jornal interessa! | 4ª ed. | março de 2012

8
UNIDADE CÉU AZUL Rua Antônio José dos Santos, 312, Céu Azul | (31) 3786-6658 www.shoppinguai.com.br TECNOLOGIA: quer comprar pela internet? Selecionamos 10 dicas bási- cas para você comprar produ- tos com segurança na web. página 2 STOCK.XCHNG > Saiba porque a comemoração é no mês de março; > Dicas de beleza para você fazer em casa; > Fique na moda sem gastar muito! MÊS DAS MULHERES RECEITA Aprenda a deliciosa receita portuguesa que é tradi- cionalmente consumida na Semana Santa. página 6 Bolinho de bacalhau com mandioca! página 3 ESPORTE: conheça a história do MMA e atletas mineiros que vivem desta modalidade PÁGINAS 4 E 5 N�� ��. C��, �� ����!

Upload: roberto-braz-romanelli

Post on 31-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Destaques desta edição: Mês das mulheres | MMA: nova paixão dos brasileiros | Dicas para comprar na internet | Receita do bolinho de bacalhau com mandioca

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

UNIDADE CÉU AZULRua Antônio José dos Santos, 312, Céu Azul | (31) 3786-6658

www.shoppinguai.com.br

TECNOLOGIA: quer comprar pela internet?

Selecionamos 10 dicas bási-cas para você comprar produ-tos com segurança na web.

página 2

STOCK.XCHNG

> Saiba porque a comemoração é no mês de março; > Dicas de beleza para você fazer em casa;> Fique na moda sem gastar muito!

MÊS DAS MULHERES

RECEITA

Aprenda a deliciosa receita portuguesa que é tradi-cionalmente consumida na Semana Santa.

página 6

Bolinho de bacalhau com mandioca!

página 3

ESPORTE:conheça a história do MMA e atletas mineiros que vivem desta modalidade

PÁGINAS 4 E 5

N��

����

� ��

�� �

����

���

�� �

����

�� �

� ��

���

� ��

����

��.

C��

����

����

� ��

����

��

� �

����

���

���,

���

����

���

� ��

���!

Page 2: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

2 B E L O H O R I Z O N T E | M A R Ç O D E 2012 | J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B R

INTERESSA NA REDE

FACEBOOKfacebook.com/jornalinteressa

TWITTER@jornalinteressa

Os sites de compras coleti-vas se tornam cada vez mais uma opção de compras bara-tas para os consumidores. Esse modelo de compras é baseado em descontos de acordo com o número de compradores de cada oferta. Alguns produtos e serviços chegam a ser ofereci-dos com até 90% de desconto.

Segundo dados do site SaveMe, em dezembro do ano passado, este tipo de site re-sultou em R$ 185 milhões de economia aos consumidores com os descontos oferecidos. Para ajudar os nossos leitores, que usam essa ferramenta de compras, o Interessa preparou uma lista com 10 dicas para uma compra mais segura na internet:

10 DICAS para comprar com segurança na internet

TECNOLOGIA 22 DE MARÇO

DIA MUNDIAL DA ÁGUA Vários países organizam eventos para celebrar a ocasião e alertar

as populações para a necessidade fundamental da preservação do recurso natural. A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o dia e implementar medidas que visam o uso consciente.

EXPEDIENTE

Jornal Interessa!

DIRETORES:Roberto Romanelli | [email protected] Senna | [email protected]ÓRTERES ESPECIAIS: Estéfano Xavier - 15530/MG | Juliana BaetaPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Roberto Romanelli

TIRAGEM: 10 mil exemplaresCONTATO: [email protected]: (31) 8842-8047 | (31) 9177-3995 | (31) 3496-6162

CONECTE-SECOM A GENTE!Promoções, notí cias e muito mais!

Page 3: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B R | M A R Ç O D E 2012 | B E L O H O R I Z O N T E 3MMA: ARTES MARCIAIS MISTAS

E������� X�����

O MMA (Mixed Marti al Arts), an-ti go “Vale-tudo”, esporte que mais cresce no mundo, vem adquirindo novos adeptos a cada dia, e isso não é por acaso. Outrora famoso por ser considerado um esporte violento e prati cado apenas por pes-soas de má reputação, o MMA vem aos poucos quebrando esti gmas e mostrando a sua verdadeira face. A desmisti fi cação do esporte se deve muito a seus prati cantes que sempre pregaram a paz e o auto-controle, ao contrario da visão dis-torcida de boa parte das pessoas.

