jornal fênix - edição 33 - dezembro de 2013

8
DEPUTADO JORGE CARUSO Estudantes de cursos profissionalizantes, idiomas e informática podem ter direito à meia entrada> P3 Cinema Meu Passado Me Condena: o filme > P8 Prefeito Gê é indicado presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região Oeste Prefeito Elvis Cezar firma convênio com governo do Estado de São Paulo PG.7 Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de pilotagem de moto > PG. 5 Diretor: Armando Gonçalves DIVULGAÇÃO Edição nº 33 / Ano V / 07 de Dezembro de 2013 Você bem informado. BARUERI OSASCO JANDIRA SANTANA DIVULGAÇÃO O prefeito de Jandira, Geraldo Teotônio da Silva, foi eleito por aclamação presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. O mandato de Gê à frente do Conselho Consultivo da Sub-Região Oeste entrará em vigor em janeiro PG. 7 OSASCO Prefeitura vai canalizar córrego e ampliar o sistema viário do Jd. Santa Rita > P 3 BARUERI Prefeitura de Barueri cria Conselho Municipal de Cultura < P 5 Jorge Lapas conquista Faculdade de Medicina para Osasco > PG. 6 Jaci Tadeu apresenta balanço do primeiro ano de governo às lideranças religiosas P5 ITAPEVI Gê faz balanço sobre primeiro ano de mandato >P3

Upload: joel-miranda

Post on 12-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

DEPUTADO JORGE CARUSO Estudantes de cursos profissionalizantes, idiomas e informática podem ter direito à meia entrada> P3

CinemaMeu Passado Me Condena: o filme

> P8

Prefeito Gê é indicado presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região Oeste

Prefeito Elvis Cezar firma convênio com governo do Estado de São Paulo PG.7

Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de pilotagem de moto > PG. 5

Diretor: Armando Gonçalves

Div

ul

ga

çã

o

Edição nº 33 / Ano V / 07 de Dezembro de 2013

Você bem informado.

BARUERI OSASCO

JANDIRA

SANTANAD

ivu

lg

ão

o prefeito de Jandira, geraldo Teotônio da Silva, foi eleito por aclamação presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região oeste da Região Metropolitana de São Paulo. o mandato de gê à frente do Conselho Consultivo da Sub-Região oeste entrará em vigor em janeiro PG. 7

OSASCOPrefeitura vai canalizar córrego e ampliar o sistema viário do Jd. Santa Rita > P 3

BARUERIPrefeitura de Barueri cria Conselho Municipal de Cultura < P 5

Jorge lapas conquista Faculdade de Medicina para osasco > PG. 6

Jaci Tadeu apresenta balanço do primeiro ano de governo às lideranças religiosas P5

ITAPEVI

gê faz balanço sobre primeiro ano de mandato >P3

Page 2: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

07 de Dezembro de 2013

2

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” AP. 3:8

Política / Charge / Opinião

Para anunciar: Tel.: 7772 1898

Jornal Fênix é uma publicação da Fênix Comunicações Ltda. CNPJ: 10.551.710/0001-63

EXPEDIENTEOs artigos desta publicação não expressam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo jornal. Matrícula de Registro do Jornal n° 179.043 no 2° Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Osasco.

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” AP. 3:8

Diretor: Armando Gonçalves Jornalista: Armando Gonçalves (MTB 56.940-SP) Depto. Jurídico: Dr. Francisco Marcio Balbino da Silva Brito (OAB/SP 283.745) Distribuição: Gratuita. Tiragem: 10 mil exemplares. Redação: Rua Gabriel Soares de Souza, 44 Jd. Veloso – Osasco-SP CEP: 06.160-020 E-mail: [email protected] - Telefone: 7772-1898 Nextel: ID. 125*94896 – E-mail: [email protected].

Jornal Fênix é uma publicação da Fênix Comunicações Ltda. CNPJ: 10.551.710/0001-63

EXPEDIENTEOs artigos desta publicação não expressam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo jornal. Matrícula de Registro do Jornal n° 179.043 no 2° Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Osasco.

“Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar” AP. 3:8

AnunCiE Aqui

7772-1898

Artigo

nesse dia 01 de dezembro os moradores de Santana de Parnaíba voltaram as urnas para eleger um novo prefeito. Essa eleição só ocorreu porque o candidato derrotado Silvinho Peccioli entrou com recursos na justiça para cancelar as eleições alegando algo que jamais se viu no ambiente jurídico, mas não vamos entrar no mérito da questão.

O único ponto que iremos abordar é que a voz do povo é a voz de Deus. Esse velho ditado popular, mostra muito bem que quando o povo decide algo, não deve o judiciário intervir, pois ninguém deve contrariar a vontade de Deus.

