jornal boa notícia - novembro/2011

8
NOTÍCIAS | Confira por onde anda a Cruz da JMJ e veja o que o Papa Bento XVI falou sobre o ex-presidente Lula Pág. 7 EVENTO | Pastoral Familiar realiza encontro para casais de segunda união Pág. 5 DENGUE | Aprenda como prevenir esta doença. Participe desta campanha Pág. 8 Jornal Jornal Boa Notícia • Novembro/2011 • 3ª Edição • www.jornalboanoticia.com • Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti ARTIGO | Você conseguiria ficar um dia sem usar o celular? Pág. 3 Festa de Cristo Rei encerra ano litúrgico Pág. 4 PASTORAL | Perseverança reune crianças e ado- lescentes com um só objetivo Pág. 5 SAÚDE | Veja os cuidados que precisamos ter com a saúde bucal Pág.3

Upload: jornal-boa-noticia

Post on 28-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Boa Notícia - Edição Novembro/2011

TRANSCRIPT

NOTÍCIAS | Confira por onde anda a Cruz da JMJ e veja o que oPapa Bento XVI falou sobre o ex-presidente LulaPág. 7

EVENTO |Pastoral Familiar realiza encontro para casais de segunda uniãoPág. 5

DENGUE | Aprenda como prevenir esta doença. Participe desta campanha Pág. 8

Jornal

Jornal Boa Notícia • Novembro/2011 • 3ª Edição • www.jornalboanoticia.com • Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti

ARTIGO | Você conseguiria ficar um dia sem usar o celular?Pág. 3

Festa de Cristo Reiencerra ano litúrgico

Pág. 4

PASTORAL | Perseverança reune crianças e ado-lescentes com um só objetivoPág. 5

SAÚDE | Veja os cuidados que precisamos ter com a saúde bucalPág.3

Jornal Boa Notícia - Novembro/2011 - 3ª Edição 2

À espera de boas notíciasNem só de boas notícias vive o homem. O resultado que

recebemos nem sempre é o que esperamos. Às vezes, mesmo nos esforçando muito, não conseguimos o que queríamos.

Primeira coisa que precisamos saber é que o tempo de Deus é diferente do nosso. Mesmo que estejamos com pressa, achando que somos necessitados de alguma resposta, devemos esperar a vontade de Deus para nos dar uma boa notícia.

O que adianta acreditar que Deus é capaz de te ajudar e ficar questionando-o a cada tropeço? Se fizer um pedido, deixa na mão dEle. Na hora certa a boa notícia vai chegar.

Mas aí você pergunta: “Se a resposta que eu estiver esper-ando for negativa?” A respota é simples: Deus tem outros pla-nos para você. Imagine um bebê com fome. Ele chora, chora e chora. A primeira coisa que a mãe faz é dar a chupeta para acalmá-lo e, posteriormente, preparar a mamadeira.

Então, quando esperar uma coisa e receber outra, espere. Seu maior presente já está chegando. Por enquanto, use a chu-peta, porque Deus está preparando a sua mamadeira.

Op i n i ão

E você? Tem alguma sugestão ou crítica sobre as nossas matérias? Quer opinar? Tem alguma notícia que você gostaria de ler no Jornal Boa Notícia? Então entre em contato conosco através do e-mail [email protected].

Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti Av. Dom Helder Câmara, 9887, Cascadura Tel. (21)2596-9095 www.paroquiaamparo.com

ContatoTel. (21)8129-0596Site: www.jornalboanoticia.comEmail: [email protected]

Expediente

Padre responsável Padre Vanderson Oliveira

Jornalista responsável Renato Centeio – MTE 31294/RJ

Projeto gráfico Valter Bispo

Publicação Mensal – 3 mil exemplares

Colaboradores Arianny CristineCarla IonáClarissa LimaDaniele FernandesRenata Centeio

