jornal locomotiva 24

8
Puxando o assunto, trazendo o debate, levando informação Locomotiva Aumento de furtos e roubos assustam Franco da Rocha 25 de junho - sábado - nº24 - Distribuição Gratuita Encontro Estadual do PT|Pág 5 Campanha do agasalho|Pág 6 Vereadores da região sofrem atentados|Pág 4 Nossa gente Conheça a história do judoca Juarez de Jesus, o mestre que nos deixou .|Pág 8 Deficientes Físicos Vereador Léo aprova lei que garante melhor acessibilidade|Pág 7 Comerciantes e moradores estão assustados com o crescente número de furtos e roubos na cidade. Só a Drogaria Bifarma, no centro da cidade, foi assaltada 13 vezes em dezembro do ano passado | Pág 3

Upload: jornal-locomotiva

Post on 08-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

25 de Junho de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Locomotiva 24

Puxando o assunto, trazendo o debate, levando informação

Locomotiva

Aumento de furtos e roubos assustam Franco da Rocha

25 de junho - sábado - nº24 - Distribuição Gratuita

Encontro Estadual do PT| Pág 5 Campanha do agasalho| Pág 6

Vereadores da região sofrem atentados| Pág 4

Nossa genteConheça a história do judoca Juarez de Jesus, o mestre que nos deixou .| Pág 8

Defi cientes FísicosVereador Léo aprova lei que garante melhor acessibilidade| Pág 7

Comerciantes e moradores estão assustados com o crescente número de furtos e roubos na cidade. Só a Drogaria Bifarma, no centro da cidade, foi assaltada 13 vezes em dezembro do ano passado | Pág 3

Page 2: Jornal Locomotiva 24

Para quem achava Franco da Rocha um lugarzinho no fim do mundo, onde as pessoas já estavam confor-madas em ser mandadas e apenas

respondiam com seus votos comprados às vés-peras das eleições, um grupo de jovens com consciência social acabou dando uma res-posta de que as coisas não são bem assim.Mesmo acusados de politicagem, esses quase meninos e meninas ganharam a con-fiança da população e do comércio local e arrecadaram calor para os mais necessitados.Independente de credo, religião, tendência política ou classe social, fizeram com que os mais velhos, que também quiseram colaborar, lembrassem dos tempos em que a maior diversão

de um franco-rochense era passear – ida e volta – à pé, na Rua Jundiaí, hoje Hamilton Prado.Talvez esse grupo, criado via Internet, nos faça perceber que mesmo sem gran-des baladas ou eventos sociais, Franco da Rocha ainda tem potencial para nos fa-zer sorrir e nos dar prazer em ficar aqui.Isso pode ser um indício de que os bons tempos ainda não acabaram. Porque nós, franco-ro-chenses, não desistimos e ainda queremos um lugar melhor para viver. Isso é política pura, não politicagem. Eles quiseram – e conseguiram – organizar, dar uma direção a algo. E, como cidadãos que são, se ocuparam de um assunto público com sua militância. Nem Aristóteles teria definição melhor para o termo.

A Associação Assis-tencial Valorizando a Vida “Caminho de Luz” é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 8 de novembro de 2008 e localizada na Rua Marechal Gaspar Dutra, 109, no centro de Franco da Rocha.

Ela tem como objetivo trabalhar com os ditos ”ex-cluídos”. Na sua fundação o trabalho girava em torno da recuperação de depen-dentes químicos, mas como o número de desabrigados cresceu consideravelmen-te, criaram um albergue, o primeiro e único da cidade.

A idéia inicial, trabalhada até hoje, é proporcionar um pouco mais de dignidade às

Mostrando vigorO grupo Franco da Rocha, da rede social Facebook, criou a primeira mobilização da cidade a partir de uma rede virtual, com o nobre objetivo de angariar recursos para a compra de cobertores. Entramos na era digital!

Unindo forçasApós fechar aliança com o PC do B e o PMDB, o PT de Franco da Rocha fez acordo com o PDT local. Já pensando nas eleições para prefeito de 2012.

Mudança no comandoO vereador Tenório diz que está definido que assumirá a presidência do PV local, só faltando a publicação. A conferir.

Pedido de ReforçoAntes das sessões da Câmara Municipal, está virando hábito os vereadores se fecharem na sala do presidente. A bancada governista precisa da presença de membros do governo (não vereadores) para formar opinião. Isso é que é firmeza de idéias!

