hoje macau 4 jul 2012 #2644

24
TEMPO AGUACEIROS OCASIONAIS MIN 26 MAX 33 HUMIDADE 50-95% • CÂMBIOS EURO 9.8 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ QUARTA-FEIRA 4 DE JULHO DE 2012 ANO XI Nº 2644 PUB Ter para ler NÚMEROS DE JUNHO ANIMAM Mercado imobiliário da China consegue recuperação PÁGINA 7 GOVERNO PAGA TUDO Afinal aumento nos autocarros não afecta utentes PÁGINA 4 DEBATE NA ASSEMBLEIA Lau Si Io responde hoje a perguntas sobre La Scala PÁGINA 3 A State Grid acertou novo investimento em Portugal, num centro tecnológico em parceria com a REN. Um êxito saboroso, a marcar o primeiro dia de Paulo Portas em Pequim, onde encontrou grande receptividade negocial. CENTRAIS Ministro português consegue investimento de 120 milhões Portas abertas EXPANSÃO DEVIA ARRANCAR EM NOVEMBRO MAS NADA FOI FEITO Ala feminina da prisão de Macau tem ocupação de reclusas no limite PÁGINA 5

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 10-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 4 de Julho de 2012 • Ano X • N.º 2644

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

TEMPO AGUACEIROS OCASIONAIS MIN 26 MAX 33 HUMIDADE 50-95% • CÂMBIOS EURO 9.8 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 4 DE JULHO DE 2012 • ANO XI • Nº 2644

PUB

Ter para ler

NÚMEROS DE JUNHO ANIMAM

Mercado imobiliário da China consegue recuperação

PÁGINA 7

GOVERNO PAGA TUDO

Afinal aumentonos autocarrosnão afecta utentes

PÁGINA 4

DEBATE NA ASSEMBLEIA

Lau Si Io responde hoje a perguntas sobre La Scala

PÁGINA 3

A State Grid acertou novo investimento em Portugal, num centro tecnológico em parceria com a REN. Um êxito saboroso, a marcar o primeiro dia de Paulo Portas em Pequim, onde encontrou grande receptividade negocial. CENTRAIS

Ministro português consegue investimento de 120 milhões

Portasabertas

EXPANSÃO DEVIA ARRANCAR EM NOVEMBRO MAS NADA FOI FEITO

Ala feminina da prisão de Macautem ocupação de reclusas no limite

PÁGINA 5

Page 2: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

2 política quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

Os deputados da 3ª Comissão da Assembleia Legislativa querem que a proposta de lei sobre acidentes aeronáuticos olhe mais para o lado da prevenção. A aplicação de multas e a interligação entre serviços na hora de investigar também levantaram dúvidas

Andreia Sofia [email protected]

NO plenário da Assem-bleia Legislativa (AL) que ditou a votação na generalidade, Lau Si

Io, secretário para os Transportes e Obras Públicas, frisou que a proposta de lei sobre a “investi-gação de acidentes e incidentes aeronáuticos e da protecção da informação de segurança aérea” também pretendia prevenir aci-dentes. Mas no inicio da discussão na especialidade, os deputados da

Chan Meng Kam quer mais divulgação das eleiçõesO deputado Cham Meng Kam perguntou em interpelação escrita se o Governo pretende intensificar a divulgação das eleições e do direito às intervenções dos cidadãos, para aumentar a consciência cívica e promover o a participação nas eleições democráticas. Disse que embora o número de eleitores tenha aumentado até 31 de Dezembro de 2011, os eleitores registados só são 251.512, número que ainda não chega a 50 por cento dos 542.650 residentes permanentes. “Além disso, ainda há 135 mil residentes de Macau que vivem, estudam ou trabalham fora do território. Queria saber se é possível deixar estes cidadãos participarem na vida política de RAEM.” – C.L.

Lei sobre acidentes aéreos deve entrar em vigor no fim do ano

Poucas regras na prevençãocanismo concreto. Se for apenas o presidente da AACM a fazer a análise, não achamos que seja a melhor solução.”

Apesar da questão dos aciden-tes aéreos e da sua investigação estar sob tutela da Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT), está prevista uma interligação com diversos organismos públicos.

“Em matérias que exigem a ligação de muitos serviços há pro-blemas que podem surgir. Devem surgir mecanismos suficientes para assegurar essa ligação.”

3ª Comissão Permanente da AL frisaram que querem este ponto mais explícito na proposta de lei.

“O articulado abrange a verten-te de prevenção e investigação”, disse o deputado Cheang Chi Ke-ong, que preside à 3ª Comissão. “Se ocorrer em Macau, ou dentro do seu espaço aéreo, qualquer acidente de aviação civil, então tem de se proceder à respectiva investigação. Mas tendo em conta o conteúdo da proposta de lei, pareceu-nos que não consegue reflectir sobre a vertente da prevenção. Temos de introduzir ajustamentos e algumas matérias sobre este ponto.”

Cheang Chi Keong explicou ainda que este diploma foi analisa-do pela assessoria jurídica da AL, devido à sua componente técnica. “A assessoria só terminou essa análise no dia 2, por isso pedimos a prorrogação do prazo limite para a conclusão dos trabalhos.” Mas isso não impede que a proposta de lei entre em vigor ainda este ano. “Os trabalhos devem estar concluídos até ao dia 31 de Outubro. A RAEM

comprometeu-se que em 2012 esta legislação estaria concluída.”

REUNIR COM O EXECUTIVOO sistema de multas e a necessi-dade de clarificação de artigos na proposta de lei também levantaram dúvidas à 3ª Comissão, que deseja reunir com o Executivo a fim de clarificar tais pontos. “Não se vêm os conteúdos concretos do Anexo 13, e a nossa assessoria disse que há necessidade de reaver o arti-culado.”

Segundo do diploma, cabe à Autoridade da Aviação Civil de

Macau (AACM) a aplicação de multas, caso não seja notificada na ocorrência de um acidente no espaço aéreo da RAEM.

Para pessoas singulares as coimas variam entre 10 mil e um milhão de patacas, enquanto que para colectivas duplicam para 20 mil a dois milhões. Contudo, os de-putados querem regras mais claras.

“Temos de pedir esclarecimen-tos sobre a moldura da sanção”, disse Cheang Chi Cheong. “A proposta não faz referência ao montante a ser aplicado em casos concretos. Tem de haver um me-

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 3: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

3políticaquarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

A tutela dos Transportes e Obras Públicas será, a par com a da Admi-nistração e Justiça, uma

das que terá mais respostas para dar amanhã às interpelações orais apresentadas pelos deputados na Assembleia Legislativa (AL). Tais perguntas dizem respeito ao período de interpelações orais antes da ordem do dia e foram feitas num período compreendido entre Maio e Junho.

A concessão dos terrenos em frente ao aeroporto para o empreendimento La Scala, aprovada por Lau Si Io, secre-tário que assume a pasta das Obras Públicas, destaca-se das demais interpelações. O tema foi a base de uma interpelação oral de Au Kam San a 25 de Maio, surgindo depois da ses-são plenária onde foi vetada a audição proposta por Paul Chan Wai Chi e Ng Kuok Che-ong. Os deputados invocaram uma eventual violação de um artigo do Regulamento das Audições para votar contra a proposta, e muitos alegaram que assuntos em “segredo de justiça” não poderiam ser discutidos.

Mas Lau Si Io vai ter de responder às fortes acusações de Au Kam San, que pretende saber por que é que o secretário concedeu mais terrenos para o empreendimento La Scala numa altura em que o seu antecessor, Ao Man Long, já estava a ser julgado. Na sua interpelação oral, apresentada na AL a 25 de Maio, Au Kam San considera estar-se perante “um acto ilegal”. “O que aconteceu para se tomar essa decisão administrativa irregular?”

A assessoria garantiu, na altura, que o Executivo estaria “atento ao boato” e que “tomou a iniciativa de averiguar junto dos serviços responsáveis, para aferir da eventual existência de facto criminoso antes de avançar com a autorização da concessão desses terrenos”. Contudo, Au Kam San acusa Lau Si Io de ter mentido sobre este ponto, depois de o Ministério Público ter dito que não recebeu qual-quer pedido de esclarecimento por parte do Governo.

HABITAÇÃO PÚBLICAEM DÚVIDAAinda no sector das Obras Públicas, Ho Io Sang interpe-lou o Executivo, a 8 de Junho, sobre os projectos de habitação pública. A estratégia para o seu desenvolvimento até 2020 está actualmente em consulta públi-ca e o deputado considera que no texto “não se vislumbra um plano de desenvolvimento geral,

Governo vai responder às perguntas de 13 deputados

La Scala volta a gerar debateDepois de negado o pedido de audição sobre a concessão de terrenos no caso La Scala, o deputado Au Kam San vai conhecer amanhã a resposta do Executivo sobre a matéria, consequência da sua interpelação oral de Maio. Obras Públicas e Administração originaram mais questões no hemiciclo

transparecendo a ideia de que o Governo apenas se preocupa com o futuro desenvolvimento das habitações sociais”. Nesse sentido, Ho Io Sang pretende saber se vai ser revisto o facto de “o posicionamento da habitação social assumir um papel princi-pal e a habitação económica o secundário”.

O deputado diz ainda que a tipologia T1 “não satisfaz os candidatos em lista nem as reais necessidades” da popula-ção, fazendo ainda um pedido para que o Executivo apresente planos concretos sobre as novas seis mil habitações públicas, previstas depois da promessa de conclusão das 19 mil fracções ainda este ano.

Também no dia 8 de Junho, Ung Choi Kun interpelou o Executivo sobre a necessida-de de ser feita uma reforma na Administração Pública. Florinda Chan, secretária da tutela, terá de explicar “como é que o Governo vai maximi-zar os recursos públicos para salvaguardar os interesses dos funcionários públicos”, sendo que Ung Choi Kun também quer saber os resultados do grupo de trabalho criado para “o estudo das reformas” nesta área.

Já José Pereira Coutinho pretende saber quando é que o Executivo terá pronto o texto de consulta sobre o “Regime de contratos de trabalho dos serviços públicos” e quando é que a AL poderá receber tal proposta de revisão.

AS PERGUNTAS DOS DEPUTADOS

• NG KUOK CHEONG abordou a eventual

falta de discussão entre o Executivo e

assistentes sociais no contexto da consulta

pública sobre o “Regime de Credenciação

dos Assistentes Sociais”, defendendo uma

definição da autonomia dos profissionais.

• LAM HEONG SANG interpelou o Go-

verno sobre o andamento dos trabalhos

face ao Fundo de Segurança Social,

defendendo que deveria ser criado “um

mecanismo ordinário de financiamento”

por parte do Executivo.

• MAK SOI KUN quer saber se existem

“politicas para satisfazer as necessida-

des do desenvolvimento económico de

Macau no que respeita à quantidade e

qualidade de mão-de-obra”.

• LEE CHONG CHENG defendeu que

deve existir um “plano e um prazo para

legislar sobre a protecção dos direitos

dos trabalhadores” e questiona “se já

estão reunidas condições para aumen-

tar o limite” do salário, a fim de calcular

indemnizações por despedimento.

• KWAN TSUI HANG quer ter respostas

sobre o caso de morte por inalação de

gás tóxico no edifício Kin Wa e como pode

ser feita a prevenção de casos similares

por parte governamental.

• Em interpelação conjunta, GABRIEL TONG e VONG HIN FAI querem saber

mais sobre as políticas ambientais

e a estratégia para a circulação de

motociclos.

• JOSÉ CHUI SAI PENG questiona o

Executivo sobre a possível transferência

do Centro de Informação de Segurança

Rodoviária para a zona das Casas Museu

da Taipa.

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 4: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

4 sociedade quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

AS cláusulas fo-ram estabeleci-dos na altura do concurso públi-

co para a terceira companhia de autocarros a operar em Macau. A Reolian começou a operar em Agosto do ano passado e desde então os contratos com as três com-panhias permitem que seja pedido um ajustamento das tarifas. No entanto, a subida de preços dos bilhetes não afecta os residentes - apenas o Estado.

“Para este ano ajustamos o aumento em 23% com base nos índices na equação em causa”, explica o director da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), Wong Wan. “Até à data de abertura do concurso público para a sociedade não havia qualquer processo para aumentar as tarifas dos autocarros. Os cidadãos con-tinuam a pagar as mesmas tarifas.”

Segundo as cláusulas do contrato, as operadoras podem requerer a actuali-zação de tarifas uma vez por ano, pelo que as três

“A preocupação tida em conta foi a segurança dos

motociclistas”, indica Wong Wan, director da DSAT. “Agora todos os carros vão passar a usar as faixas da esquerda e as motas a faixa exclusiva da direita em ambos os sentidos. Assim, acreditamos que não haverá mais colisões na ponte. Acredito que vai funcionar.”

A DSAT mostrou ontem o arranque dos trabalhos da nova via exclusiva para motociclos e ciclomotores na ponte de Sai Van, que estará operacional em “meados de Agosto”.

Para já, começam as obras no lugar onde se faz a inversão de mar-cha, do lado de Macau, na Barra, e depois serão feitas as barreiras de água móveis ou balizas flexíveis, além da sinalização de trânsito e placas de aviso de grande dimen-são. Uma é relativa à velocidade máxima de circulação permitida na via especial, de 60 km/h.

Os dois problemas de trânsito

Aumento dos transportes públicos só tem impacto nos cofres do Estado

Subida das tarifas não afecta passageirosAfinal os cidadãos continuam a pagar as mesmas tarifas nos autocarros. As companhias pediram um aumento dos preços que, depois de analisado, foi estipulado em 23%. Um custo integralmente suportado pelo Governo

Nova zona de inversão na Barra ajudará circulação na ponte Sai Van. Wong Wan deixa promessa

“Não haverá mais colisões na ponte”que se pretendem diminuir com a nova estrutura são as oportu-nidades de mudança de direcção e o cruzamento com veículos noutras faixas rodagens, acres-centa a equipa responsável pela nova obra.

