jornal imprensa do abc - edição 129

6
ano IV nº 129 - SCS, 20 de Outubro de 2012 Gilberto Costa, vereador mais votado da história da cidade é entrevistado Atualmente exercendo a função de Secretário de Governo, Gilberto Costa, conta um pouco de sua trajetória política, suas ambições e quais seus planos para 2013/2014, visto que por opção não concorreu ao legislativo sancaetanense. Página 3 Hoje à meia-noite começa o horário de verão. Adiantem seus relógios em 1h Educação abre inscrições para EMIs e EMEFs de período integral em SCS Já estão abertas em São Caetano as inscrições para cadastro na Educação Infantil, destinado a crianças compro- vadamente residentes no mu- nicípio que pretendam ingres- sar nas escolas municipais para o ano letivo de 2013, e também para o 1º ano do En- sino Fundamental de período integral. Os formulários devem ser retirados e devol- vidos preenchidos no Centro de Capacitação dos Profis- sionais da Educação Dra. Zilda Arns, localizado na Rua Tapajós, 300, B. Barcelona, até o dia 23 de outubro - o atendimento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta- feira. Página 2 Trens e ônibus da EMTU terão horário diferenciado domingo Com a entrada em vigor do horário de verão, à meia-noite deste sábado, 20, os trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, além das linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, circularão uma hora a mais. Página 4 Consórcio lança Carona Solidária para melhorar mobilidade urbana Estimular o uso compartilhado de automóveis particulares, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade do ar nos municípios do ABC é a proposta da plataforma Carona Solidária, dispo- nibilizada pelo Consórcio Intermunicipal Gran- de ABC para instituições e empresas da região. A ferramenta permite gerenciar, via intranet pedidos e ofertas de caronas, identificando as pessoas que realizam trajetos semelhantes.Pág.4 Cidade da Criança de SBC ganha 6 novas atrações com brinquedos oriundos do parque de diversões Playcenter, fechado em julho, para crianças a partir de 4 anos. Página 2

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 21-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

129 - Educação abre inscrições para EMIs e EMEFs de período integral em SCS

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 129

ano IV nº 129 - SCS, 20 de Outubro de 2012

Gilberto Costa, vereadormais votado da históriada cidade é entrevistadoAtualmente exercendo a função de Secretário de Governo, Gilberto Costa, conta umpouco de sua trajetória política, suas ambições e quais seus planos para 2013/2014,visto que por opção não concorreu ao legislativo sancaetanense. Página 3

Hoje à meia-noite começa ohorário de verão. Adiantem

seus relógios em 1h

Educação abre inscrições para EMIse EMEFs de período integral em SCS

Já estão abertas em SãoCaetano as inscrições paracadastro na Educação Infantil,destinado a crianças compro-vadamente residentes no mu-nicípio que pretendam ingres-sar nas escolas municipaispara o ano letivo de 2013, etambém para o 1º ano do En-sino Fundamental de períodointegral. Os formuláriosdevem ser retirados e devol-vidos preenchidos no Centrode Capacitação dos Profis-sionais da Educação Dra.Zilda Arns, localizado na RuaTapajós, 300, B. Barcelona,até o dia 23 de outubro - oatendimento é das 8 às 18horas, de segunda a sexta-feira. Página 2

Trens e ônibusda EMTU

terão horáriodiferenciado

domingoCom a entrada em vigor do

horário de verão, à meia-noitedeste sábado, 20, os trens doMetrô e da Companhia Paulistade Trens Metropolitanos, alémdas linhas de ônibus da EmpresaMetropolitana de TransportesUrbanos, circularão uma hora amais. Página 4

Consórcio lançaCarona Solidáriapara melhorarmobilidade urbana

Estimular o uso compartilhado de automóveisparticulares, melhorando a mobilidade urbana ea qualidade do ar nos municípios do ABC é aproposta da plataforma Carona Solidária, dispo-nibilizada pelo Consórcio Intermunicipal Gran-de ABC para instituições e empresas da região.A ferramenta permite gerenciar, via intranetpedidos e ofertas de caronas, identificando aspessoas que realizam trajetos semelhantes.Pág.4

Cidade da Criança de SBC ganha 6 novas atrações com brinquedosoriundos do parque de diversões Playcenter, fechado em julho, paracrianças a partir de 4 anos. Página 2

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 129

Jornal Imprensa ABC Página 2

Editorial

OPINIÃO

Faltando conhecer os prefeitos de 50 cidades que haverá segundo turnono dia 28 de outubro, o processo eleitoral deste ano tem um grande desafio:A aplicabilidade da lei da ficha limpa (lei complementar 135/10), que veiopara barrar os maus políticos.

Porém, até o momento sem jurisprudência consolidada sobre o tema, oassunto tem causado dúvidas e dificuldades para o seu cumprimento.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reiterou que servidores públicosdemitidos, juízes excluídos dos cargos, magistrados, funcionários, militares, integrantesdo ministério público, médicos, advogados e profissionais de várias categorias tambémpodem ficar inelegíveis pelo prazo de oito anos se cometerem desvio ético, administrativosou profissionais.

Os servidores demitidos em decorrência de processo administrativo ou judiciais ficarãoautomaticamente de fora desde a data da decisão, o que tem recebido aplausos dapopulação. A inelegibilidade porém, também acabou atingindo magistrados públicospunidos com aposentadoria compulsória, perda de cargo por sentença ou que tenhampedido exoneração ou aposentadoria voluntária durante o trâmite de processoadministrativo disciplinar.

Verdadeira limpeza no processo eleitoral, ainda que alguns disputaram cargos atravésde liminares. O número insuficiente de promotores no interior dos estados para avaliaros possíveis casos de impugnação de candidatura e o curto prazo (5 dias) para verificaras pendências na área civil do aspirante ao cargo público foram críticas recorrente nasredes sociais nos últimos dias que antecederam ao primeiro turno disputado em 07 deoutubro último.

Acredito que o prazo para impugnação de candidaturas deva ser regulamentado eestendido dando maior prazo aos quase dois mil postulantes. Além disso, a justiça devepromover a viabilização da fiscalização plena dos registros.

Outro ponto é o período de afastamento do político. Aquele que desonra o voto comcrimes que o tornam inelegível, jamais poderia voltar a se candidatar a um cargo público.Afinal, feriu a crença que as pessoas depositaram ao votar nele e praticou crimes que obaniram da esfera pública, temos inúmeros exemplos de políticos reincidentes, além domais a confiança foi cortada e não há mais como regressar, a não ser cometendo novoscrimes, como compra de votos e o uso abusivo do poder econômico.

Espero que o eleitor questione a postura dos candidatos que concorrem em 28 deoutubro nas 50 cidades na disputa do segundo turno, que sejam ficha limpa, éticos ecompromissados com a coisa pública e não só com o poder pelo poder.

TURÍBIO LIBERATTO

Quem diria, nada vai mudar...A democracia foi exercida na cidade de São Caetano do Sul, é

certo e claro nas últimas eleições, quando venceu o candidatomais “popular” sr. Paulo Pinheiro com mais de 60% de apoiopopular, aclamado como a renovação na política sancaetanenseatravés do PMDB do vice presidente Michel Temer, com apoio doenrustido PT bernardense.

Até aí tudo bem, a população foi as urnas, e fez sua parte.Só que pasmem senhores moradores e eleitores

sancaetanenses.Quem imaginava que elegendo o Paulo Pinheiro do PMDB,

estaria votando contra a administração de José Auricchio eprincipalmente os irmãos Cavassani e colocando sua agência depublicidade bem longe da prefeitura sancaetanense se enganaram.

