há selecção de resíduos em 76% dos lares de coimbra

2
Tiragem: 9311 País: Portugal Period.: Diária Âmbito: Regional Pág: 7 Cores: Cor Área: 16,79 x 22,33 cm² Corte: 1 de 2 ID: 55676370 12-09-2014 Ana Margalho Apenas 24% das famílias de Coimbra ainda não aderiram à recolha selectiva de resíduos, mas a Sociedade Ponto Verde acredita que a percentagem pode passar a ser mais redu- zida se os “ecobags” que foram entregues a 86% dos que ainda não separavam as embalagens passarem a ser utilizados. «Estes tiveram vontade de iniciar a reciclagem», concluiu Mário Raposo, director de Marketing da Sociedade Ponto Verde, que ontem esteve no Museu da Água, em Coimbra, para apresentar os resultados da passagem da Missão Reci- clar pelo concelho, entre os dias 29 de Julho e 6 de Agosto últimos. Trata-se da «maior inicia- tiuva de sensibilização porta- a-porta levada a cabo em Por- tugal em qualquer área», afir- mou o responsável, adian- tando que o objectivo é visitar, até ao final de 2015, dois mi- lhões de lares (chegando a 400 mil famílias) em todo o país, e entregar 340 mil “ecobags” (três ecopontos domésticos) como forma de incentivar os portugueses a aderirem à re- colha selectiva. Em Coimbra, a Missão Re- ciclar entrou em 7.159 lares, en- tregou mais de seis mil eco- bags e verificou que 76% dos habitantes no concelho já fa- ziam separação de embala- gens. Números «acima da mé- dia nacional» e «encorajado- res», tendo em conta as metas definidas, no que respeita à re- colha selectiva para 2020, que é de «reciclar 70% dos resí- duos». Portugal está, neste momento, nos 50%. «Ameta é bastante ambiciosa, mas desejável. Haja dinheiro para investimentos e não tenho dúvidas de que haverá capital humano e intelectual para que seja cumprida», afirmou o res- ponsável, não tendo dúvidas de que a Missão Reciclar «é um passo nesse sentido». O ecoponto estar longe de casa, o facto de dar muito tra- balho ou de não ter recipiente próximo foram as razões apontadas por 24% das famí- lias visitadas em Coimbra para ainda não terem aderido à se- paração das embalagens. A oferta dos “ecobags” pela Mis- são Reciclar veio colmatar pelo menos um problema. Mário Raposo adiantou que está a ser preparada uma si- nalética única para todos os ecopontos do país - «há 29 ti- pos diferentes», disse - e falou numa iniciativa própria para hotéis, restaurantes e cafés. Na sessão estiveram tam- bém António Rebelo e Inês Carvalho, director e técnica da Divisão do Ambiente da Câ- mara de Coimbra, que apre- sentaram alguns dados sobre a recolha selectiva promovida, desde 2004, pela autarquia em Celas, na Baixa e na Baixinha e que aponta para um decrés- cimo do volume de resíduos recolhidos desde 2010. | Há selecção de resíduos em 76% dos lares de Coimbra Missão Reciclar Sociedade Ponto Verde realizou maior iniciativa de sensibilização porta-a-porta no país. Dados de Coimbra são “encorajadores” FERREIRA SANTOS Dados da recolha selectiva apresentados por Mário Raposo, Inês Carvalho e António Rebelo

Upload: camara-municipal-de-coimbra

Post on 30-Jul-2015

61 views

Category:

Environment


0 download

TRANSCRIPT

Tiragem: 9311

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 7

Cores: Cor

Área: 16,79 x 22,33 cm²

Corte: 1 de 2ID: 55676370 12-09-2014

Ana Margalho

Apenas 24% das famílias deCoimbra ainda não aderiramà recolha selectiva de resíduos,mas a Sociedade Ponto Verdeacredita que a percentagempode passar a ser mais redu-zida se os “ecobags” que foramentregues a 86% dos que aindanão separavam as embalagenspassarem a ser utilizados.

«Estes tiveram vontade deiniciar a reciclagem», concluiuMário Raposo, director deMarketing da Sociedade PontoVerde, que ontem esteve noMuseu da Água, em Coimbra,para apresentar os resultadosda passagem da Missão Reci-clar pelo concelho, entre osdias 29 de Julho e 6 de Agostoúltimos.

Trata-se da «maior inicia-tiuva de sensibilização porta-a-porta levada a cabo em Por-tugal em qualquer área», afir-mou o responsável, adian-tando que o objectivo é visitar,até ao final de 2015, dois mi-lhões de lares (chegando a 400mil famílias) em todo o país, eentregar 340 mil “ecobags”(três ecopontos domésticos)como forma de incentivar osportugueses a aderirem à re-colha selectiva.

Em Coimbra, a Missão Re-ciclar entrou em 7.159 lares, en-tregou mais de seis mil eco-bags e verificou que 76% doshabitantes no concelho já fa-

ziam separação de embala-gens. Números «acima da mé-dia nacional» e «encorajado-res», tendo em conta as metasdefinidas, no que respeita à re-colha selectiva para 2020, queé de «reciclar 70% dos resí-duos». Portugal está, nestemomento, nos 50%.

«A meta é bastante ambiciosa,mas desejável. Haja dinheiropara investimentos e não tenhodúvidas de que haverá capitalhumano e intelectual para queseja cumprida», afirmou o res-ponsável, não tendo dúvidas de

que a Missão Reciclar «é umpasso nesse sentido».

O ecoponto estar longe decasa, o facto de dar muito tra-balho ou de não ter recipientepróximo foram as razõesapontadas por 24% das famí-lias visitadas em Coimbra paraainda não terem aderido à se-paração das embalagens. Aoferta dos “ecobags” pela Mis-são Reciclar veio colmatar pelomenos um problema.

Mário Raposo adiantou queestá a ser preparada uma si-nalética única para todos os

ecopontos do país - «há 29 ti-pos diferentes», disse - e falounuma iniciativa própria parahotéis, restaurantes e cafés.

Na sessão estiveram tam-bém António Rebelo e InêsCarvalho, director e técnica daDivisão do Ambiente da Câ-mara de Coimbra, que apre-sentaram alguns dados sobrea recolha selectiva promovida,desde 2004, pela autarquia emCelas, na Baixa e na Baixinha eque aponta para um decrés-cimo do volume de resíduosrecolhidos desde 2010.|

Há selecção de resíduos em76% dos lares de CoimbraMissão Reciclar Sociedade Ponto Verde realizou maior iniciativa de sensibilização porta-a-porta no país. Dados de Coimbra são “encorajadores”

FERREIRA SANTOS

Dados da recolha selectiva apresentados por Mário Raposo, Inês Carvalho e António Rebelo

Tiragem: 9311

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 1

Cores: Cor

Área: 19,56 x 13,27 cm²

Corte: 2 de 2ID: 55676370 12-09-2014

Coimbralacima da médiala separar lixosl

FERREIRA SANTOS

Missão Reciclar contabilizou 76% dos lares a aderir à recolha selectiva de resíduos, mas faltam contentores Página 7