hey, aiesec! - ed 137

10
H e y , A I E S E C ! Edição 137 15 de maio de 2012 c The international platform for young people to explore and develop their leadership potential

Upload: aiesec-goiania

Post on 23-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

News Interna AIESEC GOIÂNIA - Ed 137 Texto e Layout - Rafaella Ribeiro Revisão - Raíssa Falcão

TRANSCRIPT

Hey, AI E SEC !Edição 137

15 de maio de 2012c

The international platform for young people to explore and develop their leadership potential

Nesta Edição

1

2

3

Novos times, novas perspectivas

Ação Voluntária Fundação Bradesco

Aconteceu: EPA

Entrevista: Lílian Arruda

E mais:

Oportunidades

02 - Hey, AIESEC! GO

Novos times, novas perspectivas

03 - Hey, AIESEC! GO

Passou o PSEL, passou o DD, passou o Induction, passou a graduação... agora todos os times da AIESEC Goiânia estão completamente formados por membros plenos! Os membros mais antigos, juntamente aos novos integrantes vindos do PSEL 2012.1, formam cada área de trabalho do nosso comitê local. São novas visões, opiniões e perspectivas que se somam para melhorar a qualidade do desempenho do CL. A planilha de alocações foi lançada e a estrutura final de cada área pode-se rever aqui:

ICX GC DP

George LeãoEduardo Lira

Jhennifer ThiokyLeonardo AlvesMatheus Alves

Melina RepezzaRafael Fallone

Renan NogueiraYasmin Pessoa

ICX G DPIC X G PI

Anna Luiza EstrelaArthur Moisés

Humberto PereiraLarissa Basso

Antônio EustáquioMaico Wanderlinde

Brunno MesquitaSara Sacho

ICX GC DPOG X GC DP

Roseane LopesAmanda Tolintino

Ana Roberta FávaroAnna Flávia

Carlos Roberto VeigaFelipe Maia

Fernando LucasMarco Aurélio Marina LopesPaolla Oliveira

ICX GC DPOGX G PI

Guilherme AraújoAndré MarianiBruna Franco

Creosmar JuniorFrancisco Antônio

Heitor CalestiniLarissa Ulhoa

Livia SabagWester FirayamaZhou Guan Chen

F I N

Daniela ArrudaBrunno Mesquita

Eric PatrickFelipe Facundo

Felipe NevesÍcaro RezendeLucas Ribeiro

Nathália Bariani

C

Carlos ArthurAndressa Caroline

Carolina VieiraDelano Souza

Luana SilvaThaís Jomblat

R Q AU

Camilla MetzkerAmanda Albuquerque

Amanda AlvesBeatriz OliveiraBruno Mendes

Daniela MarquesDanillo Lino

Mariana CostaRochelle Alberti

Yanne Naves

M

C

Carolina AraújoAna Raquel Lustosa

Bruno RoqueGustavo Henrique

Isabela LauriaLara Silvério

Marina PaschoalettiNathalia Siqueira

Rayssa SasseRoberto Valentim

Suzane MilhomemTayná Mariani

TMMOC

Raíssa FalcãoAdriana Carvalho

Gabriel PaivaGil Santiago

Heloisa BarreiraLuiza MoraesMurilo Santos

Quemuel RibeiroRafaella RibeiroSofia MenegattiWesley Soares

AL

Com as novas áreas estruturadas, cada objetivo pode ser alcançado de forma mais prática e criativa. Desde o Induction, cada área para cada membro já estava sendo pensada pelas VPs Carol e Raíssa. Assim, cada membro novo foi ajustado na área em que melhor poderá desenvolver suas habilidades! Então, boas vindas aos novos membros e...

Let’s rock the house!

T

Nathália BarianiLeonardo Costa

Ronyerison SantosThulio Mendonça

Tiago Abimael

Entrevista:Lílian Arruda

04 - Hey, AIESEC! GO

Quando você se decidiu postular para o MC? Sua experiência como NST lhe ajudou a desenvolver a ideia?

Decidi postular para MC na CONAL de 2010. Nessa conferência de transição de gestões eu pude viver ativamente o que é a sensação de trabalhar em rede e ter um contato mais próximo do MC. Comecei a imaginar o que faria naquela posição, entregando eventos daquela dimensão, liderando uma rede cheia de jovens extremamente produtivos, sendo parte da motivação e inspiração daquelas pessoas. Estávamos no início de gestão, cheios de planos, sonhos e salivando arco-íris por aí. Foi nessa conferência que fizemos a promessa de postular para o MC - eu, Rayssa, Ivan e Washington.

