jtm 06-01-2012

20
DIRECTOR JOSÉ ROCHA DINIS | DIRECTOR EDITORIAL EXECUTIVO SÉRGIO TERRA | Nº 3941 | SEXTA-FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2012 WWW.JTM.COM.MO AO SERVIÇO DE MACAU DESDE 1982 Tribuna de Macau Jornal 10 PATACAS PÁG 3 Comissão que elege Chefe unânime na defesa do “equilíbrio de interesses” Apoio financeiro do IAS a instituições particulares aumenta 10 por cento PÁG 7 Falta de mão-de-obra e subidas salariais deixam PME’s sob “maior pressão” PÁG 2 DST alarga efectivos na “luta” contra as pensões ilegais PÁG 5 Funeral pode “baralhar” contas eleitorais em Taiwan PÁG 13 Preços das casas podem cair 15% Uma das principais agências de mediação imobiliária implantadas em Macau prevê que os preços das fracções habitacionais poderão cair entre 10 a 15% no primeiro semestre de 2012. De acordo com os cálculos da Centaline Macau, a tendência de quebra deverá ser menor na segunda metade do ano, podendo quedar-se pelos 5%. PÁG 5 Myanmar aprova partido de Aung San Suu Kyi A Liga Nacional para a Democracia, liderada por Aung San Suu Kyi, prémio Nobel da Paz de 1991, poderá concorrer às legislativas de 1 de Abril em Myanmar, depois da sua participação no acto ter sido aprovada pelas autoridades birmanesas. O partido venceu as eleições de 1990, mas a vitória não foi reconhecida pela junta militar. Desde então, Suu Kyi passou a maior parte do tempo detida. Ontem, em entrevista à BBC, Suu Kyi mostrou-se entusiasmada sobre as reformas em curso. “Eu acredito que haverá eleições plenamente democráticas enquanto for viva, mas não sei por quanto tempo vou viver”, declarou a ícone da oposição, de 66 anos. Questionada sobre a possibilidade de concorrer à presidência, respondeu: “eu já nem sei o que desejo fazer”. PREVÊ UMA DAS PRINCIPAIS AGÊNCIAS DO IMOBILIÁRIO EUA vão reforçar presença militar na Ásia Barack Obama prometeu ontem manter a “superioridade militar” dos EUA no mundo e revelou que será dada prioridade à Ásia. Segundo o Presidente norte-americano, os EUA irão “reforçar a sua presença na região Ásia-Pacífico e as reduções orçamentais não ocorrerão às custas dessa região crucial”. Durante a apresentação da nova estratégia americana para a Defesa, sublinhou ainda que Washington está a “virar a página de uma década de guerras” no Iraque e Afeganistão e deve centrar-se numa estratégia de segurança baseada em forças militares convencionais menores, por força dos cortes no orçamento que atingirão 487 mil milhões de dólares no prazo de 10 anos. Mas, avisou: “O mundo inteiro deve saber que os EUA vão manter a sua superioridade militar com forças armadas que serão ágeis, flexíveis e prontas a reagir ao conjunto de circunstâncias e ameaças possíveis contra os interesses do país”. Obama garantiu ainda que os EUA continuarão a apoiar as alianças estabelecidas, incluindo no seio de NATO, e a acompanhar a situação no Médio Oriente.

Upload: tribuna-macau

Post on 25-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Tribuna de Macau

TRANSCRIPT

Page 1: JTM 06-01-2012

Director José rocha Dinis | Director eDitorial executivo sérgio Terra | Nº 3941 | sexta-feira, 06 De jaNeiro De 2012

www.jtm.com.moao serviço De macau DesDe 1982

Tribuna de Macau Jornal

澳門論壇日報 10 PaTacas

Pág 3

Comissão que elege Chefeunânime na defesa do “equilíbrio de interesses”

Apoio financeiro do IAS a instituições particularesaumenta 10 por cento

Pág 7

Falta de mão-de-obrae subidas salariais deixamPME’s sob “maior pressão” Pág 2

DST alarga efectivosna “luta” contra aspensões ilegais Pág 5

Funeral pode “baralhar” contas eleitoraisem Taiwan Pág 13

Preços das casas podem cair 15%Uma das principais agências de mediação imobiliária implantadas em Macau prevê que os preços das fracções habitacionais poderão cair entre 10 a 15% no primeiro semestre

de 2012. De acordo com os cálculos da Centaline Macau, a tendência de quebra deverá ser menor na segunda metade do ano, podendo quedar-se pelos 5%. Pág 5

Myanmar aprova partido de Aung San Suu Kyia liga Nacional para a Democracia, liderada por aung san suu Kyi, prémio Nobel da Paz de 1991, poderá concorrer às legislativas de 1 de abril em Myanmar, depois da sua participação no acto ter sido aprovada pelas autoridades birmanesas. o partido venceu as eleições de 1990, mas a vitória não foi reconhecida pela junta militar. Desde então, suu Kyi passou a maior parte do tempo detida. ontem, em entrevista à BBc, suu Kyi mostrou-se entusiasmada sobre as reformas em curso. “eu acredito que haverá eleições plenamente democráticas enquanto for viva, mas não sei por quanto tempo vou viver”, declarou a ícone da oposição, de 66 anos. Questionada sobre a possibilidade de concorrer à presidência, respondeu: “eu já nem sei o que desejo fazer”.

PREVÊ UmA DAS PRINcIPAIS AGÊNcIAS Do ImoBILIÁRIo

EUA vão reforçar presença militar na ÁsiaBarack obama prometeu ontem manter a “superioridade militar” dos eua no mundo e revelou que será dada prioridade à Ásia. segundo o Presidente norte-americano, os eua irão “reforçar a sua presença na região Ásia-Pacífico e as reduções orçamentais não ocorrerão às custas dessa região crucial”. Durante a apresentação da nova estratégia americana para a Defesa, sublinhou ainda que Washington está a “virar a página de uma década de guerras” no iraque e afeganistão e deve centrar-se numa estratégia de segurança baseada em forças militares convencionais menores, por força dos cortes no orçamento que atingirão 487 mil milhões de dólares no prazo de 10 anos. Mas, avisou: “o mundo inteiro deve saber que os eua vão manter a sua superioridade militar com forças armadas que serão ágeis, flexíveis e prontas a reagir ao conjunto de circunstâncias e ameaças possíveis contra os interesses do país”. obama garantiu ainda que os eua continuarão a apoiar as alianças estabelecidas, incluindo no seio de Nato, e a acompanhar a situação no Médio oriente.

Page 2: JTM 06-01-2012

Pág 02 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

Propriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor na lística e Editorial, S.A.R.L. • Administração: José Rocha Dinis • Director: José Rocha Dinis Director Editorial Executivo: Sérgio Terra • Grande Repórter: Raquel Carvalho • Redacção: Fátima Almeida, Paulo Barbosa e Viviana Chan • Colaboradores: José Luís Sales Marques, Miguel Senna Fernandes, Rogério P. D. Luz (S. Paulo) e Rui Rey • Colunistas: Albano Martins, António Aresta, António Ribeiro Martins, Daniel Carlier, Henrique Manhão, João Guedes, Jorge Rangel, Jorge Silva, José Simões Morais, Luis Machado e Luíz de Oliveira Dias • Grafismo: Suzana Tôrres • Serviços Administrativos e Publicidade: Joana Chói ([email protected] e [email protected]) • Agências: Serviços Noticiosos da Lusa e Xinhua Impressão: Tipografia Welfare, Ltd • Administração, Direcção e Redacção: Calçada do Tronco Velho, Edifício Dr. Caetano Soares, Nos4, 4A, 4B - Macau • Caixa Postal (P.O. Box): 3003 • Telefone: (853) 28378057 • Fax: (853) 28337305 • Email: [email protected] (serviço geral)

jornal tribuna de macau

local

LojAS AcREDItAm QUE o FUtURo mEIo DE tRANSPoRtE FomENtARÁ oS NEGÓcIoS

comerciantes da Taipa “aplaudem” MetroEm contraste com as críticas geradas noutras zonas do território, o projecto do Metro Ligeiro parece contar com o apoio das unidades comerciais da Taipa

Responsáveis do Gabinete para as Infra-estru-turas de Transportes (GIT), Direcção dos Ser-viços para os Assuntos de Tráfego e Direcção

dos Serviços de Protecção Ambiental estão a reali-zar visitas às unidades comerciais localizadas junto da Rua do Pai Kok na Taipa e da Rua do Regedor, com o objectivo de “manter a comunicação e inte-racção com a população” ao longo do segmento do centro da Taipa do Sistema de Metro Ligeiro.

Durante as visitas, os responsáveis governa-mentais têm procurado atenuar receios dos cida-dãos, sublinhando o seu empenho no sentido de assegurar que o processo de construção do projecto do Metro Ligeiro seja “rápido, flexível e pragmáti-co”, de modo a diminuir o impacto das diferentes empreitadas no quotidiano da população.

De acordo com o GIT, as unidades comerciais das zonas agora visitadas salientaram que esperam que “o sistema de Metro Ligeiro possa ser imple-mentado com a maior brevidade possível de modo a facilitar a mobilidade dos cidadãos”, dinamizan-do o fluxo populacional e contribuindo para o de-senvolvimento do ambiente económico.

No entanto, os responsáveis dos estabeleci-mentos daquelas zonas também manifestaram pre-ocupação com os condicionalismos derivados dos trabalhos de execução das obras, pelo que exorta-ram o Governo a minimizar o impacto na activida-de comercial.

Depois das obras do parque de materiais e ofi-cina terem sido lançadas oficialmente em Novem-bro, a empreitada do segmento do centro da Taipa será iniciada no primeiro trimestre do corrente ano, o que “assinala uma entrada do projecto global na fase de construção”, segundo salienta uma nota di-vulgada pelo GIT.

De acordo com o comunicado oficial, durante a visita Ho Cheong, coordenador-adjunto do GIT, garantiu que o organismo irá manter uma “comu-

nicação estreita” com os respectivos departamen-tos, no domínio dos trabalhos de coordenação. O Gabinete frisa, aliás, que a Administração tem vindo a prestar atenção às opiniões da população sobre o projecto do Metro Ligeiro, “considerando seriamente” as diversas sugestões apresentadas.

GIT continua a explicar projecto do Metro à população

HOTÉIS QUASE CHEIOS PARA ANO LUNAR. algumas unidades hoteleiras de Macau já têm cerca de 80% dos quartos reservados para o primeiro dia do ano Novo lunar. segundo o jornal ou Mun, a grande maioria das reservas foi feita por turistas da china continental e Hong Kong.

5.600 JÁ FIZERAM PROVA DE VIDA. No primeiro dia destinado à realização de prova de vida do ano de 2012, 5.624 pessoas cumpriram esse processo, sendo 1.280 recorreram a quiosques automáticos, anunciou o fundo de segurança social. os beneficiários das pensões para idosos e de invalidez podem usar os quiosques automáticos instalados em 26 locais para efectuarem a prova de vida.

DIZ o PRESIDENtE DA ASSocIAÇÃo DE cIÊNcIAS EcoNÓmIcAS

PME’s “vão sofrer maior pressão”As PME’s confrontam-se com escassez de mão-de-obra e os salários estão a subir, bem como os preços das rendas e das matérias primas. Nesta conjuntura, o presidente da Associação de Ciências Económicas diz que são necessários mais apoios, em especial para os novos empreendedores

O “ambiente de negócios será pior” para as Pequenas e Mé-dias Empresas (PME’s) ao lon-

go deste ano, considera o presidente da Associação de Ciências Económi-cas. Segundo Joey Lao, as PME’s “vão sofrer maior pressão” em 2012, por isso será necessária a criação de mais incentivos para apoiá-las.

O investigador e docente do De-partamento de Economia da Univer-sidade de Macau pensa que as PME’s já enfrentam uma situação de falta de trabalhadores, num contexto em que os salários estão a aumentar, bem como os preços das rendas e das ma-térias primas. A abertura de mais ho-téis e casinos ainda este ano faz com que seja previsível que se verifique uma maior fuga de trabalhadores das PME’s.

Outro factor a ter em conta é a dependência do exterior por parte

da economia local, especialmente da China Continental. No entanto, se-gundo disse o dirigente associativo ao jornal Ou Mun, Macau só sofrerá um impacto negativo se acontecerem alterações significativas no Interior da China.

Dada a elevada taxa de cresci-mento registada no ano passado, Joey Lao avalia que a economia de Macau já tem “uma dimensão grande”. O presidente da Associação de Ciências Económicas de Macau prevê que essa taxa de crescimento vai abrandar, cifrando-se nos 10 por cento, o que dificultará a criação de pequenos ne-gócios próprios.

Do outro lado da moeda, com a dimensão do mercado a alargar-se, surge a possibilidade de mais con-

corrência e oportunidades. Neste contexto, Joey Lao é apologista do empreendedorismo, aconselhando quem tenha ideias para criar os seus próprios negócios a avançar, adap-tando o seu modelo de negócio às características da economia local e apostando em áreas como o turismo.

Para além do já existente fundo para apoiar PME’s, o dirigente da Associação de Ciências Económicas defende que deva ser constituído outro fundo para a criação de novos negócios, bem como mais serviços de aconselhamento governamentais. Uma outra sugestão passa pela facili-tação da concessão a PME’s das lojas pensadas para os pisos térreos dos bairros de habitação pública que es-tão a ser construídos.

Por sua vez, a vice-presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas, Iong Jing Cyun, salientou que têm sido atingidos sucessos na área do turismo, mas que as empre-sas que se dedicam a outras áreas económicas vão sofrer mais pressão. Por isso, propõe descontos específi-cos nas contas de electricidade e nas rendas, bem como apoios salariais.FRANCIS TAM JÁ PROMETEU APOIOS. Em Novembro, durante o debate sectorial sobre as Linhas de Acção Governativa, Francis Tam ad-mitiu que a “possibilidade da desa-celeração da economia mundial e do abrandamento da economia local” terá impactos “inevitáveis” no fun-cionamento das PME’s. O Secretário para a Economia e Finanças anunciou que o Governo pretende prestar um apoio reforçado àquele género de em-presas. As medidas previstas incluem, entre outras, os planos de apoio e de garantia de créditos a essas empresas, que visam minimizar as dificuldades na obtenção do financiamento neces-sário. O limite máximo da verba pre-vista no Plano de Apoio a PME’s pas-sará de 500 para 600 mil patacas.

Francis Tam referiu-se também às “inúmeras oportunidades de negócio” que os empreendedores locais pode-rão encontrar no desenvolvimento da Ilha da Montanha. Segundo disse, a Comissão para a Apreciação dos Pro-jectos de Investimentos de Macau na Ilha da Montanha “vai prestar apoios às empresas locais para melhor apro-veitarem as oportunidades decorren-tes da exploração da ilha”.

paulo barbosaviviana chan

Joey Lao pede mais apoios para as PME’s

Page 3: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 03

localREFORMA EM CINCO PASSOS. todo este processo que deve culminar no aumento dos lugares na comissão eleitoral e na assembleia legislativa vai ser feito em cinco passos. Dois dos passos envolvem a consulta do comité Permanente da assembleia Popular Nacional.

AS QUESTÕES QUE O GOVERNO QUER VER RESPONDIDAS. as duas questões que têm sido colocadas prendem-se com a necessidade, ou não, de se rever o método para a constituição da assembleia legislativa e para o chefe do executivo.

SEGUNDA RoNDA DE AUScULtAÇÕES PARA A REFoRmA Do SIStEmA PoLÍtIco

Unanimidade parao “equilíbrio de interesses”Todos parecem estar de acordo: que se altere o número de membros para a Comissão Eleitoral e para a Assembleia Legislativa, sem modificar mais nada. Mas há quem lembre que a Lei Básica não prevê o sufrágio universal directo, como alguns têm vindo a reclamar, e há quem queira mais representação profissional, mais jovens e mais classe média nos lugares a distribuir

o momento mais descontraído da tardeo momento mais descontraído da sessão de ontem foi protagonizado por Ho va tim, que se apresentou na sessão como trabalhador na área do marisco, na Ponte-cais, com mais de 80 anos. “conheço chui sai on desde bebé e já comi muitas vezes com o pai dele. acho que o principal de tudo deve ser a segurança e o essencial é amar Macau, amar a pátria. isto é tudo muito simples, só temos de amar o Governo central e conhecer bem a lei Básica”, defendeu, enquanto muitos dos colegas do conselho eleitoral se riam.

Há discrepâncias nos números dos elementos a aumentar na Comis-são Eleitoral que escolhe o Chefe

do Executivo e de deputados para a As-sembleia Legislativa (AL). Mas no essen-cial, parece haver consenso: é uma boa altura para se fazer a reforma do sistema político, concordam os elementos da Co-missão Eleitoral ontem ouvidos pelo Go-verno, naquela que foi a segunda sessão de auscultação.

A frase da tarde que melhor define os trabalhos da tarde de ontem veio da boca do provedor da Santa Casa da Misericór-dia, António José de Freitas: “o melhor para o equilíbrio de interesses”. Neste caso, este membro do Comissão Eleitoral defendia a criação de mais quatro lugares para a AL: dois para os deputados eleitos por via directa, para um total de 14, e ou-tros dois para os eleitos pela via indirecta, para um total de 12. Desta forma, o nú-mero de deputados passaria dos actuais 29 para 33. Os deputados nomeados pelo Chefe do Executivo manter-se-iam no mesmo número: sete.

Já para a Comissão Eleitoral, Antó-nio José de Freitas defendeu um máximo de 400 membros, sendo que “deve haver uma distribuição por áreas” de interesse. E deu o exemplo do sector profissional, que “deve ter mais lugares” (não especifi-cando, porém, quem se pode incluir nesta designação).PEDIDA MAIS REPRESENTATIVIDA-DE PARA O SECTOR PROFISSIONAL. De resto, o argumento de que o sector profissional deve ver reforçada a presen-ça, tanto na AL como no Conselho Exe-cutivo, bem como o argumento da falta de representatividade foram esgrimidos durante toda a sessão.

Foi o caso de Jorge Fão. “Os 300 membros da Comissão Eleitoral já não representam toda a sociedade e por isso é que deve haver mais pessoas a votar até chegarmos ao sufrágio universal”, defendeu. Neste sentido, acredita que 450 membros na Comissão Eleitoral tra-duz “um aumento razoável e aceitável”. E para a AL, apesar de não ter avançado nenhum número em concreto, concordou com a ideia de se aumentar o número de deputados até 33. “Só um pequeno grupo de pessoas é que acha que nada deve ser alterado”, sublinhou.