Sabe-se então que, segundo o novo projecto, a trajectória dos veículos de duas rodas de Macau para a Taipa é feita a partir do viaduto do lado da Barra, saindo depois na Taipa através da via de circulação desnivelada da Avenida dos Jogos da Ásia Oriental. Por sua vez, a trajectória Taipa-Macau é feita pela via de circulação desni-velada e a saída através do viaduto de acesso à Barra.

No trajecto explicativo propor-cionado à imprensa, os técnicos da DSAT revelaram que a nova obra de trânsito na Barra vai juntar em dois “U” (“lembra o símbolo da marca Chanel”) as inversões de sentido de carros e motociclos.

A nova via exclusiva fica invia-bilizada para as vias da esquerda, em ambos os sentidos, porque os automóveis não poderiam então entrar pelo lado da Torre de Macau, já que isso os obrigaria a seguir pela via desnivelada da Praça do

Lago Sai Van ou pela Avenida Panorâmica do Lago Sai Van, explica a DSAT.

Por sua vez, os motociclos que vêm da Barra precisam de entrar na ponte através da praça do lago Sai Van através do viaduto de acesso, tanto que algumas intersecções se situam na faixa de rodagem com velocidade máxima de circulação de 60 km/h e na via especial, o que pode causar maior interferência tanto para os motociclos como para os automóveis.

Desta forma, embora seja a via esquerda a de trânsito mais lento, a equipa de planeamento do projecto, não viu viabilidade nesta outra possibilidade. - R.M.R.

companhias fizeram o pedi-do em Abril deste ano. No entanto, a actualização está dependente da ponderação de três índices - preços do consumidor, salários mé-

dios dos trabalhadores e preço do gasóleo ligeiro - e de uma fórmula de cálculo estabelecida.

Por sua vez, a Adminis-tração está em posição de

propor a actualização das ta-rifas em caso da descida dos três índices acima referidos. Ou seja, os valores podem ser aumentados e diminu-ídos, mas apenas uma vez por ano. “Com a abertura do concurso público tínhamos uma equação que jogava com a inflação dos índices e, com base nos mesmos, as companhias podem pedir para ajustar os preços. Este ano pediram e ajustou-se o valor.”

O mecanismo e a fórmu-la, estipulada desde a altura do concurso público em 2009, permitiam então de-finir num prazo de contrato de sete anos (a contar a partir de 2011) que se avaliasse as variações do mercado e do desenvolvimento económi-co do território e mundial. A fórmula de cálculo, garante o director da DSAT, vai ser publicada tão breve quanto possível, possivelmente na página electrónica dos serviços.

A actualização só entra em vigor depois de publica-da em Boletim Oficial.

HÁ METAS A CUMPRIRA subida mostra-se dispen-diosa para o Estado mas,

segundo o responsável, há contrapartidas. “Também exigimos que as companhias providenciem melhores serviços, optimização das frequências, aumento de segurança na circulação, equipamentos e reforço de qualidade de pessoal.” Por isso, as três companhias têm de atingir a meta estabele-cida, sendo que as que não o fizerem podem arcar com penalizações.

Relativamente à possível má actuação da Reolian

nos últimos tempos, com o número de acidentes e víti-mas registadas a aumentar, o processo “está em fase de recurso, onde se vai poder observar se há espaço para melhoramento ou punições a serem aplicadas”.

De forma a avaliar este padrão exigido, a DSAT tem disponíveis agentes de fiscalização para acompa-nhar a exploração das três companhias de serviços de transportes rodoviários a funcionar em Macau.

Um dia na pele do passageiroWong Wan foi utente das companhias de autocarros por uns dias. No estudo da qualidade dos transportes levado a cabo pela DSAT, o director dos serviços diz ter observado in loco alguns dos problemas que as pessoas enfrentam. No entanto, defende que há medidas que estão a ser melhoradas. “As frequências aumentaram mais do dobro, têm uma distância de 5 a 6 minutos. Esta é uma forma de triagem ou de alívio.” Os problemas referidos pela comunicação social foram observados de perto. E a culpa de certos inconvenientes é repartida, segundo o dirigente. “As duas partes têm uma certa responsabilidade. Sobre os casos das portas que batem nas pessoas quando fecham, eu vi estas situações. Mas há pessoas que depois do toque de saída é que se lembram de sair de autocarro, já quando a porta está para fechar, e isso pode causar situações incómodas.” Wong Wan ouviu ainda os passageiros de autocarros para a zona onde vão ficar as habitações públicas de Seac Pai Van e, admitiu, está a ponderar novas soluções depois de ter ouvido as sugestões e queixas dos utentes.

Page 5: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

5sociedadequarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

As obras de alargamento da ala feminina ainda não foram aprovadas pela DSSOPT, apesar de a concessão ter sido adjudicada em Agosto. Como se não bastasse, a construção das novas instalações em Ka Ho já leva quatro meses de atraso

Rita Marques [email protected]

A capacidade da ala feminina do Estabelecimen-to Prisional de

Macau (EPM) está a nove lugares de ficar esgotada. A área alberga 175 reclusas e regista taxa de ocupação de 95%, segundo dados indica-dos pelo director da EPM, Lee Kam Cheong.

A necessidade de avançar com as obras na ala é por isso muito urgente. A concessão da obra foi atribuída em Agosto, a partir de concurso público. Estava prevista arrancar em Novembro, estimando-se a conclusão para o segundo trimestre deste ano. Tal não aconteceu. “Ainda estamos à espera da aprovação da Direcção dos Serviços para as Obras Públi-

A previsão do director da EPM para o recruta-

mento de guardas prisionais não é positiva. A prisão quer mais 80 técnicos, mas tem um número reduzido de candida-tos aptos para os lugares. E Lee Kam Cheong quer novo concurso em Setembro. “O concurso ainda está a decor-rer, mas já prevemos que o resultado não vá ser muito favorável. Por isso, pedimos a abertura de um novo concurso em Setembro [à Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça].”

O director da EPM tem falta de recursos humanos no estabelecimento prisional e

entrou em fase de recrutamen-to - 40 mulheres e 40 homens - em 2011, para acrescentar pessoal ao corpo de guardas prisionais. “O resultado para já não é muito favorável, por-que apenas 126 se provaram aptos nas provas de aptidão física. Há uma certa tensão.”

No entanto, segundo da-dos pedidos posteriormente pelo Hoje Macau, o cenário não é tão desfavorável como em 2010. No recrutamento anterior, a EPM precisava de 60 guardas masculinos, recebendo 709 candidatos aos lugares. Apenas 47 passaram nos testes e, no fim, só 34 preencheram vagas.

A EPM também já está a projectar o recrutamento de médicos. Se recentemente tinham quatro no estabe-lecimento prisional, hoje nenhum faz serviço na prisão porque voltaram para a área hospitalar. “Já foi aberto o recrutamento para dois mé-dicos. Foram recebidas 10 inscrições, mas muitas não correspondem às condições.”

DROGA É PROBLEMAA direcção da EPM está tam-bém a projectar a integração de pessoal de enfermagem, mas este novo recrutamento ainda não tem data prevista.

Lee Kam Cheong referiu

a necessidade de pessoal técnico de saúde, até porque a EPM lida com reclusos toxicodependentes que re-querem um apoio maior. “Há três reclusos a receber tratamento de metadona, que é contínuo mas apenas provisório, de curto prazo. É apenas um dos tratamentos de desintoxicação, porque a metadona também é um tipo de estupefaciente.”

A EPM garante continuar a dar tratamento aos que já no exterior recebiam esta terapia, já que muitos reclusos estão relacionados com os crimes de tráfico (352) e consumo de estupefacientes (97). - R.M.R.

Aumento crescente de reclusas está a esgotar capacidade da ala feminina. Governo não dá aval ao arranque de obras

Movimentos presos

Condicional nos 40%A EPM deu a conhecer os dados sobre os reclusos em liberdade condicional. Este ano, em seis meses, cerca de 76 reclusos receberam a aprovação do pedido de condicional. Foram 220 as aplicações, pelo que a proporção das aprovações ficou em 34,4%. Comparativamente com os dados do último ano, a percentagem de aprovação foi pouco maior (36.36%). Em 2011, houve 374 aplicações para cumprir pena em liberdade condicional, sendo que 136 foram aceites.

Ainda não é desta que a EPM consegue recrutar mais guardas prisionais, segundo Lee Kam Cheong

“Já pedimos a abertura de um novo concurso”NÚMEROS DO CRIMETráfico de droga 352

Furto 136

Consumo de estupefacientes 97

Roubo 77

Reentrada ilegal 72

Burla 65

Ofensa à integridade física 58

Detenção de arma proibida 52

Falsificação de documento 43

Homicídio 41

Falsas declarações 31

Auxílio 29

Acolhimento 29

PREVENTIVOS E CONDENADOS

cas e Transportes (DSSOPT) para o começo das obras”, explica o director da cadeia.

A zona feminina tem capacidade para 184 mu-lheres, com o alargamento das instalações arranjará lugar para mais 100, além de espaço para actividades e visita a prisioneiros, como referiu Lee Kam Cheong, à margem da Exposição de Artesanato dos Reclusos 2012, no Fórum Macau.

PROBLEMA NOS HOMENSAs instalações para reclu-sos masculinos também se encaminham para um limiar perigoso de ocupação, com 79,5% de capacidade atingi-

da. Há 917 homens presos, ficando aquém da capaci-dade total por 237 lugares.

Esta incapacidade faz com que já se tenha pensa-do numa nova solução, que começou a ser concretizada em 2010: o novo estabeleci-mento em Ka Ho. No entanto, a primeira de quatro fases de concretização da obra deve-ria estar pronta em Fevereiro, o que também não sucedeu. “As obras não conseguiram ser concluídas por razões técnicas nesta altura”, adianta Lee Kam Cheong. “Ainda não está prevista a conclu-são da primeira fase, mas o concurso para a segunda vai já ser aberto este ano.”

O novo estabelecimento terá capacidade máxima de 2.700 reclusos, ou seja, cerca do dobro da capaci-dade do actual (mais 1.362 reclusos).

No início das obras, pensava-se que a nova prisão poderia estar concluída em 2014. Agora levantam-se as dúvidas. Neste momen-to, é difícil até prever se a ampliação da ala feminina ficará pronta primeiro, se o novo estabelecimento prisional ou se ambos pela mesma altura. Um facto que a Associação Novo Macau já tinha posto em hipótese numa interpelação escrita ao Governo, em Fevereiro.

MAIS RECLUSOS DA CHINA CONTINENTAL Reclusos ‘11 Reclusos ‘12

Continente 310 387

Macau 391 409

Hong Kong 64 81

Taiwan 15 18

Estrangeiros 163 197

PREVENTIVOS

Até Junho ‘11 Até Junho ‘12

Masc. 162 203

Fem. 35 39

Total 197 242

CONDENADOS

Até Junho ‘11 Até Junho ‘12

Masc. 639 713

Fem. 107 136

Total 746 849

Page 6: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

6 publicidade quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

Assine-oTELEFONE 28752401 | FAX 28752405

E-MAIL [email protected]

www.hojemacau.com.mo

AVISO

Exame para amadores de radiocomunicações

Avisa-se todos os interessados que pretendam ser admitidos ao exame de aptidão de Amador de Radiocomunicações, previsto para 2 de Setembro de 2012, nos termos do Decreto-Lei n.º 29/94/M, de 14 de Junho, de que as inscrições se encontram abertas a partir da publicação deste aviso, até 3 de Agosto, e podem ser efectivadas na Direcção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações, sita na Avenida da Praia Grande, n.º 789-795, 1.º andar.

Região Administrativa Especial de Macau, aos 27 de Junho de 2012.

O Director dos Serviços

Tou Veng Keong

Page 7: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

7nacionalquarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

O mercado imobiliário chinês, que andava em queda, parece ter voltado a avançar, for-

talecendo um importante pilar do crescimento do país e reduzindo as hipóteses de que a desacelerada economia da China pare de vez no segundo semestre do ano, segundo um artigo publicado no The Wall Street Journal.

De acordo com uma pesquisa com agências e corretores de imóveis, o preço médio do metro quadrado em cem grandes cidades chinesas subiu em Junho, compa-rando com o mês anterior — depois de nove meses consecutivos de queda. A pesquisa registou outros sinais de que o declínio no mercado chinês pode ter chegado ao fim, incluindo a retoma em Maio do investimento imobiliário e uma queda bem menor na venda de imó-veis em comparação com Abril.

A recuperação do mercado imobiliário da China seria im-portante para a economia do país e do mundo. O mercado de imóveis e de construção civil responde por cerca de 11% da economia chinesa, segundo a GK Dragonomics, fatia que pratica-mente dobra quando avaliadas indústrias como a de electrodo-mésticos e móveis, ligadas ao sector imobiliário.

No plano internacional, com-modities como aço, minério de ferro e cobre dependem da acti-vidade construtora na China para crescer. O mesmo aplica-se para fabricantes americanos e europeus de equipamentos usados na cons-trução civil.

“O pior cenário [sobre o crescimento chinês] envolve o colapso do mercado imobiliário”, diz o economista Mark Williams, especialista em Ásia da Capital Economics, de Londres. “Se o mercado não está em colapso e ensaia uma recuperação, o futuro parece bem mais promissor.”

O preço médio de imóveis em Junho subiu 0,05%, para 8.688 yuans por metro quadrado, segundo um indicador de preços divulgado na segunda-feira pelo Sistema de Índices de Imóveis da China. Embora o preço das moradias tenha caído em 55 dos centros que compõem o índice, em comparação com 45 nos quais subiu, algumas das maiores altas ocorreram nas grandes cidades da China. Em Pequim, os preços subiram 2,29% em Junho (em re-lação a Maio). Em Xangai, a alta foi de 0,65%; em Shenzhen, de 0,8%. Entre as cidades analisadas, a maior queda no mês (3,87%)

Números de Junho animam economia chinesa

Recuperação no mercado imobiliário

foi em Zhangjiagang, cidade de 1,3 milhão de habitantes no leste do país.

MAIS ACESSÍVELEm Pequim, o número de resi-dências vendidas também subiu (10,5%) em Junho, somando 25.602 unidades, informou a agência de notícias Xinhua na segunda-feira. É um aumento de 50,6% ante o ano anterior.

