jornal da unisc 129

16

Upload: unisc-santa-cruz-do-sul

Post on 28-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Unisc Nº. 129, maio de 2013.

TRANSCRIPT

Maio 20132 Página 2

Conselho EditorialReitor: Prof. Vilmar ThoméVice-Reitor: Prof. Eltor BreunigPró-Reitora de Graduação:Profª. Carmen Lúcia de Lima HelferPró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:Profª. Rosângela GabrielPró-Reitor de Administração:Prof. Jaime LauferPró-Reitor de Planejamento e DesenvolvimentoInstitucional: Prof. João Pedro SchmidtPró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias:Profª. Ana Luisa Teixeira de Menezes

Jornalistas responsáveisJosemar Santos, reg. prof. 13.267Felipe Nopes, reg. prof. 12.320E-mail: [email protected]ção: Débora Kist - Estágio Curricular

Projeto Gráfico e Capa: Agência da CasaEditoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

RevisãoRoque Neumann e Beatriz Menezes SperbJornal da UniscÓrgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores dasUniversidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira dasUniversidades Comunitárias (Abruc)

Tiragem: 6 mil exemplaresVersão On-line: www.unisc.brJônatas Stacke e Willian Ceolin

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309. SantaCruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466.

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat Residence,Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio LuizDourado, Escola Ernesto Alves, Escola Willy CarlosFröhlich, Escola Goiás, Escola Nossa Sra. do Rosário,Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café, ShoppingSanta Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari, Campus deVenâncio Aires, Campus de Sobradinho, Campus de Capãoda Canoa, Campus de Montenegro e Campus de Santa Cruz(Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Reitoria eblocos 5, 8, 12, 18 e 53)

Expediente

*Este material é produzido em papel reciclável.

Secretariado Executivorealiza visita técnica

Trote solidário do curso de Matemática

A Coordenação do curso de Matemática e o Diretório Acadêmico realizaram, no dia 5 de abril,a entrega de caixas de leite para a Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos (ASAN).

A doação fez parte do trote solidário do curso, quando alunos e professores trocavam 1 litrode leite pelo ingresso da festa de boas-vindas. A Coordenação do curso considera que momentoscomo esse são importantes para a formação acadêmica, profissional e pessoal, além de contribuircom o próximo.

DivulgaçãoO curso de Secretariado Executivo da Unisc realizou, no dia

9 de abril, uma visita técnica à empresa MGS Imagem & Informaçãoe ao setor de Gerenciamento Eletrônico de Documentos eMicrofilmagem Eletrônica (GED) da Secretaria da Fazenda do RioGrande do Sul, ambas situadas em Porto Alegre.

Sendo a tecnologia da informação uma das áreas em que ocurso de Secretariado Executivo forma profissionais com sólidoconhecimento, a visita tornou-se de grande valia aos acadêmicos,que obtiveram uma visualização prática do que é realizado emsala de aula. Os estudantes estavam acompanhados da professoraSimone Pradella.

Divulgação

Intercom Sul movimentasetor hoteleiro

Congressistas do Sul do país já garantiram sua estada, em SantaCruz do Sul e na região, para participar do Congresso de Ciências daComunicação na Região Sul (Intercom Sul). Este ano, o evento serásediado pela Unisc entre os dias 30 de maio e 1º de junho. A empresaresponsável pela ponte entre os participantes e os locais parahospedagem é a Agência de Viagens e Turismo Receptivo Cirass.

A proprietária da agência, Jacira Assmann, informa que 480 pessoasjá fizeram contato e garantiram a permanência na região de Santa Cruzdo Sul durante o evento. Outras 250 devem confirmar a estada nospróximos dias. “Alunos e professores de diversos municípios e estadosprocuraram os nossos serviços”, comenta.

Os congressistas ficarão hospedados em dez hotéis localizadosem Santa Cruz do Sul, mais a Casa de Retiros Loyola. Também serãoutilizados estabelecimentos nos municípios vizinhos, como Vera Cruz,Rio Pardo e Venâncio Aires. Além disso, o congresso disponibilizará aopção de camping e acantonamento no Parque da Oktoberfest, noCentro da cidade, em espaço cedido pela Prefeitura de Santa Cruz.

EmpresaA Agência de Viagens e Turismo Receptivo Cirass opera desde o

ano de 2000 e trabalha com serviços agregados ao turismo. Está sediadaem Santa Cruz do Sul e também atende em Sinimbu/RS. Para maisinformações, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3056-2852 oupelo e-mail [email protected]. O site da empresa éwww.cirassviagens.com.br.

CongressoO Intercom Sul é uma das instâncias regionais do maior encontro

de escolas de comunicação da América Latina. Com a previsão de reunirem torno de 2,5 mil pessoas, representa o maior congresso já realizadopelo curso de Comunicação Social da Unisc. A coordenação do eventoestá a cargo dos professores Demétrio de Azeredo Soster, Fabiana Pereirae Yhevelin Guerin.

Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas pelo linkhipermidia.unisc.br/intercomsul2013.

Maio 2013 Ensino 3

Supervisora do PIBID/Unisc nos EUA

A professora Ivana Georgia Backes foi selecionada pelaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Su-perior (Capes) para participar do Programa de Desenvol-vimento Profissional paraProfessores de Língua In-glesa nos Estados Unidos.

Ivana é supervisorado PIBID/Unisc no ColégioEstadual Professor LuizDourado, em Santa Cruz doSul, e integra o grupo de 540professores da rede públicaque participarão da ativi-dade.

O programa buscacapacitar professores deLíngua Inglesa da educação básica em efetivo exercício narede pública de ensino e estreitar as relações entre Brasil eEstados Unidos. Os selecionados terão curso intensivo deseis semanas em uma universidade nos Estados Unidos,com atividades acadêmicas e culturais.

No dia 26 de março, o coor-denador do curso de Engenhariade Computação da Unisc, profes-sor Leonel Pablo Tedesco, e umgrupo de estudantes visitaram aempresa Ceitec S.A., a primeira fá-brica de circuitos integrados daAmérica Latina para identificaçãopor radiofrequência e aplicaçõesespecíficas. Localizada em PortoAlegre, desempenha o papel estra-tégico de desenvolver a indústriade microeletrônica no Brasil.

A visita do grupo foi divididaem quatro etapas: palestra sobrea empresa (foco, mercado de semi-condutores e sua importância parao desenvolvimento tecnológicodo país); palestra sobre segurançana Ceitec (aspectos sobre confi-dencialidade dos projetos e pre-cauções a serem tomadas quandose circula pela fábrica); apresen-tação de produtos para identifica-ção eletrônica, desenvolvidos

Unisc no congressointernacional de custosO professor do curso de Ciências Contábeis da Unisc e coor-

denador do curso de Ciências Contábeis de Sobradinho, Eloi AlmiroBrandt, e o egresso do curso e aluno do MBA em Finanças daInstituição, Eduardo Fernando Watte, estiveram em Porto, Portugal,participando do 13º Congresso Internacional de Custos.

No evento, eles apresentaram o estudo realizado por Watte noseu trabalho de Estágio Supervisionado no curso de Ciências Con-tábeis de Santa Cruz do Sul, orientado pelo professor Eloi Almiro Brandte revisado pela professora Juliana Luisa Marcuzzo.

Aproveitando a passagem pela Europa, o professor Eloi procurouagendar com as Universidades de Lisboa, do Porto, de Barcelona e oBarcelona Activa (Centro de Empreendedorismo), uma visita técnicade estudos para docentes e acadêmicos da Unisc prevista para o primeirosemestre de 2014. O convênio integra os cursos de Ciências Contábeis,Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, alémdo Mestrado em Administração.

Professor Eloi Almiro Brandt em Portugal

Div

ulga

ção

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃOVISITA A EMPRESA CEITEC

e fabricados na empresa; e tour pe-la fábrica e demonstrações técni-cas, onde os alunos tiveram a ideiada quantidade de processos in-dustriais que envolvem a produ-ção de circuitos integrados e todaa infraestrutura necessária para aexecução desses processos.

Segundo Tedesco, os acadê-

micos ficaram bastante satisfeitoscom a visita. “É importante saberque estão sendo realizados inves-timentos na geração de tecnolo-gias de alto valor agregado, comosão os circuitos integrados. Issocertamente possibilitará a aberturade novos mercados na área de com-putação no país”, salientou.

