informativo vizivali - edição 07 - ano 05 feira do escambo...

12
Informativo VIZIVALI - Edição 07 - Ano 05 Feira do Escambo Incentivo à Responsabilidade Social A Feira do Escambo estimulou a troca de objetos e promoveu uma reflexão sobre o consumismo e os valores de cada produto. Em 2013, pretende-se abrir a feira à comunidade. Pág. 06 NOVA DIRETORA TOMA POSSE NOVA DIRETORA TOMA POSSE Pág. 02

Upload: phungthuan

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo VIZIVALI - Edição 07 - Ano 05

Feira do Escambo Incentivo à Responsabilidade Social

A Feira do Escambo estimulou a troca de objetos e promoveu uma reflexão sobre o consumismo e os valores de cada produto.

Em 2013, pretende-se abrir a feira à comunidade.

Pág. 06

NOVA DIRETORA

TOMA POSSE

NOVA DIRETORA

TOMA POSSE

Pág. 02

Institucional

ExpedienteINFORMATIVO VIZIVALI EXPRESS | Ano 05 - Edição 07 - outubro de 2012

Mantenedora:

Centro Pastoral Educacional e Assistencial Dom Carlos - CPEA

Presidente:

Dom José Antonio Peruzzo

FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI Diretora:

Profª. Elizandra Fiorin Soares

Produção:

Dpto. de Comunicação e Marketing

Jornalista Responsável:

Graziele Forest DRT/PR 6860

Diagramação e impressão:

Grafisul Gráfica e Editora Ltda.

Revisão:

Profª. Roseméri Aparecida Back

Fotos:

Arquivo VizivaliContato:

[email protected]/ www.vizivali.edu.br

PRIMEIRO CURSO DE REDAÇÃO É REALIZADO COM ÊXITO

A Faculdade Vizivali passou por uma fase de transição de direção em meados de agosto. O professor Paulo Fernando Diel deixou a instituição e pela primeira vez a Vizivali será administrada por uma mulher. A nova diretora foi apresentada aos funcionários no dia 14 de agosto e se autoapresentou aos acadêmicos no decorrer dos dias. Ela se chama Elizandra Fiorin Soares e já trabalhava em outra instituição do grupo há cerca de três anos. Elizandra é Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Maria e mest re em Educação também pela Universidade Federal de Santa Maria. Também é formanda em Direito na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, onde também é docente.

Missa e posse

Uma missa marcou a posse da nova diretora da Vizivali no último dia 4 de outubro. A missa foi celebrada pelo presidente do Centro Pastoral Educacional e Assistencial Dom Carlos - CPEA, o bispo Dom José Antonio Peruzzo. Participaram d a m i s s a , a c a d ê m i c o s ,

professores, funcionários e a vice-presidente do CPEA, Renata Vasconcellos Basso Fonseca. Dom José deu a bênção para a professora Elizandra e desejou que Deus a faça sábia, iluminada, serena, veraz, terna e firme.

Apresentação aos funcionáriosApresentação aos funcionários

Missa e posse da nova diretora com a presença de todos os acadêmicos Missa e posse da nova diretora com a presença de todos os acadêmicos

A Vizivali realizou, no mês de junho, o primeiro Curso de Redação da instituição. O encerramento aconteceu no último sábado de junho, ocasião em que a coordenadora do curso, professora Roseméri Back, entregou os certificados aos quarenta jovens participantes do curso. Os alunos são oriundos do Colégio Coopermundi, da Vizivali e da comunidade em geral.

O curso aconteceu durante três sábados inteiros e abrangeu os conteúdos: carta argumentativa; adequação vocabular; coerência e coesão textual; construção do parágrafo; objetividade e subjetividade nos textos; como evitar repetições e artigo de opinião. Ministraram o curso os professores da Vizivali, Marcos Hank, Roseméri Aparecida Back e Ana Maria Zanini.

A participante Débora Favetti é aluna do Colégio Coopermundi, e contou que resolveu fazer o curso para aprender mais sobre Redação e estar preparada para o Enem e os Vestibulares. Para ela, o curso atingiu as expectativas e até recomendou para a sua irmã.

Quarenta jovens participaram do Curso de RedaçãoQuarenta jovens participaram do Curso de Redação

VIZIVALI TEM NOVA DIRETORA

02

A Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu -

Vizivali passou por uma transformação neste

semestre. Tivemos grandes eventos como o

Seminário de ADM e TI, o Congresso de Educação

das Licenciaturas, a peça “O Auto da Barca do

Fisco”, projetos como o Curso de Redação e a Feira

do Escambo de Responsabilidade Social, sempre

com a participação e o envolvimento dos acadêmicos, professores,

funcionários e pessoas da comunidade externa. Afinal, a Vizivali

quer cada vez mais envolver-se com a comunidade e para isso está

de portas abertas.

