informativo pac2012 02

9
PROVA DE AVALIAÇÃO A CAMPO DE REPRODUTORES HEREFORD E BRAFORD Informativo da PAC – Número 02 – Ano 2012-2013 Estimados criadores participantes e demais parceiros da ABHB, chegamos à segunda pesagem oficial das PAC’s HB 2012 – 2013. Com uma entrada de primavera chuvosa na região da campanha do RS, as pastagens nas quais se encontram os animais oferecem a possibilidade de que eles expressem todo o seu potencial produtivo à campo. Esta promete ser uma edição que mostrará, novamente, que o gado “cara-branca” é imbatível na produção de carne de qualidade com eficiência. Que as nossas raças produzem mais com menos, o produtor já sabe. A eficiente conversão alimentar das raças é notável em todo o mundo, comprovada por trabalhos científicos de renomadas instituições de pesquisa. Agora, cada vez mais, ocorre a busca por reprodutores adaptados e mais funcionais no ambiente da pecuária brasileira e países com sistemas similares, em climas tropical e sub-tropical – o produtor rural busca o detalhe para ganhar mercado, pois aí reside a diferença. E a genética brasileira, trabalhada em programas de melhoramento genético, seleção por técnicos capacitados, e provas de desempenho como as PAC’s HB, vem sendo referência mundial neste tipo de trabalho. Graças à utilização de animais bem selecionados, testados à luz da ciência, e submetidos a rigoroso “controle de qualidade” pelos criadores de Hereford e Braford, é que no campo não há melhor opção. E o mercado premia: as exportações da genética brasileira crescem, os frigoríficos pagam preço “TOP” pela carne, médias de preço dos reprodutores nos remates sobem, e o consumidor final busca mais e mais o produto com o selo de certificação da Associação para desfrutar. É com dedicação, embasamento, trabalho sério e ousadia, que se faz a melhoria dos índices produtivos no nosso país e naqueles que apostam no que é produzido aqui. Boa leitura. Gabriel Isaacsson Superintendente Administrativo da ABHB Errata da 1ª ed. Do Boletim Informativo das PAC’s HB Na Planilha de pesagem Braford, o touro brinco controle 17 (K208) pesou 332 kg no dia 19/09/2012. A tatuagem correta do touro brinco controle 14 é 4112. Na planilha de pesagem Hereford, o touro brinco controle 3 (K459) pesou 293 kg no dia 19/09/2012.

Upload: thais-lopa

Post on 08-Jul-2015

137 views

Category:

Technology


4 download

TRANSCRIPT

PROVA DE AVALIAÇÃO A CAMPO DE REPRODUTORES HEREFORD E BRAFORD Informativo da PAC – Número 02 – Ano 2012-2013

Estimados criadores participantes e demais parceiros da ABHB, chegamos à segunda pesagem oficial das PAC’s HB 2012 – 2013. Com uma entrada de primavera chuvosa na região da campanha do RS, as pastagens nas quais se encontram os animais oferecem a possibilidade de que eles expressem todo o seu potencial produtivo à campo. Esta promete ser uma edição que mostrará, novamente, que o gado “cara-branca” é imbatível na produção de carne de qualidade com eficiência.

Que as nossas raças produzem mais com menos, o produtor já sabe. A eficiente conversão alimentar das raças é notável em todo o mundo, comprovada por trabalhos científicos de renomadas instituições de pesquisa. Agora, cada vez mais, ocorre a busca por reprodutores adaptados e mais funcionais no ambiente da pecuária brasileira e países com sistemas similares, em climas tropical e sub-tropical – o produtor rural busca o detalhe para ganhar mercado, pois aí reside a diferença. E a genética brasileira, trabalhada em programas de melhoramento genético, seleção por técnicos capacitados, e provas de desempenho como as PAC’s HB, vem sendo referência mundial neste tipo de trabalho.

Graças à utilização de animais bem selecionados, testados à luz da ciência, e submetidos a rigoroso “controle de qualidade” pelos criadores de Hereford e Braford, é que no campo não há melhor opção. E o mercado premia: as exportações da genética brasileira crescem, os frigoríficos pagam preço “TOP” pela carne, médias de preço dos reprodutores nos remates sobem, e o consumidor final busca mais e mais o produto com o selo de certificação da Associação para desfrutar.