O deputado Lau Veng Seng, nome-ado pelo Chefe do Executivo, colocou a tónica na classe média. “A estrutura demográfica de Macau já se alterou. Te-mos uma maior classe média e por isso temos de aumentar a sua participação e

também do sector profissional”, defen-deu, argumentando que “esta reforma não pode prejudicar a prosperidade e a estabilidade”.

Na mesma linha, Chan Hong, da As-sociação das Mulheres, pediu “mais repre-sentatividade”, tanto na AL como na Co-missão Eleitoral. Mas pediu ao Chefe do executivo, Chui Sai On, que o Governo se empenhasse numa “melhor divulgação” desta reforma. “Esta é uma boa oportuni-dade para conhecermos melhor a Lei Bá-sica. Devia haver mais especialistas e mais reuniões para que a população pudesse compreender a Lei”, solicitou. Tal como a maior parte dos elementos, apontou para um aumento na AL de quatro deputados, mais dois para a via directa e dois para a via indirecta.

Por seu lado, o deputado Mak Soi Kun, eleito por via directa, quer que “a ca-mada mais jovem da sociedade seja mais beneficiada”. E defende que se reserve “um assento nos lugares por nomeação” para os mais jovens.

Mas o deputado é da opinião que há áreas profissionais, como a arquitectura, a engenharia e a medicina, que devem ser favorecidas. “Devemos ponderar atribuir mais lugares, por via indirecta, a estes sectores”, referiu. Mas se concorda com o aumento do número de vagas na AL e na Comissão Eleitoral, já não foi capaz de

quantificar. “O Governo deve proceder a um estudo de carácter científico, em que a opinião das pessoas seja tida em conta”.DEMOCRACIA É QUE NÃO. Mas hou-ve quem aproveitasse o tempo de antena para lembrar que o caminho não é a de-mocracia. “O sufrágio universal não está consagrado na Lei Básica. “Não devemos considerar esta reforma como um cami-nho para a democracia”, referiu Lei Pui Lan, do sector da educação. “Um desen-volvimento democrático tem de ser feito gradualmente, como quando se toma uma refeição”.

Nesta segunda ronda de um total de oito auscultações estiveram presentes 230 membros (de um total de 300) da Co-missão Eleitoral que escolhe o Chefe do Executivo. Actualmente, este órgão tem 100 representantes do sector industrial, comercial e financeiro, 18 do subsector cultural, 18 do subsector educacional e 30 do subsector profissional. Outros 12 são da área do desporto, 40 do trabalho e 34 dos serviços sociais. No sector da religião há dois representantes das associações ca-tólicas, dois das associações budistas, um das protestantes e um das taoistas. Outros 16 são representantes dos deputados à AL, 12 deputados de Macau à Assembleia Na-cional Popular e outros 12 representantes dos membros de Macau no Comité Nacio-nal da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.Hoje, o Executivo leva a cabo mais duas sessões de auscultação. A primeira de tarde, aos representantes das Associações dos Órgãos de Comunicação Social, e a segunda ao início da noite, aos represen-tantes das associações industrial, comer-cial financeira e do trabalho. Os vogais dos órgãos consultivos na área da economia também estão presentes.

h.a.

Ontem, na Nave Desportiva dos Jogos da Ásia Orientalestiveram reunidos 230 membros da Comissão Eleitoral

em discursodirecto

“Conheço Chui Sai On desde bebé e já comi muitas vezes com o pai dele (...) Isto é tudo muito simples, só temos de amar o governo central e conhecer bem a Lei Básica”

> Ho Va Tim, sector industrial e comercial

“Os 300 membros da Comissão Eleitoral já não representam toda a sociedade e por isso é que deve haver mais pessoas a votar até chegarmos ao sufrágio universal”

> Jorge Fão, aposentado

“A estrutura demográfica de Macau já se alterou. Temos uma maior classe média e por isso temos de aumentar sua participação e também do sector profissional”

> Lau Veng Seng, deputado

“Esta é uma boa oportunidade para conhecermos melhor a Lei Básica. Devia haver mais especialistas e mais reuniões para que a população pudesse compreender a lei”

> Chan Hong,Ass. das Mulheres

“O sufrágio universal não está consagrado na Lei Básica. Não devemos considerar esta reforma como um caminho para a democracia” (...) “Um desenvolvimento democrático tem de ser feito gradualmente, como quando se toma uma refeição”

> Lei Pui Lan,sector da educação

Page 4: JTM 06-01-2012

Pág 04 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

local31 ACUSADOS DE VIOLAÇÃO À LEI DO TABACO. Desde domingo, 31 pessoas, todas do sexo masculino, foram acusadas de infracções ao regime de prevenção e controlo do tabagismo. só ontem, foram inspeccionados 405 estabelecimentos, tendo sido acusados três residentes e um turista do interior da china.

HOMEM DE 25 ANOS DESAPARECIDO. um homem de 25 anos, portador do cartão de residente de Macau e natural de taiwan, estava ontem dado com desaparecido. o caso foi comunicado à Pj pela esposa que disse que viu o marido pela última vez no domingo.

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar os representantes dos agregados familiares seleccionados da lista de espera de habitação económica abaixos mencionados:

De acordo com os termos do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 26/95/M, de 26 de Junho, o Instituto de Habitação (IH) informa os representantes dos agregados familiares acima referidos, através de ofícios, para se dirigirem pessoalmente ao IH, sita na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau (perto da Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte), no dia 27 de Janeiro de 2012, às horas fixadas nos respectivos ofícios, para escolha das fracções de habitação económica disponíveis na zona de Taipa.

Nessa altura, os agregados familiares da lista de espera acima referidos devem apresentar os documentos comprovativos (originais e cópias) abaixo mencionados, para efectuar a nova verificação dos requisitos da candidatura da aquisição de habitação económica. Caso as respectivas informações afectem os actuais requisitos da aquisição de fracção ou existirem mudança da composição dos agregados familiares acima referidos, este Instituto irá suspender, imediatamente, o procedimento da escolha de habitação económica:

1. Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar e os seus cônjuges (caso houver) registados no boletim de candidatura de habitação económica.

2. Prova de casamento (aplicável aos indivíduos casados. Caso tenha entregue ao IH, nos últimos três meses, não é necessário entregar de novo.)

3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamente preenchidos e assinados.

ANÚNCIO [ N.º 3/2012 ]

Instituto de habitação

Por motivo de não existirem mais fracções disponíveis de tipologia T0IV ou T4, e de acordo com as disposições dos nºs 6 e 7 do artigo 60º da Lei nº 10/2011, informamos V. Exª que pode alterar a sua opção para habitações de tipologia T2 ou T3, e será reordenado na lista do mesmo concurso, tendo em consideração a classificação obtida. De acordo com os termos do n.º 2 do artigo 13.º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo n.º 25/2002, caso os agregados familiares da lista de espera acima referidos não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, por motivo não justificado, implica a perda do direito de escolha e passagem automática para o último lugar da lista geral; ou após a apreciação dos dados apresentados, verifique que não reunirem com os requisitos da candidatura, os agregados familiares seleccionados serão excluídos na lista geral.

* Em caso da 2ª convocação, os agregados familiares seleccionados que não tenham comparecido no IH, no dia e horas fixados, e apresentado os documentos acima referidos, para escolha de habitação ou não pretendam adquirir nenhuma das fracções de habitação económica disponíveis no momento podem optar entre, serão excluídos na lista geral, de acordo com os termos das alínea a) do artigo 14º do decreto-lei acima referido, com as alterações introduzidas pelo Regulamento Administrativo nº 25/2002 e alínea 2 do nº 5 do artigo 60º da Lei nº 10/2011.

No intuito de proporcionar os agregados familiares seleccionados para terem mais conhecimentos sobre as informações das fracções de habitação económica disponíveis, o IH juntamente os ofícios enviará em anexo o catálogo com descrições das fracções para venda, tabela dos preços, rácio bonificado, pontos de observação, informações sobre a fracção de modelo. Caso os agregados familiares seleccionados não tenham recebidos os ofícios remetidos pelo IH, até sete dias antes da data fixada, poderão dirigir-se ao IH sito na Travessa Norte do Patane n.º 102, Ilha Verde, Macau) ou consultar através do telefone n.º 2859 4875, durante o horário de expediente.

O Presidetne, Tam Kuong Man

5 de Janeiro de 2012

*55749 * KoK KEI MANNome N.º do boletim de candidatura

INDIVÍDUo NÃo coNFESSoU como tERÁ ENtRADo Em mAcAU

Detido sem documentos após ferir políciaTentou fugir quando foi levado para a esquadra policial para averiguações por não estar na posse dos documentos. Um homem de 35 anos, que acabou por ser detido por coacção, resistência e desobediência, foi interceptado por um agente ao qual causou ferimentos durante a fuga. A PSP não encontrou registos da entrada na RAEM do suspeito, que também recusou revelar a forma como conseguiu entrar no território

Um homem de 35 anos, que terá entrado em Macau ilegalmente, foi detido por coacção, resistência e desobediência às autoridades

depois de uma tentativa de fuga. Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), o indivíduo feriu mes-mo o agente daquela corporação que mais tarde o viria a deter. Jian Qiang, oriundo da China Conti-nental, foi levado para a esquadra para averigua-ções por não estar na posse dos seus documentos, mas o receio fê-lo fugir, quando chegou ao posto da Taipa, depois de ter sido interceptado no táxi em que seguia, no âmbito de uma operação STOP.

De acordo com o porta-voz da PSP, depois de entrar em fuga Jian foi interceptado na Rua de Guimarães, mas acabou por derrubar o agente ao “empurrá-lo com violência” com a mão esquerda. A resistência do suspeito terminaria na Rua de Bra-gança, quando o mesmo agente o capturou, enca-minhando-o para a esquadra com o auxílio de mais dois agentes policiais.

Durante o processo de verificação dos dados pessoais de Jian, a PSP constatou que não havia re-gisto da sua entrada no território. Mas, pelo menos até ontem, não era conhecida a forma como terá chegado a Macau. De acordo com o porta-voz da PSP, quando o suspeito foi detido apenas confes-sou que fugiu por receio. Já relativamente à sua es-tadia no território remeteu-se ao silêncio.MAIS DOIS ROUBOS E UM FURTO SOB IN-VESTIGAÇÃO. Noutro caso distinto, ocorrido na quarta-feira, a Polícia Judiciária recebeu uma queixa relativa a um roubo no parque de estaciona-mento da Alameda Dr. Carlos de Assumpção. Um homem que aparentava ter cerca de 40 anos roubou uma mala, no valor de 10.000 patacas. No interior da bolsa estavam ainda 4.500 dólares de Hong Kong e diversos documentos, como o cartão de residente, carta de condução e cartão de crédito.

Poucas horas depois, já na madrugada de on-tem, a PJ recebeu outra queixa de uma mulher que sofreu uma tentativa de assalto, junto à paragem de autocarro da Universidade de Ciências e Tecno-logia de Macau. A vítima, que saiu de um casino no COTAI estava à espera do autocarro quando foi surpreendida por um homem que lhe tentou roubar a mala. Ao reagir, a mulher conseguiu evitar que o indivíduo lhe levasse a mala, mas acabou por ficar ferida no chão, sendo transportada ao hospital.

Por outro lado, na terça-feira, um homem fi-cou lesado em mais de 28.800 patacas, em dinhei-ro e bens, incluindo um telemóvel, um anel e uma medalha de ouro, em consequência de um furto à sua residência. O crime terá ocorrido entre as 8.00 e as 18.00, período em que esteve ausente. Quando chegou a casa verificou que a porta de ferro tinha

sido arrombada e deu pela falta do dinheiro e dos pertences.

Suspeito derrubou um agente antes de ser detido

fátima almeida

Page 5: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 05

local (...) “O preço da habitação económica é mais baixo, mas a qualidade das instalações é menor e há um período de inalienação de 16 anos” (...) - idem

(...) “Haverá potenciais compradores de habitações privadas que tentarão optar pela habitação pública” (...) – Jacky Sek, director da Centaline Macau

PREVISÕES DE UmA DAS PRINcIPAIS AGÊNcIAS LocAIS

Preços das casas podem cair até 15%Uma das principais agências de mediação imobiliária implantadas em Macau prevê que os preços das casas poderão cair entre 10 a 15 por cento na primeira parte do ano. Mas o bom desempenho da economia levará a uma recuperação

Para os residentes que se queixam dos efeitos do aumento dos preços no mercado imobiliário para fins

habitacionais, as previsões de uma das principais agências do território cons-tituem uma boa notícia. Os cálculos da Centaline Macau indicam que os preços das habitações podem cair entre 10 a 15 por cento a partir do início do ano, com a tendência de queda a diminuir para cin-co por cento mais para o fim de 2012.

De acordo com a agência de media-ção imobiliária, a queda ficará a dever-se à conjuntura externa e à introdução do imposto de selo especial, mas também estará relacionada com a construção das 19 mil habitações públicas até ao fim do corrente ano. Os responsáveis da Centa-line prevêem que vão vender menos de 11 mil habitações ao longo deste ano no mercado local. Com agências na China Continental e em Hong Kong, a Centa-line está estabelecida em Macau desde 2004, onde conta com 150 colaboradores, distribuídos por seis agências e pela sede. A empresa dedica-se aos mercados resi-dencial, comercial e industrial.

Em conferência de imprensa, o di-

rector regional da agência destacou que as casas mais vendidas do projecto de ha-bitação pública da Rua da Tranquilidade foram as com maior área e mais divisões, enquanto que os apartamentos mais pe-quenos têm sido pouco procurados. Se-gundo Jacky Sek, este facto assinala uma tendência de mercado num ano em que se sentirão os efeitos do projecto que o Governo está a desenvolver em Seac Pai Van. Com mais oferta, “haverá potenciais compradores de habitações privadas que

tentarão optar pela habitação pública”, pensa o director, para quem este factor não será determinante para o mercado privado, que não ficará grandemente afectado.

Na opinião de Jacky Sek, ambos os mercados são independentes, até porque “o preço da habitação económica é mais baixo, mas a qualidade das instalações é menor e há um período de inalienação de 16 anos”. Mas a economia externa leva “os potenciais compradores a ficarem

preocupados”, por isso, será previsível uma queda nas transacções. No entanto, o desempenho positivo da economia da RAEM tem levado a uma boa situação entre as empresas imobiliárias, fazendo com que as perspectivas futuras sejam risonhas.QUEDA ACENTUADA NOS ÚLTI-MOS MESES. A quebra no volume de transacções imobiliárias tem-se vindo a fazer notar com especial intensidade nos últimos meses. Dados divulgados pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), com base no imposto de selo de transmissão de bens, indicam que o número de fracções autónomas tran-saccionadas baixou 71,1 por cento, para um total de 3.738, no terceiro trimestre de 2011, face às 12.921 contabilizadas nos três meses anteriores. Comparativamen-te ao período homólogo de 2010, a des-cida atingiu 35,9 por cento. Os mesmos dados indicam ainda que as transacções envolveram um total de 9,62 mil milhões de patacas, o que representa decréscimos de 75,2 e nove por cento, relativamente ao segundo trimestre deste ano e ao perí-odo homólogo de 2010. Não estão ainda disponíveis os dados relativos ao último trimestre do ano passado, mas a DSEC já revelou a quantidade de fracções autóno-mas transaccionadas durante o mês de Novembro (1.012), que representam um decréscimo de 68,3 por cento face ao mês homólogo de 2010. Também o valor des-tas transacções diminuiu 71,2 por cento.

Segundo Jacky Sek, apesar de a eco-nomia local “não fornecer nenhum moti-vo forte para a queda dos preços da habi-tação”, são de esperar mais descidas.

*com Paulo Barbosa

DSt EStÁ A REcRUtAR tRABALHADoRES PARA FoRtALEcER APLIcAÇÃo DA LEI

Reforços para combater pensões ilegaisConsiderando que o combate à prestação ilegal de alojamento é um trabalho a longo prazo, a DST está a alargar os efectivos empenhados na aplicação da lei. Desde Agosto de 2010, já foram seladas 187 alegadas pensões ilegais

A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) está a recrutar mais trabalhadores para fortalecer os trabalhos com vista à aplicação da lei de “Proibi-

ção de prestação ilegal de alojamento”, que entrou em vigor a 13 de Agosto de 2010.

Mas o reforço das acções de combate ao fenóme-no das pensões ilegais não se limita apenas à esfera das acções de fiscalização. Ao nível da promoção, o organis-mo liderado por Costa Antunes irá divulgar anúncios em canais de televisão do Interior da China, sobretudo na província de Guangdong, a alertar os visitantes do Continente para ficarem hospedados em alojamentos devidamente licenciados quando visitarem Macau.

Num balanço sobre as acções desenvolvidas des-de Agosto de 2010, o Grupo de Trabalho Inter-Serviços reiterou que tem “combatido firmemente” o problema da prestação ilegal de alojamento e assegurou que “as acções de luta vão continuar”.

Até ontem, na sequência de participações e do material recolhido pela DST, tinham sido investigadas 1.143 fracções autónomas, das quais 187 foram seladas

por suspeitas de prestação ilegal de alojamento. Segun-do os dados divulgados por aquele Grupo, 268 fracções abandonaram entretanto a actividade de prestação ile-gal de alojamento, “num sinal demonstrativo do efeito dissuasor da lei”.

Durante as investigações, foram identificados 908 ocupantes de fracções autónomas suspeitas, incluindo 43 com permanência ilegal em Macau e 30 imigrantes ilegais, cujos casos foram entregues às autoridades poli-ciais para acompanhamento.

Por outro lado, a DST instaurou 187 procedimentos sancionatórios contra os infractores suspeitos e emitiu autos de notícia contra 34 prestadores de alojamento ile-gal (exploradores), 36 angariadores e 55 controladores (administradores).

Ao abrigo da lei de “Proibição de prestação ilegal de alojamento”, a DST aplicou uma multa de 200.000 patacas a 64 exploradores, de 20.000 patacas a seis an-gariadores e 200.000 patacas a dois controladores. Até agora, apenas dois dos exploradores multados efectua-ram o pagamento voluntário da multa dentro do prazo previsto por lei. Em 36 casos, as sanções foram remeti-das às autoridades fiscais para efeitos de cobrança coer-civa. Paralelamente, 32 ocupantes foram multados em 3.000 patacas cada por violarem o dever de colaboração, sendo que 15 já pagaram a multa e sete dos casos foram remetidos para cobrança coerciva.

A DST salientou que tem mantido contacto com diferentes tipos de organizações civis, para ter acesso a mais fontes de informação, e manifestou-se grata às

associações e comités de moradores dos condóminos afectados pelas opiniões fornecidas, por entender que contribuem para uma aplicação mais efectiva da lei.

