jornal 30/01/2013

16
DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00 FOLHA DO ES OPINATIVO - ANALÍTICO - INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2013 ANO XV - N° 413334 O serviço estará dis- ponível dentro do site eletrônico do Tribu- nal de Justiça do Es- tado do Estado do Espírito Santo (www. tjes.jus.br) e segundo o corregedor Carlos Henrique Amaral, a medida destina-se, exclusivamente, às petições iniciais e às petições de juntada. Pág 06 Aberta justiça digital JR Celebrity Pag. 09 Pag. 15 Polícia O Conselho Nacional de Trânsito publicou resolução que endure a fiscalização Pág05 Em exames de sangue nenhuma quantidade de álcool será tolerada A Petrobras Distri- buidora realizará pro- cesso seletivo público para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reser- va. Estão previstas 44 vagas para nível mé- dio e o prazo para as inscrições segue até 21/02 de 2013. Pág 11 Concursos Policiais militares do 9° Batalhão, nesta segunda- -feira (28), prende- ram duas pessoas com mandado de prisão em aberto e recuperaram dois veículos com restrições de furto ou roubo. Paris Hilton está caindo de amores pelo namorado, River Viiperi. A socia- lite, que tem regis- trado momentos dos dois juntos e com- partilhado com os fãs no Instagram. Os candidatos que estão participando do processo seleti- vo 03/2012 come- çaram a ser convo- cados e a lista pode conferida na página oficial da prefeitura. Pág08 Educação con- voca aprovados Após um primeiro tempo com certo do- mínio alvianil, mas com oportunidades para os dois lados, a segunda etapa reser- vou os gols da parti- da. Marcelo Pelé mar- cou para o Alvinegro de Cachoeiro e Léo Breno empatou para o Alvianil. Pág 07 Estrela pega o campeão Lei Seca mais rígida entra em vigor no país Imagem Ilustrativa

Upload: folha-do-esanto

Post on 18-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição 433334

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 30/01/2013

DIRETOR DE REDAÇÃO: JACKSON RANGEL VIEIRA CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES - R$1,00

FOLHA DO ES OPINATIVO-ANALÍTICO-INVESTIGATIVO WWW.FOLHADOES.COM

QUARTA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2013ANO XV - N° 413334

O serviço estará dis-ponível dentro do site eletrônico do Tribu-nal de Justiça do Es-tado do Estado do Espírito Santo (www.tjes.jus.br) e segundo o corregedor Carlos Henrique Amaral, a medida destina-se, exclusivamente, às petições iniciais e às petições de juntada.Pág 06

Aberta justiça digital

JR Celebrity

Pag. 09

Pag. 15

Polícia

O Conselho Nacional de Trânsito publicou resolução que endure a fiscalização Pág 05

Em exames de sangue nenhuma quantidade de álcool será tolerada

A Petrobras Distri-buidora realizará pro-cesso seletivo público para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reser-va. Estão previstas 44 vagas para nível mé-dio e o prazo para as inscrições segue até 21/02 de 2013. Pág 11

Concursos

Policiais militares do 9° Batalhão, nesta segunda--feira (28), prende-ram duas pessoas com mandado de prisão em aberto e recuperaram dois veículos com restrições de furto ou roubo.

Paris Hilton está caindo de amores pelo namorado,

River Viiperi. A socia-lite, que tem regis-

trado momentos dos dois juntos e com-partilhado com os fãs no Instagram.

Os candidatos que estão participando do processo seleti-vo 03/2012 come-çaram a ser convo-cados e a lista pode conferida na página oficial da prefeitura. Pág 08

Educação con-voca aprovados

Após um primeiro tempo com certo do-mínio alvianil, mas com oportunidades para os dois lados, a segunda etapa reser-vou os gols da parti-da. Marcelo Pelé mar-cou para o Alvinegro de Cachoeiro e Léo Breno empatou para o Alvianil.Pág 07

Estrela pega o campeão

Lei Seca mais rígida entra em vigor no paísImagem Ilustrativa

Page 2: Jornal 30/01/2013

02 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 www.folhadoes.com

[email protected]

[email protected]

Charge

Espaço BíblicoRev. Dr. Caruso Godinho

Capelão do H.E.C.I.

A riqueza quando vem das mãos de Deus é um dom tre-mendo que proporciona o prazer e alegria com a bên-ção e aprovação do Senhor. Todavia é necessário usá-la com sabedoria e prudência e sempre para o bem, ja-mais para o mal.

Jesus nos legou a famo-sa parábola dos dois fun-damentos, veja Mateus 7:24-27. O homem insensa-to edifica sua casa sobre a areia e o homem prudente a edifica sobre a rocha. A pri-meira veio a cair e foi gran-de a sua queda e a segun-da, edificada sobre a rocha, permaneceu firme, inabalá-vel abrigando a família com toda a segurança.

Dinheiro mal adquirido!Qual a herança de cará-

ter deixada pelos corruptos

para seus descendentes e perante a sociedade?

O Senhor Jesus aconselha: “Não acumuleis para vós ou-tros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões es-cavam e roubam; mas ajun-tai para vós outros, tesou-ros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde la-drões não escavam nem rou-bam”. (Mateus 6:19-20) São sábias as palavras do após-tolo Paulo ao escrever: “Ten-do sustento e com que nos vestir, estejamos conten-tes”. (1ª Tim. 6:8) Deus re-quer de nós fidelidade e Ele nos abençoará sobremanei-ra segundo a sua Santa von-tade. Nada nos faltará!

Rev. Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E .C . I .

“Os tesouros da impiedade nada aproveitam; mas a justiça livra da morte”.

Provérbios 10:2

Dinheiro mal adquirido

Oséias, 6:3 Co-nheçamos e p ross igamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vin-da é certa; e ele descerá so-bre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a ter-ra // Vereador Braz Zagotto em Marataízes pintan-do sua casa // O edil não espera, ele é um faz tudo // Belo exemplo // Professor Sérgio Fran-co no final de semana em Marataízes // O ca-choeirense radicado no Rio é uma das referên-cias nacionais em or-topedia e traumatologia // Constantes agressões ao Meio Ambiente no litoral // Ônibus para as praias trafegando com passageiros além da capacidade // Parecen-do "sardinha em lata" // Quem tem que fis-calizar? // Governador-Casagrande tomou co-nhecimento do voto de Fabrício de Zumbi pa-raeleição do Presidente // Não gostou // Vereado-res do PTB aceitando Secretarias podem ser expulsos do partido // Com as chuvas ago-ra safrado conilon pode bater recorde // Bom para a economia do sul do ES // O Capaac-pronto atendimento psi-quiátrico no IBC pode receber premio pela or-ganizaçãoe limpeza // Antônio Cezar Ferreira o "Zuca" diretor está de parabéns // A PMCI está como aquela Escola de Samba: "Vai-Vai" // Vai organizaro trânsito na cidade daqui há quatro anos // E tome engarra-famentos // A população que se dane // A eleição já acabou // Salmos, 5:12 Pois tu, Senhor, abenço-as o justo e, como es-cudo, o cercas da tua benevolência // A.W.

