ipa_641_2611

97
R$ 1,00 Ano X - nº 641 - 26 de novembro de 2011 28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO www.jornalipanema.com.br A pesar do grande volume de informação as pessoas não se cuidam como deveriam e milhares de pessoas morrem de Aids. A doença tem maior incidência entre as pessoas de 20 a 34 anos. Os heterossexuais continuam liderando a lista. O ponto problemático continua sendo a falta de concientização, segundo Maria Tereza Dib, coordenadora do DST/AIDS em Sorocaba. Iprograme-se Em Foco Corpo em Forma Veja algumas dicas para sua decoração de Natal Caderno Negócios e Oportunidades Corrida “Cartinha de Natal Jovem Pan e Jornal Ipanema” será no dia 4 Saiba como se manter saudável no Verão Página A-24 Página A-30 Página A-32

Upload: jornal-ipanema

Post on 02-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um jornal a serviço da população sorocabana e região

TRANSCRIPT

Page 1: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A1

R$ 1,00 Ano X - nº 641 - 26 de novembro de 2011

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃOwww.jornalipanema.com.br

Apesar do grande volume de informação as pessoas não se cuidam como deveriame milhares de pessoas morrem de Aids. A doença tem maior incidência entre aspessoas de 20 a 34 anos. Os heterossexuais continuam liderando a lista. Oponto problemático continua sendo a falta de concientização, segundo Maria

Tereza Dib, coordenadora do DST/AIDS em Sorocaba.

Iprograme-se Em Foco Corpo em Forma

Veja algumas dicas parasua decoração de Natal

Caderno Negócios e Oportunidades

Corrida “Cartinha de Natal JovemPan e Jornal Ipanema” será no dia 4

Saiba como se mantersaudável no Verão

Página A-24Página A-30

Página A-32

Page 2: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA2

Editorial

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

DiretoriaFrancisco Pagliato Neto

Juliana Camargo Pagliato Consani

EditorBenedito Urbano Martins

MTB 36504

Filiação

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SPFone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR:[email protected]

2102-0306 / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

[email protected] _____ [email protected] ______ [email protected] ____ [email protected] ____ [email protected] ____ [email protected] ___ [email protected] - 2102-0340/ 2102-0342

Gerente Geral - Jornal IpanemaWilson Rossi

Gerente de ProduçãoRoberval Fernandes de Almeida

Gerente de artesJefferson Cascali de Lima

Tiragem - 28.000 exemplaresDistribuição - Sorocaba e Região

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

CNPJ - 01.142.640/0001-07

Rui Batista de AlbuquerqueMartins é jornalista e publicitário

PORTAL DO JORNAL IPANEMA: www.jornalipanema.com.br

Artigo

FranciscoPagliato

Neto édiretor do

JornalIpanema,

Jovem Pane Colégio

Ser!

Entramos na comemoração do Natal. É tempode agradecer a ação de Cristo, o aniversariante dodia 25 de dezembro. Mas, o que vemos são milhõesde luzes piscando em todos os cantos da cidade.Papais noeis são contratados para atrair crianças.As lojas aumentam o número de vendedores evibram com você fazendo compras, não é mesmo?

O bom velhinho foi inspirado em São Nicolau,bispo que nasceu em família rica, mas morreu pobreem Mira, na Lícia, sudoeste da Ásia Menor, no séculoIV depois de Cristo. Está em todo lugar, com suasvistosas roupas vermelhas. Nas propagandas, nosenfeites, nos papéis de presente, nas lojas e,principalmente, no coração das crianças.

São Nicolau, que é padroeiro da Rússia e daÁustria era homem bom que distribuía dinheiro aospobres. É lembrado em todos os países. É o ídolodas crianças. Eu mesmo, na infância, passava horasdiante da janela na véspera do Natal para vê-locom seu trenó puxado por renas. Queria conversarcom o Papai Noel, perguntar sobre a fábrica debrinquedos, sua família etc. Mas, o sono mederrubava e eu nunca consegui sucesso. O incrívelé que ele não se esquecia de mim. Deixava ospresentes junto à minha meia e uma cartinhadizendo o quanto ele gostava das crianças,especialmente das bem comportadas, estudiosas,que respeitavam os pais. Com você, por certo,também acontecia isso.

Marta Medeiros, escritora, poetisa e publicitáriade Porto Alegre, Rio Grande do Sul, escreve nojornal Zero Hora e colabora na revista Época. Arespeito do culto ao Papai Noel ela lembra quepassa batido na história a figura feminina. Assim,transcrevo seu texto intitulado Mamãe Noel parareflexão geral:

“Quem coloca guirlanda nas portas, velasperfumadas nos castiçais, arranjos e floresvermelhas pela casa? Quem monta a árvore deNatal, harmonizando bolas, anjos, fitas e luzinhas,

deixando tudo combinando com o sofá e tapetes?E quem desmonta essa parafernália toda no dia 6de janeiro?”

“Quem enche a geladeira de cerveja, coca-colae champanhe? Quem providencia o peru, o arroz àgrega, as castanhas, o musse de atum, as lentilhas,os guardanapinhos decorados, os cálices lavadinhos,a toalha bem passada e ainda lembra de deixarum disco meloso à mão?”.

“Quem lembra de dar uma lembrancinha parao zelador, o porteiro, o carteiro, o entregador dejornal, o cabeleireiro, a diarista? Quem compra opresente do amigo secreto do escritório do PapaiNoel? Deveria ser o próprio, tão magnânimo, masele não tem tempo para essas coisas. Anda muitorequisitado como garoto propaganda”.

“Enquanto Papai Noel distribui beijos e pirulitosbem acomodado em seu trono no shopping, quementra em todas as lojas, pesquisa todos os preços,carrega sacolas, confere listas, lembra da sogra, dosogro, dos cunhados, dos irmãos, entra no chequeespecial, deixa o carro ao sol e chega em casasofrendo porque comprou os mesmos presentesdo ano passado?”.

“Por trás do protagonista desse megaeventochamado Natal existe alguém em que todosdeveriam acreditar mais”.

Portanto, além de comemorarmos o Natal compresentes, banquetes, sorrisos penso que devemosdestacar a ação feminina. Seguindo a observaçãode Marta Medeiros, faremos justiça e exaltaremoso espírito cristão. Daí a festa será melhor para todos.

A importância feminina no Natal

On Line

O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial deLuta contra a Aids e, mais uma vez, não poderí-amos perder a oportunidade de falar sobre isso.Afinal, foram muitos os êxitos ao longo dos anos,desde o advento de medicamentos retrovirais esua distribuição, garantida pelo Sistema Únicode Saúde até o premiado e importante progra-ma de Transmissão Vertical (de mãe para filho)Zero, implantado em Sorocaba.

Entretanto, o número de pessoas infectadascom a síndrome é grande e coloca no centro dodebate a transformação cultural, rompendo mi-tos que, infelizmente, ainda separam a infor-mação da atitude.

O velho ditado “quem ama confia”, por exem-plo, ajuda, de forma subjetiva, a explicar o au-mento de Aids nas mulheres, e principalmente,na faixa etária de 13 aos 19 anos.

Cabe destacar que a Aids é uma doença que

A prevenção está na consciêncianão leva em consideração nenhum requisito ca-paz de fornecer qualquer garantia de seguran-ça: atinge crianças, jovens, adultos e até idosos.Ignora, ainda, se a pessoa é “limpa” ou “suja”,rica ou pobre, branca, negra oriental.

Reconhecer essa lógica, acima de mitos epreconceitos, é apenas o início da dura luta con-tra a Aids. A vitória da vida, por coseguinte, sóocorrerá quando o comportamento racional, cons-ciente, for posto efetivamente em prática.

Romper cultura historicamente enraizada emnossa sociedade, evidentemente, não é tarefa fá-cil, tampouco rápida. Mas pode, e deve, começarem casa, com o diálogo aberto e orientativo entrepais, cristalizando, por fim, a ideia de que a verda-deira proteção está na consciência. Afinal, somen-te quebrando tabus e paradigmas é possível seprevenir contra as doenças sexualmente transmis-síveis e barrar o lamentável avanço da Aids.

Espaço do Rui

Na coluna Gastronomia eLazer, as dicas de ondevocê pode passar bonsmomentos com comida ebebida de boa qualidade emSorocaba e região.

O Classificados deImóveis do Portal doJornal Ipanema é o maiscompleto e traz milhares deopções para quem pensa emcomprar, vender ou alugar.

Confira no Portal do JornalIpanema a programaçãocompleta dos cinemas deSorocaba, inclusive assinopses e os trailers.

O ambientalistaGabriel Biten-court defendeem seu blog osvegetarianos.Saiba quais sãoas suas razões

para esta defesa. Você concordacom elas?

A psicóloga clí-nica e terapeu-ta sexual Os-meire TobiasMendes anali-sa em seu blogo comporta-

mento das pessoas diante dasfestas e comemorações.

Em seu blog, o de-putado estadualHamilton Perei-ra (PT), comentaa inauguração doPoupatempo em

Sorocaba pelo governador Geral-do Alckmin (PSDB) na terça-feira(22) e que finalmente virou realida-de, depois de 10 anos.

Qual o seu limite?Somos educados em nossas

famílias para sermos pessoascomportadas, ordeiras, gentis,enfim, com todo conjunto deboas maneiras que se espera opadrão médio da sociedade.

Com o tempo, muitas vezesagimos no intuito de agradaraos outros colocando nossasvontades e desejos num segun-do e talvez até terceiro plano;fazemos a faculdade que nos-sos pais esperavam, usamos asroupas que a ditadura da modanos dita, ou um grupo socialdetermina, o tal hábito que fazo monge.

Mais pergunto a você: ecomo fica a sua vontade? O seulimite de aceitar, aceitar e acei-tar as imposições que se colo-cam em seu caminho. Tudo vaitornando as nossas vidas numaeterna aceitação da imposiçãoda vontade dos outros, seja asociedade, os pais, os cônjuges,os amigos, parentes,a mídia. Ea sua vontade ou melhor o seulimite, o chega, o basta?

Sugiro que pensemos seria-mente sobre essas influênciasque transbordam em nosso ca-minho e possamos, de uma vezpor todas, fortalecidos por nos-sas próprias opiniões, legitimarnossas vontades reais, nossosdesejos verdadeiros e estabe-leçamos o limite da influênciaexterna sobre nossas vidas.

E, como sempre, repito avocê amigo leitor e, claro, po-deria me responder: Eu sei! Eusei! Ah, meus caros, se sabem,façam a diferença para umapessoa mais que especial: você.

Pense nisso, estabeleça oseu limite e boa semana.

Page 3: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A3

DetidoO presidente do Sindicato dos Conduto-res de Sorocaba e pré-candidato do PT,Paulo Eustásia, foi detido na quarta-fei-ra (23) pela Polícia Cívil, no aeroportode Viracopos, em Campinas. Estáusiaembarcaria com destino para o Rio de Ja-neiro, quando teve “um problema na ba-gagem”. Ele foi detido porque portava umcarregador de munição de arma de fogo.

ExplicaçãoEm nota, Estáusia afirmou que encon-trou um carregador de armas no estaci-onamento de um hipermercado 24 ho-ras, na madrugada de quarta-feira(23).Ele tinha a intenção de entregar o obje-to à polícia no dia seguinte e guardou-oem sua mochila. Devido a compromis-sos, segue a nota, tinha viagem agen-dada logo na manhã da mesma quarta-feira para a cidade do Rio de Janeiro,para participar de negociações coletivasdo setor aéreo, representando a Confe-deração Nacional dos Trabalhadores emTransportes (CNTT), a qual também pre-side. “Infelizmente, o carregador encon-trado foi esquecido em sua mochila. Aopassar pelo raio-X do aeroporto de Vi-racopos, o carregador foi identificado.Cumprindo o procedimento padrão di-ante do ocorrido”. Estáusia foi encami-nhado até a delegacia da Polícia Civil,que fica no saguão do próprio aeropor-to, para prestar esclarecimentos.

Prévias petistasIrredutíveis, a ex-deputada federal IaraBernardi e o presidente do Sindicato dosRodoviários de Sorocaba e Região, Pau-lo Estáusia, seguem na disputa, cujadecisão final, será tomada pelos filiados,neste domingo (27).

Tô voltandoO ex-secretário municipal de Saúde, Mil-ton Palma, será o gestor do convênioentre a prefeitura e a Santa Casa deMisericórdia de Sorocaba para o funcio-namento do Pronto Socorro Municipal.De acordo com Palma, sua indicaçãopartiu do provedor da Santa Casa, JoséAntônio Fasiaben, que confirmou a notí-cia à reportagem do Jornal Ipanema.O ex-secretário de Saúde, contudo, dis-se que seu nome ainda precisa ser apro-vado pela Câmara Municipal, ConselhoMunicipal de Saúde e pelo prefeito VitorLippi (PSDB).

EscapouA aprovação de Lippi, apesar de não ofi-cial, foi revelada à Jovem Pan, duranteentrevista ao Jornal da Manhã de quar-ta-feira (23). Enquanto comentava osfuturos investimentos para a saúde, nacidade, anunciados na terça-feira (22)pelo governador de São Paulo, GeraldoAlckmin, o chefe do executivo deixouescapar que Milton Palma assumirá agestão do Convênio entre a Prefeiturae a Santa Casa.

Com saúdeMilton Palma foi titular da Secretaria deSaúde desde 2005, no início do governo

Lippi até abril de 2011, quando pediuafastamento por 90 dias e, em seguida,exoneração do cargo, alegando motivosde saúde. O afastamento ocorreu qua-tro dias depois que ele foi citado em umainvestigação da comissão especial deinquérito montada pela Câmara de Ve-readores de Sorocaba para apurar ascondições de atendimento em hospitaispsiquiátricos da cidade. Documentos dacomissão mostraram que Palma é sóciode três hospitais psiquiátricos da região.

Petista verdeA secretária municipal do Meio Ambien-te, Jussara de Lima Carvalho, é filiadaativa do Partido dos Trabalhadores. Ainformação, disponível para consultapública no site do Tribunal Superior Elei-toral (STE), aponta que Jussara é mem-bro “regular” do PT e sua filiação foi ofi-cializada em São Paulo no dia 13 demarço de 1989, há 22 anos. À frente dasecretaria, Jussara sempre disse não serfiliada em partido algum, embora a es-colha de seu nome seria fruto de umaindicação do Partido Verde de Soroca-ba.

SurpresaO candidato do PSDB ao Executivo so-rocabano será uma “surpresa para to-dos”. Sem entrar em detalhes, foi assimque o prefeito da cidade, Vitor Lippi(PSDB), falou sobre o pleito do ano quevem em entrevista à Jovem Pan, naquarta-feira (23). “Essa é uma estraté-gia que deverá ser uma ótima surpre-sa para todos. Estamos trabalhandonuma possível composição para que agente tenha a soma de todas as lide-ranças importantes”.

DescartadoE novamente Lippi deixou de citar, emsua lista de possíveis nomes, o verea-dor e líder do partido na Câmara JoséFrancisco Martinez. “Tanto o [ex-] depu-tado [Antônio Carlos] Pannunzio quantoa deputada Maria Lúcia [Amary] prezamde grande prestígio [...] e nós estamosjuntos. Eu não poderia ver um cenáriomelhor para a gente”.

