jornal digital 5055 qui_01122016

24
Grupos da terceira idade concluem curso de bombeiros Livro marca os 85 anos da escola Maria Garcia Pessi Polícia Militar prende dupla depois de assalto a posto Ativos História Caiu 3 Página 15 Página ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.055 QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016 R$ 2,00 www.grupocorreiodosul.com.br 24º 17º Variação de Nebulosidade - Períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense C ORREIO DO S UL 21 Página Emoção 9 Página Grupo homenageia vítimas da tragédia da Chapecoense

Upload: jornal-correio-do-sul

Post on 21-Jan-2018

297 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal digital 5055 qui_01122016

Grupos da terceira idadeconcluem curso de bombeiros

Livro marca os 85 anosda escola Maria Garcia Pessi

Polícia Militar prendedupla depois de assalto a posto

Ativos História

Caiu3Página

15Página

ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.055QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016R$ 2,00

www.grupocorreiodosul.com.br

24º 17º

Variação de Nebulosidade - Períodos curtosde sol intercalados com períodos de nuvens.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Correio do Sul

21Página

Emoção

9Página

Grupo homenageia vítimas datragédia da Chapecoense

Foto

s: Jo

el S

avio

Page 2: Jornal digital 5055 qui_01122016

Brasília e a caça aos caçadores

E a história envolvendo a vinda da tal ambulância da Secretaria de Estado da Saúde para Sombrio parece não ter mais fim. Agora quem entrou no circuito foi o PP sombriense, que defende a tese de que o veículo foi uma conquista do deputado estadual José Milton Scheffer (PP). Já o PR de Sombrio não abre mão de creditar a vinda da ambulância ao deputado Mau-rício Escudlark (PR). Muitos pro-gressistas do município já estão se organizando para acompanhar o ato de entrega, que deverá acontecer no próximo dia 7, em Florianópolis. No mesmo sentido, líderes do PR local deverão ir à capital catarinense para prestigiar o ato, que contará com a presença de Zé Milton e Escudlark. Diante do imbróglio, bem que o Governo do Estado deveria liberar duas ambulâncias para o município, contentando gregos e troianos.

Sucupira Traídos

Até o fimImprocedente

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Muita gente me pergunta como consigo conciliar a política com a arte de escrever livros de ficção. Não há segredos. É tudo a mesma coisa”.

Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

José Sarney (1930) Ex-presidente da República e escritor

Pelas reclamações genéricas em nível regional, PMDB é o partido que mais tem se sentido traído, pelos seus pares, em relação ao resultado dos pleitos municipais deste ano, aqui no Extremo Sul. As cúpulas peemedebistas que se dizem mais decepcionadas com suas bases são as de Santa Rosa do Sul e de Morro Grande. Não é à toa. Nestes dois mu-nicípios foram anotadas as maiores diferenças proporcionais entre os candidatos peemedebistas derrota-dos e os prefeitos que foram eleitos por partidos adversários. Mas a lista é grande, e se estende até mesmo a vencedores, como é o caso do PMDB de Ermo, que foi eleito vice na chapa de Zica Cadorin (PSD). A pequena diferença de apenas nove votos, que garantiu a reeleição de Zica, no entanto, é atribuída, em grande parte, a uma puxada de tapete da base peemedebista.

Seguindo o curso natural da história da humanida-de, Congresso Nacional constituiu uma força ta-

refa para sepultar outra força tarefa, a que nos acostumamos a chamar co-mumente de Lava Jato. O que a força tarefa da Lava Jato vem fazendo todo mundo já sabe. Já a do Congresso Nacional tem motivações bem menos nobres. Basicamente, o que deputa-dos e senadores querem é cercear o direito de investigação do Ministério Público, através de um projeto de lei que pune o chamado abuso de autori-dade. Tal sanção também se estende ao judiciário.

O projeto, votado na calada da noite, já passou na Câmara dos Depu-tados e seguirá agora para ser votado no Senado, onde tem amplo respaldo. O mais curioso de tudo é que este projeto é de iniciativa popular e conta com mais de dois milhões de assina-turas de brasileiros que queriam, e querem, leis mais rígidas de combate a corrupção, como a criminalização do Caixa 2 de campanhas eleitorais.

Na prática os parlamentares mantiveram muitas das propostas emanadas da população, mas inse-riram no projeto vários artigos que cerceiam as investigações contra os corruptos, como é o caso do disposi-tivo que pune o abuso de autoridade. Diante dos fatos, os procuradores da Lava Jato já estão falando até mesmo em renunciar as atividades da força tarefa, pois passariam a ser passíveis de processos patrocinados por investigados, respondendo com o próprio patrimônio em eventuais processos contra si.

No plano do direito filosófico, e é bom que se ressalte que o direito

tem muito de filosofia, esta preocu-pação dos procuradores não deixa de ser irônica, afinal de contas eles só seriam vilipendiados se agissem de forma incorreta no uso de sua autoridade. Na prática, em sendo justos, não teriam porque ser pu-nidos. Ainda assim, muitos, como o procurador da República Deltan Dallagnol, falam abertamente em abandonar a Lava Jato caso o projeto passe no Senado e seja sancionado pelo presidente da República.

A bem da verdade, esta é uma situação em que estão postas duas versões legítimas. A primeira verda-de é que, de fato, o Ministério Público deve ter o direito de investigar. To-davia, este direito, em muitos casos, tem sido extrapolado, o que acaba legitimando o direito do investigado de reagir. Em alguns momentos, por exemplo, se tem a nítida impressão que os holofotes da mídia são mais importantes do que o ordenamen-to jurídico, e isto acaba sendo um perigo para qualquer democracia. Há de se ressaltar também que o denuncismo tomou conta do país nos últimos anos, numa espécie de caça às bruxas. Diante deste denuncis-mo, o que não faltam, também, são interpretações erradas dos fatos, por parte do Ministério Público, o que acaba prejudicando, e muito, gente inocente.

O grande problema é achar o pon-to de equilíbrio desta equação, afinal de contas o Ministério Público tem o direito de investigar, todavia esta investigação, por si só, não pode ter o peso de uma pena de morte moral para o investigado. Todavia, hoje, infelizmente é isto que acontece em nosso país.

Prefeito de Jacinto Machado, Antônio de Fáveri (PT), acredita que conseguirá inaugurar ainda em de-zembro muitas das obras que estão em andamento, em sua gestão. De acordo com ele, “deverão ficar para trás apenas algumas pavimentações”, a serem inauguradas pelo próximo governo municipal, a ser comandado pelo prefeito eleito João Batista Me-zzari, o Gaiola (PMDB), que disputou o pleito deste ano representando a oposição. No plano político partidário, De Fáveri se disse desesperançoso em relação ao PT, ao mesmo a curto prazo. “Vamos ter que reconstruir o partido e isto leva tempo”, comentou. De acordo com o petista, “a sigla, em nível regional, não está conseguindo reagir à altura aos ataques fulminan-tes que vêm sofrendo da mídia nacio-nal”. Ainda assim, o prefeito acredita que o PT ressurgirá tão forte quanto era. Nesta linha, Antônio de Fáveri descarta qualquer possibilidade de deixar o PT, por conta do desgaste da sigla. “Não sou político de ocasião”, enfatiza.

Justiça da Comarca de Sombrio considerou improcedente denúncia movida contra a candidatura à re-eleição do prefeito Zênio Cardoso (PMDB). A denunciante foi a coli-gação ‘Sombrio para as pessoas’, que tinha como candidato a prefei-to o assessor parlamentar Carlos Gilberto de Oliveira (PP). Durante a campanha eleitoral, a coligação de Zênio distribuiu uma revista ressaltando obras de seu governo. A coligação de Gilberto argumentou que uma das fotos utilizadas da revista pertencia ao acervo da Pre-feitura Municipal, e que, portanto, não poderia ter sido utilizada em material de campanha. A referida foto, no entanto, pertencia a uma agência de publicidade que cedeu seu direito de imagem tanto para a prefeitura quanto para a empre-sa que editou a revista. No meio publicitário é comum uma mesma imagem ser utilizada em diferentes situações. Por conta disto, o juiz eleitoral Evandro Volmar Rizzo julgou a ação improcedente.

Geral 3Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

Valorização

Odécia lança dois livros com registros do município

Livro conta história de escola

> ARARANGUÁ

A Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi, uma das maiores de Araranguá, localizada no bairro Ci-dade Alta, completou este ano, 85 anos de fundação. Sua história, bem como a da professora que lhe deu o nome, foi contada em um livro, escrito pelo professor de geografia aposentado Pedro Paulo Cardoso, de 64 anos.

Pedro Paulo entrou no quadro de funcioná-rios da escola da rede estadual em 1990 e co-meçou a pesquisar sobre ela em 1997, instigado por um senhor da comu-nidade que o questionou sobre origem do colégio. “Eu tinha uma ideia, mas o conhecimento mais aprofundado me falta-va, então vim para cá e comecei a pesquisar, po-rém, tudo que encontrei deu uma página apenas. Despertou em mim a vontade, de quando eu me aposentasse, escrever alguma coisa para deixar a colegas e alunos, não o livro, mas algo mais do que aquela uma página”, revelou.

Gislaine Fontoura

Retomadadas obras

Em 2005 o professor fez sua primeira entre-vista, com uma servente aposentada. “Ela me nar-rou muita coisa da escola e a pesquisa já passou para três páginas, segui adiante e conversei com muitas pessoas da comu-nidade, acabei a pesquisa então com sete páginas”, declarou.

Em fevereiro deste ano, Pedro Paulo foi con-vidado pela diretora San-dra Regina Vargas, para escrever um livro sobre o Maria Garcia Pessi. Além dele, mais seis professo-res trabalharam com pes-quisas e entrevistas para a elaboração do texto que em nove meses ficou pronto. “Fizemos um cro-nograma, fomos a campo, entrevistar a família da professora Maria Gar-cia Pessi, ex-alunos, ex--professores, pessoal de APP (Associação de Pais e Professores), junta-mos documentos e o livro nasceu”, comemorou o escritor.

Pedro Paulo contou que o título ‘Maria Gar-cia Pessi, um nome e duas histórias’ se dá pela obra contar a história da professora que nome ao colégio e do próprio co-légio. A escola surgiu em 1931 e hoje possui quase 1.600 alunos. O livro tem 256 páginas, incluindo

um retrato falado do pri-meiro prédio do pequeno estabelecimento de ensi-no, porque não há regis-tro fotográfico da época. “Temos certeza de que o livro não está completo, que outras histórias vão surgir daqui para frente e já pensamos em quando a escola fizer o primei-ro centenário, em 2031, quem sabe se reescreva este livro”, planeja.

A obra está sendo co-mercializada no valor de R$ 25,00 na sede da es-cola, a primeira tiragem saiu com 700 exemplares e na última sexta-feira, ocorreu o lançamento, junto com um jantar de comemoração dos 85 anos do colégio. “Como é uma data importante, a gente pensou em contar toda a história da escola, todas as suas lutas, bem como a vida da Maria Garcia, que foi a primeira professora daqui”, explica Sandra.

Como convidados, a diretora da Escola de Educação Básica Profes-sora Maria Garcia Pessi Sandra Regina de Vargas, e o presidente da APP, Alcionir Lídio Nascimen-to, o Lico, estiveram na Câmara de Vereadores

de Araranguá. Am-

> MARACAJÁ

A historiadora Odécia Almeida de Souza, de Ma-racajá, lança dois livros, pela Ediunesc, ‘Espaço de Educação e Identidades’ e ‘Museu, Escola e Comuni-dade’, no próximo dia 12, às 19h30min, no Centro de Convivência da Tercei-ra Idade. A distribuição dos exemplares é gratuita.