Desfolhando

O Ideb das escolas particulares Francisca Paris - Pedagoga

Artigo

A divulgação do mais re-cente Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica (Ideb) traz sempre informa-ções relevantes para os ges-tores da rede pública. Mas não só para a rede pública: há também uma amostra da rede particular a cujos dados os gestores costumam dar pouca importância, contentando-se em constatar que o desempe-nho médio das escolas priva-das é superior ao das públicas. Contudo, um gestor prudente

pensa no médio e longo pra-zo, precisando analisar com cuidado todas as informações sobre o ambiente em que atua – ou ficará sob o risco de sur-presas com a mudança paula-tina de cenário.

No relatório do Ideb há muitas informações interes-santes, mas podemos nos res-tringir, no espaço deste ar-tigo, a um olhar mais global sobre o desempenho da rede privada. O Ideb diz que as es-colas particulares não alcan-çaram a meta para 2011 no Ensino Fundamental I (nota

6,5, contra meta de 6,6), no Ensino Fundamental II (nota 6,0, contra meta de 6,2) e no Ensino Médio (nota 5,7, con-tra meta de 5,8).

O investimento em progra-mas de aprimoramento con-tínuo do trabalho pedagógico precisa ser um processo per-manente. No entanto, mui-tas escolas ainda não se de-ram conta disso. A sociedade do século XXI demanda no-vas gerações mais bem pre-paradas, sob todos os pontos de vista, e a escola particular tem um papel fundamental na formação de elites.

Em muitas cidades do in-terior, onde as redes públicas municipais avançam mais ra-pidamente nos processos de melhoria, as escolas particu-lares já sofrem com a perda de alunos. Ao mesmo tempo, políticas afirmativas de aces-so ao ensino superior, como as cotas, acirram ainda mais a competição pelas vagas nas melhores universidades.

Assim, a divulgação do Ín-dice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma oportunidade para re-fletirmos sobre uma ques-tão que é imediata e decisiva para todos – e muitas escolas da rede particular precisam se dar conta dessa urgência.

O investimento em programas de aprimo-ramento contínuo do trabalho pedagógico precisa ser um pro-cesso permanente.

Apostando no novoOs tempos são outros e

a velocidade com que a internet impõe aos veícu-los de comunicação fez da dinâmica uma ban-deira a ser erguida pe-los veículos de comunica-ção.

Hoje a FOLHA DO ES com seu portal www.fo-lhaes.com.br está con-quistando espaço cada vez mais investindo na rede. A otimização do

site trouxe, além de no-vos e muito mais leito-res, a possibilidade de apostar em novas ferra-mentas como propulso-ras da leitura dinâmica. Já é possível ter o con-teúdo do jornal na pal-ma da mão, literalmente. As matérias podem ser acessadas por meio de notebooks, tablets e ce-lulares.

Antes da internet, uma

TV e uma rádio local só podiam ser captadas em sua cidade e cidades vi-zinhas. Um jornal local só atingia a tempo os lei-tores destes municípios. Os outros liam as notí-cias com o atraso dos correios. Era fácil conhe-cer o público, hoje exis-te uma geração que nas-ceu nos anos 80, 90 e já cresceu usando somen-te e-mail, web, chat, mp3 player, câmeras digitais.

E prefere comprar só on-line.

Agora é a Revista Fo-lha que a cada novo sá-bado vai levar ao leitor o que de mais importan-te aconteceu durante a semana, além de uma matéria especial bem ao estilo investigativo e analítico que marcou os 15 anos do jornal Fo-lha do ES. O tempo não pode parar.

Page 3: Jornal 30/01/2013

03Folha do E. Santo Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013www.folhadoes.com

palanqueJackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), encaminhou à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, um Projeto de Lei que extingue 71 cargos e reestrutura os salários dos servidores comissionados. Com a reforma administrativa, o município irá economizar cerca de R$ 4 milhões por ano.

• Prefeitos em Brasília atrás de dinheiro / Caixas municipais estão furados / Na próxima semana, o Congresso elege suas novas mesas diretoras / A Assembleia Legislativa também / Ex-prefeitos ainda engaiolados / Câmaras municipais voltam a todo vapor logo após o Carnaval / Está quase na hora.

ELEGENDOResp ons áve is p e las p r inc ipa is de c isõ es e d i re t r i zes da C âmara dos D eput ados , a nova comp os ição da Mes a D i re to ra da C as a se rá e le i t a no p róx imo d ia 4 de feve re i ro , em vot ação se c re t a , p e los 513 deput ados . A e le i ção es t á p rev is t a para come çar às 10 h , no p lenár io da C as a .

PRESIDÊNCIAO surgimento de denúncias que ligam o deputado Theodorico Ferraço (DEM) ao esquema de cobranças ilegais de impostos em Itapemirim – fato que veio à tona na Operação Derrama, deflagrada há duas semanas – encorajou o deputado Jamir Malini (PTN)a colocar o nome à disposição para concorrer à presidência da Casa.

REDUZINDO

CAULES

*Jackson Rangel Vieira é evangelista, diretor do Ministério IDE

Por Jackson Rangel

Assim como Elias

A coragem, o destemor e o poder de Deus que se reveste na fra-queza de seus profetas são, pela fé, o caminho da provação ou ini-ciação para todos aqueles que, como Elias, labutam para ser trans-ladado sem morrer. No meu caso, longe da espiritualidade desse servo, luto diariamente com os sacerdotes de deuses estranhos, sem vencê-los todos, mas sendo af ligido pelas tentações de anjos per turbadores.

Mas, o ponto central da descrição por hora, não tem muito a ver com a introdução. Sinto-me como Elias, com medo de Jezabel, de-vassa e destruidora implacável. O profeta se refugiou depois de muitas vitórias miraculosas, indescritíveis, até mesmo aos olhos espirituais. Ele se sentiu só. E desejou a morte. Foi parar numa ca-verna e murmurar, sentindo-se pior do que seu pai.

No momento estou sendo alimentado pelo anjos do Senhor, por-que não tenho dúvida de ser mais do que vitorioso em Cristo Je-sus. Mesmo assim, submisso ao meu Deus, não consigo sairda ca-verna, t remendo de medo, não pelo que a rainha possuída pode me fazer, mas pela desesperança da pregação, como Jeremias num Mi-nistério de 40 anos sem ninguém dar crédito à sua profecia, dese-jando ele também a morte.

Contudo, aguardo a voz do Senhor me chamar pare fora da ca-verna. E ouvindo a sua voz, tenho cer teza de que posso seguir de volta ao caminho, sem medo algum de passar pelo vale da sombra da morte, porque saberei que Ele não estará no terremoto, no vento e nem no fogo, mas testif icando com o meu espírito, no templo fei-to pelas Tuas próprias mãos. Enquanto isso, o ter ror me consome.

Pode parecer paradoxo para quem ler, pois escrevo sobre a cer te-za da vitória e lanço duvida sobre a escuridão da caverna em que repouso, porém, são os mistérios de Deus que me conduzirão para a luz, para profetizar aos que já não dormem na fria fenda da mon-tanha, mas perecem no poço da mais profunda depressão maligna condutora do inferno. Oro, mas devo ouvir a voz do Senhor.

