jornal vdm - edição dezembro de 2014

8

Upload: jornal-vila-das-merces

Post on 07-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • DEZEMBRO DE 2014

EXPEDIENTE

SAVIME

PRESIDENTETeotônio da Silva Paranhos

SECRETÁRIALisete Tricanica

VILA DAS MERCÊS NOTICIAS

DIRETOR EDITORIALTeotônio da Silva Paranhos

DIAGRAMAÇÃODeborah Cwyhun Cerdan dos

[email protected]

TIRAGEM10.000 ExemplaresIMPRESSÃO

LTJ Editora e Gráfica Ltda.

CONTATO DO JORNALFone: (11) 2867-3786

[email protected]

Destaque do

TeotônioTEM QUE TERCORAGEM PRA DIZER.

Vendo as noticias na televisão, falando o tempo todo das corrup-ções que estão acontecendo dentro das estatais, às vezes me pergunto onde isto vai chegar? Será que vão prender, deixar na cadeia mesmo, esta quadrilha de bandidos de co-larinho branco? Tudo isto que esta acontecendo nos faz entender por-que nossa saúde está na UTI, edu-cação nem precisa dizer, e, a inse-gurança em que vivemos, onde vai chegar? Vi, outro dia, aquele movi-mento popular pedindo a volta dos militares, confesso que fiquei com a cabeça em parafuso, eu passei mi-nha mocidade convivendo com o governo militar, me lembro muito bem que emprego tinha pra todo mundo. Eu freqüentava os baili-nhos, baladas, só que era diferente, curtia minhas noitadas sem proble-mas com a polícia; algumas vezes fui abordado pelo comando militar, tinha que apresentar a carteira de trabalho para provar que era tra-balhador, feito isto, ia embora tran-qüilo; fazer gracinha nem pensar, a policia não brincava, só vagabundo não tinha vez. Se você provasse que trabalhava, ia embora tranqüi-lo, e no trabalho era muito tranqüi-lo, sendo bom de serviço se podia

BAZAR DO IHDIAceitamos doações de rou-

pas em geral (crianças, bebês, adultos, brinquedos, eletrodo-mésticos, calçados, bijuterias,utilidades domésticas em ge-ral, roupas de cama, mesa e ba-nho, freezer, geladeira, fogão).Tudo em bom estado de uso.Você ajudará o Albergue - Esta-ção Bem-Estar, Creche e CCABAZAR DO IHDI

Rua Lord Cockrane, 505 - Ipiranga

www.ihdi.org.br 2062-1352

Aberto de 2ª à 6ª feira das 9h30 às 12h00 das 13h00 às 17h00.

POUPA TEMPO NA VILA DAS MERCÊS

Esteve em nossa redação o presidente do diretório do PSDB da Curcino Sr José Ro-berto Lima Cunha e passou-nos a seguinte informação: Que a di-reção do POUPA TEMPO tem Como meta construir mais POU-PA TEMPO e um dos lugares a ser contemplado será onde era o bingo e a churrascaria GRIL 2000 na Av. Tancredo Neves. Vamos torcer para que isto aconteça e a nossa vila cada vez mais cada vez.

IHDI está reciclando óleo de cozinha

O IHDI - Instituto de Humani-zação e Desenvolvimento Inte-gral, aceitando óleo de cozinha .Contamos com as doações, você estará ajudando a Estação Bem-Estar (Albergue), Creche e CCA.Local para Entregar: sede do IHDI.

Estava com um pequeno pro-blema no meu PC precisei le-var ate um técnico urgente,. como precisava muito que o problema fosse resolvi-do rápido fui numa assistênciamais próximo que encontrei perto da minha casa que fica na Rua Dom Vilares Nº 20 no MICRO JÚIOR INFORMSTICS e fui atendido pelo garoto Douglas, em questão de minutos resolveu o problema quando perguntei o custo o Douglas me disse não e nada foi coisa simples fiquei surpreso hoje em dia e di-fícil pessoas assim vale ape-nas contar fatos como este ISTO QUE É GENTE FINA.

