jornal gazeta do dia 15 de marÇo de 2013

8

Upload: james-cruvinel-junior

Post on 08-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013
Page 2: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

cidadesGAZETA DO DIA /SEXTA- FEIRA /15/03/2013 - página 02

Gazeta do DiaRazão Social: Atual Comunicação LTDA

CNPJ 13.059.954/0001-11Endereço: Rua Cel. Afonso Paranhos, nº 386 – sala 3

Diretora: Cristina de Mesquita Netto

Editora Chefe: Cristina de Mesquita - MTB GO 9845 – JP

Tel: 3441 2448 E-mail: [email protected]

Impressão: Gráfica ModeloDiagramação: Waleska Costa

ESTEESPAÇO

PODESER SEU!

Em sua primeira missa, papa Francisco

chama fiéis para seguir palavra de Deus

Ao celebrar sua primeira missa, o papa Fran-cisco conclamou ontem (14) para a necessi-dade de buscar a unidade da Igreja Católica Apostólica Romana, assim como de caminhar e edificar os ensinamentos de Jesus Cristo.

“Quando não se caminha, para-se”, lembrou o papa. “Quando não professamos Jesus como o nosso Senhor, as coisas não vão e tudo se esboroa como os castelos de areia que as crianças constroem na praia”, disse, de impro-viso.

A missa - realizada na Capela Sistina, onde ocorreu o conclave que elegeu o papa - du-rou cerca de uma hora e meia, contou apenas com a presença dos cardeais e alguns religio-sos. Na cerimônia, o papa demonstrou que pretende buscar a coesão da Igreja.

“Quem não prega o Senhor, o faz pelo diabo”, res-saltou o papa referindo-se à tentação e ao desvio de atos. Mas reconheceu que tal atitude é complexa: “A tentação é de querer seguir Cristo sem a cruz. Sem a Cruz, não somos discípulos do Senhor, somos mundanos. Há que ter a coragem de caminhar na presença do Senhor”.

A Igreja passa por um momento em que é cobrada por reformas e enfrenta denúncias envolvendo es-cândalos de abusos sexuais, desvios de recursos do Banco do Vaticano e divisões internas.

A primeira missa do papa Francisco seguiu o ritual do período da Idade Média com cantos gregorianos, coral de meninos e os cardeais vestidos com trajes em branco, vermelho e dourado. O papa comungou e, em seguida, ofereceu a hóstia consagrada aos cardeais. A missa simboliza o fim do conclave, que começou na terça-feira (12).

Por: AGÊNCIA BRASIL

Correios vão ampliar quadro de pessoal em mais de 9 mil

vagas

Os Correios vão ampliar seu quadro de pessoal em pelo menos 9.904 novas vagas, conforme a autorização dada em 27 de junho de 2012 pelo Ministério do Planejamento. No momento, a empresa analisa as demandas existentes em todo o país, mas as contratações serão iniciadas pela convocação paulatina dos aprovados no concurso ainda em vigor, enquadrados no ca-dastro reserva. Após essa medida, será traçada a estratégia para abertura do novo concurso no primeiro trimestre de 2013, oferecendo pelo menos 6,6 mil vagas, que atenderão justamente aquelas localidades e cargos que não possuíam cadas-tro de reserva disponível. A maioria das vagas aprovadas pelo MPOG destina-se para a área operacional da empresa (carteiros e operadores de triagem e transbordo). A portaria ministerial estabelece que o preen-chimento dessas vagas se dê de forma escalona-da, sendo 3.302 vagas para contratação imedia-ta (a partir de 1º de julho), 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013. No ano passado, foi realizado concur-so para toras as áreas profissionais da empresa, que conta atualmente com 115 mil empregados

Por: Luciana Ventura/Agência Brasil

(57 mil são carteiros). Desse certame, que teve sua vigência prorrogada por mais um ano, até o momen-to já foram contratados 10.381 classificados. CatalãoDe acordo com Sthella Bernardes, assessora de im-prensa dos Correios de Goiânia, a data de seleção e o número de vagas por região e por cargos ainda não foram determinados. “As contratações no país só serão efetivadas após a finalização do processo de seleção, homologação do resultado das provas obje-tivas e do teste de aptidão física (para os cargos em que se é exigido)”, afirma.A assessora explica que a cidade de Catalão possui 30 carteiros que realizam diariamente a distribuição postal. “Além disso, há 13 atendentes prestando ser-viços de envio de documentos e encomendas, aber-tura de contas, pagamentos de faturas e depósitos no Banco Postal e outros serviços”, garante.Segundo Sthella, o município recebeu sete novos carteiros há menos de três meses. “Essa contratação foi fruto de um estudo do sistema de distribuição de objetos postais realizado na cidade, em junho de 2012. Em relação aos municípios da região (Ouvidor, Três Ranchos, Cumari e Anhanguera), a entrega se encontra normal e o efetivo existente atende às de-mandas da população”, fala.

Catalão possui 30 carteiros e 13 atendentes

Page 3: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /15/03/2013 - página 03

www.emagrecentro.com.brTelefone: (64) 34111534

Rua Dr. Willian Faiad, nº 335- CentroCatalão - Go

UFG: Calourada Sociocultural 2013 acontece em abril

Para dar inicio ao Calendário Acadêmico do Campus Catalão (CAC), da Universidade Fede-ral de Goiás (UFG), acontece entre os dias 15 e 19 de abril a Calourada Sociocultural 2013, promovida pelo Diretório Acadêmico dos Cur-sos de Catalão (DACC). A programação contará com eventos ligados ao universo acadêmico, como a reforma do estatuto da UFG, o plano da carreira docente e unidade, além da auto-nomia do CAC. O reitor da Universidade, Edward Madureira Brasil, irá proferir a aula magna no dia 17 de abril, às 9h30. O evento terá ainda peças tea-trais, musicais, oficinas e apresentações cultu-rais. O coordenador geral do DACC, Alan Patrik, e o coordenador da Comissão de Integração Social e Política do DACC, Daniel Lima, juntamente

Brasil está entre os 15 países que mais

reduziram déficit de IDH, diz Pnud

Com um crescimento de 24% no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desde 1990, o Brasil está entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o déficit no índice que mede o desenvolvimento humano de cada país. Os dados estão no relatório de Desenvolvimento Humano 2013, lançado hoje (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e levam em conta dados do ano de 2012.

