jornal nº389

24
Lembre-se de rebobinar o seu cérebr Nº 389 De 05 a 11 de junho de 2011 EDIÇÃO NACIONAL 50.000 E X E M P L A R E S SEMPRE AO SEU LADO Diretor: João Filipe Jornal de distribuição gratuita + de SOCIEDADE...PÁG. 09 REPORTAGEM ESPECIAL...PÁG. 12 Como será o futuro de uma criança que viu o avô matar o pai “a sangue frio”, com cinco tiros? A detenção de Ratko Mladic representa uma prova da vontade da Sérvia em pertencer à comunidade SOBREVIVER A UM TRAUMA SÉRVIA APROXIMA- -SE DA UE Seja nosso amigo no Facebook! folhadeportugal.pt O que é que o sono faz ao seu cérebro? Dormir é essencial para a memória, contribui para o raciocínio e até melhora o desempenho desportivo. Conheça as revelações das últimas descobertas dos cientistas TEMA CAPA...PÁGS. 06/07 De acordo com um relatório ofi cial do Departamento de Estado norte-americano, que analisou 200 países, Portugal é considerado como preocupante ao nível do crime de “lavagem de dinheiro” “LAVAGEM de dinheiro” ASSUNTO POLÉMICO...PÁG. 08 FOTOS: D.R. FOTO: D.R.

Upload: centro-de-ajuda

Post on 24-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


39 download

DESCRIPTION

Acesse a www.iurd.pt

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal nº389

Lembre-se de rebobinar

o seu cérebr

Nº 389De 05 a 11 de junho de 2011

EDIÇÃO NACIONAL

5 0 . 0 0 0 E X E M P L A R E S

SEMPRE AO SEU LADO

Diretor: João FilipeJornal de distribuição gratuita

+ de

SOCIEDADE...PÁG. 09

REPORTAGEM ESPECIAL...PÁG. 12

Como será o futuro de uma criança que viu o avô matar o pai “a sangue frio”, com cinco tiros?

A detenção de Ratko Mladic representa uma prova da vontade da Sérvia em pertencer à comunidade

SOBREVIVER A UM

TRAUMA

SÉRVIA APROXIMA-

-SE DA UE

Seja nosso amigo no Facebook!

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

O que é que o sono faz ao seu cérebro? Dormir é essencial para a memória, contribui para o raciocínio e até melhora o desempenho desportivo. Conheça

as revelações das últimas descobertas dos cientistas

o seu cérebrTEMA CAPA...PÁGS. 06/07

De acordo com um relatório ofi cial do Departamento de Estado norte-americano, que analisou 200 países, Portugal é considerado como preocupante ao nível do crime de “lavagem de dinheiro”

“LAVAGEM de dinheiro”

ASSUNTO POLÉMICO...PÁG. 08

FO

TO

S:

D.R

.FO

TO

: D

.R.

Page 2: Jornal nº389

2 | opiniãoDOMINGO05 • JUNHO • 2011

Este domingo realiza-se um ato eleitoral muito importante para o nosso país, tendo o direito de

poder votar de forma livre sido uma conquista de “abril”. Direito este que, nos primeiros atos eleitorais, foi muito utilizado, mas que, com o passar dos anos, tem vindo a perder força. E o que mais se escuta é o seguinte: “não voto, porque são todos iguais”; “os gajos só querem poleiro” ou “são todos ladrões”. Contudo, essas pessoas esquecem-se de que não votar é bem pior, uma vez que demonstra uma indiferença total para com a atual situação do país, talvez até a pior da sua História! E é por este facto que não devemos deixar de lado a nossa responsabilidade! Pois, ao deixarmos

de exercer o nosso direito do voto estamos a deixar nas mãos de outros o destino do país. Afinal, reclamar é fácil, mas o mais difícil é assumir as responsabilidades!

E o voto é uma responsabilidade e não apenas uma opção que temos na vida, sendo a forma que temos de castigar ou de premiar os políticos. E lá virão os mais céticos dizer: “mas de que adianta se ninguém merece?”. Enfim, então, deveremos escolher o candidato mais capaz ou, por exclusão de partes, o menos mau!Recordemo-nos de que este ato eleitoral é o mais importante dos últimos anos, uma vez que daí será escolhido o Governo que terá a responsabilidade de cumprir um programa muito austero, fruto do empréstimo que irá ser concedido a Portugal. Mas para além do problema da gestão da situação em que o país caiu, há ainda que lançar as bases para podermos sair desta situação o mais depressa possível. Portanto, nenhum cidadão deveria ficar de fora, já que é preciso que ninguém deixe de lado o seu direito cívico. Então, vamos votar e “arregaçar as mangas” para tirar Portugal da situação difícil em que se encontra.

Afinal, reclamar é fácil, mas o mais difícil é assumir as responsabilidades!

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

VOTAR É MUITO IMPORTANTE

Leia a opinião do Bispo EDIR MACEDO na

página 3i, do caderno Folha Centro de Ajuda

Leia a opinião do Bispo

página 3i, do caderno

Tenha uma boa leitura!

Diretor: João Filipe [email protected]: Cláudia PereiraEditor: IURDRedação: Carla Vaz, Isabel Barbosa e Sara DamásioCopydesk: Carla VazPaginação: Carlos Paredes e Eliane Rosa Tratamento de imagem: Bárbara DomingosCorreio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES, POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679

Periodicidade: Semanal Impressão: Rafi k Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 50.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL: ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES, Nº 35 (ANTIGO CINEMA IMPÉRIO) 1000-123 LISBOA TEL: 210 300 971 FAX: 210 300 999

PUB

Acordo Ortográfico: Informamos os nossos leitores de que já estamos a usar o Novo Acordo Ortográfico.

imagens da semana

Algumas pessoas vestidas com fatos insufláveis de baleias caminham ao longo de Circular Quay, a fim de celebrar o início da época de observação de baleias, em Sidney, na Austrália.

Comerciantes retiram os seus haveres do Bom Sucesso, local onde surgirá um hotel, escritórios e mercado modernizado.

Uma menina brinca dentro de uma bola insuflável, no Dia Internacional da Criança em Beijing, na China.

Uma mulher segura um cartaz dizendo: “Grécia – não está à venda”, mostrando o desagrado contra as medidas adotadas pelo Governo.

Uma panorâmica geral do 61º Congresso da FIFA realizado no Hallenstadion, em Zurique, na Suíça.

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS

FECHO DO MERCADO MANIFESTAÇÃO EM ATENAS

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA 61̊ CONGRESSO DA FIFA

FO

TO

: LU

SA

/ E

ST

EL

A S

ILV

A

FO

TO

: E

PA

/ S

IME

LA

PA

NT

ZA

RT

ZI

FO

TO

: E

PA

/ D

IEG

O A

ZU

BE

L

FO

TO

: E

PA

/ P

AT

RIC

K B

. K

RA

EM

ER

FOTO: EPA/ TRACEY NEARMY

Page 3: Jornal nº389

1. Como começou o seu amor pelos carros de corrida?

Começou no amor pelo meu pai, um ex--funcionário do Exército e responsável pela manutenção da frota de veículos. Recordo-me de que, ainda pequeno, fi z um camião com um cabo de vassoura e corda. E o papel da minha mãe também foi decisivo, pois era batalhadora e o maior exemplo para mim. Mas percebi que o meu interesse cresceu quando Emerson Fittipaldi sobressaiu na Fórmula 1, fazendo com que o desporto ganhasse notoriedade em todo o Brasil.

2. Como foi o seu contato com Ayrton Senna?

Conheci o saudoso Ayrton em 1977, ainda jovem. Éramos vizinhos, fi cámos muito amigos e treinávamos juntos. Lembro-me que, na época, ele conseguiu um chassis mais barato para mim e um motor de graça, tudo para que eu pudesse correr no kart. Ainda sinto a morte dele, pois fomos amigos durante 10 anos e foi com ele que aprendi muito.

3. Quando é que começou a participar em corridas? E como é que aconteceu o seu primeiro patrocínio?

Em 1977, participei na minha primeira corrida de rua, em Alphaville, na Grande São Paulo, e, por obra do acaso, ganhei essa disputa. Vitória essa que foi o combustível necessário para que pudesse continuar. Dois anos depois, em 1979, conquistei o vice-campeonato de kart. E o meu primeiro patrocínio veio de uma empresa do ramo de instrumentos musicais.

4. Já correu com Emerson Fittipaldi?

Sim, foi uma das corridas mais esperadas por mim e que me trouxe muita experiência. Ele era o meu ídolo e tive a grande oportunidade de corrermos juntos no Superkart. Naquele dia, estava a liderar a corrida e, por não ter

condições para comprar pneus novos para a largada, os usados acabaram-se rapidamente. E perdi, no fi nal, a liderança para o Emerson.

5. Teve algum acidente grave?O meu primeiro acidente grave foi na

Fórmula Ford, em Interlagos. Comecei a correr em 1985 e, um ano depois, perdi a roda

dianteira, a 220 quilómetros por hora. Não dava para reduzir! Tirei o pé e tentei encolher-me para preservar as pernas. Consegui escapar dessa, mas não sobrou nada do carro. Em 1987, sem desistir, disputei o campeonato contra o Gil De Ferran, mas perdi, pois, o carro quebrou nas últimas duas corridas.

6. E quando é que ingressou na Fórmula 3?

Em 1989. Entrei na F3 apenas com o carro e sem nenhuma peça de reserva. Porém, já na estreia fi z o terceiro melhor tempo. Nessa época, corri com inúmeras feras, tais como Gabriel Furlan, Kislling, Leonel, Geachinno, Bocão e Christian Fittipaldi.

7. Como e quando fundou a Cesário Fórmula?

Deixei as pistas como piloto em 1992 e foi quando fundei a escuderia Cesário Fórmula, para novos talentos. Logo, no ano de estreia, a equipa conquistou dois títulos nessa temporada, o de campeã brasileira e o vice-campeonato sul--americano de Fórmula 3. Desde então, a equipa tem sido uma peça importante na revelação de talentos do automobilismo brasileiro e a principal saída para os jovens pilotos que pretendem chegar bem preparados às categorias top do automobilismo mundial.

8. Já conquistou muitos prémios?Somos a equipa que ganhou mais prémios na

História da Fórmula 3. Desde 2000 até agora, já conquistámos mais de 15 campeonatos, seguidos de 5 vice-campeonatos de F3 Sudam e quase 10 prémios de pódio com a F3 Light, para além de 2 vitórias na F3 Inglesa. E esses são apenas alguns dos nossos títulos!

9. Como foi tornar-se empresário da piloto Bia Figueiredo, a primeira mulher a ingressar na Fórmula Indy?

Em 2002, comecei essa nova etapa na minha vida, juntamente com o André Ribeiro. Empresariámos e orientámos a Ana Beatriz (Bia Figueiredo) na Fórmula Indy. E ela foi a primeira mulher a ingressar na categoria. Agora, em 2010, foi um ano de muitas novidades na Indy, para mim, como seu orientador. Participámos nas 500 milhas de Indianápolis (EUA), que para além de muito longa (804,5 quilómetros), é oval e não há qualquer possibilidade de erro.

10. Quais são os tipos de carro que a escuderia possui atualmente?

Trouxemos dois modelos de carros de Itália: o Dallara F309 e o Dallara F301. Ambos têm o sistema Tool Box, idêntico ao da F1. E somos uma das poucas equipas no Mundo que contam com essa técnica.

AINDA SINTO A MORTE DELE [AYRTON SENNA], POIS FOMOS AMIGOS DURANTE 10 ANOS E FOI

COM ELE QUE APRENDI MUITO

AUGUSTO CESÁRIO10 PERGUNTAS a

DÉBORA FERREIRACedida por Arca Universal

Dono de uma escuderia que leva o seu nome – a Cesário Fórmula – Augusto

Cesário, ex-piloto, era amigo de Ayrton Senna, correu com Emerson Fittipaldi e, hoje, tem a oportunidade de treinar futuros campeões de corridas. Sendo a equipa de Cesário a que mais títulos tem na História da Fórmula 3 (F3) e uma das poucas no Mundo que conta com o sistema Tool Box, idêntico ao da Fórmula 1 (F1).

O EX-PILOTO QUE TREINA CAMPEÕES DE FÓRMULA 3 FALA-NOS DE UMA VIDA DEDICADA AO MUNDO DAS CORRIDAS

“Perdi a roda dianteira, a 220 quilómetros por hora”

[EMERSON FITTIPALDI] ERA O MEU ÍDOLO E TIVE A GRANDE

OPORTUNIDADE DE CORRERMOS JUNTOS

NO SUPERKART

FO

TO

: C

ED

IDA

| 3DOMINGO05 • JUNHO • 2011entrevista

Page 4: Jornal nº389

4 | DOMINGO05 • JUNHO • 2011 SETE DIAS

marcastempodo

05 de junho de 2006O Parlamento da Sérvia

proclama a independência, dis-

solvendo a Sérvia e Montenegro.

06 de junho de 1944Desembarque na

Normandia de 155.000 solda-

dos das tropas aliadas, o cha-

mado "Dia D".

07 de junho de 2005

Carlos Mesa, presiden-

te da Bolívia, renuncia.

08 de junho de 1992É celebrado o primeiro

"Dia Mundial dos Oceanos".

09 de junho de 1963

Nasce Johnny Depp,

ator norte-americano.

10 de junho de 1967Termina a "Guerra dos

Seis Dia", derrotando Israel o

exército da Jordânia e ocupando

a península do Sinai.

11 de junho de 1927O aviador Charles

Lindbergh é recebido

em festa, em Nova Iorque, após

efetuar o primeiro voo, sem es-

calas, de Nova Iorque a Paris.

