jornal gestão responsável - dez 2011

8
Gestão Responsável firma parceria com o Instituto Agronelli As certificações chegam no agronegócio e Uberaba é destaque em cenário nacional Pág. 03 Bicicleta como veículo sustentável, saiba como participar desta tendência Pág. 07 Agroenergia e Meio Ambiente premia para trabalhos acadêmicos Pág. 02 Ano II - Nº 08 - 2011 Distribuição Gratuita Conectando a Rede Unidos para multiplicar CIDADANIA BOAS AÇÕES RESPEITO

Upload: gestao-responsavel

Post on 18-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

Gestão Responsável firma parceria com o Instituto Agronelli

As certificações chegamno agronegócio e Uberabaé destaque em cenário nacionalPág. 03

Bicicleta como veículosustentável, saiba comoparticipar desta tendência Pág. 07

Agroenergia eMeio Ambiente premiapara trabalhos acadêmicos Pág. 02

Ano II - Nº 08 - 2011

DistribuiçãoGratuita

Conectando a Rede

Unidos para multiplicar

CIDADANIA

BOAS AÇÕESRESPEITO

Page 2: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

Mural

Durante todo este ano, o Gestão Responsável trabalhou realinhando suas atividades. Foi preciso rever a linha de atuação, buscar novas parcerias, e fortalecer as já existentes para assim conseguir manter esse projeto, que sei o quanto é importante, para propagar todas as boas ações existentes em Uberaba e região praticado por todos os setores. Com essa visão, em outubro firmamos uma parceria com o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social-IADES. Agora o Gestão Responsável tem todo o suporte administrativo e gerencial para que suas atividades possam ser ampliadas e o que é melhor amparada por uma equipe brilhante e capacitada como é a turma reunida pelo empresário, Marco Túlio Paolinelli e comandada pela jornalista e gestora social Mariângela Camargos, com quem para mim é um orgulho poder trabalhar. Agora em 2012 espero estar ainda mais próxima de todos vocês para divulgar cada vez mais as práticas de ações socioambientais realizadas em Uberaba e região. Boas Festas para todos! Um abraço!

Ana Cristina Marquez [email protected]

Enfim, realizamos mais um sonho, o de interagir com as páginas de um jornal dedicado às atividades de responsabilidade social realizadas na nossa região. Sem dúvida, é mais um prêmio para o IADES, conquistar esse espaço, em um veículo de comunicação tão respeitado como o Gestão Responsável.Temos muitos planos para o novo ano que incluem você leitor, sua empresa e os projetos sociais que você mais admira. Para colocar esses planos em prática criamos o Conectando a Rede, uma editoria que colocará em destaque as ações importantes para o desenvolvimento social de nossa comunidade.Esperamos que você goste, que você leia e participe conosco dessa nova caminhada.Que o Ano Novo seja uma grande oportunidade para todos! Abraço fraterno!

Mariângela [email protected]

Editorial

Memorial de Imagens

Concerto de Natal

FIEMG Regional Vale do Rio Grande e SESI Centro de Cultura José Maria Barra promovem grandiosa exposição “Memorial de Imagens - um olhar a céu aberto”.

Abertura da exposição acontece no dia 20 de dezembro, às 18h30. Grande painel da história de Uberaba estará exposto nas divisórias de

vidro que demarcam os limites da sede da FIEMG Regional Vale do Rio Grande e do Centro de Cultura José Mara Barra . São 70 painéis fotográficos oferecendo à população exposição inédita sobre a história da cidade. As fotos compõem o livro “Uberaba- 100 Anos de Olhares e Memórias”, compêndio de imagens registradas por inúmeros fotógrafos desde o final do século XIX até fim dos anos 50, editado pelo jornalista Francisco Marcos dos Reis. As imagens contidas na publicação foram convertidas em adesivos impressos com qualidade fotográfica e afixados na estrutura de vidro com iluminação especial, criando assim, o maior mosaico da história de Uberaba já visto.

