informaÇÕes de cozumel - viagememergulho.com.br€¦ · geralmente são protegidas das ondas de...

10
INFORMAÇÕES DE COZUMEL A leste da Península de Yucatan, apoiada sobre as milenares estruturas de corais (segunda maior do mundo) está a Ilha de Cozumel. Mergulhar em Cozumel é visitar um mundo especial. A beleza do mundo submarino dessa ilha mexicana localizada no extremo oeste do Caribe, à apenas 12 milhas do continente, é simplesmente fascinante. Águas cristalinas, recifes de coral estendendo-se por milhas e milhas no lado sul da ilha e uma vida marinha riquíssima fazendo de Cozumel uma grande festa, que pode continuar mais tarde em terra, graças aos mais de cem restaurantes e três dezenas de hotéis, e mesmo avançar noite adentro por mais de uma dúzia de animadíssimos night clubs. San Miguel é a única cidade dessa ilha. Nela se pode encontrar souvenirs variados, como moedas antigas, camisetas, peças de coral negro e toda sorte de bugigangas. Um comércio sustentado principalmente pelos passageiros de navios que ali fazem escalas

Upload: trancong

Post on 26-Jun-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INFORMAÇÕES DE COZUMEL

A leste da Península de Yucatan, apoiada sobre as milenares estruturas de corais (segunda maior do mundo) está a Ilha de Cozumel. Mergulhar em Cozumel é visitar um mundo especial. A beleza do mundo submarino dessa ilha mexicana localizada no extremo oeste do Caribe, à apenas 12 milhas do

continente, é simplesmente fascinante. Águas cristalinas, recifes de coral estendendo-se por milhas e milhas no lado sul da ilha e uma vida marinha riquíssima fazendo de Cozumel uma grande festa, que pode continuar mais tarde em terra, graças aos mais de cem restaurantes e três dezenas de hotéis, e

mesmo avançar noite adentro por mais de uma dúzia de animadíssimos night clubs.

San Miguel é a única cidade dessa ilha. Nela se pode encontrar souvenirs variados, como moedas antigas, camisetas, peças de coral negro e toda sorte de bugigangas. Um comércio sustentado principalmente pelos passageiros de navios que ali fazem escalas

durante cruzeiros pelo Caribe. Sorvetes, conchas e chicletes são oferecidos por centenas de ambulantes. Até mesmo iguanas, estão disponíveis para fotos. Toda essa agitação e a hospitalidade do povo mexicano (a grande maioria na ilha descendente da antiga civilização Maia) tornam Cozumel uma ótima opção de passeio e mergulho no Caribe.

As saídas para mergulho levam aos principais recifes de Cozumel, como Palancar, Santa Rosa, Chankanaab e outros. Lá, será possível ao visitante evoluir entre cavernas e túneis, observar lagostas e anêmonas, e topar, repentinamente com um grande mero de 100 kg, impassível entre os ramos de coral. Terminando o mergulho, é bem provável que o comandante da embarcação pare em uma das praias que despontam entre os recifes, como as praias de Palancar, São Francisco ou Maia. UM POUCO DE HISTÓRIA: O nome da ilha tem origem Maia, e significa "Terra das Golondrinas" (um pássaro local). E deve seu nome aos índios maias que lá viviam a mais de 2000 anos. Segundo a lenda maia, Cozumel era habitada pela Deusa Ixchel “Deusa do amor e da fertilidade”. Os habitantes construíram vários templos e altares em sua homenagem, que por sua vez em agradecimento trouxe o pássaro golondrina para ali morar.

Em 1.517 dois monges espanhóis, sobreviventes de um naufrágio, passaram a viver na ilha, e um deles acabou liberando um movimento de resistência indígena contra os colonizadores. Depois da Segunda Guerra Mundial, um aeroporto construído pelos americanos, serviu também para desenvolver o turismo na região, que teve um grande impulso a partir da década de 50. De início a grande atração eram as praias e a pesca, com o mergulho destacando-se a partir dos anos 80.

