jornal agora fazenda nº77

16
Jornal Agora Fazenda - Ano 08 - nº 77 www.agorafazenda.com.br Fazenda Rio Grande - PR - Fevereiro 2012 [email protected] Jardim Europa, mais dignidade para os fazendenses Pág. 3 Prefeitura incentiva a Agricultura Familiar Pág. 12 Em Fazenda Rio Grande Blitz são intensificadas Pág. 15 Confira o melhor de: OS LARGADOS Pág. 4 O programa de pavimentação de ruas em Fazenda Rio Grande segue em ritmo acelerado. Os trabalhos vêm acontecendo no Jardim San- tarém, onde oito importantes ruas do bairro estão recebendo pavi- mentação. Nessa etapa são quase 2.000 metros de asfalto para benefi- ciar os moradores que há muito tempo lutavam por essa benfeitoria. PÁGINA 9 Prefeitura investe em cultura: Reforma do Teatro já é realidade Obras de pavimentação avançam por toda a Fazenda Rio Grande PÁGINA 5

Upload: jornal-agora-fazenda

Post on 12-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Agora Fazenda nº77

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Agora Fazenda nº77

Jornal Agora Fazenda - Ano 08 - nº 77www.agorafazenda.com.br

Fazenda Rio Grande - PR - Fevereiro [email protected]

Jardim Europa, mais dignidade para os fazendenses

Pág. 3

Prefeitura incentiva a Agricultura Familiar

Pág. 12

Em Fazenda Rio Grande Blitz são intensificadas

Pág. 15

Confira o melhor de:OS LARGADOS

Pág. 4

O programa de pavimentação de ruas em Fazenda Rio Grande segue em ritmo acelerado. Os trabalhos vêm acontecendo no Jardim San-tarém, onde oito importantes ruas do bairro estão recebendo pavi-mentação. Nessa etapa são quase 2.000 metros de asfalto para benefi-ciar os moradores que há muito tempo lutavam por essa benfeitoria. PÁGINA 9

Prefeitura investe em cultura:Reforma do Teatro já é realidade

Obras de pavimentação avançam por toda a Fazenda Rio Grande

PÁGINA 5

Page 2: Jornal Agora Fazenda nº77

02

CARTAS IMAGEM DA SEMANA

ACONTECEU

Eu fique muito decepcionado com a matéria que eu vi nesse jornal do tal Toninho da fazenda, que anda de carro importado a custo da população. Eu já votei nele, mas isso é uma vergonha! Se arrependimento matasse eu estaria morto! Toma vergonha na cara seu aproveita-dor!! Meu voto e da minha família você nunca mais vai ter.

Moisés Nascimento

Tenho filho em idade escolar e fico feliz em saber que em Fazenda Rio Grande as escolas são de quali-dade. Meu filho gosta muito de ir para a aula, no dia que não tem ele fica até triste. Quando vejo ele indo estudar me dá até vontade de voltar a ser criança.

Patrícia Mello

Quero parabenizar a equipe do jornal Agora Fazenda, pois, sempre estão trazendo as informações da cidade. Gosto muito da minha Fazenda Rio Grande, mas nem sempre consigo saber tudo que acontece aqui. Gra-ças, ao jornal posso ter uma boa fonte de informação.

Luis Guimarães

Gente, temos um lindo terminal, sempre está limpin-ho, os ônibus são confortáveis. O que eu não entendo é porque que mesmo assim ainda existem pessoas que causam tumulto. Pessoal, vamos nos respeitar.

Anastácia Lima

Estou surpresa com as obras que estão acontecendo na Av. Áustria. Moro em Fazenda Rio Grande já tem 18 anos e nunca vi tantas obras acontecendo ao mesmo tempo na cidade. Como utilizo diariamente a Av. Áus-tria vejo que a cada dia tem um avanço na obra e em poucos dias a obra estará concluída. Outros prefeitos simplesmente negavam a existência dessa avenida. Quero agradecer ao prefeito Chico Santos por olhar para todos os cantos da nossa Fazenda Rio Grande.