Com o resultado dessa eleição Silvinho Peccioli vai alegar que enfrentou a maquina administrativa, porém ele se esquece que sempre usou a maquina durante 16 anos, no entanto ele se esquece que dessa vez não foi apenas a maquina administrativa que ele enfrentou, mas sim a vontade do povo de se ver livre de sua administração que durante

muito tempo acertou em alguns pontos e errou em outros, tanto é que a resposta veio nas urnas.

Sabemos muito bem que seu principal desejo era ser empossado como prefeito, mas a justiça por um lance feliz decidiu que deveria ter novas eleições e sendo assim era melhor que se mantivesse o resultado anterior, porque o massacre que se viu no domingo foi vergonhoso para alguém que comandou a cidade por 16 anos com o seu grupo político.

Silvinho sai enfraquecido, muito mais que isso, sai convencido de que a voz do povo é a voz de Deus e a justiça foi feita nas urnas com a vitória da democracia.

A voz do povo é a voz de Deus

Notas Políticas

Notas Políticas

Vereador Alex da Academia aprova projetos importantes para Osasco

a prática de atividade física, o melhor atendimento hospitalar e educação de qualidade e o lazer são focos do trabalho de alex da academia, vereador de osasco pelo PDT, que em 2013 indiciou e conseguiu a aprovação de projetos para que a população possa ter uma vida mais digna.

Para a prática de exercícios, o vereador conseguiu que fosse criado o Ponto do Ciclista, embaixo do

vereador Batista Comunidade, Presidente da Comissão da Criança, do adolescente, da Juventude e da Mulher na Câmara Municipal de osasco, acompanha atentamente as palavras do Dr. antônio Carlos Malheiros, Desembargador Coordenador da infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo – SP, durante sua fala na audiência Pública: lugar de adolescente é na escola e não cadeia.

Realizado no dia 06/12(sexta), a pedido da vereadora Prof. Mazé Favarão (em parceria com o CEDHRo – Centro de Direitos Humanos da Região de osasco), o evento contou com a presença do Deputado Estadual Marcos Martins,

da Secretária de Educação Dra. Régia, das Conselheiras Tutelares Marlene Bispo e valquíria Makini.

Com a casa cheia, destaque para a presença do Desembargador que, entre outros assuntos, citou sua experiência ao acompanhar de perto a situação da Cracolândia e sobre a importância do desenvolvimento de políticas públicas para que sejam efetivados os direitos previstos no ECa – Estatuto da criança e do adolescente. ainda no discurso, Dr. Malheiros chamou a atenção para a questão oportunismo de alguns políticos que, na busca desenfreada por votos, usam a desinformação para garimpar eleitores.

vale ressaltar que pena de morte e redução de maioridade penal são clausulas pétreas da Constituição Federal, ou seja, não podem ser alteradas. ainda assim é comum ver candidatos utilizando desse recurso para fazer campanha.

Em sua vez na tribuna, Batista citou que cresceu na periferia, onde muitos jovens não tiveram oportunidade.

Em suas palavras: “Cada ser humano perdido para o crime é um atestado de que falhamos. Convido a todos a refletir e atuar no sentido de seguir os passos que aprendemos aqui, hoje. vamos cuidar das nossas crianças e dos nossos adolescentes, pois só assim teremos um futuro melhor.”

viaduto Reynaldo de oliveira.

“Nele são realizados encontros dos ciclistas do município, o grupo oZ Bikers, promovendo o aumento da prática da modalidade entre os moradores”, complementa o vereador.

Foram instituídos no calendário de osasco dias para promover ações focadas no bem estar, dentre elas: ‘Semana Municipal do Estatuto da Criança e do adolescente’,

‘Dia da Mobilidade urbana’ e o ‘Dia da Conscientização do autista’.

Foi proposta a obrigatoriedade de expor uma placa de indicação do profissional técnico responsável pelo atendimento em hospitais e postos médicos e para que as adolescentes grávidas recebam atendimento especial nos hospitais.

Já na segurança, o vereador indicou a instalação de câmeras de monitoramento em pontos de grande vulnerabilidade e tem trabalhado para instalar do vlT - veículos leves sobre Trilhos, alternativa mais barata, rápida e confortável para o transporte de passageiros.

Ruas e avenidas de osasco contaram com melhorias, a restauração da avenida Raquel de Queiroz e a construção de uma área de lazer. o vereador acompanha todo o processo de avaliação dos motivos e responsáveis pelas rachaduras nas casas do Conjunto dos Metalúrgicos.

Câmara de Osasco recebe Coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de SP

Vereador Alex da Academia aprovou projetos que beneficiam a vida da população.