Na obra Museu, Es-cola e Comunidade: Ex-periências de Educação Patrimonial no Município de Maracajá, Odécia con-ta que decidiu socializar algumas experiências re-lacionadas à temática educação, cultura e pa-trimônio, vivenciadas por ela enquanto professora. As experiências apresen-tadas são frutos de um trabalho iniciado em 2004 e que se estende até o ano de 2012, nas escolas do município, que envolveu alunos de 6º a 9º ano do en-sino fundamental, oriun-dos de seis comunidades rurais e de dois bairros urbanos que constituem o município. “Espero que o livro possa contribuir de alguma forma para a promoção de novas ações educativas em defesa dos patrimônios naturais e culturais, principalmente na região do extremo sul do nosso estado”, com-pleta.

Já o texto de Espaço de Educação e Identida-

Professora pesquisa educação e históriades: Festa do Colono de Maracajá é resultado de um processo de pesquisa para conclusão do mes-trado em Educação, que teve como tema a proble-matização da Festa do Colono, como um espaço de educação não formal.

Segundo a autora, durante a pesquisa, foi necessário revisitar a his-tória da constituição da festa a partir da história do município, bem como problematizar os concei-tos de identidade, cultura, patrimônio imaterial e

festa. “O objetivo geral do trabalho foi compreender o espaço “festa” como local de trocas culturais, visan-do à educação das novas gerações”, ressalta.

A professora já es-creveu outros três livros em parceria com outros autores. As obras que serão lançadas dia 12 de dezembro tem o apoio do Governo do Estado, atra-vés do edital Elisabete Anderle de estímulo à cultura e estarão dispo-níveis no Centro Histórico de Maracajá.

bos ressaltaram a im-portância da retomada da obra de ampliação e construção de dois novos módulos na escola que está comemorando 85 anos de fundação. “Es-távamos contentes com o início dos trabalhos em agosto, mas em outubro, devido a um imbróglio jurídico entre duas em-presas, às obras foram paralisadas. Estudantes e professores não podem ser punidos por esse im-passe”, disse o professor Lico.

O professor destacou que por falta de infra-estrutura, o prédio não dispõe de refeitório e os alunos fazem as refei-ções com os pratos nas mãos ou no colo.

Segundo a diretora, no Maria Garcia Pessi estudam aproximada-mente 1.600 crianças e adolescentes e lecionam cerca de 100 professores. “Precisamos do apoio e da mobilização de to-dos, especialmente das autoridades para que a construção seja reinicia-

da. Já fomos inúmeras vezes a capital do Esta-do, inclusive investindo recursos próprios”, afir-mou. Sandra também enfatizou que a escola é destaque regional nos testes de avaliação sobre a qualidade dos estudos.

Além da paralisação da ampliação e reforma, o colégio não possui um ginásio de esportes co-berto. O que existia foi danificado pelo Furacão Catarina em 2004 e o restante destruído em vendaval em 2009.

Professor Pedro Paulo e diretora Sandra no lançamento do livro sobre escola

Page 3: Jornal digital 5055 qui_01122016

Geral 3Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

Valorização

Odécia lança dois livros com registros do município

Livro conta história de escola

> ARARANGUÁ

A Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi, uma das maiores de Araranguá, localizada no bairro Ci-dade Alta, completou este ano, 85 anos de fundação. Sua história, bem como a da professora que lhe deu o nome, foi contada em um livro, escrito pelo professor de geografia aposentado Pedro Paulo Cardoso, de 64 anos.

Pedro Paulo entrou no quadro de funcioná-rios da escola da rede estadual em 1990 e co-meçou a pesquisar sobre ela em 1997, instigado por um senhor da comu-nidade que o questionou sobre origem do colégio. “Eu tinha uma ideia, mas o conhecimento mais aprofundado me falta-va, então vim para cá e comecei a pesquisar, po-rém, tudo que encontrei deu uma página apenas. Despertou em mim a vontade, de quando eu me aposentasse, escrever alguma coisa para deixar a colegas e alunos, não o livro, mas algo mais do que aquela uma página”, revelou.

Gislaine Fontoura

Retomadadas obras

Em 2005 o professor fez sua primeira entre-vista, com uma servente aposentada. “Ela me nar-rou muita coisa da escola e a pesquisa já passou para três páginas, segui adiante e conversei com muitas pessoas da comu-nidade, acabei a pesquisa então com sete páginas”, declarou.

Em fevereiro deste ano, Pedro Paulo foi con-vidado pela diretora San-dra Regina Vargas, para escrever um livro sobre o Maria Garcia Pessi. Além dele, mais seis professo-res trabalharam com pes-quisas e entrevistas para a elaboração do texto que em nove meses ficou pronto. “Fizemos um cro-nograma, fomos a campo, entrevistar a família da professora Maria Gar-cia Pessi, ex-alunos, ex--professores, pessoal de APP (Associação de Pais e Professores), junta-mos documentos e o livro nasceu”, comemorou o escritor.

Pedro Paulo contou que o título ‘Maria Gar-cia Pessi, um nome e duas histórias’ se dá pela obra contar a história da professora que nome ao colégio e do próprio co-légio. A escola surgiu em 1931 e hoje possui quase 1.600 alunos. O livro tem 256 páginas, incluindo

um retrato falado do pri-meiro prédio do pequeno estabelecimento de ensi-no, porque não há regis-tro fotográfico da época. “Temos certeza de que o livro não está completo, que outras histórias vão surgir daqui para frente e já pensamos em quando a escola fizer o primei-ro centenário, em 2031, quem sabe se reescreva este livro”, planeja.

A obra está sendo co-mercializada no valor de R$ 25,00 na sede da es-cola, a primeira tiragem saiu com 700 exemplares e na última sexta-feira, ocorreu o lançamento, junto com um jantar de comemoração dos 85 anos do colégio. “Como é uma data importante, a gente pensou em contar toda a história da escola, todas as suas lutas, bem como a vida da Maria Garcia, que foi a primeira professora daqui”, explica Sandra.

Como convidados, a diretora da Escola de Educação Básica Profes-sora Maria Garcia Pessi Sandra Regina de Vargas, e o presidente da APP, Alcionir Lídio Nascimen-to, o Lico, estiveram na Câmara de Vereadores

de Araranguá. Am-

> MARACAJÁ

A historiadora Odécia Almeida de Souza, de Ma-racajá, lança dois livros, pela Ediunesc, ‘Espaço de Educação e Identidades’ e ‘Museu, Escola e Comuni-dade’, no próximo dia 12, às 19h30min, no Centro de Convivência da Tercei-ra Idade. A distribuição dos exemplares é gratuita.

Na obra Museu, Es-cola e Comunidade: Ex-periências de Educação Patrimonial no Município de Maracajá, Odécia con-ta que decidiu socializar algumas experiências re-lacionadas à temática educação, cultura e pa-trimônio, vivenciadas por ela enquanto professora. As experiências apresen-tadas são frutos de um trabalho iniciado em 2004 e que se estende até o ano de 2012, nas escolas do município, que envolveu alunos de 6º a 9º ano do en-sino fundamental, oriun-dos de seis comunidades rurais e de dois bairros urbanos que constituem o município. “Espero que o livro possa contribuir de alguma forma para a promoção de novas ações educativas em defesa dos patrimônios naturais e culturais, principalmente na região do extremo sul do nosso estado”, com-pleta.

Já o texto de Espaço de Educação e Identida-

Professora pesquisa educação e históriades: Festa do Colono de Maracajá é resultado de um processo de pesquisa para conclusão do mes-trado em Educação, que teve como tema a proble-matização da Festa do Colono, como um espaço de educação não formal.

Segundo a autora, durante a pesquisa, foi necessário revisitar a his-tória da constituição da festa a partir da história do município, bem como problematizar os concei-tos de identidade, cultura, patrimônio imaterial e

festa. “O objetivo geral do trabalho foi compreender o espaço “festa” como local de trocas culturais, visan-do à educação das novas gerações”, ressalta.

A professora já es-creveu outros três livros em parceria com outros autores. As obras que serão lançadas dia 12 de dezembro tem o apoio do Governo do Estado, atra-vés do edital Elisabete Anderle de estímulo à cultura e estarão dispo-níveis no Centro Histórico de Maracajá.

bos ressaltaram a im-portância da retomada da obra de ampliação e construção de dois novos módulos na escola que está comemorando 85 anos de fundação. “Es-távamos contentes com o início dos trabalhos em agosto, mas em outubro, devido a um imbróglio jurídico entre duas em-presas, às obras foram paralisadas. Estudantes e professores não podem ser punidos por esse im-passe”, disse o professor Lico.

O professor destacou que por falta de infra-estrutura, o prédio não dispõe de refeitório e os alunos fazem as refei-ções com os pratos nas mãos ou no colo.

Segundo a diretora, no Maria Garcia Pessi estudam aproximada-mente 1.600 crianças e adolescentes e lecionam cerca de 100 professores. “Precisamos do apoio e da mobilização de to-dos, especialmente das autoridades para que a construção seja reinicia-

da. Já fomos inúmeras vezes a capital do Esta-do, inclusive investindo recursos próprios”, afir-mou. Sandra também enfatizou que a escola é destaque regional nos testes de avaliação sobre a qualidade dos estudos.

Além da paralisação da ampliação e reforma, o colégio não possui um ginásio de esportes co-berto. O que existia foi danificado pelo Furacão Catarina em 2004 e o restante destruído em vendaval em 2009.

Professor Pedro Paulo e diretora Sandra no lançamento do livro sobre escola

Page 4: Jornal digital 5055 qui_01122016

JABSON MULLER

Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

[email protected]

(48) 9955.5313

TCE devolve dinheiro para saúde

Ana Clock continua sendo secretária

Folga

Pré-assembleias

Leilão de veículos e máquinas

A devolução das sobras do Tribunal de Contas do Estado para o Fundo Estadual de Apoio aos

Hospitais Filantrópicos, ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) e ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), foi o tema da reunião entre o presidente do Tribunal de Contas, Luiz Roberto Herbst, e o presidente da Frente em Defesa da Saúde, de-putado estadual Zé Milton. Também participaram presidentes da AHESC/FEHOESC, Altamiro Bittencourt, do Conselho Nacional de Saúde, Tercio Kasten, e diretores ligados aos hos-pitais filantrópicos. As lideranças buscam o apoio do Tribunal para assegurar recursos à saúde e assim garantir o pagamento aos hospitais, que necessitam dos recursos para manterem suas portas abertas. Her-bst resdaltou que há uma previsão de devolver R$ 20 milhões para o Estado e irá debater com o secretário da Fa-zenda para que metade deste valor seja destinada ao fundo.

Secretária de Administração da prefeitura de Praia Grande nos últimos 16 anos, Ana Clock deixa o cargo no final deste mês e não quer saber de pegar férias. Ela ocupará a mesma função na administração municipal de Jacinto Machado. Com a boa fama de saber das questões práticas e administrativas da administração mais do que os prefeitos, Ana foi convidada pelo prefeito eleito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, o Gaiola (PMDB) para compor sua equipe, e aceitou. “Pensei um pouco e resolvi aceitar, é bom um novo desafio, em uma outra cidade”, diz.

Ana é funcionária da prefeitura de Praia Grande desde os 18 anos e aos 51 se aposentou. Nas últimas quatro gestões do PMDB, ocupou o cargo comissionado.

Hoje e amanhã, a futura secretária estará em Jacinto Ma-chado se inteirando melhor sobre a situação da prefeitura e participando do encontro do grupo de transição do atual para o futuro governo. Ela já esteve na cidade e conversou com o atual secretário de Administração e Finanças Márcio Abatti.

Márcio, por sua vez, deixa a administração do prefeito petis-ta Antônio de Fáveri pela do futuro prefeito de Passo de Torres Jonas de Souza (PMDB).

Na foto, o prédio da prefeitura de Jacinto Machado.

O Governo do Estado publicou na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado o período de recesso do Poder Executivo em 2016. A data de início será 22 de dezembro e o retorno às atividades ocorre no dia 9 de janeiro.

De acordo com o decreto serão 12 dias úteis de recesso, descontando os finais de semana e os feriados de Natal e Ano Novo. Durante todo o pe-ríodo de recesso, serão mantidos por meio de escalas ou plantão os serviços considerados de natureza essencial, como as atividades finalísticas das Secretarias de Estado da Segurança Pública, Saúde, Defesa Civil, Educa-ção e Justiça e Cidadania.

