jornal a notícia - edição 64

12
Carmo da Mata, Minas Gerais 10 de maio de 2013 Ano 2 - Nº 64 Editor: Thiago Góis Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013 A Miss Carmo da Mata FLÁVIA SAID é o destaque da Coluna GAROTA TOP página 11 Padre Tiãozinho lança livro sobre juventude Casa de Prostituição da cidade é fechada SAAE já cercou seis nascentes do município A reunião que tra- çou novos planos para a melhoria da segurança pública no município de Carmo da Mata aconte- ceu na sede da ACICAM e contou com a presença de autoridades e civis en- gajados nesta causa. Vá- rias propostas passaram por um debate entre os presentes. Dívida da prefeitura supera R$ 13 milhões Reportagem na página 03 Autoridades se reúnem para tratar da Segurança Pública da cidade EMERSON RABÊLO ARQUIVO AN CHARLES ELIAS página 04 página 09 página 04 página 05 O Sacerdote carmen- se, Padre Sebastião Corrêa Neto, acaba de lançar a sua primeira obra bibliográfica. Com o tema Juventudes e Vocações Hoje: Caminhos e Perspectivas para uma Pas- toral Vocacional, o livro será lançado em Belo Horizonte, no próximo dia 18. A Vigilância Sani- tária Municipal, junta- mente com o setor de tributação da prefeitu- ra, interditaram na tar- de de segunda-feira, dia 06, uma casa de pros- tituição existente no município há mais de 10 anos e que fica lo- calizada na entrada da cidade. Com o intuito de au- mentar o nível das águas dos afluentes do Rio Boa Vista, e também do próprio rio, e ainda preservar as matas ci- liares das proximidades das nascentes da cidade, o pro- jeto “O Produtor de Águas – Cercamento de Nascentes de Carmo da Mata” já reali- zou, nos quatro primeiros meses do ano de 2013, o cer- camento de seis nascentes de Carmo da Mata.

Upload: thiago-gois

Post on 15-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Um jornal de verdade!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal A Notícia - Edição 64

Carmo da Mata, Minas Gerais 10 de maio de 2013 Ano 2 - Nº 64 Editor: Thiago Góis

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

A Miss Carmo da Mata FLÁVIA

SAID é o destaque da Coluna

GAROTA TOP

página 11

Padre Tiãozinholança livro sobre

juventude

Casa de Prostituição da cidade é fechada

SAAE já cercou seis nascentes do município

A reunião que tra-çou novos planos para a melhoria da segurança pública no município de Carmo da Mata aconte-ceu na sede da ACICAM e contou com a presença de autoridades e civis en-gajados nesta causa. Vá-rias propostas passaram por um debate entre os presentes.

Dívida da prefeitura supera R$ 13 milhões

Reportagem na página 03

Autoridades se reúnem para tratar da Segurança Pública da cidade

EMERSON RABÊLO

ARQUIVO AN

cHARLES ELIAS

página 04

página 09

página 04

página 05

O Sacerdote carmen-se, Padre Sebastião Corrêa Neto, acaba de lançar a sua primeira obra bibliográfica. Com o tema Juventudes e Vocações Hoje: Caminhos e Perspectivas para uma Pas-toral Vocacional, o livro será lançado em Belo Horizonte, no próximo dia 18.

A Vigilância Sani-tária Municipal, junta-mente com o setor de tributação da prefeitu-ra, interditaram na tar-de de segunda-feira, dia 06, uma casa de pros-tituição existente no município há mais de 10 anos e que fica lo-calizada na entrada da cidade.

Com o intuito de au-mentar o nível das águas dos afluentes do Rio Boa Vista, e também do próprio rio, e ainda preservar as matas ci-liares das proximidades das nascentes da cidade, o pro-jeto “O Produtor de Águas – Cercamento de Nascentes de Carmo da Mata” já reali-zou, nos quatro primeiros meses do ano de 2013, o cer-camento de seis nascentes de Carmo da Mata.

Page 2: Jornal A Notícia - Edição 64

02

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

Educação e cidadania

Editorial

THIAGO GÓIS

Sabemos que tudo que ouvimos, lemos e apren-demos faz parte do nosso crescimento. Também sabe-mos que tudo o que somos é produto de muitos conhe-cimentos transmitidos a nós por pessoas próximas e que atuam diretamente na nossa educação, fazendo de nós“homens” de boas condu-tas na sociedade.

O resultado desta soma de fatores e elementos vindos da educação deve vir, primei-ramente, dá nossa família para depois ser responsabi-lidade da escola. Apesar dos primeiros ensi-namentos que recebemos vir dos nossos pais é na escola que obtemos o co-nhecimento, e é na escola que aprende-mos a conviver com pessoas distintas, que não são nossa família, cultu-ras diferentes e maneiras de se portar perante o cotidiano.

P e n s a n -do neste sentido, o Colégio Es-tadual Joaquim Afonso Rodrigues, ao receber os alunos das escolas de séries inferiores da educação municipal (que por sinal tem pres-tado um ótimo ensino aos alunos de Carmo da Mata), tem conse-guido colocar em sua dinâmica de ensino estes vários elementos de formação moral e intelectual de seus alu-

nos. Prova maior foram os eventos em come-moração de mais um aniversário da institui-ção de ensino, onde os alunos e toda a comu-nidade escolar pude-ram promover várias atividades, tendo como destaque os jogos esco-lares, a apresentação da fanfarra que comple-tou seu primeiro ano e mais um belo desfile nas ruas da cidade.

É muito bom saber que a direção e todo o corpo do-cente do colégio têm se preo-

cupado em não ficarem presos apenas em aulas expositivas, pre-ocupando em promover ati-vidades com os alunos no intui-to de despertar o interesse pela cidadania.

É sabido que o professor tem um papel fundamenta l na educação de seu aluno, pois é ele quem vai transmitir co-nhecimento es-pecífico de cada assunto, vai en-

contrar maneiras de encaixar o seu conteúdo ao cotidiano do seu aluno, com isso trans-formará um ser pensante, crítico, capaz de produzir seu próprio pensamento. Hoje, na atual conjuntura que so-ciedade está vivendo, devido a vários problemas, é necessá-rio que os alunos sejam edu-cadas para servir a sociedade, para transformar o espaço em que vivem, para exercerem uma profissão que promete

Editor-Chefe / Jornal A Notícia

É muito bom saber que a direção e todo o corpo do-cente do Colégio Estadual têm se preocupado em não ficarem presos apenas em aulas expositivas, preo-cupando em pro-mover atividades com os alunos no intuito de despertar o interesse pela ci-dadania.

JÚNIA PAIXÃO

CASOS E REFLEXÕES

Por quê?

Editorial / Opinião

Hoje escrevo para você, jovem e adolescente. Não quero repre-ender ou criticar, hoje eu só quero lhe entender. Preciso de algumas respostas que só você pode me dar. Falo como mãe, como profes-sora, como amiga. Falo como alguém que insiste em acreditar na juventude. Eu sei que você tem pressa, também fui adolescente e não tem tanto tempo assim! Mas por favor, me escute, hoje eu só quero saber o porquê!

Por que você nunca parece satisfeito? Nem sempre podemos ter tudo o que queremos, principalmente se ainda somos dependentes. E diante disso podemos nos acomodar, nos revoltar ou lutar, somos nós que fazemos a nossa história!

Por que nem sempre você respeita ou escuta seus pais? Pode ser que na ânsia de lhe proteger eles percam a medida. Pode ser que na pressa de lhe ver feliz, eles atropelem seus sonhos. Pode ser que na necessidade de acertar, eles acabem por errar, mas ninguém irá lhe dar um amor maior e tão incondicional! Sinalize, fale, compreenda, aceite, questione, caminhem juntos!

Por que você se expõe a tantos perigos como forma de afirma-ção? A sua vida é muito importante para aqueles que lhe amam! Levante bandeiras, lute por um ideal, acredite e trabalhe por uma causa; a solidariedade também é emocionante! Não se arrisque. Cada vida é especialmente importante, ninguém vem ao mundo à toa, temos todos uma missão a cumprir.

Por que você precisa de tantos artifícios para se sentir forte? O álcool, o fumo e as drogas escondem você das pessoas e ninguém ama quem não conhece.

*Por que é tão difícil ter alegria com a mente sã? Experimente dançar a noite inteira! Experimente fazer um belo gol! Experimen-te se apaixonar! Experimente compor uma música ou escrever um poema! Além de se sentir alegre, você dará alegria a muitas pessoas!

