inventário da imprensa operária portuguesa...

66
Maria Filomena Mónica Luís Salgado de Matos Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)* A lista anexa de publicações periódicas operárias é um contributo para a organização de um inventário das fontes da história social portu- guesa contemporânea. Não procurámos elaborar um somatório exaustivo e aprofundado de monografias dos jornais existentes, tendo-nos limitado a organizar uma primeira listagem. A lista resulta, em primeiro lugar, de uma dupla consulta exaustiva do catálogo de jornais e outras publicações periódicas depositados na Biblio- teca Nacional de Lisboa. A listagem proveniente desta consulta foi fre- quentemente seguida do exame directo das espécies bibliográficas, sempre que a respectiva ficha (a conjunção do título, do proprietário e do subtítulo) deixava lugar a dúvidas sobre a qualificação da publicação em causa. Num certo número de casos, as publicações consultadas originaram informação sobre outros títulos. Não consultámos os catálogos de outras bibliotecas. Embora a Biblio- teca Nacional de Lisboa seja possivelmente o arquivo público mais rico para este tipo de publicações, sabe-se que muitos jornais operários não se encontram ali depositados. Incluíram-se, em segundo lugar, obras referenciadas nas fontes secun- dárias sobre a história do movimento operário português. Ocasionalmente, utilizaram-se também fontes orais e citações dos próprios jornais. E, por fim, um espólio particular — o de Pinto Quartim. A listagem fica aquém do universo de referência e só outros contributos posteriores — que se aguar- dam — poderão ajudar a colmatar as lacunas existentes. Outras circunstâncias contribuíram para que a lista tenha ainda falhas adicionais, designadamente as condições de funcionamento da BNL, agra- vadas em anos recentes e que impossibilitaram a consulta de inúmeras publicações 1. Daqui resulta que é possível que tenhamos incluído títulos que, rigorosamente, não entram no objectivo definido. Mas julgámos preferível correr o risco de errar, É mais produtivo que sejamos corrigidos por estudos posteriores do que esperar pela elaboração * Colaboraram no trabalho de recolha as Dr. as Aida Valadas de Lima e Marga- rida Moura. Agradece-se também a Goretti Matias, que nos apoiou na organização de material. a Muitos dos jornais requisitados não vinham à sala de leitura por se encon- trarem em precário estado de conservação, situação que se manteria, sem solução, até hoje (Janeiro de 1981). São de registar algumas alterações recentes relativas à encadernação de periódicos (Setembro de 1981). 1013

Upload: others

Post on 12-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

Maria Filomena MónicaLuís Salgado de Matos

Inventário da imprensa operáriaportuguesa (1834-1934)*

A lista anexa de publicações periódicas operárias é um contributopara a organização de um inventário das fontes da história social portu-guesa contemporânea. Não procurámos elaborar um somatório exaustivoe aprofundado de monografias dos jornais existentes, tendo-nos limitadoa organizar uma primeira listagem.

A lista resulta, em primeiro lugar, de uma dupla consulta exaustiva docatálogo de jornais e outras publicações periódicas depositados na Biblio-teca Nacional de Lisboa. A listagem proveniente desta consulta foi fre-quentemente seguida do exame directo das espécies bibliográficas, sempreque a respectiva ficha (a conjunção do título, do proprietário e do subtítulo)deixava lugar a dúvidas sobre a qualificação da publicação em causa. Numcerto número de casos, as publicações consultadas originaram informaçãosobre outros títulos.

Não consultámos os catálogos de outras bibliotecas. Embora a Biblio-teca Nacional de Lisboa seja possivelmente o arquivo público mais ricopara este tipo de publicações, sabe-se que muitos jornais operários não seencontram ali depositados.

Incluíram-se, em segundo lugar, obras referenciadas nas fontes secun-dárias sobre a história do movimento operário português. Ocasionalmente,utilizaram-se também fontes orais e citações dos próprios jornais. E, porfim, um espólio particular — o de Pinto Quartim. A listagem fica aquém douniverso de referência e só outros contributos posteriores — que se aguar-dam — poderão ajudar a colmatar as lacunas existentes.

Outras circunstâncias contribuíram para que a lista tenha ainda falhasadicionais, designadamente as condições de funcionamento da BNL, agra-vadas em anos recentes e que impossibilitaram a consulta de inúmeraspublicações 1. Daqui resulta que é possível que tenhamos incluído títulosque, rigorosamente, não entram no objectivo definido.

Mas julgámos preferível correr o risco de errar, É mais produtivo quesejamos corrigidos por estudos posteriores do que esperar pela elaboração

* Colaboraram no trabalho de recolha as Dr.as Aida Valadas de Lima e Marga-rida Moura. Agradece-se também a Goretti Matias, que nos apoiou na organizaçãode material.

a Muitos dos jornais requisitados não vinham à sala de leitura por se encon-trarem em precário estado de conservação, situação que se manteria, sem solução,até hoje (Janeiro de 1981). São de registar algumas alterações recentes relativas àencadernação de periódicos (Setembro de 1981). 1013

Page 2: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

de uma lista futura e improvável, produzida nas condições ideais e comrecursos que não tivemos.

A presente lista foi elaborada a partir dos seguintes critérios: crono-lógico, linguístico, tipo bibliográfico da publicação, emissor, receptor.

a) Cronológico — A própria data da primeira publicação periódica paratrabalhadores delimitou um dos marcos temporais — o inicial. O ter-mo resultou da nossa concepção de que a Constituição de 1933,que, sem extinguir os sindicatos, lhes deu um papel significativa-mente diferente, constituiu um acontecimento suficientemente impor-tante para separar o período da imprensa operária e do sindicalismolivre da fase que lhe veio a suceder.

b) Linguístico — Considerámos todas as publicações em língua portu-guesa, independentemente do local de publicação.

c) Tipo bibliográfico da publicação — Considerámos os números únicos,mensários, semanários, bissemanários, trissemanários, diários e publi-cações de periodicidade irregular. Excluímos os almanaques, tar-jetas, comunicados, cartazes e opúsculos.

d) Emissor — Considerámos todas as publicações cujo emissor (editor,director, proprietário, redacção) pertencia ao movimento operário esindical, independentemente do conteúdo respectivo, excepto publi-cações exclusivamente técnicas. Considerámos também a imprensaescrita por operários e produzida independentemente de qualqueroutra organização (nomeadamente a imprensa recreativa). Conside-rámos igualmente publicações cujos autores se sabe terem estado,de qualquer forma, ligados à cultura operária e sindical, ainda quenão fossem operários nem sindicalizados (v. g. esperantistas). Foramassim incluídos periódicos sindicais, profissionais, partidários e dou-trinário-culturais. Para o efeito desta listagem entendemos por ope-rário não só o operário fabril, mas também os artesãos e os traba-lhadores manuais não fabris. Entendemos por sindicatos todas asassociações, legais ou de facto, com funções que hoje consideraríamossindicais, de qualquer ramo de actividade social.

e) Receptor—Considerámos as publicações dirigidas a operários, queexplicitamente se propunham veicular conteúdos ideológicos deter-minados (anarco-sindicalistas, anarquistas, católicos, comunistas, so-cialistas). A imprensa republicana não foi inventariada, devido aofacto de o PRP não ter assumido uma estratégia sindical e deintervenção clara no mundo operário. Reconhece-se, no entanto, queexiste aqui uma zona-softibra, abrangendo periódicos de tom popu-lista, por vezes republicanos, com algum impacte nas classes tra-balhadoras2. Finalmente, para um período inicial do movimentooperário {até cerca da década de 1870) foram também incluídas aspublicações com títulos genéricos «indústria», «fábricas» ou «artistas».

Descrição da ficha — Eliminámos alguns itens das fichas bibliográficasde registo de publicações da Biblioteca Nacional de Lisboa, por serem

2 Haveria também que analisar a imprensa local de comunidades maioritaria-mente operárias (v. g. Setúbal, Marinha Grande, etc), que por vezes possuíam jor-nais relevantes para o estudo do movimento operário e cujos títulos não são indi-

1014 cativos do conteúdo.

Page 3: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

desnecessários aos nossos objectivos. A ficha foi organizada da seguinteforma:

1) Título da publicação.2) Subtítulo, definição editorial, lema.3) Local de publicação.4) Datas de publicação (início-termo)3.5) Periodicidade.6) Proprietário.7) Origem da referência: Biblioteca Nacional, Espólio Pinto Quartim e

obras onde se obteve a referência.

1. BIBLIOGRAFIA

CF Carlos da Fonseca — Historia do Movimento Operário e das Ideias Socialistasem Portugal I — Cronologia,- Publicações Europa-América, Mem Martins, s. d.,267 pp.

CF Carlos da Fonseca — Introduction a L'Histoire du Mouvement Libertaire auPortugal, Centre International de Recherches sur l'Anarchisme, Lausana, 1973,34 pp.

CF Carlos da Fonseca — Utopie et Socialisme au Portugal au XIXe Siècle, Cata-logue de 1'Exposition Bibliographique et Iconographique du ler au 31 janvier1979, introdução de Teresa Salgado e Carlos da Fonseca, Fundação Gulbenkian,Paris, 1979, 95 pp.

CN César Nogueira — Notas para a História do Socialismo em Portugal, 2 vols.,Lisboa, Ed. Portugália, 1964-66.

CO César Oliveira — «Imprensa operária no Portugal oitocentista (1852-1905)», inAnálise Social, n.° 39, 1973.

CO César Oliveira — O Operariado e a República Democrática, Porto, Ed. Afron-tamento, 1973, 300 pp.

CO César Oliveira —O Socialismo em Portugal, 1850-1900, Porto, Ed. Afronta-mento, 1973, 404 pp.

ER Edgar Rodrigues — Os Anarquistas e os Sindicatos em Portugal, 1911-1922,Lisboa, Ed. Sementeira, 1981, 298 pp.

ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento e das Lutas Sociais em Por-tugalK Lisboa, Ed. Assírio e Alvim, 1977, 415 pp.

ER Edgar Rodrigues — O Despertar Operário em Portugal, 1834-1911, Lisboa.Ed. Sementeira, 1980, 314 pp.

GB Gomes Bento — História do Movimento Associativo dos Professores do EnsinoSecundário, Porto, ed. do autor, 1923, 171 pp.

JT José Tengarrinha — História da Imprensa Periódica Portuguesa, Lisboa, Ed.Portugália, 1965, 349 pp.

MJS Manuel Joaquim de Sousa—O Sindicalismo em Portugal, 2.a ed., Porto, EdAfrontamento, 1972, 242 pp.

RM Rocha Martins — Pequena História da Imprensa Portuguesa, Inquérito, 1941,116 pp.

SP A. X. da Silva Pereira — Os Jornais Portugueses, sua filiação e metamorfoses,Lisboa, 1897, 156 pp.

SP A. X. da Silva Pereira — O Jornalismo Português, Lisboa, 1895, 236 pp.TC Trindade Coelho — Manual Político do Cidadão Português, prefácio de Alberto

de Oliveira, Lisboa, Parceria A. M. Pereira, 1906, 677 pp.VS Vítor de Sá — «Achegas sobre a primeira imprensa socialista», in Seara Nova,

Maio de 1962.

2. ARQUIVOS

BNL Biblioteca Nacional de Lisboa.PQ Espólio Pinto Quartim (GIS).

3 No caso dos periódicos arquivados na Biblioteca Nacional, as datas correspon-dem às dos exemplares ali existentes, e não necessariamente às datas reais depublicação. 1015

Page 4: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Acção (A).3 — Barreiro.4—1920.7 —CF.

1 — Acção (A).2 — Revista anarquista.3 — Lisboa.4—1909.6 — Director-proprietário: Armando

Costa.7 — CF; PQ.

1 — Acção (A).2 — Jornal defensor da classe telégrafo-

-postal.3 — Lisboa.4—1924-29.7 —BNL; CF.

1—Acção (A).3 — Porto.4 — 1909.7—ER.

1 — Acção (A).2 — Órgão independente dos empregados

de comércio de Portugal.3 _ Porto.4—1912.7 —CF.

1 — Acção (A).2 — Jornal do caixeiro português; jornal

dos empregados de comércio.3 __ Porto.4—1913-16, 1930.7 —BNL.

1 — Acção (A).2 — Órgão dos empregados do comércio

de Portugal.4 —Maio de 1930.6 — Propriedade do grupo A Acção.7 —CF.

1 — Acção Cooperativa (A).2 — órgão da Federação Nacional das

Cooperativas.3 — Lisboa.4—1922, 1923.6 — Redactor-principal: António Rodri-

gues Graça.7 —CF; PQ.

1 — Acção Farmacêutica.2 — Órgão de classe dos farmacêuticos

portugueses.3 — Porto.4 —Março de 1924.5 — Quinzenário.7 —CF.

1 — Actualidade.1016 2 —Jornal socialista.

3 —Lisboa.4—1896.6 —. Colaboradores: Mariana Sanches;

Aurélio Neto, Eugénio Guedes,César Marques, José Soares, Cam-pos Lima, Azevedo Gneco, PedroR. Soares, Celestino Gomes, JuliãoVaz.

7 —BNL; PQ.

1 — Aduaneiro (O).3 _ Porto.4 — 1918.5 — Mensal.7 —CF.

1 — Aduaneiro3 _ Porto.4—1925.1 — CF.

1 — Aduaneiro3 — Lisboa.4—1922.7 —CF.

de

do

Portugal (O).

Sul (O).

1 _ Agitador (O).2 — Anarquista.3 — Covilhã.4—1893, 18957 — CF; PQ.

1 — Agitador.2 — Anarquista.3 —Covilhã.4—1905.7 —ER.

1 _ Agitador (O).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1911.5 — Semanário.6 —Director: Virgílio de Sá.

Redactor principal: Silva Júnior.Editor: João Martins do Rego.

7 —CF; BNL; PQ.

1 — Agitador (O).2 — Anarquista.3 — Porto.4—1895.7 —ER.

1 — Agitador (O).2 — Anarquista.3 — Porto.4 —Antes de 1906.7 —TC.

1— Agitador (O).3 — Trás-os-Montes.4—1913-14.6 — Direcção: Bartolomeu Constantino e

sua companheira, Júlia Cruz.7 —ER.

Page 5: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 _ Agitador (O).3 — Vidago.4 — 1914.7 —BNL.

1 — Ala dos Humanos (A).2 — Assistência e instrução.3 — Lisboa.4 —Maio de 1933.7 —CF.

1 — Alarme (O).2 — Porta-voz do grupo socialista Acção

Livre; em seguida transforma-seem periódico do PCP.

3 — Coimbra.4— 1921.5 —. Quinzenário.6 — Redactor principal: A. Tavares.

Editor: Raul Fernandes da PiedadeColaboração: José Silva Oliveira e

H. Caetano de Sousa.7 —CF; BNL.

1 —Alarme (O).2 — Possibilista.3 — Lisboa.4 —Setembro de 1894.6 — Angelina Vidal e Luís de Figueiredo.7 —CF; CN; BNL.

1 —Alarme (O).2 — Anarco-intervencionista.3 — Porto.4 —Janeiro de 1904.6 — Heliodoro Salgado.7 —CF.

1 —Alavanca do Trabalho (A).2 — Dedicado à indústria.3 — Porto.4 —Abril de 1881.7 —CF; BNL.

1 — Álbum do Serralheiro.3 — Porto.4—1881-82.7 —RM; CF.

1 _ Alfaiate (O).3 _ Porto.4 —Dezembro de 19075—Número único.7 —CF.

1 _ Alfaiate (O).3 — Porto.4 —Agosto de 1908.5 — Revista mensal.7 — CF.

1 — Alfaiate (O).2 — Propriedade da União Fraternal dos

Operários e Costureiras de Al-faiate do Porto.

3 — Porto.4 —9 de Junho de 1912.5 — Número único comemorativo do 3.°

aniversário da fundação.6 — Director: José Ferreira Guimarães.7 —BNL.

1—Aliança Libertária2 — Anarquista.3 — Lisboa.4 —Agosto de 1908.7 —ER.

1 — Alimentação (A).2 — Porta-voz da classe da alimentação.3 — Lisboa.4— Abril de 1932.7 —CF.

1 — Alma Ferroviária.2 — órgão do Grémio Ferroviário do Sul

e Sueste.3 — Beja.4—1922, 1926.7 —BNL.

1—Almanaque de A Aurora.3 — Famalicão.4—1913.6 — Editado por A Aurora.

Colaboram: Alfredo Cabral, NenoVasco, Zeno Vaz e J. C. de Sousa.

7 —CF.

1 — Almanaque Cosmopolita.2 — Tendência libertária.3 — Lisboa.4—1899.7 —ER.

1 —Alvorada (A).3 — Évora.4—1903.7 —CF.

1 — Alvorada.3 — Lisboa.4 — 1848.7 —ER.

1— Alvorada (A).2 — Revista social.3 — Lisboa.4—1897.6 — Dirigida por José Luis Cebola.7 —CF.

\—Alvorada (A).2 — órgão dos empregados do comércio.3 — Lisboa.4 — 1925.7 —CF.

\—Alvorada (Al3 _ Porto. 1017

Page 6: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1018

4 — Janeiro de 1891.5 — Número único.6 —Publicado por uma comissão de

classe de barbeiros e cabeleireiros.7 —CF.

1 —Alvorada (A).2— Defensor dos ferroviários.3 — Santarém.4 —Outubro de 1908.7 — CF.

1 —Alvorada (A).2 — Quinzenário defensor dos emprega-

dos do comércio.3 — Setúbal.4 — 1911-15 (l.a série), 1918-29 (2.a série).5 — Quinzenário.6 — 1.* série:

Director: Matos Paulo.Redactor e editor: Porfírio S. Ma-

nique.2.a série:Directores: António Carvalho e

Fausto Gonçalves.Redactores: António Brás da Cruz e

Amadeu de Sousa7 — CF.

1 —Alvorada (A).2 — Socialista.3 — Vila Nova de Gaia.4 _ Agosto de 1901.5 — Semanário.7 —CF; CN; BNL.

1 — Alvorada de 31 de Janeiro (A).3 __ Porto.4 — Janeiro de 1891.5 — Número único.6 —• Publicado por uma comissão de clas-

se de barbeiros e cabeleireiros.7 — CF.

1 —Alvorecer (O).2 — Jornal dos empregados de farmácia.3 _ Porto.4—1918-19.5 — Mensal.7 —BNL.

1 — Amanhã.2 — Revista popular de orientação racio-

nal; anarco-positivista.3 — Lisboa.4 —1909.6 — Proprietários e directores: P in to

Quartim^e Grácio Ramos.Colaboradores: José Carlos de Sou-

sa, José Bacelar, Araújo Pereira,Deolinda Lopes Vieira, LucindaTavares^ Emílio Costa, ManuelRibeiro e Augusto Casimiro.

7 —CF; PQ.

1 — Amanhã.2 — Revista quinzenal de intuitos sociais

para Portugal, colónias e Brasil,3 — Lisboa.4 —Março de 1922.5 — Quinzenário.6—Director, gerente e editor: Campos

Lima.7 — CF; BNL; PQ.

1 — Ambulância (A).2 — Órgão defensor do pessoal dos Hos-

pitais Civis Portugueses e do povoem geral.

4—1910.7 —CF.

1 — Ajnigo do Povo (O).2 — órgão do proletariado.3 — Lisboa.4 —Dezembro de 1891.6 — Editor: Amândio Holtreman.7— CF; CN; BNL.

1 — Amigo do Povo (O).2 — Anarquista.3 — Portalegre.4 —Antes de 1906.7 — BNL; TC.

1 — Amigos do Povo.2 — Série de brochuras da colecção «Teo-

rias Revolucionárias».6 — Editadas pela Biblioteca Amigos do

Povo.7 —CF.

1 — Amor e Liberdade.2 —• Revista libertária de ciência, socio-

logia e arte.3 — Lisboa4—1904-05.5 — Quinzenal.6 — Directores: Alfredo Barreto Faria,

José Esteves e João Alves.7 — TC; CF; PQ; BNL; ER.

1 — Anais da Academia de Estudos Li-vres — Universidade Popular.

3 — Lisboa.4 —1912-16.7 —BNL.

1 — Anarquia.2 — Folha mensal, propriedade da Juven-

tude Anarquista.3 — Coimbra.4 — 1 de Maio de 1913.5 — Só saiu o primeiro número.6 — Miguel Martins.7 —CF; BNL.

1 _ Anarquia.2 — Individualista ecléctico.4 —Maio de 1919 : :

Page 7: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

5 — Mensal.6 — José Franco.7 —CF; BNL.

1 — Anarquista. ..2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1913.5 — Número único.7 — BNL.

1 — Anarquista (O).2 — União Anarquista Portuguesa.3 — Lisboa.4—1926.5 — Quinzenário.6 — Redactor principal: Francisco Quin-

tal.Editor: F. Almeida Marques.

7 —CF; BNL; PQ.

1 — Ao Mérito.2— Homenagem da classe tipográfica

eborense a João Pedro Ferreira.4 —Julho de 1900.7 —CF.

1 —Arauto.2 — Órgão da Associação dos Emprega-

dos de Farmácia.3 — Lisboa.4—1924-26.7 _ BNL.

1 — Arbitrador Judicial (O).2 — Órgão de classe; sucede a O Arbi-

trador.3 — Lisboa.4 — 25 de Julho de 1880.5 — Só primeiro número.7 — CF.

1 —Argonauta (O).2 — Órgão das gentes do mar.3 — Lisboa.4 —Julho de 1913.6 — Director: José Francisco.7 —CF.

1—Arquivo do Enfermeiro (O).2 — Revista dos enfermeiros portugueses.3 — Lisboa.4 — 1925. .6 — Director: Domingos Pereira Bento.7 —CF.

1—Arsenalista (O).2 — órgão dos fabricantes de armas e

ofícios acessórios e defensor dosassalariados do Estado.

3 —Lisboa.4—1914-33.5 — Mensário; quinzenário,7 —CF; BNL; PQ.

1 _ Arte Gráfica (A).2 — «Homenagem ao 2.° aniversário da

Liga das Artes Gráficas do Fun-chal.»

3 —Funchal.4 — 24 de Outubro de J 917. •5 — Número único.7 —BNL.

1 _ Arte Tipográfica (A).2 — Órgão de classe dos compositores e

impressores.3 — Lisboa. . . .4—15 de Abril de 1888.7 — CF; CN;

1—Arte Tipográfica (A.).2 —• Órgão da Associação de Classe dos

Impressores e Compositores deLisboa.

3 — Lisboa.4 —Maio de 1898.5 — Revista quinzenal.7 —BNL.

1 _ Artilheiro (O).3 — Porto.4—l . a série, 1835-37; 2.a série, 1886-87.7 —BNL.

1 _ Artista (O).2 — «Folha semanal dedicada à defesa

da classe operária.»3 — Angra do Heroísmo.4 _ M a r ç o de 1885.7 —BNL.

1 —Artista (O).3 — Aveiro.4—1893.5 — Semanário.7 — C F . • • "••

1—Artista (O).3 _ Covilhã.4 —Julho de 1886.5 __ Número único.7 —CF.

1 _ Artista (O).2 — «Folha popular.» Substitui o Jornal

dos Artistas.3 — Coimbra.4 —Fevereiro de 1879.7 —CF.

1 _ Artista.3 — Lisboa.4 — Abril-Julho de 1852.7 —RM.

1 _ Artista (0).2 — «Folha operária.» 1019

Page 8: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Monção.4 — 1918-19.7 —BNL

1 ___ Artista (O),2 —Folha de «defesa das classes labo-

riosas».3 —Viseu.4— Julho de 1891-1892.5 — Semanal.6 — Editor e colaborador: o litografo

António Cantos (1891).Redactor: o mecânico P.e Moura

(1892).7 —BNL.

1 —Artista Portuense.3 — Porto.4 —Cerca de 1856.7 —CF; RM.

1 — Associação (A).2 — Comemorativo do 3.° aniversário da

Associação dos Empregados deComércio de Lisboa.

3 — Lisboa.4 —Abril de 1902.7 - .CF.

1 — Associação (A).3 — Setúbal.4—1898.7— CF.

1 — Associação Operária (A).2—Jornal católico.3 — Lisboa.4—1905-06, 1914-187 — BNL.

1 — Associação dos Sapateiros Lisbonen-ses.

3 — Lisboa*4 —Julho de 1857.5—Número único.6 — Colaboradores: Costa Goodolphim,

Guilherme Santa Rita, Jíunes daSilva e Alfredo Carvalhal.

7 —ER.

1 — Associação dos Sapateiros Lisbonen-ses e Artes Correlativas.

3 — Lisboa.4 — 1907.5 — Número comemorativo7 —BNL.

1—Ateneu (O).2 — Jornal literário e de economia social.3 — Lisboa.4 — 6 de Janeiro de 1850-30 de Março

f / v l / 1 de 1851.1020 7 —CO.

1 — Ateneu Popular.3 — Coimbra.4— Março de 1887.5 — Número comemorativo do aniversá-

rio da associação homónima.7 —BNL.

1 — Athenista (O).2 — Órgão dos empregados do comércio.3 — Funchal.4 —Maio de 1913-Agosto de 1914.7 —BNL.

1 —Aurora (A).2 — órgão da Federação Anarquista do

Sul.3 — Cercal de Alentejo.4—1925.7 —CF; BNL.

1 — Aurora (A).3 —Porto.4 — 1867-68.7 —ER.

1 — Aurora (A).2 — Jornal literário, noticioso, científico.3 — Porto.4—1888.5 — Quinzenal.6 — A. O. F. Castro, A. Magalhães e A.

Ribeiro.7 —BNL.

1 — Aurora (A).2 —Em 1910 substitui o jornal A Vida.

Foi primeiramente porta-voz dogrupo Aurora Social e posterior-mente propriedade do grupo Pro-paganda Libertária.

3 — Porto.4—1900-10(?)—l.a série.

1910-15(?) —2.a série.1915-19—3.a série.