O Brasil manteve a colocação de 2011, ficando em 85º lugar, entre os 187 países avaliados. A posição coloca o Brasil entre os países com desenvolvimento humano elevado, com IDH de 0,730. Noruega, Austrália e Estados Unidos são os primeiros colocados. Na outra ponta apa-recem, a República Democrática do Congo, destruída por conflitos internos, e o Níger, como os países com menor pontuação no IDH. O ranking avalia o desenvolvimento humano dos países em 3 dimensões: vida longa e saudável, acesso à educação e padrão decente de vida.

O relatório destaca a ascensão dos países do Sul, com destaque para Brasil, Chile, Índia e China. De acordo com o estudo, estes países estão “remodelando a dinâmica mundial no contexto amplo do desenvolvimento humano”.

“O relatório mostra que alguns países adotaram modelos de desenvolvimento com maior destaque para a participação do Estado e políticas de transferência de renda que tiveram um resultado histórico”, disse o representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, que considera o Brasil um dos protagonistas dessa mudança.

EVENTO

com Luizy Fagundes Santos (Comissão de Espor-tes da Calourada Sociocultural CAC) e Lau Bom-despacho (assistente social do CAC), firmaram parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para realizar atividades esportivas duran-te e depois do evento.Os materiais que serão utilizados nos campeo-natos de futebol, voleibol, handebol e basquete já foram solicitados, assim como o apoio técnico para organizar a 1ª Minimaratona Universitária, que deve acontecer no último dia da Calourada. Os bairros Ipanema e Setor Universitário, além da UFG e a represa do Clube do Povo fazem parte do percurso.Tome notaProgramação disponível no site: http://www2.cata lao.ufg .br/uploads/f i les/37/PROGRAMA____O_DA_CALOURADA_2013.pdf

Por: Luciana Ventura

O evento terá peças teatrais, musicais, oficinas e apresentações culturais Por: Agência Brasil

DÉFICIT DE IDH

Profissionais da rede municipal são

diplomadosAconteceu na noite de quarta – feira (12) a diplomação de professores da rede municipal de Educação. O prefeito Jardel Sebba e o se-cretário de Educação, Arcilon Sousa Filho en-tregaram os diplomas a 28 diretores e 28 se-cretários. Sebba fez questão de afirmar que os profis-sionais são responsáveis por levar o projeto do município adiante: de elevar os índices do Ideb - índice nacional que mede a qualidade do ensino público. Sousa Filho, na ocasião, apre-sentou um documento com doze tópicos que nortearão o trabalho da sua pasta pelos próxi-mos quatro anos. Ele destacou a implantação de aulas de reforço, fim do desvio de função e adoção de matrícula pela internet - além, é claro, de todo investimento necessário em in-fraestrutura. “Precisamos fazer o sistema avan-çar como um todo, não apenas uma escola ou outra. Temos que ter um sistema educacional fortalecido. As ações já adotadas e outros pro-jetos que serão desenvolvidos ao longo desses

Por: Cristina de Mesquita com informações da SECOM

quatro anos vão garantir que consigamos tal intuito. Esse é o compromisso que temos com o prefeito Jardel Sebba”, afirmou o secretário Sousa Filho. “Fui relator do projeto de lei do Governador Marconi Perillo, em 1999, para eleição direta das escolas estaduais. Vou enviar um projeto à Câmara Municipal para termos eleição para diretores nas unidades municipais até o fim de 2013”, disse o prefeito, ressaltando que disponi-bilizará toda a estrutura da administração para a elevação na qualidade do ensino prestado. Ele anunciou ainda a implantação de eleições dire-tas para diretores das unidades ainda este ano.Ainda na solenidade, o prefeito e o secretário conduziram homenagem a mais de 130 estagi-ários do IEL (Instituto Euvado Lodi) da unidade de Catalão, trabalhadores da Secretaria da Edu-cação. Na oportunidade, o gerente do instituto, Kleider Antônio da Fonseca, garantiu que 90% dos estagiários já estão trabalhando próximos às suas residências.

ESTE ESPAÇOPODE SER SEU!

ANUNCIE!

Page 4: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /15/03/2013 - página 04

Mizael é condenado pela morte da ex-namorada Mércia

Nakashima O policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza foi condenado na tarde desta quinta--feira (14) pela morte da advogada Mércia Nakashima, ocorrida em 2010. A pena é de 20 anos de prisão em regime inicial fechado.O júri popular durou quatro dias e terminou por volta das 17h40 no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O juiz Leandro Cano afirmou, na sentença, que o réu demonstrou “insensibilidade” e conduta “desprezível e re-pugnante”.Mércia era ex-namorada de Mizael e foi encon-trada morta em uma represa em Nazaré Paulis-ta, no interior de São Paulo, em junho de 2010. Ela havia desaparecido em 23 de maio, após sair da casas dos pais em Guarulhos.O juiz falou, na sentença, sobre uma das qua-lificadoras do crime, motivo torpe ou fútil. Se-gundo o magistrado, não foi “amor”, mas “delí-rio de posse” que levou ao crime. “Sentimento amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, é que faz sofrer.”Presente em plenário, a família de Mércia ficou feliz com a decisão. A irmã Cláudia Nakashi-ma comemorou a pena e gritou “assassino” e “maldito”. Enquanto isso, a mãe, Janete Nakashima, chorou. Mizael ouviu a sentença quieto e cabisbaixo.