É com dedicação, embasamento, trabalho sério e ousadia, que se faz a melhoria dos índices produtivos no nosso país e naqueles que apostam no que é produzido aqui. Boa leitura.

Gabriel Isaacsson

Superintendente Administrativo da ABHB

Errata da 1ª ed. Do Boletim Informativo das PAC’s HB Na Planilha de pesagem Braford, o touro brinco controle 17 (K208) pesou 332 kg no dia 19/09/2012. A tatuagem correta do touro brinco controle 14 é 4112. Na planilha de pesagem Hereford, o touro brinco controle 3 (K459) pesou 293 kg no dia 19/09/2012.

Porque a admissão na prova se restringe a animais que participem de programa de melhoramento genético e sejam classificados como no mínimo TOP 40% inter-rebanhos à desmama no programa no qual participam?

A metodologia de avaliação dos animais e todos os critérios de admissão são questões decididas no Conselho Técnico e entre os núcleos de criadores junto com os técnicos da Embrapa. Nesse tipo de prova que mede o desempenho a campo é importante que os animais, que provêm dos mais variados sistemas de produção, tenham dados de avaliação destacados até mesmo para que essa diversidade de biótipos, ao entrar, tenha alguns pontos em comum para competir em pé de igualdade. Alguns critérios de admissão como, idade e peso semelhantes são necessários para diminuir um pouco as diferenças, bem como estarem acima da média da sua população na avaliação genética (entre os 40% superiores ao desmame). Assim garantimos igualdade de condições no início da prova e, no decorrer dessa, irão se destacar os animais que tiverem melhores ganhos de maneira “harmônica” nas características avaliadas.

Depois de vários anos de provas e de um trabalho forte da ABHB para conscientizar da importância de avaliarmos nossos rebanhos através de programas de avaliação bem conduzidos e provas como a PAC, que servem como termômetro para medir como cada criador esta conduzindo a seleção dos seus animais, estamos finalmente vendo uma valorização desses animais no mercado. Uma valorização que precisou partir primeiro das próprias cabanhas que participam anualmente do teste em acreditar nos resultados e usar esses animais destacados nos seus plantéis, depois uma valorização comercial desses animais que aos poucos estamos conseguindo, pois as cabanhas tem feito um trabalho forte de marketing em cima dos resultados obtidos e, por último, depois de uma batalha árdua, estamos vendo as Centrais de Inseminação começarem a apostar nesses animais. Esse ano, tivemos um aumento da venda de sêmen desses animais e o campeão Braford da PAC foi adquirido pela Semex. Eu parabenizo a iniciativa da Semex e tenho certeza que essa negociação trará bom retorno a ambos.

Apesar da PAC usar um índice que classifica ao final do teste, deve-se observar que existem animais que se destacam em algumas características que podem ser mais interessantes que a própria classificação final. Dependendo do objetivo de seleção de cada criatório pode ser vantajoso o uso deste ou daquele animal por esses resultados do que propriamente pelo resultado final do índice. Eu particularmente, há quatro anos tenho usado a genética dos touros da PAC e no momento de escolha observo as características que o animal foi destaque e não só o índice final.

Também tenho a certeza que todos os que participam do teste saem vencedores ao final, seja na promoção da raça mostrando as suas qualidades, que se refletem nos resultados (animais em condições ambientais nem sempre favoráveis com ganhos de mais de 1 kg/dia), seja como aprendizado para corrigir o rumo da seleção nos seus criatórios e buscar bons resultados no próximo teste e principalmente na rentabilidade do seu negócio.

Thais Lopa – Coordenadora do PampaPlus

As Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC’s HB) possuem como uma das finalidades a extensão e difusão das Raças Hereford e Braford e também comprovação da eficiência em sistemas pastoris, principalmente as características de grande importância econômica para o produtor. Dai a importância desses animais ao ingressarem no programa estarem avaliados entre os 40% melhores nos seus respectivos programas. O importante é nivelar os animais por cima e dessa forma disseminar essa genética comprovadamente eficiente tanto a nível de características econômicas como com um biótipo desejado para as Raças.

