jornal do municÍpio maio 2014

8
ANO XI - MAIO 2014 Diretor Responsável: Jornalista EDISON TORRES JORNAL DO MUNICÍPIO MARICÁ www.obarao.blogspot.com [email protected] PDT DE MARICÁ COMEMORA O NOSSO BICENTENÁRIO. Com a presença de figuras ilustres do partido entre os quais o Deputado Estadual e candidato a vice-governador da chapa de Pezão, Felipe Peixoto, o Deputado Federal Marcelo Matos, o Diretório Municipal do PDT comemorou o bicentenário do município ocorrido agora no dia 26 de Maio. O presidente do partido, Carolino Gomes dos Santos, saudou os presentes e fez um breve histórico das personalidades que contribuíram para a nossa história. Depois do café da manhã, aconteceu uma grande concentração na Praça Orlando de Barros Pimentel. Páginas 4 e 5 VIAÇÃO Nª. Sª. DO AMPARO: UMA ÁRVORE QUE DÁ FRUTOS. Filhos de seu Jacintho Caetano cultivam e colhem os frutos da árvore que ele plantou. Página 7 FIGURAS ILUSTRES QUE FIZERAM A NOSSA HISTÓRIA Esquecidos pelo poder público nesse momento histórico pela passagem dos 200 anos de nosso município, o Jornal do Município, publica na página 3, uma reportagem em que resgata a nossa história mostrando para o público, figuras ilustres que deixaram para nós, uma lição de vida. Página 3 Felipe Peixoto, Julio Carolino, Marcelo Matos e Carolino Gomes dos Santos Prefeitura dá calote nos artistas que vieram cantar no carnaval. (Jornal O Extra). Ganha muitos adeptos o Movimento “SIM É POSSÍVEL”! Repórter ET Comandante Nardin conta a história do Padre Ricardo. Página 7 Depois do homem bala do carnaval, Quaquá quer trazer o trem bala para Maricá. Página 6 “A história não perdoa os traidores e o tempo vai se encarregar de puní-los”, disse o ex-prefeito Ricardo Queiroz referindo-se ao Prefeito Quaquá que segundo ele traiu o PMDB. Páginas 4 e 5 FABRÍCIA MOREIRA É A MISS MARICÁ 2014 Em concurso realizado no dia 18 de maio passado no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassaí, a bela jovem Fabrícia Moreira (20) superou outras belas candidatas e sagrou-se campeã do Miss Maricá 2014, e irá representar Maricá no concurso estadual em Petrópolis. Página 8

Post on 18-Oct-2014

447 views

Category:

News & Politics


0 download

DESCRIPTION

PDT COMEMORA OS 200 ANOS DE MARICÁ

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

ANO XI - MAIO 2014 Diretor Responsável: Jornalista EDISON TORRES

JORNAL DO MUNICÍPIOMARICÁ

www.obarao.blogspot.com [email protected]

PDT DE MARICÁ COMEMORAO NOSSO BICENTENÁRIO.

Com a presença de figuras ilustres do partido entre os quais o Deputado Estadual ecandidato a vice-governador da chapa de Pezão, Felipe Peixoto, o Deputado Federal MarceloMatos, o Diretório Municipal do PDT comemorou o bicentenário do município ocorrido agorano dia 26 de Maio. O presidente do partido, Carolino Gomes dos Santos, saudou os presentese fez um breve histórico das personalidades que contribuíram para a nossa história. Depoisdo café da manhã, aconteceu uma grande concentração na Praça Orlando de Barros Pimentel.

Páginas 4 e 5

VIAÇÃO Nª. Sª. DOAMPARO: UMA ÁRVORE

QUE DÁ FRUTOS.Filhos de seu Jacintho Caetano

cultivam e colhem os frutos da árvoreque ele plantou. Página 7

FIGURAS ILUSTRES QUE FIZERAM A NOSSA HISTÓRIAEsquecidos pelo poder público nesse momento histórico pela passagem dos 200 anos de

nosso município, o Jornal do Município, publica na página 3, uma reportagem em que resgataa nossa história mostrando para o público, figuras ilustres que deixaram para nós, uma liçãode vida. Página 3

Felipe Peixoto, Julio Carolino, Marcelo Matos e Carolino Gomes dos Santos

Prefeitura dá calote nos artistas quevieram cantar no carnaval. (Jornal OExtra).

Ganha muitos adeptos o Movimento“SIM É POSSÍVEL”!Repórter ET

Comandante Nardin conta a históriado Padre Ricardo. Página 7

Depois do homem bala do carnaval,Quaquá quer trazer o trem bala paraMaricá. Página 6

“A história não perdoa os traidores e otempo vai se encarregar de puní-los”,disse o ex-prefeito Ricardo Queirozreferindo-se ao Prefeito Quaquá quesegundo ele traiu o PMDB. Páginas 4 e 5

FABRÍCIA MOREIRA É AMISS MARICÁ 2014

Em concurso realizado no dia 18 de maio passadono Espaço Cultural Vovó Bellina em São José doImbassaí, a bela jovem Fabrícia Moreira (20) superououtras belas candidatas e sagrou-se campeã do MissMaricá 2014, e irá representar Maricá no concursoestadual em Petrópolis. Página 8

