jornal o ilhéu - edição 42 - dezembro 2011

6
São Francisco do Sul Santa Catarina Brasil São Francisco do Sul Santa Catarina Brasil Jornal Informativo do Instituto Ecociente - Ano 2 - 42ª Edição - Dezembro de 2010 - Distribuição Gratuita. 8 Geral pág 03 pág. 04 e 05 NO EMBALO DA 1a. AFROFEST DA ILHA - desde 2006 - Acesse http://blogdosared.blogspot.com Projeto de Pesquisa dos Golfinhos da Babitonga é aprovado pela Petrobras Confira a Cobertura do Evento Aproveitamos o momento para agradecer a todo Povo Francisquense que vem acreditando na renovação da política francisquense e no nosso trabalho junto à Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul. Esperamos que 2011 venha ser melhor ainda e por isso desejamos muita luz que ilumine o caminho de todos os francisquenses. MENSAGEM AO POVO FRANCISQUENSE A todos, meus sinceros votos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Que DEUS os Abençoe!! Salvador Luiz Gomes - (DODÔ) FELIZ NATAL, BOAS FESTAS E PRÓSPERO ANO NOVO! SÃO OS VOTOS DO VEREADOR JACKSON PORTELLA Eu, vereador Salvador Luiz Gomes (Dodô), durante este primeiro Biênio, gostaria de agradecer a toda população francisquense que vem nos acompanhando e apoiando em nossas reivindicações, pelas conquistas de melhoria de vida da nossa população, não medindo esforços e atuando ao que a Lei nos compete. Realizamos projetos de Leis Municipais de extrema importância aos nossos munícipes, promovemos audiência pública sobre o novo Terminal Mar Azul (NORSUL), procuramos nos relacionar pessoalmente com as pessoas de diversas comunidades para atender suas reivindicações Desejamos a todos os munícipes francisquenses um ano novo repleto de paz e harmonia. Que todos os seus sonhos se realizem e que possamos fazer uma São Francisco cada vez melhor para se viver, principalmente com mais oportunidades aos nossos jovens. Os trabalhadores portuários de São Francisco do Sul desejam às famílias francisquenses um Feliz Natal, nesta data que representa o nascimento de Cristo, e um ótimo Ano Novo, que 2011 seja um ano repleto de sonhos, realizações e conquistas para nossa Cidade. Feliz Natal e Próspero Ano Novo Feliz Natal e Próspero Ano Novo Feliz Natal e Próspero Ano Novo Esses são os votos do Vereador e Amigo Dr. Paulo Boas Festas!! Boas Festas!! Boas Festas!! estiva arrumadores conferentes FELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITA LUZ E PAZ FELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITA LUZ E PAZ FELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITA LUZ E PAZ Feliz Natal e Boas Festas Feliz Natal e Boas Festas

Upload: alisson-brito

Post on 26-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

jornal informativo do instituto ecociente

TRANSCRIPT

Page 1: jornal o ilhéu - Edição 42 - Dezembro 2011

São Francisco do SulSanta Catarina

Brasil

São Francisco do SulSanta Catarina

Brasil

Jornal Informativo do Instituto Ecociente - Ano 2 - 42ª Edição - Dezembro de 2010 - Distribuição Gratuita.

8 Geral

pág 03

pág. 04 e 05

NO EMBALO DA 1a. AFROFEST DA ILHA- desde 2006 -

Acesse

http://blogdosared.blogspot.com

Projeto de Pesquisa dos Golfinhos daBabitonga é aprovado pela Petrobras

Confira a Cobertura do Evento

Aproveitamos o momento para agradecer a todo Povo Francisquense que vem acreditando na

renovação da política francisquense e no nosso trabalho junto à Câmara de Vereadores

de São Francisco do Sul. Esperamos que 2011 venha ser

melhor ainda e por isso desejamos muita luz que ilumine o caminho

de todos os francisquenses.

MENSAGEM AO POVO FRANCISQUENSE

A todos, meus sinceros votos de Feliz Natale um Próspero Ano Novo. Que DEUS os Abençoe!!

Salvador Luiz Gomes - (DODÔ)

FELIZ NATAL, BOAS FESTAS E PRÓSPERO ANO NOVO!