Por que você demonstra tão pouco apego à vida? Eu sei que esta é uma fase difícil e que às vezes você não vê luz no fim do túnel, mas todo mundo enfrenta adversidades e fazer escolhas é difícil em qualquer idade. Saber pedir ajuda não é sinal de fraqueza e sim de sabedoria!!!

Por que você tantas vezes despreza sua família? Entendo que você precise de amigos que falem a sua língua e que lhe entendam, mas a família é seu porto seguro. Os amigos e companheiros pas-sam, a família está sempre de braços abertos para lhe receber!

Por que você se julga mais protegido que o outro? Não existem super-homens nem mulheres maravilha; infelizmente somos todos igualmente frágeis e vulneráveis! O que pode tornar você protegido é seu comportamento e sua consciência! Cuide-se, ame-se, proteja--se, saiba dizer não, tenha coragem de ser diferente. O futuro será seu maior presente!!!

Por que você finge não ver ao seu redor? A hipocrisia não combi-na com a juventude! A rebeldia não precisa ser insensível! A inquie-tude não é sinônimo de irresponsabilidade! Os acontecimentos que permeiam a nossa vida são consequências das escolhas que fizemos, e os acontecimentos com os outros, podem nos fornecer valiosas lições! Mostre-se, apareça, enfrente, lute, aprenda; a vida precisa de você!

PSICOLOGIA EM FOCO

CAMILA LOBATO

Família, relações e a Terapia SistêmicaFamília é um organismo em si, em que todas as suas partes, seus

membros estão interligados e interagindo a todo o momento. É a ma-triz de identidade do indivíduo. Quando nascemos caímos no berço familiar. Sempre haverá um movimento de trocas entre o indivíduo e a família, em que o indivíduo trará novas idéias e informações que aprendeu do lado de fora para a família e está, por sua vez, irá influen-ciar seus membros com suas histórias, regras, com o dito e o não dito, normas, olhares, palavras e toques. Assim será na família que o indi-víduo irá definir sua forma de ser e reagir. É onde definirá os meca-nismos que usará para sobreviver, é onde irá aprender a relacionar e fazer suas escolhas.

Sendo assim, a Terapia Sistêmica como uma nova forma de aten-dimento terapêutico trabalha o indivíduo nessas interações/relações, tendo como preocupação ver este indivíduo em processo de evolução e humanização.

O Psicólogo Sistêmico, então, parte da compreensão de que o in-divíduo é parte de uma família, essa é a matriz de suas identificações e onde acontecem as primeiras interações. São essas interações que serão avaliadas durante o processo terapêutico.

Não existem crescimento e aprendizado longe das relações e quando o indivíduo ampliar sua consciência sobre sua forma de rela-cionar poderá entender melhor o seu jeito de ser, agir,pensar e fazer escolhas, contribuindo, dessa forma, para uma qualidade de vida e, é claro, das relações.

Portanto, a Terapia Sistêmica pode ser indicada para: - Pessoas com problemas de relacionamento (pais e filhos, casais, trabalho, etc.)

- Crianças e adolescentes com dificuldades escolares e pessoais (ansiedade, agressividade, TDAH e outras)

- Momentos de crise ou momentos específicos como: perda, separação, doenças crônicas, etc. - Depressão, síndrome do pânico, fobias etc.

- Pessoas com problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e drogas.

Os atendimentos poderão ser: - Individual = quando se tem a necessidade de ampliar a consci-

ência para ter um melhor entendimento da sua forma de ser, agir e fazer escolhas em todos os contextos: afetivo, pessoal, profissional e outros;

- Casal = quando queira buscar uma relação de qualidade para superar alguma dificuldade do casal ou um sintoma criado pelos os mesmos;

- Familiar = quando existe um adoecimento ou dificuldades de algum membro da família, já que relações saudáveis é um grande contribuinte para um indivíduo saudável.

ALUGA-SECÔMODO COMERCIAL

Bom preço e ótima localização

Rua Prof. Getúlio 26A,

em frente ao Augusta Center

Contato Jorge:

[email protected](37) 9123-5927

O Jornal A Notícia vem, através de seu editor, informar que a causa da morte da jovem Suélen Firmino, encontrada morta em uma residência do centro da cidade, não foi por “motivo natural, devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e por algumas doenças”, conforme divulgamos na edi-ção anterior. A causa da morte, conforme laudo médico, foi por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) a qual a jovem sofreu. À família, deixamos os nossos sinceros pedidos de escusas. Por isso, fazemos esta retratação para que conserte este mal entendido.

RETRATAÇÃO

Page 3: Jornal A Notícia - Edição 64

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

www.portalanoticia.com.br Cidade

Resolver conflitos fa-miliares que envolvem a Justiça, problemas de ado-lescentes com as drogas ou até mesmo auxílio social em casos de separação ju-dicial que envolve crianças são algumas das atribui-ções desempenhadas pela Assistência Social Judiciá-ria da Comarca, presente em Carmo da Mata desde agosto de 2003.

Estas e tantas outras situações, que envolvem

Assistência Social Judiciária: Presente há quase 10 anos na cidadea Justiça, são muito bem solucionadas, na maioria das vezes, pela Assistente Judiciária da Comarca, Ana Maria Silveira Barros, que, com muito afinco, durante estes quase dez anos, tem desempenhado o seu tra-balho em Carmo da Mata.

De acordo com Ana Maria, é função da Assis-tência Social Judiciária re-solver questões, amparadas em processos judiciais, que estão relacionadas à confli-tos entre família, guardas de filhos, separações, ado-ções, interdição de idosos

e adolescentes em conflito com a Lei.

“São muitas as deman-das de trabalho na cidade. As pessoas nos procuram no intuito de uma esperan-ça e sempre estamos aqui para ajudar na solução”, explicou a assistente social, comentando que conflitos familiares e casos de ado-lescentes com problemas com drogas e com a Lei são as maiores demandas de trabalho no município.

Ainda conforme a assis-tente social, além das ações de trabalho amparadas em

processos, a assistência so-cial judiciária ainda colabo-ra com o encaminhamento de pessoas para instituições filantrópicas da cidade, re-aliza visitas domiciliares, estudos sociais em famílias e tantas outras atribuições. “É tudo feito com muito amor, dedicação e profis-sionalismo, pois o que está em jogo é a sociedade, que, cada vez mais, necessita do nosso amparo”, contou.

A assistência social ju-diciária da Comarca fica localizada no Fórum do Município.

Ana Maria Silvei-ra Barros, assis-tente social judici-ária da Comarca, atua na cidade há quase dez anos, realizando diver-sos tipos de tra-balho que estão relacionados à sociedade

THIAGO GÓIS

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Dívida da Prefeitura supera R$ 13 milhõesA dívida deixada pela

administração passada, con-forme dados apurados pela contadora da prefeitura, Maria do Rosário Medeiros, superou a casa de 13 milhões de reais.

A drástica situação en-contrada na prefeitura pelo prefeito Almir Resende, con-forme divulgou o jornal A Notícia no início deste ano, foi confirmada após deta-lhamento de toda a dívida interna, dívida flutuante, res-tos a pagar da gestão do ex--prefeito Milton Neto, can-celamentos dos exercícios anteriores e tantas outras obrigações não cumpridas nas gestões passadas. O valor total apurado entre dívida contabilizada e não contabi-lizada chegou ao montante de R$ 13.684.137,72 (treze milhões, seiscentos e oitenta e quatro mil, cento e trinta e sete reais e setenta e dois

centavos).Segundo a contadora,

todo este valor, apurado e contabilizado, possui docu-mentos comprobatórios. “A comprovação da dívida está em documentos de presta-ções de contas e em diversos outros não registrados con-tabilmente, bem como em reclamações de credores com cópia de documentos emi-tidos para a prefeitura e que não foram localizados e nem escriturados”, explicou Maria do Rosário, destacando que diante destes detalhes a dívi-da já apurada pode ser ainda maior que este valor.

Os maiores valores das dívidas, conforme informa-do, são a do INSS, que foi contabilizada no valor de R$ 5.751.461,12; a do Sindicato dos Trabalhadores Munici-pais (Sintram), que é de R$ 312.348,00; a da Cemig (R$ 1.206.735,39); consignações diversas (R$ 375.244,91); res-tos a pagar processados da gestão do ex-prefeito Milton

Neto (R$ 2.075.993,21), res-tos a pagar não processados (R$ 405.083,87) e toda a dí-vida ainda não contabilizada que se refere a cancelamen-tos de empenhos das gestões passadas e do ano de 2012, empréstimos consignados, débito apurado pela Recei-ta Federal, em fevereiro de 2013, referente ao período de setembro a dezembro do ano passado; contas de telefone fixo e celular não pagas pela última gestão, dívidas com o hospitais e com médicos, precatórios e com a empresa RuralMinas, onde todo este total descrito chega ao valor de R$ 3.557.270,22.

