headfone - clubbers zine

8
Nº 01 - Novembro/Dezembro 2008 F O N E 01 zine

Upload: flavio-tristao

Post on 29-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

http://mobifolio.blogspot.com/

TRANSCRIPT

01

- N

ove

mb

ro/D

ezem

bro

20

08

F O N E

01

zin

e

É isso aí pessoal, nós somos da agência I9COM comunicação. Nessa primeira edição do nosso zine vamos falar um pouco sobre a tribo dos clubbers, uma galera adepta a filosofia P.L.U.R e que está sempre presente nos eventos eletrônicos. O objetivo é tentar passar toda a vibe e energia presente nesse estilo de vida para as páginas seguintes deste zine. Foi uma pesquisa profunda, mas definitivamente, com todo o conteúdo e imagens necessárias para uma excelente leitura.Boa viagem e divirtam-se!

Tiragem: 250 cópias

Contato: [email protected]

Equipe:Flávio Tristão (tribuz)Janaína KikucheMalu VieiraNathalia FelipeRaíssa NascimentoSarah Franciele

editorialeditorial

Os clubbers surgiram no final dos anos 80, mas se fortaleceu meados dos anos 90 na Inglaterra contrapondo às tribos urbanas que apareceram na época, tais como os punks. Os clubbers trouxeram roupas, acessórios, sapatos coloridos para o ambiente urbano. Rosa, verde-florescente, tons cada vez

mais luminescentes. Clubbers buscam liberdade, respeito, amor, paz. Fazem suas próprias roupas sem combinar cores nem formas. Ao som de música eletrônica embalam raves e eventos musicais, os DJs se tornam os produtores da arte e os clubbers os protagonistas do show. Dançam descontraidamente com movimentos ousados. Com acessórios por todo o corpo expressam liberdade e euforia.Os adeptos ao estilo podem são reconhecidos pela sociedade através de suas roupas inusitadas e diferentes, dando preferência a cores ácidas, como o laranja e o vermelho. Cabelos coloridos, repicados e arrepiados, chaveiros com temas futurísticos.Comunicam-se através da veiculação de flyers em lugares habitualmente freqüentados por eles. Em grandes regiões do país, existem rádios específicas para a divulgação de eventos e músicas, como a ENERGIA 97FM (www.97fm.com.br), na cidade de São Paulo. Existem vários fóruns e sites relacionados com o tema, destacando-se debates sobre a cultura, divulgação de festas e com novidades de lançamentos no cenário eletrônico. As histórias e eventos futuros podem também serem acompanhados em comunidades do Orkut e listas de distribuição de e-mails.

Entre os sites mais acessados (influentes) destacam-se:

nacionaispsyte.com.brrraurl.com baladaplanet.com.brplurall.org

ritmo aceleradoritmo acelerado

internacionaisharderfaster.netdontsayin.comtilllate.com4clubbers.net

P.L.U.R.P.L.U.R.Conceito que supostamente foi criado pelo DJ americano Frank Bones. O DJ foi considerado por muitos como o “o pai das raves nos EUA”. Como filosofia de vida, o PLUR significa paz, amor, unidade e respeito. O significado não é tão considerável, mas sim colocar o PLUR em prática.

A maioria dos conceitos dessa cultura foram absorvidos do mundo oriental, principalmente da Índia, onde fica Goa, onde se originaram as raves. Uma mistura de religiões, como Hinduísmo, Budismo e Bramanismo, algo mais parecido com a cultura mesmo, sendo cada um dono de si mesmo e senhor de suas escolhas, ou seja atribuindo mais ao indivíduo e não a Deus fazer o mundo melhor.

Na atual cena brasileira parece que o termo PLUR já não tem significado sem a prática. Hoje a competitividade é maior do

que a busca pela cultura em si. Isto é falta de informação do verdadeiro sentido do PLUR. Um clubber vive o PLUR.

Explicação de cada uma das letras que compões a sigla na comunidade PLUR do Orkut:

P(eace) - Paz. A tranquilidade interior que está dentro de cada um de nós, apesar de nem sempre sermos capazes de encontrá-la. Quando a possuímos, passamos calma e serenidade a tudo e todos que estão à nossa volta.

L(ove) - Amor. O sentimento incondicional de afeto que sentimos por algo ou alguém. Pela lei universal da ação-reação todo amor que você der a alguém será devolvido a você de alguma forma. Lembro que as duas primeiras letras do PLUR representam nada mais nada menos do que a base do ideal hippie de vida (Paz e Amor).

U(nion) - União. Apesar de todas as nossas diferenças, todos compartilhamos um conjunto comum de características: somos todos humanos, imperfeitos e dependemos uns dos outros para nossa sobrevivência. Com paz e amor, a união permite a você se relacionar com outras pessoas APESAR de suas diferenças, e até mesmo se enriquecer com esta troca de experiências.