OrçamentoA Câmara dos vereadores vota em se-gunda discussão, na terça-feira (29), oOrçamento Municipal do ano que vem.De acordo com o presidente da Comis-são de Economia, Hélio Gogoy (PSD), apeça orçamentária recebeu ao todo 949emendas. Sendo 459 em primeiro turnoe 490 em segundo turno. “Cerca de 80%das emendas são para entidades assis-tenciais da cidade”, comentou Godoy.

Em campanhaA última sessão ordinária do ano da Câ-mara Municipal de Sorocaba, que acon-tece no dia 15 de dezembro, prometemomentos de tensão. É que os verea-dores vão eleger a nova Mesa Diretora,para o exercício de 2012. Para a suces-são do presidente do Legislativo Mari-nho Marte (PPS), estão na disputa os ve-readores Cláudio do Sorocaba I (PR) eJosé Francisco Martinez (PSDB). Ambos

têm reforçado as conversas com os pa-res, em busca de apoio para comandar aCâmara a partir do dia 1º de janeiro.

CPI da areiaA Câmara dos vereadores aprovou naquinta-feira (24) requerimento que criauma Comissão Parlamentar de Inquéri-to (CPI) para apurar eventuais irregula-ridades na existência e funcionamentode extração de areia no município. Opedido foi feito pelo vereador CaldiniCrespo (DEM) e recebeu sete assinatu-ras. Segundo Crespo, a criação da CPIse faz necessária porque existe suspei-ta de que a empresa exploradora doporto de areia não teria todas as licen-ças de órgãos técnicos públicos e ambi-entais. As investigações deverão se es-tender pelo prazo de noventa dias.

Amary com Alckmin

O presidente do PMDB de Sorocaba epré-candidato a prefeito, Renato Ama-ry, se encontrou com o governador Ge-raldo Alckmin no domingo (20), durantea convenção do PHS que foi realizadana Assembleia Legislativa. O governa-dor, em seu discurso, citou a presençade Amary, lembrando que ele governouSorocaba por dois mandatos. O PMDBfaz parte da base de sustentação do go-verno estadual, assim como o PHS. ThaisRomão, presidente do PHS de Soroca-ba, compareceu ao evento, juntamentecom pré-candidatos a vereador pelo par-tido. Já na terça-feira (22) o presidentenacional do PSDC (Partido Social Demo-crata Cristão), José Maria Eymael, este-ve em Sorocaba visitando o escritóriodo PMDB, quando foi recebido por Ama-ry. Neste ano é a segunda vez que Ey-mael visita a cidade. A primeira foi paraanunciar o apoio oficial do PSDC à pré-candidatura Amary.

Visita

O gerente de Poder Público da CPFL, Ale-xandre Hugo esteve em visita ao Jor-

nal Ipanema e Jovem Pan na segun-da-feira (21), sendo recebido pela dire-tora Juliana Pagliato Consani.

IndenizaçãoOs hospitais psiquiátricos de Sorocaba,Salto de Pirapora e Piedade entraramcom ação indenizatória contra Lúcio Cos-ta, do Flamas, e o professor Marcos Gar-cia, da Ufscar, em função de eles te-rem dado início ao que os estabeleci-mentos classificam como “execraçãopública”. Costa e Garcia são os respon-sáveis pela divulgação, no ano passa-do, de informações que diziam ser nú-meros alarmantes de mortes nos hos-pitais. Eles mobilizaram órgãos oficiaise imprensa, denunciando supostosmaus tratos e negligência.

DesqualificaçãoNo entanto, em Sorocaba, diversasações engendradas de Costa e Gar-cia foram infrutíferas. Na Câmara Mu-nicipal, foi formada uma comissão devereadores que, ao f inal de c incomeses de trabalho, concluiu que nãohouve excesso de mortes de paci-entes, que as diárias pagas pelo SUSsão baixas e que o professor da Ufs-car se desqualificou enquanto pes-quisador. Ainda nos trabalhos da Câ-mara, o psiquiatra e legista José Ce-sar de Laurentiz afirmou que o tra-balho de Garcia não tinha qualquerbase científica.

VidenteO vereador Caldini Caldini Crespo(DEM), em entrevista na terça-feira(28), na Jovem Pan disse que o PSDBnão tem candidatos para apresentar eque o prefeito deveria prestigiar o nomede José Francisco Martinez, a quem te-ria deixado de lado. Ironicamente dis-se ainda que do jeito que está a chapatucana seria composta pelo vice-pre-feito, José Aílton Ribeiro e pelo presi-dente do partido, Benedito Carlos Pe-reira Pascoal, o Bêca, José Aílton re-bateu: “Ele [Crespo] deu agora paraser vidente”.

Estranho no ninhoEnquanto o prefeito Vitor Lippi tenta ex-plicar que o ninho tucano, cada vez me-nor, está mais aconchegante com os tu-canos unidos, a tranquilidade do ni-nho pode ser só aparente. Na falta deum tucano que defendesse o verea-dor Martinez, por exemplo, o verea-dor Crespo, em entrevista à JovemPan na terça-feira (22), fez um “de-sagravo” ao seu colega. Crespo disseque Martinez tinha sido “desqualifica-do pelo prefeito”.

MudançasDurante toda sua gestão, o prefeito Vi-tor Lippi sempre enfatizou a importân-cia do planejamento. Porém, circula ainformação que Lippi pretende extin-guir a Secretaria de Planejamento eGestão, hoje ocupada pelo vice-prefei-to José Ailton. Há quem diga que de-pois da saída de Rodrigo Moreno a se-cretaria teria perdido a importância.

Arquivo Aberto

Page 4: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA4

Galeria

Novo hospital públicoO novo hospital público de média e altacomplexidade de Sorocaba que seráconstruído pelo governo do Estado comobjetivo de desafogar a demanda doConjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)será implantado numa área de poucomais de 40 mil metros quadrados, narodovia Raposo Tavares, na altura dobairro Ipanema das Pedras. A expecta-tiva é que as obras do empreendimen-to, que deverá consumir recursos daordem de R$ 70 milhões, tenham inícioaté o final do primeiro semestre de 2012.A informação foi antecipada durante en-trevista excluiva do governador Geral-do Alckmin (PSDB) ao Jornal da Manhãda Jovem Pan na terça-feira (22) edepois anunciada durante a inauguraçãoda unidade local do Poupatempo.

SP-264As obras de duplicação da rodovia JoãoLeme dos Santos (SP-264), que liga So-rocaba a Salto de Pirapora, orçadas emR$ 87 milhões, terão início em junho de

2012. No final da semana passada foi assi-nado o contrato com o Consórcio Consul-tor, como o responsável pela elaboraçãodo projeto executivo das obras de duplica-ção junto ao Departamento de Estradas deRodagem. A informação foi dada duranteentrevista de Alckmin à Jovem Pan.

Avenida Paraná Geraldo Alckmin também destacou queas obras de recuperação das pistas daavenida Paraná, entre os quilômetros70,7 e 77,1, na região do Éden, terá ocontrato assinado já próxima semana.Depois da solenidade, o governador foitomar um café na Padaria Real, comosempre faz quando vem a Sorocaba ede lá, por celular, fez questão de ligarpara o vereador João Donizete Silvestre(PSDB), grande batalhador pela regiãodo Éden e Cajurú, para informá-lo so-bre a boa botícia.

No muroO governador Geraldo Alckmin, durante

a entrevista na Jovem Pan, foi instiga-do pelo comentarista Francisco PagliatoNeto para que revelasse quem ele esco-lheria para ser o pré-candidato tucanoem Sorocaba: a deputada estadual Ma-ria Lúcia Amary ou o ex-deputado fede-ral Antônio Carlos Pannunzio (nomesmais expressivos no momento nessa dis-puta). O governador saiu pela tangentee respondeu que cabe ao diretório localdo PSDB escolher o candidato a prefeitode Sorocaba, sem deixar de tecer forteselogios aos dois. Sobre Maria Lúcia, dis-se: “Uma ótima deputada, uma revela-ção na Assembleia”. Já sobre o ex-de-putado federal e atual diretor do Memo-rial da América Latina ressaltou: “Meu

colega de tantos anos. Foi prefeito, bomprefeito, deputado federal, belo quadro”.

FinalmenteEm seu discurso na inauguração do Pou-patempo, Vitor Lippi (PSDB) destacou aimportância de se ter um governador eum prefeito do mesmo partido. Depois,reconheceu que o governo federal(leia-se Lula-Dilma, ambos do PT) temtratado muito bem Sorocaba, trazendoobras como o Minha Casa, Minha Vida.O Poupatempo levou longos dez anospara ser construído e inaugurado, em-bora governador e prefeito sejam domesmo partido.

Voo rápido...A deputada estadual e pré-can-didata do PSDB à sucessão doprefeito Vitor Lippi (PSDB) foigentilmente convidada pelogovernador Geraldo Alckmin(PSDB) a retornar para SãoPaulo a bordo de seu helicóp-tero. Depois de elogios à de-putada durante a entrevistaexcluiva à Jovem Pan. Alck-min teria aproveitado a viagempara uma conversa justamen-te em torno do processo pré-eleitoral. Fontes do Palácio doBandeirantes não escondemque o governador quer lançara parlamentar como pré-can-didata tucana à sucessão deVitor Lippi.

Descerramento da placa

Ex-governador José Serra, governador Geraldo Alckmin e oex-deputado federal e presidente do Memorial da América

Latina, Antônio Carlos Pannunzio Discurso do prefeito Vitor Lippi

Presidente da CâmaraMarinho Marte

Deputado estadualCarlos Cezar

Deputado federal Jefferson Campos e ogovernador Geraldo Alkimin

Page 5: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A5

Page 6: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA6

Page 7: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A7

Page 8: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA8

Teylor Soares [email protected]

A Nextel promoveu uma festa naAnzuHall, na qual o Miltinho Murarofoi homenageado e entrou para oclube da Confraria Nextel por ser umempresário de sucesso na sua área.Esse foi o quarto evento no país e

a

Nextel promete novas homenagenspara o próximo ano.

Falo há algum tempo que o DJ eprodutor Joe K está arrebentando.O grupo RPM lançou um CD duplo: oprimeiro com músicas inéditas e osegundo com sete remixes dossucessos todos feitos pelo Joe. Aprimeira música de trabalho é “Doisolhos verdes” e já pode ser ouvidana Jovem Pan.

O fotógrafo sorocabano EpitácioPessoa, o Pita, ganhou o prêmioEsso na categoria Fotojornalismo.Esse é o principal prêmio dojornalismo brasileiro e o Pitaganhou com a foto onde elesurpreendeu bandidos levando umhomem amarrado. É Sorocabamostrando sua força...Parabéns!

Banda RPM e DJ Joe K

Miltinho Muraro,o confradePita ganha prêmio Esso

1

2

3

4

5

6

1 - Kadu Ramos 2 - Wilsinho Patat 3 - Heloá e Miltinho

4 - Miltinho Muraro 5 - Roberto Moreno 6 - Tati Abrão 7 - Rosana

Moreno e Heloá Arrais 8 - Rodrigo Ferro 9 - Fausto Barbero

10 - Tiago Rosa 11 - Zé Abrão 12 - Maurício Ramires

13 - Lúcia Perote e Rose

7

8

9

10

Page 9: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A9

Page 10: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA10

Page 11: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A11

Page 12: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA12

[email protected] Scapol

Este ano ocorreu a décima edição doconsagrado Bazar Natalino Pró-Ex, no IpanemaClube. Trata-se de uma iniciativa das voluntáriasda entidade, que promovem uma feira com 70diferentes expositores oferecendo produtosvariados. Todas as vendas têm um percentualrevertido para a entidade, que mantém criançascarentes. São quatro dias de muito trabalhoregado a um delicioso clima de solidariedade.

Solidariedade

Marilda Braga

Cristiane Radaic eSilvana Brait

Jullia Bolina

Andréa Kliestinec

Rivika Sanches

Marisa Fusco Rodrigues

Voluntárias da Pró-Ex

Page 13: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A13

Page 14: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA14

[email protected] Camargo

O Moinho VelhoD’Pallace Pizza Bar foi olocal escolhido para aposse da nova diretoria doSindusCon SP para otriênio 2011-2014. Mariste-la Honda (vice-presidentede Responsabilidade Social)e Antonio Carlos RibeiroAbibe (diretor da RegionalSorocaba) receberam osconvidados para umalmoço e encontro entreautoridades de Sorocaba eregião, políticos e represen-tantes de entidades empre-sariais, industriais e órgãospúblicos.

Segunda-feira (28) Luiza Hatem

Quarta-feira (30) Maria InêsPannunzio

Quarta-feira (30) Natália Vieira

Quinta-feira (01) Will Baptista

Almoço reúneautoridades emposse do SindusConSindusConSindusConSindusConSindusCon

Salão de belezaSalão de belezaSalão de belezaSalão de belezaSalão de belezacom espaço exclusivo

Fotos: Gaby Camargo Pustiglione

Fotos: Gaby Camargo Pustiglione

Antonio Carlos Ribeiro Abibe, diretorregional do SindusCon Sorocaba

Mário Tanigawa, secretáriode Desenvolvimento

Flávio Amary,diretor regional do Secovi

Cidinha Athayde e a secretária deCidadania Mazé Lima

Carlos Honda com Maristela Honda, vice-presidente de Responsabilidade Social do

SindusCon/ SP

Desfile de moda porSimone Noivas

Val Fortes

Elen Fortes

Os proprietários Wladinei e Edjani Zanardi

Na segunda-feira (28) quem completa 28 anosé o empresário Emerson Gonçalves Leonor. Nashoras vagas, gosta de motocross, tendoconquistado o titulo de bicampeão (2009 e2010), na categoria ”Todo Terreno” e esteano, com a somatória de pontos já é campeãoda categoria “MX6 de Motocross”. Emerson devereceber muitos parabéns dos amigos e familiarese da esposa e também empresária Ellen SoaresSantos Leonor.

Inaugurada a Qually Beauty Studio, salãode beleza com proposta diferenciada aocriar serviços e espaços exclusivos para

deficientes físicos e crianças. Os empresáriosWladinei e Edjani Zanardi receberam convidadospara o coquetel de inauguração que contou comdesfile de noivas e show musical.

ParabénsA jornalista e professorade Inglês Cida Haddadcomemora na segunda-feira (28), mais um aniver-sário. Receberá comcerteza muitos parabénsdos amigos e especial-mente da mãe MathildeHaddad e do irmão Jorge.

Felicidades

Page 15: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A15

C hegou a Sorocaba pelas mãos de Erica Carvalho, a loja Containeroferecendo, além de coleções de quatro grifes renomadas (Colcci, Coca-Cola, Hercovitch e Sommer) e inovadora ideia de seu criador – o empresário

André Krai, que utiliza containers reciclados com mais de 20 anos de uso, além deararas feitas de corrimão de ônibus, bancos de antigos latões, entre outras sacadasque justificam o nome (Container Ecology Store).

Erica Carvalho explicou que a escolha das marcas aconteceu depois de umaampla pesquisa de mercado, que teve como foco principal o perfil do consumidorlocal. “Escolhemos ter um número reduzido de grifes para poder trabalhar bem ascoleções de cada uma delas”, comentou.

André Krai, o idealizador e franqueador da Container comentou que a ideiasurgiu quando viu muitos containers abandonados e que na Europa, por exemplo,eles são muitas vezes utilizados como moradias. “O grande segredo foi mesmotransformar o que era sucata em algo bastante confortável, através de revestimentos,decoração moderna e utilizando o maior número de elementos sustentáveis possíveis”,disse. A franquia conta com mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil e chega aSorocaba com expectativa de grande sucesso.