5 — Semanal.6 —Editor em 1900: Francisco Rodri-

gues Vaz; em 1910, proprietário eeditor: António Alves Pereira.

7 —BNL; PQ.

1 —Aurora (A).2 — Revista de sociologia, ciência e ar-

te; tendência anarquista3 — Porto.4—1929-30.5 — Mensal.6 — Abílio Ribeiro e Fernando Bastos.7 —CF; PQ.

1 — Aurora (A).3 — Santarém.4 — 1877.7 —ER.

Page 9: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1—Aurora Comercial.2 — Defensor da classe dos caixeiros de

Coimbra.3 — Coimbra.4 —Agosto de 1903.5 — Quinzenário.7 —CF.

1 — Aurora Comercial.2 — Órgão dos caixeiros.3 — Lisboa.4—1876.7 — BNL.

1 —Aurora Comercial.2 — órgão dos empregados de comércio

do Porto.3 _ Porto.4 —Fevereiro de 1887.7—CF.

1 — Aurora Farmacêutica.2 — órgão dos aspirantes de farmácia.3 — Évora.4—1895-96.5 — Semanário.6 — Dirigido por J. A. Almeida.7 — L

3-ê Porto.4—1908.7 —ER.

1 — Aurora da Liberdade.3 — Lisboa.4 — 1853.7 —ER.

1 — Aurora do Porvir (A).3 — Lisboa.4—1905.5 — Mensal.7 — CF.

1 —Aurora da Revolução (A).2 — Republicano.3 — Lisboa.4—1886.6 — Director: Eugénio Smith.7 —CF; BNL.

1 —Aurora Social.2 — Órgão oficial da USO de Évora, de

educação e propaganda associa-tiva.

3 — Évora.4—1919-20, 1922.5 — Boletim mensal; número único.6 — Propriedade da USO de Évora.

Editor: Joaquim Nogueira (1919,1922).

Redactor principal: Aníbal Quei-roga (1919); Fernando B. Vascon-celos (1922).

7 —PQ.

1 —Aurora Social.2 — Anarquista, sucessor de O Desper-

tar.

1 —Avante!2 — Órgão do Centro Socialista do Bar-

reiro.3 — Barreiro.4—1909-10.6 — Director: Ladislau Batalha.7 —BNL.

1 —Avante!2 — «Quinzenário sindicalista e defensor

da Associação dos Empregadosnos Comércios e Indústrias da Co-vilhã.»

3— Covilhã.4—15 de Fevereiro de 1922-15 de

Agosto de 19225 — Quinzenário.6 — Director: Artur Nogueira (só no pri-

meiro número); Alexandre Fran-cês (n.° 3 e segs.).

Editor: António J. Saraiva (a par-tir do n.° 2, redactor principal);João Oliveira (n.os 3 e segs.).

7 — BNL.

1 — Avante!2 — órgão e propriedade da Biblioteca

do Grupo de Propaganda Livre.3 — Évora.4—1909 (Fevereiro-Março, três núme-

ros)-! 1.5 — Quinzenário.6 — Redactor: Francisco Direitinho

(1909); José Marques Leitão(1911).

Administrador: Sertório AugustoFragoso (1909).

Editor: Sebastião da Cunha Anes(1911).

7 —BNL; PQ.

1 —Avante!2 — «Periódico defensor da classe traba-

lhadora»; propriedade do NúcleoJuventude Sindicalista de Évora.

3 — Évora.4 —Novembro de 1914.6 — Editor: Gregório Matoso.

Redactor principal: Domingos Iná-cio Delfim.

7 —BNL.

1 — Avante!2 — «Precursor da sociedade igualitária.»3 — Évora.4 —Agosto de 1921 (n.° 3).5 — Quinzenário.6 — Editor: Fernando Silva Júnior.

Redactor principal: Manuel Ramos.1 — BNL. 1021

Page 10: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Avante!2 — Órgão e propriedade do Grupo de

Propaganda Pró-Socialismo, doPartido Socialista Português; non.° 2 passa a ser órgão do GrupoDramático Actor Santos Júnior.

3 — Lisboa.4 — Março-Abril de 1915.5 — Quinzenário.6 — Editor: Francisco Rosa.

Director: Francisco Afonso.Redactor principal: Raul Castela.

7 _ BNL.

1 —Avante!3— Lisboa.4—1919.5 —Diário.6 — Propriedade do Grupo de Propa-

ganda Social Avante.Editor: Francisco A. Direitinho.Redactor principal: Carlos José de

Sousa.7 —BNL; PQ.

1 —Avante (O).2 — Diário anarco-sindicalista da tarde,

publicado por um grupo de grá-ficos, por altura da proibição deA Batalha e da greve na im-prensa diária.

3 — Lisboa.4 — Julho-Agosto de 1919.6 — Director: Carlos José de Sousa.7 —MJS; CF; BNL.

1 —Avante!2— Anarco-sindicalista.3 — Lisboa.4 — Maio-Junho de 1922 (cinco núme-

ros).5,— Semanário.6—Propriedade do Grupo de Propa-

ganda Avante.Director: Alfredo Rodrigues.Secretário: Augusto Cadete,Editor: Carlos José de Sousa.Colabora, entre outros, Alexandre

Vieira.7 —BNL.

1 —Avante!2 — Comunista.3 — Lisboa.4 —Janeiro de 1927.6 — Director e proprietário: João Pedro

dos Santos.Editor: Carlos Mendes da Mota.

7 —BNL.

1 — Avante (O).2 — órgão central do PCP.4 — Fevereiro de 1931.

1022 7 - C F .

1 _ Baluarte (O).2 — Órgão do operariado de Guimarães.3 — Guimarães.4—1904-05.5 — Quinzenal.7 —BNL.

1 — Baluarte (O).2 — Defensor do operariado, anarqui-

zante.3 — Guimarães.4 — 1920.5 — Semanário.6 — Redactor principal: João da Silva.7 —BNL.

1 — Bandeira do Operário.3 — Porto (?).4 _ Junho-Julho de 1856.7 —RM; SP.

1—Bandeira do Povo.2 — «Liberal, democrata, republicano.»3 __ Porto.4—1887.5 — Diário.7 —BNL.

1 — Bandeira Vermelha (A).2 Órgão da Federação Maximalista

Portuguesa.3 — Lisboa.4 — 1919-21.5 — Semanário.6 — Director: Manuel Ribeiro.

Editor: Jaime Neves Guimarães.Redactor principal: Marcelino da

Silva.7 —BNL; PQ.

1 — Bandeira Vermelha (A).2 — Órgão das células comunistas.3 _ Porto.4—1925.7 — CF.

1 — Baratíssimo (O).2 — «Semanário de conhecimentos usuais

e de literatura para as classes la-boriosas.»

3 — Lisboa.4—1848-49.5 — Semanário.7 —BNL,

1 _ Bárbaros (Os).2 — Anarquista, substitui A Conquista

do Bem.3 — Coimbra.4 — 1894.6 — Grupo Editor Conquista do Bem.7 —CF; BNL.

1 _ Barbeiro (O).3 — Lisboa.

Page 11: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4—1837, 1845, 1849.7 —BNL.

1 _ Barbeiro (O).3 _ Porto.

7 — BNL.

1 — Barbeiro Livre (O).3 — Lisboa.4— 1925, 1928, 1930.6 — Propriedade da União dos Empre-

gados Barbeiros.7 —BNL.

1 — Barbeiro do Norte (0).2 — Órgão quinzenário dos barbeiros

do Norte.3 _ Porto.4—1901-10.5 — Quinzenário.7 — BNL.

1 _ Barreia (A).2 — «Panfletos de crítica higiénica con-

tra a podridão nacional.»3 _ Porto.4 — S. d.6 — Angelo Jorge.7 _ C F ; CO; PQ.

1 — Barricada (A).2 —. «Semanário radical e órgão dos

oprimidos.»3 — Lisboa.4—1890.5 — Semanário.7 — BNL.

1 _ Barricada (A).2 — Anarquista reformista Substitui A

Evolução.3 — Gouveia.4—1909.5 Mensal.7 — CF.

1 _ Batalha (A).2 — «Órgão defensor do povo dos con-

sumidores e das vítimas dos ho-m f > n c Vi C^ C\ Y\ *t 1 Y\ 11Q n C\ V n P il • T^Vf}l/*~

tário.3 _ Funchal.4—1926-27.7 _ BNL.

1 — Batalha (A).2 — Órgão da União Operária Nacional

e, mais tarde, da CGT.3 — Lisboa.4 — 1919-26. A Batalha diária terminou

em 1926, seguindo-se A Batalhasemanal; depois de 1933 saíramvários números clandestinos.

5 — Diário.6—Editor: Joaquim Cardoso.

Redactor principal: A l e x a n d r eVieira.

7 —BNL; PQ.

1 —Batalha (A),2 — Suplemento literário e ilustrado de

A Batalha.3 — Lisboa.4 — 1923-27.6 — Propriedade da Confederação Geral

do Trabalho.Editor: Carlos Maia Coelho.Redactor principal: Carlos José de

Sousa.7 —PQ.

1 — Batalha (A).2 — Suplemento semanal; porta-voz da

Organização Operária Portuguesa.3 — Lisboa.A 1CVIAT- — • i yju.

5 — Semanal.6 — Propriedade da Comissão Interfe-

deral.Editor: Alberto Dias.

7-—PQ.

\ —Batalha Anarquista (A).2 — «Mensário destinado à propagandados princípios anarquistas entre

as massas populares.»3 — Coimbra.4—1914.5 •— Mensário.6 — Virgílio Marques e António Tavares.7 — CF; BNL.

1 —Batalha Sindicalista (A).3 — Lisboa.4 —Abril de 1913.6 — Director: César Nogueira.7 —ER.

1—Batalha Socialista (A).3 — Lisboa.4 —Abril de 19136 — Director: César Nogueira.7 _ BNL.

1 — Benfica Socialista.2 — Órgão do núcleo socialista de Ben-

fica.3 — Lisboa.A A/T^-I^ An 1 CV^A4 — Maio de 1924.6 — Director: Antunes Nunes da Silva.7 — BNL.

1 — Boa Semente (A).2 — órgão da Liga de Acção Social

Cristã.4—1932.7 — CF. 1023

Page 12: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Boletim.2 — órgão do Banco Popular Indepen-

dência (cooperativa de crédito).3 — Lisboa.4—1875.7— CF.

1 — Boletim da Associação Beneficentedos Empregados do Comércio deLuanda.

3 — Luanda.4—1914, 1916-19.7 — BNL.

1 — Boletim da Associação de Classe dosEmpregados de Bancos e Câmbiosde Lisboa.

3 — Lisboa.4 —191L7 — BNL.

1 — Boletim da Associação de Classe dosEmpregados de Escritório.

3 — Lisboa.4—1914 (l.a série), 1925 (2.a série), 1932.6 — Editado pela Comissão de Propa-

ganda da Associação de Classe dosEmpregados de Escritório.

7 —BNL; PQ.

1 — Boletim da Associação de Classe dosProfessores de Ensino Industriale Comercial.

3 — Lisboa(?).4—1921-27.7 — GB.

1 — Boletim da Associação dos Empre-gados de Contabilidade.

3 — Lisboa.4—1899.7 —CF.

1 — Boletim da Associação do MagistérioSecundário Oficial.

3 — Lisboa.4— 1904-08 (dezoito números).7 —GB.

1 — Boletim da Associação de Professo-res de Portugal.

3 — Coimbra.4 —Junho de 1924, 19276 — Suplemento de Escola Nova.l — CF; PQ.1 — Boletim da Associação de Socorros

Mútuos «O Legado do CaixeiroAlentejano».

3 — Évora.4 —Dezembro de 1932, 19357 —BNL.

1 —Boletim Corticeiro (O).3 — Lisboa.

1024 4—1925-26.

6 — Editor: J. Cabruja.Redactor: J. C. Grilo.

7-BNL.

1 — Boletim da Escola Livre.2 — «Ensino integral», anarquista e re-

publicano.3 — Coimbra.4 —Abril de 1907.6 — Campos Lima, João de Barros, T.

Braga, B. Machado, António Joséde Almeida, Afonso Costa, Ma-galhães Lima, Brito Camacho,Guerra Junqueiro, etc.

7 —BNL.

1 — Boletim de Greve.2— Órgão da União Sindical Operária

de Lisboa.3 — Lisboa.4 —Agosto de 1923.7 —CF.

1 — Boletim Informativo.2 — Órgão da União Anarquista Portu-

guesa.4—1921.7—CF.

1 — Boletim Mensal da UniversidadeLivre.

3 — Lisboa.4 — 1914.5 — Mensal.7 —CF.

1 — Boletim Oficial da Associação deClasse dos Compositores Tipográ-ficos de Lisboa.

2 — Nasceu da greve das artes gráficas.«A greve terminou por imposiçãodo Ministério do Reino sob amea-ça da aplicação da Lei de 13 deFevereiro.»

3 — Lisboa.4 — 27 de Fevereiro de 1904.5—Saíram três números.6 — Directores: José Fernandes Alves,

César dos Santos e Teodoro Ri-beiro.

Colaboração de Brito Aranha.7 —CN; BNL.

1 — Boletim Pedagógico.2 — Órgão do professorado primário ofi-

cial.3 — Lisboa.4 — 1915.6 — Propriedade do Grémio dos Profes-

sores Primários Oficiais.Directores: Beatriz Teixeira de Ma-

galhães, Justino Corvo e AntónioManacás.

Editor: Virgílio Santos7 —PQ.

Page 13: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Boletim Postal (O).2— «Publicação informadora, literária,

noticiosa, etc.»3 — Lisboa.4—10 de Março de 1888 (n.° 1).5 — Trimestral.7 —BNL.

1 —

2 —3 —4 —7 —

Boletim de Aguesa.

Mutualista.Coimbra.Maio de 1931.CR

Previdência Portu-

1 — Boletim do Sindicato dos Emprega-dos do Banco Nacional Ultrama-rino.

3 — Lisboa.4 —Abril de 1924.7 —CF.

1 — Boletim do Sindicato dos Profissio-nais da Imprensa.

3 — Lisboa.4—1926-27.6 — Edição do Sindicato dos Profissio-

nais da Imprensa de Lisboa.7 —BNL; PQ.

1 — Boletim Social (O).2 — Publicação da sociedade cooperativa

O Mealheiro do Povo.4— Maio de 1924.7 —CR

1 — Bom Senso (O).3 _ Porto.4 —Agosto de 1873.6 — Director: Felizardo Lima.7 —CF.

1 — Bombeiro Portuguez (O).2 — «Dedicado a todos os assuntos que

digam respeito ao serviço de in-cêndios e à defesa dos interessesdos bombeiros em geral.»

3 _ Porto.4—1890.5 — Quinzenal.6 — Álvaro Vicente de Sousa e Arnaldo

da Cunha Portugal.7 —PQ.

1 —Brado (O).Z— Órgão defensor dos empregados me-

nores dos ministérios.3 — Lisboa.4—1921-23.7 —BNL.

1 _ Brado dos Chauffeurs (O).2 — órgão da Associação de Classe dos

Chauffeurs Condutores de Auto-móveis do Norte de Portugal,

3 — Porto.4—1926.5 — Número único, comemorativo do

16.° aniversário da fundação daAssociação.

6 — Director: Manuel Soares de Maga-lhães.

7 —BNL; PQ.

1 — Bulletin International.2 — órgão da Federação das Juventudes

Sindicalistas.3 — Lisboa.4—1924.7 —CF.

1 — Cabouco (O).3 — Lisboa.4 — 21 de Setembro de 1913.5 — Número único.6 — Editado pela Associação de Classe

da Construção Civil da RegiãoSul.

Redactor principal: Francisco R.Aparício.

7 — BNL.

1 —Caixa Económica (A).2 — Órgão da Caixa Económica Ope-

rária.3 — Lisboa.4—1929-30.7 —BNL

- Caixeiro (O).- Anadia.-1920.-BNL.

1-3-4-5-7-

- Caixeiro (O).- Barcelos.-1912.- Quinzenário.-CF; BNL.

1 _ Caixeiro (O).2 — Dos empregados do comércio,3 — Coimbra.4 —Março de 1907.5 — Quinzenário.7 —CF.

1 — Caixeiro (O).2 — Órgão dos caixeiros do comércio e

indústria.3 — Lisboa.4—1893(7), 1896, 1902-04, 1906-07,

1926-33.5 — Semanário.7 —BNL; CF

1 -3-4-

- Caixeiro (O).- Lisboa.-1897, 1025

Page 14: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

6 — Directores: Júlio Silva, Luís Mosca,Artur Belo e Barros Queirós.

7 —ER.1 _ Caixeiro (O).2 — Órgão dos caixeiros.3— Porto.4—1909-10.5 — Trimestral.7 —ER.

1 — Caixeiro da Beira (O).3 — Viseu.4—1911-12, 1915-16.7 — BNL.

1 — Caixeiro Bracarense (O).3 — Braga.4 —Janeiro de 1922.5 — Número único.7 — BNL.

1—Caixeiro Livre (O).2 — Defensor dos empregados no comér-

cio.3 _ Beja.4 — 1919.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Caixeiro Moderno (O).2 — Defensor dos empregados no comér-

cio de todo o país, recomendadopela União dos Empregados doComércio de Lisboa.

3 — Lisboa.4 —Julho de 1909-Janeiro de 1910.5 — Semanário (publicados vinte e oito

números).6 — Director: Vítor Falcão.

Redactores: Eduardo Moreira, Sil-va Gama e M. Gil Castro.

7 — BNL.

1 — Caixeiro do Norte (O).3—Porto.4 — 1907-10, 1911-12.7— BNL. - . : . • • .

1 — Caixeiro Português (O).2 — Semanário literário e noticioso, ór-

gão dos caixeiros de todo o país.3 — Lisboa.4— 1888, 1897, 1900, 1902, 1917,5 — Semanal (quinzenal em 1917).6 —Editor: J. Garcia de Lima (1897),

J. A. Carvalho Bastos (1897-1900,1902) e Amílcar Costa (1917).

Secretário de redacção: Alberto Na-zaré (1897-1902).

Administrador: Honorato da Fon-seca (1897-1900) e J. Ferreira daCosta (1902).

Director: Francisco Santos (1917).1026 7 —BNL.

1 —Caixeiro do Sul (O).3 — Beja.4-1911-13, 1915-18, 1923(7).7 _ BNL.

1 — Caminho (O).2 — Anarquista.3 — Coimbra.4—1896-97.6 — Director: A. J. da Costa.7 —BNL; CF; ER; TC.

1 — Campeão Ferroviário (O).2 —Boletim mensal dos delegados do

Minho e Douro.3 _ Porto.4— 1912-15.5 — Mensal.6 — Proprietário e fundador: J. Ferreira

Neto.Editor: Manuel Carlos Sanches.

7 — BNL.

1 — Campesino (O).3 — Golegã.4—1902.7—CF.. •";•

1 — Canalha (A).3 —Porto.4 —Setembro de 1923.7 —CF.

1 — Carpinteiro (O).2 — Socialista.3 — Figueira da Foz.4—1913.5 —Número único comemorativo do 13.°

aniversário d$ classe dos carpin-teiros civis da Figueira da Foz.

7 — BNL.

1 _ Carril (O).3 —Lisboa..4 — 1911.6 — Propriedade da Associação de Ciasse

do Pessoal dos Caminhos-de-FerroPortugueses.

7 —BNL.

1 — Carruageiro (O).2 — Boletim da Associação de Classe dos

Operários da Indústria de Carrua-gens.

3 —Lisboa.4—1911, 1915, 1919-20, 1925.5 —Mensal (1911).7 —ER; BNL.

1 — Carteiro (O).2 — Órgão defensor da classe dos car-

teiros.3 —Porto.4 — 1929.

Page 15: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

6 — Editor: Mário Azevedo Leite.Director: Manuel Gomes Ferreira.Administrador: Manuel Teixeira

Carvalho.7 —BNL.

1 _ Cartilha do Povo (A).2— Anarquista.3 — Lisboa.4— 1888,7 —CF.

1 — Catolicismo Social (O).3 _Viseu.4—1911.7 —BNL.

1 _ Católico (O).3 -— Lisboa.4—1851.7 — CO.

1 _ Catraeiro (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Catraeiros do Porto de Lisboa.3 — Lisboa.4 —Maio de 1924-1925.7 —BNL.

1 _ Centelha (A).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1886.7 —CF.

1 — Centro Promotor de Melhoramentosdas Classes Laboriosas.

2 — Órgão da imprensa do Centro homó-nimo.

3 — Lisboa.4—1852.7 —ER.

1 — Chapeleiro (O).2 — Órgão da classe e do operariado em

geral; seguiu os socialistas possi-bilistas.

3 — Lisboa.4—1896, 1906.6 — Director: Luís de Figueiredo.

Editor: Paulo da Fonseca.7 —CF; CN; PQ.

1 _ Chapeleiro (O).2 — Socialista.3 _ Porto.4 —Agosto de 1905.6 — Director: José Francisco Queirós.7 — CN.

1 __ Chapeleiro (O).2 — Órgão dos operários chapeleiros por-

tugueses.3 — Porto.4—1909-10, 1911-15.

6 — Director: Abreu Guimarães.7 —CF; BNL.

1 — Chapeleiro e a Liberdade.2 —• Anarquista.3 — Lisboa.4—1897.,7 —ER.

1 — Chapeleiro Português (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Operários Chapeleiros Portuenses.3 — Porto.4 —2 de Outubro de 1921.5 —Número único comemorativo do

53.° aniversário da Associação doPorto.

7 —BNL.

1 — Chauffeur do Norte (O).3 —Porto.4—1 de Maio de 1921.5 — Número único.6 — Editado pela Associação de Classe

idos Chauffeurs Condutores de Au-tomóveis do Norte de Portugal.

Redactor principal: José Ferreira deOliveira.

Secretário de redacção: José de Oli-veira.

Administrador: António JoaquimGuimarães.

7 —BNL.

1 — Chauffeur Profissional (O).3 — Funchal.4 —Março de 1932.7 —CF.

1 — Cidade Nova.3 _ Portimão.4— Agosto de 1925.7 —CF.

1 — Cidade Nova (A).2 — «Propaganda libertária.»3 _ Porto.4—1908.6 — Proprietário e director: José Fran-

cisco Pereira.Redactor: Angelo Jorge.

7 —CF; PQ.

1 — Cinema do Operário (O).2 — Suplemento cinematográfico do jor-

nal A Voz do Operário.3 — Lisboa.4^Agos to de 1931-Maio de 1932.5 — Quinzenário.6 — José da Natividade Gaspar.7 — BNL

1 — Civilização Popular (A).2 —> «Folha independente, dedicada à de-

fesa dos interesses locais do País, 1027

Page 16: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

e órgão do professorado primá-rio.» De 1893 a 1895 denominou--se 0 Riommorense.

3 — Rio Maior.4—1895, 1897, 1904, 1908.5 — Semanal.6 — Director-proprietário: Manuel José

Figueira.7 —BNL.

1 — Civilisação e Progresso.2 — «Folha dedicada às classes trabalha-

doras», socialista.3 — Lisboa.4 — 4 de Fevereiro-10 de Abril de 1865.7 —BNL; SP.

1 — Clamor (O).2 — Órgão telégrafo-postal.4—.15 de Janeiro-15 de Junho de

1913 — Aveiro.30 de Janeiro de 1915-15 de Janeiro

de 1917 —Sever do Vouga.15 de Abril de 1917-22 de Abril de

1918 —Valongo.5 — Teve várias periodicidades.6— Director: Generoso Rocha.7 — BNL.

1 _ Clamor (O).2 — Órgão defensor dos empregados das

Direcções Externas do Ministériodo Comércio e Comunicações.

3 — Lisboa.4—1925-26.5 — Mensal.6 — Emiliano Lemos e Libertário Va-

queiro.Director: João Gomes Arriegas.

7 —CF; BNL.

1 —Clamor Artístico (O).3 — Évora.4—1865.7 — CF.

1 — Clamor Artístico (O).3 — Ponta Delgada.4 — 1867.7 —CF.

1 __ Clarão (O).2 — «Publicação destinada a propugnar

doutrinas anarquistas.»3 — Coimbra.4 —Fevereiro de 1910.5 — Quinzenário.6 — Director e proprietário: Rui Delfim

Gomes.Editor: Augusto Luís de Albuquer-

que.7 —CF; PQ.

7/v>o 1—Clarão (O).102o 2 — «Doutrinal-instrutivo-noticioso.»

3 — Porto-Rio Tinto.4 — 1904 (número único), 1909.6 — Propriedade do Grupo de 0 Clarão

Director: Carlos Nobre.7 —CF; PQ.

1 __ Ciarão (O).2 — Defensor dos operários barbeiros.3 _ Porto.4 — 1925.5 — Mensário.6 — Propriedade da Associação dos Ofi-

ciais de Barbeiro.Editor: Alberto Augusto de Al-

meida.7 —CF; BNL; PQ.

1 — Clarão (O).2 — Porta-voz do operariado do con-

celho.3 — Vila Nova de Famalicão.4—1920-21.7 — BNL.

1 __ Claridade.2 — Anarquista.3 — Coimbra.4 — 1882.7 —ER.

\ —Clarim (O).2 — Defensor dos interesses dos empre-

gados no comércio e indústria doNorte.

3 — Porto.4 —Julho de 1913-Abril de 1914.5 — Quinzenário.6 — Propriedade do Comité União e Pro-

gresso.Director: Raul Pinheiro.Editor: Hamilton Guedes.Secretário de redacção: Armando

Gaio.7 —BNL.

1—Cobrador (O).2 — Propriedade da Associação de Classe

dos Cobradores do Norte de Por-tugal.

3 —Porto.4 — Maio-Outubro de 1916.6 — Director: António Joaquim Cardoso.

Editor: Francisco José Barbosa.7 —BNL.

1 _ Colmeia do Trabalho (A).3 — Pedroso, Gaia.4 —Janeiro de 1888.7 —CF.

