informativo da hora

8
Ano XI, Número 42 Fevereiro/2012 Pág. 8 Pág. 8 Pág. 3 Pág. 4 Dezembro/2009 Reflexão: CONSTRUA COM SABEDORIA Jogos Regionais: HRA Leva Mais Um Título e é a Bola Da Vez Laboratório do HRA investe em capacitação NEESMT-RH realiza treinamento de resíduos de serviço de saúde Espaço Saúde - como tratar conjuntivite Pág. 2 Pág. 2 Pág. 6 Pág. 6 Pág. 5 Descobriu quem sou eu? Veja o resultado Foto: Marcelo Silveira NAC Núcleo de Atendimento ao Cliente Com funcionários treinados e com o objetivo de lhe ajudar, o NAC Núcleo de Atendimento ao Cliente desenvolve projetos de acolhimento aos usuários, através da recepção, orientação e encaminhamento da população aos serviços oferecidos pela instituição. HRA abre a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue Os diretores dos Núcleos de Hematologia e Marketing se uniram para organizar a Semana Nacional do DoadorVoluntário de Sangue, de 21 a 25 de novembro, que teve a abertura solene dia 21, às 9h00, no Hemonúcleo. Conheça o meu setor Conheça o meu setor Pacientes do HRA recebem presentes do Papai Noel

Upload: marcelo-silveira

Post on 08-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo do Hospital Regional de Assis

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Da Hora

Ano XI, Número 42 Fevereiro/2012

Pág. 8Pág. 8

Pág. 3

Pág. 4

Dezembro/2009Reflexão:C O N S T R U A C O MSABEDORIA

Jogos Regionais:HRA Leva MaisUm Título e é aBola Da Vez

Laboratório doHRA investeem capacitação

N E E S M T - R Hrealiza treinamentode resíduos deserviço de saúde

Espaço Saúde -c o m o t r a t a rconjuntivite

Pág. 2

Pág. 2

Pág. 6

Pág. 6

Pág. 5

Descobriu quem soueu?

Veja o resultado

Fot

o: M

arce

lo S

ilvei

ra

NAC

Núcleo de Atendimento ao Cliente

Com funcionários treinados e com o objetivo de lhe ajudar, o NACNúcleo de Atendimento ao Cliente desenvolve projetos de acolhimentoaos usuários, através da recepção, orientação e encaminhamento dapopulação aos serviços oferecidos pela instituição.

HRA abre a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Os diretores dos Núcleos de Hematologia e Marketing se uniram paraorganizar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, de 21 a 25de novembro, que teve a abertura solene dia 21, às 9h00, no Hemonúcleo.

Conheçao meu setor

Conheçao meu setor

Pacientes do HRA recebempresentes do Papai Noel

Page 2: Informativo Da Hora

2

INFORMATIVO HRAÉ uma publicação do Hospital Regional deAssis

Diretor Técnico de Departamento de Saúde:Dr. Roberto Guzzardi

Fotos:Marcelo Silveira

Diagramação:Marcelo Silveira

Reportagens:

Hospital Regional deAssisPraça Dr. SymphronioAlves dos Santos, s/n - CentroCep: 19814-015 -Assis SPFone: (18) 3302-6000E-Mail: [email protected]

Tiragem - 800 Exemplares - Distribuição gratuita

Rosangela MegaNAC - Núcleo deAtendimento ao ClienteMarcelo SilveiraVera Lúcia PiovesaniFábio Luís ManfioNúcleos do HRA

O Laboratório têm buscadoconstantemente a qualidade na execuçãode seus serviços e para isso investe notreinamento e aprimoramento de seusfuncionários.

No ano de 2011 os profissionaisjá estiveram presentes em Cursos deaperfeiçoamento na USP(Bacteriologia)e no Congresso Brasileiro de AnálisesClínicas.

Os treinamentos internostambém são nossa prioridade naobtenção da excelência em análisesclínicas e o mais recente foi o realizado

Laboratório do HRA investe em capacitaçãopela empresa Hemogran (comodatária de equipamento de automação emHematologia) nos dias 30/08, 31/08 e 01/09/2011, onde os funcionáriosrevisaram os procedimentos de manuseio do equipamento, bem como oesclarecimento de todos os recursos para a realização do hemograma.

A ação educacional também atinge o público externo. Emsetembro, oferecemos um treinamento com o tema “Triagem emProteinúria e Glicosúria em Gestantes“ para os funcionários dasunidades básicas de saúde dos municípios pertencentes a nossa região,para implantação do Protocolo da Secretaria de Estado da Saúde.