Foto

: Div

ulga

ção

Armando Gonçalves

Page 3: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

07 de Dezembro de 2013

3

Capa JANDIRA / OSASCO / SANTANA

Estudantes de cursos profissionalizantes, idiomas e informática podem ter direito à meia entrada

a Prefeitura de osasco inicia neste sábado, dia 7 de dezembro, as obras de urbanização integrada do Jardim Santa Rita. Desenvolvimento em parceria com o governo federal. “Esse é o maior projeto já realizado pela administração municipal visando o desenvolvimento da zona Norte e envolve um conjunto de ações nas áreas de habitação, combate às enchentes e sistema viário”, explica o prefeito Jorge lapas.

a urbanização da área inclui construção de moradias para o reassentamento de 825 famílias, incluindo moradores de área vizinha ao cemitério Parque dos girassóis, além da

o deputado Jorge Caruso protocolou na assembleia legislativa projeto de lei que assegura a meia entrada em espetáculos esportivos, culturais e de lazer também aos estudantes de cursos técnicos, de pré-vestibulares, de idiomas e de informática. a proposta inclui ainda como beneficiários da meia entrada os estudantes de cursos não presenciais.

atualmente a meia entrada é garantida aos alunos devidamente matriculados nas escolas de ensino fundamental e médio, particulares ou

As obras de urbanização integrada do Jardim Santa Rita é resultado de uma parceria com o governo federal.

Deputado Jorge Caruso protocolou projeto de lei que garante meia entrada prara estudantes de cursos técnicos, idiomas e informática.

o prefeito de Jandira, geraldo Teotônio, gê (Pv), participou na última semana de uma coletiva de imprensa em seu gabinete para falar das festividades dos 50 anos da cidade, comemorados neste domingo, 8, e também fez um balanço de seu primeiro ano no comando da administração de Jandira.

o prefeito comentou as principais dificuldades que enfrentou na administração até o momento, e declarou que a partir de seu plano de governo pretende virar a página de desgaste da cidade, começar uma nova história para Jandira.

Entre as difuldades encontradas neste primeiro ano de mandato, gê citou o orçamento baixo e também as dívidas deixadas pelos gestores passados.

Já para 2014 o orçamento previsto é de R$ 273 milhões, mas cerca de R$ 30 milhões são destinados ao fundo de previdência municipal (iprejan), R$ 8 milhões para a Câmara Municipal e R$ 40 milhões vêm de convênios com os governos federal e estadual.

Segundo o prefeito o orçamento da cidade não atinge R$ 200 milhões e depende bastante

Gê faz balanço sobre primeiro ano de mandato e fala sobre 50 anos de Jandira

das tranferências dos governos federal e do estado.

Entre os assuntos abordados na coletiva está as obras que estão sendo realizadas pela cidade. atualmente está em andamento a duplicação da via de acesso João de góes, principal acesso da cidade à rodovia Castelo Branco e que tem grande movimento de caminhões.

o prefeito acredita que a obra vai incrementar o desenvolvimento do Polo industrial ii. gê também conta com a retomada das obras do Corredor oeste para melhorar a mobilidade urbana.

ainda é projeto a remodelação do terminal de ônibus, com interligação com a estação de trem.

o prefeito gê também

também ressaltou a vinda de três médicos cubanos para a cidade pelo programa Mais Médicos, do governo federal e informou que a cidade ainda espera a vinda de mais cinco profissionais em dezembro.

o prefeito também prometeu para janeiro a entrega de uma farmácia pública no Centro, com distribuição gratuita de

medicamentos.Na programação

do aniversário de emancipação político-administrativa de Jandira, que ocorrerá neste domingo, haverá um bolo de 50 metros como uma das atrações. a comemoração está prevista para as 14 horas, na Praça Central anielo gragnano, situada ao lado do terminal rodoviário,

Foto

: Div

ulga

ção

Entre as dificuldades encontradas neste primeiro ano de mandato, Gê citou o orçamento baixo e também as dívidas deixadas pelos gestores passados.

regularização da ocupação de 198 famílias.

a Prefeitura também vai realizar, no local, a reformulação da avenida Panorâmica e da rua arinos e a execução de uma via paralela à rua Herman. a região será beneficiada ainda com um pacote de ações ações antienchente, abrangendo a canalização do córrego Baronesa em dois trechos – da avenida Panorâmica até a avenida Roberto Pinto Sobrinho, com extensão de 1 200 metros, e da avenida lourenço Belolli até a rua luiz gatti, com 300 metros de extensão – e a construção de um piscinão. Serão realizadas ainda obras de contenção de encostas em duas áreas de risco: trecho

superior junto à avenida Roberto Pinto Sobrinho (antiga estrada do arian) e no trecho inferior à rua São Carlos, para evitar deslizamentos de terra.