O decreto 968/2016 vale para to-dos os órgãos e entidades da adminis-tração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual e está publicado no Diário Oficial do Estado de terça-feira.

Terminou na segunda-feira a série de pré-assembleias realizadas pela Cooperja. Colaborado-res de vários setores foram nas comunidades para conversar com os associados e apresentar os números da cooperativa. Aconteceram 11 reuniões em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, nos municípios de Sombrio, Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul, Praia Grande, Morrinhos do Sul, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha.

Para o presidente Vanir Zanatta, estas conversas diretas com o associado, realizadas anualmente, são fundamentais. “Na última semana aconteceram as reuniões nas comuni-dades. Tivemos a participação de mais de 40% dos associados. Pudemos falar da importância do agronegócio mundial, brasileiro e da nossa região”, diz.

A prefeitura de Maracajá realiza no dia 13 de dezembro, umleilão presencial e on-line. Os bens estão disponíveis para visitação no pátio da garagem da prefeitura e somam aproxima-damente R$ 130 mil em valores iniciais. Segundo a secretária de Administração, Rosane Savi, entre os 21 lotes, o menor lance é de R$ 50,00 para uma concha de retroescavadeira e o maior chega a R$ 21.200,00, para um caminhão.

Poderão participar do leilão todas as pessoas físicas ou jurídicas. Outras informações e cópia do Edital poderão ser obtidas na Prefei-tura, Av. Getúlio Vargas, n° 530, Centro, Maracajá, ou por e-mail: [email protected] ou [email protected] ou através dos sites www.julioramos.com.br e www.maracaja.sc.gov.br, ou ainda pelos telefones (48) 3523 1111, na prefeitura ou (47) 3521 7730 com o leiloeiro.

Page 5: Jornal digital 5055 qui_01122016

JABSON MULLER

Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

[email protected]

(48) 9955.5313

TCE devolve dinheiro para saúde

Ana Clock continua sendo secretária

Folga

Pré-assembleias

Leilão de veículos e máquinas

A devolução das sobras do Tribunal de Contas do Estado para o Fundo Estadual de Apoio aos

Hospitais Filantrópicos, ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) e ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), foi o tema da reunião entre o presidente do Tribunal de Contas, Luiz Roberto Herbst, e o presidente da Frente em Defesa da Saúde, de-putado estadual Zé Milton. Também participaram presidentes da AHESC/FEHOESC, Altamiro Bittencourt, do Conselho Nacional de Saúde, Tercio Kasten, e diretores ligados aos hos-pitais filantrópicos. As lideranças buscam o apoio do Tribunal para assegurar recursos à saúde e assim garantir o pagamento aos hospitais, que necessitam dos recursos para manterem suas portas abertas. Her-bst resdaltou que há uma previsão de devolver R$ 20 milhões para o Estado e irá debater com o secretário da Fa-zenda para que metade deste valor seja destinada ao fundo.

Secretária de Administração da prefeitura de Praia Grande nos últimos 16 anos, Ana Clock deixa o cargo no final deste mês e não quer saber de pegar férias. Ela ocupará a mesma função na administração municipal de Jacinto Machado. Com a boa fama de saber das questões práticas e administrativas da administração mais do que os prefeitos, Ana foi convidada pelo prefeito eleito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari, o Gaiola (PMDB) para compor sua equipe, e aceitou. “Pensei um pouco e resolvi aceitar, é bom um novo desafio, em uma outra cidade”, diz.

Ana é funcionária da prefeitura de Praia Grande desde os 18 anos e aos 51 se aposentou. Nas últimas quatro gestões do PMDB, ocupou o cargo comissionado.

Hoje e amanhã, a futura secretária estará em Jacinto Ma-chado se inteirando melhor sobre a situação da prefeitura e participando do encontro do grupo de transição do atual para o futuro governo. Ela já esteve na cidade e conversou com o atual secretário de Administração e Finanças Márcio Abatti.

Márcio, por sua vez, deixa a administração do prefeito petis-ta Antônio de Fáveri pela do futuro prefeito de Passo de Torres Jonas de Souza (PMDB).

Na foto, o prédio da prefeitura de Jacinto Machado.

O Governo do Estado publicou na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado o período de recesso do Poder Executivo em 2016. A data de início será 22 de dezembro e o retorno às atividades ocorre no dia 9 de janeiro.

De acordo com o decreto serão 12 dias úteis de recesso, descontando os finais de semana e os feriados de Natal e Ano Novo. Durante todo o pe-ríodo de recesso, serão mantidos por meio de escalas ou plantão os serviços considerados de natureza essencial, como as atividades finalísticas das Secretarias de Estado da Segurança Pública, Saúde, Defesa Civil, Educa-ção e Justiça e Cidadania.

O decreto 968/2016 vale para to-dos os órgãos e entidades da adminis-tração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual e está publicado no Diário Oficial do Estado de terça-feira.

Terminou na segunda-feira a série de pré-assembleias realizadas pela Cooperja. Colaborado-res de vários setores foram nas comunidades para conversar com os associados e apresentar os números da cooperativa. Aconteceram 11 reuniões em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, nos municípios de Sombrio, Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul, Praia Grande, Morrinhos do Sul, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha.

Para o presidente Vanir Zanatta, estas conversas diretas com o associado, realizadas anualmente, são fundamentais. “Na última semana aconteceram as reuniões nas comuni-dades. Tivemos a participação de mais de 40% dos associados. Pudemos falar da importância do agronegócio mundial, brasileiro e da nossa região”, diz.

A prefeitura de Maracajá realiza no dia 13 de dezembro, umleilão presencial e on-line. Os bens estão disponíveis para visitação no pátio da garagem da prefeitura e somam aproxima-damente R$ 130 mil em valores iniciais. Segundo a secretária de Administração, Rosane Savi, entre os 21 lotes, o menor lance é de R$ 50,00 para uma concha de retroescavadeira e o maior chega a R$ 21.200,00, para um caminhão.

Poderão participar do leilão todas as pessoas físicas ou jurídicas. Outras informações e cópia do Edital poderão ser obtidas na Prefei-tura, Av. Getúlio Vargas, n° 530, Centro, Maracajá, ou por e-mail: [email protected] ou [email protected] ou através dos sites www.julioramos.com.br e www.maracaja.sc.gov.br, ou ainda pelos telefones (48) 3523 1111, na prefeitura ou (47) 3521 7730 com o leiloeiro.

Geral 5Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

O que vai acontecer com a SOL?

O advogado Filipe Mello (PR), filho do deputado federal e presidente do PR-SC, Jorginho Mello, cumpriu ontem seu último dia como se-cretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). O destino

da Secretaria ainda é incerto. Há rumores de que será extinta e que seus braços - Santur, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Fundação Ca-tarinense de Esporte (Fesporte) - serão fortalecidos. Outros dão conta de que as atribuições da pasta passarão para a Casa Civil. Por enquanto, o nome mais citado para assumir o comando da SOL é o do deputado Leonel Pavan (PSDB). Em rápida entrevista à Coluna Pelo Estado, ele disse que não recebeu convite oficial, tampouco seu partido. “Estou sabendo dessa informação por terceiros. O governo quer o PSDB, mas ainda não se sabe o que o governo quer do PSDB. Está faltando conectar esses dois pontos.” Mesmo sendo oficialmente convidado, Pavan afirma que só tomará uma decisão depois de um posicionamento de seu partido. “Posso aceitar ou posso, junto com o PSDB, indicar alguém.”

Despedida O deputado Gelson Merisio (PSD), presidente da Assembleia Legisla-tiva, continua em Chapecó. Ontem, ele de-terminou que a equipe da Coordenadoria de Eventos da Assembleia siga para Cha-pecó, onde deverá atuar já a partir de hoje recebendo os corpos de atletas, comissão técnica, patrocinadores e jornalistas víti-mas da queda do avião da Chapecoense. A equipe será responsável por organizar uma cerimônia para que a torcida possa se despedir de seus ídolos.

Homenagem Alguns dos principais pontos turísticos e esportivos do mundo receberam iluminação na cor verde em homenagem à Chapecoense. Entre eles, Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Palá-cio do Planalto (Brasília), Arena Fonte Nova e Beira-Rio (Porto Alegre), Eleva-dor Lacerda (Salvador) Torre Eifel (Paris) Allianz Arena (Alemanha), Estádio de Wembley (Inglaterra) e no Obelisco (Ar-gentina). “Diante da profunda tristeza

por essa tragédia, buscamos uma maneira de representar nosso apoio e solidarieda-de às vítimas e seus familiares. O turismo respondeu à altura e se uniu em torno des-ta causa”, observou o presidente da Em-bratur, catarinense Vinicius Lummertz.

Adiamento A entrega do Prêmio Fatma de Jornalismo, que aconteceria hoje, em Florianópolis, foi adiada em respeito às vítimas do acidente com o avião da Cha-pecoense e a seus familiares. A solenidade vai acontecer em janeiro.

Previdência A Reforma da Previdência e as dificuldades econômicas do Rio de Ja-neiro e Rio Grande do Sul serão discutidas na 58ª reunião do Conaprev - Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Pró-prios de Previdência. O evento, sediado pelo Instituto de Previdência do Estado (Iprev), ocorre hoje e amanhã, em Floria-nópolis, e reúne gestores dos regimes da União, estados e municípios.

Com o Sebraetodo mundo pode.

Por Andréa [email protected]

01/Dez/2016

Alternativa viávelO deputado Rodrigo Minotto (PDT) foi eleito o novo presidente do bloco bra-sileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM). Para ele, o grande desafio é a integração en-tre os países como uma alternativa vi-ável de superação de crises e desafios. “É preciso o Mercosul ultrapassar barreiras comerciais, fortalecer o poder de negociação, unir todos em torno das questões aduaneiras, repensar tarifas in-ternar e medidas protecionistas, avançar nas questões do livre comércio e, es-pecialmente, ampliar a agenda política e social”. Minotto acredita que a UPM pode contribuir para tornar o Mercosul mais representativo, consolidado e com maior credibilidade democrática.

Luis D

ebiasi/Agência A

L

Pressão no TCEIntegrante a Frente Parlamentar da Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado Vicente Ca-ropreso (PSDB) participou de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas (TCE-SC), conselheiro Luiz Roberto Herbst, para solicitar o repasse das sobras do duodécimo para o Fundo de Apoio aos Hospitais. “Este ano a Assembleia Legislativa já fez este a doação de cerca de R$ 50

milhões. Agora aguardamos que o TCE faça a sua”, comentou o parlamentar. O presidente do Tribunal se comprometeu em falar com o Secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, para que parte dos recursos disponíveis seja direcionada para este Fundo, criado para apoiar os hospitais filantrópicos. O encontro foi proveitoso e contou com a presença do deputado José Milton Schaeffer (PP) e dirigentes dos hospitais filantrópicos catarinenses. A estimativa é de que possam ser destinados pelo TCE-SC cerca de R$ 10 milhões para o Fundo.

Fla

vio

Vie

ira

Júni

or

Page 6: Jornal digital 5055 qui_01122016

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

NovelasSol Nascente - 18h

Rock Story - 19h

A Lei do Amor - 21h

Lenita conta sua história para Vittorio. Loretta avisa que pretende viajar depois que falar com o advogado sobre sua herança. Massao assedia Milena. César tenta disfarçar

o desprezo por Paula. João Amaro cuida de Tanaka. Wagner decide queimar o bilhete que escreveu para Alice. Geppina e Gaetano sonham com a cerimônia de renovação de votos. Massao ataca Milena, que pede ajuda a Ralf. João Amaro eli-mina Massao. Milena cuida de Ralf e dois acabam se beijando.

Gui pede para Júlia ficar com ele. Néia é simpática com Diana. Diana tem uma reação alérgica e Léo a leva para o hospital. Chiara reclama do balé e Gordo se preocupa.