O SURGIMENTO. Ainda na dé-cada de 20, esta forma de luta que conhecemos nos dias atuais começou a tomar forma através de Carlos, irmão mais velho da família Gracie. Depois de aprender a arte do Judô com o japonês Mitsuyo Maeda na juventude, Carlos de-cidiu criar o Jiu-jitsu moderno to-mando como base os princípios da centenária arte marcial japonesa. O sucesso repenti no fez com que o Jiu-jitsu despertasse a atenção de outros esti los de luta, dando início a desafi os épicos entre lutadores dos mais variados esti los de luta, sem qualquer ti po de regra ou local pré-defi nido.

Mas a popularização do MMA veio mesmo através do irmão mais novo de Carlos, o franzino Hélio Gracie, que nos anos 30 fez do MMA uma práti ca mais corriqueira e conhecida, repassando a tradição aos herdeiros.

Filho mais velho de Hélio, Rorion Gracie trabalhava como instrutor de Jiu-jitsu nos Estados Unidos, onde repassava seus ensinamen-

tos na garagem de casa, até que em 1993 resolveu criar um novo desafi o. Ainda sem muitas regras ou defi nição de categorias, luta-dores de diversas artes marciais se encaravam dentro de um ringue gradeado em formato de octógo-no. Assim nasceria o UFC (Ulti mate Fight Championship).

MMA COMO CONHECEMOS. A modernização do esporte começou mesmo nos anos 2000, sendo de suma importância para o boom que a prati ca esporti va so freu. Beirando a falência no fi nal da dé-cada de 90, o evento foi comprado pela empresa Zuff a, presidida pelo empresário Dana White. Após esta transição, White defi niu novas re-gras e profi ssionalizou o esporte, transformando o UFC em um dos maiores espetáculos esporti vos da atualidade.

A nova PAIXÃO dos BRASILEIROS

MMA EM TERRAS MINEIRAS

O fascínio dos mineiros por ar-tes marciais vem de longa data. Com a explosão do Jiu-jitsu no Brasil, os adeptos se multi plica-ram. Em pouco tempo Belo Hori-zonte se transformou em uma das grandes fi liais do esporte, ganhando cada vez mais noto-riedade. Os benefí cios que ele proporciona ao corpo e à mente são destacados pelos prati cantes. Marcelo Azevedo, conhecido popularmente como “Uirapuru”, é um dos entusiastas das artes marciais mistas. Faixa preta em jiu-jítsu, Uirapuru ministra aulas da modalidade em uma grande academia da capital. O lutador relata que já são 18 anos de jiu-jítsu, e nove dedicados ao MMA.

O preconceito antes enfren-tado por praticantes de artes marciais deu lugar à euforia nos dias atuais. De acordo com Gustavo Coelho, outro lutador belo-horizontino consagrado no esporte, o cenário já melhorou bastante. “Antes era realmente mais complicado, mas a cada dia o MMA prova que veio pra ficar e ainda tem muito para mostrar a todos”, salienta. Segundo Coelho, a prática é segura e gera auto con-fiança, além de trazer benefícios ao corpo e à mente. Ele assegura que para a modalidade continuar crescendo é necessário que os

empresários acreditem um pou-co mais no esporte. De acordo com Marcelo Uirapuru, a mídia vendia uma imagem negativa, as-sociando a prática aos badernei-ros. “Hoje, com esse novo boom, tiveram que se render a esta prática esportiva. Se continuarem mostrando a verdadeira face do MMA, como o lado da saúde, da superação e do autocontrole, o esporte conquistará ainda mais respeito das pessoas que antes o criticavam”, reflete o atleta.