Page 2: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

2 - JORNAL DO MUNICÍPIO MAI0 2014

Repórter ET

Expediente:JORNAL DO MUNICÍPIO de MaricáEditora JC - Av. Rio Branco, 14 - 18º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJDiretor Executivo: Tiago Salles - Editor Responsável: Edison Torres, RP 385-DRT-PARedação: [email protected] / [email protected] Digitação: Pery Salgado e Stephanie DallianyProgramação Visual: PR PRODUÇÕES www.obarao.blogspot.com Representante:TRÁFEGO PUBLICIDADEDistribuição: Central de Jornalismo - Rua Barão de Inohan 233 - Centro - Maricá > Tel.: 2637-4170 Impressão: A TRIBUNAFotos: Pery Salgado e Rosemery Oliveira Os artigos assinados e opiniões são de responsabilidade de seus autores

SIM É POSSÍVEL

Está ganhando corpo o movimento criadopelo advogado Julio Carolino “SIM ÉPOSSÍVEL”, cujo objetivo é conscientizara população do município a votar emcandidatos daqui e ter seus própriosrepresentantes na Assembleia Legislativa.O que se observa e ao que parece, a regraé geral, no ano eleitoral, aparecemcandidatos que nunca pisaram em solomaricaense, em busca de votos compromessas inescrupulosas que o eleitoracredita. Aliás, é esse eleitor o responsávelpor essa mazela que é a política de nossopaís. O Congresso, as AssembleiasLegislativas e as Câmara Municipais sãoocupadas hoje por carreiristas que fazemda política, uma profissão rendosa. Comraríssimas exceções, diga-se depassagem.

COPA DO MUNDO

O povo brasileiro (termo comum nolinguajar dos governantes e políticos) nãoé contra a copa do mundo aqui no país. Arevolta refletida nas ruas é contra os altosgastos na construção dos estádios agoraapelidados de arenas, onde foraminvestidos bilhões de reais que poderiamser melhor empregados na construção dehospitais e escolas. A corrupção é muitogrande, os corruptos estão aí a zombar detodo mundo. Estava certo o ex-deputadojá falecido Geraldo Palmeira, daAssembleia Legislativa do Pará, quandopublicou um livro na década de 60 e lidopor esse repórter cujo título era “Os ladrõesnão estão na cadeia”.

O QUE FAZER?

A cidade está infestada de moradoresde rua e mendigos que vieram de outroslugares. Quer constatar o que dizemosbasta passar na Praça ConselheiroMacedo Soares, onde eles se reúnem sobos olhares das autoridades municipais quenão fazem nada.

AÇÃO SOCIAL

E por falar em moradores de rua emendigos, o que faz a Secretaria de AçãoSocial e Participação Popular?

ENCOSTANDO NA PAREDE

O presidente regional do PDT, CarlosLupi, encostou o governador e candidatoem Outubro Pezão na parede. Ou o seuvice deverá ser indicado pelo partido ou oseu grupo vai marchar com o petistaLindenberg Farias. Para o repórter trata-se de uma decisão infeliz qualquer acordocom o PT.

MINISTRA EM MARICÁ

A Ministra da Cultura, Marta Suplicyesteve em Maricá na tarde do dia 16 deMaio passado, para uma inauguração naMumbuca. Vocês precisavam ver oaparato policial e o número de puxa sacospresentes.

BATALHA VENCIDA

O amigo Clésio, da CEDAE estáeufórico. Também não é para menos. Elecontou ao repórter que depois de trintaanos de luta, a Associação de Moradoresde Araçatiba conseguiu finalmente que obairro fosse urbanizado. Clésio é ex-presidente daquela entidade e foi umbatalhador incansável para que a atualadministração voltasse suas vistas paraaquele bairro. É ano eleitoral, Clésio.

NOSSA HOMENAGEM

Nossa homenagem a Viação NossaSenhora do Amparo que no último dia 10de Maio completou sessenta e quatro anosde atividades, sendo a pioneira no setorrodoviário de Maricá. Bem administrada,ela hoje é uma força do setor ainda maisagora que está em um processo derenovação total de sua frota.

ESQUECERAM O CONVITE

Programaram uma sessão realizada nodia 15 de Maio passado na CâmaraMunicipal para prestar algumashomenagens. E um dos homenageadosera o Sr. Jairo Moro, figura querida erespeitadíssima nos meios políticos deMaricá. Só que na véspera do evento, seuJairo ainda não sabia de nada.

DEU NO EXTRADEU NO EXTRADEU NO EXTRADEU NO EXTRADEU NO EXTRA

PIADA DE SALÃO:Os sambistas que seapresentaram nocarnaval de Maricáainda não receberam– três meses depois– um centavo dodinheito prometidopela prefeitura dacidade.

Engrossando agalera que está como pires na mão estãoMonarco, Dorina,Wilson Moreira e Nelson Sargento – que aliás, faz noventa anos em Julho.

EM BUSCA DO PDT

O senador Lindenberg Farias conhecidocomo Lindinho, escolheu o seu vice que édo PV e agora parte para atrair o PDT parasua campanha. Não vai conseguir nada,pois o partido de Brizola já está apalavradocom o Sr. Pezão.