Comenta-se na cidade que tanto o senhor Paulo Pinheiro, suafilha Gislaine Pinheiro e o senhor Marco Antonio Santos Silva(ex-reitor da USCS) e os irmãos Cavassani estavam em reuniãodias atrás.

Será isso possível e termos nos enganado tanto assim?Nossa missão como jornal, de agora em diante é acompanhar

todos os fatos que envolvem a futura administração, prin-cipalmente esta novela que ainda vai demorar a acabar, e quepoderá ter novos capítulos na administração de Paulo Pinheiro.

Só o tempo dirá se estávamos certos e se você munícipe foimais engando do que nunca.

Samuel Oliveira

“Lei da ficha limpa”

NOTINHASPinheirismoA população sancaeta-

nense pode reviver a partir dejaneiro, o novo tortorelismona cidade, agora com outronome, Pinheirismo. Tudo in-dica que vai ser o método tor-torelista que Paulo Pinheirovai adotar a partir de janeiro,ainda não se sabe se será se-guido a risca, mas tem tudopara ser. Os amigos são osmesmos. Muda o prefeito,mas as pessoas continuam asmesmas. Até a oposição queros mesmos auxiliares. Porque será?

Já mudou de lado?Os Tortorello não querem

abandonar o barco mesmo.Apoiadores “fervorosos” dacampanha de Regina Maura,já se reuniu com o prefeitoeleito, para não perder aboquinha na prefeitura nospróximos quatro anos. Juntoquer levar alguns ex-can-didatos derrotados na eleiçãopara vereador da coligaçãopetebista como se ele, Luizi-nho, fosse o mentor de todoseles. Nada vai mudar mes-mo, estamos convictos.

Concurso PúblicoA Câmara de São Caetano

lançou edital de concurso pú-blico para preenchimento de40 vagas que vão desde auxi-

liares até advogados. É de seestranhar este concurso emfim de mandato e com oapoio do prefeito eleito evereador Paulo Pinheiro. OPaulo deveria pelo menos sermais coerente e não pactuarcom esta manobra do presi-dente Sidão Quem cantavaalto e em bom som que tudoia mudar errou.

Ânimos alteradosVai ter muito tempo ainda

passa ser discutido quem vaiser o presidente da Câmarade São Caetano na primeirametade do governo pinhei-rista. Não adianta discussãoentre vereadores agora. A-gora é hora de aguardar paraver quem vai assumir as se-cretarias a partir de janeiro.O importante agora é a uniãoda coligação petebista, quetem 15 dos 19 vereadores e-leitos na Câmara de São Cae-tano, alguns contra, masmuitos a favor.

Donizete em Mauá?A briga política para as-

sumir a prefeitura de Mauáentre Vanessa Damo (PMDB) e Donizete Braga (PT),vão ter lances históricos apartir de agora. Vanessa écontra o continuismo petistana cidade e Donizete, pro-mete acabar com as dívidas

municipais com o dinheirodos impostos da Petrobrasinstaladas em São Caetano,cerca de 170 milhões anuais.Acordo segundo ele já exis-tem com a presidente daempresa. Será?

Ele é contra...Eleito com pouco mais de

1200 votos, um certo advo-gado já quer dar seus pitacosna Câmara Municipal de SãoCaetano, anunciando que nãoquer nenhum presidente doLegislativo com vícios ante-riores, mandando recado aosex-presidentes dispostos adisputar a presidência daCâmara pelos próximos doisanos no lugar do Sidão daPadaria. Se candidate tam-bém. Talvez ele queira o car-go também.

Aidan, difícil...O prefeito Aidan Ravin,

vai ter muito trabalho parareverter a situação no se-gundo turno das eleições nacidade. Grana, ganhou novosamigos, aqueles descontentescom Aidan e que somandofaz uma grande diferença naspesquisas. Tanto é que o PTjá está cantando vitória an-tecipada na cidade. Algunsaliados nem são tão alinhadoscom o PT assim, só estãocontra o Aidan.

Cidade da Criança de SBCganha 6 novas atrações

Brinquedos oriundos do parque de diversões Playcenter, fechadoem julho, são para crianças a partir de 4 anos

Quem for à Cidade da Cri-ança neste final de semana po-derá se divertir nas novas a-trações oriundas do parque dediversões Playcenter, fechadoem julho, na capital paulista.As novidades são destinadasao público infantil a partir de4 anos de idade.

Entre elas, figuram brin-quedos como o Fire Chief, umcarro de bombeiro que simulauma roda gigante, e o FrogHopper, espécie de elevador.Além disso, a garotada e a fa-mília poderão brincar no RioGrande, um trenzinho MariaFumaça; no Comvoy Race,circuito percorrido dentro deum jipe; e na Crazy House(Casa Maluca). Há ainda umcarrinho de pipoca, réplica decarrinhos antigos. Até o finaldeste mês, também será en-tregue a Minipista, com car-rinhos de bate-bate infantil.

De acordo com a gerentedo parque, Aparecida Dani, afaixa etária do público do par-que é de 2 a 13 anos, mas adul-tos também podem brincar emalgumas das atrações, como noSubmarino, Monga e Teleféri-co, entre outros. “Em torno demil visitantes passam pela Ci-dade da Criança diariamente,

Cidade das Crianças ganhas novas atrações

entre excursões de escolas eturistas em geral, tanto de SãoBernardo quanto de outrascidades da região. Em feriadosprolongados e dias festivos, opúblico pode chegar até a 10mil pessoas”, cita.

A Cidade da Criança ofe-rece cerca de 45 atrações. Nes-te mês, para brincar à vontade,o valor do ingresso custapromocionalmente R$ 35. Nãoestão incluídos o circuito deArborismo (travessia no alto

das árvores), Monga (perfor-mance da mulher-macaco),Splash (trenó aquático), Plane-tário e Submarino.

A Cidade da Criança fun-ciona de terça a domingo e fe-riados das 9h às 17h. A entradano parque é gratuita e os in-gressos das atrações variam deR$ 5 a R$ 10 cada. O estaci-onamento custa R$ 10,00 adiária. O endereço é Rua Tas-man, 301, Jardim do Mar. In-formações fone 4122-1116.

Abertas inscrições paraEducação Infantil e

EMEFs de período integralJá estão abertas em São Ca-

etano as inscrições para cadas-tro na Educação Infantil, des-tinado a crianças comprovada-mente residentes no municípioque pretendam ingressar nasescolas municipais para o anoletivo de 2013, e também parao 1º ano do Ensino Fundamen-tal de período integral. Os for-mulários devem ser retiradose devolvidos preenchidos noCentro de Capacitação dosProfissionais da EducaçãoDra. Zilda Arns, localizado naRua Tapajós, 300, Bairro Bar-celona, até o dia 23 de outubro- o horário de atendimento édas 8 às 18 horas, de segundaa sexta-feira.

Educação InfantilA devolução dos formulá-

rios para vagas da EducaçãoInfantil deverá ser feita exclu-sivamente pelos pais ou res-ponsável legal. Os interessa-dos deverão entregar cópias eapresentar originais para sim-ples conferência dos seguintesdocumentos: certidão de nas-cimento da criança; conta deágua e luz do mês de setembrode 2012; folha de identificaçãodo IPTU de 2012 ou contratode locação atualizado e recibodo aluguel do mês vigente emnome do responsável legal.

Para inscrição nas escolasde período integral, é precisoapresentar os documentos a-cima e também cópia Carteirade Trabalho da mãe, ou decla-ração de trabalho, compro-vando que esta exerce ativida-de remunerada, fora do lar, porperíodo igual ou superior a 6horas diárias. Na apresentaçãoda Carteira de Trabalho énecessário apresentar a cópiadas páginas da foto, dadospessoais e identificação de re-gistro de trabalho.