O organismo continua também a incentivar os ci-dadãos a denunciarem casos suspeitos. Até ontem, a li-nha aberta 24 horas (2833 3000) registou um total de 660 participações. A DST também recebe participação de casos on-line, através da sua página electrónica (www.macautourism.gov.mo).

Autoridades selaram 187 fracções suspeitasde prestação ilegal de alojamento desde Agosto de 2010

FOTO

ARQ

UIVO

viviana chan*

Page 6: JTM 06-01-2012

Pág 06 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

local

www.icm.gov.mo

AvisoRecrutamento de Técnicos Superiores e Técnicos

(Recrutamento N.º 2011-DPICC-04;2011-DPICC-05;2011-DPICC-06;2011-DPICC-07;2011-DPICC-08;2011-DPICC-09;2011-DPICC-10;2011-DPICC-11)

Categoria:1) 1 lugar de Técnico Superior de 2.ª classe, 1.º escalão (área de planeamento para o desenvolvimento das indústrias culturais e

criativas)(N.º 2011-DPICC-04)2) 1 lugar de Técnico Superior de 2.ª classe, 1.º escalão (área de planeamento na área de artes visuais)(N.º 2011-DPICC-05)3) 1 lugar de Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (área de exposições de artes visuais)(N.º 2011-DPICC-06)4) 1 lugar de Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (área de planeamento e gestão de instalações culturais)(N.º 2011-DPICC-07)5) 1 lugar de Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (área de planeamento na área de jornalismo e publicações)(N.º 2011-DPICC-08)6) 1 lugar de Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (área de edição de textos em chinês e inglês)(N.º 2011-DPICC-09)7) 1 lugar de Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (área de edição de textos em chinês e português)(N.º 2011-DPICC-10)8) 1 lugar de Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão (área administrativa financeira)(N.º 2011-DPICC-11)

Condições de candidatura:- Possuir licenciatura em área específica: 1) Área de planeamento para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas: Licenciatura em Comércio Internacional; 2) Área de planeamento na área de artes visuais: Licenciatura em Belas-Artes, Artes ou Artes Visuais.

- Possuir curso superior em área específica: 3) Área de exposições de artes visuais: Curso superior em Belas-Artes ou Design; 4) Área de planeamento e gestão das instalações culturais: Curso superior em gestão do património cultural; 5) Área de planeamento na área de jornalismo e publicações: Curso superior em Comunicação Social; 6) Área de edição de textos em chinês e inglês: Curso superior em Língua e/ou Literatura Inglesa, Tradução Chinês-Inglês; 7) Área de edição de textos em chinês e português: Curso superior em Literatura Portuguesa ou Tradução Chinês-Português; 8) Área administrativa financeira: Curso superior na área de Finanças no âmbito de Gestão de Empresas.

- Ser residente permanente da Região Administrativa Especial de Macau e preencher os requisitos gerais para o desempenho de funções públicas.

Informação aos candidatos:Os interessados deverão consultar a página electrónica www.icm.gov.mo/Recruit/ sobre os conteúdos, as condições preferenciais e os requisitos do recrutamento antes da apresentação das candidaturas.

Forma de contratação e remuneração:- Contrato além do quadro nos termos do Estatuto dos Trabalhadores da Administração Pública de Macau; precedido de um

período experimental de 6 meses em regime de contrato de assalariamento;- Técnico Superior de 2.ª classe, 1.º escalão, índice 430 da tabela indiciária de vencimento e direitos e regalias previstos no

Regime Jurídico da Função Pública;- Técnico de 2.ª classe, 1.º escalão, índice 350 da tabela indiciária de vencimento e direitos e regalias previstos no Regime

Jurídico da Função Pública.

Método e prazo de candidatura:Os candidatos deverão entregar os seguintes elementos, durante as horas de expediente entre o dia 6 de Janeiro e 31 de Janeiro de 2012, na Divisão Administrativa e Financeira do Instituto Cultural no Edifício do Instituto Cultural, sito na Praça do Tap Seac.

- “Ficha de Inscrição em Concurso – Modelo 1” (disponível na página electrónica da Imprensa Oficial: http://images.io.gov.mo/bo/i/2011/36/despce-250-2011-modelo01.pdf) devidamente preenchida;

- Cópia do Bilhete de Identidade de Residente Permanente da Região Administrativa Especial de Macau válido;- Curriculum vitae, rubricado no canto inferior do lado direito de cada página;- Cópia do documento comprovativo das habilitações académicas exigidas;- Documentos comprovativos do preenchimento das condições preferenciais tais como: cópia dos diplomas dos cursos

frequentados; fotografias, portfólio, elementos escritos sobre os trabalhos em que tenha participado, com uma breve apresentação sobre o papel desempenhado pelo candidato;

- Os candidatos vinculados à função pública devem apresentar um registo biográfico emitido pelo respectivo Serviço.

Notas:- Não é admitida a apresentação de qualquer elemento pelo correio.- Posteriormente, este Instituto irá notificar a lista dos candidatos admitidos, o local, a data e a hora da prova escrita.

O Presidente do Instituto CulturalUng Vai Meng

06 de Janeiro de 2012

招請廣告葡5/1/20012.indd 1 2012/1/6 4:48:03 AM

Isenção fiscal de 50% para veículos ecológicosFoi ontem concluída a análise na especialidade da alteração ao Regulamento do Imposto sobre Veículos Motorizados. Numa reunião sem grandes novidades, os deputados da 2.ª Comissão Permanente da Assem-bleia Legislativa deram o aval às regras anteriormen-te debatidas. Assim, o diploma reduz o imposto prati-cado na compra de veículos considerados ecológicos (incluindo não só os automóveis ligeiros, mas tam-bém, por proposta da Comissão, motociclos e outros veículos) em 50 por cento. O limite máximo para o usufruto da redução de imposto por parte dos com-pradores de carros ecológicos é de 60.000 patacas. Já os critérios a que devem obedecer os chamados veícu-los ecológicos serão definidos por despacho do Chefe do Executivo, caso reúnam “as normas ecológicas de emissão de gases poluentes”. Em reuniões anteriores, a questão da definição dos critérios gerou dúvidas, com os assessores da AL a tentarem esclarecer se os critérios em causa “são os critérios ecológicos univer-salmente reconhecidos, ou os reconhecidos no despa-cho do Chefe do Executivo”. No fim da reunião de ontem, o presidente da Comissão parlamentar, Chan Chak Mo, explicou aos jornalistas que os avanços tec-nológicos levam a que “surjam muitos novos modelos de veículos ecológicos”, pelo que o regulamento po-derá ser revisto “a qualquer altura”, e não após dois anos, como fora inicialmente estabelecido.

100 mil comprimidoslevam a prisão preventivaUm indivíduo do Continente Chinês, de 38 anos, ficou sujeito à medida de coacção mais grave, por envolvi-mento num caso suspeito de transporte de materiais necessários para o fabrico de droga, anunciou ontem o Ministério Público (MP). A detenção, já noticiada pelo JTM, ocorreu no passado dia 28 de Dezembro, quando o suspeito, de apelido Chou, foi intercepta-do pelos agentes alfandegários à chegada a Macau, no Terminal Marítimo do Porto Exterior. Chou, que tinha viajado desde o Terminal Marítimo do Aero-porto de Hong Kong, onde chegara num voo com partida em Bengala (Índia), foi detectado na posse de 100 mil comprimidos cor-de-rosa, com um peso total de cerca de 45.2 quilos, embrulhados em 51 sacos. As autoridades vieram a descobrir que os comprimidos em questão são normalmente utilizados para produ-zir metanfetamina, ou “ice”, uma droga estimulante sintética que é naturalmente proibida em Macau. Se-gundo o MP, depois da análise do caso e das provas obtidas, o delegado do Procurador titular do processo considerou haver fortes indícios do crime de trans-porte de materiais necessários para a manufactura de droga cometido de forma grave e envolvendo um va-lor elevado, pelo que promoveu e viu ser aceite pelo juiz a aplicação da medida de prisão preventiva ao suspeito. O caso foi devolvido à polícia para mais in-vestigação.

Page 7: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 07

localDISPoNIBILIZADA AjUDA EXtRA DE 68 mILHÕES DE PAtAcAS

IaS alarga apoio a instituições particularesAs instituições particulares apoiadas regularmente pelo Instituto de Acção Social vão contar este ano com um reforço de verbas. Desta forma, o organismo pretende garantir a “estabilização dos recursos humanos” e o “aperfeiçoamento” da qualidade dos serviços prestados

O Governo da RAEM vai canalizar este ano mais recursos com vista a apoiar as instituições particulares no desenvolvimento contínuo

dos serviços. Nesse sentido, e tendo em considera-ção “o desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia da sociedade”, o Instituto de Acção Social (IAS) anunciou ontem que voltará a aumentar o mon-tante do subsídio atribuído regularmente às institui-ções particulares por forma a “estabilizar os recursos humanos” e aperfeiçoar as condições dos serviços.

O plano de revisão dos subsídios é constituído por duas partes, sendo que a primeira corresponde ao valor do apoio financeiro regular, o qual será ele-vado em 10 por cento. Por outro lado, o organismo irá ajustar o montante disponibilizado aos chefes das instituições que fazem parte do grupo de pessoal, se-gundo a base de cálculo do apoio financeiro concedi-do às respectivas instituições.

Atendendo ao facto do processo de recolha e ac-tualização das informações específicas dos chefes das instituições ser demorado, o IAS irá começar por dis-tribuir este mês o apoio financeiro relativo à primei-ra parte com o respectivo aumento. Além disso, em Fevereiro, será atribuído o apoio financeiro relativo à segunda parte, que é correspondente aos montantes relativos aos dois primeiros meses do corrente ano.

Por forma a concretizar os aumentos em 2012, o Governo da RAEM irá assim proporcionar às institui-ções particulares um apoio financeiro extra no mon-tante de 68 milhões de patacas, revelou ontem o IAS.

“Considerando que o aumento do apoio finan-

ceiro poderá ser superior à inflação, o IAS acredita que as respectivas instituições conseguirão enfrentar as despesas decorrentes dos recursos humanos e do aumento dos custos, aliviando assim, a pressão no âmbito financeiro, aumentando as regalias dos tra-balhadores, mantendo a estabilidade da equipa que presta os serviços e optimizando as condições de fun-cionamento, com o objectivo de proporcionar serviços de qualidade aos utentes”, sublinhou o organismo.

Por outro lado, o Governo da RAEM assegura que irá estudar, de forma activa, a reforma geral do regime do apoio financeiro atribuído às instituições particula-res de serviço social. O objectivo central é melhorar o apoio a essas instituições no desenvolvimento dos di-versos serviços e, consequentemente, contribuir para elevar o nível de vida da população de Macau.

O IAS entende que a cooperação com as institui-

ções particulares é importante no sentido de permitir apoiar as camadas mais desfavorecidas da população e satisfazer as necessidades de desenvolvimento da vida quotidiana.

O organismo recordou ainda que já adoptou no ano passado várias medidas para atenuar o im-pacto da inflação no território, “designadamente no sentido de elevar o valor do risco social, bem como o montante do subsídio especial para a manutenção de vida dos três tipos de famílias vulneráveis, melhorar o Plano do fornecimento temporário de alimentos e apoiar a melhoria das condições de vida dos grupos sociais em situação vulnerável”.

Para 2012, o Executivo da RAEM promete con-tinuar a desenvolver esforços no mesmo sentido e aprofundar os diversos planos de apoio na área dos assuntos sociais.

Valor do apoio financeiro regular do IAS vai crescer 10 por cento

INIcIAtIVA DA FUNDAÇÃo mAcAU ENVoLVE 5,5 mILHÕES DE PAtAcAS

10 mil carenciados vão ter prendasA Fundação Macau disponibilizou 5,5 milhões de patacas para entregar prendas do Novo Ano Lunar a cerca de 10 mil residentes mais desfavorecidos. A distribuição foi determinada pelo próprio Chefe do Executivo e será feita através de uma rede de associações locais

Algumas das pessoas mais caren-ciadas irão beneficiar novamente da iniciativa “Acção de Prendas

do Novo Ano Lunar”, lançada pela Fun-dação Macau, em cooperação com asso-ciações locais. De acordo com o organis-mo, a oferta de prendas vai beneficiar cerca de 10 mil residentes de Macau e obrigará à disponibilização de uma ver-ba total de 5,5 milhões de patacas, o que representa uma média de 550 patacas por pessoa.

Os beneficiários integram as ca-madas mais carenciadas da sociedade, incluindo idosos que vivem sozinhos, doentes crónicos, deficientes, viúvos e pobres, aos quais serão distribuídas as prendas através de uma rede composta por duas dezenas de associações locais

que se dedicam à assistência social. O objectivo é minimizar a pressão finan-ceira que o aumento da inflação tem causado junto das famílias mais caren-ciadas.

Segundo a Fundação, a iniciativa partiu do próprio Chefe do Executivo da

RAEM, Fernando Chui Sai On, que tam-bém preside ao Conselho de Curadores daquele organismo. Chui Sai On deu instruções no sentido de aumentar as ac-ções de apoio aos residentes mais neces-sitados, referiu a Fundação, ao sublinhar que o Chefe do Executivo “presta grande

Prendas do Novo Ano Lunar visam aliviar a “pressão financeira”

atenção e demonstra grande preocupa-ção com os mais carenciados”.

No âmbito deste programa de apoio, a Fundação Macau fornecerá assim às associações recursos financeiros para a distribuição das prendas no Novo Ano Lunar junto dos residentes das camadas mais carenciadas. “As associações locais através das actividades realizadas con-seguiram formar uma rede de serviços e de ligação muito grande e completa com os residentes dos bairros, o que constitui condição essencial para o apoio e servi-ço aos residentes mais carenciados da sociedade”, salienta um comunicado da Fundação.

No ano passado, durante o Novo Ano Lunar e a Festa do Bolo Lunar, fo-ram atribuídas mais de 20 mil prendas.

Recentemente, a Fundação Macau revelou que o montante do apoio que concedeu aos cidadãos mais carenciados nos primeiros seis meses do ano passa-do ascendeu a cerca de 150 milhões de patacas.

Idosos, doentes, deficientes, de-sempregados, viúvos, pobres e vítimas de “acontecimentos infelizes” consti-tuem o lote de pessoas mais carencia-das que receberam apoio financeiro da Fundação Macau entre Janeiro e Junho do ano transacto.

“INVASÃO” SINGAPURIANA NO NATAL. Macau ascendeu ao “top 10” dos destinos preferidos pelos cidadãos de singapura nas últimas férias de Natal. segundo a imprensa da cidade-estado, o número de visitantes de singapura cresceu 800%, deixando Macau em 9º lugar na tabela liderada pela tailândia, à frente do japão, eua e coreia do sul.

MANUEL PORTO ABORDA ESTRATÉGIA DA UE. “a Nova estratégia da união europeia” é o tema de um seminário que será conduzido hoje, a partir das 11:30, pelo professor Manuel lopes Porto no auditório ii da Biblioteca da universidade de Macau (uM). Manuel Porto é docente da faculdade de Direito da universidade de coimbra e professor visitante da uM.

Page 8: JTM 06-01-2012

Pág 08 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

localORQUESTRA FAZ CONCERTO PARA IDOSOS. “celebração do ano Novo chinês com idosos” é o tema do concerto que a orquestra de Macau realizará hoje, pelas 15:30 horas. o espectáculo terá como palco o teatro clementina leitão Ho Brito, na avenida de artur tamagnini Barbosa.

VIAGENS PARA A “CIDADE DOS SONHOS”. “Macau, a cidade dos sonhos” é um dos circuitos que o operador português “jadetravel” está a promover para viagens até 31 de Março, desde 1.189 euros por pessoa em quarto duplo, incluindo voos, alojamento e um dia inteiro em visitas por locais turísticos, noticiou o “site” Presstur. o programa inclui visitas à torre de Macau, estátua de Kum iam e um passeio pelo centro Histórico.

voX populi

HE XUAN(Visitante do Continente chinês)

-Antes desta visita, já conhecia alguma coisa sobre Macau?

-Quando era pequeno, estudei história, por isso, conheço mais ou menos a história de Macau. Como pretendo viajar pela Chi-na, escolhi Macau como um dos destinos, porque fiquei com uma boa impressão so-bre o território pelo que li e ouvi.

-Depois de dois dias de visita, o que acha desta cidade?

-Macau é uma cidade bastante limpa e quase não vi lixo na rua. É uma cidade mais calma do que Hong Kong. Cheguei ontem de Hong Kong e notei logo uma grande di-ferença entre as duas cidades. Macau tem uma história parecida com a de Hong Kong, mas como é uma cidade muito pequena, é menos conhecida no exterior. Porém, graças ao desenvolvimento da Internet, as pessoas possuem hoje cada vez mais vias para obter informações sobre Macau.

-Há algum local em especial que lhe te-nha agradado mais?

-Ainda só visitei alguns sítios, mas o que mais me impressionou foram as igrejas, que são muito bonitas. Normalmente não pode-mos tirar fotos dentro das igrejas, mas aqui isso é possível. As pessoas são simpáticas em Macau.

-E o que lhe desagrada mais?-Penso que os transportes podem ser me-

lhorados. Há poucos táxis e, por vezes, essa situação é muito incómoda.

-Os serviços turísticos são satisfatórios?-Nesse aspecto tenho que reclamar sobre uma coisa: a gestão dos hotéis é uma confu-são e pode afectar muito a imagem da cida-de. Há muitas diferenças na tabela dos pre-ços dos quartos entre as agências de viagens e os balcões dos hotéis. O valor pedido nos balcões dos hotéis chega quase ao dobro do oferecido nas agências de viagens. Sinto-me enganado. As autoridades deveriam regu-larizar a situação.

v.c.

“Gestão dos hotéisé uma confusão

e pode afectar muito a imagem da cidade!”

GcS oUVIU HojE mAcAU SoBRE REVISÃo DA LEI DE ImPRENSA

Importa manter “o espírito da lei”Num encontro com os responsáveis do GCS a propósito da revisão da Lei de Imprensa, Carlos Morais José considerou essencial preservar os princípios inscritos na lei. Para o director do Hoje Macau, estes “expressam a identidade de Macau”

O Gabinete de Comunicação Social (GCS) reali-zou ontem um encontro com o director do jor-nal Hoje Macau, para troca de opiniões sobre

a revisão das Leis de Imprensa e da Radiodifusão. De acordo com um comunicado do GCS, Carlos Morais José frisou que importa manter o espírito da lei, deven-do apenas ser introduzidas melhorias que tenham em conta as novas tecnologias de informação. Segundo terá dito, os princípios inscritos na actual lei não devem ser alterados “em nenhuma circunstância”, dado que estes “expressam a identidade de Macau”.