Imploro ao Senhor que me pegue pelas mãos como criança e con-duza-me, com a voz mansa e suave para o campo das feras mais cruéis e suas ar timanhas. Nada pode me separar do amor que está em Jesus Cristo. Contudo, enquanto estiver na caverna, espero com paciência no Senhor, que seja longânime e bondoso com este teu servo. Assim seja.

Page 4: Jornal 30/01/2013

04 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 www.folhadoes.com

Newton Braga

PIRANHASDe 6 a 9 de feverei-ro, mais uma edição do Carnaval de Caste-lo, oCastelo Folia, agi-tará o município. Serão quatro dias de folia e muita diversão na Ave-nida Ministro Araripe e noCastelão. O even-to contará com blocos carnavalescos, shows, desfiles e com o tradi-cional Bloco das Pi-ranhas, que acontece na quinta - feira, pon-to alto do Carnaval de Castelo, que atrai mais de 30 mil foliões para as ruas da cidade.

RUBEM BRAGA NO PALÁCIOVi t ó r i a s e r á a p r i m e i r a c a p i t a l b r a s i l e i r a a r e c e b e r a e x p o s i ç ã o R u b e m B r a g a - O F a z e n d e i r o d o A r, q u e v a i m o s t r a r p a r a o s v i s i t a n t e s a g r a n d i o s i d a d e d e u m d o s f i l h o s m a i s r e s p e i t a d o s d a s t e r r a s c a p i x a b a s . A m o s t r a s e r á a b e r t a , n o P a l á c i o A n c h i e t a , d i a 1 9 d e m a r ç o e a e s c o l h a d a d a t a b u s c o u a t e n d e r a o c a l e n d á r i o e s c o l a r, u m a v e z q u e a E x p o s i ç ã o c o n t a r á c o m u m p r o j e t o e d u c a t i v o q u e a t e n d e r á d i v e r s a s t u r m a s d o e n s i n o m é d i o e f u n d a m e n t a l d a r e d e p ú b l i c a .

ELEIÇÃO CÊNICOA Prefeitura de Cacho-eiro-ES está com inscri-ções abertas para o con-curso de Rei Momo e Rainha do Carnaval até o próximo dia 04 de fe-vereiro. Os interessados devem procurar a Secre-taria Municipal de Cul-tura, que funciona na praça Jerônimo Mon-teiro, Centro, no prédio Bernardino Monteiro. O atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 13h e osganha-dores vão receber prê-mios em dinheiro, no valor de R$ 1.500.

Duas produções teatrais de artistas de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Esta-do, estão em exibição no Chile. "Kafka de fora para dentro" e o monólogo "A Culpa", ambos estrelados pelo ator Luiz Carlos Car-doso, serão apresentados nos palcos dos teatros chi-lenos até o próximo mês de fevereiro. Esta é a se-gunda vez que o grupo Anônimos de Teatro par-ticipa de festivais no país. "Nossa arte está sendo le-vada para além de nossa geografia de forma profis-sional", comenta Cardoso.

O VALE CULTURA E AS PEQUENAS CIDADES

O Vale Cultura, instituído pelo governo brasileiro, foi sancionado pela presidente em dezembro e será regulamentado brevemente. Como já disse em outra crônica, o Ministério da Cultura está aceitando suges-tões, opiniões, etc., para decidir o que, exatamente, será pago com o cartão, pelos beneficiários do mes-mo.

A arte e cultura será o prato principal, mas as pe-quenas cidades brasileiras, que são a grande maioria, sem sombra de dúvida, não têm cinema, teatro, mu-seus, academias de dança, nem biblioteca ou livraria.

Então onde o povo das cidades interioranas usa-rão seu cartão? Se o Vale vingar, fico imaginando que o produto cultural que pode ser o mais fácil de adqui-rir pelos beneficiários das pequenas cidades é o livro, pois ele pode ser comprado pela internet e entregue pelo correio.

Precisamos resgatar a educação, resgatar a qua-lidade do ensino de primeiro e segundo graus, para que a leitura mereça mais espaço na sala de aula. O ensino público precisa ser valorizado: as escolas têm de contar com manutenção constante, os professo-res têm que ser melhor qualificados, pois com o de-clínio da educação brasileira as faculdades também acabaram sendo afetadas e os profissionais que es-tão sendo colocados no mercado não estão tão bem preparados como deviam para desempenhar suas profissões aqui fora, no mundo real, seja qual for o ramo.

Então precisamos que a escola faça com que as nossas crianças aprendam a ler e a escrever com efe-tividade, que dê aos leitores em formação a oportuni-dade de conhecer a boaliteratura, para que possam gostar dela e passem a ter o hábito de ler. E quando falo em “boa leitura”, não quero me referir apenas aos clássicos da literatura. Refiro-me, também, às obras e autores contemporâneos, inclusive os regionais.

De maneira que, como disse o Ministério da Cul-tura, o Vale Cultura pode ser bom para todo mundo, mas para que se venda mais livros, citando apenas uma das artes contempladas no projeto, é preciso que tenhamos mais leitores.

É bom lembrarmos que, além de livros, o cidadão que receber o Vale Cultura poderá comprar revistas e jornais, com ele, também. Que revistas serão essas, é que são elas. O Ministério ou o governo não vão res-tringir isso. É uma faca de dois gumes, pois as revis-tas que serão compradas com o vale poderão não ter nada com cultura. Ao mesmo tempo que se pode comprar revistas de informação, assinaturas de jor-nais, pode-se comprar revistas da mais baixa qua-lidade, até pornográficas. E o objetivo do vale, com certeza, não é esse.

Então, para que se consuma os outros gêneros de arte e de cultura, há que haver a oferta deles em todas as cidades. Senão, os maiores beneficiados, como sempre, serão os habitantes dos grandes centros.

LUIZ CARLOS AMORIM ESCRITOR

Page 5: Jornal 30/01/2013

05Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

Conta da luzA Agência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel) anunciou que o impacto da redução das contas de luz nos cofres do Tesouro Nacional este ano será de R$ 8,46 bilhões, valor que será depositado na Conta de Desenvolvimen-to Energético (CDE). A reunião da diretoria da Aneel aprovouuma resolu-ção regulamentando os cor-tes.Os consumidores residen-ciais terão uma redução de no mínimo 18%, podendo chegar a até 20%.

Serviço do SusO governo publicouno Diário Oficial da União portaria instituindo gru-po interministerial para aprovar projetos do Pla-no Nacional de Expansão da Radioterapia no Brasil. De acordo com a norma, o grupo contará com re-presentantes do Ministé-rio da Saúde, da Anvisa e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem).

Iema nas praiasProfissionais do Instituto Es-tadual de Meio Ambiente do ES percorrerão 12 pon-tos do litoral capixaba com a campanha “Cuidar da Natureza é a Nossa Praia”. Tendas itinerantes com ati-vidades de educação am-biental levarão aos balne-ários teatro, brincadeiras e distribuição de brindes.O objetivo é que adultos e crianças sejam conscienti-zados sobre suas atitudes como banhistas de uma forma descontraída.