DESESPERO

Lula está desesperado. Grande parte doPMDB do Rio de Janeiro vai marchar coma candidatura de Aécio Neves àpresidência da República. E quemcomanda o bloco é o chamando “todopoderoso” do partido, Jorge Picciani quequer voltar à presidência da AssembleiaLegislativa em 2015. Aí se pergunta: Seráque ele se elege em Outubro, depois dafracassada tentativa de se eleger senador?

HAJA HOMENAGEM

E por falar nele, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), escolheuo nome do irmão Marco Antonio Cardoso Siqueira para batizar o Centro deArtes e Esportes Unificados, que construiu com recursos do governo federal.

Em seis meses, é a segunda homenagem que ele presta ao moço, mortono ano passado. Em janeiro, a nova Ponte da Barra também ganhou o nomedo irmão do prefeito e presidente regional do partido.

Page 3: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

MAIO 2014 JORNAL DO MUNICÍPIO - - - - - 3REPORTAGEM

NOSSOS GRANDES BENFEITORES ESTES SIM,FIZERAM A HISTÓRIA DE MARICÁ

agora até João Leopoldo Modesto Lealseu nome de batismo. O título de Condelhe foi concedido pelo Vaticano emretribuição pela grande contribuiçãofinanceira que ele destinava a IgrejaCatólica. Deputado Federal e Senador oConde foi um grande empresário ligado aBancos, fazendas e uma variedade deatividades comerciais. Por um longoperíodo ele controlou noventa por centodo comércio realizado entre Saquaremae Maricá. Modesto Leal, proprietário deum casarão antigo, pretendia instalar nolocal um asilo para velhinhosabandonados. Contudo, diante dasponderações do prefeito da época,Orlando de Barros Pimentel, doou paramunicipalidade. Após uma reforma, omesmo transformou-se no primeiro eúnico hospital público de Maricá, o atual“Hospital Conde Modesto Leal”.

NA EDUCAÇÃO

Elisiário Augusto da Matta – exerceu omagistério em Maricá, durante quarentaanos sem jamais pedir licença. Formadopela Escola Normal de Niterói. A escolapor ele dirigida aqui em nossa cidade,recebeu a visita do Conde D’Eu e daPrincesa Isabel quando a família realesteve no município. Foi agraciado com acomenda da Ordem da Rosa, peloImperador Pedro II. O governo do Estadotendo em vista o importante trabalho querealizou em favor da juventude estudantil,o fez patrono da maior Escola Estadual dacidade onde nasceu, trabalhou e morreu.

LISTA EXTENSA

A lista de personalidades quecontribuíram para a história de Maricá. Émuito extensa. Se vivos fossem,certamente estariam envergonhados,como nós, do aparecimento de umhomem bala em nossa história.

DOMICÍO DA GAMA: Nascido emPonta Negra – lidou na política brasileiraconsagrando-se ao lado do Barão do RioBranco ao qual ajudou na diplomacia nasquestões do Amapá, Missões e Acre. Comlarga visão política, substituiu JoaquimNabuco em Washington e depois foiembaixador em Londres.

CARLOS ALBERTO DE ABREURANGEL: Farmacêutico como o pai,

Maricá chegou ao seu bicentenário deemancipação político-administrativa. Sãoduzentos anos de história que começouquando a Vila de Santa Maria de Maricáfoi criada pelo alvará de 26 de Maio de1814, em homenagem à rainha Dª. MariaIsabel. Este alvará assinado pelo PríncipeRegente desmembrava a Vila, dos termosdas cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frioe Vila de Santo Antonio de Sá.

Em seu caminho, Maricá tem umaextensa lista de personalidades ilustresque deixaram para nós uma lição de vida.Nos vários setores de atividades eles sedestacaram como por exemplo naeducação, na saúde, na criação dotransporte público, tanto rodoviário comoferroviário. Nesta data em que secomemora os duzentos anos de suahistória, o Jornal do Município reproduzdados colhidos nos livros “Contando ahistória de Maricá” de César Brum e“Compêndios da história de Maricá” deAlexandra Lambraki, dessaspersonalidades.

NO SETOR RODOVIÁRIO

Jacintho Luiz Caetano, é o pioneiro e éum dos filhos mais ilustres de Maricá. Aempresa de ônibus Viação Nossa Senhorado Amparo que ele plantou, é hoje umadas mais sólidas do setor no Estado,graças a continuidade que deram seusfilhos, José Francisco Caetano, RonaldoCaetano e Maria do Carmo Caetano, apóssua morte em Dezembro de 1986.

O livro de Alexandra ao traçar um perfildas grandes personalidades queconstruíram a história de Maricá, diz:“Jacintho Luiz Caetano não nos deixou, asua presença é sentida em cada rua quepalmilhou, em cada obra que realizou,tocado por um profundo amor à terra. Euma verdade é inevitável: Jamais sepoderá reconstruir a história de Maricásem que se lembre, com saudade eorgulho o nome de Jacintho Luiz Caetano,o pioneiro, o filho extremado do solo queviu nascer e morrer”.