DebatesAntes a decisão dos jurados, houve os deba-tes entre defesa e acusação. O promotor Ro-drigo Merli Antunes afirmou que Mizael tinha motivos para cometer o crime. Segundo ele, o réu se sentia rejeitado pela ex-namorada. O promotor ainda declarou que, para tirar o PM aposentado da cena do crime, seria preciso que todas as provas presentes no inquérito fossem coincidências.“O réu Mizael Bispo de Souza matou, sim, Mér-cia Nakashima e tinha, sim, motivos para isso, se sentia rejeitado, se sentia ‘o lixo dos lixos’ em email trocado [com a vítima] em abril de 2010”, declarou o promotor.Na sua fala, ele rebateu a tentativa da defesa de Mizael de desqualificar a série de provas. “Não existem excesso de coincidências. É pre-ciso acreditar que o sangue não é sangue, que a alga não é alga, que a prostituta existe, que o rastreador falhou, que o Evandro foi torturado para que ele seja inocente”, afirmou o promo-tor.Para o Antunes, as provas técnicas colocam o réu na cena do crime. “As antenas de celular demonstram que ele ficou no encalço da víti-ma junto com o senhor Evandro”, observou. Ele lembrou que Mizael tinha uma linha telefônica cujo número não foi informado para polícia. Com ele, Mizael fez diversas ligações no dia do crime para o vigia Evandro Bezerra da Silva. Ao ser questionado por que parou de usar essa linha após dia 23 de maio, segundo Antunes,Mizael responde: “[Parei] porque eu virei sus-peito”. “Para mim, isso é confissão. Se não fez besteira nenhuma, não precisava [parar de usar]”, observou.O advogado de defesa, Samir Haddad Júnior, afirmou que o réu “é incapaz de matar alguém”. A apresentação da defesa durou cerca de duas horas, e Mizael acompanhou a argumentação sentado, com a cabeça baixa e as mãos no ros-to. O Ministério Público abriu mão da réplica.O defensor afirmou que a equipe de advoga-dos que representa Mizael ‘desmontou’ toda a tese da acusação e disse que nos autos existem “pinóquios e mentirosos”. A crítica foi na mes-ma linha da feita pelo advogado Ivon Ribeiro, que disse que o promotor Rodrigo Merli e o assistente de acusação “não foram capazes de abrir um volume e mostrar onde está a prova”.Ribeiro chamou de “fanfarrão” o delegado Antônio de Olim, que investigou o caso no De-partamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e disse que “todo mundo quis a cabe-

PREFEITURA DE CATALÃO

RETOMA ENTREGA DE

CESTAS BÁSICAS

O Governo da Cidade de Catalão retomou nesta quarta-feira (13/03) o serviço de entrega de cestas básicas para famílias carentes. Os alimentos estão sendo distri-buídos pela secretaria da Promoção e Ação Social (Legionárias). A primeira dama de Catalão e secretária da pasta, Anna Sebba, fez a primeira doação pessoalmente e anunciou que a partir de agora as cestas vão ser entregues nas casas dos mora-dores. De acordo com a primeira-dama, o novo sistema foi uma determinação do prefeito Jardel Sebba (PSDB) e tem como objetivo dar mais comodidade as famílias “Geral-mente quem recebe a cesta básica são pessoas que dependem do poder público e não têm condições de ir buscar ou encontra dificuldades com o transporte. Essas pessoas tinham que ir buscar de ônibus ou moto-táxi uma dificuldade tremenda, agora isso não deve acontecer mais”, ressaltou Anna Sebba. A medida foi aprovada pelos moradores. A dona de casa Clotilde Custódio da Silva, que mora no setor Ipanema, foi uma das primeiras atendidas e disse que ás vezes ficava sem a cesta por não conseguir buscá-la. “Eu achei muito melhor, não tinha dinheiro pra buscar nem de moto-táxi, nem de ônibus. Eu tinha que ficar pedindo os outros pra buscar pra mim”, contou. Cartão Cidadania será implantado em cinco meses No primeiro dia de doação dos alimentos, a secretária Anna Sebba, também anun-ciou que a entrega será feita em casa até a implantação do Cartão Cidadania. Em aproximadamente cinco meses, todas as famílias cadastradas na Ação Social vão receber um cartão com um valor em dinheiro. “Vai ser muito prático, o morador vai ter o cartão, sacar o dinheiro no banco e com-prar a cesta onde ele quiser e os produtos que ele preferir, exceto bebida e cigarro. No mês seguinte ele vai levar a nota fiscal na secretaria e adquirir novo crédito”, explicou Anna Sebba. A dona de cada Maria Rita recebeu a cesta básica em casa, mas já aguarda ansiosa a chegada do Cartão Cidadania. Ela acredita que em pouco tempo vai ter mais praticidade fazendo as próprias compras. “Eu achei muito bom, além de ganhar os alimentos ter o dinheiro disponível no cartão será ótimo. Vou poder comprar as marcas e os produtos que eu quiser”, comemorou a dona de casa.

ça” de Mizael. “O doutor Olim chegou aqui com a maior cara de pau. Estou para ver um cara mais mentiroso do que ele”, afirmou. “Precisaram mu-dar o horário do crime para encaixar as ligações”, disse, em relação às ligações feitas por Mizael em Guarulhos e que tirariam o réu da cena do crime.

Interrogatório do réuNesta quarta-feira, Mizael depôs no Tribunal do Júri. A acusação afirmou que não faria pergun-tas em razão de ele já ter apresentado diferentes versões sobre o caso e que as provas são claras.O réu mostrou a mão direita, onde não tem um dos dedos, afirmando que não consegue atirar com essa mão. Mizael é destro. O policial refor-mado usou a palavra “Deus” diversas vezes e afirmou que não tem “coragem de tirar a vida de nenhum ser humano”. Suas duas armas estavam regularizadas, relatou, e tinham até “casa de ara-nha dentro” pela falta de uso.Sobre o fato de ter ficado foragido, o policial re-formado disse que é atitude normal de um ino-cente. “Quem deve tem que pagar. Quem não deve tem que se rebelar”, afirma. “Estou sofren-do tanto com isso. Três anos. Melhor a morte do que ficar preso”, afirmou.Mizael afirmou que foi vítima de uma armação da polícia, que “queria um culpado”. Foi o argumen-to usado para justificar a alga compatível com a da represa de Nazaré Paulista achada em seu sa-pato. “Levaram meu sapato lá [para a represa]. Eu nunca estive na represa de Nazaré. Juro pela vida da minha filha.” Mizael afirmou que foi tor-turado, assim como seus irmãos, e que policiais chegaram a apontar-lhe uma arma em um posto de gasolina obrigando que ele confessasse que tinha matado Mércia.O réu disse que tinha um relacionamento nor-mal com Mércia, e que tinha apenas brigas de casal comuns. Um jurado perguntou por que a família quer culpar Mizael. O réu recordou então que não foi ao casamento da irmã de Mércia, no qual seria padrinho, e que isso causou mágoa na família.

