jornal do comércio hauer - edição nº 104

16
Nos trilhos Caminhada pela fé Imagina na Copa Entidades de engenharia se reúnem para avaliar impactos da construção do metrô em Curitiba Colégio Erasto Gaertner celebra tradição alemã com procissão para São Martinho Lojistas e vereadores analisam a possibilidade de fechar o comércio durante os jogos do mundial Moradores e comerciantes do Grande Boqueirão debatem a relação ciclofaixa X estacionamento em Audiência Pública com o prefeito Até onde vai esta discussão? Foto: Divulgação Foto: Rodrigo A. Romani Pág. 7 Pág. 12 Pág. 9 Pág. 11 EXEMPLAR GRÁTIS CIRCULAÇÃO HAUER BOQUEIRÃO ALTO BOQUEIRÃO XAXIM UBERABA GUABIROTUBA EDIÇÃO QUINZENAL 1ª quinzena de junho de 2013 Ano 7 - Edição Nº 104 ®

Upload: jornal-comercio-hauer

Post on 28-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

NESTA EDIÇÃO: Audiência sobre Lei Orçamentária ouve público da regional do Boqueirão - pág. 12; IEP debate metrô de Curitiba - pág. 07; Caminhando pela fraternidade - pág. 09; CMC discute feriado durante jogos da copa - pág. 11.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Nos trilhos

Caminhada pela fé

Imagina na Copa

Entidades de engenharia se reúnem para avaliar impactos da construção do metrô em Curitiba

Colégio Erasto Gaertner celebra tradição alemã com procissão para São Martinho

Lojistas e vereadores analisam a possibilidade de fechar o comércio durante os jogos do mundial

Moradores e comerciantes do Grande Boqueirão debatem a relação ciclofaixa X estacionamento em Audiência Pública com o prefeito

Até onde vaiesta discussão?

Fot

o: D

ivu

lgaç

ão

Foto: Rodrigo A. Romani

Pág. 7

Pág. 12

Pág. 9

Pág. 11

EXEMPLAR

GRÁTIS

CIRCULAÇÃO

HAUERBOQUEIRÃO

ALTO BOQUEIRÃOXAXIM

UBERABAGUABIROTUBA

EDIÇÃO QUINZENAL

1ª q

uinz

ena

de ju

nho

de 2

013

An

o 7

- E

diçã

o N

º 1

04®

Page 2: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal2EDITORIAL

PEC 37Contra a impunidade política

Um dos temas principais dos protes-tos populares de junho foi o arquiva-mento de uma proposta de emenda na Constituição Federal. Protocolada com o número 37, no ano de 2011, a PEC 37 prevê que o poder de investigação criminal fosse uma tarefa exclusiva de policiais civis e militares. Se aprovada, o Ministério Público (MP), a Receita Fe-deral, o Banco Central, os Tribunais de Contas e Controladoria Geral da União deixariam de realizar investigações, que hoje são feitas em caráter colaborativo. Para termos uma noção da dimensão do

7 A

NO

S

EXPEDIENTEDiretor geral e redator chefe:Ricardo A. Dias (DRT-PR 5504)Departamento comercial:Adilson Silva | Cel.: 9135-0636Departamento financeiro:Thays de Freitas DiasReportagem:Jordana BasilioUanilla Marcela Piveta (DRT-PR 8071)Projeto gráfico e diagramação:Rodrigo A. Romani (DRT-PR 7756)Criação e arte final: Débora Carolina ColomboRevisão:Uanilla Marcela Piveta (DRT-PR 8071)

As matérias assinadas não expressam, necessariamente,

a opinião deste jornal.

1ª quinzena de junho

Av. Mal. Floriano Peixoto, 5261 - sala 2 Hauer - CEP 80010-130 - Curitiba/PR

Fone: (41) [email protected]

impacto, tornou-se pública a informa-ção que atualmente mais 34 mil inves-tigações estão nas mãos desses órgãos.

A proposta insultou o Ministério Pú-blico, autor de investigações famosas co-mo as que levaram a deposição do Collor e as do caso Mensalão. Há suspeitas de um grande jogo de interesses dentro do próprio Congresso para que o MP não atuasse diretamente na fiscalização de crimes políticos. O fato é que em um país tão carente do cumprimento da lei e da aplicação de penas em casos de corrup-ção, como é o Brasil, a aprovação da PEC traria ainda mais brechas para que muitos processos “terminassem em pizza”.

Em nações desenvolvidas, as inves-tigações entre a polícia e o Ministério andam lado a lado, o que fortalece os ideais de democracia. Precisa ficar claro, para toda sociedade, é que exemplos de conduta duvidosa sempre existirão, na polícia, no senado, nas instituições e na sociedade civil em geral. O que prejudi-ca a nação é quando a legislação abre precedentes que facilitem a vida dos cri-minosos. Agora os parlamentares agem com pressa pois, assustados com as manifestações populares em todo país, querem dar respostas sobre os pontos mais polêmicos das reivindicações. Sig-nifica que os cartazes nas ruas e pressão popular andam surtindo efeito.

