jornal o colatinense

8
www.colatina.es.gov.br Colatina/ES, 28 de novembro de 2014 O COLATINENSE 1 COMEÇAM AS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO NOS BAIRROS APARECIDA E SÃO MARCOS Tiveram início em Colatina, as obras de contenção e drenagem em dois pontos da cidade. Os bairros estão recebendo os primeiros trabalhos de montagem do canteiro de obras. JUIZADO ITINERANTE DA LEI MARIA DA PENHA ATENDE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM COLATINA UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO JÁ ESTÃO VACINANDO GESTANTES CONTRA COQUELUCHE O ônibus adaptado para atender às necessidades técnicas do Judi- ciário relativas à violência doméstica realizou atendimento entre os dias 24 e 28 de novembro. A iniciativa é da Coordenadoria de Vio- lência Doméstica contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) A partir deste mês, as gestantes têm à disposição a vacina acelu- lar contra difteria, tétano e coqueluche no Calendário Nacional de Vacinação pelo SUS. Em Colatina, inicialmente 390 doses estão a disposição das gestantes e profissionais da saúde que trabalham com o público. Também foram licitadas a re- construção de pontes e gale- rias As obras fazem parte do recurso enviado pelo Ministé- rio da Integração Nacional. Este informativo é de distribuição gratuita. É proibi- da a venda. Mala Direta Postal Básica 9912247800/2009-DR/ES Pref.Mun.Colatina CORREIOS TAQUINHO DE MINAS É O VENCEDOR DO 14° FESTIVAL NACIONAL DE MÚSICA DE COLATINA Mineiro, de Belo Horizonte, Taquinho levou o primeiro lugar, em segundo ficou Vytória Rudan, do Rio de Janeiro e Tereza Raquel e Igor Murilo, levaram o troféu do terceiro lugar. As 12 canções finalistas serão gravadas em CD e DVD. P8 P6 P5 P5

Upload: prefeitura-municipal-de-colatina

Post on 06-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Publicação de 28 de novembro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Colatinense

www.colatina.es.gov.br Colatina/ES, 28 de novembro de 2014O COLATINENSE 1

Começam as obras de reConstrução nos bairros apareCida e são marCos

Tiveram início em Colatina, as obras de contenção e drenagem em dois pontos da cidade. Os bairros já estão recebendo os primeiros trabalhos de montagem do canteiro de obras.

Juizado itinerante da Lei maria da penha atende muLheres vítimas de vioLênCia em CoLatina

unidades de saúde do muniCípio Já estão vaCinando gestantes Contra CoqueLuChe

O ônibus adaptado para atender às necessidades técnicas do Judi-ciário relativas à violência doméstica realizou atendimento entre os dias 24 e 28 de novembro. A iniciativa é da Coordenadoria de Vio-lência Doméstica contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES)

A partir deste mês, as gestantes têm à disposição a vacina acelu-lar contra difteria, tétano e coqueluche no Calendário Nacional de Vacinação pelo SUS. Em Colatina, inicialmente 390 doses estão a disposição das gestantes e profissionais da saúde que trabalham com o público.

Também foram licitadas a re-construção de pontes e gale-rias As obras fazem parte do recurso enviado pelo Ministé-rio da Integração Nacional.

Este informativo é de distribuição gratuita. É proibi-da a venda.

Mala Direta Postal Básica

9912247800/2009-DR/ES

Pref.Mun.ColatinaCORREIOS

taquinho de minas é o venCedor do 14° FestivaL naCionaL de músiCa de CoLatinaMineiro, de Belo Horizonte, Taquinho levou o primeiro lugar, em segundo ficou Vytória Rudan, do Rio de Janeiro e Tereza Raquel e Igor Murilo, levaram o troféu do terceiro lugar. As 12 canções finalistas serão gravadas em CD e DVD.