A Mostra a céu aberto é uma contribuição da FIEMG Regional Vale do

No mesmo dia, às 20 horas, o Centro de Cultura José Maria Barra apresenta um maravilhoso Concerto de Natal no Foyer do Teatro SESIMINAS. Camerata Cláudio Santoro assina a apresentação que tem entrada gratuita e completa a manifestação cultural de Natal do Sistema

Expediente

Jornal Gestão Responsável – uma publicação trimestral em parceria com o projeto Conectando a

Rede – edição: outubro/novembro/dezembro 2011

Editoria e reportagem: Ana Cristina Marquez – MTB/MG

06002 – JP e Mariângela Camargos – MTB/MG 06609 – JP

Diagramação: Thiago Angotti

[email protected]

Thiago Angotti – [email protected]

Redação: Av. Deputado José Marcus Cherém, 864 - Vila

São Cristóvão – Uberaba-MG - Cep.: 38040-500

Telefones: (34) 3313.0770 / (34) 8833.7200

Impressão: Gráfica Imprima – 3.500 exemplares

Além da publicação trimestral, o Jornal Gestão Responsável mantém a página virtual. Na internet você acompanha tudo o que acontece em Uberaba e região no segmento do terceiro setor e responsabilidade social e pode ainda dar dicas e sugestões.

Todo o conteúdo deste exemplar também está disponível no site para download.

www.gestaoresponsavel.com

“Gestão Responsável” na NET

2011 um anode mudanças

Curso de pós-graduação

“Indicadores para a Sustentabilidade:

Construção e Análise”

Quando: De março de 2012 a junho de 2013

Carga horária de 366 horas

Local: Senac Jabaquara

Endereço: Av. do Café, 298, Jabaquara – São Paulo (SP)

Mais informações e inscrições: www3.sp.senac.br.

As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro de 2012.

Prêmio Top Etanol abre inscrições

Integrantes de áreas técnicas, universitários,

pós-graduados, mestres, doutores, jornalistas,

fotógrafos e inventores têm até o dia 29 de fevereiro

de 2012 para se inscrever no Prêmio Top Etanol.

A premiação reconhecerá trabalhos acadêmicos

matriculados no período de 2009 a 2011, relacionados

ao tema “Agroenergia e Meio Ambiente”. Valor R$ 5.000,00.

Mais informações: www.premiotopetanol.com.br

Anote aí!Prêmio Agente Jovem de Cultura

O concurso vai conceder 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil

cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas,

propostas por jovens agentes culturais de todo o país.

As inscrições para a premiação estão abertas a partir desta

quinta-feira, 15, e se estendem até 31 de janeiro de 2012.

Poderão participar da iniciativa jovens brasileiros natos

ou naturalizados e estrangeiros residentes há mais

de três anos no país, na faixa etária entre 15 e 29 anos.

http://www.cultura.gov.br

Gincana Vivenciando os 3R’s

www.agincanaverde.com.br

(34) 3313-0770

Participe!

Conheça o

www.

com.brppdibrasil.

Page 3: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

Mercado

ABCZ é certificada com as Normas ISO 9001 e 14001

Instituída há 78 anos por pecuaristas visionários que acreditavam na potencialidade do gado zebuíno para melhorar a produtividade do rebanho bovino nacional, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) consagrou-se novamente pioneira em seu ramo de atuação. Em 2011, a associação foi certificada para as Normas ISO 9001:08 e ISO 14001:04, referentes à gestão da qualidade de serviços e sustentabilidade ambiental.

A ABCZ é a primeira associação de pecuária do Brasil a receber esta certificação. “Este é um fato histórico para a pecuária nacional. Marca o início de uma nova era na prestação de serviços e também na responsabilidade com o meio ambiente. Como a ABCZ é referência para os criadores de zebu no Brasil e no mundo, esperamos que a certificação da associação sirva de exemplo para melhorarmos ainda mais a qualidade e tecnologia da pecuária com a produção sustentável de alimentos, sobretudo, carne e leite”, ressaltou o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi.

