jornal data x edição 210

12
CHURRASCARIA 493353.2953 XAXIM, SEXTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 210 R$ 2,00 No total, cinco exames de casos suspeitos de gripe A foram enviados ao Laboratório Central. Dois estão ainda sobre análise, dois deram negativos e um caso positivo, de uma mulher. A paciente e seus familiares estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica. EMPREENDEDOR INDIVIDUAL Emerson Ogliari faz parte do grupo de 6.500 trabalhadores do Oeste de Santa Catarina que deixaram a informalidade desde 2009. Em Santa Catarina mais de 82 mil trabalhadores estão formalizados e até o final do ano mais de 2.100 empreendimentos deverão ser formalizados. No Oeste a meta é formalizar 800 novos empreendedores até dezembro. Diplomata deve regularizar pagamentos Em relação aos boatos de que a Diplomata estaria saindo de Xaxim, ou até mesmo fechando as por- tas o gerente da Diploma- ta de Xaxim, Victor Batista Nunes Junior informou que a Diplomata tem contrato de arrendamento com a Chapecó Avícola por 20 anos e tem ainda a opção de compra. Segundo o ge- rente, apesar das dificul- dades no setor, a empresa já iniciou a regularização do fornecimento de ração para os integrados e a nor- malização no pagamento dos salários. Departamento de Trânsito delimita locais para carga e descarga Dois locais para realiza- ção de carga e descarga de mercadorias já foram delimitados no centro da cidade, pelo Departamen- to de Trânsito. A placa de- limita os horários para car- ga e descarga, das 7h30 às 9h e das 16h às 18h. FOTO IUNES FERRAZ (Página 05) 49 3353.5801 Rua 10 de Novembro, 1179 - Centro - Xaxim/SC (Página 05) (Página 04) (Página 05) Secretaria de Saúde confirma um caso de Gripe A no Município

Upload: diario-data-x

Post on 15-Feb-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal bissemanal produzido em Xaxim - SC

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Data X Edição 210

1XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DEJULHO 2012

Rio SulCHURRASCARIA

493353.2953

XAXIM, SEXTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 210 R$ 2,00

No total, cinco exames de casos suspeitos de gripe A foram enviados ao Laboratório Central. Dois estão ainda sobre análise, dois deram negativos e um caso positivo, de uma mulher. A paciente e seus familiares estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Emerson Ogliari faz parte do grupo de 6.500 trabalhadores do Oeste de Santa Catarina que deixaram a informalidade desde 2009. Em Santa Catarina mais de 82 mil trabalhadores estão formalizados e até o final do ano mais de 2.100 empreendimentos deverão ser formalizados. No Oeste a meta é formalizar 800 novos empreendedores até dezembro.

Diplomata deve regularizar pagamentosEm relação aos boatos de que a Diplomata estaria saindo de Xaxim, ou até mesmo fechando as por-tas o gerente da Diploma-ta de Xaxim, Victor Batista Nunes Junior informou que a Diplomata tem contrato de arrendamento com a Chapecó Avícola por 20 anos e tem ainda a opção de compra. Segundo o ge-rente, apesar das dificul-dades no setor, a empresa já iniciou a regularização do fornecimento de ração para os integrados e a nor-malização no pagamento dos salários.

Departamento de Trânsito delimita locais para carga e

descargaDois locais para realiza-ção de carga e descarga de mercadorias já foram delimitados no centro da cidade, pelo Departamen-to de Trânsito. A placa de-limita os horários para car-ga e descarga, das 7h30 às 9h e das 16h às 18h.

FOTO IUNES FERRAZ

(Página 05)

493353.5801Rua 10 de Novembro, 1179 - Centro - Xaxim/SC

(Página 05)

(Página 04)(Página 05)

Secretaria de Saúde confirma um caso de Gripe A no Município

Page 2: Jornal Data X Edição 210

2 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DE JULHO 2012 EXPEDIENTE

Destaque EmpresarialACIAXEletro Millenium

Nossa Opinião

Empresário Edson Provensi, proprietário da empresa Eletro Millenium

e-mail: [email protected]/Fax:(49) 3353-6049

Rua João Lunardi, 1436 | Centro - Xaxim

Na edição de hoje, o destaque empresarial da ACIAX - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xa-xim, é para a empresa Eletro Millenium – Comércio de Materiais Elétricos e Hidráulicos Ltda, do empresário Ed-son Provensi. A empresa foi criada em 20 de fevereiro de 2006. Nos dois primeiros anos de atividade, a empresa se localizava na Rua Rui Barbosa, em frente ao Clube Xaxiense. Após esse período, a empresa mudou o ende-reço para a Rua 10 de Novembro, ao lado do restaurante Pampa Grill. Conforme o empresário Edson Provensi, a mudança de endereço se deu em virtude do crescimento da loja e da necessidade de maior estrutura física para exposição e armazenagem de produtos. “Precisávamos de maior visibilidade, maior espaço e estrutura física para estocar e expor produtos, por isso, mudamos para esse local, maior e com mais conforto para nossa atividade.”Atualmente além do proprietário Edson, atuam na em-presa, mais dois profissionais. A Eletro Millenium oferece uma variada linha de materiais elétricos, como lâmpadas, luminárias, fios, cabos, duchas, bombas de água, inter-ruptores e todos os equipamentos de parte elétrica pre-dial e residencial. No setor de hidráulicos, a Eletro Mille-nium trabalha com tubos, conexões, louças, balcões para banheiro e demais itens.Edson Provensi conta que quando resolveu abrir a em-presa, na época com o sócio Lisboa, verificou que havia uma necessidade neste segmento de materiais. “Per-cebemos que quando alguém precisava de produtos e equipamentos diferenciados, era preciso ir para Cha-pecó. Então, resolvemos estruturar a empresa.” Hoje, a Eletro Millenium, atua com uma grande clientela dentro de Xaxim e em cidades vizinhas, como Lajeado Grande, Marema, e diretamente com empresas construtoras, que atuam em toda a região.A Eletro Millenium está localizada na Rua 10 de Novem-bro, nº 1060, no centro de Xaxim. O telefone é 49-3353-5846.

Campanha EleitoralA partir de hoje candidatos a prefeito e a vereador estão au-torizados a realizar propaganda eleitoral. Será permitido uso de autofalantes nas sedes de partidos ou veículos das 8h às 22h. Também a partir de hoje, será permitida a propaganda eleitoral na Internet, desde que não seja paga.