Módulo Itinerante ficará no Hauer durante 15 dias

A Operação MMI (Módulo Móvel Itinerante), da Guarda Municipal de Curitiba, ficará instalada na Vila Hauer por 15 dias. O ponto de atuação será a Praça Joaquim M. de Almeida Torres, ao lado da passarela da Av. Marechal Floriano Peixoto. Além do módulo, haverá reforço nas rondas, nem um raio de oito quarteirões com viaturas e motos da Guarda Municipal, que per-manecerá quando a Operação for se instalar em outro endereço.

A Guarda Municipal trabalha si-multaneamente com dois módulos móveis, sendo uma Operação na área central e outra num dos bairros da ci-dade, contando com a presença cons-tante de dois agentes.

Nas proximidades da Praça Joa-quim M. de Almeida Torres, segundo informou o diretor da Guarda Munici-

pal, Cláudio Frederico de Carvalho, os problemas mais recorrentes são ligados ao uso e tráfico de drogas, prostituição e pedofilia. A definição dos locais que recebem a Operação MMI é feita com base nas estatísticas e também denún-cias da população.

Antes da instalação do módulo, hou-ve rastreamento e monitoramento da Praça, contando com a presença de cães farejadores e equipes da Antidrogas. A Guarda Municipal informa que a popu-lação pode colaborar com a Operação fazendo denúncias pelo telefone 153.

Fonte: PMC

Fot

o: C

esar

Bru

stol

in/S

MC

S

Entre os problemas mais recorrentes nas proximidades da passarela do Hauer estão o uso e o tráfico de drogas

Além do módulo, Operação MMI conta com reforço de rondas de viaturas e motos da Guarda Municipal

Page 3: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal 3ATUALIDADE

FATOSMARCANTESNA HISTÓRIA

8 de junho de 632Morre Maomé, o fundador do Islamismo e profeta do Alcorão, livro sagrado da re-ligião mulçumana A sua morte provocou uma crise no mundo árabe, já que Mao-mé não deixou descendentes masculinos e não designou nenhum sucessor.

13 de junho 1949Publicação da novela “1984”, de Ge-orge Orwell. O livro retrata o cotidia-no de um regime político totalitário e repressivo. No livro, Orwell mostra como uma sociedade é capaz de repri-mir qualquer um que se opuser a ela.

14 de junho de 1928 Nasce Ernesto “Che” Guevara, um dos heróis da Revolução Cubana, ao lado de Fidel Castro. Che foi um dos líderes revolucionários que mais se destacou no sé-culo XX.

O romance se tornou famoso por seu retrato de fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indiví-duo, abrindo espaço para discussões da sociedade contemporânea.

OBSERVATÓRIO DA MANCHETEEspaço dedicado exclusivamente à notícias positivistas. Reflexões e alfinetadas sobre manchetes que foram destaque na imprensa.

:: Richa autoriza crédito especial para empresas afetadas por vandalismo e enchentes (AEN)“A Fomento Paraná pratica juros abaixo aos do mercado. O empresariado dos 78 municípios que foram afetados com as recentes chuvas poderão ser beneficiados com este incentivo. Também terão direito comerciantes que tiveram es-tabelecimentos danificados por vândalos durante os protestos.”

:: Redução da tarifa em 14 cidades do Paraná (Paraná Online)“A força da democracia e as vozes das ruas ecoaram nos corredores e entraram nos gabinetes mais importantes dos três poderes. Isso foi uma conquista puramente do povo. Livre de bandeiras e apartidárias. No entanto, tais manifes-tações “saudáveis” necessitam ser um pouco mais sóbrias e objetivas, pois quem pede tudo não ganha nada!”

:: Brasil tem 7 milhões de mulheres empreendedoras (Paraná Online)“Naturalmente as mulheres acumulam mais atividades que os marmanjos. Isso facilita bastante na hora de empreen-der. Elas são mais detalhistas, perfeccionistas e bem mais críticas que os homens. Itens indispensáveis para tocar uma empresa e fazê-la crescer.”

:: “Flanelinha” é preso após forçar vítima a pagar valor abusivo em praça de Curitiba (www.bocamaldita.com)“Extorsão é crime. Ninguém pode cobrar para cuidar do carros em estacionamentos públicos. Ainda mais da maneira que é feito. Você para o carro e, de repente, aparece alguém com famosa frase: - Tá bem cuidado doutor! É lógico que na volta é preciso desembolsar uma gorjetinha que, dependendo do valor, pode desagradar os flanelinhas. Em caso de ameaça ligue para o 190.”

:: Por Ricardo [email protected]

EU ANUNCIO!

Participe dessa coluna você também. Envie seus comentários para [email protected]

Aqui, você encontra a opinião do empresariado local sobre as vantagens de anunciar no Jornal do Comércio Hauer.

“Para mim, o Jornal do Comércio Hauer é, antes de tudo, um grande parceiro. Minha satisfação é imensa pois, já no primeiro mês que anunciei tive um retorno ótimo.”

“O Jornal é minha primeira visão de como chegar até o meu cliente em potencial, pois é distribuído na região onde também é meu foco de mercado.”

“Trabalhamos com roupas diferenciadas para crianças, do dia a dia à festa, e anunciar no Hauer é uma forma de fazer com que o público conheça a nossa diferença no mercado.”