Div

ulga

ção

Fábrica é a 1ª de circuitos integrados da América Latina

Nos dias 26 e 27 de abril, aUnisc, por meio do Departamentode Educação, promoveu a primeiraetapa do 11º Fórum Nacional deEducação, 14º Seminário Regionalde Educação Básica e 2º EncontroNacional do PIBID/Unisc. O temadeste ano é Sociedade atual: nóse o outro.

A palestra de abertura, Éticae educação: meios de comunica-ção, opinião e filosofia na forma-ção dos brasileiros, foi ministradapela professora Marcia Tiburi, daUniversidade Mackenzie, de SãoPaulo, e mediada pelo professorSérgio Schaefer, da Unisc, no Au-ditório Central da Universidade.

A segunda etapa do eventoocorrerá nos dias 17 e 18 de maio,também na Unisc. A programaçãoconta com palestras, momentosculturais, exibição de filmes, mos-tra de pôsteres e de fotografias,relatos de experiências, apresen-tação teatral e oficinas de música,literatura infantil, planos deadaptações curriculares e neces-sidades especiais, direitos huma-nos e diferenças culturais e inclu-são social.

O objetivo das atividades écontribuir com o aprimoramento ea formação dos educadores,profissionais e estudantes da áreade educação, frente à complexida-

Fórum Nacional de Educação realizaprimeira etapa de atividades na Unisc

de das questões contemporâneas.Ao final do evento, será fornecidocertificado de 40 horas aos parti-cipantes.

A promoção é da Unisc emparceria com a Secretaria de Edu-cação e Cultura de Santa Cruz doSul (Smec), 6ª Coordenadoria Re-

gional de Educação (CRE), 18º Nú-cleo do Centro de Professores doEstado do Rio Grande do Sul(Cpers - Sindicato), Sindicato dosProfessores Particulares do RioGrande do Sul (Sinpro – RS) e Sin-dicato dos Professores Municipaisde Santa Cruz do Sul (Sinprom).

Segunda etapa do evento ocorre nos dias 17 e 18 de maio

Felip

e N

opes

SPI promove workshopO Mestrado em Sistemas e Processos Industriais da Unisc (SPI)

promoveu o 2º Workshop em Sistemas e Processos Industriais –Conhecimento e Tecnologia. O evento ocorreu entre 8 e 10 de maio. Oworkshop foi composto por palestras, minicursos e sessões técnicaspara apresentação de artigos. A atividade foi dirigida a alunos dos cursosde graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, egressos dasdiversas áreas do conhecimento, empresários da região, pesquisadores,empreendedores e público geral.

Maio 20134 360º

Engenharia AgrícolaO Diretório Acadêmico da

Engenharia Agrícola (DAEA), daUnisc, entregou cerca de 120 quilosde alimentos não perecíveis à Casada Criança, instituição comunitáriaque atua há 60 anos em Santa Cruzdo Sul e atende crianças de 4 a 12anos. A doação, realizada no dia 18de abril, é resultado da açãosolidária promovida pelo DAEAcom o apoio da coordenação docurso de Engenharia Agrícola.

Estiveram presentes a presi-dente e o vice-presidente doDAEA, Mariane Dorneles eRobson Schneider; a relações pú-blicas Cristiane Werlang; a coor-denadora do curso, Débora Galli; ocoordenador administrativo daCasa da Criança, Alcir Bampi; e Síl-via Assmann, do setor de Recur-sos Humanos da entidade. Aentrega foi intermediada pela asses-soria da Pró-reitoria de Extensão eRelações Comunitárias da Unisc.

Div

ulga

ção

Mercado de trabalhoO curso de Secretariado

Executivo da Unisc, por meio doPrograma Unisc-Escola, convidaas escolas da região para a oficinaInserção ao mercado de trabalho.O objetivo é proporcionar maisconhecimento aos alunos sobrecomo elaborar um currículo, dicasde entrevista, dinâmica em grupo,etiqueta no ambiente de trabalhoe gerenciamento de projetospessoais e profissionais. A oficinatem como público-alvo as turmasde 3º ano do ensino médio.

Para realizar a inscrição, oeducandário deve entrar emcontato com o Programa Unisc-Escola pelo telefone (51) 3717-7340 e fornecer informações comodata e turno sugeridos, número dealunos interessados e endereço econtato da escola.

Intercom SulA comissão executiva do Congresso de Ciências da Comunicação

na Região Sul (Intercom Sul) realizou, em 24 de abril, um encontrofechado para avaliar os movimentos relacionados ao evento e definiras suas últimas ações. O encontro ocorreu na sala 101, no bloco 1 daUnisc, e reuniu os envolvidos no planejamento do congresso, comoprofessores, pró-reitores, alunos, voluntários, entre outros. O IntercomSul acontece de 30 de maio a 1º de junho, na Unisc.

Gerenciamento deProjetos

O curso de SecretariadoExecutivo promoveu, no dia 27 deabril, o minicurso sobre Gerencia-mento de Projetos, na sala 5332,bloco 53 do campus-sede daUnisc. O objetivo foi conhecer ogerenciamento de projetos paraestar apto a aplicá-lo no dia a diade trabalho, desde a iniciação atéo encerramento. Ao final, houveatividades práticas. O minicursofoi ministrado por Chaiane BeatrizStaub, graduanda e bolsista docurso de Secretariado Executivo,e pela professora orientadoraSimone Pradella.

Farmácia entrega pomadas em bairrosdo município

Nas aulas práticas da disciplina de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica II, do 6º semestredo curso de Farmácia da Unisc, os estudantes produziram pomadas para assadura e as distribuíram,em dezembro de 2012 e em março de 2013, aos grupos de gestantes dos Postos de Saúde da Família(PSFs) dos bairros Menino Deus, Glória/Imigrante, Pedreira e Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul.

Os medicamentos foram confeccionados em equipamentos semi-industriais e com operaçõesde produção adequadas às práticas vigentes na legislação. A entrega nos PSFs contou com apresença da professora Arlete Klafke, responsável pela disciplina, e do coordenador do curso deFarmácia, professor Ediberto de Oliveira Machado, além de alunos, médicos, enfermeiras e comunidadedos postos de saúde.

Esse trabalho possibilita que os estudantes de Farmácia desenvolvam habilidades do profissionalfarmacêutico na produção de medicamentos, atuando em todas as etapas, desde o planejamento doproduto até a produção e o controle de qualidade. Além disso, os alunos desempenham sua funçãosocial de servir à comunidade e integrá-la à Universidade.

Palestra do Mestradoem Letras

A jornalista e doutora emLetras, Sabrina Schneider, foi aconvidada do primeiro encontrodeste ano do Conversas sobreLeituras, que ocorreu no dia 25de abril, na sala 5347, no bloco 53da Unisc. O evento, organizadomensalmente pelo Mestrado emLetras da Unisc, teve como temaFicções Sujas: por uma poéticado romance-reportagem.

Sabrina apresentou astemáticas norteadoras de sua tesede doutorado, que dizem respeitoaos limites do real e da ficção noromance-reportagem, bem comoseu estatuto enquanto arteliterária. O encontro foi aberto àcomunidade. Os alunos degraduação e de pós-graduação daUnisc receberam certificado departicipação.

Dia da FamíliaA Escola de Educação Básica

Educar-se promoveu, no dia 4 demaio, mais uma edição do Dia daFamília. O objetivo foi possibili-tar às famílias dos alunos conhe-cerem mais sobre o cotidiano daescola e a rotina no campus daUnisc de Santa Cruz do Sul.

A programação iniciou noAnfiteatro do Bloco 18, com a pa-lestra Redes sociais algo para serdialogado, com Edison BotelhoSilva Junior, Charles Müller eLeandro Fava. Também foramoferecidas oficinas para alunos efamílias, como de dança, artes,ciências, poesia e esporte.

Comitê Pardo inscrevepara curso deextensão

O Comitê de Gerenciamentoda Bacia Hidrográfica do Rio Pardo(Comitê Pardo) está com inscri-ções abertas, até o dia 16 de maio,para o curso Comitê de Bacia:Conceitos e Atribuições. As ativi-dades ocorrem no dia 23 de maio,das 8h às 12h e das 13h às 17h, nasala 103, da Unisc. Entre os assun-tos que serão abordados, estão oComitê da Bacia Hidrográfica; acomposição e atribuições dos co-mitês; a criação e a instalação doComitê; a Bacia Hidrográfica doRio Pardo; e o Comitê Pardo.