O responsável defendeu que a eventual criação de um conselho de imprensa e do estatuto do jornalista devem ficar sob exclusiva responsabilidade do sector. Segundo o GCS, Carlos Morais José afirmou ainda que “os órgãos de comunicação social de língua portuguesa e inglesa consideram cada vez mais inadiável a existên-cia de um órgão que reconheça os jornalistas, para que estes tenham igualmente uma projecção internacional”. O director do Hoje Macau vê esta alteração como uma forma de garantir os direitos dos jornalistas no estran-geiro, bem como a protecção dos jornalistas em Macau, no caso de conflito com entidades privadas ou públicas. Na sua opinião, a credenciação traria prestigio da clas-se, não permitindo que qualquer pessoa se denomine jornalista.

Durante a reunião com o GCS, Carlos Morais José frisou que a possibilidade de se criarem dois conselhos em duas línguas, como existe presentemente na Bélgi-ca (posição sugerida por alguns jornalistas de língua portuguesa e inglesa) merece ser estudada, partindo do princípio que é permitida a entrada de todos os jorna-listas em qualquer um dos conselhos. Para o director do jornal em língua portuguesa, a formação dos conselhos poderá permitir que a imprensa tenha mais garantias.

Referindo-se ao actual processo de recolha de opi-niões director do GCS informou que serão criadas pla-

taformas para os profissionais debaterem e para que os seus comentários sejam “transmitidos directamente às autoridades, dando assim oportunidade para serem com-preendidos todos os pontos de vista e fundamentos apre-sentados”. Victor Chan fez uma breve apresentação sobre as opiniões recolhidas ao longo das visitas efectuadas ao órgãos de comunicação social e respectivas associações. Segundo disse, a Lei de Imprensa tem mais de 20 anos e alguns artigos ainda não foram regulamentados, pelo que se torna necessário “proceder à sua regularização”.

Tal como tinha feito noutras reuniões, o responsável reiterou que o Governo não tem nenhuma posição pre-definida sobre a revisão e defendeu o princípio de que deve ser o próprio sector a ser responsável pela eventual criação de um organismo regulador da profissão. Victor Chan salientou que o Governo não pretende enviar ne-nhum representante para integrar o conselho de impren-sa ou de radiodifusão, assim como para participar na elaboração do estatuto do jornalista. O director do GCS disse ainda que o mecanismo de reconhecimento profis-sional deve estar sob a alçada do próprio sector, estando o Governo disponível para dar apoio técnico, se tal for solicitado pela imprensa.

Segundo se lê num comunicado de imprensa ontem difundido pelo GCS, após terminada a auscultação públi-ca e “quando forem reunidas as condições necessárias”, o GCS pretende “elaborar um documento de consulta para a proposta de lei e utilizar o documento de consulta para ser novamente revisto e debatido entre principais intervenientes até que seja alcançado o consenso”.

“Febre” do jogo contagiaestrela do “póquer online”

Macau tem andado “na ber-ra” ao longo dos últimos dias, graças à intensa acção

que os seus inúmeros casinos têm registado nas mesas de jogo, salien-tava ontem o jornal desportivo por-tuguês “Record”, ao sublinhar que as estrelas do póquer mundial já se mudaram de armas e bagagens para uma temporada no território.

O “Record” apresenta Patri-ck Antonius e Tom Dwan como alguns exemplos dessa tendência, mas nota que não são casos únicos. Gus Hansen, o homem que mais ganhou no póquer “online” em 2011 (3.941.703 dólares no total), também aderiu à “febre do Orien-te” e já está em Macau.

“Tenho ouvido dizer que a ac-ção tem sido de loucos por aquelas bandas. Assim posso ver o que se está a passar por lá com os meus próprios olhos”, explicou Gus Han-

sen, ainda antes de rumar a Macau.De acordo com o “Record”, o

dinamarquês, de 37 anos, só não sabe ainda se vai “entrar com al-gum”. Para já, diz que veio a Ma-cau dar apenas uma espreitadela, embora não falte quem duvide da capacidade de resistência do

“Great Dane” ao chamamento das mesas de jogo mais movimentadas do planeta.

“Em primeiro lugar, nem sequer sei se consigo um lugar à mesa. E mesmo que o consiga, ainda não sei se me apetece jogar ou não...”, con-cluiu Gus Hansen.

Os sucessivos torneios de póquer continuam a atrair a Macau nomes importantes desta vertente profissional do jogo. O dinamarquês Gus Hansen é a mais recente “vítima” da chamada “febre” do Oriente

Page 9: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 09

local

cAmPEoNAto DE FUtEBoL DE mAcAU

Jogos da I Divisão arrancam hojeSorteio juntou no sábado Porto e Benfica, naquele que é o segundo jogo desta nova época. Dois treinadores cautelosos no discurso

O Ka I e o Lam Pak marcam hoje o arranque da I Divisão de Fu-tebol de Macau, num jogo a

disputar no Estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, às 19:00. O Ka I, agora treinado por José Clair, perdeu cinco jogadores que, jun-tamente com o treinador Rui Cardoso, seguiram para o Benfica, e teve de dar uma grande volta ao plantel para esta temporada.

O segundo jogo da nova época coloca frente a frente, no sábado, pelas 14:00, o FC Porto e o Benfica. O treina-dor dos azuis e brancos, Daniel Pinto, só quer proporcionar um bom jogo de futebol aos espectadores. “Somos duas forças antagónicas e ambos vamos querer ganhar. Mas o mais importante é darmos um bom espectáculo de fute-bol”, disse ao JTM.

Para esta temporada, o Porto per-deu o brasileiro Marquinhos, conhecido por Tostão, para o Benfica, enquanto o sul-africano Famy ainda está em dúvi-da. Já o irmão, Simon, não é esperado

no plantel. Quanto a entradas, chegam a oito, que Daniel Pinto não quis espe-cificar. Apenas referiu a possibilida-de de contratar um guarda-redes na China Continental ou em Hong Kong,

para além de se ter mostrado satisfei-to com Henrique Street, um jovem que transitou do Benfica. “Espero que seja a maior revelação deste campeonato, em golos e em jogadas, porque é muito

Rui Cardoso e Daniel Pinto partilharam a ambição de se estrearem com uma vitória

dotado”, apontou o treinador.O objectivo desta época é “fazer me-

lhor do que na passada, em que a equipa ficou em quarto lugar”. Mas Daniel Pin-to critica a arbitragem e espera não ser prejudicado”.

Já Rui Cardoso, treinador do Benfi-ca (também treinava o Ka I mas largou a equipa por não poder treinar duas da I Divisão), também prefere não se com-prometer com nenhum resultado para este fim-de-semana. “O objectivo é igual a qualquer outro: fazer o melhor possível, vencer”. Para o campeonato, estabelece como prioridade “chegar ao topo”. “Ainda estamos a reestruturar-nos e por isso quero conquistar pontos jogo a jogo”.

A aposta para este ano é grande. Para além dos cinco jogadores que Rui Car-doso levou do Ka I, a equipa encarnada conta com mais quatro portugueses (Fili-pe Duarte, Edgar Teixeira, Fábio Silva e o guarda-redes Juan Castro) que estiveram à experiência desde Novembro passado e acabaram por integrar o plantel.

Também no sábado às 16:00, defron-tam-se o Lam Ieng e o Hong Ngai. A jor-nada fecha no domingo com mais dois jogos. Às 14:00 a Polícia defronta o Kuan Tai e às 16:00 dá-se o embate entre a equi-pa do Monte Carlo e o Development.

h.a.

“HAmLEt B.” No cARtAZ DE mARÇo

Shakespeare “reinventado” no ccMO público de Macau vai poder assistir em Março a uma versão reinventada da peça de teatro “Hamlet”, um clássico de Shakespeare. No Pequeno Auditório do Centro Cultural será apresentada uma combinação de monólogos que gerou intenso debate na estreia em palco

O Centro Cutural de Macau (CCM) apresenta-rá a 9 e 10 de Março “hamlet b.”, uma peça de teatro encenada por Chan Ping-chiu e co-

produzida pela companhia Teatro On&On de Hong Kong e pelo Teatro Mobius Strip de Taipé.

De acordo com o CCM, em “hamlet b.”, o ence-nador de Hong Kong Chan Ping-chiu tenta ao mes-mo tempo examinar a cultura consumista moderna, o destino do teatro e as vidas das pessoas que traba-lham na “indústria cultural”. “Todas estas questões são abordadas na encenação de uma peça de teatro que desconstrói e entrecruza duas interpretações do texto original de William Shakespeare”, explica a organização do espectáculo, acrescentando que a peça estende-se ao longo de cinco séculos e é, por um lado, uma revisão do guião pós-modernista “A

Máquina de Hamlet”, escrito nos anos 60 por Heiner Mueller, e por outro uma versão mais recente da au-toria de Chan Ping-chiu, um dramaturgo veterano de Hong Kong, agora encenador.

A peça “Hamlet b.”, que gerou um debate in-tenso quando pela primeira vez subiu ao palco em 2010, é descrita como uma combinação de monólo-gos produzidos por três vozes diversas, recitais, mo-vimentos e vídeos, resultando numa narrativa mul-tifacetada interpretada em cantonense e mandarim.

“Nesta versão reinventada do clássico de Shakespeare, Hamlet aparece transformado em sím-bolo cultural e super-estrela dos palcos cujo pró-prio nome adquiriu o estatuto de marca de moda. Por seu lado, a personagem de Ofélia aparece como consumidora sofisticada e de bom gosto. Certa noi-te, quando se prepara para subir ao palco pela cen-tésima vez, Hamlet decide subitamente questionar tudo”, revela o CCM.

Os dois espectáculos estão agendados para as 20 horas dos dias 9 e 10 de Março, no Pequeno Audi-tório do CCM. Os bilhetes custam 140 patacas e esta-rão disponíveis nas bilheteiras do CCM e balcões da rede Kong Seng a partir de domingo.

Primeiros jogos do campeonato serão disputados no Estádio da UCTM

(...) “Ainda estamos a reestruturar-nos e por isso quero conquistar pontos jogo a jogo” (...) - Rui Cardoso, treinador do Benfica de Macau

(...) “Somos duas forças antagónicas e ambos vamos querer ganhar. Mas o mais importante é darmos um bom espectáculo de futebol” (...) – Daniel Pinto, treinador do FC Porto de Macau

Page 10: JTM 06-01-2012

PUblIcIDaDE

Pág 10 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

澳門特別行政區政府Governo da Região Administrativa Especial de Macau

體育發展局Instituto do Desporto

Selecção de Barcos de Dragão de MacauProva : 10º. Campeonato Mundial de Barcos de Dragão Total : MOP$585.000Treinador : Han WeifengAtletas : Lok Oi Kan, Chao Sio Kam, Wu Kin Pong, Lee Yong Shen, Lam Io Sang, Leong Lai Sze Racy, Sin Kuan Mui, Lei Weng I,

Chan Ip Mui, Cheang Weng Mou, Ng Ka Hou, Chang Wa Ieng, Kwan Chi Wai, Kuok Lai Ieng

Selecção de Ciclismo de MacauProva : Campeonato Mundial de Ciclismo em Recinto Coberto 2011Total : MOP$75.000Treinadores : Lou Lan Fong, Jose Arellano Atleta : Wong Hang Cheong

Selecção Desportiva dos Deficientes de MacauProva : Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas 2011Total : MOP$97.000Treinador : Iam Tong HouAtletas : Chong Kam Lon, Cheong Lam San, Chu Cheng Lao

Selecção de Halterofilismo de MacauProva : 23º. Campeonato Asiático Feminino de HalterofilismoTotal : MOP$630.000Treinador : Ma Wen CaiAtleta : Zhang Shao Ling

Selecção de Macau Special Olympics Prova : 13os. Jogos Olímpicos Especiais de VerãoTotal : MOP$580.000Treinadores : Wong Io Meng, Siu Yu Ning, Leong Chi Kin, Iong Kit Man, Leong Ka Pek, Wong Ion Kao, Lei In TongAtletas : Tong Hio Sam, Tam Wai Kuong. Fung Chi Ip, Ng Man I, Yu Ka Man, Chan Sok Ieng, Chu Kai Chong, Sou Chi Ngai,

Cheong Lai Kuan, Leung Sio In, Leong Ka Weng, Lam Kin Wai, Chan Io Hou, Chan Lai Nei, Wong Hoi Man, Mak Kim Fong, Ng Man Pou, Lam Meng Wai, Cheong Im Ha, Chan Wai Meng, Tam Man Hou, Cheng Man Chong, Kuok Chi Kin, Ao Ieong In, Lam Hong Chu, Chan Kin, Wong Weng Cheong, Sam Mio Teng, Chan Chon, Leong On In,

Vong Ka Hou

Selecção de Desporto para Surdos de MacauProva : Campeonato Mundial de Ciclismo para Surdos 2011Total : MOP$28.000Treinador : Ando KentaAtleta : Hoi Long

Selecção de Wushu de MacauProvas : 6º. Campeonato Asiático Junior de Wushu, 11º. Campeonato Mundial de WushuTotal : MOP$1.890.000Treinadores : Zeng Tieming, Iao Chon In, Han Jing, Huang Yanhui, Leong Hong Man, Jia Rui, Ren Yanbing, Qin ZhijianAtletas : Wu Nok In, Lei Weng Si, Cheong Pui Seng, Ho Pui Kei, Jia Rui, Chu Chi Wai, Tan Dongmei, Cai Liangchan

Selecção de Atletismo de MacauTreinadores : Lau Wai Hong, Ieong Sao ChunAtleta : Tam Chon Lok

Selecção de Kart de MacauAtleta : Chang Wing Chung

Selecção de Barcos de Dragão de MacauTreinador : Han WeifengTreinador Adjunto : Leong Mok SoiAtletas : Lok Oi Kan, Chao Sio Kam, Wu Kin Pong, Lee Yong Shen, Lam Io Sang, Leong Lai Sze Racy, Sin Kuan Mui, Lei Weng I, Chan Ip Mui, Cheang Weng Mou, Ng Ka Hou, Chang Wa Ieng, Kwan Chi Wai, Kuok Lai Ieng

Selecção de Basquetebol de MacauTreinadores : Wong Hong Iok, Tse YauTreinador Adjunto : Cheong Kam HangAtletas : Chan Man Kei, Mak I Tong, Ng Ka Ian, Tong Chao Ha, Lam Un Teng, Chan Ka I, Tam On U, Leong Fong Mui,

Mok Ian Ian, Sou Chi Cheng, Lo Man Si, Lok Hang I

Selecção de Bowling de MacauTreinador : Yiu Man YauTreinadores Adjuntos : Choi Io Fai, Lam Sou Keng JuliaAtletas : Ho Weng Hou, Chan Weng Hang, Lee Tak Man, Hui Tong, Zoé Dias Ma, Wong I Kei, Lam Iek Long, Lei Tin Iao,

Pun Ngou Teng, Verónica Dias de Souza, Che Weng Si, U Weng San, Lam Sou Keng Julia, Chan Weng Sam, Tam Tsz Sun

Selecção de Boxe de MacauTreinadores : Cheong Wai, Cheong Long, Wu Chi Kit, Wong Sio Chao, Sio Chi HongAtletas : Chong Chi Weng, Chu Pui Ieng

Selecção de Boxe Tailandês de MacauTreinadores : Chu Kuok Va, Sio Chi Hong, Chau Ying Ho, Hoi Lap Man, Wu Chi KitAtletas : Tong Ip Fai, Tam Chak Meng, Ng Ka Kei, Lam Kong Io, Fong Seng, Un Mou Kuan, Wong Pok Hon, Mak Kit I,

Sam Hin Ieong

Selecção de Ciclismo de MacauTreinadores : Lou Lan Fong, Jose ArellanoAtleta : Wong Hang Cheong

Selecção de Culturismo e Fitness de MacauTreinador : Chong Ka LapAtleta : Kuong Tat Fong

Selecção de Dança Desportiva de MacauTreinadores : Kong Pou Kun, Choi Lai Fong, Lam Chi MengAtletas : So Chin Hong, Cheng Kong Hung, Ieong Su Kan, Wong Sut Kuai, Fong Wai Kin, U Mei Kok, Wong Tong Lam,

Ng Ieng Mei

Selecção Desportiva dos Deficientes de MacauTreinador : Iam Tong HouAtletas : Chong Kam Lon, Cheong Lam San, Chu Cheng Lao

Selecção de Futebol de MacauTreinador : Tam Iao SanTreinadores Adjuntos : Cheang Chon Man, Leong Ian TengAtletas : Ho Man Fai, Iu Kong Fong, Leong Keng Pang, Wong Kam Hong, Lei Kam Hou, Fong Chan Fai, Pun Chi Kin, Lei Tin U, Kuong Ka Weng, Tang Hou Fai, Choi Chan In, Chan Chi Ieng, Kou Ut Cheong, Mak Hou Wai, Bruno Pedruco Novo, Lei Chi Kuan, Ho Ka Seng

Selecção de Desportos sobre o Gelo de MacauTreinadora : Li Li PingAtletas : Lo Weng Kuan, Cheong Sin I, Kuan U Sam, Ng Weng I, Ho Chi Hin

Selecção de Grupo de Xadrez de MacauTreinadora : Hong Chon ImAtleta : Li Hui

De acordo com o Regulamento de Atribuição de Menção Honrosa Desportiva, os seguintes atletas, treinadores e grupos técnicos serão encorajados através da concessão de menções honrosas desportivas:

Selecção de Halterofilismo de MacauTreinador : Ma Wen CaiAtleta : Zhang Shao Ling

Selecção de Hóquei de MacauTreinador : Jia FengTreinador Adjunto : Chan Wai HonAtletas : Lao Chi Lim, Fong Chi Meng, U Kuan Long, Ng Cheng Un, Chu Io Chong, Au Io Kei, Lei Kin Seng, Lam Ka Hei,

Lai Kit Man, Chan Chi Pan, Lam Ieng Wai, Lei Ka Nok, Lei Ka Fai, Wong Chong Nam, Chiu Ka Ian David, Hong Ngai

Selecção de Judo de MacauTreinadores : Chong Ka Lok, Lo Chi Wai, Kikuchi MasatoshiAtletas : Chan Ion Peng, Wong Ka Lei, Leong Siu Pou, Vong Chi Ieng, Lio Chon Hou, Chan Cheng Wa, Che Ka Sin, Wong Sio Man, Fu Chi Wai, Tang Lai Man

