informativo planeta news - 17

6
Expediente Ano 3 - Nº 17 Agosto de 2011 QNP-24 Área Especial 02 - Ceilândia CEP: 72235-240 - Brasília/DF Telefone: 61 3377.3373 www.viacaoplaneta.com.br Diretor editorial: Fernando Eloia Jornalista responsável: Paulo Passos - RP 2059 - DF Projeto gráfico e diagramação: Denny Guimarães (Editora Kiron - www.editorakiron.com.br) OUTROS DESTAQUES DESTA EDIÇÃO Formação Inscrições abertas para treina- mento de Condutor de Veícu- los de Transporte Coletivo para passageiros. Aconteceu Comemoração do dia do motoris- ta realizado no terminal do Setor “O”. Um dia especial para todos nós. Solidariedade Arraiá Solidário arrecada alimen- tos para instituição de caridade. Exemplo de Dedicação no Trabalho E m um trabalho que exige aten- dimento ao público o tempo todo, é fundamental que aquele que presta o serviço trate o seu clien- te com muita alegria e satisfação. E no trabalho de motorista de ônibus não é diferente: são cente- nas, e muitas vezes milhares, de pessoas que entram no veículo, acreditando que farão uma viagem tranquila e que chegarão bem ao seu destino. Nesse momento, o atendimento do motorista se torna essencial e a forma de tratamento para com os passageiros pode criar boas relações. Um exemplo disso são os mo- toristas Sr. Ulisses e Sr. Divino, que prestam um bom trabalho para a empresa há mais de 20 anos. “Amo o que eu faço. Gosto de atender bem a todos os passageiros, mas tenho especial atenção com os idosos. Entre os dias 1 e 10 de todos os meses eles lotam o meu ônibus; eles esperam eu passar para virem comigo porque eu dou atenção a eles, que gostam das brincadeiras e do bom atendimento”, diz o moto- rista Sr. Divino. Sr. Ulisses relata que o segredo do sucesso como motorista é aten- der todos com respeito, e que faz isso com amor, porque gosta do que faz, e diz ainda que não quer parar de trabalhar. Para seguir o exemplo do Sr. Di- vino e Sr. Ulisses, seguem algumas dicas: Sorria; Faça uma boa recepção; Vise a satisfação do passageiro e não apenas o serviço; Demonstre interesse sincero ao atender o passageiro; Trate com muita atenção as pesso- as idosas, deficientes, gestantes e crianças. BRASÍLIA, AGOSTO DE 2011 - ANO 3 - Nº 17 I NFORMATIVO PLANETA NEWS

Upload: carol-cortese

Post on 15-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo da Viação Planeta, Pioneira, Satélite e Cidade Brasília. Distrito Federal.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Planeta News - 17

Expediente

Ano 3 - Nº 17Agosto de 2011

QNP-24 Área Especial 02 - CeilândiaCEP: 72235-240 - Brasília/DF Telefone: 61 3377.3373

www.viacaoplaneta.com.br

Diretor editorial: Fernando EloiaJornalista responsável: Paulo Passos - RP 2059 - DF

Projeto gráfico e diagramação: Denny Guimarães (Editora Kiron - www.editorakiron.com.br)

OutrOs destaques desta ediçãO

Formação

Inscrições abertas para treina-mento de Condutor de Veícu-los de Transporte Coletivo para passageiros.

Aconteceu

Comemoração do dia do motoris-ta realizado no terminal do Setor “O”. Um dia especial para todos nós.

Solidariedade

Arraiá Solidário arrecada alimen-tos para instituição de caridade.

Exemplo de Dedicação no Trabalho

Em um trabalho que exige aten-dimento ao público o tempo todo, é fundamental que aquele

que presta o serviço trate o seu clien-te com muita alegria e satisfação.

E no trabalho de motorista de ônibus não é diferente: são cente-nas, e muitas vezes milhares, de pessoas que entram no veículo, acreditando que farão uma viagem

tranquila e que chegarão bem ao seu destino. Nesse momento, o atendimento do motorista se torna essencial e a forma de tratamento para com os passageiros pode criar boas relações.