REFORMA ORTOGRÁFICAA reforma mudou a cara das palavras

Quem fica parado é poste? É. Como não é poste, alíngua se move. O século passado trouxe váriasreformas ortográficas. Graças a elas, pharmarciadeixou o PH, govêrno perdeu o chapéu ecafézinho abandonou o grampinho. A partir dejaneiro de 2013, nos concursos, vestibulares ecorrespondências, só a nova grafia terá vez.Apenas 0,5% do português do Brasil sofreumudanças, que atingem quatro itens.O primeiro:inclui as letras K,W,Y no alfabeto. Nossoabecedário passa a ter 26 letras. Na verdade, essasletras já apareciam em nomes, abreviaturas (kg,km, Wilson, Walter). Continuam intactas, porém,as palavras estrangeiras e derivadas. Ex: Müller,mülleriano. Afinal, podemos mudar a nossalíngua, não a dos outros.O Segundo: manda otrema azucrinar a paciência de outra freguesia. Nalíngua de Camões, Pessoa e Guimarães Rosa, osinalzinho não tem mais vez. Antes: freqüência,eqüidade.Agora: frequência, equidade.O terceiro:cassa acentos agudos e circunflexos. Só asparoxítonas sofrem alteração. Antes: heróico,tireóide, vôo, vêem, averigúe, bocaiúva. Agora:heroico, tireoide, voo, veem, averigue,bocaiuva.O quarto: altera regras do emprego dohífen. Antes: auto-estrada, microondas, anti-social, anti-semita, contra-regra. Agora:autoestrada, micro-ondas , ant issocial ,antissemita, contrarregra. O hífen é traiçoeiro.Com ele, a melhor receita é a consulta.A reformasó altera a grafia das palavras. Pronúncia, regênciae concordâncias não foram sequer arranhadas.

Obra consultada: Squarisi, Dad. Superdicas deOrtografia: conforme o VOLP. Saraiva, 2009.Adilson Oberleitner- banco de sangue

CONSTRUA COM SABEDORIAValtair Freitas

Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar.Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com suafamília.Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.

A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver umbom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como umfavor.

O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia.Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.

Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira.Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa.E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse:"Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você".

O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena!Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.

O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezesfazendomenos que o melhor possível na construção.Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos.

Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente.Mas não podemos voltar atrás.

Você é o carpinteiro.Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes.Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói".Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.

Construa com Sabedoria!

Do livro: "Nos Laços do Calvário”

REFLEXÃO

Fot

o: M

arce

lo S

ilvei

ra

Page 3: Informativo Da Hora

3

Foto

: M

arc

elo

Silv

eira

Foto

: M

arc

elo

Silv

eira

Os diretores dos Núcleos de Hematologia eMarketing se uniram para organizar a SemanaNacional do Doador Voluntário de Sangue, de 21 a25 de novembro, que teve a abertura solene dia 21,às 9h00, no Hemonúcleo.

A abertura contou com a parceria daempresa Entringer, que trouxe 10 funcionáriospara doação e patrocinou e 500 botons para serentregue aos doadores de sangue.

A Diretora Executiva da Entringer,Carolina Entringer Gava, esteve presente naabertura da Semana e fez a entrega do primeiroboton, que foi colocado na lapela de

Gerente de Apoio DiagnósticoTerapêutico, que representava o HRA.

A equipe de captação, juntamente com aDiretora do Hemonúcleo, Nivia Maria OrtizPaludetto, e a Coordenadora de Marketing, VeraLúcia Piovesani, se uniram e organizaram umamanhã cívica de saúde, cultura e arte, ao som doartista assisense Santarém e sua filha Isadora, queabrilhantaram a todos os presentes ao som de voz eviolão. Um café da manhã especial, cedido peloGrupo Rede Avenida, foi servido e também houvea distribuição de amostras de perfumes, oferecidospela Lacqua di Fiori.

A equipe do Hemonúcleo espera que osucesso da abertura da Semana se repita todos osdias e se prolongue no próximo ano.

Ana CláudiaCorrea -

HRA abre a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOARSEJA UM DOADOR VOLUNTÁRIO!

Sentir-se bem, com saúde.

Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional (RG).

Ter entre 16 e 67 anos de idade.

Ter peso acima de 50 kg.

Nunca vá doar sangue em jejum.

Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação.

Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

Evitar fumar por pelo menos 1 hora antes da doação.