Órgãos públicosA partir de amanhã, dia 7, será proibida a promoção ou de-missão de servidores públicos, assim como dar vantagens e gratificações. Há algumas exceções. Na mesma data, será proibida a inauguração de obras e a contratação de shows pagos com recursos públicos. O dia 18 de julho será a data--limite para que o Ministério Público impugne os pedidos de registro de candidaturas.

Substituição de candidaturaSe houver necessidade por alguma razão, o dia 8 de agosto será o último dia para substituição de candidatura. No dia 21 de agosto inicia a propaganda no rádio e na TV.

AcordosNa política ninguém perde. Até mesmo quem não está con-correndo a qualquer um dos cargos acaba se beneficiando com alguma coisa. E tem eleitor que até defende estas pes-soas com unhas e dentes.

AdministradoresNesta época de campanha é comum muitos administrado-res se vangloriarem pelas obras que executaram. A obra pública nada mais é do que o resultado do pagamento dos impostos. Se fez é porque é de obrigação, inerente ao cargo remunerado que ocupa. Estamos em um momento de rea-justes salariais para prefeito, vice, secretários e vereadores. Você sabe quanto ganha cada um deles?

Lei da TransparênciaPela nova Lei de Acesso à Informação, já em vigor, órgãos públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judici-ário) nas três esferas (municipal, estadual e federal) são obrigados a disponibilizar a qualquer cidadão informações públicas como a divulgação dos salários de cada funcionário público.

O Jornal Data X apoia a campanha do Ministério Público “Seja um Eleitor Ficha Limpa”

o candidato que tenta comprar seu voto quer fazer devocê um criminoso.

Eleitor,

Denuncie!

SEJA UM ELEITORFICHA LIMPA!Não seja cúmplice dos crimes eleitorais!

com cesta básicacom promessa de empregocom o “jeitinho” para arrumar um exame médicocom material de construçãocom passagens e combustíveldoando medicamentos

Voto não se compra só com dinheiro. Também se compra, por exemplo:

COMPRAR VOTO

VENDER TAMBÉM É!

É CRIME!

Estado de Santa CatarinaMINISTÉRIO PÚBLICO

Procure o Promotor de Justiça da sua cidade,ou acesse www.mp.sc.gov.br e DENUNCIE!

PortalXaximtudo em um só lugar

www.

.com.br

Page 3: Jornal Data X Edição 210

3XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DEJULHO 2012POLÍTICA

“Convenção aconteceu de forma tranquila”, diz presidente do PT de Xaxim

O presidente do PT – Par-tido dos Trabalhadores de Xaxim, Ademir Sachet disse que a convenção do partido, realizada no último sába-do, foi tranquila e de que a ampla maioria dos filiados optou pelo apoio a chapa do PMDB, com os candida-tos Idacir Orso e Luiz Felipe Diniz. “Foi uma das conven-ções mais tranquilas que realizamos, tudo ocorreu dentro da normalidade e de forma democrática”.Segundo Sacheti, foram rea-lizados ao longo de seis me-ses diversas reuniões com os filiados para conhecerem melhor as intenções e inte-resse dos demais partidos e das lideranças envolvidas. “O objetivo da coligação foi

bem maior do que pensar em cargos ou benefícios de pessoas ou lideranças. O PT buscou o compromisso des-tes partidos da aliança em fazer uma administração de-mocrática e de participação popular, com transparência administrativa e ausência de corrupção, sem perse-guições, apadrinhamentos e favorecimentos”. A coligação

também garantiu ao Partido dos Trabalhadores espaço na administração municipal e implementação de proje-tos do governo federal no município. Com a coligação o partido escolheu os nomes de Ademir Sachet, Valmir de Andrade (Chico), Paulo da Silva, Mariluce Giachini e Ana Lice Rissi como candi-datos a vereador.

Convenção do PT em Xaxim

XAXIM POR IUNES FERRAZ

Resolução regulamenta transporte gratuito de eleitores em zonas rurais

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina publicou, no Diário da Justiça Eleitoral da quinta-feira passada (28), a Resolução nº 7.858/2012, que trata do transporte gra-tuito de eleitores residentes nas zonas rurais do esta-do em dias de eleição. De acordo com a resolução, os veículos e as embarca-ções pertencentes à União, aos estados e municípios e suas respectivas autarquias e sociedades de economia mista, com exceção daque-les de uso militar, estarão à disposição da Justiça Eleito-ral para a condução dos elei-

tores aos locais de votação.Se o número de veículos e embarcações dessas entida-des não for suficiente, o juí-zo eleitoral terá que requisi-tar unidades particulares, de preferência as de aluguel, no âmbito de sua jurisdição.Mas, caso seja necessário fazer contratações, um ofí-cio deverá ser encaminhado para a análise da presidên-cia do TRESC até 30 dias antes da data de eleição, com a proposta de pres-tação dos serviços, que já precisará incluir os valores correspondentes ao 2º turno nos casos dos municípios que tiverem mais de 200 mil eleitores.

FLORIANÓPOLIS

Reprovação de contas de campanha não impede candidaturas

Por maioria de votos, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a falta de aprovação de con-tas de campanha não impede a obtenção, pelos can-didatos, da certidão de quitação eleitoral e do registro de candidatura nas Eleições 2012. No entanto, o minis-tro Dias Toffoli ressalvou que as contas apresentadas desacompanhadas de documentos que possibilitem a análise dos recursos arrecadados, ou seja, “aquelas que forem apresentadas de maneira fajuta”, devem ser consideradas não prestadas, originando, assim, a falta de quitação eleitoral.

BRASÍLIA

Coligação entre PMDB e PSDB é fruto de dois anos de conversação

Segundo o candidato a pre-feito pelo PMDB em Cordi-lheira Alta, Alceu Mazzioni, a coligação com o PSDB foi fruto de mais de dois anos de conversação entre os dois partidos. “Os três anos e meio que o PMDB esteve fora do poder e dois anos de conversação com o PSDB resultaram em uma coliga-ção que surgiu naturalmen-te. Os nomes foram con-senso entre os dois partidos escolhidos por unanimidade. A coligação se fortalece ten-do como candidato a vice

pelo PSDB o atual vice-pre-feito, Clodoaldo Breancini e também contando com um

deputado Estadual, Daniel Tozzo, também de Cordilhei-ra”, destacou Mazzioni.