Um exemplo disso são os mo-toristas Sr. Ulisses e Sr. Divino, que prestam um bom trabalho para a empresa há mais de 20 anos.

“Amo o que eu faço. Gosto de atender bem a todos os passageiros, mas tenho especial atenção com os idosos. Entre os dias 1 e 10 de todos os meses eles lotam o meu ônibus; eles esperam eu passar para virem comigo porque eu dou atenção a eles, que gostam das brincadeiras e do bom atendimento”, diz o moto-rista Sr. Divino.

Sr. Ulisses relata que o segredo do sucesso como motorista é aten-der todos com respeito, e que faz isso com amor, porque gosta do que faz, e diz ainda que não quer parar de trabalhar.

Para seguir o exemplo do Sr. Di-vino e Sr. Ulisses, seguem algumas dicas:•Sorria;•Faça uma boa recepção;•Vise a satisfação do passageiro e

não apenas o serviço;•Demonstre interesse sincero ao

atender o passageiro;•Trate com muita atenção as pesso-as idosas, deficientes, gestantes ecrianças.

Brasília, agosto de 2011 - ano 3 - nº 17

InformatIvo

PLANETA NEWS

Page 2: Informativo Planeta News - 17

2

An

o 3 - n

º 16 - Jun

ho

de 2011

PLAN

ETA N

EWS

Trabalho que Faz Crescer

Por Auristela Constantino Acionista

Na nossa empresa é sempre assim, quando festeja-mos é só alegria.

A festa julina foi regada de muita festança, cal-dos e canjicas, e, por falar em caldos e canjicas, nosso concurso foi animadíssimo, contou com todos aqueles que participam com criatividade e alegria.

Somente com muita alegria e amor seguiremos juntos, buscando com trabalho e dedicação a melhoria do trans-porte de passageiros.

Nossa linda e moderna cidade merece uma transfor-mação radical em todos os itens como paradas, integra-ção, faixas exclusivas, ônibus novos, motoristas e cobra-dores atenciosos, enfim, uma verdadeira mudança no ato de transportar seres humanos esperançosos de uma vida melhor.

E por falar em valores humanos, sempre que festeja-mos, não esquecemos de fazer uma campanha de arre-cadação de alimentos, que este ano distribuímos nas Ins-tituições Abrigo do idoso em Brazlandia, Abrigo Casa da Criança Batuira em Ceilandia e Comunidade Terapêutica Despertai no núcleo rural de Samambaia.

O curso para motoristas que se realizará no SEST/SENAT é uma grande pedida, pois nunca devemos nos acomodar e sim aprender cada vez mais, sempre.

O nosso motorista exemplar, Antônio Casimiro de Oliveira, exemplo de superação, acumula mais uma vi-tória de 3º lugar no SESC do Estado do Pará. Parabéns, Antônio, nós nos orgulhamos de você, continue sempre assim!

O dia do motorista foi comemorado no “Amigos do Terminal”, que aliás tem sido mais um sucesso da nossa empresa.

O presidente do Conselho Nacional do Idoso e da as-sessoria de comunicação da Secretaria de Transportes veio conhecer os trabalhos realizados em nosso auditório. Fica-ram encantados com o empenho e dedicação.

Estão de parabéns nossos motoristas Ulisses e Divino (M Norte), exemplos de dedicação com os passageiros, em especial com os idosos. São estes exemplos que fazem a diferença, pois a postura no ambiente de trabalho nos aju-da a sermos cada vez melhores no desempenho de nossas atividades e em todas as áreas de nossas vidas.

Todos podemos despertar nossa criatividade, geniali-dade, amabilidade, enfim, tudo que possa nos ajudar no comprometimento de nossas vidas e nas vidas de nossos queridos passageiros.

Editorial

Para refletir

Carroça VaziaCerta manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a

dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.

Ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno

silêncio, me perguntou:

— Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo

mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

— Estou ouvindo um barulho de carroça.