“Graças a Deus alguém conseguiu enxergar o trabalho que vem sendo realizado por essas pessoas tão dedicadas e lutadoras do Amparando. Fiquei muito feliz com o que li e digo que é muito bom o trabalho que elas realizam. Parabéns a todos, aos que realizam, aos que orientam e aos que reconhecem.” Rosangela Medina aMaRal, poR e-Mail

“Acho que deveria haver mais informações sobre a Paróquia. A matéria que eu mais gostei foi sobre o Amparando. Sugiro que haja uma matéria sobre cada Pastoral a cada edição, seria importante para a comunidade conhecer melhor nossa Paróquia.”ana paula goMes

“Gostei muito da capa do Jornal, que comemorou os 80 anos do Cristo, além da matéria sobre São Francisco de Assis e do Editorial reforçando a importância de Nossa Senhora em todos os meses do ano. Também gostei da matéria sobre o Amparando. Acho que contou bem a história do grupo e é uma ‘boa notícia’ que ele esteja sendo visto como um bom exemplo para outros projetos da Igreja. Espero que ações do Amparando se multipliquem em outras paróquias.” Raphael Matos

“Muitas vezes a mistura faz as pessoas confundirem a Catequese com a escola. Só que, não desmerecendo o trabalho do professor, a função do catequista é muito maior, pois ele é um educador na fé. Estas duas atividades são diferentes e esta mentalidade que associa as funções precisa mudar, para evitar que os catequistas sejam cobrados como profissionais, como se recebessem salário e fossem obrigados a seguir uma rígida metodologia escolar.”

Vanessa Melo, sobRe a MatéRia “pRofessoR e catequista: a Missão e os fRutos de coMpaRtilhaR sabeRes”

“Esta edição do Jornal Boa Notícia, assim como a anterior, ficou bem interessante, principalmente pela leitura fácil e dinâmica. Eu sou a favor de todas as iniciativas em prol da Evangelização e apoio o projeto do jornal paroquial. Sobre o conteúdo, gostei muito da reportagem sobre o Amparando e até brinquei com as meninas do grupo quando vi a matéria. Elas estão famosas (risos)!”JefeRson Rocha

Pitada de SAL Serviço de Atendimento ao Leitor Confira o que os leitores do Jornal Boa Notícia disseram sobre a segunda edição, publicada no mês de outubro.

Errata

Na nossa edição de ou-tubro, mais precisamente na página 4, na matéria que informava sobre os novos Ministros da Euca-ristia, divulgamos errone-amente que um Ministro pode substituir os padres e diáconos na celebração da Santa Missa.

O correto é que, na au-sência de um sacerdote, os diáconos e ministros fazem apenas a Celebração da Palavra, não havendo con-sagração das espécies do pão e do vinho. Para estes momentos, a consagração deve ser feita em uma ce-lebração presidida por um sacerdote.

Editorial

Jornal Boa Notícia - Novembro/2011 - 3ª Edição3

Saúde

Co t i d i ano

A boca merece tanta atenção como o resto do corpo

O mau hálito... Quem nunca sentiu um odor desagradável

nos outros ou teve medo de estar com ele? É facilmente mais percebido pelos ou-tros do que pelo próprio.

Pois é, a halitose (ter-mo médico para designar o mau hálito) é aquele odor desagradável do ar expe-lido pelos pulmões. Sinal também que algo está em desequilíbrio no organismo e, logicamente, precisa ser identificado e tratado.

Existem mais de 50 causas para o mau hálito. Causa e origem podem ser variadas: como por exem-plo as de origem fisiológica, que é aquele hálito matinal, que não é considerado um problema, pois está presen-te em 100% da população. Ele acontece devido à re-

Daniele Fernandes

Renata Centeio

dução fluxo salivar durante o sono. Deve desaparecer logo após a escovação ade-quada dos dentes (fio den-tal e escova) e após a inges-tão da refeição da manhã.

Problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre, diabetes, também podem fazer parte da origem do mau hálito, chamadas nes-se caso de razões sistêmi-cas. E doenças da gengiva, baixa produção de saliva, fazem parte das razões lo-cais.