SÃO OS VOTOS DO VEREADOR JACKSON PORTELLA

Eu, vereador Salvador Luiz Gomes (Dodô), durante este primeiro Biênio, gostaria de agradecer a toda população francisquense que vem nos acompanhando e apoiando em nossas reivindicações, pelas conquistas de melhoria de vida da nossa população, não medindo esforços e atuando ao que a Lei nos compete. Realizamos projetos de Leis Municipais de extrema importância aos nossos munícipes, promovemos audiência pública sobre o novo Terminal Mar Azul (NORSUL), procuramos nos relacionar pessoalmente com as pessoas de diversas comunidades para atender suas reivindicações

Desejamos a todos os munícipes francisquenses um ano novo repleto de paz e harmonia. Que todos os seus sonhos se realizem e que possamos fazer uma São Francisco cada vez melhor para se viver, principalmente com mais oportunidades aos nossos jovens.

Os trabalhadores portuários de São Francisco do Sul desejam às famílias francisquenses um Feliz Natal, nesta data que representa o nascimento de Cristo, e um ótimo Ano Novo, que 2011 seja um ano repleto de sonhos, realizações e conquistas para nossa Cidade.

Feliz Natal e Próspero Ano NovoFeliz Natal e Próspero Ano NovoFeliz Natal e Próspero Ano Novo

Esses são os votosdo Vereador e AmigoDr. Paulo

Boas Festas!!Boas Festas!!Boas Festas!!estiva arrumadores conferentes

FELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITA LUZ E PAZFELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITA LUZ E PAZFELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITA LUZ E PAZ

Feliz Natal e Boas FestasFeliz Natal e Boas Festas

Page 2: jornal o ilhéu - Edição 42 - Dezembro 2011

3SOS BABITONGAGeral6

Dentre os 44 projetos socioambientais aprovados pela Petrobras no Brasil inteiro, para o próximo biênio, a Baía da Babitonga foi contemplada, através da UNIVILLE, com projeto que visa à conservação dos golfinhos; nesta ecoregião litorânea que abrange diversos Municípios, inclusive e principalmente São Francisco do Sul.

Na verdade, o projeto é, em essência, um aprofundamento dos trabalhos de pesquisa da professora e bióloga doutora Marta Cremer, maior sumidade no assunto, e que já vem estudando os golfinhos na Baía da Babitonga há mais de uma década, em especial da espécie Pontoporia Blainvillei (toninha), identificada como única espécie de golfinho ameaçada de extinção no Brasil.

A metodologia dar-se-á através da implantação de transmissores via satélite em indivíduos da espécie, a fim de encontrar padrões comportamentais e saber mais como vivem e como são suas relações com o ambiente em que habitam. Os estudos vão envolver instituições de pesquisa da Argentina e dos Estados Unidos.

Concomitantemente, será produzido audiovisual da espécie e material paradidático a ser distribuído no meio acadêmico e nas escolas, entre outras ações, a fim de sensibilização sobre a importância da espécie para manutenção ecológica da Baía da Babitonga e da vida marinha. Nesta lógica, Marta Cremer pretende transformar o Espaço Ambiental Babitonga, que funciona há três anos na unidade da UNIVILLE de São Francisco do Sul, em centro de referência da espécie supracitada.

A ocorrência desta espécie de golfinho, em especial, nas águas da Babitonga, é um dos fatores científicos que fundamentam a intenção do IBAMA em criar uma Reserva Marinha de Categoria Uso Sustentável, a Reserva de Fauna da Babitonga, num dos estuários mais importantes em biodiversidade do hemisfério sul.

Atraso nos processos licitatórios é a justificativa dada pelo SAMAE do porque que, até agora, não saiu do papel o Projeto da obras que resolveriam o problema da falta de água, durante a temporada de verão, nas Praias do Norte da Ilha.

Foi prometido a construção de uma caixa d’água de 4 milhões de litros, no Morro da Enseada, e ampliação da rede de distribuição, paralela a SC 301. Até o momento, não se tem previsão para o início das obras, sendo que supõe-se a possibilidade de vir a ocorrer durante o verão, o que ocasionaria ainda mais transtornos aos visitantes e moradores dos Balneários.

A pergunta que deve ser feita é se, realmente, é cabível a justificativa dada pelo SAMAE referente aos impedimentos jurídico-burocráticos que determinaram a falta de tempo hábil para o início das obras, afinal se concluem agora dois anos de gestão do governo atual e que, não conseguiu, neste período, dar resolutividade a um problema que já é antigo e vem afetando seriamente a qualidade-de-vida da população.

Se houve atraso nos processos licitatórios, por que não houve uma antecipação desses processos, sabendo-se da necessidade? Ou seja, a priorização desta meta desde o início do corrente mandato, para que, no segundo ano, pelo menos, não fossem enfrentados os mesmos problemas do primeiro ano. Um planejamento estratégico coerente, certamente, abordaria previsões para tais contratempos jurídico-burocráticos. Nesta lógica, é de supor que o que houve foi um planejamento falho ou falta de priorização nesta meta.