— Isso mesmo — disse meu pai —. É uma carroça

vazia.

Perguntei ao meu pai:

— Como pode saber que a carroça está vazia, se

ainda não a vimos?

— Ora — respondeu meu pai —, é muito fácil saber

que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quan-

to mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto e, até hoje, quando vejo uma pessoa

falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratan-

do o próximo com grossura inoportuna, prepotente, inter-

rompendo a conversa de todo mundo e querendo demons-

trar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a

impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: “Quanto

mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz...”

Colaboração: Marcelino Riberio

Page 3: Informativo Planeta News - 17

3

An

o 3

-

n

º 16

-

Ju

nh

o d

e 20

11PL

AN

ETA

NEW

S

Visitas IlustresNa manhã do dia 19 de julho,

no auditório do P SUL, a empresa recebeu a visita do Secretário Exe-cutivo dos Direitos do Idoso, Luiz César Fiúza, da Assistente da Asses-soria de Comunicação da Secretá-ria de Transporte, Eliene Fonseca Araújo, e da Assessoria de Comuni-cação do Secretário de Transporte, Mara Veigas, que vieram à empre-sa para conhecer os trabalhos re-alizados. Nesse dia, os motoristas e cobradores estavam na apresen-tação de resultado. O presidente do Conselho Nacional do Idoso fi-cou surpreso com os trabalhos de

conscientização que vêm sendo re-alizados para atendimento dos ido-sos, assim como de todos os nossos passageiros.

No dia primeiro de agosto, re-cebemos novamente a presença de Luiz César Fiúza e de Mara Veigas. Os colaboradores apre-sentaram um teatro que repre-sentava a situação de idosos nos ônibus.

A imprensa compareceu ao evento e enfatizou como o curso de boas maneiras para motoristas e cobradores de ônibus tem gera-do bons resultados.

Aconteceu

A empresa tinha em média 60 reclamações ao dia. Hoje,

após três anos de curso, reduziu--se para 10 a 12 diariamente. Em relação aos idosos, a empresa re-cebe duas reclamações por mês.

Page 4: Informativo Planeta News - 17

4

An

o 3 - n

º 16 - Jun

ho

de 2011

PLAN

ETA N

EWS

Um Dia Especial!

No dia 22 de julho, foi re-alizado, no terminal do Setor “O”, o “Amigos do

terminal”, comemorando o Dia do Motorista.

O evento contou com a par-ceria do Sest/Senat, que trouxe es-tações de saúde para aferição de pressão e medição de glicemia;

com o teatro do Detran; e, tam-bém, houve a participação de ca-beleireira e engraxate, bem como atendimentos dos departamen-tos SAT, FROTA, DEPES, DACN E DRH.

Além de tudo isso, foram en-tregues brindes e lanches.Parabéns a todos os motoristas!

Formação

Aconteceu

Inscrições Abertas!!!

O treinamento de Condutor de Veículos de Transporte Coletivo para Passageiros

continua sendo realizado na em-presa por meio da parceria com o SEST/SENAT. Vários colaboradores já participaram e tiveram seus certi-ficados entregues e inseridos na sua CNH.

As inscrições continuam sen-do realizadas na Garagem do P Sul, no DRH. Para isso, basta

levar a CNH e Carteira de Traba-lho (CTPS).

Os cursos estão sendo reali-zados no auditório do P Sul. De acordo com a Resolução 168 de 14/12/2004, todo profissional que exerce a função remunerada precisa participar do curso, que tem como objetivo capacitar condutores, habi-litando-os à melhor condução dos veículos de transporte coletivo de passageiro.

O treinamento tem duração de 50 horas e pode ser feito durante a se-mana, pela manhã, tarde ou noite, ou ainda no fim de semana.

Não perca essa oportunidade!

Para participar, o colaborador

precisa ter alguns requisitos, como:•Ser maior de 21 anos;•Estar habilitado, no mínimo, na categoria “D”;•Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente

em infrações médias durante os últimos 12 meses;•Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Nota

Mais uma vitória!