1 _ Combate (O).2 — Órgão central do Partido Socialista

Português.3 — Lisboa.4—1914-19.5 — Semanário.

Page 17: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

6 — Director e editor: António FranciscoPereira.

7 —BNL; PQ.

1 — Combate (O).2— Diário socialista da manhã.3 — Lisboa4— 1914-19.5 — Diário.6 — Director: Alfredo Franco

Redactor principal: César Nogueira.7 —BNL; PQ.

1 _ Combate (O).2 — Republicano-socialista.3 — Guarda.4—1908.7 —CF.

1 _ Combatente (O)2 — órgão do Centro Socialista de Faro.3 — Faro.4—1919-20.7 — BNL.

1 — Combatente (O).3 _- Porto.4 — 4 de Dezembro de 1882.7 —CN

Comercial (O).Lisboa.1888, 1897BNL.

1 _ Comércio (O\2 — Boletim da Associação de Classe dos

Empregados de Contabilidade.3 — Lisboa.4 — 31 de Março de 1897 (número

único)-1898.7 — BNL.

1 — Componedor (O).2 — Órgão dos gráficos do Norte.3 _ Porto.4 —Novembro de 1923-1924.5 — Quinzenário7 —BNL.

1 — Comuna (A).2 — Comemorativo da proclamação da

Comuna de Paris. Propriedade doCentro Socialista de Beja.

3 _ Beja.4 — 18 de Março de 1917.5 — Número único.6 — Director: J. Albino de Oliveira.

Editor: Mário Augusto Patrício.7 —BNL.

1 — Comuna (A).2 — «Homenagem dos socialistas portu-

gueses aos comunistas de Paris.»

3 — Lisboa.4—1896.5 — Número único.6 — Colaboradores: Azedo Gneco, Er-

nesto da Silva, Cândido Leal, Ci-ríaco da Silva, Joaquim dos Anjos,Ladislau Batalha, J. M. Santareno,Cândido Morais da Silva, Gual-dino Pinto, B. Ventura, AntónioBaptista, António dos MártiresMacedo, Alfredo Ladeira, FCristo, A. Santos, F. A. da Assun-ção, Nunes da Silva, Guedes Qui-nhones, M. Simões Pereira, EmíliaXavier, Soto Maior Júdice, DanielSampaio, Tavares Pecegueiro, An-tónio Joaquim Patrício Lírico eLuís de Judicibus.

7 —BNL.

1 — Comuna (A).2 — Número comemorativo do 42 ° ani-

versário da Comuna de Paris.3 — Lisboa.4—1913.7 —BNL.

1 —Comuna (A).2 — Anarquista.3 _ Porto.4 — i de Outubro-25 de Dezembro de

1913.5 — Quinzenário; saíram cinco números.6 — Propriedade do Grupo Mocidade

Anarquista.Editor: Gomes Amaral.Redactor principal: M. AzevedoAdministrador: Magalhães Júnior.

7 —BNL; PQ.

1 — Comuna (A).2 — Socialista.3 —Porto.4 — 1919-235 — Bissemanário.6 — Director: António Augusto Martins.7 —BNL.

1 — Comuna (A).2 — Órgão comunista libertário (antigo

quinzenário A Aurora).3 —Porto.4—1920.5 — Semanário.6 — Propriedade do Grupo de Propa-

ganda Libertária.Editor: António Teixeira.Redactor principal: Serafim Cardoso

Lucena.Administrador: Damião Castelo.

7 —PQ.

1 —. Comuna (A).2 — «Comunista-anarquista.»3 __ Porto. 1029

Page 18: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4—1923.5 — Semanário.6 — Editor: António José de Almeida.

Redactor principal: Manuel Joaquimde Sousa.

Administrador: José Rodrigues Re-boredo.

7 —CF; PQ.

1 — Comuna (A).2 — Anarquista.3 — Porto.4—1926.5 — Semanário.6 — Redactores e editores: A. Alves Pe-

reira, C. Vieira dos Santos, AbílioRibeiro, Damião Castelo, A. Fer-reira da Silva e Marcelino Pedro.

Administrador: António José de Al-meida.

7 — PQ.

1 — Comuna Livre.2 — «Anarquista-comunista.»3 _ Porto.4—1915-16.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1 — Comunista (O).2—Órgão do Partido Comunista Portu-

guês.3 — Lisboa.4—1921, 1924.5 — Semanário.6 — Editor: José Rodrigues.

Redactor principal: Manuel Ribeiro.7 —BNL; PQ.

1 — Comunista (O).2 — Propriedade do Centro Comunista

de Lisboa.3 — Lisboa.4 — 1923-26.7 —BNL.

1 — Comunista (O).3 _ Porto.4—1920.7 —CF.

1 _- Confeiteiro (O).2 — Órgão dos trabalhadores padeiros;

sindicalista e cooperativista.3 — Porto.4—1910.7 —ER.

1 — Conferência Gráfica (A).2 — Órgão especial da comissão organi-

zadora da conferência intersindi-cal gráfica do Norte

3 — Porto.1030 4—1924-25.

6 — Editor: Domingos Mourão.Redactor principal: Santos Carvalho.

7 —BNL; PQ.

1 __ Conflito (O).2 — «Sindical-cooperativista.» Órgão da

Federação das Cooperativas Pani-ficadoras.

3 — Lisboa.4—1909-10(?).5 — Semanário.7 —CF; PQ; BNL.

1 _ Conflito (O).2 — Órgão dos trabalhadores padeiros;

sindical e cooperativista.3 — Porto.4—1910.5 — Semanário.7 —ER.

1 — Conquista do Bem (A).2 — Anarquista.3 — Coimbra.4 — 27 de Maio de 1894 (saíram quatro

números).7 — BNL.

1 — Conquista do Bem (A).2 — «Publicação quinzenal anarquista.»3 ̂ — Coimbra.4 —Junho de 1910.5 —. Quinzenal.6 — Adriano Brás e José de Almeida.7 —CF.

1 —- Conquista do Pão (A).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1904.7 —MJS.

1 — Conquista do Pão (A).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4 — 7 de Abril-30 de Junho de 1907 (saí-

ram dez números).6 —Editor: Tomás R. Matias.

Colaboradores: Emílio Costa, JoséBacelar e Alexandre Dias da Silva.

7 —BNL; PQ.

1 — Construção (A).2 — Órgão das Associações de Classe da

Construção Civil da Região Sul.3 — Lisboa.4 —27 de Julho de 1913.5 — Número único.6 — Redactor principal: Francisco R.

Aparício.7 —BNL.

1 — Construção Civil (A).2 — Órgão das Associações de Classe da

Construção Civil da Região Sul.

Page 19: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Lisboa,4—1913.5 — Número único.6 — Redactor principal: Francisco R.

Aparício.7 — BNL.

1 _ Construtor (O).2 — Órgão das classes de construção ci-

vil e do operariado em geral (í.a

série).Órgão das classes da construção

civil (2.a série).Órgão e propriedade da Federação

da Indústria da Construção Civildo Sul de Portugal, Colónias eIlhas (3.a série).

3 — Lisboa.4—1906-í?)— l.a série.

1912-(?) — 2.a série19l5-(?)_3.a série.

5 — Semanário.6—l. a série: propriedade da União de

Classe da Construção Civil.Redactor: Santos Júnior.Secretário: Ventura de Oliveira.2.a série: propriedade da Federação

das Classes da Construção Civilna Região do Sul.

Editor: Abel António Calçado.Redactor principal: Ignácio Pereira.3.a série:Editor: Associação de Classe da

Construção Civil da Região doSul.

Redactores principais: Francisco RAparício e Jorge Coutinho.

7 —BNL; PQ.

1 _ Construtor (O).4—1910.5 — Número único.7 —1 — Construtor (O).2 — Órgão da Federação da Indústria da

Construção Civil de Portugal eColónias; anarco-sindicalista.

3 — Lisboa, Porto.4— 1912.6 — Director: José Lopes.7 —ER.

1 _ Construtor Civil (O).2 — «órgão dos operários construtores

civis do Porto e defensor da classetrabalhadora em geral»; anarqui-sante,

3 _ Porto.4 _ 12 de Julho de 1897.5 — Número único.7 —BNL.

1 — Construtor Civil (O).2 — órgão da Associação de Classe dos

Pedreiros Portuenses.

3 ___ Porto.4—1.° de Maio de 1903.6 — Redactor: Pinto Cerqueira, «filiado

no Partido Socialista Português».7 —CF; CN.

1 — Construtor Civil (O).2 — Órgão dos construtores civis do

Porto e Matosinhos-Leça e defen-sor das classes trabalhadoras emgeral.

3 — Porto.4—1907.6 — Editor: Manuel Gomes da Silva.

Administrador: Alexandre Marques.7 —PQ.

1 — Construtores (Os).3 —. Lisboa.4 — 3 de Agosto de 1913.5 — Número único.6 — Redactor principal: Francisco R.

Aparício.Editor: Associações de Classe da

Construção Civil da Região Sul.7 —BNL.

1 — Cooperação (A).2 — «Folha única destinada a marcar a

passagem do 25.° aniversário daCasa do Povo Portuense.»

3 — Porto.4—1925.7 —BNL.

1 — Cooperativa (A).2 — Órgão das associações operárias e do

operariado em geral.3 — Alenquer.4—18 de Julho de 1895.7 —BNL.

1 — Cooperativa (A).3 — Covilhã.4—1930.6 — Propriedade da Cooperativa das

Classes Produtoras da Covilhã.7 —BNL.

1 — Correaria Nacional (A).2 — Revista profissional, dedicada à de-

fesa dos interesses morais e eco-nómicos da indústria da correaria.Órgão da Associação de Classedos Correeiros de Lisboa.

3 — Lisboa.4—1893.7 —

1 __ Correio (O).3 — Lisboa.4 — 1898.5 — Mensal.6 — Editado pela Direcção dos Serviços

Telégrafo-Postais.7 —PQ. 1031

Page 20: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Correio Eléctrico (O).2 — órgão da corporação telégraf o-pos-

tal.3 — Évora.4—1883.7 — BNL.

1 — Correio do Inferno.2 — «Jornalsinho semanal humorístico e

órgão da classe dos corticeiros.»3 — Almada.4 —4 de Dezembro de 1889-6 de Ja-

neiro de 1890.5 — Semanal (saíram quatro números).6 — Editado pela Sociedade Anónima de

Publicidade Almadense.Correspondência dirigida a Duarte

Joaquim Vieira Jr.7 — BNL.

1 — Correio Marítimo.2 — Folha dedicada aos interesses das

classes marítimas.3 — Lisboa.4—1904-05.7 — BNL.

1 — Correio das Províncias (O).2 — Órgão da classe postal.3 — Coimbra.4—1881.7 —CF.

1 — Correio da Semana (O).2 — Órgão da classe dos barbeiros e ar-

tes correlativas.3 — Lisboa.4—1885.7 —CF.

1 — Correio dos Teatros.2 — «Defensor dos trabalhadores de tea-

tro»; profissional.3 — Lisboa.4—1 de Abril-1 de Agosto de 1924.5 — Quinzenário (saíram nove números).6 — Proprietário, editor e director: A.

Vítor Machado.7 —BNL.

1 — Correio e as Telecomunicações (O).2 —Órgão oficial da Associação de

Classe do Pessoal Maior dos Cor-reios, Telégrafos e Telefones.

3 — Lisboa.4 — Março-Novembro de 1933 (saíram

nove números).6 — Director: J. A. Moreira e Sousa.

Editor: Bernardino MariaProprietário: Manuel Lopes.

7 —CF; PQ; BNL.1 — Correio e Telégrafo.2-^-Jornal de classe.3 —Porto.

1032 4—1926-31.

5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Correios e Telégrafos.2 — Órgão das corporações telégraf o-

-postal e dos caminhos-de-ferro.3 — Coimbra.4— 1 de Maio de 1885 (n.° 23, ano 2.°).5 — Semanal.7 —BNL.

1 — Correios e Telégrafos.2 — Órgão da classe telégrafo-postal.3 — Lisboa.4— Novembro de 1885.7 —CF.

1 — Correios e Telégrafos.2—-Profissional.3 — Lisboa.4—19 de Novembro de 1889.7 —BNL.

1 — Correios, Telégrafos e Telefones.4 —Maio de 1932.5 — Número único.7 —CF.

1 — Correspondência (A).2 —órgão da corporação telégrafo-pos-

tal.3 — Coimbra; Aveiro.4—1891, 1893.6 — Redactor e director: J. Cipriano

(1891).7 —BNL.

l —Cortador (O).3 — Lisboa.4 —Setembro de 1892-Setembro de 1894.7 —CF; CN.

1 — Cortador (O).2 — Órgão e propriedade da Associação

de Classe dos Trabalhadores emCarnes Verdes; a partir do n.° 4(1 de Maio de 1932) passa a órgãodo Secretariado Nacional dos Tra-balhadores da Alimentação.

3 — Lisboa.4—1 de Maio de 1931-20 de Setembro

de 1933 (sete números).6 — Editor: Francisco Mariano P. Ri-

beiro.Redactor: Fernando da Costa Ta-

vares.7 —BNL.

1 _- Corticeiro (O).2 — Órgão da Federação dos Operários

Corticeiros.3 — Almada.4 —Outubro de 1899.7 —CF; CN; BNL.

Page 21: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 _ Corticeiro (O).2 — Órgão da classe dos corticeiros e do

operariado em geral.3 — Lisboa.4—1909, 1914, 1930.5 — Semanário.6 — Propriedade da Federação Corti-

ceira.7 —BNL; PQ.

1 — Courrières.2 — «Homenagem do proletariado portu-

guês aos mineiros franceses.»3 — Lisboa.4—1906.5—JSíúmero único.6 — Colaboradores: Acácio de Paiva,

Alberto Pimenta e Alfredo daCunha.

7 —BNL; PQ.

1 — Crença Liberal (A).3 — Lisboa.4—1905.7 — CO.

1 — Crepúsculo (O).2— «Defensor da instrução do povo e

do princípio associativo.»3 — Coimbra.4 —Agosto de 1846.5 — Semanário.6-—Colaboradores: J. Marcelino, M. J.

de Almeida e J. J. Silva Pereira.7 — CF.

1 — Cruz do Operário (A).2 — Católico.3 — Lisboa.4—1880-88,5 — Semanal.6 — Editor: A. Mendes Lajes.7 —BNL.

1 _ Culinário (O).2—Órgão defensor dos profissionais

culinários.3 — Lisboa.4—1924-26.6 — Directores: Eduardo Flores e José

A. Medeiros.Editores: Domingos Fontes, José

Viana e L. Gonçalves.Administrador: António Fontanas.

7 —BNL.

1 — Cultura Popular.2 — Boletim do Ateneu Popular.3 — Lisboa.4 —Março de 1919.6 — Director: Pinto Quartim.

Editor: Teixeira Dantoh.7 —BNL; PQ.

1 — Dedal (0).2 — Dedicado às costureiras.

3 — Porto.4 — 1888.5 — Quinzenário7 — BNL.

1 — Defensor (O).2 — Sindicato dos professores primários3—Arcos de Valdevez.4—1916.7 —BNL.

1 _ Defensor (O).2 — Órgão da classe dos ferroviários.3 — Coimbra.4 —1903,5 — Bissemanário.6 — Director: Manuel de Matos.7 —ER.

1 _ Defensor (O).2 — Órgão da classe dos ferroviários.3 _ Covilhã.4—1903.5 — Bissemanário.6 — Director: Manuel de Matos.7 _ ER.

1 — Defensor dos Artistas (O).2 — Jornal dos operários para os operá-

rios.3 — Coimbra.4—1864.7 —ER.

1 — Defensor dos Artistas,3 — Porto.4—1864-65.7 —BNL.

1 — Defensor dos Artistas de Coimbra.3 — Coimbra.4— 1854.7 —ER; MJS.

1 — Defensor Ferroviário.3 _ Porto.4—1910-11.7 —CF; BNL.

1 — Defensor do Operário.3 — Lisboa.4—.1880.5 — Semanal.7 —

1 — Defensor do Povos3 — Coimbra.4—1898.7 —ER.

1 — Defensor do Povo (O).3 — Lisboa.4 — Dezembro de 1838.5 — Semanal.7 —CF. 1033

Page 22: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1—Defensor do Povo (O). 3 — Porto.4 _ 1858-59 (em Novembro de 1858 au- 4 — 1922-23.

menta de formato e passa a Folha 5 — Quinzenário.do Artista). 7 — BNL.

5 — Semanal.6 — Director: José Hermenegildo Cor-

reia.7 — BNL.

1 — Defensor Telégrafo-Postal (O).2 — Profissional.3 — Porto.4—13 de Janeiro-14 de Fevereiro de

1889 (saíram seis números); 1911--16.

6 — Proprietário e administrador: J. Go-mes de Oliveira (1889).

7 — BNL.

1 — Defensor do Trabalho (O).3 -— Funchal.4 — Dezembro de 1865.7 —CF.

1 — Defensor do Trabalho (O).2 — Socialista.3 — Lisboa.4—1854, 1862-65.5 — Publica-se numa semana à quarta-

-feira e na seguinte à segunda-feirae ao sábado (1863). Bissemanal(1864).

7 —BNL; SP.

1 — Defensor do Trabalho (O).3 _ P o n t a Delgada.4—1870.7 —CF.

1 — Defesa (A).2 — Órgão da classe ferroviária.3 — Coimbra.4 _]Síovembro de 1903.5 — Bissemanário.6 — Sob a orientação de Manuel de

Matos.7 —CF.

1—Defesa (A).2 — Porta-voz dos empregados de hotéis

e restaurantes.3 — Lisboa.4—1910, 1919, 1924-25, 1927, 1928,7 —BNL.

1 — Defesa (A).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Empregados de Escritório.3 — Lisboa.4 —Junho de 1932.5 — Mensal.7 —BNL.

1 — Defesa (A).1034 2 — Caixeiros.

1 —Defesa dos Artistas.3 _ Porto.4—1864.7 —ER.

1 — Defesa Operária (A).2 — Porta-voz dos manipuladores de ta-

baco.3 _ Porto.4—1909-14.7 —BNL.

1 — Democracia Cristã (A).2 — Órgão dos operários católicos.3 — Lisboa.4—1903.7 —BNL.

1 —. Desafronta (A).2 — Órgão do pessoal dos correios e te-

légrafos.3 — Caldas de Moledo.4—1919-21.7 — BNL.

1 — Desafronta (A).2 — Dedicado aos empregados do comér-

cio da Figueira da Foz.3 — Coimbra.4 —Dezembro de 1903.5 — Número único.7 —CF.

1 — Desafronta (A).2 — Órgão dos correios e telégrafos.3 _ Porto.4—1920-21.7 —BNL.

1 — Descarregador (O).2 — Órgão da Associação dos Descarre-

gadores de Mar e Terra de Lisboa,pró-ISV.

3 — Lisboa.4 — 1925-26, 1937.6 — Director: Manuel Rodrigues.7 —BNL.

1 _ Desforço (O).3 — Coimbra4 — 1911.6 — Director: Adriano Nascimento.7 —CF.

1 — Despertador Tipográfico (O).2 — «Jornal de classe.»3 _ Porto.4 — 1860.7 —SP.

Page 23: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Despertar (O).2 — Defensor do guarda-republicano por-

tuguês ou dos interesses da mar-gem sul do Tejo.

3 — Almada.4—1922-24.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Despertar.3 — Barcelos.4—1909.5 — Mensário.7— ER.

1 — Despertar (O).2 — Órgão da Federação das Associações

Operárias; anarco-sindicalista.3 — Coimbra.4—1908, 1910.5 — Semanário.6 — Director: Francisco Veríssimo.

Gerente: Joaquim Loio.7 —BNL; PQ.

1 — Despertar.3 _ Covilhã.4—1908.6 — Director: Francisco Veríssimo.7 — ER.

1 — Despertar (O).2 — Órgão e propriedade da Associação

dos Empregados no Comércio deÉvora; anarquizante.

3 — Évora.4 — Janeiro-Agosto de 1912.5 — Quinzenário (saíram dezasseis nú-

meros).6 — Director e editor: Sebastião da

Cunha Anes.7 — BNL.

1 _ Despertar (O).2 — Defensor dos empregados do comér-

cio.3 — Évora.4 — 1 de Dezembro de 1921-12 de Março

de 1922.5 — Quinzenário.6 — Redactor principal: Rodolfo Sá.7 —BNL.

1 — Despertar (O).2 — «Defensor da classe trabalhadora.»

Órgão da Associação de Classedos Operários de Leiria.

3 — Leiria.4 —Janeiro de 1914.5 — Quinzenário.6 — Director: Luís Simões.

Editor: Armando Silva.Administrador: Joaquim MarquesSecretário de redacção: J. B. Santos.Colaboração de J. Carlos Rates.

7 —BNL.

1 — Despertar.3 — Lisboa.4 — 1909.6 — Director: Joaquim Pacheco.7 —ER.

1 — Despertar (O).2 — Órgão das Juventudes Sindicalistas.3 — Lisboa.4— 1914-15, 1920, 1922-23.5 —Mensário em 1914-15, 1920; quinze-

nário em 1922-23.6 — Editores: Carlos de Sousa, José dos

Santos, Alfredo Costa e MárioDomingos.

7 —BNL; PQ.

Despertar (O).Anarquista.Porto.1902-04.Semanário.CF.

1 — Despertar (O).2 — Anarquista.3 _ Porto.4—1903-05.5 — Semanário.6 — Editor: Pedro Pinto Gorgal.7 —BNL; PQ.

1 — Despertar do Trabalho (O).3 — Lisboa.4—1863-65.7 —ER.

1 — Despertar (O).2 — Defensor dos empregados do comér-

cio e indústria; literário e noti-cioso.

3 — Lamego(?)T" —— 171*t"l J .

5 — Quinzenário.6 — Director: M. F. de Oliveira e Cas-

tro.Editor: A. Meireles Ferreira.Redactores: Amadeu Montinho e J.

Fernandes.7 —BNL.

1 Dever (O).2 — Socialista.3 — Covilhã.4 — 1916.5 — Semanário.7 — BNL.

1 — Dever (0).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Empregados da Indústria Hote-leira e Profissões Anexas.

3 — Lisboa.4—1932-33.7 —BNL. 1035

Page 24: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Dezoito de Março.3 — Lisboa5 —Número único.6 — Colaboradores: Luís Figueiredo,

Guedes Quinhones e Agostinho daSilva.

7 —BNL.

1—18 de Março (O).2 — «XXVI aniversário da Comuna de

Paris.» Ligado ao Partido Operá-rio Socialista.

3 — Lisboa.4 — 1897.5 — Número único.6 — Publicado pela Associação dos Tra-

balhadores.7 —BNL.

1 _ Diário do Povo (O).3 —. Lisboa.4 — 1925.6 — Director: José de Macedo.7 —CF.

1 — Direito Popular (O).3 — Horta.4 — Abril de 1879.7 —CF.

- Direito Saciai.-Ponta Delgada.-Janeiro de 1880.-CF.

1 — Dois de Dezembro.3 — Benguela.4 _ 1932-33.6 — Editado pela Associação Beneficente

dos Empregados do Comércio.7 —BNL.

1 — Domingo (O).2—-Órgão dos caixeiros portugueses.3 — Lisboa.4 — 1875, 1897.6— Colaboração de Angelina Vidal

(1897).7 —BNL; CF.

l-Eco(O).2— Órgão dos barbeiros.3 — Lisboa.4 — 1885.7 —CF.

l—Eco (O).2 — Instrutivo independente.3 __ Porto.4—1910.5 — Semanário.7 —ER.

1 — Eco do Arsenal (O).2 — Órgão e propriedade do Sindicato

do Pessoal do Arsenal da Marinha. _.,. e Cordoaria Nacional, pró-ISV.1036 3 —Lisboa.

4—1914, 1918-19, 1923-24.5 —Mensário (1918-19).6 —Editor: Manuel de Almeida

Secretário: Henrique S. Silva.7 —BNL; PQ; ER.

1—Eco Artístico.2 — Socialista.3 _Porto.4 — Janeiro-Setembro de 1863.7 —BNL; CN; ER; SP.

1 — Eco das Associações.3 — Lisboa.4—1894-95.6 — Redactor principal: Mota e Sousa.

Administrador: J. J. Nunes.7 —BNL.

1 — Eco Ferroviário.2 — Órgão do Grémio Ferroviário do Sul

e Sueste.3 — Lisboa.4—1919.6 — Director: Jerónimo Paiva.7 —BNL.

1 — Eco do Funcionário (O).3 —. Braga.4 — 1867/7 —CF.

1 — Eco Metalúrgico (O).3 — Lisboa.4—1850.6 — Colaboradores: Manuel Luís de Fi-

gueiredo e António Joaquim deOliveira.

7 —ER.

1 —Eco Metalúrgico (O).2 — Órgão da Confederação das Associa-

ções Metalúrgicas de Lisboa (pró--socialistas possibilistas durante aprimeira fase).

3 — Lisboa.4—1895-97, 1927-31.5 — Semanário.6—Na última série, redactor principal:

Emídio Santana.Secretário de redacção: José Rosa

Júnior.Editor: António da Graça.

7 —BNL; CF; PQ.

1 — Eco da Moeda (O).2 — Órgão e propriedade do pessoal ope-

rário da Casa da Moeda e Valo-res Selados.

3 — Lisboa.4—1928.5 —Mensário.6 — Director: Jaime Tiago.

Secretário de redacção: AntónioFranco da Trindade.

Editor: Manuel Filipe Rebelo.7 —PQ.

Page 25: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Eco Musical (O).2— Órgão dos músicos portugueses.3 — Lisboa.4—1925.7 —CF.

1 — Eco Operário.2 — «Periódico político, literário e noti-

cioso.» Ligado ao Partido Pro-gressista.

3 _ Covilhã.4 — 1869-70.5 — Semanal.6 — Redactores: José Maria de Moura e

Barata Feio.7 BNL; RM.