Momentos marcantes da História do Mundo, na semana de... 05 a 11 de novembro

aconteceu

PUB

Está a aumentar a pobreza infantil em Portugal, de acordo com um relatório encomendado pelo Ministério do Trabalho ao Instituto Superior de Economia e Gestão.

Duas em cada cinco crianças portuguesas vivem em situação de pobreza, ou seja, 40% do total. E, de acordo com este estudo, citado pelo jornal Público, as crianças até aos 17

anos ultrapassaram os idosos como o grupo mais vulnerável à pobreza.

Mais de 1 em cada 4 crianças não tem atividades extracurriculares por falta de dinheiro dos

progenitores, enquanto 4% não come fruta, nem legumes, diariamente, e 9% não tem dinheiro para ir ao dentista. E o estudo em questão deixa

algumas preocupações no ar, mais concretamente em relação aos apoios sociais, cujos cortes recentes “não permitem antever um futuro promissor para estas crianças”.

Pobres crianças23% das crianças portuguesas vive em alojamentos sobrelotados e 5% faz refeições de carne ou peixe com intervalos de dois dias

14% DAS CRIANÇAS PORTUGUESAS NÃO TEM ACESSO A ROUPA NOVA

POBREZA: Uma em cada quatro crianças (23%)

estava, em 2009, inserida em famílias com rendimentos abaixo do limiar

de pobreza; e 27% vivia numa situação

de privação

No nosso país existem mais de

cinco mil milhões de euros incobráveis e o Estado é a entidade que mais tempo demora a pagar as faturas. De acordo com a empresa de gestão de crédito e cobranças Intrum

Justitia, que inquiriu seis mil empresas em 25 países europeus, em 2010, aumentaram em 14% as faturas incobráveis em Portugal, ou seja, faturas que chegam ao fi m do ciclo de vida sem serem pagas.

5 MIL de incobráveis

Portugal é o 2º país com maior risco de pagamento

PERDIDAS: Ao todo, na Europa, há mais de 312 mil milhões

de euros de dívidas incobráveis

MILHÕES

FO

TO

S:

D.R

.

FO

TO

: E

PA

FO

TO

: A

RQ

UIV

O F

OL

HA

DE

PO

RT

UG

AL

Page 5: Jornal nº389

De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, a prática de atividades aeróbicas, tais como a caminhada, tem uma excelente ação preventiva contra os riscos de demência entre os idosos. Para além disso, a prática da caminhada também promove o fortalecimento dos ossos e do coração, combatendo o stress, a diabetes, a depressão e o colesterol alto.

Entre os indivíduos analisados neste estudo, nos mais sedentários f icou comprovado que

houve um encolhimento da massa cerebral; já entre os mais ativos, ou seja os que andavam todos os dias, não ocorreu nenhuma perda. Isto depois de diversos outros estudos terem já comprovado que, com o avançar da idade, o cérebro sofre um

encolhimento natural, o que provoca problema s ao nível da memória.

Passamos a maior parte do dia no local de trabalho e, na grande maioria dos casos, acabamos por passar mais tempo com os colegas do que com a família ou os amigos. E o pior é que nem sempre é fácil criar uma relação amigável com aqueles

com quem somos “obrigados” a conviver quotidianamente, existindo mesmo pessoas com quem é quase impossível trabalhar. Por isso, damos-lhe algumas sugestões para aprender a lidar melhor com os “geniozinhos difíceis”:

�lembre-se de que somos todos diferentes e de que os nossos colegas não têm de ser os nossos melhores amigos;� m a nt e n h a- s e c a l mo / a e não entre em conf litos desnecessários;�procure descobrir quais as razões

que estão na base dessa postura hostil ou menos agradável;� abs ten ha-se de f a z er observações desagradáveis ou de criticar os comportamentos desse colega e, em vez disso, tente estimular reações positivas e elogios;

�opte pela diplomata e pela via do diálogo;�seja um exemplo, pois se mantiver uma atitude correta e se relacionar com todos harmoniosamente, haverá mais hipóteses de que os outros o/a queiram seguir.

a sua carreira | 5

O Governo de Angela Merkel já

anunciou que a partir de 2022 não existirão centrais nucleares a operar na Alemanha, tornando-se assim o primeiro país a decidir a mais drástica redução do seu programa atómico, depois do desastre nuclear de Fukushima, no Japão. Tendo as centrais encerramento previsto para 2021, com a possibilidade de extensão de um ano se a transição para outras fontes de energia não correr de acordo com o planeado.

Segundo este novo plano, feito com base nas recomendações de uma “comissão de ética”

nomeada por Merkel na sequência do desastre de Fukushima, os sete reatores que tiveram atividade suspensa, após o terramoto no Japão, não voltarão a funcionar, com exceção de um que será mantido em modo stand-by, para o caso de ser necessária energia extra em dias de muito frio e pouca energia solar disponível.

EMEL aumenta

tarifas para o dobro

É já a partir do próximo mês de julho que irão

começar a ser aplicadas as novas tarifas de estacionamento em Lisboa da Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMEL), segundo referiu fonte da empresa. De acordo com o novo regulamento da EMEL serão criadas duas coroas de estacionamento na cidade, a exterior e a interior. A zona interior fará uma coroa entre a Avenida Almirante Reis e a Rua de São Bento, apanhando ainda a Avenida de Berna, a Avenida João XXI e o Areeiro. Toda a área que lhe é circundante constitui a coroa exterior. E é nestas zonas que os preços irão aumentar: com a aplicação do novo regulamento, uma hora de estacionamento nestas ruas irá passar a custar o dobro (1,60 euros); a segunda hora deixará de custar 1,80 euros e passará a 3,20. Na zona exterior apenas a primeira hora terá o mesmo valor (0,80 euros); já na segunda, terceira e quartas horas, a tarifa terá uma redução de 0,20, um e 2,05 euros, respetivamente.

DOMINGO05 • JUNHO • 2011sete dias | 5DOMINGO05 • JUNHO • 2011

Como lidar com FEITIOS

DIFÍCEIS

Caminhe pela sua memória

ANGARIADAS MAIS DE 2.300 toneladas de alimentos

Alemanha sem centrais nucleares

em 2022

No último fi m-de-semana do mês de maio foram

recolhidas 2.309 toneladas

de alimentos, no âmbito da campanha efetuada pelo Banco Alimentar contra a Fome (BA)

em mais de 1.560 superfícies comerciais portuguesas. Tendo as doações este ano aumentado

14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados do BA, esta

campanha, que aconteceu nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria,

Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo e Viseu, contou com a participação de 31.900 voluntários, tendo tido uma “extraordinária adesão, apesar das sombrias

perspetivas sobre a evolução da economia portuguesa e do rendimento disponível dos portugueses”.

OS ALIMENTOS ANGARIADOS IRÃO SER DISTRIBUÍDOS POR 1.936 INSTITUIÇÕES

DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

CAMINHADA: Este tipo de exercício ajuda os mais idosos

a manterem o seu corpo e

cérebro ativos

a descoberta

CENTRAIS: O fi m da energia nuclear está marcado para 2022, na Alemanha

FOTO: D.R.

FO

TO

: D

.R.

FO

TO

: LU

SA

/IN

ÁC

IO R

OS

A

FO

TO

: D

.R.

FO

TO

: D

.R.

Page 6: Jornal nº389

A Ciência não tem quaisquer dúvidas: dormir bem é um dos fatores mais

importantes para o desempenho do cérebro. E dados recentes revelaram novas provas sobre o papel decisivo do sono para estimular a memória, aprender melhor e ter notas mais altas, controlar as emoções, promover a inteligência, aumentar o desempenho na coordenação de movimentos e até estimular a criatividade. Só que para os portugueses, isso é um problema! Pois, somos o povo da Europa que tem piores hábitos de sono. Sendo

essa uma das razões para sermos menos produtivos no trabalho do que os países do Norte, tais como a Alemanha, a Holanda ou a Suécia, onde há uma maior disciplina para garantir horários regulares e horas sufi cientes para dormir.

De facto, o sono não é um período em que o cérebro está simplesmente inativo, ao

contrário do que se pensou até há alguns anos atrás. Já que é nessa altura que o cérebro desempenha

muitas tarefas essenciais ao seu bom funcionamento, quer para reparar danos nos neurónios, quer para estabelecer novas ligações, as quais permitem reter o que se aprendeu na escola ou no trabalho. Ao fechar os olhos, a mente humana prepara-se para rever o fi lme dos acontecimentos do dia, separando o importante do acessório e consolidando os mecanismos do raciocínio.

E até as atividades físicas que exigem uma maior concentração mental são benefi ciadas. Tendo muitas equipas de basquetebol profissional da NBA, nos Estados Unidos, começado

nunca dorme

O cérebro humano arquiva as memórias relevantes, aperfeiçoa os movimentos do corpo e até consegue controlar melhor as emoções. Detalhe: faz tudo isto enquanto está a dormir

muitas tarefas essenciais ao seu bom funcionamento, quer para reparar danos nos neurónios, quer para estabelecer novas ligações, as quais permitem reter o que se aprendeu na escola ou no trabalho. Ao fechar os olhos, a mente humana prepara-se para rever o fi lme dos acontecimentos do dia, separando o importante do acessório e consolidando os

E até as atividades físicas que exigem uma maior concentração mental são benefi ciadas. Tendo muitas equipas de basquetebol

Detalhe: faz tudo isto enquanto está a dormirDetalhe: faz tudo isto enquanto está a dormir

ISABEL BARBOSA [email protected]

DURANTE O SONO, O CÉREBRO TREINA

OS CONHECIMENTOS

FO

TO

S:

D.R

.

6 | DOMINGO05 • JUNHO • 2011 TEMA CAPA

CÉREBROO

O cérebro humano arquiva as memórias O cérebro humano arquiva as memórias relevantes, aperfeiçoa os movimentos do corpo relevantes, aperfeiçoa os movimentos do corpo e até consegue controlar melhor as emoções. e até consegue controlar melhor as emoções. Detalhe: faz tudo isto enquanto está a dormirDetalhe: faz tudo isto enquanto está a dormir

FO

TO

S:

D.R

.

Page 7: Jornal nº389

a incentivar os jogadores a dormir a sesta para assim

aumentarem o rendimento nos jogos.

DORMIR PARA APRENDERAo adormecer, o cérebro humano começa a trabalhar para se regenerar, especialmente a zona do córtex, a região mais exterior, responsável pelo controlo da maioria das funções associadas à inteligência. Apesar de passarmos um terço das nossas vidas a dormir, na realidade, o cérebro pode estar tão ativo durante o sono como quando está acordado, o que pode ser visto através da medição dos sinais elétricos num electroencefalograma.

E uma das experiências mais marcantes foi realizada por Matthew Wilson e Bruce McNaughton, cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que mediram a atividade cerebral de cobaias num labirinto, onde estas tinham de encontrar comida. Tendo os testes mostrado que, durante o sono, as regiões cerebrais que controlam a localização espacial estavam tão ativas como durante o percurso dentro do labirinto. Mais: as zonas eram ativadas precisamente na mesma sequência a dormir. Isto levou a uma conclusão surpreendente: durante o sono, o cérebro treina, mentalmente, as tarefas e os conhecimentos que aprendeu durante o dia.

CONTROLO DAS EMOÇÕESOs cientistas conseguiram provar que o sono é fundamental para regular o estado emocional. Um artigo publicado, no ano passado, na revista científi ca Annals of the New Yorh Academy of Sciences revelou que é nesse período que o cérebro ativa a região do lóbulo pré-frontal, que, normalmente, mantém as emoções sob controlo. E dormir pouco desliga este

pré-frontal, que, normalmente, mantém as emoções sob controlo. E dormir pouco desliga este

sistema de “policiamento” mental, provocando nos centros emocionais do cérebro uma reação exagerada a experiências

negativas.A pesquisa feita na Escola

Médica de Harvard e na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, ajudou a explicar o que parece ser um fenómeno universal: o sono é essencial para manter a serenidade em situações adversas. “O sono parece restaurar os nossos circuitos emocionais no cérebro e, ao fazer isso, prepara--nos para os desafi os e a interação social do dia seguinte”, explicou Matthew Walker, um dos cientistas envolvidos na pesquisa.

Os investigadores afirmam que sem sono o cérebro regride até um padrão de atividade mais primitivo, tomando-se incapaz de contextualizar experiências emocionais e produzir respostas apropriadas e controladas.

COORDENAÇÃO MOTORATudo indica que uma boa noite de sono é o segredo: pois, é nessa altura que o cérebro afi na os mecanismos de controlo de movimentos. E a prova científi ca surgiu, recentemente, também numa experiência coordenada por Matthew Walker, que reuniu

um conjunto de voluntários para aprenderem a datilografar uma série de sequências de números concretos e complexos. Para aumentar a difi culdade do desafi o, era-lhes pedido que realizassem a tarefa o mais rapidamente possível, coordenando a agilidade dos dedos. Depois, alguns dos voluntários descansavam e repetiam a sessão de datilografi a. No fi m, a experiência mostrou que quem dormiu tinha sido mais eficaz e cometido menos erros nas sequências. Ou seja, o cérebro tinha melhorado os mecanismos de controlo mais complicados enquanto a pessoa dormia. Outro detalhe: o sono ajudou a tomar o processo físico mais efi ciente, rápido e preciso. E este tipo de conhecimento veio reforçar a importância de dormir quando se está a aprender uma nova tarefa que exija coordenação de movimentos, o que é válido para os músicos, mas também para quem faz trabalhos manuais ou para os desportistas, entre outros.

