da rede pública ou privada; 2• As inscrições são gratuitas. 3• Para participar do festival, a banda deve inscrever-se na Central de Atendimento do SESC Rio Preto e enviar o material solicitado (item 07) do dia 10 de setembro a 31 de outubro de 2013.4• Cada banda apresentará 3 músicas, de autoria própria ou interpretativa; 5• Prevê-se um número de dezesseis (16) bandas participantes. Caso haja um número maior de inscritos, os trabalhos serão analisados por uma comissão curatorial, composta por músicos e profissionais da área, convidados pelo SESC. 6• Os critérios de seleção são de responsabilidade da organização e curadoria. 7• Os participantes devem preencher a ficha de inscrição na Central de Atendimento do SESC e entregar pessoalmente: - CD ou o link de um vídeo com a banda executando uma ou mais músicas. Esta gravação pode ser feita por câmeras ou filmadoras digitais, celulares ou webcams. - Cópia do MA (Matrícula do Aluno) ou RA (Registro do Aluno) ou RG (Registro Geral) de todos os integrantes das bandas, destacando um componente que representará a banda, considerando todos os itens deste regulamento; -Breve texto com informações da banda (como surgiu, se já se apresentou ao público, ensaios, etc). -Repertório completo com o nome de todas as músicas a serem apresentadas, com seus respectivos autores;

O é uma mostra, não competitiva, de bandas formadas por jovens e adolescentes de Rio Preto e região. Tem como objetivo aproximá-los da produção musical contemporânea e proporcionar um espaço para a apresentação de seus trabalhos.

REGULaMenTO

23 de nOVeMBRO | 2013

14

Page 15: Guia Setembro 2013

InSCRIÇÕesde 10 de seTeMBRO a 31 de OuTuBRO na cenTRaL de aTendIMenTOsHOW de EnCERRAMEnTO • 24 de nOVeMBRO

-Autorização dos pais ou responsáveis. 8• As bandas devem ter no mínimo dois (02) integrantes; 9• Todos os integrantes das bandas assinarão um Termo de Responsabilidade concordando com as condições do regulamento da mostra. 10• Não será permitida a utilização de play-back. 11• Não será permitida a participação de integrantes da banda não inscritos; 12• As bandas deverão ter o equipamento mínimo para participação, ou seja, instrumentos (guitarra, baixo, percussão), pedais de efeito, etc. 13• Serão fornecidos para a apresentação: - Equipamentos de sonorização completo (PA e ,monitores de palco); - Backline: Três (03) amplificadores de guitarra. Um (01) amplificador de contrabaixo. Uma (01) bateria completa com banqueta, um (01) bumbo, três (03) estantes, pedal de bumbo simples, caixa, 02 tons, máquina de chimbal e surdo; - Microfones e pedestais para microfones; - Estantes para partitura; - Iluminação básica;- Gêneros alimentícios para camarim;- Espaços para ensaios, previamente agendados com a organização;- Técnicos de som e luz; 14• As bandas cedem, por meio deste regulamento, todos os direitos de imagem captadas durante a mostra, para divulgação em materiais impressos e outras mídias. 15• Cada banda terá trinta (30) minutos para a apresentação, incluindo montagem e desmontagem de seus equipamentos. 16• No ato da inscrição, todos os integrantes deverão estar cientes e concordar com este regulamento de participação. 17• Como se trata de uma mostra não competitiva, as bandas não receberão cachê. 18• Quaisquer dúvidas e informações podem ser esclarecidas no SESC Rio Preto ou através do telefone e email: (17) 3216-9300 / [email protected].

15

Page 16: Guia Setembro 2013

curta Teatro • EncerramentoRealização: AssociartParceria: Sesc Rio PretoEm sua nona edição, a mostra incentiva a pesquisa, a criação e a experimentação de artistas, por meio de apresentações de peças curtas em processo de criação.

a PIOR Banda dO MundOCom a Cia dos Outros. Direção: Carolina Bianchi e João Otávio. Elenco: Amanda Lyra, Carolina Bianchi, Clayton Mariano, Tomás decina, Pedro Cameron.Uma banda com aspirações jazzísticas e pouco talento ensaia há dez anos, sem nunca ter se apresentado. A peça é uma adaptação dos quadrinhos homônimos do português José Carlos Fernandes. 120 mindai 01 • domingo • 20h • Teatro • GrátisRetirada de ingressos a partir das 19h

TROTEA

Não recomendado para menores de 10 anos.