Selecção de Macau Special OlympicsTreinadores : Wong Io Meng, Wu Peng Koi, Siu Yu Ning, Leong Chi Kin, Iong Kit Man, João dos Santos Poupinho, Leong Ka Pek, Wong Ion Kao, Lei In Tong, Chau Kwai Chee GraceTreinadores Adjuntos : Ngai Lai Fa, Lio Keng Teng, Lo Ka Man, Wong Pek Ieng, Lo Peng KunAtletas : Tong Hio Sam, Tam Wai Kuong, Fung Chi Ip, Ng Man I, Yu Ka Man, Chan Sok Ieng, Chu Kai Chong, Pun Weng Man, Sou Chi Ngai, Cheong Lai Kuan, Leung Sio In, Leong Ka Weng, Lam Kin Wai, Chan Io Hou,

Chan Lai Nei, Wong Hoi Man, Mak Kim Fong, Ng Man Pou, Lam Meng Wai, Pak Hoi Chong, Pun Pak Ieong, Sam Kun, Cheong Im Ha, Chan Wai Meng, Tam Man Hou, Lo Ka Lei, Cheng Man Chong, Kuok Chi Kin, Ao Ieong In, Lam Hong Chu, Chan Kin, Wong Weng Cheong, Sam Mio Teng, Chan Chon, Wong Kam Fai, Leong On In, Vong Ka Hou

Selecção de Natação de MacauTreinadores : Ying Jingli, U Sio Fan, Zheng Jiachun, Lei Fu Sim, He Ya, Zhang ZilinTreinadores Adjuntos : Wong Cheng U, Au Ieong Sin IengAtletas : Lei On Kei, Ao Ieong Chi Long, Leong Sut Chan, Leong Sut In, Ho Iek Lam, Ng Wai Hou, Leong Kam Cheong,

Chao Man Hou, Kou Chin, Lo Wai Lam, Liu Tsz Ching, Lao Teng Wai, Chiang Chin Wun, Lo Wai Si, Lau Hio Cheng, Lei Cheok Ian, Tam Hio Fong, Chang Si Wai, Leong Wa Hei, Ip Un Cheng, Li Ni, Choi Sut Ian,

Choi Sut Kuan, Lo I Teng, Chan Pui Man

Selecção de Desporto para Surdos de MacauTreinador : Ando KentaAtleta : Hoi Long

Selecção de Ténis de Mesa de MacauTreinadores : Shi Zhenke, Wong Chong Fan, Vong Hon WengAtletas : Che Chi Pan, Leong Iok Nam, Xiao Zikang, Chong Weng I, Lo Pui Si, Loi Hio Ian

Selecção de Tiro de MacauTreinadores : Xu Yulu, Zhao ManAtletas : Hung Pi Lien, Leong Ka Hou, Lao Ka Kei, Zheng Mei Leng, Che Seak Hong Esteve, Cheung Lok Man, Chio Hong Chi, Leong Chi Kin, Tang Pak Kou

Selecção de Triatlo de MacauTreinador : Ando KentaAtletas : Hoi Long, Chan Ka Kit, Ieong Lai Cheng, Chao Man Kit, Man Pou Ian, Lei Cho Ieng

Selecção de Voleibol de MacauTreinadores : Ng Wai Keong, Sou Tong ManTreinadores Adjuntos : Ho Chi Fong, Leong Hon KeongAtletas : Lei Cheok Weng, Wong Sin Kei, Lei Weng Si, Leung Chi Ian, Hong Sio Cheng, Ng Nga Tat, Ung U Tong, Tam Kin Teng, Leng Wai Teng, Leong Ka Lei, Wong Hio San, Pon Gabriela, Tang Keng Ieong, Un Chin Man, Lei Un Pio, Kan Chou Pui, Chong Hoi Meng, Leong Ka Ho, Lam Lok Hang, Choi Wai Kit, Leong On Tek, Lo Si U,

Chan Wai Man, Ieong I Kit

Selecção de Wushu de MacauTreinadores : Zeng Tieming, Iao Chon In, Han Jing, Jia Rui, Huang Yanhui, Leong Hong Man, Ren Yanbing, Qin ZhijianAtletas : Jia Rui, Chu Chi Wai, Tan Dongmei, Cai Liangchan, Huang Junhua, Li Yi, Iao Chon In, Ho Si Hang, Wu Nok In,

Lei Weng Si, Cheong Pui Seng, Ho Pui Kei, Chio Wai Keong, Chan Ian I, Wu Chi In, Kuong Un I, He Weng I, Wong Kui Sin, Mui Weng I, Lou Ka Io

Selecção de Xadrez Chinês de MacauTreinador : Chen BupengAtleta : Lei Kam Fun

De acordo com o Regulamento dos Prémios do Desporto de Alta Competição e o Regulamento dos Prémios do Desporto para Deficientes, os seguintes atletas, treinadores e grupos técnicos

serão encorajados através da concessão dos respectivos prémios:

Page 11: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 11

DESPoRToXANDÃO FELIZ POR IR REPRESENTAR OS «LEÕES». o defesa-central brasileiro xandão chegou, na manhã de ontem a lisboa, pronto para se apresentar em alvalade, garantindo desde já sentir-se muito feliz por poder representar os «leões».

EUSÉBIO MELHOROU, MAS CONTINUA INTERNADO. o antigo futebolista eusébio melhorou das dores causadas pela cervicalgia com irradiação ao dorso, mas vai continuar internado no Hospital da luz, em lisboa, disse josé roquette, diretor clínico da unidade hospitalar.

BARÓMETRO DA LIGAO JORNAL TRIBUNA DE MACAU volta a apresentar semanalmente os palpites sobre os resultados dos jogos da liga portuguesa de futebol.

António Dias Azedo continua na liderança do ranking dos palpites.

Sporting - Porto

Leiria - Benfica

Beira-Mar - Braga

1-2

1-3

2-2

1-1

0-1

1-2

2-2

1-3

1-2

2-2

0-1

0-0

1-1

0-3

0-0

1-2

1-3

1-1

1-3

1-2

0-2

2-1

0-3

2-3

GuiomarPedruco

38VíctorMarreiros

38IsaManhão

36SandraBártolo

36HélderFernando

38HelenaBrandão

42Marquesda Silva

37AntónioDias Azedo

47

SPoRtING DEFRoNtA Fc PoRto No SÁBADo

Um clássico que é muitomais decisivo para o SportingSporting e FC Porto disputam sábado, em Alvalade, o terceiro grande “clássico” da temporada na Liga portuguesa de futebol, que vale muito mais para os “leões”, que arriscam perder de vista o primeiro lugar

À entrada para a 14.ª e penúlti-ma jornada da primeira volta, o Sporting recebe os campeões na-

cionais, a partir das 20:15 (04:15 hora de Macau), a seis pontos do primeiro posto, partilhado por FC Porto e Benfica.

Uma derrota da formação orienta-da por Domingos Paciência - uma das figuras destes “clássicos” em meados da década de 90, com a camisola portista – pode comprometer seriamente as aspira-ções do título nacional.

Um cenário de nove pontos de atraso, somado à difícil deslocação que se segue a Braga, no encerramento da primeira volta, pode traçar, quase em definitivo, o destino do Sporting neste campeonato.

Já o FC Porto parece ter estabilizado aos comandos de Vítor Pereira, que aca-ba de receber novo voto de confiança do presidente Pinto da Costa, que garantiu querer cumprir na íntegra o contrato de dois anos com o antigo adjunto de André Villas-Boas.

A eliminação na Taça de Portu-gal, na qual o Sporting passou a ser o maior candidato, e a “despromoção” da “Champions” para a Liga Europa, foram tropeções que não abalaram o FC Porto na maior competição interna e vai ago-ra a Alvalade com a segurança dos seis

pontos de vantagem.Este “clássico” tem também o “ape-

ritivo” adicional de testar a rota invicta de 52 jogos do FC Porto no campeonato, caminhada que começou logo a seguir a uma derrota... em Alvalade (3-0).AS INCÓGNITAS. Alberto Rodríguez foi a novidade no treino de ontem do Sporting. O central peruano treinou inte-grado pela primeira vez em 2012 e pode-rá constituir opção para o clássico.

Carriço fez corrida com o prepara-

dor físico, mas numa marcha ainda lenta. O júnior Tiago Ilori integrou igualmente o treino. Já o reforço uruguaio Sebastián Ribas fez ontem o primeiro treino com os leões depois de ter sido apresentado na

O CLÁSSICO 155• Sporting e FC Porto realizam Sábado o 155º clássico da história do campe-onato português, nos quais os dragões somaram 59 vitórias, enquanto os leões alcançaram 55 triunfos.

LEÃO REINA EM ALVALADE• O domínio do Sporting nos clássicos com o fc Porto em alvalade é avas-salador, uma vez que contabiliza 42 triunfos em 77 partidas realizadas para o campeonato. os dragões apenas venceram em 19 ocasiões.

A MAIOR GOLEADA• Em clássicos a maior goleada em casa dos leões foi favorável ao sporting por 9-1, na época 1936/37. No entanto o recorde absoluto é do fc Porto, que em 35/36 venceu em casa por 10-1.

448 GOLOS MARCADOS• Os 154 duelos entre leões e dragões já renderam 448 golos, sendo que neste capítulo o sporting leva uma ligeira van-tagem, pois contabiliza 231 remates certeiros, contra os 217 golos aponta-dos por jogadores do fc Porto.

curiosidades

Pé direito de Wolfswinkel e esquerdo de Hulk empatados a 10 golos

tarde de quarta-feira. O argentino Fito Rinaudo foi o único

ausente do apronto, continuando a recu-perar da intervenção cirúrgica a que foi submetido. O aquecimento com e sem bola e exercícios de circulação do esférico seguidos de situações de finalização do-minaram o treino nos 15 minutos abertos à comunicação social.

Do lado portista, continua-se a aguardar por resposta positiva da parte da Federação angolana ao pedido para reter o extremo Djalma, convocado para o Campeonato das Nações Africanas.

“O Djalma tem treinado toda a se-mana e até hoje continuo a contar com ele para a convocatória para o jogo com o Sporting. O FC Porto tem boas relações com a federação angolana e espero a todo o momento a confirmação de que possa estar em Alvalade”, referiu ontem o treinador dos portistas, Vítor Pereira.

Fora de opção deverá estar o brasi-leiro Danilo, que só esta manhã cumpriu o primeiro treino ao serviço dos azuis-e-brancos. “Vamos ter algum cuidado, mas logo que sentirmos que possa ser utilizado assim o faremos. Por agora é impossível”, disse Vítor Pereira.

O treinador dos “dragões” disse ainda esperar um jogo “intenso e de qua-lidade” mostrando vontade de “vencer e manter a liderança” da Liga portuguesa de futebol.

JTM/Lusa

conceição Júnior: “Está tudo em aberto”o presidente do sporting clube de Macau mostra-se cauteloso perante o embate deste fim-de-semana, frente ao fc Porto. Para antónio conceição júnior a paragem “fez mal ao sporting”, mas o positivo é que “também pode ter feito mal ao Porto”. Por isso, “o jogo é ainda uma incógnita, está tudo em aberto”, refere. até ao fecho deste edição, o jtM tentou obter também um comentário do fc Porto de Macau, mas sem sucesso. h.a.

Page 12: JTM 06-01-2012

Pág 12 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

PSG APONTA BATERIAS AO JAPONêS HONDA. falhada a contratação do inglês David Beckham, o Paris saint Germain continua no mercado à procura de reforços para a sua equipa, tendo, inclusivamente, já definido um novo alvo: Keisude Honda, médio japonês do csKa Moscovo. DESPoRTo

CHELSEA QUER URUGUAIO PARA O LUGAR DE DROGBA. o chelsea está interessado na contratação do avançado uruguaio do Nápoles, edinson cavani, de 24 anos, para substituir Drogba, de 33.

PREmIER LEAGUE

United deixa escapar liderançaO Manchester United perdeu a possibilidade de igualar o City no primeiro lugar da liga inglesa de futebol ao prolongar o seu mau momento no campeonato com uma derrota em casa do Newcastle, por 3-0

Com a liderança à distância de um triunfo, o United, vindo de uma derrota caseira com o “lanterna vermelha” Blackburn (2-3), ti-

nha pela frente um jogo teoricamente fácil, uma vez que o Newcastle somava um único triunfo nos últimos oito encontros.

Mas na prática, os “red devils” encontraram uns “magpies” mais parecidos com a equipa sur-presa do início da temporada do que com a das últimas semanas, autores de um futebol espectá-culo que teve o primeiro ponto alto no golo em três toques - passe longo do guarda-redes Krul, prolongamento de cabeça de Shola Ameobi e fina-lização – de Demba Ba, aos 33 minutos.

Do regresso dos balneários, Yohan Cabaye ampliou a vantagem com um tiro de livre directo, que Lindegaard só conseguiu ver passar.

O United, com Nani a tempo inteiro e Wayne Rooney de volta depois de ter sido castigado por Alex Ferguson, partiu em busca do resultado, um esforço inglório que culminou num autogolo de Phil Jones a um minuto do apito final.

Com a terceira derrota da época na mala, os “red devils” conservam o segundo lugar, tendo, no entanto, mais um jogo do que o terceiro, o Tot-tenham, que tem menos três pontos.

City e United, primeiro e segundo da Premier League, encontram-se no domingo para um jogo da terceira ronda da Taça de Inglaterra.

No outro jogo do dia, que concluiu a 20.ª jor-nada da Liga inglesa, o Bolton roubou três pontos

em casa ao Everton, um resultado precioso para uma equipa que está abaixo da “linha de água”.

Os homens da casa marcaram primeiro, aos 63 minutos, através de Tim Howard, que se tornou o quarto guarda-redes da Premier League a apon-tar um golo. O norte-americano chutou desde a sua área, a bola bateu no relvado a uns 25/30 me-tros da baliza adversária e, com a ajuda do vento, passou sobre o desprevenido guardião do Bolton, Adam Bogdan.

No entanto, o Everton deixou a vitória fugir ao sofrer dois golos em menos de dez minutos: David Ngog assinou o golo do empate (67) e Gary Cahill fechou o resultado, ao fazer o 1-2, aos 78 minutos.

tAÇA Do REI

Vitória fácildo barçaCésc Fabregas e Leonel Messi bisaram na vitória do FC Barcelona sobre o Osasuna em Camp Nou, por 4-0, na primeira mão dos oitavos de final da Taça do rei de Espanha em futebol

Primeiro foi Fabregas, aos 15 e 19 minutos, depois foi Messi a

facturar, aos 73 e 91+1, apesar de apenas ter esta-do em campo praticamen-te meia hora, depois de ter rendido Pedro, aos 59 mi-nutos.

Não foram os 8-0 da quarta jornada da Liga es-panhola, mas o domínio dos catalães voltou a ser evidente. O Osasuna não consegue marcar um golo aos catalães desde 31 de Outubro de 2009 e desde então sofreu 18 golos fren-te à equipa de Guardiola.

No caso de confir-marem o favoritismo na eliminatória, os catalães poderão vir a encontrar o Real Madrid nos “quar-tos”, caso os “merengues” afastem o Málaga. Na ter-ça-feira, a equipa de José

Mourinho bateu os anda-luzes, por tangencial 3-2, no Bernabéu.

No outro encontro, um golo em cada metade chegou para a Real So-ciedad ganhar vantagem na eliminatória frente ao Maiorca, num encontro que opunha duas equi-pas “coladas” na metade inferior da Liga espanho-la (14.º e 15.º). Aranburu inaugurou o marcador no Municipal de Anoeta, em San Sebastian, aos 17 mi-nutos, e Agirretxe fechou a contagem, aos 54.

A jornada só ficava completa na quinta-feira, com os jogos da primeira mão dos “oitavos” entre o Córboda e o Espanyol e o que opõe o Valência ao Se-vilha. Os jogos da segunda mão serão disputados a 10, 11 e 12 de Janeiro.

Page 13: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 13

tAIwAN

a importância da morte da sograO ex-líder Chen Shui-bian, detido por corrupção, vai integrar as cerimónias fúnebres em honra da sua sogra no que os seus apoiantes consideram poder ser um momento de viragem na candidatura de Tsai Ing-wen do Partido Democrático Progressista (PDP)

De acordo com todas as sondagens, apesar da proximidade do acto eleitoral (realiza-se a 14 de Janeiro), mantém-se uma pequena diferença

nas intenções de voto, com o Presidente Ma Ying-jeou a ocupar a liderança. Tsai Ing-wen continua a ocupar o segundo lugar, revelando-se como o principal adversá-rio do Presidente, que vê a candidatura do independen-te James Soong retirar-lhe uma percentagem de votos, pequena, mas que poderá ser fundamental nas contas finais.

“Falta um click, porém”, dizem os analistas. A von-tade da população de Taiwan de manter a estabilidade nas relações com o Continente Chinês “poderá aumen-tar ainda os resultados em favor do Presidente Ma, na recta final da campanha”, dizem.

É assim que o PDP “aposta” nesta saída temporária da prisão do ex-Presidente Chen Shui-bian que, a pre-texto das cerimónias fúnebres da sogra, vai tentar agre-gar apoios para a candidata do seu partido.

“Isso vai ajudar Tsai”, disse Wu Chiu-ling, um membro do gabinete de Chen em Taipei, que adiantou:

“anteriormente Chen expressou o seu apoio de Tsai, mas pensamos que nesta sua saída a poucos dias do acto elei-toral, grande parte do apoio que o ex-Presidente ainda goza em Taiwan, poderá ser transferido para Tsai.”

Inicialmente Chen, que foi presidente de 2000 a 2008, pediu para assistir ao funeral da sua sogra, pre-visto para 10 de Janeiro, mas tal foi recusado pelas au-toridades da Prisão de Taipei, onde cumpre uma pena de 17 anos e meio por corrupção. Recentemente, contu-do, Chen recebeu autorização para assistir a um culto taoísta em Tainan cidade, onde a sua sogra morreu na semana passada, e não será obrigado a usar algemas ou correntes, como inicialmente era exigido pelas autorida-des prisionais.

“Será autorizado a permanecer com os membros da família no culto de oração durante uma hora” disse aos jornalistas a vereadora eleita pelo PDP, para a au-tarquia de Taipé, Chiang Chih-ming, salientando que “esperamos que centenas de apoiantes compareçam para saudar Chen, embora este não esteja autorizado a comunicar com eles ou com os repórteres.”

Chen e seus familiares (incluindo a mulher Wu Shu-chen) foram condenados numa complexa rede de processos por terem enviado doações políticas e fundos secretos para o exterior, lavagem de milhões de dólares e “luvas” em contratos do governo.

JTM com agências

acTUalMALÁSIA PODE VENDER ELECTRICIDADE A SINGAPURA. os primeiros-ministros da Malásia e singapura debateram ontem a possibilidade da Malásia vender electricidade à cidade-estado foi ontem revelado pelos dois governantes.