Janete Urbano

Passo todos os dias pela Rua Cesar Carelli assim como milhares de motoristas. Tem horas que o movimento é enorme e a rua fica congestionada, a fila chega a 400 metros ou mais. Porém sei que para haver a melhoria é necessária a obra de revitalização. Em breve as obras irão acabar e as melhorias irão permanecer. Parabéns a prefeitura que está realizando um brilhante trabalho na rua e aos agentes da FAZTRANS que sempre estão ori-entando o trânsito nos horários de maiores movimentos.

João Carlos

ENVIE SUAS SUGESTÕES PARA: [email protected]

O prefeito Chico Santos esteve visitando nessa semana as instalações da Hamaya do Brasil. A Hamaya é mais um exemplo de empresa japonesa que se insta-lou no município de Fazenda Rio Grande para gerar emprego e renda. A companhia trabalha com a exportação de eletroeletrônicos reusáveis e de produtos recicláveis, como computadores e baterias.

O projeto social da prefeitura de Fazenda Rio Grande: Amigos da Melhor Idade realizou no último dia 18 (sábado), a caminhada do Carnaval da Paz. O grupo partiu da prefeitura em caminhada até o supermercado Condor. Na chegada, o pre-feito Chico Santos se juntou ao grupo em seguida foram recepcionados com um belo café da manhã. A Guarda Municipal e a Faztrans deram apoio necessário para a segurança dos participantes.

COMERCIAL: 9658-2130

Page 3: Jornal Agora Fazenda nº77

03

O dia 19 de dezem-bro de 2011 entrou para a história de Fazenda Rio Grande. Nesse dia o pre-feito Chico Santos entregou as 501 moradias do Jardim Europa. E esse marco se deve graças às articulações do prefeito Chico Santos, já que no início do projeto o município só teria direito a 200 casas, no entanto, o então prefeito de Curitiba e atual governador Beto Richa cedeu cotas de que a capital teria direito para que a Fazenda Rio Grande pudesse ampliar o número de casas construídas. O ter-reno onde foram erguidas as casas pertencia a COHAB, e foi doado ao município, a Caixa Econômica Federal ajudou no financiamento do empreendimento. To-das as famílias contemp-ladas já eram moradoras de Fazenda Rio Grande.

No mesmo dia da en-trega das casas o prefeito Chico Santos anunciou uma nova etapa na construção de moradias, agora serão 350 novos lares. Dessa forma to-taliza-se 851 famílias tiradas de áreas de risco. Um exem-

plo é: Patrícia Gonçalves que há 15 anos veio morar em Fazenda Rio Grande, mas não via muita perspec-tiva para o futuro. Quando

soube do Jardim Europa fez a inscrição, mesmo assim, não colocava muita fé que seria contemplada. No en-tanto para a surpresa dela,

ela foi uma das felizardas. A vida dela nun-

ca mais será a mesma, o Jardim Europa representa uma conquista para toda

a família. Antes da inicia-tiva da prefeitura de criar o loteamento ela não con-seguia se imaginar morando em uma casa própria, para ela isso era um sonho dis-tante. Porém, graças a atual administração que Patrícia e outras famílias puderam concretizar o desejo da casa própria. Antes viviam em áreas de risco, agora isso faz parte do passado. Chuva? Agora não tem mais problema, ela não mora mais perto de rio, enchente não é mais preocu-pação, sabe que não vai mais perder os móveis, os filhos estão em segurança. Agora, Patrícia vive em um lar com dignidade. Isso mostra como essa administração preocu-pa-se com o bem estar das famílias, para Chico Santos é um desejo que se realiza tanto para ele como para a cidade: “Tiramos estas pes-soas de áreas de risco, áreas que alagavam, de lugares que havia ratos por todos os cantos, tiramos elas de condições subumanas e isso não há dinheiro no mundo que compre o que elas estão sentindo”, finaliza o prefeito.