Além disso, todas as atividades desenvolvidas em sala de

aula e viagens culturais também foram muito importantes para a

formação dos acadêmicos.

Neste momento, estamos vivendo a Campanha do

Vestibular 2013, com divulgação nos colégios, no comércio, na

mídia, tudo para fazer com que seja um dos melhores vestibulares

da Vizivali. Contamos com cada um dos acadêmicos para que

divulguem também e tragam amigos, vizinhos, familiares, para

estudar e movimentar ainda mais a Faculdade Vizivali, como diz o

slogan da Campanha “Uma boa escolha faz toda a diferença”. A

prova será realizada no dia 10 de novembro na Vizivali, em Francisco

Beltrão, em Quedas do Iguaçu, em São João e Salto do Lontra. As

inscrições podem ser feitas pelo site www.vizivali.edu.br.

A Vizivali está passando por uma nova fase com a minha

chegada para a direção. Para melhor atender a comunidade interna

e externa, estou realizando modificações no espaço físico, nos

recursos humanos e nas relações com a comunidade com intuito de

ouvir e receber a todos. Aproveito para agradecer o acolhimento de

toda a comunidade acadêmica e externa e desejar um bom final de

semestre a todos.

Profª. Me. Elizandra Fiorin Soares

Diretora da Faculdade Vizivali

Administração04COORDENADOR NO CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE

De 26 a 29 de agosto, o coordenador do curso de Administração da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu - Vizivali, Joarês Tártari, participou do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado na cidade de Belém - PA. O tema foi Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável e teve mais de cinco mil pessoas.

O professor destaca que no congresso pôde trocar experiências com contabilistas de todo o Brasil. O evento contou com o presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Juarez Domingues Carneiro, do ex-presidente americano, Bill Clinton, do senador Cristovam Buarque, do representante do IASB, Guillermo Braunbeck, do astronauta, Marcos Pontes, de Marina Silva, entre outros palestrantes.

O professor destaca que “participar de eventos como este possibilita o acesso ao que existe de mais moderno no mercado. Mesmo o evento sendo da área Contábil, a Administração estava em evidência, pois afinal, Contabilidade se faz para empresas, empresas são geridas por administradores”.

Os acadêmicos demonstraram toda a sua criatividade no 2º Seminário de Administração e Tecnologia em Sistemas para Internet, principalmente nas peças teatrais e no 1º Canta Vizivali que envolveu os demais cursos. O seminário aconteceu de 19 a 21 de junho, e anteriormente, teve duas palestras na Semana Empresarial da Associação Comercial.

No decorrer da semana, teve as palestras Marketing Digital, Redes Sociais e Como Vender pela Web, ministradas pelo professor da Unoesc de São Miguel do Oeste - SC, Fabrício Paloschi, e

Computação Forense - Uma abordagem da profissão, com o prof. Paulo Junior Varela da UTFPR, campus de Francisco Beltrão.

Em uma das noites, as turmas do curso de Administração fizeram uma apresentação teatral sobre cada um dos livros estudados em sala. O 1º ano apresentou o livro Quem Mexeu no Meu Queijo, o 2º ano o livro Pai Rico Pai Pobre, o 3º ano o livro A Lei do Triunfo e o 4º ano Os Segredos da Mente Milionária.

Na mesma noite, aconteceu a palestra Inteligência Artificial e suas Aplicações, com o professor da UTFPR, Flávio de Almeida e Silva, para os acadêmicos de Sistemas para Internet. Para encerrar o seminário, aconteceu uma apresentação sobre a História e os Trabalhos dos Clubes de Serviços Rotary, Lions e ASR em Dois Vizinhos.

2º SEMINÁRIO DE ADM E TI DESTACA A CRIATIVIDADE DOS ACADÊMICOS

Aconteceu ainda...Aconteceu ainda...Professor Maurício conclui mestrado com conceito A4º ano de ADM recebe palestrante da Precisa InformáticaAcadêmicos do 2º ano apresentam artigos no TECSUL/ENASP

1º Canta Vizivali - No início de cada uma das três noites, aconteceram as eliminatórias do 1º Canta Vizivali, um festival da canção destinado à comunidade acadêmica. Os estudantes se soltaram e apresentaram seus talentos musicais. A grande campeã do 1º Canta Vizivali foi Juliane Paludo, acadêmica de Artes Visuais, em segundo lugar ficou a Geise Devens, também de Artes Visuais e, em terceiro, Wagner Vieira, do 1º ano de Administração.