CEnA aBeRTaPrograma de apresentações e encontros que privilegiam as experimentações e pesquisas sobre o teatro.

ausêncIaCom a Cia franco-brasileira Dos à Deux. Direção: André Curti e Artur Ribeiro. Com o ator Luis MeloUm homem vive em uma Nova York futurista e apocalíptica, devastada pela radioatividade. Sem poder sair do seu apartamento, o protagonista vive confinado e em condições precárias devido à falta de água potável e ao racionamento de energia. Ele precisa sobreviver à base de ração e apenas uma gota de água por dia. 60 min dia 21• sábado • 20h • Teatrol R$2,00 nR$5,00 u10,00 Não recomendado para

menores de 16 anos

A Pior Banda do Mundo

AusênciaRIO PReTO EM CEnAEspaço reservado à apresentação e ao diálogo das artes cênicas produzidas em RIo Preto e região. apoio: associart

O TaRTuFOCom a Cia da Boca de Teatro e Cultura Popular de São José do Rio Preto. Adaptação e Direção: Perpétuo Peralta. Elenco: Abdiel Gustavo, Arthur Riccardi, Beta Cunha, Bianca Bosquetti, Cléber Pelarin, Eunice Maria, Giovani Milani, Henrique Nérys, Leandro Madi e Libner Lanza.Uma das comédias francesas mais famosas de todos os tempos, a obra de Molière denuncia males eternos e universais, como a corrupção e a troca de favores. 60 minProjeto realizado com recursos do programa Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural para a cidade de São José do Rio Preto.dia 15 • domingo • 16h • Parque da represa(em frente a escadaria da roda de capoeira)

O auTO da cOMPadecIdaCom a Cia Vírus da Arte (São José do Rio Preto) direção: Walter Máximo. Elenco: Alexandre Vianna, Kiko Andrade, Márcio Sabino, Luciano Macri. Carla Moraes. Camila Gouvêa, Leandro Aveiro, Claudia Maria, Simone Bortoluzzo, Anaylson Árymar, Edivaldo Vitoriano, Rosemeire Rossini, Maria Augusta e Angélica Yañes.A comédia de Ariano Suassuna trata de questões da humanidade tomando por ponto de partida a miséria nordestina. 60 mindia 21• sábado • 11h • Praça dom José Marcondes (centro)

EspETáCULOsLivre para todos os públicos

16

Page 17: Guia Setembro 2013

O TeaTRO de caIXa (Rs)Com o ator Rudinei Morales.Valentin é um contador de histórias que saiu pelo mundo em busca da verdade das suas próprias histórias. Enquanto fala das suas aventuras, convida o público a assistir à teatralização do conto Os Músicos de Bremen dentro de um pequeno teatro. 70 mindia 25 • Quarta • 11h Praça Rui Barbosa (centro)

O VendedOR de PaLaVRasCom o Grupo MototótiEm cena, a história de Milho, um amante dos livros que sonha em fazer com que as pessoas leiam por elas mesmas, podendo assim ampliar seus vocabulários e ganhando pensamentos novos. 60 mindia 29 • domingo • 15h30 Ginásio de esportes do sesc Rio PretoRetirada de ingressos a partir das 14h30

aTIVIDaDE FORmaTIVa

InauGuRandO OBRas PeLa cIdade...eM Busca dO “POLÍTIcO” na cena TeaTRaL de RuaNesta oficina, a diretora e pesquisadora Evelise Mendes, de Porto Alegre, compartilha questões abordadas em sua pesquisa, que tem por objetivo reconhecer as bases sobre as quais a cena teatral de rua contemporânea pode potencializar o seu caráter de contestação política, por meio da criação e apresentação de um experimento teatral de rua. de 24 a 27 • Terça a sexta • 19h às 22h30 sala de uso múltiplo

a InauGuRaÇÃO A Secretaria Adjunta Especial do Instituto Extraordinário da Subsecretaria de Eventos e Inaugurações do Estado de São Paulo tem a honra de convidar a todos para a solenidade de inauguração de uma das mais importantes obras do nosso Estado nos últimos tempos. A solenidade será procedida de um delicioso coquetel. 60 mindia 28 • sábado • 11h Praça Rui Barbosa (centro)

ORaTÓRIO – a saGa de dOM QuIXOTe e sancHO PanÇa(MG)Com a Cia BurlantinsO icônico cavaleiro andante e seu fiel escudeiro vão para as ruas em um espetáculo que une elementos clássicos da obra original e da cultura de rua. Para dar vida às personagens, atores/ músicos e os compositores Sérgio Pererê e Maurício Tizumba, figuras folclóricas de Minas Gerais, estão a frente do elenco. 70 mindia 26 • Quinta • 20h Praça Manoel das neves • Jardim do Bosque

2013

Orat

ório

O Ve

nded

or d

e Pa

lavr

asLivre para todos os públicos

17

Page 18: Guia Setembro 2013

corpo ocupação cidade

De 5 a 12 de setembro, em Santos

ESPETÁCULOS

INTERVENÇÕES

VIDEOINSTALAÇÕES

EXPOSIÇÕES

ATIVIDADES FORMATIVAS

sescsp.org.br/bienaldedanca#bienalsescdedança

Realização Apoio

18

Page 19: Guia Setembro 2013

18

SALAsesc de CInEMaExibições de filmes de diferentes países e contextos sociais e participantes de importantes festivais, com o intuito de aproximar o público de produções alternativas e propiciar a discussão em torno da arte cinematográfica.Quintas • 20h • Grátis • Teatro • 228 lugaresRetire seu ingresso a partir das 19h