Jardim Europa, mais dignidade para os fazendenses

A família de Patrícia Gonçalves realizou o sonho da casa própria graças ao Jd. Europa

Page 4: Jornal Agora Fazenda nº77

04

O último ano da atual legislatura já teve início na câmara dos vereadores de Fazenda Rio Grande. Os 10 vereadores voltaram no último dia 07 de fever-eiro, destes seis deles (Beto Rocha, Marcelo Pelanda, Ana Lúcia, Professora Ariel, Arie da Agricultura, Márcio Claúdio Wozniack ) prom-etem um ano cheio de con-quistas para a cidade, além de continuar auxiliando o prefeito nos projetos que estão levando o desenvol-vimento cada vez maior de Fazenda Rio Grande. Além disso, Beto Rocha ( PSDB), que estava licenciado do cargo e estava a frente da secretaria de defesa social voltou a ocupar a vaga de vereador. Pedro Paulo Pe-droski o Pepaki também do PSDB deixa o cargo ao qual esteve substituindo Rocha. Beto volta ao car-go representando a lider-

ança do prefeito na casa. Chico Santos esteve

presente e usou a tribuna para discursar sobre a per-spectiva para o presente ano, segundo o prefeito 2012 será um ano diferente. “Em 2011 crescemos muito a cidade se transformou, grandes conquistas tivemos. Os quatro cantos de Fazen-da Rio Grande experimen-taram progresso e nesse ano não será diferente, mas obras virão por aí”, ressaltou o prefeito. Pavimentações, investimentos na saúde, educação, segurança, con-tinuarão recebendo atenção da prefeitura. O prefeito aproveitou e agradeceu aos vereadores e convocou os mesmos a trabalharem jun-tos com a administração Municipal. Pois, somente assim a cidade continuará experimentando o desen-volvimento que vem tendo nestes últimos três anos.

OS LARGADOSASSESSORES

Dizem que o ano começa somente após o carnaval, porém para a maioria dos as-sessores dos vereadores de Fazenda Rio Grande parece que não! Durante as duas sessões que houveram esse ano nos dias 15 e 22 poucos assessores foram vistos na câmara … Será que não foram avisados so-bre o retorno do “trabalho”.

RECORDE

Temos que dar parabéns a presidenta Ana Miranda pela quebra de mais um recorde. Dessa vez, ela conseguiu fazer a sessão se-manal em apenas 9 minutos! Agora pense se ela conseguisse ler um pouquinho mais rápido a sua “cola”

ATRASO

A sessão como sempre iniciou atrasada, porém dessa vez não foi culpa da presidente e sim do vereador Caio Szadkoski que che-gou atrasado para a sessão que não durou 10 minutos. Será que o vereador esqueceu do compromisso e queria ficar mais uns dias esticando o feriado no litoral?

AUSÊNCIA

Pelo visto a vereadora Lirani Franco (PT) deu folga para toda a sua equipe. Nem ela e nenhum de seus três assessores foram vistos na última sessão! Devem todos estar

passeando ou curtindo as festas de carnaval e esqueceram dos compromissos. Vale relembrar que os vereadores já tiveram um recesso de quase três meses. Isso sim que é querer uma “folguinha”.

CONTA NÃO PAGA

Pelo visto a câmara de vereadores está uma bagunça mesmo! Pois nem suas contas o povo lá consegue organiza e pagar. Os vere-adores tiveram seus celulares “corporativos” bloqueados por falta de pagamento. O que será que presidenta Ana Miranda tem para dizer disso?!

FACEBOOK

A famosa rede social Facebook está sendo bastante usada pela turma do contra em Fa-zenda Rio Grande. Quase que diariamente vemos algum cupincha postar algo para ata-car a atual administração, isso quando não fazem montagens para atacar alguém. Será isso desespero ou uma ordem do raivoso?

PRÉ CANDIDATOS

Chega a ser bonito o número de aprendizes que estão caindo de paraquedas nas ses-sões desse ano. Alguns até parecem que tiraram a roupa de algum morto pra ir lá todo engomado. Outros já estão dando exemplo chegando atrasados nas sessões, deixa eu reforça aqui que a sessão começa pontual-mente atrasada as 17h30 ...

Chico Santos participa do início do ano Legislativo na Câmara Municipal

Page 5: Jornal Agora Fazenda nº77

05

Teatro Municipal é reformadoVisando proporcionar

uma melhor estrutura para a comunidade fazendense é que a prefeitura munici-pal de Fazenda Rio Grande através do prefeito Chico Santos, está realizando re-formas no Teatro Munici-pal. O valor do investimento é de R$ 100 mil. As obras compreendem os serviços de: Troca de cobertura (pois se encontrava com infilt-rações de água), revisão da parte elétrica, troca do car-pete do chão do auditório; bem como o piso do palco, colocação dos rodapés nas paredes internas, troca de portas externas de acesso ao auditório, consertos das janelas, conserto dos ban-heiros, instalação dos refle-tores, conserto das paredes com rachaduras, conserto dos beirais e forros, insta-lação de calhas, instalação de um bicicletário, pintura das paredes e forros tanto externos como internos.