Em contrapartida, à falta de água eminente nesta temporada, foi assinado Decreto Municipal, válido pelos próximos 90 dias, visando reprimir o desperdício através de advertência e multa com referência na taxa básica de R$ 16,50. Quem for flagrado lavando carro, inclusive postos de lavação, irrigando jardim, lavando muro, trocando a água da piscina ou molhando a rua para baixar a poeira poderá ser autuado por fiscais do SAMAE e das Secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Balneários Infra-estrutura e Obras.

Enquanto a Estação de Tratamento de Água do SAMAE opera na sua capacidade máxima e o cidadão comum é taxado por abuso, no condomínio industrial Vega de Luxo não

Horário do Ferry-Boat

Projeto de Pesquisa dos Golfinhos daBabitonga é aprovado pela Petrobras

a pedido A questão da Água I

A questão da Água II

E por falar em Vega do Sul

UNIVILLE - Biologia Marinha

Segundo SAMAE, Lei de Licitações engessa obras para levar água aos Balneários do Norte da Ilha

Seria mais coerente, o diretor presidente do SAMAE, Fernando Ledoux, assumir a culpa do que culpar a lei de licitações, afinal dois anos, praticamente, é muito tempo para se realizar licitações. Daqui a pouco, vai ter político dizendo que um mandato de quatro anos não é suficiente para se realizar um processo licitatório. Quando não é uma coisa é outra, mas sempre tem algo que engessa os governantes de cumprirem o que prometeram. Será que falta competência? Será que prometem mais do que podem cumprir? Ou será que só cumprem aquilo que querem? Quem sabe as três coisas juntas!?

faltará água, pelo contrário, até tem de sobra, com capacidade para atender uma cidade de mais de 10 mil habitantes. Pelo jeito, a empresa não entrará na fiscalização da Prefeitura. O interessante é que enquanto o Município não consegue licitar uma obra para implantar uma nova adutora que leve água aos Balneários, no caso da Vega o projeto da adutora continente-ilha foi implantado “a toque de caixa” pela CASAN num projeto orçado, na época, em R$ 8 milhões e que disponibilizou a água dos francisquenses, que hoje está escassa, para a indústria do aço, em desrespeito a própria Constituição Federal, que privilegia o uso humano público da água em detrimento do uso privado.

Voltou à pauta de discussão da Câmara de Vereadores a possibilidade da Vega estar poluindo o ar do seu entorno. o Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Tureck foi convocado a prestar esclarecimento e não apareceu, justificado por questões saúde.

Talvez a Câmara desconheça que a empresa se comprometeu junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente a pagar estudos independentes para saber o que está poluindo a área dos agricultores do Morro da Cruz, pois a empresa afirma que não gera poluição. A incompetente Secretaria do Meio Ambiente nem sequer apontou a reunião da Vega com o CMMA.

Programação:

Festa das Associações Comunitáriasdo Bairro Paulas

Local: Na Praça do Paulas

17, 18 e 19 de Dezembro de 2010

No dia 17 ( Sexta-feira) Paulas Fest à partir

das 20:30 horas cerimonial de abertura em seguida terá a escolha da Rainha da Paulas Fest e ainda Musical Sangue Latino a partir das 23 horas..

Na manhã do dia 18 ( sábado ) as atividades

começam às 9:00 horas com os torneios de futebol de areia e domino alem de tênis de mesa os quais serão os atrativos já as 13:00 horas animando a Paulas Fest o Dj Mazinho e a partir das 18:00 a banda de reagge Ynamaré seguida apresentação da G.R.E.S. Unidos do Paulas e as 22:30 uma renomada dupla Jocenir e Serginho.

No ( domingo ) dia 19 a Paulas Fest à partir

das 9:00 horas o Dj Mazinho ainda terá as finais dos campeonatos esportivos,ações sociais: corte de cabelo, transa de raiz, aferição arterial, teste glicemia, manicure e pé dicure na seqüencia uma maravilhosa roda de viola já às 15:00 horas um excelente BINGO. E no fim de tarde inicio da noite a Paulas Fest tem animação da banda Embalos Universitários, todos os dias um delicioso cardápio servido pela entidades do bairro .