A Container fica na avenida Antonio Carlos Comitre, no Campolim.

Multimarcas com conceito ecológico

Erica Carvalho Flavia Alessandra Ventura e Vicente Tucci

Patricia Ferraz Vitor Hugo e Kathleen Sabino Ricardo Maldonado

Margot Salvestrini Angel Sabino André Krai

Cristiane e Adriana Abrão Gabriel, Maria Celia, Larissa e Érica Carvalho

Meio Empresarial

Renata Moeckel

Foto

s: J

ulia

na

Mor

aes

Page 16: Ipa_641_2611

A16 A17JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011

Page 17: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA18

Page 18: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A19

Page 19: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA20

Mídia

Pedágio solidário da Vanguarda eTV Sorocaba SBT agita a cidade

O Pedágio Solidário daRádio Vanguarda e TVSorocaba (SBT) arreca-da alimentos e brin-

quedos para entidades benefi-centes. Quem participa, recebeum CD de um dos artistas quetocam na Vanguarda FM. O carropromocional da emissora percor-re diversos bairros de Sorocaba,recebendo os donativos . O can-tor Daniel esteve na Rádio Van-guarda para “apadrinhar” ainiciativa, que também conta coma colaboração de vários outros ar-tistas. Até o próximo dia 30, de-verão ser arrecadados, pelo me-nos, cinco mil itens de donativos,que podem ser um quilo de ali-mento não perecível, um litro deleite ou um brinquedo novo. O últi-mo dia do evento terá a presençade uma dupla sertaneja que tocana programação da Vanguarda.

Marcos e Belutti O cantor Daniel é padrinho da iniciativa

Divulgação

Page 20: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A21

Numa data tão enigmática, o 11-11-11, Ademir Munhoz reuniu amigose parentes, no mais refinado climapara comemorar seu aniversário. Anoite alegre se estendeu numa festaanimada, cheia de música e brindesao conceituado perito, advogado,que nas horas vagas além de bompescador, ainda se dedica àdescoberta de novas rotas, comobom harleyro que é...

Membros da Casa Kardecista Leonor

Mirrelle, oaniversariante,Bene e JorgeMonghentale

Ana Paola Moraise Ademir Munhoz

Ruth Lemos, Lucia Lossurdo, Isac, Denis eFrancine Morais, Ana Maria e Milton

Cepellos, com o aniversariante e Paola

Guyma Baddini

Festejando

Page 21: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA22

Guyma Baddini

A lV Caldeirada do Rota-ry Club Sorocaba-Leste, noLar São Vicente de Paulo, foium sucesso. A gastronomiafoi comandada por João Ta-dao Kishima. A festa teveanimação da banda Silves-trini e a renda foi para a Fun-dação Rotária e Bolsa deEstudos da Associação Inte-ligência e Poder.

Rotary promove mais uma ação social

Juraci Sanches e esposa Rita Sanches

José Antonio Fasiaben e esposa Sueli Fasiaben

João Tadao

Presidente Alfredo Alves da Costa

Page 22: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A23

Page 23: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA24

N

Corpo em Forma

Verão:corpo saudável e bonito

esta época do ano nos preocupa-mos muito com a estética, pois asroupas que usamos nos deixammais à mostra e as desagradáveisgordurinhas em excesso e celulite

aparecem com mais facilidadeExistem tratamentos que nos proporcio-

nam resultados satisfatórios em cada ses-são, reduzindo rapidamente o aspecto de cas-ca de laranja, melhorando os contornos comreduções de medidas.

Os resultados se tornam muito melhoresquando existe a preocupação da qualidadealimentar ingerida equilibrando possíveisdeficiências metabólicas para melhorar o fun-cionamento do nosso organismo, colaboran-do com melhores resultados e proporcionan-do durabilidade dos mesmos.

Gordura e celulite são inflamações quepodem ser causadas por vários fatores comoalteração hormonal, sedentarismo, estresse,noites mal dormidas, má alimentação, mácirculação, pouca ingestão de água entreoutros.

Importante entender que um fator levaráao outro, eles estão interligados; uma alte-ração hormonal pode aumentar a ansiedadee levar ao aumento de consumo de alimentos

mais calóricos, que desequilibrando a entra-da de nutrientes pode também alterar a qua-lidade do sono que irá aumentar ainda mais aansiedade, irritabilidade, inchaços, que todoeste estresse leva a um aumento de neces-sidade de nutrientes que, provavelmente, nãoestá sendo ingerido adequadamente. E as-sim consecutivamente.

A análise de sinais e sintomas, adequa-ção da alimentação e, se necessário, suple-mentação de nutrientes, de acordo com anecessidade apresentada faz a total diferen-ça, não só pela melhora estética que acabasendo uma consequência de uma grandemelhora de qualidade de vida.

A água, que é de fundamental importân-cia deve ser ingerida em média 30 ml porquilo de peso, aumento do consumo de fo-lhosos, legumes, frutas, sementes, casta-nhas, temperos antioxidantes, entre tantosoutros alimentos que a natureza nos oferecepara o nosso equilibrio faz total diferença emuma resposta estética.

A orientação nutricional deverá ser indi-vidualizada, pois cada um possui necessi-dades próprias, que devem ser avaliadas porum profissional nutricionista capacitado ob-tendo um equilíbrio metabólico adequado pro-porcionando mais saúde e beleza.

ReginaRebelles énutricionista etécnica emestética

A água, que é de fundamentalimportância deve ser ingerida em

média 30 ml por quilo de peso,aumento do consumo de folhosos,

legumes, frutas, sementes,castanhas, temperos antioxidan-tes, entre tantos outros alimentosque a natureza nos oferece para o

nosso equilibrio faz totaldiferença em uma resposta

estética

Page 24: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A25

Page 25: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA26

Universo Feminino - Renata Moeckel

Com a criatividade sustentávelTemos observado crescer, a cada dia, o número de ideias bacanas reutilizandomateriais que seriam descartados, na produção de peças muito legais. Recentementevi na internet os trabalhos dos designers do estúdio londrino Lovebulletstransformando símbolos de guerra em arte, como balas que viram pingentes paracolares ou ogivas transformadas em supercoloridas esculturas. A artista MariaBuzina utiliza velhas lonas de caminhão para fazer incríveis bolsas, a fotógrafaJuliana Moraes tem transformado em lindas guirlandas de Natal retalhos que sobramde suas reinações frente à maquina de costura. Muito legal. Transformar é umverbo que se aplica mais e mais à ideia de termos um planeta mais limpo ecolorido....

Page 26: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A27

Universo Feminino - Renata Moeckel [email protected]

Ingredientes:4 colheres (sopa) margarina light2 ovos2 colheres (sopa) de açúcar light1 ½ xícara (chá) farinha de trigo integral1 xícara (chá) de farinha de trigo branca½ xícara (chá) de farinha de aveia1 xícara (chá)de uvas passas picadas½ xícara (chá) de chocolate meio amargoem barra picado1 colher (café) de noz moscada em pó1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:1. Junte todos os ingredientes emisture bem2. Faça bolinhas e achate-as com garfo,em seguida coloque-as em assadeirauntada.3. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 a30 minutosTempo de preparo: 1 horaRendimento: 15 porçõesDica: substitua as uvas passas pordamasco ou ameixa seca (fica umadelícia também!)

CHÁ DA CATEQUESE

No próximo dia 3 de dezembro, às 15 horas, acontecerá a 11ª edição dotradicional “Chá da Catequese” da Comunidade São José do Cerrado

(Avenida General Carneiro, 824). Uma tarde de prêmios, muitos quitutes e chásaromáticos. Os convites custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos pelos

telefones (15) 3327-9171 ou 3221-3800.

Julia

na M

ora

es

Nilcéia Ravanelli

Para nosso querido Jorge Afeich que com sua doce presença e seu sorrisofranco ilumina todos os caminhos por onde passa...

Tarde ensolarada, lugar agradável e apro-veitamos a oportunidade para um café eum bom papo com Nilcéia Ravanelli, virgi-niana determinada (como é característicodo próprio signo), mas sempre de bomhumor, rindo e garantindo boas risadasaos amigos que com ela convivem. Nilcéiaestudou no Antônio Padilha, na Ose, fezfaculdade de educação física em Jundiaíe pós-graduações em técnica de bas-quete (na USP e também em Havana,Cuba) e em docência do ensino superiorna Academia de Ensino. A paixão pelobasquete começou aos 12 anos, quandotinha aulas com a professora Jane e daíem diante o esporte fez (e faz) parte de

toda a sua vida. Nilcéia atuou comotécnica de basquete nas categorias debase nos times Minercal, BCN, entreoutros e chegou à seleção brasileira.Atualmente Nilcéia trabalha no ColégioPolitécnico da Fundação Ubaldino doAmaral e também nos projetos dasirmãs e ex-jogadoras de basqueteVania e Vanira Hernandes. Hoje,atuando na área da educação Nilcéiacomenta: “O esporte agrega valores,mas a educação transforma osindivíduos”. Com média de 40 aulassemanais ministradas a crianças eadolescentes Nilcéia, nas horas vagas,não abre mão de estar com a família,com os amigos, de viajar e prestigiar,preferencialmente, eventos culturais.Tendo morado fora de Sorocaba poralguns anos, ela diz que a cidade estálinda, que a adora, mas como boaprofessora ligada ao esporte, pedemais atenção aos governantes para apolítica esportiva. Com relação aosplanos ela diz que deseja continuar naeducação contribuindo cada vez maispara a formação de verdadeiroscidadãos e reitera que, em sua opinião,para se alcançar o sucesso sãonecessários foco nos objetivos e,principalmente, disciplina. Nilcéia consi-dera a lealdade uma das principaiscaracterísticas de uma pessoa e repu-dia toda falsidade. Querida por seuslegítimos amigos, Nilcéia é tambémalguém com quem se pode contar. Oamigo e empresário Marcos Rosa, porexemplo, diz sobre ela: “É como umairmã para mim. A Nil é uma pessoamuito especial e amada”. SegundoJuliana Moraes: “A Nilcéia é autênticae de uma fidelidade incrível, além deser uma filha super presente (o que euacho muito lindo) para a alegria dedona Norma”. Dag Hernandes tambémfala sobre a Nilcéia com grande cari-nho: “A Nil é uma grande pessoa:Alegre, companheira, divertidíssima. Ésempre um grande prazer estar em suacompanhia”. E eu digo que a conheçode longa data e tenho pela Nilcéia umagrande admiração como profissionalmas também como pessoa. Foi em altoastral este nosso “café com ela”. Valeu!

... Muito menos cerveja. As mulheres preferem mesmo é o vinho tinto. Esta foi aconclusão de um estudo feito com 10.500 pessoas, em cinco diferentes países.Apesar do senso comum que dizia que as mulheres tendiam a gostar de vinhosmais leves, em especial brancos e rosados, o resultado da pesquisa não deixoudúvidas quanto à preferência feminina: 51,1% das entrevistadas apontaram ovinho tinto como sendo a bebida favorita. Em segundo lugar, bem atrás, com26,4% das respostas veio o vinho branco. Entre as mulheres com mais de 46anos, a supremacia dos tintos é ainda maior: 58% das entrevistadas apontarameste tipo de bebida como a favorita delas. A pesquisa foi feita entre março e abrilde 2011, com inglesas, alemãs, francesas, norte-americanas e chinesas de HongKong. Os rosados, tidos por muita gente como um vinho tipicamente feminino, nãoforam de todo mal. Na França, 18,1% das entrevistadas declaram preferir estetipo de vinho. Na média internacional, 16% do voto feminino foi para o vinhorosado. Outro interessante dado revelado pela pesquisa foi que 58% dasentrevistadas disseram entender tanto ou mais de vinho do que os homens. Entreas norte-americanas, a confiança no taco foi ainda maior: 67% das mulheresapostam que sabem o mesmo que eles.

Está na rede...Nem branco, nem rosado...

Prato: Cookies Light “ Chef ” : Viviane Barbo

Page 27: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA28

Page 28: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A29

RESTAURANTE

BOTEQUIM DAS PORTUGUESASEspecialidade da casa - Pratos de Bacalhau e otradicional bolinho de bacalhau. Os melhores vinhosportugueses Promoção - Almoço executivo, segundaà sexta, das 11 às 15 horas - R$ 14,90 ( opções:carne, peixe, frango e massas) Experimente tambémos deliciosos doces portugueses. Horário deFuncionamento - das 10h00 às 22h00. MercadãoCampolim - 3234-9964.

FIORENTINAMassas artesanais, carne (vários tipos). Bebidas e cartade vinhos italianos, chilenos e nacionais. PROMOÇÃO- Confraternização, com mais de 10 participantes, oaniversariante não paga. A Rotisserie funciona de segundaa sábado, domingo e feriado das 9h00 às 14h30. Terçaa sexta-feira das 9h00 às 18h00. Restaurante - quinta asábado das 19h00 às 23h00 e domingo das 11h30 às15h00. Espaço para confraternização. Rua AlmiranteBarroso, 296 - Mangal. Reservas - 3222-0799.

FRITZ RESTAURANTE E CHOPERIACasa Típica Alemã. Bebidas - Chopp, Cervejas,Cervejas Importadas. Parmegianas - sucesso emvendas. Promoção / Segunda a Sexta feira - Almoço -Pratos Executivos à partir de R$ 9,90. Funcionamento- domingo à quinta feira - das 11h00 às 24h00 / sexta esábado das 11h00 às 02h00. Avenida Juscelino K. deOliveira , 633. 3234-1386 / 3232-8419. Reservas - 3234-1386. www.fritzchopperia.com.br

VILLA MONJOLOPizzaria e Restaurante por kilo - 3,09 cada 100 gramasBebidas - Vinhos - Confidencial (Portugal), AnakenaCarmenere (Chile),Cantharus Tannat (Uruguai), TriadeMerlot (Argentino),Mistério M (Espanha), Chopps,cervejas, batidas e refrigerantes. Delivey - 3318-6533.Av. Washington Luiz, 1525 / 3318-6533.

RESTAURANTE E PIZZARIA VERGILIOPizzas e pratos a la carte. Horário de Funcionamento -de segunda a domingo à partir das 18h00. Aos sábados,domingos e feriados - almoço à partir das 11h00. Delivery- 3231-8334 / 3234-1109. Rua Com. HermelinoMatarazzo, 221. www.pizzariavergilio.com.br

PIZZA INGOU’S - DELIVERY66 tipos de pizzas. Refrigerantes 2 lts e cervejas emlatas. Horário de Funcionamento / Sorocaba - segundaà domingo das 18h00 às 23h30. (15) 3232-1919. RuaMiguel Sutil, 62 - Sorocaba. Horário de Funcionamento/ Votorantim - segunda à domingo das 18h00 às 24h00.(15) 3243-8190. Avenida Celso Miguel, 626 - Votorantim

Veja mais no sitewww.jornalipanema.com.brColuna Gastronomia e Lazer

VILA FLORINDAAmbiente agradável e charmoso - Gastronomia dequalidade. Adega climatizada e carta de vinhos commais de 200 rótulos. Promoção - Menu executivo -29,00 por pessoa completo ( entrada, prato principal esobremesa). Atualmente - Festival da Alcachofra.Cardápio diferenciado com massas artesanais, cortesde carnes especiais, frutos do mar, pizzas doces e nosfinais de semana, destaque para o galeto desossado doGaleto’s.E ainda paninis, sanduiches de forno clássicosna Itália, mais leves que o calzone tradicional, produtosda forneria do Vila Florinda. DELIVERY - pizzas - àpartir de novembro. Horário de Funcionamento da Casa- almoço - terça a domingo - 12h00 às 16h00 // jantar desegunda à sábado - à partir das 19h00. Reservas parafinais de semana - 3237-5036. Rua Fernando Silva, 50- Jardim Astro - 3237-5036 - www.vilaflorinda.com.br.