O TREM ERA NOSSO

José Antonio Soares Ribeiro – o Barãode Inoã. Em 1887 liderando um grupo, oBarão de Inoã criava a Estrada de Ferrode Maricá que acabava com o transporte

de carroças que já não davam mais vasãoao transporte de mercadorias da época.Não foi fácil a tarefa de se criar acompanhia devido aos inúmerosempecilhos que apareceram. Mas, oBarão de Inoã que presidia a recém criadaEstrada de Ferro lutou até conseguir seusobjetivos. Em 1889 dois anos depois decriada, o trem chegou a Itapeba e em1894 até o Centro da cidade. Com recursospróprios sem qualquer ajuda do governo,a diretoria da ferrovia fazia o trem chegar alocalidade de Manoel Ribeiro. Já era o anode 1901. o Barão de Inoã é outrapersonalidade na criação da Estrada deFerro.

NA SAÚDE: ORLANDO DE BARROSPIMENTEL

Em 1934 ele chegava a Maricáintegrando um grupo de médicos santistascom o objetivo de sanear o município dedoenças endêmicas, principalmente amalária. Major do exército, o Dr. Orlandode Barros Pimentel que era negro, foiprefeito de Maricá em três oportunidades:de 1937 à 1945, de 1947 à 1950 e de 1955à 1958. foi ele o responsável pelachamada “revolução urbana”preocupando-se em realizar oembelezamento da cidade. Promovendoalargamento das travessas, ruas eavenidas. Estas eram, na época, antigasvielas e caminhos fedorentos no Centroda cidade. Outro grande serviço prestadopelo Dr. Orlando foi a instalação da redede esgotos iniciando assim o saneamentonas residências e vias públicas. Diz o livrode César Brum: “Até aquele momento,Maricá não possuía um hospital público.O médico, Dr. Orlando, aproveitou de suaamizade com o Conde Modesto Leal paraconseguir do mesmo, a doação de umcasarão para instalar o hospital querecebeu o nome de seu benfeitor”. Foi,ainda o Dr. Orlando de Barros Pimentelque no início da década de 50 iniciou ostrabalhos de recolhimento do lixoresidencial através de uma carroçapuxada por tração animal evitando-se comisso que esse lixo ficasse espalhado nasruas.

CONDE MODESTO LEAL

O bonde da história de Maricá nos leva

realizava em sua farmácia encontrospolíticos depois que ingressou na políticamaricaense. Durante muitos anos foiconsiderado como médico do município,pois a nossa cidade tinha carência nessesetor da saúde.EXPEDICIONÁRIO LUIZ MANOELFERREIRA: Único maricaense a morrercomo herói nos campos de batalha durantea segunda grande Guerra Mundial.ANTONIO AUGUSTO RIBEIRO DEALMEIDA: Nascido aqui onde tambémfaleceu, formado em ciências jurídicas esociais, pelos grandes serviços queprestou a Maricá e ao Rio de Janeiro. Temhoje o seu nome lembrado em ruas doCentro da cidade e da capital no bairro deLaranjeiras.ANTONIO JOAQUIM DE MACEDOSOARES: Conhecido hoje comoConselheiro Macedo Soares, deu seunome a uma de nossas praças. Nascidoem Ponta Negra foi deputado atuante naAssembleia Legislativa do Estado tendorecebido de D. Pedro II a condecoraçãocom grau de cavaleiro da Ordem da Rosa.CÔNEGO JOAQUIM ANTONIO DECARVALHO BATALHA: Conhecido aquicomo Cônego Batalha, foi pároco da Igrejade Nossa Senhora do Amparo, sendo oresponsável por sua restauração.E a lista continua: JOAQUIM MARIANOALVÉS DE CASTRO: LUCIO FETEIRA,FRANCISCO SABINO DA COSTA,ARTUZINDO DE ABREU RANGEL, foiprefeito de Maricá de 1959 à 1963 e erapai do também ex prefeito LucianoRangel.AZAMOR JOSÉ DA SILVA foi um dosfundadores do Colégio Cenecista deMaricá. Teve destacada presença nodesenvolvimento de nosso município.GENÉSIO LOPES DA FONTOURA:pioneiro no ramo de postos decombustíveis, deixou sua contribuiçãopara a história de Maricá.OSVALDO LIMA RODRIGUES: Professor,foi um dos fundadores dos Colégios SãoCaetano e Cenecista, prestou grandesserviços ao setor educacional domunicípio.Com essa matéria de abertura de nossaedição, o Jornal do Município, presta suahomenagem a essas figuras ilustres – hojeesquecidas pelo poder público – que tantosouberam honrar nosso município aolongo de sua brilhante história.

Page 4: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

4 - JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

SIM É POSSÍVEL ACREDITAR QUE O “SIM É POSSÍVEL fazer política da forma que a gent

bandeira do PDT. SIM É POSSÍVEL acreditar que o povo deputado daqui que possa mudar a qualidade de vida dobandeira do SIM É POSSÍVEL”. Essa frase que será o ccampanha eleitoral que se avizinha, foi pronunciada váriaa vice-governador do PDT na aliança com o PMDB e poLegislativa, durante a sessão cívica realizada pelo partido

A CARA

O candidato a vice-governador, Deputado Felipe Peixcom Maricá, como ele próprio revelou. “Participar desta feos partidos. Ele falou da importância de Maricá ter um repdo Deputado Federal Marcelo Matos, também do partfluminense, tem um carinho especial por Maricá.