CORDILHEIRA ALTA

POR IUNES FERRAZ

Alceu Mazzioni

Os vereadores do município, através de decisão tomada no III Encontro de Mulheres Par-lamentares de Santa Catarina, ocorrido em Itapema no último mês de abril, decidiram se unir à outras autoridades e órgãos catarinenses e apresentar publicamente indignação quanto à uma campanha publicitária que tinha o objetivo de divulgar o turismo de Santa Catarina. Uma sacola foi distribuída com a imagem de parte do corpo de uma mulher, usando uma canga de praia e acompanhada da mensagem “Descubra Santa Catarina”.A sacola, criada e distribuída pela Santur e pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultu-ra e Esporte, foi confeccionada e distribuída em dezembro último, na Conferência Nacio-nal de Assistência Social, realizada em Brasília / DF. O material gerou indignação por parte de diversos segmentos catarinenses. Conforme a presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, que participou do III Encontro de Mu-lheres Parlamentares de Santa Catarina, há pelo menos dez anos o Brasil vem lutando para deixar de ser visto como rota de turismo sexual, o que vem ao encontro das lutas das mulheres por igualdade de direitos e respeito pelo gênero. No entanto, explorar a imagem do corpo feminino, não só reduz a mulher a um mero produto de consumo, como também incentiva ao turismo sexual.

Legislativo envia moção de repúdio à SANTUR e a Secretaria de Estado de Turismo

O Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Cri-me de Chapecó finalizou as investigações sobre o concurso público de Xaxim. Conforme o coordenador do Gaeco, Dr. Fabiano Baldissarelli, a documentação já foi entregue à pro-motoria da Comarca de Xaxim para futura apresentação da denúncia ao Judiciário. “Foram 45 dias de investigação e todo o material já foi entregue para a apresentação da de-núncia e início do processo civil e penal”, explicou.De acordo com o promotor, há o envolvimento de outra pes-soa na fraude, mas na visão do Ministério Público, neste caso, não houve a necessidade de uma prisão preventiva.

CONCuRSO PúBLICO

Gaeco conclui investigações, denúncia deve ser apresentada na próxima semana

CHAPECÓXAXIM

Page 4: Jornal Data X Edição 210

4 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DE JULHO 2012 GERAL

Diplomata deve regularizar pagamentos e fornecimento de ração

O presidente da ACIAX (Associação Comercial, In-dustrial e Agropecuária de Xaxim), Aldicir Alessi, junta-mente com demais integran-tes da diretoria, se reuniram na tarde da última segunda--feira (02), com dirigentes do frigorífico Diplomata. O ob-jetivo do encontro foi buscar informações sobre rumores de um possível colapso na indústria. Durante a reunião, o presidente da ACIAX, Al-dicir Alessi, juntamente com os empresários Valdir Iesbi-ck, Jucinei Sotili, questionou o gerente da Diplomata de Xaxim, Victor Batista Nunes Junior,sobre a atual situação do frigorífico. De acordo com Alessi, a indústria possui grande representatividade na cidade e a intenção da associação comercial é de estar à disposição da Diplo-

mata, no que for necessário. “Queremos contribuir para que o frigorífico continue crescendo, gerando empre-gos e renda para a nossa sociedade. Xaxim precisa da Diplomata da mesma forma que a Diplomata precisa de Xaxim,” explicou Alessi.Victor destacou aos repre-sentantes da ACIAX, que 2012 está sendo considera-do o pior ano para o setor avícola. “A crise no setor avícola não é novidade pra ninguém. Recentemente a Doux FrangoSul faliu. Uma empresa muito maior que a Diplomata, que abatia mais de um milhão de frangos por dia. A crise não é gran-de só na Diplomata, nem no Sul do Brasil. A crise afeta o país inteiro. Com a crise na Venezuela e o preço do dólar, as negociações estão interrompidas e estamos há

60 dias sem exportar para lá. Todo o setor de avicultura está operando no vermelho. Inclusive a Diplomata. As margens de lucro são inexis-tentes. Nos últimos meses o prejuízo é igual ou maior do que o lucro obtido.”Victor salientou os altos custos: “O frango de Santa Catarina, apesar de ser um dos mais bem recebidos no mercado nacional e internacional, é

o que tem o custo de pro-dução mais cara pelo fato de Santa Catarina não ser autossuficiente na produ-ção de soja e milho, sendo necessário trazer os grãos de outros Estados, aumen-tando o custo da produção.” Nesse ponto, reforçou-se a real necessidade da ferrovia no Oeste Catarinense, para o transporte de grãos e da produção. Em relação aos

boatos de que a Diploma-ta estava saindo de Xaxim, ou até mesmo fechando as portas, Vitor afirmou que a Diplomata tem contrato de arrendamento com a Chape-có Avícola por 20 anos, com a opção de compra, sendo que o valor do aluguel será abatido no valor da compra da unidade. Hoje a Diplo-mata está há nove anos em Xaxim, sendo essa unidade, a responsável por 50% de todo o volume dos frigorífi-cos Diplomata. Apesar das dificuldades, Victor salientou a regularização do forneci-mento de ração para os inte-grados e a normalização no pagamento dos salários, que começou na última sexta--feira (29). “A empresa sabe dos compromissos que tem, e assim que a situação se normalizar, saldaremos as dívidas,” afirmou Victor.

Jucinei Sotili, Valdir Iesbick, o gerente da Diplomata de Xaxim, Victor Batista Nunes Junior, e o presidente da ACIAX, Aldicir Alessi

XAXIM

Departamento de Trânsito delimita locais para carga e descarga

Dois locais para realização de carga e descarga de mer-cadorias já foram delimita-dos no centro da cidade, pelo Departamento de Trânsito. Um deles está localizado em frente a Agropecuária Alessi e outro em frente a Vivo Ce-lulares. A placa delimita tam-bém os horários para carga e descarga, das 7h30 às 9h e das 16h às 18h. “Durante estes horários, de segunda a sexta-feira não é permitido o estacionamento de veículos nestas vagas, sujeito a mul-ta. Nestes horários as vagas são destinadas para carga e descarga. Nos demais horá-rios o estacionamento é per-mitido”, explica o diretor do Departamento de Trânsito, Jorge Lauchzer. O departa-mento está estudando um terceiro ponto para carga e descarga. “Vamos viabilizar outro ponto próximo a Re-lojoaria Confiança especial-mente para atender lojas de

eletrodomésticos que fazem cargas e descargas com fre-quência”.