IMOBILIÁRIO DE HONG KONG EM QUEDA. o sector imobiliário de Hong Kong vai continuar em queda, após as medidas governamentais para cortar o aumento dos preços. em 2011, houve uma baixa record de transacções, foi ontem divulgado oficialmente.

mALÁSIA

anwar prepara a oposiçãopara continuar sem eleO ex-vice-primeiro-ministro Anwar Ibrahim, disse na quarta-feira que a sua coligação de partidos oposicionistas não irá desintegrar-se mesmo que seja considerado culpado das acusações de sodomia

Anwar foi acusado em 2008 de ter relações com um ex-assessor do sexo masculino e a senten-ça do longo julgamento está marcada para

segunda-feira, prevendo-se que se for considerado culpado, o político venha a ter uma pena até 20 anos de prisão, ainda que passível de recurso.

Anwar nega a acusação, alegando que se trata de mais uma conspiração do governo para manchar a sua imagem no país de maioria muçulmana conser-vadora alterando assim a tendência que levou a que a coligação oposicionista tivesse conseguido ganhos substanciais nas eleições de 2008 ganhos.

Na quarta-feira, Anwar disse a um grupo de cerca de 500 pessoas no centro de Negeri Sembilan, perto da capital Kuala Lumpur, que a coligação de três partidos não cairia sem ele. “Anwar entrou na prisão, Anwar saiu da prisão ... não importa. O importante é que as pessoas se unam para derrubar o Governo”, disse durante um discurso de uma hora em que colocou as baterias contra o partido dominante na Malásia desde 1957, e de que já fez parte até cair em desgraça.

Passeando num pequeno palco improvisado num parque de estacionamento, Anwar reiterou a sua ino-cência e apelou aos seus apoiantes para “salvarem o país” da corrupção no governo e má administração.

“Eu não sou culpado. Eu sou uma vítima de di-famação ... Não haveria nenhum caso se os tribunais seguirem os factos e a lei”, disse ele, frequentemen-te interrompido com slogans como “Viva o povo” e “Viva Anwar”.

“Todo mundo sabe que Anwar nunca fez nada de errado. (O governo) está a fazer o mesmo jogo anterior”, disse à AFP, Izzat Haffiz, um estudante de engenharia civil de 21 anos de idade. E salientou que “nós lutamos pela democracia. Sinto-me muito triste

porque o nosso governo retira-nos as mínimas liber-dades que devíamos ter.”

A manifestação fez parte de uma tournée nacional que começou na terça-feira no Estado de Johor para aumentar o apoio à coligação oposicionista. Anwar vai visitar seis outros estados e Kuala Lumpur antes de, na segunda-feira, ir a tribunal ouvir a sentença.

Anwar, um ex-vice-primeiro-ministro, já passou seis anos de prisão condenado por sodomia e corrup-ção, depois de um desentendimento com o seu chefe, o então, ex-primeiro-ministro Mahathir Mohamad. A pena de sodomia foi anulada posteriormente e foi li-bertado em 2004.

Os analistas dão como certo que o primeiro-minis-tro Najib Razak vai convocar novas eleições gerais em 2013, na esperança de reconquistar um mandato forte.

O vice-presidente da Comissão Eleitoral da Ma-lásia Ahmad Wan Wan Omar disse que mesmo con-denado, Anwar ainda poderia ser candidato até os tri-bunais esgotarem todas as possibilidades de recurso. Depois disso, qualquer pessoa condenada a mais de um ano de prisão é impedido de contestar as eleições para cinco anos.

breves

Apelo à contenção de Pyongyangos estados unidos instaram a china a realçar a necessidade de contenção da aliada coreia do Norte, numa altura em que Pyongyang está a passar por um processo de transição de liderança, disse ontem o secretário de estado adjunto Kurt campbell, que chegou à coreia do sul depois de reuniões na china. os estados unidos também “destacaram que a coreia do Norte deve tomar medidas para melhorar as relações com a república da coreia (coreia do sul) e para cumprir as suas obrigações internacionais e compromissos”, afirmou.

Descartado crime em incêndioa polícia de Hong Kong suspeita que na origem do incêndio que deflagrou a 30 de Novembro num popular mercado de rua, causando nove mortos e mais de 30 feridos, esteja uma falha eléctrica, descartando a hipótese de mão criminosa. “Nesta fase não temos qualquer prova que sugira que se tratou de fogo posto”, afirmou um responsável da polícia citado pela imprensa local, salientando, porém, que a suspeita é de ter ocorrido uma falha eléctrica possivelmente causada por sobrecarga.

Diminuiu excedente comercial da RPC o excedente comercial da china desceu para cerca de 160 mil milhões de dólares em 2011, anunciou ontem o ministro chinês do comércio, chen Deming. No conjunto, o comércio externo da china terá aumentado 20 por cento em relação a 2010, indicou chen Deming, sem especificar o montante das exportações e das importações. a china tornou-se a maior potência exportadora do mundo em 2009, ultrapassando a alemanha. o seu crónico excedente comercial tem vindo, contudo, a cair, devido à diminuição da procura na europa e nos estados unidos, os dois maiores mercados da china.

Page 14: JTM 06-01-2012

Pág 14 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

susana salvador

acTUalCHINA NÃO PAGA TAXA DE CARBONO. as companhias aéreas chinesas não vão pagar a taxa de emissão de carbono da união europeia que entrou em vigor a 1 de janeiro, disse ontem a china air transport association, que agrupa as quatro maiores companhias aéreas chinesas.

VoLtA AomUNDEx-PM israelitaacusado de corrupção o antigo primeiro-ministro israelita ehud olmert foi ontem acusado de corrupção, no âmbito de um es-cândalo imobiliário em jerusalém, quando era presidente da câmara da cidade, disse fonte judicial. Doze pessoas, incluindo shula Zaken, antiga chefe de gabinete de olmert e o seu sucessor na autarquia ouri loupolianski, acusados de terem recebido «luvas» de promotores num vasto projeto imobiliário de-nominado «Holyland», foram tam-bém acusadas, acrescentaram os «media» israelitas.

Presidente Kirchneroperada com sucesso a presidente da argentina, cristina Kirchner, foi submetida a uma cirurg-ia de três horas e meia na quarta-fei-ra para remover o cancro na tiróide. “a operação da presidente decorreu sem qualquer problema ou compli-cação”, disse o porta-voz alfredo scoccimaro, em frente ao Hospital austral, onde centenas de apoiantes se reuniram numa demonstração de apoio a Kirchner.

Registados 25 mortos emdesabamento nas FilipinasPelo menos 25 pessoas morreram e outras 100 estão desaparecidas no sudoeste das filipinas na sequência de um desabamento de terra ocor-rido hoje numa comunidade de ga-rimpeiros de ouro, informou a polícia. os corpos foram recuperados entre os escombros da derrocada que se abateu sobre uma montanha remota junto da localidade de Pantukan, na ilha de Mindanao.

Catroga será o novo “chairman” da EDPeduardo catroga vai presidir a partir de fevereiro ao conselho Geral e de supervisão da eDP. a nomea-ção contou com o apoio de todos os accionistas privados da eléctrica portuguesa, incluindo a mais recente participante, a china three Gorges. ao antigo ministro das finanças juntam-se Braga de Macedo e ilí-dio Pinho, adiantou ontem o “Diário económico”.

Venda de veículosnovos caiu no Japãoa venda de veículos novos no japão, excluindo os mini-modelos, caiu 16,7% em 2011 em comparação com 2010, para 2,69 milhões de exem-plares, em consequência das reper-cussões sobre a indústria automóvel do sismo e tsunami de 11 Março. Não obstante, foi registada uma recupera-ção a partir de setembro.

Seul centra-se na estabilidade da Penínsulao MNe de seul anunciou ontem que este ano orientará a sua diplo-macia para manter a estabilidade na Península da coreia, perante o processo de transição na coreia do Norte, informou a agência Yonhap. “o objectivo principal das políti-cas diplomáticas deste ano é uma gestão equilibrada da situação na Península coreana”, indicou o MNe num documento entregue ao presi-dente do país, lee Myung-bak.

O cenário de uma entrada em incumprimento foi admitido pelo próprio primeiro-ministro, Lucas Papademos, revelando os receios do executivo sobre o agravamento da crise grega, quando se aproxima mais um exame da troika à implementação das medidas de ajustamento financeiro

O início do ano começou com um porta-voz do Gover-no a advertir para a inevitabilidade de a Grécia sair da zona euro se não conseguir dos credores internacionais

luz verde para receber o envelope financeiro que lhe permite assegurar os seus compromissos. A ideia contraria o discurso mais optimista revelado em Novembro pelo primeiro-ministro, quando Papademos foi anunciado o novo chefe do Governo, e nessa altura afastou qualquer cenário de saída da Grécia da moeda única.

Mas, desta vez, deixou um outro alerta mais amargo, feito por carta às centrais sindicais e patronais gregas: não exclui um cenário de entrada em bancarrota, se o país não conseguir dos credores internacionais um acordo durante as negociações com as missões da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“A implementação do acordo para reduzir a dívida e a continuidade do financiamento do país está dependente disso. Sem este acordo com a troika e o financiamento subsequente, a Grécia enfrenta, em Março, o risco imediato de incumprimento desordeiro”, lê-se na carta, que a agência Bloomberg cita.

As negociações com a troika começam em meados de

Janeiro e vão centrar-se na definição de um “plano de ajusta-mento económico credível de 2012 a 2015”, espera Papademos. Terminadas as negociações, cabe à Comissão Europeia e ao FMI pronunciarem-se, actualizando o Memorando de Entendimen-to negociado em Maio de 2010, e aprovar, ou não, a libertação de uma nova tranche do financiamento externo.

Pela frente, o Governo tem para cumprir um ambicioso pla-no de privatizações – aquilo que a troika considera ser um dos pontos mais atrasados do programa de ajustamento –, avançar com novos cortes nas pensões e introduzir novas reformas no mercado de trabalho.

Ao mesmo tempo, as negociações para o perdão à dívida grega continuam de pé. O abate de cerca de 100 mil milhões de euros estabelecido em Outubro pelos líderes europeus ainda não está fechado e, segundo esperam os credores privados, um acordo definitivo pode ser concluído nos próximos dias.

atenas admite bancarrota

LÍBIA

como desarmar ex-rebeldesO novo chefe do Estado-Maior das forças armadas líbias anunciou como tarefas prioritárias o desarmamento dos antigos rebeldes que derrubaram Muammar Kadhafi e a protecção das fronteiras nas regiões desérticas, segundo um despacho da agência AP

Em declarações proferidas na quarta-feira em Tripoli, o general Yussef Mangush considerou que as actuais

forças armadas enfrentam enormes obstá-culos, incluindo a reconstrução das bases e a compra de novos equipamentos.

“Muitas das instalações militares estão parcial ou totalmente destruídas, grande parte das engrenagens e equi-

pamentos foram danificados e as forças armadas negligenciadas antes da revolu-ção pelo antigo regime”, afirmou.

Para o novo chefe de Estado-Maior, o fato de as milícias regionais, que tiveram um importante papel no derrube de Ka-dhafi, continuarem armadas, é um sério problema para as novas autoridades lí-bias. As milícias regionais têm a seu cargo a segurança nas suas áreas, na ausência de uma força militar nacional forte e unifica-da, e ocorrem frequentemente confrontos entre os diferentes grupos.

Mangush referiu ainda que a unifi-cação das milícias é outra das priorida-des. “Esperamos integrar os rebeldes, normalizar a situação e manter tudo sob controlo”, sintetizou, adiantando que na primeira fase de recrutamento, serão trei-nados cerca de 25 mil soldados, visando,

a longo prazo criar “umas forças armadas modernas”.

Na quarta-feira, uma coligação de antigos rebeldes (‘thowars’) líbios rejei-tou a nomeação de Mangush, acusando o Conselho Nacional de Transição (CNT) de ter ignorado os candidatos que lhe fo-ram apresentados. Em Dezembro, num congresso da referida coligação, o che-fe do CNT, Mustapha Abdeljalil, pediu aos ‘thowars’ para apresentarem um ou vários candidatos para o cargo de chefe de Estado-Maior do Exército. Após ne-gociações, os ‘thowars’ chegaram a acor-do sobre uma lista de seis graduados do antigo exército líbio que participaram ac-tivamente nos combates contra o regime de Kadhafi. No entanto, o nome do novo chefe de Estado-Maior não figurava na lis-ta apresentada ao CNT. JTM/Lusa

O pânico gerado por dezenas de roubos e notícias de arrastões

em toda a cidade de Fortale-za, capital do Ceará, obrigou polícias e governo estadual a chegar a um acordo du-rante a madrugada. Após seis dias de greve, dez mil polícias militares e bombei-ros regressaram ao trabalho, tendo visto parte das suas reivindicações aceites pelas autoridades. A situação vol-tou ontem ao normal, depois das cenas de caos registadas, principalmente na véspera.

Vi três homens a assaltar duas moças que estavam na paragem de autocarro. De-pois, eles abordaram a dona de uma banca de revistas. Subi no primeiro autocarro que passou”, contou à revis-ta Veja a estudante Rafaella Otávia, sobre os aconteci-mentos da terça-feira.

“Foi um dia difícil, uma situação inusitada”, afirmou ao DN o vice-cônsul portu-guês em Fortaleza, Francisco Brandão. “As pessoas op-taram por regressar a casa, mas hoje [ ontem] a cidade já voltou à normalidade”, acrescentou, dizendo não ter recebido qualquer pedido de

ajuda dos cidadãos portu-gueses. No consulado estão inscritos 2400 portugueses mas, segundo o diplomata, cerca de dez mil vivem em todo o estado.

Numa reunião que ter-minou de madrugada, os polícias militares compro-meteram-se a regressar aos quartéis durante o dia de ontem. Em contrapartida, o governo estadual – que tinha declarado o estado de emer-gência na sexta-feira para permitir a intervenção do exército – concede uma am-nistia a todos os grevistas. As autoridades acordaram também diminuir de 46 para

40 horas semanas a carga horária dos militares, pagar subsídio de alimentação de dez reais (4,2 euros) diários e aumentar os salários em 7%. Foi ainda anulada uma deci-são judicial, segundo a qual os grevistas deviam pagar uma multa diária de 500 re-ais (210 euros).

O sucesso das negocia-ções ficou contudo ensom-brado pela decisão dos polí-cias civis de começarem eles próprios uma greve, a tercei-ra em seis meses. Os agentes querem ser aumentados, a retirada dos presos das es-quadras e um aumento efec-tivo da força policial.

BRASIL

calma volta a FortalezaApós dia caótico devido à greve de polícias militares e bombeiros, a situação regressou ao normal, apesar de protesto de polícias civis

Page 15: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 15

PoRtUGAL

Passos libertou relatório secretoDocumento sobre a alegada transmissão de informações para o grupo Ongoing já está nas mãos do Ministério Público

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, desclassificou o relatório sobre as primeiras suspeitas de violação do segredo de Esta-

do nos serviços de informações, enviando o docu-mento para o Ministério Público. Em causa está a averiguação interna sobre a eventual transmissão de informação secreta por Jorge Silva Carvalho, ex- diretor do SIED, para o grupo Ongoing. Numa primeira fase, o documento, tal como o DN noti-ciou em 30 de Agosto de 2011, ficou reservado no gabinete de Pedro Passos Coelho. Porém, após um pedido do Ministério Público, e como a lei o impõe, o documento acabou por ser entregue para efeitos de investigação criminal.

Ao DN, o gabinete de Passos Coelho confirmou a entrega do documento, porém, não na sua tota-lidade: “O primeiro-ministro autorizou que docu-mentação, expurgada das matérias sensíveis e clas-sificadas, fosse transmitida pelo SIRP à PGR e ao DIAP após pedido destas”, começou por esclarecer a assessoria de imprensa de Passos Coelho, acres-centando que o primeiro-ministro solicitou àquelas duas entidades “o máximo de reserva legalmente prescrito quanto ao teor da documentação entre-gue”. O acesso a este mesmo documento, refira-se, foi negado aos deputados da Comissão Parlamen-tar, que nos últimos meses promoveu uma série de audições sobre a polémica das secretas. Culminan-do com a apresentação de um relatório que mais polémica tem suscitado.

O relatório que foi entregue ao DIAP diz res-peito à investigação feita pelo gabinete do secretá-rio geral dos Sistema de Informações da República Portuguesa ( SIRP) às informações que terão saído do Serviço de Informações Estratégicas e Defesa ( SIED) sobre para o grupo empresarial Ongoing. No centro desta polémica esteve Jorge Silva Carvalho, antigo director do SIED, actualmente quadro da Ongoing, proprietária do jornal Diário Económico, e maçom ligado à Loja Mozart da Grande Loja Le-gal de Portugal. A mesma loja, refira-se, do patrão

da Ongoing, Nuno Vasconcellos.Em Agosto do ano passado, o gabinete de Pas-

sos Coelho emitiu um comunicado garantindo que o resultado da investigação interna “aponta para a existência de irregularidades na preservação do sigilo de matérias classificadas”. Ao contrário da investigação feita pelo Conselho de Fiscalização – que confirmou ter detectado a “utilização indevi-da de meios afectos ao SIED” e “envio indevido de informação”, o que, contudo, não seria susceptível de “colocar em causa a segurança interna e a defesa dos interesses nacionais” – as conclusões do gabi-nete de Passos Coelho foram mais longe: “Não se afasta por completo a possibilidade de ter existido violação de segredo de Estado ou do dever de sigi-lo, que, a ter existido, configura nos termos da lei a

prática de crime”, referiu o comunicado de Passos Coelho.

Perante estas suspeitas, foi o próprio secretá-rio-geral do SIRP, Júlio Pereira, que, ainda durante o mês de Agosto, fez uma denúncia verbal no DIAP de Lisboa.

Um dos casos sob investigação é o chamado ”Simasgate”. Jorge Silva Carvalho, então diretor do SIED, terá tido acesso, a seu pedido, aos registos dos telefonemas efectuados pelo jornalista Nuno Simas no verão de 2010, quando investigou para o jornal onde então trabalhava, o Público, problemas inter-nos nas secretas. A lista foi obtida por uma “toupei-ra” do SIED na Optimus, a qual foi detectada pela operadora e já revelada à investigação criminal.

JTM/DN

acTUalMINISTÉRIO PúBLICO FAZ BUSCAS NA EDUCAÇÃO. Procuradores do Departamento de investigação e acção Penal estiveram ontem a fazer buscas no Ministério da educação, em lisboa. em causa, alegadas irregularidades na colocação de professores.

DESCOBERTO MAIS PETRóLEO AO LARGO DE ANGOLA. a companhia petrolífera dinamarquesa Maersk oil descobriu uma jazida petrolífera ao largo de angola, revelou o director da prospecção lars jorgensen, assinalando que se trata da “primeira vez que se encontra petróleo no bloco 23, denominado de azul”.

