instituto federal apresentaÇÃo campus são luís - … · apresentaÇÃo a partir da sanção da...

2
De 29.11.2010 a 01.12.2010 Realização: INSTITUTO FEDERAL MARANHÃO Campus São Luís - Centro Histórico INSTITUTO FEDERAL MARANHÃO Campus São Luís - Centro Histórico APRESENTAÇÃO A parr da sanção da Lei n. 10.639/03, a LDB (9.394/96) passa a vigorar com alteração nos argos 26 e 79, constando no Argo 79B que o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”. Para implementação da Lei supracitada, os limites e os desafios são muitos. É imprescindível que haja sensibilidade, mas, também, esforço dos órgãos competentes em fornecer as condições necessárias para que os/as docentes ponham em práca um projeto de educação de respeito e tolerância ao Outro. Por conseguinte, é funda- mental que a escola tenha uma cultura de conflito e diálogo entre diferentes perspecvas e visões de mundo. Afinal, o respeito ao outro requer o conhecimento do Outro. Momentos de debate, de troca, são indispen- sáveis nesse sendo. Daí que propomos a realiza- ção de um evento em comemoração ao mês da Consciência Negra, que, contudo, não se limite ao dia 20 de novembro. Mas que, ao contrário, se concreze em uma oportunidade ímpar para pais, servidores, alunos e comunidade em geral, quesonarem suas prácas diárias e reflerem sobre quais passos podem dar em direção à uma escola e à uma sociedade que veja a diferença de forma posiva. OBJETIVOS GERAIS Envolver servidores, alunos, pais e comunidades em geral no diálogo sobre a diversidade étnico- racial, compreendendo o respeito à cultura e história africana e afro-brasileira como funda- mental para o exercício da cidadania. Promover um espaço de debate para instucio- nalização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Centro Histórico. Reitor José Ferreira Costa Diretora Geral do IFMA - Campus Centro Histórico Profª. Denise Soares Bogéa Diretora de Desenvolvimento de Ensino Profª. Nazaré do Socorro Lemos Silva Vasconcelos COMISSÃO ORGANIZADORA Antonia de Castro Andrede Chrisane Mota Fernanda Rodrigues Jacqueline Silva Mendes Rosiana Freitas Rosilene de Lima Vilton Soares

Upload: ngothuan

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

De 29.11.2010 a 01.12.2010

Realização:

INSTITUTO FEDERALMARANHÃOCampus São Luís - Centro Histórico

INSTITUTO FEDERALMARANHÃOCampus São Luís - Centro Histórico

APRESENTAÇÃO

A partir da sanção da Lei n. 10.639/03, a LDB (9.394/96) passa a vigorar com alteração nos artigos 26 e 79, constando no Artigo 79B que o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.

Para implementação da Lei supracitada, os limites e os desafios são muitos. É imprescindível que haja sensibilidade, mas, também, esforço dos órgãos competentes em fornecer as condições necessárias para que os/as docentes ponham em prática um projeto de educação de respeito e tolerância ao Outro. Por conseguinte, é funda-mental que a escola tenha uma cultura de conflito e diálogo entre diferentes perspectivas e visões de mundo. Afinal, o respeito ao outro requer o conhecimento do Outro.

Momentos de debate, de troca, são indispen-sáveis nesse sentido. Daí que propomos a realiza-ção de um evento em comemoração ao mês da Consciência Negra, que, contudo, não se limite ao dia 20 de novembro. Mas que, ao contrário, se concretize em uma oportunidade ímpar para pais, servidores, alunos e comunidade em geral, questionarem suas práticas diárias e refletirem sobre quais passos podem dar em direção à uma escola e à uma sociedade que veja a diferença de forma positiva.

OBJETIVOS GERAIS

Envolver servidores, alunos, pais e comunidades em geral no diálogo sobre a diversidade étnico-racial, compreendendo o respeito à cultura e história africana e afro-brasileira como funda-mental para o exercício da cidadania.

Promover um espaço de debate para institucio-nalização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Centro Histórico.

Reitor

José Ferreira Costa

Diretora Geral do IFMA - Campus Centro Histórico

Profª. Denise Soares Bogéa

Diretora de Desenvolvimento de Ensino

Profª. Nazaré do Socorro Lemos Silva Vasconcelos

COMISSÃO ORGANIZADORA

Antonia de Castro Andrede

Christiane Mota

Fernanda Rodrigues

Jacqueline Silva Mendes

Rosiana Freitas

Rosilene de Lima

Vilton Soares

PROGRAMAÇÃO

29.11.2010

19h

Abertura do evento: Performance dos alunos do Curso de Licenciatura em Artes Vi suais, da disciplina Técnicas de Criatividade orientados pela Profa. Rosilene de Lima.

Local: Auditório do Campus Centro Histórico

Mesa Redonda: “Educação e relações étnico-raciais”.

Plestrantes: Marcelino Mendes Soares - Estu-dante do curso de Turismo –UFMA; Maria da Graça Reis Cardoso – Mestre em Educação-UFMA; Hertz Dias – Mestre em Educação/ Mediadora: Rosiana Freitas – Prof.ª Campus Centro Histórico.

Objetivo: Momento de debate sobre a situa-ção da população negra no Brasil, reflexão sobre o continente africano e suas múltiplas realidades, questionando mitos e socializando informações, além da aproximação do debate para o contexto da sala de aula.

30.11.2010

14h-17h

Local: Salas de aula e Auditório do Campus Centro Histórico

Oficinas Temáticas

1. Capoeira: explicação da técnica e discussão sobre o sentido da capoeira como resistência da cultura negra no Brasil. (Oficineiro: Senzala)

2. Danças/Tambor de crioula: técnicas e reflexão sobre a dança como prática cultural e estratégia de resistência negra no Brasil. (Oficineira: Rose Lobato – Profª de Dança do Campus Monte Castelo).

3. Estética Negra: penteados e tranças, discutindo possíveis referências de beleza para além do modelo de beleza hegemônico na sociedade. Ao final da oficina será realizado um ensaio fotográfico e exibido na Exposição “Estética Negra”. (Oficineiras: Celeste Djassi e Samantha Có-Guiné Bissau)

01.12.2010

8h-12h

Mostra de Cinema: exibição de documentários “Nova África” sobre o Brasil, a África e a reedu-cação das relações étnico-raciais.

Exposições “Continente Africano e sua diversi-dade” e “Personalidades Maranhenses” ao longo do evento