Reserva de espaço não será permitidaCom a instalação destes lo-cais específicos para carga e descarga, não será permi-tida a reserva de espaço fei-ta com cones ou cavaletes. “Antes também não era per-mitido, mas agora há locais específicos para carga e descarga. Claro que poderá ser efetuada carga e des-carga fora dos horários indi-cados na placa, mas desde que haja espaço para o es-tacionamento. Caminhões estacionados em fila dupla serão multados”.

A solicitaçãoA instalação destes espa-ços foi uma solicitação da Aciax – Associação Comer-cial Industrial e Agropecu-ária de Xaxim. De acordo

com o presidente, Aldicir Alessi, muitos empresários se queixavam da limitação de estacionamento no cen-tro da cidade. “As transpor-tadoras não tinham espaço reservado para efetuar a carga e descarga e acaba-vam deixando o caminhão no meio da rua. Acredito que outras vagas poderiam ser instaladas especialmente na área central para facilitar a carga e descarga tanto para comerciantes como para as transportadoras”, ressaltou Alessi.

XAXIM

Placa regulamento horário de carga e descarga

Prefeitura Municipal de Xaxim com novo horário de atendimento

Com o objetivo principal de economia em diversos se-tores, a Administração Mu-nicipal através do Decreto nº 287/2012, resolve esta-belecer turno único de fun-cionamento dos Serviços Públicos Municipais, a partir do dia 04 de julho de 2012, com expediente externo das 12h às 18h, nos seguintes locais: Centro Administrativo Municipal, Secretaria Muni-cipal de Esportes e Lazer, setores administrativos da sede da Secretaria Munici-pal de Saúde, exceto todas as Unidades de Saúde, Vigi-lâncias, Farmácia Municipal, Clínica da Mulher e CAPS, que permanecem em horá-

rio normal de atendimento. Secretaria Municipal de As-sistência Social e Habitação, exceto o CREAS, Ceaca e Abrigo Municipal, Secreta-ria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, exceto o Setor de Inseminação Artifi-cial. Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria da Mulher, Juventude e Tercei-ra Idade, exceto o Projeto de Atividades Físicas nas co-munidades, Secretaria Mu-nicipal de Desenvolvimento Econômico, Posto do SINE, Setor de Identificação, Junta de Serviço Militar e Defesa Civil. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura obe-decerá horário estabelecido em calendário próprio.

XAXIM

POR IUNES FERRAZ

Ferraz SomSonorização, Propaganda de Rua e Distribuição de tablóides

4933535438 | 4999773397

Domingo - 15 de Julho

Festa em Nova Brasília

Participe!

Page 5: Jornal Data X Edição 210

5XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DEJULHO 2012ECONOMIA/GERAL

Oeste quer formalizar 800 novos empreendedores individuais até o final do ano

Emérson Ogliari trabalha com chapeação e pintura de automóveis desde os seus 10 anos de idade. Há três anos decidiu montar seu próprio negócio. No primeiro ano, em virtude das cargas tributárias ele não se forma-lizou. Há dois anos, Ogliari fez adesão ao Microempre-endedor Individual. Segundo ele, depois da formalização, foram abertas novas oportu-nidades para sua empresa. “Antes de eu ser formalizado eu não podia prestar ser-viços para seguradoras ou emitir nota fiscal para clien-tes. Hoje eu sou credencia-do em todas as seguradoras, compro materiais de traba-lho mais baratos pelo CNPJ e tenho crédito mais fácil quando preciso”, ressalta. Emerson faz parte do grupo de 6.500 trabalhadores no estado de Santa Catarina que deixaram a informalida-de desde 2009 na Região Oeste. Em Santa Catarina mais de 82 mil trabalhado-res estão formalizados e até o final do ano mais de 2.100 empreendimentos deverão ser formalizados. No Oeste a meta é formalizar 800 no-vos empreendedores.

Semana do EmpreendedorEm Xaxim, durante esta se-mana, uma equipe do Sebrae prestou esclarecimentos para futuros empreendedo-res e orientações para em-preendedores já formaliza-dos. O consultor do Sebrae, Antônio Marcos Krone, des-tacou que são inúmeras as vantagens da formalização. “Além de registrar a empre-sa na hora, de graça e pela internet, terá CNPJ, poderá conquistar novos clientes e vender ao Governo. Além disso, terá apoio técnico do Sebrae, possibilidade de crescer em ambiente segu-ro, trabalhar de forma legal, formalização simplificada e sem burocracia, baixo custo

de regularização e acesso ao Programa Juro Zero”. O Programa Juro Zero disponi-biliza até R$ 3mil parcelados em oito vezes sem juros. O secretário de Desenvolvi-mento Econômico de Xaxim, Vander Ábido, ressaltou que Xaxim foi privilegiado com a Semana do Empreendedor Individual porque muitos que estão na informalidade po-derão se formalizar. “A pre-sença do Sebrae é fruto de convênio com a prefeitura e nossa intenção, dentro das possibilidades, é que Xa-xim possa contar com uma agencia do Sebrae. Hoje pelo porte da cidade já have-ria esta necessidade”.Saiba Mais:

Quanto o empreendedor individual paga por mês?Para o ano de 2012 o empreendedor paga mensalmente o valor entre R$ 31,10 a R$ 37,10 incluindo contribuição previdenciária, ISS e ICMS.

Quais os benefícios?Direitos previdenciários como salário maternidade, auxí-lio doença, aposentadoria por invalidez e idade, auxílio acidente. O empreendedor poderá ter um empregado e faturar R$ 5mil mês ou até R$ 60 mil ano.

Que atividades podem ser enquadradas?Mais quase 500 atividades como artesão, vendedora de cosméticos, cabeleireiro, manicure, mecânico, costurei-ra, chapeador, encanador, mecânico, etc.

Onde se formalizar?Procure um contador na cidade ou diretamente no site: www.portaldoempreendedor.com.br

Programa “Italianíssimo da Cultura”

A Rádio Cultura de Xaxim mantém viva a tradição dos descendentes italianos com o novo programa

“Italianíssimo da Cultura”, apresentado pela “Italia-na”, todos os sábados, das 14h às 16h. Apresentado

em dialeto vêneto, o programa alegra e diverte os ouvintes com brincadeiras, histórias, entrevistas e causos. “Italianíssimo da Cultura” é um programa

feito para você. feito para você.