É muito importante para as Raças Hereford e Braford identificarmos os animais comprovadamente eficientes, e tornarmos estes animais como referencia para o melhoramento genético, para isto e muito importante o trabalho serio e criterioso dos selecionadores em seus rebanhos e fundamentalmente a Prova de Avaliação a Campo, devido a grande penetração que tem em função dos trabalhos de extensão da Associação Brasileira de Hereford e Braford e da Embrapa. Outro aspecto importante da PAC e a utilização de Jornadas técnicas junto a produtores e principalmente Inspetores Técnicos na busca da uniformização dos critérios de avaliação que considero de fundamental importância para o crescimento sustentável das Raças HB. Ricardo Furtado – Presidente do Conselho Técnico da ABHB Esta restrição é muito importante porque como todos sabemos o objetivo da PAC é identificar reprodutores que possam transmitir uma boa genética aos seus descendentes e na PAC o que se tem é uma classificação final utilizando os dados de desempenho. Assim, esta pré-seleção, ou seja, os melhores 40% dos animais ajuda assegurar que estes candidatos a futuro reprodutores sejam realmente bons em termos de transmissão de sua genética. Portanto, na prática, a PAC funciona como um ajuste de “pente fino”. Marcos Yokoo – Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul

Colaborando para o aumento dos índices produtivos da pecuária brasileira

A ABHB atua em projetos sociais de apoio ao melhoramento do rebanho nacional através de programas de doação de reprodutores e sêmen para pequenos produtores. Busca dar apoio a aplicação de tecnologias de baixo custo visando o aumento da rentabilidade do pequeno produtor realizando palestras em parceria com entidades de extensão e escolas agrotécnicas, bem como, editando publicações que facilitem a administração dessas propriedades.

A parceria da ABHB tem sido importantíssima no projeto da Associação de Produtores do Rincão do 28, o ganho

genético é visível, não apenas na valorização do produto "terneiro", comercializado em conjunto na feira oficial

do município de Alegrete, como nas fêmeas produtos da inseminação artificial que entraram em serviço no ano

passado (as nascidas da primeira inseminação 2008). Com este trabalho o grupo do 28 é referência para outros

grupos de pecuaristas familiares do município de Alegrete e região.

Adriana Ferreira da Costa Vargas – Fundação Maronna

O Hereford e seus derivados são os animais comprovadamente de maior ganho

de peso e nós, como criadores, devemos testar o potencial da raça. As PAC’s

HB entram como uma importante ferramenta para a pecuária brasileira. Eu

participo desde o início e tenho a consciência de que devemos utilizar dados

concretos na formação dos nossos rebanhos. A ABHB, através das provas de

avaliação a campo de reprodutores abriu os olhos do Brasil e hoje outras raças

também possuem suas provas, muito semelhantes às do Hereford e do Braford.

Hoje, e cada dia mais, temos a garantia de animais comprovadamente

melhoradores de rebanho, precoces com ótimas médias de ganho de peso diário

(GMD), produzindo mais carne, em menos tempo e em um menor espaço físico, que acaba gerando uma maior

lucratividade aos produtores. Cada vez mais nos temos que divulgar a prova e seus resultados, e mais, participar

ativamente do processo de aperfeiçoamento dos criatórios brasileiros.

Geraldo Estrázulas de Souza – Estância do Bolso (criador e ex-Presidente da ABHB)

Do Bolso H111 – PC (3º Lugar PAC Hereford 2009-10)

O Teste possibilita, fundamentalmente, uma comparação fidedigna entre

materiais genéticos distintos, provenientes dos melhores criatórios gaúchos,

tendo como um de seus principais atributos a eliminação do efeito ambiente. O

que nos deixa extremamente satisfeitos é o fato destes resultados expressivos

repetirem-se ano após ano em ambas as raças (Hereford e Braford),

evidenciando que estamos no rumo certo, consolidando nossa genética, e

incentivando-nos a seguir em frente neste grande desafio.