As inscrições podem ser fei-tas na secretaria de pós-graduaçãoe extensão da Unisc, sala 110, Blo-co 1, ou pelo telefone (51) 3717-7343. O valor é de R$ 5,00 paraemissão de certificado.Com a presença de represen-

tantes de sete instituições de en-sino superior (IES), o Fórum Gaú-cho das IES realizou a primeira reu-nião do ano sob a representaçãoda Unisc. O encontro ocorreu nodia 29 de abril, na sala 2535, noprédio da Reitoria da Universida-de, e foi comandado pela coorde-nadora do Fórum e do ProgramaTerceira Idade na Unisc, profes-sora Silvia Areosa. Na oportuni-dade, foi decidido o cronogramaanual de reuniões, que serão alter-nadas entre a Unisc e a PontifíciaUniversidade Católica (PUC-RS),além de pesquisas conjuntas.

Estiveram presentes o reitorda Unisc, professor Vilmar Thomé,e a pró-reitora de Extensão e Rela-ções Comunitárias, professoraAna Luisa Teixeira de Menezes,bem como demais representantesda Unisc e docentes da Universi-dade de Cruz Alta (Unicruz), daUniversidade Católica de Pelotas(Ucpel), da Unidade Integrada

Vale do Taquari de Ensino Superior(Univates), da Universidade Re-gional do Noroeste do Estado do

Reunião do Fórum das IES

Rio Grande do Sul (Unijuí), do Cen-tro Universitário La Salle (Unila-salle) e da Universidade Feevale.

Des

irê A

llram

Maio 2013 5Geral

FORGRAD SUL PROMOVE ATIVIDADES NA UNISC

Aberto no dia 7 de abril, emsolenidade realizada na sala 101 daUnisc, o Fórum de Pró-Reitores deGraduação da Região Sul (ForGradSul) encerrou suas atividades nodia 9 de abril. A programação doevento contou com a participaçãode representantes de 42 institui-ções de ensino superior (IES) dosestados do Rio Grande do Sul, deSanta Catarina e do Paraná.

O objetivo foi promover o de-bate sobre as questões da educa-ção superior, compartilhar ativida-des acadêmicas entre as IES e sub-sidiar o planejamento da expansãodo ensino superior no contexto doPlano Nacional da Educação (PNE)2011-2020.

O encontro também teve comopropósito elaborar e aprovar a ver-são final da Carta de Santa Cruz doSul, que contempla as discussões,as demandas e as políticas propos-tas pelos pró-reitores e gestores deensino. O documento foi enviadoao ForGrad Nacional, que ocorreno mês de setembro, em Recife.

“São momentos como esseque nos auxiliam não só a pensaras perspectivas que temos hoje enos desafiam, como a evasão e asnovas questões ligadas à políticaeducacional, mas também os as-suntos relativos à gestão das nos-sas instituições”, salientou acoordenadora do ForGrad Sul e

pró-reitora de Graduação daUniversidade Federal do Pampa(Unipampa), Elena Maria BilligMello.

O reitor da Unisc, VilmarThomé, destacou a importânciada tríade expansão, qualificaçãoe financiamento, fundamental noensino superior. “Os desafiossão grandes, mas precisamosestreitar as relações para atingirnossas metas”, apontou.

A conferência de aberturado fórum, Qualificação da Edu-

cação Superior no contexto doPNE, foi comandada pelo profes-sor Gilberto Gonçalves Garcia, pre-sidente da Câmara de EducaçãoSuperior do Conselho Nacional deEducação (CNE), e mediada porThomé. “Quiséramos nós não pre-cisar trabalhar com um plano deeducação, e sim, com políticas deconsolidação efetiva da educa-ção”, ressaltou Garcia. Ele frisouque o PNE é um plano que pressu-põe a qualidade do ensino, em es-pecial o da educação superior.

Objetivo foi debater questões da educação superior, além de compartilhar atividades acadêmicas entre as IES

Professores Gilberto Gonçalves Garcia e Vilmar Thomé

Des

irê A

llram

No dia 9 de abril, um grupo de estudantes e docentes do cursode Licenciatura em Computação da Unisc participou do 4º EncontroNacional das Licenciaturas em Computação, realizado na Universi-dade de Passo Fundo (UPF).

Diversas atividades foram promovidas, como a apresentaçãode coordenadores e de seus cursos, quando o professor WernerHaetinger apresentou o curso da Unisc. A mesa-redonda O papelformativo do PIBID na Licenciatura em Computação contou como relato da professora Marcia Kniphoff da Cruz sobre as atividadesdo subprojeto de Informática do PIBID/Unisc.

“O encontro foi muito proveitoso, pois também houve relatosde subprojetos de Informática de outras universidades, em que asações encaminham a reflexões para a continuidade do trabalho”,aponta Marcia. Segundo ela, um dos pontos altos do evento foi odebate sobre as diretrizes curriculares do curso de Licenciatura emComputação, com explanação dos professores Daltro Nunes, daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e EcivaldoMattos, da Universidade de São Paulo (USP). Foi discutida, ainda,a importância da atuação do egresso do curso tanto na docênciaquanto no mercado de trabalho.

Encontro das Licenciaturasem Computação

Div

ulga

ção

A comissão da 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul já definiu o patrono da edição 2013. O nome dopoeta Affonso Romano de Sant’Anna foi anunciado no último dia 25, durante entrevista coletiva na LivrariaIluminura. Com o tema Ler Apaixona, a feira deste ano também contará com a presença do poeta santa-cruzense Mauro Klafke, como escritor homenageado. Conforme a comissão organizadora, outros nomesainda serão confirmados e muitas novidades serão apresentadas até o lançamento oficial da Feira do Livro.A programação oficial será divulgada no inicio do mês de agosto.

Promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc e pelaPrefeitura de Santa Cruz do Sul, a Feira do Livro 2013 ocorrerá de 6 a 15 de setembro, na Praça Getúlio Vargas.O evento conta ainda com a participação das entidades parceiras como Associação Pró- Cultura e Iluminura,além das que também integram a comissão organizadora: Gazeta Grupo de Comunicações, 6ª CRE e EscolaEducar-se.

PatronoAffonso Romano de Sant’Anna tem mais de 40 livros publicados, é professor em diversas universidades

brasileiras - UFMG, PUC/RJ, URFJ, UFF e no exterior lecionou nas universidades da Califórnia (UCLA), Koln(Alemanha), Aix-en-Provence (França). Criou o Sistema Nacional de Bibliotecas, que reúne 3 mil instituiçõese o Programa de Promoção da Leitura (Proler). Sant’Anna também é vencedor de vários prêmios literários,como Prêmio Mário de Andrade e Prêmio União Brasileira de Escritores, ambos pelo livro Drummond, ogaúcho no tempo.

Escritor HomenageadoMauro Klafke é considerado um dos grandes nomes da poesia no Vale do Rio Pardo. Professor estadual,

com graduação em Geografia e mestrado. É autor dos livros Baixo relevo, Nordeste para salmos de viola,Fábula americana, O sino & o galo, Não é proibido pisar na grama, Invenção de Santa Cruz e Canções deum certo cotidiano.

Feira do Livro de Santa Cruz definepatrono e escritor homenageado

Maio 20136 Geral

UNISC INAUGURA BLOCO 33 NO CAMPUS-SEDE

Foto

s:D

esirê

Allr

amFelipe Nopes

Em solenidade realizada nodia 17 de abril, a Universidade deSanta Cruz do Sul (Unisc) inaugu-rou o Bloco 33, localizado nocampus-sede da instituição. Nolocal estão instalados os labo-ratórios e as salas especiais doscursos de Gastronomia e de Esté-tica e Cosmética. Com investi-mento de R$ 3 milhões, a obra pos-sui 1.420,69 m² de área construí-da.

O prédio abriga as coordena-ções dos dois cursos, duas salasde aula, laboratórios de cozinhaquente e fria, padaria/confeitaria,bares, enologia, restaurante didá-tico, laboratórios de estética facial/capilar, de estética corporal/spa/terapias alternativas e de eletrote-rapia, além de vestiários, sanitá-rios, almoxarifados, recepção doslaboratórios e salas de avaliaçãoe de esterilização. Entre as carac-terísticas diferenciais da obraestão o aquecimento de água como uso de energia solar e a climati-zação com a utilização de sistemaVRF (economia de energia).