TestemunhasAs testemunhas de defesa e acusação falaram nos três primeiros dias de julgamento. Entre os ouvidos, estavam o delegado Antonio Assunção de Olim e o irmão da vítima, Márcio Nakashima. O delegado foi o responsável por investigar o caso pelo Departamento de Homicídio e de Pro-teção à Pessoa (DHPP). “Eu não tenho dúvida ne-nhuma de que o Mizael matou a Mércia”, disse Olim no júri.Durante mais de cinco horas, o delegado falou sobre o percurso feito pelo réu no dia da mor-te de Mércia, com base no rastreador instalado no veículo. Segundo Olim, Mizael desconhecia o fato de seu veículo possuir um rastreador que foi instalado pela seguradora a pedido de Mércia. O delegado falou também sobre ligações telefôni-cas feitas por Mizael e que, segundo o registro das antenas de telefonia, mostram que o réu es-teve em Nazaré Paulista.Durante quatro horas, Márcio Nakashima ali-nhou os argumentos que sustentam sua descon-fiança em relação a Mizael , que ele o descreveu como possessivo. “No início era um relaciona-mento normal. Depois ele se transformou, virou um sujeito possessivo”, afirmou.

JúriSegundo o Tribunal de Justiça, o julgamento de Mizael foi o primeiro do país transmitido ao vivo. Pelo vídeo foi possível acompanhar não só os de-poimentos como as brigas quase que diárias en-tre acusação e defesa, que já chegaram a chamar a outra parte de ‘mentirosa’.

O vigia Evandro Bezerra Silva, que também é réu do caso, acusado de ajudar Mizael, só será leva-do a julgamento no dia 29 de julho.

CIDADANIA

Por: G1. COM

Por: SECOM

Moradores vão receber os alimentos em casa até a implantação do Cartão Cidadania.

Page 5: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

GAZETA DO DIA SEXTA - FEIRA /15/03/2013 - página 05

TROCA DE NOTAS PARA 2ª RODADA DO GOIANÃO CHEVROLET 2013

A Federação Goiana de Futebol (FGF) promove a par-tir desta quinta-feira (14) as trocas de notas fiscais por ingressos para os cinco jogos da 2ª Rodada do 2º Turno do Goianão Chevrolet 2013. A promoção é realizada em parceria com o Governo de Goiás e visa incentivar o consumidor goiano a exigir a emissão de notas fiscais em compras de produtos e serviços. Os postos de troca dos ingressos promocionais foram montados estádios dos clubes mandantes das parti-das dessa rodada.Os torcedores podem obter ingressos por meio da apresentação de R$200 em notas fiscais emitidas em território goiano a partir de 1º de janeiro de 2013 mais a doação de um quilo de alimento, que deve ser obrigatoriamente arroz, feijão, óleo ou ma-carrão. As trocas serão realizadas ao longo do horá-rio previsto, ou enquanto durarem os ingressos. Trocas de ingressos para partidas a 2ª Rodada do 2º Turno do Goianão Chevrolet 2013Domingo (17)(16h) Grêmio Anápolis x Vila Nova – Estádio Jonas Duarte, Anápolis Posto de troca: Estádio Jonas Duarte (Avenida Brasil Sul S/N.º, Jardim Gonçalves)Horário: Quinta-feira (14), 9h às 17h Sexta-feira (15), 9h às 17h(16h) Crac x Atlético – Estádio Genervino da Fonse-

Por: ASCOM

ca, Catalão Posto de troca: Estádio Genervino da Fonseca (Rua Araguaia S/N.º, Centro)

Horário: Quinta-feira (14), 9h às 17h Sexta-feira (15), 9h às 17h(16h) Goianésia x Rio Verde – Estádio Valdeir José de Oliveira, GoianésiaPosto de troca: Estádio Valdeir José de Oliveira (Rua 06 N.º 19, Setor Sul)Horário: Quinta-feira (14), 9h às 17h

Sexta-feira (15), 9h às 17h(16h) Itumbiara x Aparecidense - Estádio Juscelino Kubitschek, Itumbiara Posto de troca: Estádio Juscelino Kubitschek (Rua Bercholina S/N.º, Bairro Planalto)Horário: Quinta-feira (14), 9h às 17h Sexta-feira (15), 9h às 17hSegunda-feira (18)(20h30) Goiás x Anápolis – Estádio Serra Dourada, GoiâniaPosto de troca: Estádio Hailé Pinheiro (Av. Edmundo Pinheiro de Abreu N.º 721, Setor Bela Vista)Horário: Quinta-feira (14), 9h às 17h Sexta-feira (15), 9h às 17h Segunda-feira (18), 9h às 17h

CIDADANIA Eletrobras apresenta

primeiro esboço do seu plano de reestruturação

Por: AGÊNCIA BRASIL

GOVERNO DA CIDADE DE CATALÃO AGORA PAGA FUNCIONALISMO NO ÚLTIMO DIA ÚTIL DO MÊS.

O Governo da Cidade de Catalão decidiu que o funcionalismo público municipal vai receber no último dia útil de cada mês. O calendário de pagamento de 2013 já foi divulgado e está disponível no site da prefeitura: www.catalao.go.gov.br. Agora, todo servidor municipal pode contar com seu dinheiro na mão, na data combinada, para cumprir seus compromissos em dia e ajudar a movimentar a economia da nossa nova Catalão.

Dinheiro na mão no dia certo:

O primeiro esboço do plano de reestruturação da Eletrobras foi apre-sentado na tarde de ontem (14) pelo presidente da empresa, José da Costa Carvalho Neto, ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O plano prevê cortes de gastos para melhorar o ganho de eficiência operacional da empresa.

Mais cedo, Carvalho Neto explicou que o plano prevê, em um primeiro momento, ações voltadas para a eficiência operacional, como a esco-lha prioritária dos investimentos da empresa. Em um segundo momen-to, estão previstas medidas para melhoria da estruturação societária e organizacional da Eletrobras.

Ele disse que os investimentos internacionais da empresa devem ser mantidos, visando a integração da América do Sul. “Está avançando bem, estamos satisfeitos, a empresa realmente recebeu um impacto mas tem todas as condições de se fortalecer e cumprir o papel que está reservado a ela no cenário nacional e internacional”

Em relação à possibilidade de venda das distribuidoras, Carvalho Neto disse que existem cenários em que a empresa fica com todas as distri-buidoras e outros em que parte delas é vendida. “Estamos oferecendo diversas opções para que o governo escolha”. Ele lembrou que a deci-são ainda deve passar pelo conselho de acionistas da empresa.