Melhores informações: http://www.hra.famema.br/bancosangue

Praça Dr.Symphrônio Alvesdos Santos, s/n -

Fone:(18) 3302-6025Atendimento: de

segunda a sexta-feiradas 7h00 às 12h00

Page 4: Informativo Da Hora

4

(NAC) - NÚCLEO DEATENDIMENTO AO CLIENTE

Pois não! Posso lhe ajudar?Essas são as palavras mais

ouvidas quando você chega aoHRA. Com funcionários treinados ecom o objetivo de lhe ajudar, oNAC - Núcleo de Atendimento aoCliente desenvolve projetos deacolhimento aos usuários, atravésda recepção , o r ien tação eencaminhamento da população aosserviços oferecidos pela instituição.

O N A C t a m b é m éresponsável pelo Programa JovensAcolhedores, os jovens vestidos dejaleco verde, que é um Programa daSecretaria de Estado da Saúdedestinado à participação deuniversitários no acolhimento deusuários das unidades públicas desaúde, com o objetivo de investir noprocesso de humanização daassistência.

No HRA existem anjosdisfarçados de seres humanos, nãopodíamos deixar de falar dosvoluntários, pessoas com satisfaçãoem lhe ajudar e com a missão defazer você sempre se sentir um

verdadeiro ser humano e umapessoa muito feliz. Os voluntáriostambém são coordenados peloNAC e com objetivos de oferecerapoio aos usuários, seja nomomento da internação ou dasconsultas ambulatórias, são eles:Voluntário Acolhedor, Voluntáriodo Lanche e Voluntário daOncologia, este em parceria com aAssociação Voluntária de Combateao Câncer de Assis. Ainda,Doutores do Bem, que levammomentos de descontração aospacientes internados e também os

“Atendimento Acolhedor não é uma técnica aser implantada, mas uma postura a ser cultivada....”

Professores Voluntários, doProjeto Educação para Adultos,que incentiva os funcionários acompletarem seus estudos noensino fundamental e médio.

No intuito de contribuirpara a melhoria dos atendimentosprestados aos usuários, o Núcleocoordena a organização do fluxode pessoas no HRA de forma aassegurar o encaminhamento eorientação da população assistida.E s s a s a t i v i d a d e s s ã odesenvolvidas pelos serviçosterceirizados de recepção eportaria, em conjunto comfuncionários do hospital.

A equipe do Núcleo deAtendimento ao Cliente buscadesenvolver seus serviços deacordo com os princípios dehumanização que visam aorespeito, à ética, e à compreensãodo outro em sua singularidade,contribuindo desta forma paraconsolidação da assistênciaintegralizada, que é um dospilares do HRA.

Equipe Recepção Recepção

Recepção

Cadastro de Acompanhantes

Jovens Acolhedores Voluntários Voluntários

Fot

os: M

arce

lo S

ilvei

ra

Page 5: Informativo Da Hora

Espaço SAÚDEEspaço SAÚDE5

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, milhares depessoas vão a óbito diariamente, em todo o mundo, por adquirir InfecçãoRelacionada aAssistência a Saúde (IRAS).

É comprovado que estas mortes podem ser evitadas com medidassimples, como a Higiene das Mãos nos momentos adequados.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HRA, dandocontinuidade ao PROJETO “MÃOS LIMPAS SÃO MÃOS MAIS

SEGURAS”, do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, realizou nosdias 29 e 30 de novembro treinamento referente ao assunto para a equipe da UTIAdulto.

Projeto: Mãos limpas são mais seguras

A conjuntivite está se tornando um problemagrande para as pessoas já que está se espalhando comrapidez e por todas as cidades brasileiras, as pessoasnão são tão bem informadas sobre o assunto e acabamsofrendo mais do que devem com a conjuntivite e semsaber de seus principais remédios. A conjuntivite éformada por conta de uma infecção que ocorre naconjuntiva uma pequena membrana que recobre partede nossos olhos, quando olhamos no espelho e vemosalguns vasos sanguíneos recobrindo a parte branca denossos olhos na verdade elas não estão diretamente lá,ocorrem na conjuntiva e por isso muitas vezes nãotemos dores nem problemas com os olhos já que estaparte o protege de vários problemas, mas existe umproblema que podemos sentir dores e é a conjuntiviteque conta com sintomas bem acintosos comoardência, lacrimejamento, sensações de areia e decolagem nos olhos, em pouco tempo os olhos vãoficar bem vermelhos e ainda mais purulentos quandoocorrem as secreções, além destes sintomas aindaexiste uma intolerância a luz.