PIZZARIA

ASPÁSIA PIZZARIA E CHOPERIA45 sabores. Rua Santa Cruz, 186 – Centro. Tels:(15) 3211-1011/ 3233-3377. Atendimento desegunda a domingo, das 18:00 às 23:00.www.aspasiapizzaria.com.br.

CHOPERIAANASTÁCIA LANCHONETE E CHOPERIAMúsica ao Vivo, acompanhada de Chopp, drinks ecardápio variado. Av. Dr. Eugênio Salerno, 187.Informações - 3012-5150 // 9712-2049. Horário deFuncionamento - de 3ª à domingo à partir das 20 horas.

CHOPERIA SANTA ROSÁLIAEspecialidade da casa - Chopp Brahma e Burgman,porções, lanches, self-service / kilo 05 a 12 de outubro- Fantástica Fábrica de Brigadeiros Santa Rosália. 04 denovembro - Boteco Santa Rosália ( comidinhas de boteco,chorinho, pista de dança, chopps). Horário de Funcionamento- 18h00 às 22h30. Shopping Granja Olga - - Av. São Paulo,4525 / 3227-6369. www.santarosalia.com.br.

MANDALA CHOPERIAEleita a Especialista pela Real Academia do Chopp.Aos sábados feijoada com ingredientes separados echorinho. Horário de Funcionamento da Casa - segundaa sexta-feira à partir das 17h00 e sábados à partir das12h00 Reservas - 3339-9393 Endereço - Rua Viscondede Taunay, 60 - Vila Jardini Mais informações:www.mandalachoperia.com.br.

FRAICHE BISTRO BAREspecialidade da Casa - cebola gigante, risotos, massas,grelhados, culinária vegetariana. Bebidas - ChoppHeineken, Cachaças, Capirinhas, Refrigerantes, Sucos.Promoção - Almoço executivo à partir de 10,90. Delivery- 3346-9094. Horário de Funcionamento - Segunda àSábado - das 10h00 às 22h00 / Domingo das 10h00 às16h00. Mercadão Campolim - Rua Dr. Antonio Perez.Hernandes, 125 - Box 144 - 3346-9094. LINGUIÇARIA PAULISTAEspecialidade da Casa - Sanduiches. Bebidas - Chopp,Refrigerantes, Sucos. Horário de Funcionamento -Segunda à Sábado - 10h00 às 22h00 / Domingos eFeriados - 10h00 às 14h00. Mercadão Campolim - Rua.Dr. Antonio Perez Hernandes, 125 / 3327-1364 PADDOCKEspecialidade da casa - Paddock burguer / Hamburguer.tradicional / Cheese salada . Bebidas - Milk Shake.Delivery - 3227-5287. Horário de Funcionamento - das11h30 às 22h00. Shopping Granja Olga - Av. S.Paulo,.4525 - box 28 / 3227-5287

COMIDINHAS

FRUTOS DO MAR

VIVENDA DO CAMARÃO - Especialidade -Camarões. Esplanada Shopping - Sorocaba. Telefone:(15) 3212-4414. www.vivendadocamarao.com.br.Funciona diariamente das 11 às 22 horas.

PASTELARIA PASTELARIA YAMANAKABebidas - cervejas, chopps, refrigerantes, sucos.Promoção / Mercadão Campolim - Diariamente nacompra de 1 porção de batatas com queijo e bacon,ganhe uma long neck Skol. Toda quinta chopp emdobro. Toda sexta / Unidade Santa Rosália - Músicaao vivo - das 19h30 às 22h30. Horário deFuncionamento - Mercadão Campolim - das 10h00 às22h00 // Santa Rosália - das 16h00 às 23h00.Mercadão Campolim - Av. Antonio Perez Hernandes,125 - box 141 / 3234-9941. Santa Rosália - Av.Pereira da Silva, 1163 / 3326-0990.

COMIDA ÁRABECEDROS DO LÍBANOSão os monumentos naturais mais celebres doUniverso. Um Cedro sempre verde, representa umpovo jovem apesar de um passado cruel. Cedros doLíbano - Rua Salvador Correa, 859 - Tel. 3233-0949.Horário de funcionamento: 2ª à 6ª f. das 8 às 19h. e desábado das 9 às 14h. Faça-nos uma visita e venhasaborear nossas delícias.

COMIDINHAS ÁGUA DOCE CACHAÇARIAEspecialidade da Casa - Escondidinho de Carne SecaBebidas - Cachaças, whisky, batidas, coquetéis.Promoção - Somente para Unidade Sorocaba - ExcetoViagem - Terças e Quartas - Noite do Escondidinhocom 50% de desconto. Horário de Funcionamento -terça, quarta e quinta - das 19h00 às 23h00 / sexta esábado - das 19h00 à 01h00. Rua Octaviano Gozzano,180 - Campolim / 3232-3614. www.aguadoce.com.br.

COLUMBIA LANCHESEspecialidade da Casa - Hamburgueria. Bebidas - MilkShake, refrigerantes, cervejas, sucos. Delivery - 3231-6666. Horário de Funcionamento - diariamente das 11h30à 01h00. Av. Domingos Julio, 667 - Campolim / 3231-6666. www.columbialanches.com.br.

CATHEDRAL BAREspecialidade da Casa - Parmegiana. Bebidas -.Cervejas, Sucos, Refrigerantes. Delivery - 3232-6689.Horário de Funcionamento - Diariamente das 11h00 às24h00. Rua José Del Ben, 8 - Jardim Santa Rosália.

DELICIAS DO MILHOTudo do Milho para você. Uma parceria com a APISNATURA - Sorocaba. Bebidas - Suco de Milho, Sucode Açaí, Suco Natural, Bebidas em Geral.Especialidades - Curau, Pamonha, Bolo de MilhoCremoso, Cuscuz, Pudim de Milho, Milho cozido, Sopade Milho, Sorvetes Artesanais, Outras Comidinhas.Promoção aos sábados - Traga este anúncio e ganhe umbrinde. Aberta diariamente das 10h00 às 21h00. Av. Dr.Artur Bernardes, 357 - V. Progresso. 3233-9602.

ESFIHAS & CIAEspecialidade da casa - esfihas, fogazzas, beirutes.Bebidas- sucos , refrigerantes, cervejas. Promoção - Nacompra de 1 beirute, para consumo no local, ganhe 1 sucode laranja ou abacaxi. Horário de Funcionamento -Diariamente das 15h00 às 23h30. Delivery - 0800-7739229.Rua Aparecida , 839. 3232-1533. www.esfihasecia.com.br

COMIDA JAPONESA TENSHI SUSHIEspecialidade da Casa - Sushi e Sashimi por kilo,diariamente , das 11h30 às 14h30. Horário deFuncionamento - 11h30 às 14h30 - buffet por kilo / 18h00às 22h00 - a la carte. Mercadão Campolim - Mezanino/ Av. Dr. Antonio Perez Hernandes, 125 / 3234-9989.www.tenshi.com.br.

CANTINA ITALIANA CANTINA TUTTO BENEEspecializada em cozinha italiana. Massas - fabricaçãoprópria. Bebidas: vinhos italianos, chilenos, argentinos,nacionais e portugueses, cervejas, refrigerantes.Promoção - Terças e Quintas - rodízio de massas, commolhos brancos, vermelhos, rosados - 24,90 por pessoa.Funcionamento da Casa - Terça a Sábado - almoço das11h00 às 15h00 / Jantar à partir das 18h30. Delivery -3231-8046 / 3211-7046. Rua Aparecida, 1243 .www.cantinatuttobene.com.br

Page 29: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA30

Iprograme-seBENEFICENTEBACALHAU COM PASSAS - A Creche EspecialMaria Claro promove o evento beneficente “Bacalhaucom Natas” no próximo domingo (4). O convite custaR$ 70,00 (bebidas à parte). No cardápio: entrada, salada,bacalhau com natas e sobremesas. Informações: (15)3229-4949 ou (15) 3217-1830.CHÁ DA CATEQUESE - No próximo sábado (3), às15 horas, acontecerá a 11ª edição do tradicional “Cháda Catequese” da Comunidade São José do Cerrado(avenida General Carneiro, 824), com tarde de prêmiose muitos quitutes e chás aromáticos. Os convites custamR$ 15,00 e podem ser adquiridos pelos telefones (15)3327-9171 ou 3221-3800.

SIMPÓSIODANÇA E ECONOMIA CRIATIVA – O Sesc Sorocabapromove neste sábado (26), às 16 horas, um simpósiosobre Economia Criativa, que acontece dentro daprogramação “Dança na Pedreira”, buscando valorizaro cenário público local a partir do conceito de economiacriativa. O evento será ministrado por Ana CarlaFonseca, conferencista internacional especialista emeconomia criativa e consultora de governos e corporaçõespelo mundo e mediado por Thiago Alixandre, co-fundadordo Coletivo O¹² e artista pesquisador de dança e suascorrelações de autonomia e sustentabilidade. Informações:(15) 3332-9933.

TERCEIRA IDADE

CURSO – O curso “Mosaico - Teatro com a 3ª Idade”acontece no dia 28 (sexta-feira), às 15 horas, naBiblioteca Infantil Municipal, que fica na rua da Penha,673, no centro. Os interessados devem de inscrevergratuitamente na Central de Atendimento do SescSorocaba. Informações: (15) 3332-9933.

CARTINHA DE NATAL JOVEM PAN EIPANEMA – No próximo domingo (4) será realizadaa 6a Corrida Cartinha de Natal Jovem Pan e JornalIpanema. A largada será às 8 horas, daDecathlon (ao lado do Shopping Panorâmico).As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.aaspatletismo.com.br. A inscrição é umbrinquedo, mais a taxa de R$ 20,00. Para os sóciosda Associação de Atletismo Santi Pegoretti, o valorda inscrição é R$ 10,00. A 6a Corrida Cartinha deNatal Jovem Pan e Jornal Ipanema tem opatrocínio da Nextel, sorvete Movins, Poweradee Hermes Running. A realização é da Associaçãode Atletismo Santi Pegoretti, Jovem Pan e JornalIpanema com apoio das Prefeituras de Sorocabae Votorantim e da Decathlon.

CULINÁRIAÁRABE – Com o objetivo de divulgar a cultura e oscostumes libaneses, por meio da culinária, o Sesc Sorocabapromove na terça-feira (29), às 19 horas, uma oficina comJulieta Riscalla Madi. O evento é gratuito e acontece naBiblioteca Infantil Municipal (rua a Penha, 673 – Centro).Informações: (15) 3231-5723.

HARMONIZAÇÃO – Na quarta-feira (30) o restauranteVila Florinda promove jantar harmonizado da EnotecaFamília Giuseppe. Trata-se do Segundo Comparativoda mesma Casta, a partir das 21 horas. Na entrada:escondidinho de bacalhau com purê de mandioquinha eharmonização do espumante Adolfo Lona Brut Rosé(Brasil) e espumante Veuvé Devienne Brut (França).Primeiro prato: Tagliolini com camarões e Kinkan eharmonização Anakena Silgle Vineyard Riesling (Chile)e

CURSOSINFORMÁTICA – As unidades do Sesi de Sorocaba ede Votorantim estão oferecendo um curso gratuito deinformática e inclusão digital. As inscrições podem serfeitas na rua Duque de Caxias, 494, Mangal - Sorocabaou rua Cláudio Pinto do Nascimento, 140 – Votorantim.Informações: (15) 3388-0419 ou (15) 3353-9204.

DANÇA

SÍTIO DO PICA PAU AMARELO - Finalizando maisum ano de atividades a Academia “Patrícia Toledo”apresenta no palco da Usina Cultural “EtoreMarangone” neste sábado (3) e domingo (4), oespetáculo “Sítio do Pica Pau Amarelo”. O espetáculo,de dança e teatro, apresentará 18 coreografias nasmodalidades: Ballet, Jazz, Sapateado, Street Dance,Karatê, Dança de Salão e Dança do Ventre. Informações:(15) 3227-3932.

INFANTIL CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Neste sábado (26), aloja Contos e Pontos que fica no Mercadão Campolimpromove mais um contação de histórias, a partir das 15horas. Mais informações ou (15) 3327-0389:www.contosepontos.com.br

NATAL

BAZAR - A Casa das Mães e das Crianças deSorocaba promove no dia 10 de dezembro, das 14 às18 horas, o seu Bazar de Natal, na Praça 9 de Julho,93. Informações: (15) 3221-9892.

CORO DA FUNDEC - O Coro Infanto-Juvenil da Fundec se apresenta nasegunda-feira (28), na Sala Fundec, às20 horas. Com um repertório eclético queinclui músicas natalinas, as criançasinterpretarão canções em inglês, japonêse alemão. A regência é de Sandra ReginaCardoso Sanches. O coro seráacompanhado pela pianista Taís HelenaValim. Informações: (15) 3233-2220.

CARNATAL – Será no dia 11 de dezembro oCarnatal Mandala, das 12 às 18 horas. No cardápio:feijoada da boa e animação da Banda TeresaBaddini.

PAPAI NOEL NO CLUBE IPANEMA – Nopróximo sábado (3), O Ipanema Clube faz festapara a chegada do Papai Noel, a partir das 11horas, com muitos brinquedos, guloseimas emúsicas.

ESPECIAL

SARAU – Na próxima quarta-feira (30), às 17horas, o grupo Poesia na Brasa realiza um sarauque propõe a discussão e a reflexão sobre aperiferia. O sarau acontece na Praça Cel. FernandoPrestes – Centro.

VIVÊNCIAS – A Equipe Sp Hawks realiza nestedomingo (27) uma apresentação de patins, skate ebicicleta acompanhado pelo som de DJ’s, numapista de street, que contém obstáculos com diversosníveis de dificuldades e formatos. Durante aapresentação também será feita uma oficina pra osinteressados em aprender. O evento é gratuito eacontece na avenida Itavuvu, das 9 às 12 horas.

ESPETÁCULO

PALESTRAS

SAÚDE

Anselman Riesling (Alemanha). Prato principal: Fatiasde Prime Rib Ultra Marmorizado “TeenBeef” com arrozde chimichurri e harmonização de Punto Final EtqiuetaPreta Malbec (Renascer – Argentina) e Punto FinalEtiqueta Branca Malbec (Renascer – Argentina).Sobremesa: sorvete de cremne “Afogado” em sucode laranja e harminização Porto Branco Coroa do Rei(Portugal). Harminzação competa: R$ 138,00 + 10%taxa de serviço.

MÚSICA

BOATINHA – No dia 10 de dezembro, na Boatinhado Ipanema Clube, sob o comando do DJ Krika,grandes sucessos dos grupos New Order, Pet ShopBoys, Erasure, The Eutithymicvs, The Police,George Michael, Man at Work e Tears for Fears. O“Boatinha Quarenteen’s” terá início às 23 horas.