O Conselho Nacional de Trânsito publicou ontem uma resolução que torna mais r ígidos os índices má-ximos de álcool para moto-

rista que for f lagrado dirigindo após be-ber. As mudanças trazidas pela resolução afetam os parâmetros para infração de trânsito e mantém os níveis atualmente em vigor para caracterização de crime.

O texto publicado no "Diár io Of icial da União" estabelece que, no caso do teste do bafômet ro, o l imite para que o condutor não seja multado passa de 0,1 mil igramas de álcool por l it ro de ar para 0,05 mg.

Para exames de sangue, a resolução es-tabelece que nenhuma quantidade de ál-cool será tolerada. O limite anterior era de 0,2 decigramas de álcool por lit ro de sangue. A infração continua classif ica-da como gravíssima e o valor da multa é de R$ 1.915,40, além de o motorista f icar impedido de dirigir por um ano.

A resolução do Contran regulamenta a Lei Seca sancionada pela presidente Dil-ma Rousseff em dezembro, quando o go-verno já havia estipulado níveis mais r i-gorosos para caracterização de crime e infração do motorista alcoolizado.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

LEI SECACOMMAIS RIGOR

A infração continua classificada como gravíssima e o valor da multa

é de R$ 1.915,40, além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano.

Da RedaçãoO Conselho Nacional de Trânsito publicou resolução que torna mais rígidos os índices de álcool para motorista

Page 6: Jornal 30/01/2013

06 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Desfile do Carnaval

Fisco arrecada

As escolas de samba Ex-plosão do Novo Parque, Unidos do Zumbi, Aca-dêmicos do União e In-dependentes do Aqui-dabã e os blocos Vai Quem Quer e Catedrá-ticos de Cachoeiro vão desfilar no dia 9 de fe-vereiro, a partir das 21h, na Linha Vermelha, pró-ximo ao Museu Ferrovi-ário, no bairro Guandu. As apresentações serão abertas ao público, sem-pre a partir das 19h.

Embora a arrecadação tributária do governo federal tenha apresen-tado crescimento bem abaixo do previsto, pela primeira vez o re-colhimento de impostos e contribuições cobra-das pelo governo fede-ral bateu a marca de R$ 1 trilhão. De acordo com dados divulgados-pela Receita Federal.

ABERTA JUSTIÇADIGITAL

Da RedaçãoO serviço estará disponível dentro do site eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Estado do Espírito Santo

O serviço estará disponível den-tro do site eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Estado do Espírito Santo (www.tjes.jus.br)

A partir dapróxima segunda-fei-ra, os advogados com inscrição ativana OAB podem preencher um sistema de pré-cadastramen-to de petição inicial e de petição

de juntada por meio da internet. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, mas não exclui o formato tradicional de protocolar a ação nos Fóruns.

O serviço estará disponível dentro do site eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Estado do Espírito Santo (www.tjes.jus.br) e segundo o corregedor Carlos Henrique Amaral, a medida destina-se, exclusivamen-

te, às petições iniciais e às petições de junta-da. Ainda de acordo com o corregedor, para obter esse serviço, deverá ser acessado o site do TJES e utilizado no menu Serviços: "Pré--cadastro de petição".

“Faremos também manual básico para os demais operadores do sistema de Justiça, en-sinando todos os passos para o pré-cadastra-mento de petições”, disse o magistrado. A nova rotina criada pela administração do Po-der Judiciário permite acelerar os procedi-mentos processuais.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

PesquisacontempladaO Brasil vai enviar 100 doutores e pós--doutores aos princi-pais centros de pesqui-sa da União Europeia, pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, adian-tou o secretário do Mi-nistério de Ciência e Tecnologia. Eles pro-movem estudos avan-çados em áreas de in-teresse do governo brasileiro, como pre-venção a desastres na-turais e crises, mudan-ças climáticas e gestão sustentável de recursos naturais, energia e na-notecnologia.

Page 7: Jornal 30/01/2013

07Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

28 mil na PMO concurso públi-co da Polícia Militar do Espírito Santoa-traiu 28.064 candida-tos, que estão concor-rendo às 1,1 mil vagas oferecidas. As pro-vas estão confirmadas para o dia 3 de feve-reiro. De acordo com o chefe da diretoria de pessoal do setor de concurso e estágio da corporação, major Érico Celante, esse é o total pessoas com ins-crições confirmadas.

Código contra pirataO governo está pre-parando uma lei para revolucionar o velho código de barras. A ideia é transformá-lo numa etiqueta inteli-gente, capaz de com-bater a pirataria e a falsificação, e ainda garantir a segurança dos consumidores. A nova etiqueta vai per-mitir o controle em tem-po real da localização das mercadorias, des-de a fábrica até às-mãos dos clientes.

Confiança no comércioO Índice de Confiança do Consumidor, medi-do pela Fundação Ge-túlio Vargas, registrou, em janeiro deste ano, sua quarta queda con-secutiva. O indicador passou de 118,7 pontos em dezembro de 2012 para 117,9 pontos em janeiro.A redução da confiança dos consumi-dores é resultado da diminuição da satisfa-ção em relação ao mo-mento atual e do oti-mismo em relação aos meses seguintes.

ESTRELAPEGA OCAMPEÃO

O time estrelense já voltou aos trei-nos e, a princípio, o treinador Fran-

ça deve manter os mesmos jogadores que saíram com um ponto ganho na

primeira partida pelo Capixabão.

Da RedaçãoO Estrela começou bem, marcou seu gol com Marcelo Pélé, mas cedeu o empate no final da partida contra o Vitória

Depois de estrear com um resultado razoável -o empate contra o Vitória, no último sábado, na capital, o Estre-la do Norte se prepara para enfren-tar o atual campeão capixaba, o Ara-

cruz, na próxima segunda-feira (04), no Sumaré.Em jogo marcado pelo equilíbrio no Estádio Sal-

vador Costa, Vitória e Estrela do Norte empataram em 1 a 1,pela primeira rodada do Capixabão 2013.

Após um primeiro tempo com certo domínio al-vianil, mas com oportunidades para os dois lados, a segunda etapa reservou os gols da partida. Marcelo

Pelé marcou para o Alvinegro de Cachoeiro e Léo Breno empatou para o Alvianil.

O time estrelense já voltou aos treinos e, a princí-pio, o treinador França deve manter os mesmos joga-dores que saíram com um ponto ganho na primeira partida pelo Capixabão.

O Estrela foi a campo com: Erivelton, Kênnio, Marcelo, Ney e Rodrigo (Éverton); Bruno Mineiro (Serginho), Rincón, Ciélio, Eduardo (Fernando Pau-lista) e Ronicley; Marcelo Pelé.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Page 8: Jornal 30/01/2013

08 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

IPVA em marçoDiferente dos outros Estados, onde o IPVA começa a ser cobrado em janeiro, no Espíri-to Santo o recolhimen-to do imposto come-ça mais tarde – donos de ônibus, micro-ôni-bus e caminhões pa-gam a partir de mar-ço; de automóveis, caminhonetas e motos, em abril. Outra novi-dade será um parce-lamento maior para o pagamento do tributo.