“além disso, o bairro será valorizado com a implantação de um CEu das artes”, completa o prefeito. o centro comunitário, entre as ruas São Judas Tadeu, antônio J. Panson e Custódio Correa, vai abrigar atividades culturais, esportivas e sociais. Dentre os equipamentos públicos dos quais o CEu será dotado estão Centro de inclusão Digital, ginásio poliesportivo, campo de futebol, playground, pista de skate, estações de ginástica, pista de caminhada e minianfiteatro ao ar livre.

não, de educação superior e sequências de graduação, pós-graduação, doutorado e mestrado, oficialmente reconhecidos, conforme dispõe a lei 7844 que vigora desde 1992.

Tanto a lei de 1992 que assegurou a meia entrada aos estudantes quanto o decreto estadual 2208/1997 que desvincula o ensino técnico do ensino de 1º e 2º graus são omissos com relação a estender o benefício aos alunos da área técnica de ensino do estado.

o parlamentar esteve reunido com o presidente estadual da juventude do

PMDB, Bruno gabriel, com o presidente da união Brasileira dos Estudantes Nacionais, Wellington de Cáster Machado e com representantes estudantis que solicitaram apoio na apresentação do projeto em especial para garantir a meia entrada aos alunos devidamente matriculados em cursos complementares de idiomas e de informática.

“vamos fazer todo o empenho para que o nosso projeto seja acolhido e o benefício da meia entrada possa contemplar também esses estudantes” concluiu o deputado Jorge Caruso.

na região central. as festividades pelo cinquentenário da cidade, entretanto, começarão a agitar o jandirense e convidá-lo a sair às ruas para celebrar já nas primeiras horas da manhã. Às 7h30, abrindo a lista de eventos preparados pela Prefeitura, haverá a largada para a “Corrida Pedestre dos 50 anos oswaldo Sammartino”, cujo percurso terá 5 km e distribuirá por meio da patrocinadora Caixa Econômica Federal R$ 6 mil em prêmios. Às 10 horas, o prefeito geraldo Teotônio da Silva e o presidente do legislativo altamir Cypriano da Silva (Mi), entre outras autoridades, participarão da Sessão Solene da Câmara Municipal.

Na Praça de Eventos, às 17 horas, serão premiados os vencedores do concurso de grafite promovido pela Secretaria de Cultura em que os concorrentes pintaram muros da cidade a partir de imagens antigas de Jandira. Para encerrar a programação, por volta das 18 horas, deverá ter início a apresentação da cantora anitta e Show das Poderosas, também na Praça de Eventos. a entrada para o show é gratuita,

Foto

: Ped

ro G

odoy

Foto

: Div

ulga

ção

Prefeitura de Osasco vai canalizar córrego e ampliar o sistema viário do Jd. Santa Rita

Page 4: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

07 de Dezembro de 2013

4

Page 5: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

07 de Dezembro de 2013

5

Cidades ITAPEVI // BARUERI

Em reunião com lideranças religiosas de itapevi, o prefeito Jaci Tadeu apresentou um balanço de ações realizadas nos primeiros onze meses de trabalho à frente da Prefeitura, em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura. os encontros foram realizados nos últimos dias e reuniram dezenas de representantes católicos e evangélicos do município.

Na terça-feira (26/11), no salão da Kolping Cristo Rei, Jaci falou sobre investimentos públicos aos líderes das comunidades católicas, como os padres Fábio Rosário, Daniel vitor e João Carlos, e os

a Prefeitura de Barueri criou o Conselho Municipal de Cultura, que tem representação da administração pública e da sociedade civil, que ajudará a definir as políticas públicas de incentivo ao setor.

Nessa semana, os integrantes do conselho reuniram-se com o prefeito gil arantes em seu gabinete, para falar das expectativas do grupo. o secretário de Cultura e Turismo, João Palma, membro nato do conselho, disse que a criação do Conselho Municipal de Cultura é mais uma etapa alcançada em 2013 para que possa haver organização e estruturação. Ele lembrou ainda que a sociedade civil é representada por oNg (organizações Não-governamentais) bastante expressivas.

representantes da pastoral de Fé e Política. os fiéis acompanharam as ações apresentadas e ainda puderam fazer perguntas ao prefeito sobre os temas abordados.

Dentre os tópicos expostos pelo prefeito, foram destacados os 750 metros de canalização do rio Barueri-Mirim, no Jardim vitápolis, que contribuirão para a redução das enchentes na cidade.

outra ação destacada foi a criação de duas mil novas vagas em creches municipais e a implantação do serviço de creche noturna para atendimento à demanda

Prefeitura de Barueri cria Conselho Municipal de Cultura

Bandas Sinfônica e Marcial de Itapevi participam de Campeonato Nacional

o prefeito, por sua vez, ressaltou que a criação do conselho se faz necessária para que o município possa buscar recursos junto aos governos federal e estadual. “a criação do conselho nos estrutura e credencia para reivindicar verbas para a implantação ou ampliação de projetos e programas para atender a comunidade”, disse.

gil informou ainda que está participando de uma oficina para aprender como solicitar recursos federal e estadual. “No meu cargo é importante conhecer os caminhos, pois tenho a responsabilidade de buscar recursos para oferecer cada vez mais à população.”

o mandato dos membros nomeados é de dois anos, sendo permitida a recondução ao cargo. as atividades não serão remuneradas.