SOMOS O POVO DA EUROPA QUE TEM PIORES HÁBITOS DE SONO, SENDO ESSA UMA DAS RAZÕES

PARA SERMOS MENOS PRODUTIVOS

NO TRABALHO

0 a 2 mesesApós o nascimento, os neurónios estabe-lecem ligações importantes para regular as funções vitais, sendo o sono fragmen-tado em períodos de três a quatro horas.Horas de sono: 11 a 18

2 a 12 mesesAprofundam-se os mecanismos de domí-nio motor do cérebro, isto quando os be-bés começam a controlar os movimentos e a dar os primeiros passos.Horas de sono: 14 a 15

12 a 18 mesesO cérebro usa os períodos de sono para consolidar as experiências de aprendiza-gem da linguagem, isto quando os bebés começam a falar.Horas de sono: 13 a 15

18 aos 3 anosO sono é fundamental para consolidar os novos estímulos mentais, isto na fase da desco-berta das primeiras regras de vida social.Horas de sono: 12 a 14

3 aos 12 anosPeríodo em que as crianças começam

a dispensar sestas longas, sendo essen-cial estabelecer horários fixos para dor-mir, a fim de fortalecer a aprendizagem escolar.Horas de sono: 9 a 13

13 aos 19 anosNa adolescência, pode haver um aumen-to das horas de sono diárias, pois ocorre uma grande reorganização cerebral. Con-tribuindo as mudanças hormonais para um sono mais irregular.Horas de sono: 9 a 10

20 aos 65 anosDormir ajuda a combater o stress cerebral e garante o descanso eficaz. Estando a falta de sono na origem da morte de neu-rónios e podendo desencadear distúrbios psicológicos.Horas de sono: 7 a 9

Mais de 65 anosÉ comum os idosos dormirem menos ho-ras, sendo o so- no mais irregular e superficial. Devendo man-

ter-se uma roti-na de descanso,

com horários fixos.Horas de sono: 7 a 8

Ao longo da vida, os períodos de tempo diário

passados a dormir vão mudando, consoante as exigências do cérebro

Os seres humanos passam cerca de 25 anos da sua vida a dormir.

E estes só se conseguem lembrar de um sonho se acordarem a meio do mesmo.

Cinco dias sem dormir pode provocar alucinações.

É durante o sono que o corpo cresce (na infância e na juventude) e os neurónios criam novas ligações.

12% dos condutores portugueses já adormeceram ao volante.

Nos inquéritos de acidentes graves, tais como a explosão da central nuclear de Chernobyl, verifi cou-se que os erros humanos estavam associados a funcionários com problemas de sono.

Os bebés e os fetos sonham mais para assim poderem aprender as bases da sobrevivência.

Se não houver exposição ao sol, a maioria das pessoas tem ciclos circadianos de 25 em vez de 24 horas (ex: astronautas).

A falta de sono acelera a destruição de neurónios (um dos fatores da doença de Alzheimer) e contribui para a diabetes, a hipertensão e a depressão.

FACTOS CURIOSOS SOBRE O SONO

18 aos 3 anosO sono é fundamental para consolidar os novos estímulos mentais, isto na fase da desco-berta das primeiras regras de

Horas de sono: 12 a 14

3 aos 12 anosPeríodo em que as crianças começam

Mais de 65 anosÉ comum os idosos dormirem menos ho-ras, sendo o so- no mais irregular e superficial. Devendo man-

ter-se uma roti-na de descanso,

com horários fixos.Horas de sono: 7 a 8

Fonte: National Sleep Foundation e OMS

As IDADES e o SONO

FO

TO

S:

D.R

.

FO

TO

: D

.R.

| 7DOMINGO05 • JUNHO • 2011tema capa

FO

TO

S:

D.R

.

Page 8: Jornal nº389

8 | DOMINGO05 • JUNHO • 2011

Desde março deste ano que as institui-ções financeiras já podem comunicar, mensalmente, ao Banco de Portugal, informações sobre contas, clientes e relacionamentos bancários, através de uma nova base de dados que vi-sa combater crimes financeiros. Esta plataforma foi desenvolvida na conti-nuidade da alteração ao regime geral das instituições de crédito e socieda-des financeiras e é gerida pelo Banco

de Portugal, “de modo a poder ajudar as autoridades judiciais no âmbito de processos penais”, como são os casos de corrupção ou de branqueamento de capitais. Todas as contas bancárias, a ní-vel nacional, estão incluídas nesta nova base, fazendo parte do leque de dados disponibilizados, sobretudo o tipo e o número da conta, a data de abertura, os titulares e as pessoas autorizadas a movimentá-las.

P ortugal encontra-se entre os 70 países com um grau “preocupante” de

ameaça de “lavagem de dinheiro”, segundo noticiou o Diário de Notícias, o qual citou um relatório elaborado pelo Gabinete para o Controlo Internacional de Narcóticos. De acordo com este documento, concluído em março passado, o crime de “lavagem de dinheiro” está relacionado com o tráfico de droga e o terrorismo, sendo a rigidez do sigilo bancário, a existência de offshores e a falta de legislação efi caz os principais responsáveis pelo crime nestes países. No total, foram estudados 200 países e Portugal vem integrar o grupo onde os crimes fi nanceiros devem preocupar as autoridades, sendo este o segundo de três níveis de vulnerabilidade.

O RELATÓRIOA fi m de poderem realizar este relatório, os investigadores procederam à análise das “vulnerabilidades de cada país em relação à lavagem de dinheiro, à conformidade das leis nacionais

com os padrões internacionais, à efi cácia da ação dos Governos e à vontade política para tomar as medidas necessárias”. Explicando-se no documento que a classificação depende mais da quantidade de dinheiro

“lavado” do que propriamente das medidas para combater este crime adotadas pelos respetivos Governos.

OS 3 GRUPOSPara além de Portugal, fazem

parte ainda do grupo de países com nível “preocupante” relativamente a este tipo de crimes: a Bélgica, a Bulgária, a Irlanda e a República Checa. E entre as nações com um nível máximo de preocupação e n c o n t r a m - s e : o Afeganistão, a Alemanha, a Áustria, a Colômbia, a Espanha, os EUA, a França, a Grécia, a Guiné-Bissau, a Holanda, a Inglaterra, o Iraque, o Japão, o

Liechenstein e o Luxemburgo. Já no grupo onde a lavagem de dinheiro não constitui um problema estão: os países da Europa do Norte, Cabo Verde, Cuba e Timor-Leste.

geral

BANCO DE PORTUGAL no combate aos crimes financeiros

SEGUNDO UM RELATÓRIO OFICIAL DO DEPARTAMENTO DE ESTADO NORTE--AMERICANO, O NOSSO PAÍS É CONSIDERADO COMO PREOCUPANTE AO NÍVEL DO CRIME DE “LAVAGEM DE DINHEIRO”

O GOVERNO DOS EUA ACONSELHA OS PAÍSES MAIS VULNERÁVEIS A CRIAREM SISTEMAS DE COMBATE À LAVAGEM DE

CAPITAIS, DE ACORDO COM AS LEIS INTERNACIONAIS

PORTUGAL: Relatório

americano aponta como fraquezas: a infl exibilidade

do sigilo bancário, a falha na

criminalização, a má regulação bancária e as

offshores

assuntoPOLÉMICO

PORTUGAL“se lavar dinheiro”

americano aponta como fraquezas: a infl exibilidade

do sigilo bancário,

criminalização, a má regulação

CARLA VAZ [email protected]

FO

TO

S:

D.R

.

FO

TO

: A

RQ

UIV

O F

OL

HA

DE

PO

RT

UG

AL

Page 9: Jornal nº389

Nº 389 • DOMINGO • 05 • JUNHO • 2011

A fé é uma das causadoras da revolta contra tudo o que está mal na vida

de uma pessoa. Revolta esta que conduzirá ao sacrifício e, posteriormente, às verdadeiras conquistas.

Biblicamente falando, o sacrifício sempre foi considerado uma forma de expressão de fé e de confi ança. E ao fazer o sacrifício, a fé de qualquer pessoa despertará, voltará a aquecer e sairá da acomodação.

A Bíblia revela que, desde sempre, os povos ofereceram sacrifícios a Deus ou aos seus falsos deuses. E, ao começar a ler as Sagradas Escrituras, logo surge a história do sacrifício de Abel: “Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta” (Génesis 4.4). Mas, por toda a Bíblia se contam histórias de homens que ofereceram sacrifícios a Deus, tais como Noé, Abraão, Moisés, entre outros. E todos estes homens tinham em comum o facto de antes de chegarem ao sacrifício serem pessoas revoltadas.

O CAMINHO PARA A CONQUISTAA Bíblia conta a história de Jacó, que foi enganado pelo sogro, ao não lhe ser entregue a mulher que amava, mas sim a cunhada. Mesmo assim, ele acreditava em Deus e estava convicto de que tudo iria mudar. Mais tarde, Jacó constatou que trabalhava há mais de 20 anos e que não tinha um rebanho ou uma

Assumir a revolta é o primeiro passo em direção à mudança, pois esta gerará, a seu tempo, o sacrifício, o qual trará resultados no futuro. Mas para quem será o sacrifício e qual será a intenção ao apresentá-lo?

O SACRIFÍCIO da REVOLTAREVOLTAO SACRIFÍCIO

REVOLTAO SACRIFÍCIO

REVOLTA

FO

TO

S:

D.R

.

LEIA MAIS:4i/5i – CRUZADA DE PODER E MILAGRES:

“A saída está no ALTO!”6i – CONQUISTAS FINANCEIRAS

7i – NACIONAL: O sul do país fez “O pacto com Deus”

CENTRO DE AJUDA

Folha

tenda para os seus filhos. Então, não aceitou mais ser empregado e seguiu o caminho do sacrifício. E, assim, o seu salário acabou por ser mudado dez vezes. E, agora, tudo o que fazia era com sacrifício e com a bênção de Deus.

Depois de o seu salário ter sido aumentado dez vezes, Jacó tornou-se mais rico do que o seu próprio tio e acabou por casar-se com a mulher que amava. Foi, através do sacrifício e da luta com Deus, que Jacó passou de ser

conhecido como trapaceiro para passar a ser chamado de Israel, ou seja, aquele que lutou com e por Deus.

O SACRIFÍCIO SUPREMOA entrega de Jesus na cruz, ou seja, a renúncia que Ele fez da sua vida por toda a Humanidade, é

o maior exemplo de até onde o sacrifício pode levar. Jesus viveu como homem, pois, da mesma forma que Ele esteve sujeito ao sono e ao cansaço, teve fome, sede e chorou; e, também, como qualquer outro ser humano, esteve sujeito aos sentimentos, tais como o ódio,

a mágoa, a amargura ou, até mesmo, a vingança. No entanto, nunca se deixou levar por esses sentimentos e nunca permitiu que estes o desviassem do seu sacrifício. “... Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).

TODOS ESTES HOMENS [DA BÍBLIA] TINHAM

EM COMUM O FACTO DE ANTES DE CHEGAREM AO

SACRIFÍCIO SEREM PESSOAS REVOLTADAS

1.“... é para chamar a atenção de Deus”;2.“... exige resposta”;3.“... é o preço para uma vida maravilhosa”;4.“... é o menor caminho entre o querer e o realizar”;5.“... faz Deus descer”;6.“... faz a separação entre o antes e o depois”;7.“... move céus e terra pela realização de um sonho”;

8.“... supera e elimina todos os obstáculos”;9.“... elimina a dor do problema”;10.“... traz a resposta de Deus”;11.“... é a única coisa que nos dá a certeza de que alcançaremos a realização do nosso sonho”;12.“... é um investimento seguro”;13.“... é a única porta que

conduz à realização do maior sonho”;14.“.... é a única coisa capaz de trazer à existência o que não existe”;15.“... move a mão de Deus”;16.“... traz a recompensa de Deus”;17.“... traz a verdadeira felicidade”;18.“... faz parte da essência da vida com Deus”. O

sac

rifí

cio

SARA DAMÁSIO [email protected]

Page 10: Jornal nº389

DOMINGO05 • JUNHO • 20112i | superação

Uma vida renovada 100%

desafi os com Deus. Não foi fácil e muito menos foi de um dia para o outro que a minha vida mudou! No entanto, fui uma pessoa de muita

perseverança e decidi que tinha que me lançar a 100% nas mãos de Deus, porque senão nunca iria ter a resposta que queria. E assim foi, consegui vencer!”.

A RESPOSTA DA ENTREGA“Graças a Deus, fui curada e, atualmente, não tenho nada! No que diz respeito à saúde, em particular ao cancro nas trompas,

a cura aconteceu em 15 dias. Passados esse tempo, fi z os exames e os resultados deram negativo, pois não existia mais nada! E tenho os documentos que comprovam tudo.

Já na área fi nanceira, na altura, era dona de um cabeleireiro, o qual não dava lucro nenhum. E, agora, tenho dois cabeleireiros, um carro novo e casa própria. Hoje, tenho uma vida transformada em todas as áreas! Deus fez o milagre na minha vida, através dos meus propósitos, e tudo porque me lancei nos Seus braços a 100%.

Posso dizer que vale a pena participar na Fogueira Santa e fazer os propósitos com Deus. E afi rmo-o com toda a convicção, pois Ele já se materializou na minha vida!