Novidade Eleitoral em CaieirasValdir Pereira, do PDT, está cotado para sair

pessoas que vivem nas ruas, oferecendo um local para tomar banho, alimentação e, quando há interesse, tam-bém um local seguro para passar a noite.

Em reconhecimento a esse trabalho, desenvolvido por Ronaldo César de Oli-veira e Elaina Santos Silva, e que começou sem qual-quer ajuda governamental, tanto a sociedade civil – por meio de campanhas como a do agasalho – quanto a Prefeitura, passaram a dar sua colaboração.

Atualmente a entidade, além dos projetos e progra-mas sociais que desenvolve em Franco da Rocha, tam-bém administra a clínica de

recuperação para dependen-tes químicos de Francisco Morato que conta com 25 internos, todos do sexo mas-culino, com idade entre 20 e 55 anos. Trabalha com va-gas sociais, ou seja, oferece oportunidades de tratamento para aqueles que não têm condições financeiras, e tam-bém com vagas pelas quais recebe de alguns internos o valor aproximado de um salário mínimo.

Endereço: Rua Marechal Gaspar Dutra, 109, centro, Franco da RochaTelefone: 4444-0841Horário de Funcionamento: 8h às 17h - Segunda a sexta-feira

EDITORIAL

Valorizando a Vida

Locomotiva é uma publicação quinzenal da

Editora Havana Ltda. ME.

CNPJ - 08.695.976/0001-38

Circula em Franco da Rocha, Caieiras,

Francisco Morato, Mairiporã e região.

E-mail: [email protected]

Tiragem: 10 mil exemplares

Editor: Ricardo Barreto Ferreira Filho

Reportagem: Fernanda de Sá

Projeto gráfico: Feberti

Diagramação: Vinícius Poço de Toledo

Todos os artigos assinados são de responsa-

bilidade de seus autores e não representam,

necessariamente, a opinião do jornal.

candidato a vice prefeito do Névio Dartora, do PSDB de Caieiras.

Frota NovaA Câmara Municipal de Franco locou toda a frota oficial. Agora são 4 Gol (um para cada dois vereadores), 1 Prisma (para os dois secretários), e 1 Corolla para o presidente. No site oficial da Câmara nenhuma linha sobre o assunto.

Projeto do GuinhoDa lavra do vereador Guinho, líder do PSDB na Câmara, fez aprovar Lei obrigando a colocação em salas de aula de cadeiras de braço para alunos canhotos.

Criando cargosPrefeito cria 165 cargos que não necessitam concurso público. Desses, 26 são Assistentes de Direção e 10 Assessores Técnicos, que exigem ensino médio completo; 36 Assessores de Expediente I, que exige Ensino Fundamental. Por fim, 93 Assessores de Expediente II, que exige (!!) ensino fundamental.

Justifi cativaA Prefeitura diz que, quando criou os cargos de assessores de gabinete, em 2005, não lhes deu atribuições, além de passar a idéia de que todos trabalhavam no gabinete do prefeito. Agora os extinguiu para a criação dos cargos acima.

NOSTRILHOS

VOCÊ SABE?VOCÊ CONHECE?

Ronaldo e Elaina fundaram a associação sem qualquer ajuda governamental

2 25 de junho - sábado - nº24 - Distribuição gratuita Locomotiva

Page 3: Jornal Locomotiva 24

A população franco-rochen-se acompanha preocupada a escalada da violência na cida-de. Franco, que sempre foi um lugar tranquilo, considerando a proximidade com São Paulo, está em estado de alerta.

E o que aflige a população, por incrível que pareça, não é o nada honroso título de cidade mais violenta do Es-tado, que foi divulgado pelo Governo do Estado no início do ano. Esse índice refere-se apenas ao número de homi-cídios dolosos. A principal

preocupação é o aumento do número de roubos e furtos, tanto em comércios como em residências.

Lojas de roupas, cabe-leireiros, restaurantes, consultórios e escritórios es-tão na lista dos que sofreram com isso. Os comerciantes explicam que tiveram de contratar segurança parti-cular para tentar conter a ação de bandidos.

A população reclama do fato de, muitas vezes, não conseguir fazer o Boletim

de Ocorrência, pois a Delegacia “está sem sistema”. Isto, levando-se em consideração que essas ocorrências

O que aconteceu com a cidade ciência e ternura?