Políticos maçons pressionados para se assumiremDevem os políticos maçons declarar esta filiação? Deputados ouvidos pelo DN, um deles maçom, dizem que sim. A diferença é: voluntariamente ou à força?

Os políticos maçons estão cada vez mais pressionados a assu-mir todas as suas filiações –

mesmo as que não querem revelar.Teresa Leal Coelho, vice-presi-

dente da bancada do PSD – que de-sencadeou intensa polémica ao assi-nar um documento no Parlamento no qual assinalou permeabilidade dos serviços secretos a “influências ma-çónicas” –, disse ao DN que “todos os políticos éticos devem declarar os seus interesses” quando estes colidem com processos decisórios em que es-tejam envolvidos; Carlos Abreu Amo-rim, outro vice-presidente da banca-da “laranja” acha o mesmo – mas com

força legal, devendo no seu entender todos os responsáveis públicos decla-rar as suas filiações, secretas ou não (uma opinião em tempos defendida pelo ex-presidente da Assembleia da República Jaime Gama, o único so-cialista não-maçom a ocupar aquela função); Francisco Louçã, líder do BE, acha que o assunto deve ser objecto de “reflexão” – embora “não a rebo-que deste caso da Loja Mozart”; e um dos poucos deputados do PS que se assume maçom – embora na bancada existam dúzias, começando pelo líder, Carlos Zorrinho –, Rui Paulo Figuei-redo, número dois (vice- grão-mestre) da Grande Loja Legal de Portugal (GLLP, a obediência onde também “militam” Jorge Silva Carvalho, ex--chefe do SIED, e Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, que não desmentiu a ligação avançada pelo Expresso), também afirma ao DN que “em nome da transparência todos os responsáveis públicos deveriam as-sumir todas as suas filiações, embora só voluntariamente” – uma opinião com a qual a esmagadora maioria dos

“irmãos” não concorda.Teresa Leal Coelho partilha a

ideia de Figueiredo ( que, aliás, su-blinhou ter sido emitida a título ex-clusivamente pessoal, “respeitando opiniões diferentes”). A parlamentar social-democrata, assumindo a sua raiz ideológica “liberal”, diz que ao “princípio da máxima liberdade deve corresponder o da máxima responsa-bilidade”. Assim, a declaração de in-teresses de cada político perante cada situação deverá ser “voluntária” – e sujeita a “escrutínio público”, com eventual “sanção política”.

Carlos Abreu Amorim pensa di-ferente. Segundo disse ao DN, “os titulares de cargos políticos e magis-trados deviam colocar a pertença a organizações como a maçonaria e o Opus Dei no registo de interesses”. Ressalvando que esta é uma “posição pessoal”, o “vice” da bancada social-democrata considera que esse registo deve ser obrigatório.

Acrescentando que “num mo-mento de suspeição como este, os partidos do chamado arco da gover-

nabilidade deviam reflectir sobre a possibilidade de avançar para uma solução deste género”. O DN contac-tou também os “vices” Miguel Fras-quilho e Adão Silva. O primeiro disse “estar ocupado com questões mais importantes, como o endividamento do País”, e o segundo vincou apenas a sua posição sobre a ordem iniciáti-ca: “Não sou, nunca fui e espero nun-ca vir a ser da maçonaria.”

Voz divergente, de entre as vá-rias que o DN ontem ouviu, foi a do deputado comunista António Filipe.

Para este vice-presidente da As-sembleia da República – que participou nos trabalhos da comissão de Assuntos Constitucionais sobre as polémicas nos Serviços Secretos – é um “absurdo” que se crie uma lei que obrigue os maçons a declarem a pertença à organização. “Como é óbvio, se são organizações secretas, não declarariam na mesma, mesmo que fossem obrigados. Aliás, se pertencem a essas organizações, já de-viam ter declarado, porque a actual lei já a isso obriga.”

JTM/DN

JoÃo pedro henriQuesrui pedro antunes

Page 16: JTM 06-01-2012

Pág 16 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

“Nós [jornalistas] somos muito rápidos a escrever, mas continuamos a precisar de investigar”

Óscar Mascarenhas ao “Diário de Notícias”D

ito

oPInIãoIn “Jornal de Macau” e “Tribuna de Macau”

06/01/1992

Há 20 anos

TDM eM vésperas De Novas TraNsforMaçõesO estudo encomendado pelo governo de Macau sobre as alterações para a TDM vai ser entregue em meados deste mês à Administração do Território, sócios maioritários da empresa, soube a agência Lusa junto de fontes oficiais. O relatório será entregue por Pinho Cardão, a empresa CISF, a quem o governo encomendou, em 1991, um estudo de viabilidade económica destinado a delinear os cenários possíveis para uma renovação da TDM. O estudo aponta várias soluções mas segundo a agência Lusa pôde apurar a mais consistente passa pela criação de uma empresa controlada pelo governo de Macau, que incluiria as duas estações de rádio - rádio Macau e Ou Mu Tintoi - e à qual ficaria associada, em moldes a estudar, o canal de televisão português. O canal de televisão em Chinês seria concessionado. O governo de Macau irá apresentar à assembleia geral da TDM Sarl, em princípio, até Março próximo uma proposta de reconversão da empresa. O secretário-adjunto para a Comunicação, Turismo e Cultura, Salavessa da Costa anunciou, em Dezembro de 1991, que a Administração pagou à TDM durante o mesmo ano 26,5 milhões de patacas, equanto que os restantes sócios devem um total de 56 milhões de patacas, verbas destinadas a repôr os prejuízos dos anos de 1989/1990. A TDM tem 369 trabalhadores, dos quais 286 na área da Televisão. O governo de Macau detem 50,5 por cento do capital da TDM.

Hoje é Dia de Reis e formalmente terminam as fes-tividades natalícias deste ano. Apesar da data não

ser comemorada com a devida circunstância nos dias modernos (muitos até se esquecem dela), ela tem, para mim, um sabor a nostalgia, pois é o dia em que re-colhemos as decorações cá de casa na caixa de natal, para só ser aberta daqui a 335 dias, mais coisa menos coisa.

Nostalgias à parte, posso dizer-vos que este meu Natal foi frutuoso em novas experiências culinárias e não poderia deixar de passar este dia sem vos deixar uma das receitas produzidas, tanto para a consoada como para a ceia de ano novo, mas que pode ser apre-sentada à mesa em qualquer altura do ano, sobretudo num lanche entre amigas(os), a acompanhar um belo chá verde: umas deliciosas e simples rabanadas.

Esta proposta tem ainda a particularidade de ser igualmente uma receita com sentido «ecológico», por-que proporciona o aproveitamento/ reciclagem de pão de véspera, normalmente rejeitado por todos.

Em tempos de crise fala-se de diferentes formas de economizar e reciclar bens de consumo de forma a tornar as despesas mensais menos penosas no orça-mento geral de cada família. E apesar de Macau estar a viver um período áureo economicamente, a realidade é que o custo de vida está mais elevado e, como se diz, não sabemos o dia de amanhã.

Mas mais do que uma forma de dar a volta às pos-síveis crises, acredito que poupar e reciclar – não estra-gar! - é um dever de todos nós, como cidadãos deste mundo pequenino que deve ser poupado nos seus re-cursos e riquezas.

Ou seja, não sou a favor do «deita fora» do que quer que seja, quanto pior ainda se estivermos a falar de comida.

A cozinha deve ser também um espaço de ima-ginação e criatividade, onde podemos aproveitar in-gredientes que excederam de uma refeição para outra, criando outras possibilidades culinárias diferentes em sabor, cor e textura.

Dia de Reis e aproveitamentos

E aqui fica a receita para o Dia de Reis… mas não estranhem a forma diferente de confecção destas ra-banadas, elas são, além de ecológicas, também saudá-veis, pois foi abolida a tradicional fritura.

RABANADAS DE FORNOCortar e dispor as fatias de pão velho,

com um dedo de altura, num tabuleiro.Na batedeira bater 4 ovos com 1 lata de leite condensado, a mesma lata cheia de leite e 1 colher de chá de fermento.

Despejar por cima do pão e levar ao forno a gratinar.Polvilhar com a tradicional mistura de açúcar e canela

e já está...comer quentinho!!

* Colaboradora. Escreve neste espaço às sextas-feiras.

MaMI na cozInHa Manuela Nunes *

Avenida da Praia Grande, Nº 665, Edifício Great Will, 2º Andar A

ICQ dental team is a group of dental specialists with internationally recognized qualifications.

We provide all range of dental services:− Oral examination and radiology investigation− Restorative and Cosmetic Dentistry− Children Dentistry− Orthodontic Treatment− Oral and Dental implant Surgery– Endodontic Treatment− Periodontal Treatment− Emergency Treatment

We are committed to deliver high quality dental services with personalized care. We ensure the highest level of infection control.

Consultation by appointment:Website:www.icqoral.com

Tel: 28373266 Fax: 28356483 Email: [email protected]

Mon to Sat: 10:30am - 7:30pm Sun: 10:30am - 2:00pm

Tue and public holidays: closed

CanadianHealth Clinic

Services General Practice, Chiropractic,

Physical & Rehabilitation Therapy, Custom Orthotics, Aromatherapy

For Appointment

Av. Almeida Ribeiro, Nº 99, Edifício Comercial Nam Wah, 6º andar, Sala 608, Macau

Monday to Friday: 9:30 am - 1:00 pm / 2:30 pm - 6:30 pm Saturday: 9:30 am - 2:00 pm

Tel: 28335035 Fax: 28335036

ChiROPAk School bag- Anatomically Designed

[ O ] ShAPE

[ X ] ShAPE

Nunca abandone o seu animal de

estimação*

Contacto da Anima: 63018939 (Bernardo)

*Ajude-nos a Ajudá-los

Page 17: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 17

car

toon

JTM/DN

oPInIão“Andam, agora, aquelas “virgens” todas ofendidas porque os donos das grandes empresas portuguesas mudaram a sede social para a Holanda. Do PSI-20, onde se encontram as maiores empresas portuguesas, apenas, salvo erro, uma continua com sede em Portugal.” – Albano Martins

“No caso do Pingo Doce (...) o essencial é que a holding dos Soares dos Santos mudou-se para a Holanda porque o sistema fiscal português é um assalto à mão armada. Ou será um caso de psiquiatria?” – André Macedo

oS DESaTInaDoS

o Portugal no seu pior

albano Martins

Em Portugal, a recessão ameaça ins-talar-se para além do prazo anun-

ciado pelo Governo.Já ninguém acredita nas metas

macroeconómicas fixadas pelo gover-no no seu todo, que mensalmente as vai actualizando, mas sempre em sen-tido mais recessivo.

Um Governo em que o seu primei-ro-ministro dizia uns meses antes de ser eleito, ser um absurdo tocar no “décimo terceiro mês”, ou pedia desculpas por ter permitido ao então governo aumen-tar um aumento de impostos.

Ou que dizia que o problema não era o défice mas a falta de uma boa go-vernação!

Hoje perdeu totalmente a vergo-nha e os aumentos são tão constantes que ninguém espera outra coisa senão a receita mais simples e logo mais es-túpida para a economia e para as pes-soas: aumento de impostos e redução da despesa pública, uma fórmula que qualquer pessoa, que não precisa de ter qualquer formação económica es-pecífica, mas um mínimo de bom-sen-so, sabe que é a fórmula genérica para combater o défice de quaisquer contas, e não apenas das públicas.

Mas, para quem tem dois dedos de testa, o mais difícil não é aumentar im-postos e reduzir a despesa pública, que,

a acontecer, como está acontecer, se reper-cute para a frente reduzindo ainda mais a receita do sector privado, e logo a base de impostos. O mais difícil, nesse exercício de sapiência, e a inteligência deste governo não dá para mais, é equilibrar as finanças públicas, não utilizando um raciocínio de sapateiro, isto é, consertando a economia sem quebrar brutalmente a procura, que é ela que vai gerar receita para ser depois taxada, permitindo assim o aumento pre-tendido das receitas, mas sem necessidade de aumento de taxas de imposto.

Quebrar a base do aumento susten-tado das receitas, que é no essencial a procura, é matar a economia e impedi-la de crescer. No limite, mesmo na fase difí-cil em que Portugal se encontra, só é acei-tável que as receitas aumentem à custa de aumentos da sua base de taxação, não por força da leviandade do aumento das taxas de imposto!

Andam, agora, aquelas “virgens” to-das ofendidas porque os donos das gran-des empresas portuguesas mudaram a sede social para a Holanda.

Do PSI-20, onde se encontram as maiores empresas portuguesas, apenas, salvo erro, uma continua com sede em Portugal. Como se isso não fosse lógico, quando a lógica que dita a localização dos capitais, é exactamente a lógica do mercado, ou seja a do lucro.

Corta-se a eito, sem preceito al-gum, como se o país fosse feito de ho-mens (e mulheres) sem rosto, porque o que interessa é o grande agregado, mas não a composição e a situação de quem dele faz parte.

Nunca se violentou socialmente tanto em Portugal como agora e a treta de que as coisas estavam como estavam devido à gestão de Sócrates é facilmente desmontada.

Leiam o artigo de “cultura geral” de Miguel Sousa Tavares recentemente pu-blicado no Expresso. Um exercício sim-ples de desmontagem das aldrabices que levaram alguns aldrabões a tomar conta do poder e de um dia para o outro avan-çarem não com um PEC4 mas com deze-nas de PECs sem qualquer vergonha.

Sócrates era o que era, um arrogan-te, um pequeno ditador em plena demo-cracia partidária, mas a alternativa é um autêntico deserto de ideias e um mar de políticas anti-sociais e ignorantes (incoe-rentes) do ponto de vista até do próprio sistema capitalista e de mercado.

Para quem venera tanto as virtudes do mercado, o que está a fazer é pura e simplesmente acabar com a sua lógica de funcionamento, em vez de o regular de forma socialmente inteligente e aceitável.

Do outro lado da barricada, tirando o PS que não sabe bem o que anda a fazer, que ainda não cortou totalmente o cordão umbilical com as posturas socráticas, está uma esquerda pouco inteligente e amarra-da aos slogans do passado, sindicatos em-

brutecidos e sem inteligência para aceita-rem a lógica da flexibilização de algumas medidas necessárias para aumentar a conpetitividade das empresas portugue-sas, sem tabús mas com regras.

Não se pretende a exploração de-senfreada de quem trabalha, mas que os pareciros sociais aceitem, caso a caso, no seu dia-dia, manter em laboração as em-presas e estabelecimentos que garantam a sua base de emprego.

A globalização económica levou ao rebentar da base de sustentação econó-mica e social da maioria da população trabalhadora e das pequenas e médias empresas dos países mais desenvolvi-dos do globo, porque a lógoca é, em pri-meiro lugar o lúcro máximo, sem quais-quer preocupações sociais.

Com extremismos, quando uns querem tudo e outros não dão uma mão a nada, não se vai longe nesta gloabali-zação selvagem contra as sociedades!

A resolução do défice público português e, consequentemente, dos seus níveis de endividamento (os ní-veis de endividamento privados são bem masi graves), não tem de passar necessariamente por aumentos de im-postos nem pelo corte sem norte das despesas públicas.

Ninguém pode continuar a viver constantemente sob défice exagerado, concordamos.

Agora, ninguém deve morrer da cura!

*Economista

TRIbUna

Há dias li que uma médica de Lisboa - um deta-lhe essencial - tinha assaltado uma ourivesaria

de pistola de pressão de ar, embora tivesse usado gás-pimenta para aturdir a funcionária. Percorri a notícia até ao fim e ainda fiquei a saber que o assalto acontecera na Ourivesaria Antiquorum - “uma das mais caras de Lisboa” -, e no penúltimo parágrafo acrescentava-se, em três ou quatro palavritas sem mais explicações, que a dita médica sofria de pro-blemas psiquiátricos. Em nome do rigor jornalístico, descrevia-se o método usado para o assalto, o desen-rolar trepidante do mesmo e uma série de pormeno-res relevantes desta notícia de cariz geográfico.

No dia seguinte, outro jornal apresentava a no-tícia sob um ângulo também ele notável. A médica, afinal, não era uma médica qualquer, era - pasme-se

o pingo doce da notícia- a médica de Armando Vara, o famoso socialista e ex-banqueiro amante de robalos. Lida a prosa, percebia-se que, em Fevereiro, Vara ultrapassara outros doen-tes num centro de saúde graças à ajuda desta médica que, esclarecer-se-ia mais tarde, não era, na verdade, sua médica pessoal (é médica legista, trata de cadá-veres). Apesar desta pequeníssima contradição, a no-tícia mais do que compensava o deslize ao contar que a assaltante tentara apoderar-se de três pulseiras e de duas argolas de ouro e que, num incrível volte-face clí-nico (médico que vira doente), padecia de um infeliz nódulo pulmonar. Detalhe valioso para compreender esta notícia de evidente cariz político.

No dia seguinte, a história continuou o seu périplo de curvas largas e aterrou num telejornal. O repórter de serviço recuperara a informação avançada pelos dois

jornais, mas omitira os problemas psiquiátricos para nos conduzir onde queria. O assalto não era um sim-ples assalto desmiolado, era o reflexo da crise e a pro-va de que a pobreza atinge toda a gente - o jornalista dizia, com desprezo, “até as classes sociais ditas altas!” Neste ambiente de faroeste, contava a peça, são vários os casos de gente licenciada que se vê atraída para o mundo do crime. Números para defender a tese? Zero. Exemplos? O de um engenheiro que assaltara uma velhinha para comprar um pacote de leite.

Calha sempre bem este rigor informativo numa notícia de evidente cariz económico. Ficaram, no en-tanto, várias perguntas por responder. O leite tinha sido comprado no Pingo Doce? A velhinha era eleitora do Sócrates e tinha conta na Caixa desde o tempo do Vara? O engenheiro era paciente da médica assaltan-te? Às vezes, na vida, a riqueza de pormenores disfar-ça a pobreza das ideias. Muitas vezes, no jornalismo, a riqueza de pormenores esconde a verdade da notícia. No caso do Pingo Doce, para não cairmos no erro de olhar para o dedo e não para Lua, o essencial é que a holding dos Soares dos Santos mudou-se para a Ho-landa porque o sistema fiscal português é um assalto à mão armada. Ou será um caso de psiquiatria?

JTM/DN

andré Macedo

Page 18: JTM 06-01-2012

Pág 18 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau

lazERSCORSESE VAI RECEBER BAFTA DE CARREIRA. Martin scorsese vai ser galardoado com um Bafta a homenagear a sua carreira de cineasta. o realizador junta-se a nomes como charlie chaplin, alfred Hitchcock, ou steven spielberg cuja carreira já foi eternizada pela “British academy of film and television”.