Os acadêmicos deram um show de interpretação, figurino e diversão para a plateia

Artes 05II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ACONTECE COM MUITA PRODUÇÃO

CulturaNa quarta noite, aconteceu a Noite Cultural com a presença do Coral

de Sinos do Instituto Adventista Paranaense - IAP, de Maringá, com a peça teatral “O Noviço” do Colégio Coopermundi e o lançamento do livro do curso de Pedagogia, Temáticas Pedagógicas: Desafios da Educação.

A peça “O Noviço” é apresentada por alunos do 6º ao 3º ano do Colégio Coopermundi e da Escola de Teatro Ivan Luvison e faz parte do projeto Viva Literatura. A autoria é do escritor Martins Pena. A peça gira em torno da obrigação dos filhos de estudarem em conventos e seminários e trata o tema familiar à base de muita gargalhada.

Logo após a peça, aconteceu o lançamento do livro publicado pelo curso de Pedagogia, composto com artigos dos então formandos do curso em 2011, hoje egressos, e seus professores orientadores, que compareceram ao evento para receber os seus exemplares.

Já o Coral de Sinos encantou o público pela habilidade dos jovens em produzir as mesmas notas musicais de um piano, por exemplo, com sinos. Para o encerramento teve uma mesa redonda e a apresentação de idosos de um coral de Francisco Beltrão.

A disciplina de Diálogos Interdisciplinares no curso de Artes Visuais possibilitou ao 2º ano descobertas sobre instrumentos musicais, a história da música e apresentação musical. Desafiados pela professora Gracielli Demartini, os acadêmicos produziram vários tipos de instrumentos musicais com materiais alternativos que foram reaproveitados. Cada um pôde produzir o instrumento que mais gosta, embasado por aulas teóricas sobre a história e o surgimento da música.

Após a confecção dos produtos, o grupo ensaiou e se apresentou para os demais acadêmicos no intervalo das aulas.

Os acadêmicos pararam para prestigiar o grupo.

TURMA PRODUZ INSTRUMENTOS E FAZ APRESENTAÇÃO MUSICAL

Eles cantaram e tocaram xotes como Xote da Alegria Eles cantaram e tocaram xotes como Xote da Alegria

2º ANO DE ARTES DEMONSTRA CRIATIVIDADE EM APRESENTAÇÕES

Um grupo transformou o texto em religião, o outro em remédio e o outro em comida.

A turma do 2º ano de Artes Visuais apresentou no início de julho três trabalhos sobre o mesmo texto de Cultura repassado pelo professor Valmir Luiz Galvan. Um dos três grupos teve que transformar o texto em oração, o outro em remédio e o outro em comida. As acadêmicas despertaram a criatividade e fizeram apresentações curiosas.

O primeiro grupo fez uma peça teatral com bastante diálogo utilizando termos centrais do texto como, por exemplo, Culturalismo, Pluriculturalismo e Interdisciplinaridade. A peça apresentou uma consulta médica, a identificação de uma doença e a apresentação dos remédios necessários intitulados com termos do texto.

Já o outro grupo simulou um programa de TV sobre Culinária com a escritora do texto como entrevistada e repassou a receita do Bolo de Cultura com cobertura de expressão. Alguns dos ingredientes foram uma unidade de história da arte, meio copo de multiculturalismo, duas xícaras de professor pesquisador e criatividade até dar ponto.

O grupo fez um bolo de maracujá e assou em um forno levado para a sala de aula. O terceiro grupo encarregado de transformar o texto em oração fez demonstrações de diversas religiões.

Os integrantes simularam as celebrações da Igreja Católica, do Espiritismo, do Budismo, entre outros, com fidelidade às características de cada um.

O professor considerou os trabalhos muito bons.

A segunda edição do Congresso Interdisciplinar de Educação da Vizivali, promovido pelos cursos de Artes Visuais, Letras e Pedagogia, aconteceu de 13 a17 de agosto, e iniciou com composição de mesa de honra, apresentações musicais e palestra.

Na primeira noite, após a abertura oficial, a acadêmica do terceiro ano de Letras, Micheli Zanela, e o professor do curso de Letras, Marcos Hank, apresentaram três músicas em três línguas que animaram e surpreenderam o público pela qualidade.

A palestra foi sobre o tema Educar para Emancipação: Dilemas e Perspectivas no Limiar do Século XXI, ministrada pelo professor Dr. Adair Dalarosa da Unicentro.

Já na segunda e terceira noites, aconteceram as oficinas. Acadêmicos, professores e estudantes das escolas da região puderam participar de uma das oito oficinas realizadas.

Acadêmicos da Vizivali, alunos e professores dos colégios da região participaram do Congresso

O critério para a escolha do casal capira solidário foi o maior número de agasalhos e alimentos arrecadados. C o m 8 9 6 p e ç a s e a l i m e n t o s , o c a s a l campeão foi Lucas Henks e Sheila Estenpiak do 3º ano de Pedagogia. Entre todos os casais, foram arrecadadas cerca de d u a s m i l p e ç a s e alimentos que foram doados à APMI de Dois Vizinhos.