Para o Prefeito Almir Re-sende (DEM), a situação da prefeitura assustou bastante, mas, com o passar dos meses, diante de várias negociações que estão sendo feitas, ele pôde notar que existe uma luz no fim do túnel. “Quero tranquilizar a população, in-formando que estamos com as nossas obrigações de 2013 em dia e que, quanto à dívida encontradas, estamos ten-tando negociações e provi-dências estão sendo tomadas para regularização do muni-cípio perante aos órgãos Es-taduais e Federais, que estão impedindo o município de receber recursos”, contou.

Na próxima edição do jornal A Notícia, você confe-re o que a prefeitura já con-seguiu regularizar, diante de pagamentos e negociações.

Fonte: Prefeitura Municipal de Carmo da Mata

Page 4: Jornal A Notícia - Edição 64

04

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

Thiago Gó[email protected]

Cidade

Após uma série de atos criminosos contra o patri-mônio de lojistas e cidadãos carmenses, autoridades do município já realizaram duas reuniões com o intuito de criar mecanismos para monitorar atividades e cola-borar com a segurança pú-blica da cidade.

Na tarde do dia 25 de abril, autoridades e co-merciantes realizaram a primeira reunião na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Carmo da Mata – ACI-CAM – que, na ocasião, contou com a presença do Prefeito Municipal, Almir Resende (DEM); dos vere-adores Claret Franciscani (PSD) e Sílvia Barreto (PT); do delegado, Douglas Ca-marano; do comandante do Destacamento da PM, Sargento Geovani Magela; do presidente em exercício da ACICAM, Jaques Mat-tar; além do secretário e do tesoureiro da entidade e da assessoria da prefeitura.

Várias propostas foram

Responsáveis se reúnem para buscar melhorias para a segurança pública

Casa de prostituição da cidade é fechada

Emerson Rabê[email protected]

apresentadas e debatidas pelos presentes, como a ele-vação do título de Destaca-mento da PM para Pelotão, no intuito de aumentar o efetivo policial do municí-pio, e uma espécie de patru-lha preventiva em todos os dias, realizada com o apoio de policiais de outros pelo-tões das cidades circunvizi-nhas.

Porém, a proposta que mais correspondeu aos anseios dos presentes na reunião foi a implantação de câmeras “Olho Vivo”, apresentada pela ACICAM e acatada pelos reunidos. As câmeras poderão fazer o

monitoramento 24h da área central da cidade e também de algumas regiões peri-féricas, com o objetivo de acrescentar mais precisão à vigilância no município. A ideia é de que a execução do projeto tenha início o mais rápido possível, começando pela avaliação técnica de um profissional de segurança pública para averiguar em quais pontos os aparelhos serão mais aproveitados.

Além das câmeras de monitoramento, os presen-tes ainda acordaram sobre a intensificação dos trabalhos do Conselho Municipal de Segurança Pública – CON-SEP – para colaborar com os novos projetos avaliados. “Temos que realizar uma nova eleição com a entrada de novos membros para o CONSEP, para que possa-mos despolitizá-lo, no intui-to de obter mais êxito nos serviços prestados”, explicou Jacques.

Já na segunda reunião, convocada pelo prefeito e que contou com a participa-ção do presidente da Câma-ra de Vereadores, Leonardo Rodrigues, foi apresentado aos presentes, através do novo comandante do 8º Ba-talhão da Polícia Militar, Ca-pitão Alexandre Juari, os números atualizados sobre a criminalidade em Carmo da Mata, bem como os da-dos sobre efetivo policial dos outros destacamentos do batalhão. O Capitão apro-veitou para mostrar as suas sugestões em relação à mi-norização dos índices crimi-nalísticos na cidade.

Dentre as ideias levan-

tadas pelo capitão estão a confirmação da eficiência do uso de câmeras de segu-rança no município, além da implantação de projetos sociais e parcerias com a co-munidade, como é o caso da Rede de Instituições Finan-ceiras, de Comerciantes e de Vizinhos Protegidos.

O policial aproveitou para comentar a respeito da preocupação e eficiência dos órgãos públicos municipais em relação à segurança pú-blica.

Conforme levantamen-to da Polícia Militar, o Jornal A Notícia preparou dois in-fográficos com dados recen-tes sobre a criminalidade em Carmo da Mata e na região.

A reunião que traçou novos planos para a melhoria da segurança pública no município de Carmo da Mata aconteceu na sede da ACICAM e contou com a presença de autoridades e civis engajados nesta causa. Várias pro-postas passaram por um debate entre os presentes. A que mais agradou a todos foi a da implantação de câmeras “Olho Vivo” em alguns pontos do município para monitoramento 24 horas.

EMERSON RABÊLO

A Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com o setor de tribu-tação da prefeitura, in-terditaram na tarde de segunda-feira, dia 06, uma casa de prostituição existente no município há mais de 10 anos e que fica localizada na entra-da da cidade.

Acompanhados da Polícia Militar e da Po-lícia Civil, os servidores públicos interditaram o estabelecimento pelo fato de não ter um alvará comercial – sendo que o registro junto à Prefeitu-ra é de uma residencial – e ainda pela precariedade nas condições de higiene do local.

De acordo com a Vigi-

lância Sanitária, o local situado na Rua José Lo-bato, no bairro Estação, é totalmente insalubre, não possuindo ventila-ção nem condições de higiene. “No local havia animais sendo criados dentro da cozinha, ba-nheiros sem ralinhos, falta de extintores e sa-ída de emergência”, ava-liou Betânia Jeunon, res-ponsável pela vigilância sanitária do município.

Os proprietários da casa de prostituição fo-ram informados que, enquanto a situação do alvará solucionada e as condições insalubres do local resolvidas, o local permanecerá fechado, não sendo autorizado o seu funcionamento. A casa de prostituição foi lacrada.

Fonte: 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Fonte: 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Índices Criminais da cidades que fazem parte do 8ºBPM

Page 5: Jornal A Notícia - Edição 64

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

www.portalanoticia.com.br Cidade

Quem esteve presente na Câmara Municipal na úl-tima Sessão Legislativa, re-alizada na segunda (dia 06), pôde acompanhar a apre-sentação de quatro Projetos de Lei enviados pelo Execu-tivo e que seguiram para as comissões da Casa antes de serem colocados em 1º tur-no de votação e, também, o pedido de uma indicação feita pelo vereador Ênio (PTB).

Com o plenário lotado, foi apresentado, primeira-mente, a indicação do vere-ador Ênio Carlos da Costa, que pediu a instalação de redutores de velocidade na Rua Cesário Rios.

Segundo o documento apresentado pelo vereador, após pedido de uma cidadã residente na referida rua, pede-se ao Executivo tais

Quatro Projetos de Lei apresentados na Câmara Thiago Góis

[email protected]

redutores, pois circula um grande fluxo de veículos na via e alguns motoristas ir-responsáveis colocam em perigo a vida de crianças e idosos.

Após a indicação ser de-ferida, foi apresentado o Projeto de Lei 1502/2013, que pede a inclusão do Ins-tituto Cultural, Arte, Fazer Responsável e Educação Ambiental (Icafe) a título de Utilidade Pública Munici-pal a fim de receber apoio e subsídios de programas Estaduais e Federais de In-centivo às Sociedades sem fins lucrativos. O Projeto Icafe, mais conhecido como Café Escola, é desenvolvido na comunidade dos Campos há pouco mais de um ano e realiza diversas oficinas e trabalhos, colaborando com o desenvolvimento daquela localidade.

O segundo Projeto de Lei apresentado está relaciona-do à doação de vários lotes,

situados na Cohab Nova, para que as famílias de baixa renda do município cons-truam suas moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Fe-deral.

O projeto de moradia prevê que a prefeitura dispo-nibilize o lote para as famí-lias e a Caixa Econômica o financiamento para a cons-trução das casas. O texto do Projeto de Lei prevê algumas exigências para que a pessoa se enquadre como candidata ao lote. Já o terceiro Proje-to de Lei, que está ligado ao apresentado anteriormente, prevê a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis aos mutuários.