PMDB E PD

“Em 2012, o ex-prefeito Ricardo Queiroz já desenhav2014 – disse Julio Carolino ao recordar a intenção de Ricamajoritária do dia 5 de Outubro. Julio foi categórico ao afisim no individual (referindo-se ao prefeito). Enquanto os mpor suas administrações municipais, aqui em nosso muniquando meu pai chegou aqui para estagiar, é o mesmo dde 90 mil eleitores, já tem condições de eleger um Depu

RESGATE D

Na sessão cívica que marcou os 200 anos de MaricáMarcelo Matos, aniversariante do dia, disse que era a tere falou de seu irmão o Prefeito de São João de Meriti, Srecursos para Maricá destacando verba que foi empregQueiroz. Flávio de Castro, de Itaipuaçu, Adilson Maués reprefeito Ricardo Queiroz que não poupou críticas a Quaperdoa os traidores e o tempo vai se encarregar de pun

Mas foi o presidente doGomes dos Santos, quepela atual administraçãodata do bicentenário deadministrativa.

“Nesses 200 anos deesquecer aqueles quecontribuíram para a históriaDomicío da Gama, nascidodiplomata ao lado do BarãoInoã, criador de nossaCaetano o pioneiro nopassageiros pela rodovia, ode Barros Pimentel, oerradicou a malária aqui durante seus três mandatos comooutros. E disse, ainda: “Como médico, sinto ma pele o pcaótico e degradante. Com isso é triste ver o sofrimento PDT, seguiram em passeata até a Praça Orlando de Barr

Carolino: em seu discurso resgatou a nossa história.

Jairo Moro, Felipe Peixoto, Julio Carolino e Carolino Santos

Page 5: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

MAIO 2014 JORNAL DO MUNICÍPIO - - - - - 5

POVO QUER UMA CIDADE DECENTEe acredita. SIM É POSSÍVEL ter a juventude que leva aquer uma cidade decente. SIM É POSSÍVEL se eleger umo povo de nosso município. SIM É POSSÍVEL levantar acarro chefe do Diretório Municipal do PDT em Maricá nas vezes pelo Deputado Felipe Peixoto, que é o candidator Julio Carolino, candidato a uma cadeira na Assembleia

o de Brizola em comemoração ao bicentenário de Maricá.

DO PDT

oto é um política de Niterói, mas que se identifica muitoesta é a cara do PDT que recebe companheiros de todospresentante do legislativo estadual e destacou a presençaido que, segundo o orador, apesar de ser da baixada

DT JUNTOS

a que os dois partidos estariam juntos nessa eleição deardo àquela época e que se confirma agora nessa eleiçãormar que hoje em Maricá, não se pensa no coletivo, mas

município vizinhos realizam várias inaugurações concluídascípio só se lança pedra fundamental. O hospital de 1974e hoje. E finalizou afirmando que um município com mais

utado Estadual, que possa mudar esta cidade.

A HISTÓRIA

á, vários oradores se pronunciaram. O deputado Federalceira vez que vinha à Marica participar desta festa cívica,Sandro Matos que, quando Deputado Federal, conseguiugada na urbanização da cidade no governo de Ricardoepresentando o Conselho Comunitário de Itaipuaçi e o ex-quá, chamando-o de traidor e arrematou: “a história nãoi-los”.

Diretório Municipal, Carolinoresgatou a história esquecidamunicipal nessa memorávelnossa emancipação político-

Maricá não poderíamosfizeram ou melhordesse município. E citouem Ponta Negra e que foido Rio Branco: o Barão deestrada de ferro, Jacinthotransporte coletivo demédico, o médico Orlandomédico sanitarista que

o prefeito e o professor Elisiário Matta, na educação, entreroblema da saúde em Maricá, que apresenta um quadrode nosso povo. Após o ato cívico, os correligionários do

ros Pimentel como acontece todos os anos nesta data.

Bandinha comanda a passeata

Ricardo Queiroz: “Quaquá é um traidor”Acima à direita: Adilson Maués, Glauber Cartaxo,Orlando Aguiar e amigos lendo o Jornal doMunicípioAo lado, Julio Carolino informa: “Em Maricá sóse inaugura pedra fundamental”Ao centro, Felipe Peixoto é o candidatro dopartido a vice-governador na chapa do PMDB

JORNAL DO MUNICÍPIOA verdade sempre!

Page 6: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

6 - JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

Dra. Márcia Braz

CARTASINVESTIMENTOSDA CHINA PARA

MARICÁ.

O menino que foipobre na Mumbuca, naatualidade virou Prefeitocom dois mandatos ePresidente PartidárioEstadual do PT, não

mais menino pobre, foi a China oficialmente trazerinvestimentos com sua comitiva, leia-seoficialmente igual viagem bancada pelos cofrespúblicos, por nós que pagamos impostos.

Com a viagem oficial a China, deu entrevistaem um canal de televisão aberta falando dasmaravilhas do trem bala e dos investimentos queconseguiu para o porto de Jaconé Maricá.

Querido leitor, acredito que você está sefazendo a mesma pergunta que me fiz: qual porto?Já o fizeram e nem me avisaram? Então é uminvestimento captado agora para um futuro porto?

O prefeito fez várias visitas oficiais a váriospaíses afirmando que está trazendo investimentospara a cidade de Maricá, já percorreu quase omundo inteiro, mas ainda não apresentouefetivamente onde estão esses investimentos.