Samu aumenta frotaA Secretaria de Esta-do da Saúde (Sesa) apresentou ontem29 ambulâncias moder-nas e equipadas que irão renovar e ampliar a frota do Samu 192 e servirão também para o transporte de pa-cientes entre hospitais da rede pública esta-dual. O valor do in-vestimento chega a R$ 4,4 milhões.

Banco financiaO Banco Nacional de Desenvolvimen-to Econômico e So-cial (BNDES) finan-ciou R$ 156 bilhões, em 2012, em diver-sos setores, alta de 12% na compara-ção com o ano an-terior. Os números foram divulgados pela presidência do banco e osvalores não incluem o setor de habitação.

Os candidatos que estão par-ticipando do processo se-letivo 03/2012 começaram a ser convocados e a lis-ta pode conferida na pági-

na oficial da prefeitura – www.cachoeiro.es.gov.br. A escolha só termina no dia 05 de fevereiro e todo processo acontece no Caçadores Carnavalescos Clube, localiza-do na rua Costa Pereira, Centro, 2º andar.

É necessário levar cópia da certidão de nascimento / casamento, da carteira de trabalho - frente e verso da identif ica-ção; carteira de identidade; CPF - Cadas-

tro de Pessoa Física; título de eleitor; cer-tif icado de reservista (somente se for do sexo masculino); PIS/PASEP; certif icado de escolaridade (conclusão do 1º, 2º ou 3º grau) e uma foto 3 x 4.

Se tiver f ilhos, o candidato deve levar certidão de nascimento dos f ilhos meno-res de 14 anos, declaração escolar dos f i-lhos de sete a 14 anos e cartão de vacina dos f ilhos menores de seis anos. Também é importante ter em mãos a cópia do car-tão da conta para recebimento.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

EDUCAÇÃO CONVOCAAPROVADOS

A escolha só termina no dia 05 de fevereiro e todo

processo acontece no Caça-dores Carnavalescos Clube

Da RedaçãoOs candidatos aprovados devem procurar o Caçadores Carnavalescos Clube, localizado na rua Costa Pereira, Centro

Page 9: Jornal 30/01/2013

Lígia Alvarez é eleita a musa gordinha

JRC O L U N Aco luna j r@fo lhaes . com .br

Sabrina malha de madrugada

Ladrão 'chorão'

Em Oldenburg, na Alemanha, flagraram o momento em um homem mascarado e ar-mado pediu o dinheiro do caixa. O assalto, no entanto, foi frustrado e acabou em lá-grimas, derramadas pelo próprio ladrão.

Sabrina Sato é flagrada saindo de madrugada de academia em São

Paulo. Segundo a musa das escolas Gaviões da Fiél e Vila Isabel, o esforço se dá pela aproximação do carnaval.

Tanque

Na Rússia, um motorista que trafegava por uma via foi surpreendido quando um tanque de guer-ra atravessou seu caminho. O veículo de guerra passou em alta velocidade e nem ao menos pa-rou quando outros veículos se aproximavam.

Fome de galinha

Uma dupla do condado de Winnett, no es-tado americano da Geórgia foi acusada de ter roubado mais de R$ 130 mil em asas de galinha de um frigorífico local. 11 toneladas de asas de galinha ou 5.500 embalagens.

Fut Dog

F i l ho te s de cac ho r ro s par t i c iparam no s E s tados Un idos de um jogo que s im u la uma par t ida de f u tebo l para o cana l de TV “An ima l P lane t ” . O ob je t i vo e o i n cen t i vo a adoção.

Katy Perry ganha réplica em cera

Jim Carrey e Steven Tyler

O ator Jim Carrey e o vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, resolveram fazer uma brinca-

deirinha. A dupla saiu de mãos dadas de um restaurante que serve tacos em Los Angeles.

Paris Hilton está caindo de amo-res pelo namorado, River Viiperi. A socialite, que tem registrado mo-mentos dos dois juntos e compar-tilhado com os fãs no Instagram.

Rihanna escolhe lookComo se não bastasse a escolha da pele de animal, Rihanna ainda escorregou ao compor o look. A cantora combinou a peça com uma jaque-ta e calça jeans, além da bota no estilo militar. O resultado ficou estra-nho e chamou a atenção de quem a viu durante o embarque no aeroporto em Nova York.

' 'Eles só lembram que você é a pessoa que levam eles para fazer cocô.' ' Angel ina Jol ie contou que seus f i lhos são responsáveis por mantê - la com o pé no chão, em entrev ista à rev ista "Total F i lm"

Katy Perry, à direita, brinca com a sua réplica em cera, que reproduz o figurino e cabelo da cantora na turnê California Dreams, de 2011, no museu Madame Tussauds de Las Vegas (EUA)

A nova Musa Plus Size do Carnaval de São Paulo foi eleita na noi-te de segunda-feira, 28, no Hotel Tryp Hi-gienópolis, em São Paulo. Lígia Alvarez, farmacêutica, 24 anos, venceu a segunda edi-ção do concurso.

Page 10: Jornal 30/01/2013

10 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 www.folhadoes.com

CAJUGRAM GRANI-TOS E MÁRMORES DO BRASIL LTDA, torna pú-blico que requereu jun-to ao IEMA, através do processo nº 31445187, a renovação da Licença de Operação para des-dobramento, polimen-to, corte, acabamento e resinagem de rochas or-namentais, localizada na BR 101, KM 436, Zona Rural, município de Mi-moso do Sul- ES.CAJUGRAM GRANITOS E MÁRMORES DO BRA-SIL LTDA, torna públi-

co que obteve junto ao IEMA, através do pro-cesso nº 50916467, a Li-cença Prévia para ater-ro Industrial de Resíduos de Rocha Ornamental ( LBRO), na localidade da Fazenda Lancha, Zona Rural, município de Pre-sidente Kennedy – ES.CAJUGRAM GRANI-TOS E MÁRMORES DO BRASIL LTDA, torna pú-blico que requereu jun-to ao IEMA, através do processo nº 37892134, a renovação da Licen-ça Prévia para a extra-ção de granito, na lo-calidade de Mucuratá,

Distrito de Santa Cruz, Município de Aracruz – ES, na área do DNPM – 890.401/1985.

Vende-se casa com 2 pavimento com cober-tura à nivel da rua, sem acabamento e com es-critura, no bairro Gilson Carone. Valor R$ 90mil Contato 9921-6932. Fa-lar com Emanuel.

2Imóveis ( aluguel )

Alugo ponto comercial no bairro Santo An-tônio, ao lado do Tio Bola e Academia Ei-

sio, ao lado da esca-da do Perim Grande, Valor R$ 590,00. Con-tato (28) 3511-1026 / 9973-4710 (Michel-le)Aluga-se apartamen-to com 3 quartos, sala, cozinha, terraço e sem garagem. Rua Newton Brado, Bairro Ipiti-guara. Valor R$ 500. Telefone (28) 3511-5644 / 9976-2070. Falar com Edna.Aluga-se casa no bair-ro Amaral, 3 quartos com quintal e garagem. Tel.: 3522-3117. Con-tato Luzia.