Em outra frente, o banco Standard Chartered informou re-centemente que a queda na venda de imóveis no país foi menor no se-gundo trimestre de 2012, enquanto as vendas de apartamentos nos maiores centros da China tinham começado a crescer.

Depois de cair durante dois anos, o preço de apartamentos ficou mais ao alcance do chinês comum. Além disso, um corte de juros em Junho reduziu o custo do financiamento. A muito divulgada campanha da China para estimular o crescimento também pode ter levado compradores a achar que os

preços vão subir daqui para frente.Florrie Tang, que comprou um

apartamento na periferia de Xangai em Junho, disse que andava à pro-cura de um imóvel desde Março e achou que os preços já não tinham mais como baixar. Gerente de uma empresa de design, com 27 anos, calcula que o apartamento é uma boa protecção contra a inflação, embora diga não acreditar que os preços de imóveis voltem a subir ao ritmo anterior. Nas grandes ci-dades, o valor do metro quadrado quase dobrou entre 2006 e 2010.

O CRESCIMENTOCher Cai, director-assistente da construtora Shimao Property Hol-dings, de Xangai, disse que “com o mercado imobiliário a melhorar, definitivamente seremos mais agressivos no lançamento de novos projectos e aceleração das obras”.

Desde 2010, o governo chinês tentava esvaziar uma bolha imobili-ária -sem arrastar junto a economia chinesa. A campanha concentrou--se basicamente na ponta nobre do

mercado imobiliário e dificultou a compra de múltiplos imóveis para especulação no mercado. Além de outras medidas, o governo elevou para 60% a entrada cobrada para um segundo imóvel — o dobro do exigido no financiamento da primeira casa própria.

Para evitar um tombo completo do mercado imobiliário, a China lançou um vasto programa de habitações sociais. Embora esteja repleto de problemas - da falsi-ficação de informações ao baixo padrão das obras -, o programa parece, sim, ter colocado um piso sob o mercado imobiliário, dizem analistas.

Ainda assim, o desacelerar desse mercado, combinado com a queda na procura de exportações da China na Europa e noutros lugares, reduziu o crescimento da economia chinesa para 8,1% no primeiro trimestre de 2012, o menor ritmo desde o segundo trimestre de 2009, quando o mundo estava em reces-são. A expectativa geral é a de que a economia perca um pouco mais

de fôlego, para cerca de 7,5% no segundo trimestre de 2012. Isso levou Pequim a concentrar-se mais no crescimento, relaxando a polí-tica monetária e aprovando uma leva de procjetos de investimento.

A retoma no mercado imobili-ário deve ajudar a China a crescer mais depressa agora no segundo semestre (na comparação entre trimestres), segundo o economis-ta do banco UBS Wang Tao. Já Stephen Green, economista do Standard Chartered, afirma que a maioria dos ganhos só se deve materializar no ano que vem, pois é muito grande o stock de imóveis encalhados.

Williams, o economista da Capital Economics, adianta que, com o consumidor voltando a achar que investir no mercado imobiliário é um bom negócio, há uma hipótese, ainda que remota, de que vendas e preços disparem. Só que o tiro poderia sair pela culatra - outro grande salto nos preços de imóveis provavelmente acabaria no colapso do mercado.

Page 8: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

8 publicidade quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

“Empreitada de Construção de Passagem Superior Para Peões na Travessa da Guelra”1. Entidade que põe a obra a concurso: Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.2. Modalidade de concurso: Concurso Público.3. Local de execução da obra: Travessa da Guelra e Rua da Ribeira do Patane.4. Objecto da Empreitada: Construção de Passagem Superior Para Peões.5. Prazo máximo de execução: 210 dias (duzentos e dez dias).6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do Acto Público do

Concurso, prorrogável, nos termos previstos no Programa de Concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por Série de Preços. 8. Caução provisória: $230 000,00 (duzentas e trinta mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia bancária

ou seguro-caução aprovado nos termos legais.9. Caução definitiva: 5% do preço total da adjudicação (das importâncias que o empreiteiro tiver a receber, em cada um dos

pagamentos parciais são deduzidos 5% para garantia do contrato, para reforço da caução definitiva a prestar).10. Preço Base: não há.11. Condições de Admissão: Serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras,

bem como as que à data do concurso, tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.

12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas:Local: Secção de Atendimento e Expediente Geral da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, R/C, Macau;Dia e hora limite: dia 25 de Julho de 2012 (quarta-feira), até às 12:00 horas.

13. Local, dia e hora do acto público:Local: Sala de reunião da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 5º andar, Macau;Dia e hora: dia 26 de Julho de 2012 (quinta-feira), pelas 9:30 horas.Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80º do Decreto-Lei n.º74/99/M, e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.

14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo:Local: Departamento de Infra-estruturas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 16º andar, Macau;Hora: horário de expediente (Das 9:00 às 12:45 horas e das 14:30 às 17:00 horas)Na Secção de Contabilidade da DSSOPT, poderão ser solicitadas cópias do processo de concurso ao preço de $500,00 (quinhentas patacas).

15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação:- Preço razoável 60%;- Plano de trabalhos 10%;- Experiência e qualidade em obras 18%;- Integridade e honestidade 12%.

16. Junção de esclarecimentos:Os concorrentes poderão comparecer no Departamento de Infra-estruturas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 16º andar, Macau, a partir de 12 de Julho de 2012 (inclusivé) e até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Macau, aos 29 de Junho de 2012.O Director dos Serviços Jaime Roberto Carion

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

“EMPREITADA DE ALTERAÇÃO E ALARGAMENTO DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS NO ALTO DA MONTANHA DE COLOANE”

1. Entidade que põe a obra a concurso: Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.2. Modalidade de concurso: Concurso Público.3. Local de execução da obra: Estrada do Alto de Coloane.4. Objecto da Empreitada: Alteração e Alargamento do Centro de Recuperação de Doenças Infecciosas no Alto da Montanha

de Coloane.5. Prazo máximo de execução: 720 dias (setecentos e vinte dias).6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do Acto Público do

Concurso, prorrogável, nos termos previstos no Programa de Concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por Série de Preços. 8. Caução provisória: $7 600 000,00 (sete milhões, seiscentas mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia

bancária ou seguro-caução aprovado nos termos legais.9. Caução definitiva: 5% do preço total da adjudicação (das importâncias que o empreiteiro tiver a receber, em cada um dos

pagamentos parciais são deduzidos 5% para garantia do contrato, para reforço da caução definitiva a prestar).10. Preço Base: não há.11. Condições de Admissão: Serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras,

bem como as que à data do concurso, tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.

12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas:Local: Secção de Atendimento e Expediente Geral da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, R/C, Macau;Dia e hora limite: dia 16 de Agosto de 2012 (Quinta-feira), até às 12:00 horas.

13. Local, dia e hora do acto público:Local: Sala de reunião da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 5º andar, Macau;Dia e hora: dia 17 de Agosto de 2012 (Sexta-feira), pelas 9:30 horas.Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80º do Decreto-Lei n.º74/99/M, e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apresentados no concurso.

14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo:Local: Departamento de Edificações Públicas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 17º andar, Macau;Hora: horário de expediente (Das 9:00 às 12:45 horas e das 14:30 às 17:00 horas)Na Secção de Contabilidade da DSSOPT, poderão ser solicitadas cópias do processo de concurso ao preço de $3 700,00 (três mil setecentas patacas).

15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação:- Preço razoável 60%;- Plano de trabalhos 10%;- Experiência e qualidade em obras 18%;- Integridade e honestidade 12%.

16. Junção de esclarecimentos:Os concorrentes poderão comparecer no Departamento de Edificações Públicas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 17º andar, Macau, a partir de 18 de JULHO de 2012 (inclusivé) e até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Macau, aos 28 de Junho de 2012.

O Director dos Serviços Jaime Roberto Carion

Page 9: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

9regiãoquarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

Tailândia Dez mortosem acidente de autocarroDez pessoas morreram e 17 ficaram feridas na terça-feira na sequência de um acidente sofrido por um autocarro turístico que se dirigia para a ilha tailandesa de Koh Samui, informou a polícia. De acordo com as autoridades locais, o acidente ocorreu na província tailandesa de Surat Thani depois do rebentamento de um pneu do autocarro, que acabou por embater contra um poste de electricidade. A polícia tailandesa indicou que entre as vítimas encontram-se dois indianos, além de tailandeses, incluindo o condutor do autocarro.

Japão Sismo de magnitude 5,4 em TóquioUm sismo de magnitude 5,4 foi ontem registado em Tóquio, no leste do Japão, não havendo, para já, registo de vítimas ou danos, informou a Agência Meteorológica japonesa. O tremor de terra ocorreu às 11:31 locais, teve o seu epicentro a uma profundidade de 100 quilómetros na região de Tóquio e não representa qualquer risco de tsunami, de acordo com as autoridades japonesas.

Índia Mais de 80 mortos devido às cheiasMais de 80 pessoas morreram no estado de Assam, no nordeste da Índia, devido às piores cheias da última década, que forçaram a retirada de dois milhões de pessoas das suas casas, informaram as autoridades indianas. Cerca de meio milhão de pessoas está a viver em 770 campos de refugiados que foram montados no Estado de Assam, disse o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, aos jornalistas na segunda-feira em Gauhati, capital de Assam.

Taiwan Justiça ilibapolítico de corrupçãoA ex-vice-presidente de Taiwan Annette Lu e um antigo assessor da presidência de Chen Shui-bian foram ilibados das acusações de corrupção e falsificação por um tribunal da ilha. Lu e Yu Shyi-kun foram acusados em 2007 de alegadamente abusarem das suas posições para reclamarem milhões de dólares de Taiwan em despesas com recibos falsos. “Lu e Yu foram ilibados, uma vez que o Ministério Público não conseguiu provar que estes usaram as suas posições para cometerem burla ou fraude”, refere o tribunal de Taipé em comunicado hoje divulgado. Chen Sui-bian está a cumprir uma pena de 17 anos e seis meses de prisão por corrupção.

Coreia do Sul Governovai contratar hackers O Governo sul-coreano vai contratar e formar seis jovens hackers para combater as frequentes ameaças à segurança cibernética do país, informou o Ministério da Economia e Conhecimento de Seul. “Melhor dos Melhores” é a designação do programa através do qual o Governo vai seleccionar seis hackers e no qual investirá 1,32 milhões de euros. Já foram seleccionados 60 entre um total de 238 piratas informáticos que se candidataram, todos estudantes do ensino secundário e universitário. Os seis que serão escolhidos terão direito a uma bolsa de estudo avaliada em cerca de 14 mil euros, a oportunidade de estudar no estrangeiro e entrarão na base de dados de recursos humanos da Agência Nacional de Informações e da polícia sul-coreanas.

O presidente da Associação Social--Democrata Timorense (ASDT), João Correia, candidato às le-gislativas de sábado, disse em

entrevista à agência Lusa que o partido quer o povo de Timor-Leste livre. “A ASDT está comprometida com o progresso do povo Maubere para ter condições de vida melho-res. Queremos fazer com que o povo sinta que é livre de qualquer tipo de escravidão.”

Segundo o presidente da ASDT, a es-cravidão refere-se ao facto de Timor-Leste ainda continuar “debaixo das potências es-trangeiras”, do dólar, e porque o povo ainda sofre de muitas carências que o impedem de ter bem-estar. “A ASDT quer o bem-estar do povo. O bem-estar implica muita coisa. É ter acesso a todos os privilégios do Estado como comer, beber, vestir, acesso à saúde.”

Segundo João Correia, durante a cam-panha eleitoral para as legislativas de sá-bado, que termina na quarta-feira, a ASDT comprometeu-se a dar um modo de vida mais digno à população.

O partido viveu nos últimos meses um problema de liderança que ficou sanado com a decisão do Tribunal de Recurso de Timor-Leste de entregá-la João Correia. Questionado sobre se os problemas internos prejudicaram o partido, admitiu que o elei-torado da ASDT dispersou, mas que muitos estão a regressar.

Em 2007, a ASDT obteve o terceiro lugar nas legislativas, com uma coligação com o Partido Social-Democrata (PSD), acabando por integrar o governo liderado por Xanana Gusmão.

Sobre o futuro, João Correia admitiu à Lusa que a ASDT está preparada para

O ditador da Coreia do Norte Kim Jong-Il, que morreu

em 2011, ordenou aos cientistas do país a construção de “uma enorme quantidade” de bombas de urânio, de acordo com docu-mentos internos do regime, diz hoje a imprensa japonesa.

Segundo os jornais Tokyo Shimbun e Mainichi Shimbun, a ordem de construção do arsenal de bombas de urânio incluiu-se numa quantidade de documentos que, alegadamente, o regime dis-tribuiu em Fevereiro à liderança do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o veículo através do qual a família Kim governa o país.

Pyongyang sempre garantiu à comunidade internacional que só enriquecia urânio para uso civil, de produção de energia, apesar das suspeitas internacionais de que o

Presidente da ASDT quer o povo timorense com acesso aos direitos básicos

“Livres da escravidão”

Kim Jong-Il terá encomendado construção de arsenal de bombas

Os desejos nucleares de Pyongyang

trabalhar num governo de coligação pós--eleitoral com os partidos favoritos a vencer o escrutínio, que considerou serem a Frente Revolucionária do Timor-Leste Indepen-dente (Fretilin) ou o Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT).

QUASE PADREJoão Correia, que faz 50 anos em Novembro, foi levado para a política pelo primeiro Pre-sidente de Timor-Leste Xavier do Amaral, depois de desistir de ser padre para perpetuar o nome da família.

Nascido no distrito de Bacau, a leste de Díli, a 10 de Novembro de 1962, João André Avelino Correia fez os estudos elementares naquela cidade, tendo depois completado o ciclo preparatório com os padres salesianos.

No período que antecedeu a revolução de Abril de 1974, em Portugal, e até 1975 deixou de estudar por causa da luta pela independência de Timor-Leste.

Com a invasão indonésia de Timor-Leste em 1975, regressou aos estudos. “Rendi-me aos indonésios e voltei a estudar e acabei o secundário e depois caí na tentação de seguir a carreira de padre.”