P8

P6P5

P5

Page 2: Jornal O Colatinense

O COLATINENSE www.colatina.es.gov.brColatina/ES, 28 de novembro de 20142

obras de reForma da ponte FLorentino avidos entram em Fase FinaL e interdiçÕes são anunCiadas

Os interessados em receber as edições do jornal O Colatinense, deverão enviar e-mail com nome e endereço completo para: [email protected] ou ligar para (27) 3177-7045.

Secretária de Comunicação Social: Joelma Gusson / Jornalista responsável: Cristiane Trevizani ES 01377/JP / Jornalistas: Danyara Corona e Maria Tereza Paulino

/ Fotógrafo: Breno Liberato / Diagramação e Arte Final: Luiz Fernando Benfi ca / Tiragem: 5.000 exemplares.

Av. Ângelo Giuberti, 343, Esplanada, Colatina/ES - CEP: 29702-902 / Tel.: (27) 3177-7045 / 3177-7051 / www.colatina.es.gov.br

A Biblioteca Municipal de Colatina conta com espaço arejado, silencioso, iluminado e uma ex-celente organização, além de um vasto acervo de livros a disposição da população. Está localizada no bairro Esplanada, próximo a Praça Sol Poente, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 08 às 18 horas. O local é uma fonte de pesquisa sobre todas as áreas do conhecimento, além de conter um acervo variado voltado também para o entretenimento dedicado aos amantes da boa leitura. Todos os serviços e atividades são gratuitos. Vá à biblioteca e participe!

Para que os trabalhos fi nais da obra de reforma da ponte Florentino Avidos sejam realizados, a Cejen Engenharia e o Departamento de Estradas de Rodagem do Espirito Santo, divulgaram um novo cronograma de interdições.

Nos dias 01 e 02 de dezembro a ponte fi cará totalmente fechada, no período de 23h10 às 05 horas para realização dos serviços de junta de dilatação. Já nos dias 03, 04 e 05 de dezembro a ponte fecha no mesmo horário para execução dos serviços de sinalização horizontal.

bibLioteCa muniCipaL

Olá leitores, que bom encontrá-los novamente.

Desde o início do mês a administração municipal, juntamente da polícia militar, corpo de bombeiros, hospitais, polícia civil, defesa civil estadual e municipal, Sanear, e de representantes das associações de moradores, vem trabalhando na construção do Plano de Contingência.

O plano apresenta o planejamento elaborado a partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece os procedimentos para ações de alerta e alarme, resposta ao evento adverso, socorro e auxílio às pessoas, reabilitação dos cenários e redução dos danos e prejuízos e outros.

Pensando em dar mais apoio aos moradores, estão sendo criados Núcleos Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de ações coordenadas nos bairros, para atuar em casos de crise, mobilizar recursos operacionais para estabelecer pontos de apoio para atendimento da população e muitas outras ações.

Outra boa notícia aos moradores, principalmente para os que moram nas áreas afetadas, é que as obras já de iniciaram. A rua Fioravante Rossi (bairro Nossa Senhora Aparecida) e ruas Baixo Guandu e Alfredo Chaves ( bairro São Marcos) já estão recebendo os primeiros trabalhos de montagem do canteiro de obras.

As obras fazem parte do recurso enviado pelo Ministério da Integração Nacional. Do total de R$ 9.735.000,00 aprovados para obras, até o momento apenas a primeira parcela dos recursos aprovados, de R$ 3.245.000,00 foi recebida pelo município. Além disso outras obras já estão sendo projetadas.

Nesta semana tivemos também a boa notícia de que Colatina conquistou o quinto lugar geral no Estado no Indice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O IDHM é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. Colatina fi cou com uma nota de 0,746 pontos.

No jornal você ainda confere outras notícias sobre educação, cultura, esporte, saúde e saneamento. Uma boa leitura, e até a próxima semana.