Caio visita Nicolau e Gilda estranha. Gui e Júlia combinam de manter o namoro em segredo. Léo descobre que Néia provo-cou a reação alérgica de Diana intencionalmente. Gordo repara no interesse de Diana sobre a vida pessoal de Gui. JF começa a trabalhar na churrascaria Boi Amigo.

Rapidinhas

Correio do Sul - Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Áries 21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/05 a 20/06

21/06 a 20/07

21/07 a 20/08

21/08 a 20/09

21/09 a 20/10

21/10 a 20/11

21/11 a 20/12

21/12 a 20/01

21/01 a 20/02

21/02 a 20/03

A sua intuição irá lhe ajudar muito para seguir em frente e não cair em armadilhas. O Sol ajudará a ter coragem para usar a sua intuição sem titubear. Sentirá também uma forte energia de pessoas do signo de Libra.

Leão

SagitárioCom muito bom humor conseguirá superar alguns per-calços que possam vir a lhe atingir neste dia. Júpiter em Sagitário despertará uma forte energia que lhe permitirá fazer boas escolhas. Procure não exagerar em alguns momentos.

GêmeosHaverá alguns problemas no que diz respeito a se fazer entender. Terá dificuldades na sua comunicação. Júpiter irá atrapalhar essa sua qualidade de comunicação tão aprofundada. Porém aja com inteligência.

LibraUm dia com mais tranquilidade do que o comum, Saturno é quem irá exaltar a sua capacidade diplomática. Não obs-tante o Sol também influenciará no seu dia. Pode ficar mais indeciso e manipulador em alguns momentos.

Aquário

TouroMomentos de grandes realizações irão acontecer, suas ha-bilidades serão necessárias para seguir com sucesso. Vênus contribuirá positivamente neste processo de conquista. Plutão pode intervir deixando você uma pessoa mais teimosa.

VirgemAlgumas de suas exigências vão atrapalhar os relacio-namentos com as pessoas ao seu lado. Júpiter será algo negativo neste ponto, mas Mercúrio irá exaltar os seu lado observador e coerente pratique bem.

CapricórnioA Lua fará com que em algumas partes do seu dia venha a se sentir só com forte sentimento de pessimismo. Não deixe com que a Lua interfira dessa forma. Busque no seu espírito competitivo forças e siga com excelência.

CâncerDespertará os seus sentidos mais amorosos o que te deixará mais sensível e será bom para você. Porém Vênus para sua constelação pode vir a atrapalhar o desenvolvimento de alguns projetos seus, seja forte.

EscorpiãoOs seus sentimentos mais profundos irão estar à flor da pele. Plutão irá agir de uma forma muito interessante com suas emoções. Mantenha essa chama viva com seu espírito transformador.

PeixesGestos depreciativos da sua parte serão muito influencia-dos pelas atividades de mercúrio em sua constelação. Essa atividade poderá fazer com que você venha a agir de forma paranoica. Deve relaxar seus pensamentos.

Se sentirá com uma forte sensação de poder, é importante que utilize essa energia apoiada por Netuno para realizar suas ideias. Agindo de forma decidida sem autoritarismo irá conseguir atingir seus objetivos.

A ideia de estar sendo passado trás, fará com que aja com certa rebeldia. O Sol é quem afetará esse seu lado mais agressivo. Porém Mercúrio lhe favorecerá no seu aspecto altruísta o que fará com que reflita melhor.

Veterana no Carnaval carioca, Dani Sperle promete causar mais uma vez durante o desfile das escolas de samba do Rio. Depois de movimentar a Marquês de Sapucaí com seu tapa-sexo de 2 cm esta ano, a musa da União da Ilha já planeja sua fantasia para o desfile oficial em 2017.

“O Carnaval está no sangue. Sempre penso em desistir, mas não consigo. Amo muito! Ano passado vim coberta, mas esse ano venho com pouca roupa e bem luxuo-sa! Estou amando minha fantasia”, conta ela que completa 11 anos de folia.

Com 1,67 m de altura e pesando 64 kg, Dani não é modesta na hora de dizer o que mais chama a atenção na hora do samba e elege a parte preferida de seu corpo.”Meu bumbum é empinado e natural. Tenho assim desde novinha!”, brinca ela, que mede 101 cm quadril.Yara enfrenta Tião e ameaça chamar a Polícia. Pedro

questiona Fausto sobre as atitudes de Magnólia. Mileide avisa a Luciane sobre um quarto vago na pensão de Zuza.

Fininho exige que Gustavo resgate a arma que deixou no posto. Suely pede a Misael que alugue a garagem de sua casa para Gustavo. Ciro ameaça Magnólia. Yara conta a Pedro sobre o estrago que Tião fez na galeria. Hércules culpa Magnólia por ter perdido Luciane.

Page 7: Jornal digital 5055 qui_01122016

MARGARETH SILVA

Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

[email protected]

www.melhoresdosul.com

facebook.com/lacymargareth.silva

InauguraçãoZezinho e Beth Serafin acompanhados dos filhos e netos foram perfeitos anfritiões no ultimo final de semana. Celebraram com familiares e amigos as novas instalações da maravilhosa residência na Lagoa da Serra! Chefe Mario Henrique recebeu elogios no

almoço de domingo.

EstreladosRosangela Soares, Kátia Ribeiro , Valdecir da Luz, Fernanda Schefer, Karim Bacha,Eduardo Nunes, Otavio Bertoncini, Armando Mendes, Danille Afonso, Jadna

Farias.

Festas de Final de Ano A empresa Sthand Brasil Sul está com filial em Araranguá para maior comedida da região. Ela oferece tendas, standes, camarins, bilheteria... Jeferson Azambuja 99981

2039. Seja bem-vindo! Sucesso!

Pe.Alirio Leandro Poder Legislativo de Araranguá deverá conceder o título de Cidadão Honorário para o Padre Alírio Leandro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens na secção

da Câmara desta segunda-feira.

Feliz NatalA tradicional Loja Mazzuco se inova neste Natal com cenário de Papai Noel. Você pode registrar os seus filhos com roupa Natalina, os irmãozinhos e tem roupa para o Papai e

a Mamãe.Escolha fotografar com quem sabe!

Brike do SESCAcontece neste domingo na Praça Hercílio Luz em Araranguá o “Brique do SESC” com artesanatos, antiguidades, produtos regionais., trocas.A tarde conta com recreações,

apresentações artísticas, espaço para leitura.

CortinasRenove suas cortinas com a Casa Nena decorações! Você encontra qualidade, preço justo e o atendimento da equipe especializada no assunto. Se preferir a loja tem cortinas prontas.

Center Shopping Araranguá*Espetáculo de dança ás 20h neste domingo conta á história das Crônicas de Nárnia com o núcleo Artístico Brillinger, por meio de dança a obra “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. A apresentação conta com mais de 100 alunos entre crianças e adultos nas modalidades de Ballet Clássico, Jazz,Dança Contemporânea, Hip Hop,Danças de

Salão e Power Ballet.Valor dos ingressos $20,00.*Papai Noel chega de helicóptero neste dia 3ª partir das 15.30h no Center Shopping. O presidente da Associação Nivaldo Rizzoto convida a todas as famílias. A Banda Municipal fará a recepção e o bom velhinho recebera a chave ficando na Vila Encantada atédia24.

Colégio FuturãoInscrições abertas até nesta sexta para o Processo Seletivo destinado a selecionar profissionais para integrarem o quadro docente e/ ou Técnico-Administrativo da Instituição. O conceituado Colégio Futurão atende do maternal ao 2grau. A

FVA(Faculdade do Vale Araranguá).Somos todos Chapecoenses!

A tragédia aérea da delegação que viajava a Medelin, na Colômbia onde dispu-taria Copa Sul-Americana comoveu Santa Catarina, o Brasil, o Mundo.Orações

a todos os familiares do voo.

14,90 18,90

Eleito prefeito de Turvo Tiago e Luci Zilli com o Janice e Ronaldo Carlessi atual prefeito. “Para Turvo continuar crescendo”.

Prefeito de Jacinto Machado Antonio de Faveri e a esposa Rosangela. Obrigado pelo carinho sempre!

Ramon Zilli na nova Loja Adelino sendo emoldurado pe-los administradores Marcelinho e Leandro do Shopping

Center Araranguá.

Simone Rosso com a filha Fêfe, a con-

ceituada arquiteta de prestigio.

Sheila Rufino e Neném da famosa Pizzaria Al-

ternativa estão sempre com casa lotada e exce-

lente atendimento.

Cesar e Tânie Carlessi, ela aniversariante querida do dia ontem.

Page 8: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade8 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

R$ 15 mil para gastar como quiser. Além de smartphones, notebooks e TVs toda semana. no Tudo Azul

1 milhão de pontos +São 2 prêmios de

Esta é a sua chance de conhecer o Brasil e o mundoe ainda ganhar prêmios incríveis!

Aumente suas chances• Baixe o app do Sicoob Mobile

• Faça seu cadastro no Sicoobcard Prêmios• Suspenda a fatura impressa do seu cartão

Use seu Sicoobcard Cada compra no crédito vale um cupom da sorte.

E tem mais: pagando na maquininha SIPAGsuas chances dobram.

Faça seu cadastro sicoobcard.com.br/embarquenoseusonho

Imag

em m

eram

ente

ilust

rativ

a. Ca

mpa

nha v

álid

a de

07/1

1/20

16 a

07/0

1/20

17. A

utor

izaçã

o SE

AE/M

F  n

º 04/

0431

/201

6.

Page 9: Jornal digital 5055 qui_01122016

Geral 9Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

> SOMBRIO

Na noite de segunda-fei-ra,37 idosos

de Sombrio que parti-cipam do grupo Melhor Idade, se formaram no Curso de Bombeiro Co-munitário, promovido pelo 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em parce-ria com a Secretaria de Assistência Social, em ato realizado no Centro de Integração da Terceira Idade, no bairro São José.

O curso começou no dia 24 de agosto e encer-rou em 16 de novembro, dando orientações sobre defesa civil, combate a incêndio, primeiros socor-ros, buscando levar mais conhecimento aos parti-cipantes em trabalhos de prevenção ou de sinistros.

“Aqui deixamos mais 37 cidadãos preparados

para ajudar a comuni-dade, dedicar suas vidas a trabalhos que gerem o bem comum”, disse o comandante da corpora-ção de Sombrio, tenente Marcelo Della Giustina da Silva.

Exercícios f ísicos também foram temas das aulas promovidas por oito bombeiros instrutores nas 20 horas/aulas minis-tradas. “Nosso trabalho é preventivo, buscando o cumprimento de direitos e oferecendo bem estar aos nossos idosos e o cur-so veio exatamente neste caminho, fortalecendo esse projeto”, salientou Rosane Goulart, coor-denadora do Centro de Integração da Terceira Idade (Citi).

O secretário muni-cipal de Administração, José Sidnei Januário, representou o prefeito Zênio Cardoso na forma-tura, exaltou a parceria com os bombeiros, elogiou

Grupo da terceira idade recebeu certificado de conclusão do curso em cerimônia

Depois das aulas, turma formada está pronta para colaborar com a comunidade

Mulheres participaram de curso de qualificação em busca de aprendizado e rendaDepois da solenidade de formatura,senhores e senhoras não escaparam do banho

> ARROIO DO SILVA

Após alguns meses de intensa aprendizagem, a turma composta por pes-soas acima de 60 anos de Balneário Arroio do Silva se formou nos projeto Bombeiro da Melhor Ida-de e no projeto Netuno. A ação é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Secretaria de Desenvol-vimento Social.

A solenidade de en-

> ARROIO DO SILVA

Foram realizadas na última semana a conclu-são de cursos e capacita-ção através de parceria com a prefeitura de Bal-neário Arroio do Silva, Senar e Sindicato Rural de Araranguá. Na co-munidade de Stelamaris aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro o curso

Idosos concluem curso

Mulheres buscam oportunidade

trega dos certificados foi realizada no fim da tarde de terça-feira, no Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá, e contou com a presença de autoridades e familiares.