No local estão instalados os laboratórios e as salas especiais dos cursos de Gastronomia e de Estética e Cosmética

Segundo a coordenadorado curso de Estética e Cosméti-ca, professora Cláudia ReginaMüller, atualmente 107 estudan-tes frequentam as aulas nos tur-nos tarde e noite. “Consideran-do que o curso vem numa cons-tante crescente nos últimosanos, o investimento realizadopela Unisc representa um incre-mento importante no processode formação dos nossos alunos.Agora eles vão poder contarcom uma infraestrutura nova ebem mais ampla”, destacou.

“Essa obra é de extrema im-portância e um marco na históriado curso de Estética e Cosmé-tica”, complementou a coorde-nadora. Já o curso de Gastrono-mia conta com 102 acadêmicos,também nos turnos tarde e noite.Conforme o coordenador, pro-fessor Roberto do Nascimentoe Silva, por meio da interdisci-plinaridade, outros cursos pode-rão utilizar os laboratórios deGastronomia, proporcionandoforte atuação nas áreas de pes-quisa, ensino e extensão.

“O centro gastronômicovai possibilitar as práticas dacozinha regional, nacional e in-ternacional, de padaria, confei-taria, enologia e coquetelaria.Além do mais, irá contribuir parao desenvolvimento de parceriascom empresas do ramo gastro-nômico e para a capacitação deestudantes e estagiários pormeio de experiências e vivênciasreais de atendimento e de servi-ços”, salientou.

De acordo com o reitor daUnisc, professor Vilmar Thomé,

a obra integra um conjunto deações que objetivam a qualifica-ção ainda maior da estrutura dosdois cursos, permitindo melho-res condições de aprendizagempara os alunos e de trabalho paraprofessores e técnicos adminis-trativos. “A inauguração do Blo-co 33 faz parte de um novo ciclode expansão física da Univer-sidade”, ressaltou, referindo-seàs demais obras da Instituiçãoem fase de inauguração, deconstrução e de pré-projeto eprojeto.

Estética/Cosmética e Gastronomia: cursos em pleno crescimento

Com investimento de R$ 3 milhões, a obra possui 1.420,69 m² de área construída

Investimento para auxiliar o curso de Estética e Cosmética

Local para as aulas práticas do curso de Gastronomia

Evento teve a presença da comunidade acadêmica

Maio 20138 Geral

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DE INVERNO

Josemar Santos

A Unisc está com inscriçõespara o Vestibular de Inverno 2013.As inscrições podem ser feitas atéo dia 13 de junho no sitewww.unisc.br ou diretamente nosprotocolos da Universidade emSanta Cruz do Sul, Venâncio Aires,Sobradinho, Capão da Canoa eMontenegro.

A prova única será realizadano campus de Santa Cruz do Sul,no dia 22 de junho, um sábado, às14 horas.

Ao todo, são 895 vagasoferecidas para o campus de SantaCruz do Sul, divididas entre 22opções de cursos. As inscriçõespodem ser feitas também via fax,pelo telefone (51) 3717-7454,mediante recibo de depósitobancário.

O valor é de R$ 30 parapagamentos efetuados até o dia 7de junho. Após essa data, o valoré de R$ 60. Para os candidatosque optam pelo aproveitamentodos resultados do Exame Nacio-nal do Ensino Médio (Enem), amédia equivale a 30% dos resul-tados e os outros 70% são re-lativos à nota obtida na prova daUnisc. Podem aproveitar a notado Enem os candidatos queprestaram o exame nos últimostrês anos.

A duração da prova é de até5 horas, com uma redação e 60questões objetivas divididas nasdisciplinas de Língua Portuguesa,Literatura, Língua EstrangeiraModerna (Inglês, Espanhol ouAlemão), Matemática, Biologia,Física, Química, História,Geografia, Sociologia e Filosofia.

O listão dos aprovados serádisponibilizado no dia 25 de junho,a partir das 14 horas, no site daUnisc e para os veículos de comu-nicação. Mais informações podemser obtidas no site www.unisc.br,pelo e-mail [email protected] oupelo telefone (51) 3717-7439.

Informações sobre financia-mentos e bolsas, Manual do Can-didato, conteúdos e pesos daprova também estão disponíveis nosite www.unisc.br.

Orientações para inscrição:- Preencher o formulário de

inscrição;- Efetuar o pagamento da

taxa;- Encaminhar cópia do

documento que comprova a notado Enem, por e-mail, fax ou porcorreio; (somente para candidatosque optarem por aproveitamentodessa nota).

Obs: Candidatos com neces-sidades educacionais especiais quenecessitem de recursos especiaispara realizar a prova devem pre-encher o formulário específico, dis-ponível no site www.unisc.br, e en-tregar o laudo emitido por especia-lista no Protocolo da Unisc, Cam-pus de Santa Cruz do Sul, até o dia14 de junho.

Foto

s: D

esirê

Allr

am

Ao todo, são 895 vagas oferecidas para o campus de Santa Cruz do Sul, divididas entre 22 opções de cursos

Cursos oferecidos paraSanta Cruz do Sul

A taxa de inscrição é de R$ 30 até o dia 7 de junho. Após, o valor é de R$ 60

A prova única ocorre no campus de Santa Cruz do Sul, no dia 22 de junho, às 14 horas

Administração (Noite)Ciência da Computação (Noite)Ciências Contábeis (Noite)Ciências Econômicas (Noite)Comunicação Social - Jornalismo (Noite)Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Noite)Direito (Noite)Educação Física - Bacharelado (Noite)Educação Física - LicenciaturaEnfermagem (Tarde/Noite)Engenharia Ambiental (Noite)Engenharia Civil (Manhã)Engenharia de Produção (Noite)Engenharia Mecânica (Manhã)Fisioterapia (Manhã/Tarde/Noite)Gastronomia (Noite)Letras Português - Licenciatura (Noite)Licenciatura em Computação (Noite)Medicina (diurno)Nutrição (Noite)Pedagogia - Licenciatura (Noite)Psicologia (Noite)

Maio 2013 9Geral

FACILIDADES PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Foto

s: E

rion

LaraA Unisc oferece diferentes

opções de desconto para estu-dantes de cursos técnicos, de gra-duação e de pós-graduação, atra-vés dos seguintes programas:

Desconto de 6% para o Pa-gamento à Vista da semestralida-de. O de Experiência proporciona10% de desconto na mensalidadedo curso de graduação para alu-nos com 50 anos ou mais e 50%para alunos com mais de 60 anos.

Pelo Programa PontualidadePremiada os alunos do campusde Santa Cruz do Sul que pagamem dia suas mensalidades concor-rem, mensalmente, ao valor de 1/6dos créditos regularmente matri-culados. Os alunos dos campi forade sede concorrem a 50% dessepercentual.

O programa Família ofereceabatimentos nas mensalidadesdos cursos de graduação dosseus familiares, sendo 5% para osegundo integrante; 15% para oterceiro; e 30% a partir do quartocomponente. O Segundo CursoSimultâneo proporciona descontode 30% na mensalidade do segun-do curso para alunos matriculadosem dois cursos de graduação si-multaneamente. Pelo Fidelização,os egressos da Escola Educar-see do Cepru recebem 10% de des-conto na mensalidade de cursostécnicos e de graduação.

Pelo Voltare, os ex-alunos daFisc e Unisc ganham desconto de30% na mensalidade do segundocurso de graduação. Ao fazer um

segundo curso, o aluno aindaaproveita muitas disciplinas. Noestudo de currículo a segunda gra-duação pode sair até 50% mais ba-rata. Ainda prevê 10% de descontona mensalidade do primeiro cursode pós-graduação lato sensu (es-pecialização ou MBA), aumentan-do esse percentual em 5% na men-salidade de cada curso novo, limi-tada a bolsa a 50% da mensalidade.

Para os cursos de pós-graduação strictosensu (mestrado e doutorado) odesconto é de 5% na mensalidade,limitado a uma vaga por processoseletivo em cada curso. Também há 10%de desconto na mensalidade de cursostécnicos da educação profissional doCepru e 5% de desconto sobre o valorde curso frequentado no Centro deLínguas e Culturas nos cursos deextensão.