Minha meta sempre foi MC Brasil, mas meu intercâmbio acabou influenciando nesses planos. Acabei não conseguindo terminar a postulação a tempo da deadline e a oportunidade passou. Foi quando recebemos uma newsletter onde o Rogério falava sobre oportunidades de MC abroad - como a experiência pode te agregar, como isso também faz parte de um plano de expansão para reforçar o impacto da própria AIESEC Brasil, etc. Aquela mensagem mexeu comigo, e vi a oportunidade de juntar duas das coisas que mais amo - uma nova vivência cultural e trabalhar na AIESEC. Como aprendi bem com a Adriana a não ter preguiça, decidi encarar esse novo desafio. Apliquei para o NST claramente pensando no meu plano de carreira, eu sabia que para ser MC precisava construir meu nome nacionalmente e mostrar o meu trabalho para aquele time. Fui NST Comm OG GCDP em 2011.2 e agora estou fechando minha gestão como NST Social Media. Essa experiência foi fundamental para fortalecer a minha experiência em trabalho virtual, coaching, organização pessoal, compromisso com timeline, etc.

Grandes poderes acompanham grandes responsabilidades. Todas essas coisas nós também podemos desenvolver no trabalho local, a diferença é que como NST você tem vários olhos observando o seu desempenho e cobrando de você. Fazer parte desse time também me permitiu um contato maior com o time do MC e entender o que poderia e gostaria de desenvolver como parte de um diretório nacional. Observar nitidamente o quanto aquelas pessoas se desenvolveram através dessa experiência. Ainda que eleita como MC Abroad, a experiência de NST sem dúvida conta muito para mostrar um pouco do seu perfil. Principalmente considerando que como MC você lida com uma grande rede de CLs aos quais não é possível o acompanhamento diário e pessoal - ou seja, da-lhe gerenciamentovirtual, e não existe melhor laboratório para isso do que como parte do time nacional ;)

A mais nova MC COMM das Ilhas Maurício conta suas experiências aiesecas e as expectativas para sua gestão

Lílian Arruda levará todo o potencial goiano ao EB das Ilhas Maurício! Sua trajetória aieseca se iniciou em 2010, quando se tornou membro de MKT (agora chamado COMM). Já foi membro de OGX GCDP e OCP Psel 2011.1 antes de se tornar membro do então novo time de Comunicação. Foi também TLP Communication e VP COMM. Assim como ela conta na entrevista que se segue, a vontade de construir uma carreira dentro da organização sempre foi presente e, aproveitando as oportunidades certas, foi NST Comm OGX GCDP em 2011 e agora está fechando sua gestão como NST Social Media. Fez intercâmbio na Ucrânia e na Colômbia. Eleita MC COMM das Ilhas Maurício, ela conta suas expectativas de gestão num novo EB:

Lílian Arruda

MC VP COMM - ILHAS MAURITIUS

Entrevista:Lílian Arruda

05 - Hey, AIESEC! GO

Quais são as suas expectativas para a sua gestão?

A AIESEC em Mauritius ainda é bem nova, foi fundada em 2008 mas nesse pouco tempo de performace já mostrou muito do seu potencial. Ano passado ganhou o prêmio UBS de excelência em performance por seu crescimento relativo. Atualmente a estrutura é formada por um escritório e duas extensões que devem se firmar como CL esse ano. O cenário econômico (Mauritius tem uma média de crescimento anual de 5 a 6% e tá na lista dos 4 países com IDH mais alto na África) e os planos de governo em extensão de TI e transformar o país em uma ilha duty free coloca a região numa posição perfeita para o desenvolvimento da AIESEC em relação a todos os programas que oferecemos. Eles querem crescer e necessitam de jovens capacitados para puxar esse desenvolvimento. Minha expectativa principal é terminar a gestão vendo claramente o reconhecimento da AIESEC como a organização que entrega esses jovens talentos, posicionar devidamente a nossa marca emaximizar o impacto, tanto na vida das pessoas que vivem lá quanto dos intercambistas que virão. Tirando nossas ambições organizacionais, espero desenvolver um networking sólido, principalmente em relação a organizações parceiras, para poder terminar a gestão com um bom emprego garantido, hê ;)

Você acha que um representante da @GO nas Ilhas Maurício pode ajudar o nosso CL? Como?

Claro! O principal fundamento da AIESEC é o nosso trabalho em rede. Somos todos um só, conectados pelo mesmo propósito apesar de atuando em realidades diferentes. Uma grande Pandora, haha. Como parte do MC Mauritius, espero poder ajudar em relação as possíveis cooperações em X e muita coisa pode vir por aí também. Uma das coisas que mais admiro na AIESEC é o nosso potencial de inovação - agorinha está sendo lançada a ideia da Conavi, uma conferência virtual. Já pensou isso em uma dimensão internacional? Ou um Learning Circle transmitido via streaming onde pessoas de Mauritius pudessem interagir com a galera de Goiânia? O segredo está no bom e velho pensar fora da caixa, afinal, tudo pode ser, já diria a sábia Xuxa.