PUERIL – O grupo Coletivo Nonada apresentao espetáculo “Pueril”, todas as quintas-feiras,sábados e domingos (até o dia 8 de dezembro),às 20 horas, na Oficina Cultural Grande Otelo(Praça Frei Baraúna – Centro). Informações:(15) 3224-3377 ou 3232-9329.

José Alves Fogaça Neto e Newton Gomes

Julia

na M

orae

s

CONTABILIDADE - Com o objetivo de celebrar seus39 anos de atuação, a empresa de informaçõesempresarias de Sorocaba – CPA, que fica na rua IsaacPacheco, 140 - Além Ponte, promove um ciclo depalestras gratuitas e abertas a todos os interessados.No dia 7 de dezembro, das 9 às 11h30, a CPA falarásobre “Aspectos gerais sobre Escrituração Fiscal Digital- EFD do ICMS e do IPI”, com palestra do consultor daárea tributária José Alves Fogaça Neto. No dia 13 dedezembro, das 9 às 11h30, o tema será “As novasregras do Simples Nacional” e “Escrituração FiscalDigital do PIS/COFINS (EFD-PIS/COFINS)”, comapresentação do responsável pela área de Tributos daCPA, Newton Gomes. Mais informações: (15) 3219–4822 ou pelo endereço eletrônico: [email protected].

BOCA - A equipe de odontologia do Sesc Sorocabarealizará na próxima terça-feira (29), às 14 horas,atividades educativas com foco na saúde bucal, a partirda orientação sobre escovação e cuidados com a boca.Informações: (15) 3332-9933.

Page 30: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 www.jornalipanema.com.br A31

Saúde

É hereditário somente entre 5%e 10%, principalmente ascombinações de sarcoma e

câncer de mama ou de cólon eendométrio. Deve-se suspeitar decâncer hereditário: 1- em indivíduosmuito jovens, como câncer de mamaaos 35 anos; 2 - mais de um tipo decâncer numa mesma pessoa nafamília; 3 - família com três ou maispessoas com o mesmo tipo decâncer; 4 - presença de numerosospólipos intestinais, ou que removeurepetidamente; 5 - mais de trêsindivíduos na família com pólipos e 6- duas pessoas na família comtumores mais raros (melanoma,pâncreas, estômago, suprarrenal outireóide). Em geral o câncer écausado por “numerosos fatoresque se somaram, por tanto tempo,que é praticamente impossível culparapenas um”.

Alguns fatores do meio ambiente,como o cigarro ou a exposição aradiações, se mostram extremamenteimportantes para o desenvolvimentode certos tipos de neoplasias, queafetam os pulmões e a pele. Mas umfator é fundamental em praticamentetodos os tumores humanos, ou seja,a predisposição genética. Isto é, as

O câncer é hereditário

mutações sucessivas dos nossosgenes (DNA) provocadas pelasagressões do meio ambiente. Defato, os genes podem acelerar ouretardar o surgimento dos tumores,fabricando as células cancerosas. Taisgenes podem ser herdados dos pais,

predispondo as pessoas a adquiriressas modificações, como acontececom a repetição de mesmos casos decâncer numa família. Tais famílias sãoconhecidas como portadoras decâncer hereditário.

Para evidenciar as mutações

suspeitas são feitos exames de DNAnos membros da família. Nos suspeitosde gene mutante adota-se umprograma de prevenção que envolvemedicamentos, exames de imagem e,em alguns casos, até cirurgiaspreventivas. Ainda, tais famílias sãoestimuladas a mudar seus hábitos devida, como dieta, atividade física,estresse etc. Os resultados sãocompensadores, ocorrendo taxas deredução maiores que 90% emdeterminados tipos de tumores. Destaforma, os testes genéticos estão cadavez mais completos, sensíveis ebaratos, permitindo identificar umnúmero maior de indivíduo compredisposição ao câncer. Também osexames de acompanhamento eprevenção estão se tornando maiseficientes e confortáveis, aumentandoainda mais a taxa de sucesso nasfamílias com este estigma.

Professor Doutor Mário Cândidode Oliveira Gomes,

infectologista e clínico geral

??

Page 31: Ipa_641_2611

JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011www.jornalipanema.com.brA32

Prevenção

vezes é preciso falar do queparece óbvio. A Aids aindapreocupa. E as pessoas,apesar do grande volumede informação, ainda nãose cuidam como deveriam.Milhões de pessoas morre-ram por conta da doença

desde a sua descoberta, no início dos anos80. De lá para, são 30 anos de pesquisas,avanços e, claro, lutas para que haja maiorconscientização.

De acordo com Programa MunicipalDST/AIDS de Sorocaba, que considera da-dos de 1985 a 2011, a cidade registra 3.108casos de Aids, sendo 2.036 homens e 1.072mulheres. Desse total, 55% estão vivos atu-almente, o que faz Sorocaba ter cerca de1.700 casos de Aids.

Na conta dos últimos 26 anos, a faixaetária com maior incidência está entre 20 e34 anos - 1.734 casos. Em seguida vem ogrupo entre 35 e 49 anos – 971 casos. En-tre 50 e 64 anos são 177 registros. Do zeroaos 19 anos, são 94 incidências. E, por fim,pessoas infectadas com mais de 65 anos con-tabilizam 38 casos em Sorocaba.

A pesquisa realizada no município aponta,com dados parciais relativos a 2011, que osheterossexuais continuam liderando a lista, comcerca de 65% dos casos. Na sequência estãoos gays, com 23%, enquanto as drogas res-pondem por 5,8% das ocorrências.

Mais diagnósticosSegundo Maria Tereza Dib, coordena-

dora do programa DST/AIDS em Soroca-ba, o que aumentou na cidade, com certe-za, foram os números de diagnósticos. “Por-que nós estamos trabalhando mais na ofertade teste, colocando o teste mais próximo dapopulação. Então, a facilidade de testagemtem possibilidade maior número de diagnós-ticos. Mas dizer que isso demonstra que estáaumento a infecção no município, não”.

Os números apresentados em Soroca-ba podem, no entanto, ser mais altos. Ma-ria Tereza explica que a perspectiva é que0,6% da população tenha o vírus HIV. “É opercentual do estado de São Paulo, damaioria dos estados do Brasil. E hoje, nóstemos próximo de 2 mil pacientes sendoassistidos em Sorocaba”. A possiblidade,segundo a coordenadora do programamunicipal, é que cerca de 1,8 mil pessoastenham HIV e não saibam.

Falta conscientizaçãoO ponto problemático continua sendo a

falta de conscientização. Maria Tereza con-ta que o trabalho realizado na cidade temdetectado um número alto de transmissão

nos jovens decorrente do sexo desprotegi-do. Para ela, isso acontece por conta da ba-nalização da doença. “O jovem acha queisso não vai acontecer com ele. Depois, elesnão viram o início da epidemia, quando aspessoas morriam de Aids. Hoje as pessoasainda morrem, mas muito menos. E tam-bém as oportunidades que os jovens têm,tanto de uso de drogas quanto de relaciona-mento sexual”.

Maria Tereza observa que há, também,falta de comprometimento desse grupo como uso do preservativo. “Falar sobre o usocom o parceiro. Ter a necessidade de secuidar e de cuidar do outro. É isso que agente sente mais [nos jovens]”. Além disso,ela revela que muitos pensam não ser peri-goso deixar os cuidados de lado porque adoença tem tratamento. “É banalização. Atéa adrenalina de se correr risco é muito mai-or nos jovens do que nos adultos”.

De acordo com a coordenadora do Cen-tro de Apoio e Orientação Sorológico deSorocaba (COAS), Miriam Aparecida de Oli-veira, a cidade tem buscado trabalhar fortena prevenção, especialmente para os jo-vens. Além disso, o órgão tem um dos maisavançados métodos de diagnósticos. Todotrabalho é realizado no COAS e nas unida-des básicas de saúde e é gratuito. “Nós te-mos seis projetos, sendo que quatro delessão de prevenção. Nós temos, além dos tra-balhos das ONGs, que trabalham preven-ção e assistência, temos o nosso, nas uni-dades básicas, disponibilizando testes e fa-lando de prevenção”.

O trabalho das ONGsVárias organizações não governamen-

tais atuam na área em Sorocaba. Uma de-las é o Grupo de Educação à Prevenção con-tra a Aids (Gepaso), fundada nos anos 1980por Maria Lucila Magno. A advogada e ba-charel em educação física, que deixou a car-reira para se dedicar ao projeto, tem gran-de história para contar. Mas prefere falar do

presente. Ela explica que a entidade traba-lha com direitos humanos. “Eu não estoudefendendo patologia nenhuma. Eu traba-lho com cidadania, com direitos humanos”.

Com a formação de advogada, elaatua defendendo pessoas portadoras dadoença que tem os seus direitos lesados,seja em razão da doença ou não. “As pes-soas acham que quem tem a doença nãotem outros problemas. E tem. Elas se di-vorciam e têm de pagar pensão. Elas têmproblemas de herança, inventário”. Masos casos mais comuns são os de discrimi-nação contra os soropositivos. “São pes-soas discriminadas nas escolas, que sãomandadas embora do serviço [por causada doença]. Aparece discriminação no pró-prio serviço médico”. Toda defensoria ju-rídica realizada por Lucila é gratuita.

Mas a menina dos olhos mesmo é aacademia “Superar – de Bem Com a Vida”.Segundo Lucila, a iniciativa é única no Brasile tem por objetivo atender pessoas quevivem com a doença. O local conta commédica, nutricionista, fisioterapeuta e per-sonal trainners. Oitenta e duas pessoassão atendidas no local e mais 12 estãorealizando outros tratamentos para pode-rem se integrar aos outros alunos. “Te-mos todo um trabalho que não é só deexercícios, mas controla diabetes, proble-mas cardíacos, de alimentação. Sem con-tar que ajuda na autoestima, fazendo comelas se sintam bem”.

Fique SabendoComeçou na quinta-feira (24) a Cam-

panha Fique Sabendo 2011, com o objeti-vo de incentivar a realização de testes deHIV. Os exames serão realizados em 34unidades da rede municipal de saúde du-rante o período da campanha. As 30 Uni-dades Básicas de Saúde (UBSs) da cida-de oferecerão os testes de HIV de segun-da a sexta-feira, das 7 às 16h30. O Servi-ço de Assistência Municipal Especializada(SAME) oferecerá os testes das 7 as 19horas e, o Centro de Orientação e Acon-selhamento de Sorocaba (Coas), amplia-rá o horário de funcionamento para aten-der a população: de segunda a sexta-fei-ra, das 7 às 20 horas. Neste sábado (26),o Coas vai abrir especialmentepara a campanha, das 7 às 13horas. A programaçãocompleta está nojornalipanema.com.br

T.R.V.L, 22 anos, é soropo-sitivo, teve transmissão ver-tical (passada pela mãe nagravidez). Ele descobriu adoença aos 14 anos e contaque foi difícil no começo.“Meus tios, que cuidavam demim, começaram a me levarpara vários grupos de apoioda doença e eu comecei aquestionar e ai eles me con-taram. Tive uma fase que fi-quei revoltado, aprontei naescola porque a única infor-mação que eu tinha é que euia morrer. Ai o pessoal doGepaso conversou bastantecomigo e eu fui melhorando.Hoje vivo bem, namoro”.

Marluci Ap. da Silva, 50anos, foi contaminada pelomarido há 25 anos. “Ele erausuário de drogas injetáveis.De lá para cá, resolvi viver.Superar as dificuldades, a dis-criminação, passei por cima dopreconceito. Vivo como umapessoa normal, pagando meusimposto e cuidando do vírus.Conheci o trabalho do Gepasoem 1992 e achei que ia entraraqui para ajudar e acabei sen-do ajudada, foi minha salva-ção. Hoje sou coordenadorageral do Gepaso”.

Às

Veja mais no sitewww.jornalipanema.com.br

MariaLucilaMagno

Jônatas Rosa

Fot

os: J

ulia

na M

orae

s

Page 32: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B1www.jornalipanema.com.br

Parte integrante da edição 641 - 26 de novembro de 2011 - www.jornalipanema.com.br

Renata MoeckelContemporâneo

Felipe BarbosaFelipe Barbosa é o nosso contemporâneode hoje. Graduado pela Esamc Campi-nas, em Propaganda e Marketing, atual-mente Felipe é coordenador de Marke-ting do Esplanada Shopping, responden-do por todo o departamento. Felipe,

gentilmente nos atendeu para que,através da nossa coluna, pudéssemossaber um pouco mais sobre ele ealgumas de suas opiniões.

Seu dia a dia é corrido? Comoconcilia seu tempo entre trabalhoe familia?O trabalho em shopping center nunca temuma rotina, o que é muito gostoso já quesempre temos algo novo para realizar.Nos períodos das grandes campanhas odia a dia é bem agitado, mas gosto muitodo que faço e isso proporciona que otempo passe de forma tranquila. Aqui emSorocaba moro sozinho e visito minhafamília pelo menos uma vez por mês. Jáestou acostumado com essa rotina oufalta dela, afinal, já são oito anostrabalhando nesse segmento.Nas horas livres o que você maisgosta de fazer?Sou aficionado em filmes e sempre quetenho um tempo livre assisto ou procurotítulos que não assisti ainda. Quandoestou na cidade dos meus pais nãoescapo de um futebol com os amigos.Qual a maior qualidade em umapessoa? E qual o pior defeito?A naturalidade de uma pessoa acreditoque seja a melhor. E defeito acho que oegoísmo é o pior.

O que te irrita? Te estressa de ver-dade?Fofoca me irrita e má vontade meestressa demais.O que você não dispensa nunca?A companhia dos amigos. “Eu poderiasuportar, embora não sem dor, quefaltassem todos os meus amores, masenlouqueceria se me tirassem todos osmeus amigos!” (Vinicius de Moraes)Na sua visão, como está a políticano âmbito nacional?Acho que estamos em um momentobastante controverso. Temos poucose bons políticos tentando fazer adiferença sendo impedidos pela “velhaguarda” acostumada a dirigir o país,ao passo que temos um crescimentoeconômico, não por conta da políticaadotada, mas pela força dos grandesempresários e da nossa riqueza emmatéria-prima, vemos todos os diascr ises no governo por conta decorrupção. Acredito na força do Brasilem crescer mais e mais e acreditotambém na força da gente em fazerdo país um Brasil melhor.Rei por um dia num Brasil Monár-quico, que ordens você daria?Ordeno que todos sejam felizes elivres para fazer o que realmentegostam!

Como deve ser uma mulher para sercompleta?Simpática, inteligente, dona de um belosorriso e carinhosa.Quem cuida do que você veste?Por trabalhar em shopping aprendi ame vestir de uma forma melhor e hojetenho uma ajuda extra da namorada,consultora de moda.Alguma atitude que você julga cafo-na, de mal gosto mesmo?No meu ponto de vista uma pessoacafona é aquela que tem inveja. Sempretenta copiar alguém e fica sempre nomeio do caminho. Não ter personalidadeé muito cafona.Um lugar especial... Por quê?Caraiva na Bahia é um lugar especial.Lá consigo recarregar as energias, alémde ter contato com o lado mais puro doser humano.Um bom lugar para jantar...Gosto muito do restaurante Theo Medei-ros de Campinas. Minha sugestão é aPaleta de Cordeiro.Um ídolo e uma saudade...Ídolo: Ayrton Senna. Saudade: do tempode infância.O que vai no seu copo?Uma dose de ótima companhia, um dedi-nho de boa prosa, completando com apresença da minha família. Esse é odrinque!