Estômago como cau-sador do mau hálito? Atra-vés de pesquisas efetuadas pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), con-cluíram que é um mito que mau hálito teria origem no estômago. Segundo esta pesquisa, isso raramente acontece. De acordo com

o Presidente do Conselho Regional de Odontologia, o cirurgião-dentista Afonso Fernandes Rocha, o estô-mago tem pouca participa-ção nesse odor. “A polêmica existe porque associou-se estômago vazio com ha-litose. É verdade, mas é um fenômeno passagei-ro. Quando se permanece mais de quatro horas sem se alimentar, o corpo so-fre com hipoglicemia. Ou seja, existe uma diminuição na quantidade de açúcar para o organismo queimar.” Desta forma o organismo passa a consumir a gordura que está presente na cor-rente sanguínea. Quando a pessoa expira, e acontece a troca de gases no pulmão – oxigênio e gás carbônico –, o cheiro ruim é eliminado.

Ainda de acordo com

o especialista em Estoma-tologia, Dr. Afonso Rocha, a prevenção é a medida mais importante no caso do mau hálito, deve-se ter cuidado com a alimentação e prin-cipalmente com a higiene bucal. Quem já tem tendên-cia a halitose, deve redobrar o cuidado com fritura, re-polho, brócolis. Preferir leite desnatado, queijo branco.

Alimentação rica em cenoura, maçã e outros alimentos fibrosos auxi-liam na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes, na linha das gengi-vas. Ingerir água frequente-mente e introduzir alimen-tos que contenham algum carboidrato também é im-portante. Sem esquecer da limpeza da língua com ras-padores específicos, além de realizar bochechos (com

uma pitada de bicarbonato de sódio ou anti-sépticos bucais), que melhoram sig-nificativamente este pro-blema.

Atenção às dicas para identificar se você pode ter mau hálito:

- Faça um auto-exame na língua, diante de um es-pelho, para verificar se há saburra lingual, que é uma espécie de massa esbran-quiçada ou amarelada, que se deposita na parte de trás da língua; - Pergunte a al-guém de sua confiança se ela sente em você algum mau odor bucal; - E con-sulte um dentista, principal-mente para uma higieniza-ção mais profissional, única forma de remover a placa bacteriana ou o acúmulo de tártaro na região inferior dos dentes.

Artigo

I mpressionante como esse ser extraterrestre veio dominar as nos-

sas vidas. Extraterrestre ou o próprio anticristo, pois não é possível que este treco, que é o celular, nos deixe tão de-pendente dele.

Depois desta minha te-oria da conspiração, penso que, na década de 70, quan-do este treco acabava de chegar ao Brasil, o inventor do celular estava em sua casa rindo à toa, falando as-sim: “eles não irão conseguir viver sem meu precioso... ha ha ha!” Teoria da conspira-ção de novo.

Saí de casa sem celular...

só me dei conta quando es-tava quase no ponto de ôni-bus e longe de casa. Come-çou a me dar uma vontade de ligar pro meu marido, me lembrei de resolver um pro-blema único, que só poderia ser resolvido com um tele-fonema, me deu uma sau-dade da minha mãe... Haaa!

Minha angústia piorou quando eu lembrei que só iria voltar pra casa à noite.

Passei o dia inteiro sem saber como as pessoas que eu mais amava estavam. Como poderia eu estar tão longe das pessoas que eu me importava?

Não consegui trabalhar

direito, porque a cada mi-nuto ficava pensando que alguém poderia ter tentado falar comigo e não con-seguiu ou ainda que havia acabado de receber um tor-pedo de um amigo.

Quantas chamadas não atendidas? Quantos torpe-dos?

Entrei em desespero quando lembrei que minha mãe poderia ter me ligado porque alguém “poderia” ter ligado pra ela dizendo que havia me seqüestrado. Co-mo ela saberia que eu não estava presa por algum ban-dido mau?