Qual foi seu momento mais importante na AIESEC?

Irsh, que difícil. A AIESEC é cheia de momentos importantes. Não, não estou sendo fluffy e sim coerente, afinal, nos entregamos experiências! O nosso objetivo e fornecer o maior número possível de "momentos mais importantes". Vou escolher dois então:

IntercâmbiosPude realizar dois intercâmbios voluntários, um pra Ucrânia (2010) e outro pra Colômbia (2012). Quem já viveu essa

experiência sabe bem como ela não pode deixar de ser marcante como um todo, testar seus limites, sua tolerância, sua independência, sua compaixão. É um momento onde você aprende muito, sobre o mundo, sobre os outros, sobre fronteiras, sobre si mesmo.

EBDifícil citar uma situação específica, mas algo que me dá muito orgulho foi ter tido a oportunidade de trabalhar com um

time maravilhoso de EB. Mais do que me desenvolver como gestora ao ser VP Comm, creio que uma das coisas que mais me agregou foi poder trabalhar ativamente como parte de um time. Aprender a equilibrar interesses, alinhar planejamentos, escutar, agir e, mais do que nunca, admirar e conviver com pessoas que você nunca imaginou.

Minha experiência de EB mostrou o real sentido do Work hard Play Harder, pois criou em mim o senso de união. Sabíamos bem o número e tamanho dos desafios que estavam por vir - brigamos, nos desentendemos, mas no final, sempre fomos um time e, não importando o problema e o desgaste, você ainda tinha aquela alegria de saber que vocês iam superar, porque juntos éramos fortes.

Entrevista:Lílian Arruda

06 - Hey, AIESEC! GO

Nossos membros novos acabaram de se formar. Qual dica você daria para eles e também para os membros plenos para ampliar a sua experiência aieseca?

A principal dica que posso dar é: comecem desde agora a pensar em um plano de carreira, decidir aonde vocês querem chegar. A AIESEC é uma plataforma de desenvolvimento, mas, para que funcione devidamente, você tem que ter em mente o quê e para quê você gostaria de se desenvolver. Muitas vezes nos perdemos no meio de tanta oportunidade, novidade, coisas divertidas, e isso é normal, somos parte da geração Y, vivemos diariamente o drama da liberdade de poderescolher dentro de um oceano de opções; e muitas vezes acabamos boiando por aí.

É importante que você entenda bem o trabalho que está realizando e como ele te auxilia diretamente dentro do seu planejamento para o futuro - seja ele um plano de carreira dentro da AIESEC, um plano de carreira externo, desenvolver conhecimentos a parte da sua área de formação, ter contato com a parte social, enfim, as possibilidades são muitas e aí vem o perigo de se afogar. Façam constantemente um exercício de reflexão. Se você ainda não sabe exatamente o que quer pro futuro, trabalhar na empresa X ou Y, liste então as competências que poderiam agregar para você como pessoa e profissional e reme nessa direção. Essa é uma forma de tirar proveito máximo da experiência e até mesmo conseguir posicioná-la melhor diante da sua família e seus amigos.

Ação VoluntáriaFundação Bradesco

07 - Hey, AIESEC! GO

O Dia Nacional de Ação Voluntária é promovido pela Fundação Bradesco com o apoio de vários parceiros locais. O DNAV estimula os voluntários a dedicarem seu tempo e talento para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, doando assim muito mais do que os produtos arrecadados.

Neste dia são realizadas dezenas de ações, favorecendo diretamente pessoas carentes que não têm acesso a uma série de serviços básicos em seu dia a dia. Nos anos anteriores, as consultas médicas estiveram entre as atividades mais procuradas em todo o Brasil. Clínica geral, pediatria, ginecologia, cardiologia e oftalmologia foram as especialidades que tiveram intensa procura pela população durante todo o dia. Medição de pressão arterial, exame de diabetes, a prática de esportes, shows e entretenimento para a criançada foram muito procurados, assim como a emissão gratuita de documentos, como RG, CPF e Carteira Profissional.

O evento acontece simultaneamente em todas as 40 escolas da Fundação Bradesco por todo o país.

833.949 atendimentos

35.329 voluntários

165 pontos de atendimentos

312 instituições sociais beneficiadas

470.255 produtos doados

224.592 atendimentos em ações esportivas e de lazer

182.807 atendimentos em ações na área de saúde

107.072 atendimentos em ações em defesa de meio ambiente e

animais

78.606 atendimentos em atividades de cultura

66.521 atendimentos em ações de educação e pesquisa

60.423 atendimentos em ações de cidadania e defesa dos

direitos civis

57.199 atendimentos em atividades de assistência social

42.756 atendimentos em atividades de oportunidades de

emprego e renda

Só em Goiás foram realizados mais de 70.000 atendimentos com um público de 6.000 pessoas.