São opções de desconto que beneficiam estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação

A Unisc tem aproximadamente 70% de seus alunosestudando com algum tipo de bolsa ou financiamento. OPrograma Universidade para Todos (ProUni) do GovernoFederal em parceria com Instituições de Ensino Superioroferece bolsas de estudo integrais a estudantes de baixarenda, que tenham cursado o Ensino Médio em escola públicaou em instituição particular na condição de bolsista integral.

Por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante doEnsino Superior (Fies), programa do Ministério da Educaçãodestinado a financiar a graduação na educação superior deestudantes matriculados em instituições não públicas, poderáser solicitado em qualquer período do ano, com os juros de3,4% ao ano.

Todos os alunos que desejam estudar ou que já estejammatriculados em um curso de graduação podem pleitear oCrédito Universitário Pravaler, oferecido em Parceria com aIdeal Invest.

Também é possível os estudantes dos cursos degraduação serem contemplados com Bolsas de Ensino,Pesquisa e Extensão, contando com a oportunidade deexercer atividades através de programas de bolsas queproporcionam, além da aplicação dos conhecimentosadquiridos, o auxílio financeiro por meio de abatimentos sobreo montante de créditos matriculados.

Ao firmar convênio no Programa Parceria Unisc,instituições, empresas, municípios e outras entidades, quetenham interesse em conceder bolsas de estudos para seuscolaboradores, recebem um percentual de desconto nasmensalidades e nos serviços/produtos da Universidade, quevaria conforme o número de matriculados nos cursos degraduação, pós-graduação e técnicos.

Bolsas e financiamentos

Pelo Fies os percentuais de financiamento variam de 50 a 100%

Aproximadamente 70% dos alunos da Unisc estudam com bolsa ou financiamento

Maio 201310 Geral

Unisc inscreve para Concurso de Docentes

Com o objetivo de disseminarinformações de uma forma simplese clara para pessoas portadorasde deficiência, através de recursosacessíveis, o aluno do Centro deEducação Profissional da Unisc(Cepru), Douglas Ariel Schneider,28 anos, apresentou um projetoque vai beneficiar o ConselhoMunicipal dos Direitos da Pessoacom Deficiência de Santa Cruz doSul (Compede).

O trabalho, intitulado Desen-volvimento de site para entidadesem fins lucrativos, foi orientadopelo professor Luiz Elcides Car-doso da Silva. A proposta surgecomo resultado do relatório de Es-tágio Supervisionado do CursoTécnico em Informática do Cepruda Unisc, desenvolvido entre ja-neiro e março de 2013.

Conforme Douglas Schnei-der, a ideia surgiu após um encon-tro dele e do professor Luiz Elci-des com os integrantes do Compe-de. “Pensamos nas necessidadesdos usuários dessa entidade quepresta assistência para portadoresde alguma deficiência física, como objetivo de facilitar o acesso de-les à internet. Como não possuíamum site, a proposta se tornouviável”, conta.

O estudante explica, ainda,que assim que o site for implanta-do (ainda aguarda hospedagem)

ESTUDANTE DO CEPRU CRIA SITE PARA O COMPEDE

os usuários terão condições de en-tender e interagir com a web, assimcomo contribuir com conteúdos.“Serão disponibilizadas opçõescomo acesso fácil para links, zoomde tela, contraste de cores, leituraem áudio, além de que todos oslinks podem ser acessados peloteclado, sem a necessidade deusar o mouse, por exemplo”, reve-la.

Segundo o professor orien-tador do projeto, Luiz Elcides Car-doso da Silva, a ideia reforçou aimportância do trabalho social.“Além de dar visibilidade para oaluno, fazer um site ou um sistemapara uma empresa que não temcondições de bancar o custo émuito gratificante, pois estamoscontribuindo com a sociedade.Cabe a nós, enquanto universida-de e também como sociedade or-

ganizada, colaborarmos com essetipo de ação”, salienta.

Para a presidente do Conse-lho Municipal dos Direitos da Pes-soa com Deficiência de Santa Cruzdo Sul, Marlize Steinhaus, a pro-posta do site atende a questõesimportantes para as pessoas por-tadoras de deficiência. “Foi um tra-balho pensado justamente no sen-tido de auxiliar os usuários sobrelegislação, direitos, recursos e dú-vidas, como o funcionamento dotransporte público, por exemplo”,explica.

O Compede foi criado em2005 e é composto atualmente porsete entidades governamentais esete entidades da sociedade civil.As entidades governamentaissão: Secretaria Municipal de De-senvolvimento Social, SecretariaMunicipal de Educação e Cultura,

Douglas: ideia surgiu para atender a necessidades

Div

ulga

ção

A Unisc está com inscrições abertas, até o dia 21 de maio, para o Concurso Público destinado aoprovimento de vagas de Docentes. Para o Departamento de Biologia e Farmácia (curso de Medicina), éoferecida uma vaga na disciplina de Geriatria. A titulação exigida é Residência Médica ou Especialização emGeriatria, com Doutorado na área ou em área afim. Para a disciplina de Pediatria, há três vagas e a titulaçãoexigida é Residência Médica ou Especialização em Pediatria. Para a disciplina de Pneumologia há uma vagae a titulação exigida é Residência Médica ou Especialização em Pneumologia, com Doutorado na área ou emárea afim.

No Departamento de Ciências Econômicas há uma vaga para a disciplina de Desenvolvimento Socio-econômico com exigência de Graduação em Economia e Doutorado em Economia ou em áreas afins aoDesenvolvimento. Há uma vaga para a Teoria das Relações Internacionais, sendo a titulação exigidaGraduação e Mestrado em Relações Internacionais. Há ainda uma vaga para a disciplina Teoria Econômica.A titulação exigida é Graduação em Economia e Mestrado em Economia ou em Administração, Agronegócios,Engenharia de Produção ou em áreas afins ao Desenvolvimento.

O Departamento de Comunicação Social oferece uma vaga para Redação Publicitária. A titulaçãoexigida é Graduação em Publicidade e Propaganda e Mestrado em Comunicação ou em áreas afins. Para adisciplina Teoria da Comunicação a titulação exigida é Graduação em Comunicação Social e Doutorado emComunicação, com uma vaga. Já para a disciplina Relações Públicas há uma vaga, sendo a titulação exigidaGraduação em Relações Públicas e Mestrado em Comunicação ou em áreas afins.

O Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias abre concurso em Fundações, comexigência de Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil ou em áreas afins. No Departa-mento de História e Geografia há duas vagas para a disciplina Geografia, com a exigência de Graduação emGeografia ou Estudos Sociais/Geografia e Mestrado em Geografia ou em áreas afins. Já o Departamento deQuímica e Física disponibiliza uma vaga para Área de Física (Eletrônica, Eletricidade e Magnetismo),sendo exigida Graduação em Física (Bacharelado ou Licenciatura) e Mestrado em Física ou em áreas afins.

As inscrições podem ser feitas no Protocolo da Unisc, e também por procuração ou via correio. Informa-ções completas sobre o concurso podem ser obtidas a pelo site www.unisc.br.

Em solenidade realizada no dia 2 de maio na sala de reuniõesda reitoria da Unisc e presidida pelo vice-reitor Eltor Breunig, foiapresentada a prestação de contas do Bazar Solidário, ocorrido emdezembro de 2012, na Instituição.

Na oportunidade, um dos coordenadores do projeto,professor do Departamento de Ciências Contábeis da Unisc, RenêLuiz Seibert, entregou o relatório de prestação de contas ao delegadoda Receita Federal, Altemir Linhares de Melo.

O Bazar arrecadou R$ 238.500, com a venda de perfumes eartigos de bazar, provenientes de free shops de Rivera (Uruguai) eque foram apreendidos pela Receita Federal. A renda foi revertidapara a Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame) epara os hospitais Santa Cruz (HSC) e Ana Nery, sendo que cadauma das entidades vai receber R$ 79.500.

“Para nós é muito gratificante poder ajudar uma entidade decunho social e duas casas de saúde. Também agradecemos a todosos mais de 1.200 participantes que adquiriram os produtos”, disseo professor Renê Luiz Seibert. Já o delegado da Receita Federal,Altemir Linhares de Melo, afirmou que a entrega do relatório é umaexigência da legislação como forma de garantir a lisura do processo.“Só temos o que agradecer a toda equipe da Unisc que esteveengajada nesta proposta. Ficamos bastante satisfeitos com eventoscomo esses que atingem o seu objetivo”, salientou.

