jornaldo sertão edição 76 junho 2012

24
E-mail: [email protected] Sertão de Pernambuco - Junho / 2012 Ano VI - Número 76 Jornal do Sertão INTEGRANDO A REGIÃO Feira será montada em mais de 2 mil metros quadrados Sertão festeja santos juninos e Gonzaga Das principais cidades da região como Petrolina, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada, aos municípios menores, a ordem é festejar com muito forró, comida de milho, fogueira e animação, Santo Antonio, São João e São Pedro, além dos 100 anos do símbolo maior da musica nordesna, o sertanejo de Exu, Luiz Gonzaga. Pág 21 SAÚDE Um protetor da natureza em pleno Sertão MEIO AMBIENTE Afogados reduz casos de dengue no município Pág 3 Carnaíba tira nota 10 nos índices de qualidade no ensino do estado. EDUCAÇÃO Pág 17 Pág 19 AGRONEGÓCIOS Mel do Araripe tem reconhecimento do Ministério da Agricultura Pág 15 Entrevista com o novo presidente da Codevasf Pág 7 Exposerra quer superar edição passada Pág 22

Upload: jornal-do-sertao-enes

Post on 24-May-2015

828 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

E-mail: [email protected]ão de Pernambuco - Junho / 2012 Ano VI - Número 76

Jornal do SertãoINTEGRANDO A REGIÃO

Feira será montada em mais de 2 mil metros quadrados

Sertão festeja santos juninos e GonzagaDas principais cidades da região como Petrolina, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada, aos municípios menores, a ordem é festejar com muito forró, comida de milho, fogueira e animação, Santo Antonio, São João e São Pedro, além dos 100 anos do símbolo maior da musica nordestina, o sertanejo de Exu, Luiz Gonzaga. Pág 21

SAÚDE

Um protetor da natureza em pleno Sertão

MEIO AMBIENTE

Afogados reduz casos de dengue no município

Pág 3

Carnaíba tira nota 10 nos índices de qualidade

no ensino do estado.

EDUCAÇÃO

Pág 17

Pág 19

AGRONEGÓCIOSMel do Araripe tem

reconhecimento do Ministério da

AgriculturaPág 15

Entrevista com o novo presidente

da CodevasfPág 7

Exposerra quer superar

edição passada

Pág 22

Page 2: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

2 Jornal do Sertão -Junho de 2012 / Edição 76

Neste próximo mês de julho o Ser-

tão de Pernambuco tem em seu calendário um

compromisso marcado com a Feira da Indústria Comér-cio e Serviços de Serra Ta-lhada – ExpoSerra.

Um evento de grande im-portância para as atividades empresariais da região e que vem ganhando uma maior dimensão a cada ano. A abertura oficial da feira está prevista para dia 12 de julho,

Ano VI Nº 76 | Junho de 2012Jornal do Sertão

MG Comunicação Empresarial Ltda.Av. Caxangá, 903/904 - Edf. Caxangá Trade Center, Madalena - Recife/PE - 50720-000F:81.3031.1563 - 81.9974.8312/ E-mail: [email protected]

ExpedienteTiragem - 10.000 exemplaresImpressão - Gráfica Jornal do CommércioCirculação - Sertão de Pernambuco | Recife - Governo do Estado - Assembléia Legislativa | Secretarias de Estado | Brasília-DFMinistério da Integração RegionalDistribuição gratuita

DistribuiçãoMourinha Representações.Galeria do Hotel São CristovãoSerra Talhada PEFone (087) 3831 7053

Renata Bezerra de MeloEditora Geral

13ª ExpoSErra

Direção de Jornalismo Renata Bezerra de Melo | Direção de Marketing Antônio José Bezerra de MeloReportagens/Edição Cinara Marques DRT/PB 1070, Fabiana Diniz DRT/PE 4466Diagramação Camilla de Souza | Colaboradores Alberto Sulino, Francys Maya, Helena Conserva, Ladijane Araújo Holanda, Antônio Faria, Iara Diniz.

Produção Editorial MG Comunicação Empresarial

Fique por dentro

Arcoverde tem novo secretário de desenvolvimento

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti reforça seu governo com mais um nome da iniciativa privada. O em-presário e presidente da Sim-pharma, e da Associação Co-mercial de Arcoverde, Sergio Franklin foi empossado como novo secretário de Desenvolvi-mento Econômico do municí-pio do Sertão do estado.

O empresário substitui Wellington Araújo que se afas-tou para concorrer a vaga de vice na chapa encabeçada pela vice-prefeita Madalena Britto (PTB). Filiado ao PRB, Sérgio Franklin cogitava sair candi-dato a vereador nas eleições deste ano, mas resolveu ar-quivar esse projeto e assumir a Secretaria do governo Zeca.

O novo secretário tem apenas 33 anos de idade, é farmacêutico, bioquímico, especialista em manipulação magistral alopática.

Em tempo de canjica, pamonha, milho e quadri-lhas, o Sertão de Pernam-buco, este ano, se rende, de forma mais evidente, ao Rei do Baião.

Várias cidades monta-ram seus festejos em ho-menagem ao centenário de nascimento de Luiz Gon-zaga. Orocó, Triunfo e Mi-randiba são exemplos de locais, onde os arrastapés vão ser inspirados no mes-tre Lua.

Em Mirandiba, há uma coincidência que torna o período ainda mais espe-cial: são 100 anos de Fun-dação, 100 anos de Luiz Gonzaga e 100 do Padroei-ro São João Batista.

Em meio aos fogos e fo-gueiras do São João, o Ser-tão se aquece também para receber, logo na sequência, um dos maiores eventos de negócios da região: a Expo-serra 2012. Será entre 12 e 14 de julho, no Parque de Exposições de Serra Talha-da.

A Rodada de Negócios, o Encontro de Oportuni-dades e a Feira do Empre-endedor Individual funcio-nam como uma alavanca para diversos setores.

Entrando no clima de efervescência e boas no-vas, o Jornal do Sertão foi ouvir o novo presidente da Codevasf, Elmo Bastos, para conhecer os projetos voltados aos municípios sertanejos, as ações desen-volvidas para que a área não fique mais à mercê de ações emergenciais quan-do a seca bater à porta.

No rol das soluções, vale destaque para Carnaí-ba, que vem conquistando prêmios no setor da Edu-cação. Fica a dica!

Os Procons instalados no Estado de Pernambuco par-ticiparam de um encontro no dia 5 de Junho em Serra Talhada, na região do Pajeú. O evento contou com repre-sentantes das quarenta e uma cidades onde o serviço já fun-ciona. A discussão aconteceu na Faculdade Integrada do Sertão – FIS – e a organiza-ção foi das secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justi-ça e Direitos Humanos e Pro-con Pernambuco.

O objetivo do evento foi melhorar a integração das uni-dades dos Procons do Estado. A proposta é realizar encon-tros nas quatro regiões de Per-nambuco. Durante o evento, foram discutidos temas rela-cionados ao funcionamento dos Procons em Pernambuco, a relação dos lojistas com o

Direito do Consumidor, rela-tos de experiências positivas e comportamento do consu-midor. O encontro também foi palco para o lançamento do Projeto Procon Educar, voltado para os municípios do interior.

“O projeto visa orientar consumidores sobre os seus direitos. As palestras que or-ganizamos podem ser realiza-das em espaços diversos como escolas, entidades de classe, associações comunitárias, ór-gãos públicos, entre outros. O importante é esclarecer direi-tos a quem compra e a quem vende também”, disse o coor-denador estadual do Procon de Pernambuco, José Rangel. Além dos integrantes dos qua-renta e um Procons de Per-nambuco, foram convidados representantes de algumas entidades de defesa do consu-midor do Estado.

Procons têm encontro estadual em

Serra Talhada

indo até o dia 14.07. Esse é um evento realiza-

do pela Câmara de Dirigen-tes Lojistas de Serra Talhada com o objetivo de incremen-tar o desenvolvimento eco-nômico da região, gerando emprego e renda.

Este ano a feira contará com a instalação de 250 es-tandes e 80 expositores que usarão o espaço como vitrine para mostrar seus produtos e serviços. Estima-se a pre-sença de público aproxima-

do de 45 mil pessoas durante os três dias de realização da feira. O volume de negócios realizados durante o evento está previsto em mais de 15 milhões de reais.

Tradicionalmente pre-sente em todos as edições da feira, acompanhando toda a sua trajetória, o Jornal do Sertão estará mais uma vez, presente durante os três dias do evento, documentando todos os fatos e aconteci-mentos para o leitor.

Desta feita o evento tam-bém estará presente nas re-des sociais por meio de (Fan Page) do Jornal do Sertão, onde estaremos disponibili-zando informações. Acesse: facebook.com/Jornaldoser-tao, e acompanhe as novida-des que estarão sendo apre-sentadas durante o evento.

Antônio José Bezerra de MeloDiretor de Marketing

MG Comunicaçã[email protected]

Page 3: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

3 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Dengue recua em Afogados

Disque Dengue já funciona

Mais uma ação foi implan-tada pelas autoridades de saú-de de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, para tirar de vez a cidade do primeiro lugar em casos de dengue no Sertão com risco constante de epi-demia. A simples medida de trocar o tipo de larvicida para eliminar as lavar do mosquito Aedes Aegypte já proporcio-nou uma redução de 70% no número de casos notificados da doença no município.

O controle da dengue na cidade é monitorado do gabi-nete do secretário de Saúde do

Afogados da Ingazeira ganhou em maio último um Disque Dengue para auxiliar no combate à doença no mu-nicípio. A ideia partiu da Pre-feitura, através da Secretaria

município, Gilberto Sanomya. “Faço isso pessoalmente e dia-riamente para que possamos combater a doença com todas as armas. Já tivemos época que a cidade contabilizava 1000 casos suspeitos, hoje esse número caiu para 100 com o monitoramento diário e as medidas que adotamos como a troca do larvicida”, in-formou o secretário.