E BOM DIVULGARGENTE FINA I

empenhar o salário antes de rece-ber que não corria risco nenhum. Muitos trabalhadores chagavam a esnobar emprego, porque era o que não faltava. Nossa segurança era muito boa ; tinha esquadrão da morte que podia cometer injustiça ? Talvez só que bandido não tinha vez porque a policia ia buscar onde quer que fosse, os presuntos era este o nome para cadáver de ban-dido que aparecia nas manchetes dos jornais hoje os jornais estam-pam nas manchetes trabalhador e jovens assassinado alguns bandidos que estão presos goza de grande regalias e nos como vivemos hoje ? Trancado dentro de nossas casas e o bandido passando na frente es-perando nos sairmos para nos fazer sua presa, e a policia de agora se da um cascudo no bandido e alguns mano tirar fotos o gravar com seu celular, manda para a emissora de TV e o policial esta sujeito a ser excluído ou estou falando mentira. A noticia e distorcida eu digo sem medo sou a favor de governo miliar.

Fui ao banco Bradesco da Vila resolver um problema de famí-lia e tive muita dificuldade.Saí desiludido, eu achava que era coisa fácil. Quando saia do banco, encontrei-me com o gerente que perguntou se podia me ajudar, assim expus a ele ocorrido. Ele me disse o mesmo que o funcionário, pelo qual fui atendido, havia me dito anterior-mente. Não convencido, comecei uma boa conversa até que achamos uma maneira de resolver meu prob-lema. Seu nome: Jefferson. Posso afirmar que se trata de um pes-soa competente, pois encontrou a solução para o que eu precisava sem infringir as normas do banco. Jeffer-son é mais um no hall de gente fina.

GENTE FINA II

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • DEZEMBRO DE 2014

EVANDRO LOSACO CONFRATERNIZA COM PARCEIROS

No ultimo dia 23 do 11/2014 o candidato que concorreu uma vaga de deputado Estadual pelo PSDB, Evandro Losaco proporcionou um pequeno churrasco aqui na vila aos seus cabos eleitorais que trabalharam em sua campanha. Evandro apesar de não ter vencido a eleição, teve um bom numero de votos mais de 47.000 , um grande sujeito o Evandro que mes-mo não sendo eleito fez questão de agradecer aqueles que tentaram nesta tarefa ;. Nuca havia visto este comportamen-to de candidatos que perde a eleição fazer questão de vir pes-soalmente agradecer pelos votos obtido; Tem candidato que nem as contas assumidas pagam nem quando vence a eleição muito menos quando perde ,conheço alguns, o dia que levan-tar com o boné virado vou dar o nome deste politico picareta.

No dia 15 do 11/2014 na reunião do CONSEG do 26º DP realizado no salão da paróquia de Nossa Senhora das Mer-cês o assunto predominante da reunião foi sobre segurança.O comerciante Arnaldo, proprietário da Multiplástico re-clamava das dificuldades que teve para fazer um BO na ultima vez que sua loja foi assaltada no dia 07 /11/de 2014, disse que foi ate o 26° DP para fazer o BO e que não havia escrivão para registrar a queixa; a Delegada Dra. Fabiana mandou que ele fizesse pela SITE da policia civil e ele dis-se que tinha tentado sem sucesso e que tinha informação que quando o assalto e feito com uso de arma de fogo não será possíveis fazer BO, no que a Dr. Fabiana afir-mou que era possível sim, gostaríamos de melhor escla-recimento das autoridades para informar a coletividade nesta ocasião, aguardamos para próxima reunião a con-firmação ou um melhor esclarecimento deste assunto.

REUNIÃO DO CONSEG.

BANCO DO BRASILAté que enfim o Banco do Brasil chegou à vila,

e, já esta atendendo seus clientes na Rua Nos-sa Senhora das Mercês, ao lado do Banco Bradesco.Quem sabe com a chegada do BB os outros bancos me-lhorem o atendimento de seus clientes.Um deles é o Ban-co Bradesco que, nos primeiros dias do mês, tem filas com demora de até 1 hora. Na Caixa Econômica Fede-ral da Vila é pior ainda, as filas são imensas. Isto porque é do uma instituição do governo, que se gaba dizendo que tudo vai bem, parece até que não sabem que esta gente

faz parte da nação, e que uma dona de casa, muitas vezes com o filho no colo, fica mais de 1 hora na fila do banco.Tem tanta gente precisando trabalhar que tais se-nhores banqueiros deviam ter mais consciên-cia de colocar mais gente para atender seus clientes.Os bancos são as instituições que mais ganham di-nheiro no Brasil; a continuar como está nos fará crer que governo e banqueiros vivem de abraços e beijos.