Também participaram do encontro o coordenadoradministrativo do Bazar Solidário e professor do Departamento deCiências Contábeis da Unisc, Gilmar Lazzari; o chefe de Gabineteda Reitoria da Unisc, Angelo Hoff; o coordenador da Pró-Reitoriade Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Ricardo Machado;o coordenador do Projeto Copame pela Unisc, Miguel Liello; odelegado adjunto da Receita Federal, Wilson Müller; o diretor-geral do Hospital Santa Cruz, Léo Kraeter Neto; a coordenadora ea assessora de captação de recursos do Hospital Ana Nery, VanessaMüller e Izadora Silveira, respectivamente; e o presidente daCopame, Roberto Gross, acompanhado do supervisorAdministrativo, Elói Pranke, e da supervisora da Padaria, AlineMachado.

Unisc realiza prestação decontas do Bazar Solidário

Altemir Linhares de Melo (E) e Renê Luiz Seibert

Jose

mar

San

tos

Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Transportes eServiços Públicos, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Mu-nicipal de Turismo Esporte e Lazer e Procuradoria Geral.

Já as entidades da sociedade civil são: Associação de Pais e Ami-gos dos Excepcionais (Apae), Associação de Surdos de Santa Cruz doSul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Serviço Nacional deAprendizagem Industrial (Senai), Associação Santa-cruzense de Pes-soas Portadoras de Deficiência (Aspede), Engin e Associação Santa-cruzense dos Deficientes Visuais.

Maio 2013Extensão/Geral12

Com o tema Os 10 anos da aprovação da Lei 10.639/03:algumas reflexões sobre a atual situação da comunidade negrano Brasil, após 125 anos da abolição, a Unisc promoveu umpainel para marcar a passagem do dia 13 de maio.

Nessa data, na sala 101, do campus de Santa Cruz do Sul,houve palestra com a professora Selenir Corrêa GonçalvesKronbauer, da Escola Superior de Teologia de São Leopoldo (EST),pesquisadora do CNPq e coordenadora do Grupo Identidade daEST. Como debatedores, Cláudio Alves Ferreira, assessorlegislativo e ex-presidente do Conselho Municipal de Promoçãoda Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul (Compir), e o professorMozart Linhares da Silva, do Departamento de História e Geografiae do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc.

O painel promovido pela Unisc abordou a situação daslegislações e políticas públicas com foco no combate à desi-gualdade. Entre elas, a reserva de vagas para afrodescendentesnas bolsas do ProUni e a lei federal 10.639, que inclui no currículooficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História eCultura Afro-Brasileira.

A promoção foi do Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão eRelações Comunitárias (Proext) e do Grupo de Trabalho pelaPromoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-Afro),com o apoio dos Departamentos de Educação e de História eGeografia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e doDiretório Central de Estudantes da Unisc.

O Núcleo de Arte e Culturada Unisc promoveu no dia 14 deabril um show com o cantor NeiLisboa. O evento foi realizado noAuditório Central da Instituição econtou com a presença de umgrande número de pessoas

Com mais de 30 anos de car-reira, Nei Lisboa é cantor e com-positor de MPB, destacando-secomo referência da música urbanaproduzida no Rio Grande do Sul.Para o show na Unisc, o cantoresteve acompanhado pelo músicoLuiz Mauro Filho, ao piano.

Nei Lisboa fez uma retrospec-tiva pelos seus oito discos auto-rais, com músicas como Pra Viajar

NÚCLEO DE ARTE E CULTURA TRAZSHOW DE NEI LISBOA

no Cosmos Não Precisa Gasolina,Verão em Calcutá, Telhados de

Paris, Faxineira, Cena Beatnik eVapor da Estação.

Nei Lisboa acompanhado por Luiz Mauro Filho

Div

ulga

ção

Painel sobre a Lei Áurea

A Unisc está com inscrições abertas, até o dia 26 de maio, para o curso de MBA em Gestão de OperaçõesIndustriais e de Serviços. O curso é indicado para graduados em Administração e Engenharias, além deprofissionais com formação superior que atuem ou desejem atuar na área. O pós-graduando terá acesso atécnicas e a conhecimentos de profissionais e pesquisadores em gestão de operações.

Entre as disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso, estão Análise de Investimentos eCustos Industriais; Estratégias de Produção; Gestão Ambiental; Gestão da Tecnologia; Gestão de Operaçõesde Serviços; Gestão de Projetos; Inovação em Operações; Logística Reversa; Cases Empresariais; e VisitasTécnicas.

As aulas estão previstas para iniciarem em 28 de junho, com duração de três semestres. Os encontrosocorrerão nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e tarde. As inscrições podem ser feitas no sitewww.unisc.br/pg. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3717-7343 e 3717-7311 ou pelo e-mail [email protected].

MBA em Gestão de Operações Industriais

A Unisc, por meio das Pró-Reitorias de Extensão e RelaçõesComunitárias (Proext) e de Gra-duação (Prograd), realizou o Cursode Formação Continuada em Ex-tensão, voltado a estudantes, bol-sistas, docentes, técnicos admi-nistrativos e comunidade.

O evento foi aberto no dia 24de abril, no anfiteatro do Bloco 18da Universidade, com a palestraExtensão e Projeto Comunitário,ministrada pelo professor e reitorda PUC-PR, Clemente Ivo Juliatto.

Estiveram presentes na aber-tura o reitor da Unisc, professorVilmar Thomé; a coordenadora deExtensão e Relações Comunitárias,professora Ana Luisa Teixeira deMenezes; e a coordenadora deGraduação, professora Carmen Lú-cia de Lima Helfer, além de demaisdocentes e acadêmicos.

Já no dia 25 de abril, no Au-ditório Central da Unisc, ocorreu

Unisc realiza curso de FormaçãoContinuada em Extensão

a palestra Redes e possibilidadesde vínculos entre ensino, pesquisae extensão na educação comuni-tária, proferida pelo professor Car-los Rodrigues Brandão, da Univer-sidade Estadual de Campinas (Uni-camp). Ele também atua como cola-

borador do Programa de Pós-Gra-duação em Antropologia da Uni-camp, professor visitante sêniorda Universidade Federal de Uber-lândia (UFU) e coordenador dedois projetos de pesquisa nossertões do norte de Minas Gerais.

Felip

e N

opes

Evento foi aberto no Anfiteatro do Bloco 18

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promoveu, de 18 e 21 demarço, o 4º Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública(Siesp), em Belo Horizonte. No evento, a Unisc foi representada peloprofessor Adilson Ben da Costa, do Departamento de Biologia e Farmáciae do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais, e pelos acadêmicosKeiti Oliveira Alessio, Lucas Ferreira Bastos e Manoel FernandoMazzuchi Soares.

O objetivo do encontro foi discutir soluções e alternativas para osproblemas de saúde pública, principalmente ligadas à falta de água dequalidade, esgotamento sanitário e destinação adequada para osresíduos sólidos. Estiveram presentes especialistas nacionais einternacionais de países como Chile, Estados Unidos, Portugal, França,México e Costa Rica.

O grupo da Unisc apresentou três trabalhos no evento:- Preservação de recursos hídricos na sub-bacia hidrográfica do

Arroio Andréas, RS, através do Pagamento de Serviços Ambientais(PSA), uma alternativa para o saneamento rural. Autores: Keiti OliveiraAlessio, Priscila Fernandes de Oliveira, Eduardo Alexis Lobo Alcayaga,Adilson Ben da Costa, Marilia Schuch e Dionei Minuzzi Delevati;

- Desfluoretação de águas naturais por precipitação por contatoem carvão ativado de osso (estudos preliminares. Autores: LucasFerreira Bastos, Alcido Kirst, Manoel Fernando Mazzuchi Soares,Jocelene Soares, Adilson Ben da Costa, Ana Letícia Zappe e EduardoAlexis Lobo Alcayaga;

- Estudos preliminares para o desenvolvimento de um filtrocomercial para remoção do excesso de íons fluoreto de águas naturais.Autores: Alcido Kirst, Manoel Fernando Mazzuchi Soares, JoceleneSoares, Eduardo Alexis Lobo Alcayaga, Ana Letícia Zappe, AdilsonBen da Costa e Lucas Ferreira Bastos.