Leonardo DeptulskiPrefeito de Colatina

FALA PREFEITO

Page 3: Jornal O Colatinense

www.colatina.es.gov.br Colatina/ES, 28 de novembro de 2014O COLATINENSE 3

SANEAR

ASSISTÊNCIA SOCIAL

período de Chuva: LiXo no horário Certo evita entupimento de bueiros

eXposição de arte promove o protagonismo JuveniL e CuLtura aFro no CrJ de CoLatina

As mudanças climáti-cas estão cada vez mais presentes em

nosso dia a dia. Fortes chu-vas são uma nova realidade do aquecimento global que assola o planeta. Todos es-ses fatos trazem prejuízos incalculáveis à humanida-de e muitos deles podem ser evitados. Sempre que se joga um papel no chão, uma ponta de cigarro, ou se utiliza da janela do carro como lixeira, moradores de áreas de risco acabam so-frendo com as enchentes.

Esse lixo jogado no chão vai para bueiros, rios e cór-regos, com muita chuva ele bloqueia água e faz com que as enchentes sejam cada vez mais normais.

A temporada de chuva

começou e é neste perío-do que os alagamentos são mais propícios na cidade, uma situação que pode se tornar mais grave se os sa-cos de lixo estiverem nas calçadas neste momento. Isso porque normalmente esse lixo é levado pela for-ça da água acabando nos bueiros da cidade.

Por isso, o Sanear está orientando moradores e comerciantes de Colatina a deixar o lixo nos horários corretos para a coleta. Tanto os resíduos orgânicos como os recicláveis – papéis, me-tais, plásticos e vidros – de-vem fi car disponíveis uma hora antes da passagem do caminhão, principalmente em períodos chuvosos.

Prestar atenção à hora

certa da coleta também evi-ta que o lixo não seja es-palhado pelos animais nem vá gerar mau cheiro. Outro cuidado importante que o morador deve tomar é com a varrição e manutenção das calçadas. Com o local sempre limpo, a enxurrada não leva sujeira e entulho para os bueiros.

Os horários da coleta em cada rua podem ser consultados pelo telefone 0800 283 9733 ou 2103-4303. Os comerciantes também podem colocar os resíduos nos contêine-res apropriados, azuis para materiais recicláveis e ver-des para o lixo orgânico e, com isso, colaborar para evitar o agravamento das enchentes.

Foi realizada na última semana uma oficina de arte no Centro de

Referência da Juventude (CRJ). Os encontros come-çaram desde o mês de ou-tubro e finalizada no dia 11 de novembro, num total de oito encontros.

Durante as reuniões foram desenvolvidos três eixos de trabalho: juven-tude, LGBT e igualdade ra-cial. Buscando valorizar a cultura afro-brasileira, tão presente na construção do nosso país, a oficina de arte teve como objeti-vo valorizar essa cultura e

investiu no tema “Besen: Cores, Vida e Equilíbrio – A África pintada por nossas mãos”.

Para que a oficina fosse realizada houve também uma parceria com o Pro-grama Mais Educação das escolas “Amélio Forechi” e “Humberto de Campos”, que trouxeram os alunos para reproduzirem as telas dos artistas plásticos: Vera Rocha e Daniel Praz.

O trabalho dos alunos estão sendo expostos para toda sociedade até o dia 5 de dezembro no Centro de Referência da Juventude.

OS RESÍDUOS DEVEM FICAR DISPONÍVEIS PARA A COLETA, UMA HORA ANTES DE O CAMINHÃO RECOLHER

CORES, VIDA E EQUILÍBRIO: A ÁFRICA POR NOSSAS MÃOS É O TEMA DA EXPOSIÇÃO DE QUADROS

COLOCAR O LIXO EM LOCAL CORRETO EVITA QUE ELE SE ESPALHE

AS PINTURAS FEITAS PELOS JOVENS RETRATAM A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO

Page 4: Jornal O Colatinense

O COLATINENSE www.colatina.es.gov.brColatina/ES, 28 de novembro de 20144

ESPORTE

Corrida rústiCa de são siLvano enCerra CirCuito muniCipaL de Corridas de 2014

O Circuito Municipal de Corridas foi encerra-do no último domingo,

23, com a realização da última das três corridas rústicas que fazem parte dele, a Corrida Rústica de São Silvano. Com percurso de 9,3 quilômetros, teve a largada em frente do Batalhão do Corpo de Bombei-ros, percorreu ruas do bairro, foi até ao bairro Maria das Gra-ças e retornou até na praça em frente à igreja Matriz Imacula-do Coração de Maria.