Page 33: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B2 www.jornalipanema.com.br

Page 34: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B3www.jornalipanema.com.br

Espaço Empresarial

Neste sábado (26), Sorocaba ganhaoficialmente o lançamento doloteamento fechado Villagio Milano, naZona Oeste. “A concepção doempreendimento do Grupo Wanel Villesurpreende pela qualidade das obrassociais e de lazer”, dizem os diretores.A obra que será entregue nestesábado, às 11 horas, na avenida EliasMaluf, 3201. Os empreendedoresressaltam as características diferenciadas:“a começar pela avenida duplicada naentrada do loteamento com amploespaço de circulação de veículos até aportaria, o Villagio Milano foi projetadocom um novo conceito arquitetônico ede paisagismo. Uma fonte d’água logona chegada embeleza o local que temcomo cenário o verde do morroIpanema”. Segundo eles, “mais decinquenta por cento do loteamento jáfoi comercializado na fase de pré-lançamento” pela estrutura oferecidapelos empreendedores. As famílias queadquiriram os lotes ganharão comobenefícios do Villagio Milano um salãode festas, inclusive com os móveis queestão em exposição. Há um EspaçoGourmet integrado ao salão,possibilitando seu uso em eventos doscondôminos. “Na mesma área de lazeros moradores poderão usufruir depiscinas prontas com equipamentoscompletos de filtragem da água. Alémdessas benfeitorias exclusivasproporcionadas pela diretoria do GrupoWanel Ville, os compradores terãotambém a vantagem de receber umcampo de futebol society, umplayground e uma sala de fitnessprojetada pelo arquiteto Danilo Fellin,com paisagem da natureza viva dolocal”, ressaltam. Outro diferencialapontado pelos empreendedores é ofácil acesso ao loteamento fechadoVillagio Milano “um dos fatores que atraias famílias e visitantes”. As facilidadesde acesso também são mencionadas:“com os novos corredores da cidadecomo a avenida Mário Covas e avenidaSanta Cruz ficou ainda mais rápidochegar do centro de Sorocaba até oempreendimento. Em apenas 12minutos da avenida Afonso Vergueiropela avenida General Osório ou daavenida General Carneiro pela avenidaAmérico Figueiredo, os futurosmoradores do Villagio Milano estarãoem suas casas”. Considerado como umloteamento de padrão com diferencialde qualidade, o Villagio Milano destaca-se pelo valor comercializado compreços competitivos no mercadoimobiliário de Sorocaba e condições depagamento financiado pela própriaincorporadora. Neste sábado e domingo(27), para as famílias que foremconhecer o novo empreendimentohaverá atrativos às crianças das 9 às18 horas. “A equipe de vendas estará àdisposição para mostrar todos osdetalhes do loteamento que marcaráum novo conceito de morar emSorocaba”, finalizam.

Um novo conceito de morarLançamento do Villagio Milano

será neste sábado

Page 35: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B4 www.jornalipanema.com.br

Page 36: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B5www.jornalipanema.com.br

Renata Moeckel / Juliana Moraes

História

Fotos: Juliana Moraes

Impossível passar pela rua Cesário Mota, 338, e nãoobservar um belo sobrado com mirante. Ele foiconstruído em 1934, pelo engenheiro Pombal Rugeri,por encomenda de Alfredo Santarini, engenheiroquímico italiano. O casarão recebeu a denominaçãode "Mirante Ondina" em homenagem à sua esposa,Ondina Rolim Santarini.Alfredo Santarini nasceu em 24 de abril de 1895, emSantarcangelo di Romagna, Itália. Formou-se emEngenharia Química e defendeu tese de doutoradona cidade do Prato.Esteve inicialmente no Rio de Janeiro, Votorantim eSorocaba onde se encantou com a cidade e resolveuficar e constituir família. Logo conheceu Ondina RolimAyres, descendente de família tradicional, fundadoresde Itapetininga, estando entre seus ascendentes ocapitão-mor Sarutaiá, o Brigadeiro Tobias de Aguiar,Venâncio Ayres, Aluísio de Almeida e Lauro Rolim.Conta a história que no dia em que Santarini pediu amão em casamento à dona Ondina, começou osalicerces do casarão onde os noivos morariam no anoseguinte: O Mirante “Ondina”. Casaram-se em 16 demaio de 1936 e viveram toda a vida de casados nosobrado de cujo mirante D. Ondina ascenava para omarido nas despedidas e voltas do trabalho. Era delá também que, admirando a paisagem, D. Ondinaencontrava inspiração para pintar seus quadros.Alfredo Santarini tinha especial carinho por Sorocaba,

tendo investido bastante no ramo da construção civil,abrindo ruas, loteamentos, com toda a infraestrutura ain-da não exigida por leis. Fez doações de terrenos paraavenidas e obras públicas, como o do Palácio da Saúde.O casal Santarini teve uma única filha, Maria Luiza, quese casou e lhes deu dois netos.Alfredo Santarini faleceu aos 94 anos, tendo vivido no casarãoaté seu último dia, 22 de agosto de 1984. Dona Ondina foi entãoresidir com sua filha na grande São Paulo, sendo que esta fezquestão de continuar conservando o casarão que permaneceinalterado, desafiando o tempo e sendo testemunha não só deuma bela história de amor como da evolução urbana da cidade,segundo declarações da própria D. Ondina em 1986: "Do Miran-

te, de onde se tem umavisão panorâmica da ci-dade, presenciei o pro-gresso destaterra. Antes Sorocaba pos-suía apenas casas tér-reas e alguns sobra-dos, dos quais poucosrestaram. Do terraço,nós avistávamos áre-as totalmente descam-padas e que com opassar dos anos foramtransformando-se embairros".(Fonte: Secom)

Page 37: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B6 www.jornalipanema.com.br

Renata Moeckel / Juliana Moraes

Arquitetura da inovação

André Krai idealizador da marcano Brasil

Fotos: Juliana Moraes

Se alguém pensou: “Por que nãotive essa ideia antes... ”a respostaé meio como a historia do ovo deColombo que o quebrou paracolocá-lo em pé. Os containers quepermaneciam abandonados e semutilidade há mais de 20 anos foramvistos com olhos criativos peloempresário André Krai que osimaginou reformulados e estruturadospara que se transformassem emconfortáveis lojas de roupas eacessórios multimarcas. Hoje, afranquia “Container Ecology Store”conta com mais de 50 lojas emtodo Brasil. Além da inovação emtermos de estrutura, a marcasegue a linha do correto“reaproveitável”, com ararasfeitas de corrimão de ônibus,bancos feitos de latões e por aivai... A empresária Érica Carvalho,por sua vez, resolveu trazer àSorocaba a franquia que, além doque oferece em termos de produtos,da também um charme especial aavenida em que se situa e causaaquele saudável gostinho de estarcontribuindo com o meio ambiente.

Page 38: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B7www.jornalipanema.com.br

Renata Moeckel / Juliana Moraes

É chegado o momento dos preparativos e enfeites natalinos e, com certeza, ailuminação colorida e especial é parte integrante desse cenário. Porém, sãonecessários alguns cuidados para que não ocorram problemas e para que não secorra o risco de acidentes.

Conforme explicou Alexandre Hugo,gerente de poder público da CPFL, épreciso que se verifique a procedênciade equipamentos e lâmpadas aocomprar. “Não olhem exclusivamente aquestão do preço, mas a qualidade doproduto, testem esses equipamentosantes de fazer qualquer instalação poisse for de qualidade duvidosa um podegerar um curto circuito e até acidentes

graves. Mesmo uma lâmpada depotência pode gerar um choque elétricoe até um acidente mais grave”.Importante é não sobrecarregar os “Ts”,os famosos “Benjamins”. “A CPFL pedepara evitá-los ou usá-los de formamoderada e sempre de forma compatívelcoma rede que se tem internamente”.Se você tem uma tomada que já recebea uma potência grande como uma

geladeira, um forno de microondas, evitecolocar um T para não sobrecarregar, poisàs vezes um pequeno equipamento comoas lâmpadas de natal pode ser o suficientepara gerar um curto circuito e até umincêndio”, destacou Alexandre Hugo.Em relação aos enfeites de natal na áreaexterna, há a questão as chuvas, da áreamolhada, e é importante o cuidado paraque esses cabos não fiquem expostos,no sentido de ficarem desprotegidos.“Nestes casos é necessário fazer oisolamento de forma correta, com fitasisolantes. Dependendo do tipo doequipamento, como aqueles com motorespara fazer mexer o enfeite, é necessáriotambém o aterramento (fio terra)”,explicou Alexandre.O gerente da CPF destaca ainda que oconsumo está atrelado ao tempo deutilização e à potência da lâmpada eacrescenta “a iluminação de Natal é muitobonita desde que seja no horárioadequado e por um período. Tem muitagente que deixa o equipamento ligado24 horas e isso é desnecessário. Aspessoas têm que levar em consideraçãoque haverá um aumento do consumo,por tratar-se de equipamentos que elanão utilizava e vai passar a gastar umacerta quantia de energia por aqueleperíodo. Volto a dizer que o adequado é

que as pessoas comprem equipamentoscom procedência e observem suaspotências, porque o importante é ocaráter da iluminação natalina e não queaquele equipamento tenha que ter umbrilho maior que o de uma lâmpadacomum numa residência.Nossa maior preocupação é relacionadaà segurança mas percebemos que aspessoas querem fazer um projeto melhordo que o ano interior mas muitas vezeso exagero pode ser perigoso”, concluiu.

Alexandre HugoGerente de Poder

Público da CPFL Piratininga

Juliana Moraes

Continua

Page 39: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B8 www.jornalipanema.com.br

Renata Moeckel / Juliana Moraes

De acordo com o cabo Valdinei Falco, do Corpode Bombeiros na aquisição de um enfeite de Natalcom lâmpadas verifique a voltagem que ele utiliza eleia as instruções. Para efetuar a troca de lâmpadasdesligue da tomada. Faça a troca de lâmpadas quei-madas, várias lâmpadas queimadas em um mesmofio pode causar super-aquecimento e incêndios. Natroca de lâmpadas segure na parte plástica do soque-

te e na lâmpada.Quanto aos choques elétricos, ao

realizar a instalação dos enfeites na-talinos, principalmente no que se refe-re àqueles que usam energia deve-seobservar se não há partes do fio de-sencapado, fios partidos, lâmpadassoltas ou com mau contato.

Ao desligar os enfeites não puxeda tomada pelo fio, desligue seguran-do pelo pluque. Evite ligar e desligarenfeites que usam energia estandodescalço, ou com a mão molhada, por-que tanto o corpo humano quanto aágua são condutores de eletricidade econsequentemente você receberá ochoque elétrico.

Nunca peça e não permita que umacriança ligue ou desligue esses enfei-tes, pois pela falta de experiência po-dem ser vítimas dos choques.

É importante ressaltar, que outrotipo de incidente que um enfeite denatal pode causar são os incêndios.As árvores de Natal são feitas de materiais inflamá-veis, plásticos tais como: o poliestireno, polipropile-no ou polietileno, e este risco aumenta quando estãoenfeitadas com lâmpadas. E outras que são produzi-das artesanalmente de materiais recicláveis.

Isso pode acontecer quando a instalação é malfeita ou quando os materiais elétricos apresentamdefeitos. Sendo assim não faça improvisações elétri-cas, não emende cordões de fios com lâmpadas paraenfeitar a árvore.

Redobre a atenção com enfeites cujos fios ficamexpostos ao tempo (chuva e sol), esses tendem aressecar com mais facilidade. Com isso podem partire causar pequenas fissuras, o problema é que ondeocorre a fissura fica uma fuga para a energia, a qual

poderá causar choques elé-tricos ou incêndio.

Fique atento aos enfei-tes elétricos que ficam emcontato com metais comopor exemplo; grades de por-tão e grades de sacadas decasas e apartamentos. Pois,os metais conduzem eletri-cidade e se houver parte dofio que esteja desencapadocausará choque e incêndios.

Nas ligações não abu-se dos benjamins ou tam-bém conhecidos como “T”,não são anti-chamas e casoocorra um superaquecimen-to provocará curto-circuito.Para ligar o enfeite que usaenergia dê preferência aosfiltros de linha ou estabiliza-dores, eles possuem fusí-veis, e na queda ou sobre-carga de energia, ou mes-

mo na queda de um raio ocorre à queima do fusível oudo equipamento, no entanto, evita a queima do enfei-te natalino e um possível incêndio.

Finalizando é interessante também, orientar aspessoas para que os enfeites que ficam dentro da resi-dência devem ser desligados quando a família for dor-mir, ou se ausentar da residência. Evite deixar enfeitesalimentados pela energia ligados a noite toda. Agindopreventivamente e sendo cauteloso o morador evitaráum possível incêndio em seu imóvel.

Além da beleza, variedade e modernidade compremateriais de boa qualidade, de procedência preferen-cialmente àqueles com selo de garantia do Imetro.

São cuidados simples e que se seguidos evitamdissabores na festa do Natal e fim de ano.

Cabo PM Falco emum dos cursos

ministrados peloCorpo de Bombeiros

Bombeiro educador dá dicas desegurança para iluminação natalina

Page 40: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B9www.jornalipanema.com.br

Page 41: Ipa_641_2611

B10 B11NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - de 26 de novembro de 2009

Page 42: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B12 www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Turismo

Paris:“cidade luz” que encanta

ara quem busca um destino romântico,Paris é a indicação de Igor Caldini,proprietário da Costa Turismo. A “cidadeluz” tem paisagens inesquecíveis comoa Torre Eiffel, Arco do Triunfo, e o Louvre.De acordo com Caldini, os turistas ficam

ansiosos pela principal atração, que é a Torre Eiffel.Dos seus 320 metros é possível observar os jardinsdo Champs de Mars (Campo de Marte), o ArcoTriunfo e ainda ter uma visão inesquecível do RioSena. Outra dica de passeio é o Jardins des Tuileries,cheio de campos floridos e uma enorme rodagigante. Na avenida Champs-Elysées, ou Campos

Elísios, a sugestão é visitar o Arco do Trinfo e oobelisco da Praça da Corcórdia. A avenida é umaatração à parte com restaurantes, lojas de luxo ehotéis. Para quem se interessa por artes e cultura,Paris tem muitas opções. Caldini comenta que oLouvre, é encantador com seu acervo de obras dearte, assim como o Museu Picasso e o D’Orsay,este com obras de Monet, Van Gogh, Renoir.

Depois de tantos passeios românticos e culturais,nada melhor do que um bom bate-papo nos cafése galerias, todos muito charmosos.

As compras são outras atrações que nãopodem ser esquecidas pelos turistas, que nãoresistem às grifes famosas lojas da Chanel, NinaRicci, Christian Dior, Cartier e Hermés.

PCida Haddad

Page 43: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B13www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Turismo

Beleza das Cataratas é destaque em

Foz do Iguaçu

Cida Haddad

ara quem já planeja asférias, Foz do Iguaçu éuma boa opção, garanteCarlucho Bramante, daMonções Turismo. O local

encanta com as Cataratas do Iguaçu,com 275 quedas d’água.Bramante comenta que muitas são asatrações e destaca a beleza do Parquedas Aves Foz Tropicana, com diversida-de de espécies brasileiras e de outrospaíses.

O Parque Nacional do Iguaçu é consi-derado um dos melhores lugares para seaventurar. Lá está o Campo de DesafiosCânion Iguaçu, onde é possível fazer ar-vorismo, rapel e rafting.