“O teatro foi construí-do com materiais de baixa

qualidade, o telhado era o pior de todos os problemas, pois quando chovia en-trava água por todo o lado, havia problemas nas calhas que além de poucas eram mal instaladas. É triste ver uma obra feita com din-heiro público em tão pouco tempo já apresentar tantos problemas da forma como ela se encontra suspeita-se

que ela tenha sido feita com materiais de qualidade du-vidosa”, comenta Daniele Piekarski, diretora de Cultu-ra de Fazenda Rio Grande.

O Teatro Municipal foi inaugurado em 2004 e hoje já passa por uma reforma. Ele é mais um exemplo de uma obra mal feita entregue pelo ex prefeito Toninho da Fazenda (PT). Outro exem-

plo de “obra” em péssimas condições entregues por ele foi a Escola Alcides Mario Pelanda. Devido os diver-sos problemas que surgiram nela à atual administração teve que investir mais de R$ 300 mil para reformá-la.

Durante o período da reforma a equipe do Te-atro estará desenvolvendo projetos em algumas es-

colas e outros espaços do município. “Buscamos com isso transmitir a criança a oportunidade de conhecer o que é o teatro, de recriar sua própria realidade, tra-zendo à tona sentimen-tos e emoções que estão guardados, esse é o obje-tivo deste projeto”, explica a coordenadora adminis-trativa do Teatro Municipal.

Page 6: Jornal Agora Fazenda nº77

06

Rua Rio Guajuvira

Rua Rio Ipiranga

Rua Rio Itaqui

Atendendo pedido de moradores, Ruas do Bairro Iguaçu são pavimentadas

Acesse: www. agorafazenda.com.br

Carlos Ferreira da Silva vive há 10 anos na rua. Ele conta que ele e os vizinhos conviviam com uma buraqueira na rua. “Aqui para chegar

de carro era complicado, parecia até descida de morro, agora depois do asfalto tudo mudou. Não temos mais problemas, não temos mais

buracos na ruas, poeira não se forma mais, todos os moradores aqui estão contentes”, co-menta Carlos.

Depois de 23 anos morando na Rua Rio Paraná, Neusa Elina Francisca da Silva conta que agora a rua esta como ela e os vizinhos sonha-

vam: “aqui era muito abandonado, vivíamos com pedra e barro e isso sendo uma rua movimen-tada. Agora graças ao empenho do prefeito Chico

Santos nos conseguimos uma rua maravilhosa. Muitos vizinhos tinham até perdido a esperança, mas o asfalto veio para a alegria de todos”.

“Quando chovia além do barro formava buracos no meio da rua, chegava até formar valetas, para sair de carro era muito complica-

do. Agora, o pessoal fez um asfalto legal, agora não temos mais barros, buracos. Agora, chuva não é mais problema, pois, saímos de casa e já

estamos direto no asfalto e não é só aqui, por onde ando vejo melhorias” comenta, Joel de Oliveira, morador há 15 anos da Rio Itaqui.

Page 7: Jornal Agora Fazenda nº77

07

Rua Rio Jaú

Rua Rio Juriqui

Rua Rio Paraná

Atendendo pedido de moradores, Ruas do Bairro Iguaçu são pavimentadas

Acesse: www. agorafazenda.com.br

Para Benedito Cardoso dos Santos a Rua Rio Jaú nunca mais será a mesma. De-pois de 13 anos a realidade mudou. “Antes era

‘feroz’ para sair de casa, precisávamos colo-car sacolas nos pés para não sujar os sapatos. Hoje, está uma maravilha o prefeito está de

parabéns. Nossa realidade mudou, até minha casa valorizou”, finaliza Benedito.

Domingos Caxisque vive há 28 anos na região, ele conta que quando chegou tudo ainda era campo, nem rua existia direito e ainda havia

barrancos. Segundo ele hoje tudo mudou: “ No começo era muito difícil, nem dava para acredi-tar que um dia seria asfaltada, mas o asfalto veio,

veio e trouxe melhorias, agora não temos mais problemas com pó, até as casas valorizaram”, fi-naliza Domingos.