Seja qual for o seu problema, seja de saúde, financeiro ou familiar, Deus é a resposta. Temos que perseverar e participar nas reuniões”. OLÍMPIA SILVA – AMADORA

100%100%100%100%“A certa altura, no CdAE, o pastor olhou-me nos olhos, disse-me que estava

curada e que, no futuro, iria dar o meu testemunho para o Mundo inteiro. Agarrei-me logo aquelas palavras e fiz muitos desafios com Deus” – OLÍMPIA SILVA

...FUI UMA PESSOA DE MUITA PERSEVERANÇA E DECIDI QUE TINHA QUE ME LANÇAR A 100% NAS MÃOS DE DEUS...

EM APENAS 15 DIAS, OLÍMPIA FICOU CURADA DE UM CANCRO

C heguei ao Centro de Ajuda Espiritual (CdAE) muito triste, pois, era uma pessoa

doente e tinha a família destruída. E a área fi nanceira ainda era pior! Para além disso, ainda me tinha sido diagnosticado cancro nas trompas e a primeira coisa que pensei foi que ia morrer. Então, entrei em desespero!

Quando entrei no CdAE, falei sobre o meu problema com o pastor e a primeira pergunta que ele me fez foi se eu tinha fé para ser curada!?! Depois disso, ele falou-me nos propósitos que se faziam na Igreja e, então, comecei a fazê-los pela minha saúde, vida fi nanceira e família. A partir desse dia, tudo se fez novo na minha vida,

entreguei-me a 100% nos meus propósitos e consegui conquistar a minha felicidade”.

ENGANAR A MORTE“Andei muito tempo à procura de solução e bati a muitas portas, sem respostas positivas. No caso do cancro que tinha, quando procurei

a Medicina, a única certeza que me davam era a de que iria morrer. Esse momento, para mim, foi o fim de tudo, e, ainda por cima, queriam-me internar logo.

Mas, a certa altura, no CdAE, o pastor olhou-me nos olhos, disse-me que estava curada e que, no futuro, iria dar o meu testemunho para o Mundo inteiro. Agarrei-me logo aquelas palavras e fi z muitos

SARA DAMÁSIO [email protected]

a

...FUI UMA PESSOA DE MUITA PERSEVERANÇA E DECIDI QUE TINHA QUE ME LANÇAR A 100% NAS MÃOS DE DEUS...

FO

TO

: JO

ÃO

FIL

IPE

Page 11: Jornal nº389

DOMINGO05 • JUNHO • 2011 | 3i

Não há pacto sem sacrifício

mensagemBISPO EDIR MACEDO

O Centro de Ajuda Espiritual (IURD) NÃO COBRA:

Para realizar casamentos

Para realizar batizados

(adultos)

Para dar aconselhamento

matrimonial

Para aconselhar e

acompanhar indivíduos

toxicodependentes

Para aconselhamento

pastoral

Para participar na

Santa Ceia

Para a realização da

unção com óleo

Para visitas ao domicílio

Para visitas a doentes

no hospital

Para visitas a presidiários

Para distribuição de

cestas básicas às famílias

carenciadas

Para distribuição de bens

(roupas, mobílias, eletrodo-

mésticos, etc.) a pessoas

carenciadas

Para acolher o Instituto

Português do Sangue nas su-

as instalações para a doação

de sangue

Para ajudar a manter o

Lar de Idosos Universal

Para a apresentação de

crianças (não batiza crianças,

somente adultos)

Para participar no Grupo

de Jovens "Força Jovem"

Para a realização

de orações

Para a entrada nas igrejas

e participação nos cultos

Para a participação em

Concentrações, em locais co-

mo: Coliseu dos Recreios, Pa-

vilhão Rosa Mota, Estádios,

Pavilhão Atlântico, etc.

Para ajudar a manter a

Sociedade “Pestallozi” (pres-

ta assistência aos portadores

da síndrome de Down)

Para manter a Fazenda

Nova Canaã

Para a realização de

cursos informáticos

Para aconselhar e apoiar

na escolha de uma carreira

profissional

Para atendimento telefó-

nico 24 horas

Para apoio a mulheres

vítimas de abusos

Para apoio e aconselha-

mento a indivíduos depen-

dentes alcoólicos

Para visitas a lares de

terceira idade

Para dar alimento aos

sem-abrigo

Para apoio em

catástrofes

Para a realização de ati-

vidades lúdicas e desportivas

com os jovens

Para aconselhamento

e campanhas na prevenção

do HIV

Pelo transporte de pes-

soas com dificuldades

de locomoção

Pelo estacionamento no

parque da Igreja

Pelos Estudos Bíblicos

realizados

Pela entrada e participa-

ção no maior Congresso Fi-

nanceiro do País

Pela realização de funerais

Pela distribuição do Óleo

Santo de Israel

Pelos cursos de Teologia

(IBURD)

Pelos milagres que acon-

tecem em todos os Centros de

Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a

VERDADE. O dízimo, como

também as ofertas, são

mandamentos bíblicos.

12

3

4

5

6

7

8

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

3637

38

39

9

1011

12

13

14

15

16

17

18

19

20

Acessos oficiais do bispo Macedo:

bispomacedo.com.br/blog twitter.com/BispoMacedo

youtube.com/obispomacedo facebook.com/BispoMacedo

PROGRAMAS DE RÁDIO DIARIAMENTE 95.0 Fm 23H Record Fm 107.7 23h30 Liz Fm 101.3 23H Gaia Fm 95.5 23H

história de sabedoria

U m pacto ou uma aliança envolve a parceria entre duas ou mais pessoas. E o matrimónio é a maior e a mais expressiva aliança humana. Isto porque ambas as partes entram com

o investimento estritamente espiritual: a fé e o amor. Por conta desta base, a entrega mútua é incondicional até à morte. Quando me casei, dei tudo de mim à minha esposa e ela fez o mesmo em relação a mim. Passámos a ser um só corpo.

Mas o que é que envolve o pacto? O que sela o pacto é o sangue. Não há pacto sem sangue, que quer dizer sacrifício. Agora você entende porque é que o sangue do Senhor Jesus nos lava de todo o pecado. E, embora crendo em Deus e na Bíblia, sendo fi éis nos dízimos e nas ofertas, muitas pessoas ainda levam uma vida que não atende às suas necessidades. Mas Jesus veio trazer vida em abundância e é esse o Seu Evangelho. E o motivo pelo qual essas pessoas não têm vivido a abundância que Jesus prometeu dá-se porque não fi zeram um pacto com Deus e não deram o seu sangue. Na verdade, deram parte da vida no

altar e a outra parte levaram consigo. Portanto, não houve pacto.

Não me estou a referir ao sangue propriamente dito, mas ao sentido simbólico que tipifi ca o sacrifício da pessoa. No capítulo 15 do livro de Génesis, as Sagradas Escrituras mostram claramente o que é o pacto e o que representa. Os pactuantes cortavam o animal ao meio e, em seguida, passavam por entre as metades.

Assim, o juramento era feito. Se um dos envolvidos quebrasse a promessa, ser-lhe-ia feito o mesmo que aos animais. Por isso, a vida de ambos era empenhada no pacto. Da mesma forma que, no passado, o pacto com Deus requeria o empenho da vida do ser humano, pois a parte que corresponde à de Deus já foi feita, quando Ele empenhou a vida do Seu próprio

Filho, o Senhor Jesus. Em virtude disso, quando entregamos a nossa vida, cumprimos a nossa parte e entramos em aliança com Deus. Podemos, assim, garantir que a Sua Palavra se irá cumprir na nossa vida. Não depende mais de Deus, mas sim de nós.

Que Deus abençoe a todos abundantemente.

Não há pacto sem sangue,

que quer dizer sacrifício

21

reflexão

Assista à mensagem do bispo Macedo EM DIRETO, diariamente, às 13h30 (hora de Lisboa)

a r c a u n i v e r s a l . c o m / i u r d t vE agora também na...

Era uma vez um homem que, todos os dias, ia ao

clube nadar numa piscina coberta e aquecida na cidade de Helsínquia, na Finlândia. O interessante é que ele repetia uma rotina curiosa: corria até à beira da piscina, molhava o dedo na água e depois subia ao trampolim mais alto; abria os braços, formando uma cruz, dizia alguma coisa e dava um lindo mergulho. Então, atravessava a piscina inúmeras vezes, nadando com facilidade.

Um sócio do clube, intrigado com aquilo, um

O milagre da piscinadia ganhou coragem e perguntou-lhe a razão daquele hábito. O homem sorriu e respondeu: “sim, tenho um motivo para fazer isso. Há alguns anos, era professor de natação de um grupo de rapazes e o meu trabalho

era ensiná-los a nadar e a

saltar do trampolim. Certa noite, como não conseguia dormir, fui nadar. Sendo o professor de natação do clube, tinha a chave para entrar no ginásio, que abriga a piscina. Não acendi a luz, porque conhecia bem o lugar e a luz da lua brilhava através do teto de vidro. Quando estava sobre o trampolim vi a minha sombra na parede em frente. Com

os braços abertos, a minha silhueta formava uma

magnífi ca cruz. Em

vez de saltar, fi quei a contemplar aquela imagem e, nesse momento, pensei na cruz de Cristo. Não era cristão, mas, quando era criança,

aprendi um cântico, cujas palavras me vieram à mente e me fi zeram recordar que Jesus morreu numa cruz para me salvar. Não sei quanto tempo fi quei parado sobre o trampolim com

os braços estendidos a pensar nisso. Ali mesmo, fi z uma oração e pedi a Deus que salvasse a minha alma. Nesse instante, um funcionário, que viu a porta aberta, entrou e acendeu a luz. Então, pude perceber que a piscina estava vazia. Alguém a tinha esvaziado e eu não sabia! Naquela noite, a imagem da cruz na parede

salvou a minha vida. Se tivesse saltado, seria o meu último salto. Fiquei tão agradecido a Deus que me ajoelhei à beira da piscina, confessei os meus pecados e

entreguei minha vida a Ele. Talvez, agora, você entenda também porque molho o dedo e as palavras que digo antes de saltar são a minha oração de gratidão a Deus”.

atravessava a piscina inúmeras vezes, nadando com facilidade.

Um sócio do clube, Um sócio do clube, Uintrigado com aquilo, um

era ensiná-los a nadar e a

bem o lugar e a luz da lua brilhava através do teto de vidro. Quando estava sobre o trampolim vi a minha sombra na parede em frente. Com

os braços abertos, a minha silhueta formava uma

“...a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Se tivesse saltado, seria o meu último salto”

FO

TO

: D

.R.

Page 12: Jornal nº389

D esde que saímos do ventre materno, empreendemos a viagem mais fantástica que alguma vez

sonharíamos fazer: a nossa própria vida! Todavia, enquanto uns preferem “andar à boleia”, outros escolhem viajar em “primeira classe”. Esta é a diferença entre viver a vida ou vê-la passar por si, como se de um espetador se tratasse.

Algumas pessoas chegam a pensar que é necessário possuir dons especiais para se vencer neste Mundo, todavia, o único “dom” que é necessário é ter um coração acessivelmente humilde à atuação do poder de Deus. Várias personagens bíblicas exemplifi caram esta realidade, mas José foi o homem que revelou o pleno potencial que demonstra ter, mesmo entre os incrédulos, todo aquele que se sujeita 100% à vontade de Deus.

“Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros fi lhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacifi camente. Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais” (Génesis 37.4-5). Nesta

passagem, observamos que José cometeu um erro grave: autopromoveu-se diante dos irmãos! Ou seja, quando revelamos os nossos projetos e sonhos aos demais, colocamos em risco duas coisas: os ditos sonhos e projetos e a nós próprios, pois tornamo-nos objeto de perseguição por todos os fl ancos. Infelizmente, o Mundo não quer ver o sucesso de ninguém, pois presume-se que quando uma pessoa sobe na vida, alguém terá forçosamente que descer ou que quando alguém vence, outra pessoa acabará sempre por perder... e essa “outra pessoa” será, obviamente, quem está a assistir ao seu sucesso.

Devido à inveja dos seus próprios irmãos, José foi transportado aos mais terríveis sofrimentos: foi humilhado, escravizado, lançado numa prisão... mas, no entanto, sempre permaneceu fi el ao pacto que mantinha com Deus. Ora, meus caros amigos, quem mantém um pacto com Deus deve saber que, para vencer neste Mundo, terá de superar as mais diversas e duras provas, verdadeiros momentos em que se encontrará sozinho, no fundo de um “buraco”, mas, com a certeza de que todo o “buraco” tem uma saída, bastando, para isso, olhar para cima, ou seja, manter-se fi el a Deus.

“O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus ofi ciais. Disse Faraó aos seus ofi ciais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu. Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito. Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da

mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fi no e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito” (Génesis 41.37-43). José, ao revelar a visão de Deus para o Egito,

foi honrado, porque se manteve fi el, mesmo sob severas condições, e, por isso, lhe foi confi ado tudo.

Através de José, o Egito prosperou durante os 7 piores anos de fome e seca. “E como é que é possível crescer nos tempos em que estamos a viver?” – perguntar-se-ão muitos... como o foi com José no passado, ou seja, mantendo-se fi el a Deus!

Nestes sete últimos meses do ano, mesmo que a situação, no país e no Mundo, esteja caótica, economicamente falando, quem se mantiver fi el a Deus, crescerá!