1 — Eco Operário (O).2 — Porta-voz do operariado micaelense.3 — Ponta Delgada.4— Novembro de 1921.7 —CF.

1 — Eco dos Operários (O).2 — Órgão da Associação dos Operários.3 — Lisboa.4—1850-51.6 — Colaboradores: general Sousa Bran-

dão e Vieira da Silva7 —BNL; RM; SP.

1 _ Eco do País (O).2 — Órgão dos funcionários públicos,

comércio, artes e indústrias.3 — Lisboa.4—1887.7 BNL.

1 — Eco Popular (O).3 __ Porto.4—1905.7 — CO.

1 _ Eco Socialista (O).2 — Porta-voz do Centro Operário de

Propaganda Socialista; marxistas--salemistas.

3.— Porto.4 — 1892, 1894.6 — Viterbo de Campos.7 —BNL; CF; CN; ER.

1 — Eco dos Tabacos.2 — Órgão da Associação de Classe do

Pessoal dos Tabacos.3 — Lisboa.4— 1932-33.7 —BNL.

1 — Eco Telégrafo-Postal (0).2 — órgão da Associação de Classe dos

Empregados Menores dos Correiose Telégrafos.

3 — Lisboa.4—1914, 1918-34.7 —CF.

1 _ Eco Telégrafo-Postal (0).3 __ Porto.4—1915-17.7 — BNL.

1 — Edificação (A).1 T «nlts^rt3 — Lisboa.4 — 7 de Setembro de 1913.5 — Número único.6 — Editor: Associações de Classe da

Construção Civil da Região Sul.7--BNL.

1 _ Edificador (O).2 — órgão dos construtores civis.3 — Lisboa.4—1912.7 — BNL.

1—Eco Popular (O).4 _ A b r i l de 1848.7 —CF.

1 — Eco de Silves (O).2 — Propriedade da Associação de Classe

dos Empregados no Comércio eIndústria de Silves.

3 _ Silves.4 — 19 de Janeiro de 1925.5 — Número único.6 — Editor: Jaime Abraços Lança.7 _ B N L ; PQ.

1 — Eco Social.2 — Órgão defensor da classe operária.3 — Santarém.4—16 de Agosto de 1931.5 — Número único.6 — Director e proprietário: Oliveira

Brás Machado.7 —BNL.

1 — Educação Popular.2 — Órgão da Universidade Popular Por-

tuguesa.3 — Lisboa.4—1921-22.5 — Mensário.6 — Director: A. Urbano de Castro.

Secretário: A. A. Ferreira de Ma-cedo.

Colaboradores: Faria de Vasconce-los e Câmara Reis.

7 —BNL; PQ.

1 — Educação Popular.2 — Órgão dos professores portugueses.3 — Lisboa.4 — 1921, 1926-36.7 —CF; BNL.

1 —• Educação Portuguesa,2 — Defensor do professorado e do fun-

cionalismo. 1037

Page 26: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Lisboa.4 — 1930.7 — BNL.

4 — 1923 (nova série).7 — CF; BNL.

1 — Educação Saciai (A).2 — Revista de pedagogia e sociologia.3 — Lisboa.4 — 1924-27.5 — Mensal.6 — Dierctor: Adolfo Lima.7 —CF; PQ.

1 — Eléctrico (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Empregados da Carris.3 — Lisboa.4 — 1930-33.5 — Quinzenal e depois mensal.7 — BNL.

1 — Electro-Gaz (O).3 — Lisboa.4—1930.6 — Propriedade da Caixa de Solidarie-

dade dos Operários das CRGE.7 — BNL.

1 — Emancipação (A).2 — «Folha industrial», continuação de

O Eco Artístico.3 — Porto.4—1863-64.5 — Publica-se às terças, quintas e sá-

bados.6 — Director e proprietário: Silva Bastos.7 — BNL; CO.

1 — Emancipador (O).2 — Continuação de O Emancipador dos

Assalariados. Órgão da Associaçãodo Pessoal do Porto e dos Cami-nhos-de-Ferro de Lourenço Mar-ques.

3 — Lourenço Marques.4—1923-36.7 — BNL; MJS.

1 — Emancipador (O).2 — «Revista do movimento operário»;

anarquista.3 _ Porto.4—1842.7 — BNL; CF.

1 — Emancipador (O).2 — Revista do movimento operário;

anarquista.3 — Porto.4—1892.7 —ER.

1 —. Emancipador dos Assalariados (O).2 — Órgão dos operários de Lourenço

Marques.1038 3 — Lourenço Marques.

1 — Empregado Comercial (O).3 _ Porto.4—1926, 1927, 1933.7 — BNL.

1 — Empregado no Comércio (O).3 — Coimbra.4—1923-24.6 — Propriedade do Grupo Editor O Em-

pregado no Comércio.Editor: Adolfo de FreitasRedactor principal: João Vieira Al-

ves.7 — BNL; ER.

1 — Empregado Notarial (O).3 — Lisboa.4 — 1927.6 — Director: José Branco Júnior.

Editor: António Maria de Oliveira.Redactor: Manuel Ferreira Alves

Salgado.Administrador e proprietário: João

Bernardo Pinto Ferreira.7 _ BNL.

1 —. Encarregado de Estação (O).2 — Órgão da classe telégrafo-postal.3 —Alijó.4 —Agosto de 1911.7 — BNL; CF.

1 — Enfermeiro Português (O).3 _ Porto.4 — 1929-30.7 — BNL.

1 _ Enigma (O).3 — Porto.4 — 1905.7 —CO.

1 — Ensino (O).2 — Dedicado ao professorado e à popu-

lação escolar.3 — Coimbra.4—1905.5 — Bissemanário.7 _ C F ; CO.

1 — Ensino Livre (O).2 —Órgão da Associação de Classe dos

Professores do Ensino Particular.3 — Lisboa.4 — 1920-217 — BNL.

1 — Ensino do Povo (O).3 _ Porto.4 —Março de 1925.7 —CF.

Page 27: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Ensino Primário (O).2 — Órgão da Casa dos Professores Pri-

mários.3 — Lisboa.4—1930-32.7 —BNL.

1 — Era Nova (A).2—Órgão do núcleo Educação Anar-

quista.3 — Coimbra.4 — Fevereiro-Junho de 1906.5 — Semanário.6 — Campos Lima, Alfredo Pimenta,

Pestana Júnior e Eduardo de Al-meida.

7 —CF; PQ.

1 — Era Nova.2 — Órgão dos empregados de escritório3 — Lisboa.4—1919-24.5 _ Quinzenário (1923).6 — Editor: J. Caeiro da Silveira.

Redactor principal: Fausto Gonçal-ves (1923).

7 —BNL; PQ; ER.

1 — Escarro (O).2 — Órgão dos caixeiros indignados.3 — Lisboa.4—1888.7 — BNL.

1 __ Escola (A).3 — Coimbra.4—1905.7 — CO.

1 — Escola (A).2 — Continuação de A Federação Esco-

lar, A Tribuna Escolar, A Tribunada Federação, A Federação. Órgãodo professorado primário.

3 _ Porto.4—1 de Fevereiro-30 de Junho de 1928.

1928.5 — Bissemanário.6 — Director: António Fernandes.7 — BNL.

1 — Escola Moderna.3 — Aveiro.4 —Outubro de 1914.5 — Folha quinzenal.6— Director: A. Rocha.

Editor: J. Casimiro.Secretário de redacção: Augusto

Soares Andrade Cadete.Colaborador: Alexandre Vieira.

7 —PQ; BNL.

1 — Escola Moderna (A).2 — Órgão do professorado do ensino

primário.

3 — Lisboa.4 —Abril de 1921.7 —CF.

1 — Escola Nova.2 — Órgão da Associação dos Professo-

res de Portugal.3 — Coimbra.4—1924.5 —. Mensal.7 —GB; PQ.

1 — Escola Primária (A).2 — «Pedagógico, combativo e literário.»3 — Lisboa.4—1928, 1932, 1938.5 — Semanário; em 1932 passa a quin-

zenário.6 — Propriedade da Livraria Sá da Costa.

Directores: José da Cruz, Gil deOliveira Mendonça e António deMatos Faria Artur.

7 —PQ.

1 — Escola Primária2 — Órgão do professorado primário por-

tuguês e do Sindicato dos Profes-sores de Penafiel.

3 —Penafiel (1911); Valongo (1914).4 — Novembro de 1911-Novembro de

1912, em Penafiel; Setembro-No-vembro de 1914, em Valongo.

5 — Semanário.6 — Director e editor: Belmiro Nogueira

Xavier.Proprietários: Belmiro Nogueira Xa-

vier e Artur Melo.7 —BNL.

1 _ Esforço (O).2 — Publicação de crítica social, dedir

cada aos oficiais de barbeiro.3 _ Porto.4—1909-10.7 —CF.

1 — Esmeralda (A).2 — Jornal operário.3 _ Porto.4 —6 de Maio de 1850.6 — Fundador: Marcelino dos Santos.7 —JT.

1 — Espectro da Internacional (O).3 — Lisboa.4 — S. d.7 —BNL.

1—Esperança (A).2 — Dedicado à Associação dos Artistas

Almadenses.3 — Almada.4 — 1857.5 — Semanário.7 —SP. 1039

Page 28: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Estandarte (O).2 —Jornal dedicado à defesa dos inte-

resses da classe comercial.3 — Lisboa.4 — 1879.7 — BNL.

1 _ Estandarte (O).2 — Órgão dos obreiros micaelenses.3 —Ponta Delgada.4 — 1926.6 — Director: António Joaquim Correia

de Melo.Editor: João Duarte Botelho.

7 —PQ.

1 — Estandarte Vermelho (O).3 __ Porto.4 — 1887.7 —CF; CO.

1 — Estivador (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Estivadores do Porto de Lisboa.3 — Lisboa.4 — 1930-33.7 —BNL.

1— Estrela (A).2 — Socialista.3 — Covilhã.4 — 22 de Agosto de 1907.6 — Dirigido por António Maria Casi-

miro e depois por José BernardoGíria.

7 —BNL; CN.

1 —Estrela Artística (A).2 — Folha independente dedicada às clas-

ses operárias e ao progresso dodistrito.

3 — Serpa.4 — 1863.7 —CF.

1 — Evolução (A).2 — Defensor da classe dos empregados

do comércio.3 — Coimbra.4 —Janeiro de 1910.5 — Quinzenário.7 —CF.

1 — Evolução (A).2 — Anarquista.3 — Gouveia.4—1909.7 —ER.

1 — Evolução (A).2 — Defensor da classe postal.3 — Lisboa.4—1911.7 —CF.

1 — Evolução Social (A).1040 3 —Porto.

4—1887.6 — Director: Gonçalves Viana.7 —CO.

1 — Exército (O).2 — Órgão dos sargentos portugueses.3 — Lisboa.4—1920.7 —BNL.

1 — Exposição Operária em 1889 (A).2 — Jornal da Caixa Económica Ope-

rária.3 — Lisboa.4 — 1889.5—Número único.7 — BNL.

1 — Expresso (O).2 — Defensor dos empregados dos Cami-

nhos-de-Ferro e dos Correios eTelégrafos.

3 — Lisboa.4 — 1895, 1896, 1898, 1900.7 —BNL.

1 __ Facho (O).2 — Órgão do Centro Socialista.3 — Beja.4—1915-17.7—BNL.

1 __ Facho (O).2 — órgão do Centro Socialista.3 — Évora.4 — Janeiro de 1915.7 —CF.

1 — Fanal (O).2 — Defensor dos operários do Arsenal

da Marinha, da Cordoaria e dooperariado em geral.

3 — Lisboa.4—1917,5 — Publicação eventual.6 — Editor: Artur Lopes da Silva.

Redactor principal: João Ricardo daSilva.

7 —PQ.

1 _- Farol (O).7 —CO.

1 — Federação (A).3 — Coimbra.4—1870.7 —CO.

T — Federação (A).2 — Órgão defensor do povo trabalhador

em geral; anarquista.3 — Estremoz.4 —Junho de 1911.6—.Propriedade do Grupo Federal.

Director e editor: João Maria Fa-rinha.

7 — BNL.

Page 29: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Federação (A).2 — «Folha industrial dedicada às classes

operárias.»3 — Lisboa.4 — 1856-65.5 — Semanário.7 —BNL; CN; MJS; SP.

1 _ Federação (A).2 — Órgão das associações federadas e

do povo operário em geral; diáriosocialista.

3 — Lisboa.4—1893, 1894-1900.6 — Editor: Paulo da Fonseca.

Secretário de redacção: A z e d oGneco.

7 _ B N L ; PQ.

1 — Federação (A).2 — Diário socialista.3 — Lisboa.4 — 9 de Agosto-26 de Novembro de

1900.5 — Diário.6 — José de Macedo.7 — BNL; CF; CN.

1—-Federação (A).3 — Porto.4—1852.7 —CO.

1—Federação (A).2 — Continuação de A Federação Esco-

lar, A Tribuna Escolar, A Tribunada Federação. Órgão do professo-rado primário.

3 — Porto.4—1927.6 — Director: Arnaldo Joaquim Correia

(António Augusto Martins foraproibido de dirigir o jornal).

7 —BNL.

1 — Federação Comercial.2 — Órgão dos empregados no comércio3 — Lisboa.4 — 1877.7 —BNL.

1 — Federação Comercial (A).2 — Dedicado aos empregados do comér-

cio.3 — Porto.4—1891.5 — Semanário.7 — BNL.

1 — Federação Escolar (A).2 — Órgão do professorado primário. Em

virtude de penas de suspensão,publicou-se com os seguintes no-mes: A Tribuna Escolar, A Tri-buna da Federação, A Federação,A Escola.

3 _ Vila Nova de Gaia, Porto.4—1886, 1909, 1927, 1928.5 — Semanário.6 — Proprietários e redactores: F. J. Car-

doso, Carvalho Miranda, José Vi-torino da Silva e Bento José daCosta.

Director: Francisco José CardosoJúnior.

7 —BNL.

1 — Federação Ferroviária (A).2 — Órgão da Federação Nacional dos

Trabalhadores dos Caminhos-de-Ferro de Portugal e das Colónias.

3 — Lisboa.4—1922-26.7 —BNL.

1 — Ferroviário (O).2 — Propriedade do Sindicato do Pessoal

dos Caminhos-de-Ferro Portugue-ses.

3 — Lisboa.4—1912, 1920, 1934.6 — Editor: José Júlio Ferreira.

Redactor: José de Oliveira Costa7 —BNL; PQ.

1—Ferroviário (O).2 — Órgão da classe ferroviária de Mo-

çambique.3 — Lourenço Marques.4—1915.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Folha dos Caixeiros (A).3 — Guimarães.4 — 1904-05.7 — BNL.

1 _ Folha de Hoje (A).2 — «Jornal genuinamente operário.»3 _ Porto.4—1 de Outubro de 1893.5 — Semanário.6 — Colaboração de tipógrafos de Lis-

boa, Coimbra e Porto.Editor: J. Matias de Azevedo.

7 —BNL.

1 — Fragateiro (O).2 — Sindicalista; propriedade da Asso-

ciação de Classe dos Fragateiros,Pessoal dos Batelões Rebocadorese Cabotagem do Porto de Lisboa.

3 — Lisboa.4—1911 (número único), 1921 (número

único), 1930-33.6 — Redactor principal: Manuel Pedro

de Abreu.Administrador: Manuel Abrantes.

7 —BNL; PQ. 1041

Page 30: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Fraternidade (A).3 — Barcelos.4 — 1905.7 — CN.

1 — Fraternidade (A).3 — Lisboa.4 — 1848.7 —ER.

1042

1 — Fiandeiro (O).2 — Órgão das Associações de Classe dos

Operários Fiandeiros do Porto.3 __ Porto.4—1891, 1909, 1915.5 —Em 1909, mensal.6 — Directores: Manuel da Silva Guima-

rães (1897) e Aurélio Pinto daFonseca (1915).

Editor: Manuel Gomes da Silva(1915).

7 —BNL; CN.

1 — Fiandeiro (O).2 — Comemorativo do 7.° aniversário da

Associação de Classe dos Fian-deiros.

3 _ Porto.4 —Dezembro de 1897.5 — Número único.7 — CF.

1— Folha do Caixeiro (A).3 — Tomar.4—1928-29.7 — BNL.

1—Fraternidade Artística (A).3 — Lisboa.4 —Março de 1887.7 — CF.

1 _ Frontal (O).2 — Número único da Associação de

Classe da Construção Civil da Re-gião Sul.

3 — Lisboa.4 — 1913.7 —BNL.

1 — Funcionário Colonial (O).2 — Boletim de A Previdente dos Fun-

cionários Coloniais; órgão de de-fesa da classe.

3 — Lisboa.4—1929.7 —BNL.

1 — Funcionários Públicos (Os).2 — Substitui o Correio e Telégrafo.3 — Lisboa (Janeiro de 1895), Coimbra

(Julho de 1895).4—1895.7 —CF.

1 — Futuro (O).2 — «Periódico açoriano dedicado aos

interesses das classes proletárias.»3 — Angra.4 —15 de Fevereiro-4 de Agosto de

1866.7 —SP.1 __ Futuro (O).2 — Defensor da classe operária.3 — Castelo Branco.4—1912.7 — BNL.

1 __ Futuro (O).2 — Federalista socializante.3 — Lisboa.4—1858.7 —CF.

1 _ Futuro (O).2 — Defensor dos oprimidos.3—-Póvoa de Varzim.4—1915-18.5 — Quinzenário.7 — BNL.

1 — Gafanha (A).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1909.6 — Director: Campos Lima.7 —CO; PQ.

_ Garlopa (A).Órgão dos carpinteiros civis.Lisboa.1886.Mensário.

-Director: Guedes Quinhones.BNL; CN.

1 — Gazeta dos Correios e Telégrafos.2 — Defensor dos interesses da classe.3 __ Porto.4 —Dezembro de 1932-1933.7 —CF; BNL.

1 — Gazeta do Empregado de Escritório(A).

3 — Arraiolos.4—1925-27.7 —BNL.

1 — Gazeta dos Empregados no Comér-cio e Indústria,

2 — «Folha quinzenal científica, comer-cial, industrial e literária.»

3 — Lisboa.4—1896.5 — Quinzenal.7—BNL.

1 — Gazeta das Fábricas.2 — Jornal da Associação Promotora das

Indústrias.

Page 31: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Lisboa.4 —Janeiro de 1865-Agosto de 18667 —BNL.

1 — Gazeta Ferroviária.3 — Lisboa.4 _ Setembro de 1914.7 —CR

1 — Gazeta do Funcionalismo (A).3 — Lisboa.4—1892-93.7 —BNL.

1 — Gazeta de Obras Públicas.2 — órgão dos empregados de obras

públicas.3 — Lisboa.4 —4 de Dezembro de 1887.5 — Número-programa.7 — BNL.

1 — Gazeta do Operário.2 — Socialista.3 — Lisboa.4 — 1865.7— BNL; SP.

1 — Gazeta dos Sonegados.2 — Órgão dos oprimidos.3 _ Porto.4 — 1880.7 —BNL.

1 — Gazeta dos Sonegados.2 — Órgão da classe tipográfica do Porto

e defensor acérrimo de todas asclasses laboriosas.

3 — Porto.4—1890.7 —BNL.

1 — Gazeta Telégrafo-Postal.2— Órgão defensor da classe telégrafo-

-postal.3 _ Ponta Delgada.4—1895.5 — Quinzenal.7 —BNL.

1 — Gazeta dos Telégrafos.2 — Profissional.3 _ Porto.4 — 1878-79.7 — BNL.

1 — Gérmen.2 — Libertário.3 _ Porto.4—1932.7 —CF.

1 — Germinal (O).2 — «Dedicado aos trabalhadores, de

orientação anarquista.»3 — Lisboa.

4—1915.5 — Mensário.6 — Director: Emílio Costa.

Editor: Mário Costa.7 —CO; PQ; BNL.

1 — Germinal (O).3 — Porto.4 — 1923,7 —CF.

1 __ Germinal.2 — De doutrina e crítica social.3 _ Porto.4 — 1929.5 — Quinzenário.6 — Director: Rodrigo M. Ferreira.

Editor: Mário Ferreira.7 —CF; PQ.

1 — Germinal (O).2 — «Defensor dos oprimidos.»3 —Setúbal.4—1903, 1904, 1907-11, 1913,5 —• Semanário.6 — Secretário de redacção: Martins dos

Santos.Editor: José Artur Quaresma (1907).

7 —BNL; CF; PQ.

1 — Germinal.2 — Propriedade do Centro de Propa-

ganda Livre.3 —Setúbal.4—1913.5 — Semanário.6 — Director: A. Gonçalves Granadeiro.

Editor: Raul Baptista.Administrador: Francisco Maria Ro-

sado.7 —PQ.

1 __ Gráfico (O).2 — «Homenagem do 4.° aniversário da

Associação de Classe — Liga dasArtes Gráficas do Funchal»; sin-dical.

3 — Funchal.4 — 24 de Outubro de 1919.5 — Número único.7 —BNL.

1 _ Gráfico (O).2 — Órgão da Liga das Artes Gráficas.3 — Lisboa.4 —Setembro de 1890.7 —BNL; CN.

1 _ Gráfico (O).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1904-08.7 —BNL. 1043

Page 32: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 _ Gráfico (O).2— Órgão oficial da Federação Portu-

guesa dos Trabalhadores do Livroe do Jornal.

3 — Lisboa.4 — 1916, 1920, 1922, 1926.5 — Mensário.6 — Director: em 1918, Raul Neves Dias;

em 1921, Adolfo Nunes; em 1924-25, António Monteiro.

7 —BNL; PQ-.

1 _ Gráfico (O).3 — Lourenço Marques,4—1911.7 —

1044

1 _ Gráfico (O).2 — «Servir a causa da classe pela qual

lutamos.»3 —Ponta Delgada.4—15 de Junho de 1924.7 —BNL.

1 _ Gráfico (O).2 — Jornal dos tipógrafos do Porto.3 __ Porto.4 —Janeiro de 1911.6 — Director: Guedes Malvar.

Editor: Júlio Flores.7 —BNL.

1 __ Graphico (O).2—órgão oficial da União das Artes

Gráficas.3 — Lisboa.4—1907.5 — Quinzenário.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Compositores Tipográficos.Director: A. César dos Santos.

7 —PQ.

1_~ Greve (A).2 — Sindicalista.3 — Lisboa.4 — 1908.5 — Diário.6 — Propriedade do Grupo de Propa-

ganda Social.Redactor principal: A l e x a n d r e

Vieira.Gerente responsável: Evaristo Fer-

reira.7 —BNL; CF; PQ.

1 _ Greve (A).3 — Lisboa.4—1917-19.5 — Semanário.6 — Editor: J. Fernandes dos Santos.

Redactor principal: Carlos José deSousa.

7 —BNL; CF; PQ.

1 — Greve dos Livreiros (A).3 — Porto.4 — 1895.7 —BNL.1 __ Grito (O).2 — Porta-voz do operário figueirense.3 — Figueira da Foz.7 —BNL.

1—Grito (O).2 — Número comemorativo da Associa-

ção de Classe dos CarpinteirosCivis.

3 — Figueira da Foz.4—19 de Março de 1913.5 — Número único.7 —ER.

1 — Grito da Juventude (O).2 — órgão do núcleo da Juventude Sindi-

calista do Porto.3 _ Porto.4 — 1925-26.5 — Mensário.6 — Editor: António Inácio Martins.

Secretário-redactor: Ernesto Ribeiro.Administrador: Fernando O. Barros

7 —PQ.

1 — Grito do Operário (O).3—Viseu.4—1920-22.7 —BNL.

Grito Popular (O).«Folha de combate.»Lisboa.1890.BNL.

Grito do Povo (O).Democrático.Porto.1885.Bissemanário.BNL.

1 ___ Grito do Povo (O).2 _ Católico.3 _ Porto.4—1899.6 — Manuel Frutuoso da Fonseca.7 —BNL.

1 — Grito da Revolta (O).2 — Anarquista.3 —Porto.4—1895.7 —CF; CO.

Grito Social (O).Anarquista.Aveiro.1913.CF.

Page 33: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Gritas do Dão.2 — Defensor do professorado primário.3 — Fornos da Macieira.4—1909.7 —BNL.

1 — Guerra Social2 — Ex-jornal O Protesto; anarquista.3 — Lisboa.4—1908-09.5 — Semanário.6 — Proprietário e redactor: Jorge Cou-

tinho.7 —BNL; PQ.

1 — Guerra Social.2 — órgão do Partido Socialista-Sindical

e dos Sindicalistas Reformistas.3 — Lisboa.4—1912.5 — Bimensal.6 — Editor: Pedro Bandeira.

Redactor principal: R. Dias.7 — PQ.

1 — Guia dos Barbeiros.2 — Jornal de classe.3 — Lisboa.4—1925-27,7 — BNL.

1 — Guttenberg.2 — Defensor dos interesses da classe

tipográfica.3 — Lisboa.4—1882.7 — BNL.

1 — Heraldo da Ordem Nova (O).3 — Lisboa.4—1924-25.6 — Director: Alfredo Franco.7 —BNL.

1 —Hereje (O).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1889.5 — Número único.7 —ER.

1 — Homem Livre (O),2 — Órgão do Grupo de Propaganda

Social, suplemento dedicado aostrabalhadores do campo.

3 — Évora.4—1918.6 — Editor: Álvaro J. Dinis.

Redactor: Joaquim Candieira7 — BNL.

1 — Homenagem.2 — Homenagem prestada pela Caixa

Económica à memória de José

Fontana, por ocasião da sua tras-ladação, em 20 de Março de 1884.

3 — Lisboa.4 — 1884.7 —BNL.

1 — Homenagem (A).3 — Lisboa.4 —25 de Julho de 1911.5 — Número único.6 — J. A. Conceição Agostinho.7 —ER.