Na realidade não estamos vendo um resultadoprático de tantas viagens, mas continuamos a gastarcom essa peregrinação pelo mundo.

Nós precisamos dos serviços básicosessenciais, então repito a pergunta, cadê o básicode uma cidade, água, esgoto, saneamento básico,merenda escolar, educação de qualidade, saúdee segurança pública?

Mas é claro que no muno das maravilhas deMaricá, criada só no maravilhoso mundo de Boby,tudo pode acontecer, mas os serviços essenciaisnão.

Mas as eleições estão chegando e o meninoque antes era o garoto podre da Mumbucca, estácoordenando a campanha sonhadora do SenadorLindenberg, que quer ser governador com totalapoio do Prefeito de Maricá, mesmo contrariandoa cúpula do Governo Federal.

Mas o menino sonhador da Mumbuca querganhar o mundo e está trilhando seu caminho paraser Governador, sucedendo Lindenberg. DepoisQuaquá quer ser Presidente, sucedendo ao Lula,que deverá retornar a Presidência após o segundomandato da Presidente Dilma. Planos do ex pobremenino da Mumbuca Sr. Quaquá, no mundomágico das maravilhas do Sr. Washington Quaquá.

PAÍS DOS CONCHAVOS

Parabéns ao presidente do STF, Ministro JoaquimBarbosa que declarou ser o Brasil o país dosconchavos. Como diz o ditado, quem fala a verdadenão merece castigo.Emilson Albuquerque

EMANCIPAÇÃO, NÃO

Sou contra qualquer divisão dos municípios, a tal faladaemancipação. Não sei porque o Sr. RodovaldoCoutinho que escreve para esse jornal, é a favor. Seráque ele não está satisfeito com o atual prefeito e querdividir Maricá?Antonio Santos

SOLUÇÕES

Gostei do artigo publicado na página 7 da edição deAbril desse jornal. Os prefeitos que por aqui passaram eo que está passando, não sabem dar valor ao nossopotencial turístico que é o muito grande.José Luís Oliveira

PARABÉNS!

Meus parabéns ao responsável por este jornal pelasduas grandes matérias publicadas na página 3 daedição de Abril. “A noite da falsa apoteose” e os “50anos do golpe de 64”, mostraram o que é fazerjornalismo.Ademir Fonseca

INELEGILIBILIDADE

O que adianta ficar inelegível por oito anos e continuarno cargo? Dois pesos e duas medidas.Antonio Siqueira

NOVOS VEREADORES

Como é que é? Vão aumentar o número de vereadoresnas Câmaras Municipais? A nossa tem onze e já émuito pois eles não fazem nada.Haroldo Pacheco

INVESTIMENTOS AQUI?

Tem razão a Dra. Márcia Braz quando disse em seuartigo na edição passada que ninguém quer investiraqui, pois não temos nada a oferecer.Sonia Castro

ÔNIBUS

Parabéns a empresa Nª. Sª. Do Amparo que a cada diavem renovando sua frota com ônibus novos para bemservir a população.Leônidas de Almeida

ENFOQUES VANDA RUBIO

Gostaria de saber onde se encontram as ambulâncias doHospital Conde Modesto Leal.

- E aí, Sr. prefeito, vamos cuidar com carinho das ruas centraisde Maricá, porque sofremos com alagamentos.

- Soube pela língua do povo que em pleno feriado, exameschegaram para pacientes, sem devida consulta médica.

- Com relação ao sossego da pacata Maricá, necessitamosjá de uma UPP, pela quantidade de assaltos e estupros que davontade de morar em Bagdá.

- E aí, Sr. prefeito, sei que são bons os shows, mas nossasaúde em primeiro lugar, levei meu neto para o Conde e nãohavia pediatra, fui encaminhada para UPA de Inoã. Quevergonha!

- Como fica a população carente de Maricá, que nem granatem para pagar passagem?

Aniversariantes de Junho

Kátia Nazareth de Jesus da Silva Santos (Esposa de Carolino)Karla R. AlvesCarlos Eduardo FerrariRosane Oliveira NogueiraPaulo César RubioLúcia Francisca Oliveira

CREDIBILIDADE NÃO SE FAZ DANOITE PARA O DIA,

SE CONQUISTAAO LONGO DOS ANOS.

JORNAL DO MUNICÍPIO10 ANOS

EMANCIPAÇÃO

A emancipação de distritos, para a criação de novosmunicípios, é um assunto que tem gerado contestações, aindaque não apresentem uma razão consistente, muitas pessoasse dizem contrárias, mesmo sem um exame das razõesdaqueles que são favoráveis e lutam pela emancipação de seudistrito. Podemos citar aqui um inimigo de peso, nossapresidente da República, visto que demonstrou isso quandovetou integralmente a Lei aprovada pelo Congresso Nacional.Este veto será examinado e aceito ou não pelo Congresso. Aindaque esta outra Lei, agora ou em outra hora, terá que ser aceitaou criada, já que a emancipação de distritos está prevista naConstituição Federal de 1988, o veto a Lei de qualquer formatrouxe prejuízos aos emancipacionistas do Brasil, já que não ésó Maricá que têm pessoas lutando para a criação de novosmunicípios. Por sinal não podíamos deixar de fazer referência adois cidadãos que manifestaram-se sobre nossa pretensão, quediga-se não é somente nossa, mas de muitos outros munícipesmaricaenses, de qualquer forma ficamos satisfeitos com asmanifestações, pois democracia é isto o poder de expressarnossa opinião, porem para o Sr. José Carvalho, temos a dizerque só os fracos desistem da luta, quando lutam por aquilo queacreditam, já o Sr. Antonio Arruda, devo dizer que concordo comsua opinião, porem os políticos, bons e maus, sãoresponsabilidade nossa, o povo, mas no dia em que o eleitordeixar de reeleger candidatos, este país passará a andar a frente,e os políticos vão se tocar e melhorar.