POR SEU SERVO EM CRISTO, BP. JÚLIO FREITAS

Do “buraco” ao palácio

mensagem

TODO O “BURACO” TEM UMA SAÍDA, BASTANDO, PARA ISSO, OLHAR PARA

CIMA, OU SEJA, MANTER-SE FIEL A DEUS

A JORNADA QUE CADA SER HUMANO EMPREENDE NA VIDA É ÚNICA E INTRANSMISSÍVEL. É POR ISSO QUE DEVEMOS TER SEMPRE EM MENTE DUAS COISAS: NUNCA NOS COMPARARMOS AOS OUTROS OU INVEJARMOS A SUA CONDIÇÃO...

bispojulio.com

DOMINGO05 • JUNHO • 20114i | cenáculo do Espírito

Santo

N a reunião ministrada pelo bispo Júlio Freitas, no último domingo

(29), no Cenáculo do Espírito Santo em Chelas – localizado na Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36 – o tema principal foi a importância de se manter fi rme e fi el a Deus. Indagando o bispo sobre o motivo de quando uma pessoa é amada, tem um sonho e crê nos seus objetivos, não faltarem outras que a tentam empurrar para o “buraco”. “Lembre-se que o seu sucesso é o insucesso de outro, a sua alegria é a tristeza de outro e a sua prosperidade é a miséria de

outro... Vivemos num mundo físico, onde há uma guerra e o Senhor Jesus deixa bem claro que para a vencermos temos que ser fortes. Contudo, não basta, apenas, sermos bons e honestos, pois isso é uma obrigação, mas temos que ser fortes e fi éis”, afi rmou.

COMO SAIR DO “BURACO”?“Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente. Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais” (Génesis 37.4-5).

Algumas pessoas pensam que é necessário possuir dons especiais para se vencer no Mundo, contudo, o único “dom” necessário é ter um coração humilde à atuação do poder de Deus

CARLA VAZ [email protected]

Domingo 9h30“Cruzada de

Poder e Milagres”

PRÓPOSITO: O bispo Júlio Freitas consagrou o óleo a Deus, ao qual se juntará o Óleo da Resposta, que será distribuído no dia 12

FO

TO

S:

DIO

GO

AL

ME

IDA

Page 13: Jornal nº389

“Quando cheguei à Igre-ja aparentemente estava

normal! Mas não era bem assim e quando chegou a Fogueira Santa de Israel, decidi partici-par, pois tinha um problema de saúde desde o meu nascimento. Nasci com um defeito genético devido à falta de lactase, que é a enzima digestiva que degrada a lactose, ou seja, o açúcar que

está no leite. E desde que nas-ci sempre passei mal com esse problema, isto até chegar a um estado catastrófico. Sofri com refluxo gastroesofágico e gastri-te nervosa e, em consequência desses problemas, desenvolvi também uma hérnia estomacal. Um dia quando cheguei ao hos-pital, às urgências, os médicos submeteram-me a exames e

constataram que a hérnia es-tava já do tamanho de uma la-ranja. E como resultado teria de passar por uma cirurgia de risco, porque como a hérnia estava bastante irritada, esta podia-se romper e acontecer uma hemorragia. Enfim, podia dar certo ou não! E foi assim que cheguei à Igreja, expus a minha situação ao pastor, que me en-

sinou a agir a minha fé. Logo de seguida, veio a Fogueira Santa

de Israel e decidi participar. Na altura, estudava e o que tinha de mais preciso era um par de brincos, em ouro, que o meu pai me tinha ofereci-do, os quais vendi e coloquei no Altar, e esse foi o meu sa-crifico. Não tinha nada a per-der! Posteriormente, voltei ao médico e foi onde obtive a resposta de que a hérnia ti-nha desaparecido, estando curada. Na época, o médico passou-me uma dieta, on-de não podia comer pratica-mente nada, mas, hoje, como de tudo! E nunca mais, gra-

ças a Deus, senti nada”. PRISCILLA

Resultado da unção com óleo

Curada de refluxo gastroesofágico

“Era uma pessoa mui-to doente e sofrida.

Estava desenganada pela Medicina e numa cadeira de rodas. E os médicos não me queriam operar, pois dizem que não tinha cura. Então, Deus operou primeiro nos meus ossos, através da unção com óleo. E quando, finalmen-te, fui operada, para retirar o tumor do joelho, já tinha as per-nas direitas. E, nesta última Fogueira Santa de Israel, con-quistei o meu próprio negócio, que vou abrir no início de junho”. MARGARIDA

DOMINGO05 • JUNHO • 2011 | 5i

Casos Verídicos HISTÓRIAS EMOCIONANTES E DRAMÁTICAS DE QUEM DECIDIU ENFRENTAR OS DESAFIOS

cenáculo do Espírito Santo

A saída ESTÁ NO ALTO!

Baseado na citação bíblica acima referida, o orador explicou: “José cometeu um erro grave:

autopromoveu-se diante dos irmãos! Ou seja, quando revelamos os nossos projetos e sonhos aos demais, colocamos

em risco duas coisas: os sonhos e a nós próprios, pois tornamo--nos objeto de perseguição.

Devido à inveja dos seus próprios irmãos, José foi transportado aos mais terríveis sofrimentos: foi humilhado, escravizado, lançado

numa prisão... mas, no entanto, sempre permaneceu fi rme e fi el ao pacto que mantinha com Deus”. Em seguida, o bispo ressaltou que quem mantém um pacto com Deus deve saber que, para vencer neste Mundo, terá de superar as mais diversas e duras provas, verdadeiros momentos em que se encontrará sozinho, no fundo de um “buraco”, mas, com a certeza de que todo o “buraco” tem uma saída, bastando, para isso, olhar para o Alto.

“José aparentemente tinha perdido tudo, mas continuava a

PARA VENCER NESTE MUNDO, TERÁ DE SUPERAR

AS MAIS DIVERSAS E DURAS PROVAS

guardar a sua fé e crendo no seu sonho, dado por Deus. Ele foi mais forte do que as emoções, a mágoa, o sentimento de vingança, o desânimo, o cansaço,

o egoísmo e a maldade dos seus irmãos e de todos aqueles que o humilharam e escravizaram. José manteve-se f iel a Deus”, enfatizou.

CONSAGRAÇÃO DO ÓLEO DA

RESPOSTA: O pastor Carlos, responsável

pelo trabalho evangelístico do CdAE em Israel,

tem consagrado o óleo, em 10

locais bíblicos da Terra SantaF

OTO

: C

ED

IDA

Page 14: Jornal nº389

DOMINGO05 • JUNHO • 20116i |

Depoimentos

Históriasde Sucesso

congressofinanceiro.com

O que é? Este é o maior evento voltado para os trabalhadores, que tem lugar todas as segundas-feiras, em vários horários, de Norte a Sul do país. Milhares de pessoas têm-se deslocado a esta reunião com o objetivo de aprenderem a alcançar a mudança nas suas vidas

Especial

cenáculo do Espírito Santo

U ma das coisas que impede a pessoa de vencer é o sentimento de

inferioridade!”, alertou o Pastor Marcos Jordão perante as centenas que o escutavam na noite de segunda--feira, no encontro denominado de “Conquistas Financeiras”.

“A pessoa passa diante de uma mansão, de um concessionário da Mercedes, de uma loja de griffe e o pensamento que lhe vem à cabeça é o de que as coisas boas deste Mundo não são para ela, mas sim para os outros. Só que o seu maior problema desta pessoa está dentro de si mesma”, continuou, estimulando todos a assumirem uma postura contrária.

“A pessoa nem ousa entrar e experimentar a roupa ou o carro e, por isso, não conquista, não toma posse das coisas boas deste Mundo e não come o melhor desta Terra.

Então, comece a entrar nas melhores lojas e concessionários e a sua visão vai-se abrir!”, afi rmou o orador.

Contudo, o pastor alertou para o facto de, muitas vezes, as difi culdades fazerem com que as pessoas percam a motivação e a autoestima, asseverando a necessidade de se possuir um espírito conquistador e uma visão.

“Sabe porque é mais fácil para

Porque é que algumas pessoas aceitam o fracasso, ficam prisioneiras dos seus complexos de inferioridade e não lutam contra os seus medos para poderem ter mais orgulho em si mesmas?

TEM QUE HAVER UMA REVOLTA DENTRO DE SI, UMA AMBIÇÃO DE

QUERER TER O MELHOR

Luteé bom!

peloque

uma pessoa que já teve tudo voltar a conquistar, do que para uma que nunca teve nada conquistar? Porque aquela que já teve tudo, sabe o que é bom! Esta já morou numa mansão, andou nos melhores carros, esteve nos melhores hotéis, restaurantes,

etc... e tem a ambição de voltar a ter tudo de novo. Já as outras pessoas, que nunca tiveram nada, tudo para elas é diminutivo – a minha casinha, o meu carrinho – pois,

contentam-se com o pouco! Por isso, lute, esforce-se e persevere por aquilo que é bom, pois, tem que haver uma revolta dentro de si, uma ambição de querer ter o melhor para glorifi car a Deus”, exortou o orador. O mesmo instigou ainda em todos a força necessária para suplantarem todos os problemas que têm enfrentado na vida, nomeadamente os de âmbito fi nanceiro.

“Estava desempre-gada desde dezem-

bro e a situação ficava cada vez pior! Fiquei sem luz, telefone, TV e, pouco a pouco, estava a perder tudo, até a própria casa. Estávamos a ficar sem co-mida, vivíamos de mas-

sa, chá... A situação estava mesmo muito complicada! Até que fui a uma entrevis-ta, na minha área, mas a senhora que me atendeu não me deu muitas esperanças, porque apesar de o meu inglês ser bom, o meu português não o é. Contudo, de 30 pessoas que concorriam para o cargo, eu fui a primeira a ser chamada”. DIANA

“Sou apaixonado pelo que faço e tra-balhei um mês inteiro, das 9 horas até

à meia-noite, na esperança de receber uma boa quantia. Mas quando fui fazer as contas foi uma deceção! E a minha esposa sempre insistia para que eu viesse mais vezes à Igre-ja, só que eu sempre coloquei o trabalho em primeiro lugar. Isto até que lhe resolvi mos-trar à minha esposa que Deus não pagava as contas e vim todos os dias da semana. No primeiro dia, ao chegar à Igreja, um clien-te ligou-me, mas eu desliguei o telemóvel e participei na reunião. Quando esta acabou, liguei o telemóvel e tinha três contratos por mensagem. E, no dia seguinte, fechei-os. E continuei no desafio! Quando recebi o che-que, achei que o meu patrão se tinha en-ganado nas contas, pois o valor tinha 3 mil euros a mais do que eu costumava receber. Mas estava tudo certo! Resumindo, trabalhei um mês na força do meu braço e dececionei--me! Mas, no mês em que coloquei Deus em primeiro lugar, recebi mais 3.200 euros. E, com o que tenho aprendido aqui na reunião, hoje, não corro atrás dos clientes, pois são eles que trazem outros clientes”. JEFFERSON

DE SEGUNDA PARA SEGUNDAResultados de quem não tem medo dos desafios

“Tinha um pro-cesso na Justi-

ça há mais de cinco anos, pois a pessoa só me queria pagar entre 20 a 30 euros por mês. Não aceitei aquela situação e de-terminei com Deus

que iria receber tudo! Como essa pessoa não me queria pagar, teve de ir para penhora. Mas, na última segunda-feira, fiz um desafio com Deus e, na sexta-feira, o advogado telefonou-me para lhe ir levar o NIB, porque o processo ficou resolvido”. FERNANDA

SEGUNDA-FEIRA20H

Recebi mais 3.200 euros

FO

TO

S:

JO

ÃO

MA

RC

OS

“ ISABEL BARBOSA [email protected]

FO

TO

: D

.R.

Page 15: Jornal nº389

onde o milagreACONTECE

DOMINGO05 • JUNHO • 2011 | 7inacional

encontrado em Deus as forças para vencer o preconceito e as difi culdades que enfrenta no dia--a-dia por causa da sua defi ciência física. Segundo ela, “Jesus é a minha luz, é Ele quem agora guia a minha vida!”.

A ENTREGA DA POPULAÇÃO DE LAGOSFoi também, recentemente, realizada uma reunião especial em Lagos, com a presença do Bispo Robson, cujo objetivo foi levar à população da cidade uma palavra de fé e a oportunidade de fazer um Pacto com Deus.

Já que somente assim quem tem enfrentado o desemprego, a falência e a instabilidade

fi nanceira poderá vir a ter paz. Foram ainda determinadas a cura e a libertação de todos os presentes, os quais, depois de ouvirem uma palavra de fé, decidiram fazer um Pacto com Deus, tendo saído da reunião com as suas vidas a 100% nas mãos de Deus.

“Comecei a frequentar o Centro de Ajuda Espiritual depois de ter fi cado internada no

hospital durante 20 dias. E, quando saí do CdAE, comecei a frequentar outra denominação, isto durante cerca de oito meses. No entanto, não via a mudança na minha vida, pois, era-me ensinado a aceitar a situação de doença e de miséria em que me encontrava. Foi, então, que resolvi voltar para a IURD, pois aqui sempre me ensinaram a

lutar pelos meus sonhos e a não aceitar a minha vida destruída. E, agora que voltei, tenho a minha vida transformada e já não tenho mais enfermidades. Também consegui abrir uma loja num centro comercial na Figueira da Foz, o meu marido tem emprego e a minha família está abençoada e feliz”. MARIA DELMA CARVALHO – COIMBRA

“... resolvi voltar para a IURD, pois aqui sempre me ensinaram a lutar pelos meus sonhos ...”

Leia aqui histórias de pessoas, que, por uma razão ou por outra, deixaram a presença de Deus, apenas para perceberem que sem Ele nada podem!Leia aqui histórias de pessoasLeia aqui histórias de pessoasLa presença de

“Eu

volte

i!”

A revolta levou à MUDANÇA

O SUL DO PAÍS fez “o PACTOcom DEUS”

P ort imão e Lagos foram duas cidades do Algarve que estiveram,

recentemente, a celebrar o dia do Pacto com Deus e a renovação da vida de dezenas de pessoas.