R(espect) - Respeito. Aqui temos que saber reconhecer e aceitar que somos diferentes, APESAR de nosso conjunto comum de características. Precisamos respeitar uns aos outros, a nós mesmos (cuidando adequadamente de nosso corpo e mente) e até mesmo ao ambiente à nossa volta. Quem respeita não picha, não agride, ajuda quando alguém precisa, não joga lixo no chão e zela pelo espaço a sua volta.

dj clayton silvadj clayton silvaO DJ Clayton Silva que há catorze anos trabalha com música em raves e eventos, se declara um clubber. “Toco para o público clubber de Uberaba”. Apaixonado por música eletrônica desde criança, Clayton já viajou por lugares como São Paulo, Bahia, Belo Horizonte e Espírito Santo. “Desde meus 6 anos de idade a música sempre foi muito presente em minha vida. Sempre gostei muito de ouvir músicas agitadas para dançar. E ficava imaginando como que eram feitas aquelas músicas, como seriam as festas que tocavam elas... aquele desejo de saber foi crescendo mais a cada dia. Eu ficava horas em frente a um rádio gravando fitinhas, depois editava tudo para tirar as locuções dos caras. Até que um dia com meus 13 anos de idade fui à primeira vez em uma casa noturna, eu me apaixonei na hora, eu queria ser DJ a todo custo, e dai pra frente comecei a comprar revistas, discos piratas” conta o DJ. Clayton admira a liberdade que os clubbers pregam, sem qualquer tipo de

preconceito, já que o importante para ele é se divertir.

Como toda tribo urbana tem seu estilo, os clubbers também possuem o seu. Misturam o básico com o

moderno, com cores “bem cheguei”. “Sempre dá um jeito louco no cabelo, pode ser um corte diferente ou até mesmo pintar de verde” diz o clubber Clayton Silva, 28 anos. Os punks, góticos, roqueiros estão sempre na tendência do preto, os clubbers chegaram com as cores. Clubber tem a mesma linguagem em todo o lugar. Nas capitais como São Paulo, Belo Horizonte estão em maior ascensão do que em Uberaba. Pelo fato de haver mais casas noturnas para as tribos e também porque o número de clubbers é maior.

Em Uberaba há duas casas noturnas, InCasa e Negro Gato que tocam especialmente para a tribo dos clubbers. Casas underground, que não tem vínculo comercial. Ou

seja, as canções tocadas nessas casas não vão para rádio nem para a TV; são exclusivamente para serem executadas

nos ambientes de música eletrônica. Trip-hop, minimal tech, tech-house, acid Techno. São músicas criadas pelos próprios DJs,

segundo Clayton Silva as mixagens são feitas na hora e assim a música se transforma. “Você tem que acompanhar a pista não adianta nada levar as músicas prontas. Não sabe o que vai encontrar lá, não dá para saber se o público vai gostar ou não”.“É mais que uma cultura é um estilo de vida” declara o DJ Clayton Silva sobre ser um clubber. Irreverentes, seja na roupa quanto na personalidade, os clubbers são tendência na moda e na música. Fazem parte de uma cena com movimentos e músicas repetitivas, onde se abre espaço para as canções eletrônicas. Uma tribo urbana que como as outras, vieram para ficar.

Na cidade de Uberaba vem crescendo o público que aprecia música eletrônica, já se pode encontrar DJs da região que têm viajado pelo mundo. Clayton Silva conhecido no meio Clubber como A.K.A Clayton adquir iu parte de sua experiência profissional fora da cidade.

next tracksnext tracksUberaba

28/NovNoite da TequilaFinnegann's

20/12Festa do Branco % PretoCasa do Folclore

24/12Natal Pró EventosCasa do Folclore

Negro Gato

Toda sextaXistudo

Todo domingoClubtronic

Outros locais

28/NovE.MUSIC Brasil 10 anos!!!Rose Bom Bom | São Paulo/SP

05/DezEX-ZONE - 7anosGoiânia/GO

20/DezTRIBE 8anosUma celebração pela pazFazenda Maeda | Itu/SP

28/DezUniverso Paralello #9Ituberá/BA

29/DezNOKIA Trends 2008Cine Marrocos | São Paulo/SP

16 a 19/JanVIBE FEST ON BOARDO navio balada da EnergiaSantos/SP

REVEILLON (31/Dez)

Ministry of Sound Reveillon Official PartyCanto sul da Praia do RosaPraia do Rosa/SC

Reveillon Taikô Veuve Clicquot 2009Taikô | Florianópolis/SC

Sunproject by Sunfire & Vibe ProjectReveillon com Dnox & BeckersEstraga Guarujá/Bertioga Km 15,5Guarujá/SP

80 raves ao redor do mundoA partir do primeiro semestre do ano que vem, entra em ação uma nova campanha em prol do combate ao câncer. O projeto promete 80 festas Raves ao redor do mundo, durante 2009, para arrecadar fundos para o combate do câncer no Reino Unido.Segundo a organização da festa, 16 Tops DJs serão residentes do projeto, tocando ao menos em 5 eventos cada.

“Around the World in 80 Raves”

Apoio:

Rua Major Eustáquio, 161 - CentroFone: (34) 3321-9102

REGISTROXXXX5555

E CS OO LT AUA