O ISO é um sistema internacional de certificação, cujas normas foram criadas com o objetivo de melhorar a relação comercial entre os países e estabelecer padrões de qualidade. Sua relevância é reconhecida mundialmente e, por isso, é comemorada pela ABCZ, entidade representativa de classe com 19 mil associados e responsável por inspecionar, controlar e registrar cerca de 700 mil animais por ano, além de possuir um banco de dados com informações de mais de 12 milhões de animais.

Saiba mais no sitewww.abcz.org.br

A entidade é a primeiraassociação de pecuária no paísa conquistar essa certificação

Conheça o

www. com.brppdibrasil.

O 2 º S e m i n á r i o Tendências de Varejo de Uberaba e Região realizado no segundo semestre de 2011 reuniu mais de mil pessoas, entre comerciantes, presta-dores de serviços e universi-tários. Uma realização do S e b r a e M i n a s , S i n d i -comércio e parcerias com CDL de Uberaba, ACIU e Fecomércio Minas. Os palestrantes: Raul Cande-loro, fundador e editor da r e v i s t a ‘ V e n d a M a i s ’ , considerada a principal deste setor falou sobre como aumentar as vendas. Já Eduardo Tevah, administra-dor de empresas pe la Universidade Federal do Rio G r a n d e d o S u l , c o m especialização em Gestão de Pessoas falou sobre O Poder da Atitude. Para ele o conhecimento al iado a atitude traz resultado, e mais, tudo é preciso ser feito com motivação, é ela que move todo o restante. O gerente regional do Sebrae Minas, Marden Magalhães disse que este seminário nasceu em Uberaba sob a gestão da analista Andrea M a r q u e s , T é c n i c a d a Microrregião de Uberaba.

Seminário Tendênciasde Varejo do Sebrae viratradição em Uberaba“Esse ano cerca de mil pessoas prestigiaram o evento,o triplo da edição passada. Um número que mostra oenvolvimento deste setor que cresce ano a ano na cidade”

Durante o evento, Andrea afirmou que o Sebrae busca com este seminário unir os empresários e colaboradores para que juntos possam buscar a prática de uma g e s t ã o q u e t r a g a u m resultado positivo que gere aumento de receitas, de emprego e consequen-temente melhore a renda de cada um.

Para o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, não há conhecimento sem i n f o r m a ç ã o e n ã o h á informação sem prática. O diretor do Senac Uberaba, Luciano Pimenta, parceiro pela primeira vez, se disse satisfeito com o resultado alcançado.

Também para Marcelo Á r a b e , p r e s i d e n t e d o Sindicomércio Uberaba, são as parcerias que fortalecem as ações do setor.

Equipe do Sebrae, empresários, parceiros e palestrantes

Foto: Lúcio Castellano

Saiba mais em nosso site www.gestaoresponsavel.com e na próxima edição não perca os resultados dos projetos de D e s e n v o l v i m e n t o d o Comércio e Serviço de Uberaba desenvolvido pelo Sebrae Minas.

Page 4: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

Conectando a Rede

Final de ano, Natal chegando, e o

corre corre para não deixar nada

pendente para a virada do ano. Muitas

pessoas nem vão se lembrar que o mês

de dezembro é época de destinar parte

do Imposto Devido para o Fundo

Municipal dos Direitos da Criança

e A d o l e s c ê n c i a d e U b e ra b a -

FUMDICAU.Essa lembrança é um compromisso

para os auditores fiscais da Receita

Federal do Brasil, filiados ao Sindifisco

Nacional DS Uberaba que através do

projeto “Tributo à Cidadania”

constituíram um termo de compro-

misso para destinar parte de seus

i m p o s t o s d e r e n d a d e v i d o –

IRPF/2012, ao FUMDICAU.Esse compromisso está baseado no

Estatuto da Criança e do

Adolescente, que em

seu art. 260, §

Destine parte de seu Imposto deRenda ao FUMDICAU

A prioridade do financiamento é para programas

executados por instituições governamentais e

não governamentais de assistência sociais,

voltadas para o atendimento:

Ÿ Às crianças e adolescentes abandonados e

desabrigados;

Ÿ Às medidas sócio-educativas aplicadas aos

adolescentes autores de ato infracional;

Ÿ Às crianças e adolescentes explorados

sexualmente;

Ÿ Aos usuários ou dependentes de drogas;

Ÿ Às vítimas de maus tratos

Ÿ À erradicação do trabalho infantil;

Ÿ À profissionalização dos jovens;

Ÿ À orientação e apoio sócio-familiar.

E também para:

Ÿ Projetos de pesquisa e estudo;

Ÿ Projetos de comunicação e divulgação de ações

de defesa de direitos preconizados pelo

Estatuto da Criança e do Adolescente;

Ÿ Capacitação de Recursos Humanos.

Bereta destaca a vantagem em fazer a destinação, pois freqüentemente as pessoas reclamam que impostos são mal administrados ou são aplicados em finalidades diferentes das que interessam à população.“Com a destinação ao Fundo Municipal, o dinheiro permanece no Município e a pessoa doadora pode verificar "in loco" a aplicação desses recursos e, mesmo, interagir para seu bom alcance”, finaliza.

As empresas e pessoas físicas podem consultar seus contadores ou mesmo a Receita Federal para orientações sobre o valor a ser destinado ao FUMDICAU.

O depósito dever ser feito na Conta Corrente n°: 7000-9, do Banco do Brasil, agência 0015-9; CNPJ: 18.428.839/0001-90 até o último dia de expediente bancário do ano calendário de 2011 (dia 29/12/2011 – quinta-feira).

Veja o passo a passo como doar no site do Gestão Responsável.

Conheça o

www.

com.brppdibrasil.

XX, diz que é possível ao contribuinte

pessoa física que utilize o formulário

completo para a declaração de ajuste

anual destinar 6% de seu imposto

devido. Já para o contribuinte pessoa

jurídica tributada pelo lucro real este

limite é de 1% do imposto de renda

devido. Vale também para repasse de

bens, cujo valor não pode exceder o

valor de mercado.“A lei permite, a c idadania

recomenda! É legal você decidir a

destinação de parte do seu imposto de

renda e faz bem.”,declara José Gabriel

Bereta presidente do Sindifisco

Nacional DS Uberaba.O destino desse recurso são os

programas sociais voltados à criança e

ao adolescente da cidade e redunda em

uma aplicação de alcance efetivamente

social para o imposto que a

sociedade paga.

Faça valer os seus impostos

Page 5: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

Conectando a Rede

Durante este ano aconteceram várias conferências municipais de políticas públicas em Uberaba, entre estas se destacam a da saúde, assistência social, educação, esporte, segurança alimentar, mulher, direitos da criança e do adolescente, idoso, juventude e antidrogas. Nesses eventos foram construídos documentos orientadores da política pública, de cada um desses segmentos, para os próximos dois anos. Essas propostas são levadas para as conferências estaduais e nacionais com chances de serem transforma-das em programas de governo.

As conferências são promovidas pelos conselhos municipais de políticas públicas, espaços legítimos de participação popular. Isso significa que o povo pode decidir o que será implantado na saúde, educação ou assistência social dali para frente. A participação efetiva da sociedade nesse processo de discussão e decisão dos rumos da política pública é indispensável para a legitimação dessa ação.