Na classifi cação geral, mas-culino, Leonardo Alves dos Santos (Sooretama), fi cou em

primeiro lugar; Jossilande de Jesus (Pinheiro), em segundo; e Ângelo Pessinali Leles ( Baixo Guandu) em terceiro. Entre as mulheres, as três primeiras fo-ram Jenaína Tolentino (Vila Ve-lha), e as colatinenses Elenilza Barcelos e Marisley Dalcamin.

Na classifi cação geral, só de atletas colatinenses, entre os homens, os três primeiros lugares foram de Rogério de Melo, Manoel Silva e Jacimar Colombeki. Já as mulheres foram Ylyana Guimarães , Te-rezinha Corrêa e Luana Malta. Os atletas participaram nas categorias 18 e 19 anos (mas-

culino e feminino), 20 a 24 anos, 25 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos, 45 a 49 anos, 50 a 54 anos, 55 a 59 anos e acima de 60 anos.

A cerimônia de premiação aconteceu logo após a pro-va, com troféus para os três primeiros lugares na classifi -cação geral (masculino e fe-minino), e medalhas para os três primeiros lugares entre os atletas colatinenses e demais participantes.

CircuitoOs pontos obtidos pelos

atletas na Corrida de São Silvano foram somados aos pontos obtidos nas duas pri-meiras corridas rústicas, que fazem parte do Circuito Mu-nicipal; Sol Poente (junho) e Princesa do Norte ( setem-bro). A somatória dos pontos das três edições define a co-locação dos melhores do ano no Circuito.

No Circuito, na classifi ca-ção geral, feminino, os três primeiros lugares foram da vi-lavelhense Jenaína Tolentino e das colatinenses Elenilza Bar-celos e Fabiana Guaitolini. No masculino, Jossilande de Jesus

(Pinheiros) fi cou em primeiro, seguido de Leonardo dos San-tos (Sooretama) e Ângelo Le-les (Baixo Guandu). Entre os colatinenses, os três primeiros foram Rogério de Melo, Jaci-mar Colombeki e Manoel Silva. Entre as mulheres, Marisley Dalcamin, Danielle Amaral e Ylyana Magalhães.

As competições são rea-lizadas pela Prefeitura, por meio da Superintendência Mu-nicipal de Esporte e Lazer, que funciona no Estádio Municipal. Mais informações pelos 3722-5873 e 3722-5953 ou no site www.colatinaesporte.com.br

LEONARDO ALVES DOS SANTOS, DE SOORETAMA, CONQUISTOU O PRIMEIRO LUGAR GERAL NA CORRIDA

O CIRCUITO MUNICIPAL É COMPOSTO DE TRÊS CORRIDAS: SOL POENTE, PRINCESA DO NORTE E RÚSTICA SÃO SILVANO

Page 5: Jornal O Colatinense

www.colatina.es.gov.br Colatina/ES, 28 de novembro de 2014O COLATINENSE 5

CULTURA

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Cantor mineiro venCe a 14° edição do FestCoL

CoLatina reCebeu nessa semana o Juizado itinerante da Lei maria da penha

Estrategicamente localizada na região central do Espí-rito Santo, o município de

Colatina recebeu entre os dias 24 a 28 de novembro o Juiza-do Itinerante da Lei Maria da Penha. A iniciativa é da Coorde-nadoria de Violência Doméstica contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em parceria com órgãos e entidades públicas. O ônibus adaptado para atender às necessidades técnicas do Judiciário relativas à violência doméstica realizou atendimento das 9 às 17h30 na Praça Munici-pal Belmiro Teixeira Pimenta, em frente à Câmara de Vereadores do município.

O atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica consiste em confecção de Bo-letins de Ocorrência, oferta de assistência jurídica e eventual concessão de medida protetiva, bem como trabalhos de divul-gação e conscientização sobre a

Lei Maria da Penha, com distri-buição de cartilhas e panfl etos. O ônibus, conta com cinco salas, uma para a equipe multidiscipli-nar, onde psicólogos e assisten-tes sociais prestam atendimento a mulheres vítimas de violência ou a seus familiares; a sala da Defensoria Pública; a sala da Delegacia da Mulher, e a sala de audiência – onde o juiz ouve as partes e as testemunhas –, além do cartório do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.

O veículo é um pouco maior do que um ônibus padrão. Ele foi totalmente adaptado para atender às necessidades técni-cas do Judiciário. Todas as salas possuem mesa e cadeiras. Há também ar condicionado e sua adaptação foi acompanhada por técnicos do Tribunal de Justiça. Esta foi a última visita do Jui-zado Itinerante da Lei Maria da Penha a municípios do interior em 2014. O projeto será reto-mado em 2015. Fonte: TJES

É um mineiro o vencedor do 14° Festival Nacional de Música de Colatina

(Festcol), que aconteceu sábado e domingo na Pra-ça Sol Poente. Taquinho de Minas, de Belo Horizonte, encantou os jurados com a música “História de Negro”. O segundo lugar fi cou com Vytória Rudan, do Rio de Ja-neiro, com “O Silêncio”. In-terpretada pelos baianos, de Vitória da Conquista, Tereza Raquel e Igor Murilo, “Alma Poeta” levou o troféu do ter-ceiro lugar.

“Manifesto H2O”, de outro mineiro, de Belo Horizonte, Walter Dias, fi cou em quarto lugar. O paraibano Pepysho Neto, de Campina Grande, agradou com sua “Violinos do Ar” e ganhou o prêmio de “Melhor intérprete”. E como diz o ditado “A voz do povo é a voz de Deus”, quem

conquistou o voto popular, o “Prêmio Povo”, foi a colati-nense Polyana Barcelos, com “Beleza de Mulher”.

Após as apresentações e a premiação, teve o show de Jameika Mansur. Na entrega dos melhores, estavam pre-sentes o prefeito Leonardo Deptulski e os secretários municipais Efrahim Maia e Dimas Deptulski. O público foi considerado ótimo pela Secretaria de Cultura, que organizou o evento reali-zado pela Prefeitura de Co-latina. As 12 fi nalistas serão gravadas em CD e DVD. O Festcol foi criado para divul-gar músicos e compositores brasileiros, promover o inter-câmbio entre os músicos do país, revelar novos talentos, principalmente letristas, e difundir a música como um dos meios fundamentais da expressão cultural.

TAQUINHO DE MINAS CANTOU “HISTÓRIA DE NEGRO“ E LEVOU O PRÊMIO DE MELHOR CANÇÃO

O ÔNIBUS FOI TOTALMENTE ADAPTADO PARA FAZER O ATENDIMENTO ÀS MULHERES

Page 6: Jornal O Colatinense

O COLATINENSE www.colatina.es.gov.brColatina/ES, 28 de novembro de 20146

SAÚDE

imunização Contra CoqueLuChe para gestantes será oFereCida na rede púbLiCaIMUNIZAR MULHERES GRÁVIDAS PROTEGE TAMBÉM O RECÉM-NASCIDO, SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE

A partir deste mês, as gestantes têm à dis-posição a vacina ace-

lular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) no Calendário Nacional de Va-cinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa for-ma, o Ministério da Saúde busca reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos.