Não recomendado para menores de 14 anos

Não recomendado para menores de 14 anos

aLÉM dO aRcO ÍRIsDireção: agnès Jaoui. França: 2013, 112 min. DramaAos 24 anos, Laura ainda espera pelo príncipe encantado. Ao conhecer Sandro em uma festa, acontece uma grande atração mútua e ela então acredita ser ele o homem de seus sonhos. dia 05

a VOZ adORMecIdaDireção: Benito Zambrano. Espanha: 2011, 128 min. DramaUm retrato das consequências da Guerra Civil Espanhola. Jovem do interior vai para Madri ficar perto da irmã grávida e presa. Na cidade, ela conhece um rico jovem que luta com seu cunhado na serra de Madri.dia 12

Os aManTes PassaGeIROsDireção: pedro almodóvar. Espanha: 2013, 91 min. Comédia.Diante de problemas durante um voo para o México, todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo e os passageiros da classe executiva, que, percebendo que correm sério risco de morrerem, decidem abrir o jogo sobre segredos de suas vidas pessoais.dia 19

esPuMa dOs dIasDireção: michel Gondry. França: 2013, 125 min. DramaBaseado no romance de Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë, eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.dia 26

CInEMa

Os Amantes Passageiros

Além do Arco Íris

Não recomendado para menores de 16 ano

Não recomendado para menores de 16 ano

19

Page 20: Guia Setembro 2013

PaRa cRIanÇasAs apresentações buscam incentivar o contato do público infantil com a linguagem cênica, de forma lúdica e prazerosa, estimulando a imaginação e a criatividade das crianças. Em Setembro apresentação da “palhaçada musical” da cia Bubiô FicÔ LÔ (São Paulo) e do repertório da cia Solar da Mímica (São Paulo), que há 30 anos pesquisa a linguagem da mímica.domingos •15h30 • Teatro • GrátisRetire seu ingresso a partir das 14h30

CRIanÇA

cHaRanGa BuBIô danÇô(CIA BUBIÔ FICÔ LÔ, SÃO PAULO)Nesta apresentação uma banda de palhaços toca diferentes estilos musicais que contam a história da comédia. Entre os ritmos – sempre acompanhados da participação do público figuram as chulas, lundus, marchinhas, paródias e vários outros ritmos populares.dia 01 • Ginásio de esportes

O MÁGIcO TRaPaLHÃO( CIA SOLAR DA MÍMICA)O mágico surge com seus infinitos trejeitos – sonolento, brincalhão. Acorda, se depara com a platéia e cria aliados; vai atrás da natureza em busca de algo novo. Ao deparar-se com um pássaro, a imediata certeza: prendê-lo só para si – sem perceber que a tristeza está na falta de liberdade.dia 08

O X da QuesTÃO(CIA SOLAR DA MÍMICA)De uma forma suave e bem humorada os personagens desse espetáculo representam, nada menos que o cotidiano de todos nós, a nossa busca diária pelo “tesouro”, percorrendo caminhos tortuosos, sem saber o que o destino nos reserva, buscando sempre o “X” da questão.dia 15

de MOLIÈRe PaRa uandeRFuL-LI (CIA SOLAR DA MÍMICA)Roda, roda, roda… roda o tempo… roda a vida…Na ciranda que se abre, dançam dias, dançam horas, dançam lembranças…Uma viagem no tempo! Uma ciranda no tempo!Uma descoberta do que se julgava perdido, escondido eacabado!dia 22

O VendedOR de PaLaVRasEspetáculo da Mostra Sesc de Teatro de RuaConfira a programação na pág. 15dia 29 • domingo • 15h30 Ginásio de esportes do sesc Rio Preto

PROGRaMa Fde (escOLa eM cena)Parceria firmada entre o SESC-SP e a FDE-Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo com a proposta de realizar atividades de diferentes linguagens artísticas, como teatro, dança, artes visuais, música e cinema, para os alunos do ensino público estadual de Rio Preto e região a fim de sensibilizá-los em relação ao mundo físico, psicológico, estético e cultural.