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • DEZEMBRO DE 2014

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • DEZEMBRO DE 2014

Convivendo/Prognóstico

Quanto mais os efeitos do Mal de Al-zheimer avançam em seu corpo, mais o paciente tende a se afastar comple-tamente do convívio social. O ator norte-americano Charles Bronson foi uma das vítimas da doença. Perto de perder a vida, aos 81 anos, em 2003, o ator de Era uma Vez no Oeste prati-camente havia esquecido a sua identi-dade e não se lembrava de nada de seu passado como astro de Hollywood. O ex-presidente norte-americano Ro-nald Reagan, morto em 2004, foi outra vítima famosa. O problema de saúde tirou o político das atividades públicas, em sua última década de vida.A família e a sociedade podem dar um grande apoio aos pacientes do Alzheimer. A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) é formada por familiares dos pacientes e conta com a ajuda de vá-rios profissionais, como médicos e terapeutas. A associação promove en-contros para que as famílias troquem experiências e aprendam a cuidar e a entender a doença e seus efeitos na vida dos idosos. Para a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Neidil Espínola, mesmo com o desgaste, as famílias podem enten-der que, se o paciente sofre de uma doença incurável, pelo menos ele pode ser cuidado e receber carinho.

ALZHEIMER: UMA DOENÇA CRUEL

Dados alarmantes Em maio de 2013, a NOAA

(Administração Oceânica e At-mosférica Nacional) divulgou um relatório mostrando que o planeta atingiu a maior concen-tração de dióxido de carbono da história. A concentração deste poluente, que é um dos princi-pais causadores das mudanças climáticas e do aquecimento global, está com média diária de 400 ppm (partículas por milhão).

Efeitos do aquecimento global no Brasil

AQUECIMENTO GLOBALTodos os dias acompanhamos

na televisão, nos jornais e revis-tas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápi-das e com efeitos devastadores como têm ocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido casti-gada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares es-tão derretendo fator que pode ocasionar o avanço dos ocea-nos sobre cidades litorâneas).

O derretimento das geleiras é resultado do aquecimento global.

De acordo com dados prelimi-nares divulgados pelo IPCC (Inter governamental Painel on Climático (Chance) em setembro de 2014, o clima brasileiro sofrerá os efeitos do aquecimento global até o final deste século. As regiões sul e sudeste po-derão ter um aumento de até 0,5% na temperatura média até o final do século. Já as regiões centro-oeste, nordeste e norte poderão ter as temperaturas médias aumentadas em 1,5%. Estas projeções são para um cenário otimista, ou seja, com controle da emissão de gases do efeito estufa. Num cenário de grande aumento na emissão des-tes gases, a temperatura poderá se elevar mais do que o dobro em re-lação a estas projeções..De acordo com estas projeções, poderá tam-bém ocorrer ser mais freqüente a formação de ondas de calor nas regiões Nordeste e na Amazônia.

O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unâ-nimes em afirmar que o aque-cimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimen-to global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principal-mente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de car-bono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o fa-moso efeito estufa. Este fenô-meno ocorre, pois, estes gases

absorvem grande parte da radia-ção infra-vermelho emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este pro-cesso. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmos-fera. Como esta camada de po-luentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cida-des, já se verifica sua conseqüên-cia em nível global. E bom que todos nos contribuímos evitando poluir sendo que da para evitar.

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • DEZEMBRO DE 2014

Muitos leitores deste jornal desconhecem que a velha figueira cercada de gradis na Estrada das Lágrimas, 515, é conhecida como a “árvore das lágrimas”, julgada como quadricentenária, pois à sua sombra descansavam os tropeiros e as caravanas que adentravam os campos e as serras até a orla marítima.Sob sua sombra, os voluntários da Guerra do Paraguai se despediam dos pa-rentes e amigos. Foi também ponto de despedidas de familiares e viajantes, cujas ausências prolongavam-se por meses a fio, razão pela qual foi denomina-da “árvore das lágrimas”.Não fosse a caridade dos vizinhos que dela tratam, certamente estaria mor-ta há muito tempo. O desprezo e a falta de memória do governo municipal privaram-na de ter a assistência de um jardineiro que dela cuidasse.