O evento não conta com o apoio financeiro direto do banco, mas sim dos parceiros, tornando o evento 100% sustentável. Este não é um evento organizado pelo banco em si, mas sim por funcionários voluntários de todo o grupo Bradesco, dos próprios alunos e ex-alunos da Fundação, além dos diversos parceiros aliados à ela.

Nesse ano, a AIESEC Goiânia é uma das parceiras da Fundação na realização do evento e conta com a participação de

todo o escritório nessa iniciativa!

Ação VoluntáriaFundação Bradesco

08 - Hey, AIESEC! GO

Todos o escritório se propôs a contribuir com algumas atrações e atividades para o entretenimento das crianças. Para tanto, é preciso a ajuda de todo o CL para se conseguir algumas coisas, tais como vídeo-games (XBOX+Kinect), maquiadores artistícos (daqueles que desenham figuras legais nos rostos de crianças) e palhaços! Por isso a colaboração de cada membro é essencial para a realização do nosso trabalho nesse dia.

O Dia Nacional da Ação Voluntária acontece na sede a Fundação Bradesco no Papillon Park em Aparecida de Goiânia e contará com atrações para a comunidade, além dos já tradicionais atendimentos médicos e jurídicos. A criançada pode esperar muito algodão doce, pipoca, video-games, brincadeiras e o rapel com o corpo de bombeiros! Um almoço será servido no dia.

Este ano, na sua 10ª edição, O DNAV vai acontecer no dia 19 de maio a partir das 10:00 da manhã.

O mais importante de tudo é apenas estar lá, participando de forma ativa na sociedade e engajando toda a AIESEC em Goiânia em prol de uma causa social, pois assim também se gera muito impacto positivo!

Hey, AIESEC, IT’S TIME TO IMPACT!

Data: Horário: Local:

Levar:

19/05/12A partir das 10h

Fundação Bradesco

alegria e disposição

(Aparecida de Goiânia)

Mais informações: /

Delano Souza(62) 8186-9002 [email protected]

Aconteceu: EPA

09 - Hey, AIESEC! GO

Oportunidades

Aconteceu no dia 11 de maio o Evento para Pais AIESECos (EPA), no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG, começando às 19:30h. O evento teve como OCP Carolina Araújo, OC Agenda Raíssa Sasse, OC COMM Giovanna Beltrão e OC Log/ Reception Mariana Costa. Contou também como chair a TLP Rafaella Ribeiro.

A VP COMM, Raíssa Falcão, apresentou aos pais presentes um pouco da história da organização, bem como a mudança que ela trouxe a sua experiência pessoal. Logo após, Thayrone Franco, LCP 2012-2013, expôs os objetivos aiesecos bem como a representatividade do comitê local nas esferas regional e internacional.

Camilla Metzker, VP QUA, apresentou os tipos de intercâmbio promovidos pela instituição, além de explicar o trabalho de sua equipe aos pais presentes. Convidou sua mãe a contar sua visão sobre a experiência de ter uma filha em intercâmbio, emocionando o público. Anna Luiza Estrela, VP ICX GIP, revelou a cultura aieseca, explicando as reuniões e conferências, além de mostrar aos pais o que é Roll Call. Por volta das 21h, a VP TM iniciou a formatura dos então membros novos. Um representante de cada time de Induction explicou seu trabalho feito nas últimas 3 semanas. Depois disso, cada Developer graduou seu time com o ritual de passagem da água!

As fotos do evento já estão disponíveis no grupo AIESEC Goiânia, no Facebook.

Vagas de intercâmbio imperdíveis, aproveite!

X Corp

Ÿ TN-In-GT-GT-2012-1282 - GUATEMALA Area: Business Administration - Marketing

Ÿ TN-In-ES-MC-2012-1256 - ESPANHA Area: Business Administration - Human Resources

Ÿ TN-In-DE-DF-2012-1323 - ALEMANHA Area: Economics - Human Resources

Ÿ TN-In-HU-FT-2012-1380 - HUNGRIA - TATA Area: Human Resources

X Social

Ÿ TN-In-CZ-PA-2012-2101 - PRAHA, CZECH REPUBLICArea: Teaching & Language Education - Cultural Education

Ÿ TN-In-TZ-FM-2012-281 - TANZANIAArea: Information Technology - Human Resources - Social Sciences

c

The international platform for young people to explore and develop their leadership potential

Rafaella Ribeiro

Raíssa Falcão

Texto e Layout

VP COMM - Revisão

Hey, AIESEC!Edição 137

15 de maio de 2012

Envie suas dúvidas, críticas e sugestões de pauta para:[email protected]