A Secretaria Municipal daEducação (Seeduc) avaliará adocumentação apresentadapelos pais e, quando necessá-rio, realizará até três visitasresidenciais para comprovar a

veracidade das informaçõesfornecidas. As crianças serãoatendidas nas escolas infantisde São Caetano conforme es-cala a seguir:

Período Integral- Berçário Menor: nascidos dejulho de 2012 a junho de 2013;- Berçário Maior: nascidos dejaneiro a junho de 2012;- Grupo 1: nascidos de julhode 2011 a dezembro de 2011;- Grupo 2: nascidos de julhode 2010 a junho de 2011;- Grupo 3: nascidos de julhode 2009 a junho de 2010;- Grupo 4: nascidos de julhode 2008 a junho de 2009;- Grupo 5: nascidos de julhode 2007 a junho de 2008.

Meio Período- Grupo 1: nascidos de julhode 2011 a dezembro de 2011;- Grupo 2: nascidos de julhode 2010 a junho de 2011;- Grupo 3: nascidos de julhode 2009 a junho de 2010;- Grupo 4: nascidos de julhode 2008 a junho de 2009;- Grupo 5: nascidos de julhode 2007 a junho de 2008.

EMEF Integral - A Pre-feitura de São Caetano oferecevagas de período integral nasEMEFs Professor Décio Ma-chado Gaia (Rua Miguel Gle-bocchi, 90, Boa Vista); DomBenedito Paulo Alves de Sou-za (Rua Martin Francisco, 177,Santa Paula); Padre Luiz Ca-

pra (Rua Busch, 42, Nova Ger-ty); Sylvio Romero (Rua VitalBrasil, 600, Oswaldo Cruz);Elvira Paolilo Braido (RuaLisboa, 399, Oswaldo Cruz);e Prof.ª Eda Mantoanelli (RuaIvaí, 63, Bairro Santa Maria).

Os alunos devem ter seisanos completos ou a completaraté o dia 30 de junho de 2013.Os pais ou o responsável legaldevem devolver o requerimen-to de inscrição preenchido jun-to com as cópias e a apresen-tação dos originais para sim-ples conferência dos seguintesdocumentos: certidão de nas-cimento da criança; carteira deidentidade (se houver); contade água e luz do mês de agostode 2012; contrato de locaçãodo imóvel com firma reconhe-cida e recibo de aluguel domês de agosto de 2012; carnêdo IPTU de 2012, se proprie-tário; folhas de identificaçãoe do registro de trabalho dacarteira profissional da mãe doaluno; e declaração de horáriode trabalho da mãe - a ati-vidade remunerada deve serexercida fora do lar por pe-ríodo igual ou superior a seishoras diárias.

O sorteio público para de-finição das vagas será reali-zado no dia 24 de outubro, às14 horas, no Teatro Paulo Ma-chado de Carvalho (AlamedaConde de Porto Alegre, 840).

São Caetano reabriu as inscrições para a Educação Infantil

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 129

Página 3Jornal Imprensa ABC

Gilberto Costa é o entrevistado da semanae fala das eleições em São Caetano do SulO Secretário de Governo da Prefeitura, o vereador mais

votado da história de São Caetano do Sul, fala um poucodas eleições de 2012 quando apoiou a empresária e secretáriaRegina Maura Zetone ao Paço da Cerâmica.

Gilberto Costa aproveita a oportunidade também paraesclarecer alguns pontos que ficaram nebulosos durante acampanha eleitoral.

Jornal Imprensa ABC: Comoforam os três meses de eleiçõesao lado de Regina Maura e LuizCicaroni?

Gilberto Costa: Foram mo-mentos muito bons. Conheci umpouco mais a Regina Maura e seuvice Luiz Cicaroni. Vi neles muitacapacidade administrativa e muitoamor pelo que fazem e por nossacidade.

JIABC: Auricchio deveria terescolhido antes o candidato, e poreste motivo ficou menos tempopara trabalhar a campanha?

GC: Sim, tudo que você faz commais tempo o resultado é sempremelhor.

JIABC: Como você viu o usodo programa de Governo de JoséAuricchio pelo candidatooposicionista, usando táticas deque ele era o único benfeitor dacidade?

GC: Vi no programa de gover-no do PMDB, semelhanças no quejá acontece em nossa cidade, emresumo, nada de novo. E em outrositens acompanhei alguns deles quenão tem como se cumprir, até por-que a própria Constituição Fe-deral não permite. Exemplo: Au-xílio Aluguel. Isso mostra totalvontade de ganhar uma eleiçãocuste o que custar. Não vejo combons olhos essa tática, porque nofinal quem vai pagar essa contamais uma vezé o povo dacidade.

J I A B C :São Caetanocorre o riscode perder osimpostos re-colhidos pelae m p r e s aPetrobras nacidade?

GC: Pelavontade do PT- Partido dosTrabalhadores,sim. O deputa-do DonizeteBraga, vem lutando para levaresse recolhimento para a cidadede Mauá, onde ele possui filiaçãopartidária. Cabe agora ao próxi-mo prefeito e aos vereadores luta-rem para isso não acontecer, seriauma catástrofe para São Caetano,se perdessemos essa receita.

JIABC: Quais as principaispropostas do candidato eleitoPaulo Pinheiro, que traz duplainterpretação ao munícipe?

GC: Auxílio Aluguel, acabarcom a Zona Azul, diminuir ossemáforos e USCS - faculdadegratuita para todos.

JIABC: Comenta-se entre aequipe de transição do candidatoeleito Paulo Pinheiro, que algu-mas propostas apresentadas nacampanha serão difíceis de seremcumpridas...

GC: Quando a pessoa está emcampanha, fala algumas coisaspara agradar os ouvidos dasoutras pessoas, mas ela mesmosabe que não vai fazer aquilo queestá falando. Exemplo: dobrar osalário do funcionalismo público.Agora cabe ao cidadão cobrar.

JIABC: O que vai acontecer apartir de agora (ano que vem) jáque você, Gilberto Costa, não terámandato, por também não terdisputado eleições 2012 e quais

Gilberto Costa: Secretário de Governo

Gilberto Costa:

“Fiscalizar é

obrigação e direito

de todos ”

Gilberto Costa:

“Vamos torcer

para que nossa

cidade melhore

ainda mais”

Gilberto Costa:

“meus planos em

2014 é disputar

as eleições para

deputado”

seus planos para 2013?GC: Tenho três meses ainda

como secretário de Governo, - ou-tubro, novembro e dezembro -, equero terminar minhas obrigaçõescomo sempre fiz, fazendo o meumelhor. Como político vou con-tinuar na política, porque a políti-ca se faz com mandato ou semmandato, sou filiado no PTB e te-remos muito ainda a fazer. A po-pulação elegeu quatro vereadoresdo nosso partido e com certezacobrará deles que cumpram suasresponsabilidades, e como mem-bro da executiva municipal vouajudar o partido a se prepararpara as eleições em 2014. Tambémjá coloquei meu nome a disposi-ção do partido para disputar umacadeira na Assembléia Legisla-tiva, e como político e cidadão voufiscalizar tudo que acontece nanossa cidade, afinal de contasconheço toda a máquina adminis-trativa da prefeitura e posso aju-dar nosso povo a cobrar dos nos-sos representantes que cumpramsuas promessas de campanha ezelem pelo bem estar de nossacidade.