O Presidente da Casa, Vereador Ti-Léo (PT), para-benizou a iniciativa de mo-radia para a população feita pela prefeitura e sugeriu para as comissões da Câma-ra algumas emendas ao pro-jeto para que atenda a quem

realmente necessita de uma moradia. “Este lote e o finan-ciamento para a construção das casas é muito importan-te. Contudo, o beneficiado precisa ser aquele pai de fa-mília casado e que possua filhos”, sugeriu o Presidente, destacando que este projeto de moradia urbana veio para colaborar com o crescimen-to do município.

Já o último Projeto de Lei apresentado em ple-nário, que tem o número 1505/2013, diz respeito à autorização para que o mu-nicípio contrate médicos especialistas para atendi-mento à população de forma gratuita e em caráter excep-cional. O projeto prevê que a contratação dos médicos para atendimento de manei-ra autônoma, trabalhando até 20 horas por semana. O projeto que diz respeito à saúde pública local prevê a contratação de médicos com especialidade em psiquia-

tria, pediatria, neurologia, cardiologia e ginecologia e obstetrícia.

Os quatro Projetos de Lei apresentados seguiram para as comissões de Le-gislação, Justiça e Redação e Fiscalização Financeira e Orçamentária. Na próxima semana serão votadas em primeiro turno para depois continuarem tramitando na Câmara Municipal antes receberem parecer final.

Membros da Filarmôni-ca Santa Cecília compare-ceram na reunião

Vários integrantes da Filarmônica Santa Cecília também compareceram à reunião para acompanhar a apresentação de um Projeto de Lei ligado à banda, entre-tanto a proposição não ha-via ainda sido enviada pelo Executivo. O projeto deve ser apresentado na próxima semana.

Câmara Municipal de Carmo da Mata - Estado de Minas GeraisPresidente: Vereador Leonardo Rodrigues de Almeida – Mesa Diretora: Vereadores Ênio da Costa, Leandro Azevedo e Claret Franciscani Composição da Casa Legislativa: Vereadores Leonardo Rodrigues, Ênio da Costa, Leandro Azevedo, Claret Franciscani, Antônio Claret

Pereira, Ériton Cosme, Horvânio Aleixo, Raimundo Horácio da Silva e Sílvia Barreto

Atos institucionais das sessões Legislativas:

INDICAÇÃO 21/2013À Mesa Diretora Câmara Munici-pal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,A Vereadora que esta subscreve vem requerer que, após tramita-ção regimental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Há relatos de mães de alunos pre-ocupadas com a ocorrência de dro-gas ilícitas dentro e nas portas das escolas do nosso município.Diante destes fatos, sabendo que os alunos, muitas vezes ainda crianças, estão sendo seduzidos por este mal, que destrói a vida e a família de muitos, solicito que sejam tomadas providencias no sentido de orientar e reprimir o consumo de entorpecentes nas es-colas.Indico que sejam feitas palestras,

mensalmente, de orientação quan-to aos males causados pelo consu-mo de drogas, tanto nas escolas municipais quanto estadual, por profissionais da área, como medi-da de prevenção. Nestes Termos, pede Deferimento.Silvia Sirlene BarretoVereadora

INDICAÇÃO 22/2013À Mesa Diretora Câmara Munici-pal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramita-ção regimental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade de rea-lizar uma operação tapa-buracos nas vias do Município, dando prio-ridade na Rua Virgílio Silveira e

José Lobato.O Município encontra-se com muitas vias esburacadas, o que dificulta o tráfego, danifica os ve-ículos e causa acidentes com pe-destres.As vias supracitadas possuem grande movimento, o que tem cau-sado transtornos aos que utilizam as mesmas. A Rua José Lobato é uma das mais usadas dentro do Município, pois ela está localizada na entrada e por ela passam todos os que entram e saem da cidade. Esta operação tapa-buracos é simples e de baixo custo perto da importância e bem estar causado á população. Nestes Termos, pede Deferimen-to.Eriton Cosme da Silva -Vereador

INDICAÇÃO 23/2013

À Mesa Diretora Câmara Munici-pal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramita-ção regimental, seja encaminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade, junto ao órgão competente, de colocar um poste de luz no final da Rua Joa-quim Pereira Notini.Esta é uma reivindicação de mo-radores da localidade, que recla-mam que a rua está escura e que a CEMIG está exigindo a colocação deste poste para ligar a energia elétrica nas novas residências lo-calizadas no final da referida rua. Nestes Termos, pede Deferimen-to.Eriton Cosme da Silva - Vereador

Dentre os projetos apresentados, o que se refere à moradia, através da construção de casas em um programa do Governo Federal, obteve maior aceitação por parte dos edis

ARQUIVO AN

Um importante projeto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de preservação das nascentes do município, feito em parceria com o Mi-nistério Público da Comarca e o Comitê da Bacia Hidrográfi-ca do Rio Pará (CBH-Pará), já começa a dar resultado neste ano de 2013, período em que a nova gestão da Autarquia Municipal iniciou os seus tra-balhos.

Com o intuito de au-mentar o nível das águas dos afluentes do Rio Boa Vista, e também do próprio rio, e ainda preservar as matas ci-liares das proximidades das

SAAE já cercou seis nascentes do município neste anoThiago Góis

[email protected]

nascentes da cidade, o pro-jeto “O Produtor de Águas – Cercamento de Nascentes de Carmo da Mata” já realizou, nos quatro primeiros meses do ano de 2013, o cercamento de seis nascentes de Carmo da Mata e pretende, até o final deste ano, realizar o procedi-mento em pouco mais de 15 pontos espalhados pelo mu-nicípio.

De acordo com o diretor do SAAE, Aurélio Lobato, é preocupação dele e de toda a Autarquia o aumento no ní-vel de água do Rio Boa Vista e das águas que correm pelo município. “Temos um forte parceiro no sentido da pre-servação das águas e das ma-tas ciliares que é o Ministério

Público. Através do seu pro-motor, Dr. Areslan Eustáquio Martins, temos reforçado esta parceria em favor da preser-vação ambiental de Carmo da Mata. Além do Ministério Público, temos o pessoal do Comitê da Bacia Hidrográfica

do Rio Pará que realiza o le-vantamento das nascentes de Carmo da Mata e nos repassa para depois executarmos este importante trabalho”, contou.

O CBH-Pará, como desta-cou Aurélio, faz este trabalho de mapeamento das nascentes

para que o SAAE possa execu-tar o cercamento. “Utilizamos estacas de eucalipto tratado a cada três metros e três fios de arame para compor a cerca, que tem o objetivo de evitar que o gado entre nas nascen-tes, pisoteando-as, contami-nando-as e dando fim a estes locais onde brotam as águas”, explicou Aurélio.

De acordo com Fabiano da Silva Corrêa, vice-presi-dente da Associação de Usuá-rios do CBH-Pará, o resultado deste trabalho em conjunto, desde o mapeamento até o cercamento dos pontos em que brotam as águas, pode ser observado brevemente. “Tan-to fatores qualitativos como quantitativos são percebidos

após o cercamento das nas-centes. O fator da qualidade da água é notado já nas pri-meiras semanas após a exe-cução do projeto, pois como não há a invasão de animais no local, a água fica mais lim-pa e com mais qualidade. Já o fator quantidade, que diz res-peito ao aumento do fluxo da águas nas nascentes, é obser-vado após cerca de um ano”, explicou.

O projeto de cercamento das nascentes do município é executado com recursos pró-prios do SAAE e vem de uma parceria com a Promotoria da Comarca, onde 2% da arreca-dação anual da Autarquia são direcionados para causas am-bientais e de preservação.

THIAGO GÓIS

Page 6: Jornal A Notícia - Edição 64

06

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

Cidade / Anúncios

Colégio: 47 anos de alegria e conscientizaçãoEmerson Rabêlo

[email protected]

Para comemorar os 47 anos de existência no mu-nicípio de Carmo da Mata, a Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues – Colé-gio Estadual – organizou e realizou na semana passa-da uma série de atividades que marcaram a passagem do aniversário da institui-ção de ensino. Nos dias 02 e 03, quinta e sexta, várias atividades esporti-vas foram realizadas para alunos, e também contou com a participação de fun-cionários e colaboradores do Colégio.

Na noite de quinta, uma missa em ação de graças foi realizada no Santuário de Nossa Senhora do Car-mo, por Padre Vanir José. O texto de homenagem, lido no término da cele-

bração pela diretora Júnia Paixão, deixou bem claro o prazer do educandário em prestar os seus serviços na comunidade. “O amor pela vida, que nos faz acolher a todos, há 47 anos, com res-peito e dignidade. O amor pela juventude, que nos faz lutar por dias mais amenos e seguros. Enfim, nossa escola é feita de alegrias,

conquistas, amizades, es-forços, lágrimas e sorrisos! E por isso hoje agradece-mos e comemoramos! E pedimos as bênçãos de Nossa Senhora, para que possamos nunca perder a fé e a coragem”, explicitava o texto.