Institucional06FACULDADE PROMOVE FEIRA DO ESCAMBO NO DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Faculdade Vizivali promoveu nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no intervalo das aulas, nos corredores da instituição, a Feira do Escambo. O objetivo era fomentar a troca de livros, CDs, DVDs, roupas, calçados, bijuterias, entre outros. A ação integrou o Dia da Responsabilidade Social promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES, através do qual a instituição pleiteou o selo de Instituição Socialmente Responsável 2013.

A Feira de Escambo busca promover uma reflexão sobre o consumismo e os valores dados a cada produto. Estimula-se a troca de produtos que não são mais necessários para alguém, mas que podem ter muito valor para outras pessoas, sem o uso do dinheiro. É uma das mais antigas formas de negociação de produtos da civilização.

A acadêmica do 2º ano de Letras, Fernanda Schimonski, contou que ficou interessada no livro do Pablo Neruda que a sua colega Karina levou para a feira, mas ela trocou com a professora Eliane Dutra por um relógio. Fernanda fez uma proposta à professora pedindo o que ela queria em troca do livro e a professora quis outro livro do Augusto Curi. Fernanda saiu feliz da negociação com o livro que queria. “Valeu a pena, era algo que eu queria mesmo. Para um estudante de Letras, um livro significa muito”.

VIZIVALI REPRESENTA O PRÉ-MODERNISMO NO DESFILE DE SETE DE SETEMBRO

Com um grupo de acadêmicos, professores e funcionários, a Faculdade Vizivali participou mais uma vez do Desfile de Sete de Setembro. O tema eleito pela organização do evento foi o Pré-Modernismo.

Os representantes da instituição levaram a bandeira da Vizivali, caixas representando livros da época, que ao serem abertos formavam a palavra Vizivali, e logo após a comissão de frente, um caminhão t r a n s p o r t o u a c a d ê m i c o s representando três cenas: Os

Sertões; com uma pessoa vestida de Antonio Conselheiro e outras de cangaceiros e soldados; Monteiro Lobato; com pessoas caracterizando personagens como Emília e Dona Benta; e Triste Fim de Policarpo Quaresma; com uma pessoa representando o Major Quaresma, vestida com camisa de força, e dois enfermeiros segurando-o.

Ao longo de todo o caminhão, palavras sobre as características da Escola Literária e na frente a frase: “Pré-Modernismo: Um Brasil que o Brasil não conhecia”. Os acadêmicos desfilaram empolgados e terminaram o desfile animados com a ação cívica.

DIVERSÃO E INTEGRAÇÃO NA FESTA JUNINA DA VIZIVALI

Aconteceu com êxito, no dia 22 de junho, mais uma edição da Festa Junina da Vizivali. A festa foi realizada ao ar livre no estacionamento da instituição. Acadêmicos, familiares e convidados prestigiaram a festa que teve a comercialização de comidas e bebidas típicas e apresentações de danças. Teve até fogueira e concurso do casal caipira.

Os acadêmicos foram os responsáveis pelas barracas de cachorro quente, maçã do amor, cocada, quentão, pastel com vários recheios, quentão, refrigerante, entre outros.

Para as apresentações de danças teve a presença de alunos dos Colégios Estaduais Leonardo da Vinci, Dois Vizinhos e Monteiro Lobato, que agitaram a plateia e promoveram a integração. Os acadêmicos da Vizivali apresentaram a quadrilha pós-moderna, com um mix de músicas tradicionais e atuais. Já os professores e funcionários da faculdade, fizeram o casamento caipira com interpretações das empreguetes e de Elize Matsunaga, regadas a muita gargalhada. Ainda teve apresentações musicais.

A feira movimentou a faculdade, os acadêmicos participaram,

interagiram e concederam entrevista à RPC TV

Institucional 07

Letras08

CAFÉ INGLÊS CONTA COM A PRESENÇA DE AMERICANAS

Aprender Língua Inglesa não significa somente estudar as regras da língua ou o vocabulário. A cultura também faz parte deste universo tão instigante ao aprender uma nova língua. Dentre os aspectos culturais de um povo estão os costumes, as vestimentas, as danças e a culinária. Este foi o foco do Café Inglês, realizado no dia 21 de junho pelos acadêmicos e professores de Letras Português/Inglês/Espanhol da Vizivali.