A roti na de um esporti sta profi ssional não é nada fácil. Trei-namento em tempo integral, boa alimentação e disciplina são al-guns dos requisitos básicos para se alcançar o sucesso. “Treino cerca de seis horas diárias, de se gunda a sábado, dividindo a roti na em parte técnica de jiu-jítsu, boxe e também a parte fí sica”, relata Uirapuru. Segundo o atleta, a alimentação é de suma importância para se manter em forma. “Procuro evitar carne ver-melha, fritura e doces. Também não adiciono muito sal nas ali-mentações para impedir a reten-ção de líquidos”, complementa.

O sustento de muitos atletas vem exclusivamente das artes marciais. Aos 29 anos, Gustavo Coelho começou sua jornada com apenas oito, através do Karatê. Além das aulas de jiu-jitsu que ministra, Coelho conta com as lutas profi ssionais que realiza pelo país. Uirapuru se exalta ao comentar sobre sua carreira, “Hoje, graças a Deus consigo viver exclusivamente do jiu-jitsu, além é claro, de minhas lutas e seminários que realizo ao redor do mundo”.

A trajetória foi árdua, mas o esporte que superou todas as dificuldades do passado e hoje apresenta seus vários benefícios, sejam eles em forma de entrete-nimento ou à saúde (física e men-tal) conquistou seu espaço aos poucos e vem crescendo cada vez mais a nível mundial, provando que realmente veio para ficar.

OCTÓGONO: o lutador Gustavo Coelho, à direita, em uma luta

profi ssional de MMA

ENSINAMENTO: o professor Uirapuru (abaixo, à direita) faz demonstrações públicas ao ar livre

DIVULGAÇÃO

ESTÉFANO

XAVIER

Page 4: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

4 B E L O H O R I Z O N T E | M A R Ç O D E 2012 | J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B R

SEMPRE LINDA N� ��� �� ��� �� �������� � D�� I������������ �� M�����, 08/03, � J����� I�������� �������� ��� ����� �� ����������� �������� ���� �� �������� ������� �� ��� ��� � ������ �������� �����. C������:

MÁSCARA PARA MÃOS MAIS MACIAS

Derreta em banho-maria um pouco de parafina sólida, espere esfriar sem que en-dureça e mergulhe as mãos. Assim que aderir a pele, en-volva-as com filme plástico. Retire a parafina depois de agir por 30 minutos.

LIFTING FACIAL CASEIRO

Lave o rosto com sabonete neutro e em seguida aplique uma compressa de gaze ume-decida em chá de camomila gelado. Deixe agir por cinco minutos. Depois aplique uma máscara feita com clara de ovo le-vemente batida. Retire com água gelada após 15 minutos.

BANHO RELAXANTE PARA OS PÉS

Prepare uma bacia com água morna. Coloque no fundo dela bolinhas de gude, uma colher de sopa de sal grosso, camo-mila a gosto e uma pedrinha de cânfora. Massageie os pés com as bolinhas de gude por 30 minutos.

SUAVIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ESTRIAS

Lave a área das estrias com um sabonete que contenha elasti na. Com uma bucha vegetal, massageie suavemente com movimentos circulares. Enxágüe bem e, em seguida, passe óleo de amêndoa doce ou óleo de rosa mosqueta. Para reforçar este cuidado, aplique sobre as estrias uma máscara de algas em pó diluída em água morna até virar uma pasta. Deixe agir por 25 a 30 minutos. Lave com água morna e seque.

MASSAGEM PARA AMENIZAR AS RUGAS

De frente para um espelho, massageie o rosto todo com movimentos circulares, de baixo para cima e de dentro para fora. Após a massagem, aplique um creme antiidade.

máscara feita com máscara feita com clara de ovo le-clara de ovo le-vemente batida. vemente batida. Retire com água gelada água gelada

minutos.

COMPRESSA CONTRA OLHEIRAS

Uma alternativa caseira é utilizar água morna, alter-nada com água bem gelada ao lavar o rosto.