Gilberto Sanomya tam-bém relata que a Secretaria de Saúde de Afogados realiza sistematicamente campanhas de conscientização junto à

de Saúde, numa parceria com a Ouvidoria Municipal. Os moradores podem ligar gra-tuitamente para o 0800 081 4040 e fazer denúncia ou re-clamação de casas fechadas,

população e que foram con-tratados mais agentes para atuar no combate ao mosqui-to. Ele ressalta que o governo estadual tem colaborado com o município nesse trabalho com a preparação dos profis-sionais que atuam nesta luta e também com apoio logístico. “Realizamos ainda campanhas nas escolas e programamos com freqüência mutirões de limpeza nas comunidades”, completa o secretário munici-pal de Saúde.

Mesmo a dengue sendo fa-tor de preocupação em Afoga-

terrenos baldios, água parada ou outro lugar com foco de dengue. Toda demanda que chegar será encaminhada à Divisão de Epidemiologia do município, que tomará as pro-

Medidas têm feito Aedes aegypti dimuir sua ação no município

vidências. A identidade do ci-dadão será mantida em sigilo. De acordo com o secretário Sanomiya, a proposta é apro-ximar ainda mais a população no combate à doença em Afo-

gados. “Exterminar a dengue é uma tarefa conjunta. Espera-mos que os moradores contri-buam denunciando situações e lugares de focos do mosquito no seu bairro”, enfatizou.

dos que encabeça quase todos os levantamentos oficias sobre a dengue ná região, a popula-ção ainda é o principal obstá-culo para a eliminação da do-ença no município. “Sabemos quês essa conscientização das pessoas só virá de forma legal. Até elaboramos e enviamos à Câmara de Vereadores um projeto para a criação do Códi-go Sanitário Municipal, mas o texto foi rejeitado, infelizmen-te”, lamentou Sanomya que garantiu que o projeto voltará ao poder legislativo do muni-cipal no próximo ano.

Page 4: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

4Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

O mercado de trabalho competitivo tem exigido cada vez mais do profissional, seja qual for sua área de atuação, e a procura por capacitações oferecidas por institutos es-pecializados tem aumentado consideravelmente. O Insti-tuto Marleide Falcão é uma dessas empresas que vem crescendo em atuação no Nor-deste.

O Instituto especializado em carreiras, liderança, ven-das e negócios oferece um conjunto de soluções para ges-tão do capital humano, para os diferentes ciclos da trajetória de Executivos, Profissionais diversos e Empresas.

A palestrante e especialis-ta em Gestão de Pessoas com ênfase em Coaching, Marleide

Com o obje-tivo de facilitar o atendimento e a orientação às mi-cro e pequenas empresas, bem como aos micro-empreendedores individuais, a Pre-feitura de Arari-pina inaugurou, com o apoio do Sebrae em Per-nambuco, a Sala do Empreende-dor do município. Instalado na pre-feitura da cidade, o espaço tem ainda a finalidade de promover a desburocratização dos serviços munici-pais.

Primeira empreendedora atendida pela Sala, Sônia Maria do Nascimento buscou no local a oportunidade de formalizar seu negócio de miudezas, no qual atua em Ara-ripina com o marido há três anos. “Fui até o Sebrae e me aconselharam a vir até aqui. Eu cheguei e fiz. Foi bem tranquilo”, afir-mou. “Agora, eu estou com meu ponto se-guro e vou trabalhar de forma legal”, com-pletou Sônia.

De acordo com a Diretora de Planeja-mento, Paula Lopes, apesar de ter ainda

Falcão, idealizadora do ins-tituto, explica a atuação da empresa. “Trabalhamos com o Executive Coaching que é um processo de desenvolvimento de competências para se atin-gir objetivos e dinamizar habi-lidades”, detalhou. De acordo com ela, esse sistema trabalha a expansão de alta performan-ce de executivos, empresá-rios e líderes. “Conseguimos alcançar ótimos resultados através de desenvolvimento de relações interpessoais, ma-ximização de habilidades do executivo e melhorar aptidões organizacionais”, disse.

Segundo pesquisas e da-dos apontados pelo instituto, profissionais que passam por este tipo de treinamento cos-tumam classificar o retorno

Capacitações ajudam no desenvolvimento profissional

Instituto capacita profissionais

Araripina ganha Sala do Empreendedorpouco tempo de funcionamento o espaço já tem atendido um nú-mero considerá-vel de pessoas. “Desde a inaugu-ração da sala, es-tamos atendendo aproximadamen-te 10 pessoas por dia. A Sala é destinada para r e g u l a r i z a ç ã o dos documentos necessários e as-sessoria técnica para aqueles que

pretendem abrir seus negócios. Ainda auxiliamos os micros e pequenos empre-endedores na organização de documen-tação para solicitação de financiamentos, realizando serviços como abertura de em-presas, formalização de empreendedores, além de divulgação de informações em ge-ral sobre abertura de negócios”, afirmou.

A Sala do Empreendedor de Araripi-na é fruto de uma das ações do Programa Nacional Sebrae nos Territórios da Cida-dania, que auxilia os municípios na imple-mentação efetiva da Lei Geral. O espaço funciona das 7h30 às 13h30 na Rua Coe-lho Rodrigues, n.º 174, Araripina.

quantitativo 6 vezes maior que o investimento. “Há uma significativa melhora no rela-cionamento com chefes e cole-gas de trabalho, um aumento do nível de satisfação com o emprego, melhora no relacio-namento com subordinados, além do aumento de compro-metimento com a empresa”, destacou Marleide Falcão.

Institutos desse segmen-to costumam atuar em áreas para o desenvolvimento de competências de liderança, desenvolvimento integral ou de membros da equipe, pro-porcionando estratégias de vendas centradas para o líder e sua equipe e aplicado ao de-senvolvimento de Executivos, Empresários e de Negócios.

Segundo Marleide Fal-

cão, profissionais que passam por treinamentos como estes constroem caminho para criar hábitos de uma pessoa de su-cesso. “Este método de for-mação profissional é utilizado

como ferramenta de apoio a práticas profissionais em áre-as como gestão de pessoas, orientação profissional e para maximizar o potencial indivi-dual”, completou.

Espaço é uma ação de Programa Nacional Sebrae

Page 5: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

5 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Ministério libera lotes do Pontal Sequeiro

Os agricultores da locali-dade conhecida como Riacho do Pontal, zona rural de Pe-trolina (Sertão do São Francis-co), respiraram mais aliviados este mês com a autorização concedida pelo Ministério da Integração Nacional via Com-panhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para que ocupem os lotes da área de se-queiro do Projeto de Irrigação Pontal batizado de Pontal Se-queiro. As famílias tiveram que sair das áreas onde produziam par que as obras do Pontal fos-sem iniciadas, isso há mais de dez anos.

O ato de entrega contou com as presenças do ministro da Integração Nacional, Fer-nando Bezerra Coelho e do presidente nacional da Code-vasf, Elmo Vaz Bastos. Com a iniciativa, será reativado todo o processo de produção que

já existia na área antes da de-sapropriação, desta vez, com novos padrões de eficiência tecnológica e gerencial.

As alternativas de explora-ção dos lotes multiuso são as já exploradas em sistema de subsistência pelo produtor da área, destacando-se entre elas a pecuária, a apicultura, os cultivos agrícolas e o extrati-vismo do umbu. A integração das atividades agropecuárias com as das áreas irrigadas re-presenta uma troca de benefí-cios econômicos e sociais para as duas áreas.

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Code-vasf, vai ampliar o desenvol-vimento de áreas de sequeiro (ou pluvial) integradas a pe-rímetros de irrigação. Nesse processo o primeiro projeto beneficiado é o do Pontal. A experiência deve ser expandi-da também para os projetos

A sétima edição da feira de negócios Supermix, realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), em parceria com a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), terá um ciclo de palestras no espaço denominado Arena Mix do Conhecimento, onde os pequenos e médios varejistas de todas as regiões do Estado poderão assistir a consultores de peso como Max Gehringer (foto), conhecido por suas colunas em várias revistas, na rádio CBN e no programa Fantástico, da TV Globo. As palestras da Supermix fazem parte do Varejo em Ação – projeto da Aspa que visa incentivar o varejo de vizinhança de Pernambuco a buscar capacitação.

Além de Max Gehringer, a programação contempla palestras com a master coach Marleide Falcão – analista comportamental e especialista em vendas e negócios – e com auditores da Secretaria da Fazenda do Estado, que vão falar e tirar dúvidas sobre tributação no varejo. A 7ª Supermix acontece de 25 a 27 de julho/2012, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Confira abaixo a programação.Dia 25/07 – Palestra de Max Gehringer Dia 26/07 – Palestra de auditores da Sefaz-PEDia 27/07 – Palestra de Marleide FalcãoHorário das palestras: 15h30 Local: Auditório da Supermix

7ª Supermix terá palestras para varejistas

O projeto Varejo em Ação, desenvolvido pela Aspa, estará no dia 11 de julho no município de Tabira, e no dia 12 de julho na cidade de Ouricuri, com a palestra “Os desafios de gerenciar uma empresa no século XXI”, ministrada pelo consultor Vitor Hugo Gonçalves, da VH Consultoria. As inscrições são gratuitas e os varejistas participantes podem após a palestra se inscrever para obterem um diagnóstico de gestão em sua loja. Informações e inscrições para as palestras: (81) 3465.3400 / www.varejoemacao.com.br. O projeto Varejo em Ação contribui para a modernização do varejo independente, principal cliente do atacado distribuidor, tornando-o mais competitivo frente às grandes redes varejistas que se expandem no Estado.