Os acadêmicos das três turmas foram desafiados a preparar comidas típicas do café da manhã britânico e americano. Houve também a presença de duas americanas e uma brasileira que viveu três anos na Nova Zelândia e

A 15ª Jell Jornada de Estudos Línguísticos e Literários realizada pela Unioeste -Marechal Cândido Rondon, teve como tema central “Literatura, Linguagem e Multiculturalismo - Veredas do Imaginário e Cartografias da Memória”.

As acadêmicas de Letras Português/Inglês/Espanhol, Daiana de Nez Moura, Juliana Santi Botton e Rosiane Franke, do 4º ano, e a professora, Roseméri Aparcida Back, participaram do evento no dia 22 de junho, com comunicações relacionadas à literatura hispano-americana e ao ensino de língua inglesa.

Também tiveram a oportunidade de visitar a “Casa Gaza”, uma construção que foge aos parâmetros da arquitetura tradicional. Ela foi construída pelo alemão Heribert Hans Joachin Gasa e está envolta de mistérios.

CURSO DE LETRAS PRESENTE NA 15ª JELL

Aconteceu ainda...Aconteceu ainda...Acadêmicos assistem peça “O Beijo”.

2º ANO DE LETRAS APRESENTA CENAS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA

Os acadêmicos do 2º ano do curso de Letras apresentaram para a comunidade acadêmica, na segunda quinzena de junho, a segunda etapa do trabalho sobre obras do Romantismo Brasileiro. Nesta etapa, eles criaram cenas a partir das obras lidas e estudadas. Na primeira etapa, as apresentações foram somente em sala de aula.

O trabalho foi proposto pelo professor Marcos Hank na disciplina de Literatura Brasileira. As obras estudadas são “A Moreninha” de Joaquim Manoel de Macedo; “Memórias de Um Sargento de Milícias” de Manuel Antônio de Almeida; “Inocência” de Visconde de Taunay e três obras de José de Alencar: “Iracema”, “A Pata da Gazela” e “Senhora”.

Os grupos montaram cenários e figurinos surpreendentes, utilizando variados tipos de materiais para reproduzir o real ambiente em que as cenas ocorreram na época das obras.

agora está há vários anos na Austrália. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conversar e interagir com

elas, vivenciando um momento diferente no aprendizado da língua. O evento foi organizado pelas professoras de Língua Inglesa, Marceli Fernandes e Juliana Miolla, de Literatura Inglesa e Norte-americana, Ivani Maciel, e pela coordenadora, professora Roseméri Back.

O professor Marcos Hank e a acadêmica Micheli do 3º ano abrilhantaram a noite cantando algumas músicas em inglês.

Aprender Língua Inglesa não significa somente estudar as regras da língua ou o vocabulário.

Pedagogia 09

Um grupo de 40 pessoas formado por acadêmicos e professores da Vizivali e pessoas da comunidade participaram de viagem a Buenos Aires - AR, no início do mês de junho. A viagem foi promovida pelos cursos de Pedagogia e Letras e teve a duração de seis dias com uma vasta programação. A professora Elaine Bonato, que viajou com o grupo, adorou a viagem e se disse encantada com os lugares que conheceram.

Na primeira noite em Buenos Aires, o grupo assistiu a um show de tango, no segundo dia, acompanhados por um guia local, foram até o Escobar, onde visitaram o Bioparque Temaiken, que oferece um zoológico diferenciado, com vários animais e um aquário com um milhão de litros de água.

No terceiro dia, visitaram o Caminito, o estádio La Bombonera e o Puerto Madero, com parada para fotos e compras. Logo após, visitaram o bairro da Recoleta, o cemitério onde está enterrada Eva Perón, a Igreja Nossa Senhora do Pilar, o Shopping Buenos Aires Design e Floralis Genérica. No quarto dia, o grupo visitou a cidade do Tigre, onde fizeram um passeio pelo delta do Rio Tigre, retornaram para Buenos Aires e ainda tiveram um tempo livre pela Calle Florida para as últimas compras.

PEDAGOGIA HOSPITALAR FAZ ATENDIMENTO LÚDICO PEDAGÓGICO DESDE 2007

Desde 1988, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná garante o atendimento escolar às crianças que se encontram internadas nos hospitais de Curitiba e agora também em alguns hospitais do interior do Paraná. A expectativa é de que o atendimento educacional realizado por pedagogos capacitados para esse serviço chegue a todas as crianças e jovens internados em hospitais num médio espaço de tempo.

A Faculdade Vizivali, preocupada com o aspecto pedagógico e humanizador das crianças e adolescentes que se encontram internadas, desenvolve desde o ano de 2007, em parceria com o Hospital São Judas Tadeu de Dois Vizinhos, o Projeto Pedagogia Hospitalar que tem por objetivo ofertar atendimento lúdico pedagógico.