ESPECIAL MULHER

F������ S����

O Dia Internacional da Mulher, comemo-rado em 8 de março, celebra os direitos civis alcançados ao longo da história e marca a luta das mulheres por uma socie-dade mais justa. A data se tornou ofi cial

em 1910, durante uma conferência na Di-namarca, como uma proposta de debate sobre o papel da mulher na sociedade. No ano de 1857, o dia 8 de março foi mar-cado por um triste episódio: mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido, de Nova Iorque, se mobilizaram

na primeira greve conduzida apenas por mulheres. O pedido, no entanto, não foi bem visto pelos patrões, nem pelas auto-ridades da época, que conduziram as mu-lheres ao interior da fábrica. As o perárias foram, então, trancadas no estabeleci-mento, que foi incendiado, causando a

morte de todas elas.Por isso, o Dia Internacional da Mulher

vai além dos presentes e das homenagens, que a data suscita. Ele marca também a refl exão da sociedade sobre os avanços e as formas de desvalorização que ainda existem, em relação ao sexo “frágil”.

| J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B R

na primeira greve conduzida apenas por mulheres. O pedido, no entanto, não foi

morte de todas elas.Por isso, o Dia Internacional da Mulher

8 DE MARÇO: muitas lutas, muitas histórias

Page 5: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B R | M A R Ç O D E 2012 | B E L O H O R I Z O N T E 5

MODA BARATASaiba como se vesti r bem, gastando pouco, com essas excelentes dicas de Marília Corradi, dona do site departamentodamoda.blogspot.com

ESPECIAL MULHER

J������ B����

Ir às compras é muito bom, mas exige paciência e, principalmente, percepção. É que a escolha é algo muito importante, afi nal, quando você chegar em casa vai querer conti nuar com a sensação de que fez boas compras e não o con-trário. Portanto, o primeiro passo para comprar uma peça que fará a diferença no seu guarda-roupa é procurar, investi gar, “fuçar” em to-das as araras da loja. Por isso, aqui vai a primeira dica: saia para com-prar roupas com tempo. E lembre-se que toda compra exige um bom olhar. Muitas vezes as roupas em promoção acabam passando des-percebidas, justamente por não serem bem analisadas. Uma boa opção para quem quer comprar roupas bonitas e baratas são as lojas de departamento (C&A, Ria-chuelo, Renner, Leader Pernambu-canas, Marisa...) que costumam ter muitas promoções e remarcações de preços. Mas antes de sair por aí procurando os melhores custos benefí cios, anote as dicas abaixo para fazer boas compras:

O BARATO QUE SAI CARONunca compre uma peça de roupa apenas por ela ser barata. Na maioria das ve-zes, você leva apenas porque o preço vale à pena, e não porque realmente gostou ou porque combina com você, o que faz com que você acabe não usando. Dessa forma, o barato sai caro, pois a roupa acaba encalhada no armário sem utilidade. Evite comprar uma roupa só porque ela está em promoção!

DE OLHO NAS CORESO certo é ir ao setor de roupas ou às araras para o lhar as peças, mas co mece direcionando o seu olhar para as cores que você real-mente gosta, se sente bem

e usa. Não compre uma roupa de uma cor que você não está acostumada a usar só porque está na moda ou porque você que ousar no estilo. Isso provavelmente fará com que a sua roupa fique encalhada e esque-cida.

O SEU NÚMEROJamais compre roupas ou sapatos de uma numeração que não corresponde à sua. Muita gente faz isso para não perder a promoção e quer ter aquela peça de qualquer jeito, então, acaba comprando uma numeração diferente, mas que “dá pra usar” se apertar um pouco, diminuir, alargar... A nume-ração que ficará bem e con-

fortável é a sua numeração, afinal, é seu corpo que irá vestir!

PEÇAS CURINGASCamisetas neutras, calças jeans e blazers são roupas sempre bem-vindas, pois são peças básicas e compõem diversos estilos! Então, em promoções que estiverem incluídos estes itens – e você precisar deles – compre! São curingas que nunca saem de moda e estão presentes em todas as estações. Basta sa-ber usar e combinar!

NÃO COMPRE SEM GOSTARSó compre o que precisa e o que realmente gosta! Não é porque está muito barato

que você precisa comprar oito saias, não é mesmo? Quando compramos muitas peças por conta do preço, algumas delas acabam esquecidas no fundo da gaveta. Isso acontece porque sempre preferimos usar as peças de que mais gostamos. As que nos agra-dam mais ou menos serão usadas na mesma propor-ção do quanto gostamos delas, ou seja, mais ou menos ou quase nunca!