Varejo em Ação

ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DEATACADISTAS E DISTRIBUIDORES

Informa

Max Gehringer

Salitre (BA), Baixio de Irecê (BA) e Canal do Sertão Alago-ano (AL). O objetivo é investir nos arranjos produtivos locais e dar mais estrutura à econo-mia de cidades do semiárido brasileiro.

“Inauguramos um novo modelo de relacionamento dos projetos de irrigação com o seu entorno”, disse o minis-tro FBC, durante assinatura de autorização de ocupação de lotes no Pontal Sequeiro, em Petrolina. Serão beneficiados 141 agricultores, que se dedi-cam em áreas de cerca de 50 hectares à caprinocultura, api-cultura, cultivo de mandioca e extrativismo de umbu.

O Ministério vai investir, ainda, R$ 31 milhões no Proje-to Pontal, que tem 7.800 hec-tares irrigados. Parte do mon-tante vai para infraestrutura e R$ 9 milhões serão destinados às ações do Pontal Sequeiro.

Ex-deputado critica liberação parcial

O ex-deputado federal Os-valdo Coelho, é um dos que tem acompanhado o proces-so de implantação do proje-to Pontal desde o início. Em recente artigo publicado, o ex-parlamentar terce críticas ao atraso no andamento das obras. Para ele, a liberação de lotes apenas na área de sequei-ro não resolve o problema.

“Viver no sequeiro só se

não houver outra alternativa. O que sonhamos é com ter-ra irrigada. Com a Parceria Público-Privada (PPP), o Go-verno está na contramão do sonho do semiárido”, comen-ta. Osvaldo Coelho sugere que para o funcionamento ideal do Pontal, faz-se importante ouvir a opinião da população envolvida no projeto.

“O aperfeiçoamento da de-

mocracia passa pela participa-ção da comunidade em rela-ção ao seu destino. O destino é construído pela própria von-tade da comunidade. Vale uma consulta aos tantos habitantes do semiárido, se aplaudem os lotes de sequeiro ou querem a terra molhada”, sugeriu o ex-parlamentar e que hoje integra o Conselho Nacional de Irriga-ção a convite do ministro FBC.

Ministro Fernando Bezerra autorizou ocupação das áreas

Page 6: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

6Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Backup: faça antes que seja tarde demais

Alberto [email protected]

Você conhece alguém que já perdeu tudo que havia no computador, como trabalhos importantes, fotos que não voltam mais, coleções inteiras de músicas e vídeos, contatos e etc.? Provavelmente sua res-posta foi sim. Pois, por incrí-vel que pareça, isso acontece com muita freqüência e pode inclusive acontecer com você. Mas calma, existe uma palavra mágica que salva todas as pes-soas que passam por esse mal súbito de perder tudo. Essa palavra se chama Backup!

Sim. Backup é um termo em inglês que significa Cópia de Segurança. É frequente-mente utilizado em informáti-ca para indicar a existência de

cópia de um ou mais arquivos, guardados em diferentes dis-positivos de armazenamen-to, tais como: pen-drive, CD, DVD, HD externo. Hoje em dia é muito frequente o uso de ser-viços de backup por servidores online, sendo alguns dos mais famosos dropbox, FTP, icloud ou google docs. O backup onli-ne tem a vantagem de permitir o acesso aos dados guardados a partir de qualquer computa-dor com acesso a internet.

O que causa a perda dos dados? São diversos os fatores que podem resultar em per-da de informações: quedas de energia, relâmpagos, falhas mecânicas ou humanas, in-cêndio, roubo de equipamen-to. Por isso, manter cópias de Backup dos arquivos regu-larmente e em lugar seguro é fundamental caso ocorra qual-quer imprevisto.

Porque é importante fazer um backup? O Backup dos da-dos armazenados em um com-putador é importante, não só para se recuperar de eventuais falhas, sejam elas humana ou do equipamento, mas também

de conseqüências de uma pos-sível infecção por vírus, ou de uma invasão dos chamados hackers. Para quem tem em-presa, esse cuidado deve ser ainda maior, pois perder da-dos pode significar prejuízos

irreparáveis.Para finalizar, aqui vai a

última e mais importante dica: não deixe seu Backup para amanhã, pois amanhã poderá ser tarde demais.

Page 7: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

7 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Novo presidente quer ampliar projetos na regiãoJornal do Sertão – Prio-

ridades da nova gestão:Elmo Bastos – As minhas

prioridades serão determina-das pelas políticas e progra-mas de governo da presidenta Dilma Rousseff: o Água para Todos; o Plano Brasil sem Miséria; o Mais Irrigação e os programas de incentivo aos Arranjos Produtivos Locais - APLs (aquicultura, apicultura e caprinovinocultura) e de re-vitalização das bacias hidro-gráficas do São Francisco, Par-naíba, Meariam e Itapecuru.

JS – Ações da Codevasf para combater a estiagem:

Elmo Bastos – Acredito que a principal delas seja bus-car implementar projetos es-truturantes, como a constru-ção de barragens e de sistemas integrados de abastecimento

de água. No tocante ao desen-volvimento regional, acredito que a melhor ajuda seria con-tribuir com o fortalecimento da agricultura irrigada através dos perímetros públicos de irrigação. A principal função da Codevasf é impulsionar o desenvolvimento regional, incentivando a produção irri-gada, promovendo o aumento da renda, contribuindo com a geração de emprego e emanci-pação das comunidades onde atua.

JS – Caminho para chegar ao comando da empresa:

Elmo Bastos – Sou um técnico de carreira da Empre-sa Baiana de Águas e Sanea-mento S.A (Embasa). Minha maior experiência e atuação; foi na área de saneamento. Na empresa, fui superintendente

da região norte do estado por quatro anos, sendo responsá-vel pela operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de 164 municípios. Nos últimos dois anos, dirigi uma autarquia da administração direta do esta-do da Bahia. Acredito que che-guei à presidência da Codevasf por mérito técnico e por co-nhecer bastante a realidade do semiárido. Sou focado em pla-nejamento estratégico e gestão por resultados. Gosto de ver as coisas acontecerem.

JS – Socorro as vitimas da seca do Sertão pernambucano:

Elmo Bastos – Estou buscando primeiro conhecer a realidade de cada estado. Não sou muito de gabinete. Gosto de viajar, botar o pé na estrada. O que estamos fazen-

do nesse momento em prol de todos os estados é buscar agi-lizar a instalação de cisternas de consumo por meio do Água para Todos. A meta da Code-vasf é instalar 120 mil cister-nas até o final do ano na sua área de atuação. Uma outra ação importante e emergen-cial é a reabilitação de poços existentes, perfuração e insta-lação de novos poços tubula-res profundos.

JS – Projetos em execu-ção:

Elmo Bastos – Os prin-cipais programas em execução são: o Água para Todos; o Pla-no Brasil sem Miséria; o Mais Irrigação e os programas de incentivo aos Arranjos Produ-tivos Locais - APLs (aquicultu-ra, apicultura e caprinovino-cultura) e de revitalização das

bacias hidrográficas do são Francisco, Parnaíba, Meariam e Itapecuru.

JS – Canal do Sertão e Projeto Pontal:

Elmo Bastos – O Canal do Sertão Pernambucano está sendo executado diretamente pelo Ministério da Integração Nacional, e o Pontal encontra-se com o seu projeto e mode-lagem em fase de conclusão. Entretanto, a Codevasf já ini-ciou a operacionalização do perímetro através do Pontal Sequeiro, com a entrega, re-centemente, de 140 lotes com infraestrutura, possibilitando aos beneficiários desenvol-verem atividades produtivas, como a caprinovinocultura e outras que agreguem valor econômico dentro de uma concepção sustentável.

Page 8: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

8Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

O novo Laboratório Mu-nicipal de Serra Talhada, que abriu suas portas no final de maio, tem um serviço diferen-ciado que tem ajudado muito os pacientes que não podem se deslocar até o local para reali-zar os procedimentos. O ser-viço é feito em domicilio para este público especifico. Segun-do a secretária de Saúde de Serra, Socorro Brito, a equipe volante do Laboratório Mu-

Em mais uma demonstra-ção da retomada de fato das obras de Transposição do rio São Francisco que tem entrega prevista para 2015, o trecho 8 da obra localizado em Cabro-bó (Sertão do São Francisco) ganhou R$ 102,8 milhões para a execução de novos serviços. Os recursos contemplam a construção das estruturas de concreto, drenagem interna e externa de proteção do siste-ma adutor e a manutenção do canteiro central da obra.

O investimento significa também a abertura de novos

Novo laboratório de Serra realiza exames em casa

R$ 102,8 milhões para a Transposição em Cabrobópostos de trabalho nesta que é uma das principais obras estruturadoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinada ao Nordeste. Segundo o ministro da Inte-gração Nacional, Fernando Bezerra Coelho para a exe-cução da nova ordem de ser-viço serão contratados, pelo menos, 350 trabalhadores até julho. Atualmente, a Transpo-sição batizada pelo Governo Federal de Projeto de Integra-ção do Rio São Francisco, em-prega no canteiro, 450 traba-lhadores.

FBC assinou ordem de serviço garantindo mais postos de

trabalho

Serviço montou equipes volantes de coleta de material para exames

O contrato deste trecho, executado pelo Consórcio Mendes Jr/GDK, foi assinado em Outubro do ano passado e está orçado em R$ 275,9 mi-lhões. Os operários trabalham em dois turnos para agilizar á obra “Isto traduz a orientação da presidenta Dilma de confe-rir celeridade que pediu prio-ridade na obra, sobretudo nes-te momento em que a região enfrenta uma das mais severas estiagens”, reforçou. Ao todo, a Transposição beneficiará 12 milhões de pessoas nos esta-dos de Pernambuco, Paraíba,

Ceará e Rio Grande Norte. Dos 16 lotes existentes, 11 estão em atividade. O investimento é de R$ 8,2 bilhões, mas seu orça-mento inicial já foi de pouco mais de R$ 4 bilhões. Confor-me o Ministério da Integração Nacional, o acréscimo resulta na concessão de novas licen-ças ambientais exigidas pelo Ibama; da revisão de obras ci-vis em decorrência dos proje-tos executivos, dos gastos com eletromecânica e da supervi-são e gerenciamento da obra em função do prolongamento do prazo.

nicipal vai à casa do paciente fazer a coleta do material.