Esta visão de uma Educação humanizadora e solidária levou a Vizivali a implantar na grade curricular do curso de Pedagogia a disciplina de Pedagogia Hospitalar tornando-se instituição pioneira (e única) na região a preocupar-se com este atendimento.

O atendimento ofertado pelas futuras pedagogas faz parte de um projeto de extensão do curso de Pedagogia. O trabalho é realizado nos leitos dos pequenos pacientes ou em um local disponibilizado pelo hospital.

Aconteceu ainda...Aconteceu ainda...Coordenadora de Pedagogia ministra palestra para gestoresPalestra sobre trabalho com alunos de salas multifuncionaisAcadêmicos vivem experiência como deficientes visuais

CURSOS DE PEDAGOGIA, ARTES E LETRAS FAZEM VIAGEM CULTURAL

O curso de Pedagogia promoveu e contou com a parceria dos Cursos de Letras e Artes Visuais, para a viagem intercultural à Foz do Iguaçu, no dia 12 de setembro. A viagem teve por finalidade observar a conservação do patrimônio ambiental e compreender as concepções religiosas que encontram fortes vínculos nessa região em face do processo de imigração. Além disso, o foco foi observar que a cultura latino-americana encontra seu recanto nos palcos para o público brasileiro e outros provenientes de diversas regiões do mundo que passam por essa cidade semanalmente.

O grupo formado por acadêmicos e professores dos três cursos percorreu o seguinte roteiro: Itaipu Binacional, Centro Budista, Mesquita Árabe, Parque das Aves, Cataratas do Iguaçu e Show da Cultura Latino Americana no Rafain Palace Hotel.

PEDAGOGIA E LETRAS PROMOVEM VIAGEM A BUENOS AIRES

A garantia de atendimento educacional para alunos que não possam frequentar o ensino regular está prevista na Lei de Diretrizes e Bases

Tecnologia em Sistemas para Internet10VIZIVALI FORMA MAIS UMA TURMA DE TECNÓLOGOS

Quinze novos tecnólogos em Sistemas para Internet foram formados pela Faculdade Vizivali no dia 21 de agosto. A cerimônia de colação de grau da turma aconteceu em gabinete, na sede da faculdade, com a presença do então diretor, professor Paulo Fernando Diel, do coordenador do curso, do prof. Cleber de Souza Relli, da secretária acadêmica Giliane Constantinópolos, familiares e convidados.

Quinze novos profissionais de Tecnologia em Sistemas para Internet estão aptos para o mercado de trabalho

Quinze novos profissionais de Tecnologia em Sistemas para Internet estão aptos para o mercado de trabalho

Na visão do coordenador, a formatura é o momento mais importante

para o acadêmico, pois é a consagração de um trabalho realizado por

anos. Momento em que pais, amigos, e familiares em geral prestam o seu

reconhecimento por todo o esforço e dedicação que onerou.

SISTEMAS FAZ VIAGEM TÉCNICA E CULTURAL

O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade Vizivali realizou, nos dias 17 e 18 de agosto de 2012, uma viagem técnica e cultural nas cidades de Curitiba e Ponta Grossa. Participaram 37 acadêmicos do curso juntamente com três professores, Cleber de Souza Relli, Maicon Paulo Martinazzo e Diego Maehler.

Na capital do Estado, o grupo visitou a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - Celepar, a mais antiga Empresa de Governo na área de Tecnologia da Informação no país. A Celepar tem como Missão “Aproximar Administração Pública e Sociedade, provendo Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação”.

No segundo momento, o grupo visitou a Cervejarias Kaiser Brasil S/A, na cidade de Ponta Grossa, onde conheceu o processo de fabricação dos produtos e o ambiente interno da empresa. A parte cultural da viagem aconteceu no segundo dia, quando o grupo visitou o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e também dois shoppings centers.

Para Relli, “a viagem foi de grande valia, pois foi possível juntar conhecimento técnico com o cultural, isso agregou valores aos acadêmicos. Existe uma grande dificuldade em se organizar esses eventos, pois estamos longe dos grandes centros”.

Compuseram o grupo 37 acadêmicos juntamente com três professores do curso

Compuseram o grupo 37 acadêmicos juntamente com três professores do curso

ACADÊMICOS DIVULGAM SOFTWARES LIVRES

Os acadêmicos do 1º período de Tecnologia em Sistemas para Internet apresentaram à comunidade acadêmica e visitantes, na última semana, softwares livres e tentaram conscientizar as pessoas sobre o seu benefício. A turma se apresentou dividida em grupos e em dias diferentes. Cada equipe montou uma estratégia diferente.

A atividade foi proposta na disciplina de Software Livre ministrada pelo professor Cleber de Souza Relli. Teve uma equipe que utilizou um robô e pedaços de bolo para demonstrar a diferença entre software livre e pago. Outra equipe distribuiu um CD

com softwares livres que não precisam ser instalados, podem ser utilizados do próprio CD para facilitar o acesso.