Aí, depois disso tudo, eu

quis me sentir mais gente e comunicável. Tentei usar um telefone público..rsrs...ou seja, orelhão, isto é, estresse.

Andei um quilômetro tentando achar um orelhão. Quando finalmente achei, ele não estava funcionando.

Andei mais um quilô-metro atrás de outro. Es-tava ruim também. Olhei em volta para ver se acha-va uma câmera escondida, pois aquilo era uma pega-dinha.

Passei a valorizar ainda mais meu querido celular. Se ele estivesse ali, naquele momento, não me deixaria na mão, tenho “quase” cer-

teza disso.Desisti, é claro. Estava

tão estressada que queria li-gar pra minha irmã pra con-tar o ocorrido, mas...

Há alguns anos, nós sairíamos de casa e não precisaríamos falar com ninguém, e ainda que preci-sássemos, esperaríamos até a noite pra falar.

Até que a teoria da conspiração faz sentido agora. Somos dependentes deste bicho, que parece que estamos sem roupa quando esquecemos dele.

E quando a bateria aca-ba? Bom, isso é papo pro próximo O DIA D:s

Você conseguiria ficar um dia sem usar o celular? A humanidade passou por milhares de anos sem usar o celular. Agora, boa parte das pessoas não desgrudam de seu aparelho

Jornal Boa Notícia - Novembro/2011 - 3ª Edição 4Fa l ando de Deus

Avisos paroquiais:

Missas

2ª feira – 19h Missa da esperança (marcar intenções até 18h30)

4ª, 5ª e 6ª feira – 19h

Sábado – 8h Capela das almas (ossuário)

Domingo 7h, 10h30 e 18h30

secretaria da paróquia

2ª, 4ª, 5ª e 6ª 8h às 20h

3ª feira – não há expediente na paróquia

Sábado e domingo 8h às 12h

Liturgia

Primeira Eucaristia vai acontecer no dia de Cristo Rei

Festa de Cristo Rei encerra o Ano LitúrgicoOrganização do tempo da Igreja acompanha os passos da vida humana de Cristo e se encerra na espera por Sua vinda gloriosa

Clarissa Lima

Você já ouviu falar do Ano Litúrgico? Segun-do o Catecismo da

Igreja Católica, o “ano litúr-gico é o desdobramento dos diversos aspectos do único mistério pascal. Isto vale muito particularmente para o ciclo das festas em torno do mistério da encarnação (Anunciação, Natal, Epifania) que comemoram o começo de nossa salvação e nos comunicam as primícias do Mistério da Páscoa” (§1171).

De acordo com o responsável pela equipe de liturgia da paróquia, João Roberto, “o Ano Litúrgico foi criado para que possamos acompanhar toda a vida de Jesus em ordem cronológi-ca através das leituras bíbli-cas”. Este tempo especial tem início no Advento e se encerra na celebração de

Cristo Rei – a qual, em 2011, será em 20 de novembro.

Isto significa que a Igreja tem sua organização temporal regida pelas prin-cipais celebrações cristãs, conforme as passagens da vida de Jesus: “Ele [o Ano Litúrgico] segue o anúncio

do Messias, sua encarna-ção, seu ministério, morte e ressurreição enquanto nos conduz ao encontro da Parusia, ou seja, do Cristo Rei do Universo que retor-nará em sua glória para jul-gar os vivos e os mortos”.

O Ano Litúrgico pas-

Neste ano, a Primeira Comunhão de crianças do se-gundo ano da Catequese vai acontecer em 20 de novembro, dia de Cristo Rei. Esta data especial vai

ajudar os pequenos a compreender que o encerramento de um ciclo dá lugar a uma nova etapa.