Depois de uma experiência de dois anos, foi para Jacarta, capital indonésia, onde fez os estudos e regressou a Timor-Leste para o estágio espiritual. Nas Filipinas, fez os estudos teológicos e acabou por ser ordenado padre.

Já em 2004, e depois da restauração da independência do país, colocou-se a ques-tão de perpetuar o nome da família Correia (através da descendência), porque o irmão do actual presidente da ASDT também é padre, estando no Vaticano. “Fiz um pedido

a Roma e fui dispensado, depois fui convi-dado por Xavier do Amaral para integrar o partido”, disse João Correia, casado e pai de dois filhos.

À Lusa lembrou as palavras de Francisco Xavier do Amaral, que morreu no início deste ano, quando o convidou a integrar a ASDT: “vamos de mãos dadas tomar conta deste partido”. “Agora sou presidente”, conclui.

objectivo do regime da Coreia do Norte era a produção de bombas.

O documento, segundo os jornais japoneses, descreve em detalhe diferentes políticas públicas norte-coreanas e refere que Kim Jong-Il, que governou o país até à morte, em Dezem-bro do ano passado, mandou produzir bombas de urânio e de plutónio.

A documentação faz também referência às inspecções nas

unidades de enriquecimento de urânio norte-coreanas feitas por peritos dos Estados Unidos em Novembro de 2010, que se seguiram a testes realizados em 2006 e 2009. “Os Estados Uni-dos e outras forças hostis quei-xavam-se de que nós estamos a produzir urânio para fazer armas nucleares”, diz o documento, segundo o Mainichi Shimbun.

“Para dizer a verdade (disse o falecido líder) nós não estamos à espera de que se desenvolva a tecnologia de enriquecimento de urânio para que possa ser utilizado pelas indústrias civis”, descreve o jornal, citando a mesma documentação.

ESTRATÉGIA PARA MANTERO Mainichi Shimbun refere que o documento foi usado pela liderança norte-coreana para

deixar claro aos quadros do partido que o novo líder, Kim Jong-Un, herdou do pai, Kim Jong-Il, a estratégia de desen-volvimento de armas nucleares, para proteger o regime, a única dinastia estalinista do mundo.

“De um ponto de vista mili-tar, é óbvio que deveríamos usar o plutónio e o urânio altamente enriquecido para fazer bombas atómicas” afirma, segundo o jor-nal, a documentação do regime, que acrescenta que Kim Jong-Il deu à hierarquia norte-coreana a “tarefa concreta de desenvol-verem uma quantidade enorme de armas nucleares”.

O jornal Tokyo Shimbun, por seu lado, escreve que esta é a primeira vez que vêm a público instruções explícitas de Kim Jong-Il quanto ao desenvolvi-mento de armas nucleares.

Page 10: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

10 publicidade quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

Page 11: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

11publicidadequarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 2/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de géneros alimentícios aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 24 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 25 de Julho de 2012, às 10:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Data, hora e local de Entrega das amostras:Dia 17 de Setembro de 2012, às 09:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $15,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaadjudica-ção de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: a) Preço – 40 % b) Qualidade do produto a fornecer – 45% c) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–15%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos.

A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 3/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de água engarrafada para beber aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 25 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 26 de Julho de 2012, às 10:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $10,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaad-judicação de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: a) Preço – 40 % b) Certificaçãodequalidade–20% c) Condições de armazenagem e transporte do produto a fornecer – 25% d) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–15%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos.

A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 4/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de artigos de limpeza aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 20 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 23 de Julho de 2012, às 15:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Data, hora e local de Entrega do concurso:Dia 20 de Agosto de 2012, às 09:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $10,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaadjudica-ção de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: a) Preço – 40 % b) Qualidade do produto a fornecer – 45% c) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–15%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos.

A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 1/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de artigos e componentes para veículos aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 20 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 23 de Julho de 2012, às 10:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Data, hora e local de Entrega das amostras:Dia 7 de Setembro de 2012, às 09:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $10,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaadjudica-ção de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: a) Preço – 40 % b) Qualidade do produto a fornecer – 45% c) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–15%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos.

A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Page 12: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

ESPUMANTE CHINÊS PARA CELEBRAR Tadeu Soares, embaixador português na China, Paulo Portas e Liu Zhenya, líder do grupo da State Grid, no brinde a celebrar o acordo.

HOJE

MAC

AU

12 quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.moreportagem

Um acordo de 120 milhões une ainda mais a REN e a State Grid

A nossa!`A gigante chinesa coloca mais um volumoso investimento em Portugal, para criar um centro de Engenharia. Paulo Portas capitaliza assim um bom negócio para Portugal, logo nos primeiros dias de visita

Page 13: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

ESPUMANTE CHINÊS PARA CELEBRAR Tadeu Soares, embaixador português na China, Paulo Portas e Liu Zhenya, líder do grupo da State Grid, no brinde a celebrar o acordo.

HOJE

MAC

AU

13quarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo reportagem

ALGUNS eram apanhados de surpresa. “Desculpe, afaste-se”,

diziam os guardas em chinês à medida que abriam caminho. Integrados na operação de segurança que acompanha a comitiva do ministro Paulo Portas, os seguranças iam marcando o espaço em frente por onde o ministro ia passando no Templo do Céu, primeira visita do dia em Pequim.

O templo onde o Imperador se di-rigia no Ano Novo Chinês, para pedir boas colheitas, é a única construção imperial que faz parte da agenda apertada da passagem do ministro pela capital chinesa.

Paulo Portas é a primeira visita de um membro do actual governo por-tuguês à capital chinesa. Curiosos, os turistas chineses e alguns estrangeiros aproveitavam para tirar fotos da figura pública que passava.

Atento à tradução em português sobre o significado do templo do Céu, uma construção da dinastia Ming, o ministro ia trocando alguns sorrisos de simpatia com as pessoas que o viam passar. A manhã de sol escaldante não desmotivou os mi-lhares de visitantes que estavam no Templo logo de manhã cedo, alguns

mais atentos à comitiva que passava.Como disse no primeiro dia da visita

em Xangai, a importância inegável da China no presente e no futuro faz desta passagem pelo país mais uma certeza nas relações sino-portuguesas.

POLÍTICO EXPERIENTEDo templo do Céu, o ministro seguiu para o primeiro encontro oficial em Pequim com o seu homólogo, Yang Jiechi. No discurso de abertura, o ministro dos negócios estrangeiros chinês fez questão de elogiar Paulo Portas como um “político de grande experiência”. O ministro Yang Jiechi disse ainda reconhecer o esforço que Paulo Portas e o actual governo por-tuguês estão a fazer para implementar a reforma económica e fez votos pelo “sucesso das reformas”.

Nas primeiras palavras do discur-so, Portas realçou a “parceria estraté-gica” que existe com a China e frisou que não há memória de conflitos entre os dois países, que têm uma relação de séculos.

Portugal assinou com a China em 2005 um acordo de “parceria estraté-gica global”, um passo que foi dado com poucos países europeus.

Maria João Belchiorem Pequim

UM investimento de 120 milhões de patacas em Portugal para um centro de Engenharia que vai

unir a REN e a gigante chinesa State Grid. Assinado em Pequim no primeiro dia na capital, um dos memorandos entre as duas empresas abre novo passo para a cooperação. No final, o ministro Paulo Portas disse ter sido um dia muito produtivo. “Esta visita é um investimento no futuro, mas também uma resposta ao presente.”

A State Grid assinou a intenção de abrir em Portugal um centro tecnológico, assente no avultado investimento. “Um espaço de cola-

boração para as empresas portugue-sas, universidades e estudantes nas áreas de energia onde Portugal é mais competitivo e moderno.”

Com dois memorandos na lista do que foi assinado em Pequim, a State Grid e a REN aprofun-daram laços para a cooperação. “Portugal é um país extremamente interessante para fazer parcerias”, sublinhou o ministro. Um plano de consultoria técnica foi também as-sinado entre as duas empresas, que vão focar-se em temas de energia no Brasil. Para Portas, esta inten-ção, agora em papel, representa oportunidades de trabalho para técnicos, cientistas e estudantes portugueses. “Numa economia global é preciso vincar aquilo que um país pode ter para oferecer,

Primeira visita em Pequim

Um dia diferenteno templo do Céu

de acordo com a sua reputação histórica e de acordo com a sua vanguarda económica.”

Portugal foi apresentado pelo mi-nistro como um país universal. “Os por-tugueses foram sempre construtores de pontes, de diálogos, de entendimentos com culturas diferentes.”

PRIMEIRO PASSOParte do primeiro memorando assi-nado, o centro de tecnologia que vai abrir em Portugal é uma forma de dinamizar tanto o sector energético como o próprio mercado de traba-lho. “Este centro está pensado para a colaboração entre universidades e empresas e com certeza que vai ter bolsas, estágios e significar oportunidades.” O factor humano da competência, que Paulo Portas

disse existir em Portugal, vai fazer a diferença.

A reunião, que durou mais de uma hora, foi, segundo Portas, muito produtiva. Salientando o tamanho da empresa State Grid, presente em todas as regiões da China, anunciou que o gigante da energia chinesa co-meçou a importar vinho português. “Descobriram a qualidade do vinho português quando começaram a fazer as negociações da privatização da REN.” A State Grid comprou este ano ao Estado português 25% do capital da REN num valor total de 287 milhões de Euros.

Segundo anunciou o ministro no final do encontro, a empresa já fez as primeiras encomendas de vinho e “quer fazer muito mais”. Além do investimento em vinho português,

a empresa quer também começar a investir no ramo do azeite português. A ideia de explorar um novo mercado de consumidores chineses abre-se como mais uma oportunidade que o ministro considerou que esta visita trouxe.

O brinde final da assinatura dos memorandos foi feito com champa-nhe da marca Changyu, uma holding chinesa que há muito se dedica à produção de vinho. O “ganbei”, brinde no formato chinês, feito entre os representantes dos dois lados, teve desta vez um sabor mais chinês. Questionado se gostaria mais de ter brindado com um vinho nacional, o ministro respondeu “gostaria de ter visto por exemplo vinho do Porto, mas garanto que da próxima vez já será assim.”

Page 14: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

14 vida quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

Cecília [email protected]

OS deputados da Asso-ciação Novo Macau Democrático, Ng Kuok Cheong, Paul Chan Wai

Chi e Au Kam Sam, entregaram uma carta ao Chefe Executivo, Fer-nando Chui Sai On, a propor que o Governo empreste um pedaço de terra à Associação de Protecção aos Animais Abandonados de Macau (APAAM) para que esta a use, com a ajuda da Fundação Macau, para a construção de um novo centro de abrigo para os animais.

Os democratas afiram ainda que o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) pode, e deve, cooperar com a APAAM, oferecen-do o melhor local para a instalação do centro, bem como a parcial capta-ção de recursos humanos e materiais para a APAAM poder cuidar dos animais convenientemente.

A RAZÃO DE MUDANÇANa missiva a Chui Sai On, os três deputados relembraram que o proprietário do prédio onde a APAAM estava sediada obrigou a associação a mudar-se porque os restantes inquilinos não gostavam do cheiro e do barulho provocado pelos animais. Como a APAAM

O aumento do nível dos oceanos não poderá

ser contrariado nos próxi-mos séculos mesmo que haja cortes profundos nas emissões de gás e que a tem-peratura do planeta abaixe, afirma um novo estudo de cientistas ambientais. Os investigadores alertam, porém, que o processo pode ser desacelerado.

Há vários estudos que mostram o papel dos gases de efeito estufa no aumento da temperatura do planeta. Esses gases foram respon-sáveis pelo aumento de 0,17°C por década de 1980 a 2010 e pelo aumento de 2,3 milímetros do nível do mar por ano de 2005 a 2010.

A elevação do nível dos oceanos ameaça cerca de um décimo da população mundial, entre estas pessoas que moram em ilhas sob risco de inundação, como locais do Caribe e da região do Pacífico na Ásia.

Mais de 180 países negociam um pacto global para 2020 que vai forçar o corte de emissões para limitar o aquecimento a

CTT NO LEAL SENADO• Devem estar ali há anos, mas apenas ontem reparei que as baias de segurança junto ao prédio dos Correios de Macau têm ainda a antiga sigla dos CTT – Correios de Portugal. Tem piada, são os resquícios do império... da outra ponta.Porque Macau sã assi mas também sã assado

Foto: Gonçalo Lobo Pinheiro

Novo Macau entrega a carta a Chui Sai On sobre protecção animal

Governo com responsabilidades

Parar aumento do nível dos oceanos é impossível, dizem cientistas

Nem neste século Macau Sã Assado

é um organização sem fins lucra-tivos, a mudar de local, mais de quatrocentos animais estão em risco de ficar sem casa e isso pode ser, segundo os democratas, algo de muito preocupante.

PROPOSTA PARA O NOVO ENDERENÇOAo Governo, os Ng Kuok Cheong, Paul Chan Wai Chi e Au Kam Sam apontaram que o Governo tem responsabilidade para com os ani-mais, bem como deve ser mediador no conflito entre a associação e o proprietário.

Como tal, os democratas, querem que o Governo ceda um terreno, como já fez com outras associações, na zona de Coloane, longe das áreas residenciais. “É preciso procurar um ambiente adequado para os animais. Macau não pode ser só conhecido no mun-do como uma terra de casinos. É preciso que as pessoas saibam que o território tem um lado harmonio-so”, referiram os deputados.

menos de 2°C neste século - uma meta que, segundo os cientistas, é o mínimo para evitar efeitos catastróficos.

Mas mesmo se os mais ambiciosos objectivos fo-rem atingidos, não serão suficientes para fazer com que o nível dos ocea-nos pare de subir devido à expansão térmica dos mares, afirmam cientistas do Centro de Pesquisas Atmosféricas dos Estados Unidos, da Central do Cli-ma americana e do Centro de Pesquisas do Clima da Austrália. “Mesmo com uma mitigação agressiva,

que limitaria o aqueci-mento global a menos de 2°C acima dos valores pré-industriais até 2100, e com o aumento natural da temperatura nos séculos XXII e XXIII, o nível dos mares continuaria a subir depois de 2100”, afirma o estudo, publicado no jornal Nature Climate Change.