Durante as aulas, o grupo recebeu instruções sobre noções de incêndio, primeiros socorros, aci-dentes de trânsito, segu-rança no lar, perigos do mar, formas de prevenir afogamentos e cuidados com o meio ambiente.

de conservas, onde a ins-trutora Bea Bortolotto ensinou as mulheres di-versas receitas, entre elas: bala de banana, bala de casca de laranja, geléias e conservas em geral.

A parceria com o Se-nar oportunizou também a capacitação de um grupo de pessoas que receberam instruções sobre primei-ros socorros. Além destas duas oportunidades, foi realizado neste mês tam-

Na mesma solenida-de do Corpo de Bombeiros foram realizadas uma série de atos, entre eles a formatura dos guarda vidas que atuarão nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos na Operação Veraneio 2016/2017. Arroio do Sil-va receberá 25 guarda vidas. Na oportunida-de foram entregues os certificados e foi feito o tradicional banho de formatura.

bém a terceira e última etapa do curso de Inclu-são Digital, ministrada pelo instrutor Fabio. O diretor municipal Ever-ton Sehnem deu apoio e acompanhou a realização dos cursos no município.

A partir de agora a prefeitura faz um plane-jamento para organizar os possíveis cursos a serem realizados pelo Senar e Sindicato Rural no ano de 2017.

a vitalidade dos senhoras e senhoras presentes e falou das atividades ofe-recidas ao setor.

“O cuidado que temos com nossas crianças e com vocês é praticamen-te o mesmo. Atividades diárias, alimentação ba-lanceada, cuidados com a saúde”, disse Zezé.

Após a entrega dos certificados, a turma não escapou do tradicional banho de mangueira.

Em seu discurso, a co-ordenadora Rosane falou sobre Orivaldo Medeiros, de 80 anos, aluno do cur-so. O pouco conhecimento que recebeu nas primei-ras aulas o fez identificar seus próprios sintomas de infarto que estava so-frendo em casa, quando avisou a esposa e a filha e foram ao hospital, confir-mando a suspeita e sendo atendido antes mesmo de se concretizar o proble-ma. Seu Orivaldo está bem e se recuperando.

Terceira Idade

‘Bombeiros’ experientes e sábios

Page 10: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade10 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Page 11: Jornal digital 5055 qui_01122016

Geral 11Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

> PRAIA GRANDE

Após dois anos de trabalho, a Rota Turística

Sabores dos Cânyons foi lançada em um jantar na noite de ontem em Praia Grande. O turista que visitar o município vai encontrar muita comida, histórias, belezas natu-rais e artesanato, além de muitas experiências diferenciadas. Pelo me-nos é nisso que acredita a diretora de Cultura, Joice de Aguiar. “Um tu-rismo de experiência, de base comunitária, em que cada família oferece um diferencial com produtos orgânicos, hortaliças...é bem diversificado”, conta.

São dez famílias con-

> ARARANGUÁ

Assim como ocorre todos os anos no muni-cípio, o mês de dezembro é marcado pelo início das atividades natalinas promovidas pela prefei-tura de Araranguá, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura. Este ano, a programação do Natal Verão inicia na próxima quarta-feira, dia 7, com a inauguração da iluminação, a partir das 20 horas, em frente à Igreja Matriz. A ilu-minação neste ano está concentrada na Praça Hercílio Luz e Calçadão, numa parceria com a Associação de Lojistas e Moradores do Calçadão.

O papai noel repete a tradição e chega de barco pelas águas do rio Ara-ranguá, no dia 11, às 18

> PRAIA GRANDE

O secretário executivo da Agência de Desenvolvi-mento Regional (ADR) de Araranguá, Ivan Gabriel Milanez Ávila e o gerente regional de infraestru-tura, engenheiro Jocilon Coelho, acompanhados do secretário de Turismo de Praia Grande Adelí-rio Monteiro, realizaram uma vistoria na tarde de terça-feira na Serra do Faxinal (SC 290).

A visita técnica aten-

templadas em duas ro-tas, uma ao norte e outra ao sul de Praia Grande, além de uma comunidade quilombola e mulheres artesãs. O projeto, fruto de uma parceria do mu-nicípio com o Ministério do Turismo, foi dividido em três etapas, das quais duas estão encerradas. O sentimento durante o evento nesta quarta-feira era de objetivo alcançado por parte não só da equipe da prefeitura. “É dever cumprido e o resultado depende do comprometi-mento de todos. Fizemos a capacitação do grupo e a próxima etapa é a co-mercialização em feiras e rodadas de negócios. Tudo está bem estruturado e só depende da união do grupo para colher frutos”, continua Joice.

O prefeito Valcir Daros também falou dos efeitos

horas. Depois de um cor-tejo pelas comunidades, o bom velhinho receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito Sandro Roberto Maciel. Além disso, um dos diferen-ciais deste ano será a localização da Casa do Papai Noel, que será no

deu à solicitação do pre-feito de Praia Grande, Valcir Darós, e dos verea-dores. “Percorremos todo o trecho catarinense da rodovia, que liga Praia Grande a Cambará do Sul. Infelizmente as obras de pavimentação foram interrompidas, já que a empresa portuguesa vencedora da licitação abandonou o canteiro de obras. No momento o que o Governo do Estado pode fazer, é a manutenção do trecho não-pavimentado, até que os trâmites legais para a retomada da obra

Grupo comemora o lançamento da rota que deve ajudar a impulsionar turismo

Projeto em parceria com ministério foi apresentado na noite desta quarta-feira

Tradicional foto do Natal Verão, qie está iniciando

Papai noel chega pelo rio dia 11

Serra do Faxinal continua sem obras

positivos que estas ações trazem para a cidade, que passa a ter ainda mais atrativos além das be-las paisagens. “Beneficia também os empresários da cidade e abre portas para outros segmentos. Nos sentimos orgulhosos em estar entre os sete municípios contemplados pelo ministério com esse projeto que fomenta o setor turístico de toda a região”, explicou.

Um dos produtores envolvidos na rota é Eliseu Silva Spido, que oferece sucos, produz hortaliças orgânicas e pretende abrir um restaurante em sua propriedade. Para ele, buscar turistas para mos-trar como é a vida nos cânions, não é novidade. “Já faz bastante tempo que recebo turistas, pesso-as que queriam conhecer o sistema agroflorestal.

Calçadão. A partir do dia 12, ele passa a recepcio-nar as crianças das 16 às 22 horas, informa o diretor de Cultura Da-niel Vieira. Ele explica que as atrações terão a qualidade de eventos anteriores, embora mais enxuta.

de pavimentação sejam finalizados. Iremos entrar em contato com o Deinfra para as devidas providên-cias”, destacou Ivan.

O custo do asfalta-mento da SC-290, no tre-cho de cerca de 10 quilô-metros, está estimada em cerca de R$ 55 milhões (financiamento do BID). O grupo percorreu ainda o trecho da rodovia não--pavimentada que liga Praia Grande a Jacinto Machado (SC 108), que também está recebendo manutenção da ADR Ara-ranguá.

Dando Frutos

Lançada rota Sabores dos Canyons

Aline Bauer

Esse projeto só nos forta-lece”, avalia. Para realizar todas as ações que o pro-jeto oferece, uma empresa foi contatada por pro-cesso licitatório, e quem veio trabalhar em Praia Grande se apaixonou pela cidade. Luciana Tomé é consultora da empresa e se encantou com a sim-plicidade dos moradores. “São pessoas especiais, que abrem as portas de

suas casas e oferecem os produtos como eles real-mente são”, comentou. Sobre o lançamento e o Sa-bores dos Canyons, ela diz que ainda há muita coisa para desenvolver à cerca do turismo de experiência. “Identificamos aqui uma condição de obter roteiros de turismo comunitário inspirado em boas práticas de produção, percebemos que a oferta de produtos

aqui tem muito a cara de região, e isso comple-menta a um turismo mais natural”, analisa.

A rota agora possui site, mapa turístico e fol-ders, e muita novidade ainda será desenvolvida na última etapa do pro-jeto, que terminará em outubro do ano que vem. O recurso total para a idealização dessa rota é de R$ 560 mil.

Page 12: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade12 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Page 13: Jornal digital 5055 qui_01122016

Geral 13Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

> STA ROSA DO SUL

Fa m í l i a s d a Associação de Agricultores

Familiares do Extre-mo-Sul (Agrisul) com sede em Santa Rosa do Sul, representantes da Epagri e da prefeitura celebraram a conclusão do projeto que recebeu apoio do Programa SC Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

O projeto, elabora-do pela Epagri para a Agrisul, objetivou por meio de investimento financeiro e de assistên-cia técnica, a melhoria do sistema de produção das propriedades rurais que trabalham com a bovinocultura e a estru-turação da associação. O valor total do projeto foi de R$ 670 mil, sendo R$ 298 mil subsidiados pelo Programa SC Rural e R$ 372mil de contrapartida dos agricultores.

A iniciativa bene-ficiou os 76 associados da Agrisul por meio dos investimentos coletivos, e outros 21 com inves-timentos individuais. Além dos agricultores e

técnicos da Epagri, par-ticiparam da cerimônia o prefeito de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso de Oliveira, o Gerente Regional da Epagri de Araranguá Reginaldo Ghellere e o secretário executivo regional do Programa SC Rural, Alberto Luiz Ávila.

Os investimentos nas propriedades foram destinados à construção e reforma de estábulos, instalação de esterquei-ras, além de sistemas de captação e distribuição de água para os animais. Para a associação, foi adquirido um veículo utilitário, carreta agríco-la e lâmina para limpeza de canais de drenagem. “Os investimentos já melhoraram as condi-ções de trabalho dos agricultores, reduziram o tempo de ordenha em até 30%, melhoraram a higiene dos processos e, com isso, aumentaram a qualidade e quantidade do leite e carnes produzi-dos”, citou a engenheira agrônoma da Epagri de Santa Rosa do Sul, Elai-ne Rosoni.

O presidente da Agrisul, Ivo Damiani, falou das visitas nas propriedades, com os

Representantes de agricultores, da Epagri e da prefeitura comemoram o projeto

Máquinas trabalham em uma obra muito esperada

Reservatório no Morro Centenário foi inaugurado ontem

> ARARANGUÁ

A movimentação dos rolos compactadores, ca-çambas, retroescavadeiras, técnicos e operários rom-peu o silêncio que caracte-rizava à rotina de centenas de pessoas cujas proprie-dades ficam situadas às margens da ARA-245, o Acesso Sul. O barulho, entretanto, não é motivo de reclamações. Muito pelo contrário. Os moradores sabem que, além de tem-porário, é consequência das obras para implantação do concreto betuminoso usi-nado à quente, a chamada camada asfáltica, em um trecho de aproximadamen-te 2,5 quilômetros do bairro Santa Catarina, a partir do cruzamento da rodovia municipal com a BR-101.

A expectativa é de que a pavimentação asfáltica desse trajeto esteja con-cluída até o final do mês

> ARARANGUÁ

Na manhã desta quar-ta-feira, a prefeitura de Araranguá e o Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto entregaram o mais novo reservató-rio de água, localizado no Morro do Centenário, bairro Urussanguinha. Com capacidade de arma-zenamento de um milhão e quinhentos mil litros, o que deve melhorar o abastecimento em alguns bairros, inclusive o Centro da cidade, o reservatório é feito de aço vitrificado (aço fundido com vidro), mais resistente, moderno e seguro. O valor da obra é de R$ 1,3 milhão aproxi-madamente.

A inauguração contou com a presença do prefeito Sandro Roberto Maciel, di-retor geral do Samae Ever-son Casagrande, vereador Eduardo Chico Merên-cio, secretários e diretores

Obra no Acesso Sul avança

Samae inaugura reservatório de água

de novembro e que até o dia 31 de dezembro, estejam fi-nalizados também detalhes como a sinalização viária, acabamentos e equipamen-tos complementares.