1 — Horizontes Novos.2 — Publicação operária de propaganda

e crítica; anarquista.3 — Lisboa.4—1906.5 — Mensal.7 —CF.

l—Horta (A).2 — «Folha de tipógrafos, dedicada a

interesses gerais e inteiramentealheia à política.»

3 — Lisboa.4—1862.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Humanidade (A).2 — Jornal de propaganda social.3 — Coimbra.5 — Bissemanário.7 —ER.

1 — Humanidade (A).2 —. Anarquista.3 — Lisboa.4 — 1905-06.5 — Quinzenário.6 —Editor: Tomás Rodrigues Matias.7 —CF; PQ.

1 — Humanidade (A).2 — «Folha mensal cooperativista».3 — Lisboa.4 — 1907.5 — Mensal.6 — Director: Fernão Boto Machado.

Proprietário: Júlio Berto Ferreira.7 —BNL.

1 — Humanidade (A).3 — Lisboa.4—1910.5 — Quinzenário.7 —CF.

! — Humanidade (A).3 — Lisboa.4 — 1922.7 —BNL.

1—Humanidade (A),3 — Porto, 1045

Page 34: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4 —Agosto de 1931.7 —CF.

1046

1 — Humanisfério.2— Antologia da renovação mental.3 —Porto.4 — 1932.7 —CF.

1— Ideal (O).2 — Comemorativo do aniversário da

Associação de Classe dos Empre-gados de Comércio e Indústria deLourenço Marques.

3 — Lourenço Marques(?).4 — Agosto de 1902.7 —CF.

1 — Ideal da Mocidade (O).3 — Rio Tinto.4—1921.7 —CF.

1— Ideia (A).2 — Edição dos sindicatos operários de

Coimbra.3 — Coimbra.4—1927.5 — Número único.7 —CF.

1— Ideia (A).2 — Anarquista.3 — Faro.4 —Março de 1916.5 — Quinzenário.6 — Director: Raul Duarte.

Editor: António Pedro Cabeleira.Administrador: Neves Anacleto.Secretário de redacção: Rita Seixas.

7 —BNL; PQ.

V —Ideia (A).2 — Anarquista.3 — Funchal.7 —B.NL; TQ

1— Ideia (A).2 — «Periódico científico».3 — Porto.4^1898.6 — Editor: Alfredo Ferreira de Faria.7 —BNL; CN; PQ.

1—Ideia Livre (A).3 — Anadia.4—1928.7 —CF.

1 — Ideia Livre.2 — «Mensário d'ideias, factos e comen-

tários.»3 — Porto.4 — 1912-16 (2.a, 3.a, 4 / e 5.a séries).5 — Mensário.

6 — Redactores e proprietários: ArturBotelho, Fernandes da Silva ePinto Ferreira.

Editor e administrador: António Fda Silva.

7 —PQ.

1— Ideia Nova (A).3 — Lisboa.4—1890.7 —CN.

1 — Ideia Nova (A),2 —Socialista.3 — Lisboa.4—1930.5 — Semanário.7 —CF.

1 — Ideia Nova.3 —Setúbal.4—1917.6 — Director: José Cândido Godinho.

Secretário de redacção: José Osóriode Castro e Oliveira.

Editor interino: Nuno de Albergaria.7 —PQ.

1 — Igualdade (A).3 — Chaves.4— Outubro de 1911.7 —CF.

1 — Igualdade.2 — Jornal anarquista académico.3 — Coimbra.4—1927(7).6 — Redactores: Roberto das Neves e

Deodato Barreto.7 — Informação oral do Sr. Emídio San-

tana (em 1971).

1 — Imprensa (A).2 — Boletim da Associação de Classe do

Pessoal de Imprensa.3 — Lisboa.4—1915-29, 1933,5 — Mensal.6 — Directores: N. Araújo, M. Canhão e

E. Lopes.Editores: J. F. Neves, F. Sousa, M.

Domingues e T. Severino.7 —BNL; PQ.

1 — Imprensa e a Associação (A).3 — Lisboa.4 — Dezembro de 1883.5 — Número único.7 — CF,

1 — Imprensa Livre.2 — Órgão «bolchevista».4 —Outubro de 1921.7 — Referido em O Mensageiro (Leiria).

Page 35: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Impressor (O).2 — Número comemorativo do 3.° ani-

versário da Associação de Classedos Impressores Tipográficos deLisboa.

3 — Lisboa.4 —1901.7 —BNL.

1 — Impressor (O).2 — «Defensor da classe dos impressores

e de todas as classes trabalhadorasem geral.»

3 — Lisboa.4 _ 7 de Janeiro-18 de Abril de 1907.5 — Semanário.6 — Directores: António Pereira e Pedro

Muralha.Administrador: Ricardo de Sousa.

7 —BNL; CN.

1 — Inabilidade.2 — Número comemorativo do aniversá-

rio da Associação de SocorrosMútuos.

3 — Lisboa.4—1911.5 — Número único.7 —BNL.

1 — Independência Popular (A).3 — Porto.4— 1861.7 —CO.

Independente (O).Órgão dos vendedores de vinho de

Portugal.Lisboa.1898.

1 — Indústria do Vestuário.2 — órgão da Associação Fraternal da

Classe dos Operários Alfaiates.3 — Lisboa.4—1930-33.7 —BNL.

1 — Informador (O).4—1921.6 — Proprietário, director e editor: a

Federação Nacional das Coope-rativas.

7 —PQ.

1 __ Instituto (O).2 — Órgão dos ferroviários do Sul e

Sueste.3 — Barreiro.4—1932,5 — Número único.7 —BNL.

1 — Internacional (A).2 — Propriedade do comité executivo dos

partidários do ISV.

3 — Lisboa.4—1923-31.5 — Quinzenário.6 — Editor: Júlio de Matos.

Redactor principal: João Pedro dosSantos.

7 —BNL; PQ.

1 — Intersodales.2 — Número comemorativo da festa da

Associação Tipográfica Lisbonensee Artes Correlativas.

3 — Lisboa.4 —9 de Março de 1914.7 —BNL.

1 _ Intrépido (O).2 — Defensor dos oprimidos.3 —Covilhã.4—1913-18.7 —BNL.

1 —Jornal dos Alfaiates.3 —Lisboa.4—1905.7 —CO.

1 — Jornal dos Artistas.2 — «Folha dedicada à classe operária.»3 — Coimbra.4—1878.6— Proprietários e redactores: Adelino

Veiga, B. M. Costa e Silva e Aní-bal A. Pereira.

7 —BNL.

1—Jornal dos Artistas.2 — «Influências saint-simonianas.»3 — Lisboa.4—1836-37.7 —BNL; CF.

1 — Jornal dos Artistas.3 — Lisboa.4 — 3 de Setembro de 1860-26 de Mar-

ço de 1865.7 —CN; SP.

1 —Jornal dos Artistas (O).3 — Portalegre.4—1875.7 —CF.

1 — Jornal dos Artistas.3 _ Portimão.4—1875.7 —BNL.

1 — Jornal dos Artistas (O).3 _ Porto.4 — 1854, 1860-63, 1864-65.7 —BNL; CO; ER; RM.

1 — Jornal Artístico e Social.3 — Porto. 1047

Page 36: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4 —188X7— CO.

1048

1 — Jornal da Associação Fraternal dosSapateiros.

3 — Lisboa.4 — 11 de Outubro de 1853-15 de Maio

de 1854.6 — Principais colaboradores: Manuel

Gomes da Silva, António da SilvaRibeiro e Joaquim Gomes deSousa Leal.

7 —BNL; CF.

1 — Jornal da Associação Industrial Por-tuense.

3 — Porto.4—1852.7 —CO.

1 — Jornal da Associação dos Profes-• sores.

3 — Lisboa.4 —Novembro de 1856-1863.6 — Iniciativa de António Augusto da

Silva Lobo e A. A. de Campos.Redactor: António Francisco Mo-

reira de Sá.7 —BNL; CF; RM; SP.

1 — Jornal da Associação dos Sapateirosde Lisboa e Ofícios Correlativos.

3 —Lisboa(?).4—1867.7 —CF.

1—Jornal das Associações.3 — Porto.4—1883, 1888.7 —BNL; CO.

1 — Jornal do Centro Promotor dos Me-lhoramentos das Classes Laborio-sas.

3 — Lisboa.4—1853-54.6 — Ferreira da Conceição, J. M. Bap-

tista, J. M. António Nogueira, J.Maurício Veloso, A. Chaves, M.Gomes da Silva e Vieira da Silva.

7 —BNL; CF; CN; ER.

1 — Jornal das Classes Laboriosas.3 _ Porto.4 —Dezembro de 1853(7).7 —CF.

1 — Jornal dos Empregados Bancários.2 — Órgão do Sindicato dos Empregados

Bancários.3 —Lisboa.4—1924-25.6 — Director: Luís Costa

Editor: E. Vilhena.7 —BNL; PQ.

1 — Jornal dos Empregados de Bancose Câmbios.

2 — Profissional.3 — Lisboa.4 — 1913-20, 1921, 1923.6 —. Propriedade da Associação de Classe

dos Empregados de Bancos e Câm-bios de Lisboa.

Director: Raul da Costa (1913).Editor: A. M. Rosa Júnior (1913).

7 —BNL.

1 — Jornal de Obras Públicas.2 — Órgão dos empregados de obras pú-

blicas.3 — Évora.4 — 31 de Março de 1895.6 — Director: Luís Pinto Martins.7 —BNL.

1 — Jornal do Operário (O).2 — Mutualista.3 — Porto.4 —2 de Fevereiro de 1890.6 — Propriedade da Caixa União dos

Operários Manipuladores do Ta-baco.

7 — BNL; CN.

1 — Jornal3 — Porto.4—1852.7 —BNL;

dos

SP;

Operários.

CO.

1 —. Jornal do Trabalho.2 — Socialista.3 — Lisboa.4—1852-53.7 —ER.

1 — Jornal do Trabalho.3 — Lisboa.4—1862-63.6 — O tipógrafo Guilherme A. Rede-

maker Teixeira.7 —BNL; CO; RM; SP; CF.

1 — Jornal3 _ Porto.4 — Agosto7 —ER.

do

de

Trabalho.

1862.

1 — Jovem Comunista (O).2 — Órgão da Junta Central das Juven-

tudes Comunistas.3 — Lisboa.4 —1922-23.5 — Mensário.7 —BNL.

1 — Justiça (A).3 — Coimbra.4—1878.6 — Directores: José Falcão, Augusto

Rocha e Alexandre da Conceição7 —ER.

Page 37: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Justiça.2— Homenagem a Ernesto da Silva.3 — Lisboa.4 — Maio de 1903.5 — Inúmero único.7 —CF.

1 — Justiça.2 — Número de homenagem ao operário

Oliveira Barros, assassinado nasruas do Porto.

3 __ Porto.4—1907.5 — Número único.7 —ER.

1 — Justiça (A).2 — órgão dos ferroviários do Minho e

Douro.3 — Porto.4 — 1920,7 —BNL.

1 — Justiça do Povo (A).3 — Lisboa.4—1885.6 — Redactora: Angelina Vidal.7 —BNL.

1 — Juventude (A).2 — Sindicalista; substitui A Mocidade,

para não ser confundido com ojornal republicano de igual nome.

3 —Lisboa.4—1910.7 —ER.

1 — Komunist-Esperantisto.2 — «órgão dos comunistas esperantistas

portugueses.» Defende a III Inter-nacional.

3 — Lisboa.4 —Julho de 1921 (n.° 1).5 — Mensal.6 — Chefe de redacção: J. Pires Barreira.

Secretário de redacção: G. de Cas-tro.

Editor: Francisco Gonçalves.Administrador: J. Rodrigues.Secretário de administração: D D.

Valente.7—BNL.

1—La Okcidentula.2 — Jornal esperantista.3 — Lisboa.4—1932.6 — Urbano Carrasco, J. Marques de Al-

meida, Amadeu Monteiro e CostaJúnior.

7 —BNL.

1— La Vero.2 — «Folha para a divulgação do espe-

ranto entre o povo.»3 — Barreiro.

4—1922-23.5 — Mensal.7 —BNL.

1 — Labor,2 — Órgão do professorado liceal de

Aveiro.3 — Aveiro.4—1926-31.6 —Editores: José Pereira Tavares e Ál-

varo Sampaio.7 —GB.

1 — Labor Proletário.2 — Órgão dos operários da indústria de

calçado e peles.3 — Lisboa.4—1903.5 — Mensal.7 —ER.

1 — Labor Proletário.2 — órgão da Federação dos Operários

da Indústria de Calçado, Couros ePeles.

3 — Lisboa.4 — 1923-26.5 — Mensal.7 —BNL.

1 — Laboro.2 — Esperantista.3 — Lisboa.4—1920.7 — BNL.

1 — Lanterna (A).2 — Jornal independente, sucessor de O

Jornal do Bombeiro.3 — Lisboa.4—1897.5 — Semanal.7 —PQ.

1 — Lanterna Hospitalar (A).2 — órgão dos empregados dos hospitais

do Reino.3 — Lisboa.4—10 de Outubro de 1895.5 — Bimensal.6 — Fundador: José Maria de Mendonça.7 —BNL.

1 — Leituras Populares Socialistas.3 — Lisboa.4 — 1902-03.5 — Mensal.6 — Pedro Muralha e Mateus Ruivo.7 —PQ.

1— Libelo (O).2 — Defensor da classe dos encarregados

telégrafo-postais.3 — Mirandela.4 — 1915. 1049

Page 38: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

- Quinzenário.-BNL.

1 — Liberal do3 — Coimbra.4—1851.7 —CO.

1 — Liberdade3 — Coimbra.4 — 1863.7 —CO.

Mondego (O).

(A).

1 — Liberdade (A).2 — Noticioso da classe e instrutivo.3 — Coimbra.4 — 1903,6 — Redactores: os tipógrafos Luís José

dos Reis, Manuel Querido e JoséLemos.

7 —ER.

1— Liberdade (A).2— «Folha socialista independente.»3 — Lisboa.4—18%.7 —BNL.

1— Liberdade (A).2 — Periódico comunista libertário.3 — Lisboa.4—18.97.7 —CF; PQ.

1 — Liberdade (A).2 — Jornal de estudos livres.3 — Lisboa.4—1901.7 —CF.

1 — Libertador (O).2 — Anarquista.3 — Coimbra,4—1910.6 — Colaboradores: José Roque, Luís

Carvalho, A. Martins, J. Fontanada Silveira e Lopo Manuel.

7 —CF,

1 — Libertador3 — Lisboa.4 — 1867.7 — BNL.

1 — Libertador3 — Lisboa.4—1924-32.7 —BNL.

(O).

(0).

1050 4 -

- Libertador (O).-Órgão do Centro e Biblioteca de

Estudos Sociais.- Porto.

1908.

6 — Proprietário: José Alves.Redactor: Custódio José Moreira.

7 —BNL.

1 — Libertador (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Operários Tanoeiros do Porto eGaia.

3 — Porto.4 — 1917, 1919, 1922.6 —- Director: José Gonçalves Moreira.7 — BNL (a ficha não tem cota, pelo

que não se pode ler a colecção).

Libertador (O).-Setúbal.1901.BNL.

1 —Libertador (O).3 — Vila Nova de Gaia.4—1913-22.7 —BNL.

1 __ Libertário (O).2 — Órgão da União Anarquista do Al-

garve.3 — Faro.4—1912-1913.5 — Semanário.6 — Director: António de Sousa Palma.

Editor: António Pedro Franco daCruz.

7 —BNL; PQ.

1 — Libertário (O).2 — Anarquista.3 — Porto.4—1895.6 — Editor: Francisco Machado Fontão.7 — BNL.

12347

-Libertário (O).Anarquista.Porto.1909.ER.

1 — Liberto (O).2 — Propriedade do Sindicato dos Ope-

rários Tanoeiros e Ofícios Corre-lativos do Distrito do Porto.

3 — Vila Nova de Gaia.4—1934.7 —BNL.

V —Litografo (O).2 — Sindical.3 _ Porto.4 — 1923, 1927, 1928, 1929.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Litógrafos.7 —BNL

Page 39: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Litografo (O).2 — Número comemorativo do 32.° ani-

versário da Associação de Classedos Litógrafos do Porto.

3 _ Porto.4—1931.7 —BNL.

1 — Livre Exame (O).2 — órgão do Centro de Lisboa da Asso-

ciação Propagadora do Livre Pen-samento.

3 — Lisboa.4—1885-86.5 — Mensal.7 —PQ.

1 — Locomotiva (A).2 — Órgão do pessoal ferroviário.3 — Lisboa.4—1905.7 — BNL.

1 — Locomotiva Portuguesa (A).2— Órgão dos empregados dos cami-

nhos-de-ferro portugueses.3 — Régua.4—1882.6 — Proprietários: A. Augusto Moreira

Pinto e Manuel J. da Costa San-tos.

7 — BNL.

1 — Lucerna (A).2 — Folha destinada especialmente às

oficinas, às artes e aos artistasde Coimbra.

3 — Coimbra.4—1878.5 — Quinzenal.7 _ BNL.

1 — Lucta (A).2 — Socialista.3 — Lisboa.4—1 de Maio de 1900.5 — Diário.6 — Redactor principal: José de Ma-

cedo.Editado pela Cooperativa Lisbonense

«A Liberta», suspenso a 5 deAgosto, reaparece dias depois como título A Federação.

7 _ B N L ; ER; PQ.

1 — Lumen.2 — Revista doutrinária anarquisante.3 — Lisboa.4—1911-13.5 — Mensal.6 — Proprietário: o Grupo Editor Lumen.

Director: Severino de Carvalho.Editor: Joaquim Madureira.Gerente: Albano Martins.

7 —BNL; CF; PQ.

1— Luta (A).3 — Lisboa.4 — 20 de Julho de 1900.5 — Número único.6 — Editado pela Cooperativa dos Cha-

peleiros «A Social».7 —CN.

l—Luta (A).3 — Lisboa.4 — 1920.7 —CF.

1 — Luta Operária.2 — Defensor das classes gráficas do

Norte do País e dos interesses detodas as classes proletárias.

3 — Porto.4—1910.5 — Semanário.7 —BNL; CF.

1 — Luta Operária.2 — Defensor das classes operárias, co-

mércio e indústria.3 — Santo Tirso.4—1910.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Luta Social.2 — Órgão de propaganda do Grupo

Regeneração Social; anarquista.3 _ Braga.4—1917.5 — Quinzenário.7 —ER.

1 — Luta Social.2 — Órgão do Grupo de Propaganda So-

cial Adelino Veiga.3 — Coimbra.4 _ 1 de Maio de 1913.7 —ER.

1 — Luta Social.2 — órgão do Grupo de Propaganda

Karl Marx.3 — Coimbra.4—1913.6 — Só apareceu a lista colhendo assi-

nantes. Seria director: José Au-gusto Correia de Lemos.

7 —ER.

1 — Luta Social (A).2 — Jornal socialista comemorativo do

1.° de Maio de 1902.3 — Lisboa.4 —1902(?).5 — Número único.6 — Editado pelo Centro Socialista do

1.° Bairro de Lisboa.7 — BNL. 1051

Page 40: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Luta Social.2 — Anarquista.3 — Porto.4—1917.5 — Quinzenário.6 — Propriedade do grupo anarquista

Regeneração Social, do Porto eBraga.

Editor: José Gomes da Rocha Amo-rim.

Director: Júlio Cruz.7 —BNL; PQ.

1 — Lutador (O).2 — Órgão do Partido Socialista da Maia3 __ Maia.4 — 1913.7 — BNL.

1 — Lutador (O).2 — Comunista-anarquista3 _ Porto.4—1895,7 —BNL.

1 — Lutador (O).2 — «Órgão dos oprimidos contra os

opressores e particularmente dosnegociantes dos tabacos e ope-rários.»

3 _ Porto.4—1896.7 —BNL.

1 — Lutador (O).3 — Viana do Castelo4—1901.6 — Director: Alexandre Vieira.7 —CN.

1 — Lutador (O).2 — Defensor das classes operárias e in-

teresses locais.3—Vila Real de Santo António.4 — 1913-14.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1—Lutador (O).2 — Libertário.3 —. Vila Nova de Gaia.4 —Agosto de 1901.7 —ER.

1— Luz (A).2 — Página ilustrada da secção das em-

pregadas e costureiras.3— Porto,4—1931.5 — Mensal.7 —BNL.

T/_ 1—Luz do Caixeiro (A).1052 3 — Barcelos.

4 — 1907.6 — Director e proprietário: Francisco

Guimarães.7 —BNL.

1 — Luz do Comércio (A).2 — Órgão dos empregados do comércio.3 — Porto.4—1904-06.7 —BNL.

1 — Luz do Operário (A).2 —Órgão dos operários tanoeiros3 _ Vila Nova de Gaia.4 — 1893, 1894, 1896.6 — Director: Luís Gonçalves de Oli-

veira.7 —BNL; CN.

1 — Luz do Operário (A).2 — Órgão socialista e defensor das clas-

ses trabalhadoras.3 — Vila Nova de Gaia.4 — 1907-27.5 — Folha quinzenal.6 — Director e proprietário: Luís Gon-

çalves de Oliveira.7 — BNL.

1 — Luz do Porvir (A).2 — «Órgão dos operários sapateiros e

defensor das classes trabalhado-ras.»

3 _ Porto.4 — 1911.6 — Director: Manuel Joaquim de Sousa.

Editor: Felisberto Baptista.Proprietário: Guilherme Gonçalves

Baptista.7 — BNL.

1 — Luz ao Povo.2 — Folha operária comunista-anar-

quista.3 — Coimbra.4—1920-21.7 — BNL.

l—Luz e Vida.2 — Revista anarquista de «Sociologia,

arte, crítica».3 — Porto.4—1905.7 —CF; PQ.

1— Luz e Vida.2 — Jornal «ilustrado destinado a pugnar

pelos interesses das classes dosempregados dos cafés, restauran-tes, hotéis e corretores de hotéisdo Porto»; sindical e republicano.

3 _ Porto.4—1912.5 — Semanário.

Page 41: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

6 — Director: António Costa.Administrador: Júlio A. Lemos.Secretário-gerente: Costa e Silva.

7 — BNL.

1 — Luz e Vida.2 — Defensor do caixeirato português.

Órgão da União dos Empregadosno Comércio do Porto.

3 _ Porto.4 — 1916-25.7 —BNL; CF.

1 — Luz e Vida2 — Órgão dos empregados do comércio.3 — Porto.4—1926.7 —ER.

1 — Manipulador (O).2 — Órgão da classe dos manipuladores

de pão.3 — Lisboa.4—1894-96, 1919-20, 1926, 1930, 1932.6 — Redactor: Francisco Gonçalves

Mendonça (1894).7 — BNL.

1 — Manipulador de Pão (O).3 —Lisboa.4 —Março de 1926.5 — Mensário.6 — Editado pela Associação dos Operá-

rios Manipuladores de Pão deLisboa.

Redactor principal: T o r c a t o A.Braga.

7 — PQ.

1 — Manipulador do Pão (O).2 — Boletim da Associação de Classe

dos Operários Manipuladores dePão do Porto.

3 — Porto.4—1914-15.7 — BNL.

1 — Manual do Povo.2 — Socialista.3 _ Porto.4—1897.7 —ER.

1 — Manufactor (O).2 — «órgão mensal da classe dos manu-

factores de calçado de todo o

3 _ Porto.4—1893-95.7 — BNL.

3 — Lisboa.4—1912-13.7 — BNL.

1 — Máquina (A).2— Órgão dos empregados do Caminho-

-de-Ferro do Minho e Douro.

1 —Marceneiro (O).2 — Número comemorativo do 22.° ani-

versário da Associação de Classedos Operários Marceneiros.

3 — Lisboa.4—1 de Maio de 1912.5 — Número único.7 —BNL.

1 — Marceneiro (O).2 — Sindical.3 — Porto.4—1912.5 — Irregular.6 — Propriedade da Associação de Clas-

se dos Operários Marceneiros doPorto.

Editor: José de Sousa.Director: Carlos de Sousa.

7 —BNL.

1 _ Marítimo (O).2 — Sindical.3 — Lisboa.4—1923-28.6 — Propriedade da Federação Nacional

dos Trabalhadores Marítimos eFluviais.

7 —BNL.

1 — Metalúrgico (O).2 — Órgão das classes metalúrgicas e do

operariado em geral.3 — Lisboa.4—1902, 1903, 1904.6 — Editor: João Pereira.

Secretário de redacção: António Si-mões.

Administrador: João Martins.7 —BNL; CF; CN.

1 — Metalúrgico (O).2 — Propaganda do II Congresso Nacio-

nal Metalúrgico.3 — Lisboa.4—1924.5 — Número único.6 — Edição e propriedade da Federação

Metalúrgica.7 —PQ.

1 _ 1844-3 de Novembro de 1895.2 — Homenagem a Costa Goodolphim.3 — Lisboa.4_Novembro de 1895.5 — Número único.7 —CF.

1 _ Militante (O).2 — Órgão do Partido Comunista Portu-

guês 1053

Page 42: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4—1933.7 —CF.

1 — Minho e Douro.2 — «Jornal político e humorístico, [...]

em favor dos interesses de todosos empregados e operários de ca-minhos-de-ferro, trabalhadores emgeral e especialmente das Asso-ciações de Classe e Socorros Mú-tuos dos Operários e Empregadosnos Caminhos-de-Ferro do Minhoe Douro.»

3 _ Porto.4—1893.5 — Semanário.7 —

1 — Minho e Douro (O).2 — órgão do Centro Republicano Fer-

roviário do Minho e Douro.3 _ Porto.4 — 1920-22.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Minho e Douro (O).2— Órgão do pessoal dos caminhos-de-

-ferro.3 _ Porto.4—1929-30.7 — BNL.