Na oportunidade, a Funasa lançou o 6º Caderno de Pesquisa emEngenharia de Saúde Pública, livro que conta com a colaboração daUnisc. O capítulo produzido pela equipe da Universidade tem por títuloDesfluoretação parcial de águas subterrâneas e foi desenvolvido porprofessores dos mestrados em Tecnologia Ambiental e em Sistemas eProcessos Industriais, e por alunos dos cursos de Química Industrial ede Engenharia Ambiental. A sessão de autógrafos ocorreu no dia 21 demarço, no Minas Centro, em Belo Horizonte. Em breve o livro estarádisponível no site da Funasa para download em www.funasa.gov.br.

Grupo de pesquisa em BH

Cantor e compositor de MPB tem 30 anos de carreira

Maio 2013 Pesquisa/Geral 13

Todos os semestres, a As-sessoria para Assuntos Interna-cionais e Interinstitucionais(AAII) da Unisc possibilita a di-versos estudantes de graduaçãoa realização de intercâmbio noexterior. Atualmente, há 27 acadê-micos estudando em oito países -Alemanha, Austrália, Canadá,Coréia do Sul, Espanha, EstadosUnidos, Itália e Portugal, sendo 21jovens pelo programa Ciência semFronteiras (CsF) e seis pelo Pro-grama de Mobilidade AcadêmicaInternacional (Promai).

Um dos estudantes é WilliamKarlo Pappen Maurin, 20 anos.Desde o final de fevereiro, ele estácursando Arquitetura e Urbanis-mo na Escuela Técnica Superiorde Arquitectura, da Universidadde Sevilla, na Espanha, onde per-manecerá até o dia 31 de julho.“Sempre tive vontade de fa-zer intercâmbio, já que o curso deArquitetura e Urbanismo temmuitas referências no exterior. Es-tou agregando conhecimento pa-ra complementar a minha gradua-ção, além de aprender novas cul-turas e conhecer novos lugares epessoas”, afirma.

Segundo Maurin, o intercâm-bio na Espanha está sendo a me-lhor experiência que já viveu.“Tem sido incrível aprender sobrearquitetura e essa cultura emgeral. É muito interessante ver co-mo os espanhóis valorizam o tra-balho do arquiteto urbanista e asuniversidades, o estudante, dan-do a eles grandes oportunidadespara concursos e debates”, ana-lisa.

Para sua colega de curso,Cândida Angelin, 21 anos, o inter-

ESTUDANTES REALIZAM INTERCÂMBIO EM OITO PAÍSES

- A Universidade recebeu, nos dias 11 e 12 de abril, um grupode 15 alunos da área de Ciências Biológicas da Universidade deTübingen, da Alemanha, acompanhados e orientados pelosprofessores Rainer Radtke e Martin Ebner. A Unisc mantém acordode cooperação com essa instituição e recebe, anualmente, um grupopara palestras e visitas com docentes dessa área doconhecimento. Esse ano, os palestrantes foram os professoresEduardo Alexis Lobo Alcayaga, Jair Putzke, João Pedro Schimdt eEnio Machado;

- No dia 19 de abril, a Unisc recebeu a visita do professor AlzéFulco, representante da Study Abroad UK, para conhecer aInstituição e desenvolver ações de cooperação com universidadesdo Reino Unido;

- A estudante Camila Athanásio, formada em CiênciasBiológicas pela Unisc em 2012, está na Inglaterra cursando odoutorado em Biociências, por meio do programa Ciência semFronteiras (CsF);

- Para o mês de julho, a AAII está organizando a 2ª viagem paraa Espanha com a oferta de bolsas de estudo de língua espanhola naFundación de la Lengua Espanhola, localizada na cidade deValladolid;

- Estudantes da Unisc estão se candidatando para o CsF naschamadas públicas com processos em andamento. No dia 14 demarço foi realizada a primeira reunião de capacitação com os atuaiscandidatos às bolsas de estudo do CsF.

São 21 jovens pelo programa Ciência sem Fronteiras e seis pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al

Farmácia realiza viagem de estudosUm grupo de alunos do

curso de Farmácia da Unisc, acom-panhados pelas professoras Ar-lete Klafke, Lisianne Benitez e Li-soni Morsch, realizou no dia 29de abril uma viagem de estudosàs empresas de cosméticos Raccoe Grupo Boticário de Curitiba (PR).

A atividade integrou a disci-plina de Cosmetologia e teve co-mo objetivo conhecer as estrutu-ras físicas, equipamentos e osprocessos industriais da fabrica-ção de maquiagens (batons, som-bras, gloss, pós-faciais), basescosméticas faciais/corporais e per-fumes. O grupo conheceu todo oprocesso de fabricação de perfu-mes dentro do Boticário, desde aprodução das essências até o pro-duto final.

No Boticário os estudantesassistiram a uma palestra sobre aatividade do farmacêutico na in-dústria cosmética e acerca dos re-

quisitos de estágio e ingresso naempresa. Na empresa Racco visi-taram o centro de distribuição deonde saem os produtos para oBrasil e mais sete países.

“A oportunidade de aproxi-mar os alunos com as práticas pro-fissionais, de ouvir depoimentos

de quem atua na área, além depoder visualizar a possibilidade dese inserir em um mercado emconstante evolução, motiva atodos nós. Assim, podemos incor-porar toda essa experiência emnossa formação”, comentou a pro-fessora Arlete Klafke.

Atividade integrou a disciplina de Cosmetologia

Div

ulga

ção

Estudante William Karlo Pappen Maurin

Acadêmica Cândida Angelin

câmbio na Espanha é a realiza-ção de um antigo sonho. “Desdemuito nova já pensava em fazerintercâmbio. Não sabia muitobem para onde iria, mas tinhacerteza que um dia moraria no ex-terior”, revela. Cândida conta queestá gostando muito de morar eestudar em Sevilha.“Apesar de,às vezes, passar por momentoscomplicados e ter que aprender ame virar sozinha, é uma experiên-cia fantástica. Recomendo paratodo o mundo, pois é uma auladiária de cultura e de crescimentopessoal”, salienta.

Unisc Venâncio inscrevepara bolsa-carência

Estão abertas, até o dia 31 de maio, as inscrições para os alunosinteressados em participar do Processo seletivo de Bolsa Carência,parceria entre a Unisc e o Município de Venâncio Aires. A ficha deinscrição e a lista de documentos estão disponíveis na secretaria doCampus e nos sites www.unisc.br e www.pmva.com.br, juntamente como edital e legislação que instrui o processo.

O benefício é concedido no percentual de 50% sobre a mensalidadedo candidato, representando a Bolsa Carência concessão de gratuidade,conforme prevê o Decreto Municipal 3.984/2006.

Podem participar do processo de seleção alunos carentes quecomprovem renda bruta per capta de, no máximo, três salários mínimos;que residam no Município de Venâncio Aires há mais de três anos; eque estejam regularmente matriculados em quaisquer cursos do Campusda Unisc de Venâncio Aires. Mais informações pelo telefone (51) 3741-7842 ou pelo e-mail [email protected].

Da Espanha para Santa CruzQuem também está passando

pela experiência de conviver comos costumes de outro país é oestudante Jorge Calvo Gómez, 24anos. Por meio de intercâmbio, eleveio da Universidad de Valladolid,

na Espanha, para a Unisc, ondeestá cursando História. Em SantaCruz do Sul desde o dia 21 defevereiro, o jovem foi acolhido poruma família local e ficará na cidadeaté 31 de julho. Gómez diz sentir-

se muito feliz por estar no Brasil.“É um conjunto de vivênciasdiárias muito diferentes do meucotidiano na Espanha. Estougostando da comida, das pessoase do clima”, assegura.

Destaques da AAII da Unisc

Maio 2013Variedades14

Dicas para lerLivraria Biblioteca Edunisc

Dezesseis Luas,de Kami Garcia e Margareth Sthol

Editora: Record

Preço: R$ 39,90

Por este mundo acima, de Pa-trícia Reis

Editora: Leya

Localização na estante: 869.3R375p 2012

Pethan é um garoto normal de uma pequena cidade do suldos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos,ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nuncaconheceu.Até que ela aparece - Lena Duchannes é uma adolescenteque luta para esconder seus poderes e uma maldição queassombra sua família há gerações. Mais que um romanceentre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.

Circuito Unimed

Um cenário de terrível desastre assola Lisboa. Entre ossobreviventes há um velho editor procurando amigos eamores desaparecidos. Encontra um manuscrito e um rapaze, neles, a porta para outra dimensão da vida."Por este mundo acima" é a consagração dessa melhor formade amor, a que chamamos de amizade. Uma história sobre aimportância redentora dos livros.