Aconteceu ainda...Aconteceu ainda...Turma do 3º ano desenvolve protótipos de softwares

Coordenações 11

O Curso de Artes Visuais tem como objetivo a formação de professores para o ensino de arte, bem como o arte/educador que vai atuar em instituições de ensino formal (escolas, centros de educação infantil, universidades...) e de ensino não formal (ONGs, Casas de Cultura, Museus...). No curso de Artes Visuais o eixo de formação está centrado na construção e na compreensão da imagem, ou seja, no estudo das linguagens visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, cerâmica, fotografia...).

A arte na educação não traz às escolas um momento de lazer, brincadeiras, descontração; mas um espaço de discussão e aprendizado em torno das imagens, voltada a trabalhar a educação do olhar e a alfabetização visual. A arte, enquanto disciplina, se ocupa da vida, do mundo e das imagens como forma de pensar, propor, entender e decodificar as vontades e necessidades do homem sobre a sociedade de que faz parte.

O curso oferece uma dinâmica de funcionamento que intercala aulas teóricas e práticas, pois estuda as linguagens das artes visuais, a história, a crítica, bem como seus processos específicos de abordagens metodológicas para a educação básica. Durante o processo de formação, são permeadas as discussões de sala de aula, com viagens de estudos a museus, exposições, cidades históricas ,objetivando uma formação global e comprometida com os princípios do ensino da arte.

Prof. Esp. Daniel Bruno Momoli | Coordenador de Artes Visuais

Trabalhar com a palavra em suas mais variadas configurações é o ofício do profissional de Letras. A licenciatura prepara profissionais para uma atuação pedagógica ou de pesquisa em áreas como Literatura, Linguística e Língua.

A partir de 2013, o curso terá nova estrutura curricular, com duração de três anos e habilitação em Letras - Português e Respectivas Literaturas. Será oferecida também a complementação (optativa) em Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas, uma ano para cada habilitação. Concebemos a aprendizagem das línguas de forma articulada em termos dos diferentes componentes da competência linguística outorgando importância às questões culturais. A aprendizagem passa a ser vista como instrumento de ampliação dos horizontes culturais, de conhecimento de outras formas de encarar a realidade, propiciando melhores condições de aproximação com outros povos e de aceitação das diferenças.

O principal campo de trabalho está nas escolas do Ensino Fundamental e Médio ou de idiomas. Os formados que obtêm o título de mestre ou doutor podem lecionar em universidades e desenvolver projetos de pesquisa acadêmica. Mas o campo da docência não é o único possível. Há também espaço na área de

editoração, revisão e tradução de textos ou de documentos oficiais, interpretação e secretariado bilíngue, gerenciamento, recepção e elaboração de itens, assessoria a empresas privadas e públicas na área de comunicação, confecção de dicionários e glossários. Em concursos públicos, o conhecimento da língua portuguesa se mostra entre os requisitos mais exigidos.

Nota-se que o curso de Letras oferece ampla possibilidade de trabalho, mas vale destacar que a concorrência existe e, por isso, é preciso destacar-se. O profissional precisa ter boa formação, foco em qualidade, competência e exatidão em seu trabalho. É o curso que tem como objetivo principal a comunicação humana, fator que o torna tão fascinante.

Profª Me. Roseméri Aparecida Back | Coordenadora de Letras

O pedagogo é um profissional com domínio nas ciências da Educação e docência. Este profissional será comprometido com a construção de uma nova ordem social, com domínio de conhecimentos referentes à Educação em seus aspectos legais, sociais, filosóficos, metodológicos e administrativos. O curso privilegia a formação do pedagogo contemporâneo propiciando o desenvolvimento de habilidades de investigação e intervenção em espaços educativos e de organizações sociais.O Curso de Pedagogia na Vizivali compreende:- Formação de Docente e gestor de ambientes educativos escolares e não escolares.- Desenvolvimento de metodologias alternativas no Laboratório Pedagógico.- Prática pedagógica voltada para as organizações empresariais, junto ao Núcleo de Empregabilidade e Oportunidades Profissionais, que oferece processo de seleção de perfil profissional.- Participação em projeto de extensão na área hospitalar.- Preparar-se para exercer funções ligadas as diferentes modalidades de ensino presencial e à distância, além de atividades em diferentes setores: escolar, empresarial, hospitalar e comunitário.- Formação de docente ou gestor para desenvolver trabalhos em empresas no setor de planejamento e avaliação e na formação continuada dos profissionais. - Aulas com professores mestres e doutores.