JIABC: O jornal a Trombetadivulgou que o senhor foi pro-cessado por uma ex-assessora deseu gabinete como vereador a-cusando VSa. de ficar com partede seus salários?

GC: Esse episódio ocorreu no

ano de 2004, para 2005. Toda acidade conhece o assunto, inclu-sive o advogado Eder Xavier eseus colaboradores. Foi investi-gado pela 1º Distrito de São Cae-tano, pela seccional de São Ber-nardo, pelo Fórum de São Cae-tano, pela Justiça Eleitoral, peloMinistério Público e pela PolíciaFederal. Fui inocentado por todosesses órgãos provando a todos quenão devia nada a ninguém. Es-tranhei nesse ano eleitoral (2012)mesmo não estando na disputa denenhum cargo eletivo quando oJornal A Trombeta divulgou talmatéria. Assunto já arquivado. Sóposso atribuir tal atitude dessejornal que tenha divulgado talmatéria requintada ao fato de euGilberto Costa estar apoiando acandidata Regina Maura, desafetado proprietário desse jornal, EderXavier.

JIABC: Seu nome fo men-cionado no jornal Diário doGrande ABC e outros, como umdos envolvidos no possível caso

do mensalinho em São Caetano,gravado e divulgado pelas redessociais de uma conversa dovereador Edgar Nóbrega e TiteCampanella.

GC: Essa gravação, pelo queeu tive acesso e conhecimento foioriundo de um diálogo no ano de2009. Nesse mesmo período todaa cidade sabe que eu não fre-quentava a prefeitura, muito me-nos o gabinete do secretário TiteCampanella. Todos sabem tam-bém, que quem divulgou tal vídeofoi o sr. Eder Xavier, adversáriopolítico e jurídico do atual prefeitoJosé Auricchio Júnior e pleiteante

a um cargo de vereador nas e-leições 2012 pelo partido PC doB - Partido Comunista do Brasil,que apoiava a candidatura doPaulo Pinheiro - PMDB para pre-feito. Eu quero que provem aondeeu estou sendo investigado peloMinistério Público ou por qual-quer outro órgão, eu quero queprovem quem divulgou tais fatosaonde eu, Gilberto Costa parti-cipei de qualquer coisa, eu queroque qualquer órgão da imprensaprovem aonde eu tenho me envol-vido com esse assunto. Eu queroque a justiça seja feita, afinal decontas usaram meu nome e minhaforça política para atingir a can-didatura de Regina Maura porisso quero deixar claro que estoubuscando dentro da lei, que taisfatos publicados de forma menti-rosa a meu respeito seja esclare-cido nos mesmos órgãos que di-vulgaram o assunto e que eles pa-guem pelas matérias maldosas arespeito de minha pessoa.

JIABC: O PTB perdeu aseleições majoritárias, mas fez amaior bancada na Câmara.Como você vê isso daqui parafrente?

GC: Os quatro vereadoreseleitos do PTB, são de estremacapacidade,eles, eu possoafirmar quevão continuartrabalhandoem pról dacidade e deseus muníci-pes. E como éobrigação dovereador eatribuição docargo, vão in-dicar, reque-rer, projetaritens que pos-sam melhorara nossa cidadee também fis-calizar os atos do executivo, mastenho certeza que o que for bompara a cidade, os nossos quatrovereadores votarão a favor edarão total apoio, e o que for ruimpara o nosso munícipe eles usarãoo bom senso e votarão contra.

JIABC: Como você viu aparticipação do PT - Partido dosTrabalhadores de São Bernardonas eleições em São Caetano?

GC: O Partido dos Traba-

lhadores - PT, não tem obtidomuito êxito em nossa cidade nasúltimas eleições, é de conheci-mento de todos que PMDB, PT ePC do B, estão juntos no Brasiltodo. Não é de se estranhar que oPT apoiasse o candidato doPMDB em São Caetano, princi-palmente quando o PT retirou suacandidatura majoritária (EdgarNóbrega), aí foi mais nítido aindao apoio do partido ao candidatoPaulo Pinheiro do PMDB. Esperoque esta união seja boa para nossacidade e para nós moradores quetanto amamos São Caetano.

A eleição acabou, agora é ahora de governar, quem ganhafica com a obrigação de fazerbem, e quem perde o direito decobrar e fiscalizar.

positivo, porque ninguém é eleitopara nos decepcionar, pelocontrário.

Quem é eleito tem a obrigaçãode cumprir muito bem seu man-dato, e uma delas é fazer suaspropostas discutidas em campa-nha virar realidade, é o que o povoespera, por isso foi eleito. Eu,conheço muito bem nossa cidadee os nossos moradores, e esperoque a segurança do nosso povoseja melhor, espero que o trânsitoda nossa cidade e melhore, esperoque a poluição de nossa cidade,melhore o mais rápido possível,que a saúde tão criticada pelaoposição, atenda nossas neces-sidades, que a nossa educaçãomelhore ainda mais e que nossosidosos ganhem bastante carinho,conforto e infraestrutura e quenossos jovens tão sonhadores echeios de esperanças veja nossacidade proporcionar mais opor-tunidades para eles, e que o co-mércio possa dobrar seu fatu-ramento com uma cidade mais

justa, e que nós moradores pos-samos ver nossos impostos mu-nicipais diminuirem e o esporte denossa cidade como um todo, fiquemelhor ainda, afinal de contas foitão criticado pela oposição.

O que eu quero como cidadãoe tenho certeza que todos osmoradores de nossa cidade, é verSão Caetano do Sul cada diamelhor. O candidato eleito, paranão decepcionar nossa cidade sótem que cumprir suas promessas.

Gilberto Costa

JIABC: Qual é a sua expec-taviva para o próximo governo apartir de 2013?

GC: O povo de São Caetano eassim como eu, esperamos que opróximo prefeito e seu vice, tra-balhem para cumprir suas pro-postas.

Afinal, nós não queremos nosdecepcionar, pelo contrário,queremos ao término de quatroanos fazermos um apanhado

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 129

Jornal Imprensa ABC Página 4

Consórcio lança Carona Solidáriapara melhorar mobilidade urbana

Estimular o uso compartilhado deautomóveis particulares, melhorandoa mobilidade urbana e a qualidade doar nos municípios do ABC é a pro-posta da plataforma Carona Solidá-ria, disponibilizada pelo ConsórcioIntermunicipal Grande ABC parainstituições e empresas da região. Aferramenta permite gerenciar, viaintranet (acesso interno) pedidos eofertas de caronas, identificando aspessoas que realizam trajetos seme-lhantes. Três parceiros iniciais doprojeto já estão definidos: a Funda-ção do ABC e a Universidade Fede-ral do ABC serão as primeiras a im-plantar o sistema com seus funcio-nários e alunos, enquanto a Associa-ção Comercial e Industrial de SantoAndré divulgará a proposta entre seusassociados, incentivando a adesão.

A plataforma foi desenvolvidapelo Consórcio e oferecida gratuita-mente para as instituições de ensinoda região e também para as empresas,que passarão a gerir o sistema deCarona Solidária. O usuário interes-sado irá cadastrar-se, comprome-tendo-se a seguir regras de uso cons-ciente e seguro da ferramenta. A par-tir daí, poderá realizar consultas e co-nhecer algumas informações préviassobre quem está oferencendo oupedindo carona. O sistema vale paramoradores, estudantes ou trabalha-dores das sete cidades que utilizemtrajetos entre os municípios ou sedesloquem para São Paulo.