“Queremos que o serviço chegue a toda a população, daí criarmos as equipes de cole-ta em domicilio beneficiando pacientes acamados que não podem se descolar até o ser-viço”, explicou a secretária. O laboratório dispõe de equipa-mentos modernos, estrutura confortável para os pacientes e uma equipe humanizada para

receber os cidadãos. O espaço oferece ainda testes de HIV, Hepatites, Doenças de Chagas, entre outros. Alguns tipos de exames serão realizados em até 15 minutos, fazendo assim com que a agilidade esteja a fa-vor da cura do paciente.

Socorro Brito disse que o Laboratório foi planejado há dois anos e que tem levado muitos benefícios para a saú-de do povo de Serra Talhada.

“O Laboratório Municipal terá sempre a preocupação com a qualidade do serviço prestado

e com a segurança nos resul-tados”, pontuou a secretária Socorro.

Page 9: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

9 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

CASAL George e Lorena Padilha adoraram o Forró VIP 2012

ALEGRIA Djalva Moreno animada que só ela ao lado deste co-lunista

SUCESSO Carlos Henrique e Juliana Maciel que arrebentarão no lounge Hibisco/Natura

BATE-PAPO Os empresários Sérgio Franklin e Isnália sendo entrevistados pelo colunista social de Garanhuns Saullo Paes.

TRIO As amigas Estela Santos e Joseira Malta ladeando Dárcio Rabêlo na melhor prévia junina de Arcoverde

FORRÓ VIP João Gonçalves e Fátima Leite entre as presenças de destaque na festa

SociaisAnderson Lima e Adrielle Anderson Lima e Adrielle

Anderson Lima e Adrielle Anderson Lima e Adrielle

Anderson Lima e Adrielle Anderson Lima e Adrielle

Page 10: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

10Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Colunista Dárcio Rabêlo [email protected] 9159.3661

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.Charles Darwin

“ ”FORRÓ VIP MANTÉM TRADIÇÃO DE SER A MELHOR PRÉVIA JUNINA

O Democrático foi o point mais badalado de Arcoverde, com a realização do 11° edição do Forró VIP, sábado (19 de maio). Todos que fazem e acontecem nos mundos social, político artístico e cultural batem ponto.

A noite regada a muito luxo e animação ainda é o assunto mais comentando nos círculos sociais da cidade. Centenas de vips lotaram os salões do Democrático (que se tornou pequeno) para curtir a maior e melhor prévia junina realizado anualmente reunindo boa parte da sociedade arcoverdense. O Forró VIP 2012 superou todas as expectativas de vendas e patrocínios.

A animação de quatro grupos do mais autêntico forró pé-de-serra deixou o dancing lotado até as 05h30 da manhã do domingo, por lá passaram: Giovane do Acordeom, Bira Delgado, Magnatas do Forró e o super aguardado Cezzinha que deu um show e foi aplaudido por todos. Nossa estrela do forró Paulinho Leite fez bonito em um dueto com Cezzinha.

De comer ajoelhado estava o buffet com jantar regional patrocinado pelo Fran-go Natto, Café Ouro Verde, Doces Tambaú e Grupo Compare. A mesa de doces finos da Chocolateria fez o maior sucesso. Outra atração à parte foi o décor assina-da por Dark Rabelo e Will Amorim modificando toda a estrutura do DEC. Lindo!

O trending topic da festa, sem dúvida, foi o lounge do Hibisco Motel/Natura com massagens e maquiagem tudo supervisionado por Samuel Lins. A equipe da 51 ICE mostrou que é um parceiro forte.

Nosso colega Saullo Paes fez várias entrevista e você assiste tudo no nosso site www.darciorabelo.com.br

Agradeço de coração aos vários amigos e parceiros que mais uma vez marca-ram presença para prestigiar em massa nosso evento. Deu tudo certo com a graça de DEUS!

Em 2013 o Forró VIP acontece dia 18 de maio.

PRESENÇA Livelne e Milena Cavalcanti casal destaque da nova geração

Anderson Lima e Adrielle

NO SALÃO Dilson França e sua Jussara com este editor social

Anderson Lima e Adrielle

Anderson Lima e Adrielle

SHOW O impagável encontro de Cezzinha e Paulinho Leite no Forró VIP deixou o dancing lotado a noite inteira.

Serra Talhada (Matriz) – 87 3831 2429Serra Talhada ( Loja II) – 87 3831 2566São José do Belmonte – 87 3884 1291

Triunfo – 87 3846 1837Afogados da Ingazeira – 87 3838 2228

Sertânia – 87 3841 1066Custódia – 87 3848 1031

Princesa Isabel/PB – 83 3457 2287

R. Agostinho Nunes Magalhães, 159 - ABairro Nossa Senhora da Penha - Serra - PE

Comercial JD em:

Page 11: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

6 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 7612 Jornal do Sertão - Abril de 2012 / Edição 74

PASSE O SÃO JOÃO SEM ACIDENTES. Para não passar aperreio no São João, tome cuidado na estrada e não brinque na direção. Se for beber, passe a chave. Entrou no carro, passe o cinto. Só não passe do limite de velocidade, nem ultrapasse em local proibido.

Page 12: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

19Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76Jornal do Sertão - Abril de 2012 / Edição 74Jornal do Sertão - Abril de 2012 / Edição 74

PASSE O SÃO JOÃO SEM ACIDENTES. Para não passar aperreio no São João, tome cuidado na estrada e não brinque na direção. Se for beber, passe a chave. Entrou no carro, passe o cinto. Só não passe do limite de velocidade, nem ultrapasse em local proibido.

Page 13: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

13 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

A Prefeitura de Bodocó (Sertão do Araripe) iniciou debate com a sociedade local para a implantação do Pla-no Municipal de Saneamento Básico, que contará com as parcerias dos governos esta-dual e federal. Para colocar o projeto em prática, foi promo-vida uma audiência pública no Centro de Convivência de Ido-sos (CCI) do município com a participação de aproximada-mente 400 pessoas.

O plano permite que o município possa planejar os serviços de saneamento, além

de traçar metas que vão me-lhorar as condições de saú-de e habitação da população, oferecendo melhores serviços no setor. Saneamento básico, esgotamento sanitário, dre-nagem urbana, abastecimento d’água, tratamento do lixo e de resíduos sólidos foram os as-suntos discutidos na audiência e deverá fazer parte do plano.

Uma das ações já pensadas para o Plano Municipal de Sa-neamento Básico tde Bodocó será a elaboração de uma es-pécie de cartilha, visando via-bilizar a aplicação de recursos,

bem como garanti-los através de planejamento. Através do Plano, será proposta ação go-vernamental para a execução de obra de saneamento básico, esgotamento sanitário, drena-gem urbana, abastecimento d’água, tratamento de resídu-os sólidos do município, tudo através de um mapeamento regionalizado e de acordo com a realidade de cada localidade.

Conforme o prefeito da cidade, Brivaldo Alves, este diagnóstico já está sendo reali-zado na zona rural de Bodocó. “O plano abrange tanto a área

Ministro Garibalde Alves participou das inaugurações

Bodocó debate Plano Municipal de Saneamento

Sertão ganha novas agências do INSSDepois de muita expecta-

tiva, os municípios sertanejos passarão a dispor de novas agências do INSS – Instituto de Seguridade Social. Neste mês de junho, as novas es-truturas foram entregues à população dos municípios de Sertânia, Cabrobó e Bodocó. Em Sertânia e Cabrobó, as inaugurações contaram com a presença do ministro da Previ-dência Social, Garibaldi Alves Filho e do presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild.

Durante o evento o minis-tro recebeu da prefeita Cleide Ferreira, também presente ao ato, uma escultura em ma-deira do artesão sertaniense Marcos Paulo como lembran-ça da cidade. Garibalde Alves destacou os benefícios para a população com a inauguração da nova agência. “A população local ganhará muito em como-

didade já que quem necessitar dos serviços da previdência so-cial não precisará mais se des-locar até Arcoverde”, afirmou o ministro.

Em Sertânia, a cerimônia contou ainda com a presença do senador Armando Montei-ro Neto, do vice-prefeito Jal-vacy Dantas, e dos deputados estadual, Ângelo Ferreira e fe-deral, Gonzaga Patriota, além de políticos da região. A agên-cia do INSS de Sertânia fica localizada na Rua João Arruda Filho em frente a Secretaria de Desenvolvimento Social e Ci-dadania

Já em Cabrobó, sem escon-der a satisfação pela chegada de mais um importante ser-viço para a cidade, o prefeito Eudes Caldas ressaltou que a agência regional do INSS vai evitar o deslocamento de um contingente de beneficiários

urbana quanto rural e duran-te a audiência pública apre-sentamos também o Plano de Mobilização Social, que visa à participação da população no planejamento, elaboração, execução e validação no proje-to de saneamento da cidade”, explicou o prefeito.

O prefeito destacou ainda a importância do plano para a consolidação das políticas públicas do município na área de saneamento básico. “Essa audiência foi o primeiro passo para a construção dessa ação que tem o objetivo de me-

lhorar a qualidade de vida da nossa população”, completou Alves.