Cozumel difere muito de Cancun, aqui o crescimento foi controlado, com hotéis de tamanhos reduzidos pautado num turismo voltado para a natureza, tudo para preservar sua beleza natural, com praias limpas e tranqüilas, águas transparentes e com uma fauna e flora exótica. Conservam todos os vestígios arqueológicos bem como as tradições religiosas, muito parecidas com as do Brasil. Sobre as antiguas estruturas dos recifes que tem o nome de SAM – “Sistema Arrecifal Mexicano” se localiza a Ilha de Cozumel dentro do maior sistema de recifes das Américas. Cozumel também é maior ilha habitada mexicana localizada na Península de Yucatán e o principal centro de mergulho do México, tornando-se Parque Nacional em 1996.

As praias de Cozumel merecem um parágrafo. Tão pequenas e discretas quanto belíssimas estendem-se pelas faces norte, extremo sul e parte leste da ilha. Geralmente são protegidas das ondas de alto mar pelos recifes. Algumas parecem esculpidas no litoral, verdadeiras piscinas naturais, outras aparecem parcialmente cobertas pelas sombrinhas (guarda-sóis) de hotéis.

Exceto aos domingos, quando cresce o fluxo de banhistas, as praias ficam geralmente desertas.

Concluindo, as atrações para o turista submarino em Cozumel não se restringem ao mar de águas azuis e cristalinas, manchadas pelos contornos dos recifes de coral – elas continuam em terra, pela animada vida local, pela hospitalidade do povo e pela beleza de suas praias.

O México tem governo democrático. A língua oficial é o espanhol, mas compreende-se bem o inglês e vale também o portunhol. A população total na ilha é de 50 mil habitantes. PASSEIOS:

San Miguel de Cozumel, capital da ilha, é um agradável povoado, cheio do encanto das cidades do Caribe Mexicano. A qualidade de sua gastronomia, baseada nos excelentes produtos do mar é inigualável, e mais tarde você pode exercer o principal esporte dos

brasileiros depois do mergulho, “ Fazer compras”. Várias lojas, bares estarão a sua disposição. Outro bom passeio é pegar a balsa que atravessa para a Península de Yucatan e ir conhecer Playa Del Carmem (vilarejo típico aonde chega o ferry boat).

O parque de Xcaret possui diversas atrações como um belíssimo passeio por um rio subterrâneo de águas cristalinas, natação com golfinhos e uma praia muito gostosa para se passear um final de tarde. Ao sul de Playa del Carmem também encontramos Akumal, importante sítio espeleológico com diversas cavernas para se mergulhar e as ruínas Maias de Tulum, que são impressionantes. Pode-se também conhecer a cidade de Cancun, que possui uma animadíssima vida noturna, diversos shoppings, restaurantes e as ruínas da cidade maia de Chicane Itã, passeio para o dia todo.

MERGULHOS: Os principais pontos de paredões de mergulho em Cozumel, famosos pela leve corrente que arrasta os mergulhadores por uma das mais ricas paisagens submersas do mundo são: Palancar Reefs, Santa Rosa, Columbia, Maracaibo e Punta Sur.

Os melhores mergulhos médios e rasos são Tormentos, Chankanaab reef, Paradise e San Francisco, onde além de belos corais existem imensos cardumes de peixes tropicais e garoupas negras que se alimentam na mão dos mergulhadores.

A temperatura da água no inverno é de 24 0C, subindo no verão para 27 0C. Aliado a multiplicidade de peixes coloridos, Cozumel mostra formações de esponjas mais espetaculares do mundo. Alimentando-se dos nutrientes provenientes da corrente marítima, você vai ver espojas “Orelha de Elefante”que podem facilmente chegar aos 3 metros.