Jackelyne Helvjian - Max Dreams Roberta Müller – CheersRossana Queiroz – O Caipira Restaurante

Page 4: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal4GERAL

Legislando para o Grande BoqueirãoBairros da Regional têm novo representante na Câmara Municipal de Curitiba

O vereador Geovane Fernandes trabalhava como gestor público na região do bairro Boqueirão. Foi con-vidado pelo Partido Trabalhista Bra-sileiro (PTB) a se candidatar para as eleições de 2012. Com 49 anos, casado, pai de dois filhos, Geovane Fernandes tem como objetivo principal, dentro da Câmara Municipal de Curitiba, tra-balhar em prol da população.

Tem como missão, provar que um político e sua equipe podem e devem trabalhar com ética, honra e honesti-dade, provando que está engajado em uma nova geração de políticos, que visa mudanças rápidas e necessárias nas cadeiras do plenário. Agir sempre com honestidade é mostrar que é pos-sível um político tem como obrigação

agir em prol da comunidade.Fernandes faz parte de duas co-

missões na Câmara Municipal de Curitiba: a Comissão de Direitos Hu-manos, Defesa da Cidadania e Segu-rança Pública e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar Biênio 2013/2014. É membro atuante da paróquia São Francisco de Assis, localizada no bair-ro Xaxim, que é administrada pelo pa-dre Moreira.

Os primeiros dois anos de mandato

Desde sua posse, o vereador já re-quereu 289 proposições solicitando melhorias para a população, como lombadas, sinalização, asfalto, cons-trução de novos CMEI’s. Protocolou três projetos de lei, sendo um desses o que torna obrigatória a contratação de seguro para os frequentadores de estabelecimentos comercias voltado

à diversão, entretenimento e lazer, na forma que especifica que está em aná-lise nas comissões. Esta lei irá garantir aos frequentadores de bares, restau-rantes ou qualquer tipo de estabele-cimento voltado à diversão, que tenha capacidade mínima de 200 pessoas, um seguro financeiro para quaisquer tipos de danos que o usuário possa sofrer. Desde gastos em hospitais, medica-mentos, terapias, o valor mínimo de in-denização é de cem mil reais, podendo somente ser acrescido.

A região que o elegeu (Boqueirão, Xaxim, Hauer, Alto Boqueirão) pode contar sempre com sua dedicação e rapidez nas solicitações da população, não esquecendo que um vereador é elei-to para trabalhar em prol da sua cidade. Fernandes visa amplas melhorias para todas as regiões, aplicando assim o de-ver e obrigação de ter sido eleito, man-tendo seu foco: em defesa da família.

Em seu primeiro mandato, o vereador já apresentou mais de 280 propostas de melhoria local

Fot

o: D

ivu

lgaç

ão

Page 5: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal 5

Comemoração reuniu colaboradores, familiares e fornecedores

Foto: Divulgação

JBA: há vinte anos entregando a chave dos seus sonhos

A empresa JBA Imóveis, imobili-ária de Curitiba reconhecida no seg-mento de sobrados, celebra seus 20 anos de história. Para comemorar reu-niu corretores, clientes, colaborado-res e parceiros em confraternização num buffet, em São José dos Pinhais.

Com cerca de 1.200 unidades a venda, a empresa ampliou seus negó-cios, atendendo outros segmentos do mercado. “Nós temos 2.000 imóveis para venda em Curitiba e Região Me-tropolitana, dos quais 1.200 sobrados, 500 apartamentos, 200 terrenos e 100 casas. Diversificar é crescer”, destaca Ilso Gonçalves, diretor da empresa.

Trajetória de sucesso

Após de trabalhar com venda de carros usados, produtos importados e como bancário, o empresário Ilso Gonçalves teve interesse pelo mer-cado imobiliário. Foi depois investir num imóvel que decidiu fazer parte do ramo. Nos anos 90, deixou seu então emprego no banco, onde ficou por um ano e meio, para trabalhar na imobi-liária que havia lhe vendido o imóvel.

Em 1993, decidido a montar seu

próprio negócio, deu início à JBA. “Eu tinha 22 anos e sabia onde queria che-gar. No quarto mês, tínhamos uma sede própria com 13 corretores trabalhan-do”, conta Ilso, que começou em socie-dade, mas deu continuidade à empresa com sua esposa, Cláudia Tocci, na par-te financeira e administrativa.

Um ano após a abertura da JBA, além da sede própria, a imobiliária já contava com uma equipe de aproxima-damente 30 corretores. “Estávamos no caminho certo, investíamos em anún-cios, participávamos de feiras, mas fa-zíamos algo, que acredito que até hoje é um diferencial: assessoramento”, lembra o empresário.

Em 1994, foi aberta a loja no Jardim das Américas. No Bairro Boqueirão, a loja foi inaugurada nos anos 2000, e depois outras duas no Boa Vista e Água Verde. “Hoje, para abrir uma loja temos que ter pelo menos 400 imóveis disponí-veis para a comercialização. Passamos dois anos treinando equipe e gerente para depois fazermos a implantação”.

Para os próximos anos, Ilso acre-dita que a tendência de verticalização será ainda mais forte. Além disso, a parte de vendas online terá uma aten-

ção especial. “Vivemos num mundo de multitelas e todos estão consultando imóveis por meio de seus smartpho-nes”. Ilso ainda afirma que, em cinco anos, pretende abrir mais duas lojas, aumentando as vendas em 60%.