Paulo Azambuja – Responsável Técnico da Fazenda Santa Tereza

Santa Tereza E1541 (1º Lugar PAC Braford 2010-11)

Santa Tereza E1120 (1º Lugar PAC Hereford 2010-11)

Hereford

Propriedade Brinco Tatuagem Pai 1 ª Pesagem 2 ª Pesagem

19/09/2012 17/10/2012 GMD

Estância do Bolso 5 K101 Do Bolso 829 378 396 0,643

Agropecuária São Pedro 14 B003 CC CX United 52S ET (IA-501) 348,5 356 0,268

Agropecuária São Pedro 1 B043 Mauá Bienvindo do Pontal 1809 299,5 323 0,839

Fazenda São Manoel 3 K459 Sina Sina H 200 (Gauchão) 293 303 0,357

Cabanha Touro Passo 17 2760 Topass Encruzilhada 17 337 370 1,179

Estância Tamanca 2 H175 Reculuta Soberano K170 355 373 0,643

Estância Tamanca 13 H184 Reculuta Soberano K170 331 341 0,357

Estância Tamanca 18 H166 Reculuta Soberano K170 341 359 0,643

Fazenda Santa Tereza 10 G1464 Guatambu G1086 364 389 0,893

Fazenda Santa Tereza 16 G1488 Alvorada E283 (Cabernet) 286 310 0,857

Fazenda Santa Tereza 4 G1468 Wolf 1265 ( Clássico) 295,5 306 0,375

Reculuta Agropastoril 12 N002 Recreio T103 360 365 0,179

Reculuta Agropastoril 7 N003 Reculuta Soberano K170 357 379 0,786

Estância Guatambu 11 K2223 Guatambu E 1600 (Tannat) 300,5 332 1,125

Estância Guatambu 6 K1083 Alvorada E257 349,5 373 0,839

Estância Guatambu 8 K1031 Guatambu E 1600 (Tannat) 331 353 0,786

Cond.Estância Rincão 15 1912 Mauá 1769 310 341 1,107

Cond.Estância Rincão 9 1917 AM MGE 1221 Paco 2 280 302 0,786

Peso total e GMD médio 5917 6271 0,700

Braford

Propriedade Brinco Tatuagem Pai 1 ª Pesagem 2 ª Pesagem

19/09/2012 17/10/2012 GMD

Estância do Bolso 4 K109 Pitangueira 38-F669 (Vintage) 437 461 0,857

Agropecuária São Pedro 6 B107 Belvista 38-1004 (Don Juan) 288 298 0,357

Agropecuária São Pedro 15 B072 Nova Aurora 38-5088 (Copero) 288 314 0,929

GAP Genética 13 C517 RM 380 391 0,393

Estância São Manoel 11 K705 Sina Sina F174 (Importante) 300 318 0,643

Agropecuária Santa Ana 1 K1241 Kudos D19 (Siward) 344 363 0,679

Agropecuária Itaverá 17 K208 Pitangueira 38-A252 (Big Brother) 332 356 0,857

Estância São Lucas 8 3706 Pampiano 38-A198 (Casa Nova) 383 389 0,214

Fazenda Santa Tereza 10 G1889 Santa Tereza 38-D1380 359 383 0,857

Fazenda Santa Tereza 16 G1922 Kudos D19 (Siward) 340 367 0,964

Fazenda Santa Tereza 12 G1880 Santa Tereza 38 D1380 355 358 0,107

Agropecuária Odair Gonzalez 7 B311 RM 288 313 0,893

Agropecuária Sereno 9 TE1010 Belvista 38-7210 (Show) 315 330 0,536

Agropecuária Sereno 3 1138 Santa Ana 38-8211 (Solapa) 288 324 1,286

Fazenda Mae Rainha 14 4112 Belvista 38-7180 (Patriota) 346 373 0,964

Estância Guatambu 2 K252 ITA 38-804 (Lafite) 351 365 0,500

Estância Guatambu 5 K304 ITA 38-804 (Lafite) 367 379 0,429

Peso total e GMD médio 5761 6082 0,670

Quando será a próxima pesagem? É possível ver os animais?

A próxima pesagem será no dia 14 de novembro e para ver os animais basta agendar com certa antecedência com a ABHB através da secretaria, pelo telefone (53)3242-1332, email [email protected] ou diretamente superintendência da Associação. Participe!

AGENDA DE PESAGENS PAC's HB

1a Pesagem 19/09/2012

2a Pesagem 17/10/2012

3a Pesagem 14/11/2012

4a Pesagem 12/12/2012

5a Pesagem 9/1/2013

6a Pesagem 6/2/2013

7a Pesagem 6/3/2013

8a Pesagem 3/4/2013

Resgate Histórico

Se você tem fotos, dados ou qualquer material a respeito das antigas PAC’s HB que gostaria de ver publicados, entre em contato conosco!