Segundo o catequista Fellipe Oliveira, cuja turma vai receber a Primeira Comunhão neste mês, “as cri-anças demonstram estar ansiosas para este momento. Sabem que estão próximas de algo muito especial na vida delas”. Por isso, é nesta hora que as orientações so-bre a continuidade da fé se fortalecem, e não só jun-tos aos pequeninos, mas principalmente com os pais: “Pedimos aos pais e res-ponsáveis que deixem as crian-ças seguirem na caminha-da, pois a maioria delas de-pende de alguém para levar. Como o próprio nome diz, a Primeira Comunhão deve ser a primeira de muitas, não podendo ser vista como uma formatura”, afirma Fellipe, que ainda procura encaminhar as crianças para os gru-pos adequados – que, pela faixa etária, costuma ser a Perseverança.

É importante que toda a comunidade se una em ora-ção e orientação a nossas crianças, para que cresçam na fé. Assim, não só o Ano Litúrgico, mas também nós seremos instrumentos de apoio à formação de novos cristãos.

sa por três ciclos, também chamados de anos A, B e C. Cada ano conta com uma sequência específica de leituras: “No ano A fazem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, as de São Marcos; e no ano C, as de São Lucas. Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, princi-palmente as grandes Festas e Solenidades”, diz João.

Este período foi desen-volvido pela Igreja com o objetivo de envolver os cris-tãos nos mistérios pascais, contribuir para o aprofun-damento na doutrina cristã, refletir a ação da Santís-sima Trindade na vida dos homens e demonstrar a colaboração humana ao plano de Deus, como as de Maria, José, João Batista e os apóstolos.

Bem na fotoUma foto do fotógrafo.

Quem é você escondida atrás desta câmera na foto abaixo, durante a dança do Perseverança?

Parabéns! Entre em contato conosco e retire seu brinde.

Jornal Boa Notícia - Novembro/2011 - 3ª Edição 5 Fa l ando de Deus

Pastoral

Perseverança: crianças e adolescentes buscando a DeusAtitudes normais da juventude, mas com um toque especial para viver o amor de Deus

O perseverança é um grupo de crianças e adolescentes onde aprendemos e co-nhecemos um pouco mais sobre Deus. Esse grupo é dividido por faixa etária: as crianças, de 9 a 11 anos; e outro dos adolescentes, de 12 a 15 anos.

O que fazemOs nO grupO?

Brincadeiras e gincanas para conhecermos um pou-co mais a bíblia e a palavra de Deus. O perseverança também tem um grupo de dança que está começando agora.

Todo ano, no mês de setembro, temos a feira bíblica, onde o grupo se reune para fazer uma ma-quete de acordo com o tema da campanha da fraternidade. O grupo do perseverança hoje está com aproximadamente 30 jovens, ao total nos dois grupos, e 6 catequistas.

A maioria dos jovens do perseverança gosta de música e dança, seja como for, em vários rit-mos e estilos diferentes. Os jovens que frequen-tam o grupo são instruí-dos para que, na vida, si-gam sempre o caminho

de Deus, conseguir ver Deus agindo nas peque-nas coisas do dia-a-dia, como num simples acor-dar. Mesmo assim, con-seguimos ser adolescen-tes com nossas manias, como por exemplos cur-tir festas, sair com os ami-gos, ficar o dia inteiro na internet, tirar nota baixa e outras coisas normais. Só temos a consciência que não precisamos de nada além de Deus pra ser feliz.

O grupo do perseve-rança é assim. Agora que todos ja conheceram um pouquinho mais e sabem o que fazemos. Queremos convidar as crianças e os adolescentes, dos 9 aos 15 anos, que já tenham feito a primeira eucaristia, para participar do nosso grupo.

Bom Pastor: O encontro para casais de segunda união

No dia 4 de dezembro, a Pas-toral Familiar da

paróquia realizará o en-contro Bom Pastor. Este encontro é direcionado para quem está vivendo em 2ª união, ou mais.

No caso específico, um dos companheiros - que já foi casado no reli-gioso, separou-se (judi-cialmente ou não) e no momento está em uma nova união.