BARATA

fortável é a sua numeração, afinal, é seu corpo que irá

PEÇAS CURINGASCamisetas neutras, calças jeans e blazers são roupas

Page 6: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

6 B E L O H O R I Z O N T E | M A R Ç O D E 2012 | J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B R

RECEITA

MODO DE PREPARO:Coloque o bacalhau de molho numa ti gela com água de um dia para outro na geladeira para dessalgar. Troque a água de vez em quando. Aqueça, ligeiramente, o bacalhau antes de limpar e processar, mas não espere a água ferver. Depois limpe-o, reti rando a pele e espi-nhas, processe-o no multi processador ou no liquidifi cador. Despeje num recipiente o bacalhau já desfi ado com as cebolas, alho, pimen-ta, salsa e cebolinha, já picados. Cozinhe a mandioca e processe-a até obter o ponto de purê. Despeje no recipiente, coloque os ovos, a farinha de milho umedecida e misture tudo. Unte as mãos com óleo e molde os bolinhos de acordo com sua preferência. Frite os bolinhos em óleo quente (coloque palito de fósforo no óleo, quando ele acender está no ponto para fritar). Não coloque muitos bolinhos por vez, de modo a colar um no outro, nem mexa. Quando esti ve-rem no ponto eles fl utuarão. Essa receita rende quase 100 bolinhos de tamanho de um quibe.

Historicamente, o bolinho de bacalhau veio para o Brasil junto com os primeiros colonizadores, mas foi a vinda da Corte Portuguesa no início do século XIX que colocou o bacalhau no gosto do povo. Hoje em dia, a maior parte do produto é importada da Noruega e a tradição é comer pratos elaborados com o peixe na Páscoa e no Natal. Mas, no dia-a-dia, o bolinho, preparado mandioca e temperado com limão, desce muito bem.

Bolinho de bacalhaucom mandiocaBolinho de bacalhaucom mandioca

INGREDIENTES:> 1,5 kg de mandioca> 1 kg de bacalhau > 2 ovos> 6 a 8 colheres de farinha de milho> 9 dentes de alho> 2 cebolas> Salsinha, cebolinha e pimenta fresca a gosto

Page 7: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B R | M A R Ç O D E 2012 | B E L O H O R I Z O N T E 7

O TEATRO MÁGICO A trupe do Teatro Mágico mostra seu terceiro CD, “A Socie-

dade do Espetáculo” (lançado em 6 de setembro), em único show no Grande Teatro do Palácio das Artes.

DATA: 25 DE MARÇOLOCAL: PALÁCIO DAS ARTESINFORMAÇÕES: (31) 3236-7400

AGENDA

No dia 31 de março, a partir das 16h, acontecerá no Uai Shopping Céu Azul a realização do concurso Garoto e Garota Verão 2012. Os modelos, que tem idade entre 16 e 22 anos, desfilarão para concorrer a vários prêmios, entre eles um dia de beleza e um book fotográfico. A iniciativa do Jornal Interessa tem como objetivo incentivar jovens que sonham em entrar para o mundo da moda. Além do desfile, haverá a apresentação de música sertaneja, com o cantor Felipe Sa-man, além de MPB, ao vivo. Participe!

DATA: 31 DE MARÇOHORA: 16HLOCAL: UAI SHOPPING CÉU AZUL | RUA ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS, 312 | BAIRRO CÉU AZULINFORMAÇÕES: WWW.FACEBOOK.COM/JORNALINTERESSA

TIRINHAS

Page 8: Jornal Interessa! | 4ª ed. | Março de 2012

8 B E L O H O R I Z O N T E | M A R Ç O D E 2012 | J O R N A L @ J O R N A L I N T E R E S S A . C O M . B RANUNCIE AQUI!

LIGUE:Roberto: (31) 8842-8047Fabiana: (31) 8839-6924

OU MANDE UM EMAIL PARA:[email protected]

Q U E M A N U N C I A , V E N D E M A I S | A P A R T I R D E R $ 5 0 | B e l o H o r i z o n t e | N º 4 | M a r ç o d e 2 0 1 2