Durante a reunião em Portimão, foi celebrado esse dia, no qual dezenas de pessoas fi zeram um pacto com Deus e sentiram que, a partir daquele momento, as suas vidas iriam mudar. E, no decorrer do encontro foi ouvido o testemunho de José Soares, um arquiteto de profissão e uma pessoa bem-sucedida na vida,

que viu as drogas acabarem por destruir os seus sonhos e expetativas. José acabou por perder tudo o que tinha conquistado na vida, inclusive o seu casamento. Viveu durante uns tempos nas ruas, isto até ao dia que decidiu entrar no CdAE em Portimão. Duas semanas depois, decidiu fazer um Pacto com Deus e, juntamente com dezenas de pessoas, decidiu mudar de vida e tomar uma atitude. O seu primeiro passo foi abandonar as drogas, de seguida, batizou-se nas águas e, por fi m,

viu a sua vida ser renovada. Hoje, José já está a viver num quarto, confessando estar feliz, pois a sua vida agora pertence 100% a Jesus.

BATISMO NAS ÁGUAS EM PORTIMÃOPara além de José Soares, outras pessoas também quiseram ser batizadas nas águas, sendo este considerado um dos momentos mais importantes e determinantes na vida de qualquer ser humano. Foi assim que oito pessoas decidiram sepultar a velha criatura e nascer para uma nova vida no CdAE em Portimão, sendo algumas destas

novas criaturas jovens do grupo “Força Jovem” de Portimão, os quais encontraram na vida com Deus a verdadeira felicidade. Entre eles estava Sílvia, uma jovem cega, que confessa ter

Um pacto exige entrega e para uma pessoa entrar num com alguém tem que fazer a sua parte. E foi assim que dezenas de pessoas fizeram um pacto com Deus! Ele já fez a Sua parte, agora falta você fazer a sua...

FORAM DETERMINADAS A CURA E A LIBERTAÇÃO DE TODOS OS

PRESENTES, OS QUAIS, DEPOIS DE OUVIREM UMA PALAVRA DE FÉ,

DECIDIRAM FAZER UM PACTO COM DEUS

Lagos

Portimão

SARA DAMÁSIO [email protected]

FOTO: CEDIDA

FO

TO

S:

CE

DID

AS

Page 16: Jornal nº389

Mafra (Núcleo) Rua José Silvestre, nº 8 a 12A (junto ao stand de automóveis antigos – Av. do Convento) Póvoa Stº. Adrião Rua General Alves Roçadas, nº 4

Casal de Cambra Rua de Santarém, nº 14

Odivelas Rua João Villaret, lt. 11, lj. 7 (junto ao centro comercial Ramada)

Loures Rua Dr. Manuel Arriaga, nº 16, r/c

Pontinha Estrada Militar, s/n (próximo do supermercado Europa)

S. João da Talha Rua D. Afonso Henriques, nº 80, 1º

Alvalade Rua Acácio de Paiva, nº 25B, r/c

Sacavém Rua Salvador Allende, lt. 16, 2º e 3º

Amadora Rua Heróis da Aviação, nº 2C (perto do Parque Central)

Benfi ca Av. Gomes Pereira, nº 39A

Ajuda Calçada da Boa Hora, nº 180

Queluz Rua Elias Garcia, lt. 44

Reboleira (Núcleo) Rua do Militar, 57 Reboleira Sul

Cenáculo do Espírito Santo no Império ALAMEDA D. AFONSO HENRIQUES, Nº 35

Mercês Rua Dr. João de Barros, nº 14

Cacém Praceta da Fraternidade Universal, nº 28A

Massamá Rua Passos Manuel, nº 45

São Carlos Rua Projetada à Rua Dr. Sousa Martins, lote C

S. João do EstorilRua Sacadura Cabral, nº 102C (c. comercial Galiza)

CascaisAv. 25 de Abril, nº 25 (antigo cinema Oxford)

CarnaxidePraceta Fernando Pessoa, nº 4B, armazém 3

TrajouceLargo do Rossio Pequeno, 2 S. Domingos de Rana

Rio de MouroCalçada da Rinchoa, lt. B1 (ao lado do Polisuper; a 100mda estação de comboios)

Mira Sintra Av. Bombeiros Voluntários, nº 66 - Agualva Cacém

São Marcos Rua Projetada à Rua do Cotão Velho, Armazém B

Torres VedrasEdifício Choupal, bloco D, r/c

Caldas da Rainha Rua Raúl Proença, nº 25/27

Malveira Avenida José Antunes Batista, 6B (junto à praça de táxis)

Peniche Rua Arquitecto Paulino Montes, nº 93 (ao lado da pastelaria Berglo)

Bombarral (Núcleo) Largo dos Aviadores, nº 16D (próximo da rodoviária)

Santarém Largo Comendador, nº 01

(no antigo LIDL, por cima da Fábio Lucci)

Azambuja Lar Idosos Quinta do Alto Casais da Margana

Entroncamento Rua Afonso Henriques, nº 83C (rua da estação)

Alhandra Rua dos Combatentes, nº 10B

Carregado Praceta Tristão Vaz Teixeira, edifício Comercial Palmeiras

Samora Correia Rua Professor Clara Passos Esteves, nº 38

Alverca Rua César Augusto Gonçalves Ferreira, nº 5/7 (em frente à feira)

AlmadaAv. 23 de Julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Costa da Caparica Av. Afonso de Albuquerque, nº 201

Miratejo Av. 25 de Abril, nº 33 (centro comercial Miratejo)

Cruz de Pau Rua da Cordoaria, Qt. das Cordas, nº 42 - Vale dos Gatos

Casal do Marco Rua António Macedo, nº 22/22A (zona Industrial)

Quinta do Conde Av. Cova dos Vidros, nº 49 (próximo da junta de freguesia)

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243

Barreiro Rua Almirante Reis, nº 74

Moita Av. Teófi lo Braga, nº 40A (perto das Finanças)

Montijo Rua da Indústria Corticeira, lt. 16E

Alcochete (Núcleo) Rua Doutor José Grilo Evangelista, nº 46, Urb. dos Barris (próximo dos bombeiros)

Pinhal Novo Largo José Maria Santos, nº 21, lj. B

Setúbal Av. 22 de Dezembro, nº 96/98 (antigo cinema)

Sines Largo S. João de Deus, nº 7 (próximo do Castelo Vasco da Gama)

Vendas Novas (Núcleo) Rua General Caula, nº 9

Sesimbra (Núcleo) Rua Cândido dos Reis, 65, r/c dt.

Évora Rua Fernanda Seno, nº 20, Bairro Horta das Figueiras (próximo da Cruz Vermelha)

Beja Rua Pedro Victor, 36

Portalegre Av. das Descobertas, nº 23, cave (próximo da Seg. Social)

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Figueira da foz Rua Vasco da Gama, nº 47, r/c

Lousã Rua Dr. José Cardoso, nº 36 (a 50m dos bombeiros)

Cantanhede Rua Padre Cruz, nº 22

LeiriaRua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105

PombalRua Almirante Reis nº 76 (em frente à Farmácia Barros)

Marinha GrandeRua de Leiria, nº 46Lugar do Lameiro

AlcobaçaRua Dr. Afonso Lopes Vieira, nº 28

BeneditaRua 20 de Dezembro, nº 2, 1º (antigo cinema Estúdio)

Tomar (Núcleo)Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 53

AveiroAv. D. Lourenço Peixinho, 181 (antigo Cinema 2002)

ÁguedaEstrada Nacional, nº 1

Albergaria-a-VelhaRua 1º Dezembro, nº 17A, r/c

ViseuRua Vila Lusitana, nº 15

FundãoEstrada Nacional 18, edifício Fundabeiras, lj. 3 (sítio em Vale de Canas)

Castelo Branco Rua Frei Espírito Santo, nº 3, r/c

Oliveira do Hospital Av. 5 de Outubro, nº 14

Rio Tinto Rua Fernão de Magalhães, nº 272

Areosa Rua 3 de Maio, nº 285, Pedrouços

Trofa Rua Infante D. Henrique, nº 461 (ao lado da Trofa eléctrica)

Matosinhos Av. Villagarcia de Arosa, 1038

Póvoa de Varzim Rua Herdança, nº 143

Santo Tirso Rua Ângelo Andrade, lj. 18 (centro comercial Carvalhais)

Braga Av. Imaculada Conceição, 567 (perto do supermercado LIDL)

Viana do CasteloRua Altamira, nº 57, r/c

Famalicão Rua Actriz Amélia Rey Colaço, nº 3000

Barcelos (Núcleo)Rua Dr. Manuel Pais, nº 69

Guimarães Rua Comandante José Luís de Pina, nº 169 (em frente à escola Egas Moniz) Vila Nova de GaiaRua da Rasa, nº 230

Espinho Rua 8, nº 729 (cineteatro S. Pedro)

S. João da Madeira Rua General Norton de Matos, nº 201 (ao lado da EDP)

Esmoriz Rua de André Brum (ao lado dos bombeiros)

Ovar Rua Gomes Freire, nº 48, r/c

Paredes Av. Comendador Abílio Seabra, entrada 7 (centro comercial Vale do Sousa)

Penafi el Rua da Saudade, nº 126

Bragança Rua Dr. Francisco Felgueiras, nº 12/14 (ao lado do hotel Túlipa)

Vila Real Av. 1º de Maio, nº 261 (próximo do sinaleiro)

Faro Largo de São Sebastião, nº 10

(ao lado da GNR)

Quarteira (Núcleo) Rua Diogo Cão, nº 21

Vila Real de Stº. António (Núcleo) Rua Vicente Campinas, lt. 2, lj. A

Loulé Rua Padre António Vieira, nº 141 (ao lado do centro comercial Charlot)

Olhão Av. Conserveira Sul, nº 12F

Tavira Urbanização Horta del Rei, lt. 11, lj. H (em frente ao tribunal, no pátio interior do centro comercial Del Rey )

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A (próximo da estação de comboios)

Lagos Rua Salgueiro Maia, lj. 15B (perto das Finanças)

Albufeira Av. dos Descobrimentos, centro comercial Bela Vista, lj. 42B

Madeira - F Sede: Rua Dr. Brito Câmara, nº 33 (em frente à rotunda dos bombeiros municipais)Rua D. Carlos I, nº 11 (atrás da Casa da Luz)

Machico Rua Dr. João Abel de Freitas, edifício Estacada, nº 35

Ribeira Brava Edifício D. Pedro, letra A – sítio da Murteira (atrás do centro de saúde)

Câmara de Lobos Estrada João Gonçalves Zarco, nº 108 (ao lado das bombas da Repsol)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

Ilha Terceira Av. Álvaro Martins Homem, nº 12 (em frente à Mitsubishi), Angra do Heroísmo

Faial (Núcleo) Rua do Mercado, 35B, Horta

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Grande Lisboa

MoradasMoradasMoradas

Info: Veja também estas moradas em iurd.pt, onde poderá ver mapas detalhados da localização das mesmas para maior facilidade em encontrar o Centro de Ajuda mais próximo de si.

Nós podemos ajudá-lo/a!

24 HORAS DISPONÍVEIS EXCLUSIVAMENTE PARA SI!

Centros de Ajuda Espiritual em Portugal Continental e Ilhas

Cenáculo do Espírito Santo em

Lisboa

Coimbra

Faro

Madeira - Funchal

Nova abertura!

Nova abertura!

Nova abertura!

PUB

Cenáculo do Espírito Santo no Porto

Grande Porto

Rua Egas Moniz, nº 485

Page 17: Jornal nº389

DOMINGO05 • JUNHO • 2011sociedade | 9

Em fevereiro passado, uma menina de quatro anos viu o avô matar o pai, com

cinco tiros, no jardim onde brincava. Como poderá esta criança “sobreviver”

a um acontecimento tão traumático?

E como é que uma criança lida com as guerras e as discussões presenciadas

nos primeiros anos da sua vida? E o que acontece aquelas crianças que assistem à separação dos pais, no meio de uma tempestade de brigas e de injúrias, e que são usadas, muitas vezes, como “arma de arremesso” de um contra o outro? Bem, tudo “depende do que acontece a seguir”, afirma o psicoterapeuta e professor de Psicologia da Universidade do Porto. Neste caso específico, o homicídio foi “um incidente--limite”, refere José Luís Pais Ribeiro, mas tudo dependerá da forma como a criança “for reconstruindo a história, como a for elaborando e integrando”. “Todos os acontecimentos são passageiros desde que não sejam

acarinhados” e o ambiente que irá rodear a criança e as relações que irá ter, “tudo vai contar para a maneira como ela vai encaixar” o que aconteceu.

SEPARAÇÃO E DIVÓRCIOPara o médico pedopsiquiatra e psicanalista Emílio Salgueiro, a superação de episódios violentos na vida de uma criança depende sempre da “qualidade do acompanhamento que cada uma terá depois”. Sendo o divórcio e a separação entre os pais “sempre uma violência para a criança”, mesmo que corra de uma forma “civilizada”.

As discussões, as brigas e as tentativas de manipulação da criança por um dos pais contra o outro e a forma como um deles mancha a imagem do outro diante do filho levam, inúmeras vezes, à “desorientação e à depressão, provocam insegurança e desconfiança, fazendo com que as crianças “aprendam a usar estratégias para lidar com cada um dos pais”, explica Emílio Salgueiro. E o facto de estas terem como modelos um pai e uma

QUANDO A CRIANÇA

ESTÁ NO MEIO

em focoTRAUMAS

CARLA VAZ [email protected]

mãe zangados também deverá ser tido em conta, já que estas poderão vir a reproduzir esses comportamentos. No entanto, o “traumatismo pode ser, no entanto, reabsorvido” se a criança for “bem apoiada”, esclarece.