O momento mais espe-rado pela comunidade foi a 3º Peloteca em prol da

Fanfarra Wilson Canaan, que aconteceu na noite de sexta, na quadra da própria escola. Ao todo, 12 duplas disputaram uma corrida de 30 metros e garantiram a diversão de quem esteve presente para acompanhar as disputas.

Na manhã de sábado (04), encerrando as come-morações planejadas pela instituição, aconteceu o desfile da fanfarra da porta da escola até a Praça Presi-dente Vargas, onde aconte-ceu, com a participação do público que estava no cen-tro da cidade naquele mo-mento, um abraço simbó-lico em favor da juventude carmense. O objetivo do movimento foi o de pedir mais atenção para a educa-ção e socialização de jovens e adolescentes do municí-pio de Carmo da Mata.

O Colégio desfilou pelas ruas pedindo mais zelo e atenção para a juventude, defendendo a ideia de que Escola e Família são primordiais para a forma-ção de indivíduos socializados e educados para viver corretamente

THIAGO GÓIS

THIAGO GÓIS

Secretaria de Saúdeem novo endereço

Júlia [email protected]

A Secretaria Munici-pal de Saúde de Carmo da Mata está executan-do seus serviços em novo endereço desde o dia 25 de abril. Situada na Rua Virgílio Silveira, a nova sede fica em um prédio filantrópico - antiga cre-che -, localizado acima da Loja Joana Bedin. O novo local, conforme informou Salete Silveira, pertence à Prefeitura Municipal, o que faz com que haja uma redução de gastos com a economia do aluguel. Segundo Salete, a creche continuará funcionando nos fundos da secretaria.

Na secretaria, os ci-dadãos podem realizar a

marcação de consultas, de exames de raio-x, ci-rurgias pelo SUS, além de providenciar o próprio cartão do SUS e contatar o setor de Vigilância Sani-tária e Epidemiológico do município.

O horário de funcio-namento e atendimento ao público da secretaria é de segunda a sexta, das 07h às 16h

Page 7: Jornal A Notícia - Edição 64

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

www.portalanoticia.com.br

Flávia Said é a nova Miss Carmo da MataMais que beleza, simpatia e glamour compuseram a melodia que

guiou seis candidatas à passarela do Miss Carmo da Mata 2013, na noite de sábado (04), no Space Flex. O concurso, que foi preenchido com mui-ta emoção, foi organizado por Ângela Santos e executado por Heltone Produções e Eventos.

O principal salão do novo espaço para festas em Carmo da Mata ficou completamente lotado de autoridades e civis que queriam acompanhar a escolha da representante da beleza carmense e que vai levar o nome da cidade para outras disputas do segmento em Minas e em todo o Brasil.

O título, então, ficou com a candidata Flávia Said, que obteve a maior pontuação dada pelo corpo de jurados do concurso: 282 pontos. Atrás dela, ficaram Jordânia Resende (241), em segundo lugar, e Danielle Car-valho (232), em terceiro. A eleita agora vai participar do concurso Miss Terra Minas Gerais, em setembro, com outras garotas que também vão representar suas respectivas cidades.

A mesa de jurados foi formada por: Luiz Gontijo, Miss Brasil Nações Unidas; José Alonso Dias, diretor estadual do Miss Terra; Ana Maria Sil-veira Barros, assistente social judiciária; Ana Cecília Moura, Miss Car-mo da Mata 2010, e Glauber Ferreira Noca, graduando em engenharia elétrica.

Todas as fotos do evento, que teve cobertura completa do Jornal A Notícia, podem ser acessadas através da página do periódico no face-book.

Seis candidatas disputaram acirradamente o título de Miss Carmo da Mata 2013, no evento organizado por Ângela Santos e Heltone Produ-ções e Eventos, na noite de sábado (04). Flávia Said foi eleita a nova Miss com 282 pontos. Jordânia Resende e Danielle Carvalho ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente

Gostaria de agradecer a todos os profissionais: Ângela Santos (coorde-nadora do Miss Carmo da Mata), Érika Rodri-gues e Felipe Corrêa (da Absoluta Estética), Lu-ciana Corrêa, Heltone Piassi, Magda Oliveira (da Flores e Formas), So-ninha (Clínica de Estética e Depilação). Não pode-ria esquecer do apoio da minha família e de meu namorado Cleison Sou-za, e de todas as pessoas que fizeram o meu sonho tornar-se realidade.

Flávia SaidMiss Carmo da Mata 2013

”“Como coordenadora do Miss

Carmo da Mata, o concurso foi maravilhoso e bem coordenado. Tenho certeza que a maioria das pessoas presentes souberam acei-tar o resultado, pois os jurados agiram com muita transparência e lisura. Por isso tenho certeza que eles foram competentes, e também sei da minha capacidade de coor-denar um evento cultural como esse. Queria agradecer ao jornal A Notícia pela cobertura do even-to, agradecer à senhorita Nathália Resende e ao jovem Emerson Rabêlo pela brilhante apresentação. Agradeço também à Ana Cecília Moura, ao senhor José Alonso; à Miss Brasil Nações Unidas, Luiza Gontijo, e o DJ Wesley Oliveira, pois abri-lhantaram o nosso evento.

Em especial, e de coração, agradeço à Miss 2011/2012 Priscila Andrade Chagas pelo amor, carinho e respeito que teve comigo. Ela continuará para sempre no meu coração.

Heltone, muito obrigada pelo seu trabalho, pela sua gentileza e carinho comigo, com as candidatas e com o público. Tive o prazer de trabalhar com você e desejo que seus eventos sejam sempre de sucesso.

Para finalizar, agradeço aos carmeses pelo apoio, ao Prefeito Mu-nicipal Almir Resende. E as candidatas não eleitas, podem ter a cer-teza que vocês fizeram bonito, mostraram o lado positivo de saberem compreender que só uma seria eleita, e cada uma de vocês brilharam com o talento que cada uma tem.

Obriagada Carlos Henrique, proprietário do Space Flex, pelo seu interesse no evento e por estar sempre conosco, prestando-nos a aju-da necessária.

Parabéns, Miss Carmo da Mata 2013, Flávia Said! Tenha a certeza que, através de você, levaremos o nome de Carmo da Mata ao Estado de Minas Gerais com muita honra.

Um abraço a todos e muito obrigada pela confiança que deposi-taram em mim.”

Coordenadora Ângela Santos

Especial

FOTOS: cHARLES ELIAS

Page 8: Jornal A Notícia - Edição 64

08

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

Ruas das Reminiscências: Nossa cidade e seus casos curiosos...

O dia que a Vila transformou-se em palco de guerra

ALFEU SÁBATO

O PRESENTE E AS REMINISCÊNCIAS

Vou prosseguindo a caminhada, cada casa uma história, cada história uma lembran-ça. Rezo pelos falecidos daquelas ruas e, à medida em que me deparo com suas resi-dências, me passa um filme, cujos personagens residiam ali todos felizes“ ”

Apesar das dores na colu-na, resolvi dar uma caminha-da - mesmo ciente de que as minhas caminhadas não são as recomendadas pelos médicos. Escolhi andar pelas ruas da ci-dade, de preferência nas ruas que ultimamente não tenho fre-quentado. Passos lentos, curiosi-dade, saudades dos tempos idos, parando para conversar, cumpri-mentando todo mundo como se fosse um candidato em véspera de eleição.

Pessoas idosas e enfermas, nas janelas ou sentadas nas cal-çadas; pessoas mais novas, co-mentando: “O que este cara tá querendo por essas bandas?”. Para espanto de algumas pes-soas, parei para conversar, de preferência com pessoas mais idosas, e, para minha surpre-

sa, todos me reconheceram: “O senhor é filho do Sô Gino, né? Conheci muito sua mãe, Dona Venorina. Era uma pessoa mui-to boa, muito religiosa e carido-sa!”. Fiquei feliz e emocionado e as pessoas com quem dialoguei também. E o papo foi longe e para mim, que sou chegadão nas his-tórias, foi um prato cheio.

