ideiasrevistaportugalinovador.pt/wp-content/uploads/2018/05/dimlaser.pdf · ortugal inovador a...

1
Portugal Inovador A Dimlaser nasceu em 2008, com uma solução inovadora na Impressão 3D Metal. Andreia Nabais, responsável e licenciada em Engenharia Mecânica, fala-nos agora sobre esta nova dimensão na Tecnologia de Laser. C omo a sua mis- são é “transfor- mar ideias em produtos através de Impressão 3D Metal”, a Dimlaser procura ser reconhecida como uma mais valia em soluções técnicas para os seus clientes. Através desta tecnologia consegue assim construir componentes com qualquer geometria interna, como, por exemplo, os canais conformes e os postiços. Por isso, este fabrico não diz res- peito a toda a zona moldante, mas sim às componentes que dão forma à peça nas zonas críticas. Para melhorar a eficiência, existe assim uma série de processos que têm de ser res- peitados, mas esta produção que recorre à Impressão 3D, não só respeita como traz mais valias. “Trata-se de um proces- so aditivo de metais, também conhecido como Impressão 3D Metais, que veio revolucionar a indústria de ligas metálicas (preciosas e não preciosas) apresentando algumas vantagens face aos métodos tradicionais”, elucida. Estas vantagens passam por: liberdade de execução de geometrias complexas que não podem ser produzidas pelos processos convencionais; redução dos ciclos de injeção; fabricar componentes mais leves, otimizados topologicamente; trabalhar 24 horas por dia com menor custo de produção, uma vez que “para esta tecnologia as quantidades de peça a produzir não repre- sentam um obstáculo”; e reduzir significativamente o desperdício ambiental, pois aqui “todo o material metálico remanescente do processo produtivo é reapro- veitado”. Estas vantagens traduzem- -se em maior flexibilidade, maior rapidez e maior economia de tempo e este processo asse- melha-se ao processo de sin- terização. “Contudo, a principal diferença reside no facto de a tecnologia de LaserCUSING® permitir atingir o ponto de fusão dos materiais, eliminando o grau de porosida- de”, clarifica. Deste modo, as peças obtidas através de Impressão 3D apresentam uma densidade próxima dos 100%. É preciso ter em conta que esta é uma tecnologia recente em Portugal e que, na Dimlaser, tem vindo a ser utilizada em setores tão distintos como o automóvel, a joalharia, a dentária, os moldes e plásticos e a medicina. Mas desengane-se quem pensar que trans- formar ideias em produtos é um processo fácil, pois torna-se necessário compreender diferentes variáveis até chegar ao resultado final. Daqui para a frente, Andreia Nabais pretende continuar a consolidar o mercado nacional, ao mesmo tempo que aposta nou- tros setores de atividade. Damos forma às ideias C

Upload: phungtuyen

Post on 08-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Portugal Inovador

A Dimlaser nasceu em 2008, com uma solução inovadora na Impressão 3D Metal. Andreia Nabais, responsável e licenciada em Engenharia Mecânica, fala-nos agora sobre esta nova dimensão na Tecnologia de Laser.

Como a sua mis-são é “transfor-mar ideias em produtos através de Impressão 3D

Metal”, a Dimlaser procura ser reconhecida como uma mais valia em soluções técnicas para os seus clientes. Através desta tecnologia consegue assim construir componentes com qualquer geometria interna, como, por exemplo, os canais conformes e os postiços. Por isso, este fabrico não diz res-peito a toda a zona moldante, mas sim às componentes que dão forma à peça nas zonas críticas.

Para melhorar a eficiência, existe assim uma série de processos que têm de ser res-peitados, mas esta produção que recorre à Impressão 3D, não só respeita como traz mais valias. “Trata-se de um proces-so aditivo de metais, também conhecido como Impressão 3D Metais, que veio revolucionar a indústria de ligas metálicas (preciosas e não preciosas) apresentando algumas vantagens face aos métodos tradicionais”, elucida.

Estas vantagens passam por: liberdade de execução de geometrias complexas que não podem ser produzidas pelos processos convencionais; redução dos ciclos de injeção; fabricar componentes mais leves, otimizados topologicamente; trabalhar 24 horas por dia com menor custo de produção, uma vez que “para esta tecnologia as quantidades

de peça a produzir não repre-sentam um obstáculo”; e reduzir significativamente o desperdício ambiental, pois aqui “todo o material metálico remanescente do processo produtivo é reapro-veitado”.

Estas vantagens traduzem--se em maior flexibilidade, maior rapidez e maior economia de tempo e este processo asse-melha-se ao processo de sin-terização. “Contudo, a principal diferença reside no facto de a tecnologia de LaserCUSING® permitir atingir o ponto de fusão

dos materiais, eliminando o grau de porosida-de”, clarifica. Deste modo, as peças obtidas através de Impressão 3D apresentam uma densidade próxima dos 100%.

É preciso ter em conta que esta é uma tecnologia recente em Portugal e que, na Dimlaser, tem vindo a ser utilizada em setores tão distintos como o automóvel, a joalharia, a dentária, os moldes e plásticos e a medicina. Mas desengane-se quem pensar que trans-formar ideias em produtos é um processo fácil, pois torna-se necessário compreender diferentes variáveis até chegar ao resultado final. Daqui para a frente, Andreia Nabais pretende continuar a consolidar o mercado nacional, ao mesmo tempo que aposta nou-tros setores de atividade.

“Damos forma às

ideias”

C