CRESCE O NÚMERO DE LITÍGIOS De acordo com dados do Instituto

Nacional de Estatística, tem-se verificado um aumento de 3% ao ano do total de separações, o que

leva a prever um agravamento do número de litígios em tribunal, no respeitante à regulação do

António Ferreira da Silva matou o ex--companheiro da filha, o advogado

Cláudio Rio Mendes, enquanto tinha a neta ao colo. As imagens do homicídio, retira-das de um vídeo amador, comprovam que a menina, de quatro anos, assistiu ao momen-to em que o pai foi assassinado com cinco tiros, a 6 de fevereiro deste ano, no parque da Mamarrosa, em Oliveira do Bairro.

Avô mata pai e criança assiste

“TODOS TEMOS CAPACIDADE

PARA ESQUECER AS COISAS

DESAGRADÁVEIS” José Luís Pais RibeiRo

OS DIVÓRCIOS AUMENTAM 3%

DE ANO PARA ANO

EPISÓDIOS TRAUMÁTICOS: Nalgumas crianças, pode “não ter efeito nenhum”, noutras pode ter “efeitos perversos”, noutras ainda “pode ter um efeito dramático”

PUB

poder paternal das crianças. E, infelizmente, o que ainda se verifica é que continua a ser muito pouco o que se faz em benefício dos filhos e do interesse da criança. E “os tribunais de família vão ter cada vez mais que fazer no

futuro”, alerta Emílio Salgueiro, destacando a necessidade de respeitar o “tempo da criança” e de resolver o problema das “demoras” nas decisões, as quais deveriam ser tomadas em dias e acabam por ser adiadas durante meses.

FO

TO

S:

D.R

.

Page 18: Jornal nº389

PORTUGAL EM XEQUEDOMINGO05 • JUNHO • 201110 |

DESEMPREGO ATINGE RECORDE

A revisão do método de cálculo e a recessão aumentaram a taxa para 12,4%, isto até março, sendo este um máximo histórico para Portugal. E a taxa de 13% prevista para 2013 poderá acontecer ainda este ano

A realidade do desemprego em Portugal foi revista e aumentada. No fi nal

do primeiro trimestre deste ano, havia cerca de 689 mil desempregados ofi ciais no país, mais 71 mil do que no último trimestre de 2010, segundo mostram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Cerca de três quartos deste agravamento deve-se a uma mudança no método de contabilização do INE e os restantes 20% à deterioração signifi cativa da economia. Para os observadores do mercado de emprego estes dois efeitos desatualizam por completo a previsão do Governo de 13% para o desemprego em 2013 – a partir da taxa de 12,4% registada no primeiro trimestre. E a tendência será para piorar para níveis nunca antes vistos no país.

O Fundo Monetár io Internacional, que participou na intervenção externa em Portugal, prevê uma recessão de 2% este ano e de igual intensidade em 2012, devido à dureza do ajustamento orçamental que Portugal terá de fazer e às difi culdades de fi nanciamento de toda a economia.

Quase UM MILHÃO FOI AFETADO

O desemprego entre os jovens atingiu quase 28% no primeiro trimestreA soma das pessoas desem-pregadas e das inativas reve-la que haverá perto de 900 mil pessoas, em Portugal, que querem um emprego, mas que não o encontram, e uma parte por determinar está na economia paralela. A estes haverá ainda que somar as pessoas que frequentam programas ocupacionais do Instituto do Emprego e For-

mação Profissional, cerca de 50 mil, e que no novo método do INE passaram a ser contabiliza-dos como empregados.

Um indicador total deste tipo, ainda que grosseiro, permite ter uma ideia mais abrangente do

CERCA DE 900 MIL PESSOAS, EM

PORTUGAL, QUEREM UM EMPREGO, MAS NÃO O ENCONTRAM

OUTRA PERCEÇÃOA recessão começou no início do ano e os seus efeitos já se fazem notar. O boletim do INE indica que, descontando o efeito da mudança de metodologia, o desemprego no primeiro trimestre – comparável com

dados anteriores – subiu de 11,1% no fi nal do ano passado para 11,4% até março (mais 15 mil desempregados). Mas a

problema, possibili-tando chegar a um número próximo de um milhão de pesso-as afetadas. Fratura esta que será difícil de fechar, pois, não é fácil atrair os inati-

vos de volta para o mercado de trabalho – muito menos

nas condições atuais – e mais de 50% do desem-prego é de longa dura-ção, ou seja, superior a um ano. E, ao contrário do que se pensa, as pes-soas que recebem subsí-dio de desemprego são uma minoria.

PARA ALÉM DOS 688 MIL

DESEMPREGADOS, HÁ 204 MIL PESSOAS

DADAS COMO INATIVAS

grande diferença veio mesmo da mudança na forma de contabilizar, a qual somou 55.600 desempregados ao contingente anteriormente conhecido. Apesar de inviabilizar comparações entre séries de dados do passado, esta mudança não impossibilita uma identifi cação das grandes tendências de médio e longo prazo no mercado de trabalho português, como referiu aliás a presidente do conselho diretivo do INE, Alda de Caetano Carvalho. Para o INE, a perceção do fenómeno do desemprego é agora mais fi na.

EMIGRAÇÃO E INATIVOSPortugal que, no início da década passada, chegou a ter uma taxa de desemprego inferior a 4% da população ativa, caminha agora para valores superiores a 13% – isto apesar de o país estar a passar pela segunda maior vaga de emigração da sua História – 700 mil saíram do país nos últimos dez anos, segundo o economista Álvaro Santos Pereira, e há mais de 200 mil pessoas inativas em Portugal. Sendo estas pessoas que estão disponíveis para ingressar no mercado de trabalho, mas que não fi zeram qualquer diligência nesse sentido. São portugueses que desistiram de procurar trabalho, o que signifi ca que não contam para taxa de desemprego, pois, se estes contassem para as estatísticas, a taxa de desemprego saltava de 12,4 – até agora número ofi cial – para 15,5%.

DESCONTENTAMENTO: Um grupo de manifestantes do

movimento “E o povo, pá” afi xou um cartaz no Centro de Emprego

de Benfi ca, em Lisboa, em protesto contra “as políticas de emprego”

TAXA DE DESEMPREGO: O INE revela mais 55 mil desempregados e que a taxa de 13% irá ser atingida

mais cedo do que o previsto

ISABEL BARBOSA [email protected]

FO

TO

: LU

SA

/ JO

A.

MIR

AN

DA

FO

TO

: LU

SA

/ JO

S.

GO

UL

ÃO

FO

TO

: LU

SA

/ P

AU

LO

NO

VA

IS

Page 19: Jornal nº389

portugal em xeque DOMINGO05 • JUNHO • 2011 | 11

"NOVAS OPORTUNIDADES": O que era para ser um bom projeto depressa passou a ser alvo de contestação por parte de todos os quadrantes da Sociedade

O que era para ser a grande bandeira do atual Governo poderá

muito bem vir a ser o seu grande “pesadelo”. Hoje, podemos dizer que existiu um aumento do número de pessoas com melhores qualificações académicas, o qual, por seu lado, permitiu subir os rácios das qualifi cações académicas dos trabalhadores portugueses, que mesmo assim ainda são das mais baixas da UE.

Mas, enfim, mais de 1 milhão de pessoas conseguiu ter a equivalência do 9º e do 12º anos de escolaridade.

Todavia, tal como em tudo o resto na sociedade portuguesa, depressa surgiu um mercado paralelo para facilitar ainda mais o acesso à qualificação académica desejada. Pois, segundo noticiou o jornal i, os portefólios para se conseguir obter a qualifi cação equivalente ao 9º ou 12º ano eram vendidos, numa primeira fase,

a 400, podendo, atualmente, ser adquiridos por “apenas” 38.

AS VIRTUDES Apesar de tudo, este programa não deixa de ter o mérito de ter feito voltar à escola quem, um dia, teve de deixar os estudos para ajudar no sustento da casa e que, mesmo após vários anos de experiência profissional, não deixava de ter apenas a quarta classe ou o segundo ano do segundo ciclo do ensino básico. Fator este que não possibilitava, em muitos casos,

Foi este o programa que serviu de bandeira do Governo socialista, o qual pretendia qualificar pessoas que, por motivos alheios à sua vontade, tiveram de abandonar os estudos, mas que, pela experiência profissional adquirida, deveriam ter qualificação académica

MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS CONSEGUIU TER A EQUIVALÊNCIA DO 9º E DO 12º ANOS DE ESCOLARIDADE

"NOVAS OPORTUNIDADES":":" O que era para ser um bom projeto depressa passou a ser alvo de contestação : O que era para ser um bom projeto depressa passou a ser alvo de contestação :

boas ou más, eis a questão!?!

NovasOportunidades “

uma progressão na carreira, mas que com esta possibilidade permitiu a inúmeras pessoas obterem um certificado do 12º ano, qualifi cação essa conseguida por via da experiência profi ssional.

OS DEFEITOS A verdade é que o ensino em Portugal já conheceu melhores dias, em todas as suas vertentes, vivendo-se, atualmente, uma era

de facilitismo, onde os professores são “convidados” a passar os alunos, muitas vezes, mesmo sem estes terem condições para

tal. E a realidade é que as “Novas Oportunidades” também têm os seus defeitos, pois muitas são as pessoas que têm feito o programa e chegado ao fim, desabafando que não melhoraram os seus conhecimentos, mas que, pelo menos, agora têm o 12º ano. E muitos dos formadores que iniciaram este projeto já o abandonaram, tudo por não quererem compactuar com os

facilitismos exagerados, já que tinham que certificar o maior número de pessoas possíveis, tudo em nome das estatísticas.

FOTOS: D.R.

JOÃO FILIPE [email protected]

Page 20: Jornal nº389

reportagem especialDOMINGO05 • JUNHO • 201112 |

A prisão do general sérvio bósnio Ratko Mladic assinala o fim de um

prolongado ciclo de violência e de memórias dolorosas, numa região da Europa que conheceu o confl ito mais sangrento, desde a II Guerra Mundial.

Em fuga há 16 anos, o general liderou as forças armadas da República Sérvia da Bósnia durante a guerra civil, entre abril de 1992 e novembro de 1995, um processo que conduziu

à destruição da Jugoslávia e à emergência de novas nações nesta região dos Balcãs e da Europa. E, desde cedo, este foi apontado juntamente com o líder político da autoproclamada República Sérvia da Bósnia, Radovan Karadzic, como o principal arquiteto da limpeza étnica que assolou a mais complexa das ex-repúblicas jugoslavas, onde conviviam muçulmanos, sérvios, croatas – as “etnias dominantes” – para além de outros “povos ou etnias minoritárias”.

Num período de grande intolerância e alucinado fervor nacionalista, Mladic corporizou o desejo dos sérvios locais de recusarem pela força a independência de uma república com uma maioria de muçulmanos. Tendo sido o executor prático das teorias do seu amigo Karadzic, o

SÉRVIA

A detenção do criminoso de guerra Ratko Mladic representa, aos olhos da União Europeia, uma prova de vontade da Sérvia em pertencer à comunidade, assim o crê Jerzy Buzek, presidente do Parlamento Europeu

RATKO MLADIC: Em 1993, durante a guerra da

Bósnia e, na atualidade, depois de ser detido

no norte da Sérvia

nacionalista conservador que pugnava pela união dos sérvios bósnios, de religião ortodoxa, com a Sérvia. E alguns sérvios vêem

Mladic como um herói nacional. No entanto, para grande parte do mundo ocidental, Mladic é a cara do cerco a Sarajevo, que durou dois anos e causou a morte de milhares de pessoas, e do massacre de Srebrenica, no qual morreram mais de 8 mil homens bósnios muçulmanos.

UM PASSO EM FRENTE PARA A SÉRVIAA notícia da detenção de Ratko Mladic, o homem mais procurado da Europa, acusado de crimes

de guerra, genocídio e outros crimes contra a Humanidade, foi bem acolhida entre as hostes dos principais organismos europeus. “[A detenção de Mladic] é um

passo importante para uma Europa completa, livre e em paz”, vincou o secretário geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, que classifi ca esta detenção como

“uma oportunidade para que se faça justiça” ao homem que “desempenhou um papel crucial em alguns dos momentos mais negros da História dos Balcãs e da Europa”.

Para o presidente do Parlamento Europeu, a detenção do antigo general “é uma boa notícia para

a Sérvia e para a estabilidade da região”. Tendo Jerzy Buzek destacado que o feito “dá um novo ímpeto ao processo de adesão da Sérvia à UE”, pois a detenção tratou-se “de uma prova convincente dos esforços” do país, já que sempre houve o rumor de que alguns círculos do poder sabiam do seu paradeiro. O líder do Parlamento Europeu sublinhou ainda a cooperação que, aponta, a Sérvia está a reforçar com o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, que “poderá avançar o seu caminho até à União Europeia”.