CORTESAPENAS REDUZEMMesmo que a temperatura da superfície do oceano caia, o calor ainda seria conservado sob a água, provocando o aumento dos

níveis das águas. A situação da temperatura e o degelo das calotas polares são apenas mais um dos facto-res que contribuem para o problema.

Os cientistas calcularam que se os cortes de emissões foram capazes de reduzir as temperaturas globais em 0,83°C até 2100 e 0,55°C até 2300, o nível dos oceanos ainda aumentará até 14,2 centímetros até 2100 e até 24,2 centímetros até 2300 - isso por causa da expansão térmica.

Por outro lado, se as emissões forem pouco reduzidas, as temperaturas poderiam subir até 3,91°C até 2100 e os nível da água poderia aumentar 32,3 cen-tímetros no primeiro século, chegando a quase 140 cen-tímetros 200 anos depois. “Embora o aumento do nível dos oceanos não pos-sa terminar nos próximos séculos, é possível desace-lerar o processo, ganhando tempo para que as medidas de adaptação necessárias sejam tomadas”, dizem os investigadores.

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 15: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

15vidaquarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

ENTROU em vigor este domingo na Califórnia a proibição de venda em restaurantes de um afa-

mado produto francês: o foie gras. A partir de agora, todos aqueles que insistirem em vender fígado gordo de pato ou ganso ficam sujeitos ao pagamento de uma multa de mil dólares (789 euros).

A 1 de Julho entrou em vigor uma lei que proíbe a produção e venda de foie gras na Califórnia. Este produto consegue-se através da alimentação forçada de patos ou gansos, que desenvolvem um fígado muito gordo, uma prática considerada desumana pelas au-toridades californianas.

Esta proibição tinha já sido decretada em 2004 pelo então go-vernador Arnold Schwarzenegger, mas só agora entrou em vigor, uma vez que as autoridades decidiram dar à principal produtora estatal de foie gras – a empresa Artisan So-noma Foie Gras – alguns anos para poder reconverter o seu negócio.

Muitos dos proprietários de restaurantes afirmam que nos dias anteriores à proibição houve um grande aumento do consumo de foie gras, em jeito de despedida daquele produto gourmet.

Esta é a única proibição do género nos EUA, apesar de Chicago também já ter tido uma semelhante durante alguns anos, antes de a reverter.

DEFENSORESDOS ANIMAIS SATISFEITOSA medida deixou, como seria de esperar, os defensores dos animais

muito satisfeitos. Jennifer Fearing, da organização Humane Society, indicou à ABC que apoia esta lei californiana porque considera que alimentar animais à força através de um tubo a fim de aumentar o fígado é “fundamentalmente desumano”.

A organização PETA (People for the Ethical Treatment of Ani-mals) colocou recentemente onli-ne uma lista das cinco principais razões para se banir o foie gras em todo o território norte-americano. A lista é acompanhada de uma série de fotografias que dão conta da crueldade a que são sujeitos os animais que dão origem a este produto gourmet.

Alguns produtores argumen-tam, porém, que essas imagens são oriundas de quintas não re-gulamentadas e, de acordo com o site da empresa Artisan Sonoma Foie Gras, as aves oriundas de quintas legais são sempre muito bem tratadas e andam à solta praticamente toda a vida.

Alguns restaurantes encontra-ram maneira de dar a volta a esta proibição decidindo que os clien-tes poderão levar o seu próprio foie gras e que os chefs se encarregarão de o cozinhar no local.

FRANCESES REVOLTADOSPor seu lado, a indústria de foie gras francesa - principal produtora mundial - ficou revoltada contra esta proibição, afirmando que irá avaliar quais os recursos que tem ao seu alcance para combater esta medida que afecta a imagem de

um produto que foi considerado pela Unesco como património gastronómico francês, avança o Le Monde. “É um assunto que pode parecer anedótico, mas que deve ser levado muito a sério”, comentou uma fonte diplomática francesa ao Le Monde.

O assunto chegou mesmo ao ministério dos Negócios Estran-geiros, que “lamenta” esta decisão. “Após sete anos, as autoridades francesas vão intervir junto das autoridades californianas para que renunciem à sua posição”, sublinhou a tutela.

Os produtores estão furiosos e uma das medidas de reacção que propõem é um boicote aos vinhos da Califórnia, indica o mesmo jornal. “Estamos a estudar os recursos possíveis”, indicou ao Le Monde a delegada-geral do Comité Interprofissional do foie gras francês, Marie-Pierre Pé. “No plano económico, a incidên-cia dessa proibição não é muito importante. É mais uma questão de imagem (...) A Califórnia é um estado onde as tendências nascem”.

Marie-Pierre Pé indicou ainda que esta foi uma lei votada “sob a pressão das associações de pro-tecção animal” e invocou uma incompreensão entre o Estado mais povoado dos EUA e a tra-dição gastronómica francesa. “É uma questão de choque cultural. Quem é que poderá imaginar a França a proibir o ketchup ou os hambúrgueres?”, acrescentou a mesma responsável.

HOJE já existem quatro crias de lince-ibérico

na reserva espanhola de Guarrizas, na Andaluzia. A fêmea, Granadilla, nascida do centro La Olivilla em Jaén, foi reintroduzida em 2010 e tornou-se o primeiro caso de reprodução em liber-dade de um animal criado em cativeiro.

As crias, que nasceram no final de Março, foram encontradas pelos técnicos do projecto LIFE Lince em Junho. Nesta altura já ultrapassaram a idade crítica e estão em boas condições físicas, segundo um comuni-cado publicado no site oficial do projecto. Granadilla foi a primeira fêmea nascida em cativeiro e libertada na na-tureza, mais concretamente no vale do rio Guarrizas, em 2010.

Califórnia diz não ao fígado gordo de pato ou ganso

“Adieu ao foie gras”

Nasceram quatro crias de lince-ibérico em liberdade na Andaluzia

Contra a extinçãoOs técnicos da Junta de

Andaluzia consideram que a descoberta destas quatro crias é um enorme impulso para o estabelecimento da espécie na área, sendo que um rápido crescimento do populacional é essencial para alcançar as metas do programa.

Desde 2002, o lince--ibérico (Lynx pardinus) está classificado como criticamente em perigo de extinção na Lista Verme-lha da UICN. A redução drástica das populações de coelho-bravo, a sua principal presa, por cau-sa de duas doenças, a mixomatose (surgida na década de 1950) e a febre hemorrágica viral (década 1980), é apontada como a maior ameaça ao lince. Mas não a única. A sua

situação é explicada ainda pela destruição do habitat - o matagal mediterrânico -, pela perseguição directa e por atropelamentos.

O último censo na An-daluzia, de 2011, estima que vivem em liberdade 312 linces-ibéricos, mais 37 animais do que no ano anterior e mais 218 do que em 2002, ano em que apenas restavam 94 linces. Neste momento, a saída do lince-ibérico da lista das espécies criticamente em perigo de extinção está a ser ponderada pela União Internacional para a Conservação da Natu-reza (UICN), devido aos esforços de conservação na Andaluzia. Se o estatuto mudar, o lince-ibérico pas-sará para espécie em perigo de extinção.

Page 16: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

16 publicidade quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 5/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de artigos de escritório e de filmes aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 23 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 24 de Julho de 2012, às 10:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Data, hora e local de Entrega do concurso:Dia 24 de Agosto de 2012, às 09:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $15,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaadjudica-ção de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: a) Preço – 40 % b) Qualidade do produto a fornecer – 45% c) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–15%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos.

A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 6/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de combustíveis aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 25 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 26 de Julho de 2012, às 15:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $10,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaadjudica-ção de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: 1) Gasolinas e “Light Diesel Oil”: a) Preço – 55 % b) Acessibilidade dos postos abastecedores– 35% c) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–10%2) Gasóleo pesado e gás butano: a) Preço – 70 % b) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–30%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos. A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 7/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de material de construção aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 23 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 24 de Julho de 2012, às 15:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Data, hora e local de Entrega das amostras:Dia 26 de Setembro de 2012, às 09:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $10,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaadjudica-ção de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: a) Preço – 40 % b) Qualidade do produto a fornecer – 45% c) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–15%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos.

A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Direcção dos Serviços de Finanças- Concurso Público nº 8/CP/DSF-DGP/2012 -

Objectivo:Fornecimento de artigos ecológicos aos Serviços da Administração Pública da RAEM durante o ano de 2013.

Prazo e local de entrega das propostas:Dia 24 de Julho de 2012, até às 17:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. “Finanças”, Departamento de Gestão Patrimonial - 8º andar - sala nº 810

Data, hora e local de Abertura do concurso:Dia 25 de Julho de 2012, às 15:00 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Data, hora e local de Entrega das amostras:Dia 4 de Outubro de 2012, às 09:30 horas Avenida da Praia Grande, nºs 575, 579, 585, Edf. Finanças - Auditório da Cave

Caução Provisória:Valor: MOP $10,000.00Modo de prestação: garantia bancária ou depósito em dinheiro: - para prestação mediante garantia bancária deve apresentar documento conforme o modelo constante do ANEXO IV do Programa dos concursos; - para prestação através de depósito de dinheiro, deve ser solicitada a respectiva guia de depósito no Departamento de Gestão Patrimonial destes Serviços e posteriormente proceder ao depósito no banco indicado.

Consulta do Programa do Concurso, do Caderno de Encargos e da Relação dos artigos a adquirir:a) Durante o horário normal de expediente, na Sala nº 810 do Departamento de Gestão Patrimonial (8º andar) do Edf. Finanças Preço das cópias dos referidos documentos e respectivo suporte informático: MOP $ 50.00; ou por b) TransferênciagratuitadeficheirospelaInternetnaHome page da DSF (website: http://www.dsf.gov.mo)

Critérios da adjudicação:Oprazoeascondiçõesdefornecimentodecadaproduto,nesteconcurso,definidosnoProgramadosconcursos,eaadjudica-ção de cada fornecimento é feita ao concorrente que apresenta a melhor proposta, sendo esta avaliada segundo os seguintes parâmetros e percentagens: a) Preço – 40 % b) Qualidade do produto a fornecer – 45% c) Eficiênciademonstradaemfornecimentosidênticosnosúltimos3anos–15%

Tempestade:Em caso de encerramento destes serviços por motivos de tempestade ou outras causas de força maior, o termo do prazo de entrega das propostas, a data e a hora estabelecidas de abertura do concurso serão transferidos de acordo com os pontos nºs 5.6.3 e 7.1 do Programa dos concursos.

A Directora dos Serviços, Subst.º Iong Kong Leong

Page 17: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

17publicidadequarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIO [N.º210/2012]

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares seleccionados da lista de espera de habitação económica abaixos mencionados:

N.º do boletim de candidatura Nome N.º do boletim de

candidatura Nome

101019 LEONG SIO FAI 95912 SI SAN SAN

Em virtude de não existirem fracções disponíveis de tipologia T0IV ou T4 e fracções disponíveis da tipologia a que têm direito no local a que se candidataram, mas há outras fracções da mesma tipologia disponível em Coloane, de acordo com os termos dos n.ºs 6, 7, e 8 do artigo 60.º da Lei n.º 10/2011 (Lei da habitação económica) e do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 26/95/M, de 26 de Junho, o Instituto de Habitação (IH) informa os representantes dos agregados familiares acima referidos, através de ofícios, para se dirigirem pessoalmente ao IH, sita na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau (perto da Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte), no dia 23 de Julho de 2012, às horas fixadas nos respectivos ofícios, para escolha das fracções de habitação económica disponíveis de T3 na zona de Coloane.

Nessa altura, os agregados familiares da lista de espera acima referidos devem apresentar os documentos comprovativos (originais e cópias) abaixo mencionados, para efectuar a nova verificação dos requisitos da candidatura da aquisição de habitação económica. Caso as respectivas informações afectem os actuais requisitos da aquisição de fracção ou existirem mudança da composição dos agregados familiares acima referidos, este Instituto irá suspender, imediatamente, o procedimento da escolha de habitação económica:

1. Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar e os seus cônjuges (caso houver) registados no boletim de candidatura de habitação económica.

2. Prova de casamento (aplicável aos indivíduos casados. Caso tenha entregue ao IH, nos últimos três meses, não é necessário a entregar de novo).

3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamente preenchidos e assinados.

De acordo com os termos do n.º 2 do artigo 13.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002, caso os agregados familiares da lista de espera acima referidos não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, por motivo não justificado, implica a perda do direito de escolha e passagem automática para o último lugar da lista geral; ou após a apreciação dos dados apresentados, verifique que não reunirem com os requisitos da candidatura, os agregados familiares seleccionados serão excluídos na lista geral.

No intuito de proporcionar os agregados familiares seleccionados para terem mais conhecimentos sobre as informações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente os ofícios enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio bonificado, pontos de observação, informações sobre a fracção de modelo. Caso os agregados familiares seleccionados não tenham recebidos os ofícios remetidos pelo IH, até sete dias antes da data fixada, poderão dirigir-se ao IH sito na Travessa Norte do Patane n.º 102, Ilha Verde, Macau) ou consultar através do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

A Presidente Subst.a,

Kuoc Vai Han

3 de Julho de 2012

ANÚNCIO [N.º211/2012]

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares seleccionados da lista de espera de habitação económica abaixos mencionados:

N.º do boletim de candidatura Nome N.º do boletim

de candidatura Nome

116909 WONG KAI LEONG 107740 NG MAN CHON71433 CHAN CHI SAN 86270 SI TAK CHIO

105786 PANG CHONG HENG 98340 IP LAI WA101553 IUN CHEK FAI 74286 LEI CHENG113483 LEI KUONG WA 90251 CHEUNG CHI LOK52540 CHAN CHI KEONG 111778 CHAO CHI WAI

105960 NG SAO LAN 77314 WONG UN U103147 HONG KA MAN 82256 MOK CHENG IN100169 LEI PENG KAN 107543 LEI WAI KIN105696 HOI IN WA 86299 LEI HIO LAM71472 LIN HSIEN CHUO 102487 DANIELA WONG66555 SIO IM MAN 118974 HONG LAI KENG66586 LAM CHON HONG 66302 LEONG IOK LENG79494 CHAN WAI I 127748 WONG KAM MAO56513 TOU VAI MENG 107996 VAI POU SAN80579 CHAU MEI CHAN 95195 CHEANG KA MAN

106084 SOU CHENG TAO 77975 LEONG CHI MENG79765 CHEANG IOC VA 52975 LO PEK IAN

118911 TAM SOU HA ALIAS TAM FOK CHOI 96366 CHAO TOU LAI

84279 LEI OI LIN 113237 WONG UN CHI95254 CHONG PENG KIT 110490 HONG IN KAI86778 HO LEONG HOU 110750 NG LAI KUN110517 TAM UN LENG 61342 IEONG CHEONG SAO103675 KUOC WAI HONG 89961 IEONG HENG IP83311 WONG CHONG MAN 102756 AO IEONG KIN HOU

119568 PANTOJA ILUMINADA SACDALAN

Em virtude de não existirem fracções disponíveis da tipologia no local a que se candidataram, mas há outras fracções da mesma tipologia disponível em Coloane, de acordo com os termos do n.º 8 do artigo 60.º da Lei n.º 10/2011 (Lei da habitação económica) e do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 26/95/M, de 26 de Junho, o Instituto de Habitação (IH) informa os representantes dos agregados familiares acima referidos, através de ofícios, para se dirigirem pessoalmente ao IH, sita na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau (perto da Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte), no dia 23 de Julho de 2012, às horas fixadas nos respectivos ofícios, para escolha das fracções de habitação económica disponíveis de T3 na zona de Coloane.