Insegurança - A população concorda que a culpa não é da polícia, mas da falta de políciais e viaturas.

não entram na estatística, demonstra que a situação está pior do que os números oficiais que chegam ao Gover-nador Geraldo Alckmin e ao Secretário de Segurança Pú-blica, Antonio Ferreira Pinto.

Polícia poupadade críticasA população, entretanto, é unânime em afirmar que o problema da falta de segu-rança não é culpa da Polícia Militar. Os próprios policiais afirmam que é impossível atender a todas as ocorrên-cias porque, além da falta de viaturas, trabalham com um quadro de profissionais bastante reduzido.

Ainda segundo os PMs, os baixos salários e a falta de um plano de carreira, aliados ao risco de vida, acabam por não seduzir o jovem a entrar na polícia militar.

Comerciantes assustadosOs comerciantes e os comer-

ciários são os que mais estão preocupados com a onda de violência. Segundo informam alguns, o lucro está sendo quase que completamente gasto com equipamentos de segurança e contratação de profissionais da área.

Na última semana, o dono da pizzaria Dom Pedro foi roubado e baleado em seu estabelecimento, localizado na Rua Coronel Domingos Ortiz. Nessa mesma rua, mais cinco comerciantes tiveram prejuízos.

A drogaria Bifarma, no cen-tro da cidade, só em dezembro

Temos defi ciência em termos de material humano. O delegado seccional Emygdio Machado Neto, na época de sua posse

cídios dolosos. A principal conseguir fazer o Boletim de Ocorrência, pois

a Delegacia “está sem sistema”. Isto, levando-se em consideração que essas ocorrências

bastante reduzido.Ainda segundo os PMs, os

baixos salários e a falta de um plano de carreira, aliados ao risco de vida, acabam por não seduzir o jovem a entrar na polícia militar.

foi assaltada 13 vezes, de acordo com informações de funcionários.

Bairros também não têm segurança

Além de inúmeras residên-cias assaltadas no centro, em bairros como o Pouso Alegre e a Vila São Benedito foram registradas ocorrências ainda mais graves, envolvendo se-questro e agressões físicas e psicológicas.

Nem mesmo a casa paro-quial da Igreja Católica da Vila Bela foi poupada. A casa, onde mora o Padre Cido, foi invadi-da pelos ladrões, que levaram até o seu telefone.

325 de junho - sábado - nº24 - Distribuição gratuitaLocomotiva

Page 4: Jornal Locomotiva 24

Vereadores são vitimas de violência em Morato e Caieiras

Temporal interrompe fornecimento de energia e causa danos a moradores

Dois vereadores da região, um de Caieiras e outro de Francisco Mo-rato, foram vítimas de violência nos últimos dias.

Primeiro, em Caieiras, no último dia 10, o vereador Pedrinho Siqueira (DEM) foi assustado com a suspei-ta de uma bomba em frente à sua casa e mobilizou policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais). Segundo a PM, uma mala vazia foi abandonada na porta da residência, situada na rua Capitão Alberto Graf,

no centro da cidade. A Polícia Civil interditou a área e o Gate chegou ao local exatamente para explodir a mala que estava vazia.

Testemunhas disseram que uma mulher teria deixado a mala no local por volta das 16h. A mulher ainda não foi localizada. A polícia vai investi-gar se o fato teve alguma motivação política.

A assessoria do vereador informou que a casa tem circuito de segurança e que as imagens da mulher que deixou

Susto - Um vereador de Caieiras e outro de Morato passa por momentos tensos

O temporal do último dia 07, além de causar horas de falta de energia em algumas localidades, foi responsável pela deterioração de deze-nas de eletrodomésticos nas casas e empresas da região.

Algumas casas recebe-ram a visita de técnicos da ELEKTRO que se prontifi-caram a descobrir a extensão dos danos nas casas. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, al-gumas pessoas acabaram ficando sem luz, mesmo de-pois do retorno da energia,

porque ocorreram problemas na parte externa da rede.

Também foram notificados casos de imóveis que ficaram cerca de uma semana só com a rede de 220 volts. Isso fez com que apenas o chuveiro funcionasse e todo o resto estivesse impossível de ser utilizado.

A empresa afirma que todos os danos serão ressarcidos e orienta que a solicitação seja feita nos canais de atendi-mento disponíveis, prestando as informações constan-tes no modelo da carta de

ressarcimento que pode ser encontrada no site da empresa www.elektro.com.br. Caso a conta não esteja no nome do solicitante, ele deve comprovar que mora na residência, por meio de cópia de contrato de aluguel ou alguma outra correspon-dência em seu nome.