1 — Mobiliário (O).2 — Sindical — Comemorativo do 3.° ani-

versário do Sindicato.3 — Lisboa.4 — 14 de Janeiro de 1923,5 — Número único.6 — Propriedade do Sindicato Único das

Classes Mobiliárias.7 —BNL.

1 — Mocidade.4 —Abril de 1872.6 — Redigido por estudantes e operários.7 —CF.

1 — Mocidade (A).3 — Lisboa.4 —Fevereiro de 1921.7 —ER.

1 — Mocidade (A).2 — Jornal da Associação dos Empre-

gados do Comércio de Luanda.3 — Luanda.4 — 1924-25.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1 — Movimento Operário (O).2 —Boletim da UON.3 — Lisboa.

1054 4 — 1917-18.

5 — Mensal.6 —Redactor principal: Alexandre

Vieira.Editor: Ricardo Malheiro.

7 —PQ.

1 — Mulher Portuguesa (A).2 — órgão de reivindicação feminina.3 — Lisboa.4 — 1912.7 —CF.

1 — Mundo Comercial (O)<2 — Jornal dos empregados no comércio

e na indústria.3 — Lisboa.4—1894.7 —BNL.

1 _ Mundo Moral (O).2 — órgão da Liga Antitabagista.3 — Lisboa.4 — 1913.7 —CF.

1 — Mutualidade.2 — Comemorativo do aniversário da

Associação de Socorros Mútuosdos Carpinteiros, Pedreiros e Ar-tes Correlativas.

4 —Junho de 1902.7 —CF.

V — Mutualidade Popular (A).2 — Boletim associativo.3 _ Faro.4—1933.5 — Mensal.7 —CF.

1 — Nacional-sindicalismo.4—1932.6 — Director: Rolão Preto.7 —CF.

1 — Nacional-sindicalismo (O).3 — Faro.4 — Fevereiro de 1932.5 — Semanal.7 —CF.

1 __ Neo-Socialista (O).3 _ Porto.4 — 1926-27.7 —BNL.

1 — Neptuno.2 — Revista da marinha mercante; órgão

da Liga dos Oficiais da MarinhaMercante.

4 — 1925.5 — Mensal.6 — Propriedade da Liga dos Oficiais

da Marinha Mercante Portuguesa,

Page 43: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

filiada na Associação Internacio-nal dos Oficiais da Marinha Mer-cante.

7 — CF; PQ.

1 — Nova Aurora (A).2— Jornal de propaganda social.3 — Lisboa.4—1919.5 — Quinzenário.6 — Editor: Manuel Silva.

Redactor: José dos Santos.7 —PQ.

1 — Nova Aurora.2 — órgão da classe dos empregados de

cafés, restaurantes e hotéis doPorto.

3 __ Porto.4 — 28 de Março de 1933.6— Director: Leonardo José Leitão.

Editor e redactor principal: JoãoSoares; a partir do n.° 7: EduardoMatias P«reira Sarmento.

7 —BNL.

1 — Nova Luta.2 — Libertário; jornal de «sociologia e

crítica dedicado aos empregadosdo comércio».

3 _ Porto.4—1909.5 — Quinzenário.6 — Proprietário e editor: Ferreira Tomé.

Administrador: João Nogueira deAlmeida.

7 —BNL; PQ.

1—Novos Horizontes.2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1906-08.5 — Mensal.7 — BNL; TC.

1 — Novos Horizontes.2 —• «Pequeno suplemento semanal dedi-

cado aos trabalhadores do cam-po»; anarquista.

3 — Dafundo.4—1909.5 — Semanal.6 — Proprietário e redactor: Augusto

Machado.7 —BNL; PQ.

1 — Obra (A).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1891.7 —BNL; TC.

1 _ obra (A).2 —órgão dos carpinteiros civis.3 — Lisboa.

4—1891-1905.5 — Semanário.6 — Guedes Quinhones e Ernesto Silva.7 —CF; PQ.

1 _ Obra (A).2 — Órgão dos carpinteiros civis e do

operariado em geral.3 — Lisboa.4—1893.6 — Director: Francisco Cristo.

Editor: Francisco Maria Bandeira.7 —ER.

1 — Obra (A).2 — Jornal socialista dirigido por mili-

tantes que se separaram do socia-lismo «marxista» de Azedo Gnecopor este não acompanhar a pro-paganda republicana.

3 — Lisboa.4—1897.6 — Ernesto Silva e Teodoro Ribeiro.7 —CN.

1 _ Obra (A).2 — Semanário livre.3 — Lisboa.4 — 1905-06.5 — Semanário.7 — BNL.

V —Oficina (A).2 — órgão do Centro Operário de Coim-

bra; socialista.3 — Coimbra.4—1 de Janeiro de 1883-1885.6—-Dirigido por Pedro Cardoso.7 —BNL; CN; ER; CO.

1 _ Oficina (A).2 — Jornal «proletariano».3 — Viseu.4—1922-23.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Operariado (O).2 — «Tendência socialista.»3 — Figueira da Foz.4—1889.5 — Semanal.6 — Directores: os operários tipógrafos

Delfim Gomes, Ernesto FernandesTomás, Manuel R. de Oliveira eRicardo Mesquita.

7 —BNL; ER.

1 — Operariado de Coimbra (O),2 — Órgão defensor dos trabalhadores.3 — Coimbra.4 —Setembro de 1895.6 — Director: José Maria Santos Nazaré.7 —ER. 1055

Page 44: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1056

1 — Operariado de Coimbra (O).3 — Coimbra.4 —Maio de 1910.7 —ER.

1 — Operariado Figueirense (O).2— Continuação de O Operário da Fi-

gueira da Foz a partir do n.° 104.3 — Figueira da Foz.7 —ER.

1 __ Operário (O).3 — Aveiro.4—1913.7 —ER.

1 _ Operário (O).3 — Beja.4 — 1911-14.7 —BNL.

1 _ Operário (O).3 — Braga.4—1871-72.6—-Director: Alfredo Campos.

Administrador: A. Estanislau.7 — BNL.

1 _ Operário (O).2 — «Jornal de instrução e recreio publi-

cado por artistas conimbricensese redigido por tipógrafos.»

3 — Coimbra.4 — Cerca de 1855 «será publicado logo

que haja o número suficiente deassinantes».

5 — Quinzenal.7 — O Leiriense de 27 de Janeiro de

1855.

1 _ Operário (O).3 — Coimbra.4—1889.6 — Delfim Gomes e Ernesto Fernandes

Tomás.7—CF.

1 __ Operário (O).3 — Évora.4 —Setembro de 1889.7 —BNL; CN.

1 __ Operário (O).2 — «Folha da classe operária.»3 — Figueira da Foz.4 — 1889.6 — Director: Ernesto Fernandes Tomás,

«que se tinha afastado da direcçãode O Operariado, jornal de ten-dência socialista».

7 —BNL; ER.

1 — Operário (O).2 — órgão da União dos Sindicatos Ope-

rários do Funchal e do proleta-riado em geral.

3 — Funchal.4 — 1920-21.5 — Semanário.7 — BNL.1 — Operário (O).3 —Horta (Açores)4—1913-14.7 — BNL.

1 __ Operário (O).3 —Ílhavo.4 — 1916.7 — BNL.

1 — Operário (O).2 — «Periódico artístico, industrial, noti-

cioso, literário e recreativo.»3 — Lisboa.4—1867.5 — Semanal.6— Redactor: H. Costa Andrade.

Administrador: José Augusto Par-reiras.

Colaboradores: Silva e Albuquer-que e Sousa Brandão.

7 —BNL.

1 — Operário (O).2 _ Socialista.3 — Pombal4—1 de Maio de 1914.5 — Número único.6 — Proprietário: Francisco Duarte Bap-

tista.Director e editor: Januário Mendes

da Silva.7 — BNL.

1 _ Operário (O),.2 — Socialista (em 1882 funde-se com

O Protesto, dando origem aO Protesto Operário).

3 __ Porto.4—1879-82(7).6 — Directores: José Ribeiro Bessa Car-

valho e Guedes de Oliveira.Colaboradores: Antero de Quental

e outros vultos das letras.7 —BNL; CN; ER.

1 __ Operário (O).3 — Torres Novas.4—1911.7 —BNL.

1 — Operário de Coimbra (O).2 — «Órgão defensor dos trabalhadores.»3 — Coimbra.4—1895.6 — Director: José Maria Santos Nazaré.7 —BNL; CF; ER.

1 — Operário de Coimbra (O).3 — Coimbra(?).

Page 45: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4 —Maio de 1910.7 — CF.

1 — Operário Confeiteiro (O).2 — Sindical.3 — Lisboa.4—1930.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Operários Confeiteiros e Pas-teleiros de Lisboa.

Editor: António F. Alves.7 — BNL.

1 — Operário Construtor (O).2 — «Órgão das associações federadas da

construção civil na região sul.»3 — Lisboa.4 — S. d.5 — Número único, continua O Constru-

tor, proibido pela autoridade dodistrito.

6 — Redactor principal: Francisco R.Aparício.

Editor: Associação de Classe daConstrução Civil da Região Sul.

7 —BNL.

1 — Operário do Mobiliário (O).2 — Órgão e propriedade do Sindicato

Único dos Operários da IndústriaMobiliária.

3 — Lisboa.4—1 de Maio de 1923 (n.° 1)-31 de

Janeiro de 1926 (n.° 7).5 — Mensário.6 — Redactores principais: Alfredo Mar-

ques e Álvaro Vasques (n.° 7).Editores: João Humberto Matias e

António Almeida (n.° 3)7 —BNL.

1 _ Operário Têxtil (O).2 — Sindical.3 _ Porto.4—1929.5 — Número único.6 — Propriedade da Federação dos Ope-

rários da Indústria Têxtil.7 —BNL.

1 _ órgão (O).2 — «Órgão da Cooperativa do Círculo

Católico do Porto.»3 _ Porto.4 —Setembro de 1921 (n.° 1)-Dezembro

de 1922 (n.° 8).7 — BNL.

1 — Ourives (O).2 — Sindical.3 _ Porto.4—1913-14.5 — Quinzenário.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Oficiais de Ourives do Porto.7 — BNL.

1 — Palavra (A).2 — Jornal católico.3 _ Porto.4—1882.6 — Director: Manuel Frutuoso da Fon-

seca.7 —BNL.

1—Papagaio (O).2 — Folha satírica ilustrada de defesa do

operariado eborense.3 — Évora.4 — 1897.6 — Magalhães Lima.7 — BNL.

1 — Partido Operário (O).2 — «Socialista possibilista.»3 — Lisboa.4— Setembro de 1894.6 — Directores: Angelina Vidal e Luís

de Figueiredo.7 —BNL; CN; ER.

1 __ Partido Socialista (O).2 —Folha socialista.4— Setembro de 1894.6 — Angelina Vidal e Luís de Figueiredo.7 —CF.

1 — Pavimento (O).2 — Sindical.3 — Lisboa.4—1913.5 — Inúmero único.6 — Redactor principal: Francisco Apa-

rício.Editor: Associação de Classe da

Construção Civil da Região Sul.7 —BNL.

1 __ Paz e Fraternidade.2 — Associativista.3 — Penaf iel.4—1 de Agosto de 1926.5 — Número único.6 — Editado pela Associação dos Empre-

gados do Comércio de Penafiel.Colaboração especial de Teixeira de

Pascoais.7 —BNL.

1 — Paz e Liberdade.2 — «Revista mensal antimilitarista, anti-

patriótica, sindicalista revolucioná-ria e neomalthusiana.»

3 — Lisboa e Carnaxide.4 — 1909.6 — Proprietário e redactor principal:

Silva Júnior.7 —BNL; CF; PQ.

1— Península (A).3 — Lisboa.5 — Número único. 1057

Page 46: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1058

6 — Colaboração de tipógrafos em auxí-lio dos povos da Andaluzia.

7 — PQ.

1 _ Península (A).2— Jornal operário.3 — Porto.4—1852.6 — Fundadores: Arnaldo Gama, Ribeiro

da Costa, Delfim Maia e CoelhoLousada.

7 —JT.

1 — Pensamento (O).2 — órgão do Instituto de Cultura So-

cialista.3 _ Porto.4—1930-38.6 — Ilídio Pinto e J. Fernandes Alves.7 —BNL; CO.

1 — Pensamento Social (O).2 — Órgão da Fraternidade Operária. A

partir de Outubro de 1872 passaa apoiar os marxistas.

3 — Março de 1872-74 (desapareceu emOutubro de 1873 e reapareceu, porpouco tempo, em Agosto de 1874).

4 — Lisboa.6 — Colaboradores: Antero de Quental,

José Fontana, Jaime Batalha Reis,Nobre França, Oliveira Martins,Eduardo Maia, F. Tedeschi, A.Gneco e Teófilo Braga.

7 —BNL; RM.

1 — Petardo Anarchista (O).2 — Anarquista.3 — Aveiro.4—1896.7 —CF.

1 — Petardo Anarquista (O).3 _ Valença.4—1896.7 —BNL.

1— Picão (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Canteiros e Cabouqueiros de Mon-telavar.

3 — Lisboa.4— 1914-15.6 — Director: Eduardo Cardoso.7 —BNL.

1 _ Pioneiro (O).2 — Jornal de trabalhadores, feito por

trabalhadores para trabalhadores.3 — Juiz de Fora.4—1933.7 —CF.

1— Plebe (A).2 — «Emancipação dos humildes e deser-

dados.»

3 — Coimbra.4 — Dezembro de 1904-Fevereiro de

1905.6 — Director: António Fonseca.7 —CF.

1 _ pjebe (A).2 — Órgão do grupo anarquista de Vila

do Conde.3 —Vila do Conde.4—1924-25.5 — Mensal.6 — Propriedade do grupo anarquista

A Plebe.Redactor e editor: Manuel Cândido

Machado.7 — CF; PQ.

1 _ Popular (O).2 — Órgão da classe operária portuguesa

no território do Havaí.3 — Honolulu.4—1911.7 — BNL.

1 _ Porto de Lisboa (O).2 — Órgão da Associação de Classe do

Pessoal de Exploração do Portode Lisboa.

3 — Lisboa.4—1929-33.7 — BNL.

l—Povo (O).2 — «Dedicado às classes operárias.»3 — Coimbra.4—1 de Julho (n.° 1)-31 de Outubro

de 1866 (n.° 6).5 — Bimensal.6 — Directores: Joaquim Vale e Faustino

Sarmento.7 —BNL.

1 — Povo e o Exército (O),2 — Órgão de defesa dos contribuintes e

dos oficiais inferiores e praças doExército.

3 — Coimbra.4 —Junho de 1891.7 —CF.

l — Primeiro de Maio.3 — Angra do Heroísmo.4—1902-03.7 —BNL.

1 — Primeiro de Maio (O).2 — Socializante, com laivos anarquistas.3 — Coimbra.4 —Outubro de 1890.5 — «Sai nos dias 2, 12 e 22 de cada

mês.»6 — Editor: José Pereira da Cruz.7 —CN.

Page 47: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Primeiro de Maio (O),3 — Évora.4—1914 (1 de Maio).5 — Número único.6 — Propriedade do Grupo de Propa-

ganda e Defesa Social.Editor: Gregório Matoso.Director: Fernando Simões.

7 — BNL.

1 — Primeiro de Maio (O).2 — Sindical.3 — Gouveia.4—1931.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Manufactores de Tecido.7 —BNL.

1 — Primeiro de Maio (O).3 — Lisboa.4 —Maio de 1889.7 — CF.

1 —Primeiro de Maio (O).3 — Lisboa.4—1 de Maio de 1891.6 — Director: Alfredo Cabral.

Gerente: António Gabriel Santos.Tesoureiro: Alfredo A. Campos.

7 —BNL; CF; CJSÍ.

1 — Primeiro de Maio (O).3 — Lisboa.4 —Maio de 1895.5 — Número único.7 —CF.

1 — Primeiro de Maio (O).2 — órgão dos socialistas marxistas (a

partir de 3 de Maio de 1903);substitui O Revolucionário, diri-gido por Azedo Gneco.

3 — Lisboa.4—1903-07.6 — Editor: António Augusto Marques.7 —BNL; CF; CN; PQ.

1 — Primeiro de Maio (O).3 __ Porto.4—1895.5 — Número único, comemorativo.7 —CN; ER.

1 —- Primeiro de Maio.2 — Socialista.3 — Porto.4 —Maio de 1897.5 — Número único.6 — Editado pelo Centro Socialista do

Porto.7 —CF.

1 — Primeiro de Maio (O),2 — Sindical.3 _ Setúbal.

4—1898.5 — Número único.6 — Publicado pela Associação de Classe

dos Soldadores.7 —BNL.

1 — Pró-Chapeleiro.2 — .Número comemorativo do 10.° ani-

versário da Associação de Classedos Operários Chapeleiros.

3 — Lisboa.4 — 23 de Setembro de 1900.5 — Número único.7 —BNL; CN.

1 —• Pró-Justiça.2 — Homenagem dos operários do livro

ao escritor Emílio Zola.4— Outubro de 1899.5 — Número único.7 —ER.

1 — Pró-Mártir.2 — Dedicado à memória de Ferrer.3 — Lourenço Marques.4—1909.5 — Número único.7 —CF.

1 — Procurador dos Pobres (O).4 —Abril de 1838.7 —CF.

1 — Produtor (O).2 — «Dedicado à classe dos torneiros de

metal, canalizadores de gás e águae artes anexas.»

3 — Lisboa.4 —19 de Setembro de 1897.5 — Número único.7 — BNL.

1— Produtor (O).2 — Órgão de classe dos soldadores e do

povo operário em geral.3 _Setúbal.4 —5 de Fevereiro de 1900.6 — Director: Luís de Figueiredo.7 —CN.

1 — Produtor (O).2 — «Defensor das classes trabalhado-

ras.»3 — Viana do Castelo.4—1916.5 — Semanário.7 —BNL.

1 _ Produtor (O).2— Órgão do Centro de Propaganda e

Biblioteca de Estudos Sociais.3 — Viana do Castelo.7 —ER. 1059

Page 48: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

12

3457

Professor Primário (O).Órgão da União do Professorado

Primário Oficial Português.Lisboa.1918, 1927, 1930.Semanário.

1 — Proletário (O).3 — Angra do Heroísmo.4—1928.7 —BNL.

3 —4 —5 —6 —

7 —

Proletário (O).Socialista; «noticioso, defensor das

classes trabalhadoras e dos inte-resses da cidade de Aveiro e cola-borado pelo elemento operário».

Aveiro.Maio de 1907.Quinzenário.Redactor e proprietário: Luís Au-

gusto dos Santos.BNL; CF.

-Proletário (O).- Aveiro.-1913.-BNL.

-Proletário (O).- Estremoz.-1918.-BNL.

1 — Proletário (O).2 — Órgão da União dos Sindicatos Ope-

rários do Funchal e do proleta-riado em geral.

3 — Funchal.4—1922-24.5 — Semanário.7 —BNL.

1-3-4-7-

- Proletário (O).- Lamego.-1914-15.-BNL.

1 _ Proletário (O).2 — «Socialista integrado no movimento

possibilista.»3 — Lisboa.4 — 1 de Maio de 1897.5 — Bissemanário.6 — Director: Quinhones de Sá.7 —BNL; CN.

1 — Proletário (O).2 — «Defensor do operariado em geral.»3 — Lisboa.4 —Maio de 1898.

1060 5 — Bissemanário.

6 — Editor responsável: Manuel Moreira.Colaborador: Guedes Quinhones.

7 - B N L ; CO.1 __ Proletário (O).2 — «Defensor das classes trabalhado-

ras.»3 — Lisboa.4 — 1 de Maio de 1913.7 — Comunicado pelo Sr. Alfredo de

Matos.

1 _ Proletário (O).2 — Comunista.3 — Lisboa.4 — 1930.6 — Editor: Abraão Rodrigues Coimbra.7 — BNL.

1 _ Proletário (O).2 — Jornal defensor das classes trabalha-

doras e propagador do ideal so-cialista.

3 — Lourenço Marques.4—1912-13.7 —BNL.

1 _ Proletário (O).2 — Órgão da Federação Operária e do

operariado em geral.3 _ P o n t a Delgada.4—1913-14.5 — Semanário.7 —BNL; CF.

1 __ Proletário (O).2 — Anarquista.3 — Porto.4—1901.5 — Semanário.7 —CF; TC.

1 _ Proletário (O).2 — «Operário», comunista.3 _ Porto.4 —1929-30.5 — Quinzenário.7 —BNL; CF.

1 _ Proletário (O).3 —Setúbal.4 — 1900.7 —CN.

1 — Propaganda (A).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4 — 1894.6 — Editor: Francisco Borges Espírito

Santo.7 —BNL; PQ; TC.

1 _ Protesto (O).2 — Socialista. Foi processado em 23 de

Outubro de 1875 por publicar um

Page 49: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

artigo de Alexandre José Coutodefendendo a «nacionalização daindústria naval». Em 1882 funde--se com O Operário, dando ori-gem a O Protesto Operário.

3 — Lisboa.4—1872(?)-75-82.6 — Direcção: Azedo Gneco e Manuel

Luís de Figueiredo.7 —BNL; CO; ER; RM.

5 —6 —

7 —

Protesto (O).Anarquista.Lisboa.25 de Julho de 1908-20 de Março

de 1909 (interrompido de 14 deNovembro de 1908 a 13 de Fe-vereiro de 1909, tendo sido subs-tituído pela Guerra Social.)

Semanário.Fundador: Jorge Coutinho.Director: Pinto Quartim.BNL; PQ.

1 __ Protesto (O).2 — «Periódico libertário»; substitui a

Terra Livre.3 — Lisboa.4— 1913.7 —CF.

1 __ Protesto (O).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4— 1914.7 —ER.

1 _ Protesto (O).2 — Socialista.3 — Lisboa.4—1922-28, 1934.5 — Semanário.6 — Propriedade do Grupo Editor O

Protesto.Director: Martins Santareno

7 —BNL; PQ.

1 —- Protesto (O).Órgão e propriedade do Centro So-

cialista Antero de Quental.Ponta Delgada.1916-19.Bimensário.

1 — Protesto Operário (O).2.— Socialista.3 — Foi primeiro publicado no Porto e

depois em Lisboa.4—1882-93,6 — Luís de Figueiredo.7 —BNL; CN; CO; PQ.

3 — Ponta Delgada.4—1917.5 — Bimensário.7 —BNL.

1 —Questão Social (A).3 _ C u b a (l.a série), Aljustrel (2.a série).4 —2 de Janeiro-21 de Maio de 1916

(l.a série).4-18 de Junho de 1916 (2.a série).

6 — Redactores e proprietários: Gonçal-ves Correia e Luís Godinho.

Editores: J. F. Borralho Lucas, LuísGodinho e Alves Jorge.

Colaboradores: Fazenda Jorge e Ne-ves Anacleto.

7 —BNL; PQ.

1—> Questão Social (A).2 — Socialista.3 — Lisboa.4—1892.5 — Mensal.7— BNL; CF; CN; ER.

1 — Questão Social (A),2 — Socialista possibilista.3 — Lisboa.4—1 de Maio de 1900.5 — Semanário.6 — Colaboradores: Angelina Vidal, Cé-

sar Nogueira e outros.Director: José Fernandes Alves.

7 —ER.

1 — Quinze de Agosto.2 — Número comemorativo publicado

pela Associação de Classe dosOficiais de Barbeiro e Cabelei-reiro de Lisboa.

3 —Lisboa.4—1899.7 —

1— Protesto do Povo (O).2 — Socialista.

1 — Racional (O).2 — «Quinzenário literário e defensor

das classes proletárias.»3 —Olhão.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1 — Rail (O).2 — Órgão dos ferroviários do Sul e

Sueste.3 — Barreiro.4—1915.7 —BNL.

1 — Rápido (O).2 — Órgão do pessoal do Caminho-de-

-Ferro da Beira Alta.3 — Figueira da Foz.4—1925.7 —CF 1061

Page 50: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1—Rápido (O). 5 —2 — Órgão dos operários ferroviários

(1900). 6 -3 — Lisboa.4 —1894-Julho de 1900.6 —Director: César dos Santos (1900).7 —BNL; CN; ER.

1 — Rápido (O).2 — Órgão e propriedade da Associação

de Classe dos Empregados dos 7 —Caminhos-de-Ferro Portugueses daBeira Alta. 1

3 — Pampilhosa do Botão.4—1923-27.7 —BNL.

1 — Rápido (O).2 — Órgão dos empregados ferroviários.3 __ Porto.4 — 1916.7 _ BNL.

1 — Razão (A).2— Jornal defensor dos interesses dos

trabalhadores da imprensa.3 — Lisboa.4 —1920.7 — BNL.

1 — Razão (A).2 — Jornal dos ajudantes de farmácia.3 — Lisboa.4—1927-32.5 — Trimensário.7 — BNL.

1 — Rebate (O).2 — Órgão da classe operária.3 — Castelo Branco.4—1912-15.7 —BNL.

1— Rebate (O).2 — Órgão do operariado da Covilhã.3— Covilhã.4—1902, 1903,1904.6 — Director: Manuel Rodrigues da

Costa.7 —BNL.

Semanário; em 1919 passou a diá-rio.

Directores! Nunes da Silva e AlfredoFranco (em 1919).

Editores: César Vagueiro e Camiloda Silva.

Propriedade do Grupo de Propa-ganda e Estudos Sociais.

Colaboradores: Ladislau Batalha eMartins Santareno.

BNL; PQ.

1— Rebate (O).2 — Diário socialista da tarde.3 — Lisboa.4—1919.5 — Diário.6 — Director: Alfredo Franco.

Editor: Camilo da Silva.7 —CN; PQ.

1 — Rebelde (O).2 — Defensor das classes proletárias;

anarquista.3 —Beja.4 — 1918, 1919, 1920.5 — Quinzenário.7 —BNL; CF.

1 — Rebelde (O).2 — Quinzenário c o m u n i sta-anarquista;

substitui A Revolta.3 — Coimbra.4—1913.5 — Quinzenário.7 —BNL; CF.