Com a iniciativa, o Consórciobusca contribuir para a melhoria daqualidade de vida no ABC. Segundodados oficiais, a região possui umafrota de veículos licenciados superiora 1 milhão de automóveis (1.004.967segundo dados do DETRAN 2011),sem considerar motocicletas. Esti-ma-se que 2% das pessoas que seutilizam de automóveis diariamentepara trabalhar ou estudar considera-riam a carona como uma das alter-nativas de transporte substituto.

Portanto, uma adesão de 2% dosusuários significaria uma redução de20 mil carros por dia na região doABC, número que pode ser aindamais expressivo à medida em queaumente a adesão ao Carona Solidá-ria. “É papel do Consórcio proporalternativas para amenizar esse grave

Plataforma disponibilizada gratuitamente já conta com adesão da Fundação do ABC, UFABC e Acisaproblema da mobilidade urbana, queafeta a todos os municípios da região“, afirmou o presidente da entidade,Adler Teixeira (Kiko).

Para o secretário executivo doConsórcio, João Ricardo GuimarãesCaetano, além de atuar sobre a mo-bilidade o Carona Solidária agirátambém na variável da qualidadeambiental. “Qualquer tentativa de re-duzir os congestionamentos é uma a-ção importante para melhorar a qua-lidade do ar no ABC”.

ParceirosTrês grandes instituições do ABC

serão os primeiros parceiros do pro-jeto e já há entendimentos tambémcom empresas da região. O Consór-cio já realizou reuniões com duasimportantes montadoras do ABC. Embreve a ferramenta será disponibili-zada para os estudantes da Universi-dade Federal do ABC e para as ins-tituições mantidas pela Fundação doABC, entre elas a Faculdade de Me-dicina do ABC, cujos alunos terão a-cesso à plataforma para compartilharveículos em seus trajetos diários. AFundação pretende também oferecero serviço às demais “mantidas” naregião, entre elas, os Hospitais Muni-cipais Integrados de São Caetano doSul, Hospital Ensino Padre Anchieta,em São Bernardo, além do HospitalEstadual Mário Covas e Hospital daMulher, em Santo André.

Para a assistente de Diretoria emSustentabilidade da Fundação, Julia-na Pinesi Russo, responsável pelaimplantação do sistema na institui-ção, projetos como o Carona Solidá-ria, que buscam melhorar dois dosgrandes problemas típicos das metró-poles deveriam ser mais frequen-temente idealizados e implantados.

“A falta de mobilidade urbana e apoluição do ar são problemas cres-centes a cada dia. Nós, da Fundaçãodo ABC, ficamos honrados em par-ticipar do projeto Carona Solidária,pois acreditamos nele e precisamosfazer a nossa parte. Precisamos co-laborar! Primeiramente, mobilizare-mos os funcionários de todas asmantidas do ABC, fazendo palestrasponto a ponto e criando um fale co-nosco específico para este projeto.Posteriormente estenderemos tam-bém aos alunos da FMABC. O re-

sultado esperado é que, o número deinscritos aumente à medida que aspessoas vão se conscientizando nãosó do impacto negativo dos veículos,mas também da economia que“compartilhar” os automóveis trará”,disse Juliana Russo.

Para Joel Pereira Felipe, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários ePolíticas Afirmativas da Universi-dade Federal do ABC (UFABC) aproposta contempla também a qua-lidade de vida na região. “A Uni-versidade Federal do ABC aderiu aoCarona Solidária porque deseja sejuntar às iniciativas públicas e pri-vadas, de âmbito local e regional, pa-ra a melhora da mobilidade nos mu-nicípios do ABC e da Grande SãoPaulo. Hoje, a UFABC possui cam-pus universitários em Santo André eSão Bernardo do Campo, com umapopulação aproximada de 8.500 pes-soas (entre alunos, professores e fun-cionários) e a redução do transporteindividual no trânsito vai contribuirmuito para resgatar a qualidade devida de nossas cidades.”

A Associação Comercial e Indus-trial de Santo André também apoia acampanha e iniciará divulgação en-tre seus quatro mil associados paraestimular novas adesões.

InformaçõesEmpresas e instituições que quei-

ram aderir ao Carona Solidária po-dem preencher formulário de inter-esse à proposta. Consórcio Intermu-nicipal Grande ABC - Av. RamiroColleoni, 5, Centro - Santo André -SP - Tel: 4435-3569 / 3572

O deputado federal William Dibapresentou na Câmara dos Deputadosprojeto de Lei que tem como escopoa alteração do Código Penal Bra-sileiro, passando a considerar comocrimes hediondos os crimes pratica-dos contra agentes públicos, no e-xercício da função (policiais mili-tares, policiais civis, bombeiros, polí-cia cientifica, promotores, juízes,fiscais de renda, fiscais do trabalho).

“Não podemos assistir, de formapassível, o aumento da criminalidadecontra esses profissionais como sefosse algo normal. A Lei deve ser ma-is rígida”, enfatizou Dib.

Para ilustrar seu posicionamentoo deputado federal William Dib re-lembra o caso da juíza Patricia Acioli,assassinada em agosto de 2011, nacidade de Niterói, no Estado do Riode Janeiro, com 21 tiros. Uma breveanálise do histórico de trabalho damagistrada revela que ela tinha umavasta lista de condenações exem-plares contra criminosos que agiamna cidade de São Gonçalo, envolvi-dos em diversos crimes entre os quaisa adulteração de combustíveis.

O projeto apresentado pelo par-lamentar tucano prevê um aumentode 50%, em média, na pena de quemfor condenado por esse tipo de crime,seja mandante ou executor.

“Quem for condenado, por exem-plo, a 10 anos de prisão, passaria para15 anos”, explica o tucano.

Dentro do tramite da Câmara dosDeputados, o projeto seguirá para aComissão de Segurança Pública e

Deputado Willian Dib apresentaprojeto para mudar Código Penal

Deputado Federal Willian Dib

O deputado federal do PSDBpaulista apresentou projetode Lei com o objetivo de que

crimes contra agentespúblicos, no exercício da

função sejam consideradoshediondos e assim tenham a

pena de mandantes eexecutores aumentadas.

Combate ao Crime Organizado, daqual Dib é membro e em seguida de-verá seguir para a Comissão de Cons-tituição e Justiça da Casa. Em seguidao projeto será remetido para apre-ciação do Senado Federal.

“A expectativa é de que todo essetrâmite legal seja concluído até o anoque vem”, destaca Dib.

A alteração do Código Penal tam-bém visa proteger os policiais mili-tares que estejam atuando fora do ex-pediente, fazendo o popular “bico”,como segurança ou mesmo nos diasde folga. Sobre esse ponto Dib desta-ca: “se a morte desses profissionaisfor encomendada, está caracterizadoo crime hediondo”.

O mesmo critério, segundo o tu-cano, vale também para os secretáriode Segurança Pública do país quevivem diuturnamente sobre proteçãopolicial e mesmo com todas as me-didas, acabam sendo assassinados amando de criminosos, que desejamintimidar o Estado Legal.

Se aprovada pelas duas CasasLegislativas do Congresso (Câmarados Deputados e Senado Federal) anova norma valerá, inclusive, paraSecretários de Governo, desde que ocrime seja considerado por encomenda.

Morte de PoliciaisDib avalia que a medida terá

impacto imediato na queda do índicede policiais militares assassinados.

“Em 2011 foram mortos 48 poli-ciais militares no Estado de SãoPaulo. Nesses nove meses de 2012já foram registradas 67 ocorrências,destacou Dib com base em dados daPolícia Militar do Estado.

Essa onda de assassinatos de Po-liciais Militares tem sido assunto re-correntes em todos os debates sobrea Segurança Pública no Estado.