COMEMORAÇÃO

Empresa de destaque no ramo de imóveis comemora sua trajetória

Imagens do Bairro- HAUER -

Participe dessa coluna você também. Envie imagens de situações

curiosas de seu bairro para [email protected]

e nos conte sua história.

Intervenção urbana - A intervenção artística em um meio urbano chama a atenção de quem passa pelo cruzamen-to da Frederico Maurer esquina com a Presidente Pádua Fleury, em frente a sede administrativa do HSBC.

Moradores do Hauer - Os irmãos Alisson (piloto) e Andrei (copiloto) mano-bram este curioso carrinho. O modelo foi inspirado em um Ford 51, possui motor dois tempos e aproximadamente 20 anos. O registro do passeio foi feito na Presiden-te Pádua Fleury..

Fot

os:

Ric

ard

o D

ias

Page 6: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal6

Artista tipo exportaçãoCapital paranaense se destaca formação de artistas e atores que fazem sucesso no Brasil e exterior

Curitiba é conceituada nacional-mente como berço de grandes atores, a cidade já projetou nacionalmente artistas como Letícia Sabatela, Ale-xandre Nero, Ary Fontoura, Katiuscia Canoro, Fabiola Nascimento, Guta Stresser, Sônia Braga e outros tantos rostos conhecidos nos palcos e gran-des telas. A partir de agosto deste ano, uma novidade irá engrandecer ainda mais a formação de profissionais da área artística local. É o Curso de Te-atro e TV, promovido pelo Teatro Bar-racão EnCena.

A iniciativa, de colocar a inter-pretação para TV simultaneamente à interpretação para teatro, surgiu com a necessidade de atores que dominem as duas linguagens para terem sucesso não só em espetácu-los teatrais como também em comer-ciais, filmes e produções para TV, locais e nacionais. A produção de ví-deos para publicidade, filmes, séries

Curso prepara atores para atuação no palco e nas telas de TV

Técnicas de linguagem e expressão corporal são algumas das atividades desenvolvidas pelos futuros atores

e novelas está em pleno crescimento, necessitando cada vez mais de pro-fissionais, tanto na área técnica co-mo na área artística.

O Teatro Barracão EnCena, com pouco mais de seis anos de existência, já desponta como um dos melhores cursos de formação de atores do Pa-raná. Em seu quadro de professores constam somente profissionais com formação superior na área de Artes Cênicas, a maioria deles com pós-gra-duação ou mestrado, todos atuantes no mercado de trabalho. A supervi-são do trabalho voltado para vídeo é de Marcelo Munhoz, um dos melhores

profissionais da área no momento.Em constante crescimento, o cur-

so de interpretação dispõe além do palco do teatro, um estúdio para as aulas de TV com equipamentos mo-dernos e profissionais especializa-dos. As aulas são sempre prática e também há oficinas complementares em outras áreas de criação artística para ampliar o conhecimento dos alunos. Além do curso de Teatro e TV para o público adulto, a partir de 14 anos, O Teatro Barracão EnCena também oferece cursos de Teatro pa-ra adolescentes e crianças, a partir de quatro anos.

As matrículas estão abertas. O Teatro Barracão EnCena fica na Rua Treze de Maio, 160, próximo ao Teatro Guaíra. Informações pe-lo telefone (41) 3223-5517 ou pelo site teatrobarracaoencena.com.br.

Fot

os:

Div

ulg

ação

CULTURA

Page 7: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal 7PLANEJAMENTO

IEP debate metrô de CuritibaEntidades avaliam que a finalização do estudo de implantação ficará pronta em agosto

Cerca de 200 profissionais das áre-as tecnológicas de todo Paraná acom-panharam o seminário Metrô em Curi-tiba, realizado no final de junho. Com o tema “Contribuições da Engenha-ria” o evento foi promovido pelo Ins-tituto de Engenharia do Paraná (IEP) Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para colaborar de forma técnica com soluções que possam ampliar o debate sobre a implantação do metrô na capi-tal do Estado.

O evento aconteceu na sede da Pon-tifícia Universidade Católica do Para-ná (PUCPR) e solenidade de abertu-ra foi composta pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea, Luiz Capraro, pelo pre-sidente do IEP, Cássio José Ribas Ma-cedo, pelo presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, e pelo coordenador do curso de Engenharia Civil da PUCPR. Ricardo José Bertin.

“Curitiba é beneficiada com três grandes instituições da Engenharia, que se propõem a debater dentro da comunidade científica, junto com a sociedade e as instituições de ensino, um tema tão em voga como a mobili-dade urbana, ainda mais com os mo-vimentos populares dos últimos dias, com o povo brasileiro saindo às ruas

exigindo respostas e melhorias”, dis-se Capraro.

“É preciso reunir a comunidade científica para avaliar o ônus e o bônus da construção do metrô em Curitiba”, acrescentou Ribas Macedo. “A propos-ta desse encontro é, entre tantas, des-cobrir melhores métodos construtivos que menos penalizem habitantes e as ruas onde as obras serão realizadas”.