Depois de 23 anos morando na Rua Rio Paraná, Neusa Elina Francisca da Silva conta que agora a rua esta como ela e os vizinhos sonha-

vam: “aqui era muito abandonado, vivíamos com pedra e barro e isso sendo uma rua movimenta-da. Agora graças ao empenho do prefeito Chico

Santos nos conseguimos uma rua maravilhosa. Muitos vizinhos tinham até perdido a esperança, mas o asfalto veio para a alegria de todos”.

Page 8: Jornal Agora Fazenda nº77
Page 9: Jornal Agora Fazenda nº77

09

Ruas do Jardim Santarém são beneficiadas com pavimentações

A atual administra-ção da prefeitura de Fa-zenda Rio Grande vem in-tensificando os trabalhos de pavimentações nas ruas do município. Até agora já foram asfaltadas mais de 130 ruas por toda a ci-dade e as obras não param. Chico Santos através da secretaria de obras dá ini-cio a uma nova etapa de pavimentações, desta vez nas ruas do Jardim San-tarém. Lá estão sendo as-faltadas as seguintes ruas: Rua Congo, Rua Estados Unidos, Rua Etiópia, Rua Gabão, Rua Gambia, Rua Benin, Rua Cabo Verde, Rua Eritréia. Ao todo serão quase dois quilômetros de pavimentação.

Moradores já comem-oram a realização do as-falto, como o caso do seu Áries Vinicius Ferreira dos Santos que há dois anos mora no Jardim Santarém: “Minha rua era péssima, não tinha condições para

nada. Agora, já podemos ver a diferença, antes éra-mos esquecidos, agora a prefeitura está olhando por nós, estamos muito contentes”.

Mario Saieski com-partilha da mesma opinião

de Aries, ele chegou à Rua Etiópia há 14 anos: “Desde que vim morar aqui em to-das as gestões nós lutáva-mos pelo asfalto. Graças a Deus que o prefeito Chico Santos atendeu nosso pe-dido. Depois de 14 anos comendo pó, agora saímos dessa luta. Dava até dó de ver as mulheres estenden-do roupas no varal, não havia condições, agora nós conseguimos o asfalto”. Mario comenta ainda que costuma andar por toda a cidade e em todo o lugar é a mesma coisa: “percebo

que tudo está mudando, principalmente na minha região, no bairro nações, no bairro Gralha Azul esta-mos vendo as obras acon-tecerem. Já vi pessoas que tinham ido embora voltan-do, pois a realidade aqui está mudando para bem melhor: a cidade parou de ser explorada e agora esta se desenvolvendo. Antes nos sentíamos abandona-dos, agora a realidade é diferente”, finaliza. Segundo o Secre-tário de Obras Claudemar Caseros o prazo para a con-

clusão é de 90 dias. Duran-te a gestão de Chico Santos várias ruas receberam mel-horias, e vem mais por aí. O asfalto comunitário em diversas ruas do Bairro Ig-uaçu já foi aprovado e em breve estarão concluídas. De acordo com Claudemar a procura pela opção do as-falto comunitário tem au-mentado em Fazenda Rio Grande. “É uma cidade que esta em constante cresci-mento e a população está tendo a consciência de que a prefeitura não tem como pavimentar a cidade na ve-locidade que ela se desen-volve. Com a comunidade se organizando e firmando a parceria com a prefeitura, a agilidade para conseguir a benfeitoria é rápida e prática”, explica Caseiro.

“Essas pavimenta-ções vão melhorar a quali-dade de vida de diversas famílias de nossa cidade. Nossa administração quer dar continuidade a essas obras e beneficiar muitas outras famílias o quanto antes, pois somente com asfalto é que vamos acabar com a poeira, nos tempos de seca, e a lama, em época de chuva”, concluiu Chico Santos.