O colaborador Antônio Cas-simiro de Oliveira acumula mais uma vitória dentre a tantas que já alcançou na sua vida como atle-ta. Desta vez, o campeão garan-tiu o 3º lugar no SESC Triathlon, no estado do Pará.

Page 5: Informativo Planeta News - 17

5

An

o 3

-

n

º 16

-

Ju

nh

o d

e 20

11PL

AN

ETA

NEW

S

Um Grande Arraiá

No último dia 1º de julho, foi realizado o “Arraiá” da Viação Planeta/Satélite, na Garagem do P SUL.

Na festança, tivemos o 1° Festival de Caldos e Canjicas. A disputa ocorreu entre as Garagens P Sul, União e Setor “O”, com a participação das colaboradoras que prepararam deliciosos caldos e canjicas.

O 1º Lugar foi para equipe do P SUL, e o 2º e 3º lu-gares ficaram com as garagens da União e Setor “O”, respectivamente

Ainda teve a participação da quadrilha Cordel Encanta-do da Ceilândia, e, ainda, foi sorteada uma TV LCD.

A festança foi muito boa. O DRH agradece a todos pela participação no evento.

Aconteceu

Page 6: Informativo Planeta News - 17

6

An

o 3 - n

º 16 - Jun

ho

de 2011

PLAN

ETA N

EWS

Festa Julina Solidária

Com a doação de 1 kg de alimento não pere-cível como entrada da Festa Julina realizada no dia 1° de julho, foram arrecadados 100 kg

de alimentos, que foram distribuídos no Abrigo para Idoso em Brazlândia (no Incra 09).

O abrigo foi construído e é dirigido por Nilson, que é enfermeiro do Hospital de Brazlândia. É mantido por doações, sendo totalmente não-governamental.

O local é uma chácara alugada, mas ele planeja

voltar para cidade urbana no ano que vem, o que me-lhora o acesso aos hospitais e até mesmo para receber as doações.

Nilson conta com o apoio de sua irmã e amigos que, assim como ele, são apaixonados pelo trabalho social que executam. Além deles, a instituição é asses-sorada por fisioterapeuta e psicóloga voluntárias.

A Viação Planeta/Satélite agradece a todos que par-ticiparam dessa ação solidária.

Opinião

Postura no Ambiente de TrabalhoPor Ronaldo Cândido

É impressionante que nos dias atuais e com tanta informação chegando a todo instante, ainda for-temente presenciamos nos ambientes corporati-

vos o comportamento inadequado de muitos profissio-nais. Confunde-se muito o próprio ambiente como uma extensão da casa ou do mundo particular e suas variáveis.

Estranho é imaginar que a educação, a gentileza e a atenção em detalhes ligados à imagem pessoal são deixadas de lado e atitudes infantis e inesperadas são cometidas por pessoas dentro de uma organização; são atos como o bate-papo fora de hora, piadinhas inconvenientes, utilização de locais impróprios para lanche e almoço, além de excessos de permanência longe do posto de trabalho, que acontecem em todos os níveis empresariais.

Muitas dessas atitudes são amplamente discutidas e acertadas, mas alguns parecem renegar a norma e

seguem com sua conduta errada indiferente com re-lação à penalidade ou sem medo de qualquer ação disciplinar, e podem, ainda, destoar e desequilibrar um bom ambiente de trabalho.

Não significa que o local de trabalho seja feito apenas para o labor e a produção massificante, mas o respeito às normas e o bom senso no momento da necessidade da descontração e do alívio do estresse deve ter seu referencial adequado, orientando o em-pregado nesse instante a ligar o “desconfiômetro”, a tomar o “semancol” e agir com serenidade e respeito aos demais.

Os novos tempos estão chegando; e a nova ge-ração me preocupa; mas, também, me reconforta pensar que todos podem finalmente ajustar a postura pessoal com o ambiente de trabalho e no final todos viveremos felizes para sempre.

Solidariedade