ESPETÁCULOa sombra – uma comédia circense, da Família Burg (campinas-sP)Programação unicamente voltada ao atendimento de grupos escolares agendados de escolas do ensino público estadual de Rio Preto e região.de 10 a 13 e nos dias 24 e 25 • 10h e 20h30 Teatro

TeaT

RO

Char

anga

Bub

iô D

ançô

O X

da Q

uest

ão

Família Burg

20

Page 21: Guia Setembro 2013

sesc CURUMIMPrograma socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos. As atividades do Programa Curumim visam o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. As crianças frequentam o Programa Curumim duas vezes por semana, em que participam de diferentes linguagens artísticas, cultura digital, meio ambiente, saúde, físico-esportivas, entre outras, indispensáveis ao desenvolvimento infantil, de maneira dinâmica e cooperativa, valorizando a livre expressão das crianças e a vivência de experiências de participação e cidadania.Para matriculados (dependentes de comerciários, usuários e MIs) • GrátisTurmas: terça e quinta ou quarta e sexta •14h às 17h30.Inscrições abertas para o 2º semestre na central de atendimento.

ESPECIAL DO MÊScuRuMIM sORRIdenTeAtividades que conscientizam as crianças do Programa para a importância da saúde bucal, por meio de oficinas, intervenções, gincanas, brincadeiras e bate-papos. Toda a programação é orientada pela equipe de Odontologia do SESC Rio Preto.

TeM cuRuMIM na Rede!Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores. Para inscritos no Programa Curumim. Com acompanhamento de instrutores. dias 19 e 20 • Quinta e sexta • 14h30sala de Internet Livre

InFanTILOFICInAS

de cRIaTIVIdadePara crianças de 7 a 12 anosVagas limitadas • GrátisInscrições no local

MOnsTRenGO cHeIROsOConfecção de um sachê perfumado na forma de um monstro, feito a partir de retalhos de tecido, fitas e linhas.dias 7 e 8 • sábado e domingo • 14h sala expressão artística

PÃO InTeGRaL e ReQueIJÃOAtividade de culinária de preparo de pão com ingredientes integrais e requeijão caseiro.dias 14 e 15 • sábado e domingo • 14h sala expressão artística

PORTa PenduRIcaLHOs Confecção de porta chaves ou penduricalhos utilizando tela, tecidos coloridos, feltro, botões, sianinhas e fitas coloridas.dias 21 e 22 • sábado e domingo• 14h sala expressão artística

cIRcO cIRcuITOCircuito com diferentes materiais circenses, proporcionando contato com diversas modalidades, como Equilíbrio, Malabarismo e Acrobacia.28 e 29. sábado e domingo, às 14hGinásio de esportes 1

aTeLIê aBeRTO PaRa PaIs & FILHOsEspaço de livre experimentação e expressão artística com utilização de materiais diversificados.domingos, das 16h30 às 17h30sala de expressão artística

21

Page 22: Guia Setembro 2013

Não recomendado para menores de 12 anos.

JOVEM OF

ICIn

AS ManGÁ - BÁsIcO Com Carol Vieira, ilustradoraTécnicas básicas para desenhar mangá. dias 4, 11, 18 e 25 • 16h • Quartasespaço Oficina 1

HIsTÓRIas eM QuadRInHOs auTORaIsCom Carol Vieira, quadrinistaCriação e elaboração de personagens e histórias em quadrinhos, em todas as suas etapas de produção: ideia, argumento, roteiro, desenho e arte-final.dias 14, 21, e 28 • sábados • 15h às 18h • espaço de Jogos

LITERATuRa

SERVIÇO BIBLIOTECAOs matriculados no SESC agora têm à disposição um acervo de livros, incluindo obras clássicas e novos autores, para consultar e levar para casa por até 2 semanas. Terça a sexta • 13h15 às 21h30sábados, domingos e feriados • 10h15 às 18h30.sala de Internet Livre • Grátis

HISTÓRIAS E LETRInHAS Espaço para leitura, contação de histórias e brincadeiras literárias. Para ouvir, contar e criar histórias.

De março a junho o Sesc, a Secretaria de Educação e o Parque Ecológico Educativo, promoveram ao público infantil a construção coletiva de um cordel que traz como tema o rio e os córregos da cidade de São José do Rio Preto.

APRESENTAÇÃO cORdeL: RIO PReTO POÉTIcOLançamento da coletânea de cordéis elaboradas e escritas pelos alunos das escolas públicas municipais de São José do Rio Preto.dias 5 e 6 • 9h e às 13h Parque ecológico educativo

DEMONSTRAÇÃO DE TRABALHOS XILOGRaVuRaDemonstração das xilogravuras criadas pelas crianças para o projeto Rio Preto: Poético. Dias 5 e 6 • 9h e às 13hParque ecológico educativo

Ilust

raçõ

es d

o liv

ro C

orde

l 201

3

anIMERPAtividades dedicadas à cultura pop oriental.Grátis • Inscrições na central de atendimento

22

Page 23: Guia Setembro 2013

cOnGeLaMenTO de aLIMenTOsCom as nutricionitas Amanda Malvezi ePatricia CazoliSaiba como congelar alimentos e preservar o seu valor nutricional.dias 26 e 27 • Quinta e sexta • 14hsala de expressão artística • Grátis Inscrições pelo telefone: 0800 770 0640( )( (