Jaci Tadeu apresenta balanço do primeiro ano de governo às lideranças religiosas

do serviço.o prefeito foi bastante

aplaudido ao apresentar dados sobre o crescimento da cidade. “Em nove anos, a arrecadação municipal teve um crescimento da ordem de 300%, fruto da ocupação industrial e comercial de itapevi e da consequente geração de emprego e renda entre os moradores. Toda essa arrecadação é revertida em serviços públicos de maior qualidade”, afirmou Jaci.

o crescimento de itapevi também foi elogiado pelos representantes das igrejas evangélicas, durante encontro realizado na

noite de segunda-feira (02), na igreja Batista de itapevi. Na reunião, Jaci também falou a respeito da valorização do servidor público municipal, levada adiante pela atual administração.

“Este ano foi marcado por uma intensa política voltada à melhoria das condições de vida do funcionalismo público. implantamos o auxílio-transporte, no valor de R$ 150, ampliamos em 72% o auxílio-alimentação, que passou a R$ 200 e ainda reajustamos em 7% os salários. E deveremos aprovar ainda o Plano de Carreira, o que acrescentará R$ 15 milhões à folha salarial da Prefeitura”, afirmou Jaci Tadeu, na ocasião acompanhado do vice-prefeito Fláudio azevedo.

o prefeito ressaltou ainda os grandes desafios que a Prefeitura terá nos próximos tempos.

“vamos estudar projetos destinados à melhoria da malha viária de itapevi, além de garantir a reconstrução de antigos prédios destinados à saúde e à educação. Também vamos concentrar esforços na conclusão do asfaltamento de itapevi. Enfim, em 2014 a cidade será um verdadeiro canteiro de obras”, finalizou o prefeito.

Foto: Victor Bustamante/PM

i

as Bandas Sinfônica e Marcial irão participar do Campeonato Nacional de Bandas, que será realizado

no domingo (08), na cidade de Taubaté, com início previsto às 10h. os componentes das bandas

Foto: Divulgação

Membros estiveram reunidos com o prefeito Gil Arantes nessa semana.

de itapevi vêm em intensa rotina de treinamentos e aprimoramento das técnicas para conquistar o título de campeã nacional.

a participação no torneio nacional é uma sequencia direta da participação dos grupos no campeonato estadual da modalidade, realizado em outubro. Na ocasião, a Banda Sinfônica conquistou – pela sétima vez – a vitória no Campeonato Estadual de Bandas, disputado no auditório Simon Bolivar (Memorial da américa latina).

Regida pelo maestro Eduardo Stella, a Banda Marcial de itapevi também participou do Campeonato Estadual e conquistou o primeiro lugar nos quesitos Mór (coreógrafo), Baliza (componente Carol olímpio) e Corpo Coreográfico. Já no quesito Corpo Musical, o

grupo ficou com o segundo lugar. Esses resultados garantiram à banda uma soma de 685,925 pontos (correspondente a 96,6% do total dos pontos válidos), conquistando o primeiro lugar na classificação geral.

Com os resultados, tanto a Banda Musical quanto a Marcial ganharam o direito de viajar até Taubaté para competir com bandas de diversas partes do país, representando o município em um torneio de alto nível e de expressão nacional. vale lembrar que a Banda Musical já havia vencido a fase regional do Mapa Cultural Paulista. a competição aconteceu na cidade de Franco da Rocha, e garantiu à banda a chance de competir na fase estadual do Mapa Cultural, que tem previsão de ser realizada em 2014.

A banda marcial de Itapevi também participou do Campeonato Estadual.

Foto: SECOM

Jaci Tadeu conversou com líderes evangélicos sobre primeiro ano de governo na Igreja Batista de Itapevi.

No sábado, dia 14, acontece a última edição deste ano do curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas, promovido pela Defesa Civil de Barueri, em parceria com a concessionária Honda Japauto. as inscrição podem ser realizadas até o dia anterior ao treinamento através do telefone 4199-1400 (ramal 188) ou e-mail d e f e s a . c i v i l @ b a r u e r i .sp.gov.br. a inscrição para o curso não tem qualquer custo, entretanto a Defesa Civil solicita que cada

Abertas inscrições para curso gratuito de pilotagem de moto em Barueri

participante contribua no dia da aula com um quilo de alimento não perecível em prol da solidariedade. Também é requisitado ser habilitado na categoria a e dispor de uma moto.