A recomendação do Mi-nistério da Saúde é para aplicação da dose entre as 27ª e a 36ª semanas de gestação, período que gera maior proteção para a criança, com efetivida-

de estimada em 91%. En-tretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a terceira vacina in-corporada ao calendário de vacinação neste ano. Ela se junta à proteção contra HPV, hepatite A e mais 14 outras doenças.

Em Colatina, inicialmen-te 390 doses estão a dis-posição das gestantes e profi ssionais da saúde que trabalham com esse público e com os recém-nascidos. Esta semana a vacina está disponível nas Unidades do Ayrton Senna, Honório Fra-

ga e Policlínica. Na próxima semana a

vacinação será realizada em 11 Unidades de Saúde que possuem salas de imu-nização nos bairros: Bela Vista, Policlínica (Centro), Vila Lenira, São Silvano, São Pedro, Ayrton Senna, Nossa Senhora Aparecida, Honório Fraga e Baunilha, Columbia e Paul de Graça Aranha.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou a importância da vacina para a proteção à saúde da po-pulação, especialmente das gestantes. “Hoje, a coque-luche é um problema de

saúde pública no mundo, devido ao seu aumento de casos nos últimos anos. Diante deste cenário, o Bra-sil busca uma pronta res-posta para o combate à do-ença com a introdução da dTpa”, afi rmou o ministro.

Com capacidade de pro-teger adultos sem apre-sentar efeitos colaterais, a dTpa (nome da vacina) protege também contra dif-teria e tétano. Até então, uma gestante tomava três doses contra as duas últi-mas doenças. A partir deste ano, a terceira dose passa a conter proteção contra a coqueluche.

O Ministério da Saúde pretende vacinar 480 mil gestantes em todo o país. Em 2015, a previsão é de que 2,9 milhões de mães estejam imunizadas.

CoquelucheTransmitida por uma

bactéria, o principal sinto-ma da coqueluche é tosse forte. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, isso faz com que a doença possa ser confundida com outras enfermidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a coqueluche é uma das dez maiores cau-sas de mortalidade infantil.

Page 7: Jornal O Colatinense

www.colatina.es.gov.br Colatina/ES, 28 de novembro de 2014O COLATINENSE 7

EDUCAÇÃO

CULTURA

esCoLas apresentaram proJetos e atividades CuLturais e pedagÓgiCas nesta semana

artesãos CoLatinenses partiCiparam da Feira artesanto em vitÓria

TODAS AS ATIVIDADES BUSCAM PROMOVER A INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS ALUNOS, A COMUNIDADE E AS FAMÍLIAS

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO AYRTON SENNA

A FEIRA REÚNE TRABALHOS DE ARTESÃOS, DA AGROINDÚSTRIA E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA QUE ESTÃO EXPOSTOS EM MAIS DE 7 MIL M²

Nesta semana, cinco es-colas da rede munici-pal realizaram ativida-

des culturais e pedagógicas com seus alunos, enfatizan-do temas como meio am-biente e cultura, dentro de suas grades curriculares. De quarta-feira (26) até sába-do (29) os alunos puderam viajar pelo mundo da leitura e da imaginação, tratando de assuntos do dia a dia.

A Escola João Manoel Meneguelli, situada no bair-ro Ayrton Senna, e o Progra-ma Mais Educação, realizou na quarta-feira, ás 18h30, no auditório, a atividade “A Bela Viagem pela Cultura Capixaba e a Infl uência do Negro na Constituição des-

sa Cultura”.O Centro de Educação

Infantil Municipal (CEIM) Padre José Bertolo, no bair-ro Santa Terezinha, realizou no mesmo dia a 3º Festa da Família, envolvendo os familiares de seus alunos na quadra da Emef (Escola Municipal de Ensino Funda-mental) Dr. Carlos Germano Naumann, no bairro Maria Ismênia.

Nos dias 26 e 27, a EMEF “Cleres Martins Moreira”, apresentou as 18 horas, o projeto “Raízes do Brasil”, nas dependências da esco-la.