E a caminhada, onde ficou? Deixa o Doutor Caio Marcus sa-ber... Mas, se não me faz bem ao corpo, é ótimo para meu espírito! Vou prosseguindo a caminhada, cada casa uma história, cada his-tória uma lembrança. Rezo pelos falecidos daquelas ruas e, à medi-da em que me deparo com suas residências, me passa um filme, cujos personagens residiam ali todos felizes, usufruindo de uma Carmo da Mata gostosa de se vi-

ver. Algumas pessoas choram e me pedem para voltar, a maioria carente de uma atenção maior. Veja um dos diálogos:

- O senhor tá com pressa?- Não, já lavei os pratos para a

Aparecida... tô folgado.-Então vou te contar a his-

tória desta rua, conheço todo mundo, e sei de muitos casos da nossa cidade, ouça só: o primeiro cinema era atrás da confeitaria do senhor Ulisses (antigo casarão do Alexis e hoje Sílvia Resende) e depois tinha um lugar de dançar, chamado “Puxa Faca”. Depois, o cinema passou para onde é hoje, mas era mudo e chamava “Cine-ma Progresso”. Perto tinha a casa da Sá Laura, onde o povo se reu-nia para esperar a missa e pedir água. O povo antigo tinha muita sede, porque eles “comia muito

torresmo sargado”. A igreja ti-nha muito movimento e muitas festas, o povo da roça vinha “tudo de cavalo”. Era um tempo bão. Aqui pra baixo tinha as casas das muié... muitos homi, que passa-va como santo, não saía de lá. A Praça da Rodoviária não tinha jar-dim, era igual um campo de jogar bola. Ali, armava circo e parque de diversão. Uma vez, no parque, a cadeira da roda gigante soltou e caiu no meio do povo. O Leleco, esse da cabecinha branca, tava na cadeira que caiu em cima de uma mulher. Eles foram socorridos e levados para Santa Casa, que tava sendo inaugurada naquele dia... ainda não tinha nem doente, e eles que inauguraram a Santa Casa.

Aí eu disse:- Que interessante, a senhora

sabe das coisas, hein?

- Sei muito mais, “ôce vorta” ou-tro dia que vou contar mais “coisa”.

- Volto sim, gostei dos casos. Agora vou seguir em frente, tá na hora da senhora fazer o almoço.

- Já tá pronto, meu fio, é só “chegá o fogo na bunda da pa-nela prá isquenta!”

Ela ficou feliz e eu também, a felicidade que todos procuramos costuma estar bem perto de nós, ela costuma estar nas pequenas coi-sas... e nós não percebemos!

Quando eu estava internado em um hospital de Divinópolis, tive

inveja de um enxadeiro que tra-balhava nas proximidades do meu quarto, o barulho da enxada me fazia bem e me fazia refletir: “ele, apesar do trabalho pesado e não valorizado, é feliz... chega em casa, toma um banho na gamela, sabo-reia uma sopinha e vai assentar na soleira do barracão para apre-ciar as estrelas”. Aí vem em nossa mente as palavrinhas quase idên-ticas: ter e ser. Qual das duas nos traz a verdadeira felicidade? Veja no que deu a minha caminhada pelas ruas.

O nosso cotidiano é rico em fatos mirabolantes! Fui presi-dente da Conferência de Nossa Senhora do Carmo da sociedade de Vicente de Paulo, por vários anos.

Era época em que os do-nativos, em sua maioria, eram restos de alimentos de festas de casamento, aniversário e mais ofertas que normalmente seriam destinadas ao lixo. Mas, com a valiosa ajuda do bondoso São Vi-cente, as coisas foram melhoran-do e, hoje, temos condições de dar uma vida decente e confor-tável aos nossos assistidos. Mas passamos ao “causo”.

Permitam-me omitir o nome, mas em determinada época passou por aqui um pa-dre que assumiu o comando de Nossa Paróquia. Sem a mansidão, sabedoria, humildade e paciência

do nosso Padre Vanir, ele tomou a iniciativa de dirigir a paróquia com mão de ferro, e os humildes e con-cordados paroquianos aceitavam passivamente. Uns por omissão, outros por medo, outros por su-perstições.

Não vamos relatar ou lembrar do Rosário de fatos que pertencem ao passado, mas contar histórias do canjerê da Vila Vicentina.

Os alto-falantes, internos e ex-ternos do nosso Santuário convo-caram todas as associações religio-sas e voluntárias para faxina geral na Vila Vicentina, comandada pelo referido padre, com início marcado para as 5h da manhã. Obedientes, todos lá compareceram, inclusive eu. Comandante do navio. Não posso abandonar o barco! Ope-ração de guerra, as armas eram vassouras, escovões, enxadas, de-sinfetantes, etc. Impiedosamente

os velhinhos e velhinhas eram re-tirados de seus leitos, muitos ainda dormiam e, no frio, eram conduzi-dos para o pátio.

Eles relutavam e pediam so-corro, mas os soldados diziam estar cumprindo ordens. As mu-lheres davam banho nos homens. Banho frio no mês de junho. Cabeleireiras, manicures e pedi-cures, punham suas tesouras e alicates para funcionar. Os gri-tos de socorro eram alucinantes. Enquanto isso, as casinhas eram invadidas e seus objetos de esti-mação eram jogados na fogueira. Santinhos, imagens, fotos, até dentaduras foram jogadas na “Ge-ena”, que felizmente teve a hora de extinguir-se.

Atônitos estavam: eu, Pim-pim, Nelson Borges, Sebastião da Mulata, Lorival Bastos, Zé Fran-cisco, Zito e o Quinzote, que es-

távamos presentes e de comum acordo. Resolvemos pôr fim àquelas atrocidades, encarando de frente a multidão de fanáti-cos: “Parem por enquanto! con-trolem seus entusiasmos, não façam violência, não maltratem nossos velhinhos. Contenham esta fúria injustificada, as ordens aqui quem dá somos nós, Vicen-tinos! A intenção pode ser boa, mas não justifica essa baderna. Se morrer algum de nossos assis-tidos, a culpa será de vocês”.

O “chefe”, ocupando a pala-vra, retrucou: “Aqui quem manda sou eu”. E eu disse: “A vossa exce-lência é apenas o diretor espiritual, e nós não aceitamos sua interfe-rência aqui”.

De imediato retirou-se com seus seguidores e nós, com cal-

ma, fomos “juntar os cacos”. E de longe rogou uma praga, como de costume, mas São Vicente está acima destas mediocridades. No meio desta “tragicomédia”, houve fatos dignos de filmes do “Gordo e o Magro”: Uma voluntária foi pegar um pinico debaixo de uma cama, puxou um cachorro bravo que a pôs para correr. A dona da dentadura procurava sua próte-se nos escombros. Uma assistida procurava sua filha que estava per-dida, tivemos que dar boneca para ela. A Cutum, muito sabida, foi para a rua e só voltou após o tsu-nami. Um assistido, que aprovei-tou para fugir, voltou dizendo: “Lá fora tá pió!”. Outro assistido, que não enxergava, perguntou: “Tá teno festa aqui?”. O Quinzote, que era o tesoureiro, dizia: “Vai ter que

reforçar o caixa para cobrir o pre-juízo...” e o Pimpim, apresenta-dou uma ideia: “Vamos fazer uma vaquinha e comprar novos obje-tos...”. O Nelson Borges, que era cursilhista, disse: “Podem contar comigo!”. Aí o Wiskival Moura, sempre presente, disse: “Agora nós estamos amparados!”.

Assim, relatamos mais um fato do nosso cotidiano, não digam que estamos “remechen-do em ferida cicatrizada” e que existem fatos que devem ser se-pultados. Porém, às vezes, uma lembrança de um fato passado serve não só para recordar, mas como uma advertência para os dias atuais.

Com referência à faxina, volto a dizer: “Nem com tanta sede se vai ao pote”.

Opinião / Informes

Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAECARMO DA MATA - MINAS GERAIS - CGC: 19.405.760/0001-07

RUA AFONSO DE BRAGANÇA, 101. CENTRO / CAIXA POSTAL 21 - CEP: 35.547-000TELEFAX: (37) 3383.1400 / E-MAIL: [email protected]

Controle de Qualidade da água tratada no municípioAnálises realizadas no mês de MARÇO/2013

Sistema - ETA - Ascânio Diniz

TERMO DE RESCISÃO AMIGÁVEL DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CELEBRADO ENTRE O SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA ESGOTO – SAAE DE CARMO DA MATA (MG) E MARCO ANTÔNIO FER-REIRA.