Assim, o Encontro Para Casais em 2ª União, denominado Bom Pastor, será o dia todo, encer-rando com a Santa Missa. A participação é gratuita

(incluindo aí almoço e lanche) e tem por objetivo trazer as pessoas que se encontram nessa situação e se sentem afastadas da caminhada com a comu-nidade da Igreja.

Também serão anali-sados os casos para pos-sível orientação no pro-cesso ao Tribunal Ecle-siástico. É neste tribunal que os processos de de-claração de nulidade do primeiro casamento no religioso são julgados.

O encontro também visa inseri-los na comu-nidade, nos trabalhos pas-torais e de serviços exis-tentes em nossa Paróquia.

Dia 04/12/2011 | Das 8h às 18h30

Arianny Cristine

Jornal Boa Notícia - Novembro/2011 - 3ª Edição 6D ive r são

A A B E R H O Y L M P L Ç H D QP W O E I R I T Y A Ç L K S J NS J S I E F V S A L H T S C I OZ E T G U C H G T U R P A L W VB N O S C I E I A Ó I W N O W EI W V Y Ã I D E S X R C T E N MN D I S F O J U N A U I O C O BK D E T N A N S E R E T A I E RF O E E H U I U H E A V F D G OV Ç R P R M W O N N R N Q B A XG U T D J W G L C C I S T O N RA C U C I B E R N G A Z E C F AG Q D X P A D R O E I R O P S YJ O E N T E D M F A M I C M A ND A A Y V F N J H A E Q I P H YD I N H E I R O V S E O U N P W

Quem nunca ouviu a expressão

“Dia de São Nunca”? Então, para

começar, o dia deste “santo” é 0

(zero) de onzembro. Em uma pesquisa

rápida na Internet, ele é o padroeiro dos que

nunca precisaram lhe pedir nada. Mas calma.

Lembrando que no dia 1º de novembro (ou o

primeiro domingo depois do dia de finados) é

celebrado o Dia de Todos os Santos, significa

que as pessoas que se acham espertinhas

dizendo que só quitarão suas dívidas no

dia de São Nunca, então, a partir de agora,

terão uma data para acabar com a enrolação

e pagar a quem deve. E não venha com a

história de que não está achando o dinheiro

e terá que pedir a São Longuinho. Mas sobre

este santo falaremos no próximo dia de São

Nunca... rsrs

Encontre no quadro abaixoas palavras sublinhadas no texto ao lado

Será que São Nunca existe?Encontre no quadro ao lado as palavras sublinhadas no texto

Santo do mês

Reprodução da Internet

Espaço Infantil

Aprenda se divertindo. Um espaço para criançasEncontre no desenho abaixo as palavras. Depois é só colorir o desenho ao lado, mas a passagem bíblica deve ser lida

Jornal Boa Notícia - Novembro/2011 - 3ª Edição No t í c i a s

As montanhas de Minas Gerais, com seu povo hospitaleiro

e religioso, recebem, neste mês de novembro, a Cruz da Jornada Mundial da Ju-ventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora. Esta será a primeira etapa da peregri-nação dos dois Símbolos pelo Regional Leste 2 da CNBB, com um itinerário que inclui 21 das 32 dioces-es, começando por Teófilo Otoni, em 1° de novembro, e indo até São João del Rei, em 29 de novembro.

No dia 15 de novem-bro, a viagem por Minas Gerais faz uma breve pau-sa: o Ícone e a Cruz irão para Aparecida (SP), onde participarão da Romaria

Brasil está se preparando para a JMJ Rio 2013Igreja e Sociedade

Nacional da Juventude. Mas já no dia seguinte es-tarão de volta às alterosas. No dia 19, Belo Horizon-te será a segunda capital a promover o Bote Fé, a grande festa com os jovens e os Símbolos. O primeiro foi em 18 de setembro, em São Paulo.

Em dezembro, será a vez do Regional Nordeste 3, que inclui Bahia e Sergipe, receber os Símbolos.