Das 9 às 15 horas, o curso é dividido em conteúdo teórico, que é aplicado pela manhã no auditório da Secretaria dos assuntos de Segurança (rua da Prata, 725 � Jardim dos Camargos), e exercícios práticos, que acontecem em frente ao Senai Barueri (Novo Centro Comercial).

ACESSE: www.fenixjornal.com.brVocê bem informado.

Foto: SECOM

Page 6: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

07 de Dezembro de 2013

6

Cidades OSASCO

Jorge Lapas e Alexandre Padilha trazem Faculdade de Medicina para Osasco

a sintonia entre a prefeitura de osasco e o governo Federal acaba de produzir mais um resultado positivo para a cidade, dessa vez nas áreas de educação e saúde, simultaneamente.

através do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, osasco foi selecionada para receber um campus do curso de medicina seguindo diretrizes do governo federal, que agora

define onde pode ou devem ser implantadas novas escolas de medicina no país.

osasco se destacou pela apresentação do projeto, ao concorrer com centenas de outros municípios que também pleiteavam o mesmo benefício. o prefeito de osasco, Jorge lapas, esteve por diversas vezes em Brasília conversando pessoalmente com o ministro da Saúde alexandre Padilha

e sua equipe, defendendo as razões pelas quais a cidade deveria receber a faculdade.

osasco já era conhecida com um polo de educação superior com a presença, há décadas, de instituições particulares de ensino, além da Fundação instituto Tecnológico de osasco (Fito).

Essa condição foi reforçada com a chegada recente da universidade Federal de

São Paulo (unifesp), já em funcionamento no Jardim das Flores, e com um campus que será construído na região da Cidade das Flores e Quitaúna.

Com o anúncio nesta semana da nova Faculdade de Medicina de osasco, autorizada pelo ministro Padilha, a cidade entra definitivamente para o rol dos municípios brasileiros com importante produção de pesquisa e conhecimento.

No caso específico da faculdade de medicina, a cidade poderá contar com a formação de profissionais que farão residência médica (uma espécie de “estágio” para os alunos da área), melhorando os quadros da rede municipal de saúde e realizando estudos e pesquisas sobre a população. Na prática, eles dedicarão parte de seu tempo e trabalho nas unidades de Pronto atendimento (uPa), prontos-socorros, policlínicas e nos dois hospitais municipais.

Segundo o prefeito Jorge lapas, que tratou diretamente com o ministro alexandre Padilha e acompanhou cada etapa do processo, da apresentação da proposta a sua definição, osasco sobe mais um nível como cidade do conhecimento.

O prefeito Jorge Lapas esteve em Brasília diversas vezes para conversar com o ministro Alexandre Padilha.

Evento deu posse aos 134 delegados do Orçamento Participativo.

Jorge Lapas empossa 134 delegados do Orçamento Participativo

Na noite de quarta-feira, dia 4 de dezembro, o prefeito Jorge lapas deu posse aos 134 delegados do orçamento Participativo (oP) para o biênio 2013-2015.

o evento, realizado na Sala osasco, foi aberto com as palavras do coordenador do oP, antônio onofre, que agradeceu a cooperação de todas as secretarias na realização das plenárias deste ano e e, em especial, à Secretaria de Educação, que cedeu unidades da rede municipal para a realização das reuniões nas 19 regiões da cidade e ainda para as eleições dos delegados. “Encerro agradecendo aos delegados pelo comprometimento em realizarem o trabalho voluntário de ajudar o governo do prefeito Jorge lapas”, disse.

Já o vice-prefeito valmir Prascidelli destacou que os delegados são lideranças da

cidade. “vocês têm muito a colaborar com o prefeito Jorge lapas”, completou.

após assinar a ata de posse dos delegados, o prefeito Jorge lapas saudou os eleitos e também lembrou da nova dinâmica adotada pelo oP neste ano, que inclui sua participação e dos secretários municipais em todas as plenárias, para ouvir diretamente as demandas da população. Ele também deixou um recado aos delegados sobre as expectativas quanto a sua atuação.

lapas fez ainda um breve balanço das principais conquistas deste ano. “Na área da Educação, por exemplo, criamos 750 novas vagas em creches. isso por meio da ampliação e reforma das unidades. Também vamos construir 20 novas unidades, das quais 6 já estão em obras”, enfatizou.