O sistema de drena-gem pluvial já foi colocado, o solo recebeu impermeabi-lização e a base da rodovia foi feita de maneira sólida, além disso, à primeira ca-mada asfáltica, essencial para a compactação do

municipais, diretores e servidores da autarquia, e comunidade.

“O Samae em nosso município é exemplo de boa gestão e execução de serviços às comunidades. Fizemos o mais difícil ao longo desta administração que era levar água para o interior quando muitos diziam que isso era impos-sível”, lembrou o prefeito. Ele falou também sobre o prêmio recebido no Tribu-nal de Contas da União (TCU), em Brasília, um dia antes, em que o órgão o avaliou como o melhor gestor municipal do sul do Brasil e um dos cinco me-lhores do país. “O Prêmio Mérito de Governança e Gestão Públicas concedido pelo TCU avaliou 240 itens dos quais ficamos em pri-meiro lugar. Dentre estes itens estavam saúde, edu-cação, questões ambien-tais e de sustentabilidade. Com certeza a atuação do Samae nos ajudou a

material, já foi implantada no acostamento da pista e em alguns eixos estratégi-cos. Está sendo colocada a camada asfáltica defi-nitiva, em seguida virão meios fios de concreto e a sinalização viária.

Na pavimentação do Acesso Sul, são investidos R$ 3milhões do Governo do Estado, por meio do Fundo de Apoio aos Muni-cípios (Fundam).

conquistar este importante reconhecimento”, enaltece Sandro.

O diretor geral do Sa-mae agradeceu o empenho da equipe de diretores e servidores da autarquia. “Uma gestão se faz com o envolvimento e eficiên-cia de todos. No Samae trabalhamos com equipes comprometidas com a po-pulação e por isso conse-

técnicos da Epagri. “Foi gratificante ver as mu-danças e, agora, com o carro novo, nós vamos fazer muito mais pelos associados”.

Agricultura

Agrisul conclui projeto do SC Rural

guimos inaugurar muitas obras referentes a água e esgoto, inclusive este reservatório moderno de aço vitrificado no Morro do Centenário. Até o final deste ano algumas obras serão finalizadas que são etapas cumpridas de um projeto de qualidade e modernidade do Samae em benefício dos araranguaen-ses”, destacou Casagrande.

Page 14: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade14 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016 Geral 15Correio do Sul

Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

> MARACAJÁ

A Polícia Militar de Araranguá, com auxílio da

PM Ambiental de Mara-cajá, prendeu uma dupla de assaltantes que rou-bou um posto de com-bustíveis, localizado às margens da BR-101, em Maracajá, por volta das 21h30min de terça-feira. Os criminosos chegaram em uma motocicleta Hon-da Fan, de cor preta, e o caroneiro estava armado com um revólver calibre .38.

Uma das vítimas, um frentista de 34 anos, contou que estava abas-tecendo o carro de um cliente quando os margi-nais chegaram. “Quando eu olhei para um, o outro veio por trás e colocou a mão na arma assim (por dentro da blusa) e disse para dar todo o dinhei-ro, eu tinha R$ 50,00, alcancei para ele, ele foi até o outro colega, pediu o dinheiro dele, só que ele não tinha dinheiro, ele grudou um bloquinho do posto, que ele tinha no bolso e saiu, eu saí correndo para o outro lado e ele disse: ‘não cor-re’, quando ele disse não corre, ele atirou”, contou o trabalhador.

O marginal desferiu um tiro em direção aos frentistas, porém não

Bandidos assaltam posto e caemLiteralmente

acertou. Assim que os bandidos fugiram, pela BR-101, em direção a Araranguá, a PM foi acio-nada. Foram roubados R$ 57,00, documento pes-soal de uma das vítimas, blocos de anotação do estabelecimento comer-cial, que estavam com os frentistas e uma caneta com a logomarca do posto de combustíveis.

Os policiais se deslo-caram para as possíveis rotas de fuga e a guarni-ção do Pelotão de Patru-lhamento Tático (PPT) avistou a motocicleta na BR-101, próximo ao via-duto de acesso a Araran-guá, vindo sentido bairro Barranca. Os militares tentaram fazer com a que a moto, que vinha em alta velocidade, muito su-perior a compatível com a via, parasse usando dispositivos sonoro e de iluminação, porém o mo-tociclista não obedeceu a ordem de parada e ainda o caroneiro sacou da cin-tura uma arma de fogo. Neste momento o moto-rista se desequilibrou e a moto acabou colidindo em um banbuzal, em frente a uma casa noturna, lo-calizada às margens da rodovia federal, no bairro Barranca.

Com a colisão no bambuzal, uma tocha que havia no local caiu e iniciou um incêndio, sendo acionado o Corpo de Bombeiros, que foi até a casa noturna com o caminhão de incêndio e a

Os assaltantes foram presos depois de fugir, cair de moto e provocar incêndio

Fábio Junior foi levado a delegacia com os produtos

> ARARANGUÁ

Durante todo o dia de terça-feira e parte da noite, os servidores do Hospital Regional de Ara-ranguá (HRA) votaram para decidir se aceitariam ou não a nova proposta da categoria patronal para reajuste dos salários. Os representantes do traba-

> BALNEÁRIO GAIVOTA

Na noite de terça--feira, a Polícia Militar de Balneário Gaivota foi acionada para atender uma ocorrência na divisa com Passo de Torres, na Praia Valverde. Lá popu-lares diziam ter visto Fábio Junior Santos da Silva, de 23 anos, arrombar e sair carregando produtos de uma casa.

A PM foi ao local e en-controu a casa arrombada e vários produtos prontos para serem levados. Em seguida os policiais foram atrás de Fábio Júnior, que já tem passagens no Rio Grande do Sul e está morando há algumas se-manas na praia. Ele con-fessou o furto e informou que vendeu os produtos

- Guarnições da Polícia Militar de Araranguá, sob o comando do tenente Rogério Ferrigo, efetuaram uma operação varredura em todo o município. Durante as rondas em uma boate no bairro Mato Alto, os policiais militares notaram uma movimentação suspeita de um casal, junto a uma barraca de churrasquinho.

No local, os policiais encontraram um pote de plástico contendo quatro papelotes de cocaína. O homem tinha um papelote de cocaína consigo, além de uma expressiva quantidade em dinheiro.

A droga foi apreendida e o casal recebeu voz de prisão.

- Policiais militares de Balneário Arroio do Silva foram acionados para verificar uma denúncia de furto no bairro Areias Brancas. Ao chegar, flagraram o ladrão dentro da residência.

Durante a verificação do local, os policiais militares constataram que ele entrou pelo forro da casa e já deixara separado diversos objetos para serem furtados, que encontravam-se na janela dos fundos.

O homem, que possui diversas passagens policiais, foi conduzido à delegacia.

Descartada greve no HRA

PM pega receptador e ladrão

Ronda Policial

lhadores haviam pleiteado reajuste de 100% da infla-ção nos salários e 100% no vale alimentação, mais aumento real de salário em 3%.

A proposta da catego-ria patronal foi de reajuste cobrindo 100% da inflação e de reajuste de 33% no vale alimentação para janeiro de 2017, que foi aceita pelos trabalhado-res, descartando a possi-bilidade de greve nos pró-

para um homem que tem um bar nas proximidades.

Com o receptador os policiais encontraram um macaco hidráulico e o bo-tijão de gás furtados, em um veículo Corsa. O co-merciante disse que pagou R$ 20,00 pelos dois equi-pamentos e foi conduzido

ximos dias. Para Cléber Ricardo da Silva Cândido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde da Região (SindiSaúde), a proposto foi boa, dentro da realidade que vive o país atualmente. “Melhorou, não é tudo o que quería-mos, mas dentro da con-juntura atual, podemos dizer que avançamos e avaliar a proposta como boa”, ponderou.

com Fábio a delegacia de Sombrio.

O homem conversou com a reportagem do Cor-reio do Sul e disse que tinha comprado os objetos para tentar pegar o ladrão, mas não conseguiu conven-cer a polícia de suas boas intenções.

ambulância. Os bombei-ros apagaram as chamas e prestaram atendimento aos assaltantes, que ti-veram ferimentos leves, devido o acidente. Ambos se recusaram a irem para o hospital.

A guarnição do PPT realizou busca pessoal nos bandidos e localizou os pertences roubados, além da arma com um cartucho e duas munições intactas.

Edson Borges da Sil-va, de 27 anos, natural de Porto Alegre, e Rob-son dos Santos, também de 27 anos, natural de Araranguá, receberam voz de prisão e foram encaminhados à Central de Polícia, juntamente com a motocicleta uti-lizada no assalto e com os objetos. O delegado plantonista autuou os dois em flagrante pelo crime de roubo.

Robson tem extensa ficha criminal, com 32 passagens policiais por roubo, furto, lesão corpo-ral e receptação. Edson também tem passagens policiais por roubo e porte ilegal de arma de fogo, contra ele ainda havia um mandado de prisão ativo da Comarca de La-jes, onde foi condenado pelo crime de roubo e estava foragido.

Na manhã desta quarta-feira,os dois fo-ram encaminhados para audiência de custódia e tiveram a prisão man-tida.

Gislaine Fontoura

Gislaine Fontoura

Page 15: Jornal digital 5055 qui_01122016

Geral 15Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

> MARACAJÁ

A Polícia Militar de Araranguá, com auxílio da

PM Ambiental de Mara-cajá, prendeu uma dupla de assaltantes que rou-bou um posto de com-bustíveis, localizado às margens da BR-101, em Maracajá, por volta das 21h30min de terça-feira. Os criminosos chegaram em uma motocicleta Hon-da Fan, de cor preta, e o caroneiro estava armado com um revólver calibre .38.

Uma das vítimas, um frentista de 34 anos, contou que estava abas-tecendo o carro de um cliente quando os margi-nais chegaram. “Quando eu olhei para um, o outro veio por trás e colocou a mão na arma assim (por dentro da blusa) e disse para dar todo o dinhei-ro, eu tinha R$ 50,00, alcancei para ele, ele foi até o outro colega, pediu o dinheiro dele, só que ele não tinha dinheiro, ele grudou um bloquinho do posto, que ele tinha no bolso e saiu, eu saí correndo para o outro lado e ele disse: ‘não cor-re’, quando ele disse não corre, ele atirou”, contou o trabalhador.

O marginal desferiu um tiro em direção aos frentistas, porém não

Bandidos assaltam posto e caemLiteralmente

acertou. Assim que os bandidos fugiram, pela BR-101, em direção a Araranguá, a PM foi acio-nada. Foram roubados R$ 57,00, documento pes-soal de uma das vítimas, blocos de anotação do estabelecimento comer-cial, que estavam com os frentistas e uma caneta com a logomarca do posto de combustíveis.

Os policiais se deslo-caram para as possíveis rotas de fuga e a guarni-ção do Pelotão de Patru-lhamento Tático (PPT) avistou a motocicleta na BR-101, próximo ao via-duto de acesso a Araran-guá, vindo sentido bairro Barranca. Os militares tentaram fazer com a que a moto, que vinha em alta velocidade, muito su-perior a compatível com a via, parasse usando dispositivos sonoro e de iluminação, porém o mo-tociclista não obedeceu a ordem de parada e ainda o caroneiro sacou da cin-tura uma arma de fogo. Neste momento o moto-rista se desequilibrou e a moto acabou colidindo em um banbuzal, em frente a uma casa noturna, lo-calizada às margens da rodovia federal, no bairro Barranca.

Com a colisão no bambuzal, uma tocha que havia no local caiu e iniciou um incêndio, sendo acionado o Corpo de Bombeiros, que foi até a casa noturna com o caminhão de incêndio e a

Os assaltantes foram presos depois de fugir, cair de moto e provocar incêndio

Fábio Junior foi levado a delegacia com os produtos

> ARARANGUÁ

Durante todo o dia de terça-feira e parte da noite, os servidores do Hospital Regional de Ara-ranguá (HRA) votaram para decidir se aceitariam ou não a nova proposta da categoria patronal para reajuste dos salários. Os representantes do traba-

> BALNEÁRIO GAIVOTA

Na noite de terça--feira, a Polícia Militar de Balneário Gaivota foi acionada para atender uma ocorrência na divisa com Passo de Torres, na Praia Valverde. Lá popu-lares diziam ter visto Fábio Junior Santos da Silva, de 23 anos, arrombar e sair carregando produtos de uma casa.