1—Reacção (A). 1-2 — «Defender os opressos, combater os 2 -

opressores, emancipar o povo — é 3 -a base da verdadeira democracia, 4-é a divisa deste jornal.» 6-

3 — Lisboa. 7 -4—1891.7 —BNL.

Rebelde (O).Libertário.

. Funchal.1910.Propriedade da Tipografia Ferrer.CF.

1— Rebelde (O).Anarquista.Leiria.1910.CF.

— Rebelde (O).2 — Órgão comunista-auarquista, depois

transformado em A Revolta.3 — Lisboa.4—1889.7 —BNL; CF.

1-3-4-7-

1—Rebate (O). —2 — Socialista. 1 -3 — Lisboa. 2-

1062 4 — 1918-19.

Rebelde (O).Lisboa.Dezembro de 1922.ER.

Rebelião (A).Porta-voz da Federação Anarquista

Portuguesa Exilada.

Page 51: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Barcelona, Paris.4 — 1932.6 — Roberto das Neves e Rodolfo Mar-

tins da Costa.7— CF; comunicação do Sr. Emídio

Santana.

1 _ Rebelião (A).2 — Órgão dos operários manipuladores

de pão.3 — Lisboa.4 — 1921-22.5 — Quinzenário.7 _ BNL.

1— Recreio do Povo (O).3 _ Setúbal.4—1932.7 —CF.

1 _ Reducto (O).2 — Órgão oficial da Federação dos

Trabalhadores de Transportes eComunicações

3 — Lisboa.4—1930-33.7 —BNL.

1 — Reforma Social (A).2 — Órgão do Partido Socialista Refor-

mista.3 — Lisboa.4—1910-11.5 _ Diário.6 — Director político: Agostinho Fortes.7 _ BNL.

1 — Refractários.2 — «Quinzenário individualista ecléc-

tico»; anarquista.3 _ Porto.4—1921.7 — CF.

1 — Regeneração (A).2 — «Jornal anarquista de publicação

eventual.»3 — Lisboa.4—1915.6 — Director: Artur Figueiredo.

Redactor: Adolfo Nunes.Editor: Joaquim Nogueira.

7 —PQ.

1 — Reivindicação.3 —Beja.4—1 de Maio de 1905.5 — Número único.7 — CN.

1 — Reivindicador (O).2— Jornal defensor das classes prole-

tárias.3 _ Beja

4 — 1921.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1 — Reivindicador (O).2— Jornal operário de crítica social,

dedicado aos oficiais de barbeiroportugueses.

3 _ Porto.4—1915-17.5 — Quinzenário.7 — BNL.

1 — Renovação.3 — Lisboa.4—1925 (vinte e quatro números).6 — Propriedade da CGT. Dirigido por

Gonçalves Vidal.7 —CO.

1 _ República Federal (A).3 — Lisboa.4—1870.6 — Fundado por Felizardo Lima.7 _ C O ; JT.

1 — República Portuguesa.2 — Federalista.3 — Coimbra.4 —Maio de 1873.5 — Semanário.7 —CF.

1 — República Social (A).2 — Socialista.3 — Lisboa.4—1890.6 — Editado por Antero de Quental;

Azedo Gneco.7 —BNL; CF.

1 — República Social (A).2 — Socialista.3—Lisboa (l.a série).4—1908.6 — Director: Azedo Gneco.7 —BNL.

1 — República Social (A).2 — Socialista.3 — Lisboa*4—1911-12 (2.a série).5 — Semanário.6 — Directores: César Nogueira (1911) e

Fernando Alves (1912).7 —BNL; CF; PQ.

1—República Social (A).2 — Órgão do Partido Socialista no Nor-

te de Portugal.3 _ Porto,4 — 1919, 1921, 1926, 1929, 1933 (3.a

série).5 — Bissemanário; semanário (1929). 1063

Page 52: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

6 — Propriedade do Grupo de Propa-ganda Social.

Redactor: Porfírio de Freitas7 —BNL.

1 — Resistência (A).2— «Órgão telégrafo-postal.»3 — Lisboa.4 — 1917-28.7 — BNL.

1 — Resistência.2 -— Órgão da União dos Empregados

do Comércio do Porto.3 _ Porto.4—1929.5 — Mensal.7 — BNL.

1 — Revista das Artes Gráficas.3 — Lisboa.4 — 1906.5 — Mensal.7 —BNL; CN.

1 — Revista das Artes Gráficas.2 — Órgão dos gráficos do Norte de

Portugal.4 —Julho de 1930.6—.Editada por Manuel Ardions.7 —CF.

1 _ Revista das Associações Portuguesas.2 — Publicação dedicada às associações

de socorros mútuos, sindicatos,sociedades cooperativas e todas asagremiações de utilidade pública.

3 — Porto.4 — 1911.5 — Mensal.7 _ BNL.

1 — Revista de Ensino Livre.3 — Lisboa.4—1905.7 —CO.

1 — Revista do Ensino Médio e Profis-sional.

2 — Órgão da Associação do MagistérioOficial dos Liceus e Escolas In-dustriais.

3 —Lisboa(?).4— 1913-14(7).7 —GB.

1 — Revista Gráfica (A).3 — Lisboa.4—1907.7 —BNL.

1 — Revista Gráfica (A).2 — Aderiu ao Partido Socialista.

1064 3 —Porto.

4—1904, 1907-08, 1916-18, 1930-36.6 — Editor: Tomás Gasparinho.7 - B N L ; CF; CN.

1 — Revista dos Liceus.2 — «Revista científica, literária e téc-

nica que seja o centro de união detodos os colegas.»

3 —Lisboa(?).4—1891-96.5 — Professores do ensino secundário.6 — Director: Borges Grainha.7 —GB.

1 — Revista dos Liceus.2 — Órgão da Associação dos Professo-

res do Norte.4 —Janeiro de 1916 (n.° 1).7 —GB.

1 — Revista Livre.2 — «Revista literária, defensora do ideal

anarquista.»3 — Coimbra.4—1902.5 — Mensal.6 — Campos Lima.7 —BNL; CF; TC.

1 — Revista Mecânica Portuguesa2 — Órgão da Associação de Classe dos

Engenheiros Maquinistas.3 — Lisboa.4 — 1893-95.5 — Trimestral.7 —BNL.

1 Revista dos Municípios — Eco dasProvíncias.

2 — Órgão da classe dos funcionáriosadministrativos.

3 — Lisboa.4—1908.6 — Proprietário: Garcia Bastos.7 — BNL.

1 — Revista Ocidental.2 — «Periódico notável de carácter lite-

rário, mas de tendência socialista.»3 — Lisboa.4 — 1875.6 — Directores: Antero de Quental e

Batalha Reis.7 —JT.

1 — Revista Pedagógica.2 — Órgão do professorado oficial aço-

riano.3 — Ponta Delgada.4 — 1907-16.7—BNL.

1 — Revista Pedagógica.2 — Órgão do professorado primário do

Norte.

Page 53: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Porto.4—1886.7 — BNL.

1 — Revista Social (A).3 — Lisboa.4—1916.7 — BNL.

1 — Revista Social.2 — Destinada à defesa e educação da

classe trabalhadora3 — Porto.4 —Julho de 1894.6 —• Director: Viterbo de Campos.7 — BNL.

\—Revolta (A).2 — Anarquista.3 — Coimbra.4—1892.7 —CF.

1 — Revolta (A).2 — órgão da Federação Anarquista da

Região Sul.3 — Coimbra.4—1913.5 — Quinzenário.7 — BNL.

1 _ Revolta (A).2 — Comunista-anarquista.3 — Coimbra.4 —Outubro de 1914-Maio de 1915.5 — Quinzenário.7 —BNL; CF.

1 __ Revolta (A).2 — «Revista do socialismo anárquico»,

sucede a O Rebelde.3 — Lisboa. *4—1889, 1892-93.5 — Semanário.6 — Editor: José de Sousa.7 —BNL; PQ.

1 _ Revolta.2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1899.7 —ER.

1 — Revolta (A).2 — Órgão da Federação Anarquista da

Região Sul3 — Lisboa.4—1913.5 — Semanário.6 — Editor: Henrique José Morais.

Redactor principal: B a r t o l o m e uConstantino.

Administrador: Augusto Quintas.7 —BNL; PQ.

1 _ Revolta (A).2 — Jornal de propaganda libertária.3 — Lisboa.4—1918,5 — Semanário.7 —BNL.

1 _ Revolta (A).2 — Jornal de protesto.3 _ Porto.4 — 1853.7 —ER.

1 _ Revolta (A).2 — Comunista-anarquista.3 — Porto (n.° 1, de 12 de Maio. A par-

tir do n.° 7, de 23 de Junho, passapara Lisboa.)

4—1889.5 — Semanário.7 —PQ.

1 _ Revolta (A).2 — Anarquista.3 — Porto.4—1893.7 —ER.

1 _ Revolta (A).2 — Comemorativo do Centro Socialista

Paz e Liberdade.3 — Porto.4—1 de Maio de 1909.5—Número único.7—-ER.

1 _ Revolta (A).3 — Porto.4—1910.7 — BNL.

1 _ Revoltado (O).2 — Periódico clandestino dos operários

gráficos da Tribuna Popular.3 — Coimbra.4 —Dezembro de 1898.7 —ER.

1 _ Revoltado (O).2 —. Anarquista.3 — Lisboa.4 _ Fevereiro de 1887, 1891, 1893.6 — Director: Guedes Quinhones (1887).

Colaborador: Eduardo Maia.7 —BNL; CF; CN; ER.

1 — Revolução (A).2 — Jornal de combate.3 — Lisboa.4—1909.7 —BNL.

1 — Revolução (A).2 — «Jornal monárquico-sindicalista.» 1065

Page 54: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1066

3 — Lisboa.4 —5 de Fevereiro de 1922-8 de Abril

de 1923.7 — BNL.

1 — Revolução Social (A).2— Órgão do grupo O Futuro, anar-

quista.3 — Coimbra.4— 1911-12.5 — Quinzenal.7 —BNL; CF.

1 — Revolução Social (A).2 — «Órgão comunista-anarquista.»3 _ Porto.4—1858(7), 1887-91.5 — Semanário.6 — Luís Carvalho.

Editor responsável: A. C. de SousaFaria.

7 —BNL; CF; PQ; RM; TC.

1 — Revolução dos Trabalhadores.2— «Folha de trabalhadores e para os

trabalhadores»; nacional-sindica-lista.

3 — Lisboa.4—1933.5 — Semanal.6 — Director: António Tinoco.7 —BNL; CF.

1 — Revolucionário (O).2 — Órgão dos socialistas marxistas; ór-

gão do Partido Socialista Portu-guês.

3 — Lisboa.4 — 1893, 1896, 1902.6—-Azedo Gneco, Bartolomeu Constan-

tino, Soto Maior Júdice e Ange-lina Vidal.

7 —BNL; CF; CN; CO.

1 —. Revolucionário Socialista.3 — Lisboa.4 —Maio de 1912.6 — Director e proprietário: Martins San-

tareno.Editor: Augusto Dias da Silva.

7 —BNL (sem cota).

1 — Ribalta (A).2 — Órgão da Academia do Pessoal dos

Caminhos-de-Ferro de Leste aNorte; «literário, teatral, humorís-tico e charadístico.»

3 — Lisboa,4—1916.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1 — Riso do Sul.2 — órgão humorístico dos ferroviários

do Sul e Sueste.

3 — Lisboa.4—1925-26.5 — Quinzenário.6 — Editor: Gaspar das Dores Martinho.

Director: Mário Romano de Car-valho.

Secretário de redacção: Jorge Tei-xeira.

7 —BNL; PQ.

1 — Rouxinol (O).2 — «Folha de tipógrafos, noticiosa, lite-

rária e completamente alheia àpolítica.»

3 — Horta.4 — 27 de Agosto de 1862-1863.7 —SP.

l—Rubi (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Empregados no Comércio e In-dústria de Ourivesaria de Lisboa.

3 — Lisboa.4—1930.5 — Mensário.7 —BNL.

1 _ Rude (O).2 — Jornal da classe trabalhadora.3 —Alcácer do Sal.4—1911-12.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1 __ Sapateiro (O).3 __ Porto.4—1908.5 — Número único.7 — BNL.

1 _ Sapateiro (O).2 — Órgão dos operários sapateiros e de-

fensor das classes trabalhadoras.3 — Porto.4—1910 (2.a série).5 — Semanário.7 —CF.

1 _ Sapateiro (O).2 — Órgão dos operários sapateiros e de-

fensor das classes trabalhadoras.3 _ Porto.4—1916 (3.a série).5 — Publicação eventual.6 — Redactor principal: Júlio de Cam-

pos.Editor: Manuel de Freitas Passos.

7 — BNL.

1 __ Sargento (O).2 — Órgão dos sargentos.3 — Coimbra.4—1889.7 —BNL.

Page 55: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Semeador (O).2 — Revista de estudos sociais e ideias.3 — Coimbra.4— Fevereiro de 1909.6 —• Director: J. Leite Júnior.7 — ER.

1 _ Semeador (O).2 — Libertário.3 — Odemira.7 —ER.

1 — Semeador (O).3 — Portalegre.4—1912.5 — Semanário.6 — Director e editor: Fernando Costa.7 —PQ.

1 — Semeador (O).2 — Anarquista.3 _ Setúbal.4 — Maio-Junho de 1915.6 — Boletim mensal do Centro de Re-

creio e Propaganda Livre.Colaborador: E. Costa e Nobre Cid.

7 —BNL.

1 — Sementeira (A).2 — Publicação ilustrada — crítica e so-

ciologia.3 — Lisboa.4—1908-19 (interrupção de 1913 a 1916.)5 — Mensário.6 — Hilário Marques; a partir de 1910, o

editor passa a ser Ismael Pimentel.7 —BNL; PQ; CF.

1 — Sempre Unidos.2 — «Defensor da classe dos empregados

no comércio.»3 — Barcelos.4 — Janeiro de 1920.5 — Quinzenário.6 — Director e editor: Eduardo Prado.

Administrador: Luís Veloso.Secretário de redação: Alberto Go-

mes.7 —BNL.

1 _ Senador (O).2 — Órgão da classe anarquista.3 — Coimbra.7 — BNL,

1 _ Serralheiro (O).2 — Anarquista.3 — Lisboa.4 —5 de Dezembro de 1897.5 — Número único.6 — Colaboradores: Li bani o Chaves,

Costa Goodolphim, José Luís Si-mões e José Osório Cruz.

7— BNL.

1 __ Serralheiro (O).2 — Sindical.3 — Lisboa.4—1 de Maio de 1918 (n.° 2).5 — Mensal.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Operários Serralheiros de Lis-boa.

Redactor principal: João JoaquimGonçalves.

7 — BNL.

1— Sesta (A).2 — Dedicado aos operários da fábrica.3 — Vista Alegre.4—1911.5—jSTúmero único.7 — BNL.

l—Seta (A).2 — Órgão dos empregados do comércio.3 — Guarda.4—1907.5 — Quinzenário.6 —Director e proprietário: Joaquim

Quintela.Redactor principal: José Dias Soa-

res.7 — BNL.

1—Setubalense (O).3 — Setúbal.4—1920.6— Luís de Figueiredo.7 —CF.

1 __ Sindicalista (O).2 — Órgão da Juventude Sindicalista.3 — Lisboa.4—1910-16.7 —BNL; PQ.

1 _ Sindicalista (O).2 — Jornal de defesa do sindicalismo.3 _ Porto.4—1910.5 — Semanário.7 —ER.

1 — Sindicato (O).3 — Lisboa.4 —Agosto de 1887.6 — Director: Angelina Vidal.7 —CF.

1 — Sindicato do Pessoal do Arsenal daMarinha.

3 — Lisboa.4—1927.5 — Bimestral.6 — Direcção: o pessoal do Arsenal.7 — BNL.

1 — Socialismo no Baixo Alentejo (O).3 — Beja. 1067

Page 56: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4 — 1 de Maio de 1902-036 — Redactores: Francisco Galinoti e

Bernardo António Pratas.7 —BNL; CN.1 _ Socialista (O).3 — Lisboa.4—1896.5 —. «Quinzenário manuscrito.»7 —CN.

1 — Socialista (O).2 — Segue com o título A Vanguarda.3 — Lisboa.4—14 de Abril de 1912.5 — Diário,6 — Director: Pedro Muralha.7 —BNL; PQ.

V —Socialista (O).2— Jornal de educação e propaganda.3 — Lisboa.4— 1919-20.5 — Quinzenário.6 —. Director, editor e proprietário: Mi-

guel A. Silva Ferreira.7 —BNL.

1 — Socialista de Guimarães (O).2 — Socialista.3 —- Guimarães.4—1912.5 — inúmero único.6 — Propriedade do Centro Socialista de

Guimarães.7 — BNL.

1 — Socorro Vermelho.2 — «Boletim da Comissão Central da

Secção Portuguesa do SocorroVermelho Internacional.» Ligadoao PCP, em luta contra A Batalha

3 — Lisboa.4 —Setembro de 1925 (n.° 1).5 — Publicação irregular.6 — Dirigido pelo secretariado.

Editor: Silvino Ferreira.7 —BNL.

1 — Solidariedade.2 — Defensor do caixeirato português.3 _- Eivas.4—1918-29.5 — Quinzenário.7 —BNL.

1 —. Solidariedade.2 — Órgão de defesa dos caixeiros,3 — Eivas.4—1923.7 —ER.

1 — Solidariedade (A).2 —. Republicano-sociahsta.

1068 3 — Gouveia.

4 —Dezembro de 1907.7 —CF.

1 — Solidariedade.2 — órgão da Federação Geral dos Tra-

balhadores de Transportes e detodo o operariado em geral.

3 — Lisboa.4—1917.5 — Quinzenário.6 — Director: José de Almeida.

Secretário: F. O'Neill Miranda Bap-tista.

Editor: Amaro Rodrigues Ferreira.7 —BNL; PQ.

1 — Solidariedade.2 — Porta-voz dos sindicatos mineiros e

metalúrgicos. Continuação de OEco Metalúrgico, publicado até1932.

3 — Lisboa.4 — 1932.6 — Editor: Emídio Santana.7 —BNL; CF.

1 —Solidariedade.2 —• Órgão de informação e propaganda

da secção portuguesa do SocorroVermelho Internacional.

4—1932.7 —BNL.

1 — Solidariedade Gráfica.2 — Órgão defensor dos gráficos do

Norte.3 _ Porto.4—1923-24.6 — Redactor principal: Clemente V. dos

Santos.Administrador: Manuel Pedro.Secretários: José Moreira Gomes e

Francisco António Ferrão.7 —BNL; PQ.

l—Sul e Sueste.2 — Órgão da classe ferroviária do Sul

e Sueste; sindical.3 — Barreiro.4—1919, 1920, 1921, 1924, 1925, 1931.5 — Quinzenário.7 —BNL; PQ.

1 _ Tabique (O).2 — Sindical.3 — Lisboa.4 —5 de Outubro de 1913.5 — Número único.6—-Redactor principal: Francisco R.

Aparício.Editor: Associações de Classe da

Construção Civil da Região Sul.7 —BNL.

1 — Tanoeiro (O).2 — Boletim da classe dos tanoeiros.

Page 57: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Lisboa.4—1911.5 — Mensal.7 —ER.

1 __ Tanoeiro (O).2— Órgão da Associação de Classe dos

Tanoeiros de Lisboa; o n.° 31 épublicado com o título A Voz doProdutor.

3 — Lisboa.4 — 1923-25.7 —BNL; CF.

1 __ Tecido (O).2 — «órgão da União das Classes Têx-

teis em Portugal.»3 — Lisboa.4—1895-98, 1902-05, 1906-07.6 — Editor responsável: Paulo da Fon-

seca.7 —BNL; PQ.

1 __ Telégrafo-Postal (O).2—Órgão e propriedade da Associação

de Classe do Pessoal Maior dosCorreios e Telégrafos.

3 — Lisboa.4—1920-27.6 — Redactor principal: Luís Gonzaga

Monteiro.Editor: Alberto Ferreira Ramalho.Administrador: Manuel Lopes.

7 —BNL; PQ.

1 __ Tempos Novos (Os).2 — Anarquista.3 _ Porto.4—1911.5 — Quinzenário.6 — Director e proprietário: Joaquim A.

Ferreira.Administrador: Anselmo Martins de

Oliveira.Editor: Amadeu Santos.

7 —BNL; PQ.

1 _ Terra (A).2 — Sindical.3 — Aveiro.4—1919.6 — Propriedade da União dos Sindica-

tos Operários de Aveiro.Redactor principal: Augusto S. Ca-

dete.Editor: Luís Pereira Campos.Secretário de redacção: F Costa

Leite.Administrador: M. Valente da Fon-

seca.7 —BNL; PQ.

1 — Terra e Liberdade.2 — Anarquista; «Sociologia, educação,

combate e crítica.»

3 — Barreiro.4—1930-31.5 — Mensal.6 — Propriedade do Grupo Editor «Terra

e Liberdade».Redactores: J. Pedro Lourenço, Ger-

minal Brandão e Eduardo Fer-raria.

Editor: Adriano Pimenta.Administrador: Virgílio P. Barroso.

7 —BNL; PQ.

1 — Terra Livre (A).2 — órgão dos operários sapateiros e do

proletariado em geral.3 — Évora.4—1911.5 — Trimensário.7 — BNL.

1 — Terra Livre.2 — Anarquista.3 — Lisboa.4—1913.5 — Semanário.6—-Director: Pinto Quartim.

Editor: Jaime de Castro.7 —BNL; PQ; MJS.

1 __ Têxtil (O).2 — Órgão da Associação de Classe dos

Operários da Indústria Têxtil.3 _ Covilhã.4—1927.5 —. Semanário.7 — BNL.

1 — Tipografia (A).3 — Lisboa.4 —Abril de 1882.7 —BNL; CN.

1 _ Tipografia (A).2 — Folha dedicada aos interesses tipo-

gráficos portugueses.3 — Lisboa.4—1886.5 — Mensal.7 —BNL.

1 _ Tipografia (A).2 — Substitui O Graphico, dirigido por

César dos Santos.3 — Lisboa.4 —Janeiro de 1909.5 — Mensário.6 — Director: César dos Santos.7 —CF; CN.

1 — Tipografia (A).2 — Órgão da Federaçãa Tipográfica

Portuguesa; sindical.3 — Lisboa. 1069

Page 58: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1070

4 — Janeiro-Setembro de 1915 (nove nú-meros).

r Tl/Tancol

3 — Mensal.6 — Director e editor: Teixeira Severino(n.os 1-4) e Raul Neves Diasn.os 5-9).

7 — BNL.

1 Tipografia (A).2 — Órgão da Federação Tipográfica

Portuguesa; sindical.3 — Porto.4—1909.5 — Mensal.7 —ER.

l1 — Tipografia Portuguesa.

pelaria, gravura, fundição de tipos,etc.

3 — Lisboa.4— 1887.5 — Mensal.6 — Responsável: António Serafim da

Silva.7 —BNL.

1 _ Tipógrafo (0).2 — Folha dedicada aos tipógrafos e aos

interesses do povo terceirense.3 — Angra do Heroísmo.4—1894.5 — Semanal.7 __ BNL.

1 TinnQrain (O)1 J. ijsiJglUfju \\yj.

2 — «Noticioso, literário e humorístico.»3 — Castelo Branco.4 — 7 de Setembro-5 de Outubro de

1914 (cinco números).5 — Semanário.6 — Director: Eugénio Cardoso B. e

Silva.Editor: Júlio Ferreira da Silva.

7 RXTT/ BIN.L/.

1 _ Tipógrafo (0).3 —Horta.4—1858.7 —BNL; CF.

1 _ Tipógrafo (0).2 — órgão de classe.3 — Horta.4 — 1913.7 —BNL; CF.

1 _ Tipógrafo (O).3 — Lisboa.4 —29 de Abril de 1880.7 —BNL; CN.

1 _ Tipógrafo (0).3 — Lisboa.4—1 de Julho de 1903.

6 — Director: César dos Santos.7 —CN.

1 _ Tipógrafo (0).3 — Lisboa.4 —Setembro de 1904.5 — Número único.7 CF.

1 _ Tipógrafo (O).2 — Jornal da Associação de Classe dos

Compositores Tipográficos.3 — Lisboa.4 — 1930-33.5 — Mensário.6 — Editor: Lyster Franco.7 —BNL; PQ.

1 __ Tipógrafo (O).2 — «Literário e noticioso, consagrado

às classes operárias.»3 — Ponta Delgada.4 —11 de Novembro de 1866-30 de

Junho de 1867.5 — Semanário.7 —SP.

1 — Tipógrafo (O).3 — Porto.4—1909.5 — Mensal.6 — Propriedade do Grupo Tipográfico

de Propaganda.Director: José António Sousa.

7 _ BNL.

1 — Tirapé (O).2 — Órgão de classe dos operários sapa-

teiros; socialista.3 — Lisboa.4 — 1909.5 — Mensário.6 — Director: José das Neves Júnior.7 —BNL; CN.

1 __ Trabalhador.2 — Órgão das classes trabalhadoras.3 — Espinho.4—1924.6 — Propriedade dos sindicatos operá-

rios de Espinho.7 —BNL.

1 _ Trabalhador (O).2 — Folha democrática.3— Flores.A 1 QQfi

4 — 1 oy U.7 —CF.

1 _- Trabalhador (O).2 — Noticiário sindical; mais republi-

cano que socialista; «pela humani-dade, pelos simples.»

3 — Lisboa.4—1914.

Page 59: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

7 —

Director, proprietário e edito*: Ama-deu Pupo. • v : / . *'••>;!;*""

Redactor principal: Martins Santa-reno, ex-membro do Partido So-cialista.

BNL. ; ••.:- -

1 _ Trabalhador (O).2— Órgão da Associação dos Trabalha-

dores da Região Norte Portugue-sa. Em 1892 passou à posse daAssociação dos Trabalhadores, poracordo da Cooperativa de Produ-ção Tipográfica O Trabalho..