3Veículos

Vendo caminhão ano 2002, modelo cargo. Valor R$ 65mil. Aceita carro em negócio. Fa-lar com Mauro, Tel.: (28) 9984-2009

Vende-se Caminhone-te D-20, Ano 86, refor-mada e emplacada, Va-lor R$ 26 mil. Tel.: (28) 9922-3986 / 9253-4390

1Imóveis ( venda )

Page 11: Jornal 30/01/2013

11Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013www.folhadoes.com

A Petrobras Distribuidora realizará processo seletivo público para pre-enchimento de vagas e formação de cadastro de reserva. Estão previstas 44 vagas para nível médio e o prazo

para as inscrições segue até 21 de fevereiro de 2013. As provas serão realizadas no dia 14 de abril e a di-vulgação do resultado final está prevista para 18 de junho de 2013.

Para nível médio, a carreira é de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior, com a remunera-ção mínima de R$ 2.599,45. Para nível médio com Formação Técnica, as carreiras são de Técnico(a)

Contabilidade Júnior, com remuneração mínima de R$ 2.599,45; Técnico(a) de Operação Júnior, Técni-co (a) de Segurança Júnior e Técnico(a) de Supri-mento e Logística Júnior, com remuneração míni-ma de R$ 3.132,34.

Os valores das inscrições são R$ 35 para todos os cargos de nível médio. O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O edital está disponível no Portal BR (www.br.com.br) e no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

PETROBRÁSREALIZACONCURSO

Os valores das ins-crições são R$ 35

para todos os cargos de nível médio.

Da Redação

A Petrobras Distribuidora realizará processo seletivo público para preenchimento de 44 vagas para nível médio

notaTom

e

Vagas na GarotoSão 5.650 vagas para promotores de vendas temporários. Para con-correr a uma vaga é ne-cessário ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino médio e ter ha-bilidade para relaciona-mento com varejistas, di-vulgação de produtos e abordagem ao consumi-dor. Enviar currículo para Café Comunicação Integrada: [email protected].

Chances em JaguaréA Prefeitura de Jaguaré lançou edital com vagas para professores tempo-rários PA, PB e PP. As ins-crições devem ser feitas no Centro de Convivên-cia Marcelina Coco, lo-calizado na Rua Alegria s/n, Bairro Novo Horizon-te (próximo à Secretaria Municipal de Educação e Cultura), no seguinte período e horários: Pro-fessor PA – 21 e 22/01, das 8 às 17h; Professor PB – 23 e 24/01 das 8 às 17h; Professor PP – 25/01 das 8 às 12h. Detalhes do edital no www.jaguare.es.gov.br.

Concurso na MarinhaO Ministério do Plane-jamento, Orçamento e Gestão (MPOG) auto-rizou concurso com 202 vagas para professor, sendo 136 no Exérci-to e 66 na Marinha. As chances são para pro-fessor de ensino básico federal e de magistério superior. O edital está previsto para sair até junho. De acordo com as últimas seleções, os salários variaram entre R$ 2.527,10 e R$ 5.713,31.

Page 12: Jornal 30/01/2013

12 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Governo entre-ga ambulâncias

Dengue no ESA Secretaria de Esta-do da Saúde (Sesa) recebeu um total de 3.407 notificações de casos de dengue, sen-do 64 suspeitas da forma grave (dengue com complicação e he-morrágica), um óbito confirmado e cinco em investigação, no perí-odo entre 30 de de-zembro de 2012 e 19 de janeiro de 2013.

ES contra a hanseníaseA Secretaria de Esta-do da Saúde (Sesa) tem desenvolvido ações voltadas para estimular a popula-ção a procurar o ser-viço de saúde, bem como capacitar cada vez mais profissionais para estarem atentos na identificação des-ses pacientes, visando ao diagnóstico precoce e encaminha-mento para tratamen-to, que pode durar de seis meses a um ano. Atualmente, há 815 pacientes em trata-mento no Estado.

A falta de sono profundo restaura-dor em pessoas idosas pode con-tribuir significativamente para a perda de memória, de acordo com uma pesquisa da Universi-

dade da Califórnia, nos Estados Unidos. Os in-vestigadores sugerem que a descoberta possa trazer novas possibilidades para limitar os efei-tos da demência ao estimular um sono mais pro-fundo.

Para chegar a essa conclusão, foram avalia-dos 36 adultos jovens saudáveis e idosos, que foram convidados a aprender um conjunto de palavras. Todos passaram por teste de memória

imediatamente depois de aprender a lista e após uma noite de sono.A qualidade de sono profun-do foi até 75% mais baixa nos mais velhos.

Descobriu-se que uma parte específica do cé-rebro mostra o maior grau de deterioração com a idade e está diretamente ligada à qualidade de sono. “Quanto mais velho você fica, pior fica a qualidade do sono profundo. Esse sono é neces-sário para o cérebro para pressionar o botão de gravação e ajudar a guardar as suas memórias. O consolo é que podemos estimular o cérebro para que as pessoas possam desfrutar mais desse sono profundo restaurador”, concluiu a pesquisa. Leia mais notícias no portal folhadoes.com

FALTA DESONOEM IDOSOS

Para chegar a essa conclusão, fo-ram avaliados 36 adultos jovens

e idosos, que foram convidados a aprender um conjunto de palavras.

Da RedaçãoA falta de sono profundo restaurador em pessoas idosas pode contribuir significativamente para a perda de memória

O governador Renato Casagrande fez a en-trega de29 ambulân-cias para o Samu 192 e a rede de hospitais es-taduais, além da assi-natura de convênio com hospitais filantrópicos para oferta de proce-dimentos e serviços de média e alta comple-xidade aos pacientes do SUS. Só em repasse para os hospitais filan-trópicos o investimento soma R$ 289,3 milhões.