Nessa altura, os agregados familiares da lista de espera acima referidos devem apresentar os documentos comprovativos (originais e cópias) abaixo mencionados, para efectuar a nova verificação dos requisitos da candidatura da aquisição de habitação económica. Caso as respectivas informações afectem os actuais requisitos da aquisição de fracção ou existirem mudança da composição dos agregados familiares acima referidos, este Instituto irá suspender, imediatamente, o procedimento da escolha de habitação económica:

1. Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar e os seus cônjuges (caso houver) registados no boletim de candidatura de habitação económica.

2. Prova de casamento (aplicável aos indivíduos casados. Caso tenha entregue ao IH, nos últimos três meses, não é necessário a entregar de novo).

3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamente preenchidos e assinados.

De acordo com os termos do n.º 2 do artigo 13.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002, caso os agregados familiares da lista de espera acima referidos não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, por motivo não justificado, implica a perda do direito de escolha e passagem automática para o último lugar da lista geral; ou após a apreciação dos dados apresentados, verifique que não reunirem com os requisitos da candidatura, os agregados familiares seleccionados serão excluídos na lista geral.

No intuito de proporcionar os agregados familiares seleccionados para terem mais conhecimentos sobre as informações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente os ofícios enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio bonificado, pontos de observação, informações sobre a fracção de modelo. Caso os agregados familiares seleccionados não tenham recebidos os ofícios remetidos pelo IH, até sete dias antes da data fixada, poderão dirigir-se ao IH sito na Travessa Norte do Patane n.º 102, Ilha Verde, Macau) ou consultar através do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

A Presidente Subst.a,

Kuoc Vai Han

3 de Julho de 2012

Page 18: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

18 cultura quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

PUB

www. iacm.gov.mo

Aviso

Devendo o sistema do teleférico da Colina da Guia ser submetido, de 9 a 16 de Julho de 2012, à regular inspecção de segurança anual, o mesmo se encontrará encerrado ao público. Pelo incómodo causado, pedimos sinceras desculpas.

Macau, 21 de Junho de 2012.

O Presidente do Conselho de Administração, SubstºLei Wai Nong

O Centro Cultu-ral de Macau (CCM) apresen-ta “Branco” uma

série de espectáculos para crianças que vem da Escócia e sobe ao palco do Pequeno Auditório de 5 a 8 de Julho.

Com o cunho da pre-miada companhia Cathe-rine Wheels, esta peça foi especialmente concebida para miúdos entre os 2 e os 4 anos. Seja como for, o CCM alerta que “tanto os pais como as crianças são bem-vindos a um pequeno mundo habitado por dois amigos”.

Nesse mundo tudo é branco, limpo e ordeiro. Mas um dia, de súbito, tudo muda quando as outras cores

ESTÁ anunciado para Agosto o ecrã mais fino do mundo. Uma equipa de

cientistas da Universidade de Tóquio de-senvolveu um composto à base de sabão e outras substâncias vulgares que permite a passagem da luz. A disposição das bolhas permitirá reproduzir em 3D e holograma.

Quando a tecnologia led está a impor--se, prometendo qualidade de imagem a um consumo mais baixo, uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, promete revolucionar o mundo dos televisores e dos monitores quando anunciar, em agosto, o ecrã mais fino do mundo. A surpresa será ainda maior quando se comprovar o material em que é formado: bolhas de sabão!

Os investigadores basearam-se nas características da bolha de sabão por permitir, ao mesmo tempo, a passagem de luz e revelar a cor da própria estru-tura. Juntamente com outras substâncias vulgares (açúcar, glicerina, água e leite) e

um surfatante (composto para diminuir a superfície de contacto entre dois líquidos), os cientistas desenvolveram um ecrã a par-tir de dois líquidos coloidais, com medida de apenas um nanómetro (um milionésimo de 1 milímetro).

A película fica resistente e maleável, mas ainda assim é submetida a uma estabilização por ultrassom. Sendo uma tecnologia ainda mais avançada do que os actuais monitores de toque, o utilizador não terá mais a preocupação de evitar riscar o visor, simplesmente porque o material não o torna possível.

A estruturação do ecrã, com camadas em bolhas, permitirá ainda reproduzir imagens em três dimensões, sem necessidade de óculos 3D, e até mesmo hologramas.

O finíssimo ecrã vai ser apresentado numa das maiores convenções mundiais da indústria de tecnologia gráfica, a Sig-graph 2012, agendada para Agosto em Los Angeles, nos EUA.

TALVEZ seja uma nova forma de intervenção

urbana. A chamada “tape art” espalhou-se pelas ruas das principais cidades eslo-venas, com o colectivo de arte Multipraktik a deixar a sua marca colada às paredes, utilizando rolos e rolos de fita-cola de cores néon para “pintar” murais.

O Multipraktik é um co-lectivo esloveno que procura juntar artistas de várias áreas (como design, música, vídeo e ilustração) para participa-rem em diversos projectos, nos quais experimentam tra-

balhar em diferentes espaços e com materiais incomuns. Dentro do Multipraktik existe o grupo Orto, que se dedica à criação de murais com fita-cola.

Colocando de lado as tin-tas e os “sprays”, a utilização de fita-cola por este grupo co-meçou com uma campanha publicitária para uma marca de telemóveis da Eslovénia. Mas a campanha terminou e estas paredes cheias de fita--cola colorida continuaram a multiplicar-se.

Para dar continuidade à “tape art”, a Orto juntou

cerca de dez criadores, como artistas urbanos, ilustradores e, também, pintores, que conheciam apenas o espaço de intervenção e o desenho que teriam de criar, tendo toda a liberdade e todos os rolos de fita-cola necessários para trabalhar o projecto a seu gosto.

Os murais de grandes dimensões consistem em formas geométricas bem de-finidas e de cores vibrantes.

Conquistando cada vez mais criadores, a “tape art” chega, agora, a outros pontos do mundo.

O Japão vai tornar isso possível já em Agosto

Um filmenuma bolha de sabão

Teatro para crianças com selo escocês

Branco mais branco não hácomeçam a aparecer, de for-ma lenta e matreira. Numa primeira experiência teatral perfeita e altamente visual para os mais pequeninos, o jovem público vai perceber como as outras cores são estimulantes.

“Branco”, interpretado por Ross Allan e John Hay, andou em digressão mundial em 2011, tendo participado em diversos festivais, en-cantando crianças por toda a parte, de Nova Iorque a

Sidney. Em Macau, esta é uma fantástica oportunidade para pais e professores se sentarem juntos com as suas crianças, muito perto do cenário magnífico e encan-tador, enquanto os miúdos aprendem sobre as cores, a começar com o branco.

A peça de teatro vai aprofundar o interesse das crianças pelas cores. Desde que estreou no Festival Frin-ge de Edimburgo em 2012, que a peça coleccionou inú-

meros prémios na Europa, incluindo os prémios para “Melhor Design” e “Melhor Teatro Infantil”.

As crianças têm neste espectáculo a oportunida-de de explorar uma peça, imaginativa e transforma-dora. Esta produção abre o “InspirArte no Verão” deste ano e faz parte de uma pro-

gramação variada concebida para entreter e introduzir as crianças ao mundo das artes performativas nesta época balnear.

Andy Manley, escritor da peça original, acredita que “é muito importante para as crianças contactar com as artes desde tenra idade”. “Criámos Branco com o

objectivo de utilizarmos uma história simples que abrisse as portas da arte aos pequeninos.”

De facto, atrair a atenção deste segmento de público não é uma tarefa fácil, mas Andy decidiu fazê-lo de forma simples: utilizando uma linguagem e uma história simples de modo a tornar o mundo do teatro mais próximo da vivência das crianças. “A história tem de ser de fácil compre-ensão para elas. O princípio orientador é utilizar algo que os pequeninos já conhecem para inspirá-los rumo ao desconhecido. Embora seja algo difícil de pôr em prática, é também a direcção que o teatro infantil deve tomar.

Os bilhetes, a diversos preços, estão disponíveis nas bilheteiras do CCM e aos balcões das lojas Kong Seng. Para mais informações, até porque as horas de espec-táculo são variadas, visite a página www.ccm.gov.mo ou ligue (853) 2870 0699.

Milhares de rolos gastospara criar murais coloridos

Paredesa fita-cola

Page 19: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

19culturaquarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

SÃO muitos os ele-mentos decorati-vos, de carpintaria, alfaiataria, serra-

lharia, tipografia e produ-tos gastronómicos que os reclusos foram criando nas diferentes oficinas do EPM durante o último ano.

No Fórum Macau são vi-síveis alguns destes trabalhos - carteiras, malas, pendentes,

artefactos de sorte, quadros a óleo, vasos e arranjos flo-rais, pães e bolos - que estão agora ao alcance do público a valores simbólicos.

Todas as receitas pro-venientes dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas são, de resto, revertidos a favor do “Fundo do Esta-belecimento Prisional de Macau” como suporte dos serviços de reabilitação aos prisioneiros. Como sejam, o funcionamento das oficinas

de formação, a realização das actividades de formação escolar e educativa e ainda profissional.

Estas são algumas das actividades de ocupação da instituição que, segun-do indicam, podem levar os reclusos a corrigir a sua conduta desviante e a recuperarem-se para a so-ciedade. A aprendizagem laboral é ainda estimulada através da aceitação de en-comendas do exterior.

Todos os trabalhos são desenvolvidos pela ala femi-nina e masculina da prisão, sendo as áreas de artesanato, seguida da cozinha e depois da auto-oficina as que obtêm maior taxa de participação de reclusos.

O espaço de exposição no fórum está dividido por áreas: a de artesanatos, a de bebidas e bolos pequenos, a de vídeo e ainda a de equi-pamento. A entrada é livre a todos os visitantes.

O conhecido Mons-tro das Bolachas, da

‘Rua Sésamo’, regressou no passado sábado à tele-visão espanhola com no-vos hábitos alimentares: trocou as bolachas por legumes. O objectivo da nova série infantil ‘Rua Sésamo: Monstros Super Saudáveis’ é acabar com a obesidade infantil e prevenir doenças cardio-

vasculares, promovendo hábitos saudáveis.

A nova personagem, Dr. Ruster, junta-se ao Monstro das Bolachas, Elmo, Egas, Becas e Rosita na transmissão de men-sagens educativas sobre alimentação, exercício físico, gestão de emoções e funcionamento do corpo. Além disso, pretendem que os mais novos imitem

os seus comportamentos saudáveis.

O conhecido cozinheiro Ferrán Adrià, a jornalista e apresentadora Susanna Griso, o futebolista Gerard Piqué e o cantor David Bus-tamante são alguns famosos que contracenam com os Marretas.

Esta nova série do canal televisivo espanhol Antena 3 pretende abranger toda a

família com 26 episódios, sete minutos cada.

Em 2006, os Marretas já se tinham rendido a novos hábitos alimentares nos EUA: o Monstro das Bolachas passou a cha-mar-se Veggie Monster, trocando a célebre frase “Me eat cookie!” [“Como bolacha!”] por “Cookies are a sometimes food” [“Bolachas só às vezes”].

Rua Sésamo regressa com hábitos saudáveis

Monstro das Bolachas a legumes

Reclusos criaram trabalhos oficinais nos ateliers da EPM

Criatividade entre celasO Estabelecimento Prisional de Macau (EPM) faz dos prisioneiros autênticos artistas. A Exposição de Artesanato dos Reclusos está aberta hoje e amanhã no Fórum Macau

Page 20: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

20 desporto quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

Manuel Joséem negociaçõescom o PersepolisO treinador português Manuel José está em vias de ser anunciado como novo técnico do Persepolis. Segundo noticia o jornal The Tehran Times, as negociações entre o português e o clube iraniano podem ficar concluídas nas próximas horas. Manuel José, 66 anos, abandonou o comando técnico do Al Ahly em Maio último, devido à instabilidade que se fazia sentir no Egipto.

Barcelona entra na corrida por Nilmar O interesse do Inter de Milão e do Internacional de Porto Alegre em Nilmar, avançado do Villarreal, já era conhecido mas agora é o Barcelona que se junta à corrida pelo jogador brasileiro. De acordo com o jornal catalão Mundo Deportivo, o Barcelona estará na disposição de pagar ao Villarreal o que o clube pretende pelo jogador, ou seja, oitenta milhões de patacas. “O empresário do jogador, Orlando da Hora, já sabe o preço que o Barcelona estaria disposto a pagar para assinar com o avançado brasileiro”, revela o diário catalão. Até ao momento, Nilmar já rejeitou propostas do Dinamo Kiev (Ucrânia) e do Al Jazira (Emirados Árabes Unidos). As duas rondavam o valor pretendido pelo Villareal mas terá sido a jogador a não querer ir jogar para nenhum dos dois clubes.