Trocas serão realizadas nestas quinta e sexta-feira, sendo estendidas até segunda-feira para a partida en-

tre Goiás e Anápolis, no Serra Dourada

ESPORTE

Page 6: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

GAZETA DO DIA /SEXTA - FEIRA /15/03/2013 - página 06

Casa da MulherO governo federal lançou o ‘Programa Mulher, Viver sem Violência’ que prevê a construção de centros cha-mados ‘Casa da Mulher Brasileira’ em todas as capitais. Serão integrados serviços públicos de segurança, justi-ça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para o trabalho, emprego e renda. A ex-pectativa é atender a 200 mulheres por dia - 72 mil por ano - em cada centro. Em dois anos, serão investidos R$ 265 milhões.

NissanDirigentes da Força Sindical, CNTM, CUT, CNM e UGT assinaram uma carta exigindo que a montadora japo-nesa Nissan respeite os acordos internacionais que ga-rantem a liberdade de organização sindical. A carta será endereçada ao presidente da Nissan, Carlos Ghosn. A Nissan está impedindo, com ameaça de demissões, os trabalhadores da fábrica localizada em Canton, Missis-sippi, de se organizarem e lutarem por seus direitos. Uma delegação irá para o Estado norte-americano ver de perto a situação dos trabalhadores e levar solidarie-dade à luta.

GoiásO PROCON avaliou o comportamento do consumidor com relação ao mercado de consumo, bem como o seu conhecimento relacionado aos seus direitos e obriga-ções. O resultado será utilizado para nortear as ações de fiscalização do órgão. E, ainda, para direcionar seu trabalho de educação para o consumo. O foco principal será as deficiências relacionadas ao conhecimento de seus direitos e obrigações, nas relações de consumo.Semana Santa O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Goiás já se prepara para o feriado da Semana Santa. O objetivo é focar as ações nas cidades do interior do Es-tado com forte turismo, como Caldas Novas. A principal ação ainda é o Balada Responsável, que tem diminuído significativamente o número de mortes e acidentes no trânsito.

Empregados domésticos A Comissão de Constituição e Justiça do Senado apro-vou a proposta de emenda à Constituição que garante aos empregados domésticos os mesmos direitos asse-gurados aos demais trabalhadores. Na lista de incisos que devem ser incluídos no Artigo 7º da Constituição Federal estão, por exemplo, o direito ao FGTS e à jorna-da semanal de 44 horas, com oito horas diárias de tra-balho; assim como ao pagamento de adicional noturno, indenização nos casos de demissão sem justa causa e de hora extra em valor, no mínimo, 50% acima da hora normal. Agora a matéria vai para o plenário do Senado, onde passará por dois turnos de votação.

Gestões estaduaisO IBGE divulga hoje a primeira edição da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, elaborada durante o primeiro semestre de 2012 nas 27 unidades da Federa-ção. O objetivo do levantamento é ter uma visão mais integrada das gestões estaduais e o próximo passo será integrar às informações federais.

Certidão de nascimento A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 817/11 que iguala os direitos de pai e de mãe fazer o registro de nascimento dos filhos. O projeto altera a Lei de Registros, de 1973, que determina ao pai registrar o filho até 15 dias depois do nascimento e que a mãe só pode registrar se o pai estiver impossibilitado. O proje-to aprovado estabelece que o registro poderá ser feito pelo pai ou pela mãe, isoladamente ou em conjunto, no prazo de 15 dias.

Bem-EstarO site do primeiro indicador de bem-estar e felicidade no Brasil foi lançado anteontem pela Escola de Admi-nistração de Empresas de São Paulo da Fundação Ge-túlio Vargas em parceria com o Movimento Mais Feliz e a rede social MyFunCity. O ‘Well Being Brazil’, como será chamado o Índice de Bem-Estar Brasil, vai medir o nível de satisfação do brasileiro. O primeiro índice deverá sair no final de dezembro. O questionário está disponível tanto em português quanto em inglês no site www.wbbindex.org.

Mega-Sena Ninguém acertou a principal faixa de premiação do con-curso 1.476 da Mega-Sena. Com isso, segundo estimati-va da Caixa Econômica Federal, o próximo sorteio, a ser realizado amanhã, deverá ter prêmio de R$ 7 milhões. As dezenas sorteadas nesta quarta-feira são: 04 - 10 - 26 - 37 - 47 - 57. A Quina distribuirá R$ 25.819,12 para 58 apostas vencedoras. A Quadra premiará 4.681 apos-tas com R$ 457,01.

Boate KissA Polícia Civil de Santa Maria (RS) aguarda laudos pro-duzidos pela polícia de Porto Alegre para concluir o inquérito que investigou o incêndio na boate Kiss, que deixou 241 pessoas mortas. Segundo a polícia, o inqué-rito deve ter 10 mil páginas e mais de 700 pessoas pres-taram depoimento. Os laudos da perícia devem chegar hoje. Um mutirão será feito durante o fim de semana para que o documento seja entregue na segunda-feira.

Novo Papa A presidenta Dilma Rousseff cumprimentou o novo papa, José Mário Bergoglio, que será chamado de Fran-cisco I. Em nota, a presidenta também saudou o povo da Argentina, país de origem do cardeal escolhido. Se-gundo Dilma, os fiéis brasileiros aguardam com expec-tativa a vinda do papa Francisco I para a Jornada Mun-dial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro.

HackersNos dias 12, 13 e 14 do mês que vem, o Inep promove uma maratona para hackers desenvolverem projetos para dar mais transparência às informações públicas. Hacker, nesse caso, é qualquer pessoa que entende de tecnologia e tem criatividade para transformar infor-mações básicas em serviços para a população. Os par-ticipantes podem desenvolver programas, sites, aplica-tivos de celular, gráficos interativos e novos serviços, entre outros produtos. Os ganhadores da maratona vão receber bolsas para colocarem suas ideias em prática. O primeiro lugar vai receber R$ 5 mil; o segundo, R$ 3 mil; e o terceiro lugar, R$ 2 mil. As inscrições terminam hoje e podem ser feitas em portal.inep.gov.br.