A segunda etapa da peregrinação da Cruz e do Ícone pelo Regional Leste 2 acontecerá em março de 2013. Nesse período serão visitadas as dioceses do Sul de Minas, do Triângulo Min-eiro e do estado do Espírito Santo.

Fonte: http://goo.gl/CrdbAContagem regressiva para o anúncio da Logo da JMJMG recebe a Cruz dos Jovens

Uma grande expecta-tiva para conhecer a logomarca oficial

da Jornada Mundial da Ju-ventude (JMJ). O concurso para a escolha está em fase de seleção.

O prazo para as ins-crições e envio da logo terminou no dia 31 de ou-tubro e o anúncio da ganha-dora deverá acontecer em dezembro.

Os concorrentes das mais diversas partes do Brasil e do mundo demonstraram muita criatividade e técnica. Mais de 150 logos chegaram ao Comitê Organizador Lo-cal (COL) e deixam evidente a força da fé e da alegria da juventude católica.

O Rio de Janeiro é a ci-

dade com o maior número de participantes no con-curso, seguida por São Paulo. Estão concorrendo, também, logomarcas pro-venientes de vários países: Itália, Estados Unidos, Por-tugal, Croácia, Zimbábue, Holanda, Argentina, México, Austrália, Bolívia, Peru e China.

Jovens, tanto de idade como de coração, enviaram seus trabalhos. O concor-

rente mais jovem tem 14 anos e o jovem “há mais tempo” tem 93.

Uma das grandes cu-riosidades é o processo de seleção. Entre as etapas previstas está a avaliação por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidên-cia do COL. A primeira seleção escolherá quinze logos e, dentre as selecio-nadas, cinco serão enviadas para o Pontifício Conselho para os Leigos, em Roma.

É diretamente do Vati-cano que virá o nome do ganhador do concurso.

Continuem na torcida e acompanhem as novidades no site: www.rio2013.com.

Papa Bento XVI afirma que irá orar por LulaO papa Bento XVI, por intermé-

dio do embaixador brasileiro no Va-ticano, Almir Barbuda, informou no dia 31 de outubro que está preocu-pado com a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que irá orar por seu restabelecimento.

Barbuda se encontrou com Bento XVI e com o secretário de Es-tado do Vaticano, Tarcísio Bertone, para entregar cartas credenciais – cerimônia em que um novo em-baixador se apresenta a um chefe de estado.

“Ambos manifestaram grande admiração por Vossa Excelência e pediram para lhe transmitir que terão presente em suas orações os melhores votos pelo seu pronto restabelecimento e rápido retorno à vida pública brasileira”, afirmou o embaixador em mensagem envia-da a Lula.

Fonte: http://goo.gl/tM6OM

7

Fonte: http://goo.gl/pp7SP

O mosquito da dengue vive den-tro das nossas casas. Para ga-rantir a saúde da sua família e

da sua comunidade, basta fazer uma checagem bem rápida, de apenas 10 minutos, nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.

O trabalho deve ser realizado se-manalmente, já que este é o período que o Aedes precisa para se desenvol-ver e passar da fase de ovo para mosquito adulto.

As orientações para eliminação dos criadouros do mosquito foram ela-boradas com base no conhecimento de pesquisadores da Fiocruz.

Por que uma vez por semana?

O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros for realiza-da uma vez por semana, podemos in-terromper o ciclo e evitar o nascimen-to de novos mosquitos.

Campanha “10 minutos contra a dengue”Acesse www.riocontradengue.com.br

Fique de Olho

Colégio CursoSOEIRO

do E. F.

R$ 200,00

2012

Preparatórios:

Militares Técnicas

Bolsão2012Até 100%PROVA:

03 / 12 / 2011Melhor Ensino

Menor Preçoe

E. F. / E. M.

4º ano

Dimensões: 25,5 cm x 14 cm

www.riocontradengue.com.br

www.riocontradengue.com.br

www.riocontradengue.com.br

www.riocontradengue.com.br