Dib ainda destaca que o aumentoda criminalidade deixou de ser umproblema quase que exclusivo das ca-pitais brasileiras. “É um problemanacional, que deve ser debatido parase buscar soluções conjuntas”, finaliza.

Trens e ônibus da EMTU terãohorário diferenciado amanhã

Com a entrada em vigor do ho-rário de verão, à meia-noite desábado, 20, os trens do Metrô e daCompanhia Paulista de TrensMetropolitanos (CPTM), além daslinhas de ônibus da Empresa Me-tropolitana de Transportes Urbanos,circularão uma hora a mais.

Mesmo com os relógios adian-tados da meia-noite para 1h, os trensvão circular normalmente até as 2h,o equivalente à 1h do horário antigo,quando habitualmente se encerra a

Metrô, CPTM e coletivos vão operar uma hora amais com o início do horário de verão

operação comercial das empresas detransporte metropolitano. A medidaabrange também a Linha 4-Amarela.

Os relógios das estações do sis-tema metroferroviário serão altera-dos somente após o encerramentodo expediente. A circulação dostrens será retomada no domingo, às4h na CPTM e às 4h40 no Metrô, jáno novo horário. As linhas de ônibusmetropolitanos, que normalmentefuncionam até a 1h, irão operar atéas 2h do domingo.

A ação também engloba menoresde 5 anos (de 2 a 4 anos e 11

meses), e trabalhadores da áreade educação que atuam comcrianças nesta faixa etária

A Prefeitura de São Bernardo doCampo estendeu a vacinação contraa gripe até o dia 31 de outubro. Nessaetapa, a ação também engloba me-nores de 5 anos (de 2 a 4 anos e 11meses) e trabalhadores da área deeducação que atuam com criançasdesta faixa etária.

A vacinação também continuajunto aos demais grupos prioritáriosque já faziam parte da estratégia devacinação, como gestantes, trabalha-dores da saúde, crianças de 6 mesesa um ano e 11 meses, maiores de 60

Vacinação contra a gripesegue até o dia 31 em SBC

anos e portadores de doenças crô-nicas.

Iniciada em maio, a campanha jáatingiu a meta de 80% junto a algunsgrupos prioritários para receber adose: gestantes (88%), crianças me-nores de 2 anos (107%) e trabalha-dores da saúde (80%). Nesta fase fi-nal, no entanto, o principal foco é apopulação acima de 60 anos. Até omomento, 74,95% desse público recebeua medicação, ainda abaixo da metamínima de cobertura vacinal de 80%.

A vacina, que é gratuita, é apli-cada de segunda a sexta-feira, das 8hàs 17h, nas 32 Unidades Básicas deSaúde (UBSs) de São Bernardo. Elaprotege tanto contra a gripe comumquanto contra a Influenza A H1N1(gripe suína).

“Dia do Cuidador de

Idosos” é instituído no

calendário oficial de SCS

Dados do último censo do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística) de 2010 mostram que obrasileiro está vivendo mais. EmSão Caetano, 12% dos habitantes -cerca de 18 mil pessoas - já passa-ram dos 65 anos. Diante desse ce-nário, a profissão de cuidador de i-dosos ganha importância e mostra-se promissora. Entre as principaisatividades estão acompanhar, minis-trar medicação, ajudar na alimen-tação e na higiene de idosos comdificuldades de locomoção.

Com o objetivo central de ajudarna divulgação e valorização dessesprofissionais, o vereador Jorge Sal-gado (PTB) criou o projeto de Leique institui no calendário oficial deSão Caetano do Sul o “Dia do Cui-dador de Idosos” em 20 de março.Aprovado em segunda discussão evotação, o projeto visa também di-fundir conhecimentos a respeito doscuidados com idosos, por meio decampanhas educativas, cursos, ex-posições, publicações, reuniões eseminários. “O trabalho do cuidadorde idosos, é um exemplo de dedica-ção e amor ao próximo. É precisovalorizar e incentivar as pessoas quedesenvolvem essa atividade”, ar-gumenta Jorge Salgado.

Segundo pesquisa da Datafolha,o salário de um cuidador que nãodorme no emprego varia entre R$900 e R$ 2.000, de seis a oito horasdiárias, com uma folga semanal.Embora a profissão ainda não estejaregulamentada, já tramita no Se-nado o projeto de lei n° 284/2011que regulamenta a carreira e estabe-lece exigências, como ensino fun-damental completo e curso de formação.

Para ser um profissional cuida-dor, o ideal é fazer o curso lançado,recentemente, pela Secretaria dosDireitos da Pessoa com Deficiência.O curso tem duração de 120 horase as aulas são via web site com tu-toria, além de serem exigidas duasoficinas presenciais, com explica-ções e dicas práticas de diferentesprofissionais: médicos fisiatras, en-fermeiros, terapeutas ocupacionais,fisioterapeutas, fonoaudiólogos,

Projeto de Lei do vereador Jorge Salgado (PTB)ajuda a valorizar a profissão

dentistas, nutricionistas, assistentessociais e até mesmo advogados eestilistas.

Para se ter uma ideia da impor-tância da “nova” profissão, a po-pulação com mais de 80 anos cres-ceu quase 70% em dez anos, se-gundo a mesma pesquisa do IBGE.“É justamente essa parcela (dosbrasileiros) que precisa dos cuida-dores. Há uma necessidade muitogrande desses profissionais, o quegarante a empregabilidade”, afir-mou a enfermeira e professora docurso de cuidadores do Instituto dePesquisas da Terceira Idade (Ipet)Margarida Santos.

Jorge Salgado: “exemplo de de-dicação no trato com os idosos”

Idosos terão carinho especial

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 129

Jornal Imprensa ABC Página 5

CANTINHO DO ZEZÉJosé Pires Maia “Zezé”

No Cantinho nostalgia a hora e avez do glorioso Monte Azul F.C.Preclaros esportistas de São Caetano

do Sul, numa deferência especial denosso amigo Domingos Marcelino(Mingo), hoje ilustra o noticiário doCantinho do Zezé, homenagem a umadas mais tradicionais equipes inseridasno rol do futebol amador, num passadoque já vai distante as cores azuis ebranca do Monte Azul Futebol Clubedesfilavam pelos campos de nossacidade com muita garra, determinaçãoe muito amor. Senão vejamos, retor-nando ao ano de 1961 os aguerridosatletas do clube sagravam se campeõesno campeonato promovido pelaL.E.S.C.S. (cuja fundação data demarço de 1949) em uma das séries comamor. Prá vocês curtirem com muitaemoção, segue abaixo uma dasformações: Em pé da esquerda para adireita: Gerson, Moreira, Bento,Valdemar, Polaco, Mingo e Barbudinho.Agachados estão: Lelo, Mirreis, Jura,Geni, Italo, Bernardes e Joãozinho. Opresidente do Monte Azul Francis,técnico Vitório Boscolo. Uma dasglórias do esporte amador de SãoCaetano do Sul o Monte Azul FutebolClube faz parte da glória do futebol.Nossos parabéns a todos os que odefenderam.