A PM foi ao local e en-controu a casa arrombada e vários produtos prontos para serem levados. Em seguida os policiais foram atrás de Fábio Júnior, que já tem passagens no Rio Grande do Sul e está morando há algumas se-manas na praia. Ele con-fessou o furto e informou que vendeu os produtos

- Guarnições da Polícia Militar de Araranguá, sob o comando do tenente Rogério Ferrigo, efetuaram uma operação varredura em todo o município. Durante as rondas em uma boate no bairro Mato Alto, os policiais militares notaram uma movimentação suspeita de um casal, junto a uma barraca de churrasquinho.

No local, os policiais encontraram um pote de plástico contendo quatro papelotes de cocaína. O homem tinha um papelote de cocaína consigo, além de uma expressiva quantidade em dinheiro.

A droga foi apreendida e o casal recebeu voz de prisão.

- Policiais militares de Balneário Arroio do Silva foram acionados para verificar uma denúncia de furto no bairro Areias Brancas. Ao chegar, flagraram o ladrão dentro da residência.

Durante a verificação do local, os policiais militares constataram que ele entrou pelo forro da casa e já deixara separado diversos objetos para serem furtados, que encontravam-se na janela dos fundos.

O homem, que possui diversas passagens policiais, foi conduzido à delegacia.

Descartada greve no HRA

PM pega receptador e ladrão

Ronda Policial

lhadores haviam pleiteado reajuste de 100% da infla-ção nos salários e 100% no vale alimentação, mais aumento real de salário em 3%.

A proposta da catego-ria patronal foi de reajuste cobrindo 100% da inflação e de reajuste de 33% no vale alimentação para janeiro de 2017, que foi aceita pelos trabalhado-res, descartando a possi-bilidade de greve nos pró-

para um homem que tem um bar nas proximidades.

Com o receptador os policiais encontraram um macaco hidráulico e o bo-tijão de gás furtados, em um veículo Corsa. O co-merciante disse que pagou R$ 20,00 pelos dois equi-pamentos e foi conduzido

ximos dias. Para Cléber Ricardo da Silva Cândido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde da Região (SindiSaúde), a proposto foi boa, dentro da realidade que vive o país atualmente. “Melhorou, não é tudo o que quería-mos, mas dentro da con-juntura atual, podemos dizer que avançamos e avaliar a proposta como boa”, ponderou.

com Fábio a delegacia de Sombrio.

O homem conversou com a reportagem do Cor-reio do Sul e disse que tinha comprado os objetos para tentar pegar o ladrão, mas não conseguiu conven-cer a polícia de suas boas intenções.

ambulância. Os bombei-ros apagaram as chamas e prestaram atendimento aos assaltantes, que ti-veram ferimentos leves, devido o acidente. Ambos se recusaram a irem para o hospital.

A guarnição do PPT realizou busca pessoal nos bandidos e localizou os pertences roubados, além da arma com um cartucho e duas munições intactas.

Edson Borges da Sil-va, de 27 anos, natural de Porto Alegre, e Rob-son dos Santos, também de 27 anos, natural de Araranguá, receberam voz de prisão e foram encaminhados à Central de Polícia, juntamente com a motocicleta uti-lizada no assalto e com os objetos. O delegado plantonista autuou os dois em flagrante pelo crime de roubo.

Robson tem extensa ficha criminal, com 32 passagens policiais por roubo, furto, lesão corpo-ral e receptação. Edson também tem passagens policiais por roubo e porte ilegal de arma de fogo, contra ele ainda havia um mandado de prisão ativo da Comarca de La-jes, onde foi condenado pelo crime de roubo e estava foragido.

Na manhã desta quarta-feira,os dois fo-ram encaminhados para audiência de custódia e tiveram a prisão man-tida.

Gislaine Fontoura

Gislaine Fontoura

Page 16: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade16 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Page 17: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade 17Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

Page 18: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade18 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Page 19: Jornal digital 5055 qui_01122016

Geral 19Correio do Sul Quinta-Feira,

1° de dezembro de 2016

ESTADO DE SANTA CATARINAFUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE

PRAIA GRANDETERMO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2016- IL N. 02/2016CONTRATADO: LABORATORIO DE ANALISES CLPINICAS SÃO CAMILO

DO OBJETO: CONTRATAÇÃO DE LABORATORIO DE ANÁLISES CLÍNICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO EM LABORATORIO CLÍNICO NO ATENDIMENTO AOS SERVIÇOS

DE SAUDE OFERTADOS PELO SUS.DO VALOR: R$ 8.000,00(oito mil reais), estimados.DA BASE LEGAL: ARTIGO 25 DA LEI N. 8.666/93

DA JUSTIFICATIVA: A Inexigibilidade justifica-se por inviabilidade de competição, haja visto a contratação do universo de fornecedores do ramo de atividade compatível com o objeto, que demonstre interesse na prestação dos serviços e satisfaçam as exigências do Edital Credenciamento.

DA VIGENCIA: 18/11/2016 até 31/12/2016

VALCIR DAROSPREFEITO MUNICIPAL

ESTADO DE SANTA CATARINAFUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE

PRAIA GRANDETERMO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2016 – IL n. 02/2016CONTRATADO: LABORATORIO J.A. MATOS LTDA.

DO OBJETO: CONTRATAÇÃO DE LABORATORIO DE ANÁLISES CLÍNICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO EM LABORATORIO CLÍNICO NO ATENDIMENTO AOS SERVIÇOS

DE SAUDE OFERTADOS PELO SUS.DO VALOR: R$ 24.000,00(vinte e quatro mil reais), estimados.

DA BASE LEGAL: ARTIGO 25 DA LEI N. 8.666/93DA JUSTIFICATIVA: A Inexigibilidade justifica-se por inviabilidade de competição, haja visto a contratação do universo de fornecedores do ramo de atividade compatível com o objeto, que demonstre interesse na prestação dos serviços e satisfaçam as exigências do Edital Credenciamento.

DA VIGENCIA: 18/11/2016 ate 31/12/2016

VALCIR DAROSPREFEITO MUNICIPAL

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA DE PRAIA GRANDE

REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO

PROCESSO DE LICITAÇÃO N. 35/2016A Prefeitura Municipal de Praia Grande/SC, comunica aos

interessados no Pregão Presencial N. 13/2016 COM OOBJETO DE AQUISIÇÃO DE AR CONDICIONADO

DEVIDAMENTEINSTALADOS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ACORDO COM

AS ESPECIFICAÇÕES EM ANEXO AO EDITAL, que fica

REVOGADO oreferido Pregão Presencial, com fundamento no art. 49 da Lei

Federal nº 8.666/93.

Praia Grande, 30 de Novembro de 2016.

VALCIR DAROSPREFEITO MUNICIPAL

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Sombrio / 1ª VaraRua Edílio Antônio da Rosa, 974, Fone/Fax (48) 3533-6700, Centro - CEP 88960-000, Fone: (48)3533-6706, Sombrio-SC - E-mail: [email protected] de Direito: Pablo Vinícius AraldiChefe de Cartório: João Júnior Colodel

EDITAL DE CITAÇÃO - EXECUÇÃO - COM PRAZO DE 30 DIASExecução de Título Extrajudicial n. 0000123-93.2010.8.24.0069Exequente: Brasfumo - Indústria Brasileira de Fumos Ltda /Executado: Domingos Albino do Nascimento /

Citando(a)(s): Domingos Albino do Nascimento, Rua Manoel Elias Oliveira, 778, Januária, próximo aobar do Carlos - CEP 88960-000, Sombrio-SC, CPF 179.886.249-20, brasileiro(a), Agricultor

Valor do Débito: R$ 58.510,89. Data do Cálculo: 09/15. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acimaidentificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo deDireito tramitam os autos do processo epigrafado e CITADA(S) para, em 3 (três) dias úteis, contados doprimeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital (art. 231, IV, do CPC), efetuar o pagamentodo principal, acessórios, honorários advocatícios e despesas processuais. Não ocorrendo o pagamento,proceder-se-á à penhora de bens do executado. O executado poderá opor-se à execução por meio deembargos, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, a contar do primeiro dia útil seguinte ao transcurso doprazo deste edital (art. 231, IV, do CPC). E para que chegue ao conhecimento de todos, partes eterceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es),com intervalo de 0 dias, na forma da lei, bem como intimado da penhora, via Bacen Jud, para, em 15dias, apresentar a defesa que entender cabível.

Sombrio (SC), 14 de junho de 2016.

Adroaldo Jacobi de FreitasCódigo de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça - Art. 212

DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE Lei n. 11.419/2006, art. 1º, § 2º, III, “a”

Par

a co

nfer

ir o

orig

inal

, ace

sse

o si

te h

ttps:

//esa

j.tjs

c.ju

s.br

/esa

j, in

form

e o

proc

esso

000

0123

-93.

2010

.8.2

4.00

69 e

cód

igo

1X00

0000

0I9Q

G.

Est

e do

cum

ento

foi l

iber

ado

nos

auto

s em

14/

06/2

016

às 1

3:10

, é c

ópia

do

orig

inal

ass

inad

o di

gita

lmen

te p

or A

droa

ldo

Jaco

bi d

e F

reita

s.

fls. 6

AVISO DE LICITAÇÃO EDITAL Nº 35/2016 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL FORMA DE JULGAMENTO: MENOR PREÇO UNITÁRIO OBJETO: A presente Licitação tem por objetivo à aquisição de 02 veículos para ampliação da frota desta Autarquia, sendo: 01 veículo utilitário e 01 veículo hatc, conforme especificações constantes do Anexo I do presente Edital. ENTREGA DE ENVELOPES: até as 15h00min do dia 14 de dezembro de 2016, no Setor de Compras do SAMAE DE ARARANGUÁ, com sede na Rua Expedicionário Iracy Luchina, 711, Urussanguinha. ABERTURA DE ENVELOPES: Às 15h00min do dia 14 de dezembro de 2016, na sala de reuniões do Setor de Compras do SAMAE de ARARANGUÁ/SC. EDITAL COMPLETO: está à disposição dos interessados no Setor de Compras da Autarquia, durante o horário de expediente, e através do endereço eletrônico: www.samaeararangua.com.br. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (48) 3524-0837 ramal 226 e através do e-mail: [email protected]. Base Legal: Leis Federais n.º: 10.520/2002 e 8.666/93, LC nº 123/2006, Decreto Municipal nº 2.676/2005 e demais legislações aplicáveis.

Araranguá, SC, 30 de novembro de 2016.

Everson Casagrande Diretor Geral do SAMAE

Alex Sandro Pereira Bianchin Diretor Administrativo do SAMAE

LEILÃO JUDICIAL VARA DO TRABALHO DE ARARANGUÁ

08/12/2016 – 13 horas – Justiça do Trabalho Bens: terrenos no lot. Costa Verde, Guairacá e Acquabela, no Balneário Arroio do Silva – terreno no lot. Menino Deus, em Araranguá – casa na Rua Paulo Pietsh Sobrinho, em Araranguá – casa na Rua Maurício João Sores, em Araranguá - apartamento no Ed. Cruzeiro do Sul, em Araranguá – pavilhão industrial de 900 m², construído sobre terreno com 2.400 m², situado no Parque Industrial de Araranguá – terreno no loteamento Coelho I, em Sombrio – terreno medindo 15.000 m², com pavilhões de 2.850 m², situado em Curralinhos, Passo de Torres – veículo Peugeot Partner, ano 1999 – veículo GM S10, ano 1996 – máquina para colar entretela – compressor de ar – veículo GM Vectra, ano 1998 – caminhão Scania R124G 420, ano 2005 – caminhão Scania R124G, ano 2000 – quatro semi-reboques com três eixos, anos 2000 a 2001 – máquinas de costura – dentre outros itens.