Todo Sábado das 14h às 16h na Rádio Cultura

Emerson Ogliari se formalizou há dois anos Equipe do Sebrae prestou esclarecimentos na Praça Frei Bruno

POR IUNES FERRAZXAXIM

Xaxim tem um caso confirmado de Gripe A

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilân-cia Epidemiológica, enca-minhou cinco exames de casos suspeitos de Gripe A ao Laboratório Central (La-cen). Do total de exames, dois resultaram negativos, dois ainda estão sobre análi-se e um caso foi confirmado positivo. Os dois casos que ainda estão em análise são referentes a uma criança e uma mulher que estão hos-

pitalizadas e continuam sen-do monitoradas.

Caso ConfirmadoO caso de Gripe A confirma-do no início desta semana foi de uma mulher. A pacien-te chegou a ser internada no hospital e está sendo mo-nitorada em casa pela Vigi-lância Epidemiológica, junta-mente com seus familiares. CuidadosA Secretaria de Saúde refor-ça a importância dos cuida-

dos e da prevenção. Os sin-tomas mais comuns da gripe A são febre, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, dor de garganta e tosse. Ao sen-tir algum desses sintomas, o indivíduo deve procurar o Serviço de Saúde para uma avaliação médica. Já com relação aos medicamentos, eles não devem ser ingeri-dos sem prescrição médica. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Muni-cipal de Saúde, ou pelo tele-fone (49) 3353-1263.

XAXIMPortalXaxim

tudo em um só lugar

www.

.com.br

Page 6: Jornal Data X Edição 210

6 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DE JULHO 2012

Sabrina Deiss Especialista em Endodontia e Odontologia do Trabalho

Clareamento DentalRenove seu sorriso

Como funciona o Clarea-mento Dental?O Clareamento Dental é ob-tido por meio de um gel que libera oxigênio. Este por sua vez, penetra na intimidade do esmalte e da dentina, quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, liberando, branqueamento dependem das condições individuais e da observação e cumprimento das reco-mendações do cirurgião--dentista.Como posso clarear meus dentes?Existem algumas maneiras de clarear os dentes com o gel clareador. No consultó-rio, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso profissional e exclusivo. Em casa (caseiro), sob orienta-ção profissional, o paciente aplica o gel em uma moldei-ra de silicone feita a partir de sua arcada dentária.Posso fazer o clareamento sozinho ou preciso ir ao dentista?Nenhum tratamento clarea-dor pode ser utilizado sem orientação profissional. Em todos os casos, o tratamen-to dever ser monitorado pelo dentista, que também indi-cará a melhor técnica de cla-reamento para o seu caso.Quanto tempo dura o tra-tamento?Depende do caso de cada paciente, do grau de escure-cimento e do quanto deseja clarear. Nós iremos orientá--lo e daremos uma previsão

do tempo de seu tratamento.Os produtos usados no tratamento são seguros à saúde geral?Sim. Os produtos devem ser industrializados, pois as em-presas que fabricam o gel clareador estão respaldadas por pesquisas, testes, expe-riências, atendimento profis-sional e domínio da compo-sição.Meus dentes podem ser clareados?Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, des-de que eles estejam íntegros e sem muitas restaurações. Realizaremos uma boa ava-liação de sua condição den-tal como orientação para o tratamento.Após quanto tempo posso repetir o tratamento?O clareamento dura algum tempo, e cada caso tem sua particularidade, podendo ha-ver necessidade de manu-tenção em um ou dois anos após o tratamento.Cuidados que devem ser tomados:O clareamento necessita de

um preparo prévio, como profilaxias, para a limpeza dos dentes e para saúde gengival, e a restauração de qualquer cárie ou de dentes que não estejam em estado satisfatório.Durante o Clareamento Dental, é necessário evitar a ingestão de alimentos que possuam elevada quanti-dade de corantes em sua composição, como café, refrigerantes, chás escuros e alimentos ácidos como frutas cítricas, para que não prejudiquem a ação do agente clareador e não cau-

sem sensibilidade dentária.Após o Clareamento Dental, é importante realizar visitas periódicas ao cirurgião-den-tista para manter os dentes resistentes por meio da apli-cação de flúor e de outros agentes dessensibilizantes.Dúvidas Mais FrequentesQuais as contraindicações do tratamento?Por precaução, deve-se evi-tar o tratamento em gestan-

tes, lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto utili-zado a aos que apresentam patologias periodontais.Existem efeitos colate-rais?Há casos de hipersensibi-lidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se fazer uso de agentes dessensibili-zantes. Nos casos mais agu-dos, recomenda-se o uso de analgésico para maior con-forto ao paciente.O clareamento altera as restaurações já existen-tes?Não. Talvez seja necessário trocar as restaurações exis-tentes, pois elas não sofrem ação dos clareadores e pa-recerão mais escuras frente aos dentes clareados, cau-sando desarmonia estética.“Um sorriso bonito e saudá-vel reflete qualidade de vida e bem-estar”.

Page 7: Jornal Data X Edição 210

7XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DEJULHO 2012SAÚDE

Travessa Independência, 154 - Centro - XaximTelefone - (49) 3353-4831

www.unoparvirtual.com.brUnopar Xaxim - (49) 3353 6097

Projeto Caminhando pela vida promove “Caminhada Caipira”

Visando não se esquecer de São João, o NASF junto com a Secretaria da Saú-de de Marema, organizou a caminhada caipira a fim de motivar os alunos do grupo e estimular não somente a prá-tica diária da atividade física como também a alimentação saudável. Este grupo de Ca-minhada orientada montan-do pelo NASF já está em funcionamento há 2 anos e conta com aproximadamen-te com 30 alunos que vão

das faixas etárias de 50 a 90 anos. O grupo, coordenado pelo professor de Educação Física Murilo Caregnatto, conta com o auxílio com de uma equipe multidisciplinar. As atividades ocorrem duas

vezes por semana das 7:45 às 9:15 horas, durante esse tempo é aferido a pressão arterial 30 minutos ou mais de caminhada dependendo do dia e por fim alongamen-tos.

MAREMA

Projeto Caminhando pela Vida

A Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às expe-riências negativas que tive-ram quando crianças. De acordo com a odonto-pediatra, Drª Monica Zeni Refosco, o grande diferen-cial desta especialização é o atendimento diferenciado, que deve ser feito de uma forma lúdica, para que a criança não adquira nenhum trauma de ir ao dentista. “O tratamento para crianças requer cuidado especial, os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura.