PITT É O ACTOR QUE MAIS GANHA EM HOLLywOOD. Brad Pitt lidera a lista de actores que fazem mais dinheiro em Hollywood, segundo noticia o site “europa Press”. outros actores com sucesso monetário acima da média são George clooney, leonardo Dicaprio, Matt Damon e robert Downey jr.

Salma Hayek cria polémica em França a inclusão de salma Hayek na lista dos nomeados pelo Presidente francês, Nicolas sarkozy, para as condecorações da legião de Honra está a causar indignação em frança. a notícia de que a actriz mexicana receberá o grau de “cavaleiro” já levou um antigo ministro a recusar semelhante título e outras personalidades a considerarem que Napoleão Bonaparte estará a “dar voltas no túmulo”. criada por Napoleão em 1802, a condecoração é dada a militares e civis que prestam serviços relevantes à frança, não sendo exclusivamente reservada aos gauleses. os críticos contestam o mérito de Hayek, que é casada com francois-Henri Pinault, milionário francês que é amigo pessoal de sarkozy e está ligado à Gucci e à casa de leilões christie’s..

Mayor de Nova Iorque diz que a namorada beija melhor que Gagao “mayor” de Nova iorque, Michael Bloomberg, que beijou lady Gaga na noite de ano Novo, após a contagem decrescente da 40ª edição do “New Year’s rockin’ eve”, garantiu que nada se compara ao beijo que deu mais tarde à namorada, Diana taylor. Questionado sobre o beijo a lady Gaga na “times square”, o político de 69 anos disse que “estaria a mentir” se não revelasse que o “melhor beijo da noite veio depois” do dado à estrela da pop. Michael Bloomberg lembrou ainda que lady Gaga é uma “jovem dama”, realçando que a cantora tem quase a mesma idade da sua filha, Georgina, de quase 30 anos.

Fergie querter um filho este anofergie parecer querer ter um bebé este ano e mostra-se pronta para formar família com o actor josh Duhammel. a artista de 39 anos quer aproveitar a pausa que os Black eyed Peas estão a fazer para ter o seu primeiro filho. “talvez isso aconteça. Quem sabe? vamos esperar e ver se isso se realiza”, disse fergie, citada pelo site “female first”. sobre o ano de 2012, a cantora acrescentou que quer passar mais tempo com o marido, ver futebol e basquetebol. “vou até onde o dia me levar e não ter nada na agenda é realmente uma mudança agradável para mim”, disse.

David Beckhamdespe-se para a H&MDavid Beckham é a nova imagem da linha de roupa interior da H&M. sem camisa, com abdómen definido e as tatuagens à vista, Beckham está a despertar atenções na promoção das peças da colecção para a marca que contam com a assinatura do próprio futebolista. em 2007, o internacional inglês já tinha participado numa campanha idêntica, mas da armani.

Page 19: JTM 06-01-2012

jornal tribuna de macau sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 Pág 19

serviço de atendimento a clientesFoX movies cinemaX

28822866serviço de atendimento a clientes

www.macaucabletv.comRoTEIRo Van Helsing

21:00 22:00X-Men: TheLast Stand

TDm 13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO18:30 That 70’s Show19:00 TDM Talk Show (Repetição)19:30 Amanhecer20:35 Telejornal21:00 Ásia Global21:30 Desperate Housewives22:15 Passione23:00 TDM News23:30 Paradise (Paraíso à Vista)01:20 Telejornal (Repetição)01:40 RTPi DIRECTO

30 esPn13:00 (Delay) Argentina Chile Peru Dakar Rally 2012 13:30 Big East Conference Basketball15:30 NCAA Women’s Volleyball Final UCLA vs. Illinois17:30 Big East Conference Basketball19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 201220:00 Football Asia 2011/1220:30 Spirit Of London21:30 Argentina Chile Peru Dakar Rally 2012 22:00 Sportscenter Asia 201222:30 Football Asia 2011/1223:00 Spirit Of London 31 sTar sPorTs 13:00 (LIVE) Hyundai Hopman Cup Czech Republic vs. Denmark17:00 (LIVE) Hyundai Hopman Cup USA vs. Bulgaria21:00 Australian Open Tennis 2005 Official Film22:00 FA Cup 2011/12 Preview Show22:30 Motorsports@Petronas 201123:00 F1 Classics - 2002 Malaysian Grand Prix 40 FoX movies11:50 Tron: Legacy13:55 Striking Distance15:40 Prince Of Persia

17:40 The Marine 219:15 The Expendables21:00 X-Men: The Last Stand22:45 Avatar

41 hBo12:00 Temple Grandin13:45 Sundays At Tiffany’S15:10 Did You Hear About The Morgans?16:50 Free Willy18:30 Cats & Dogs20:00 Scott Pilgrim Vs. The World22:00 Van Helsing 00:10 Frozen 42 cinemaX12:00 Poltergeist Iii13:45 Star Trek (2009)16:00 The Night Of The Generals18:20 Invasion Of The Body Snatchers19:45 Blown Away21:45 Epad On Max22:00 Body Snatchers23:25 Watchmen

43 mgm12:15 Brannigan14:15 Rolling Thunder16:00 High Spirits17:45 O.C. and Stiggs19:30 3:1521:00 Texasville23:15 Desperate Hours

50 Discovery13:00 Crimes That Shook The World14:00 In The Spotlight15:00 American Chopper16:00 Mean Machines17:00 Deadliest Catch18:00 How It’s Made18:30 How Do They Do It19:00 I Married A Mobster19:30 Deconstructed20:00 Building The Biggest21:00 Mythbusters

22:00 I (Almost) Got Away With It23:00 Solved Season 200:00 Mythbusters

51 ngc12:30 Super Cyclone13:25 China Circus14:20 Is It Real?15:15 Beast Hunter16:10 The Witch Doctor Will See You Now17:05 Insects From Hell18:00 Mega Factories19:00 Into Iceland’s Volcano20:00 China’s Mystery Mummies21:00 Beast Hunter22:00 Maneater Manhunt23:00 Roman Homicide00:00 Beast Hunter

54 hisTory13:00 Modern Marvels14:00 Da Vinci & The Code He Lived By16:00 Swamp People 17:00 Ice Road Truckers18:00 Modern Marvels19:00 America: The Story Of The U.S.20:00 Swamp People21:00 Kings Of Restoration22:00 After Armageddon00:00 Ice Road Truckers

55 BiograPhy channel13:00 Intervention14:00 I Survived15:00 Private Chefs Of Beverly Hills16:00 The Quon Dynasty17:00 Private Sessions18:00 Sell This House18:30 The Locator 19:00 I Survived 20:00 My Ghost Story21:00 Celebrity Ghost Stories22:00 Junkie Monastery 23:00 I Survived00:00 Intervention

62 aXn12:50 Spring Wipeout

13:40 Criss Angel Mindfreak

14:10 Ebuzz

14:40 David Blaine: What Is Magic?

15:35 Ncis: Los Angeles

17:20 Breaking The Magician’S Code

18:10 Caught On Camera

19:05 The Voice

20:00 The Kitchen Musical

20:55 Wipeout

21:50 Ncis: Los Angeles

23:40 Spring Wipeout

00:35 Cash Cab Asia

63 sTar WorlD12:10 Switched At Birth

13:05 American Idol Highlights

14:55 DC Cupcakes

15:25 90210

17:15 The Bachelor

18:10 Hell’s Kitchen

19:05 How I Met Your Mother

19:30 DC Cupcakes

20:00 American Idol Highlights

21:50 America’s Next Top Model

22:45 Switched At Birth

23:40 How I Met Your Mother

00:05 American Idol Highlights

82 rTPi18:00 Telejornal Madeira

18:30 Couto & Coutadas

19:00 Poplusa

20:00 Bom Dia Portugal

21:00 Portugal Negócios

empreendedores

21:30 Grande Reportagem-Sic

22:00 Jaimecinema Português

00:00 Jornal Da Tarde

01:15 O Preço Certo

02:15 Estranha Forma De Vida

02:45 Portugal No Coração

a programação é da responsabilidadedas estações emissoras

28715732 / 63018939FaX:

socieDaDe ProTecTora Dos animais

De macau28715732 / 63018939TeleFone:

socieDaDe ProTecTora Dos animais

De macau

animasocieDaDe

ProTecTora Dos animais

De macau

28715732 / 63018939TeleFone:

FaX: 28703224

TeleFones ÚTeis

avenida da Praia Grande, 975, Macautel: 28714000

Clube Militar de Macau

cinema

número de socorro 999Bombeiros 28 572 222Pj (Linha aberta) 993Pj (Piquete) 28 557 775PsP 28 573 333serviços de alfândega 28 559 944Centro Hospitalar Conde s. januário 28 313 731Hospital Kiang Wu 28 371 333CCaC 28 326 300iaCM 28 387 333dst 28 882 184aeroporto 88982873/74táxi (amarelo) 28 519 519táxi (Preto) 28 939 939Água - avarias 2990 992telecomunicações - avarias 1000electricidade - avarias 28 339 922directel 28 517 520rádio Macau 28 568 333

cineTeaTros1 TURNING POINT 214:30 • 16:15 • 18:00 • 21:45 s2 THE AWAKENING14:30 • 16:30 • 19:30 • 21:30

s3 NEW YEAR’S EVE14:30 • 16:45 • 19:15

Torre De macauThe Girl with the Dragon Tattoo14:30 • 17:30 • 21:00

galaXyTheaTer 8MY NAME IS KHAN 19:05

TheaTer 6 (9*)TURNING POINT 2 11:30* • 18:25

TheaTer 7 (8*)The Girl with the Dragon Tattoo11:30 • 14:25* • 18:30 • 21:25

TheaTer 8THE TWILIGHT SAGA- Breaking Dawn (part 1)12:10 • 22:05

TheaTer 9MISSION IMPOSSIBLE:- Ghost Protocol13:10 • 20:25 • 22:55

TheaTer 6 (9*)SHERLOCK HOLMES- A Game of Shadows15:40* • 20:05

TheaTer 6 (9*)WE BOUGHT A ZOO11:40 • 16:05 • 18:05*

TheaTer granD TheaTerNEW YEAR’S EVE12:20 • 14:40 • 19:30 • 21:50

TheaTer DirecTors cluB 23D SEX & ZEN: EXTEME ECSTASY23:45

Page 20: JTM 06-01-2012

Pág 20 sexta-feira, 06 de janeiro de 2012 jornal tribuna de macau feCHo desta edição jtM - 01:35Horas

úlTIMajornal tribuna de macau

hoje aMaNhã

www.jtm.com.moFoNtE: BNUcâmbios - indicativostemPo FoNtE: SERVIÇoS mEtEoRoLÓGIcoS

E GEoFÍSIcoS www.SmG.GoV.mo

080c110c

100c160c

Administração, Direcção e Redacção: Calçada do Tronco Velho, EdifícioDr. Caetano Soares, Nos4, 4A, 4B - Macau Caixa Postal (P.O. Box): 3003Tel.: (853) 28378057 Fax: (853) 28337305 • Email: [email protected] [email protected]

paTaca coMpra veNDaus Dólar 7.95 8.05euro 10.23 10.35YuaN (rPc) 1.221 1.283

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

td12_JTM_banner4.pdf 1 6/15/11 3:11 PM

aPanHado a desmantelar canHÃo Um homem de 45 anos foi apanhado pela PSP a tentar desmantelar um canhão no quar-tel da Parede, concelho de Cascais, um dos 192 edifícios que o Exército tem para alienar desde 2008. O indivíduo, detido em flagran-te delito por uma patrulha da PSP, estaria a tentar cortar a peça de artilharia de aço com um maçarico, para depois vender o material ao peso. O canhão centenário pesa “várias toneladas”, explicou ao DN o porta-voz do Exército. Apesar de ainda estar sob a respon-

sabilidade do Exército, o quartel da Parede é um dos que, “não estando abandonado, não têm qualquer permanência militar”, diz o tenente-coronel Jorge Pedro. Dado não estar nenhum militar no local, basta saltar um muro ou aproveitar um buraco na vedação para entrar. “Têm roubado de tudo, desde partir vidros ao roubo de caixilharias das janelas, torneiras, pedras”, adiantou o mesmo responsável: “Este não é o primeiro caso de furto, será eventualmente o primeiro que envolve um canhão”, diz o porta-voz militar. O canhão em causa é uma peça que pesa bastantes toneladas, peça muito antiga e completamente obsoleta”, disse a mesma fonte, acrescentando que, “pelo seu peso, qualquer pedaço acaba por render algum dinheiro”.

103 jornalistas mortos em 2011Cento e três jornalistas foram mortos em 2011 devido à sua actividade profissional, mais de um terço dos quais na América Latina, indicou um comunicado divulgado ontem pelo Instituto Internacional de Im-prensa, de Viena. “Com 36 jornalistas mortos, a América Latina foi a região do mundo mais perigosa para os jornalistas em 2011”, afirmou a organização. O México é o país mais perigoso, tendo registado a morte de 10 jornalistas, seguido do Iraque, onde nove foram mortos. O Médio Oriente é a segunda região do mundo com mais jornalistas mortos, 21, na sua maioria no contexto de “confrontos no mundo árabe”. “Os jor-nalistas que cobriram os levantamentos populares na região foram os mais vulneráveis”, segundo o Instituto, que contabilizou oito jornalis-tas mortos durante protestos da “primavera árabe”. Na Ásia, onde 17 jornalistas foram mortos em 2011, os países mais perigosos foram, como em 2010, o Paquistão (seis) e as Filipinas (quatro). “Infelizmente, a pro-babilidade de ver os responsáveis por essas mortes julgados é próxima de zero”, sublinhou o Instituto. O ano de 2009 mantém-se como o mais perigoso, com um total de 110 jornalistas mortos. 2011 foi o segundo pior. “Os números não param de crescer”, afirmou a organização, que em 2001 contabilizou 55 jornalistas mortos.

En PaSSanT

Refere uma notícia da Lusa que “a maio-ria dos alunos do 9.º ano do concelho de Castelo Branco diz que a utilização do te-lemóvel dentro da sala de aula deveria ser permitida”. A conclusão faz parte de um estudo que envolveu 97 docentes e 204 alu-nos em que se conclui que “a maioria dos professores e estudantes têm o telemóvel ligado dentro da sala de aula, mesmo sa-bendo que não o podem fazer. Quem en-sina usa o telemóvel “para ver as horas”, enquanto quem aprende utiliza-o “para trocar mensagens”. Contas feitas, os jovens enviam 300 mensagens escritas por sema-na e também as usam para tirarem dúvidas com os colegas”.É sempre bom acompanharmos a criati-vidade no domínio da pedagogia que nos chega de Portugal...

josé rocha Dinis

cHinesa state grid Favorita À comPrade 25% da rede elÉctrica PortuguesaOs chineses da State Grid são apontados como favoritos na compra de até 25% da REN – Rede Eléctrica Nacional, a percentagem máxima permitida para cada candidato à fatia de 40% que o Estado colocou à venda, noticiou ontem o matutino “i”. As propostas vinculativas têm de ser entregues até ao próximo dia 20 e, dos candidatos inicialmente apontados, restam apenas dois: a State Grid e os árabes da Oman Oil. Pelo caminho ficaram a inglesa National Grid e, agora, a norte-americana Brookfield Asset Management, que também desistiu de apresentar uma proposta. Se os dados estiverem certos, e uma vez que a Oman Oil diz que quer adquirir apenas entre 5% e 10% do capital da REN, o Estado pode ver-se obrigado a ficar com uma per-centagem de, pelo menos, 5% do capital por vender. De acordo com o “i” que cita rumores que circularam no mercado, “os chineses da State Grid tinham indicações para desistir da compra da REN caso a China Three Gorges Corporation (CTGC) perdesse a corrida à EDP. O presidente da CTGC, Cao Guangjing, que é também secretário do Partido Comunista chinês, afirmou que o negócio não teve qualquer influência do governo da China”. Recorde-se que a China Three Gorges Corporation comprou por 2,7 mil milhões de euros os 21,35% que o Estado, através da Parpública, detinha na EDP e Cao Guangjing manifestou interesse em ficar com os 4% que ainda ficaram nas mãos do Estado, o que, segundo o contrato firmado com o governo português, só poderá acontecer mediante o acordo de todos os restantes accionistas da EDP. O ministro da Economia, Álvaro Santos Pe-reira, disse ao jornal i que, apesar de ter consciência de que a EDP era a jóia da coroa do Estado português, estava confiante na venda das restantes participações estatais e na vinda de mais investimento chinês para Portugal. Para este ano estão ainda previstas as privatizações da CP Carga, da TAP, da ANA, de algumas participações da CGD e ainda da posição do Estado na Galp, que também pode interessar a chineses.

Pedagogia

Homem nu em catálogoda la redouteA cadeia de moda La Re-doute publicou uma fotografia de catálogo na qual aparece um homem nu na praia. A produ-ção é de moda infantil e con-ta com quatro crianças a posar junto ao mar, onde um homem foi apanhado desprevenido, desconhecendo-se a sua identidade. A publicação da foto causou polémica e a notícia não tardou a espalhar-se nas redes sociais. A La Redoute já publicou no seu mural do Facebook um pe-dido de desculpa, retirou a fotografia e prometeu um cuidado redobrado da edição dos próximos catálogos.

aaron KWoK soFreQueda durante concertoO famoso cantor e actor Aa-ron Kwok caiu de costas de uma altura de dois metros, quando uma plataforma com elevador funcionou mal durante um concerto no Coliseu de Hong Kong, noticiaram os medias lo-cais. Mais tarde Kwok, visivelmente combalido, reconheceu ter sido uma sorte estar sozinho na plataforma. “Se tivesse acontecido cinco minutos depois, quando houvesse seis bailarinos no palco, o resultado seria muito mais grave”. O cantor de 46 anos de idade, que impressionou o público com as suas numerosas acrobacias durante o concerto, acrescentou que essas ocorrências inesperadas lhe dão vontade de continuar.

acusaçÃo Pede Pena de morte Para mubaraKA Procuradoria-Geral do Egipto pediu on-tem que seja aplica-da a pena de morte por enforcamento ao ex-Presidente Hosni Mubarak. A acusação considerou, num tri-bunal do Cairo, que o ditador, deposto em Fevereiro de 2011, foi cúmplice na morte de quase 900 manifestan-tes durante os protes-tos na Praça Tahrir. Para Gamal e Alaa, filhos de Mubarak, e o ex-ministro do Interior, Habib El-Adly, também foi pedida a pena capital. Mubarak chegou de maca à sessão de ontem do seu julgamento.