3433-4142 – 9984-9593 – damianileiloes.com.br

Page 20: Jornal digital 5055 qui_01122016

Publicidade20 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Page 21: Jornal digital 5055 qui_01122016

Araranguaenses prestam homenagem as vítimas do avião da Chapecoense

Correio do Sul - Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

> ARARANGUÁ

Integrantes da Confraria Ver-de e Branco e da

Família Palmeiras, da torcida do Palmeiras de Araranguá e região, da Banda Louca do Ara-ranguá Esporte Clube (AEC) e torcedores de outros times se reuni-ram em frente à Igreja Matriz de Araranguá para um ato em ho-menagem as pessoas que foram vitimadas com a queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-

-Americana, na Colôm-bia, nesta terça-feira. O a t o i n i c i o u à s 20h30min desta quar-ta-feira, dia 30, com orações e após cantos em homenagem às víti-mas e familiares. Des-de 19h40min algumas pessoas já estavam es-perando na Praça Cen-tral, em frente à igreja e aos poucos famílias inteiras iam chegando. Cerca de 60 pessoas participaram do ato, vestidas com as cami-sas de seus times ou de verde, alguns carregan-do cartazes e bandei-ras de times de futebol. Após as orações e can-tos em frente à Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, o grupo seguiu caminhando e cantando

25-44-59-63-73CONCURSO 4.246

QUINA 30/11

CONCURSO 1.575

03-10-30-44-53-56CONCURSO

1.881

MEGA SENA30/11

01-02-03-04-0709-11-12-13-1516-17-19-20-21 CONCURSO

1.442

LOTO FÁCIL

30/11

Gislaine Fontoura pelo Calçadão Central da cidade, deram uma volta na quadra, pas-saram em frente ao Fó-rum e retornaram para frente da Igreja Matriz, onde o ato foi encerra-do com mais orações. Túlio Fernandes, in-tegrante da Confraria Verde e Branco contou que o grupo tem cerca de 150 participantes e que a homenagem foi organizada por meio do aplicativo WhatsApp e pela rede social Fa-cebook. “A gente gosta muito de futebol e esta-mos aqui para abraçar a causa da Chapecoense, foi uma notícia triste, no futebol todos somos amigos”, declarou. A Polícia Militar controlou o trânsito, durante o ato.

Page 22: Jornal digital 5055 qui_01122016

Passeio ciclístico é neste sábado Bolsa Paratleta

Araranguá no pódio das Paralimpíadas

22 Correio do Sul Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

> SÃO JOÃO DO SUL

Esperado nos finais de ano em São João

do Sul, mais um Passeio Ciclístico deve acontecer neste fim de semana. A quarta edição do evento será neste sábado, dia 3, e já conta com mais de 460 inscritos. “Espera-mos passar dos 500 par-ticipantes e estamos com boa expectativa, muito otimistas pela partici-pação da comunidade”, comenta a secretária de Educação do município, Susânia Bendo Cechi-nel.

O passeio começou buscando integrar pais

> ARARANGUÁ

Era ques tão de tempo! Nesta terça--feira foi feita a pu-blicação da Lei Muni-cipal 3.447, dispondo sobre concessão de ajuda de custo a pa-ratletas de Araran-guá que se destaca-rem em competições estadual ou nacional.

Autor do projeto que originou à Lei, o vereador Kila Ghelle-

> ARARANGUÁ

O mesatenista (jo-gador de tênis de mesa) de Araranguá, Ander-son Cardoso Tommasi, representou muito bem a Cidade das Avenidas e o Estado de Santa Catarina, nas Paralim-píadas Escolares 2016. O evento ocorreu no CT Paralímpico, na Rodo-via dos Imigrantes, na capital paulista, em os dias 22 e 25 deste mês. Na modalidade por equipes, o atleta

e alunos das escolas de São João do Sul, porém, a ideia foi abraçada pela população e se tornou algo bem maior. “Objeti-vo é passear, não compe-tir. Além de despertar a consciência ambiental, a busca pela saúde e a in-tegração na comunidade. Estamos muito felizes com a proporção que o passeio tomou”, analisa Susânia. Depois de Vila Santa Catarina, Três Co-queiros e Passo Magnus, a concentração neste ano deve ser na comunidade

re comemorou. A cha-mada Bolsa Paratleta vai possibilitar que os beneficiados rece-bam auxílio financei-ro por um período de dois anos consecuti-vos, a contar do ano subsequente ao que competiu. O benefí-cio para o primeiro lugar tem o valor de R$ 400,00 (mensal). Ao segundo lugar a ajuda concedida é de R$ 300,00 (mensal), e ao terceiro lugar será repassada a quantia

conquistou o primei-ro lugar, enquanto no individual, Anderson f i c o u e m s e g u n d o . Completando o terceiro pódio na competição, o jovem ficou em terceiro lugar nas duplas. O desempenho do jovem ajudou Santa Catarina a conquistar o segundo lugar geral das Pa-ralimpíadas, ficando atrás apenas de São Paulo. O mesatenista tem o apoio da Pre-feitura de Araranguá, por meio da Subse -cretaria Municipal de Esportes

de Nova Fátima, a partir das 14 horas. Ônibus e caminhões estarão per-correndo toda a cidade para levar pessoas e bici-cletas até o local da saída e depois, de volta a suas comunidades de origem. “Inscrições poderão ser feitas na hora por um quilo de alimento, que converteremos em ces-tas básicas para quem mais precisa”, avisa a secretária. Vale lembrar que cada um deve levar sua bicicleta, água e usar protetor solar e boné.

de R$ 200,00 (men-sal).

Entre os paratle-tas de destaque no município constam nomes como Ander-son Cardoso Tomazi e Leonardo Arnold Correa. Os dois são estudantes, adoles-centes e mesatenis-tas, que já acumulam conquistas em nível de Santa Catarina e Brasil. Na Câmara de Araranguá, Anderson foi um atuante verea-dor mirim.

Rodada do máster é adiada23Correio do Sul

Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Araranguá vence handebol da LAVM Presidente em exercício revela adesão de 13 mil

sócios de fora de Chapecó

> ARARANGUÁ

Em virtude do trágico aci-dente envol-

vendo o time da Cha-pecoense, jornalistas e também o presidente da Federação Catari-nense de Futebol, Del-fim Peixoto de Paduá Filho, a diretoria da FCF decretou luto e a última rodada da pri-meira fase de classifi-cação do campeonato catarinense de máster que seria realizada neste final de semana foi cancelada.

O Araranguá Es-

> ARARANGUÁ

As equipes masculina e feminina de handebol sub-17 de Araranguá, fo-ram campeãs dos Jogos da Liga Atlética do Vale Mampitupa (LAVM) que envolve municípios de toda a região. As finais ocorre-ram na segunda-feira, no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli, na Cidade das Avenidas. No masculino, o time venceu Sombrio por 21 a 20, enquanto no femi-nino o título foi conquis-tado diante de meleiro, pelo placar de 19 a 16. As equipes são apoiadas pela Prefeitura de Araranguá, por meio da Subsecretaria Municipal de Esportes.

> CHAPECOENSE

Ivan Tozzo, presi-dente em exercício da Chapecoense, revelou nesta quarta-feira que de ontem para hoje o clube ganhou a adesão de 13 mil sócios de fora da cidade.

- Nem nós sabíamos da grandeza do clube. Em 2005 o nosso clube

porte Clube iria en-trar em campo e agora aguarda que seja mar-cada uma nova data. O AEC iria até a cidade de Joinville enfren-tar o máster local em busca da classificação a final. Viajaria pre-cisando apenas de um empate, e no outro jogo da rodada o Criciúma pegaria em casa o Tu-barão.

Nota de pesar A diretoria do AEC

enviou uma nota de pesar prestando todas as condolências a Cha-pecoense e as vitimas desse trágico acidente,

lçembrando que AEC e Chape eram adversá-rios na década de 90 pelo campeonato Ca-tarinense de futebol, um jogo histórico foi no estádio Gremio Fron-teira em Araranguá, onde o AEC aplicou 7 x 1 na Chapecoense de Paulo Rink e compa-nhia, com gol olímpico do atacante Caio que depois também vestiu a camisa da Chapeco-ense. “Hoje o AEC é também Chapecoense, e que DEUS receba de braços abertos esses campeões” frisou o di-retor e treinador do master do AEC Cleder Maciel.

era para fechar, cheio de dívidas. E consegui-mos chegar a esse nível. Recebi telefonemas de clubes querendo vir para Chapecó para saber o que fizemos. A dimensão que a gente tem jamais alguém imaginou. De ontem para hoje 13 mil sócios quise-ram se associar, todos de fora de Chapecó. Isso de-monstra o trabalho que fi-zemos. Atualmente temos 9 mil sócios pagantes.

Page 23: Jornal digital 5055 qui_01122016

Rodada do máster é adiada23Correio do Sul

Quinta-Feira, 1° de dezembro de 2016

Araranguá vence handebol da LAVM Presidente em exercício revela adesão de 13 mil

sócios de fora de Chapecó

> ARARANGUÁ

Em virtude do trágico aci-dente envol-

vendo o time da Cha-pecoense, jornalistas e também o presidente da Federação Catari-nense de Futebol, Del-fim Peixoto de Paduá Filho, a diretoria da FCF decretou luto e a última rodada da pri-meira fase de classifi-cação do campeonato catarinense de máster que seria realizada neste final de semana foi cancelada.

O Araranguá Es-

> ARARANGUÁ

As equipes masculina e feminina de handebol sub-17 de Araranguá, fo-ram campeãs dos Jogos da Liga Atlética do Vale Mampitupa (LAVM) que envolve municípios de toda a região. As finais ocorre-ram na segunda-feira, no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli, na Cidade das Avenidas. No masculino, o time venceu Sombrio por 21 a 20, enquanto no femi-nino o título foi conquis-tado diante de meleiro, pelo placar de 19 a 16. As equipes são apoiadas pela Prefeitura de Araranguá, por meio da Subsecretaria Municipal de Esportes.

> CHAPECOENSE

Ivan Tozzo, presi-dente em exercício da Chapecoense, revelou nesta quarta-feira que de ontem para hoje o clube ganhou a adesão de 13 mil sócios de fora da cidade.

- Nem nós sabíamos da grandeza do clube. Em 2005 o nosso clube

porte Clube iria en-trar em campo e agora aguarda que seja mar-cada uma nova data. O AEC iria até a cidade de Joinville enfren-tar o máster local em busca da classificação a final. Viajaria pre-cisando apenas de um empate, e no outro jogo da rodada o Criciúma pegaria em casa o Tu-barão.

Nota de pesar A diretoria do AEC

enviou uma nota de pesar prestando todas as condolências a Cha-pecoense e as vitimas desse trágico acidente,

lçembrando que AEC e Chape eram adversá-rios na década de 90 pelo campeonato Ca-tarinense de futebol, um jogo histórico foi no estádio Gremio Fron-teira em Araranguá, onde o AEC aplicou 7 x 1 na Chapecoense de Paulo Rink e compa-nhia, com gol olímpico do atacante Caio que depois também vestiu a camisa da Chapeco-ense. “Hoje o AEC é também Chapecoense, e que DEUS receba de braços abertos esses campeões” frisou o di-retor e treinador do master do AEC Cleder Maciel.

era para fechar, cheio de dívidas. E consegui-mos chegar a esse nível. Recebi telefonemas de clubes querendo vir para Chapecó para saber o que fizemos. A dimensão que a gente tem jamais alguém imaginou. De ontem para hoje 13 mil sócios quise-ram se associar, todos de fora de Chapecó. Isso de-monstra o trabalho que fi-zemos. Atualmente temos 9 mil sócios pagantes.

Page 24: Jornal digital 5055 qui_01122016

QUINTA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO DE 2016

AS MELHORESOFERTASDE NATALESTÃO AQUI.EU GARANTO!

LUCIANO HANGDONO DA HAVAN