Como resultado do debate, foi criado o Comitê de Coorde-nação para Elaboração do Pla-no Municipal de Saneamento Básico, cuja função será acom-panhar as ações previstas no projeto. A audiência pública foi realizada Prefeitura Muni-cipal de Bodocó com o apoio do Governo Federal através do Ministério da Saúde, Fun-dação Nacional de Saúde (FU-NASA) e parceria da empresa Pedro Paulo Projetos.

da previdência para Salgueiro, no Sertão Central, onde exis-te a agência mais próxima. O prefeito argumentou ainda que Cabrobó, a partir de ago-ra, é quem receberá pessoas

de cidades circunvizinhas, a exemplo de Terra Nova, Belém do São Francisco e Orocó.

“Estou bastante feliz, por-que iremos atender não ape-nas a coletividade de Cabrobó,

mas de toda essa região, o que fortalecerá o setor de serviços da nossa cidade, dando um suporte maior a nossa econo-mia”, concluiu o prefeito Eu-des Caldas.

Page 14: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

14Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

* Helena Conserva é Jornalista, Professora e mestranda em Desenho, Interatividade e Cultura - UEFS

Por Helena ConservaE-mail [email protected]

blog: http://escrevehelena.blogspot.com

D

Professores do Sertão participam da SBPC

Simbólico e imaginárioO cartaz anuncia um espetáculo teatral a acontecer em Serra Talha-

da com texto de Anildomá Willans, direção de José Pimentel, produção de Octávio Catanho e patrocínio da FUNARTE / MINISTÉRIO DA CULTURA / CHESF / GOVERNO FEDERAL.

O cartaz comunica muito mais do que isso. O cartaz é um po-ema que evoca o passado, reinventa o presente no momento que o observamos e delega um futuro promissor, de equilíbrio. Os elemen-tos simbólicos dispostos no cartaz têm um duplo sentido: a beleza do “massacre”. Os elementos místicos misturam-se dando evasão ao mito, ao mitopoetico, ao imaginário. Essa é a essência dialética do símbolo. Desdobrar-se em vários planos (Duran). Depois convida-nos ou me-lhor, seduz-nos. Isso é lusco-fusco, o irreal que convoca o real, o sim-bólico que desperta o imaginário.

Pelo quarto ano consecuti-vo, após divulgação em outros três Estados Brasileiros, a Se-cretaria de Educação de Serra Talhada contempla professo-res - com todas as despesas pagas - para divulgar e apre-sentar atividades exitosas em sala de aula no maior evento de pesquisa e educação da América Latina, que aconte-cerá no mês de julho, em São Luís, Maranhão. Professores de São José do Belmonte tam-bém participarão do evento com dois projetos.

Depois de um ano de pes-quisa e prática na sala de aula com estudantes dos anos ini-ciais e finais do ensino funda-mental, um total de 22 Pro-fessores, do Colégio Cônego

Tôrres e das Escolas Fausto Pereira (Distrito de Luanda), Santa Terezinha (Distrito de Logradouro), Pedro Caval-cante e João Vitorino da Silva – com o apoio da Diretora de Ensino Socorro Duarte e do Secretário de Educação Israel Silveira - tiveram seus proje-tos aprovados pela banca da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vão integrar o grupo de pes-quisadores do evento.

Esta conquista é resulta-do de um trabalho realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Assessoria e Consultoria Educacional do Nordeste (ACENE), e coorde-nado pela Pedagoga Luciana D’Emery.

Já em São João do Bel-monte, a apresentação na SBPC acontece após o desen-volvimento de atividades com estudantes do ensino funda-mental anos iniciais e finais nas escolas Marizinha Barros e Vicente de Souza França (Distrito de Du Carmo). Serão apresentados os Projetos inti-tulados “Escrita Cursiva como recurso para o desenvolvi-mento e habilidades motoras na era virtual, e Roda de leitu-ra: “Possibilidades para inclu-são da comunidade na escola”.

A Diretora de Ensino Adriana Nunes representará o município junto às gestoras, com apoio da Secretaria de Educação e Prefeitura Munici-pal de São José do Belmonte.

Pneu 1000 Lança CampanhaConsciente de seu papel

no contexto sócioambiental, a PNEU 1000 em parceria com a MOREFLEX, desenvolveu uma campanha em defesa da preservação do meio ambiente aproveitando a oportunidade de estar no mês a que se re-fere o evento. Com isso, vem despertar a consciência da sociedade para a importância de sua responsabilidade sócio-ambiental.

Essa iniciativa faz parte das comemorações de aniversário de dois anos da PNEU 1000, em Serra Talhada, sertão per-nambucano. A campanha tem

como título “PLANETA PNEU 1000”, e está baseada na mis-são, na visão e na contribuição sócio/ambiental/cultural. Ela enfoca o tema “A importância da reforma de pneus para o meio ambiente”.

Direcionada para estu-dantes e o público em geral irá premiar com um TABLET GALAXY DA SAMSUNG o participante que apresentar a melhor redação sobre o tema. Os interessados já podem enviar suas redações para o email redaçã[email protected]. O resultado será apresentado no Stand da Pneu

1000 no último dia de realiza-ção da EXPOSERRA – Feira da Indústria Comércio e Servi-ços de Serra Talhada, que será realizada entre os dias 12 e 14 de julho.

Page 15: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

15 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Para festejar a data mais comemorada no Nordeste, a Tambaú Alimentos lançou sua campanha publicitária de São João com personagens bem típicos dessa época junina. O tema da campanha “Com Tambaú, todo São João é mais gostoso” destaca a variedade de produtos da marca.

A utilização de palavras que lembram a festa é também uma forma de chamar a aten-ção para a data festiva. A cam-panha que está sendo veicula-da nos estados de Pernambuco e Paraíba tem atraído a aten-

A Cooperativa dos Apicul-tores e Meliponicultores da região do Araripe pernam-bucano, a Coampis Araripe, recebeu em abril o registro de Estabelecimento Relacio-nado (ER) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento – MAPA. A região do Araripe, formada por dez municípios, é responsável por 74% do volume de mel produ-zido no estado

Fundada em março de 2009, o COAMPIS Araripe é uma cooperativa regional formada por apicultores dos municípios que constituem o Sertão do Araripe. Ao todo, são 34 os sócios pertencentes à cooperativa, responsável pela gestão do Entreposto de Mel e Cera de Abelha Miguel Arraes de Alencar, localizado no município de Trindade.

“Esse registro com certeza vai abrir muitas portas para a nossa entidade e todos os apicultores do Araripe. Com o registro do Ministério, nos-sa produção será escoada com mais facilidade, ganhando muito em termos de merca-do”, comemorou o apicultor e diretor da Coampis, Juan Batista

Com a certificação, a coo-

Tambaú festeja São João

O doce mel do Araripe agora tem registro nacionalPor Iara Diniz

NutricionistaFones: 87 8809.4556 | 87 9962.1686

Saborna mesa

ção de todos. As peças publicitárias

utilizadas mostram todas as delícias que podem ser pre-paradas com os produtos da Tambaú. “São backbus, out-bus, material de ponto de ven-da, anúncios para revistas e jornais, além do televisores de 15 segundos animado por um teatro de mamulengos com os personagens de noivo e noiva em 3D, que procuram mostrar toda variedade de produtos”, destacou a assessora de im-prensa da Tambaú Alimentos Liliane Dantas.

perativa cumpre os requisitos necessários à comercialização de mel no mercado interno. Agora, o Sertão do Araripe passa a ter uma unidade com registro na Adagro e duas com registro do Ministério da Agricultura. “São medidas im-portantes e conquistas aguar-dadas por toda a cadeia pro-dutiva do mel na região, que ganha ainda mais com uma maior formalização do setor”, revela a gestora do projeto de Apicultura do Sebrae na re-gião, Daniela Rodrigues.

O registro também é um importante apoio à industria-lização do produto no estado. O entreposto, empreendi-mento que fortalece a cadeia produtiva da apicultura no Araripe e também do estado,

Acelere a perda de peso!

Mudar os hábitos alimentares é o único caminho eficiente e duradouro para perder peso de maneira saudável. Com o poder de aumentar o gasto energético do seu organismo durante o pro-cesso digestivo e metabólico, as substâncias termogênicas pre-sentes em certos alimentos são excelentes aliadas para a queima de gordura corporal.

A boa notícia é que os alimentos termogênicos são baratinhos e bem fáceis de encontrar como: pimenta vermelha, feijão-bran-co, canela em pó, gengibre, chá verde, vinagre de maçã, açafrão, curry, entre outros. Mas não pense que basta comê-los para ema-grecer, pois sozinhos eles não conseguem garantir um resultado satisfatório. É preciso aliar o consumo desses alimentos a um plano nutricional balanceado, além de praticar atividades físicas regularmente.

Atenção!!Use-os diariamente, porém na dose certa, pois o abuso dos

termogênicos pode causar sintomas como taquicardia, hiperten-são arterial, hipoglicemia, tontura e insônia. Antes de incluí-los na sua dieta consulte um nutricionista.

Segue uma receita deliciosa, saudável e termogênica:

Frango ao Curry

Ingredientes - 100g (1 pedaço médio) de carne de frango (peito)- 2g (2 colheres de cafezinho) de sal- 25g (1/4 unidade média) de cebola- 2g (1/2 colher de chá) de azeite de oliva extra virgem- 35g (1/4 unidade média) de maçã vermelha fatiada- 40mL de caldo do cozimento do frango- 1g (1 colher de cafezinho) de curry- 4g (1 colher de chá rasa) de farinha de trigo

Modo de preparoCozinhe o frango com todos os temperos (s/ gordura) e desfie grosso (reserve o caldo do cozimento). Refogue a cebola com o azeite de oliva depois coloque a maçã e o curry. Deixe amolecer. Bata no liquidificador o refogado junto com o caldo do cozimento e a farinha. Junte o creme com o frango desfiado e cozinhe leve-mente.