É importante que os pedi-dos de ressarcimento sejam feitos em máximo 90 dias da data da ocorrência e que os equipamentos queimados não sejam consertados antes da vistoria da empresa.

a mala foram gravadas.Já em Francisco Morato, o vereador

Ordário de Souza, o Darinho (PPS), foi sequestrado na última quinta--feira, 16, quando ia trabalhar.

Darinho disse ter feito negociações com os sequestradores para ser liber-tado, mas conseguiu fugir do cativeiro na manhã do sábado, 18. Na fuga, ele se escondeu na mata por cerca de duas horas, até conseguir ajuda da polícia. Os criminosos também ainda não foram localizados pela polícia.

A Elektro tem, no máximo, dez dias corridos, contados a partir da data do protocolo, para atender à solicitação. Se o equipamento danificado for utilizado para o acon-dicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos, uma geladeira por exemplo, o prazo de vistoria é de um dia útil.

No caso de aprovação, o cliente deverá providenciar o orçamento dos equipa-mentos danificados, para comprovar o valor do dano ou da perda solicitada. A

Elektro poderá propor conserto, substituição ou indenização, por depósito bancário ou ordem de paga-mento em nome do titular da conta de energia ou pessoa designada pelo cliente.

ELEKTRO - Eletricidade e Serviços S.A.Rua Ary Antenor de Souza, 321, J. Nova América, Campinas/SP, CEP 13.053-024O telefone é o 0800 701 0102

4 25 de junho - sábado - nº24 - Distribuição gratuita Locomotiva

Page 5: Jornal Locomotiva 24

Oportunidade únicaMirante do SolInf: (11) 9272-8269 / (11) 2849-1007Lígia Huete (CRECI: 99.239)

PT de Franco da Rocha participa de Encontro Estadual

Encontro - O evento contou com a participação de milhares de militantes do partido

No último final de semana, a cidade de Sumaré (115km de São Paulo) abrigou o Encontro Estadual das Macrorregiões do PT. Macrorregião é a forma como o PT se subdivide no Estado, para organização interna.

O encontro reuniu milhares de filiados de todo o Estado, e é o ponto alto de um processo que envolveu eventos em cada município e, depois, em cada uma das regiões. Em pauta, a reforma dos estatutos do partido e a preparação para as eleições de 2012.

Diversos deputados federais e

estaduais passaram pelo encontro, bem como prefeitos e vereadores do PT e os senadores Eduardo Suplicy e Marta. Mas o ponto alto foi a participação, na manhã de sábado, do ex-presidente Lula.

Lula empolgou os militantes com um discurso inflamado, na qual falou das conquistas de seu mandato e defendeu o governo da presidenta Dilma. Na sequ-ência, o ex-ministro José Dirceu também se dirigiu ao plenário. À tarde, foi a vez o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Nova macroPara a região, a novidade foi a aprovação da macro Mantiqueira, que integrará as cidades do entorno de Jundiaí, de Bragança a Itapira, incluindo Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras e Mairiporã.“Esta decisão é muito importante para nós. Nossa região cresce em importância a cada dia, e precisa-mos estar sintonizados com nossas demandas comuns. Estávamos ‘partidos’, cada cidade ligada a uma macro, e isso não fazia sentido”, a�rmou Kiko, presidente do PT de Franco da Rocha. As cidades terão 30 dias para aprovar a nova divisão em seus diretórios municipais.

SaúdeNo encontro, Kiko conversou com o ministro da Saúde e aproveitou para reforçar o convite para que ele visite Franco da Rocha. “O Governo Federal pretende investir fortemente na formação de médicos. Tenho dito ao Padilha que Franco tem plenas condições, estruturais e históricas, de receber um centro de formação como este. Quero que ele venha aqui e veja o nosso Juquery”, completou.

525 de junho - sábado - nº24 - Distribuição gratuitaLocomotiva

Page 6: Jornal Locomotiva 24

Tudo por 1 real. De verdadeESTA NOVA SEÇÃO DO LOCOMOTIVA É DEDICADA AO COMÉRCIO DE FRANCO DA ROCHA, O MAIS FORTE DA REGIÃO. EM CADA EDIÇÃO, VAMOS MOSTRAR UM PRODUTO OU SERVIÇO QUE É PRESTADO AQUI, DO LADO DE CASA.