Essa oportunidade de todos expressarem o que querem e deliberar o que será financiado no próximo orçamento está garantida na Constituição de 1988, em seu artigo 1º parágrafo único que diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

O grande desafio para o cidadão é aprender a ser protagonista da sua história. Em texto“Cidadania excludente” da historiadora Rosa Maria Godoy Silveira, os 500 anos de

Conferências municipaislegitimam o desejo do cidadão

Brasil foram erguidos à custa da exclusão. Índíos, negros, escravos, mulheres, deficientes físicos sucumbiram seus destinos ao poder dos jesuítas, rei, imperadores, senhores feudais, ditadores, coronéis.

A pesquisa da historiadora aponta que a história brasileira registrada em livros não condiz com a vivenciada de fato. Para disseminar a dita cidadania que se conhece pelos livros foi necessário o massacre cultural, étnico e humano dos que buscavam a verdadeira cidadania social. Talvez esse seja o motivo do desdém do povo diante das esperanças já falidas.

As conferências que aconteceram em 2011, em Uberaba movimentaram em torno de 2 mil pessoas, menos de 1/% da população, número ainda sem expressão, visto que temos uma população de 300 mil habitantes. Essas pessoas decidiram como será o atendimento das políticas citadas acima no nosso município nos próximos dois anos. As deliberações foram registradas em documentos e devem ser publicadas em forma de Resoluções.

Para que esses documentos não fiquem guardados e se transformem em papel reciclável na próxima faxina dos conselhos, o cidadão deve fiscalizar. Uma boa maneira de monitorar é ir até cada conselho e manifestar o interesse de conhecer o documento final das conferências.

O cidadão ainda pode participar das plenárias dos conselhos para acompanhar o que está sendo discutido e deliberado. A mudança que se busca está mais nas mãos do povo do que do governo. Essa compreensão é um processo de amadurecimento da sociedade democrática.

Mariângela Camargos

05

Conheça owww. com.brppdibrasil.

Conheça alguns dos conselhos municipais

de políticas públicas de Uberaba:

Ÿ Casa dos Conselhos

(sede de vários conselhos) – 3312.7118

Ÿ Conselho Mun. Dos Direitos da Criança e do

Adolescente – 3332.3737

Ÿ Conselho Mun. Assistência Social – 3332.3737

Ÿ Conselho Mun. Idoso – 3332.3737

Ÿ Conselho Mun. Saúde – 3331.2755

Ÿ Conselho Mun. Educação –3332.0439

Ÿ Conselho Mun. Meio Ambiente – 3318.0325

Ÿ Conselho Mun. Da Mulher –3318.0656

Ÿ Conselho Mun. Do Patrimônio Histórico de

Uberaba – 3332.3118

Ÿ Conselho Mun. Afro – 3332.2011

Ÿ Conselho Mun. Segurança Alimentar – 3331.2431

Ÿ Conselho Mun. Antidrogas – 3312.7118

Plenária Conferência Municipal dos Direitosda Criança e do Adolescente

Page 6: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

Educação

SEDE: Av. Leopoldino de Oliveira, 2.952 - Fone: 3312-2250PAC CERTRIM: Av. Barão do Rio Branco, 534 - Fone: 3312-9886

Aqui você tem mais vantagens!www.sicoobuberaba.com.br

Usina Tijuco participa eapoia evento ambientais

O PEA, Programa de Educação Ambiental, da CMAA – Usina Vale do Tijuco, através do Departamento de Meio Ambiente participou, durante todo o ano, de atividades que envolvem a educação ambiental em Uberaba. No segundo semestre, participou do evento de capacitação sobre Resíduos Sólidos, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Nesta ocasião especialistas do setor, em âmbito estadual e municipal, falaram sobre as políticas públicas de resíduos sólidos, a questão da logística reversa, o papel do fabricante, comerciante e consumidor dentro deste universo, a importância da destinação correta dos resíduos e também a novidade implantada em Uberaba com o projeto do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social sobre descontaminação de lâmpadas fluorescentes.