Tratamento dentário para criançasO ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída”, ressalta.Atuando em Xaxim há pou-co mais de três meses, Drª Monica é formada em Odon-tologia pela Unioeste, em Cascavel. Fez residência em Odontopediatria na Universi-dade Estadual de Londrina (UEL).Drª Monica atende em Cha-pecó na clínica Odonto Ex-cellence, nas segundas e terças, e atendimento em Xaxim quartas, quintas e sextas no Centro Odonto-lógico Rech, localizado na Avenida Plínio Arlindo de Nês, 1105 sala 203.

XAXIM

Drª Monica Zeni Refosco, odontopediatra

Rubia Mara Benini foi a ganhadora de um Tablet na pro-moção da News Idiomas/Bial Informática.

Page 8: Jornal Data X Edição 210

8 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DE JULHO 2012 CULTURA

Rock n’ Roll no “Velho Oeste”Em meio a um cenário de Dj’s e duplas sertanejas, um grupo de adolescentes de Xaxim faz sucesso tocando o som que agitou multidões nos anos 70, 80 e 90. Com ape-nas um ano e meio de estrada a banda Jack Ébrio formada por Ronei Zanette (voz), An-dré Castaman (guitarra), João Paulo Rigotti (guitarra), Abner Ramos (bateria) e Nelson Pa-ludo (baixo) é destaque no cenário musical independente do Oeste Catarinense.Com melodias e arranjos bem produzidos, letras inteligentes e cheias de emoção como “Alice” e “Religião rock”, os garotos sobem no palco mos-trando a velha ideologia e es-pírito do rock n’roll em tempos de música eletrônica e serta-nejo universitário.

JDX - Como foi o surgimen-to da banda?JE - A Banda formou-se de uma fusão entre a Banda Retórica (de Chapecó), e a

Teddy Bear de Xaxim. O JP, (guitarrista) tocava comigo na Retórica e por ironia do desti-no as nossas ideias se encai-xaram e ele me convidou pra cantar em uma banda de Xa-xim. A mistura deu certo, con-tinuamos tocando e criamos um vinculo tão forte que hoje não somos mais integrantes de uma banda, somos os ir-mãos Jack Ébrio.

JDX - De onde surgiu a ideia do nome Jack Ébrio?JE - Certa vez Edimar Bra-zzo, um grande amigo nosso disse que nosso som com distorções pesadas lembrava música de pirata, e coinciden-

temente estávamos bebendo um uísque Jack Daniel’s. Veio uma ideia e com algumas alterações viramos a banda Jack Ébrio.

JDX - Quais são as referên-cias musicais da banda?JE - Respeitamos todos os estilos musicais. Não temos preferência por estilo musical ou cantor desde que a música seja Boa. É muito mais uma questão de música boa e mú-sica ruim. Da Jovem Guarda brasileira até o punk rock nor-te-americano, nosso repertó-rio transita pelas mais varia-das épocas, porém a maioria das músicas é atemporal.

Do Rei Roberto Carlos até Ramones as referências são as mais variadas. Gostamos bastante do rock gaúcho do estilo TNT e Cascavelletes, gostamos do jeito que eles se portam no palco.

JDX - Sobre as músicas pró-prias. Quem as compõe? O Que leva vocês a escreve-rem as próprias músicas?JE - Apesar de 90% de o show ser cover por motivos óbvios, gostamos de falar com nossas próprias palavras e expressar nosso real sen-timento para o público. Tem uma galera que acompanha a gente desde o início da car-reira, e é pra esse público que escrevemos nossas músicas.

JDX - Como é o cenário mu-sical independente no Oes-te Catarinense?JE - Provavelmente é tão

complicado como em qual-quer outro lugar. São pou-cas as casas de show que abrem espaço para bandas locais. Arte hoje em dia não dá grana, e a gente nem quer. Mas um pouquinho sempre é preciso pra gravações, equi-pamentos e manutenção de instrumentos, sempre estoura uma corda da guitarra. (risos) Por isso temos muito a agra-decer as poucas casas de shows que abrem espaço para as bandas locais, e nos dão a oportunidade de divul-gar nosso trabalho. E principalmente agradecer aos nossos pais que acre-ditam na nossa arte. Mui-to obrigado de verdade por acreditarem no nosso poten-cial. Agracemos aos amigos e familiares que tem paciência para ouvir a gente tocando.(risos).

Banda Jack Ébrio

FOTO

DIV

ULG

ÃO

FOTO

DIV

ULG

ÃOXAXIM

POR RAPHAEL SPILLER

Page 9: Jornal Data X Edição 210

9XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DEJULHO 2012GERAL

Jornalismo Rural na PráticaNo último sábado (30) os acadêmicos do 3º e 5º pe-ríodo foram recebidos pelo produtor rural Vitalino Ghe-no, na Fazenda Santo An-tônio, em Xaxim/SC. A visita técnica foi orientada pela Profa. Me. Andressa Pache-co Moschetta, responsável pela disciplina de Jornalismo Rural, e teve como foco in-serir os alunos efetivamente na produção da informação rural. Após receberem a pauta os acadêmicos parti-ram para a produção da re-portagem com a captação das informações através da entrevista coletiva com o produtor e com o agrônomo Marcelo Barella, profissional da CooperAlfa, responsável em atender a propriedade. Acompanhados pelo pro-dutor, os acadêmicos rea-lizaram um giro na proprie-dade de 400 h/a de área, percorrendo as pastagens de inverno e conhecendo as várias atividades agrícolas

realizadas pelo produtor. A atividade encerra a discipli-na de Jornalismo Rural e vai render matérias especiais, a matéria que obtiver a melhor nota será veiculada no site da Celer. Para a coordena-dora do curso, Profa. Me. Andressa Pacheco Moschet-ta, a disciplina de Jornalismo Rural desenvolve no acadê-mico de jornalismo a lingua-gem verbal na produção de mensagens direcionadas ao

agricultor e foca a importân-cia do rádio e dos progra-mas específicos, a difusão tecnológica e o desenvolvi-mento do campo, além da ação do poder público e dos movimentos sociais no meio rural. “Na visita de estudos os alunos perceberam todos esses conteúdos na prática, a partir da produção de uma reportagem em que resgata o jornalismo literário como estilo narrativo”, finalizou.