Foi no ano de 2006 que o ce-arense Antonio Maílson Maia, da cidade de Milhã, virou franco-rochense. A idéia era abrir uma loja, já tradicional em sua família, que venderia produtos exclusivamente com o preço de R$ 1.

Localizada na Rua Hamil-ton Prado, 368, a Matheus Presentes é a única na região a vender todos os seus produtos por esse mesmo valor. São mais de 30 mil itens comer-cializados em setores diversos.

O que mais vende, segun-do Maílson, são os produtos relacionados à alimentação. A loja tem diversidade neste setor: bolachas, pães, iogur-tes, salgadinhos, refrigerantes e vários itens da cesta bási-ca. “Uma ‘Ana Maria’, por exemplo, custa R$ 2 no mer-cado. Aqui não tem isso, é tudo R$ 1 mesmo”, explica o

A primeira ação filantrópica realizada a partir de um ato iniciado nas redes sociais tomou forma no último sába-do, 18, com a campanha do agasalho intitulada “Do mundo virtual para o mundo real”. Jovens participantes do grupo “Franco da Rocha”, do Facebook, montaram uma tenda na Praça Dom Bosco e garantiram mais de R$ 4 mil em doações em dinheiro e dezenas

proprietário da loja, que tem apenas 23 anos.

Mas a loja também tem materiais de limpeza, plásti-cos, materiais de perfumaria e papelaria, sacaria, vidros, entre outros.

A loja atende mais de 100 mil pessoas por mês e é su-cesso absoluto. “Em alguns lugares as pessoas ainda têm preconceito, mas os nossos produtos têm qualidade. O segredo é que somos uma fa-mília muito grande e quase todos trabalham, em outras cidades, só que nesta mesma área. Aí compramos muito e vendemos mais barato”, orgulha-se.

Para Maílson o único problema que vê é a falta de locais para estacionamento. “Enchente mesmo só pegamos uma”. Ele já considera Franco da Rocha o seu segundo lar.

de agasalhos que serão doados para diversas entidades da região.

A idéia partiu da técnica em se-gurança no trabalho, Samanta Silva, moradora do Parque Vitória. Ela conta que em apenas 15 dias a idéia surgiu e tomou forma: “pensei em ajudar e postei um pedido de colaboração. Logo, as pessoas se juntaram a mim e o re-sultado acabou sendo muito melhor do

AQUI TEM

Pela Internet, jovens se mobilizam para ajudar quem mais precisa

que eu poderia imaginar”, comemora.A idéia inicial era conseguir cober-

tores para o albergue da Associação Assistencial Valorizando a Vida. Mas, como o grupo encontrou cobertores a preço de custo, a cerca de R$5,90 a unidade, e o valor arrecadado foi muito grande, a idéia do grupo é fazer a distribuição em outras instituições de caridade.

Sucesso - Mais de 4 mil reais são arrecadados em campanha que começou na Internet

6 25 de junho - sábado - nº24 - Distribuição gratuita Locomotiva

Page 7: Jornal Locomotiva 24

No dia 09 de junho de 2011 fo-ram realizadas eleições para renovar o Conselho de Representantes Estaduais (CRE) e Regionais (CRR) da Apeoesp (Sindicatos dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Na luta por melhores condições de trabalho e de ensino, um total de 955 professores participou do processo eleitoral.

Dada essa expressiva participa-ção, o CRR será composto por 18 membros, sendo que 10 dos eleitos são da chapa “Apeoesp na escola e na luta”, que representa um projeto

Professores votam por mudanças no sindicato

de renovação da subsede de Franco da Rocha.

DesrespeitoMesmo com o recado das urnas por

mudanças, a atual direção do Sindicato não parece querer respeitar a vontade da maioria. Após uma serie de manobras desesperadas no dia da eleição – como mudar o roteiro de urnas ou impedir que alguns professores votassem sob a alegação de que não tinham conta no Banco do Brasil – a atual coordenação da subsede tenta agora mudar o resultado das eleições nos bastidores do sindicato.