MESA BRASI LOFICINA

ResuLTadOs • JuLHO25.973,800 Kg de alimentos arrecadados259.738 refeiçoes complementadas41 Instituições sociais atendidas7.918 pessoas atendidas

mEsaBRAsIL

cobrir sua quota diária, porém os dentes estão sumindo. El Ratón Pérez – um nobre camundongo espanhol – tem sua fama reconhecida na Europa e é fruto de um conto especialíssimo. A partir daí, embora personagens virtuosos, os dois iniciam uma competição vaidosa que inclui incentivar às crianças a perderem seus dentes com mais rapidez.

dia 10/9 a 14/11 • Terça a sexta • 10h e às 14h escolas Municipais de Rio Preto

 SAúdEesPeCIAL

Ação educativa de sensibilização para a importância dos cuidados com a saúde bucal além da promoção da saúde e qualidade de vida. A proposta 2013 inclui atividades lúdicas, culturais e de orientação para a proteção e manutenção da saúde bucal, dirigida ao público infantil, na faixa etária de 06 a 12 anos, matriculados nas escolas públicas e assistidos por programas sociais. As atividades contemplam também os estudantes atendidos pelo PCG – Programa de Comprometimento e Gratuidade, e tem o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Para a edição deste ano, o programa circulará por escolas públicas e instituições da cidade com um espetáculo teatral.

ESPETÁCULOdenTe POR denTe Com Cia da Casa Amarela.O enredo conta a estória da Fada-do-Dente que é uma personagem moderna, que vive seu cotidiano visitando crianças que acabam de perder seus dentes de leite. Em suas visitas noturnas, recolhe os dentes que as crianças colocam sob o travesseiro, deixando moedinhas em troca. Ela cria um grande depósito no seu reino onde há milhares de dentes que guardam as memórias da primeira infância dessas crianças. O que ela não pode imaginar é que seu espaço será invadido por um rato que também está à procura de dentes para 23

Page 24: Guia Setembro 2013

Programa de educação não-formal, desenvolvido pelo Sesc São Paulo desde 1963, que tem por objetivo a inclusão e a valorização social da pessoa idosa. Por meio de atividades socioculturais e educativas, voltadas ao cidadão acima de 60 anos, o programa quer promover a sociabilização, a reflexão sobre o envelhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e a integração com as demais gerações, entre outros objetivos.

canTO cORaLA prática do canto coral proporciona a convivência dos participantes e promove benefícios para a saúde por meio de exercícios vocais, respiração e relaxamento. Quintas • das 15h45 às 17h30 Teatro e sala de uso Múltiplo • Grátis Inscrições na central de atendimento

OFIcIna de TeaTRO • Acima de 50 anosCom Alexandre Manchini Jr. ator O plano de aulas inclui teoria, preparação vocal, sensibilização corporal, jogos teatrais, jogos de memorização, leituras dramáticas, construção de personagens, noções básicas de cenografia, figurinos, maquiagem, iluminação, sonoplastia, ensaios, dramaturgia e montagem de um espetáculo. Terças e quartas • 16h às 17h30 sala de uso Múltiplo e TeatroInscrições na central de atendimentoGrátis • 30 vagas Inscrições na central de atendimento

de 21 de setembro a 01/10 de Outubro de 2013 em todas unidades do sesc em são PauloO Festival convidará o público a conhecer as memórias que vivem nas pessoas, objetos e tradições, por meio de programação composta por oficinas, passeios, bate-papos, palestras e intervenções artísticas.

PROgRAMAÇÃO

BATE - PAPOBaÚ de LeMBRanÇasneste encontro, os idosos participantes do TSI na Unidade trarão fotos suas em atividades que realizaram no Sesc nos últimos anos, contextualizando-as, contando um pouco da sua vida e compartilhando sentimentos vividos nestes momentos marcantes.dia 20 • sexta • 15h30 • Teatro • Grátis

PASSEIORecORdandO RIO PReTOCom a fotógrafa Nathalie GingoldPasseio fotográfico em lugares que marcaram a história da cidade. Ao final do passeio, os participantes terão contato com fotografias antigas destes mesmos lugares, podendo perceber suas transformações.dia 28 • sábado • saída do sescRio Preto às 9h30 • Grátis Vagas limitadas Inscrições na central de atendimentoOs participantes devem trazer máquinas ou celular que tire fotos.