União Inter Amigos chega a 162jogos no B. Fundação

Jogando sábado último no distritaldo Bairro Fundação, na partida de nº 41da temporada 2012, os irreverentesastros da simpática equipe do UniãoInter Amigos, em jornada de muitoequilíbrio lembrando com carinho doSão José Futebol Clube (fizeram umahomenagem digna dos maioresencômios) não bastasse os 26 anos demuita ami-zade, chegaram 5650 gols noranking vitorioso do 1º lugar. Dinho 2,Arnaldo e Juninho (São José FC), JoãoPedro, Zé Edu, Barbosa (FlamengoF.C.) foram os marcadores dos tentos.Sr. Maya o árbitro. Eis as equipes, SãoJosé FC: Paulinho, Zelão, Adriano,Nena, Dinho, Arnaldo, Djalma,Roberto, Ratinho, Juninho. FlamengoFC: Gustavo, Helio (Joãozinho),Rodrigo, Tcho-tcha, Augusto, Barbosa,Zé Edu, Pulga, Adilson do Posto, JoãoPedro. Eis mais alguns nomes que fo-ram home-nageados por Luiz LaurindoMarce-lino Junior / Luiz LaurindoMarcelino na informação do Cantinhodo Zezé: Vanderlei Lombardi, LuizCarlos Marsson, Francisco Pereira, JoséNo-gueira da Silva, Antonio João Za-nirato, Roberto Tamayose, Jurandir

Zanirato, Marcos Aurélio Salgado,Roberto Martinucci, João SantiagoMoro, Carlos do Bar do Peixe, Ru-bensda Trav. Ana Maria.

Nas asas da emoção eu e vocês,sempre amizade a serviço do es-porte,nossas homenagens amigos!

Campeonatos de Veteranos eVeteraníssimos são notícia no

Cantinho do ZezéJogando com Rubão (Ramiro), Boca

(Marinho), Mineiro, Valdir, Joel(Maurício), Minduca, Flávio, Ricardo,Elcio Rocha, Arnaldo e Gaucho. Osveteraníssimos do Internacional SportClub lograram goleada de 4x1 frente aoA.E.E.D. em jogo realizado domingoúltimo no CER Gisela o destaque maiorfoi o atleta Arnaldo autor de três golsno placar completado por Boca “o Sacida vila” contou com Roberto Leme“Tchotcha” e Helio da S. Salgadoresponsáveis pela parte técnica.

No mesmo distrital Luiz Baraldi(tivemos a participação da equipe deF.M.F. FC do Bairro São José) quevenceu por 2x1 o articulista local cha-teado com o alvi negro não obteve emtempo hábil, maiores informações parasaudar mais esse triunfo do simpáticoclube. Há quem diga que houve boicote,como cautela e caldo de galinha nãofazem mal a ninguém, um grande alô!Ao amigo José Davilson da Cruz“Baianinho” já são três partidasconsecutivas que não recebemos osdados técnicos para enaltecer os feitosalvi negros. De quebra inserimos a notasocial dos nossos considerados Robertode Carvalho do dia 12 de Outubro soma-ram nova idade com a seguintemensagem:

No amanhecer de mais um a-niversário, ocorrido no dia 12, que a paz,

a sabedoria e a felicidade este-jaminseridos em vossos corações. Sim-plesmente votos de mil felicidades(Cantinho do Zezé e seus amigos),parabéns my brothers.

Vocês são a razão do sucesso noCorinthians Cristaliense, Internacional SC eoutros clubes que fizeram parte.

José Pires Maia “Zezé” continuaagradecendo as provas de carinho

em SancaObrigado Djalma Luiz Lorenzine

(de família tradicional de São Cae-tanodo Sul) e apaixonado torcedor do SantosFC. Agradeço o livro de 100 anos deglórias do lendário alvi negro praiano.

Agradecemos a família do Sr. No-el, Da. Maria e Tainá (sempre nas asasda emoção).

Agradecemos a família do Sr. Re-nato, Da. Vanuza, Gabriela, Juliana, dofuturoso Becão Filho do Casal (1a.parada restaurante) sempre presente asnossas locuções esportivas, nas mil e umcompletadas em Outubro/2012.

A todos os amigos que colaboramsemanalmente com suas adesões demostrar as glórias de nosso esporteamador no tradicional Cantinho do Zezé58 anos. Em forma de agradecimento afrase da semana: A flor simboliza oamor, o amor simboliza a paz, paratermos amor e paz, basta apenas umaflor.

Tudo isso somado a enorme edignificante amizade que nos une noressarcimento das boas coisas quefazem um aprendizado de vida nessaslições de muito amor que entrelaça osnossos corações.

Fazendo o que gosto na cidade queeu amo. Para São Caetano do Sulsempre o melhor. Boa semana amigos,nossa gratidão.

Virtude do Azulão contra o Ceará,foi à aplicação tática da equipe.

Segundo o jogador Vandinho, oSão Caetano foi maduro e demons-trou muita tranquilidade, mesmo emmomentos difíceis da partida, quandoo time cearense foi para o tudo ounada, em busca do empate.

- Fomos superiores e inteligentesdentro de campo. Soubemos pres-

Vandinho: destaque do Azulãona partida contra o Ceará noAnacleto Campanella

sionar em busca do gol e defendercom eficiência quando o adversárioexigiu do nosso sistema defensivo.Se mantivermos este espírito e estapegada, temos tudo para alcançarnosso objetivo, que é voltar à elite.

Mesmo confiante no potencial doSão Caetano, o centroavante alertoupara as dificuldades que o time vaienfrentar nesta fase final da com-petição. Para o jogador, o Atlético-PR é o principal adversário na brigapelo G4.

- Felizmente não precisamos deninguém para garantir nossa vaga. Sódependemos do nosso rendimento. Éclaro, que o Atlético-PR é um timede tradição e tem uma ótima equipe,por isso, não podemos vacilar sequisermos buscar o acesso.

Aos 26 anos, Vandinho foi fun-damental na vitória do Azulão diantedo Avaí, pela 21ª rodada, quandomarcou o único gol do jogo e garantiutrês pontos importantes para o SãoCaetano.

Na próxima terça-feira (23) pela32ª rodada o São Caetano enfrenta oIpatinga (MG) novamente no Ana-cleto Campanella, as 19:30 horas.

A Toledo do Brasil promoverá aCorrida e Caminhada “Sinta-se Bem6K Run”, em São Caetano do Sul, nodia 11 de Novembro de 2012, a partirdas 8h. As inscrições podem ser feitasgratuitamente pelo site (www.rmcesportes.org.br). O percurso de seisquilômetros terá largada e chegada àPraça Chico Mendes em São Caetanodo Sul.

O evento terá duas opções de par-ticipação (Corrida e Caminhada) a-berta ao público em geral. Os parti-cipantes receberão kits com camisetada prova, boné e chip de cronome-tragem (para quem vai correr). Nachegada, serão distribuídos kits comisotônico, água, barra de cereal e fru-ta, cartilha, material. Como não écompetitiva, a prova não terá premi-ação e todos os participantes recebe-rão medalha de participação.

Para anunciar ligue4221-1667

4221-1892

Toledo promovecorrida e

caminhada

O time de malha da AE ÁguaPreta, representante de Pinda noCampeonato Paulista de Malha,derrotou no último domingo, dia 14,em casa, o fortíssimo time de SãoCaetano do Sul e avançou para a fi-nal da competição.

Na primeira partida, a equipe dePinda, comandada em campo peloexperiente atleta da seleção da ci-dade, Sérgio Soares, juntamentecom três atletas da escolinha, Edu-ardo, Ramirez e Bruninho, deramum show de malha e aplicaram uma“goleada” em São Caetano, ven-cendo por 212 a 102, mostrando aforça da base da modalidade.

O time de São Caetano não foisó passear, tanto que na segundapartida quase acabou com o sonhoda Água Preta de ser campeão pau-lista.

No primeiro lance de jogo, comos atletas Bill, Wellington, Odair eToni, Pinda abriu 20 a 0 e o queparecia ser fácil virou um pesadelopara o time de Pinda, que viu empoucos lances a diferença sumir doplacar.