Veja o quadro de professores que representará a classe:

Professor Valfredo – E.E Albino Fiore ..........400Rosana – Diretoria De Ensino .....................363James - Befama ........................................358Celsinho – E.E Albino Fiore ........................337Catia – E.E Arnaldo Guassieri .....................332Professor Gil – E.E Jardim Silva Ii ...............324João Gilberto – E.E Capitão Alberto Graf .....320Thiago – E.E Isaias Matiazzo ......................320Claudio – Escola Municipal ........................282Ismar – E.E Francisco Gonçalves Vieira ......273

Câmara aprova projeto do vereador LéoAcessibilidade - Novos prédios públicos deverão respeitar defi cientes fi sícos

Na segunda sessão ordinária do mês, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 029/2011, de autoria do vereador Léo do PT, que determina a observân-cia da diretriz da acessibilidade em espaço, ambiente urbano e prédios públicos do município para atender portadores de necessidades espe-ciais ou que apresentem mobilidade reduzida.

Dessa forma, os novos projetos de construção ou reforma em es-paço ou ambiente urbano público no município deverão contemplar a promoção de acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, abran-gidos calçadas, passeios, calçadões, jardins e praças, rampas, escadarias e estacionamentos.

Acrescentando detalhes ao proje-to, o vereador informou ainda que “para promoção da acessibilidade, a sinalização terá de ser eficiente e as construções serem confeccionadas em materiais antiderrapantes ou se-melhantes, de modo a evitar quedas. Vejo como um grande avanço nessa direção”, calculou o vereador do PT.

Ajudando a localizar os desaparecidos

O vereador Léo também fez aprovar a Lei 30/2011 que obriga a empresa responsável pelo transporte público mu-nicipal, a destinar espaço nos ônibus para fixação de cartazes de desaparecidos.

Os interessados em fixar os cartazes devem se dirigir à sede da empresa e solicitar a fixação, juntando o cartaz a ser fixado, mediante requerimento.

725 de junho - sábado - nº24 - Distribuição gratuitaLocomotiva

Page 8: Jornal Locomotiva 24

NESTA SEÇÃO, TRAREMOS SEMPRE AS PESSOAS, LUGARES E EVENTOS QUE BRILHAM NA VIDA SOCIAL DE NOSSA CIDADE E REGIÃO. SOCIAIS

Larércio Barnabé, 23 de junhoCarlinhos do Sindicato dos Comerciários, 17 de junho

Rodrigo Cypriano, 21 de junho

Tereza Lima, 21 de junho

Aniversariantes

JUAREZ DE JESUS: MESTRE QUE SE FOI

O judô perdeu um grande professor no último dia 11 de junho. O sensei Juarez de Jesus, nascido em Pedrinhas, em 23 de outubro de 1954, era um sergipano com coração franco--rochense. Passou mais de 30 anos de sua vida na cidade onde desenvolveu sua arte.

Há cerca de 15 anos aceitou um convite para dar aulas de judô no Colégio Dom Macá-rio e ali criou uma família de judocas e de admiradores. “Foi com o apoio dele que, no início, participamos de competições nas cidades próximas e, com o passar dos anos, decidimos filiar o Dom Macário junto à Federação Paulista de Judô”, diz o diretor Paulo Mendes.

NOSSA GENTE NESTA SEÇÃO VAMOS REGISTRAR AS HISTÓRIAS, OS “CAUSOS”, A VIDA DOS HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM E FAZEM, A CADA DIA, A NOSSA CIDADE.

Pai de um casal de filhos, judocas, orgulhava-se da fi-lha, a sensei Daniela, também professora de judô, e do filho Caíque que, desde muito novo, seguiu seus passos no esporte. No decorrer dos anos, ainda, Juarez formou cinco judocas faixa preta e uma grande equi-pe que trouxe vários títulos para a cidade. Franco da Rocha viu surgir, pelas mãos de Juarez, campeões estaduais, paulistas e até mesmo um brasileiro. A sua agremiação de atletas do Colégio Dom Macário tam-bém passou a figurar entre as grandes de judô do Estado de São Paulo.

Juarez, que nunca deixou de treinar, recebeu em maio a

terceira graduação em sua faixa preta. Recentemente voltou a lutar. Participou de três compe-tições e chegou ao Campeonato Paulista de veteranos, disputa-do na cidade de Amparo, onde, na luta final, sofreu uma parada cardíaca e faleceu.

Segundo seus alunos, o seu legado foi muito grande, pois ele não se limitava a ensinar os golpes do judô, mas também orientava seus judocas à prática da disciplina, do respeito e do espírito de equipe.

A morte trágica do professor e judoca Juarez comoveu todos que o conheciam e foi citada em vários jornais esportivos e no site da Federação Paulista de Judô.

8 25 de junho - sábado - nº24 - Distribuição gratuita Locomotiva