Profª. Me. Mariza Rotta | Coordenadora de Pedagogia

O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet objetiva a formação de recursos humanos para atuarem no desenvolvimento de soluções técnicas relacionadas à Internet, dando forte ênfase à utilização de laboratórios, para capacitar os alunos no uso eficiente destas tecnologias.O tecnólogo em Sistemas para Internet é um profissional que pode atuar de forma autônoma, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação, podendo atuar em diversas atividades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de Informática. Ainda continuar seus estudos em cursos de pós-graduação ou seguir a área de pesquisa científica, trabalhando em instituições de pesquisa ou ensino voltadas para novas tecnologias na área de Sistemas para Internet.O cenário atual da tecnologia tem sentido muita falta de mão de obra qualificada, pois as oportunidades estão aí. Dados da Revista INFO dizem que para o ano de 2013, serão necessários mais 260 mil profissionais da área de tecnologia. Serão vagas diversificadas entre várias especialidades, com salários podendo chegar até R$

14 mil. Portanto, este é o momento para procurar um aperfeiçoamento de graduação na área de tecnologia e buscar a sua vaga no mercado trabalho.O tecnólogo em Sistemas para Internet pode atuar não somente na área de ferramentas voltadas para WEB, mas também em áreas como análise de sistemas, banco de dados, engenharia e outras diversidades que o curso proporciona para o profissional de TI.

Prof. Me. Cleber de Souza Relli | Coordenador de Tecnologia em Sistemas para Internet

ADMINISTRAÇÃO

ARTES VISUAIS

PEDAGOGIA

LETRAS

TECNOLÓGO EM SISTEMAS PARA INTERNET

A maioria dos administradores é do sexo masculino, no entanto, o número de administradoras vem crescendo continuamente. Em 1994, foi de 21%; em 1998, de 25% em 2003, de 30%; em 2006, de 33% e, na pesquisa atual, de 2011, atingiu 35%. Em 17 anos, o percentual de administradoras teve um crescimento em termos percentuais de 67%, demonstrando a força da mulher brasileira no curso de Administração.Em pesquisa realizada pelo CFA com administradores formados até 2011, observa-se que 43% dos administradores ganham entre 3 e 10 salários mínimos, e que 17% recebem entre 10 e 15 salários mínimos, demonstrando assim o excelente mercado de trabalho para a pessoa formada em Administração. A grande maioria dos entrevistados apresentou como grandes áreas funcionais: Administração Geral, Financeira, Vendas e Recursos Humanos.Dentre as áreas de atuação do Administrador, apresenta-se: Administração geral, Financeira, Recursos Humanos, Vendas, Produção, Gestão de processos, Controladoria, Logística, Gestão de Projetos, Tecnologia da informação e Marketing.O curso de graduação em Administração agrega o maior número de alunos matriculados no Ensino Superior. É o curso com maior número de matrículas no Ensino Superior. Existiam 846.493 matriculados nos cursos de graduação em Administração em 2010.

As pessoas não buscam somente dinheiro, buscam uma profissão que lhes faça feliz. A Administração pode contribuir para a sua felicidade!

Prof. Me. Joarês Tártari | Coordenador de Administração

Fone (46) 3536-7838Av. México, 861 - 1º andar - Sala 03 - Centro Sul

Dois Vizinhos - PR

Produzimos belas formandas!Produzimos belas formandas!Tel.Fax (46) 3536-5970Trav. Hilário Martin Dalpasquale, 53Centro . 85660-000 . Dois Vizinhos . PR

PETROBRAS

Tecidos | Calçados | Confecções | Decorações

Fone/Fax: (46) 3536-1528 | E-mail: [email protected]. Sete de Setembro, 267 - CEP 85660-000 - Dois Vizinhos - PR

C O N H E C I M E N T O P A R A A V I D A !

(46) 3055-5766 | [email protected]. Luiz A. Faedo, 477 - Francisco Beltrão - PR

Impressos em geral - Sacolas em papel - Edição de livros, revistas e jornaisVerniz UV total e localizado - Plastificação - Laminação em BOPP

Carimbos automáticos

Av. Rio Grande do Sul, 552 - Centro Sul – Dois Vizinhos – PR

(46) 3536-2188

Seu provedor de internet nota

Seu provedor de internet nota dez!dez!

Dez em qualidade.Dez em velocidade.

Dez em atendimento.

INTERNET RÁDIO - FIBRA ÓTICA46 3536-7522

Rua 28 de Novembro, 26 - Sala 104 - Dois Vizinhos - PR

VIZIVALI - FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇURua Pedro Álvares Cabral, 905 - Dois Vizinhos - PR

Cep: 85660-000 - Fone: (46) 3536-4438 / 3536-4393

W W W. V I Z I V A L I . E D U . B R