Na foto, os acadêmicos no ponto mais alto da cidade de Xaxim, a exatamente 800 metros de altitude.

XAXIM

Diretoria do Conselho Municipal de Trânsito tomou posse nesta quarta-feira

Membros do Conselho Mu-nicipal de Trânsito estiveram no gabinete do Prefeito Mu-nicipal Gilson Luiz Vicenzi, nesta quarta-feira (4), para eleger e empossar a nova diretoria. Fábio Moschetta foi eleito novo Presidente, Adriana Lorenzoni Vice e Marlei Terezinha Adler Keller foi eleita Secretária. O Pre-feito Gilson Vicenzi, comen-tou sobre a importância do Conselho e das suas ações. “Nós sabemos que a posse do Conselho é importante, para que possamos discu-tir e fazer adequações para melhorar o fluxo do nosso trânsito, tendo em vista que o número de veículos prati-

camente dobrou nos últimos cinco anos. Adequar isso é muito complicado mas são vocês que darão o norte. Parabéns a nova diretoria”, comentou o Prefeito. O novo Presidente Fábio Moschetta comentou que a expectativa é de implantar em Xaxim o sistema rotativo de estacio-namento para desafogar o trânsito. “Estou assumindo como um desafio para os comerciantes e temos ou-tras questões também para serem avaliadas”, comenta. A administração colocou o Departamento de Trânsito a disposição para esclare-cimentos e auxílio técnico para o Conselho. A nova di-retoria já marcou a primeira reunião para o mês de julho.

XAXIM

Lions Clube promove VI Festival da Lasanha

Uma das primeiras atividades da nova diretoria do Lions Clube de Xaxim é a realização do VI Festival da Lasanha. De acordo com presidente Alessandra Kottschalk, o even-to tem caráter beneficente e o lucro será revertido para a campanha da Visão, beneficiando pessoas que precisam de óculos de grau. “Já estamos vendendo ingressos para o festival que acontece no CTG Marca da Ferradura, no dia 4 de agosto. No jantar serão servidos diversos tipos de lasanhas, carne suína e de frango, saladas e demais acompanhamentos”. Depois do jantar haverá baile com o Grupo “Os Piá” de Passo Fundo. Ingressos com direito a uma mesa para quatro pessoas estão sendo vendidos por R$ 140,00. Interessados ligar para 88189736 e 88023361.

XAXIM POR IUNES FERRAZ

Associação dos Diabéticos entrega cadeira de rodas

A aposentada, Zelinda Zilli, 77 anos, portadora da diabetes que sofreu a perda de um dos membros inferiores há seis anos, recebeu da ADX - Associação dos Diabéticos de Xaxim uma cadeira de rodas. Zelinda tinha dificuldade de se locomo-ver e tinha que contar diariamente com a ajuda da filha. Se-gundo a aposentada, com a cadeira de rodas, ela vai poder fa-zer coisas que não conseguia pela dificuldade de locomoção. “Estou muito feliz porque agora não preciso ficar só dentro de casa, posso tomar sol, fazer visitas, lavar a louça e prepa-rar a comida também”. O presidente da ADX, Eliseu Lenger, destacou que Zelinda é a terceira beneficiada com cadeira de rodas feita pela associação, uma em parceria com o Lions. “Estamos felizes em ajudar Dona Zelinda, apesar dos poucos recursos que dispomos conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas e de forma rápida. Assim que soubemos do caso dela buscamos a solução. Ver o choro de alegria por parte da beneficiada compensa todo o trabalho voluntário de todos os integrantes da associação”, completou Lenger.

FOTO

DIV

ULG

ÃO

Page 10: Jornal Data X Edição 210

10 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DE JULHO 2012 ESPORTES

Nova União é campeã do Campeonato Municipal de SuíçoNo último sábado aconteceu a final do Campeonato Mu-nicipal de Futebol Suíço. O campeonato teve início dia 17 de março de 2012 nas ca-tegorias Master e Livre. Na categoria Mastes a Barra do Golfo ficou em primeiro lugar e na Categoria Livre a equi-pe de Nova União. A promo-ção foi da Prefeitura de Ma-rema, através da Secretaria Municipal de Esportes.

1º lugar Barra do Golfo 1º lugar Nova UniãoConfira a classificação completa:Categoria MASTER: 3º LUGAR Amigos da bola sede do moi / 2º lugar Cruzeiro de Baliza / 1º lugar Barra do Golfo / Goleador Ademir Pagani / Goleiro menos vazado Gilmar Toniazzo Categoria LIVRE: 3º lugar Canarinho Barra do Chapecozinho / 2º lugar Baliza / 1º lugar Nova União / Goleador Michel Marchetti / Goleiro menos vazado Sidinei Ceratto

MAREMA

CLASSIFICAÇÃO - CHAVE A EQUIPE J P V E D GS GF SG GAUCHO 4 9 3 0 1 8 11 3 CORINTHIANS/GUARANY 4 9 3 0 1 9 11 2 JUVENTUS 4 7 2 1 1 4 5 1 ESTRELA 3 6 2 0 1 3 8 5 MONTE BELO 4 4 1 1 2 10 8 -2 URUGUAY 4 3 1 0 3 8 7 -1 COLORADO 3 0 0 0 3 15 7 -8 CLASSIFICAÇÃO - CHAVE B EQUIPE J P V E D GS GF SG SANTA TEREZINHA 4 12 4 0 0 8 18 10 FLAMENGO 2 4 1 1 0 0 5 5 INDUSTRIAL 3 4 1 1 1 4 5 1 VASCO 3 3 1 0 2 7 7 0 INTER 3 3 1 0 2 8 5 -3 CRISTAL/HANDEBOL 3 0 0 0 3 16 3 -13

RESULTADO DO DIA 01.07.2012

SERIE – BColorado 3 x 3 GaúchoCorinthians/B. Guarany 3 x 0 UruguaiCristal/Hand. 2 x 3 VascoSanta Terezinha 1 x 2 In-ter

SERIE – AColorado 3 x 5 GaúchoCorinthians/B. Guarany 5 x 3 UruguaiCristal/Hand. 2 x 4 VascoSanta Terezinha 4 x 3 Inter

Campenato Municipal de Futebol de Campo tem rodada no dia 8

SERIE – B e SERIE – A - Gaúcho x Monte Belo - Estrela x Colorado

- Cristal/Hand. x Industrial - Inter x Flamengo

PROXIMA RODADA – 08/07/12

Pelo Campeonato Estadual de Basquete Masculino Sub-17, o CBX – Clube de Basquete de Xaxim jogou no ultimo sábado, dia 30, contra a equipe de ABLUJHE de Concórdia. Vitória da equipe de Xaxinense pelo placar de 78 a 40.O jogo foi valido pela 2ª rodada do returno, este realizado no Ginásio Munici-pal de Esportes Pedro Ivo Campos. Nesta Sexta, dia 06 joga contra o Clube de Basquete INOVAÇÃO em Chapecó onde busca mais uma vitória para continuar invicto na competição.