As Cataratas do Iguaçu podem ser ad-miradas tanto do lado brasileiro do ParqueNacional do Iguaçu quanto do argentino.Possui aproximadamente 150 milhões deanos e 275 quedas d’água isoladas.

PBramante cita ainda o Ecomuseu, o

primeiro museu ecológico da AméricaLatina, onde há exposições permanen-tes sobre a história do Oeste do Paraná,estudos geológicos e arqueológicos, e ex-posições sobre a Hidrelétrica de Itaipu.

A Central Hidrelétrica de Itaipu é umprojeto criado pelo Brasil e Paraguai, con-siderada “A Obra do Século’’ e uma dassete maravilhas do mundo moderno porsua dimensão.

Foz do Iguaçu reserva ainda belos pas-seios por lugares como a Igreja Matriz, aMesquita Muçulmana, criada pela comu-nidade islâmica do município e o TemploBudista.

Outro passeio recomendado por Car-lucho é o Marco das Três Fronteiras, sím-bolo que delimita as cidades de Foz doIguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai)e Puerto Iguazú (Argentina) e representaa igualdade, respeito e complementoentre as três nações.

Page 44: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B14 www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Turismo

está entre os destaques de CuritibaJardim Botânico

Cida Haddad

Quem busca um belo lugar para passearcom a família no Brasil não pode deixar deconhecer é Curitiba, a capital paranaense.

De acordo com Karine Sugui Manfredi, ge-rente da Sempre Viagens Turismo, como prin-cipal atração está o Jardim Botânico, cons-truído com inspiração nos jardins franceses.Segundo Karine, chama a atenção a estufametálica, com diversas espécies de flora.

Outro ponto citado por Karine é a Óperade Arame, projetado em estrutura tubular e

teto de vidro, onde são realizados espetácu-los. Ao redor há lagos, cascatas e muito verde.

Vale a pena ainda conhecer a Torre Pano-râmica, situada no ponto mais alto da cidade eque abriga o Museu do Telefone.

Há ainda o Bosque Alemão, onde há a répli-ca de uma antiga igreja de madeira situada nobairro Seminário, a Torre dos Filósofos e a Pra-ça da Poesia Germânica.

Entre os parques, Karine indica o Barigüi,onde é possível ver bem de perto gambás, gar-ças, preás e muitos outros. O Museu OscarNiemeyer também é lembrado por Karine.

Page 45: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B15www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Festas

Natal que é Nataltem que ter presépio

Entre os itens que não podem faltarna decoração de Natal de muitasresidências estão os presépios eas sagradas famílias, destaca

Marinho Guariglia, proprietário da VemarBazar e Spasso Vemar.

Guariglia conta que resolveu inovarem materiais diferenciados neste ano,para poder proporcionar aosconsumidores opções diferentes, alémdos enfeites tradicionais. Entre osmateriais utilizados para a fabricação dospresépios estão resina, gesso, papelmachê, plástico, acrílico e porcelana.

Como diferenciais nas lojas hápresépios grandes para chão ecoloridos. Guariglia cita ainda queprocurou investir em peças defabricação italiana, que chamam aatenção e deixam os ambientes maisalegres. Outro item muito procurado sãoas imagens de Menino Jesus.

Guariglia conta que começou apreparar as lojas para o Natal em outubro.

Cida Haddad

Foto

s: Julia

na M

ora

es

Page 46: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B16 www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Festas

Produtos de decoração deNatal chegam antes às lojas

Entre o final do mês de outubro ecomeço deste mês de novembro,muitas lojas em Sorocaba jáofereciam produtos para a

decoração de Natal e os sorocabanosnão estão deixando as compras para aúltima hora.

Na opinião de Lilian Bertin, proprietá-ria da Maison Bertin, quando ao assuntoé decoração de Natal, os clientes espe-ram com ansiedade para conferir as no-vidades do mercado. “Foi o tempo quecomeçávamos em dezembro (a trabalharcom os artigos de decoração); nos últi-mos dois anos, a partir de 10 de novem-bro já temos que estar abastecidos parao Natal”, afirma.

Segundo Lilian, o tradicional verme-lho e verde não cai de moda. “Já houvea época da oncinha, mas creio que overmelho, verde e dourado, este ano,ainda predominam”, comenta.

Lilian diz que como trabalha com omercado de luxo, ela percebe que osclientes compram peças versáteis, quepodem ser utilizadas ao longo do ano.“Nesse contexto de versatilidade estãoos castiçais, peças de decoração emvermelho, louças com detalhes verme-lho ou verde que podem compor umabela mesa de Natal, enfim, são peçasque não comprometem. Acho que omenos é mais, a elegância está em sa-ber compor as peças sem deixar a casaparecida com a casa do Papai Noel”, diz.

Page 47: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B17www.jornalipanema.com.br

Rotary em Comunicação

GilbertoCarvalho de

OliveiraGovernador

2005-06Distrito 4.620

do RotaryInternational

[email protected]

O Rotary e oPrograma Pólio Plus

Segundo o Rotary International e seusparceiros, estamos às vésperas da erra-dicação da poliomielite em todo o mun-do. O site do Rotary International(www.rotary.org) publicou, recentemente,informações sobre o Programa Pólio Plus,que transcrevemos abaixo:

“Quando o Rotary lançou o ProgramaPólio Plus em 1985, o ‘plus’ sinalizava acrença de que os esforços de erradicaçãoda pólio aumentariam as imunizações con-tra cinco outras doenças prevalentes nainfância: sarampo, difteria, coqueluche etétano. Com o tempo, a lista de benefíci-os cresceu.

As campanhas de imunização contraa pólio criaram uma avenida para ou-tros tipos de intervenções para salvarvidas, como distribuição de suplemen-tos de vitamina A. Novos equipamentospara transporte e armazenamento devacinas fizeram com que o combate adoenças infecciosas em áreas em desen-volvimento ficasse mais fácil.

A enorme rede de laboratórios eclínicas encarregados de identificar novoscasos de poliomielite começou a monito-rar a propagação de outros vírus e tam-bém a Iniciativa Global de Erradicaçãoda Pólio, que o Rotary ajudou a criar, eque ganhou destaque internacional comoum modelo para parcerias público-priva-das para resolver questões mundiais desaúde.

O ‘plus’ em Pólio Plus significa que osrotarianos estão fazendo mais do que im-pedir a disseminação da pólio nos últi-mos quatro países em que é endêmica;eles estão construindo um legado de in-fraestrutura e parcerias que apoiarão aluta contra doenças infecciosas muito tem-po depois que a pólio se for.

“A cadeia fria”O transporte de vacinas para áreas

em desenvolvimento não é uma tarefafácil. A partir do momento em que dei-xam o fabricante até atingirem os desti-natários, as vacinas devem ser mantidasentre 2 e 8 graus Celsius (embora algu-mas possam ser congeladas entre -9 e -31 graus). A variação de até mesmo al-guns graus poderia estragar um carrega-mento inteiro, deixando crianças sem aproteção que necessitam.

A ”cadeia fria”, criada para distribuir va-cinas contra poliomielite tem sido utiliza-da para o transporte de outras vacinascomo sarampo, tétano e difteria. Estima-se que um terço da capacidade da cadeiafria na África Subsaariana foi implemen-tada para apoiar a erradicação da pólio”.

Espaço Empresarial

A Azul Linhas Aereas realizou, noaeroporto Internacional de Viracoposem Campinas, o primeiro voo dedemonstração da sua recém adquiridaaeronave ATR 72-600. Trata-se damais nova geração do modelo desteequipamento. A Azul é a segundaempresa no mundo e a primeira daAmérica Latina a receber o maismoderno turboélice disponível nomercado. Além disso, a companhiaconquistou mais um marco na históriada aviação doméstica brasileira, já queé a primeira companhia aérea a trazeresse modelo ao país. O ATR72-600operará os seguintes destinos, saindode Campinas: Araçatuba, São José doRio Preto, Presidente Prudente, Marília,Uberaba, Ribeirão Preto, Juiz de Fora,Maringá e Joinville. Como convidadaespecial, a Monções Turismo foirepresentada por sua executiva decontas do Business Travel, Ana LauraDiniz, que participou do voo local dedemonstração que teve duração de 40minutos e no qual a Azul apresentoudetalhes da aeronave. O evento teveainda a presença de vários convidadosilustres, imprensa nacional, agentes deviagens e do presidente executivo daAzul - Pedro Janot. A Monções Turismoé uma parceira estratégica da AzulLinhas Aéreas na região, sendofranqueada da Azul Cargo emSorocaba e também da Azul Viagens,com inauguração prevista de duaslojas ainda este ano.

Nova lojaNa terça-feira (22), a TodeschiniSorocaba reinaugurou a sua loja, naavenida Barão de Tatuí, 1166, Vergueiro.Além das novidades, com ambientesmodernos e projetados, os convidadospuderam conhecer a coleção Vida, comdesenhos e formas da natureza.

Voo inaugural

O escritório de advocacia sorocabanoCamargo Silva, Dias de SouzaAdvogados novamente foi classificadoentre os dez maiores e mais admiradosdo estado de São Paulo, segundo apublicação “Análise 500 – Anuário 2011”,que avalia vários setores da economiae mapeia as bancas e profissionais demaior destaque.

Entre os melhores

O advogado Gustavo Dias de Souza

OS2 C

om

unicação

Page 48: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B18 www.jornalipanema.com.br

Fui

reflexão na ÍndiaCultura diversa e Transporte:

O transporte mais usual na Índia paraos turistas é o rikshaw, os famosostuc-tuc. É uma aventura todo o trân-sito desse país. No início fui tomadapor uma certa tensão, pois sempreparece que vai acontecer um aciden-te, mas depois você fica relaxada,pois nunca acontecem acidentes.

O que levar na mala?As mulheres devem sempre andarcom roupas mais largas para não cha-mar a atenção dos homens indianos.É muito comum eles cercarem umamulher que está com um traje maismarcante. Não serão indelicados enem violentos, mas você criará umasituação sem necessidade. Em ge-ral, deve-se levar pouca roupa, poisvocê pode comprar por lá e se sentirmais indiana...Deve-se levar também na mala, arti-gos pessoais de toilet e medicamen-tos para emergências, como um des-conforto intestinal, muito comum deacontecer na Índia.

O que não pode deixar de se fazerna Índia?Conhecer os templos hinduístas, si-kistas, hare krishnas para poder com-preender um pouco das religiões tradi-cionais do país.

Qual comida característica do lu-gar ou algo que tenha provado eindique?Tudo o que vai panneer, um tipo dequeijo que eles produzem, é muitobom!! Mas tem que pedir sem pimen-ta, pois do contrário fica difícil... (ri-sos). A comida é muito barata, aliáso nosso dinheiro vale muito por lá!Se pensarmos somente na alimenta-ção durante, mais ou menos, 25 dias,300 dólares são suficientes.

Qual é o melhor período do ano para ir? Se você for para o norte e para oHimalaia, tem que ser depois dasmonções e antes do inverno, mais oumenos, do meio de setembro até me-ados de novembro.

O que aprendeu no período que este-ve por lá?Que nosso país, comparado à Índia,é primeiro mundo!! (risos). O quemais me afetou foi, realmente, a vidaprecária que a maioria dos indianoslevam e, ao mesmo tempo, a espiri-tualidade, a devoção tão estampadaem seu semblante. Isso me tocou pro-fundamente e me levou para um ca-minho interior, que me trouxe muitosmomentos de questionamentos e re-flexões! Existe algo inexplicável naÍndia, algo que te toca e te faz querervoltar o quanto antes para lá!

Diário de bordo

de Talita

ocalizada na ÁsiaMeridional, a Índiaé um país de rotascomerciais históri-cas, vastos impé-rios e o local com ademocracia mais

populosa do mundo. Rico comerci-almente e culturalmente, é uma dasgrandes economias em ascensãono mundo globalizado. Conheceresse lugar sempre foi um sonhoantigo da acupunturista, professorade yoga e farmacêutica Talita Este-ves Melaré, que decidiu realizar, esseano, uma viagem de peregrinaçãopelo norte da Índia, durante umasemana, com o intuito de conheceras cidades sagradas do Himalaia deKedarnath, Badrinath e Rudrapraiag.Obviamente, essa viagem se esten-deu em relação aos dias e locais.

Sua aventura começa no Himalaia: “É im-perdível a viagem de jipe p vislumbrando apaisagem e a energia desse local”, conta Ta-lita que também teve a oportunidade de so-brevoar o local de helicóptero.

Rio Ganges

Navegar pelo Rio Ganges é uma expe-riência estranha aos estrangeiros coma visão dos crematórios ao longo desserio em que é comum ver os indianos sebanharem. Talita explica que esse rio“é muito sujo em alguns locais devidoaos inúmeros corpos lá jogados. Atual-mente, o governo criou um crematórioa gás que se tornou acessível a todapopulação e, por isso, os corpos dosmenos abastados não são mais joga-dos ao rio. O povo indiano tem uma

crença interessante: eles acham que semorrerem em Varanasi se libertarão daSamsara, roda das reencarnações, as-sim muitos vão para Varanasi e que-rem também ser jogados ao Gangesquando morrerem”, explica.

Taj Mahal

A visita ao Taj Mahal é algo totalmenteimperdível, na opinião de Talita, bem comoao Red Fort (casa do imperador Sha Jahan,que também construiu o Taj Mahal).

Agra, é onde está o magnífico e grandio-so Taj Mahal, túmulo que o Imperador ShaJahan construiu para sua esposa. Quandoolhamos fotos do Taj Mahal sabemos que émonumental, mas só estando lá para real-mente entender a grandiosidade desse mo-numento. As palavras faltam para explicar talobra do amor humano”!

Além dos locais de peregrinação, Ta-lita ficou hospedada em Rishikesh, noAshram do Swami Dayananda. Rishikeshé a capital mundial do Yoga. Em Rishi-kesh, é imprescindível participar da puja(cerimônia) ao deus Shiva realizada pe-las crianças, que acontece todo dia aoentardecer (na Índia tudo acontece noamanhecer, no entardecer, conforme anatureza... eles não seguem as horasdo relógio).

A receptividade, a devoção e a ale-gria do povo e o sorriso das crianças,também surpreenderam a acupuntu-rista que afirma: “Mesmo em condi-ções precárias, o estado interior dedevoção espiritual é de uma grandio-sidade inigualável”!

Entre os fatos interessantes da cul-tura local está que na Índia, os casaisnão andam de mãos dadas e nem

abraçados, no entanto os amigos homensandam abraçados e de mãos dadas. “Pudepresenciar essa cena por inúmeras vezes. Eisso não é indicativo de homossexualismo!Outra curiosidade é quando uma pessoamais nova encontra outra mais velha. A maisnova toca os pés da mais velha em atitudede reverência a toda a sabedoria que existenesta”.

“Em relação às vacas, elas realmente sãosagradas para eles e estão por todas as par-tes! O engraçado é que elas são muito pas-sivas, até quem tem medo de vacas, por lá,fica tranquilo”.

E diante de tantas novidades vividas, Ta-lita conclui: “Eu sempre quis muito estar lá,para conhecer uma cultura diferente da nossa,para estar em contato com um povo muito de-voto, por ter compartilhado dos sorrisos de inú-meras crianças, enfim, valeu a pena por ter vivi-do sensações nunca experimentadas antes”.

L

Page 49: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 B19www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Festas

tualmente no mercado, háopções de decoração de Na-tal que podem ser usadas emdiversos ambientes da casa.