Novos equipamentos apresentadosO Benfica apresentou oficialmente, esta segunda-feira, os equipamentos para a época 2012/2013, em cerimónia realizada no Sky Bar do Hotel Tivoli, em Lisboa. A camisola do equipamento principal recupera a gola utilizada no ano do centenário, ao passo que a alternativa volta a ser de cor preta, como no último título de campeão nacional, em 2009/10. Foram vários os jogadores do plantel encarnado que marcaram presença na cerimónia, entre os quais os reforços Ola John, Hugo Vieira, Luisinho e Michel, bem como os regressados Alan Kardec, Carlos Martins, Rodrigo Mora e Enzo Pérez.

Sérgio [email protected]

APÓS vários anos de indefinições, incertezas e tentativas frustradas, Angola irá ter finalmente

a sua mais que merecida federação de desportos motorizados. Com o intuito de promover uma das mais apreciadas manifestações desportivas do país, a Federação Angolana dos Desportos Motorizados (FADM) ganhou vida nos últimos dias do passado mês de Junho e os primeiros corpos sociais tomaram já posse em Luanda.

Entre aqueles que terão a partir

de agora a responsabilidade de zelar pelos interesses do automo-bilismo e motociclismo no país africano lusófono estão algumas caras conhecidas de Macau e do automobilismo local.

O advogado Armindo Sá Silva, o primeiro piloto a ostentar a ban-deira angolana no Grande Prémio de Macau e ex-participante do Campeonato de Carros de Turismo de Macau, será o Presidente do Conselho Jurisdicional. Outra face conhecida da RAEM na lista eleita é o ex-capitão da Air Macau, João Coimbra, que durante vários anos foi o assíduo comentador do Grande

Prémio do território no canal por-tuguês da TDM, e que assumirá a presidência do Conselho Técnico e Colegial de Comissários.

O jovem piloto angolano e resi-dente na RAEM Luís Sá Silva, que fez boa parte da sua carreira no continente asiático e corre com a licença des-portiva da Associação Geral de Au-tomóvel de Macau – China (AAMC) este ano na Fórmula 3 Euro Series, mostrou todo o seu contentamento na sua página de atleta da rede social Facebook: “Hoje é um dia muito importante para o automobilismo Angolano: a Federação Angolana dos Desportos Motorizados tornou-

-se uma realidade! Assim, não posso deixar de dar os meus parabéns à FADM e à direcção que toma posse. Tenho a certeza que este era o passo que faltava para o desenvolvimento e progresso do desporto motorizado no nosso país.”

Depois de Portugal, Brasil e Moçambique, no que respeita ao automobilismo, Angola tornou-se o quarto país de expressão portu-guesa a ter a sua própria federação, apesar desta ter ainda um longo caminho pela frente até conseguir reunir os requisitos para ser aceite na Federação Internacional do Automóvel (FIA).

O veleiro francês Groupama venceu hoje a 11.ª edição da

regata Volvo Ocean Race, ao ter-minar na segunda posição a nona etapa da prova, que há menos de um mês passou por Portugal.

O Groupama foi o segundo a cortar a meta, no porto irlandês

Nuno Gomesem BlackburnNuno Gomes poderá chegar a acordo com o Blackburn ainda nesta terça-feira. O internacional português está em Inglaterra, tendo recebido uma proposta do clube inglês por dois anos de contrato. Faltam ainda limar pequenas arestas num acordo que, na prática, estará pendente dos exames médicos que o avançado vai realizar. Prestes a completar 36 anos, na próxima quinta-feira, Nuno Gomes prepara assim nova aventura no estrangeiro, depois de duas temporadas na série A, ao serviço da Fiorentina, entre 2000 e 2002. O avançado, que começou a carreira no Boavista, cumpriu 12 temporadas no Benfica, tendo jogado no Sp. Braga na época passada. O Blackburn Rovers, um dos históricos do futebol inglês, três vezes campeão (a última das quais em 1994/95) foi despromovido ao Championship na passada temporada, sendo em 2012/13 um dos mais fortes candidatos à subida à Premier League.

Equipa da China termina em último lugar com apenas 45 pontos

Francês Groupama vence Volvo Ocean Race

de Galway, atrás do neozelandês Camper, que garantiu a segunda posição da classificação geral.

O veleiro Camper gastou um dia, 13 horas, 40 minutos e 13 segundos para percorrer as 550 milhas náuticas (1.020 quilómetros) que ligaram Lorient, em França, a Galway.

O Groupama, do “skipper” Fran-ck Camma, terminou a prova, que começou a 29 de Outubro de 2011 em Alicante (Espanha), com 250 pontos, mais 26 do que o Camper, e tornou-se no segundo veleiro francês a vencer a competição, depois do L´Esprit d’Equipe, de Lionel Péan.

O Puma, do norte-americano Ken Read, cortou a meta na terceira posição, tendo perdido o segundo lugar da geral para o Camper.

Os espanhóis da Telefónica ocupam a quarta posição da classi-ficação geral e já não tem qualquer hipótese de chegar ao pódio na regata costeira de 7 de Julho, que marca o final oficial da prova.

Apesar do frio e da hora ma-drugadora da chegada dos seis veleiros ainda em prova, a recepção foi apoteótica e juntou mais de 10 mil pessoas.

A prova, que começou em Alicante, teve escalas na Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajai (Brasil), Miami (Estados Unidos), Lisboa, Lorient (França) e Galway (Irlanda). A próxima edição da Volvo Ocean Race disputa-se em 2014 e 2015.

Angola apresenta a nova Federação Angolana de Desportos Motorizados

Com um cheirinho a Macau

CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A NONA ETAPA

1. Groupama, França (Franck Cammas) 250 pontos

2. Camper, Nova Zelândia (Chris Nicholson) 226

3. Puma, EUA (Ken Read) 220

4. Telefonica, Espanha (Iker Martinez) 209

5. Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (Ian Walker) 124

6. Sanya, China (Mike Sanderson) 45

Page 21: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

TDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:45 RTPi DIRECTO19:00 TDM Entrevista (Repetição)19:35 Resistirei20:30 Telejornal21:30 Brothers and Sisters (Irmãos e Irmãs)22:15 Aquarela do Brasil23:00 TDM News23:35 Anjo da Guarda01:20 Telejornal(Repetição)01:50 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 Com Ciência15:00 Gostos e Sabores15:30 Príncipes do Nada 16:00 Bom Dia Portugal 17:30 O Elo Mais Fraco 18:00 Vingança18:45 Destino: Portugal - Sintra 19:15 Trio D’Ataque20:00 Jornal Da Tarde21:15 Ler +, Ler Melhor21:30 O Preço Certo22:00 Verão Total

ESPN 3013:00 X Games Los Angeles15:00 2011 Nathan’s Hot Dog Eating Contest16:00 Living The Dream16:30 Spirit Of London17:30 Cycling 18:30 (Delay) Baseball Tonight International 201219:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012

20:00 (LIVE) The Championships, Wimbledon 2012

STAR SPORTS 3111:00 The Championships, Wimbledon 201216:00 Mobil 1 The Grid 2012 16:30 The Championships, Wimbledon 2012 Day #8 Highlights17:30 Smash 2012 18:00 (LIVE) The Championships, Wimbledon 2012 Gentlemen’s Singles Quarterfinals

FOX MOVIES 4011:40 Tron: Legacy13:50 Ice Age15:15 Across The Universe17:30 Michael Jackson’S This Is It19:25 Skyline21:00 Sixth Sense, The22:50 Glastonbury 201100:25 Xtinction: Predator X

HBO 4112:00 Unknown14:00 The Reunion15:45 Surrender, Dorothy17:15 Open Season 318:30 More Than A Game20:10 Goldfinger22:00 Transformers00:30 Devil

CINEMAX 4212:35 Cross14:25 The Lost Boys16:00 The Bedford Incident17:45 Hollywood Buzz18:15 Beverly Hills Cop Iii20:15 Faster22:00 Dragonheart23:40 Tactical Force

21futilidadesquarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Mulher que ouve muito mal. Que têm aptidão. 2-Apertais com nó. Obra em verso. 3-Ligai pelo matrimónio. Sentir aversão. 4-Condutor de palanquim na India. O m. q. ami (planta). 5-O m. q. rosicler. 6-Pranteava, chorava. 7-Despovoada. Gritam (Fig.). 8-Produz som. Acto de ciar (Mar.). Sapo amazónico. 9-Coloca num lugar certo. Substância mineral simples, boa condutora do calor e da electricidade. 10-Prova a que alguém é submetido. Consinta. 11-Desocupem. Venturas.

VERTICAIS: 1-Arrancar. Pronome demonstrativo (pl.). 2-Joeiram, outam. Pacóvio, troxa. 3-Achanar. Tirai a vida. 4-Conversa com outra pessoa. A Primeira de um série ou ordem. 5-Segurei com a mão. Catedral. Pendem. 6-Amimai. 7-Constelação austral. 101 (Rom.). Prezar, venerar. 8-Desbastaram. Reflexão da voz. 9-Insista. Embarcações de recreio. 10-Prezai. Sexualmente degenerada, anormal. 11-Cicatrizou, curou. Pessoas ruins e manhosas.

HORIZONTAIS: 1-SURDA. APTAS. 2-ATAIS. POEMA. 3-CASAI. ODIAR. 4-AMAL. M. AMIO. 5-R. ROSICRE. U. 6-T. GEMIA. T. 7-ERMA. A. MIAM. 8-SOA. CIA. ARU. 9-SITUA. METAL. 10-EXAME. ACEDA. 11-SAIAM. ROSAS.VERTICAIS: 1-SACAR. ESSES. 2-UTAM. TROIXA. 3-RASAR. MATAI. 4-DIALOGA. UMA. 5-ASI. SE. CAEM. 6-MIMAI. 7-APO. CI. AMAR. 8-PODARAM. ECO. 9-TEIME. IATES. 10-AMAI. TARADA. 11-SAROU. MULAS.

AINDA TENHOUM SONHOEstes dias tenho andado cansado e não sei porquê. Talvez precise de mudar algo na minha vida. Mas a alterar muito. Sou um animal de sorte pois deixei de ser abandonado.Preciso sempre de alguma coisa para me animar. Queria desenhar a linda vista de lago Nam Vam e Torra de Macau que consigo ver do jornal. Gostava de ter uma caneta para escrever as anedotas que ouço todos dias dos colegas jornalistas com quem vivo. Idealiza compreender qualquer uma das línguas do ser humano. Acho que teria aí uma interpretação maravilhosa para liberar a minha paixão.Aqui, durmo em qualquer lado mas gosto especialmente de uma caixa de cartão. O meu espaço de acção é o jornal e nada mais. Às vezes isso é mesmo uma grande seca. Como gostava de poder, um dia, sair por breves instantes e passear pelos lagos. Vou lutar pelo seu sonho e ganhar a oportunidade de chamar a atenção de todos.Ouvi dizer que o mais pobre é quem não sonha mas eu sonho, por isso penso que sou um gato rico. Mas, por amor de Deus, eu preciso de uma namorada. Já estou a desesperar por uma companhia feminina e tenho falado disso, com frequência, aqui neste espaço.Não quero ser chato com estas minhas coisas mas é isso que eu desejo tanto para a minha vida: uma noiva bela.Ouvi dizer que preciso também fazer ir ao registo para um casamento, uma regra complicada criada pelo ser humano. Se encontrar o meu destino, vou casar com ela imediatamente. O problema é, ainda não encontrei ninguém. Uma das jornalistas do Hoje Macau vestiu uma saia muito bonita. Penso que seja nova pois foi a primeira vez que a vi. Posso dizer-vos que parece uma Minnie, a namorada do Mickey.Foca-te, Pu Yi. Isso agora não interessa, mas que me chamou a atenção chamou. Agora tenho é de procurar realizar o meu sonho. Miau!

Pu Yi

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

D. ESTEFÂNIA - UM TRÁGICO AMOR • Sara RodiQuando D. Estefânia saiu da igreja de São Domingos, pela mão do seu marido D. Pedro V, rei de Portugal, as vozes dos portugueses ditaram-lhe o destino: a rainha vai morta! Vai de capela! Três gotas de sangue haviam-lhe manchado o vestido branco imaculado. A jovem princesa alemã não teve forças para aguentar o peso do magnífico diadema que D. Pedro lhe oferecera como prova do seu amor. Um amor cúmplice, puro e apaixonado, entre duas almas gémeas unidas em propósito, durante 14 meses. Apenas 14 meses. Escrito na primeira pessoa, num tom confessional e recheado de emoção, a autora Sara Rodi revela-nos a apaixonante história de D. Estefânia Hohenzollern- Sigmaringen. Uma rainha que muitos portugueses viram como um anjo que lhes trouxe a esperança que tanto lhes faltava, sempre disposta a ajudar os mais pobres e desfavorecidos.

JOHN CARTER • Edgar Rice BurroughsQuando John Carter da Virgínia, perseguido por um grupo sanguinário de Apaches, se refugia numa caverna do Arizona, acaba por abrir as portas de um universo de ação e aventuras sem igual. Subitamente transportado para um Marte habitado por exóticas princesas, temíveis guerreiros e as mais ferozes feras que a imaginação pode conceber, Carter dispõe apenas da sua honra e coragem para sobreviver num planeta decadente e hostil. Em John Carter, Edgar Rice Burroughs, criador do imortal Tarzan, constrói um mito da era moderna que marcou de forma indelével gerações de leitores e influenciou as obras de incontáveis criadores.

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1THE RAVEN [C]Um filme de: James McTeigueCom: John Cusack, Luke Evans, Alice Eve, Brendan Gleeson14.30, 16.30, 19.30, 21.30

THE AMAZING SPIDER-MAN [3D] [B]Um filme de: Marc WebbCom: Andrew Garfield, Emma Stone14.15, 16.45, 19.15, 21.45

SALA 3PROMETHEUS [3D] [C]Um filme de: Ridley ScottCom: Naoomi Rapace, Michael Fassbender14.30, 21.30

SALA 2SADAKO [3D] [C]FALADO EM JAPONÊS LEGENDADO EM CHINÊS E INGLÊSUm filme de: Tsutomu HanabusaCom: Satomi Ishihara, Kôji Seto16.45, 19.30

THE RAVEN

Page 22: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

22 opinião quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

À ATENÇÃO DO MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DE PORTUGAL

Uma bela vistapara a diplomacia cultural?