EVENTO

1a. Paulas FEST

Page 3: jornal o ilhéu - Edição 42 - Dezembro 2011

Conselho Editorial: Alisson Brito - Coordenador Presidente, Clarinda Aparecida Del Padre - Coordenadora Vice Presidente, Arlindo Bagnara - Coordenador Executivo, Eda Krambeck - Coordenadora de Comunicação e Marketing, Laís Ivana Chamrek - Coordenador de Ecoturismo. Editor Responsável: Alisson Brito, Editor de Imagens: Arlindo Bagnara,

Contatos: Rua Marcílio Dias, 786, Centro, São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil, Cep: 89240 000. Fone: 47 9132 3166

E-mail: [email protected]

2

EDITORIAL

Editoria

uando o poder público municipal, em especial a

Prefeitura, torna-se uma das principais “empresas” Qempregadoras da cidade, como é o caso de São

Francisco do Sul, sabe-se que as coisas não vão bem como

deveriam, afinal o papel de uma administração municipal não é

absorver a mão-de-obra local e servir com um “cabidaço de

emprego”; comprometendo assim boa parte do orçamento com a

folha de pagamento dos inúmeros cargos comissionados de

confiança. Sabemos que uma quantidade mínima de contratados

é necessária e que, claro, existem profissionais competentes que

realizam seus trabalhos com eficiência, entretanto, quando se

contrata demais e por razões meramente políticas, prevalecendo a

lógica dos favoritismos, a gestão pública deixa de cumprir sua

finalidade, que é ofertar serviços públicos de qualidade, e todo

município só perde com isso. Alguns vão dizer: “não tem emprego e oportunidade na Cidade,

principalmente aos mais jovens, aos formados, que bom que a

Prefeitura dá essa chance e absorve muita gente no seu quadro

funcional”. Tudo bem, talvez essa idéia funcione numa visão

extremamente imediatista e individualista, pensando-se apenas

no hoje, no agora, más, hão de convir, que a médio e longo e

prazo, isso torna-se prejudicial à própria gestão e o principal fator

de entrave à qualificação dos serviços públicos básicos

(educação, saúde, infra-estrutura, etc.). Sem uma gestão pública descente, equilibrada e eficiente, que

cumpra com sua finalidade, impossível potencializar uma

economia adequada e necessária à geração de renda e novos

empregos, afinal, se não houver formação educacional não

haverá mão-de-obra qualificada disponível, como é o caso hoje

de Vega e Petrobras, empresas que, na sua maioria, empregam

pessoas de fora por não haver mão-de-obra local apta. Assim,

também, é a lógica na saúde, onde as pessoas necessitam de estar

bem para poderem trabalhar. Além disso, uma cidade sem infra-

estrutura urbana, como transporte e vias de acesso, impede a

atração de novos empreendimentos privados, e por aí vai.Há, aproximadamente, um século a economia francisquense

gravita em torno da atividade portuária. O que é até natural pelas

condições geográficas da região e São Francisco se encontrar

num arquipélago bem protegido pelas águas tranqüilas da Baía da

Babitonga; fornecendo bom fundeadouro e porto natural. Desde a

década de 50, pelo menos, a atividade portuária vem se

desenvolvendo progressivamente e, na década de 80, já se tem o

reconhecimento em ser considerado um dos melhores portos

naturais no sul do Brasil, entre Paranaguá (ao norte) e Rio Grande

EXPEDIENTE

O Ilhéu é uma publicação do Instituto Ecociente.

CNPJ 07.879.759/0001-35

[email protected] / institutoecociente.blogspot.com

CONTABILIDADE DA ILHA

Abertura e Baixa de Firmas Declaração de Renda

Escritura Fiscal Computadorizada

Duque de Caxias, 2.555 - Ubatuba - 89 240 000 Cx. Postal 1011São Francisco do Sul/SC - e-mail: [email protected]

(ao sul). Na década de 90, muda-se a Lei Nacional dos Portos, e o

governo neoliberal de FHC “entrega” o sistema portuário

brasileiro ao capital privado. São Francisco segue a mesma lógica

e o porto, até então exclusivamente público, torna-se “porto

organizado” com a presença de empresas logísticas e armadoras

privadas na sua estrutura.Faz-se necessária essa breve conjectura portuária para

expressar o quão importante representa à economia local,

atualmente, o Porto Organizado de São Francisco do Sul, pois,

acima da máquina pública local e do setor de comércio, é a

estrutura que mais emprega francisquenses e que se deve dar toda

atenção estratégica, por parte das políticas públicas econômicas

locais. O lado positivo da Lei de Modernização dos Portos de

FHC foi que permitiu mais agilidade e eficiência à estrutura do

Porto Organizado, através do capital tecnológico privado,

entretanto também foi permissiva em concessões para novos

empreendimentos privados, independentes da estrutura do Porto

Organizado, mas concorrendo com este diretamente, sem

garantias isonômicas de mercado e que, por não ter

comprometimento com a mão-de-obra sindicalizada, representa

séria ameaça à estável economia gerada pelo sistema portuário

público-privado. Deve-se estar atento para tal realidade, que hoje

representa principal risco a uma catástrofe econômica em São

Francisco do Sul, caso novos portos privados, automatizados e

com mínima necessidade de mão-de-obra, se instalem na

vizinhança, vamos dizer assim, do Porto Organizado. Em princípio, o Executivo Municipal intencionou uma