Paulo Dias, da loja Konsul-free, comenta que é possível encon-trar os mais variados produtos, des-de toalhas de mesa a itens de deco-ração exclusivos, como por exem-plo guirlandas e arvores montadase decoradas de acordo com o gostodo cliente. “Os itens mais procura-dos são as luzes, árvores de Natal,Papai Noel, bolas, laços, e guirlan-das. Mas podemos notar a busca porprodutos alternativos como árvoresequipadas com sistema de ilumina-ção a led e, ao invés das tradicio-nais luzes “pisca-pisca”, já podemosoferecer equipamentos com o siste-ma de projeção a laser com anima-ções”, comenta.

Segundo ele, geralmente, a pro-cura se inicia no final no mês de ou-tubro e se intensifica na primeira se-mana de novembro.

De acordo com Dias, já faz al-gum tempo que a decoração de Na-tal deixou de ser apenas nas clássi-cas cores vermelho e verde. “A cria-tividade e a demanda por produtosdiferenciados deram abertura e lugarpara as mais variadas cores e esti-los, desde as cores mais discretas eneutras até as mais intensas como overde limão e o rosa choque.

AOpções são para todos os ambientes da casa

Page 50: Ipa_641_2611

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011B20 www.jornalipanema.com.br

Em Foco - Festas

ntre os produtos de decoração maisprocurados, segundo a gerente dalivraria Pedagógica Juliana Batistaestão os infláveis, escolhidos paradecorar residências de condomíni-

os e chácaras, por exemplo.Outros destaques citados por Juliana

são os presépios feitos à mão.Juliana conta que, neste ano, os produ-

tos de Natal se misturaram aos de Dia daCriança e Halloween, pois as pessoas jácomeçaram a pensar na decoração combastante antecedência.

Entre as cores mais procuradas estãoas tradicionais, como verde e vermelho,

Cores diferentesmas o lilás, rosa e até o preto podem servistos em enfeites como as árvores. Umitem que tem chamado a atenção dos con-sumidores é a variedade de bolas decora-tivas, com cores diferentes e detalhes comobrilhos. Até os bonecos – como o Papai Noel– estão com cores diferentes, como o azule cinza.

Echamam a atenção dos consumidores

Page 51: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011 C1www.jornalipanema.com.br

Cinema

Parte integrante da edição 641 - 26 de novembro de 2011 - www.jornalipanema.com.br

O PREÇO DO AMANHÃSala: Sorocaba 6 (Legendado, 12 anos) –segunda e terça-feira, às 15 horas, 19h30 e21h30; de quarta-feira a domingo, às 15, 17horas, 19h30 e 21h30.

AMANHECER PARTE 1Salas: Sorocaba 1 Digital (Dublado, 14 anos) –

HAPPY FEET 2Salas: Sorocaba 2 3 D(Dublado, livre) –diariamente às 14, 16, 18,20 e 22 horas.Cinespaço Villàggio 4 3D(Dublado, livre) –diariamente às 14h30,16h50, 19h10 e 21h40.

diariamente às 13h30, 16h15, 19 horas e21h30.Sorocaba 3 (Dublado, 14 anos) – segunda eterça-feira, às 16h15, 19h15 e 21h45; dequarta-feira a domingo, às 13h45, 16h15,19h15 e 21h45.Sorocaba 4 (Dublado, 14 anos) segunda e terça-feira, às 14h15, 19h45 e 22h15; de quarta-

feira a domingo, às 14h15, 16h45, 19h45 e22h15.Sorocaba 5 Digital (Dublado, 14 anos) –diariamente às 14 horas, 16h30, 19h30 e 22horas.Panorâmico 1 (Dublado, 14 anos) – diariamenteàs 14 horas, 16h30, 19 horas e 21h30.Cinespaço Villàggio 2 (Legendado, 14 anos) –

diariamente às 13h50, 16h20, 18h50 e 21h20.Cinespaço Villàggio 3 (Legendado, 14 anos) –diariamente às 14 horas, 16h30, 19 horas e21h30.

11.11.11Salas: Sorocaba 7 (Dublado, 12 anos) –diariamente às 18, 20 e 22 horas.Cinespaço Villàggio 1 (Legendado, 12 anos) –diariamente às 16 e 20 horas. * Nos dias 26 e27/11 não haverá as sessões das 16 e 20 horas.

GIGANTES DE AÇOSala: Sorocaba 8 (Dublado, 10 anos) –diariamente às 16 horas, 19h30 e 22 horas.

DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO 2Sala: Panorâmico 2 (Dublado, livre) –diariamente às 14 e 17 horas.

O FILME DOS ESPÍRITOSSalas: Panorâmico 2 (nacional, 12 anos) –diariamente às 19h30.

O PALHAÇOSalas: Cinespaço Villàggio 1 Digital (Nacional, 10anos) – diariamente às 14, 18 e 22 horas. * Nosdias 26 e 27/11 não haverá a sessão das 14 horas.

Page 52: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011C2 www.jornalipanema.com.br

CHEVROLET

FIAT

FORDACESSÓRIOS

Até o dia 3 de dezembro, o GrupoBicudo realizara mais um feirão deseminovos. São mais de 200veículos expostos, 40 com preçosabaixo da tabela FIPE. Apromoção acontece nas lojas CarExpress do Campolim, rua Sete deSetembro e na Notre Dame –Confiance, das 8 às 19 horas. Asoportunidades de financiamentotambém serão um diferencial, comtaxas a partir de 1% ao mês.

Desenvolvida para ampliar a atuaçãoda marca no segmento de médiacilindrada, a categoria 300 cc da Hondase tornou um sucesso no mercadobrasileiro. Desde o seu lançamento, em2009, até o momento, a CB 300Racumula mais de 156 mil unidadescomercializadas. E, agora, chega atodas as concessionárias Honda CaiuásMotos na versão 2012, com as novascores amarela, azul metálica evermelha. Além disso, a partir destemês, estará disponível o modelo CB300R na cor branca, em comemoraçãoaos 40 anos da Honda no Brasil.

CB 300R traz novidades

Feirão de seminovosFeirão de seminovosFeirão de seminovosFeirão de seminovosFeirão de seminovos

Até 2013, Sorocaba deverá recebermais de 500 unidades pelo programa“Minha Casa, Minha Vida”, sendo 280no Central Parque e mais 310, noWanel Ville IV, ambos empreen-dimentos da Construtora Alavanca,em parceria de vendas com a AEPatrimônio Consultores Imobiliários.Os dois lançamentos são o Reservado Bosque Ecoclub, no CentralParque e o Varanda Ville ResidencialClube, no bairro Wanel Ville IV. Osempreendimentos terão aparta-mentos de 52 m², com doisdormitórios e vaga na garagem. Aárea comum também contará complaygrounds, espaço gourmet,sauna, espaço fitness, vestiárioscomuns e para portadores denecessidades especiais, quiosque,salão de jogos, brinquedoteca,piscinas, elevadores, salão de festas,churrasqueira e estacionamento paravisitantes, além de portaria 24 horas.

Minha Casa, Minha Vida

Reserva do Bosque Ecoclub está sendoconstruída no Central Parque

Q!

Notíci

a C

om

unic

açã

o

Espaço Empresarial

Page 53: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011 C3www.jornalipanema.com.br

Page 54: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011C4 www.jornalipanema.com.br

Page 55: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011 C5www.jornalipanema.com.br

Page 56: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011C6 www.jornalipanema.com.br

Page 57: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011 C7www.jornalipanema.com.br

Page 58: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011C8 www.jornalipanema.com.br

Page 59: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011 C9www.jornalipanema.com.br

Page 60: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011C10 www.jornalipanema.com.br

Page 61: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011 C11www.jornalipanema.com.br

Ipanema Motor [email protected]

O Chevrolet Cobalt chega parasubstituir o Astra sedã. Mas aambição da GM é maior. O carro foicriado com a intenção de atrairconsumidores de um universo bemmais amplo, que vai dos compactos,passando pelos sedãs pequenos até ossedãs médios. Com o maior entreeixos da categoria, o Cobalt,curiosamente, tem um interior maioraté que o do próprio Vectra, que deulugar ao Cruze. Por R$39.980, oconsumidor leva um sedã com espaçode sobra para os ombros, pernas ejoelhos. O carro oferece ainda 18porta-objetos e o maior porta-malasda categoria, com 563 litros. Porenquanto, a única opção demotorização é o 1.4 Econoflex.

egundo o pessoal de de-sign da General Motors doBrasil, a lógica para de-senvolver um carro comum surpreendente espa-ço interno, foi pensar o

veículo de dentro para fora, tendo comonorte as pesquisas que reforçaram aimportância do espaço, capaz de colo-car o novo sedã da Chevrolet em umafaixa de segmentação mais ampla, compreço de carro compacto e oferta deespaço só encontrados em sedãs decategoria superior.

Com largura de 1.735 mm e com-primento de 4.479 mm, a impressão éde um sedã médio-grande, com aca-bamentos e desenho “clean”. Com uma linhade cintura alta, o Cobalt tem no aspecto frontalo DNA claro da marca Chevrolet, destacado pe-los faróis frontais. Na traseira, lanternas de ele-mentos duplos com detalhes cromados e apli-cação de lentes internas dão o ar de moderni-dade ao sedã.

Para a conveniência dos ocupantes, o Cobaltconta com entrada USB e fontes de energia noconsole central, que permitem uma conectivida-de incomum na categoria.

No tocante aos porta-objetos, são 18 no total.O Cobalt tem um console central com dois porta-copos mais um nicho para colocar uma garrafade até 1,5 litro. Os porta-mapas, nos painéis dasportas, são amplos. E vale lembrar que as portasdianteiras também ganharam espaço para gar-

rafas com até 1,5 litro de capacidade.

Duas opções de motorespara o mercado brasileiro

O novo Chevrolet Cobalt será equipado mun-dialmente com uma abrangente gama de mo-tores, todos de quatro cilindros, que vão de 1.3a 1.8 litros e utilizam gasolina, etanol e diesel.

No Brasil, por enquanto, a única opção é o1.4 Econo.Flex do Cobalt, motor semelhanteao que equipa os Chevrolet Agile e Montana,que tem o coletor de admissão em plástico e osistema System Zero – com o gerenciamentocontrolado por torque.

A calibração do Econo.Flex foi aprimoradapara partida a frio, que permite o acionamentodo motor em temperatura ambiente de até 8ºC, sem o auxílio da gasolina.

Mas, antes de chegar ao Chevrolet Cobalt,o 1.4 Econo.Flex recebeu uma nova geraçãodo sistema drive by wire, ou acelerador eletrô-nico, que também colaborou para respostasmais rápidas ao acelerador, menos tranco nasacelerações e desacelerações e, consequente-mente, melhor dirigibilidade.

Segundo números apresentados pela GM,O Cobalt, equipado com o 1.4 Econo.Flex eabastecido com etanol, faz de 0 a 100 km/hem 11,5 segundos e chega aos 170 km/h. Comgasolina, ele vai de 0 a 100 em 11,9 segundos

e chega também aos 170 km/h de veloci-dade máxima. Além do motor 1.4Econo.Flex, futuramente o Cobalt tambémterá o motor 1.8 Econo Flex combinado comuma transmissão automática de seis velo-cidades, outro item inédito no segmento.

Três versões de acabamentoPara o mercado brasileiro, o Cobalt che-

ga em três versões: LS, LT e LTZ, todasequipadas com o motor 1.4 Econo.Flex.Dentro da proposta de alcançar um amplode consumidores, o Cobalt também sur-preende na oferta de equipamentos.

A versão LS já sai de fábrica equipadacom ar-condicionado e direção hidráulica.Além disso, também vem com rodas de

aço aro 15 e pneus 195/65 R15 – a mesmamedida das versões intermediárias e topo delinha. Além do mostrador digital, a LS tambémoferece o desembaçador traseiro, chave do tipocanivete com abertura à distância, trava elétricadas portas e porta-malas, encosto traseiro re-batível 60/40, encostos de cabeça com regula-gem em altura e banco do motorista tambémcom regulagem de altura.

Já a versão LT, oferece tudo o que a LS teme ainda vem equipada com airbag duplo fron-tal, grade dianteira cromada, coluna de dire-ção com regulagem de altura, freios ABS comEBD, vidros elétricos nas portas dianteiras,alarme anti furto, além de pequenas dife-renças como interior em dois tons e revesti-mento dos bancos.

A LTZ, topo de linha, eleva o nível de equi-pamentos oferecidos no segmento, trazendo,além dos itens encontrados na LS e LT, rodasde liga leve, farol de neblina dianteiro, maça-netas internas e comandos do ar-condicionadocromados, barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entra-da USB, computador de bordo, espelhos retro-visores com regulagem elétrica e acionamentoelétrico para todos os vidros.

O Chevrolet Cobalt chega ao mercado bra-sileiro com a garantia de três anos sem limitede quilometragem.

SMais espaço, por menos

Page 62: Ipa_641_2611

VEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULVEÍCULOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPOS DO JORNAL IPANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA -ANEMA - 26 de novembro de 2011C12 www.jornalipanema.com.br

Page 63: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D1www.jornalipanema.com.br

Parte integrante da edição 641 - 26 de novembro de 2011 - www.jornalipanema.com.br

Page 64: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D2 www.jornalipanema.com.br

Page 65: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D3www.jornalipanema.com.br

Page 66: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D4 www.jornalipanema.com.br

Page 67: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D5www.jornalipanema.com.br

Page 68: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D6 www.jornalipanema.com.br

Page 69: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D7www.jornalipanema.com.br

Page 70: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D8 www.jornalipanema.com.br

Page 71: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D9www.jornalipanema.com.br

Page 72: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D10 www.jornalipanema.com.br

Page 73: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D11www.jornalipanema.com.br

Page 74: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D12 www.jornalipanema.com.br

Page 75: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D13www.jornalipanema.com.br

Page 76: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D14 www.jornalipanema.com.br

Page 77: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D15www.jornalipanema.com.br

Page 78: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D16 www.jornalipanema.com.br

Page 79: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D17www.jornalipanema.com.br

Page 80: Ipa_641_2611

D18 D19IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011

Page 81: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D20 www.jornalipanema.com.br

Page 82: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D21www.jornalipanema.com.br

Page 83: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D22 www.jornalipanema.com.br

Page 84: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D23www.jornalipanema.com.br

Page 85: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D24 www.jornalipanema.com.br

Page 86: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D25www.jornalipanema.com.br

Page 87: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D26 www.jornalipanema.com.br

Page 88: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D27www.jornalipanema.com.br

Page 89: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D28 www.jornalipanema.com.br

Page 90: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D29www.jornalipanema.com.br

Page 91: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D30 www.jornalipanema.com.br

Page 92: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D31www.jornalipanema.com.br

Page 93: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D32 www.jornalipanema.com.br

APARTAMENTOS ALUGAM-SE

APARTAMENTOS VENDEM-SE

CASAS VENDEM-SE

CHÁCARAS, SÍTIOS E FAZENDAS

COMERCIAIS ALUGAM-SE

TERRENOS

Page 94: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D33www.jornalipanema.com.br

Page 95: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D34 www.jornalipanema.com.br

Page 96: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011 D35www.jornalipanema.com.br

Page 97: Ipa_641_2611

IMÓVEIS DO JORNAL IPANEMA - 26 de novembro de 2011D36 www.jornalipanema.com.br