Rua Congo Rua Benim Rua Cabo VerdeRua Estados Unidos

Rua Eritréia Rua Etiópia Rua Gabão Rua Gâmbia

Page 10: Jornal Agora Fazenda nº77

10

A equipe do Jornal Agora

Fazenda deseja muitas felicidade

por mais um ano de vida que a

amiga Cássia Janes completa

no dia 27

Ao amigo Emerson Conrado Hilgemberg felicidades pela idade nova que vai complentar

no próximo dia 2 de março

Ao amigo Marcos

Vinícius Silva. PARABÉNS

pelo seu aniversário no

próximo dia 24

Felicidades a jovem Anna Claudia pelo aniversário no dia 25

Parabéns a Jéssica Ferreira

pelo aniversário no dia 27 de

fevereiro

Parabéns para a Rosane Eugenia pelo aniversário 1 de Março

Os parabéns vão para Maria Carolina Pelanda e sua mãe Vera Pelanda que

comemoraram aniversário na última semana

Felicidades ao amigo Adriano

pela passagem de seu

aniversário no último dia 17

Page 11: Jornal Agora Fazenda nº77
Page 12: Jornal Agora Fazenda nº77

12

Prefeitura incentiva a Agricultura Familiar

A prefeitura mu-nicipal de Fazenda Rio Grande, através do pre-feito Chico Santos está incentivando o programa Agricultura Familiar. O projeto visa atender parte da merenda dos alunos das escolas do municí-pio. Atualmente a cidade de Fazenda Rio Grande é uma das maiores compra-doras da agricultura famil-iar do estado do Paraná. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determina que no mínimo 30% da meren-da deve ser adquirida da Agricultura Familiar lo-

cal e Fazenda Rio Grande compra cerca de 40%.

Eli Cézar Quirino, diretor do departamento de agricultura destaca a parceria da EMATER e da Associação de Produtores Rurais de Fazenda Rio Grande: “graças aos esfor-ços da prefeitura e destes grupos conseguimos im-portantes conquistas para este ano, além da merenda escolar da rede municipal, a Associação teve também o projeto aprovado para que as escolas estaduais do município também fos-sem beneficiadas. Junto a isso o Departamento

de Agricultura está de-senvolvendo e apoiando dentro da Associação um grupo de mulheres que produzirão pães, bolos e bolachas para a merenda do município”. Eli lem-bra ainda que o investi-mento com a Agricultura Familiar é de R$ 700 mil.

A nutricionista De-ise Wielewski aponta os benefícios desta nova alimentação. “Quando é oferecido aos alunos um alimento saudável, alimentos não industri-alizados, alimentos livres de conservantes e outras químicas apresentamos

a eles uma maior quali-dade na parte nutricional, e isso é importante até para o desenvolvimento do aluno”, comenta a nu-tricionista. Ao todo são aproximadamente 11.000 alunos beneficiados com o programa. No município.

Chico Santos desta-ca o trabalho feito pelo grupo: “Sinto o entusi-asmo das equipes de tra-balho, do produtor, das equipes técnicas tanto da Emater como do depar-tamento de Agricultura, da Secretaria de Educa-ção, das merendeiras que tem papel importante no

manuseio dos alimentos, todos estão de parabéns”, destaca o prefeito.

Chico Santos, ainda comenta a possibilidade de implantação de uma Unidade de Processamen-to de vegetais e frutas em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Fazenda Rio Grande, “te-mos que pensar grande, a valorização e agregação de valor ao produto fazen-dense será uma segunda etapa neste grande pro-jeto de desenvolvimento da agricultura familiar em Fazenda Rio Grande”, finaliza Chico Santos.

Alimentação saudável na merenda escolar dos alunos de FRG Prefeito Chico Santos e produtores rurais de Fazenda Rio Grande

Page 13: Jornal Agora Fazenda nº77
Page 14: Jornal Agora Fazenda nº77

NOVIDADE!

RODÍZIO DE PIZZAS

TERÇA / QUARTA / QUINTA

Page 15: Jornal Agora Fazenda nº77

15

Em Fazenda Rio Grande Blitz são intensificadas

A Polícia Militar em parceria com a Guarda Municipal e a FazTrans re-alizaram durante a semana que antecedeu o carnaval diversas blitz preventi-vas no município. As blitz aconteceram em vários pontos da cidade e em diferentes horários. Uma delas aconteceu na Rua Jequitiba, próximo ao ter-minal, onde a FazTrans e a PM abordaram diversos

veículos e motocicletas.De acordo com Sar-

gento Horning as blitz são importantes, sem sua realização ficaria compli-cado constatar as irregu-laridades dos motoristas. A PM também utiliza as blitz para intensificar a local-ização de drogas e armas nos interiores dos veículos. “Os motoristas que andam conforme pede a legisla-ção não tem o porquê te-

mer uma blitz, ela protege justamente o bom motor-ista daquele que só trás problemas” ressalta Horn-ing.