Para o presidente do Senge-PR, o engenheiro eletricista Ulisses Kaniak, as três entidades representam toda a Engenharia do Estado, que não pode

deixar de dar sua contribuição sobre a questão. “É visível o aumento da po-pulação e há anos o transporte públi-co permanece o mesmo. Nossa meta não é saber se determinado método é bonito ou não, barato ou não. Esse assunto é de mobilidade pública, é de Engenharia”, resumiu.

O secretário de Planejamento e Gestão da prefeitura de Curitiba, Fá-bio Scatolin, reforçou que a mobilida-de urbana é o grande tema e principal desafio da atual gestão. Segundo ele, o projeto do metrô curitibano deve

ser concluído até agosto deste ano e a previsão de licitação é até o final de 2013. “O valor foi reavaliado em R$ 2,3 bilhões e coincidentemente o traçado será o mesmo da via estrutural Norte--Sul datada de 1970. Isso mostra a im-portância do planejamento urbano e a necessidade de termos capacidade institucional para pensar na cidade para daqui a 50 anos”.

Encerrando o seminário, o especia-lista na estruturação de Parcerias Pú-blico Privadas (PPP) Leonardo Grilo falou sobre este formato de prestação de serviços, regido pela Lei n˚ 11.079, de 31 de dezembro de 2004. De acordo com ele, as PPPs devem aliviar uma falha de mercado, com a participação do setor privado auxiliando o setor público. A PPP tem como conceito for-matar contratos com prazos determi-nados, com bens revertidos ao Estado após o seu término; é específica para contratos superiores a R$ 20 milhões e com prazo de 35 anos; direcionada principalmente a setores de rodovias, pontes, túneis, abastecimento de água e resíduos e prevê uma partilha con-tratual dos riscos, com remuneração variável vinculada ao desempenho do parceiro privado. “A PPP resolve parte do problema, mas para dar certo é pre-ciso um competente parceiro público para a gestão do contrato”, concluiu.

Especialistas reavaliaram os custos da obra a gestão do sistema metroviário urbano durante o seminário

Fot

o: D

ivu

lgaç

ão I

EP

É A FACULDADE DO SEU TEMPOCLARETIANOO SEMIPRESENCIAL* DO CLARETIANO

www.claretiano.edu.brwww.claretiano.edu.br0800 725 1881 | (41) 3307 77292º SEMESTRE

VESTIBULAR 2013

Em Curitiba - Faculdade Claretiana de CuritibaAv. Presidente Getúlio Vargas, 1193 – Rebouças

2º SEMESTREVESTIBULAR 2013

PROGRAMAS DE BOLSAS DE ESTUDO

PROGRAMADE BOLSASCLARETIANO

* Curso na modalidade a distância com dois encontros semanais.

AULAS PRESENCIAISDUAS VEZES POR SEMANA.

Cursos oferecidos no modelo Semipresencial:

Tecnólogos :• Agronegócios (NOVO)

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas• Gestão de Tecnologia da Informação• Gestão Financeira• Gestão Pública• Logística• Recursos Humanos

Formação de Professores:• Artes - Educação Artística• Educação Física

Gestão:• Administração• Ciências Contábeis

Engenharia:• Engenharia de Produção

Saúde:• Educação Física bacharelado

• Estética (NOVO)

ClaretianoR E D E D E E D U C A Ç Ã O

Confira no site outras opções de cursos de Graduação e Pós-graduação nas modalidades Presencial e a Distância.

Page 8: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104
Page 9: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal 9

Caminhando pela fraternidadeProcissão celebra São Martinho, relembrando tradição alemã

Aconteceu, no Colégio Erasto Ga-ertner (EG), a tradicional Laternfest. Realizada em forma de procissões nas quais os alunos caminham com lanter-nas semelhantes a lampiões. A festa é inspirada em uma tradição que vem da Alemanha e de outros países da Euro-pa, que homenageia Sankt Martin, ou São Martinho, um santo reconhecido por sua generosidade e fraternidade.

Vivenciada por alunos do 4º ano do Ensino Fundamenta II, por suas famílias e pela comunidade escolar, a procissão ocorre dentro das depen-dências da escola e também em um pe-queno espaço ao redor do Colégio, tre-cho onde a comunidade também pode participar. Nela, as crianças compar-tilham a caminhada, iluminando o caminho com as lanternas, cantando músicas alemãs que celebram a data.

Assim como acontece no outono, nos países do norte do globo, o Colé-gio escolheu organizar o evento no final do mês de junho, pois é o perí-odo quando os dias também são mais curtos e mais frios, assemelhando-se às festas europeias.

A procissão ocorre no mês de junho, pois é quando os dias mais curtos e frios se assemelham ao outono europeu

Sem deixar o ensino do inglês, o EG conta com o alemão na grade es-colar. Danielle Fischler Kovalski, co-ordenadora de alemão do EG, afirma que a festa “é uma grande oportuni-dade de se vivenciar a cultura alemã, mas também é um precioso momento de trabalhar o sentido de valores com as crianças, pois homenageia alguém que compartilhou seu manto com um desconhecido, sem esperar nada em troca”. O Colégio Erasto Gaertner é um dos quatro colégios no Paraná, e único na capital, conveniados com a ZfA, orgão que representa o governo alemão no mundo.