Page 7: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

esportePor: Tirso Neto

Diretoria do CRAC anuncia mais quatro

reforçosPara evitar o rebaixamento no goianão deste ano, o diretor de futebol do Crac Benevan Ribeiro anunciou a contratação de mais quatro jogadores, o volante Bruno Roque ex Baruerí, o lateral-direito Rafael Victor, de 23 anos, com passagens pelo Ypiranga-RS e Cascavel-PR, o meia Julian que estava no Itabaiana de Sergipe e o atacante Danilo, de 21 anos. Por outro lado, três jogadores de 20 anos, serão emprestados ao Caldas Novas para a disputa do Campeonato Goiano Sub-20 a e Divisão de Acesso, Wallace, Matheus e Valter. O Crac joga no próximo domingo contra o Atlético, no estádio Genervino Fonseca, em Catalão, às 16 horas, duelo válido pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Goiano. Com quatro pontos, o Leão do Sul é o ultimo colocado do goianão. Para permanecer na primeira divisão, o Crac terá que vencer mais cinco jogos, dos oito que restam neste returno.

Vem ai Jogos estudantis 2013

A Secretaria de Esportes e a subsecretaria regional de Educação de Catalão firmaram parceria para realização dos Jogos Estudantis 2013. Nesta quarta-feira (13), o secretário de Esportes do município, Luciano Rodrigues,”Tampa”, se reuniu com Sirley Paranhos, articuladora pedagógica do desporto educacional. O evento será promovido pela Secretaria Estadual de Educação e teráo apoio da prefeitura de Catalão. A prática esportiva combinada com o ensino é uma das prioridades do prefeito Jardel Sebba e ele pediu que a competição envolva o maior número possível de escolas municipais, estaduais e particulares de Catalão e região. O período de inscrições será do dia 18 a 22 de março na Subsecretaria de Educação com Sirley. Os jogos contarão com quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei; e as individuais incluindo atletismo, natação, tênis de mesa e xadrez. As categorias serão mirim (2001, 2002 e 2003), infantil: (1999, 2000 e 2001) e juvenil (1996, 1997 e 1998). A abertura e início dos Jogos Estudantis 2013 acontecerão no dia 16 de abril. Mais informações com Sirley, pelo fone 3441-2490.

Imbatível Goiás vence amistoso contra

Atlético-PREm jogo-treino realizado na tarde desta ultima quarta-feira, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, o Goiás venceu o Atlético-PR por 3 a 1. Os gols do time esmeraldino foram marcados por Thiago Mendes, Amaral e Walter. O meia Elias descontou para o furacão no segundo tempo.O próximo compromisso do Goiás será pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Goiano - contra o Anápolis, às 20h30m (horário de Brasília) de segunda-feira, no Serra Dourada. Já o Furacão disputa mais um jogo-treino no Centro-Oeste - contra o Atlético-GO, às 16 horas de quinta-feira, no CT do Dragão.

Ex-goleiro do Corinthians será julgado

por assassinato

O goleiro chileno Jhonny Herrera, que teve passagem pelo Corinthians e atualmente joga pelo Universidad do Chile, pode ter que por um ponto final em sua carreira mais cedo do que imaginava. O goleiro será julgado pelo assassinato de uma jovem de 22 anos e pode pegar uma pena de cinco anos. O atleta é acusado de atropelar a jovem Macarena Casassus, de 22 anos, enquanto dirigia bêbado. Segundo a investigação da promotoria chilena, o acidente aconteceu em novembro de 2009 e o atleta dirigia acima da velocidade permitida e sob o efeito de bebidas alcoólicas. Na época, o atleta chegou a um acordo com a família de Casassus, mas o caso foi reaberto após Herrera ser detido dirigindo embriagado novamente no final do ano passado.

Flamengo começa o segundo turno do

carioca levando virada no Engenhão

A caminhada do Flamengo na Taça Rio começou muito mal. Como se não bastasse perder para um time pequeno, o time de Dorival Júnior conseguiu perder para o Resende depois de estar vencendo por 2 a 0. O resultado final de 3 a 2 puniu uma péssima atuação na segunda etapa e premiou a coragem e visão de jogo do técnico Eduardo Allax, do time do Sul Fluminense.

Estádios da Copa 2014 terão eventos testes

Cinco das seis cidades-sede escolhidas para a Copa das Confederações divulgaram quais serão os eventos-teste realizados nos estádios antes da disputa do torneio. O Portal da Copa informou que os estádios receberão dois amistosos da Seleção Brasileira, dois clássicos regionais e um jogo da Copa do Brasil nos próximos meses.O evento de maior repercussão será o amistoso entre Brasil e Inglaterra, disputado em 2 de junho, no estádio do Maracanã. O local ainda terá outras duas partidas que serão fechadas ao público. Já o Mineirão receberá a partida entre o time de Luiz Felipe Scolari e o Chile. O confronto entre as equipes sul-americanas foi agendado para 24 de abril.O demais estádios serão testados com jogos das equipes regionais.

Novo Papa é filho de ex-jogador de basquete

A Igreja Católica anunciou, nesta ultima quarta-feira, Jorge Mario Bergoglio como seu novo Papa. E o argentino que será chamado de Francisco I possui ligações diretas com o esporte. O primeiro Papa latino-americano é filho de um ex-jogador de basquete e torcedor do San Lorenzo de Almagro.

Francisco I visitou o time do coração enquanto cardeal e foi presenteado com camisa e flâmula. Além disso, o novo Papa adquiriu uma carteira de sócio da equipe 14 vezes campeã nacional no ano do centenário. A paixão pelos Cuervos teria surgido na infância, quando frequentava o clube enquanto o pai jogava basquete.

Corinthians e Atlético-MG vencem na Libertadores

Os melhores 45 minutos do Corinthians no ano foram suficientes para a equipe de Tite conseguir vencer

e convencer na revanche contra o Tijuana, nesta ultima quarta-feira, no Pacaembu. Mordido após a dura derrota na grama sintética do México, semana passada, o Timão fez 3 a 0 nos Xolos, mostrou impressionante autoridade no primeiro tempo, apenas administrou no segundo e voltou a ficar em situação confortável no Grupo 5 da Taça Libertadores. O adversário, que não havia levado um gol sequer na Libertadores, volta para casa com três na bagagem. Já o Galo ganhou até da altitude. O Atlético-MG, na raça, bateu o Strongest, da Bolívia, por 2 a 1, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo 3 da Taça Libertadores. A equipe brasileira, enquanto teve fôlego, mandou na partida, dominou as ações e esteve à frente no placar, com um gol marcado por Diego Tardelli, logo nos primeiros minutos. E o Galo está nas oitavas de final.