Foto: ivan Cruz

Foto: Pedro Godoy

Page 7: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

07 de Dezembro de 2013

7

Cidades JANDIRA // SANTANA

Professores de Jandira encerram primeira etapa de curso para alfabetização na idade certa

após 10 encontros, 74 professores da rede municipal de ensino vão encerrar neste sábado, 7, a primeira de três etapas do PNaiC (Pacto Nacional de alfabetização na idade Certa).

a última aula de 2013 será ministrada na ETEC Braz Paschoalin (rua Elton Silva,

140, Centro) onde a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou mensalmente curso de capacitação dos professores para que estes aperfeiçoassem o método de ensino aplicado em sala de aula às turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. o curso é ministrado pelo governo Federal

em três anos. ao final do terceiro, os trabalhos que professores participantes realizaram no período passam por avaliações.

a reunião deste sábado, 7, contará com a presença da vice-prefeita e secretária de Educação, lurdete Kummer (Dete). De acordo com a programação do PNaiC,

das 8 às 12 horas os docentes apresentarão seminários de diversos temas que foram abordados em 2013.

Para ministrar o curso, a uNESP (universidade Estadual Paulista) preparou cinco professores, com autorização do MEC (Ministério da Educação).

o PNaiC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade (ao concluírem o 3º ano do ensino fundamental) em língua Portuguesa e em Matemática.

outra meta é a realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo iNEP (instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto, para sua efetiva implantação.

O curso teve 10 encontros e formou 74 professores da rede municipal de ensino de Jandira.

O mandato de Gê, entrará em vigor em janeiro de 2014.

Prefeito de Jandira é indicado presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região Oeste

o prefeito de Jandira, geraldo Teotônio da Silva, foi eleito por aclamação presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, durante o workshop “governança Metropolitana e Sociedade Civil”, promovido na manhã de quinta-feira, 5, na ETEC Prefeito Braz Paschoalin, em Jandira.

geraldo Teotônio, na ocasião, recepcionou representantes dos prefeitos, vereadores e membros da sociedade civil das sete cidades vizinhas que formam o Conselho Consultivo, além do secretário de Estado Edmur Mesquita, titular da SDM (Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano); luiz Pedretti, vice-presidente da EMPlaSa (Empresa Metropolitana de Planejamento S.a.); e Humberto Parro, ex-prefeito de osasco e articulador indicado pela SDM para a sub-

região oeste.o Conselho Consultivo da

Sub-Região oeste é um dos cinco órgãos de articulação regional que atualmente compõem o Conselho Metropolitano, que, por sua vez, reúne os 39 municípios da grande São Paulo. Cabe aos seus membros identificar as necessidades e projetos comuns a Barueri, Carapicuíba, itapevi, Jandira, osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, e apresentá-los à instância macro por intermédio de Parro, ou seja, encaminhar pelas mãos do articulador as reivindicações conjuntas ao Conselho Metropolitano. Essas demandas são defendidas junto ao governo do Estado.

o mandato de geraldo Teotônio da Silva à frente do Conselho Consultivo da Sub-Região oeste entrará em vigor no mês de janeiro e se esgotará em 31 de dezembro de 2014.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prefeito Elvis Cezar firma convênio com governo do Estado de São Paulo

Na tarde de quarta-feira (04/12), o prefeito Elvis Cezar se reuniu com o governador do Estado de São Paulo, geraldo alckmin, no Palácio do governo, para assinatura de convênio para execução de pavimentação asfáltica.

o governador

liberou, através da Secretaria de Planejamento e D e s e n v o l v i m e n t o Regional, verba no valor de R$ 150 mil.

Durante a reunião o governador parabenizou o prefeito Elvis Cezar pela eleição suplementar e julgou uma vitória consagrada

e disse também que irá caminhar junto com a população de Santana de Parnaíba.

Na ocasião, o prefeito Elvis, acompanhado do vice-prefeito Borelli aproveitou o encontro para reivindicar outros projetos para o município de Santana de Parnaíba.

O governador Geraldo, liberou verba no valor de R$ 150 mil para pavimentação asfáltica em Santana.

Foto: Adriana Teodoro

ANUNCIE AqUI7772-1898

[email protected]

Inauguração do Presépio e da decoração natalina encantam moradores no Centro Histórico

Em Santana de Parnaíba já é natal. É que na noite do último sábado, 07/12, a Praça 14 de Novembro foi tomada por luzes, neve artificial e por todo clima natalino, graças à inauguração do Presépio e à decoração de Natal.

Com muita expectativa, o público acompanhou atentamente o momento em que foram acesas as milhares de microlâmpadas e mangueira de led, instaladas nas árvores e nas edificações ao entorno da Praça 14 de Novembro. Considerado um dos mais antigos e preservados conjuntos arquitetônicos do Estado de São Paulo, com a iluminação de Natal, a cidade revela o colorido da festa e o charme de suas casas antigas.

Na ocasião, o Padre

João lúcio, abençoou o Presépio. Em seguida, o Papai Noel e as suas ajudantes chegaram à Praça 14 de Novembro em uma bela carruagem, trazendo alegria e o espírito natalino.