preocupação com o setor portuário francisquense e sua

importância econômica local, nomeando, pela experiência, o

Senhor Arnaldo S. Thiago para a Secretaria de Indústria

Comércio e Porto, pois, desta forma pareceria que o Porto

Organizado de São Francisco do Sul seria prioridade nas políticas

públicas locais. Entretanto, na hora da verdade, quando da

intenção do estabelecimento do Porto Privado da Norsul na

Laranjeiras, e que se tornaria a principal ameaça ao Porto

Organizado, aos empregos dos trabalhadores portuários e a

economia local, o Executivo Municipal sucumbiu ao lobby

privado (será ao acaso que a Norsul foi a principal patrocinadora

da FESTILHA 2010!?), tal qual opinião oficial, emitida pelo

Secretário de Planejamento na época, Senhor Eliseu, que afirmou

ao Jornal A Notícia, ser o Porto da Norsul bom para São Francisco

do Sul.Mesmo com a mobilização da Sociedade Civil Organizada

Francisquense (dentre ONGs, sindicatos, partidos políticos,

pescadores e pesquisadores acadêmicos) em defesa do Porto

Organizado e contra o Porto Privado da Norsul, bem como Moção

de Repúdio da Câmara de Vereadores de São Francisco, votada e

aprovada, além da deliberação soberana do Conselho Municipal

do Meio Ambiente contra o empreendimento privado, votada e

aprovada, o Executivo Municipal preferiu ignorar tais decisões e

optou por ficar ao lado do capital privado, contra a vontade

popular e sem reconhecer uma questão de vital importância ao

desenvolvimento e equilíbrio econômico local. Hoje, tamanhas contradições do Executivo Municipal, só

fazem concluir que a gestão pública de São Francisco do Sul é

uma administração gerida por crises, pois não possui visão

estratégica de setores vitais, como o setor econômico, pois age

cegamente para atender os interesses imediatistas de grupos

minoritários dominantes e seus favorecidos políticos; estes que

incham a máquina pública com os inúmeros cargos

comissionados de confiança desnecessários. Infelizmente, a

lógica moral e ética da universalização dos serviços públicos,

bem como da universalização do direito à cidadania está invertida

e a política francisquense continua mais retrógada do que nunca. Não se iluda povo francisquense... Sejamos bem realistas em

relação a uma verdadeira mudança e melhoria da cultura política

francisquense. Parece que para isso realmente vir a ser uma

possibilidade de acontecer ainda irão décadas e décadas de luta. A

única esperança surgida em 2010 foi o resgate do Movimento

SOS BABITONGA e que vem surtindo efeito e expressividade,

cada vez com mais adesões, onde hoje representa, na verdade, o

único fórum realmente democrático que expressa a vontade

popular na sua maioria, suprapartidário e sem favoritismos, com a

intenção de colocar em prática um verdadeiro projeto político

para construir em bases sólidas o futuro promissor de São

Francisco do Sul. Espera-se que cada vez mais pessoas possam

aderir a essa causa política nobre, pois a mudança só será possível

através do engajamento da maioria. Que assim seja! Feliz Natal e

Ano Novo!

Rua São Marcos, 68 - Praia Grande - SFS

Fone: 47 3449 0193

www. urtado.com.br - email: [email protected]

Tudo parasua obra sairdo papel

CRC/SC 005414

Ubatuba - São Francisco do Sul - SC

Rua Felipe Mussi, 800Ligue 47 442 2632

Falta visão estratégica na política econômica

7Utilidade pública

47 3449 0503 / 9994 1174 / 9968 8151AV. Santa Catarina, 902 - Enseada/SFS

SamyAuto-Peças Mecânica

47 9981 4078 / 9981 4268

AV. Nereu Ramos, 540 - Rocio Grande - SFS

O atleta francisquense Eros Leopardi Junior (Juninho), morador dos Balneários, integrante da equipe Prainha TAM, acaba de se consagrar campeão de jiu-jitsu, categoria pluma, no último World Cup, ocorrido em São Paulo nos dias 04 e 05 Dezembro, e que contou com a presença de 14 países.