Atacante Osvaldo do São Paulo é convocado por FelipãoO atacante Osvaldo, do São Paulo, foi convocado pelo técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, para o lugar do cortado Lucas. O jogador do Paris Saint-Germain está fora dos amistosos contra Itália, dia 21, em Genebra, na Suíça, e Rússia, dia 25, em Londres, na Inglaterra, por conta de lesão no tornozelo esquerdo. Em seu lugar, vai o jogador que vem se destacando no Tricolor.Osvaldo se destacou no São Paulo no ano passado justamente jogando com Lucas, ídolo da equipe do Morumbi. Com a saída do meia-atacante para o futebol francês, o atacante cearense ganhou os holofotes e cresceu ainda mais. Nesta temporada, ele tem sete gols até aqui, contando Libertadores e Campeonato Paulista.

Page 8: JORNAL GAZETA DO DIA 15 DE MARÇO DE 2013

GAZETA DO DIA SEXTA - FEIRA /15/03/2013 - página 08

Anápolis O garoto Roger Lopes, de nove anos, deixou a UTI do Hospital Evangélico, na segunda-feira. O garoto foi o único sobrevivente de uma chacina no dia 18 de fevereiro. O irmão dele, Rogério Lopes dos Santos, de 19 anos, confessou à polícia ter matado a avó e dois irmãos mais novos a golpes de enxada. O meni-no, encontrado vivo junto com os corpos da família em uma fossa da casa onde moravam, ficou 20 dias internado na UTI e agora se recupera no quarto do hospital. A chacina aconteceu no bairro Novo Paraí-so. Rogério está detido na Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia. (G1)

Aparecida de GoiâniaRevolta e comoção marcaram o velório de Michelly da Silva Pereira, de 18 anos. A jovem morreu 10 dias após dar à luz em um hospital do Distrito Federal em consequência de um suposto erro médico. Se-gundo o marido, Matheus Pereira, ela foi vítima de infecção por causa de duas compressas deixadas

dentro da barriga da mulher durante a cesariana. A Secretaria de Saúde do DF informou que abriu sindicância para apurar as circunstâncias da morte da paciente. A advogada Ana Silva, tia de Matheus, registrou ocorrência na 15ª delegacia, em Ceilân-dia. Ela informou que deverá entrar com uma ação de investigação no Ministério Público e tentar um pedido de pensão alimentícia para o bebê. (G1)

Anápolis

A mãe de Emily Vitória, de nove meses, que mor-reu em um hospital, na tarde de terça-feira, acredi-ta que a enfermeira que aplicou a injeção na meni-na a confundiu com outra criança, chamada Evelin. Ela afirma que a filha passou mal após receber a medicação, que teria sido receitada para a outra paciente. O bebê foi enterrado na manhã desta quarta-feira, em Goianápolis, onde morava. Thays Oliveira conta que ao lado do quarto de Emily tinha outro bebê que se chamava Evelin. (G1)

STF derruba sistema de pagamento de preca-tórios vigente desde 2009

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou ontem (14) grande parte da emenda à Constituição que alterou, em 2009, o regime de pagamento de precatórios, que são títu-los da dívida pública reconhecidos por decisão judicial defi-nitiva. Estima-se que cerca de 1 milhão de credores tenham mais de R$ 90 bilhões a receber de estados e municípios.Quarta – feira (13), os ministros já haviam derrubado parte da emenda. Hoje, analisaram o regime especial criado com a reforma, que permitia o pagamento em até 15 anos, a realização de leilões para priorizar o credor disposto a dar mais desconto e a reserva no orçamento de estados e mu-nicípios entre 1% e 2% para quitação das dívidas.Para a maioria dos ministros, não é possível manter o novo regime porque ele prejudica o cidadão, permitindo o par-celamento e a redução de uma dívida que deveria ser paga integralmente e de forma imediata, no ano seguinte à ex-pedição do precatório. Também houve críticas ao compro-metimento da autoridade judicial, uma vez que as decisões deixam de ser cumpridas integralmente.Para a Corte, o Congresso Nacional precisa encontrar outra saída que não seja a regra nova nem a anterior. Com a der-rubada da emenda, voltam a valer as regras da Constituição de 1988. “Não se trata de escolher entre um e outro regime perverso, temos que achar outras soluções”, sintetizou a ministra Rosa Weber. A regra anterior previa o pagamento imediato, mas era frequentemente descumprida por esta-dos e municípios, que não sofriam qualquer sanção.O Supremo começou a analisar o caso em 2011, com o voto do relator, ministro Carlos Ayres Britto. Ele criticou a má gestão do dinheiro público, lembrando que muitos estados e municípios gastam mais com publicidade que com o pa-gamento de precatórios. Após pedido de vista, Luiz Fux de-volveu o processo este ano, acompanhando o relator.“A criatividade dos governantes tem que funcionar de acor-do com a Constituição, sem despejar nos ombros do cida-dão o ônus de um problema que nunca foi seu”, disse Fux nesta tarde. Ele defendeu formas alternativas de solucionar os débitos, como pedidos de empréstimos para a União. Se-guiram Britto os ministros Rosa Weber, Cármen Lúcia, Celso de Mello e o presidente Joaquim Barbosa.A divergência foi aberta ainda na semana passada pelo mi-nistro Gilmar Mendes. Ele entendeu que as novas regras foram uma “vitória”, pois estados e municípios estavam conseguindo quitar as dívidas. Para o ministro Teori Zavas-cki, embora o novo regime não seja ideal, é um avanço em relação ao anterior, que não colocava percentuais de reser-va no orçamento nem punições para quem não cumpria os pagamentos. Dias Toffoli também seguiu a divergência. (Fonte: Agência Brasil)