O Ceim Luíza de Marilac, no bairro Operários, apre-sentou no dia 27, o Projeto

“Ler, Cantar e se Encantar”, no seu próprio espaço. A Escola Maria Ortiz, do distri-to de Itapina, promoveu na sexta-feira, das 13 às 16h30 a XI Feira Cultural “Revitali-zação de Nascentes e Áreas Verdes”.

O CEIM “Profª Zita Bote-lho de Almeida”, apresentou no dia 27, as 15 horas o Pro-jeto “Quem Conta Encanta”, nas dependências do CEIM.

E encerrando a maratona de atividades escolares, o Ceim São Marcos, no bair-ro São Marcos, vai realizar a “Festa Cultural Anos Dou-rados”, sábado (29), às 18 horas, na quadra de espor-tes, com seus alunos e en-volvendo a comunidade.

Um grupo de artesãos colatinenses, afi liados da Acolartec (Asso-

ciação Colatinense de Arte-sãos e Culianaristas) come-çam a participar a partir de hoje, às 19 horas, da Feira ArteSanto, que reúne mais de mil capixabas e também de nove Estados. Exposição, palestras, shows e ofi cinas fazem parte da programa-ção do evento que vai até domingo, na Praça do Papa.

A Feira, criada para di-vulgar o artesanato capi-xaba, terá 5,5 mil metros quadrados, e a expectativa dos organizadores é de que

seja visitada por mais de 50 mil pessoas para conhecer e comprar produtos feitos de metal, papel, fi bras na-turais, vidro, entre outros materiais.

De amanhã a sexta-feira, a ArteSanto estará aberta ao público das 16 às 22 horas. No sábado, das 10 às 22 horas, e no domingo das 10 às 21 ho-ras. De amanhã a domingo haverá shows e inúmeras oficinas, entre elas as de confecções de guirlandas com tecidos, anjos, flores de escama de peixe e bo-necas de fibra natural.

Page 8: Jornal O Colatinense

O COLATINENSE www.colatina.es.gov.brColatina/ES, 28 de novembro de 20148 www.colatina.es.gov.brColatina/ES, 28 de novembro de 20148 O COLATINENSE

GABINETE

CoLatina dá iníCio as obras de reConstrução da Cidade

Foram iniciadas nesta semana as obras de contenção e drenagem

em dois pontos da cidade. A rua Fioravante Rossi (bairro Nossa Senhora Aparecida) e ruas Baixo Guandu e Al-fredo Chaves ( bairro São Marcos) já estão receben-do os primeiros trabalhos de montagem do canteiro de obras.

As obras fazem parte do recurso enviado pelo Ministério da Integração Nacional. Do total de R$ 9.735.000,00 aprovados para obras, até o momento apenas a primeira parcela dos recursos aprovados, de R$ 3.245.000,00 foi recebi-da pelo município.

Além dos bairros Nossa Senhora Aparecida e São

Marcos, também foram li-citadas a reconstrução de pontes e galerias sobre o rio Santa Joana, córrego Cascatinha, córrego São Julião, córrego Monte Belo, córrego Monte Belo Jusan-te, rio São João Pequeno, córrego Jequitibá e córrego Santa Helena.

Outros pontos da cidade também receberão obras,

que estão nas seguintes fa-ses:

Em fase de projeto: Contenção de encosta

nas ruas Rubens Moreira / Florisvaldo Caetano - bairro Por Do Sol

Contenção de encosta na rua Projetada (Próximo ao Cemitério) - bairro São Judas Tadeu

Contenção de encos-

ta nas ruas Maria Carolina Martins e Nivaldo Gomes Guimarães - bairros Santa Mônica E Simonassi

Contenção de encosta no bairro Carlos Germano Naumann

Em fase de licitaçãoContenção de encosta

na rua Anchieta - bairro são marcos

A PRIMEIRA PARCELA DO RECURSO ENVIADO PELO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL JÁ ESTÁ SENDO APLICADO

Bairro Aparecida

Bairro São Marcos