Juninho é praticante da arte do jiu-jitsu há 12 anos e morador dos Balneários há 9, e pratica seu treinamento na academia Sun Fitness em Ubatuba. Mesmo com todas as dificuldades de patrocínio, conseguiu se superar e se destacar nas competições e, agora, começa a colher os frutos que plantou.

Nesta última competição, o Atleta contou com o patrocínio dos Sindicatos dos Arrumadores e apoio de Cris Pinturas, Padaria Pão Nosso e CEGELE.

Para os Diretores do Sindicato dos Arrumadores (foto acima com o atleta) é importante dar esse tipo de apoio ao esporte local e aos atletas francisquenses, pois isso representa mais um incentivo aos nossos jovens, além de elevar o nome do Município lá fora.

Juninho, imagem ao lado, está feliz com a conquista e reconhece que valeu todo o esforço despendido para participar e ganhar essa competição.

por Alisson Brito - Editor Responsável

Esporte Francisquense

Jiu-jitsu Francisquese é 1o. Lugar noWorld Cup em São paulo.

Page 4: jornal o ilhéu - Edição 42 - Dezembro 2011

Clínica Odontológica

Cirurgiã Dentista

Andréa L. Soares

Fone: 3444 5780

Emergências:47 92088762

Alameda Ipiranga, 446 - Centro/SFS

Clínica GeralCirurgiasPróteses

CRO/SC 5736

São Chico Virtual

Seu escritório virtual...

Boletos

Dare on line

Certidão de quitação eleitoral

Mensalidade de faculdade

Rua Dr. Luiz Gualberto, 87 - Centro Histórico

Ilha de São Francisco do Sul - SC

2ª Vias 47 3442 3003

Acesso à internet

Impressão

Digitalização

Envio e recebimento de Fax

Gravação de CD / DVD

ABADÁ-CAPOEIRA Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte - Capoeira

IniciantesSegunda e Quarta

19:30 as 21:00

AvançadoTerça e Quinta19:30 as 21:00

Local: Pórtico TurísticoEm frente a Panificadora São Francisco

Contatos: Graduado Dicró

47 3444 1312 ou 9984 4088

Faça já sua inscrição

Aulas de Capoeira Premium CartuchosRecarga de TonerRecarga de CartuchosManutenção de Impressoras

Rua: Marechal Deodoro ,300-Centro/S3

Tel:47-34440630 / 99956455

[email protected]

São Francisco do Sul - SC

FATOS E FOTOS

Contatos: 47 9132 3166

São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil

namaréReggae Raiz

namaréReggae Raiz

namaréReggae Raiz

namaréReggae Raiz

No embalo da 1a. AFROFEST da Ilhacorreu nos dias 19 e 20 de Novembro, no Centro Histórico, a 1ª. AFROFEST da Ilha, organizada pelo MADEF – Movimento Afro-descendente O

Francisquense, com a data escolhida especialmente para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro). O Evento foi Patrocinado pela Fundação Palmares, através da seleção de projetos, ocorrido este ano, com verba específica destinada ao Dia da Consciência Negra, e que contemplou todas as regiões brasileiras. Sem dúvida, representa um grande avanço nas políticas brasileiras contra a segregação racial. Mas, ainda, temos muito o que avançar.

Para o MADEF a idéia não era apenas fazer uma festa em si, para comemorar a data simbólica, e sim usar o momento para uma reflexão mais profunda em relação às condições atuais do Negro no Brasil, em Santa Catarina e em São Francisco do Sul. Para isso, o Evento foi divido em duas partes, a parte acadêmica-educativa, que ocorreu no Cine Teatro X de Novembro, durante toda sexta-feira, através de palestras, debates e apresentações, e a parte festiva-músical, que ocorreu no aterro da Babitonga, e foi da sexta-feira à noite até altas horas da madrugada de Sábado. Durante todo o Evento, no Cine Teatro e no Aterro, as atividades foram permeadas por apresentações culturais.

Além de representantes do Movimento Afro-descendente de toda região Norte Catarinenses, até porque a proposta é de cunho regional, estiveram presentes dois representantes da Fundação Palmares, um de Brasília e outro de