Meio ambiente, contecom a gente, deJacqueline AnnesAno: 2009. Preço: R$ 15

Meio ambiente quantaenergiaAno: 2010. Preço: R$16

A equipe de atletismo da Unisc foi destaque na etapa regionaldo Circuito Estadual Unimed. O evento foi realizado no dia 7 demarço, em Lajeado, no Parque Municipal Professor TheobaldoDick. Daniel da Silva, de Santa Cruz do Sul, foi o grande vencedor,percorrendo um total de 5 km em 14 minutos e 41 segundos.Completaram o pódio mais quatro integrantes da equipe deatletismo da Unisc: Alex da Silva Ribeiro (2º lugar); Filipe MatterCargnelutti (3º lugar); Adelio dos Santos (4º lugar); e JulianoCardoso Kommer (5º lugar). A etapa regional do Circuito EstadualUnimed, promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo,marcou o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de março.

No dia 20 de abril, a Uniscrealizou em Santa Cruz do Sul umpasseio ciclístico em comemoraçãoaos 20 anos da Universidade. Aatividade contou com 250 partici-pantes. O ponto de partida foi naUnisc. Os ciclistas percorreram aAvenida Independência, Rua SãoJosé, Rua Coronel Oscar Jost,Avenida do Imigrante e RuaMarechal Deodoro, chegando àPraça Getúlio Vargas.

Ao final da maratona, a ani-mação ficou por conta da BandaPédivela. Houve ainda o sorteio deduas bicicletas entre os participan-tes, oferecidas pela Faccin Bicicle-

PASSEIO CICLÍSTICO DA UNISCREÚNE 250 PARTICIPANTES

tas e pela Caloi. O evento tambémcontou com o apoio da Prefeitura

Sim

oni H

elfe

r

de Santa Cruz do Sul e do grupoSanta Ciclismo.

Atividade teve largada em frente ao ginásio da Unisc

Realizada no período demarço a maio, a disciplina Esportesde Aventura tem por objetivo opor-tunizar aos acadêmicos a vivênciatécnica, prática e científica dosmais variados esportes praticadosna natureza. As aulas são ministra-das pelo professor Rodrigo Mura-dás no curso de Educação Físicada Unisc.

De acordo com o docente, osestudantes participam de diversasatividades durante a disciplina, co-mo técnicas verticais (escalada etirolesa, realizadas no 6º Grupa-mento de Combate a Incêndios deSanta Cruz do Sul, e rapel, na cas-cata do Parque da Gruta); corridade orientação no Parque da Okto-berfest; hiking e canyoning (ca-minhadas feitas pela zona rural deSanta Cruz); e rafting (descida combotes em corredeiras, realizada no

Disciplina do curso de Educação Físicamotiva prática de esportes na natureza

município de Três Coroas).Para o professor, a disciplina

é bastante produtiva e faz com queos estudantes conheçam as pos-síveis áreas que a Educação Físicapode oferecer. “Por meio dos es-

portes de aventura, os alunos co-nheceram um novo campo de tra-balho, sendo capazes de vivenciara prática e obter conhecimentopara o seu crescimento profissio-nal”, avalia Muradás.

Div

ulga

ção

Aulas práticas incluem rapel no Parque da Gruta

Meio ambiente e a casa contenteAno: 2011. Preço: R$ 19,90

Sinopse: em forma de pequenos versos poéticos, voltadospara apresentação do meio ambiente numa linguagemapropriada para crianças.

TecnoUnisc promove curso

A Unisc, por meio do Parque Científico e Tecnológico Regional(TecnoUnisc), realizou nos dias 16, 23 e 30 de abril o curso de Gestão daInovação e Empreendedorismo. Durante os três dias foram abordadosconceitos de inovação e empreendedorismo, com enfoque especial emexercícios práticos relacionados ao dia a dia da gestão empresarial.

O curso atingiu 40 participantes de diferentes áreas do comércioregional, entre alunos e funcionários da Unisc, representantes da PrefeituraMunicipal de Santa Cruz do Sul e de Vera Cruz, do Senac e Sebrae.

Div

ulga

ção

Maio 2013 15E agora? Reflexões sobre carreira e profissão

Adriano SilvaJornalista, palestrante, consultor. Atua com sua empresa, Damnworks,produzindo conteúdo para grandes marcas. Foi diretor do NúcleoJovem da Editora Abril, chefe de redação do Fantástico na TV Globo.Trouxe o Gizmodo ao Brasil. Tem dois livros de negócios e carreirapublicados - E agora, o que é que eu faço? - Tudo o que você precisasaber para construir a carreira dos seus sonhos e Tudo o que aprendisobre o mundo dos negócios - Ideias para você ser mais feliz na vidacorporativa. Tem um MBA pela Universidade de Kyoto, no Japão, eescreve todo dia no blog Manual de Ingenidades.

[email protected]

O que faz a sua vidavaler a pena?

Essa é a pergunta que eu gostaria de lhe fazer: oque lhe move? O que lhe impulsiona, e lhe faz iradiante, e lhe tira todo dia da cama? Qual é o

seu Norte, o seu Graal? Você faz hoje aquilo querealmente gostaria de fazer? Você está correndo

atrás de uma paixão genuína em sua vidaprofissional?

Claro que todo o mundo, inclusive você e eu, vive pressionado pelas responsabilidades e obrigações objetivas (tanto as impostas quanto as que nos autoimpomos).Claro que todos corremos atrás demelhores condições, de umaexistência mais digna, mais confor-tável, mais tranquila para nósmesmos e para os nossos.Mas estou falando deoutra coisa. Estou falandode satisfação profissional.De acordar feliz todos osdias. Estou falando detrilhar um caminho que lhepermita seguir vivendo comgosto, sem enfado, semaquela sensação insossade que não está legal, deque nada vale muito a pena,de que a carreira é umsacrifício cotidiano.

Estou falando depaixão. Assumir como traba-lho algo que, além do sus-tento, faça a sua vida valer apena. E faça a sua carreira serfonte de prazer e de realiza-ção. Porque viver sem paixãoé uma experiência triste e oca.Porque trabalhar sem paixão,só pelo dinheiro, é um tipo vilde prostituição. Você vira umdinheirista – uma pessoa de-sinteressante porque sem in-teresses, sem brilho no olho.Tenho certeza de que você nãoé assim. E, tenha certeza, a vidanão é feita disso. A vida é feitade entusiasmo por pessoas, porideias, por causas, por projetos,pelo trabalho. O dinheirista, quefocou demais no bolso, seja poropção ou por necessidade, perde ogosto por tudo isso. Vai se desco-lando do que a vida tem de melhor emais gostoso. Vai perdendo a capaci-dade de sorrir, de experimentar a leveza, de ficar contente, de sentir tesão – inclusive o sexual.Vai ficando descascado, embrutecido, sem verniz. Vai perdendo o gosto e o respeito por tudo, pelos outros, por si mesmo. Sucumbe ao lado sombrio da Força. O foco na grana só podefazer feliz alguém que realmente só deseje isso da vida – acumular moedas. Para todas as outras pessoas, e desconfio que você esteja junto nessa multidão, a vida pede mais. Muito mais.Aí é preciso viver apaixonado pela profissão com que casou. Ou então abrir mão dela. E não basear suas escolhas no aspecto financeiro – a começar por suas escolhas para o vestibularde inverno aqui da Unisc, que começa em seguida.

Eis o ponto: segunda feira é sempre um dia feliz para quem faz o que gosta, para quem está genuinamente encantado pela atividade que realiza, para quem ama o projeto no qualestá metido. Portanto, nunca é tarde demais para se perguntar: o que você faz bem? O que lhe dá satisfação genuína em fazer? (Assim como nunca é cedo demais para se fazer essasperguntas...) Estou falando daquela sensação gostosa e única de realização, quando você acaba o que está fazendo, olha para trás e diz: “caramba, isso ficou muito legal, isso eu fiz bemfeito”. Trata-se de um sentimento impagável. Você sai leve, completo, certo de que agregou brilho ao planeta, de que fez diferença, enfim, de que está entregando algo que vai angariarrespeito e gratidão dos outros.

Quando essa sensação acontece, ela revela, entre outras coisas, que você está exercendo um tipo de trabalho com o qual tem grandes chances de ter um casamento longo e felizpara caramba. É o que lhe desejo.

www.osfiguras.com.br