Ao celebrar missa, papa alerta que Igreja não pode ser uma ONG piedosa

O papa Francisco dedicou parte da celebração de sua primeira missa ontem (14) a alertar os fiéis para o papel da Igreja Católica Apostólica Romana. Após as leituras, o papa disse que a Igreja deve ser a companheira de Cristo e não uma organização não governamental (ONG) piedosa (que sente pena). Francisco usou a expressão “ONG piedosa”.“Se nós não professarmos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa [mulher] do Senhor”, disse o papa Francisco, lembrando que todos são “mundanos”, mesmo os mais religiosos e, não “discípulos do Senhor”.Realizada na Capela Sistina, a primeira missa do papa Francisco seguiu o ritual do período da Idade Média com cantos grego-rianos, coral de meninos e os cardeais vestidos com trajes em branco, vermelho e dourado. O papa comungou e, em seguida, ofereceu a hóstia consagrada para os cardeais. A missa marca o fim do conclave, que o elegeu quarta – feira (13).O papa celebrará o Angelus, no domingo (17), na Praça São Pe-dro. Será a segunda aparição pública dele desde a eleição. On-tem, na primeira vez que saudou os fiéis, ele abaixou a cabeça e pediu orações para seu pontificado. A missa que marca o co-meço do pontificado de Francisco está marcada para terça-feira (19). (Fonte: Agência Brasil)

Justiça do Trabalho condena Gol a pagar R$ 1 milhão por demissões na Webjet

A companhia aérea Gol foi condenada a pagar R$ 1 milhão por dano moral coletivo pelas demissões em massa realizadas quan-do a empresa assumiu o controle, no fim do ano passado, da Webjet. A informação é do Ministério Público do Trabalho do estado do Rio de Janeiro (MPT-RJ), que moveu a ação civil públi-ca contra a Gol.A 23ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro determinou que a Gol faça a reintegração dos cerca de mil funcionários demitidos, sob multa diária de R$ 100, por trabalhador, caso não cumpra a de-terminação. Em caso de demissões a partir da sentença, a multa diária por trabalhador será R$ 1 mil. Como a sentença é de pri-meira instância, cabe recurso.A Gol demitiu 850 funcionários da Webjet em novembro de 2012. Na época a empresa contava com 1,4 mil funcionários. Em 7 de dezembro de 2012, a Justiça do Trabalho concedeu liminar ao Ministério Público do Trabalho em ação civil pública pedindo a nulidade das dispensas e a reintegração dos profissionais de-mitidos em novembro. A ação também determinava negociação da empresa com os sindicatos das categorias. Em 27 de dezem-bro de 2012, a Gol reintegrou os profissionais. Tais ações foram mantidas daquela data até 1º de março, quando a empresa vol-tou a demitir 748 profissionais que haviam sido reintegrados. Em 6 de março, a Gol desligou 84 colaboradores do quadro ad-ministrativo em continuidade ao processo de encerramento das atividades.Na ação civil pública, o MPT-RJ denunciou que a empresa não realizou negociação prévia com o sindicato da categoria, con-forme determina o Tribunal Superior do Trabalho (TST), e que não cumpriu um dos termos de compromisso, o de manter os empregos dos funcionários da Webjet.

A assessoria de comunicação da Gol informou, em nota, que a companhia mantém seu posicionamento e recorrerá da decisão. A empresa afirma que cumpriu o primeiro termo da decisão de rein-tegração e que, após o término do prazo, a empresa deu início ime-diato ao envio de convites aos sindicatos das categorias envolvidas (aeronautas e aeroviários) para negociar condições compensatórias adicionais às obrigações garantidas por lei nos casos de desligamen-to. (Fonte: Agência Brasil)

Milhares de brasileiros precisam fazer hemodiálise enquanto aguardam o transplante de rins

- A enfermeira Viviane Santos da Silva, 29 anos, precisou parar de exercer a profissão porque começou a fazer hemodiálise três vezes por semana em 2010. A doença renal apareceu em decorrência do lúpus, doença autoimune que pode afetar diversos órgão, o que a fez perder os dois rins.“Eu descobri o lúpus aos 16 anos e fiz o tratamento durante dez anos, quando comecei a piorar e perdi a função renal”. Viviane faz hemodiálise há mais de dois anos e disse que no início foi muito difícil, mas com o tempo acostumou. “São quatro horas na cadei-ra, mas não há dor, embora às vezes passe mal com pressão baixa, câimbra, dor de cabeça”. Ela está na fila para receber o transplante de rins.Também aguardando por rins novos, o motorista Wanderlei Portela Tavares tem 55 anos e assim como Viviane vive a rotina da hemo-diálise há dois anos e meio. Ele precisou parar de trabalhar para fa-zer sessões a cada dois dias. “Comecei a emagrecer rápido. Em seis meses passei de 118 para 80 quilos e fazendo os exames descobri a doença nos rins. Fiquei abalado no começo, mas com o tempo fui acostumando e voltei a engordar”.Assim como a Viviane e Wanderlei, milhares de brasileiros fazem hemodiálise. As doenças renais atingem 10 milhões de brasileiros e 17% desse total precisam de hemodiálise. No país são feitos anual-mente cerca de 4,5 mil transplantes, segundo o nefrologista Luiz An-tono Miorin, da Santa Casa de São Paulo, que junto com outros co-legas, participou hoje (14), Dia Mundial do Rim, da campanha Pare de Agredir Seu Rim. Todas as pessoas que passaram pelo saguão do hospital tiveram acesso a exames que mostraram se tinham algum fator de risco para o desenvolvimento de problemas no órgão.Os principais fatores de risco são hipertensão, diabetes, sobrepeso, idade acima de 50 anos, histórico de doença renal na família, além do exagero no uso de alguns medicamentos. O rim é responsável pela filtragem do sangue no corpo para eliminar excessos de água, sal, potássio, entre outras substâncias.Miorin diz que a doença renal é silenciosa, por isso é importante a detecção precoce dos fatores de risco. “É importante postergar a evolução da doença para o estágio terminal, quando o paciente vai precisar de transplante ou diálise. Muitas vezes o paciente percebe a doença quando já é tarde”.O nefrologista disse que é preciso também ficar atento à quantida-de de água ingerida diariamente que deve ser pelo menos 1,5 litros. Além disso, é preciso observar a quantidade de vezes em que se urina, pois, ao contrário do que se pensa, o aumento da frequência pode indicar problemas renais sérios. (Fonte: Agência Brasil)

gazeta geral

este espaçopode ser seu!

ANUNCIE!