é a primeira agroindústria de seu porte atender diretamente apicultores sertanejos oriun-dos da agricultura familiar. Além de fazer com que o mel do Araripe agregue valor no mercado, o ER permitirá que Pernambuco passe a encabe-çar o ranking nacional de pro-dução de mel.

A conquista do registro ofi-cial do mel do Araripe em nível federal contou com a partici-pação do Sebrae Pernambuco por meio da Unidade de Negó-cios no Sertão do Araripe, com a parceria da Prefeitura Muni-cipal, Pró-Rural (administra-do pelo Governo do Estado), AD Diper, IPA e dos ministé-rios da Agricultura e da Ciên-cia e Tecnologia, entre outras instituições.

Apicultores ganham mais valor de mercado com certificação

Page 16: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

16Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Seca é uma das maiores dos ultimos anos

Ministério libera Bolsa Estiagem e Garantia-Safra

O Ministério da Integra-ção Nacional inicia neste mês de junho o cumprimento das medidas anunciadas em maio como forma de amenizar os efeitos da seca que só em Per-nambuco atinge mais de 50 municípios das regiões do Ser-tão e do Agreste. Foram libe-rados recursos beneficiando mais de 113 mil agricultores de 263 cidades de Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe que tiveram prejuízo com a estiagem. Todos vão receber na próxima a primei-ra parcela, de R$ 80, do Bolsa Estiagem e a antecipação do Garantia Safra.

Agricultores de Afrânio, Belém do São Francisco, Dor-mente, Parnamirim e Petroli-na, são os primeiros do Sertão a receber a Bolsa Estiagem. A quantia total do benefício é de R$ 400, disponibilizado em cinco vezes por meio do cartão de pagamento do Bolsa Famí-lia ou do Cartão Cidadão, da Caixa Econômica Federal.

Para ter direito ao auxílio emergencial é necessário ser agricultor familiar com Decla-ração de Aptidão ao Pronaf, possuir renda familiar mensal

média de até dois salários mí-nimos, estar cadastrado no Ca-dastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CAdÚnico), não ter recebido o Garantia Safra 2011/2012 e residir em município em situ-ação de emergência ou estado de calamidade pública reco-nhecido pela Secretaria Nacio-nal de Defesa Civil.

O próximo repasse será

em 18 de julho e vai atender cerca de 400 mil agricultores em mais 800 municípios do semiárido. A escolha das pri-meiras cidades foi baseada no tempo de reconhecimento por situação de emergência. Para quem não possui cadastro no CadÚnico, a Caixa Econômica Federal vai efetuar o repasse por meio do Cartão Cidadão.

O governo federal vai in-

vestir R$ 2,7 bilhões para reduzir os efeitos da seca no Nordeste e no norte de Minas Gerais. A Operação Carro-Pipa está sendo reforçada e contará com cerca de 3.500 veículos, mais de 30 mil cisternas serão instaladas dentro do progra-ma Água para Todos e 2.400 poços serão recuperados. As ações são realizadas por diver-sos ministérios.

Mais Crédito - Para apoiar agricultores, lojistas e setores da indústria afetados pela seca foi criada ainda uma linha de crédito, via Banco do Nordeste, de R$ 1 bilhão. O li-mite varia de R$ 12 mil a R$ 100 mil, que poderá ser qui-tado em até 10 anos, com juro máximo de 3,5% ao ano, ca-rência de 3 anos e 40% de re-bate para quem pagar em dia.

Page 17: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

17 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Carnaíba, cidade de pou-co mais de 18 mil habitantes, localizada no Sertão do Pajeú, é um dos orgulhos da região pelas conquistas alcançadas na educação. Terra de Zé Dan-tas, um dos principais parcei-ros de Luiz Gonzaga, criador de hinos como A Volta da Asa Branca, Riacho dos Navios e Xote das Meninas, Carnaíba investiu pesado nos últimos oito anos na melhoria da edu-cação municipal e por isso foi um dos municípios que atin-giram as metas do programa Todos pela Educação, sendo destaque nacional e estadual e o primeiro lugar em Pernam-buco.

Por essa conquista, entre outras já divulgadas e propa-gadas, a pequena Carnaíba é considerada hoje modelo edu-cacional em Pernambuco. Se-gundo a secretária de Educa-ção do município, Josefa Rita de Lima, foram implantadas políticas públicas de valoriza-ção da aprendizagem e do pro-fessor. Hoje, a cidade conta com o ensino integral do 3° ao 9° ano do ensino fundamental. São realizadas duas formações

continuadas por ano dos pro-fessores e planejamentos a cada dois meses.

“Mais do que conquistar o reconhecimento, queremos que nossos alunos aprendam de verdade e saiam daqui se-guros em participar de qual-quer seleção ou disputa de conhecimento e serem aprova-dos”, afirma a secretária. Pela conquista do primeiro lugar nos índices de aprendizagem, os alunos foram contemplados com notbooks e os professores ganharam kits tecnológicos do Governo do Estado com not-book e impressora.

“Nós também temos nossa política de valorização, cum-prindo o piso nacional e tam-bém beneficiando os profes-sores com kits tecnológicos”, revela Josefa Rita. O trabalho de valorização da educação de Carnaíba atinge uma média de 2400 alunos. “Também fa-zemos avaliações com nossos alunos para que possamos aplicar os resultados em ações futuras de melhoria da quali-dade da educação em nossa ci-dade”, diz a titular da pasta de Educação do município.

Carnaíba é nota 10 em qualidade

da educaçãoPor Francys MayaE-mail [email protected]

Preparativos para a Série A2 2012A Diretoria de Competições da Federação Pernambucana de Futebol informou as normas e os jogos da primeira fase da Série A2 do Campeonato Pernambucano 2012. O Regulamento Específico da Competição está disponível na página da Série A2 no site. As regras podem ser consultadas para esclarecer dúvidas frequentes dos clubes e torcedores. A diretoria divulgou, também, a tabela completa – com as trintas rodadas da primeira fase do torneio de acesso.Os jogos de ida da competição iniciam no dia 27 de junho, com o fim da fase complementar no dia 10 de outubro. Serão 210 partidas nesta fase classificatória. Quinze equipes lutam por duas vagas na Série A1 2013. As semifinais vão ser realizadas nos dias 14 e 17 de outubro, com a final sendo feita em partida única, com mando de jogo para a equipe de melhor campanha.Confira a primeira rodada:

Qua, 27/jun15:00 Camaragibe/Luiz Alexandrino – Atlético x Vitória19:30 Garanhuns/Gigante do Agreste – Sete de Setembro x Afogadense20:00 Limoeiro/José Vareda – Centro Limoeirense x Timbaúba20:00 Chã Grande/Ewerson Simões – Chã Grande x Jaguar20:00 Olinda/Olindão – Olinda x Cabense20:00 Paulista/Ademir Cunha – Íbis x Pesqueira20:00 Cabo Sto. Agostinho/Gileno de Carli – Ferroviário x Carpina

Maratona da Fogueira em Serra TalhadaSexta-feira (22/06/2012)Saída: AeroportoChegada: Estação do ForróHorário: 16hParticipação de Atletas dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ex-Goleiro toma gol do DiabetesO ex-goleiro José Wilson, mais conhecido como Nego Arroz de Afogados da Ingazeira, sofreu um grande revés em sua luta contra o diabetes. Ele teve que ter parte da perna esquerda amputada em decorrência da doença. Como jogador, Arroz atuou pelo Pajeú na década de 80 e também teve passagem na Portuguesa, Ferroviário e União. Amigos do jogador juntamente irão organizar um torneio beneficente para arrecadar fundos e ajudar Arroz na compra de remédios.Arroz está morando de favor na casa de uma sobrinha na cidade de Princesa Isabel.(Colaborou: Blog do Itamar.)

Page 18: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

18Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Antonio Faria de Freitas NetoAdvogado ([email protected])

Fone: (81) 3229-9737 | 3227-5266

Coluna Jurídica

Em Petrolina um novo shopping será construído

O lançamento oficial do novo shopping a ser constru-ído em Petrolina, no Sertão do Estado, deverá ser realiza-do ainda este mês. O centro comercial será construído na Avenida Sete de Setembro, terá aproximadamente 50 mil m² de área construída, dois pavimentos, mais de 700 va-gas de estacionamento e, na fase de operação, gerará cerca de três mil empregos diretos e indiretos.

Para que as obras do novo empreendimento sejam inicia-das é necessária a licença de instalação concedida pela Pre-feitura. O prefeito da cidade, Júlio Lóssio, acredita que até o fim de junho, todo o proces-so de liberação tenha sido to-talmente concluído. Segundo

Apresentado em julho do ano passado, o projeto de construção de um Shopping Center em Serra Talhada ain-da não teve suas obras inicia-das. O shopping será implan-tado pelo Grupo João Duque e investidores de outros municí-pios. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada, Célio Antu-nes, a prefeitura já formalizou a parceria com os empresários para a construção do shop-ping.

“Por meio dessa parceria que foi formalizada através de um protocolo de intenções, a prefeitura assumiu o compro-misso de realização de obras de infraestrutura de acesso e concessão de incentivo fiscal. Os projetos já estão todos em andamento e em breve serão concluídos. O Projeto de Lei que prevê incentivos fiscais já foi encaminhado para a Câma-ra de Vereadores para vota-ção”, garantiu o secretário.

O primeiro shopping cen-ter de Serra Talhada terá duas

lojas âncoras (Lojas Ameri-canas e um supermercado) e mais 60 lojas satélites, além de três salas de cinema e praça de alimentação. A estimativa é de que sejam gerados pelo me-nos 350 empregos diretos. O investimento total deverá ficar em cerca de R$ 25 milhões. O shopping será instalado numa área de 35 mil metros quadra-dos localizada entre a Distri-buidora de Bebidas Jodibe e a Escola Irnário Inácio.