São três os tipos de conjuntivite a viral é a maiscomum e como o próprio nome já diz é causada porum vírus conhecido como Adenovírus, além decausar a conjuntivite este vírus pode trazer outras

complicações como febre, virose, dor de garganta ealguns outros sinais de infecção respiratória. Estaconjuntivite é transmitida de vários modos como pormeio de mãos contaminadas, secreções oculares e opoder do contágio é tão grande que até mesmo se apessoa tocar nos olhos e depois em um objeto e outroalguém fizer o mesmo procedimento pode secontagiar com a doença. A bacteriana é outro tipo deconjuntivite e normalmente é causada cinco bactériasdiferentes e as suas formas de contato são parecidascom a da viral, para melhorar o quadro da doença énecessário a utilização de colírios e de antibióticospara melhorar e eliminar todos os sintomas quepodem ocorrer. A conjuntivite alérgica é algo queacontece nas pessoas que já têm consigo este riso quea qualquer momento pode ocorrer, a inflamação porsua vez ocorre depois que os olhos da pessoa entramem contato com alguma substância que traga irritaçãoaos olhos como poeira, pelo animal, mofo e muitasoutras coisas que podem levar ao mesmo sintoma.

O primeiro passo para as pessoas que estãocom os sintomas da conjuntivite é procurar umoftalmologista porque ele vai levar o paciente àsinformações necessárias para obterem o sucesso notratamento, sem contar que para cada uma dasinfecções da conjuntiva é necessário um tratamentodiferente e se você não o fizer corretamente pode terproblemas sérios com seus olhos. Para fazer odiagnostico que diferencia os tipos de virose não éfácil e a maioria dos médicos que não sãooftalmologistas não sabem fazer corretamente, demodo geral o mais indicado para os pacientes é lavaros olhos com soro fisiológico com frequência ou fazercompressas de soro também vão ajudar bastante. Oideal como dissemos é ir até um médico porque ele équem vai levar as melhores informações possíveis atévocê, do contrário pode complicar sua saúde.

Como tratar conjuntivite

Page 6: Informativo Da Hora

6

Duas competições, dois títulos. Assim foi a vitoriosatrajetória da equipe master de futsal masculino do HospitalRegional deAssis nas competições da Saúde durante o ano de 2011.

Na estréia da modalidade, na Taça Saúde, o HRA beliscouo título em cima de uma das maiores forças do futsal masculino doestado, a equipe do Juquery Santa Marcelina. Nos Jogos Regionaisa história não foi diferente, depois de uma bela campanha com 4vitórias em 4 partidas disputadas Assis confirma a soberania nocertame mantendo o tabú e novamente derrotando os adversários doJuquery na final da competição por 6 gols a 3.

Além do título a equipe assisense ficou com o artilheiro dacompetição - o ala Jean - com 12 gols no certame e com a defesamenos vazada - Zorzo - com apenas 05 gols sofridos.

Foi um título para ficar na história. "É o fruto de umtrabalho sério e competente, sabemos de nossa capacidade e dopoderio dos adversários, isso tudo torna o título ainda maisimportante para a nossa historia dentro da Taça Saúde e Regionais"afirmaAnderson Vieira, técnico deAssis.

Para sagrar-se campeão Assis passou pelo CRT/DST Aidse pela Escola de Enfermagem também de Assis ainda na primeirafase, na sequência bateu Marilia pela semi final e por fim na grandefinal derrotou os adversários do Juquery Santa Marcelina.

Parabéns Assis por mais um título, parabéns Juquery pelabela campanha. Final digna de duas grandes equipes que serespeitam e que valorizaram e muito a final da competição !

Escola de enfermagem de Assis leva o 4º lugar

Já a equipe da Escola de Enfermagem de Assis,representada por funcionários do HRA, levou o 4º lugar.