Rodovaldo Coutinho

Page 7: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

MAIO 2014 JORNAL DO MUNICÍPIO - 7 - 7 - 7 - 7 - 7

Comandante

Nardim

O PADRERICARDO

Eu era comandante do

navio Presidente

Wenceslau, momento em que fazíamos uma

revisão bianual em Malta – Uma Ilha ao sul da

Cicília - Itália, cuja 95% da população era

Católica Apostólica Romana. Lá, encontramos

um padre de nome Ricardo, que havia sido

paroquiano em Mato Grosso do Sul – Brasil.

Ele falava português brasileiro, sem sotaque e

com todos os requintes da linguagem

coloquial brasileira, (um verdadeiro

malandro).

Padre Ricardo nos enturmou com a mais

fina flor da sociedade malteza, inclusive fui

agraciado com uma abotoadura que

pertencera ao primeiro Ministro de Malta. Um

dia estávamos reunidos no Mosteiro dos

Agostinhos, com a Charanga do navio,

divulgando o samba brasileiro aos maltezes.

O Padre, de sacanagem, pediu para a

charanga tocar o mais recente sucesso de Jair

Rodrigues e Elis Regina. Lógico, a charanga

não se fez de rogada e atendeu ao pedido do

sacerdote e ainda de quebra a música foi

acompanhada com passos de gafieira pelo

foguista mais saliente do grupo. Eis a música:

“Deixa que digam, que pensem, que falem.

Deixa isso pra lá, o que que há, o que é que

têm?

Eu não estou fazendo nada, você também,

é bom bater um papo tão gostoso com meu

bem.

Deixa que digam, que pensem, que

falem...”

Notei que ao começar cada estrofe, as

senhoras presentes esboçavam gesto de

horror, de reprovação, de espanto... Sentindo

algo errado, pedi que a charanga parasse de

tocar, dizendo: - Deixa essa música fora do

repertório, ao que o foguista perguntou: -

Deixar porquê, comandante? Deixa essa

música de fora pô. Enquanto isso, o padre dava

gostosas gargalhadas. Já meio apreensivo, me

desviando dos olhares indiscretos das nobres

senhoras, perguntei ao padre: - Padre Ricardo,

o que houve de errado com a música? O padre

com muito esforço para parar de rir, disse: -

“Deixa” no idioma maltez significa “vagina”.

- Pensei. O quê as nobres senhoras estarão

pensando de mim? - Puxa, até o comandante?

Permitir que o sambista faça gestos

obscenos?

VIAÇÃO Nª. Sª. DO AMPARO - 64 ANOSUMA ÁRVORE QUE DÁ FRUTOS

Aceleração de uma missa na igreja da padroeira do município,marcou a passagem dos sessenta e quatro anos de atividades daViação Nª. Senhora do Amparo. Não há o que negar: essa empresaé hoje uma das mais sólidas do Rio de Janeiro no setor do transporterodoviário, graças ao empenho, a competência de seus diretores,cujo objetivo principal era o de dar continuidade e projetar para forado município um trabalho que foi pioneiro aqui. Na verdade, JoséFrancisco Caetano, Ronaldo Caetano e Maria do Carmo Caetano,deram prosseguimento ao cultivo de uma árvore plantada por seupai Jacintho Luiz Caetano, um maricaense nascido no humildadebairro do Caju, nome está gravada na história de Maricá, como umdos seus grandes benfeitores.

A história de seu Jacintho é longa e acima de tudo vitoriosa.Empreendedor de primeira linha, galgou todos os degraus de umavida voltada para o comércio, cuja vocação surgiu desde os seusoito anos de idade, quando começou a vender doces na Praia deJacaroá, principal entreposto de pesca na época. Sua históriacontada em livro de autoria de sua filha Maria do Amparo, reveladetalhes de um homem que viveu e tinha como meta contribuir parao progresso de terra que o viu nascer. Seu Jacintho foi um batalhadoraté morrer em 1986, deixando um legado que enriqueceu o seucurrículo durante a vida.

A planta que ele cultivou desde a semente está aí para quemquiser ver. Bonita e frondosa ela sombreia a vida de milhares depessoas. Bem cultivada pelos filhos José Francisco, RonaldoCaetano e Maria do Carmo, ela vem ao longo dos anos dando frutos,o que lhes dão a certeza de esta como empresa solidificada, entreas melhores no hanking do Estado do Rio de Janeiro.

De dois ônibus quando começou há cerca de trezentos nos diasde hoje, o trabalho de seus diretores está refletido no bomdesempenho de seus funcionários que assistem orgulhosos ocrescimento da empresa que tem como meta principal prestar bons serviços a comunidade.