Todos os anos, o Presépio de Santana de Parnaíba atrai milhares de turistas e fiéis à cidade. Confeccionado pela oficina artística Cultural, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a ornamentação, considerada uma das maiores do Estado de São Paulo, retrata a verdadeira história que envolve o nascimento de Jesus Cristo. Montado na Praça 14 de Novembro, o presépio conta com uma área total de 300 m2.

Composto por 36

Composto por 36 bonecos, sendo 15 de figuras humanas e 21 de animais, mecanizados em tamanho natural.

Foto: Linda Marinho

bonecos, sendo 15 de figuras humanas e 21 de animais, mecanizados em tamanho natural, o presépio reúne vários personagens que compõem a história de Jesus Cristo, com destaque para a Sagrada Família, os Reis Magos e os pastores. Seguindo a tradição portuguesa, o Presépio terá a imagem do menino Jesus na manjedoura, que será inserida somente no dia 24/12. antes disso, Maria, a mãe de Jesus, está representada grávida. o adorno também conta com moinho, monjolo e Castelo do Papai Noel.

as atrações natalinas podem ser visitadas todos os dias, das 08 às 24h, até o Dia de Reis, celebrado em 06/01/2012, quando acontece a apresentação da Folia de Reis.

Page 8: Jornal Fênix - Edição 33 - Dezembro de  2013

07 de Dezembro de 2013

8

Com apenas um mês de namoro Fábio e Miá resolvem se casar e passar a lua de mel em um cruzeiro até a Europa. no navio ela reencontra seu ex-namorado o bem-sucedido Beto que está com a estonteante Laura antiga paixão não correspondida de Fábio. A coincidência ameaça a paz do novo casal e põe em risco o casamento. O filme é baseado na série de TV homônima criada e dirigida por Julia e pela roteirista Tati Bernardi que estreou no canal Multishow em 2012. Com produção de Mariza Leão esse foi o primeiro projeto brasileiro filmado quase inteiramente durante um cruzeiro de verdade.

VariedadesÁRiES Mercúrio entra em Sagitário, movimentando ainda mais seus projetos de médio e longo prazo. Prepare as malas, pois as viagens, especialmente as internacionais, serão o carro-chefe das próximas quatro semanas. Estudos e comunicação em alta.

TOuRO A entrada de Mercúrio no signo de Sagitário vai beneficiar seus negócios e acordos financeiros, especialmente se estiver envolvido com parceiros ou sócios. As negociações que envolvem grandes somas de dinheiro serão o ponto forte do mês.

GÊMEOS Seu regente deixa Escorpião e começa sua caminhada através de Sagitário, movimentando positivamente sua vida social e as amizades. Você estará ainda mais comunicativo e essa será uma grande qualidade que beneficiará negociações.

CÂnCER Mercúrio começa a caminhar através de Sagitário e vai movimentar seu dia a dia. Prepare-se, pois você não vai conseguir ficar parado. O excesso de atividades pode ser prejudicial à sua saúde, gerando muita ansiedade. Cuide-se.

LEÃO A entrada de Mercúrio em Sagitário vai movimentar sua vida social e as amizades. Os programas serão mais do que criativos e a diversão estará em primeiro plano. A fase é de movimento intenso e muito prazer. Criatividade em alta.

ViRGEM Mercúrio, seu regente, entra em Sagitário e vai movimentar sua vida doméstica e os relacionamentos em família. Sua casa se torna alvo de visitas inesperadas e de reuniões interessantes. Ótimas conversas e boas companhias são as promessas desta fase.

LiBRA A entrada de Mercúrio em Sagitário vai agitar sua vida social e os trabalhos em equipe. Caso trabalhe com vendas, bons contatos podem ser feitos com grandes empresas, clubes e instituições, possibilitando o fechamento de novos contratos.

ESCORPiÃO Mercúrio entra em Sagitário e vai movimentar seus acordos de negócios e beneficiar novos investimentos. É hora de começar aquele projeto que nunca saiu do papel. Mãos à obra! A fase é ótima para acordos financeiros.

SAGiTÁRiO A entrada de Mercúrio em seu signo torna você mais agitado e comunicativo. Os acordos de negócios, especialmente os que envolvem dívidas, são beneficiados.

CAPRiCÓRniO Mercúrio entra em Sagitário e você fica ainda mais fechado e introspectivo. Cuide mais de sua saúde, pois os pequenos distúrbios respiratórios podem acometer você.

AquÁRiO Mercúrio começa a caminhar através de Sagitário e vai trazer muito movimento à sua vida social. Novas amizades surgirão uma atrás da outra. O momento é ótimo para contato com grandes empresas, clubes e instituições.

PEiXES A entrada de Mercúrio em Sagitário vai movimentar ainda mais sua carreira e vida profissional. O momento é ótimo para apresentação de projetos e reuniões de negócios. Comunicação em alta e melhora da visibilidade.

HORÓSCOPO

CinEMA // HORÓSCOPO

CinEMA //