história de nova viçosa

3
HISTÓRIA DE NOVA VIÇOSA. http://www.novavicosa.com.br/?pg=novavicosa/historia As primeiras notícias de povoação da região referem-se à aldeia indígena de Campinho, à foz do rio Peruípe. Foi aí que a cidade começou... O ano era de 1720. O momento, uma bela manhã de sol. O verde impressionante das águas do Peruípe abriam-se para dar passagem à embarcação portuguesa comandada pelo Capitão de Conquistas João Domingos Monteiro (historicamente o primeiro e deslumbrado turista). Seduzido e surpreso com a vegetação exuberante dos manguezais, com as suas raízes prometendo vida, o nosso intrépido capitão resolveu aportar, fundando o pequeno povoado de Campinho de Peruípe. Provavelmente, ali começava a se delinear uma vocação natural desta região para o turismo, devido à sua privilegiada paisagem e recursos naturais. Um outro momento da história, que nos remete a essa vocação, refere-se à viagem feita no início do século XIX pelo príncipe Maximiliano Von Neuwied, que relata em detalhes a ocupação das terras da região hoje denominada Extremo Sul da Bahia, e descreve com grande delicadeza as sensações da sua alma, tocada pela beleza do lugar.”... Era pleno dia, quando, saindo das capoeiras, entramos em um campo verdejante às margens do rio e vimos, sob um encantador coqueiral, a Vila Viçosa... A canoa seguiu deslizando rio abaixo, entre as lindas margens verdejantes do Peruípe, e no ponto leste em que o rio se lança ao mar, seguiu por um amplo braço que iria dar em Caravelas. Altos coqueiros se erguiam perto da vila, emprestando bela e original feição ao panorama... Entre Viçosa e Caravelas há um verdadeiro labirinto, formado por uma multidão de ilhas de mangues. Vimos garças brancas sobre suas curiosas raízes, que, brotando muito alto do tronco, inclinando-se sobre as águas e enraizando-se na terra, formavam perfeitas arcadas em várias direções. Uma pequena espécie de ostra se encontra em abundância na casca dessas árvores, bem como, em grande quantidade, o caranguejo multicor chamado aratu. O capitão João Domingos fez construir uma pequena capela em 1733, foi locada pelo padre Manoel Francisco Lima como capela definitiva da futura paróquia. A primeira missa veio a acontecer em 1739. Mas, somente em 1748 a igreja foi elevada à categoria

Upload: thobias-lieven

Post on 28-Jan-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resumo da história do município de Nova Viçosa

TRANSCRIPT

Page 1: História de Nova Viçosa

HISTÓRIA DE NOVA VIÇOSA.

http://www.novavicosa.com.br/?pg=novavicosa/historia

As primeiras notícias de povoação da região referem-se à aldeia indígena de Campinho, à foz do rio Peruípe. Foi aí que a cidade começou...

O ano era de 1720. O momento, uma bela manhã de sol. O verde impressionante das águas do Peruípe abriam-se para dar passagem à embarcação portuguesa comandada pelo Capitão de Conquistas João Domingos Monteiro (historicamente o primeiro e deslumbrado turista). Seduzido e surpreso com a vegetação exuberante dos manguezais, com as suas raízes prometendo vida, o nosso intrépido capitão resolveu aportar, fundando o pequeno povoado de Campinho de Peruípe. Provavelmente, ali começava a se delinear uma vocação natural desta região para o turismo, devido à sua privilegiada paisagem e recursos naturais.

Um outro momento da história, que nos remete a essa vocação, refere-se à viagem feita no início do século XIX pelo príncipe Maximiliano Von Neuwied, que relata em detalhes a ocupação das terras da região hoje denominada Extremo Sul da Bahia, e descreve com grande delicadeza as sensações da sua alma, tocada pela beleza do lugar.”... Era pleno dia, quando, saindo das capoeiras, entramos em um campo verdejante às margens do rio e vimos, sob um encantador coqueiral, a Vila Viçosa... A canoa seguiu deslizando rio abaixo, entre as lindas margens verdejantes do Peruípe, e no ponto leste em que o rio se lança ao mar, seguiu por um amplo braço que iria dar em Caravelas. Altos coqueiros se erguiam perto da vila, emprestando bela e original feição ao panorama... Entre Viçosa e Caravelas há um verdadeiro labirinto, formado por uma multidão de ilhas de mangues. Vimos garças brancas sobre suas curiosas raízes, que, brotando muito alto do tronco, inclinando-se sobre as águas e enraizando-se na terra, formavam perfeitas arcadas em várias direções. Uma pequena espécie de ostra se encontra em abundância na casca dessas árvores, bem como, em grande quantidade, o caranguejo multicor chamado aratu.

O capitão João Domingos fez construir uma pequena capela em 1733, foi locada pelo padre Manoel Francisco Lima como capela definitiva da futura paróquia. A primeira missa veio a acontecer em 1739. Mas, somente em 1748 a igreja foi elevada à categoria de freguesia, sob a invocação de N. S. da Conceição, hoje a Igreja Matriz da cidade.

O primeiro desenho do município, criado com território desmembrado de Caravelas e denominado Vila Viçosa, foi feito em 1769, quando José Xavier Machado Monteiro transformou a Aldeia de Campinho em vila e, a partir daí, traçou as suas praças, ruas e travessas. Acabou sendo extinto em 1931, anexado a Mucuri como distrito com o nome de Marobá, e assim permaneceu durante mais de 30 anos. Finalmente, no ano de 1962, restaurado com denominação de Nova Viçosa, por força de lei estadual, veio a ganhar a condição de cidade.

Fonte: I Guia Turístico e Cultural de Nova Viçosa

23 de outubro, feriado municipal pois o município de Nova Viçosa comemora o seu 247º aniversário

Page 2: História de Nova Viçosa

Enviado por Wagnéia Nogueira em 22/10/2015 (16 leituras) Informativo Oficial

Dia 23 de outubro, feriado municipal pois o município de Nova Viçosa comemora o seu 247º aniversário, mais de dois séculos e meio de história.

Nova Viçosa foi organizada como vila em 23 de outubro de 1768 pelo Ouvidor da Capitania de Porto Seguro, José Xavier Machado Monteiro. Seguindo diretrizes do

rei de Portugal escolheu para a nova vila o nome de uma de Portugal onde nasceram Martim Afonso de Souza e a grande poetisa Florbela Espanca. Além da edificação do pelourinho, um marco que demonstrava que a vila tinha administração, redigiu as leis e posturas e escolheu os vereadores.

Nova Viçosa é a última cidade ao longo da Costa das Baleias é Nova Viçosa, onde há sete praias bonitas e a Ilha de Coroa Vermelha – boa para mergulho. Duas das praias – Pau Fincado e Lugar Comum – são muito procuradas, especialmente pelos jogadores de vôlei de praia. As duas últimas praias – Sabacuí e Costa do Atlântico – são um tanto desertas e boas para a pesca de robalo e camarão. Em Costa do Atlântico, há uma pequena vila de pescadores.Cerca de duas horas de barco de Nova Viçosa, encontram-se no mar corais de recife bons para mergulho. Um pouco ao norte está a Ilha da Coroa Vermelha, ilha deserta, com vistas submarinas espetaculares. Essa área no mar está no caminho para o Parque Marinho dos Abrolhos