Page 13: Jornal 30/01/2013

13Folha do E. Santo Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013www.folhadoes.com

Cássio Cavalcante: Quem pergunta por mim/ Já deve saber/ Do riso no fim/ De tanto sofrer... (Eduardo Gudin e José Carlos Costa Neto). Muitos são os sucessos de nossa música da época dos festivais. Ponteio com Edu Logo, A Banda com Nara Leão, Foi Deus Que fez Você com Amelinha. A música Verde, defendida por você faz parte dessa galeria. Como lhe chegou essa canção e em que ela te emociona.?Leila Pinheiro: Fui convidada pelo pianista e arranjador Cesar Camargo Mariano, diretor musical do Festival dos Festivais, a participar como intérprete, cantando o “VERDE”, música de Eduardo Gudin e Costa Netto. Recebi a canção num k7 (em 1985) e me identifiquei imediatamente com o samba lento, sofisticado, lindo, como se ele tivesse sido feito para mim. Cantá-lo para 20 mil pessoas no Mara-canãzinho era o maior desafio, até porque era um samba lento. Mas deu tudo certo e VERDE é uma canção eterna, tenho certeza e será sempre tocada e ouvida. Há quem pense que VERDE ganhou o Festival, tamanha a repercussão e força dessa canção.Cássio Cavalcante: Era uma vez um lobo mau/ Que resolveu jantar alguém/ Es-tava sem vintém/ Mas arriscou/ E logo se estrepou... (Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli). A Bossa Nova afirmou à música popular brasileira como uma das mel-hores do mundo. O que você diz da importância deste movimento musical e o que ele proporcional a sua carreira?Leila Pinheiro: Nasci em 1960 e a bossa nova foi das primeiras músicas que ouvi na “eletrola” de meu pai na Rua Generalíssimo Deodoro 579 onde morei nos primeiros 10 anos de vida. Cresci ouvindo o que a bossa-nova produzia, minha formação musical tem a bossa como base. Cer-tamente o violão do João Gilberto deve ter me estimulado a estudar violão desde muito cedo.Acabei de chegar do Japão com Roberto Menes-cal, onde fizemos 5 shows em 4 cidades diferen-tes, cantando a bossa que Menescal produz há 50 anos. O Bênção Bossa Nova, álbum que gravei com ele em 1989 é uma das grandes referências do meu trabalho no Brasil e no Japão (aliás, foi gravado para o mercado japonês). Conheci Nara Leão e vi alguns shows dela com Menes-cal, que de tão unidos, e sintonizados, pareciam e soavam como um só. Menescal me tirou do palco do Maracanãzinho e me levou pra Poly-Gram (Universal Music), onde assinei meu pri-meiro contrato profissional. Depois seguimos em turnê por 2 anos, cantando e tocando o Bênção Bossa Nova. Me descobri como artista no palco, com Menescal cantando o melhor da bossa nova. Graças a Deus!!!Cássio Cavalcante: Tacacá, Círio de Nazaré, pato no tucupi, manisoba, cupuaçu, cerâmica marajoara, açaí, carimbó... O Pará é uma terra mágica, Belém é uma das cidades que mais gos-to em todo o Brasil. Quais suas saudades desse lugar, e no que mais ele contribuiu na tua formação?Leila Pinheiro: Vou várias vezes por ano à Belém, porque amo a minha cidade e meus pais moram lá. Os cheiros, as comidas, as pessoas, as mangueiras, as minhas raízes estão todas ali. Vim de Belém morar no Rio de Janeiro em 81, mas jamais deixei de me relacionar profundamente com a cidade. E uma das formas mais emocionantes de partilhar o amor pela cidade, é estar lá como estarei este mês, para assistir à Trasladação e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Costumo dizer que mesmo que não viva cantando a música paraense, ela está dentro de mim, em tudo o que canto e sou, porque ali eu nasci e me criei. Cássio Cavalcante: Meu catavento tem dentro o que há do lado de fora do teu girassol/ Entre o escancaro e o contido, eu te pedi sustenido e você riu bemol/ Você só pensa no espaço, eu exigi duração/ Eu sou um gato de subúrbio, você é litorânea... (Guinga & Aldir Blanc). Música perfeita, interpretação impecável. Muitos são os critérios da escolha do repertório de um artista. Quais são os seus, como escolhe as musicas que vai gravar?

Leila Pinheiro: Um dos grandes acertos em meus 32 anos de carreira é o CD “Catavento e girassol” em homenagem aos dois gênios - Guinga e Aldir Blanc. Uma vez escolhido o tema para um novo CD, caio dentro das pesquisas, me aprofundo o mais que posso no assunto, no universo escolhido, e vou para o piano, tocar e cantar, pra ver se realmente poderei acrescentar algo especial às escolhas feitas. As letras têm que ser boas e isso é ponto pacífico. A melodia, bonita! Não há receita para dar certo, pra tocar as pessoas, mas eu diria que este é um bom caminho e o que tenho escolhido sempre.

Cássio Cavalcante: Nara Leão disse: “O sucesso me agrada, mas não a ponto de fazer esquecer que sou uma mulher antes de ser cantora.” O sucesso em algum momento chegou a te incomodar?Leila Pinheiro: Nunca fui uma artista de sucesso popular. Meu trabalho é nos palcos, circulando pelos Brasil e pelo mundo. Não mitifico o que faço, porque grandiosa mesmo é a música. Isso gera uma atitude tranquila em relação ao público do pú-blico pra mim. Não me iludi nunca com sucesso nem o tive como o objetivo principal da minha carreira. Algumas horas acertei mais e em outras menos e assim é a vida. Lá se vão 32 anos cantando e tocando, fazendo o que mais amo fazer. Me sinto muito feliz com tudo o que venho conquistando em todos estes anos e torço pra ter muitos anos ainda pela frente. Quero morrer cantando, bem velhinha. Tomara!!! (rs)Cássio Cavalcante: Sobre o seu mais recente trabalho, seu 17º disco, Raiz, Mauro Ferreira disse: “Um album de canções abordadas em atmosfera mais íntima e pessoal.” Foi um disco que fez motivada por uma necessidade? Uma volta às origens?Leila Pinheiro: Quis homenagear minha terra e fui convida-da por um selo japonês (CT Music) para gravar o “RAIZ” e lançá-lo no Japão. Por causa de toda a tragédia que se abateu sobre o Japão, o CD foi lançado aqui primeiro e ano que vem será lançado no Japão. Pra mim foi um mergulho denso nas matas e florestas brasileiras, guiada por mestre Tom Jobim, luz absoluta da natureza. Falo da minha Belém, dos seus chei-ros, das suas belezas, trago comigo a Pajé Zeneida Lima, Nil-son Chaves, Vital Lima, Joãozinho Gomes, paraenses amigos,

queridos, talentosos, e de Roraima, o poeta Eliakin Rufino. Adoro este trab-alho, agora indicado ao Grammy Latino. Produzido por Marco Bosco e Paulo Calasans, o Raiz ainda vai percorrer o mundo, tenho certeza.

[email protected] Por Cássio Cavalcante –

Mais uma vez o cearense/pernambucano Cassio Cavalcante - bió-grafo de Nara Leão - presenteia nossos leitores com uma de suas brilhantes entrevistas. Dessa vez com a cantora e compositora Leila Pinheiro, atualmente uma das mais importantes da moderna MPB

ENTREVISTA

CASSIO CAVALCANTI ENTREVISTA LEILA PINHEIRO

FINS DE SEMANA E TEMPORADAS

QUINTAS LEÃO

SÍTIO DE ALUGUELVARGEM ALTA

Page 14: Jornal 30/01/2013

14 Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 www.folhadoes.com

notaTom

e

Fisco cobra

Encontro de prefeitosBrasília vai sediar o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municí-pios fortes, Brasil sus-tentável, que aconte-ce entre os dias 28 e 30 de janeiro, no Centro de Conven-ções Ulysses Guima-rães. A abertura foi ontem com a presen-ça da presidenta Dil-ma Rousseff. A Secre-taria de Políticas de Promoção da Igual-dade Racial.