A Guarda Municipal e Polícia Militar também realizaram diversas ações conjuntas nos últimos dias. Vários bares, motoristas e transeuntes foram visto-riados e abordados. Para o comerciante Abílio Rodri-gues a abordagem foi boa,

pois ele conhece todos os seus clientes e afirmou que ali só tinha pessoas bem intencionadas, porém no bairro há muita gente com má intenção.

As operações em con-junto já são uma constante no município e a popula-ção tem aprovado. O co-mandante da Polícia Mili-tar no município, Tenente Rasera, afirma que as ope-rações preventivas contra a

criminalidade continuaram acontecendo quase que di-ariamente no município “com o aumento do efe-tivo da Guarda Municipal temos maiores chances de combater a criminalidade, todos os guardas foram treinados para situações de abordagens e nós falamos a mesma linguagem por isso aumentamos o policia-mento preventivo” finaliza Rasera.

VIGIBEM, novo Projeto do Programa Saúde em Ação

Realizou-se por meio da Secretaria de Saúde na última quinta-feira, a apre-sentação do projeto, VI-GIBEM: “Vigilância e Bem Estar Animal” , responsável pelo bem estar animal, o projeto visa o controle pop-ulacional de cães e gatos e a educação sobre a guar-da responsável com ên-fase na população canina.

Reuniram-se na Sec-retaria da Saúde, os partici-pantes, que discutiram o as-sunto de forma a contribuir para o sucesso do mesmo. O Projeto VIGIBEM é um projeto de parceria que envolve além da secretaria de saúde, as secretarias

de educação, ação social, guarda municipal, repre-sentantes do poder legis-lativo, urbanismo, meio ambiente, representantes da sociedade civil e con-selho municipal de saúde.

O Projeto VIGIBEM coordenado pela médica veterinária da vigilância sanitária Patricia Fontes ,está inserido no Programa Municipal de Zoonoses que foi uma proposta do setor de vigilância em saúde na 8ª Conferência Municipal de Saúde em 2011. O grande percentual da população canina tem sido um problema geral, por este motivo, o secre-

tário de saúde Pedro Cavi-chiolo juntamente à equipe de saúde vem desenvol-vendo mecanismos de ação focados neste problema.

“É muito freqüente a existência de pessoas que compram ou aceitam cães que, à medida em que crescem, passam a repre-sentar-lhes um estorvo. Nos meses de férias esco-lares aumenta assustado-ramente o número de ani-mais abandonados, porque seus donos querem viajar e acabam por abandonar o animal à sua própria sorte” explica o secretário, lem-brando também que em outra escala encontram-

se os donos descuidados.“ Seus cães são clas-

sificados como “semi-dom-iciliados”. Os cães semi-domiciliados têm casa, cama e provavelmente comida, mas seus donos deixam-nos livres pelas ruas. Têm aspecto regular, às vezes usam coleira, mas reviram lixo e circulam e se repro-duzem livremente, procu-rando a casa de seus donos apenas para alimentar-se.

O Projeto VIGIBEM, se seguirá com a realização de novo censo da popula-ção canina através de um questionário específico que será aplicado pelas Agen-tes Comunitárias de Saúde,

para que se tenha o quanti-tativo dos cães de Fazenda Rio Grande e as condições dos mesmos para que as ações sejam direcionadas de maneira a apresenta-rem resultados eficazes.

Portanto, no mesmo dia 23 e 24, houve o en-contro com as equipes das unidades de saúde para a apresentação do projeto e treinamento sobre do ques-tionário a ser utilizado. Várias ações estão propostas com prazos a serem realiza-das. Estas serão divulgadas à população uma vez que deve também estar envolvi-da neste processo de con-sciência e responsabilidade.

Polícia Militar, Guarda Municipal e FazTrans somando forças para garantir segurança aos cidadãos fazendenses

Objetivo do Projeto VIGIBEM prevê o cuidado pelo bem estar dos animais visando o controle populacional de cães e gatos e a guarda responsável dos mesmos

Page 16: Jornal Agora Fazenda nº77