Salvador, que visitaram e conheceram as belezas de São Francisco do Sul, levando consigo uma boa imagem da Cidade Histórica. O Vereador Vilson esteve presente representando a Câmara, além dos Vereadores Dodô, Jackson Portella e Ismael. Dorlei, informalmente, também compareceu. Só não houve representante do Executivo Municipal, nem uma justificativa pela ausência, o que é lastimável, pois representa falta de respeito e nenhum valor dado à cultura negra no Município. Quem foi curtiu e se divertiu no final de semana, inclusive os turistas. O público foi positivo, do início ao fim. Teve apresentações de grupos de samba da região, teatro de Floripa, homenagens, escolha da beleza negra, lingüiça com pirão de feijão e couve, até mesmo acarajé. E muita dança. O MADEF espera colocar o Evento no Calendário Oficial do Município. Parece que por parte da Câmara de Vereadores já há uma pré-disposição para isso só falta mesmo o Executivo acordar. Já foi decidido que a Câmara fará anualmente sessão solene alusiva à data de 20 de Novembro. Soraia Pinheiro das Neves, Diretora Geral do MADEF, que assumiu recentemente, espera que a partir deste Evento, daqui em diante, se tenha dado o pontapé inicial para que a entidade seja mais atuante com a participação e envolvimento de mais pessoas junto ao Movimento.

O Trio da Beleza Negra Francisquense

Rainha - Taynara Nascimento dos Santos (ao centro) / 1a. Princesa - Geciane Luize Pinheiro (esquerda) / 2a. Princesa - Haeixa Caroline Pinheiro (direita).

Page 5: jornal o ilhéu - Edição 42 - Dezembro 2011

Info

rme

SindicalSindicalInformativo Especial do Sindicato dos Arrumadores de São Francisco do Sul

- Novembro/Dezembro de 2010 - Distribuição Gratuita - Tiragem: 5.000 exemplares -Unidos Seremos Fortes

79 anos de História pra contar79 anos de História pra contar

ste ano resolvemos inovar, e para comemorar 79 anos de Fundação homenageamos o Sindicato dos Arrumadores de São Francisco do ESul com este informativo, voltado para seus associados e para que

a comunidade francisquense tenha a oportunidade de conhecer um pouco da nossa História e atuação.

Uma História que, certamente, é relacionada com a própria História da formação social e econômica do Município, bem como com a História do Porto de São Francisco do Sul, de que nos orgulhamos muito em fazer parte. Fundado em 20 de Novembro de 1931, nosso Sindicato acompanhou e esteve inserido em todas as mudanças e desafios, durante todo este tempo transcorrido, até os dias de hoje em que o Porto conquistou, principalmente, através da força dos trabalhadores portuários, seu devido reconhecimento e posição de destaque como melhor Porto Natural do Sul do País.

Hoje, mais do que nunca, temos um Sindicato forte e representativo, que faz a diferença na luta pelo cumprimento dos direitos trabalhistas da classe portuária francisquense. Além disso, temos importante papel na economia local, pois nossa força de trabalho é composta por mão-de-obra local, desta maneira, nossos associados prestigiam nosso comércio e diversas empresas fazem parte do conjunto de nossos conveniados. Fazemos questão de valorizar, promover e fortalecer a economia francisquense.

Queremos cada vez mais estar inseridos em nossa comunidade e contribuir para fazer uma São Francisco cada vez melhor para se viver. Esse é o desejo do Sindicato dos Arrumadores de São Francisco do Sul, que completa 79 anos com muito orgulho, realizações e conquistas. Parabéns Arrumadores... Parabéns Povo Francisquense! Por ajudarem a construir essa História de Vitórias. Unidos Seremos Fortes!

Joarez Lopes

Presidente do Sindicato dos Arrumadoresde São Francisco do Sul

Palavra do Presidente

Em 20 de Novembro de 1931nasceu o Sindicato dosArrumadores de São Franciscodo Sul, um dos Sindicatos maisrepresentativos da nossaHistória.

PARABÉNS ARRUMADORES FRANCISQUENSESPARABÉNS ARRUMADORES FRANCISQUENSES

79 anos ARRUMADORES Info

rme

SindicalSindical

Dia a DiaDia a DiaFazendo a economia local

girar e crescer, inserindo oMunicípio no contexto global

Educação e Qualificação Profissional

O Sindicato investe na Educação e Qualificação profissional de seus Associados, oferecendo cursos, como de Comércio Exterior, Ensino Médio e Informática, além disso há atendimento médico e odontológico, bem como uma série de outros serviços e convênios.

Além disso, dá assistência a comunidade através de promoções, doações, realizações de eventos, etc.

O objetivo é ser um Sindicato atuante, não apenas na luta por melhores direitos trabalhistas dos trabalhadores portuários, e sim também contribuindo para melhorias na comunidade local.

Juntamente, com mais de 20 organizações da sociedade civil francisquense, O Sindicato dos Arrumadores

participa do MOVIMENTO SOS BABITONGA, que se resume num grande projeto político de desenvolvimento

sustentável para São Francisco do Sul, em defesa do Porto Público, da Pesca Artesanal, do Comércio Local,

de um Turismo qualificado e equilíbrio ecológico do nosso patrimônio natural, em especial da Baía da Babitonga.

CAUSAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

Page 6: jornal o ilhéu - Edição 42 - Dezembro 2011

Info

rme

Info

rme

Sindical SindicalSindical SindicalInformativo Especial do Sindicato dos Arrumadores de São Francisco do Sul

Unidos Seremos Fortes

Diretoria Executiva

Claudionor MarcelinoPresidende (Afastado)

Joarez LopesPresidente em Exercício

Waldir Francisco MadeiraTesoureiro

Rogério Moreira BorgesSecretário

Mauro Luiz Bernardes2o. Suplente

Antonio Roberto da Silva F.3o. Suplente

Ronaldo João MiraConselho Fiscal

Mauricio Sergio MenelliConselho Fiscal

Alessandro CarvalhoConselho Fiscal

Jose Fernando Oliveira Suplente Conselho Fiscal

Jailson Antonio de OliveiraSuplente Conselho Fiscal

Francisco Tomas PereiraSuplente Conselho Fiscal

Ederson Alves de LimaDelegado na Federação

Walter de OliveiraDelegado na Federação

Izael ParaibaDiretor Patrimonial

Rubian Sholimonki SilveiraDiretor Patrimonial

Candido Neomesio de SouzaDiretor Social

Rogerio Ailton de OliveiraDiretor Social

ARRUMADORES

Edição: Instituto EcocienteEditor Responsável: Alisson BritoImagens: Arlindo BagnaraImpressão: GrafinorteTiragem: 5000 exemplaresDistribuição gratuitaNovembro/Dezembro 2010

Prestação de Contas com Transparência até Agosto de 2010.

Fazemos um trabalho não apenas pensando na gente, no indivíduo, e sim também, principalmente no coletivo, na nossa classe, nos trabalhadores portuários e na nossa comunidade, afinal somos francisquenses e valorizamos a Cidade onde temos nossa família, amigos e criamos filhos e netos.

Queremos um Sindicato fortalecido, cada vez mais inserido na comunidade e que contribua

para a economia local. Assim como todas as entidades de classe, reconhecemos nosso papel social para fazer uma São Francisco cada vez melhor, com um porto

modernizado que atenda todas as expectativas.

Rogério Moreira Borges - Secretário

Waldir Francisco Madeira - Tesoureiro

São 79 anos de História de Sindicato pra contarA História do Sindicato dos Arrumadores de São Francisco do Sul vem atrelada a própria História da formação social e econômica do Município, bem como a História Portuária e seus ciclos de desenvolvimento.

Como tudo começou

Registro dos Congressos, Assembléias e militância política

Ciclo Econômico ePortuário

Evolução Histórica da Sede do Sindicato

Rua Laguna era o centro de reunião dos trabalhadores ligados ao Porto. O Porto funcionava na área correspondente hoje ao Centro Histórico iniciando no atual Museu do Mar, agência Litoral e indo até as imediações do Clube XXIV, os trapiches de atracação ficavam

bem externados para oferecer a atracagem dos navios.As chamadas e cargas eram carregadas a partir da Ponta da

Pedreira e Ponta da CruzPalavras adotadas como conspirações faziam parte do

cotidiano. Perseguições, punições e exclusões eram muito freqüentes.

Primeira Construçãoem 1939e Reforma do Prédio em 1981

Reformas em 2005logo após São Franciscocompletar 500 Anos

Kombi adquirida em 1962serviu para levar a Direção no

Congresso à Bahia

Nova Ala doPrédio em 1981

O Sindicato dos Arrumadoresacompanhou toda a evoluçãodo Porto de SFS, desde o seuinício, como consta os relatosregistrados nas Atasapresentados abaixo:

1932 - Movimentação de carvão e cimento em saco, barrinha de comércio em saco e couro verde, madeiras.

Ata 18 p.42 22/06/67 - Uma das atividades é com madeira enfardada.

1972 - Produtos em destaque - Carvão, Trilhos, adubos e madeira.

1976 - Produtos Embarcados - Geladeiras e Fumo.

1978 - Produtos Embarcados - Granel.

Ata 03 p.284 15/05/1990 - Contêiner, milho, soja, trigo e outro granel de boa produção, bobinas, geladeira, fumo e outras cargas de pouca produção deveria ser incluída na lista do frango.

2004 - Bobinas de aço, com a instalação da Vega do Sul, movimentação de cargas, com as novas tecnologias disponiveis.

79 anos

Fonte Consultada: Prof. Marcos