Por este instrumento de rescisão amigável de contrato de pres-tação de serviços, de um lado, o SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA ESGOTO – SAAE DE CARMO DA MATA (MG), autarquia municipal, com sede na Rua Afonso de Bragança, 101, Centro, Carmo da Mata (MG), inscrito no CNPJ/MF sob o nº 19.405.760/0001-07, neste ato representado por seu diretor, o Sr. Geraldo Aurélio Braga Lobato, brasileiro, casado, residente e do-miciliado em Carmo da Mata (MG), e de outro lado, MARCO ANTÔNIO FERREIRA, brasileiro, casado, CPF 432.121.156-53, fica justo e convencionado o seguinte, com fulcro no art. 79, II, da Lei nº 8.666/93:

CLÁUSULA PRIMEIRA- Fica rescindido em todas as cláu-

sulas, o contrato assinado entre as partes acima qualificadas.E, por estarem assim ajustadas e acordadas, firmam as par-

tes a presente rescisão amigável em 03 (três) vias de igual teor e forma, na presença das duas testemunhas abaixo identificadas e de tudo cientes.

Carmo da Mata (MG), 30 de Abril de 2013.

Page 9: Jornal A Notícia - Edição 64

09

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

www.portalanoticia.com.br Cidade / Opinião

TIÃOZINHO AURORA

CRÔNICA ESPORTIVA

O melhor do futebol da cidade e região

Categoria de Base 2013O campeonato de categoria de base 2013, que é uma organização do

LEMO (Liga Esportiva Municipal Oliveirense), e que tem com represen-tante de Carmo da Mata as categorias da Associação Carmense de Es-portes - e é monitorada pelo competente José Carlos, que tem feito um bom trabalho no comando da equipe, haja visto os resultados obtidos pela garotada. A competição é formada pelas seguintes equipes: Grupo A Grupo B Dom Bosco Tupanuara Independentes Carmense Santos F.C. Projeto Gol de Deus

Resultados valendo pela terceira rodadaPré mirim = Projeto Gol de Deus 1 x 1 Carmense

Mirim = Projeto de Deus 0 x 14 CarmenseJuvenil = Projeto de Deus 0 x 7 CarmensePré mirim = Santos F.C 0 x 0 Dom Bosco

Mirim = Santos F.C 1 x 3 Dom BoscoJuvenil = Santos F.C 4 x 3 Dom Bosco

Resultados valendo pela quarta rodadaPré mirim = Projeto gol de Deus 0 x Tupanuara 5

Mirim = Projeto gol de Deus o x Tupanuara 5Juvenil = Projeto gol de Deus 0x Tupanuara 12

Pré mirim = Independente 1 x Santos F.C 0Mirim = Independente 1 x Santos F.C 4

Vamos apoiar os garotos, pois assim eles estarão sempre percorren-do um caminho de sonhos. E que estes sonhos se tornem realidade.

Campeonato Master

Teve início neste fim de semana, na cidade de Oliveira, a primeira roda-da do campeonato com atletas acima de 45 anos, organizado pela Asdero.

A cidade de Carmo da Mata é representada, mais uma vez, pela tradicional equipe Os Independen-tes, que, já na estreia, co-meçou vencendo o Benfi-ca pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Areslan e Tonho do Nilo.

Revivendo o passadoNo início dos anos 90, Carmo da Mata era abri-

lhantada com um bom futebol apresentado pela equipe do Asa Negra, que foi fundada apenas para disputar campeonatos rurais e os municipais que aconteciam em nossa cidade. Entretanto, devido o sucesso que a equipe fazia nas competições, passou a ser reconhecida em toda a região onde também reali-zaram grandes jogos.

Vamos recordar uma das formações da equipe conforme foto acima. Em pé: Samelo, Mazinho, To-nho, Tuzuca, João Mussum e Ronaldo. Agachados: Adilson “Curinho”, Quinho, Donaldo, Maurinho e Aberlado

Hoje vamos recordar o passado, falando de uma equipe que, na década de 70, mais precisamente no ano de 1975, encantava a todos com seu futebol, que reunia muita competitividade, união e amizade. Esta equipe era o Santa Cruz, do povoado do Quilombo, que, com certeza, deve ter deixado muita saudade tanto no Povoado do Quilombo quanto em outros lugares que tiveram o privilégio de ver esse bom time atuar. Destaque para os jogadores: Fernando Lobato e Milton Salles

Observação: Você que tem uma foto antiga,

seja de qualquer modalidade, favor

nos enviar, para que possamos publicar e revivermos, juntos, a

sua história na coluna “Revivendo o Passado“

A Deputada Estadual Ma-ria Tereza Lara (PT-MG), por meio da vereadora Sílvia Bar-reto (PT), veio até Carmo da Mata, na sexta-feira passada (03), para entregar nas mãos do prefeito Almir Resende (DEM) o documento de liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil, que terá como destino a compra de um aparelho de Raio-X mais mo-derno para o município.

Acompanhada de sua as-sessoria, Maria Tereza Lara reafirmou que está disposta a colaborar com o município através de recursos e proje-tos. “Sei da situação de Car-mo da Mata e, por isso, após pedido da vereadora Sílvia, quero unir forças, indepen-dente das cores partidárias,

Cidade receberá emenda de Deputada Padre carmense lança livro na capitalpara ajudar a cidade”, desta-cou a parlamentar.

Na ocasião, foi apresenta-do ainda ao Prefeito Municipal o projeto de Habitação Rural “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que tem como intuito beneficiar as fa-mílias rurais, através da cons-trução de uma casa. “É um pro-grama que beneficia as famílias rurais através da construção de uma casa no valor de até R$ 28

mil e depois os beneficiários pagarão apenas algumas taxas e seguros que atingem aproxi-madamente R$2 mil”, explicou Maria Tereza, destacando que é um título de fundo perdido, isto é, é realmente para ajudar as famílias rurais através de uma casa.

O projeto foi repassado para o prefeito e será analisado para depois ser colocado em prática na zona rural da cidade.

Thiago Gó[email protected]

Em reunião com o prefeito de Carmo da Mata, Almir Resende (DEM), a De-putada (à esquerda) reafirmou, na presença da Vereadora Sílvia Barreto (PT), que está disposta a colaborar com a cidade, por meio de recursos e projetos

O Sacerdote carmense, Padre Sebastião Corrêa Neto, acaba de lançar a sua primei-ra obra bibliográfica. Com o tema Juventudes e Vocações Hoje: Caminhos e Perspectivas para uma Pastoral Vocacional, o livro será lançado em Belo Horizonte no dia 18 de maio, ao meio dia, e é destinado para todos que trilham o caminho de anunciar o evangelho, de modo especial, para aqueles que se dedicam à evangeliza-ção da juventude e à Pastoral Vocacional.

Padre Tiãozinho, que faz parte do clero da Diocese de Oliveira, conta que já trabalha com jovens desde o ano de 2009, período que finalizou uma pós-graduação na área presbiterial. “Ano passado,

Júlia [email protected]

diante dos desafios encontra-dos na pastoral vocacional e evangelização da juventude, decidi disponibilizar o material em forma de livro e contribuir na reflexão sobre o assunto. É claro também que, neste ano, por tratar tanto do tema da juventude - Campanha da Fra-ternidade, Jornada Mundial da Juventude, etc - publicar o li-vro pode favorecer ainda mais a reflexão e aprofundamento dos desafios da evangelização em nosso tempo”, relacionou o padre.

Para aqueles que se interes-saram em adquirir o livro, ele já pode ser comprado no site da editora Paulus pelo preço de R$ 11, 16.

O PadreFilho de Orlando Rodri-

gues e Divina Corrêa Afonso, Sebastião Corrêa Neto - ou simplesmente Padre Tiãozi-

nho. Ele foi ordenado Padre na Diocese de Oliveira, em setem-bro de 2008, e desde essa épo-ca atua como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em Oliveira, como assessor dioce-sano da Pastoral da Juventude e assessor referencial do Servi-ço Regional de Evangelização da Juventude, órgão da CNBB.

dIVULGAçãO / EdITORA pAULUS

O livro de Padre Tiãozinho será lan-çado no dia 18, em Belo Horizonte

EMERSON RABÊLO

Page 10: Jornal A Notícia - Edição 64

10

Jornal A Notícia www.portalanoticia.com.br

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

ELIANE SILVEIRA completou mais uma passagem de seu aniversá-rio no dia 09/5 e recebeu os cumprimentos de seu marido Pe-dro, filhos, nora, genro e amigos. Parabéns!

O jovem JURANDI LUIS aniversariou

no dia 6/5 e recebeu os cumprimentos de

seus pais e irmãos. Parabéns, garoto!

ADILSON MAGELO irá

festejar no dia 16/5, junto

de amigos e parentes, mais

uma passa-gem de seu

aniversário. Parabéns,

Adílson!