A PLACA

UMA ÁRVORE HISTÓRICA

Numa mureta ao lado, havia uma placa que a identificava, mas foi pichada e roubada por vândalos. Tinha uma mensagem poética:

“Sou a árvore das lágrimas e das saudades. Sob minha sombra, co-rações sem número separavam-se aflitos. Águias acadêmicas porta-doras de saber, confiantes, voaram para a vida. Represento passado glorioso. Recordo suaves tradições da brumosa pauliceia. Vi e admi-rei, hei de ver e admirar a vertiginosa marcha triunfal do progresso

paulistano. Viandante que me contempla, descobre-te.”

É muito triste vê-la assim, so-zinha e solitária, velhinha, à beira do caminho, sem o afago da brisa do campo, nem a mansa ternura da garoa de seus tempos de ju-ventude. Já não há poetas que lhe dediquem versos, nem jovens es-tudantes que a cortejem. Ou ve-lhos viajantes que a visitem para um dedo de prosa. Ou tropeiros que lhe admirem a beleza numa tarde de sol. Sobretudo, já não há lágrimas que lhe reguem as raízes.Todos passaram e se foram, to-dos partiram sem dizer adeus. Foram muitos os anos em que os que vinham de longe, ou para longe iam, ansiavam por vê-la na curva do caminho antigo. Ela foi lugar de pouso e repou-so. Lugar de espera e esperança.No entanto, a figueira (Ficus Go-melleira), por onde D. Pedro I pas-sou antes de chegar ao riacho do Ipiranga, não reina sozinha. Há mais de 20 anos, divide o espaço com outra árvore também portentosa, que está fazendo sombra à ela e “roubando” boa parte do terreno e dos nutrientes, extraídos da terra que ambas necessitam para existir.Já faz algum tempo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente solici-tou, junto ao governo municipal, ajuda para reverter esta situação de abandono, fazendo poda re-gular e limpeza no local. O mais importante seria que entidades representativas do Ipiranga se unis-sem num trabalho em conjunto para solicitar melhorias no local, como a reconstrução da mure-ta que circunda a árvore, para lhe dar melhor proteção e conforto, a fim de evitar que vândalos pudes-sem lhe causar estragos maiores.Consta que em 1861, quando se di-rigia a caminho de Santos, o poeta Emílio Zaluar citou: “Pouco mais adiante do Ipiranga, encontra-se

uma belíssima figueira brava, cujos galhos se tornam cinturados, som-breando parte da estrada. Este é o sítio das despedidas saudosas. Aqui vem abraçar-se e jurar eter-na amizade aqueles que se sepa-ram, para em opostas direções da estrada seguirem depois, e quan-tas vezes na vida em caminho e em destino também diversos.”A realidade atual é que a velha figueira ainda sobrevive, não se sabe até quando. No local his-tórico das grandes despedidas, fincaram um ponto de ônibus. A velha árvore acabou abraçada e sufocada pelo crescimento urba-no ao lado da favela do Heliópolis. Hoje lá ninguém se despede de ninguém, nem espera quem quer que seja. Os viajantes dos novos tempos continuam parando ali, sob a mesma sombra tão antiga.Não sabemos até quando...

ÁRVORE DAS LÁGRIMAS CONTINUA ESQUECIDA

Foto da Árvore das Lágrimas na década de 1930.

Texto: Archimedes LombardiEspecial para Vila das Mercês Notícia

Segunda placa colocada para substituir a primeira que foi roubada.

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • DEZEMBRO DE 2014

HORÓSCOPOÁries (21/3 a 20/4)A Lua transita na quarta casa, harmonizada a Sol, Vênus e Saturno, revelando afinida-des com as pessoas ao seu redor e promo-vendo a união familiar. A convivência se torna criativa e afetuosa.

Libra(23/9 a 22/10)Os aspectos harmoniosos entre Sol, Lua, Vênus e Saturno tornam sua vida profissio-nal mais estimulante, e você se sente bem ao realizar suas obrigações. Sua criativida-de está em alta, favorecendo a realização de atividades.