De acordo com a empresa que desenvolveu o projeto do shopping, o município de Ser-ra Talhada atende a critérios de viabilidade econômica para a construção do empreendi-mento. Entre os indicadores apresentados, destacam-se o número de habitantes, Pro-duto Interno Bruto, Índice de Desenvolvimento Humano, número de estabelecimentos comerciais, oferta varejista, entre outros aspectos.

Outro aspecto importante é a preocupação com logísti-ca e admissão de funcionários

que também sejam da região. O shopping será um instru-mento de fomento desenvol-vimentista para Serra Talha-da e o entorno do município. O projeto do shopping center de Serra Talhada agrega todas as características dos grandes shoppings das capitais, a única diferença está nas proporções.

De acordo com o empre-sário Murilo Duque, o projeto inicial pode sofrer pequenas alterações para acomodação de negócios e adequação da estrutura. “Apesar de o pro-jeto do shopping ser estáti-co, não descartamos a vinda de novos empreendedores”, e completou. “Estamos con-cluindo a produção do layout do shopping, para que em se-guida possa ser estruturado o plano de negócios do empre-endimento. Temos do nosso lado uma empresa experiente na área que está realizando todo um estudo de mercado para que tudo saia como o pla-nejado”, afirmou o empresário Murilo Duque.

Prefeitura firma parceria com shopping de Serra

a Assessoria de Imprensa de Petrolina, nos próximos dias a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) finaliza a primeira etapa do licencia-mento do novo shopping.

De acordo com a gerente de Licenciamento da AMMA, Denise Williane Lima, que está coordenando o processo de licenciamento do novo sho-pping, a Agência está na fase de licenciamento prévio. “Nes-ta fase, uma equipe multidisci-plinar, formada por arquiteto, biólogo, geólogo, engenheiros agrônomos e civil, analisa se serão atendidas todas as ques-tões referentes à construção, por exemplo, os impactos vi-ários, socioeconômicos e am-bientais”, explicou a gerente.

Sobre os impactos am-

A DIFERENCIAÇÃO JURÍDICA DO CONCEITO

DOS JUROS, DA MULTA E DA CORREÇÃO MONETÁRIA

Mesmo sendo os juros, a multa e a correção monetária, fartamente utilizados no dia-a-dia em geral - seja por pessoas jurídicas ou mesmo físicas, nas mais simples às mais complexas contratações - muitas vezes os próprios contraentes desconhe-cem o seu conceito técnico, se utilizando deles sem verdadeira-mente entender o seu sentido e a sua finalidade jurídicos.

Apesar de se tratar de institutos de Direito Civil e neste Có-digo estarem ancorados, eles possuem claras distinções legais, doutrinárias e jurisprudenciais, que ora serão brevemente por nós comentadas.

Os juros, em palavras simples, correspondem a um prêmio pelo uso do dinheiro, com permissão da própria Lei. É, assim, o fruto obtido pela utilização de certo capital por determinado tempo, em recompensa à sua privação por parte do credor em tal período.

Os juros podem ser classificados entre compensatórios e moratórios. No primeiro caso, a remuneração do credor se dá pelo emprego do dinheiro, ou seja, por ter impedido o credor ao acesso a seu próprio capital; no segundo, sua compensação advém pelo não pagamento do dinheiro devido, ou seja, pelo risco que o credor passou da possibilidade de não o receber de volta.

Já a multa, ao revés dos juros, advém de uma idéia de pe-nalidade propriamente dita. A multa é um castigo dado a quem deixa de cumprir certa obrigação contratual ou legal. No mo-mento em que há a transgressão do ora ajustado, abre-se à outra parte o direito de receber uma pena pecuniária, ou seja, uma cláusula penal.

Assim, deixando de cumprir culposamente a obrigação, ou for constituído em mora, o responsável incorrerá no pagamen-to da multa penal.

Por seu turno, a correção monetária, não se trata nem de preço do dinheiro, nem penalidade, mas, tão somente, a atuali-zação financeira do capital baseada na inflação do país.

Considerando que a inflação corrói o capital no decorrer do tempo, a correção monetária irá, apenas, manter o poder de compra do dinheiro, evitando que o mesmo se decomponha.

Não se trata, destarte, de um plus, já que na sua ausência ocorreria a desvalorização do dinheiro e o conseqüente preju-ízo do credor.

Assim, a correção monetária não traz aumento real ao capi-tal, já que a sua função é apenas a de manter intacto e preser-vado o poder da moeda.

Estamos à disposição para sugestões, comentários, o escla-recimento mais aprofundado de dúvidas acerca desta matéria, ou outras que necessite, bem como quaisquer outros contatos que se fizeremnecessários, que poderão ser feitos através do nosso site: www.antoniofaria.com.br; e-mail: [email protected]; ou telefone: (81) 3229-9737 e 3227-5266.

bientais da área onde o novo empreendimento será cons-truído, a gerente de Licencia-mento da AMMA explica que os impactos ambientais com relação ao desmatamento não são graves. “Na área, a maior parte da vegetação é de plan-tas invasoras como a algaroba, e sua existência no local prova que o ambiente foi antropiza-do, ou seja, que já foi alterado pelo homem justamente por se tratar de uma área urbana”, assegurou Denise Lima.

De acordo com dados da Associação Pernambucana de Shopping Centers, o River Shopping, primeiro de Pe-trolina, construído em 1995, é o maior centro de compras da Região com uma área de 22.734 m² e 108 lojas.

Page 19: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

19 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Caatinga tem um protetor em SerraFilho de Serra Talhada,

Sertão do Pajeú, Homembom Magalhães, ou simplesmente seu Bonzinho, é um dos or-gulhos da cidade. Um cidadão serratalhadense que procura fazer a diferença na região. A intenção de Seu Bonzinho é preservar a realidade em que vive passando para crianças e adultos a importância do bio-ma Caatinga. As ações dele têm mudado a visão de meio ambiente entre os morado-res e visitantes do município, onde o geógrafo de formação procura difundir os cuidados com a natureza.

Ele transformou a sua pro-priedade de 260 hectares, o Sítio Buenos Aires, localiza-do em Serra Talhada, numa imensa sala de aula visitada todos os anos por mais de 300 estudantes. São pessoas de todas as idades e cursos. O grupo mais recente era for-

mado por alunos mestrandos em Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O tema discutido é sempre a conservação da Ca-atinga, único ecossistema ex-

Sítio Buenos Aires é um local de preservação em Serra Talhada

clusivamente brasileiro. A ideia de fazer de sua pro-

priedade local de preservação da Caatinga surgiu da preo-cupação com a devastação do bioma. “A Caatinga está sen-

do dizimada. Hoje já são 45% comprometidos, por isso pre-cisamos preservar e aproveitar o que nos resta, difundindo cada vez mais esse objetivo”, ressaltou.

Para seu Bonzinho, a Ca-atinga é grande demais para ser esquecida pelos governos e a sociedade, e precisa de cui-dados. “Todo o meu trabalho é para destacar a importância desse bioma que é exclusiva-mente brasileiro, começando essas discussões desde cedo, mostrando para as crianças toda beleza de nossa Caatinga, de nossa região”, enfatizou.

Com a ajuda de dois fun-cionários e toda a família nesse projeto, seu Bonzinho cria bodes e galinhas de capo-eira, além de plantas, giras-sol, sorgo e inhame. Não usa agrotóxico. O conhecimento adquirido com a experiência de vida o ensinou que quando a vegetação nativa é conserva-da, as pragas têm com que se alimentar, poupando as plan-tações. No Sítio Buenos Aires, 85% da propriedade são desti-nados à preservação.

Page 20: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

20Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

CIÊNCIA

Dieta é melhor que exercício para grávidas

A pesquisa, publicada no British Me-dical Journal, analisou os resultados de 44 estudos, com dados sobre 7.000 mu-lheres. O sobrepeso durante a gravidez está associado a problemas como diabe-tes, pressão alta e parto prematuro.

Até agora a recomendação do sistema de saúde britânico era que as gestantes não fizessem dieta, porque acreditava-

Em uma pesquisa que ouviu 204 famí-lias da Grã-Bretanha, a entidade ressalta os riscos do excesso da atividade e a neces-sidade de que os pais estabeleçam limites na relação que as crianças desenvolvem com os jogos eletrônicos.

Os pais de crianças entre 9 e 18 anos acreditam que o videogame influencie o convívio familiar e as habilidades sociais de seus filhos. A pesquisa apurou que 46% dos pais acham que o excesso dos jogos leva a menos cooperação em casa. “A si-tuação mais típica que encontramos é da criança que se torna irritada e agressiva quando solicitada a arrumar o quarto, fa-zer os deveres de casa ou jantar, quando o que ela realmente quer é continuar jogan-do videogame”, disse à BBC Brasil Mike Fi-sher, diretor da BAAM.

Na escola, professores se queixam de alunos com falta de concentração, sono-lência, irritabilidade e dificuldades de inte-ragir com os colegas. Mas esses são apenas alguns dos efeitos que a obsessão pelos

jogos pode causar, explica Fi-sher.

Estudos e exemplos prá-ticos mostram que a conti-nuidade do isolamento social pode levar a casos extremos como o dois dois adolescentes que mataram 12 colegas e um professor em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999, e do norueguês Anders Breivik, que em julho do ano passado ma-tou 69 pessoas em um ataque a uma colônia de férias.

Muito videogame: isolamento e agressividade

se que isso poderia prejudicar o bebê. Mas, o estudo concluiu que o peso do recém-nascido não é afetado pela die-ta. A pesquisa comparou mulheres que adotaram uma dieta balanceada com outras que fizeram apenas exercícios físicos e um terceiro grupo que combi-nou os dois.

Os pesquisadores analisaram quan-to peso as mulheres ganharam durante a gestação e se elas sofreram com com-plicações. Enquanto todos os métodos ajudaram as mulheres a evitar um ga-nho de peso excessivo, o mais eficiente foi a dieta com restrição calórica e rica em frutas, verduras e grãos integrais.