Jogos Regionais: HRA Leva Mais Um Título e é a Bola Da Vez

Equipe de Futsal Master do HRA - 1º lugar

Equipe da Escola de Enfermagem - 4º lugar

RDC nº 33, de 25 de Fevereiro de 2003 - Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Gerenciamento deResíduos de Serviços de Saúde. Resolução ANVISA nº 306/2004 - Regulamento técnico para oGerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Resolução CONAMA nº 358/2005 - Dispõe sobre otratamento e disposição final dos resíduos dos Serviços de Saúde e da providências.Lei nº 12.305 de 02de Agosto de 2010 - Institui a política Nacional de Resíduos Sólidos; Altera a lei nº 9605; de 12 deFevereiro de 1998 e da outras providências.Hoje esta Comissão esta constituida pelos membros descritosabaixo por portaria HRA- DTDS nº 013/2011Comissão:Rosangela Soares Mega - Enfermeira – NEESMT – PresidenteAugusta Maria Tonello – Enfermeira – SCIH/Núcleo de QualidadeVice Presidente Valéria Trettel Victor – Diretora – Higiene HospitalarSecretáriaAllyana Fernanda de Souza Cavina – Biologista – LaboratórioCélia Regina Zanqueta Pyles – Nutricionista – NNDDenner Sant’anna – Engenheiro – Infra-EstruturaJean Carlos Garcia – OficialAdministrativo –AlmoxarifadoJoseAparecidoAlves Oliveira – Enfermeiro – Educação ContinuadaMagali Piazza Rodrigues Costa – Enfermeira – Métodos GráficosMarilsaAparecida Vilella –Auxiliar de Serviços Gerais – Higiene HospitalarNívea Maria Ortiz Paludetto – Diretora – Banco SangueRita de Cássia Faria Barchi – Enfermeira – FAMAR – Pediatria/NeonatalRose Cristine Rodrigues Boleta – Biologista – COMSATSelma Domingos de Oliveira – Enfermeira – OncologiaSilvia Cristina Ribeiro –Auxiliar de Enfermagem – Clínica MédicaWagner Sirlei de Lima – Diretor – FarmáciaEsta comissão acredita que a participação é de todos bem como o compromisso, portanto como passo

primordial é o processo de educação em serviço transmitido por meio de treinamentos. Foi entãorealizado treinamento inicial nos dias 06,07 e 08 de dezembro, em horários diversificados, propiciandoassim a participação de nossos funcionários dos diversos setores do HRA. A adesão foi mais do que oesperado e de acordo com alguns relatos foi rico de informações bem como a possibilidade que houve dese discutir ações. Agradecemos a todos participantes deste primeiro treinamento pela compreensão edisponibilidade de estarem conosco neste primeiro momento, de muitos que acreditamos ser necessário,para construção de um trabalho digno e respeitoso.

A Comissão de Resíduo de Serviços de Saúde do Hospital Regional de Assis, tem como compromisso porem prática o que reza na legislação

NEESMT-RH realiza treinamento de resíduos de serviço de saúde

Fot

o: M

arce

lo S

ilvei

raF

oto:

Mar

celo

Silv

eira

Page 7: Informativo Da Hora

7

Caça Palavras - animais

Seu Manuel estava cansado de seu gatinho e decidiu levá-loembora. Colocou o gato em um saco de pano, jogou-o dentro docarro e levou para bem longe.

Quando chegou em casa, o gato estava deitado no sofá. Nervoso,Seu Manuel pegou o gato, colocou no carro e levou para mais longe.

Quando chegou, o gato estava deitado no sofá. Ele ficou muitoirritado, pegou o gato novamente, colocou no carro e levou aindamais longe.

Depois de duas horas, Manuel ligou para casa e perguntou à Maria:- Maria, o gato voltou?- Voltou - respondeu Maria.- Então põe ele no telefone para me explicar o caminho de casa,porque eu estou perdido!

Jogo 7 erros

Page 8: Informativo Da Hora

8

Resposta da Edição Anterior:Descobriu que sou eu?

SouTrabalho no Clínica ObstétricaVilma Rosa Zimermann da Silva

Foto

:A

rquiv

o P

essoal Foto

:A

rquiv

o P

essoal

No dia 22 de dezembro ospacientes do Hospital Regional deAssis tiveram uma surpresa especial.Dois Papais Noeis e uma MamãeNoel, juntamente com os JovensAcolhedores, percorreram os setoresdo HRA distribuindo presentes atodos os pacientes internados.Um momento especial de alegria edescontração para os que necessitam.

Pacientes do HRA recebem presentes do Papai Noel

HRA realiza integração com novos estagiáriosO Núcleo de Seleção e Desenvolvimento

juntamente com o NEESMT (Núcleo Especializado deEngenharia de Segurança e Medicina do Trabalho),ambos da Gerência de Recurso Humanos, promoveuno dia 11/11/11, no auditório do Hospital Regional deAssis, a integração dos estagiários de auxiliar deenfermagem da Escola MAIS.

Aintegração compõe uma das etapas do processode acolhimento, sendo responsável por fortalecer aprimeira impressão a respeito da Instituição, e tambémo momento que facilitará o processo de socializaçãodos alunos com os demais funcionários.

Fot

o: M

arce

lo S

ilvei

ra

Quem sou eu?

Trabalho no HospitalRegional de Assis desde 2000

Descobriu quem sou eu?Veja a resposta na próxima edição.