A Sérvia apresentou a sua candidatura à UE no final de 2009 e espera obter o estatuto de candidato até dezembro, mas apesar de ter sido levantado “um grande obstáculo” com a detenção de Ratko Mladic, tal como disse Stefan Füle, comissário europeu para o Alargamento da União Europeia, “é necessário que o trabalho se intensifique com reformas que serão fundamentais para que a Comissão Europeia apresente uma opinião positiva”. Sobre a mesa está ainda a difícil questão do Kosovo, o qual declarou a independência da

Sérvia, em fevereiro de 2008 contra a forte oposição de Belgrado, mas com o reconhecimento de grande parte dos Estados-membros da UE.

x ISABEL BARBOSA [email protected]

MANIFESTAÇÃO PRÓ-MLADIC: Alguns grupos nacionalistas sérvios manifestaram-se contra a detenção do homem mais procurado da Europa, sendo

Mladic visto, por alguns, como um herói nacional

STEFAN FÜLE: Segundo o comissário europeu para o Alargamento da União

Europeia, a detenção de Mladic vai permitir à Sérvia negociar a adesão à UE

A SÉRVIA APRESENTOU A SUA CANDIDATURA À UE NO FINAL DE 2009 E ESPERA OBTER O ESTATUTO DE CANDIDATO ATÉ DEZEMBRO

FO

TO

S:

EP

A

aproxima-se da UE

RATKO MLADICEM ANDAVA EM

FUGA HÁ 16 ANOS

FO

TO

: E

PA

/KO

CA

SU

LE

IMA

NO

VIC

FO

TO

: E

PA

/OL

IVIE

R H

OS

LE

T

Page 21: Jornal nº389

A os 42 anos, Domingos José Paciência de Oliveira chegou a um

dos clube históricos de Portugal, após várias épocas muito boas dentro dos limites dos clubes que treinou. Na União de Leiria, na sua primeira época no escalão principal, conquistou o 7º lugar, numa das melhores classifi cações de sempre do clube da cidade do Liz. Depois, assumiu o comando técnico da Briosa, onde permaneceu durante duas épocas: na primeira época, alcançou apenas o 12º lugar na tabela classificativa; mas, já na segunda época, voltou a conquistar o 7º lugar da classifi cação, feito que a Briosa não atingia há 24 anos. E, após este bom resultado ao comando da Académica de Coimbra, foi assumir o comando técnico do Sporting de Braga. Aí, logo na sua época de estreia, conseguiu “bater o pé” ao SL Benfi ca até

ao fi m, fi cando apenas a cinco pontos do primeiro classifi cado.

E, AGORA, O SPORTING...O Sporting teve duas épocas muito más, isto sob o comando de José Eduardo Bettencourt, o qual venceu as eleições com uma maioria vantajosa, fazendo crer num momento de tranquilidade e de estabilidade. Realidade essa que não veio a verifi car-se, seguindo-se eleições muito concorridas. E a vitória de Godinho Lopes já fazia adivinhar a contratação de Domingos Paciência para o comando do Sporting na nova época. Mas o novo desafi o que Domingos assume é, de facto, muito grande, uma vez que existe no clube uma vontade muito grande de voltar a vencer o campeonato nacional e ainda assim de reestruturar todo o plantel. Contudo, Domingos conta com a ajuda muito preciosa de Carlos Freitas e de Luís Duque para conseguir proceder à reestruturação de

todo o departamento de futebol, tarefa que, de facto, não se avizinha nada fácil!

Na conferência de imprensa de apresentação, Domingos disse que chegava ao Sporting para vencer, confessando ainda, isto após uma visita ao museu do clube, que de facto o Sporting é clube muito grande, mas que, agora, mais importante do que o treinador é saber que plantel i rá ter ao seu dispor.

Tacticamente e tecnicamente não existem q u a i s q u e r dúv idas de que as equipas de Domingos praticam um bom futebol, senão tomemos como exemplo os dois últimos jogos do Sporting de Braga na Liga Europa, onde todos, ou quase todos, os comentadores disseram que este deu um

“banho” de bola a Jorge Jesus na meia--final e, até me smo na final, venceu t ac t ic a mente a André Villas--Boas, perdendo apenas por questões de pormenor ou de efi cácia.

DOMINGOS e para o SPORTING

Nascido em Leça da Palmeira, como jogador foi uma figura do FC Porto, onde realizou 263 jogos e marcou 106 golos; tendo iniciado a sua carreira como treinador na União de Leiria, na época de 2006/2007

UMA OPORTUNIDADE PARA

O NOVO DESAFIO QUE DOMINGOS ASSUME É MUITO

GRANDE, UMA VEZ QUE EXISTE NO CLUBE UMA VONTADE MUITO

GRANDE DE VOLTAR A VENCER O CAMPEONATO NACIONAL

“banho” de bola a Jorge Jesus na meia--final e, até me smo na final, venceu t ac t ic a mente a André Villas--Boas, perdendo apenas por questões de pormenor ou

realizou 263 jogos e marcou 106 golos; tendo iniciado a sua carreira como treinador

O NOVO DESAFIO QUE DOMINGOS ASSUME É MUITO

GRANDE, UMA VEZ QUE EXISTE NO CLUBE UMA VONTADE MUITO

GRANDE DE VOLTAR A VENCER O CAMPEONATO NACIONAL

JOÃO FILIPE [email protected]

desporto DOMINGO05 • JUNHO • 2011 | 13

FO

TO

S:

EP

A/

JO

ÃO

RE

LV

AS

Page 22: Jornal nº389

PUB

Page 23: Jornal nº389

Quando somos “obrigadas” a deixar o nosso parceiro para trás, então,

poderemos decidir apostar numa relação à distância. Contudo, será possível fazer com que este tipo de relação resulte? Descubra alguns conselhos práticos que a ajudarão neste difícil percurso.

QUANDO ESTÃO SEPARADOS ✓Trave conhecimento com o novo ambiente: ao mudar-se para uma nova cidade poderá não conhecer ninguém e sentir-se muito sozinha. Por isso, torna-se muito importante adaptar-se ao

novo ambiente e tente viver o mais normalmente possível. ✓Tente fazer novos amigos: não se feche em casa, saia para conhecer pessoas novas, com quem possa conversar, ir ao cinema ou beber café. ✓Expresse os seus sentimentos: quando surgirem problemas na sua relação à distância, não fale sobre eles ao telefone ou por e-mail, tente antes pedir conselhos aos seus amigos e à sua fa m í l ia .

E aguarde até poder falar pessoalmente com o seu parceiro.

QUANDO ESTÃO JUNTOS✓O sentimento pode fortalecer-se: uma relação à distância pode mesmo aprofundar o amor que sentem um pelo outro, mas para isso irão precisar de ter mais confiança e de demonstrar o quanto sentiram saudades um do outro.✓Aproveitem o vosso tempo juntos: deverá assegurar-se de que os momentos que passam juntos

sejam agradáveis e interessantes. Por isso, faça planos com antecedência, mas guarde sempre algum espaço para

a espontaneidade. ✓Deixe de lado os planos a longo prazo: pode sempre combinar encontros duas ou três semanas antes,

mas nunca deverá fazer planos para daí a vários meses, pois se acontecer algum imprevisto o desapontamento será muito maior.

E QUANDO NÃO RESULTA Se a distância a fez aperceber que a relação não estava tão bem como pensava, se conheceu outra pessoa ou se deixou de sentir a falta do seu parceiro, então, terá de pensar qual será a melhor decisão

a tomar... Mas o mais importante é tomar a atitude certa e decidir ser honesta consigo e, sobretudo, com ele. E, embora uma relação à distância lhe permita evitar momentos desagradáveis e adiar a conversar em que lhe irá dizer o que sente realmente, esta situação não é justa para o seu parceiro. É, por isso, que deverá ganhar coragem e ser 100% honesta acerca dos seus sentimentos.

DOMINGO05 • JUNHO • 2011 | 15

CRÓNICA... VIVI FREITAS

J á fez as coisas para agradar alguém? Já se

perguntou porquê? Qual é a sua intenção por detrás disso? E quanto tempo vai disfarçar esse seu jeito?

Como assim? Agradar a alguém não é bom? Qual é o mal nisso? Existe mal sim, porque, normalmente, esse “agrado” é algo artificial, é como se colocasse uma

máscara e se apresentasse de um jeito, mas, na realidade, é de outro.

Quando agradamos às pessoas “compramo-las”, por alguma obrigação ou intenção. Mas quando é natural, o que é que acontece? Você não faz para agradar e sim porque está dentro de si, o dar e o entregar. Afinal, a sinceridade requer muito

mais de dentro, em ser algo vivo que bombeie mais do que uma aparência.

É verdade! Quantas vezes, nos enganamos a nós mesmas por simplesmente ter esse “espírito de caridade”, mas não como oferta e entrega. E é super interessante

que tudo o que fazemos artificialmente, não dura para sempre. Apenas

dura um certo tempo, pois a máscara incomoda.

“Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1.13).

O “dar” não nasce da força que faz o ser humano para mudar, impondo ou

conquistando algo pessoal, mas para agradar a Deus.

Que quer dizer: sinceridade! Porque ela quer a verdade morando dentro dela. Ela quer algo real e aceitável, a DEUS e não ao homem.

Então amiga, esteja mais ciente do que você apresenta – se é natural ou artificial! A sua escolha dir-lhe-á se é a verdade o que você preza ou a mentira. Isso dar-lhe-á a chave, o acesso, ou para o Espírito Santo ou para o espírito enganador.

AGRADO

“O 'DAR' NÃO NASCE DA FORÇA QUE FAZ O SER HUMANO PARA MUDAR, IMPONDO OU CONQUISTANDO ALGO PESSOAL, MAS PARA

AGRADAR A DEUS”

vivifreitas.me (novo blogue)

olhar feminino

AS RELAÇÕESÀ DISTÂNCIA RESULTAM?

AS RELAÇÕESÀ DISTÂNCIA AS RELAÇÕESÀ DISTÂNCIA AS RELAÇÕES

RESULTAM?Há alturas na vida em que somos levados a tomar decisões que não nos agradam no momento, mas que nos poderão trazer benefícios no futuro. Deixar o companheiro por motivos de estudo ou de trabalho é uma delas...

UMA RELAÇÃO À DISTÂNCIA

REQUER MUITA PACIÊNCIA DOS

DOIS PARCEIROS

sobre eles ao telefone ou por e-mail, tente antes pedir conselhos aos seus amigos e à sua fa m í l ia .

quanto sentiram saudades um do outro.✓Aproveitem o vosso tempo ✓Aproveitem o vosso tempo ✓juntos: deverá assegurar-se de que os momentos que passam juntos

sejam agradáveis e interessantes. Por isso, faça planos com antecedência, mas guarde sempre algum espaço para

planos a longo prazo:

três semanas antes,

CARLA VAZ [email protected]

DISTÂNCIA: Nem sempre o ditado "longe da vista, longe do coração" é verdade, pois há sentimentos que resistem a esta dura prova

FO

TO

S:

D.R

.

Page 24: Jornal nº389

Centro de Ajuda Espiritual mais perto de si

CENÁCULORua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas

(PRÓXIMO DA ESTAÇÃO DE METRO)

Conquistas FinanceirasSucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na Justiça, pagamento de dívidas, desemprego, imigração...

Saúde RestauradaDoenças, dores, problemas de saúde persistentes...

Cura InteriorDesenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus

Reunião das Mulheres que Infl uenciam Orientação para a resolução de confl itos familiares

Limpeza EspiritualMá sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

Causas Impossíveis - 8HProblemas que aos olhos humanos já não têm solução

Grupo Jovem - 15HUm encontro direcionado para os mais jovens

Terapia do Amor -19HProblemas sentimentais, brigas constantes no casamento...

CRUZADA DE PODER E MILAGRES7h30 / 9h30Sessão do Desbloqueio 15HMulheres e Homens Sábios 18H

DE SEGUNDA A SEXTA ÀS 7H, 10H, 12H, 15H E 20H (em todas as reuniões, temos disponível aconselhamento espiritual)

TODAS AS QUARTAS-FEIRAS, PELAS 20H, NO ESTUDO BÍBLICO, O BISPO JÚLIO FREITAS ESTARÁ A RESPONDER A UMA DAS QUESTÕES COLOCADAS. PARTICIPE E OIÇA TAMBÉM A RESPOSTA À SUA QUESTÃO.

PODERÁ ENVIAR A SUA DÚVIDA:

Pessolmente: Poderá deixar a sua questão no Cenáculo do Espírito Santo

As dúvidas serão esclarecidas, durante o Estudo Bíblico, todas as quartas-feiras, às 20H, no Cenáculo do Espírito Santo

Correio: Rua Dr. José Espírito Santo, 36 1950-047 - Lisboa

Email: [email protected]

Telefone: 707 301 221

AGENDA SEMANAL

Não somos de aparências, nem estamos a tentar impressionar ninguém. O que você vê é aquilo que somos, um Centro de Ajuda realista que acredita que a vida de qualquer pessoa pode mudar para melhor, de facto, não apenas mudar, mas ser totalmente transformada. Estamos abertos diariamente, fi que à vontade para nos fazer uma visita em qualquer dia da semana, faremos os possíveis para ajudá--lo/a no que precisar.

����� ������

����� ������ �������

ESTAMOS ABERTOS 7 DIAS POR SEMANA EM 110 LOCALIDADES

ESTAMOS 24 HORAS DISPONÍVEIS PARA O/A ATENDER!

PUB

S������ ������ ������

››› S E M A N A D E 0 5 A 1 2 D E J U N H O

E S P Í R I T O SANTOdo

iurd .pt

QUEBRA DE RITUAISA maior destruição de sempre

Se tem verificado algum destes sintomas na sua vida, então, esta reunião é para si: nervosismo, pensamentos suicidas, desemprego, bru-xaria, doenças, maldição hereditária, problemas sen-

timentais, desmaios cons-tantes, miséria, discussões, depressão, desagregação da família, insónia, vícios...

Todas as sextas-feiras, às 7H, 10H, 12H, 15H ou 20H

NO CENÁCULO DO ESPÍRITO SANTO EM CHELAS OU NO CdAE MAIS PERTO DE SI!