FILMEPaRaÍBa LIMa: VIda e aRTeExibição do documentário que mostra a trajetória deste artista que marcou a cena musical rio-pretense, seguida de um show com convidados que fizeram parte da sua vida.dia 01/10 • Terça • 19h30 • Teatro Grátis Retirada de ingressos a partir das 18h30

FesTIVaLLUGARES da MeMÓRIa

CURSOS

ceIRAIDADeTER

24

Page 25: Guia Setembro 2013

cORes dA VIdA O fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. Este mês:

FESTIVAL LUGARES dA MEMóRIACURSOFOTOGRaFIa e MeMÓRIaCom a fotógrafa Nathalie GingoldNeste curso os participantes irão aprender técnicas atuais de fotografia, aliadas à reprodução de retratos antigos.dias 11, 18 e 25 • Quartas • 16h30 às 18h30 sala de expressão artística Grátis • Vaga limitadasImpORTaNTE: Cada inscrito deve trazer fotos antigas e uma máquina fotográfica (ou celular que tire fotografias) nas três aulas.Inscrições a partir do dia 03/9 na central de atendimento.

CURSOesTÍMuLOs aO PLanTIO saudÁVeLCurso teórico-prático que aborda possíveis formas de cultivar plantas em casa de forma saudável e ecologicamente correta, até mesmo em pequenos ambientes como sacadas e varandas, utilizando materiais alternativos (caixotes, garrafas pet, caixas, etc.).dia 21• sábado • 9h30 • espaço Oficina 1Vagas Limitadas • Grátis Inscrições na central de atendimentoOs participantes devem trazer caixote, garrafa PET ou caixa, para realização da oficina.

BATE - PAPOencOnTRO MensaLEspaço aberto para o diálogo, sugestões de atividades e informações relacionadas ao Trabalho Social com Idosos no Sesc Rio Preto.dia 27 • sexta • 15h30 • comedoria

SHOWTuMBaO deL cHÉVeRe Andando pelas ruas de Havana é comum ouvir alguém falar: “Que Tumbao”.Essa é uma expressão que se usa para denominar uma pessoa que tem muito ritmo e gingado.O “Tumbao” nasceu com a intenção de juntar a dança ao prazer de tocar Salsa Dura. Aproveitando-se da “latinidade” dos músicos, faz uma releitura de estilos consagrados de nosso continente, como o bolero, o danzón, guaracha, cha-cha-cha, guajira, entre outros.dia 27 • sexta • 16h • comedoria

PASSOS e cOMPassOs Atividades voltadas à expressão corporal por meio da linguagem da dança. Este mês:

danÇa de saLÃO Com o professor Armando Gonçalves de Carvalho. A dança de salão é uma atividade física que estimula o convívio social.Terças e Quintas • 14h às15h30sala de expressão 2 • GrátisVagas limitadas

CORPO e EXPRESSÃO

INICIAÇÃO À CAPOEIRAAtividade que desenvolve as capacidades físicas e habilidade motoras, referentes ao aprendizado da capoeira.Terças e Quintas • 14hGrátis • Inscrições no Local

ATIVIDADES CORPORAIS ALTERNATIVAS Desenvolve as capacidades físicas como agilidade, equilíbrio, força e flexbilidade.Terças e Quintas • 15h30Quartas e sexta • 15h30GrátisInscrição na central de atendimento

Tum

bao

Del C

héve

re

25

cORes dA VIdA O fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. Este mês:

FESTIVAL LUGARES dA MEMóRIACURSOFOTOGRaFIa e MeMÓRIaCom a fotógrafa Nathalie GingoldNeste curso os participantes irão aprender técnicas atuais de fotografia, aliadas à reprodução de retratos antigos.dias 11, 18 e 25 • Quartas • 16h30 às 18h30 sala de expressão artística Grátis • Vaga limitadasImpORTaNTE: Cada inscrito deve trazer fotos antigas e uma máquina fotográfica (ou celular que tire fotografias) nas três aulas.Inscrições a partir do dia 03/9 na central de atendimento.

CURSOesTÍMuLOs aO PLanTIO saudÁVeLCurso teórico-prático que aborda possíveis formas de cultivar plantas em casa de forma saudável e ecologicamente correta, até mesmo em pequenos ambientes como sacadas e varandas, utilizando materiais alternativos (caixotes, garrafas pet, caixas, etc.).dia 21• sábado • 9h30 • espaço Oficina 1Vagas Limitadas • Grátis Inscrições na central de atendimentoOs participantes devem trazer caixote, garrafa PET ou caixa, para realização da oficina.