O santo

Martinho nasceu na Hungria, anti-ga Panônia, por volta do ano 316. Seu pai era comandante do exército roma-no e acabou por influenciar o filho no serviço militar. Foi prestando serviço na Gália, atual França, que teria ocor-rido o episódio do manto, fato que o consagrou santo.

Segundo a tradição, seguindo via-gem para cumprir uma missão em um período de frio rigoroso, vestia, além de seu uniforme, um pesado capote. No caminho, viu um homem desabriga-do e, atendendo seu pedido de ajuda, rasgou seu capote em dois, cobrindo o pedinte com uma metade. De acordo com a tradição, depois deste episódio,

Martin teria sonhado que a pessoa a quem ele ajudou era Jesus Cristo. Sua fama se espalhou ao longo dos séculos. Depois ele acabou se tornando sacer-dote e bispo de Tours, cidade para a qual se dirigia na noite do episódio.

Nas cidades da Alemanha, ao anoi-tecer do dia de São Martin, em 11 de novembro, as famílias confeccionam lanternas para seus filhos e passeiam pelas ruas, cantando músicas e buscan-do dessa forma transmitir valores de fraternidade e consideração humana.

Alunos do 4° ano compartilham a caminhada com os pais e a comunidade escolar

TRADIÇÃO

Page 10: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104
Page 11: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal 11DIVERSOS

Olá, leitoras, estamos mais uma semana com a coluna de mo-

da “O closet da Princesa”. Quero falar com vocês, dessa vez, sobre a tendência listrado Preto e Branco, que veio com tudo para o inverno de 2013.

Para quem observa os look’s por aí, percebeu que o listrado começou a aparecer sutilmente nas peças de roupas e invadiu as vitrines. Se vo-cês acham que o preto e branco são simplesmente cores básicas, se en-ganaram. Elas, juntas, formam uma elegante composição que virou a sensação do momento.

As calças listradas são as maio-res novidades! Mas é necessário um pouco de cuidado com o tipo do corpo para usá-las, ou seja, se vo-cê é baixinha, mas têm pernas finas elas são ideais, pois irão alongar. Já para as baixinhas de penas grossas é preciso atenção para as demais combinações, pois podem chamar muita atenção para uma parte que já é por si só, menos discreta. Mui-tos dizem que não é aconselhado o monocromático para as gordinhas, mas elas também podem usar a ten-

CLOSET DE PRINCESAKamilla Almeida é blogueira

e colunista de [email protected]

dência! O segredo está nas listras verti-cais sendo as pretas mais largas que as brancas, para alongar a silhueta.

Os maxicolares em Black and Whi-te, também são atração, com pedras em designs retos e quadrado remeten-do ao estilo rock’in roll, assim também como os de franja.

É super fácil de montar um look com essas peças, principalmente com acessórios de inverno. Na parte infe-rior, uma calça listrada P&B com uma bota preta de camurça com cano cur-to. Para parte superior, uma básica preta e uma camisa de seda transpa-rente por cima, é uma ótima combi-nação. De acessórios, uma boina solti-nha, colar de franja e luvinhas de soft. E para fechar, uma jaqueta de couro preta por cima ou um casaco de velu-do e você está pronta para arrasar nas ruas de Curitiba!

Até a próxima, leitoras!Beijos da Kamy

Quer ficar ainda mais por dentro do mundo da moda?

Acesso o site www.portalexclusiva.com Todos os dias com várias dicas de moda, beleza, saúde e relacionamento para você!

CMC discute feriado durante jogos da copaEmpresários e políticos analisam paralisação do comércio durante a Copa do Mundo

Vereadores de Curitiba estiveram na Associação Comercial do Paraná (ACP) para debateram a proposta de decretação de feriados durante a Co-pa do Mundo 2014. Os políticos que in-tegram a Comissão Especial da Copa da Câmara de Curitiba apresentaram uma proposta que institui feriado mu-nicipal durante os dias dos quatro jo-gos que a capital paranaense sediará no ano que vem.

Com argumentos pontuais, a ACP defendeu posição contrária à insti-tuição dos feriados durante a Copa. Gláucio José Geara, vice-presidente e coordenador do Conselho Político, diz que a entidade já ouviu comercian-tes preocupados com o impacto que o comércio terá. “O prejuízo não tem como ser revertido pelo comerciante que vende hoje para pagar suas contas amanhã”, afirmou Geara.

O vereador Paulo Rinck falou dos vários pontos positivos e negativos dos feriados, e que esta é uma ques-tão aberta e que todos devem ser ou-vidos. Rinck disse que devemos lem-brar também dos eventos culturais que irão acontecer junto à Copa, co-mo a Fan Fest (festa dos fãs), previs-ta para o Parque Barigui, e que irá movimentar a cidade. “Estes debates são necessários para chegarmos a um consenso da forma mais democrática e transparente possível”, continuou.

O alerta de Camilo Turmina, vice-

-presidente e coordenador geral do Conselho das Câmaras Setoriais, é em relação à falta de táxis na cidade sugerindo que toda a frota de ônibus deva estar nas ruas.