“As parcerias com o estado e município fortalecem nossas ações, atingindo e envolvendo um maior número de pessoas. Os participantes saem destes eventos munidos de informações sobre as normas em vigor e adoção de novas tecnologias, transformando-se em agentes multiplicadores de técnicas aliadas do meio ambiente”, avalia Silvia Caram, Coordenadora de Meio Ambiente da Usina.

Neste evento, a Vale do Tijuco contribuiu com duzentas pastas, contendo blocos e canetas, sendo entregues à todos os participantes.

Em novembro, a Usina apoiou a Facthus, Faculdade de Talentos Humanos, na promoção do II Ciclo de Formação Profissional e 4ª Mostra de Talentos da entidade. Neste evento a Vale do Tijuco também disponibilizou duzentas pastas, com blocos e canetas que foram entregue aos universitários.

Silvia Caram, Coordenadora de Meio Ambiente da CMAA eRenata Mesquita, secretária de Meio Ambiente

Conheça o www. com.brppdibrasil.

Page 7: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011

07

Gestão

A bicicleta na era da sustentabilidade

Conheça owww. com.brppdibrasil.

O 3º Leilão Beneficente do Instituto Boa Fé, realizado no dia 17 de dezembro, mais uma vez superou as expectativas. Foram mais de seis horas de remate com cerca de 200 lotes variados desde animais consagrados da pecuária nacional, relíquias e até objetos básicos de uso no dia a dia. O evento totalizou 630 mil reais (entre corrente solidária, doações espontâneas e o leilão), 50% a mais que em 2010. Esse recurso possibilitará a compra de medicamentos para o tratamento de aproximadamente 1.250 pacientes atendidos pelo Hospital Dr. Hélio Angotti. Para o presidente do Instituto, Jônadan Ma, esse ano a palavra qualidade marcou as ações do leilão. “Tivemos uma qualidade fantástica das pessoas envolvidas, das parcerias, das doações e do resultado que surpreendeu. Nós do Instituto agradecemos a todos. É esse envolvimento que fortalece nossos passos rumo aos novos leilões que com certeza virão”, comemora Jônadan.

3º Leilão Boa Fé arrecada mais de 600 mil reais

Resultados de 2010

Arrecadação: R$ 435.929,35 parcelados em 12 meses rendeu ao Hospital Dr. Hélio Angotti, uma receita mensal de R$ 36.327,63.

Esse valor permite a compra de medicamentos para tratamento de 72 pessoas atendidas no Hospital Dr. Helio Angotti – Hospital do Câncer em Uberaba. Totalizando cerca de 850 pessoas no ano de 2011. Jônadan Ma acompanhado do Dr. Délcio Scandiuzzi,

Dr. Odo Adão e Luiz Henrique Borges

Aquela que era um símbolo do primeiro grande presente que sonhávamos na infância, reaparece em meio ao mundo moderno como um símbolo de sustentabilidade, a Bicicleta.

Grandes movimentos tem surgido em todo o mundo em torno do ciclismo, sejam grandes eventos esportivos, comemoração do dia mundial sem carro, grupos que se unem para longas viagens de bike turismo, trilhas e pequenos passeios de lazer.

Ainda que distante como o principal meio de locomoção, a bicicleta ganha espaço nas grandes cidades como veículo rápido, sustentável e coadjuvante nos cuidados com a saúde, não mais por necessidade econômica, mas como estilo de vida para

aqueles que tem consciência sustentável ou aqueles que se sentem fadigados pela opressão do trânsito das cidades.

As marcas Norte Americanas Scott e Specialized, referências mundiais e pioneiras na construção de bicicletas desenvolvem produtos de muito respeito ao consumidor com geometrias adequadas a estaturas e biotipos individuais, buscando cada vez mais proporcionar o prazer de pedalar e a vontade de ir mais longe. Estas empresas são grandes responsáveis pelo crescimento destes movimentos mundiais e Uberaba acompanha essa tendência.

Júlio César / CECEU - empresá[email protected]

Mais informações: www.institutoboafe.org

Page 8: Jornal Gestão Responsável - Dez 2011