BATE - PAPOencOnTRO MensaLEspaço aberto para o diálogo, sugestões de atividades e informações relacionadas ao Trabalho Social com Idosos no Sesc Rio Preto.dia 27 • sexta • 15h30 • comedoria

SHOWTuMBaO deL cHÉVeRe Andando pelas ruas de Havana é comum ouvir alguém falar: “Que Tumbao”.Essa é uma expressão que se usa para denominar uma pessoa que tem muito ritmo e gingado.O “Tumbao” nasceu com a intenção de juntar a dança ao prazer de tocar Salsa Dura. Aproveitando-se da “latinidade” dos músicos, faz uma releitura de estilos consagrados de nosso continente, como o bolero, o danzón, guaracha, cha-cha-cha, guajira, entre outros.dia 27 • sexta • 16h • comedoria

PASSOS e cOMPassOs Atividades voltadas à expressão corporal por meio da linguagem da dança. Este mês:

danÇa de saLÃO Com o professor Armando Gonçalves de Carvalho. A dança de salão é uma atividade física que estimula o convívio social.Terças e Quintas • 14h às15h30sala de expressão 2 • GrátisVagas limitadas

Tum

bao

Del C

héve

re

25

CORPO e EXPRESSÃO

INICIAÇÃO À CAPOEIRAAtividade que desenvolve as capacidades físicas e habilidade motoras, referentes ao aprendizado da capoeira.Terças e Quintas • 14hGrátis • Inscrições no Local

ATIVIDADES CORPORAIS ALTERNATIVAS Desenvolve as capacidades físicas como agilidade, equilíbrio, força e flexbilidade.Terças e Quintas • 15h30Quartas e sexta • 15h30GrátisInscrição na central de atendimento

Page 26: Guia Setembro 2013

CULTuRaRE TRA

Tada

Exposição sobre 30 importantes personalidades de São José Rio Preto, destaques nas áreas de teatro, cinema, dança, fotografia, música, literatura, pintura e comunicação. Por meio de caricaturas, elementos cenográficos, lúdicos e obras de arte, o público pode conhecer a história desses cidadãos e suas contribuições para o desenvolvimento de diferentes manifestações culturais da cidade.

Personagens: Adib Muanis, Aguinaldo Gonçalves, Amaury Jr, Antonio Aguillar, Antônio Curti, Cascatinha, Celso CaranChiquinha Domingues, Celso Caran, Chiquinha Domingues,Cláudio Malagoli, Cleyde Lerro Filiage, Daniel Firmino,Dinorath do Valle, Etelvina Ramos Vianna, Ferdinando Giovinazzo, Humberto Sinibaldi Neto, Jayme Colagiovanni Jc Serroni, Joaquim Moreira, José Afonso Imbá, José Antônio da Silva, Maestro Quaranta, Marciana Gomes Lopes, Mestre Boca, nelson Castro, nelson Seixas, Paulo Moura, Pedro Ganga, Romildo Sant’anna,Sylvio Calabrezzi, Theodoro Demonte

Curadoria, pesquisa e textos: Igor GalanteIlustrações: Walmir OrlandeliExpografia: Jorge Vermelho.

VIsITaÇÃO PÚBLIcaaté 27/10 • de terça a sexta 13h30 às 21h30sábados, domingos e feriados • 10h às 18h30Área de Convivência • Grátis

GRuPOs aGendadOsTerça a sexta • 9h30 às 11h30 13h30 às 21h30agendamento de grupos escolares para visitas monitoradas pelo telefone: 3216-9300 • Terça à sexta • 13h às 22h

26

Page 27: Guia Setembro 2013

eXPReSSõESO objetivo destas oficinas é a prática de diversas técnicas de produção das artes plásticas e artesanais.

EnTRELaÇaRProdução artesanal de fios, tramas e tecelagem.

EXERCÍCIO dO OLHaR Atividades que proporcionam a ampliação do conhecimento técnico e artístico e a sensibilização dos participantes.

TecendO FIOs Com Célia de Paula, artista têxtilAprenda a tecer e urdir em tear manual um tapete, utilizando as técnicas da tecelagem artesanal com fios de fibras naturais.Turma 1: 10, 17 e 24 • terças • das 19h às 22h Turma 2: 13, 20 e 27 • sextas • das 16h às 19h • sala de expressão artística 15 vagas por turmalR$3,00 nR$6,00 uR$12,00

OFICINAescuLTuRas cOM aRaMeCom Dorotéia Marra, artista plásticaConstrução de esculturas com arame, faixa gessada, juta e papel, com formas e contextos individuais, levando o participante a desenvolver ou melhorar sua noção de espaço aliada à criatividade e improvisação.dias 14, 21 e 28 • sábados • das 16h30 às 18h30 • sala de expressão artística • 25 vagaslR$2,50 nR$5,00 uR$10,00

eXPRessIOnIsMO aBsTRaTOCom Dorotéia Marra, artista plásticaA proposta deste curso é que a obra, fruto de uma relação corporal do participante com o desenho e a pintura, nasça da liberdade de improvisação, do gesto espontâneo e da expressão de uma personalidade individual. Este movimento tem como fonte de criação artística a intuição e o inconsciente. Baseada na obra de Arshile Gorky, Jackson Pollock, Willem de Kooning, entre outros.dias 12, 19 e 26 • Quintas • das 19h às 22hsala de expressão artística • 25 vagaslR$2,00 nR$5,00 uR$10,00

Inscrições e listas de materiais na central de atendimento.

