interaja no fórum

1
Qual o papel exercido pela Igreja Romana na formação e manutenção do Império Carolíngio? A Igreja Romana esteve fortemente ativa no Império Carolíngio, pois, através da unção divina sagrava os Imperadores dando-lhes, assim, a legitimidade real que era bem visto nas regiões onde se buscava uma integração entre as diversas porções do Império. Essa relação deu à Igreja acordos e doações de terras, vislumbrando a disseminação do cristianismo na Europa e restringir o avanço da Igreja Bizantina. As conquistas deste império, que se formou na Idade Média, foram responsáveis por um período de intensa atividade cultural. A Igreja teve um papel importante na preservação de boa parte das obras greco-romanas. O advento de formação do Império Carolíngio marcou profundamente o processo de expansão do cristianismo dentro da Europa. No dia 25 de dezembro de 800, Carlos Magno foi coroado como imperador do novo Império Romano do Ocidente pelo papa Leão III. A aproximação realizada pela Igreja se justificava pela possibilidade de conversão de todos os domínios agregados à autoridade de uma mesma liderança política, tentando assim, a estabilidade na região.

Upload: sandro-silva

Post on 23-Jun-2015

322 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Interaja no Fórum

Qual o papel exercido pela Igreja Romana na formação e manutenção do Império Carolíngio?

A Igreja Romana esteve fortemente ativa no Império Carolíngio, pois, através da unção divina sagrava os Imperadores dando-lhes, assim, a legitimidade real que era bem visto nas regiões onde se buscava uma integração entre as diversas porções do Império.

Essa relação deu à Igreja acordos e doações de terras, vislumbrando a disseminação do cristianismo na Europa e restringir o avanço da Igreja Bizantina.

As conquistas deste império, que se formou na Idade Média, foram responsáveis por um período de intensa atividade cultural. A Igreja teve um papel importante na preservação de boa parte das obras greco-romanas.

O advento de formação do Império Carolíngio marcou profundamente o processo de expansão do cristianismo dentro da Europa. No dia 25 de dezembro de 800, Carlos Magno foi coroado como imperador do novo Império Romano do Ocidente pelo papa Leão III. A aproximação realizada pela Igreja se justificava pela possibilidade de conversão de todos os domínios agregados à autoridade de uma mesma liderança política, tentando assim, a estabilidade na região.