3 —Porto. :- .4—1889 (l.a fase) e 1896 (2.a fase).6 — Directores: Ferreira Lisboa, Santos

Silva, Castro Azevedo,, CarvalhoCunha e Fernandes de Oliveira.

7 — E R . ,. . : , - - . • ; / . ...

1 — Trabalhador da Alimentação (O). ,2 — Órgão do Secretariado Nacional dos

Trabalhadores da Alimentação;comunista.

3 — Lisboa.4 —Julho de 1932-Novembro de 1933

(treze números). %

5 — Mensário.6 — Editor: Joaquim Augusto Pinto.7 — BNL.

3 —4—5 —6—-

7 —

Trabalhador do Comércio (O).Órgão e propriedade do Núcleo

Pró-Unificação dos Trabalhadoresdo Comércio; «defensor dos em-pregados do comércio.»

Lisboa.1918-19.Quinzenário.Redactor principal: Gil Gonçalves.Editor: Consiglieri Costa.BNL; PQ.

1 — Trabalhador e a Liberdade (O).3 _ P o r t o .4—1897.7 —ER.

1 —Trabalhador Rural (O). [.2 — órgão das células comunistas do

distrito de Beja. :3 —Beja. '4—1925.5 — Mensário..7 — B N L . ;. ; "..•'• •••.•"• • • _ • '

1 ^Trabalhador Rural (O). - .2 — Órgão da Federação Nacional dos

Trabalhadores Rurais. •3 — Évora.4—1912-14.7 _ B N L ; MJS.

1 _ Trabalhador do Teatro (O).2 — Jornal da Associação de Classe.

3 — Lisboa.4—1919, 1920, 1921, 1925. ,5 — Semanário.7 —BNL; CF.

1 _ Trabalho (O). \ .3 — A ç o r e s ; • • " - : • •

4 —Maio de 1903.7 —CF.

1—Trabalho.(O). .2 -^ Órgão das classes trabalhadoras.3 — Angra do Heroísmo.4—1917-20.5 — Quinzenal.7 —BNL.

1 — Trabalho (0),3 — Coimbra.4 _ 1 7 de Março-207 —RM.

de Junho de 1870.

f-. Trabalho (O).2 —Órgão da Associação de Classe dos

Operários.da Indústria Têxtil.3 _ Covilhã.4—1921-32.7 —BNL.

1 _ Trabalho (O).2 — «Órgão da associação de classe das

quatro artes àe construção civil»;socialistas e cristãos.

3 — Esposende. .4 — 1932.5 — Bimensário.7 — B N L . 1 / • ••••• • '

1__ Trabalho (O).2 — órgão da Associação Protectora do

Trabalho Nacional, continuaçãode A República Federal, republi-cano-democrático.

3 — Lisboa.4—1872. -6 — Director: João Bonança.7 —BNL; CO; MJS.

1 _ Trabalho (O).2 — Jornal dedicado à classe operária

péla Caixa Económica Operária.3 — Lisboa.4 —15 de Agosto de 1889.5 —Número únieo7 — B N L . ••:• •: .

1 _ Trabalho (0).3 _ Porto.4 — 16 de Março7 — BNL.

de 1884.

1 _ Trabalho (O).2 — Socialista possibilista, substitui O

Produtor.3 — Setúbal. 1071

Page 60: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4—1900-22.5 — Semanário.6 —Luís de Figueiredo.7 —BNL; CF; PQ.

1 — Trabalho (O).2 — órgão das classes trabalhadoras.

4—1914.5 — Semanário.6 — Propriedade da Comissão Organiza-

dora da Liga das Artes Gráficas.7 —BNL.

1 — Trabalho (O).3—Viseu.4—1934.6 — Director: Anastácio José dos Santos.7 —ER.

1 _ Trabalho (O).2 — «Jornal instrutivo», dirigido aos ope-

rários; propaganda da empresa.3 —Vista Alegre.4 — 20 de Abril-B de Julho de 1924

(cinco números).7 —BNL.

1 _ Trabalho (O).2 — Representa a Federação Sindical In-

ternacional (Amsterdão).4—1927.6 — Director: José G. de Almeida.7 —CF.

1 — Trabalho de Guimarães (O).2 — Jornal «social defensor das classes

trabalhadoras.»3 — Guimarães.4 — 1915.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Trabalho e União.2 — órgão dos trabalhadores em geral.3 — Funchal.4 — 1907-24.5 — Semanário.7 —BNL; CF.

1 __ Tribuna (A).2 — «Jornal da Associação Fraternal dos

Sapateiros e Artes Que Trabalhamem Couro.»

3 — Lisboa.4—1853.7 —CO; CF.

1 — Tribuna (A).2 — órgão dos operários manipuladores

dos tabacos.

3-4-7-

- Tribuna do Chauffeur (A).- Órgão e propriedade da Associação

de Classe dos Chauffeurs em Por-tugal

- Lisboa.. 1923-27..BNL.

3-4-5-7-

- Tribuna Escolar (A).-Continuação de A Federação Esco-

lar, órgão do professorado pri-mário.

- Porto.

- Bissemanário.BNL.

1 — Tribuna da Federação (A).2 — Continuação de A Federação Esco-

lar e A Tribuna Escolar; órgão doprofessorado primário.

3 — Porto.4—1927.5 — Número único.7 —BNL.

1 — Tribuna Operária.3- "4-7-

-1853-55.-ER.

1 —. Tribuna do Operariado.2 — órgão mutualista.3 —Lisboa.4—1854-56.6 — Director: Francisco Vieira da Silva.

Redactor: António Francisco Mo-reira de Sá.

7 —BNL; CF; SP.

1 — Tribuna dos Operários.3 — Porto.4—1 de Janeiro de 1885.7 —ER.

1 — Tribuna do Operário (A).2 — Órgão dos manipuladores de taba-

cos no Porto.3 __ Porto.4 — 7 de Janeiro de 1889.7 —BNL; CN.

- Tribuna Popular.- Órgão oficial da Frente Proletária e

do Partido Socialista Radical Ope-rário.

- Lisboa.

- Editor: Gualter Alemão.-CF; comunicação do Sr. Jaime Fer-

reira.

7072 7 —BNL.V — Tribuno (O).

Horta.

Page 61: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4 — Junho-Dezembro de 1871.7 —CO.

1 — Turismo (O).3 — Lisboa.6 — Propriedade do Jornal da Europa.

Director e editor: J. Ferreira.7 —BNL.

1 — Última Hora.3 — Lisboa.4— 1921.5 — Diário da tarde.6 — Propriedade dum núcleo de traba-

lhadores da imprensa em greve.Directores: Pinto Quartim e Nor-

berto Lopes.Editor: Ramiro Barros e Silva.

7 —BNL; PQ.

1 _ União (A).2 — Órgão da classe dos fabricantes de

pão.3 — Lisboa.4—1894-98.7 —BNL.

1 _ União (A).2 — Órgão defensor dos empregados do

Estado.3 — Lisboa.4—1921-26.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Empregados do Estado..Editor: António Máximo Barros.Redactores principais: Mário No-

gueira, Teixeira Danton (Dezem-bro de 1921), Eduardo Ribeiro(Maio de 1922), João de Almeida(Fevereiro de 1923) e A. SantosFerreira (Dezembro de 1924).

Colaboradores: Nogueira de Britoe J. Carlos Rates.

7— BNL; PQ.

1 — União (A).2 — Número comemorativo do 31.° ani-

versário da Organização da Classedos Chapeleiros Portuenses.

3 _ Porto.4—1899.5 — Número único.6 — Editorial assinado por Angela da

Conceição (defendendo a igual-dade entre os sexos).

7 —BNL.

1 _ União (A).2 — órgão da União dos Funcionários

Administrativos de Portugal.3 — Porto.4—1931-33.7 —BNL.

1 — União Anarquista Portuguesa — Bo-letim Informativo.

3 — Lisboa.4—1921.7 —CF.

1 — União Artística.3 — Porto.4 — 30 de Janeiro de 1855.7 — BNL; CN; ER.

1 — União Faz a Força (A).2 — Jornal da Associação de Classe Telé-

grafo-Postal Portuguesa.3 — Porto.4—10 de Junho de 1893.7 —BNL.

1 — União Ferroviária.3 — Lisboa.4 — 1920.7 —ER.

1 — União Ferroviária.2 — Órgão da Associação de Classe dos

Empregados de Viação Acelerada;propriedade da União Ferroviária.

3 — Porto.4—1911, 1912, 1920, 1925-28.5 —. Mensal.7 — BNL.

1 — União e Luz.2 — Órgão e propriedade das Associações

Feminina dos Caixeiros, Carpin-teiros e Pedreiros Figueirenses.

3 — Figueira da Foz.4—1913-14.6 — Director: Augusto Martins Cardoso.7 —BNL; ER.

1 — União Operária (A).3 — Lisboa.4—1914.5 — Quinzenário.6 — Redactor principal: Carlos Rates.

Editor: Luís Rodrigues Ramos.7 — PQ.

1 — União Popular (A).2 — Defensor das classes trabalhadoras.3 — Lisboa.4—1906.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — União Postegrafónica (A).2 — Órgão de propaganda da Comissão

Organizadora do Sindicato de Pes-soal dos Correios, Telégrafos eTelefones.

3 — Lisboa.4 — 1923-24.7 — BNL.

1 — União Telégrafo-Postal.2 — Órgão e propriedade da Associação

de Classe dos Trabalhadores dosCorreios e Telégrafos. 1073

Page 62: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

3 — Lisboa, Porto.4—1913 (Lisboa), 1929-30 (Porto).5 — Boletim quinzenal.6 — Editor: Armando Conceição Rocha.7 —BNL; CR

Unidade.Órgão dos empregados no comércio

e na indústria.Lisboa.1932-33.

1 — Vanguarda (A).3 — Lisboa.4—1880, 1881, 1891-1929.7 — BNL.

- Vanguarda (A).- Socialista.-1914.- Pedro Muralha.-BNL.

1 — Vanguarda Operária (A).2— Órgão dos trabalhadores Portugue-

ses.3 — Lisboa.4—1929.6 — Director: Zacarias Lima.7— CF; PQ.

1 — Vanguarda Operária.2 — «Órgão dos trabalhadores portugue-

ses.»3 _ Porto.4—1929-30.5 — Quinzenário.6 — Director e editor: J. Augusto de

Castro.7 — BNL.

1 _ Verdade (A).2 — Anarquista; «semanário antipolítico

de ideias libertárias.»3 — Coimbra.6 — Campos Lima e Lopes de Oliveira.7 —BNL; CF; TC.

1 _ Verdade (A).2 — Libertário.3 — Coimbra.4— Outubro de 1903.6 — Campos Lima e Gomes da Silva

(estudantes universitários).7 — ER.

- Verdade (A).- Gaia.-1915.-ER.

1074 7 —

- Verdade (A).- Anarquista.- Porto.• 1905.- ER.

1 — Via Férrea (A).2 — Órgão dos empregados da viação

acelerada.3 — Lisboa.4—1907.7 —BNL.

1 __ Via Férrea (A).2 — Órgão dos empregados dos Cami-

nhos-de-Ferro Portugueses.3 — Lisboa.4 — 1910-14.7 — BNL.

1 — Via Férrea (A).3 — Valença do Minho.4—1892.7 — BNL.

1 — Vias Férreas (As).2 — Porta-voz dos ferroviários organiza-

dos da linha de Viseu.3 —Viseu4—1923.7 —BNL.

1 _ Vida (A).2 — Anarquista.3 — Porto.4— 1904(7); 1905; 1910.5 — Semanal,6 — Editor: Joaquim Teixeira Júnior

(1905).Proprietários e redactores: António

Alves Pereira (1907) e ManuelJoaquim de Sousa (1909-10).

7 —BNL; CF; MJS; PQ.

1 — Vida Corticeiro (A).3 — Azambuja.4—1930.7 —CF.

1 — Vida Livre.2 — «Periódico de ideias libertárias.»3 — Coimbra.4 — Fevereiro-Março de 1911.6 — Director e proprietário: Alexandre

S. Campos.Editor: Narciso de Azevedo.

7 —CF; PQ.

1 — Vida Livre.2 — Defesa dos empregados no comércio

e indústria.3 — Póvoa de Varzim.4—1929.5 — Mensal.6 — Director: Antero Rainha.7 —CF.

1 — Vida Nova.2 — Órgão do operariado micaelense.3 —Ponta Delgada.

Page 63: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1908.Quinzenal.BNL.

1 — Vida Nova.3 — Porto.4 —Julho de 1922.6 — Propriedade

pendência7 —CF.

do Grupo Social Inde-Absoluta.

2 —

7 —

Social (A).«Socialista cooperativista e sindical-

-proletária» (segundo a Nova Au-rora).

Lisboa,1932-40.Quinzenal.Director: Mariano Pereira.Editor: António Alves Reis.Administrador: João Alves.Propriedade do Grupo Vida Social

(em organização).BNL; Nova Aurora de 1 de No-

vembro de 1933.

1 — Vitalidade.2 — Órgão da Associação Portuense dos

Empregados de Escritório.3 _ Porto.4—1919-20.7 — BNL.

1 _ Vitória (A).2— «Pela República Social.»3 — Lisboa.4—1919.5 — Bimensal.6 — Director: Alfredo Franco,7 _ BNL.

1 — Vouga (O).3 — Espinho.4—1917; 1920; 1924.5 — Mensal.6 — Propriedade da Associação dos Em-

pregados dos Caminhos-de-Ferrodo Vale do Vouga.

7 —BNL.

1 — Voz do Artista (A).2 — Jornal de defesa dos interesses do

operariado.3 — Abrantes.4—1896-1905.6 — Editor: António Marques Farinha.7 —BNL; PQ.

1 — Voz do Artista (A).3 — Angra do Heroísmo.4 — 1885.5 — Semanal.7 — BNL.

Voz do Artista (A).Coimbra.

4—1878, 1884-86, 1888.5 — Semanal.6 — Directores: Adelino Veiga e J. Pe-

reira Cruz.7 — BNL; ER.

1 _ Voz do Artista (A).2 — Órgão do operário.3 —Vila Real.4 —Dezembro de 1887.5 — Semanal.6 — Editor: A. Moreira de Barros.

Administrador: A. Dias da Rocha.7 —BNL; CN.

1 — Voz do Caixeiro (A).2 — Órgão do caixeirato português.3 — Coimbra.4— 1911-12, 1915(7).5 — Quinzenal.7 —BNL; CF.

1 — Voz do Caixeiro (A).2 — «Dos caixeiros e do proletariado em

geral.»3 — Évora.4 — 1909-10.5 — Quinzenário.7—BNL; CF.

1 — Voz do Caixeiro (A).2 — Jornal independente. Órgão dos cai-

xeiros do comércio e indústria.3 — Lisboa.4—1888, 1889, 1892, 1893 (pelo menos

duzentos e dezassete números).5 — Semanal.6 — Fundador: Manuel Duarte Figuei-

redo,.7 —BNL; CF.

1 — Voz dos Caixeiros (A).3 — Lisboa.4—1886.7 —CO.

1 — Voz do Caixeiro (A).2 — «Órgão defensor dos empregados no

comércio e indústria e dos inte-resses da província.»

3 — Lourenço Marques.4—1911.6 — Director: João Ribeiro de Paiva.

Editor: Joaquim de Matos Ribeiro.Administrador: Alberto Baptista.

7 —BNL.

1 _ Voz do Chauffeur (A).3 _ Porto.4 —Agosto de 1933.7 —CF.

1 — Voz do Comércio (A).2 — Órgão dos empregados do comércio.3 _ Porto, 1075

Page 64: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

4—1896.7 —BNL.1 — Voz do Comércio (A).2— Jornal da classe.3 — Porto.4—1929-31.5 — Quinzenário.6 — Editor: Armando Martins da Fon-

seca.7 —BNL.

1 — Voz do Construtor (A).2 — Órgão e propriedade das associa-

ções de construção civil3 — Lisboa.4—1928-33.7 — BNL.

1 — Voz da Cooperativa (A),2 — Boletim da Cooperativa de Crédito

e Consumo do Círculo Católicodos Operários do Porto.

3 — Porto.4—1923, 1927, 1934.7 —CF; BNL.

1 — Voz do Corticeiro.2 — Órgão dos corticeiros e do opera-

riado em geral.3 — Lisboa.4—1906.5 — Semanário.7 —BNL.

1 — Voz do Cozinheiro (A).2 — Órgão defensor da classe dos pro-

fissionais culinários. Continuaçãode O Culinário.

3 — Lisboa.4 — 1927-31.6 — Director: José Augusto Medeiros.

Editor: A. Rocha; S. Ramires.Administradores: G. E., F. Fonseca

e L. Alonso.Propriedade da classe dos profissio-

nais culinários.

1 — Voz do Descarregador (A).2 — Órgão dos trabalhadores da beira-

-mar.3 — Almada.4 — 18%.7 —BNL.

1 — Voz do Enfermeiro (A).2 — Órgão e propriedade do Sindicato

dos Profissionais dos Enfermeirosda Região do Sul.

3 — Lisboa.4 — 1931-33.5 — Director: Virgílio de Sousa.7— BNL.

1 — Voz do Faminto (A).1076 2 — Jornal de propaganda libertária.

3 _ Viana do Castelo.4 — 1914-16.5 — Quinzenário.6 — Propriedade do Grupo A Voz do

Faminto.Director: Jerónimo Pinto Moreira.Editor: António J. M. Vidal.

7 —BNL; PQ.

li — Voz do Ferroviário (A).2 — Órgão e propagandista da Associa-

ção de Classe do Pessoal Admi-nistrativo da Viação Acelerada doNorte de Portugal. Continuoucom o título A Voz Ferroviária.

3 — Ermesinde.4 — 1922-25.7 — BNL.

1 — Voz do Ferrocarril (A).3 — Porto.4—1926-27.5 — Mensal.7 — BNL.

1 — Voz do Ferrocarril (A).3 — Coimbra.4—1926.6 — Director: Mário Ferreira.7 —CF.

1 — Voz do Marcano (A).2 — Órgão defensor dos marçanos.3 — Torres Novas.4—1918-19.5 — Quinzenal.7 —BNL.

1 — Voz do Marítimo (A).2 — Sindical.3 — Lisboa.4—1912.5 — Quinzenário.6 — Propriedade da Associação de Classe

dos Inscritos Marítimos Portugue-ses.

7 — BNL.

1 — Voz do Marítimo (A).2 — Órgão dos trabalhadores marítimos

e fluviais unificados.3 _ Porto.4— Novembro de 1925.7 —CF.

1 — Voz dos Marítimos (A).2 — Órgão das classes marítimas e flu-

viais.3 — Lisboa.4—1926.6 — Propriedade da Federação da Indús-

tria de Transportes Marítimos eFluviais de Portugal.

Editor: Júlio Mendes da Silva.7 —CF; PQ.

Page 65: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1 — Voz da Mineira (A).2 — órgão dos mineiros portugueses ade-

rentes à Federação Mineira Inter-nacional.

3 — Mina de São Domingos.4—1930-31.6 — Redactor principal: José de Almei-

da Jr.7 — BNL.

1 _ Voz da Oficina (A).2 — Socialista.3 _ Viseu.4—1898, 1902, 1906, 1910, 1918, 1921,

1925.5 — Semanário.6 — Fundador: Alberto Sampaio.

Director e proprietário: BernardoRibeiro de Sousa (1907).

7 —BNL; PQ; CF.

1 — Voz do Operário.2 — Órgão dos operários funchalenses.3 — Funchal.4—1899, 1902.7 —BNL; CF.

1 — Voz do Operário (A).2 — órgão dos manipuladores de tabaco.3 — Lisboa.4 - 1 8 7 9 / . . .5 — Semanário.6 — Directores: Custódio Braz Pacheco,

Angelina Vidal, Pedro José deCarvalho, José António do Car-mo, José da Silva Esperança, SaulFernandes e João Cação.

7 —BNL; ER; PQ.

1 _ Voz do Operário (A).2 — Combate o Sindicalista Revolucioná-

rio; sindical.3 — Monção.4—1925.6 — Propriedade do Sindicato Operário

da Construção Civil e Artes Cor-relativas de Monção.

Director e editor: Gualdim CorreiaMarinho

Redactor: Carlos Santos Pereira.Administrador: José Alves Dias.

7 —BNL.

1 — Voz do Operário (A).2 — Jornal das classes laboriosas; «publi-

cado por operários tipógrafos logoauxiliados por operários de outrasprofissões». Sucedeu a O Jornaldos Operárias.

3 — Porto.4—1853, 1856.6 — Directores: Xavier de Paiva e An-

gelina Vidal.7 —BNL; ER; CF; MJS.

1 _ Voz do Povo (A).2 — Defensor das classes trabalhadoras;

literário e noticioso.3 — Aveiro.4—1912.5 — Semanário.7 —BNL.

1 __ Voz do Povo (A).3 — Coimbra.4 —Janeiro de 1889.5 — Semanário.6 — Director: Francisco da Silva.7 —ER.

1 — Voz do Povo (A).2 — Republicano-socialista.3 — Fornos de Algodres.4 —Dezembro de 1924.5 — Semanário.7 —CF.

1 — Voz do Povo (A).2 — Socialista.3 — Porto.4 —Julho de 1878.6 — Director: João Arnaldo de Almeida.7 —ER.

1 _ Voz do Povo (A).2 — órgão do Partido Socialista do Nor-

te de Portugal.3 —Porto.4—1907, 1912, 1919.6 — Director: Manuel José da Silva.7 —BNL; CF; PQ.

1 __ Voz do Produtor (A).2 — Jornal eventualmente libertário.3 — Viana do Castelo.4—1917.6 — Director: Manuel F. Jr.

Editor: José R. Reboredo.Propriedade do grupo A Caminho

da Anarquia.7-PQ.

1 — Voz do Produtor \2 — Continuação de O4—1925,7 —BNL; CF.

1 — Voz do Progresso3 —Setúbal.4—1864.7 —CF.

(A).Tanoeiro.

(A).

1 — Voz do Proletário (A).2 — órgão dos manipuladores de tabaco;

socialista.3 _ Porto.4—1897, 1907-20.6 — Directores: Drácio de Sousa e Tor-

cato Joaquim do Couto. 1077

Page 66: Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934)*analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224151304X7bYH6kk7Dh... · 2012-08-07 · ER Edgar Rodrigues — Breve História do Pensamento

1078

Colaboradores r Viterbo de Campose Gomes Leal.

7 — B N L ; C N v ••••>••.••:

1 _ Voz do Proletário (A).2 — Anarquista.3 _ Porto.4—1910.7 — CF.

1 — Voz do Proletário (À)... .'.''...2 — Anarquista.3— Vila Nova de Gaia.4 —Antes de 1906.7 —CO; TC.

X—Voz da Razão (A):3 — Lisboa.4—1826-27.7 —ER.

1 — Voz da Razão. \ ;

2 — Jornal da Juventude Libertária.3 — Lisboa.4—1915. ' " • • • ' •

5 — Quínzenârio.6 — Director: Manuel Andrade Cadete.7 —BNL.

1 — Voz da Razão (A)'.2— Órgão do Sindicato Nacional dos

Profissionais da Indústria^ Hòterleira. ,

3 — Lisboa.4 —Dezembro de 1932.7 — CF.

l—Voz Sindicai .. ; " "2 — Órgão e propriedade da União dos

Sindicatos Operários de Setúbal(1924-26)/ .

3 —Setúbal.4—1923-26.5 — Quinzenário.6 — Fundador; João Maria Major. Pá-

gina da Juventude Socialista.7 — BNL; PQ; comunicação do Sr, Emí-

dio Santana. •

1 — Voz Socialista (A).2 —Órgão do PS.3 — Coimbra. .4 —Março de 1919.6 — Directores: Amilcar José e José Ma-

nuel de Noronha.7 —BNL; CF,

1 — Voz do Tanoeiro (A).3 — Vila Nova de Gaia.4—1901.7 —- MJS; O Portomozense de 16 dé No-

vembro de 1901, J :

1 — Voz do Tesoureiro (A). ,2 — Defensor 4os tesoureiros da Fa*

zenda Pública.3 — Armamar.4—1920. :-•:.5 — Mensal.6 —Amândio da Costa Alves.7 — CF.

1 _ Voz dos Trabalhadores (A)3 _ Covilhã. ,4—1932-34.6 — Director: José Lopes Duarte.

Administrador: João G. Correia.7 — CF; BNL.

Voz do Trabalho (A). ... .Órgão da classe trabalhadora.Lisboa.1898-99.Editor: Paulo da Fonseca.BNL.

1 — Voz do Trabalho (Â).2 — órgão dos fabricantes .dè calçado e

da classe operária ein geral; so-cialista possibilista.

3 —Lisboa.4 — 1896, 1898.6 — Editor: Paulo da Fonseca.7 —BNL; CF; CN; PQ.

Voz do Trabalho (A).Órgão dos fabricantes de calçado.Lisboa. .

Bissemànárió.Director: Caetano dos Reis.BNL.

1 —Voz do Trabalho (A).3 _^ Porto.4—1914-19.5 — Quinzenal.6 — Propriedade da Associação de Classe

dós Empregados nas Indústria^Têxteis do Norte de Portugal eórgão dá classe.

" Director: Manuel Górríes da Silva.7 — BNL.

1—Voz do Veterano (A):2 — órgão defensor dos interesses dos

oficiais reformados do Exército.3 — Lisboa. •4 —E)ezembro de 1«87.7 ^ - G R • • - : : , • • ? • • , • ' • • > " - "• • - . • - "•' '

1 —± Vulcano: •;.:2 — Órgão do Sindicato Único Metalúr-

gico do Porto.3 _ Porto.4^1923."5 — Mensal. .: . ' \7 — B N L . .••.'•' . ••:'"1- • - : '•.-