As gestantes que fizeram só dieta ganharam em média 4 kg a menos que o grupo de controle, contra 0,7 kg das que fizeram atividades físicas e 1 kg das que combinaram os dois.

Na Europa e nos EUA, entre 20% e 40% das mulheres grávidas ganham mais peso que o recomendado.

Page 21: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

21 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

São João aquece a fogueira no SertãoO São João 2012 promete animar várias ci-

dades do Sertão de Pernambuco a exemplo de Arcoverde, Salgueiro e Petrolina, que investi-ram em grandes atrações nos seus tradicionais arraias. Outros municípios da região também festejarão os santos juninos. Em Orocó, no Sertão do São Francisco, a programação ofi-cial da festa acontece de 22 a 24 de junho e o tema, como em outras cidades sertanejas, será o centenário de nascimento de Gonzagão. Os shows estão marcados para o pátio de eventos da Agrovila 07, no Projeto Brígida, sempre a partir das 21h.

Nomes como Zé Nailton e Juarez; Mique-lângelo e Forró Balançado; Donizete do Acor-deon, de Parnamirim, estão entre as atrações regionais da festa. Os festejos são realizados pela Prefeitura de Orocó, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fun-darpe, e são organizados pelas Secretarias Mu-nicipais de Turismo e Desenvolvimento Econô-mico e a de Assuntos do Projeto Brígida.

Em Triunfo, na região do Pajeú, o São João também homenageia os 100 anos do mestre Luiz Gonzaga, com uma programação bem tí-

pica da época. “Será um verdadeiro período de efervescência das tradições juninas e culturais. Neste novo formato, Triunfo mostrará seu di-ferencial para os turistas e visitantes que estão buscando um lugar para descansar e vivenciar o verdadeiro e tradicional Arraiá de São João e São Pedro”, destacou o Secretário de Turismo Evanildo Fonseca. O evento em Triunfo é uma Realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Des-portos-SETUR, com o Apoio: COMTUR e SESC Triunfo.

Na cidade de Mirandiba, os festejos tiveram início dia 15 de junho e seguem até a véspera de São João. Lá são muitos os motivos para come-morar. São 100 anos de Fundação, 100 anos de Luiz Gonzaga e 100 do Padroeiro São João Ba-tista. Artistas como Flávio Leandro, Geraldinho Lins e Mano Walter farão parte da festa.

Já na cidade de Tuparetama, a homenagem é para São Pedro entre os dia 5 e 7 de julho. Com o tema “Vem festejar com a gente”, a festa pro-mete atrair grande público com shows musicais de Irah Caldeira, Saia Rodada, Vozes do Campo e outros artistas locais.

Arcoverde é um dos principais polos da festaO São João dos Sertões em

Arcoverde, um dos mais tradi-cionais do interior de Pernam-buco, é também um dos mais procurados e apesar da crise enfrentada pelos municípios nordestinos com a estiagem, o evento já está inserido no ca-lendário do Estado como um

dos maiores e mais expressi-vos eventos juninos de Per-nambuco e do Nordeste.

Aliado a sua importância artística e cultural, o São João de Arcoverde gera cerca de 4.000 empregos e deve injetar este ano cerca de R$ 20 mi-lhões na economia do muni-

cípio. Isso torna o evento im-prescindível para o comércio, serviços e a economia como um todo da cidade, com car-ga máxima nos equipamentos de hotelaria e de gastronomia, movimentando de maneira es-pecial toda a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego

e renda, lembra Pacheco.Ele informa ainda que a

prefeitura reduziu em 20% os investimentos no evento em comparação com o pre-visto para este ano. Apesar da redução, a grade principal anunciada pelo prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), manteve-

se inalterada, garantindo os grandes shows que atraem turistas e visitantes, movi-mentando a economia local e regional. Para isso, a prefei-tura renegociou contratos e também foi em busca de pa-trocinadores privados para fortalecer o evento.

São João dos Sertões atrai multidão em Arcoverde

Page 22: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

22Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

A EXPOSERRA – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada está chegan-do a 13ª edição e será realiza-da nos dias 12,13 e 14 de julho de 2012 no Pátio de Eventos do município. O evento tem por objetivo promover o de-senvolvimento econômico, sendo forma estratégica para expandir os setores comercial e cultural de Serra Talhada e região.

A Exposerra tem como principal realizador a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Serra Talhada, com parce-rias de entidades como a Pre-feitura Municipal, Sebrae-PE, Ad-diper, Empetur, Banco do Nordeste, Caixa, e de em-presas, como Tupan, Grupo Pajeú, Skol , Pitu e J.B. Distri-buidora.

A feira, foco principal do evento, contará com 250 es-tandes e cerca de 80 exposi-tores que a utilizam como vi-trine para expor suas marcas

e serviços, onde espera-se um público médio de 15 mil visi-tantes/dia. Além da feira, está prevista a Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae, que visa ser ponte entre fornece-dor e comprador, trazendo assim, mais oportunidades de negócios para a região. O vo-lume de vendas gerados pelo evento, neste ano, está esti-mado entre 15 e 20 milhões de reais.

O presidente da CDL, Everaldo Lima, destaca a im-portância da feira, que já faz parte do calendário oficial de eventos no Estado. “É im-prescindível ressaltar que a Exposerra é o único evento no calendário da cidade que lota toda sua rede hoteleira e que usa parte dela de municípios vizinhos, como Triunfo, Cus-tódia e Salgueiro e além disso, proporciona grande demanda na rede gastronômica gerando entre 1.000 e 1.200 empregos diretos e indiretos”, afirmou.

CDL realiza 13ª edição da Exposerra

Feira faz parte do calendário de eventos do Estado

Programação Oficial

12/07/12

Garota SafadaAmigos Sertanejos

13/07/12

Léo MagalhãesGeraldinho Lins

Rui Grúdi

14/07/12

Fábio Jr.Forró das Antigas

Fábio e Nando

Page 23: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

23 Jornal do Sertão - Junho de 2012 / Edição 76

Sistema chegará a 20 municípios da região

Adutora do Pajeú reduzirá escassez de água

Seguros e emplacamentos em geralCaminhões, Ônibus, Carros,

Motos, Imóveis e etc

F: (87) 3831.7053 / 9902.6999 / 9940.2941Av. João Gomes de Lucena, 4100

A Adutora do Pajeú vai beneficiar no total, após sua conclusão, 400 mil pessoas. É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenada pelo Mi-nistério da Integração Nacio-nal e executada pelo Depar-tamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). O investimento na segunda eta-pa do sistema será de R$ 338 milhões, incluindo obras civis, fornecimento de materiais e desapropriações. O sistema é formado por 402 km de adu-toras, onze reservatórios, duas unidades de captação e doze estações elevatórias.

A expectativa é de que a obra, ainda este ano, já redu-za os efeitos da estiagem, le-vando água para a cidade de Serra Talhada e reforçando o sistema da Compesa (Compa-nhia Pernambucana de Sane-

amento). “O governo federal trabalha para vencer o desafio da universalização da água. Os prejuízos, inclusive na eco-nomia, são grandes. A presi-denta Dilma sabe disso e vai transformar a necessidade em oportunidade, transferindo ainda mais recursos e inves-timentos com rapidez diante do reclame do sertanejo”, afir-mou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em cerimônia na Câ-mara Municipal de Floresta, na companhia do governador Eduardo Campos, e do pre-sidente do DNOCS, Emerson Fernandes.

A Primeira Etapa do Sis-tema Adutor do Pajeú já se encontra em obras. Cerca de 40% de avanço físico, esta fase terá investimento de R$ 187 milhões. A obra é composta por 197 km de tubulações, da

captação em Floresta até Afo-gados da Ingazeira, incluindo o ramal para abastecimento de Serra Talhada. Possui também quatro reservatórios e seis es-tações elevatórias.

Todo o sistema adutor (1ª e 2ª Etapa) terá cerca de 600 km e beneficiará trinta e duas localidades, sendo vinte mu-nicípios de Pernambuco. Se-gundo o governador Eduardo Campos, esta é uma obra an-tiga e que trará inúmeros be-nefícios para a região de Serra. “Acredito que até setembro o município e as cidades vi-zinhas a Serra Talhada terão água nas torneiras”, promete; o governador que assinou or-dens de serviço da obra junta-mente com o ministro Fernan-do Bezerra.

As cidades beneficiadas com a adutora do pajeú: Flo-resta, Betânia, Carnaubeira

da Penha, Serra Talhada, Ca-lumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Car-naíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Ingazeira, Solidão, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho),

três distritos (Canaã, em Triunfo, Tupanaci, em Miran-diba e Riacho do Meio, em São José do Egito) e um povoado (Nazaré do Pico, em Floresta), todos inseridos na bacia do rio Pajeú; além de outros oito mu-nicípios da Paraíba.

Page 24: Jornaldo sertão  edição 76   junho 2012

24 Jornal do Sertão - Abril de 2012 / Edição 74

Lançado em março de 2006, com periodicidade mensal, O Jornal do Sertão é o único veiculo de comunicação em mídia impressa do interior de Pernambuco que alcança os principais municípios do Sertão do Estado. Possui uma tiragem com-provada de 8 mil exemplares, que atinge cerca de 6 leitores por exemplar, o que resulta em um publico estimado de 48 mil leitores (autorida-des municipais, estaduais, federais, empresários, profissionais liberais, estudantes e formadores de opinião). Além disso, por ter uma periodici-dade mensal, sua vida útil supera em muito a dos jornais diários.

Valorize seu investimento. Anúncie em um ve-ículo que dá prestígio à sua marca.

Anuncie no

Jornal do SertãoINTEGRANDO A REGIÃO

81. [email protected]