A visibilidade da água é de 30 metros o ano inteiro, chegando a picos de mais de 75 metros no verão. Os mergulhadores podem escolher entre mais de 50 opções. Palancar, por exemplo, famoso por ser um dos maiores arrecifes do mundo, se divide em vários pontos cheios de grutas, como Jardins de Palancar, Ferradura e Palancar Francês. Já Santa Rosa tem grandes paredes verticais de corais; Columbia caracteriza-se pelos pilares de corais, e Maracaibo é uma região quase virgem.

Outros lugares interessantes são as passagens submarinas de Punta Sur, onde se encontram tartarugas, arraias e pequenos tubarões; Chankanaab, acessível de carro; La Ceiba, que tem um pequeno avião afundado no fundo do mar, e Paraíso, ótimo para mergulhos noturnos.

Na costa oeste de Cozumel as praias são tranqüilas e de areia clara. Uma das mais bonitas é a de São Francisco. Na direção leste, as praias são rochosas e mais desertas, como Punta Morena, Punta Chiquero, Chen Rio e El Mirador, no extremo sul. Aqui é preciso ter cuidado com as correntes marinhas. Vale a pena alugar uma moto ou jipe para conhecer as atrações.

Pontos de Mergulho: Villa Blanca Wall Parede inclinada com esponjas e gorgônias enormes, grandes cardumes de peixes-anjo e moréias - profundidade entre 15 e 35 metros. Chancanab Reef O único recife em que você mergulha do norte para o sul, devido ao fluxo singular da corrente. Outro grande mergulho noturno com abundante vida marinha. Profundidade 29 metros Balones of Chancanab O lado mais profundo de Recife de Chancanab. Série de corais cabeça. Vida marinha abundante, lagosta e caranguejo. Profundidade entre 20 e 35 metros Punta Tunich

Recife vibrante, colorido contudo a correnteza é tão rápida que o mergulhador parece voar. Muito rápida para a vida marinha, mas com formações muito bonitas. Profundidade entre 26 à 40 metros.

Paseo del Cedral - Duro achar mas vale a pena! Grandes garoupas, enormes moréias, corrente rápida. Mergulho espetacular. Santa Rosa Reef Os mais conhecido e popular mergulho de parede em Cozumel. Espetaculares corais pendentes, a estrutura é deslumbrante, nadar através da parede para o lado da areia faz este mergulho fascinante. Profundidade entre 15 e 900 metros. Os próximos três recifes compreendem o Famoso Palancar Reef, o Top Site do mergulho em Paredões: Palancar Gardens Mergulho absolutamente magnífico, correntes leves, flora e vida marinha luxuriantes e você nunca fica fora de recife. Perfeito para novatos. Profundidade entre 15 e 35 metros.

Horseshoe Maravilhoso e fácil mergulho. Corais volumosos sobressaem por cima e você explora a sem igual estrutura do recife conhecida como " horseshoe". Pefeito para fazer um mergulho multinível – Profundidade entre 10, 20, e 30 metros. Palancar Caves Canyons, túneis & swimthrus. Melhor chance de ver tartarugas ou raias, nestes locais de mergulho mais profundo e mais ao sul da ilha. Fascinante mergulho. Profundidade até 30 metros. Punta Sur Pináculos incríveis de coral, dramático drop-off, veja tartarugas, raias e tubarões. Correntes podem ser fortes e imprevisíveis.

Câmara Hiperbárica: Para sua segurança e tranqüilidade, Cozumel está equipada com várias câmaras Hiperbáricas. (Servicios de Seguridad Sub-Aquatica) é um dos centros de recompressão mais completos de Cozumel. É atendido por médicos especialistas, bilíngües, que estão à disposição 24 horas por dia e podem ser localizados inclusive pelos canais 16 e 21 do Radio VHF. Está localizado na Calle 5 Sur # 21 B - Fones 223 87 (para emergências), 214 30 e Fax 218 48. Conhecer e mergulhar em Cozumel além de conviver com a hospitalidade do povo mexicano é sem sombra de dúvida uma viagem inesquecível.

Abraços e bons mergulhos.... www.viagememergulho.com.br