Clube de Basquete De Xaxim sub-17 está invicto no Estadual

XAXIM

Pelo Campeonato Estadual 1ª Divisão, a equipe da Xaxiense/Celer joga neste sábado, dia 07, na Cidade de ARAQUARI contra a equipe de Futsal ARAQUARI, jogo às 20h30min, no Ginásio de Esporte do Centro.

Xaxiense/Celer joga em Araquari amanhã

Bando de Loucos, o sonho finalmente se tornou rea-lidade! Com dois gols de Emerson no segundo tem-po, o Corinthians venceu o Boca Juniors por 2 a 0 no Pacaembu e, pela primei-ra vez na história, soltou o grito de campeão da Liber-tadores. Mais do que isso, o Alvinegro conquistou o título de forma invicta. Em 14 partidas disputadas, o Coringão venceu oito e empatou seis. Foram 22 gols marcados e apenas quatro sofridos, garantindo também a melhor defesa da competição. Com seu jeito caracte-rístico que a Fiel toda já conhece, Tite analisou a campanha do Corinthians, incontestável. “O grupo mereceu. Trabalhou dentro

Corinthians vence Boca e é campeão da Li-bertadores pela primeira vez

do campo. Ninguém traba-lhou mais, ninguém fez mais gol, ninguém teve melhor saldo, ninguém teve tanta concentração”, falou o técni-co. Para o treinador, a ami-zade dos jogadores ajudou

muito na conquista. “Não foi acaso, não foi sorte, foi merecimento e competência desse grupo, que além de competente é muito amigo, e isso quando bate é muito forte”, terminou.

Campeonato Brasileiro 2012

Jogos Classificação FOTO DIVULGAÇÃO

Page 11: Jornal Data X Edição 210

11XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DEJULHO 2012CLASSIFICADOS

VENDE-SE:Casa com 200m², no Centro, terreno c/750m² R$ 300.000,00

Casa com 190m², no Centro, terreno com 620m² - R$ 300.000,00Apartamentos:

- c/área total de 240m², Ed. Portal do Alvorada R$ 390.000,00- c/área total de 110m², Ed. Maria Luiza Basso R$ 160.000,00

- c/área total de 100m², Ed. Pitagoras R$ 150.000,00Terreno no Centro, c/500m², c/ duas casas R$ 299.000,00

Apartamentos na planta:Centro, c/área total de 151 m² R$ 209.000,00Centro, c/área total de 63 m² R$ 102.000,00Centro, c/área total de 80 m² R$ 127.000,00Centro, c/área total de 89 m² R$ 147.500,00

Tratar com os seguintes Corretores de Imóveis:João Tarciso Corso - CRECI 11294, fone 84043133, 33534002

Antonio Valentini – CRECI 14552, fone 91279845

Você que deseja comprar, vender, negociar ou locar seu imó-vel, procure pela Bickasa imóveis; uma nova opção para rea-lizar seus negócios em nossa cidade.

Bickasa imóveis intermedia:

1- Vende-se um Terreno de 876m² com casa de madeira com aproximadamente 220 m² situado no Bairro Frei Bruno;

2- Vende-se um terreno com 2 casas de madeira localizada no Bairro Frei Bruno;

3- Vende-se um terreno com 650 m² localizado no Bairro Al-vorada;

4- Aluga-se uma sala comercial situada na Avenida Plínio Ar-lindo de Nes, próximo do Hospital;

5- Vende-se um Terreno de esquina situado no Bairro Gua-rani, próximo ao Mercado Rosa e Santos;

6- Vende-se um terreno situado no centro da cidade com 1.100 m²;

7- Vende-se um terreno com boa vista para a cidade situado no Bairro Primavera com 600 M².

Pessoas interessadas em obter maiores informações refe-rentes aos imóveis descritos ou outras opções, entre em con-tato com o pessoal da Bickasa imóveis situada na av. Luiz Lunardi, 647 em frente à praça ou ligar para 3353 2005.

Tel: 3353 2005

Vende-se uma casa de alvenaria (foto) medindo 110 m², com suíte mais 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros sociais, gara-gem, churrasqueira e terreno de 224 m², situada na Av. Julio Lunardi nº 1548, no Bairro Guarany. Excelente Localização.

2011

0923

012

SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

7 de julho é o Dia Internacional do Cooperativismo. E mais do que nunca, é dia de dar as mãos e fazer como o Sicredi e mais de 1 bilhão de pessoas já fazem todos os dias: cooperar para o bem de todos. A ONU escolheu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, porque esta é a maneira mais sustentável de gerar desenvolvimento com responsabilidade social e união. Junte-se a nós. Gente que coopera constrói um mundo melhor.

Um mundo melhor está nas nossas mãos. Basta juntá-las.

Coloque sua mãoaqui e junte-se

ao cooperativismo.

TERRENOVende-se terreno 17x35 m²-bairro Guarani, ótima localização, pró-ximo ao Gomes Carneiro - aberto a negociações, (49) 9968-6008 R$ 160.000,00,falar com Matheus

IMÓVEIS

Page 12: Jornal Data X Edição 210

12 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 06 DE JULHO 2012 TURISMO

Tem uma coisa quenunca pode faltar nacasa da dona Joana:

água DE QuaLIDaDE saÚDE PaRa TODa a FaMíLIa

AONDE A FUNASA VAI, LEVA SAÚDE,DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL.

A Funasa está realizando obras de saneamento do PAC2 em

todo o país.� A vida está melhorando na casa da dona Joana e em mais de 3 mil municípios com até 50 mil habitantes.�

Acesse funasa.gov.br ou ligue 136 e confira se o seu município também será beneficiado

com tratamento de esgoto e abastecimento de água.�

É o SUS levando saneamento básico e mais saúde para o Brasil.