Para o vice-presidente José Eduar-do Sarmento, quando os turistas deci-dem visitar uma cidade “eles esperam encontrar o comércio e os demais ser-viços em pleno funcionamento sendo, portanto, inconcebível a decretação de feriados nos dias de jogos da Copa”. Posição semelhante foi exposta por Odone Fortes Martins, também vice da ACP, para quem o fechamento do comércio trará “enorme prejuízo à ci-dade, além de dificultar a atração de visitantes do interior, de estados vizi-nhos e mesmo do exterior”.

O vereador Chico do Uberaba tam-bém se mostrou contrário aos feria-dos, frisando o comércio aberto será um ponto positivo para a cidade.

Hospedagem e segurança

Apesar dos 13 mil leitos hoteleiros já terem sido contratados pela Fifa em Curitiba e Região Metropolitana o presidente da Associação Brasilei-ra da Indústria de Hotéis do Paraná (Abih), Henrique Lenz César Filho, disse que a entidade não concorda com a instituição dos feriados. “Com o comércio fechado a cidade não será atrativa ao turista e desta maneira to-dos perdem”, ressaltou.

Para ser aprovada, a proposta pre-cisa ser votada em plenário. Depois o projeto segue para a sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet, o que ainda não tem prazo para acontecer.

Com informações da ACP

Page 12: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal12COMÉRCIO

Audiência sobre Lei Orçamentária ouve público da regional do BoqueirãoConsulta pública teve em pauta questão da falta de estacionamento na Marechal Floriano Peixoto

Atendendo ao público que abrange a regional do Boqueirão, aconteceu, na Igreja Visão Missionária, no Car-mo, a audiência que discute o destino dos R$ 7,1 bilhões previstos para o or-çamento de 2014, e o Plano Plurianu-al (PPA) 2014/2017, que define os pro-gramas da administração municipal a serem desenvolvidos nos próximos quatro anos. Ao todo, serão nove en-contros com os moradores de Curitiba, um em cada administração regional.

Nas consultas públicas, são deta-lhadas as propostas apresentadas nas audiências da Lei de Diretrizes Orça-mentárias, no primeiro semestre, e o cidadão tem chance de apresentar su-as sugestões de melhorias.

Compondo a mesa, estavam pre-sentes o prefeito Gustavo Fruet, o presidente da câmara dos vereadores, Paulo Salamuni, e o administrador da regional do Boqueirão, Augusto Meyer. Entre o público, o vereador Geovane Fernandes.

Foi exposta a questão da falta de estacionamento que tem preju-dicado o comércio local ao longo da Marechal Floriano Peixoto, in-cluindo possíveis mudanças, como alteração da ciclofaixa para as vias alternativas paralelas, Anne Frank e Ten. Francisco Ferreira Souza. O prefeito afirmou acionar a equipe do Ippuc para analisar a situação e possíveis soluções.

A questão das obras incompletas da avenida, entre os trechos Carmo e

Boqueirão, também esteve em pauta e foi anunciada com previsão de térmi-no para setembro.

Entre os principais assuntos le-vantados pela população, a melhoria nas vias públicas e a atenção às Uni-dades de Saúde (US) foram os princi-pais, como a falta de medicamentos e a demora na realização e agendamen-to de exames.

O prefeito anunciou que novos in-vestimentos para a regional do Boquei-rão serão realizados em áreas que ele definiu prioritárias, como educação e saúde, sendo que esta, afirmou Fruet, é a que mais tem recebido investimentos.

Para 2014, está prevista a inaugura-ção de duas US, a Xaxim, já em constru-

ção, e a Eucaliptos II, além de uma nova creche, o Centro Municipal de Educa-ção Infantil Fazenda Boqueirão 2.

Na área da educação, segundo Fruet, foram apresentados ao governo federal projetos para a construção de 34 Centros Municipais de Educação Infantil, um deles no Boqueirão. O Centro de Esporte e Lazer do Xaxim e o Centro da Juventude Eucaliptos, com quadras poliesportivas, piscina e pista de skate, serão liberados para a comunidade nas próximas semanas.

Quanto à mobilidade urbana, o pre-feito informou que há estudos para am-pliar o número de ônibus nos horários de pico e para a extensão em mais 20 quilômetros das ciclorrotas na região.

Fotos: Everson Bressan

“O comércio da Marechal sofre muito com a falta de estacionamento público. Portas estão sendo fechadas ao longo da avenida, incluindo empresas tradicionais do bairro que saíram da região devido à queda de movimento. O empresariado local precisa que providências sejam tomadas o mais breve possível.”

Ricardo Dias - Diretor do JCH.

Fruet afirmou que Ippuc vai analisar possíveis soluções para o impasse sobre o aumento de vagas na Marechal

Page 13: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal 13VARIEDADES

:: Por Rossana Queiroz

Receita bombom abeRto de moRangoIngredientes:• 2 bandejas de morangos

• 1 lata de leite condensado

• 2 colheres de margarina

• 1 lata de creme de leite

• 200 g de chocolate ao leite

Modo de preparo: 1) Em um recipiente, montar o bombom em camadas como se fosse um pavê:

1ª camada:

2) Picar os morangos e espalhar no recipiente.

2ª camada:

3) Levar o leite condensado e a margarina ao fogo e fazer um “bri-gadeiro branco” .