A Recei ta Fede-ral tentará recu-perar, em 2013, R$ 2,413 bi l hões de 5.177 contr ibu in -tes – pessoa fí s i ca e jur ídica – es ta-belec idos no E spí-r i to Santo. O valor refere-se a autos de infração emit i -dos , em 2012, pela f i s cal ização do ór-gão contra sonega-ção, evasão e fal ta de recolh imento de tr ibu tos .

Agentes da 4ª Companhia do Bata-lhão de Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, em ação na lo-calidade de São Pedro, em no mu-nicípio de Muqui-ES, flagrou na

residência de um homem de 46 anos, que não teve o nome divulgado, 13 pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro sem registro no Ibama.

Ao todo foram apreendidos 04 trinca-ferros, 01 tico-tico, 01 sabiá e 07 coleiros sem registro.Por tratar-se de crime ambiental previsto no art. 29 da Lei 9.605/98, os pássaros e o proprietário foram conduzidos ao DPJ local. Posteriormente os pás-

saros foram conduzidos ao Ibama de Cachoeiro de Itapemirim-ES, de onde seguirão para o proje-to Cereias.

Entrega voluntária:A Polícia Militar Ambiental orienta e in-

centiva as pessoas que não mantenham ani-mal silvestre em cativeiro de forma irregular, e caso o possua, que procure a Polícia Am-biental mais próxima a fim de fazer a entre-ga voluntária, não imputando ao cidadão ne-nhum tipo de responsabilidade penal.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

PM FLAGRACRIMEAMBIENTAL

Ao todo foram apreen-didos 04 trinca-ferros,

01 tico-tico, 01 sabiá e 07 coleiros sem registro.

Da RedaçãoA ação da Polícia Ambiental aconteceu na localidade de São Pedro, em no município de Muqui-ES

DER fiscalizaApós mais de um mês operando em ca-ráter de teste e de adequação do mo-torista, quatro novos equipamentos de fis-calização eletrôni-ca, implantados pelo Departamento de Es-tradas de Rodagem (DER-ES), começaram a autuar desde on-tem. Os equipamen-tos estão localizados nas rodovias ES 080 e ES 165.

Page 15: Jornal 30/01/2013

15Folha do E. SantoQuarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013www.folhadoes.com

notaTom

e

APREENSÕESE PRISÕES EMCACHOEIRO

Policiais do 9º Bata-lhão da PM prende-ram dois foragidos

Policiais militares do 9° Batalhão, nesta segunda-feira (28), prende-ram duas pessoas com mandado de prisão em aberto e recupera-ram dois veículos com restrições

de furto ou roubo em Bairros de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Os acusados e materiais apre-endidos foram encaminhados para o Departa-mento de Polícia Judiciária (DPJ) do municí-pio, onde se encontram à disposição da Justiça.

No Bairro Alto Independência, uma moto-neta aparentemente abandonada foi avistada pelos policiais militares em um lugar ermo, após consulta ao sistema do Ciodes ficou cons-

tatado que o veículo tinha restrição de furto ou roubo, onde a mesma teria sido furtada duran-te a manhã de segunda-feira (28). A motone-ta foi levada para o pátio do Detran. Ninguém foi detido.

Já no Bairro Coronel Borges, uma moto-cicleta foi avistada pelos policiais militares. Após consulta ao sistema do Ciodes foi cons-tatado que havia restrição de furto ou roubo sobre a mesma. A motocicleta foi encaminha-da para o pátio do Detran, ficando à disposição da Justiça.

Leia mais notícias no portal folhadoes.com

Da RedaçãoPoliciais do 9º Batalhão da PM prenderam dois foragidos e recuperaram duas motocicletas em Cachoeiro-ES

Foragido preso em Guaçui

Preso ao agredir esposa

Policiais do 3° Batalhão prenderam um homem de 31 anos foragido da justiçano município de Guaçuí. A prisão ocor-reu após uma denún-cia anônima. O acusado foi encaminhado para a Unidade de Polícia Judi-ciária, onde se encontra à disposição da Justiça. Na manhã da segun-da-feira (28), após uma denúncia informando que um foragido da jus-tiça estaria em uma casa localizada no Bairro Ju-rema. Após buscas no local o homem foi locali-zado sendo que, no mo-mento da abordagem ele confessou aos milita-res que fugiu da Colônia Penal em Viana na noi-te de 25/01, e que esta-va planejando ir para o Estado de Rio de Janeiro.

Um homem foi pre-so no fim da tarde de segunda-feira (28), em São Miguel do Caparaó, zona rural de Guaçuí, após ter sido denunciado pela esposa, que sofria agressões e ameaças. De acordo com a de-legada responsável, Edilma Luzia Barbosa, a vítima de 43 anos foi até a delegacia e relatou que o marido, de 55 anos, guardava armas dentro de casa. Além disso, ela infor-mou que no último sá-bado (25) foi agre-dida e ameaçada. Diante da situação, a polícia compareceu a residência do casal e, apreendeu uma arma de fabricação casei-ra, uma espingarda e 10 munições. O acu-sado foi autuado em flagrante.

Page 16: Jornal 30/01/2013

Marcos Tristão - [email protected]

O casal Henrique Guidi e Mirian aguardam ansiosa-mente a chegada da pequena Júlia.

Marcelo Sartório, Érika e Roney Rangel durante lançamento do Hyundai HB 20

Em Itapemirim o ve-rão está animadíssi-mo com shows de al-tíssimo nível. Ontem (25) o cantor Toma-te animou a praia de Itaipava e hoje (26) é a vez do pagodeiro Belo agitarItaóca Praia. Na Mais, em Guara-pari, a banda Capital Inicial fez uma super apresentação no últi-mo dia 25 e hoje (26) a banda Monoblo-co dará continuidade a festa. Muita gente bonita e animada!

Em fevereiro o pa-lestrante Valdir, co-nhecido como Valdir “Pipoca” vai minis-trar palestra no Uni-med Hall Shopping Sul ao lado do tam-bém palestrante Ro-mário Vargas. Um evento empresarial ímpar pelo exem-plo de superação e vitória de ambos os palestrantes.

Verão

Carnaval

Palestra

O gerente das lojas Barezy, Eder Oza es-teve visitando a FE-NIM, conceituada feira de moda em Gramado, já pre-parando a cole-ção de Inverno da Barezy,que estará em breve nas lojas!

Viagem

O e m p r e s á r i o E d u a r d o C a r l e t -t e c o m e m o r o u s e u a n i v e r s á r i o c o m f a m i l i a r e s e a m i g o s e m s u a r e s i d ê n c i a n o b a l n e á r i o d e I r i -r i ( E S ) n a s e m a -n a p a s s a d a .

Aniversário

Os preparativos para a tradicio-nal festa de carna-val na residência de Marilene Depes es-tão a todo vapor. A festa será no dia 09 de fevereiro (sá-bado) com a par-ticipação de duas bandas. “Alegria Alegria” que tocará marchinhas carna-valescas e “Samba e Cia” que promete colocar os convida-dos para sambar. O tema da festa deste ano será “ Discote-ca do Chacrinha”.