A torcida do São Caetano tam-

São Caetano capacitafuncionários com curso

de salva vidas

São Caetano perde epõe Pinda na final do

Paulista de Malhabém fazia a sua parte e empurravao time, o que fez com que Pindaantes do meio da partida já fizesseuma alteração, com a entrada deLucas Ouverney no lugar doWellington.

Com mais experiência emcampo e a torcida de Pinda empur-rando, o time se manteve na frenteaté o oitavo lance, quando a equipede São Caetano passou no placar em6 pontos.

Nos lances finais do jogo o quese viu, foi união, técnica e princi-palmente, a raça dos atletas pin-denses, que empurrados pela tor-cida, em um lance espetacular dosatletas Bill e Lucas, fizeram 16 a 0,assim, passando 10 pontos no placare embalando de vez os outros doisatletas da equipe, Odair e Toni, quese firmaram no jogo e fecharam apartida em 168 a 154.

Com essa excelente vitóriaPindamonhangaba agora aguarda ovencedor entre Correia de Lemos(Capital) e Caucaia do Alto (Cotia-SP), para começar a disputar a fi-nal paulista e tentar conquistar otítulo estadual pela primeira vez.

Foi concluído o curso de Encar-regado de Salvamento Aquático aos12 funcionários da Secretaria deEsportes e Turismo de São Caetanoque vão trabalhar nos clubes muni-cipais da cidade. O curso, que teve acarga horária de 120 horas, durou ummês, e abordou temas como condicio-namento físico, salvamento, apneia,técnicas de nado, transporte, entreoutros.

Participaram os professores Julia-na Almeida, instrutora de salvamentoaquático e educadora física; MérciaRegina de Souza, educadora física einstrutora de primeiros socorros; eEduardo Cabelo, agente do corpo debombeiros. Técnicas de salvamento

Piscinas serão reabertas

Atenção associados dos clubesde São Caetano. A partir destesábado, 20/10, já estarão emfuncionamento todas as piscinasdos clubes esportivos da cidade.Informe-se nos clube quais serãoos horarios a serem seguidos.

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 129

Jornal Imprensa ABC Página 6

No dia 28 de outubro de2012 acontece o II FestivalVegetariano do ABC. O eventooferece uma agenda gratuitade atividades relacionadas àquestão da alimentação vege-tariana e vegana, trabalhandoconceitos como qualidade devida e consciência de consu-mo, através de palestras, ofici-nas culinárias, rodas de bate-papo, práticas corporais comoyoga e massagem, bazar deroupas, livros e acessórios epraça de alimentação vegana.

O evento irá ocorrer das 12h às 18h, no Estação Jovem,ao lado da Estação Rodoviáriade São Caetano. A programa-ção estará disponível no bloghttp://www.festvivalvegano.com.

A Secretaria Municipal deCultura realiza neste domingo(21), a última eliminatória doV Festival de Talentos 2012.O projeto tem como objetivovalorizar cantores e gruposmusicais amadores da cidadee da região do ABC. Com en-trada gratuita, o Salão do Clu-be Gonzaga (Rua Luiz Louzã,170 - Bairro Olímpico) rece-berá a competição musical, apartir das 14h.

Antes conhecido comoShow de Calouros, o eventofoi realizado com sucesso nosanos anteriores. Nesta etapa,doze candidatos concorrem avagas para a final, que serárealizada em novembro. Osconcorrentes desta eliminató-

II FestivalVegetariano

Eliminatória do Festival de Talentos

PEÇA BELISA E PERLIMPLIM - Neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Cultura e aFundação das Artes levam ao palco do Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111 - Bairro SantaPaula) a peça Belisa e Perlimplim, um amor bonito assim bem no meio do jardim... Enfim, com JuniorDocini e Victor Merseguel. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Eles estarão à venda nabilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 19h. A duração da peça é de 60 minutos. Maisinformações na Fundação das Artes, pelo telefone 4238-3030 ou pelo portal www.fascs.com.br.

O espetáculopromete boasgargalhadas

ria são: Simone da Silva Ba-tissaco, Daniella Crocce, JoséAgnaldo Pereira de Freitas,Sergio de Jesus Faria, JéssicaFerraz Figueira, Gabriel Jag-ger Buttini da Silva, PriscilaLeal da Silva, Maria da SilvaSouza, Carlos Alberto S. Du-arte, Adão Ap. Lourenço, Ro-drigo Vieira Araújo e SolangeFlausino.

O júri será composto porElody Barontini, Ricardo Pe-nachi de Camargo, Dinah Ma-ria Barile, Thiago da Silva Li-ma Rosa e Samila Zambellidos Santos.

Mais informações podemser obtidas na Secretaria daCultura, pelos telefones 4232-1237 ou 4232-1294.

Mostra destaca desenhos, pinturas e instalações

A transformação de objetos antes desprezados emverdadeiras obras de arte requer estudos, habilidade e umaboa dose de imaginação. Um passeio pelas criações doandreense Kael Carniel, com todos esses elementos, podeser conferida no Salão de Exposições do Paço Municipalde Santo André, na exposição Laboratório Lúdico 2012 e avisitação pode ser feita até 14 de novembro, de terça-feiraa sábado, das 12h às 17h e das 18h às 21h, com entradagratuita.

Laboratório LúdicoMOSTRA

SESC apresentashow com o grupo

Doente do pé

Em homenagem ao sambapaulista, a apresentação mos-tra um pouco da obra de seuscompositores mais representa-tivos. O show a “Sambíssimatrindade do samba paulista”apresenta músicas de GeraldoFilme, Paulo Vanzolini e orepertório agrada tanto quemgosta de dançar como quem

quer ouvir boa música. Comarranjos próprios, o Doente doPé propõe uma roupagemmoderna às canções com amescla de ritmos, improvi-sações e interações com aplateia.

Dia 20 de outubro de 2012,sábado, 16h - Sesc São Caeta-no - Rua Piauí, 554 - SCS

Psiquiatra lança livro sobreconflitos de futuros médicos

Dr. Adilson Casemiro Pires (Diretor da FMABC); Dr. Arthur Guerra (chefe da disciplinade Psiquiatria da FMABC), o autor Dr. Sérgio Baldassin, Dr. Marco Akerman (vice-Diretorda FMABC) e Mauricio Mindrisz (Presidente da Fundação do ABC).

Depressão, estresse, uso dedrogas e tentativas de suicídio- cuja incidência cresce na ju-ventude atual - assumem di-mensão preocupante quandomuitos desses jovens serãomédicos. E é esse o alerta cen-tral do livro “O AtendimentoPsicológico ao Estudante deMedicina”, lançado na FMABC. A importância do temapode ser medida pelo númerode autores: assinam a obra na-da menos que 28 profissionaisde saúde, entre psiquiatras, p-

Dr. Sério Baldassin duranteapresentação do livro

sicólogos, médicos e enfermeiros.São reflexões sobre o aco-

lhimento necessário a esse alu-no que escolheu como carreiracuidar de outras vidas e que

com frequência está “mal hu-morado, muito cansado, isola-do ou que procura por subs-tâncias psicoativas”, comodescreve Dr. Sérgio Baldassin,

professor da FMABC e orga-nizador da publicação (www.edipro.com.br), também lança-da no 50º Congresso Brasileirode Educação Médica, na USP.

CampanhaPense Rosa

acontece nestedomingo, 21Neste domingo, dia 21 de

outubro, será realizada a partirdas 10h, na Av. Kennedy, emfrente ao Parque Cidade dasCrianças, uma Caminhada eCãocentração como parte daprogramação da CampanhaOutubro Rosa de combate aocâncer de mama, em SCS.