Inscrições e listas de materiais na central de atendimento.

Inscrições e listas de materiais na central de atendimento.

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

ARTESpLásTICAe VISUaIs

OFICINAS

27

expr

essio

nism

o ab

stra

to -

Obra

de

Jack

son

pollo

ck

Obra

de

Gavi

n W

orth

Page 28: Guia Setembro 2013

28

Page 29: Guia Setembro 2013

Caldas Novas (Go)de 01/10 a 06/10/2013. saída do sesc Rio Preto às 6h. Hospedagem no Sesc Caldas novas. Pensão Completa. lR$ 523 nR$ 601 uR$785

litoral FlumiNeNse-Grussaide 22/10 a 29/10/2013. saída do sesc Rio Preto às 20h. Hospedagem no Sesc Mineiro de Grussaí. Pensão Completa.lR$1.040 (apto. duplo) nR$1.196 uR$1.560

01/

10 2

2/10

Mais inforMações pelo site sescsp.org.br/riopreto ou pelo telefone 17 3216 9300.

prograMaçãojulho

Natureza e História às marGeNs do tietê- sales (sP)dia 24/11/2013. saída do sesc Rio Preto às 7h. café da manhã, almoçoe lanche da tarde inclusos.Banhada pelas águas límpidas do rio Tietê, a pequena Sales tem uma gama interessante de atrativos. neste passeio, os turistas irão visitar o Resort da ilha, o Cemitério dos Esquecidos, farão passeio de balsa e o café da tarde no Buteco da ilha no Resort.lR$104 nR$120 uR$156

são Paulo Culturald e 13 a 15/12/2013. saída do sesc Rio Preto às 23h. Hospedagem no Hotel normandie design. Visita ao Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca, Museu da Luz, Museu do Futebol e outros. Meia Pensão.consulte valores na central de atendimento

24/1

113

/12

29

Page 30: Guia Setembro 2013

30

seRVIÇOsaVaLIaÇÃO cLÍnIcaExame com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta à prática de exercícios físicos. Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. consulte os horários para realização do exame na central de atendimento ou pelo telefone: (17) 3216-9300. R$ 20,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). R$ 40,00 (usuário matriculado no sesc e dependentes).

aVaLIaÇÃO FuncIOnaLRealização de testes e medidas que visam avaliar o atual estado de saúde e condicionamento físico do matriculado, servindo de parâmetro de evolução através de reavaliações periódicas. Agendamento na Central de Atendimento. Horários Específicos. Para matriculados nos cursos físico-esportivos.

cOMedORIa Terça a sexta: 13h15 às 21h30. sábados, domingos e feriados: 10h às 18h30.

eMPRÉsTIMO de MaTeRIaLJogos, raquetes, bolas, etc, mediante apresentação do cartão de matrícula.Terça a sexta, 13h às 21h30. sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30. na catraca da Piscina.

cenTRaL de aTendIMenTOInformações, emissão de cartão de matrícula, inscrições para cursos, venda de excursões e passeios do programa de Turismo Social e venda de ingressos para shows e espetáculos.Terça a sexta: 13h15 às 21h30. sábados, domingos e feriados: 9h45 às 18h30.

PaRQue aQuÁTIcOTrajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Uso exclusivo para matriculados no SESC. Exame dermatológico obrigatório. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta, das 13h30 às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h30.

eXaMe deRMaTOLÓGIcOExame de pele que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada 6 meses. Você pode realizar o seu exame na Unidade do SESC Rio Preto (confira horários e valores abaixo) ou com qualquer outro médico habilitado perante ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no CRM. Adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Terça a sexta: 18h30 às 20h15. sábados, domingos e feriados: 9h45 às 12h e 13h30 às 16h30. R$ 18,00 (usuário matriculado no sesc e dependentes). R$ 9,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado e dependentes). Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de exame dermatológico.

Mesa BRasILO Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Criado em 1994 pelo Sesc São Paulo, o programa dispõe de um serviço estratégico de transporte de alimentos, com a utilização de veículos adequados, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam e instituições que, imediatamente, recebem essas doações. O Mesa Brasil Sesc São Paulo desenvolve também uma série de atividades educativas junto às instituições beneficentes, ministrando cursos e palestras sobre higiene, conservação, preparo de refeições e variadas formas de se evitar o desperdício.

OdOnTOLOGIaClínica Odontológica equipada com 4 consultórios e aparelho de Raio-X Panorâmico. Serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, tratamento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executados por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança. Atendimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos.Horário para consultas de terça a sexta: 8h às 12h, 13h às 17h e 17h30 ás 21h30. sábados: 9h30 às 13h30 e 14h às 18h, mediante agendamento na central de atendimento.

seRVIÇOS

Page 31: Guia Setembro 2013

31

Page 32: Guia Setembro 2013

32