Touro(21/4 a 20/5)A Lua ainda se harmoniza com Sol, Vênus e Saturno, revelando sua espontaneidade e favorecendo a comunicação em suas rela-ções interpessoais. Você tende a focar na qualidade das informações. Faça acordos!

Escorpião(23/10 a 21/11)Seu equilíbrio interior se eleva no dia de hoje, já que Sol, Lua, Vênus e Saturno se harmonizam entre sua área espiritual e seu signo. Sua autoconfiança beneficia as refle-xões sobre a vida, guiando seus caminhos.

Gêmeos(21/5 a 20/6)A harmonia entre Sol, Lua, Vênus e Saturno diminui as dificuldades presentes no coti-diano e lhe ajuda a retomar sua rotina de forma emocionalmente equilibrada. A fase favorece suas relações de trabalho.

Sagitário(22/11 a 21/12)Ainda transitando na oitava casa zodiacal, a Lua faz com que você busque bem-estar e afeto ao lado das pessoas que ama. Os trígonos que o astro estabelece com Sol, Vênus e Saturno pedem que você resgate sua autoconfiança.

Câncer(21/6 a 21/7)Este é um bom momento para interagir com as pessoas de que você gosta, já que sua harmonia interior favorece as relações interpessoais. Realize atividades que esti-mulem a comunicação em grupo.

Capricórnio(22/12 a 20/1)A Lua continua seu trajeto na área de re-lacionamentos, harmonizada com um stellium envolvendo Sol, Vênus e Saturno. Estas configurações trazem um bom mo-mento para desenvolver projetos com suas parcerias.

Leão(22/7 a 22/8)Ainda se deslocando pela área de crise, a Lua revela aspectos delicados da sua vida que precisam de atenção. Prefira o recolhi-mento, já que os trígonos do astro com Sol, Vênus e Saturno pedem que você cuide de seu bem-estar.

Aquário(21/1 a 19/2)A Lua continua seu movimento pela sexta casa, harmonizada a Sol, Vênus e Saturno, pedindo para que você organize e melhore sua rotina e sua vida profissional. Cuide de sua saúde!

Virgem(23/8 a 22/9)A harmonia que a Lua estabelece com Sol, Vênus e Saturno permite que os desafios que você vem enfrentando em sua vida so-cial aos poucos se dissipem. Procure rees-truturar relacionamentos abalados

Peixes(20/2 a 20/3)A presença lunar no setor social, em trígono com Sol, Vênus e Saturno, traz uma fase criati-va e desafiadora, beneficiando as atividades de lazer em grupo. Aproveite as oportunida-des e equilibre prazer com responsabilidade.

UM BAIANO FAZENDO A

DIFERENÇA EM SÃO PAULO

Filho de Pilão Arcado no interior da Bahia, o advogado Perez Luiz mangueira mostra como fazer a diferença promovendo o bem a quem dele mais precisa, no caso, promo-vendo a realização do sonho da casa própria.O advogado baiano, dando suporte jurídico á CEDECA CACASA DEZ DO IPIRANGA, e á frente de outras Associações de movi-mento de moradia, desenvolve projetos ha-bitacionais para população de baixa renda.A foto que ilustra a presente matéria é do Pro-jeto Aratimbó, na Vila Liviero, Saúde, com al-vará expedido pela Prefeitura e com início da sobras já previsto para os próximos dias, que contará com 252 apartamentos numa ação do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, do Governo Federal, Casa Paulista , Estadual e Casa Paulistana, da Prefeitura de São Paulo.Ao todo, segundo Perez Luiz Manguei-ra, estão previstas a construção de mais de 5 mil unidades em diferentes proje-tos em várias regiões de S.Paulo: Iguate-mi, Pirituba, Liviero e São João Clímaco.Perez Mangueira, um baiano valoroso que escolheu nossa cidade para viver e traba-lhar é a resposta de que promover o de-senvolvimento fazendo o bem é possível.O Brasil precisa de homens dessa estatura, obrigado Bahia por esse filho bem aventurado.

VILA DAS MERCÊS NOTÍCIAS • DEZEMBRO DE 2014