3ª camada:

4) Derreter o chocolate em banho--maria e, logo em seguinda, mistu-rar o creme de leite com soro .

5) Deixe gelar.

Rossana QueirozProprietária do Restaurante“O Caipira”

E-mail: [email protected]

HISTÓRIA DA MINHA RUAHipólito José da Costa nasceu no Uru-

guai, em 25 de março de 1774. Após o seu nascimento, a família transferiu-se para a região que deu origem à cidade de Pelo-tas, no Rio Grande do Sul, onde Hipólito iniciou seus estudos. Em 1792, começou a estudar filosofia e direito em Portugal, na Faculdade de Coimbra. Mudou-se, anos depois, para os Estados Unidos, onde ini-ciou estudos científicos sobre o clima e a agricultura da região. Nesta época,obteve contato com a maçonaria e escreveu seu primeiro livro: “Diário de minha viagem para a Filadélfia”.

Homem de grande habilidade com a política e escrita, retornou à Portugal em 1800, sendo nomeado diretor da Imprensa Régia. Ao retornar a Lisboa, foi preso por ordem do Santo Ofício, pois a maçonaria era condenada pela igreja. Em 1805, fugiu da prisão com a ajuda de amigos maçons, indo estabelecer-se na Inglaterra, onde se tornou amigo do príncipe herdeiro, o Du-que de Sussex.

Em 1º de junho de 1808, Hipólito José da Costa publicou, em Londres, o primeiro número do jornal “Correio Braziliense” ou “Armazém Literário”, em fascículos men-sais, com cerca de 80 páginas. A publica-ção foi proibida de circular no Brasil e em Portugal devido aos artigos que pregavam

liberdade de expressão, a independência do Brasil, além de condenar a aristocracia parasitária do Reino e a exploração econô-mica de Portugal em relação ao Brasil.

Após sua morte, em 1823, foi nomea-do patrono da Imprensa no Brasil. Desde o ano de 2000, o Dia Nacional da Imprensa no Brasil é comemorado em 1º de junho, quando foi publicado pela primeira vez o Correio Braziliense, devido ao caráter de nacionalidade do jornal, mesmo sendo edi-tado fora do país.

Com informações: Museu da Comunicação José Hipólito da Costa

XaximR. Hipólito da Costa

O jornalista maçom produziu de 1808 a 1822 aproximadamente 175 fascículos do jornal Correio Brasiliense

Page 14: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal14SOCIEDADE

1. Há três anos, equipe do Sesi atende comunidade com compromisso. Na foto, o administrador da regional do Boqueirão, Augusto Meyer, sua equipe, moradores e lideranças comunitárias.

2. Parabéns especial a um parceiro da By Brasil Impressões, Juliano Blan, que comemora aniversário dia 12/07. A equipe do jornal lhe deseja muitas felicidades!

3. O mês tem motivo de dupla comemoração para Lilian (esquerda) e Heloísa de Oliveira (direita). As duas também comemoram mais um ano de vida nos dias 17, a mãe, e 3, a filha. Felicidades!

4. Comemorando aniversário também no dia 14, Luiz Carlos, da Balanças Canadá. Que sua vida seja repleta de alegria!

5. Eduardo Berti parabeniza sua noiva, Karolyne Alice de Castro. A surpresa é para celebrar seu aniversário, no dia 18 de julho, e a data em que noivaram, 12 de junho.LEG

END

A

1

2 3 5

4

Page 15: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104

Edição quinzenal 15ENTRETENIMENTO

HORÓSCOPO QUINZENALÁries: Ajustes em seu lar, esclarecimen-to de pendências com familiares e ques-tões que envolvam finanças.

Libra: Tendências para imprevistos no trabalho, mas também boas novidades que alterem o ritmo neste setor, além de con-tatos diferentes que auxiliarão em metas.

Escorpião: Período para refletir sobre o que quer ser, realizar e também sobre responsabilidades que possui.

Capricórnio: Dedicação a problemas de outras pessoas é tendência a tomar sua atenção com mais intensidade.

Touro: Chances para tratar assuntos que envolvam documentos ou alguma buro-cracia associada a interesses materiais.

Gêmeos: Nos relacionamentos é indi-cado paciência e jeito ao se comunicar para evitar mal entendidos.

Sagitário: Momento mais propício para revisões do que para ações em negó-cios. Terá esclarecimentos importantes sobre assuntos antigos.

Leão: Leve mais a sério alguns senti-mentos e assuntos na vida amorosa, com tendência a eventos sociais.

Aquário: Rotina propensa a mudar em função de novas atividades ou mesmo por novidades no próprio ambiente de trabalho.

Virgem: Atenção aos assuntos da vida amorosa e de familiares, pois o ritmo da rotina e a dedicação com os seus projetos trazem risco de dispersão com temas especiais.

Resp

osta

s na

pág

ina

2.

Peixes: Aproveite para uma reflexão especial sobre sentimentos e também valores pessoais.

Câncer: Tendências para novas motiva-ções e um novo ciclo pessoal ao longo deste mês e no semestre, pondo fim em assuntos antigos.

Fon

te:

estr

elag

uia

.com

.br

Page 16: Jornal do Comércio Hauer - Edição nº 104