Caro Ministro Paulo Portas,

Há uns anos, ainda antes do cônsul Cansado, estava eu na costumeira sessão do croquete do 10 de Junho no Belavista quando revelei ao cônsul de então ter um plano para correr com ele de casa. Primeiro riu-se mas depois, como percebeu que falava a sério, pediu-me para lhe fazer uma exposição por escrito, o que naturalmente fiz. Resposta, claro, ne-nhuma, como é normal no Estado Português.

O plano era simples e consistia em trans-formar o velho Belavista num centro cultural português o que, naturalmente, obrigava ao despejo do cônsul e daí a laracha. Note-se que não alimento qualquer rancor contra a dignidade do posto e, naturalmente, com-preendo a necessidade do cônsul ter uma residência condigna. Mas não o Belavista. Existem outras soluções em Macau.

Sem querer fazer contas aos custos de manutenção do bendito palacete, a utiliza-ção daquele edifício para residência de uma pessoa, seja ele cônsul ou não, parece óbvio não trazer qualquer beneficio público para Portugal. “Antes pelo contrário”, como o caro Ministro escrevia há uns anos no sau-doso “Independente”, confere isso sim uma imagem bacoca de ostentação nada propícia a esforços diplomáticos.

chá muito verdeFernando Eloy

Talvez Vexa. não saiba, porque poucos em Portugal sabem o que quer que seja sobre Macau, mas o Edifício Bela Vista é um daqueles lugares carregados de história, que já inspirou poetas e escritores, um local obrigatório de passagem para residentes e forasteiros até 1999 chegar e Portugal ter lá acomodado um cônsul retirando assim o usufruto público a um dos espaços mais nobres de Macau.

Ter a iniciativa de transformar o Belavista num espaço cultural português era não só uma benesse para as gentes de Macau como seria também um passo importante para a promoção de Portugal na China e para o desenvolvimento dos laços entre os dois países. Um espaço onde se alberguem uma biblioteca e uma filmoteca de referência, um espaço para o mais diverso tipo de di-vulgação cultural. Uma verdadeira base de lançamento para a divulgação cultural de Portugal na China. Um espaço vivo!

Como Vexa. saberá, só nos primeiros cinco meses deste ano, entraram no Território mais de 11 milhões de turistas! Se apenas 10% destes visitassem o centro...

Transformar o Belavista num Centro Cultural custará dinheiro, é certo, mas tam-bém não será menos errado que existindo a vontade política muitas serão as formas

de financiamento possíveis. Público mas também privado. Uma concessão para um boutique hotel, para um restaurante, uma sala de exposições temporárias para artigos portugueses pagos pelas marcas em expo-sição, galeria de arte, entre muitas outras ideias aptas a atenuarem as despesas e, quiçá, a proporcionarem receitas. Directas e indirectas!

A China aposta cada vez mais em Macau como ponto de contacto com o mundo que fala português e cada vez são mais os alunos de português a virem da China para Macau, mas Portugal continua na sua postura tímida, pacóvia e de olhos no passado.

Sem menosprezar o papel da diplomacia

económica, acredito ser essencial a definição de uma diplomacia cultural que dê suporte àquela. Só a diplomacia cultural tem capaci-dade de influenciar a opinião pública global e a ideologia dos indivíduos - só depois de saberem quem somos vão querer beber o nosso vinho.

No entanto, ao olhar para a delegação que o acompanha (não divulgada em lado algum, por isso segundo a imprensa), fazem--se representar os sectores agro-alimentar, banca, energia, tecnologias da informação, logística e materiais de construção. Cultura, desporto… nada! Mesmo apesar de serem dos sectores que melhores resultados têm trazido a Portugal nos últimos anos. Mas fica a ideia... Quem sabe um dia as coisas mudam.

PS: Segundo a imprensa é intenção do seu Ministério reforçar a nossa posição diplo-mática na Ásia. Por isso, dentro do mesmo pensamento do Belavista peço-lhe que olhe para a residência consular de Banguecoque, como sabe em zona nobre da cidade, espaço oferecido aos portugueses pelo Rei da Tai-lândia. No entanto, o jardim tropical à beira do Chao Praya (deve ser lindo) está vedado a todos nós por ser residência do embaixador. Somos um país muito fino, não somos?

Ter a iniciativa de transformar o Belavista num espaço cultural português era não só uma benesse para as gentes de Macau como seria também um passo importante para a promoção de Portugal na China e para o desenvolvimento dos laços entre os dois países

Page 23: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

a pal içadaCorreia Marques

23opiniãoquarta-feira 4.7.2012 www.hojemacau.com.mo

Vem da serra um infelizvender sêmea por farinha;passado tempo já diz;- esta rua é toda minha.

Se é que valor nenhum tem,não crê que o mundo isso diz:basta pensar que é alguémpara se sentir feliz.

É um moço inteligenteo que passou há bocado;julga enganar toda a gentemas ele é que é enganado.

OJE são três e não uma as quadras de António Aleixo que vos cito. É que também eu penso (apesar de me situar nos antípodas po-líticos daquele a quem a frase é atribuída) que, normalmente, em

política o que parece é. Assim um aviso é um aviso, mesmo quando, no imediato, não passa disso. Por isso deixo estas quadras para reflexão e guia de comportamentos a evitar, se me é permitida tal ousadia, por alguns que da ocidental praia lusitana bus-cam nestas paragens o pão nosso de cada dia. Aos «papagaios», de cá e de lá, bom seria que um qualquer “Juan Carlos” lhes dissesse: «Por qué no te callas?».

Não é tarefa fácil vencer a natural ten-dência para o descanso que o avançar da idade trás consigo. Mas como faz hoje três meses que deixei de fumar - definitivamente pela quarta vez! - tenho, sob pena de ficar redondo, de dar corda às sapatilhas. E, nos fins de semana, o meu local de eleição para desenferrujar as dobradiças é o trajecto com-posto pelo trilho junto ao mar de Long Chao Kok e pelo Circuito do morro de Hác-Sá. Ida e volta são mais de quatro quilómetros de sobe e desce. E o trilho é (parabéns ao IACM) uma admirável obra de aprovei-tamento das rochas para nelas construir, sem descaracterizar a natureza, escadas e passagens que nos levam da praceta onde acabam as vivendas da praia até ao início do circuito, lá em cima, a meio do morro, na estrada de Coloane. Este percurso à beira--mar é talvez o sítio onde se respira o ar mais puro de todo o território de Macau, pela proximidade do mar (e da aragem que daí sopra) e da vegetação. E tem uma vantagem muito grande: durante os sessenta a setenta minutos que gasto a percorrê-lo, raramente me cruzo com mais de duas ou três pessoas. E, é interessante a cumplicidade entre os

Mas, lá estão os profusos avisos de proibição de fumar. Como atrás disse, tal proibição não me afecta, pelo que não posso ser acusado de advogar em causa própria. E até penso que, por se tratar de uma zona arborizada gerida por uma instituição pública, a colocação dos referidos avisos terá suporte na lei

O que parece é

caminhantes, porque sempre nos saudamos com um «nei hou» local, um internacional «hello» ou, raramente, um português olá.

Mas, lá estão os profusos avisos de proibi-ção de fumar. Como atrás disse, tal proibição não me afecta, pelo que não posso ser acusa-do de advogar em causa própria. E até penso que, por se tratar de uma zona arborizada gerida por uma instituição pública, a colo-cação dos referidos avisos terá suporte na lei. Mas, sinceramente, ainda lá não vislumbrei fiscal algum. E é pena porque a dureza do percurso lhes daria força física, genica e ânimo espiritual - verdadeiros milicianos em

H

luta contra um inimigo que se esfuma no meio da floresta - para rapidamente chegarem aos cinco mil «notificados cumulativamente». É que, 4008 infrações autuadas em quase sete meses de vigência da lei (até 29 de Junho) revela uma produtividade extremamente baixa, uma média de cerca de 20 casos por dia de calendário, ou seja, um caso por dia para cerca de cada quatro agentes. Tudo isto conforme a própria publicidade dos serviços encarregues da fiscalização. Como entre o génio e o louco, também, às vezes, apenas uma pequena margem, uma fina membrana celular, separa o excesso de zelo do ridículo.

Page 24: Hoje Macau 4 JUL 2012 #2644

quarta-feira 4.7.2012www.hojemacau.com.mo

car toonpor Steff

OBAMACARE

Ciclone Outrora, na Europa, uma pessoa organizava o seu trabalho sem outros. Actualmente, os “sem outros” é que organizam o trabalho de uma pessoa. POR FERNANDO

Cidadãos fazem queixa no Instituto de HabitaçãoOntem três cidadãos foram para o Instituto de Habitação para pedirem habitação pública. Um dos queixosos é uma mulher de nome Wong Mei Lai cuja sua inscrição foi cancelada da lista de candidatos depois da morte do seu marido. Wong quer agora recandidatar-se, senão fica na rua. As outras duas pessoas, um casal de idosos cujo o marido tem 74 anos e sofre de Parkinson, também se mostram descontentes. Vivem com o benefícios da previdência social de 1,787 patacas por mês mas só acima de 3,264 é que é possível entrar no concurso. Os idosos, dizem, precisam de obter a habitação social o mais rápido possível para aliviar a pressão social que têm sido alvos. - C.L.

Moradores não querem drogas no bairroA Divisão da Prevenção do Abuso de Drogas (DPAD) realizou, ontem, uma reunião com os moradores da Ilha Verde para discutir a localização do novo centro para a prevenção de drogas. A maioria dos moradores não quer a instalação próxima dos prédios de habitação pois assumem que quem toma drogas vai “ensinar” os jovens que vivem naquela zona. Outros têm medo que à noite o bairro não fique tão seguro. Do lado da DPAD, os funcionários explicaram que o centro servirá para ensinar as pessoas a não tomarem droga e não um locar para os pessoas consumirem drogas ou fazer tratamentos de metadona. - C.L.

Recriada destruição de atmosferaUma equipa de investigadores internacionais recriou, com base em observações do telescópio Hubble, a destruição de uma atmosfera. Os cientistas criaram a animação de uma grande erupção uma estrela e quais os danos que um exoplaneta poderia sofrer. Esta foi a primeira vez que dados sobre o fenómeno foram capturados por um telescópio, com os astrónomos a criarem a animação de forma a melhor perceber o fenómeno. A erupção da estrela foi registada junto ao exoplaneta conhecido como HD 189733b, que orbita 30 vezes mais perto da sua estrela que a Terra do Sol.

Decote de assaltante é pista para capturaUma mulher que assaltou uma bomba de gasolina está a ser procurada pelas autoridades. Entre as pistas para a identificar está o generoso decote que utilizava no momento do roubo. O caso aconteceu em Queensland, na Austrália. A mulher entrou no estabelecimento munida de uma arma branca, com a qual ameaçou o funcionário. Levou o dinheiro que estava na caixa registadora e fugiu. As imagens do assalto foram captadas por uma câmara de vigilância, e estão a ser utilizadas pela polícia para recolher dados sobre a identidade da larápia. Observando as imagens, algumas conclusões saltam à vista. A mulher tinha a cara destapada, deixou impressões digitais na caixa, e o decote da ladra também não terá passado despercebido. O jornal Daily Mail escreve que o estudo dos seios pode mesmo ajudar nas investigações e levar a assaltante à justiça.

José Seguro quer pedir mais um ano à Troika O líder do Partido Socialista, e principal força da oposição ao Governo de Pedro Passos Coelho, António José Seguro, defende a renegociação do memorando de entendimento com a Troika. Não para modificar as medidas do acordo em si, mas para pedir a extensão dos prazos do mesmo. Para José Seguro, pedir mais um ano para atingir as metas acordadas será fundamental para a economia lusa. “Compreendemos que existe um compromisso, mas não queremos mais austeridade, por isso a solução passa por solicitar mais um ano para a solidificação das contas públicas. A receita do Governo – austeridade a qualquer preço – tem consequências negativas. É necessário um período de ajustamento, mas a questão é saber o volume da dor. Essa é portanto a minha proposta, a minha alternativa à receita do Governo: pedir, pelo menos, mais um ano”, disse Seguro, em declarações ao Diário Económico. Para o líder do PS, o Orçamento de Estado de Passos Coelho “falhou em várias frentes”, já que não só não reduziu o desemprego como não estimulou a economia. “As consequências da austeridade e a repercussão destas medidas na economia não foi medida”, acrescentou.

Euro2012 Pepe e Cristiano Ronaldo no onze ideal dos adeptos

A escolha popularOS internacionais

portugueses Pepe e Cristiano Ronaldo integram o “onze”

ideal do campeonato da Europa de futebol 2012, escolhido pe-los adeptos no sítio da UEFA e ontem divulgado.

A Espanha, bicampeã eu-ropeia, “dá” três jogadores à equipa ideal da competição: o guarda-redes Iker Casillas, o defesa Sérgio Ramos e o médio David Silva.

Na defesa, ao lado de Pepe e Sérgio Ramos, os adeptos coloca-riam o francês Mathieu Debuchy e o “capitão” alemão, Phillip Lahm.

Numa equipa treinada pelo alemão Joachim Löw, o meio--campo seria formado pelo russo Alan Dzagoev, o inglês Steven Gerrard, o italiano Andrea Pirlo e David Silva.

Na frente, o “onze” ideal dos adeptos teria o português Cris-tiano Ronaldo e o alemão Mario Gomez, que tal como o vencedor

da Bota de Ouro, o espanhol Fernando Torres, apontaram três golos durante a competição.

Fora da equipa ideal dos adeptos fica João Moutinho, que estava entre os 33 nomeados, e também o médio espanhol Andrés Iniesta, eleito o melhor jogador do torneio.

Pepe e Cristiano Ronaldo já integravam, juntamente com Fábio Coentrão, a lista dos 23 melhores jogadores do campe-onato, elaborada pela UEFA.