A frota está sendo renovada constantemente e para orgulho de seus dirigentes a meta está sendo alcançada.Contudo nesse texto em que lembramos os sessenta e quatro anos de bons serviços prestados pela empresa não poderíamos

encerrá-los sem nos reportamos a um fato lamentável, irresponsável e vergonhoso cometido pelo atual prefeito que mandouretirar o busto e o nome de seu Jacintho do terminal rodoviário, uma justa homenagem a quem tanto fez pelo transporte coletivode passageiros.

“Demagogo como ele é, e inescrupuloso, o prefeito batizou o terminal como sendo o terminal rodoviário do povo. Quantahipocrisia.”

Não importa a memória do seu Jacintho está gravada no coração do bom maricaense.Quem não for... Edison Torres

Jacintho Caetano, fundador da Viação NossaSenhora do Amparo

AMPARO RECEBE MAIS OITO ÔNIBUS URBANOS COM UMA NOVIDADE: DUASROLETAS PARA FACILITAR ACESSO

Mais uma vez a Viação Nossa Senhora do Amparo é escolhida pelaFetranspor para um projeto piloto: oito novos ônibus urbanos serão colocadosem serviço nas linhas Maricá - Rio do Ouro e Centro - Recanto com duasroletas, uma delas servirá apenas aos portadores de todos os tipos de cartões(Bilhete Único, Vale Expresso, Rio Card ...) e a outra será usada para pagantes

em dinheiro e portadoresde cartões de gratuidade(idosos, escolares eportadores denecessidades especiais eseus acompanhantes.

A intenção é priorizaros atendimentos diminuindofilas e facilitando o acessoaos veículos. Todos essesônibus são adaptados aportadores denecessidades especiais.

Page 8: JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014

8 - JORNAL DO MUNICÍPIO MAIO 2014FABRÍCIA MOREIRA É A MISS MARICÁ 2014/2015

preparações sejam julgadas apenas por duas horas deapresentação, onde o nervosismo e a ansiedade impera. Umamiss tem que ser completa, e o seu dia a dia também precisa serconhecido, suas atitudes para com a sociedade e seu respeitopara com os demais, daí o julgamento ser feito desde o início dapreparação.

O mesmo acontece no concurso estadual, onde desde achegada das candidatas elas são julgadas em todos os momentose atitudes durante a concentração de preparação para a grandefinal. E não para por ai, pois durante um ano elas são monitoradasem suas ações e atitudes e se forem condizentes à de umaverdadeira Miss, poderão perder seus títulos sem nenhum prejuízopara a produtora.

E finalmente, tivemos as notas de cinco jurados que julgaram a1ª entrada (traje esporte - ANTENADA), 2ª entrada (traje de banho- PERTH), 3ª entrada (traje de gala - ROSY FESTAS E EVENTOSe ATELIE MENINA ROSA) e finalmente as perguntas.

O resultado final foi o seguinte:MISS MARICÁ 2014/2015 - FABRICIA MOREIRA - Miss ItapebaVice -campeã - THAYZA CASSUCE - Miss Ponta NegraMUSA DO RODEIO DE MARICÁ 2014 - PÂMELA KARINE - MissSão José do Imbassaí, MISS FOTOGENIA 2014 - THAYZACASSUCE, MISS ELEGÂNCIA 2014 - PÂMELA KARINE eMISS SIMPATIA 2014 - LARISSA MAIA - Miss Mumbuca

Aconteceu na noite de 18 de maio no Espaço Cultural VovóBellina em São José do Imbassaí, a grande final do MISS MARICÁLATINA 2014/2015.

Além do concurso, o evento contou com desfiles do ATELIEMENINA ROSA com a jovem modelo Caroline Vieira e a magníficaapresentação de CHAIR DANCE (dança sensual com cadeiras)com a professora Luciana Ploe Fitness e a coroação de duasmisses plus size: Nilma Duarte (Meier) e Cleide Marques(Realengo).

O CONCURSO

O concurso Miss Maricá julga suas candidatas desde o primeiroensaio oficial, onde já estão definidas as candidatas que irãoparticipar. Em todos os momentos elas são julgadas: atitudes,pontualidade, participação, performance, garra, simpatia...

E elas foram julgadas nos ensaios (quatro, sendo dois normaise dois gerais), no almoço de confraternização das misses, naslojas onde foram experimentar seus trajes para os desfiles e emcondutas externas, além da preparação para o grande final,preparação essa feita pelas magníficas profissionais Caroline Goulart(maquiadora), Abilene Gonçalves (cabeleireira) e Fabbi Lemos(maquiadora) da EMBELLEZE MARICÁ que capricharam no lookdas nossas misses.

A produção do evento tem esse procedimento pois não achajusto que as candidatas depois de mais de um mês de esforços e

Halana Magalhães, Miss Maricá Latina2012, ThaynáMoraes, Miss Maricá 2013 e Miss Solidariedade Latina

estado do Rio 2013, Fabrícia Moreira, Miss Maricá 2014/15,Teresa Scherer coordenadora estadual e Pery Salgado

produtor e coordenador municipal.

ESTADUAL LATINA

Fabrícia estará representando Maricá na final do concursoestadual em Petrópolis no dia 29 de maio. Ela ficará emconcentração a partir do dia 26 com as demais candidatas dosoutros municípios.