A extrovertida e carismática

MARIA DAS GRAÇAS,

a Maria Gordinha, irá

completar mais um

ano de vida no dia 14/5.

Desejamos tudo de bom

para você!

A extrovertida e competente ESTELA FRANCIS-CANI aniversariou no dia 04/5. Ela recebeu, nesta ocasião tão espe-cial, a presença de parentes e amigos que lhe deram ca-lorosos abraços. Parabéns

Quem colheu mais uma florzinha no jardim da vida, no dia 05/5, foi JO-SEMERE FIRMINO. Desejamos a você tudo de bom. Para-béns, Josemere!

A jovem JÉSSICA APA-RECIDA completou mais um ano de vida no dia 07/5. Ela rece-beu as felicitações do seu marido Luciano, de amigos e de parentes. Parabéns, Jéssica!

O carismático DAVI SALES irá festejar

no dia 14/5 mais um ano vida. Desde

já desejamos tudo de bom para você,

Davi!

O jovem GERALDO RIBEIRO, o Gê do

Comercial Lobato, aniversariou no dia 07/5. Ele recebeu os abraços carinhosos

da sua namorada Estefânia, de pa-

rentes e de amigos. Felicidades, Gê!

O jovem YURI MOREIRA com-pletou mais uma passagem do seu aniversário no dia 27/4. Na ocasião comemorativa, ele recebeu abraços carinhosos de ami-gos e familiares. Felicidades!

O garotinho PEDRO MOURA festejou, no dia 01/5, mais um ano de vida. Pedro é filho de Adelita Moura. Parabéns e Fe-licidades para você!

Os irmãos gêmeos LUCAS ALVES e MATHEUS ALVES festejaram, no dia 29/4 mais, um ano de vida e recebe-ram os cumprimentos de seus pais Jocimar e Silvana, além de amigos. Felicidades para vocês!

KIMBERLY REZENDE festejou seus 15 anos no final do mês de março. Na ocasião, a garota ganhou uma festa, preparada pelos seus pais Rener e Bruna. Parabéns

A simpática SILVANA ALVES festejou no dia 06/5 o seu aniversário, onde contou com a presença de seu marido Jocimar, dos filhos, Matheus e Lucas, e amigos!

A jovem REJANE APARECIDA irá

completar mais um ano de vida

no dia 12/5, onde receberá

os cumpri-mentos de seu marido Junior,

da sua filha e de amigos. Felicidades!

juliananogueiraFOTOS: JULIANA NOGUEIRA / MARcELA REzENdE / REpROdUçãO INTERNET / ARQUIVO pESSOAL / AcERVO JORNAL A NOTícIA

O empresário HA-MILTON CAMPOS festejou mais um ano de vida no dia 04/5, e recebeu os parabéns de amigos, familiares e de sua esposa. Felicidades para você!

Sociais

ILMA RIBEIRO E FERNANDO RIBEI-RO vão comemorar seus aniversários

neste mês de maio.Ilma fará no dia 25 e Fernando no dia 19 de maio. Para-béns ao simpático

casal!

A microempresá-ria DINÁ AMARAL comemorou no dia 06/5 o seu aniversário. E, para comemorar esta data tão es-pecial, ela contou com a presença de familiares e amigos. Felici-dades

A bela ANA PAULA ANDRADE completa hoje, dia 10/5, mais um ano de vida. Desejamos a você toda feli-cidade do mundo. Parabéns!

Page 11: Jornal A Notícia - Edição 64

11

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

www.portalanoticia.com.br Opinião

O nome mais comenta do na cidade durante essa semana abrilhanta nossa coluna Garota Top. Eleita Miss Carmo da Mata 2013, no último final de semana, a aquariana FLÁVIA SAID DE OLI-

VEIRA conta um pouco do seu dia a dia com exclusividade para o Jor-

nal A Notícia. Filha de Marilda dos Santos Oliveira e José dos

Santos Oliveira, o sau-doso Zé Guedes, nos-

sa Miss nasceu em Carmo da Mata

no dia sete de fevereiro de 1991. Com seus 1,72 de

altura e 57 kg, tem como parte

do corpo preferida os seus olhos. Ela se consi-

dera uma garota organizada, otimista e que vive a vida in-tensamente. Flávia diz que seu livro favorito se chama

“Nosso Lar”, do autor Chico Xavier.

Agora, depois de ter ven-cido o concurso, ela preten-de se preparar para o Miss Terra Minas Gerais e repre-sentar bem Carmo da Mata. Além disso, a Miss ainda pensa em passar em uma

faculdade federal e cursar medicina. Ela, que gosta de viajar, sair com os amigos, assistir filmes e comer uma boa comida japonesa,

ainda tem como seus atores preferidos Lima Duarte e Glória

Menezes.Assim se define FLÁVIA SAID,

nossa Garota Top, que ainda tem como esportes prediletos o vôlei e o basque-

te.

cHARLES ELIAS JULIANA NOGUEIRA

GAROTA TOP PREZADA SENHORA

Evandro [email protected]

Focalizando

RONDAMISS CARMO DA MATAEm uma noite repleta de glamour e beleza, foi realizada a ter-

ceira edição do Miss Carmo da Mata, que contou com a presença de 6 participantes. Parabéns para as candidatas e para Flávia Said, a nossa nova Miss. Congratulo ainda a Ângela Santos, em razão da organização e ao Heltoni Piassi, pela produção da festa e desfile.

DESFILE DO COLÉGIOMais uma vez os professores do Colégio Estadual, juntamen-

te com funcionários e alunos, promoveram mais um belo desfile, que foi comandado pela Fanfarra Wilson Canaan. Parabéns a todos os envolvidos nas comemorações do aniversário da escola.

SEPARAÇÃODois amigos se encontram depois de muitos anos. - Casei,

separei e já fizemos a partilha dos bens. E as crianças? - O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu. Então ficaram com a mãe? - Não, ficaram com nosso advogado.

SOZINHOSe você está se sentindo sozinho, abandonado, achando que nin-

guém liga para você... “Atrase um pagamento”CAVALO VELHOO pai caipira fala para o filho, também caipira:- Fio! Põe a sela no cavalo véio pra eu!- Ah, pai… Mas por que ocê vai com o cavalo véio?- É que eu acho que nóis tem que gastá as coisa véia pri-

meiro!- Intão por que o senhor não vai a pé?FESTIVAL DE CHOPPO sucesso da primeira edição do Festival de Chopp Carmo da

Mata tem tudo para se repetir neste ano de 2013. É que a Loja Ma-çônica Filhos de Abraão vai promover neste sábado, dia 11 de maio, na Praça de Esportes de Carmo da Mata, a segunda edição do evento que, no ano passado, reuniu centenas de pessoas na Praça de Espor-tes Municipal. Estará imperdível...

Ver os bisnetos crescerem e se tornarem ci-dadãos de bem e continuar sendo a pessoa que

sempre foi. Estas são as principais pre-tensões futuras de LÁZARA MARIA DE

JESUS, a nossa Prezada Senhora desta edição. Natural da comuni-dade de Félix da Costa, Dona La-zara foi casada com Geraldo Júlio (In Memorian), o conhecido Inglês, com quem teve três filhos: Nelci,

Rosinéia e Geraldo Rogério. Costureira há vários anos, LÁZARA MARIA

DE JESUS ainda tem como afazeres cui-

dar do sítio con-quistado com muito esforço jun-

to do marido, com quem viveu 42 anos

até que Deus o levou. No sítio, ela cuida do pomar e da lavoura de milho e de

feijão. Pessoa alegre, extro-

vertida, bem humorada e otimista. Estas e outras ca-racterísticas podem definir a nossa Prezada Senhora, que ainda menciona gostar de cuidar da sua aparência, ado-rar bons perfumes, cuidar das unhas e cabelos e escutar uma boa música sertaneja.

Dona Lázara, além de apre-ciar uma boa novela, ainda tem

como paixão assistir os jogos da Seleção Brasileira e, aos domingos, gosta de estar cercada pela família, onde prepara uma deliciosa comida

caseira. A Prezada Senhora finaliza di-zendo que pretende ter uma vida longa e saudável ao lado dos amigos, filhos,

netos (José de Andrade, Ricardo, Kelly Cristina, Ketiane e João Vítor) e bis-netos (Gustavo, Ana Júlia, Davi e Wallen). Assim, se define a nossa Prezada Senhora desta edição.

Page 12: Jornal A Notícia - Edição 64

Anúncios / Publicidade www.portalanoticia.com.brJornal A Notícia

Carmo da Mata, 10 de Maio de 2013

Jorn

al A

Not

ícia

12